zoneamento urbano aberto à população

8
Caldas Novas - GO, sexta-feira, 28 de outubro de 2011. Caldas Novas Catalão Goiânia Brasília Morrinhos + 24 Municípios R$ 1,00 Ano 17 | Edição: 3023 17 anos www.jornalcnn.com.br Fone: 64 3453-3275 Seleção Brasileira convoca Kaká e deixa Ronaldinho Página 06 Debate na manhã de ontem na Câmara Municipal de Caldas Novas foi considerado um dos mais importantes para o futuro de Caldas Novas. Lei regulará construção de casas, indústrias e comércio. Página 05 Escolhido entre os 41 deputados, Evandro Magal é o responsável pelo texto que readequará processos. “Acabou essa história de Justiça de rico e Justiça de pobre”, diz. Página 03 Zoneamento Urbano aberto à população CALDAS NOVAS Perdão do IPTU e ISSQN termina dia 15 de novembro Secretaria da Juventude se reúne em Goiânia Bom Jesus fará 48 anos no próximo dia 7 Dia Internacional da Animação terá mostra de curtas Programa do Jardel no rádio sorteia moto Luis Fabiano ironiza má fase são-paulina: “Será que sou eu?” Começa promoção de ingressos do Atlético Contribuintes devedores poderão renegociar dívida com o município. Desconto pode chegar a 99%. Página 4 A Secretaria de Articulação Institucional (Searti), por meio da Superintendência de Juventude, realiza nesta sexta-feira e sábado, 28 e 29 de outubro, a II Conferência Estadual de Juventude,no Oliveira’sPlace, em Goiânia. Página 4 A cidade que iniciou-se com o pioneiroTéofilo Pereira de Matos,o responsável pelo calçamento das principais ruas de Bom Jesus. Página 5 O Dia Internacional da Animação será comemorado hoje no Cine Pireneus, em Pirenópolis, com uma mostra de filmes nacionais e internacionais. Página 4 O Programa do Jardel, pela Sucesso FM de Catalão, sorteia nesse sábado, 29, a quarta e última moto Yamaha Cripton K, 115 cilindradas. Página 4 Luis Fabiano estreou no início deste mês em um time que vinha de um comemorado empate sobre o Botafogo e ainda próximo da liderança do Brasileiro. Página 7 Com um belo e ótimo aproveitamento em casa (77%) no segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO se prepara para mais um compromisso no Serra Dourada. Página 7 Magal relata o projeto mais importante para Justiça Caldas Novas Governo controla contas e já recebe mais que gasta Na Assembleia Legislativa, secretário-chefe diz que metas fiscais já estão cumpridas. Estado poupa mais que gasta. Página 3 Esportes Conheça Aruanã, a jóia do Araguaia Página 6

Upload: jornal-cnn-jornal-cnn

Post on 13-Mar-2016

218 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Debate na manhã de ontem na Câmara Municipal de Caldas Novas foi considerado um dos mais importantes para o futuro de Caldas Novas. Lei regulará construção de casas, indústrias e comércio. Página 05

TRANSCRIPT

Page 1: Zoneamento Urbano aberto à população

Caldas Novas - GO, sexta-feira, 28 de outubro de 2011.

Caldas NovasCatalãoGoiâniaBrasíliaMorrinhos+ 24 Municípios

R$ 1,00 Ano 17 | Edição: 3023

17anos

www.jornalcnn.com.br

Fone: 64 3453-3275

Seleção Brasileira convoca Kaká e deixa RonaldinhoPágina 06

Debate na manhã de ontem na Câmara Municipal de Caldas Novas foi considerado um dos mais importantes para o futuro de Caldas Novas. Lei regulará construção de casas, indústrias e comércio.

Página 05

Escolhido entre os 41 deputados, Evandro Magal é o responsável pelo texto que readequará processos. “Acabou essa história de Justiça de rico e Justiça de pobre”, diz.

Página 03

Zoneamento Urbano aberto à população

CALDAS NOVAS

Perdão do IPTU e ISSQN termina dia 15 de novembro

Secretaria da Juventude se reúne em Goiânia

Bom Jesus fará 48 anos no próximo dia 7

Dia Internacional da Animação terá mostra de curtas

Programa do Jardel no rádio sorteia moto

Luis Fabiano ironiza má fase são-paulina: “Será que sou eu?”

Começa promoção de ingressos do Atlético

Contribuintes devedores poderão renegociar dívida com o município. Desconto pode chegar a 99%.

Página 4

A Secretaria de Articulação Institucional (Searti), por meio da Superintendência de Juventude, realiza nesta sexta-feira e sábado, 28 e 29 de outubro, a II Conferência Estadual de Juventude,no Oliveira’sPlace, em Goiânia.

Página 4

A cidade que iniciou-se com o pioneiroTéofilo Pereira de Matos,o responsável pelo calçamento das principais ruas de Bom Jesus.

Página 5

O Dia Internacional da Animação será comemorado hoje no Cine Pireneus, em Pirenópolis, com uma mostra de filmes nacionais e internacionais.

Página 4

O Programa do Jardel, pela Sucesso FM de Catalão, sorteia nesse sábado, 29, a quarta e última moto Yamaha Cripton K, 115 cilindradas.

Página 4

Luis Fabiano estreou no início deste mês em um time que vinha de um comemorado empate sobre o Botafogo e ainda próximo da liderança do Brasileiro.

Página 7

Com um belo e ótimo aproveitamento em casa (77%) no segundo turno do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO se prepara para mais um compromisso no Serra Dourada.

Página 7

Magal relata o projeto mais importante para Justiça

Caldas Novas

Governo controla contas e já recebe mais que gasta

Na Assembleia Legislativa, secretário-chefe diz que metas fiscais já estão cumpridas. Estado poupa mais que gasta.

Página 3

Esportes

Conheça Aruanã, a jóia do Araguaia

Página 6

Page 2: Zoneamento Urbano aberto à população

2 | CNNotícias Caldas Novas - GO, sexta-feira, 28 de outubro de 2011.

ZunZunZum

8Páginas

ZumZumZum 02

Política 03

Campo 04

CNN Corumbaíba 05

Tecnologia 06

Esporte 07

Entretenimento 08

Segundo a assessoria especial do prefeito, o chefe do executi-vo permanecerá no PSC até a conclusão do seu mandato. Por-tanto, ainda existem dúvidas se ele concluirá ou não.

Se o deputado Estadual Evandro Magal for realmente pré--candidato a disputa da prefeitura municipal de Caldas Novas, seu compadre e amigo, vereador Waldo Palmerston não será concorrente neste embate. Só nos resta esperar pra ver.

Ex-vereador Marco Aurélio, atual diretor do Detran de Cal-das Novas, deixou o PSL e filiou-se no PSDB, à pedido do chefe do Executivo. Dúvidas surgiram.

Em entrevista a Radio Visão FM, o jovem educador e inte-grante da assessoria da Deputada Federal Magda Mofatto, Pro-fessor Gutenberg, foi o entrevistado desta última quarta-feira. Professor Gutenberg contou um pouco da sua história de vida e dos seus projetos futuros.

Assim como os demais anos, o evento colossal atrai multi-dões, fazendo o público se esbaldar de alegria e descontração. Até agora, não há nada que impeça a realização da festa. Resta torcer para que os surtos do administrador do município e a fal-ta de água não apareçam para estragar o grandioso evento.

Na próxima segunda-feira, 31, o deputado estadual Evandro Magal irá conceder entrevista ao vivo no progra-ma Agora na TV, da TV Caldas – Canal 34. O parlamentar a ex-prefeito adiantou que não irá fugir de nenhuma per-gunta. “Não vou fugir de nenhum assunto”, disse Evan-dro Magal ao CNN. Fique ligado! Não perca!

Prefeito de Caldas Novas deixa pista de Cooper, na saída de Caldas Novas, totalmente sem manutenção para o uso dos moradores e turistas. A benfeitoria fica a mercê do mato de dia e da escuridão à noite. Lembre-se prefeito: valorizar obras feitas engrandece seu trabalho e deixa a população satisfeita.

Dia 28 de outubro, sexta-feira, é feriado nacional em Comemoração ao Dia do Servidor Público. Sendo assim, a Secretaria Municipal de Comunicação avisa que não have-rá expediente na Prefeitura de Caldas Novas, com exceção dos serviços essenciais para a população que não possam ser paralisados ou interrompidos, tais como saúde, trans-porte e limpeza urbana.

Sexta-feira é o Dia Mun-dial de Combate ao AVC, mais conhecido como derrame. A doença atinge mais de um mi-lhão de brasileiros e está cres-cendo entre os jovens.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jardel Sebba (PSDB) cumprimenta todos os servidores públicos, que comemoram o seu dia na sexta-feira, 28. “O capital humano é o maior pa-trimônio que uma empresa, poder ou instituição poder ter. Somos profundamente gratos a todos os servidores públicos, que se dedicam a toda população e contribuem para fazer de Goiás um Estado cada vez mais forte, próspero e desenvolvido”, disse.

Jardel lembrou ainda que, em uma demonstração de gratidão e reconhecimento, a Assembleia Legislativa realizou nessa quarta-feira, 26, uma confraternização para todos os servidores do poder. O evento teve início às 13h30 horas e foi realizado pela diretoria de Recursos Humanos. “Foi apenas um pequeno gesto para demonstrar o quanto estimamos e nos orgulhamos do nosso quadro de ser-vidores altamente qualificado e dedicado à bem servir a população”, acrescentou.

Moradores do setor Itaicí II estão revoltados com a administração pública municipal. O mo-tivo é o mesmo da cidade inteira. A promessa não foi cumprida. No Itaicí, o asfalto da Alameda Chico Batata até hoje não ficou pronto. Prefeito, fale menos e faça mais. O povo agradece...

FUNASA intensifica campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue no município de Caldas Novas. Entre nessa campanha você também e faça a dife-rença. Não se esqueça: Dengue Mata!

Por Denilson Vieira

A ALACAN, Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, no encerramen-to das comemorações do Centenário de Caldas Novas, estará realizará hoje, às 20hs, uma grande Sessão Festiva. Será no Salão de Festas do Edifício Residen-cial Paineiras, na Avenida Tiradentes no Bairro Bandeirantes. O Presidente da Academia, Dr. Albery Mariano, in-forma que a programação será voltada para homenagens com o Troféu ‘’O jo-vem imortal in memorian’’. Serão di-vulgados também os livros e as poesias dos acadêmicos. Na ocasião, será dis-

cutida e divulgada as quatro vagas que estão disponíveis para quem queira se ingressar na Academia. A ALACAN par-ticipou do Desfile no último dia 21, dia do Centenário, mostrando os trabalhos da Academia que faz parte da Histó-ria Cultural da cidade. O Presidente e sua esposa professora e escritora Cleuza Mariano, foram indicados para receber os prêmios: Qualidade Brasil que será entregue aos mesmos no dia nove de no-vembro e o Troféu Pequi, no dia 10 em Goiânia. A Sessão desta sexta da ALA-CAN é aberta a toda comunidade. As reuniões acontecem sempre na última sexta-feira de cada mês.

DúvidaFesta na academia de letras de Caldas Novas

Promessas e promessas = obras paradas

Compadre

Algo estranho!

Entrevistado

Caldas Country

Entrevista do deputado Evandro Magal no Canal 34

Pista de Cooper

Dia do Servidor Público Dia Mundial de Combate ao AVC

Jardel Sebba cumprimenta todos os servidores públicos

Dengue

ExPEdiENtE

Contatos:Redação, Administração, Serviços de Arte Final e Gráfica.Av. E, Qd. OSR, lt. 14-A (GO-139)Estância Itanhangá II - Caldas Novas - GOCEP: 74690-000Fone: 64 3453-3275 | 3454-4048e-mail: [email protected]

Circulação:Água Limpa, Anhanguera, Bela Vista, Caldas Novas, Catalão, Corumbaíba, Cristianópolis, Cumari, Goiandira, Goiânia, Ipameri, Marzagão, Morrinhos, Nova Aurora, Piracanjuba, Pires do Rio, Pontalina, Professor Jamil, Rio Quente e Trindade

Diretor Geral: José Antônio Mangini AGI1877 - DRT1522-JP

Jornalista: Dr. Zanderlan CamposAGI - 599 DRT GO - 00156-JPDepartamento Jurídico: OAB-GO5373 - Drª. Mônica F. Fontoura, OAB-GO 21089 - Dr. Renato Ribeiro Magalhães, OAB-GO13832 - Dr. Walter de Almeida, OAB-GO22746

MATÉRIAS, EDITAIS, ANÚNCIOS

OU ALTERAÇÃO EM ANÚNCIOS,

DEVEM SER ENTREGUES

NA REDAÇÃO DO JORNAL

CNNotícias ATÉ AS 16 HORAS

www.jornalcnn.com.br

[email protected]

Os artigos, informes e matérias assinadas não expressam opinião do jornal, sendo estes de responsabilidade de seus respectivos autores

A jovem estudante de Direito Stéfane Volpato completa 18 anos amanhã, dia 29. Familiares e amigos desejam toda felici-dade do mundo e muito sucesso em sua vida.

Abraço do dia

Page 3: Zoneamento Urbano aberto à população

CNNotícias | 3Caldas Novas - GO, sexta-feira, 28 de outubro de 2011

PolíticaGoverno anuncia que está com contas em diaNa Assembleia, secretário-chefe diz que metas fiscais já estão cumpridas

O Estado de Goiás está próximo de alcançar o equilí-

brio de suas contas devi-do à contenção de gastos e aumento da arrecada-ção. A afirmação foi fei-ta na manhã de ontem pelo secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Si-queira, ao apresentar os dados referentes às me-tas fiscais do segundo quadrimestre de 2011 do Estado, em audiên-cia pública realizada na Assembleia Legislativa.

Conforme o titular da CGE, no segundo quadrimestre de 2011, o governo cumpriu todas as metas fiscais estabe-lecidas na Lei de Dire-trizes Orçamentárias, alcançando resultado primário de R$ 1,935 bilhão, resultado da di-ferença das receitas não financeiras que totali-zam R$ 8,579 bilhões, das despesas não finan-ceiras que ficaram em R$ 6,644 bilhões. José Carlos Siqueira expli-cou que isso não signifi-ca que o governo possua esses recursos em caixa, mas que houve um esfor-ço no sentido de limitar as despesas, deixando de efetuar os gastos autori-zados no orçamento.

O secretário José Carlos Siqueira mostrou aos parlamentares todos os resultados das contas governamentais, com ênfase para os valores dispendidos com restos a pagar provenientes do exercício anterior, que somaram R$ 622,1 mi-

lhões, e o serviço da dí-vida (juros mais amorti-zações), no valor global de R$ 912,433 milhões. Outro aspecto impor-tante refere-se à redução da dívida consolidada líquida, que saiu de R$ 14,412 bilhões em 31 de dezembro de 2010 para R$ 13,052 bilhões em 31 de agosto de 2011. A re-lação dívida consolidada líquida/receita corrente líquida caiu para apenas 1,13, ou seja, para pagar toda sua dívida, o Esta-do precisa de 1,13 vezes

a sua receita corrente lí-quida anual.

ArrecadaçãoOs dados apresen-

tados na Assembleia Legislativa apontaram também crescimento da receita estadual. Nos oito primeiros meses de 2011, a receita tribu-tária do Estado somou R$ 7,339 bilhões, con-tra R$ 6,376 bilhões no mesmo período do ano anterior, ou seja, houve incremento nominal de 15,1%. O crescimento

real no período foi de 7,62% (pelo IGPM da FGV) e de 4,66% (pelo INPC do IBGE).

Conforme ainda José Carlos Siqueira, o gover-no continuará desenvol-vendo grande esforço para fechar o exercício de 2011 com todas as metas fiscais cumpridas para que o Estado reto-me sua capacidade de investimentos em 2012. Ao fim da audiência pú-blica, Siqueira respon-deu questionamentos de diversos deputados.

Durante reunião da Comissão Mista (aque-la em que são votados os projetos oriundos do Executivo) na Assem-bleia Legislativa, o de-putado Evandro Magal foi escolhido para rela-tar o projeto de lei mais importante do Judiciá-rio goiano. O deputa-do de Caldas Novas foi incumbido de estudar e apresentar modifica-ção na lei que autoriza tratamento diferencia-do entre as Comarcas da cidade de Goiânia. Para Evandro Magal, a aprovação da proposta será uma marca histó-ria para a magistratura e a Justiça goiana.

“Nossa Capital é hoje a única comarca do Brasil que tem tra-tamento diferenciado para ricos e pobres. Por uma falha da legisla-ção, processos de quem optam pela defensoria pública acabam demo-rando ainda mais que a via normal. Quem não tem meios econô-micos, não foi benefi-ciado pela sorte e não pode pagar um advo-gado, é discriminado. Me senti emocionado em ser um dos agentes

desta mudança. Ago-ra, isso acabou”, disse Evandro Magal aos 41 deputados no Plenário e, poucos minutos de-pois, na Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Assembleia Legislativa. Ao jornal CNN, o depu-tado de Caldas Novas explicou que irá tra-balhar para aprovar a proposta. “Fiquei mui-tíssimo grato de ser es-colhido pelo Governo de Goiás para ser o relator deste projeto que vai sanar um mal histórico na Justiça goiana”, dis-se o deputado.

Além desta pro-posta, Evandro Magal já foi escolhido para ser o relator de textos importantes que da-rão condições para a administração do Go-vernador Marconi Pe-rillo. Entre eles, está a Bolsa Universitária e a proposta que deu o Executivo a oportu-nidade que equilibrar o Orçamento com os recursos do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Po-der Judiciário “A li-derança do Governo e o próprio governa-

dor Marconi Perillo tem confiado em mim e trabalho dia e noi-te para conseguir le-var estas propostas à aprovação dos colegas

parlamentares. Com debate, diálogo e es-tudo, estamos colabo-rando para o bem de Goiás”, disse Evandro Magal ao CNN.

José Carlos apresentaou os dados referentes em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa

Evandro Magal relata projeto mais importante do Judiciário

De r

esponsabilid

ade d

o g

abin

ete

do D

eputa

do J

ard

el S

ebba (

PS

DB

)

Apoio aos enfermeiros

Atendendo a um pedido da vereadora 15 de outubro Regina Felix, Jardel recebeu em seu

gabinete a presidente do Conselho Regional Programa do Jardelde Enfermagem (Coren), Maria Salete

O deputado apresentou seu programa Pontieri Silva Nascimento, que pediu apoio semanal na Rádio Sucesso Fm de Catalão. para o projeto de lei, em tramitação no O principal assunto abordado foi a Festa em Congresso, que estipula a carga horária dos Homenagem à Nossa Senhora do Rosário. profissionais de enfermagem em 30 horas. Foi realizada enquete para saber qual a Jardel e Regina também reivindicaram a melhor forma de apoiar as Congadas. instalação de uma subseção do Coren em

Catalão, para atender toda a região Sudeste.16 de outubro

Orçamento 2012Contato com a comunidade

Jardel aproveitou o domingo para trocar ideias, ouvir sugestões e esclarecer dúvidas de internautas pelas redes sociais. Fez visitas de cortesia e atendeu à população.

17 de outubro

Agenda institucional

No gabinete da presidência da Assembleia, Jardel recebeu autoridades e lideranças políticas e concedeu várias entrevistas.

Jardel agradeceu ao secretário Giuseppe Vecci por sanar "Trabalhamos para a sociedade, nada mais as dúvidas de parlamentares de todos os partidos

justo que ouvir a população."À tarde, o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, se reuniu 18 de outubrocom um grupo de 24 deputados, de diversos partidos, no gabinete da presidência, onde Dia do Médicofoi apresentada uma projeção com

Jardel cumprimentou todos os médicos pelo informações sobre o Orçamento de 2012 e 18 de Outubro, dia dedicado à categoria. também sobre o Plano Plurianual 2012-"Segui a profissão do meu pai, e para o meu 2015. Para Jardel, a presença do secretário orgulho, dois dos meus filhos também demonstra o respeito entre o Executivo e o abraçaram essa bonita profissão. Desejo a Legislativo. "Se for necessário, vamos todos os médicos muita coragem e realizar audiências públicas", frisou.disposição para irem em frente enfrentando

20 de outubroobstáculos e salvando vidas", disse.

Assembleia Legislativa 19 de outubro

Jardel presidiu sessão ordinária e recebeu na presidência autoridades e lideranças populares. "Precisamos ouvir as pessoas, todas as ideias vêm para somar e contribuem para a otimização do nosso trabalho", disse.

21 de outubro

Contato com lideranças

O deputado dedicou agenda para visitar lideranças empresariais, trabalhadores em Catalão e região. Também recebeu prefeitos e vereadores de sua base política no Jardel Sebba e Regina Felix se unem para garantir mais

dignidade a todos os profissionais de enfermagem Sudeste de Goiás.

SEMANA DO PRESIDENTE

DA ASSEMBLEIA

15 a 21 de outubro de 2011

Para o Deputado a aprovação da proposta será marcada na história

Eleições CREA-GO dia 08 de novembro

Conheça algumas das propostas de Nélio Freury

1- O r ç a m e n t o Participativo: Esta-belecer nos primeiros dias de mandato Au-diências Públicas com os profissionais do Sis-tema para definir uma Ação de Diretriz Orça-mentária que atenda aos anseios e projetos dos profissionais e das inspetorias na formu-lação do orçamento do CREA-GO;

2- CREA Presen-te: Definir imediata-mente mecanismos de audiências públicas com os profissionais e a sociedade civil or-ganizada, a fim de es-tabelecer o Plano de Ação Institucional do CREA-GO que irá lis-tar as propriedades de atuação de nosso Con-selho Profissional;

3- ART: Discutir com os profissionais do sistema a eficácia da Anotação de Res-ponsabilidade Técnica – ART, criado diretri-zes para transformá--la em instrumento de valorização do exercício profissional e não apenas instru-mento de arrecada-ção, punição e acober-tamento profissional;

4- Fim do CREA Cartorial: Extinção imediata de todas as taxas sobre os serviços prestados pelo CREA--GO, sendo mantidas apenas as taxas de ART’s e as Anuidades;

5- Não à Ree-leição: Empreender ações diante do Con-selho Federal para ex-tirpar de uma vez por todas de nosso siste-ma a reeleição;

6- Ação Contra Corrupção: Estabe-lecer através da Co-missão de Ética Pro-fissional, mecanismos eficazes de combate à suspeita de corrupção nas obras e serviços das Engenharias;

7- Fiscalização: Implantar uma fisca-lização dirigida con-tra o exercício ilegal de não habilitados nas atividades pro-fissionais de: agrô-nomos, engenheiros, técnicos, tecnológicos e demais profissões;

8- I n s p e t o r i a s Autônomas: A escolha dos Inspetores será feia através de assem-bléia com os próprios, que passarão a atu-ar como gestores do CREA-GO;

9- CREA Institu-cional: Defender ações no Conselho que res-gatem a participação direta do CREA-GO diante dos desafios da Sociedade tais como ordenamento urbano, saneamento, meio am-biente, transporte pú-blico, infraestrutura, produção de alimen-tos, fontes de energia, políticas públicas, edu-cação, comunicação, saúde, entre outros;

10- CREA Aca-dêmico: Implantar imediatamente na es-trutura do CREA-GO um departamento voltado para discutir mecanismos eficazes a fim de enviar a eva-são dos cursos tec-nológicos e ainda es-timular o estudante secundarista a seguir nossas profissões.

Page 4: Zoneamento Urbano aberto à população

4 | CNNotícias Caldas Novas - GO, sexta-feira, 28 de outubro de 2011.

CidadesZoneamento Urbano e Uso do Solo recebem sugestões no Plano Diretor

Empresários, re-presentantes da sociedade civil

organizada, catego-rias profissionais como Corretores de Imóveis e moradores de Caldas Novas participaram na manhã de ontem da au-diência pública para de-bater nova Lei de Par-celamento, Uso do Solo Urbano e Zoneamento. A legislação municipal que regula construções, área de comércio, in-dústrias e residências fazem parte do Plano Direito do município de Caldas Novas. Para re-novar a lei base da cida-de, a Câmara Municipal organizou quatro reuni-ões abertas à população para ouvir sugestões e idéias que serão anexa-das ao projeto de lei. O coordenador do Pla-no Diretor, engenheiro Luis Otávio disse que as audiências públicas são importantes para que os moradores da cidade expressem sua opinião, apresentem suas quei-xas e dêem sugestões.

Os contribuintes em débito com o IPTU e ISS-QN que desejam saldar a dívida com o município deve procurar o Depar-tamento de Arrecadação da prefeitura e aprovei-tar o REFAM Projeto de Lei aprovado pela Câma-

“O momento é opor-tuno para discussão de algumas questões que serão propostas para a sociedade civil organi-zada e poderes consti-tuídos, visando à alte-ração do Plano Diretor. Agora é hora de falar e ouvir”, disse. Para Luis Otávio, o Zoneamento Urbano, o Perímetro Urbano, implantação do Código Sanitário são fundamentais para que a cidade de Caldas No-vas se desenvolva com crescimento susten-tável. No próximo dia dia 31, segunda-feira que vem, o tema de dis-cussão será o Código Sanitário e o Código de Posturas do muni-cípio de Caldas Novas. No dia 4 de novembro, os vereadores e a so-ciedade civil organiza-da colocarão em pauta a Estruturação Viária Urbana e o Conselho do Desenvolvimento Urbano.Secretário de Planejamento do Mu-nicípio, Hélio Andrade, disse que as expectati-

ra Municipal que prevê grandes vantagens. Os inadimplentes têm até o dia 15 de novembro para pagarem os impostos com redução de juros e multas. O Secretário de Finanças de Caldas No-vas, Wagner Nunes disse

Debate ontem foi considerado um dos mais importantes para o futuro da cidade.

Secretaria da Juventude se reúne em Goiânia

Dia da Animação terá mostra de curtas em Pirenópolis

A Secretaria de Ar-ticulação Institucional (Searti), por meio da Superintendência de Juventude, realiza nes-ta sexta-feira e sábado, 28 e 29 de outubro, a II Conferência Esta-dual de Juventude,no Oliveira'sPlace, em Goiânia.

O evento será um espaço voltado à par-ticipação da socieda-de civil no processo de promoção e consoli-dação das políticas de juventude, e contará com palestras, rodas de conversa e apresen-tações artísticas.

A Conferência reu-nirá 500 delegados de vários municípios do Estado, ligados a mo-vimentos sociais, or-ganizações juvenis, entidades de apoio, e aos conselhos munici-pais da juventude de Goiás.

O Dia Internacio-nal da Animação será comemorado hoje no Cine Pireneus, em Pi-renópolis, com uma mostra de filmes nacio-nais e internacionais. As sessões começam às 19h30, e tem entrada franca. Antes do dia 28, haverá programa-ção paralela com exibi-ções voltadas para pes-soas com necessidades especiais, promovida em parceria com a APAE de Pirenópo-lis. Já na cidade de Jataí tem programa-ção hoje, com sessões às 15, 18h30, 19h30 e 20h30, no Prédio da Biblioteca Municipal, e no sábado, 29, ses-sões às 18 e 19 horas, para portadores de ne-cessidades especiais.O Dia Internacional da Animação é celebrado

Esse encontro será uma oportunidade importante de diálo-go entre o governo e as organizações so-ciais, na construção de novos projetos de interesse da juventu-de e na garantia dos seus direitos.

Nas etapas munici-pais, a Conferência de Juventude passou por 67 municípios, mais de dez mil jovens parti-ciparam, cerca de 200 gestores públicos municipais ajuda-ram na organização. Ap r ox i m a d a m e nt e 2.000 problemas que incomodam a juven-tude em Goiás foram detectados.

A Conferência Es-tadual será para dis-cutir esses problemas e anseios da juventude goiana, além de defen-der as demandas de seus municípios.

pelo oitavo ano conse-cutivo no Brasil com uma mostra simultâ-nea de curtas-metra-gens. As exibições são realizadas em cente-nas de cidades do país, organizadas pela As-sociação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e apresenta-do pela Universidade Federal de Santa Ma-ria (UFSM). A come-moração é realizada também em 30 países, como Coréia do Sul, França, Polônia, Rús-sia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portu-gal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia, Suécia, Ja-pão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra, que fa-zem intercâmbio de suas mostras.

Você sabe o que é o Plano Diretor?

* O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece as regras para o cresci-mento e o funciona-mento da cidade.

* Nessa lei estão contidos os instru-mentos legais que possibilitam a cada cidadão ter um lu-gar para viver com dignidade e poder trabalhar se diver-tir, estudar, se loco-mover e usufruir dos serviços oferecidos pelo Poder Público, em condições segu-ras e ambientalmen-

te saudáveis. * O Plano Dire-

tor tem por objetivo organizar a cidade para que o interesse coletivo prevaleça sobre o interesse in-dividual ou de deter-minado grupo.

* É uma forma de garantir a função social da cidade e da propriedade, isto é, a justa distribui-ção seus moradores dos benefícios e dos custos dos investi-mentos municipais, conforme prevê o Estatuto da Cidade.

Duvidas?

vas das audiências são boas e entende que, no final dos debates, sur-girão idéias e projetos que poderão ser estru-turados e incluídos no novo Plano Diretor de

que “talvez essa seja a úl-tima oportunidade que o contribuinte tem para negociar seus impostos no governo de Ney Vitu-rino”. Ele ressaltou que o município está dando um desconto de até 99% sobre juros e multas para quem deseja negociar a dívida com pagamento a vista, para o pagamento parcelado haverá des-contos menores.Wagner Nunes afirmou que apro-ximadamente 13 mil processos foram enca-minhados para o fórum de Caldas Novas para ser inscritos na dívida ativa e a justiça já está citando os contribuintes. Expli-ca que o Projeto de Lei foi criado para facilitar a negociação, por isso é ex-tremamente importante que aqueles que não pa-garam os impostos têm agora uma oportunidade impar de fazê-los. Pos-teriormente essa dívida será cobrada por meio de penhora on-line e confis-co do próprio bem.

Caldas Novas. “Preci-samos de uma revisão compatível com o cres-cimento ordenado de Caldas Novas”, disse o Secretário de Planeja-mento do Município.

O IPTU é hoje uma das maiores receitas dos municípios e há em Cal-das Novas uma parcela significativa de inadim-plentes, por isso a pre-feitura decidiu criar o incentivo do perdão de juros e multas para que os contribuintes tenham a oportunidade de saldar a dívida com o municí-pio. Wagner Nunes lem-bra que aqueles que não procurarem a prefeitura para pagar os impostos serão intimados pela jus-tiça para fazer o acerto da dívida.

O secretário fez ques-tão de frisar que o contri-buinte precisa entender que ao fazer o pagamen-to dos impostos está be-neficiando a ele próprio, já que terá melhores con-dições de vida na cidade, ou seja, asfalto, energia, água tratada, rede de esgoto, melhoria na edu-cação, saúde, segurança pública e outros.

ASCOM da Prefeitura

Perdão fiscal do IPTU e ISSQN termina no dia 15/11

Programa do Jardel sorteia quarta moto da promoção de aniversário

O Programa do Jar-del, que vai ao ar todos os sábados, das 10 horas ao meio dia, pela Suces-so FM de Catalão, sor-teia nesse sábado, 29, a quarta e última moto Yamaha Cripton K, 115 cilindradas, da promo-ção de aniversário de quatro anos do progra-ma. O sorteio será feito durante o programa, nas instalações da rádio. No encerramento da pro-moção, em novembro, mês que é celebrado o aniversário do Progra-ma do Jardel, será sorte-ado um veículo Gol 1.0, zero quilômetro. Para participar, basta preen-

cher um cupom e colocar nas urnas instaladas em pontos de comércio nos bairros de Catalão ou na sede da Sucesso FM. O deputado estadual Jar-del Sebba (PSDB), que apresenta o programa, diz que está muito feliz com a repercussão da promoção. “Foi a forma que encontramos para agradecer nossos ouvin-tes pelos quatro anos de audiência, amizade e participação. Não es-perava que a promoção fizesse tanto sucesso. Agradecemos aos nos-sos ouvintes que são nossa razão de existir”, frisou.

Page 5: Zoneamento Urbano aberto à população

CNNotícias | 5Caldas Novas - GO, sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cidades

INGLÊS COM LIDERANÇA

Rua Antônio C. de Godoy, 790Setor Oeste - Caldas Novas - GO

64 3453-4343

Azul inaugura voos para Caldas NovasRaiz Forte

A Azul Linhas Aére-as inicia a venda de pas-sagens para seu novo destino: Caldas Novas, em Goiás. O trecho de Campinas para a cidade goiana está com preços a partir de R$ 199,90* e pode ser parcelado em até dez vezes no car-tão de crédito, e pode ser comprado pelo site (www.voeazul.com.br), além de pelo Call Cen-ter (4003-1118) ou nas lojas da Azul.

As operações entre os aeroportos de Viracopos e o de Nelson Rodrigues Guimarães começam em 8 de dezembro, com duas frequências se-manais, uma na quinta e outra no doming. As duas tem escala em Goi-ânia. As operações serão realizadas com os mo-

dernos jatos Embraer 190 e 195.

Caldas Novas é o segundo destino aten-

dido pela Azul no Es-tado. A companhia faz voos para a Goiás des-de 2010, com seis de-

sembarques diários. As operações entre os des-tinos terão início em 8 de dezembro.

De Campinas para a cidade goiana está com preços a partir de R$ 199,90*

Bom dia! Sou morador da cidade de Cal-das Novas há mais de três anos. Sempre teci críticas a respeito do trânsito de nossa ama-da cidade, portanto, foi com absoluta satis-fação que recebi a notícia de que a Secre-taria Municipal de Trânsito colocaria seus agentes nas ruas, a fim de fossem tomadas providencias para humanização e educação do trânsito. Sendo assim, venho de pú-blico agradecer o trabalho agora realiza-do, especialmente porque trabalhando no Centro da cidade, percebo que os referidos agentes estão empenhados em informar os motoristas, motociclistas e pedestres, bem como não deixam de aplicar as pena-lidades cabíveis, quando necessário. Tenho certeza de que, com tal conduta, em pouco tempo a população de Caldas Novas terá formado uma nova consciência de cidada-nia no trânsito de nossa bela cidade.

Inobstante, durante o último final de semana, percebi que não havia agentes de trânsito nas ruas do Centro, mesmo com o grande fluxo de turistas que acorreram para Caldas Novas tendo em vista o feriado em Goiânia na segunda-feira.

Durante o fim de semana pude consta-tar, com tristeza, que aconteceram várias barbaridades no trânsito perpetradas por turistas que em suas cidades de origem res-peitam a Lei, mas acreditam que Caldas No-vas é o local onde podem testar a sua capa-cidade de infringir todo o ordenamento legal concernente à boa convivência no trânsito.

Dentre as infrações cometidas, pude no-tar estacionamento em locais proibidos, ve-ículos estacionados em fila dupla e, o pior deles, motoristas executando os famosos “cavalos-de-pau” em pleno centro da cida-de, colocado em risco vidas de inocentes, se-jam turistas ou moradores da cidade.

Minha crítica, portanto, reside no fato de que a fiscalização do trânsito deve continuar acontecendo na cidade, mas também deve servir à cidade, ou seja, deve humanizar e educar o trânsito também nos períodos de maior concentração de turistas e não so-mente para punir os caldanovenses aqui nascidos ou os que escolheram essa cida-de para viver, como no meu caso.

Caldas Novas, 27 de outubro de 2011

Glauco Vinícius Andalécio Cunha, advoga-do e morador de Caldas Novas.

Fiscalização de trânsito para todos e para o bem de todos

Carta do leitor

O deputado federal Rubens Otoni descartou a possibilidade das negociações para salvar a Celg estarem atreladas ao sucesso das obras de revitalização do Parque Mutirama. Essa possibilidade co-meçou a ser aventada por aliados do prefeito Paulo Garcia após a aproximação do Governador Mar-coni Perillo para que o petista ajude a agilizar junto ao Governo Federal, o acordo financeiro para salvar a Celg. Para Rubens Otoni, as obras do Mutirama e o acordo da Celg têm dinâmicas especificas.

“Cada um tem a sua dinâmica especifica e tem o seu encaminha-mento normal. E eu estou muito animado que tanto a questão do Mutirama, que o nosso prefei-to Paulo Garcia tem agido com muita inteligência e muita deter-minação, não deixando que esta obra paralise, e, ao mesmo tempo cumprindo todas as necessidades legais. Do ponto de vista também da Celg, eu estou muito animado no sentido de podermos buscar uma solução definitiva para po-dermos garantir este patrimônio importante do povo de Goiás que é a Celg.”.

O deputado afirma que não foi contactado pelo governador para participar de audiência anuncia-da pelo Governo com o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão. O petista diz que independente de audiência tem trabalhado para fi-nalizar as negociações.

“Na realidade, nós estamos trabalhando muito, independen-te de audiência, nós estamos tra-balhado muito junto ao Governo Federal, eu pessoalmente, junto à Casa Civil e junto ao Ministério de Minas e Energia e a Eletrobrás, no sentido de podermos garantir uma solução, uma alternativa técnica que garanta os recursos necessá-rios para a Celg. Tenho trabalhado nisso incessantemente, todos os dias tenho feito contato em Bra-sília, e essa questão de audiência não é o mais importante...”

Sobre os apagões, que tem ocor-rido nas principais cidades do es-tado, o petista diz que o problema inibe a atração de investimentos para Goiás. E que, por isso, o Go-verno Federal está disposto a re-

solver o problema da empresa.“O fato de o nosso sistema elé-

trico cair várias vezes ao dia em cidades estratégicas, isso inibe in-clusive a atração de novos inves-timentos para o Estado. Então nós precisamos ter uma solução, e da parte do Governo Federal tem todo interesse e toda disposição. Eu vejo aí inclusive muita gente, às vezes do governo, falando ‘ah, é porque tem ingerência política, porque estão querendo dificul-tar do ponto de vista político...’. Não é verdade. O Governo Fe-deral tem interesse de resolver, até porque é ruim que o sistema elétrico nacional esteja sendo questionado e em dúvida, e pro-gramas importantes do Governo Federal como o programa “Luz para Todos” não tem sido exe-cutados a contento no estado de Goiás, justamente por causa da situação delicada da Celg.”.

Em entrevista coletiva na ma-nhã desta quarta-feira, 26, após a apresentação de um relatório do BID, o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o prefeito Pau-lo Garcia confirmou que foi convi-dado pelo Governador para par-ticipar essa semana de audiência com o Ministro Edson Lobão.

“O Governador conversou co-

migo ontem ao telefone e ele já ha-via me feito o convite para acom-panhá-lo na reunião no Ministério, onde seria abordada a questão da Celg, nós dissemos a ele que como goiano e goianiense é do nosso inte-resse que este assunto seja solucio-nado. Nós trabalhamos para que a Celg, uma importante empresa estatal, se reabilite, se consolide, tenha a possibilidade de desenvol-ver tudo àquilo que é destinado à sua missão, e que é importante para nós para que Goiás continue desenvolvendo, para que Goiânia continue desenvolvendo nós preci-samos ter uma empresa de energia elétrica saneada, sólida, sustentá-vel. Nós nos colocamos à disposi-ção, nós trabalhamos pelo quanto melhor, melhor. “.

O prefeito negou que exista re-lação entre o acordo da Celg e as obras do Mutirama.

“Estão superestimando a minha capacidade e a minha importância. Eu estou traba-lhando dia e noite para melho-rar a vida de todos os homens e mulheres que vivem na nossa cidade. Não há nada de contra-partida, não há toma lá dá cá, nós todos trabalhamos quando o objetivo é o bem comum para alcançar esse resultado.”.

Entrevista do deputado federal, Rubens Otoni e do prefeito de Goiânia, Paulo GarciaEntrevista do aconteceu na Rádio 730 onde o principal tema era sobre a Celg

Bom Jesus fará 48 anos no próximo dia 7

O município de Bom Jesus completará 48 anos de crescimento no próximo dia 7 de novembro. A cidade que iniciou-se com o pioneiroTéofilo Perei-ra de Matos,o respon-sável pelo calçamento

das principais ruas de Bom Jesus. Bom Jesus ganhou emancipação política depois da se-paração do povoado de Bananeiras, hoje a ci-dade de Goiatuba.

Carote

Atual prefeito da cidade de Bom Jesus, Adair Henriques da Silva e o 1º prefeito Teofilo Pereira de Matos (Foto 1967).

Page 6: Zoneamento Urbano aberto à população

6 | CNNotícias Caldas Novas - GO, sexta-feira, 28 de outubro de 2011.

Turismo

Aruanã, a jóia do AraguaiaA cidade vive do turismo. Mas, no espaço rural, predominam as médias e as grandes fazendas de pecuária. Rios, praias, muita beleza, lazer e tranqüilidade, fazem de um lugar ideal pra ser feliz

Dados Gerais

A população total do município de Aruanã era de 5.095 de habitantes, de acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000).

Sua Área é de 3.050,30 km² representando 0.8969% do Estado, 0.1906% da Região e 0.0359% de todo o território brasileiro.

Seu IDH é de 0.721 segundo o Atlas de Desen-volvimento Humano/PNUD (2000)

Ano de Instalação: 1958

Microrregião: Rio Vermelho

Mesorregião: Noroeste Goiano

Altitude da Sede: 250 m

Distância à Capital: 276.4859Km

Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD

LocalizaçãoAcessos: GO-070 Goiânia a Goiás

GO-164 Goiás a Araguapaz

GO-530 de Araguapaz a Aruanã

GO-173 de Britânia a Aruanã

Pontos Turísticos

Nossa Senhora da Conceição de Leopoldina

Igreja situada na Praça Couto Magalhães

Praça Couto Magalhães Descrição: A Praça Couto Magalhães está situada no centro da cida-de de Aruanã.

Atualmente foi reformulada, passando a ser um dos mais atraentes pontos turisticos do município, pois conta com uma infra-es-trutura adequada para apreciar as riquezas naturais que o meio ambiente disponibiliza, como: o belissimo pôr-do-sol, o voo das gai-votas, as praias com suas areias branquinhas e o magestoso rio Araguaia que envolvendo as águas do rio Vermelho transpassa um mo-mento de paz, sossego e harmonia natural.

Centro da cidadeAldeia indígena Descrição: A aldeia Buridina

está localizada no centro da cidade de Aruanã.

Lá estão presentes toda a cultura do povo Ka-rajá, indígenas que apesar da miscigenação, con-tinuam vivenciando seus costumes e transmitin-do sua cultura aos descendentes.

Fonte para o Box: Site www.aruana.go.gov.br/

A cidade de A r u a n ã está, estra-tegicamen-te, localiza-

da no encontro dos rios Vermelho e Araguaia, na planície de um grande vale. Sua praça princi-pal expõe fragmentos de uma caldeira adquirida

por Couto Magalhães que investiu na navega-ção no século 19, quando trouxe um barco a vapor para navegar de Aruanã a Belém do Pará. A ci-dade de Aruanã possui uma vista privilegiada dos encantos do rio Ara-guaia, um dos mais be-los rios do mundo. Dis-

põe de infra-estrutura para receber bem seus visitantes: hotéis e pou-sadas aconchegantes, camping, bares e restau-rantes de comida típica e bebida bem gelada. O Turismo de Pesca Espor-tiva, de Aventura e Eco-lógico, são algumas das boas opções para você

conhecer o município, incluindo o Turismo Ét-nico, devido a presença Karajá na aldeia Buridi-na. Considerada “Cida-de Portal do Araguaia”, Aruanã oferece lazer em seus rios de lindas praias que atraem milhares de turistas, de todas as par-tes do Brasil.

Em 1849, uma lei do império criou, pró-ximo à aldeia Karajá, o presídio Leopoldina, localizado próximo a um porto. O presídio foi destruído pelos Ka-rajá, sendo reconstru-ído três anos depois. Ali, portanto, formou--se um povoado. Com a criação da Comarca do Araguaia em sete de agosto de 1875, o povo-ado logo evoluiu-se para distrito. Nesta época, a comunicação com a capital Vila Boa era fei-

ta a pé, ou em burros e mulas, com duração de até cinco dias.O isola-mento, do então distri-to de Santa Leopoldina, levou os moradores a improvisarem meios de sobrevivência. Um dos exemplos é a rudimen-tar linha de pescar, feita com fios do rabo de ca-valo, torcida e emenda-da, Os anzóis eram fei-tos de alfinetes. Em 18 de dezembro de 1958, o então Governador José Feliciano Ferreira, con-cedeu a emancipação

política do distrito, pas-sando a chamar-se Aru-anã, nome de um peixe abundante na região, o qual ilustra o brasão do município. Aruanã é, também, o nome de uma dança sagrada dos Karajá. Esse município é escolhido como lugar de férias, descanso, para milhares de turistas, personalidades políti-cas, artistas e empresá-rios, devido a exuberan-te beleza natural de seus rios e centenas de lagos. Estes, são verdadeiros

berçários que repovoam a fauna aquática do rio Araguaia. A cidade de Aruanã vive do turismo. Mas, no espaço rural, predominam as médias e as grandes fazendas de pecuária, com um rebanho estimado em 232.500 cabeças. Rios, praias, muita beleza, lazer e tranqüilidade, fazem de Aruanã um lu-gar ideal pra ser feliz.

Texto cedido pela professora Maria Sônia França

História começa com guerra entre presídio e aldeia

Page 7: Zoneamento Urbano aberto à população

EsportesCNNotícias | 7Caldas Novas - GO, sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mano chama KakáNovidades são os nomes do ex-corintianos Willian e Bruno César, além de Dudu (ex-Cruzeiro) e Alex Sandro (ex-Santos). Robinho e Ronaldinho estão fora

Kaká está de vol-ta à Seleção Brasileira. De-

pois de seguidas lesões após a Copa do Mun-do de 2010, o meia do Real Madrid recuperou o bom futebol e ganhou uma oportunidade do técnico Mano Menezes para os amistosos con-tra o Gabão, no dia 10 de novembro, às 16h (de Brasília), em Libreville, e diante do Egito, em Doha, no Qatar, no dia 14 de novembro, às 15h (de Brasília). Por outro lado, o comandante pre-feriu deixar os atletas que atuam no futebol canarinho de fora da lis-ta (confira mais abaixo). Tudo para não prejudi-car a reta final do Bra-sileirão. A Seleção Bra-sileira se reúne no dia 7 de novembro em Frank-furt. De lá, o grupo via-ja em voo fretado para Libreville, capital do Gabão. Após o confron-

to contra os donos da casa, a delegação segue para Doha, no Qatar, lo-cal da partida diante do Egito. A liberação dos convocados será no dia 15 de novembro. Para não prejudicar a reta fi-nal do Campeonato Bra-sileiro, Mano preferiu deixar de fora da lista os atletas que atuam no Brasil. Na última con-vocação, o comandante desfalcou nove clubes - Botafogo, Atlético-MG, Vasco, Internacional, Santos, São Paulo, Co-rinthians, Flamengo e Fluminense. Com isso, o comandante deu uma nova oportunidade ou chamou pela primei-ra vez alguns nomes que já marcaram época com a amarelinha. No-mes como Neymar, do Santos, e Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, principais nomes das úl-timas convocações, vão ficar fora da equipe. O

atacante do Peixe, por sinal, é o artilheiro da era Mano Menezes, com oito gols.

As novidades na lis-ta são os nomes do ex--corintianos Willian (Shakhtar) e Bruno César (Porto), além de Dudu, ex-Cruzeiro e atualmente no Dínamo de Kiev, e Alex Sandro, contratado recente-mente pelo Porto junto ao Santos. Esses dois últimos, por sinal, fo-ram campeões mundiais sub-20 e possuem idade olímpica. Já as ausên-cias mais sentidas fo-ram de dois atletas que atuam em Milão: Julio César, do Inter e que se lesionou na última quarta-feira, e Robi-nho, do Milan. O ex-san-tista já está recuperado de lesão e vem atuando pelo clube rossonero nas últimas rodadas.

Retrospecto de Mano

à frente da Seleção Bra-sileira Sob o comando de Mano Menezes, a Se-leção Brasileira já dis-putou 17 partidas. Fo-ram nove vitórias, três derrotas e cinco empa-tes. Até o momento, o time canarinho ainda não conseguiu vencer um rival de peso com o treinador no coman-do - Argentina (1 a 0, Doha), França (1 a 0, em Paris) e Alemanha (3 a 2, em Stuttgart). Na primeira competi-ção oficial da era Mano Menezes, a Seleção foi eliminada nas quartas de final ao perder nos pênaltis para o Para-guai. Nas cobranças, o time canarinho não converteu nenhuma - três para fora e um nas mãos do goleiro Villar. Elano, André Santos, Fred e Thiago Silva des-perdiçaram os lances para a equipe nacional.

Os convocados

FO

NT

Ecb

fnew

s.co

mF

OT

OD

ivu

lgaç

ão

GOLEIROS

Neto (Fiorentina)

Diego Alves (Valencia)

ZAGUEIROS

Thiago Silva (Milan)

David Luiz (Chelsea)

Luisão (Benfica)

LATERAIS

Alex Sandro (Porto)

Marcelo (Real Madrid)

Daniel Alves (Barcelona)

Adriano (Barcelona)

Fábio (Manchester United)

VOLANTES

Lucas Leiva (Liverpool)

Luiz Gustavo (Bayern de Munique)

Sandro (Tottenham)

Fernandinho (Shakhtar)

Elias (Atlético de Madri)

MEIAS

Bruno César (Benfica)

Hernanes (Lazio)

Willian (Shakhtar)

Dudu (Dínamo de Kiev)

Kaká (Real Madrid)

ATACANTES

Hulk (Porto)

Jonas (Valencia)

Kléber (Porto)

AMISTOSOS

Adversários Gabão e Egito Quando 10 e 14/11/11,respectivamente

Luis Fabiano ironiza má fase são-paulina: “Será que sou eu?”

Luis Fabiano estreou no início deste mês em um time que vinha de um co-memorado empate sobre o Botafogo e ainda próximo da liderança do Brasileiro. Sete jogos depois, só uma vitória, no único gol dele, três derrotas, três empa-tes, eliminação na Copa Sul-americana e dificul-dade até para se classifi-car para a Libertadores. Coincidência que faz a contratação mais cara do futebol brasileiro em 2011 ser irônica.

“Será que sou eu? Não sei”, comentou o atacante, que cometeu o pênalti que abriu o placar da derrota por 2 a 0 para o Libertad nessa quarta-feira, no Pa-raguai, que tirou a equipe da Sul-americana. E o centroavante ainda saiu no intervalo com dores musculares na coxa di-reita, a mesma que adiou em sete meses sua rees-treia no Tricolor.

O atleta que custou mais de R$ 17 milhões em março, contudo, não

quer assumir sozinho a responsabilidade do mau momento que já custou até o emprego do técnico Adilson Batista. O capitão Rogério Ceni concorda. “A culpa é de todos nós”, sentenciou o goleiro, em discurso adotado também pelo camisa 9.

“Sei da minha respon-sabilidade, que minha experiência pode ajudar. Mas a verdade é que, as-sim como eu, todos estão devendo e sabendo disso. Esperamos com o novo treinador [Emerson Leão]

poder assimilar tudo que ele pede e melhorar”, disse Luis Fabiano. “Quando eu não estava, a equipe tam-bém havia tropeçado mui-tas vezes. Entrei e a coisa não andou. É geral. Um momento do elenco, não individual”, continuou. O jogador terá que esperar mais tempo para provar que pode ser mais útil. O camisa 9 está descartado do jogo de domingo, con-tra o Vasco, pelo Brasilei-ro, e pode ficar ainda mais tempo fora. Como já sen-tiu incômodo na coxa di-

reita no último fim de se-mana, Luis Fabiano gera temor no departamento médico por mais uma gra-ve lesão.”É um momento de extrema importância para o clube, que está pre-cisando de todos. O Luis sabe disso e quer partici-par, mas agora chega, não dá mais. Não pode correr o risco de uma lesão que o deixe afastado por mais tempo. Temos que nos precaver”, informou o médico José Sanchez, que terá melhor diagnós-tico após um exame que foi realizado ontem.”O seu último exame não mostrou lesão, mas uma alteração, um edema. Ele entrou contra o Li-bertad completamente sem dor, mas se queixou novamente no primeiro tempo. Sabemos que o lugar operado pode ge-rar um desconforto. E não haverá tempo hábil até domingo para jogar com segurança”, conti-nuou o médico.

Fonte: r7

Atlético goiano começa promoção de ingressos

Corinthians se prepara para tentar contratar Guilherme

Com um ótimo apro-veitamento em casa (77%) no segundo turno do Campeonato Brasi-leiro, o Atlético-GO se prepara para mais um compromisso no Serra Dourada. No próximo domingo, a equipe recebe o Internacional, às 18h. A diretoria rubro-negra mantém mais uma vez o preço dos ingressos e faz promoção para o torce-dor rubro-negro.

Os valores dos in-gressos serão R$ 30 nas arquibancadas e R$ 50 nas cadeiras, porém,

quem for ao estádio com a camisa do Dra-gão pagará meia-entra-da em qualquer setor. A venda antecipada começa na próxima sexta-feira, às 9h, no Antônio Accioly e nas lojas Dragão Store e Grandes Torcidas. Na sexta, a venda se en-cerra às 18h, enquanto no sábado o torcedor poderá adquirir seu ingresso até às 17h. No domingo, o venda ocorre das 9h às 13h, somente no estádio Antônio Accioly.

O Corinthians prepa-ra uma nova investida para contratar o volante Guilherme, um dos des-taques da campanha da volta da Portuguesa à Série A do Campeonato Brasileiro. O jogador de 20 anos é apontado como sucessor de Paulinho, que tem propostas de clubes do exterior (o Mi-lan pode ser um dos inte-ressados) e talvez deixe o Parque São Jorge ao fim da temporada.

Entre o Corinthians e o jogador já está pratica-mente tudo certo: tempo de contrato, salários e premiações.

A diretoria do Co-rinthians aposta no bom relacionamento com os colegas da Por-tuguesa para fechar o negócio em dezembro. Três jogadores do clu-be alvinegro estão em-prestados à Portuguesa até o fim do próximo Campeonato Paulista: o zagueiro Renato, o meia Boquita e o ata-cante Edno. A primeira oferta do Corinthians foi ceder esses atletas à Portuguesa para dispu-tar a Série A do Brasi-leiro de 2012 e, em tro-ca, receber Guilherme.

A Lusa recusou essa proposta, pois preten-de lucrar com o volante - ele recebeu aumen-to recentemente e seu contrato foi estendi-do até julho de 2014, com a multa rescisória subindo para aproxi-madamente R$ 18 mi-lhões. Revelado no Ca-nindé, Guilherme tem 30% de seus direitos econômicos. Os 70% restantes pertencem à Lusa. A nova propos-ta do Timão deverá ser semelhante à que o clu-be apresentou em 2009 para contratar Edno.

O Corinthians comprou 50% dos direitos econô-micos do jogador por R$ 3,5 milhões. Caso o ata-cante vingasse no Parque São Jorge e fosse vendido para o exterior, a Lusa também lucraria por ainda ter parte de seus direitos. O problema é que Edno não deu certo no Corinthians, passou pelo Botafogo e, em ju-nho deste ano, acabou voltando à Lusa por em-préstimo.

No Canindé, ele recu-perou seu bom futebol e é o artilheiro da equipe rubro-verde na Série B, com 12 gols. O Corin-thians admite o in-teresse em contratar Guilherme, mas diz que ainda não apre-sentou uma proposta financeira ao presi-dente da Lusa, Manuel da Lupa. “É um joga-dor que interessa, mas não acertamos nada ainda. Vamos conver-sar com a Portuguesa depois do Campeona-to Brasileiro”, disse o diretor de futebol Ro-berto de Andrade. Por estar na reta final do Brasileiro, a diretoria corintiana tem evita-do falar sobre refor-ços, a não ser o argen-tino Carlitos Tevez.

Outra característica que chamou a atenção do Corinthians foi o fato de de Guilherme ter leva-do apenas quatro cartões amarelos até agora na Segundona, número con-siderado baixíssimo para um jogador que atua em sua posição.

Clubes do exterior também fizeram algu-mas sondagens à Lusa, mas a preferência do atleta é continuar no Brasil para ganhar mais experiência e só depois atuar fora do País.

Page 8: Zoneamento Urbano aberto à população

Áries 20/03 à 20/04

A lua se une a Mercúrio e Vênus em escorpião e mexe com seu coração e suas emoções mais profundas. Uma nova paixão pode ser despertada neste período. A necessidade de intimidade aumenta consideravelmente.

Sol, Lua, Mercúrio e Vênus em escorpião prometem uma nova história de amor em sua vida. Relacionamentos passam a ser prioridade neste período. Caso já seja comprometido, aproveite para dar um novo colorido à relação.

Sol, Lua, Mercúrio e Vênus em escorpião mexem ainda mais com seu dia a dia, e certamente trazem questões relacionadas ao trabalho à tona. A fase é de novos projetos e novas investidas profissionais.

Caso ainda esteja só certamente não será por muito tempo. E mesmo que não comece nenhuma espécie de relacionamento neste período, os dias serão de alegria e divertimento. Ótimo para o relacionamento com filhos.

Sol, Lua, Mercúrio e Vênus em escorpião deixam você mais voltado para suas emoções mais profundas e promovem um momento de avaliação de suas escolhas no passado, presente e futuro. Mudanças.

O momento é de ainda mais movimento e viagens que podem melhorar seus contatos profissionais abrindo portas para novos contratos. Os estudos também passam por um ótimo momento. Amor em fase de mudanças.

A entrada do sol, lua, mercúrio e Venus em escorpião melhoram significativamente sua vida material e financeira, possibilitando novas oportunidades de investimentos. A fase é ótima para rever antigos valores.

A fase é de ouro escorpião, com sol, Lua, Mercúrio e Vênus caminhando pelo seu signo. Novas oportunidades no amor, relacionamentos e finanças podem surgir. O momento é carregado de mudanças e novas aquisições.

Sol, Lua, Mercúrio e Vênus em escorpião pedem muita reflexão sobre antigas e novas escolhas. Na verdade, este é um momento de preparação para o novo ano astral que começa em poucas semanas.

Nesta fase de sol, Lua, Mercúrio e Vênus em escorpião, suas amizades passam a fazer parte integrante de sua vida. O momento é ainda melhor para contatos com empresas de grande porte, com possibilidade de novos contratos.

Touro 21/04 à 20/05 Gemêos 21/05 à 20/06

Câncer 21/06 à 21/07 Leão 22/07 à 22/08 Virgem 23/08 à 22/09

Libra 23/09 à 22/10 Escorpião 23/10 à 21/11 Sagitário 22/11 à 21/12

Capricórnio 22/12 à 21/01

Este continua sendo um ótimo período para o seu trabalho e profissão, e as possibilidades de sucesso aumentam ainda mais nos próximos dias. Não tenha medo de se expor e mostrar seus talentos. O sucesso é garantido.

Aquário 22/01 à 18/02

A fase é ainda mais positiva para os estudos e as viagens, abrindo oportunidades de negócios e novas amizades com empresas e pessoas de outra cultura. Um novo amor pode fazer parte deste período.

Peixes 19/02 à 19/03

Novelas

HoRÓsCoPo

Amor e revolução - SBTSexta-feira, 28 de Outubro

o ASTro - GloBoSexta-feira, 28 de Outubro

FinA eSTAmpA - GloBoSexta-feira, 28 de Outubro

Aquele Beijo - GloBoSexta-feira, 28 de Outubro

A vidA dA GenTe - GloBoSexta-feira, 28 de Outubro

mAlhAção - GloBoSexta-feira, 28 de Outubro

8 | CNNotícias Caldas Novas - GO, sexta-feira, 28 de outubro de 2011.

Entretenimento

Lourenço garante a Celina que entregará os originais de seu livro na editora. A pedido de Laudelino, Lorena procura Iná. Vitória conversa com Marcos sobre Dora e aumenta ainda mais a sua desconfiança. Lourenço se de-saponta quando o editor afirma que não lançará o livro que ele escreveu. Laudelino tenta se reaproximar de Iná.

Fôjo promete consertar o notebook dos meni-nos, mas Natália tem uma outra ideia para manter o blog atualizado. A avó de Verinha e Michele propõe que as meninas e Igor vão morar em Salvador. Ga-briel conta para Beatriz que recebeu uma mensa-gem sobre o número 1046.

Temendo que Regina descubra alguns segredos, Al-berto impõe a Maruschka a reconciliação com a gover-nanta. Deusa tenta falar com a filha, mas Grace Kelly desliga o telefone. Sarita é convidada para ser estag-iária da sua professora de Direito e fica sabendo que participará de uma investigação sigilosa.

Telmo conta a Maria que José vai ser liberado do quartel. Maria diz a Batistelli que precisa se comu-nicar com José. Batistelli afirma à guerrilheira que ela não pode colocar em risco a ação de “expropria-ção”. Coronel Santos aconselha José a manter dis-tância do movimento guerrilheiro.

Tereza Cristina afirma que vai pagar um advogado para tirar Baltazar da cadeia. Quinzé vai com Dagmar para casa. Leandro se despede de Nanda. Amália es-tranha o comentário que Rafael faz sobre Juan. Álvaro salva Enzo de um afogamento e estranha quando ele chama pelo nome de Griselda.

Márcio e Lili levam Herculano para se esconder na man-são dos Hayalla, mas Magda avisa a Samir. Herculano tem visões e quase descobre o assassino de Salomão, mas não consegue ver, só afirma ser mais de uma pes-soa. A pressão continua e, sem ter saída, Herculano se despede dos amigos Márcio e Lili, e desaparece.

Caipira

É uma piada

o caipira subiu em um táxi no rio de janeiro, uma reluzente mercedes, e foi logo perguntan-do:- moço, pra que serve aquela estrelinha ali na ponta?e o carioca, go-zador:- Aquilo ali é uma mira! quan-do eu quero atropelar uma pessoa, eu miro na estrelinha e pumba!Ao perceber o olhar assustado do caipira, o ca-rioca continuou:- quer ver só? Tá vendo aquela mulher ali…e acelerou o car-ro em direção da mulher, só que na hora h ele desviou…Bumba!- ué? que ba-rulho foi esse? – perguntou o motorista.- ora, se eu não abro a porta o senhor ia errar a mulher!

Caça Palavras

Jogo dos 7 erros

BOCA - CABEÇA - COXA - DEDOS - JOELHOS - NARIZOMBRO - ORELHAS - PERNA - PESCOÇO - TORNOZELO - UNHAS

Família é salva de incêndio nos EUA após o choro de bonecaBoneca chorou às 3h30 de segunda quando casa estava em chamas.

Uma família em La Vergne, no estado do Ten-nessee (EUA), contou que foi salva de um incêndio que danificou sua casa depois que a adolescente Christian Deason, de 17 anos, acordou com o cho-ro de uma boneca, segun-do reportagem da emisso-ra de TV "WLBZ".

A boneca fazia par-te de um projeto escolar para dar à adolescente um olhar realista sobre a criação de uma criança. A boneca era programa-da para chorar em mo-mentos diferentes do dia e da noite, como um bebê recém-nascido.

A professora de Chris-tian tinha programado a boneca na sexta-feira para o fim de semana e

madrugada de segunda--feira. A adolescente disse que não sabia qual era a programação. Às 3h30 de segunda (24), a boneca começou a chorar e acor-dou a jovem.

No entanto ela levou susto quando notou a casa em chamas. Rapida-mente, ela acordou a mãe, Marina Deason. Segundo o bombeiro Victor Woods, os detectores de incêndio na casa não estavam fun-cionando e a família teve sorte em não ficar ferida.

g1

Boneca chorou às de segunda-feira quando casa estava em chamas

Fogo destruiu casa em La Vergne, no estado do Tennessee.