zurbaran

25
Zurbará n (1598 - !664)

Upload: hcaslides

Post on 26-Dec-2014

1.711 views

Category:

Education


0 download

DESCRIPTION

Trabalho elaborado por Luís Silva

TRANSCRIPT

Page 1: Zurbaran

Zurbarán

(1598 - !664)

Page 2: Zurbaran

Barroco Espanhol

O barroco espanhol e caracterizado pela representação da natureza com elevado rigor e sem grandes apetrechos adicionados. Representava bastante a religião, aplicando-a em grande parte dos seus trabalhos, representando-os com elevado rigor e naturalismo.Em Espanha o barroco foi bastante influenciado pelo naturalismo e realismo, dando uma obscuridade misteriosa aos trabalhos, grande característica italiana.Os pintores espanhóis, também representaram bastante a natureza, a mitologia, a religião, e ainda a vida continua ( bastante utilizada por Zurbarán).Outros pintores do barroco em Espanha também exploraram as paisagens naturais, e as fabulas.Espanha tinha 3 principais focos do Barroco que eram, Madrid, Valência e, Sevilha

Page 3: Zurbaran

BiografiaFrancisco de Zurbarán, foi um genial pintor do Barroco Espanhol. Transmitindo para as suas obras sublimes técnica e temas, quase inalteráveis durante toda a sua vida.Iniciando em 1614 a sua formação, sendo aluno do conhecido pintor Pedro Diaz de Villanueva, e mantendo-se ali cerca de três anos. Jovem, com dezasseis anos, teve oportunidade de aplicar e desenvolver os seus excepcionais dotes para o desenho, no ateliê do pintor sevilhano.Em 1626 Zurbarán recebeu a sua primeira encomenda de um convento sevilhano, de vinte e um quadros. Mais tarde, quando as suas sublimes e excepcionais capacidades começaram a ser reconhecidas, tendo conseguido, surpreendentemente, conquistar artisticamente a impenetrável cidade que a corte espanhola abrigava, Madrid, onde entrou em contacto não só com o maior expoente da pintura espanhola como com a incontestável arte da restante Europa.

Page 4: Zurbaran

Análise dos diferentes estilos do

pintor barroco

Page 5: Zurbaran

Zurbarán, aplicava elevado nível Perfeição sempre com muito Respeito e dignidade na representação dos santos.

S. Francisco, em meditação

Page 6: Zurbaran

Meditação de São Francisco

Representava o isolamento dos santos, criando em redor dos mesmos um ambiente de místico de solidão. O pintor representava os seus santos com poses repousadas e tranquilas.

Page 7: Zurbaran

Funeral de S. Boaventura

O pintor Barroco reapresentava a luz de uma maneira bastante naturalista, parecendo ate que paira no ar sobre os corpos representados.

Page 8: Zurbaran

São Tiago das Marcas

Zurbarán representava os olhos dos seus personagens, quase reais.Moldando também as suas técnicas consoante, as exigências dos seus clientes que lhe encomendavam as obras.

Page 9: Zurbaran

Visão do irmão Andrés Salmerón

Page 10: Zurbaran

S. Luke, como um Pintor, Na cruz, antes de Cristo.

Page 11: Zurbaran

O pintor, tambem era reconhecido, pela aplicaçao dos brancos nos seus quadros, principalmente nos habitos dos Monges que retratava.

São Hugo de Grenoble, no Cartuxos Refeitório

Page 12: Zurbaran

Visão do Bem-aventurado Alonso Rodriguez

Page 13: Zurbaran

St Margaret

Neste campo da pintura, Zurbarán demonstra com os seus quadros, a moda da época em que viveu.

Page 14: Zurbaran

Retrato do duque de Medinaceli

Demonstrando com a extrema perfeição, a elevada importância que os tecidos tinham, para a construção de vestidos e fatos.Demonstrando mesmo a importancia e poder, da figura que os vestia.

Page 15: Zurbaran

St Casilda de Burgos

Zurbarán demonstrava as importâncias de cada tecido, desenhando-as e pintando-as com elevado rigor, representando os mais ínfimos pormenores dos tecidos e rendilhados..

Page 16: Zurbaran

O pintor, também realizou quadros com objectos banais e úteis no dia-a-dia, servindo-se deste campo para demonstrar a sua aptidão para e representação das texturas, aplicação de uma direcção de luz, e elevado domínio na utilização do claro escuro

Taça da Água e uma Rosa sobre uma Placa de Prata

Page 17: Zurbaran

Still Life-jarros com Olaria

O pintor pinta os objecto sobre fundo negro, para realçar os pormenores dos mesmos e dar mais intuição as formas e volumes dos mesmos dando mesmo uma noção de três dimensões.

Page 18: Zurbaran

Outras obras do pintor

Page 19: Zurbaran

Agnus Dei

Page 20: Zurbaran

Cristo na Cruz

Page 21: Zurbaran

A Imaculada Conceição

Page 22: Zurbaran

Visão do irmão Andrés Salmerón

Page 23: Zurbaran

Defesa de Cádiz contra os Inglêses

Page 24: Zurbaran

The Sudarium of St Veronica

Page 25: Zurbaran

Trabalho elaborado por:Luis Silva