xvi congresso brasileiro de prevenÇÃo a egueira e … · 2008. 10. 2. · um peugeot 206 zero...

4
29 XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO DA CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL 4 – 7 DE SETEMBRO DE 2004 - RIO DE JANEIRO A Programação Científica do XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual está sendo ela- borada pela Comissão Científica do CBO e pela Comissão Executiva do Congresso. O objetivo é construir uma grade que contemple os interesses de todos os participantes, desde os que estão se iniciando na profissão até os médicos super- especialistas em determinado segmento da Oftalmologia. O esquema preliminar do evento prevê a realização de 37 simpósios, 96 cursos, 14 simpósios das sociedades filiadas, 25 sessões de apresentação de temas livres, 3 sessões de apresentação de vídeos, fórum de residentes e alunos dos cursos de especialização, além da realização de uma série de atividades referentes ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia e à mobilização profissional. Um Peugeot 206 zero quilômetro será sorteado entre os inscritos do XVI Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual. Os participantes que fizerem as respectivas inscri- ções até 30 de março de 2004 receberão quatro nú- meros para o concurso. Congressistas inscritos até 30 de maio de 2004 receberão três números, inscritos até 30 de julho de 2004, dois números e os partici- pantes que realizarem suas inscrições após 30 de ju- lho receberão apenas um número para o concurso. O regulamento final do sorteio será divulgado na próxima circular do Congresso quanto antes fizer a inscrição, mais chances de ganhar o grande prêmio Jota Zero 93.p65 12/03/04, 14:35 29

Upload: others

Post on 06-Dec-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO A EGUEIRA E … · 2008. 10. 2. · Um Peugeot 206 zero quilômetro será sorteado entre os inscritos do XVI Congresso Brasileiro de Prevenção

29

XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO

DA CEGUEIRA E REABILITAÇÃO VISUAL4 – 7 DE SETEMBRO DE 2004 - RIO DE JANEIRO

A Programação Científica do XVI Congresso Brasileiro dePrevenção da Cegueira e Reabilitação Visual está sendo ela-borada pela Comissão Científica do CBO e pela ComissãoExecutiva do Congresso. O objetivo é construir uma gradeque contemple os interesses de todos os participantes, desde osque estão se iniciando na profissão até os médicos super-especialistas em determinado segmento da Oftalmologia.

O esquema preliminar do evento prevê a realização de 37simpósios, 96 cursos, 14 simpósios das sociedades filiadas,25 sessões de apresentação de temas livres, 3 sessões deapresentação de vídeos, fórum de residentes e alunos doscursos de especialização, além da realização de uma série deatividades referentes ao Conselho Brasileiro de Oftalmologiae à mobilização profissional.

Um Peugeot 206 zero quilômetro será sorteadoentre os inscritos do XVI Congresso Brasileiro dePrevenção da Cegueira e Reabilitação Visual.

Os participantes que fizerem as respectivas inscri-ções até 30 de março de 2004 receberão quatro nú-meros para o concurso. Congressistas inscritos até 30de maio de 2004 receberão três números, inscritosaté 30 de julho de 2004, dois números e os partici-pantes que realizarem suas inscrições após 30 de ju-lho receberão apenas um número para o concurso.

O regulamento final do sorteio será divulgado na próximacircular do Congresso quanto antes fizer a inscrição, maischances de ganhar o grande prêmio

Jota Zero 93.p65 12/03/04, 14:3529

Page 2: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO A EGUEIRA E … · 2008. 10. 2. · Um Peugeot 206 zero quilômetro será sorteado entre os inscritos do XVI Congresso Brasileiro de Prevenção

30

Com estas palavras, o recém eleito presi-dente da Cooperativa Estadual de Serviços Ad-ministrativos em Oftalmologia de São Paulo,Carlos Gabriel de Figueiredo encerrou a assem-bléia realizada em 16 de janeiro na sede daAssociação Paulista de Medicina, na qual foifundada a cooperativa. A reunião contou coma participação de mais de 120 oftalmologistasda capital e de diversas cidades do interior doEstado e teve como resultado a eleição da pri-meira diretoria da entidade e a aprovação dasprimeiras medicas para concretizar a organiza-ção da COOESO-SP.

A assembléia também contou com a partici-pação de Nelson Terra Louzada (diretor-presi-dente da COOESO-RJ), Paulo César Fontes (pre-sidente da Sociedade Brasileira de Oftalmolo-gia) e João Fernandes (gerente administrativoda cooperativa do Rio de Janeiro) que compar-tilharam a experiência da criação e consolidaçãoda COOESO-RJ.

Entre as decisões da assembléia de 16 dejaneiro, foi decidido que a atuação da Coopera-tiva Estadual de Serviços Administrativos em Oftal-mologia de São Paulo privilegiará a regionali-zação e a criação de cooperativas em cidades-pólo que atuarão de forma independente, mascoordenada pela cooperativa estadual. Tambémfoi decidido que os futuros aderentes da COOESO-SP deverão ser associados do Conselho Brasileirode Oftalmologia e/ou da Sociedade Brasileirade Oftalmologia.

OFTALMOLOGISTAS PAULISTAS CRIAM COOESO-SP

“Sabemos que o nosso trabalho vai ser muito grande e que a situaçãoem São Paulo é muito diferente da que existe no Rio de Janeiro, mas agrande participação dos colegas nesta reunião de fundação da COOESO-SP, mostra que existe a vontade de criar uma cooperativa forte que sejaum marco no relacionamento ético entre médicos oftalmologistas e as em-presas intermediadoras da assistência médica”.

Carlos Figueiredo durante a assembléiade fundação da COOESO-SP

Nelson Louzada discorrendo sobre as vantagensda COOESO

Paulo César Fontes relata a historia dacooperativa do Rio de Janeiro

Participantes da assembléia de 16 dejaneiro

José Ricardo Rehder, Paulo CésarFontes e Carlos Figueiredo

Rio de Janeiro

De acordo com Nelson Louzada, a COOESO-RJ congrega atual-mente cerca de 85% dos oftalmologistas do Rio de Janeiro. Foiinspirada na experiência do Estado do Ceará (COOFTALMO) e, emsuas primeiras reuniões, contou com menos de 40 aderentes.

“Depois de oito meses de duras negociações com os represen-tantes do Grupo Unidas, que congrega as empresas de auto-gestão, conseguimos demonstrar que nossa intenção era estabele-cer uma relação ganha-ganha, onde a ética do atendimento aopaciente fosse o valor predominante”, declarou Louzada.

O diretor-presidente da COOESO-RJ ressaltou que no manualde conduta aprovado pela Unidas estão especificados os procedi-mentos da consulta oftalmológica, que a tonometria é cobrada àparte e os mecanismos para cobrança das cirurgias, entre muitosoutros avanços.

“Está tudo esclarecido, até detalhes de glosa. Temos umaplanilha onde estão estipulados todos os preços das cirurgias,taxas de material, determinando claramente que honorário mé-

dico não faz parte depacote. Atualmenteestamos em negocia-ções semelhantes coma federação dasUNIMED’s do Rio deJaneiro iniciamos con-versações com a Sul-América e com oBradesco”, enfatizou.

O presidente daSBO, outra grande li-derança da COOESO-RJ, Paulo César Fon-tes, enfatizou as dificuldades enfrentadas durante a consolida-ção da cooperativa e a importância da participação dos oftalmo-logistas.

Jota Zero 93.p65 12/03/04, 14:3630

Page 3: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO A EGUEIRA E … · 2008. 10. 2. · Um Peugeot 206 zero quilômetro será sorteado entre os inscritos do XVI Congresso Brasileiro de Prevenção

31

Mesa diretora dos traba-lhos da assembléia de fun-dação da regional do ABCda COOESO-SP: JoãoFernandes, José RicardoRehder, Paulo César Fon-tes , Carlos Figueiredo,Elisabeto Ribeiro Gonçal-ves e Edmundo JoséVelasco Martinelli

Aspecto da assembléia de Santo André

OFTALMOLOGISTAS PAULISTAS CRIAM COOESO-SP

“Utopia é apenas algo que ainda não foi feito. Encaramos acooperativa como uma etapa da luta pela implantação docredenciamento universal, onde o paciente terá o direito absolutode escolher o seu médico. Se deixarmos o mercado criar as re-gras, elas serão sempre prejudiciais aos médicos e aos pacientes,mas se conseguirmos criar regras através da cooperativa, estare-mos criando uma situação onde todos ganham, inclusive as empre-sas que realizam a intermediação”, afirmou César Fontes.

COOESO-ABC

A primeira cooperativa regional de serviços administrativosem oftalmologia do Estado de São Paulo foi fundada em SantoAndré, na região do ABC.

A solenidade de fundação ocorreu em 30 de janeiro no Institu-to de Olhos da Faculdade de Medicina do ABC e contou com apresença de aproximadamente 80 oftalmologistas, vindos das setecidades da região, importante cinturão industrial. Contou tambémcom a participação do presidente do CBO, Elisabeto Ribeiro Gon-çalves, Paulo César Fontes (presidente da SBO), Carlos Gabriel deFigueiredo (presidente da COOESO-SP) e de Nelson Louzada (pre-sidente da COOESO-RJ).

Em 06 de março deverá ocorrer a assembléia de fundaçãoda COOESO de Osasco.

Na ocasião, o presidente do CBO refirmou o apoio da enti-dade e de sua diretoria à iniciativa de formação e consolidaçãodas cooperativas de serviços em oftalmologia.

Jota Zero 93.p65 12/03/04, 14:3631

Page 4: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE PREVENÇÃO A EGUEIRA E … · 2008. 10. 2. · Um Peugeot 206 zero quilômetro será sorteado entre os inscritos do XVI Congresso Brasileiro de Prevenção

32

Diretor-presidente: Carlos Gabriel deFigueiredo (São José do Rio Preto)Os contatos com a COOESO-SP podem serfeitos através do e-mail cooeso.sp@terra .com.br.O endereço para correspondência é: AvenidaJosé Munia - 4500 - São José do Rio Preto -SP - CEP 15090-500

Diretor financeiro: Leonardo Pereira(São José do Rio Preto)Diretor de relações institucionais: JoséBarbieri Júnior (Araraquara)

Conselho Fiscal

Efetivos: Sergio Morelo Júnior (Ribei-rão Preto), Celso A. Gonçalves (San-tos) e Wagner L. Lima (Santo André)Suplentes: José Pardo Filho (São José

do Rio Preto), André Hamada (Bauru)e Rodrigo Barros (São Paulo)

Conselho Técnico

Eduardo Martinez (São Paulo), JoãoAlberto Holanda de Freitas (Cam-pinas), José Ricardo Rehder (SantoAndré), Milton Ruiz Alves (São Paulo),Rubens Plapler (São Paulo), SuelAbujamra (São Paulo), Virgil ioCenturion (São Paulo) e Walton Nosé(São Paulo)

Diretores regionais

São Paulo- a definirABC - José Ricardo RehderSantos - a definir

DIRETORIA DA COOESO-SP

OFTALMOLOGISTAS PAULISTAS CRIAM COOESO-SP

Os contatos com a COOESO-SP podem ser feitos através do [email protected] . O endereço para correspondência é: Ave-nida José Munia - 4500 - São José do Rio Preto - SP - CEP 15090-500

Campinas - João Alberto Holanda deFreitasSorocaba - a definirPiracicaba - João Ribeiro FrancoBauru - a definirRibeirão Preto - Sérgio Morello JúniorSão José do Rio Preto - a definirAraçatuba - Adalberto SantiagoMarília - a definirPresidente Prudente - Edmilson GiganteSão José dos Campos - SebastiãoDominguez NetoTaubaté - a definirOsasco - Roberto José MoleroAraraquara - José Barbieri Júnior

Diretoria Regional do ABC da COOESO-SPDiretor-presidente - José Ricardo RehderVice-presidente - Edmundo JoséVelasco Martinelli

Comissão Técnica - José Nicolas C. D.Chafic, Sandra Cayres Naufal ,Márcio Maneta, Jeferson Souza Leite

Jota Zero 93.p65 12/03/04, 14:3632