xii semana de engenharia aeronáutica da eesc/ visita são ... · e urbanismo, e cinco anos de ......

8
Presidente do CREA-SP visita São Carlos Francisco Kurimori esteve em São Carlos para palestra na XII Semana de Engenharia Aeronáutica da EESC/ USP, além de vários outros compromissos na cidade. Pág. 3 Plano Diretor Estratégico: 30+5 do IAU-USP: Semana de Eng. Aeronáutica: MUTUA: Jornal Pág - 1 Mala Direta Básica 9912377507/2015-SPI ASSOC ENG ARQUITETOS AGRON DE S C www.facebook.com.br/aeasc www.aeasc.com.br goo.gl/O1f2Gc São Carlos, 08/2015 Ano XVI - nº 7 Orgão de divulgação da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos Desde o início do ano a Associação tem feito uma série de encontros para palestras e mesas redondas, no intuito de construir um direcionamento técnico balizado em prol da Revisão do Plano Diretor Estratégico do Município de São Carlos. A AEASC entregou, agora em agosto, um documento sobre o crescimento da Cidade, para a Secretaria de Habitação em que resume seu posicionamento. Pela primeira vez a AEASC faz parceria na organização de uma Semana de atividades técnicas extra-curriculares de uma Universidade. A estréia se deu com a XII Semana de Engenharia Aeronáutica da EESC-USP. Foram palestras, mini-cursos, viagens técnicas, e também um campeonato de aviões. Contando, inclusive, com transmissões ao vivo pelo youtube de parte das palestras. Confira como foi a XII SEA. Confira o que a Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA, pode oferecer pra você associado. Auxílio financeiro para compra de veículos, realização de cursos e aperfeiçoamento profissional, construção, reforma, linhas de financiamento para investimentos fixos e de capital, férias, assistência médica, hospitalar, entre outras necessidades que o profissional registrado no CREA e associado à Mútua pode se beneficiar. O IAU está comemorando trinta anos de criação do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, e cinco anos de emancipação do Instituto. Para isso realizou sessão solene, além de fazer a inauguração do Centro de Produção Digital (CPDIg), que teve reforma e readaptação estrutural física e elétrica, além de aquisição de novos equipamentos de informática, gravação, áudio e vídeo. Pág. 5 Pág. 2 Pág. 4 Pág. 8 Kurimori em visita à UFSCAR

Upload: lykhue

Post on 16-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Presidente do CREA-SP visita São Carlos

Francisco Kurimori esteve em São Carlos para palestra na XII Semana de Engenharia Aeronáutica da EESC/USP, além de vários outros compromissos na cidade.

Pág. 3

Plano Diretor Estratégico: 30+5 do IAU-USP: Semana de

Eng. Aeronáutica: MUTUA:

Jornal

Pág - 1

Mala Direta Básica

9912377507/2015-SPIASSOC ENG

ARQUITETOS AGRON DE S C

www.facebook.com.br/aeascwww.aeasc.com.br goo.gl/O1f2Gc

São Carlos, 08/2015Ano XVI - nº 7Orgão de divulgação da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos

Desde o início do ano a Associação tem feito uma série de encontros para palestras e mesas redondas, no intuito de construir um direcionamento técnico balizado em prol da Revisão do Plano Diretor Estratégico do Município de São Carlos. A AEASC entregou, agora em agosto, um documento sobre o crescimento da Cidade, para a Secretaria de Habitação em que resume seu posicionamento.

Pela primeira vez a AEASC faz parceria na organização de uma Semana de atividades técnicas extra-curriculares de uma Universidade. A estréia se deu com a XII Semana de Engenharia Aeronáutica da EESC-USP. Foram palestras, mini-cursos, viagens técnicas, e também um campeonato de aviões. Contando, inclusive, com transmissões ao vivo pelo youtube de parte das palestras. Confira como foi a XII SEA.

Confira o que a Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA, pode oferecer pra você associado. Auxílio financeiro para compra de veículos, realização de cursos e aperfeiçoamento profissional, construção, reforma, linhas de financiamento para investimentos fixos e de capital, férias, assistência médica, hospitalar, entre outras necessidades que o profissional registrado no CREA e associado à Mútua pode se beneficiar.

O IAU está comemorando trinta anos de criação do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, e cinco anos de emancipação do Instituto. Para isso realizou sessão solene, além de fazer a inauguração do Centro de Produção Digital (CPDIg), que teve reforma e readaptação estrutural física e elétrica, além de aquisição de novos equipamentos de informática, gravação, áudio e vídeo.

Pág. 5 Pág. 2 Pág. 4 Pág. 8

arquitetos e seus talentos

1ª Mostra de Arquitetura da AEASC

A Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos convida aos arquitetos e urbanistas da cidade para participarem de sua 1ª Mostra de Arquitetura. O evento pretende reunir os profissionais e promover uma exposição com suas produções. Teremos ainda, uma valiosa exposição com os croquis do Hospital Escola feitos pelo famoso Arq. João Filgueiras Lima, o Lelé.

Inscrições: 08 de setembro a 09 de outubro de 2015Regulamento: aeasc.net/mostraarquiteturaVVagas limitadas

Realização ApoioPatrocínio

Ku

rim

ori

em

vis

ita

à U

FSC

AR

Pág - 2

São Carlos, 08/2015

É com grande alegria que entrega-mos o primeiro resultado palpável do aprofundado processo de estu-dos que a AEASC têm feito, desde o começo deste ano, em prol da Revisão do Plano Diretor Estratégi-co de São Carlos. Apresentamos tanto para o Legis-lativo quanto para o Executivo, a “Análise da Forma de Crescimento da Área Urbanizável de São Car-los”, como modelo de aplicação do índice de outorga onerosa no intuito de adequar valores, forma-tos e tabelas para um crescimen-to uniforme da cidade, de forma a acompanhar o atual traçado da área urbana. Confira nesta edição.Também ficamos felizes em anun-ciar nossa primeira parceria com uma universidade, para relação de uma Semana de Engenharia. Quem estreou com a gente nessa empreitada foi o curso de Enge-nharia Aeronáutica da EESC-USP. Foi uma experiência gratificante, que incluiu trazer também pela primeira vez um presidente do CREA-SP para dar palestra den-tro de uma universidade em São Carlos. Teremos agora nesse mês também parceria com a Semana de Engenharia Civil da UFSCar, que vocês poderão conferir no próxi-mo jornal.Nossa intenção agora é manter este formato do jornal aumenta-do, com notícias da AEASC, e das principais notícias relacionadas aos nossos profissionais. Tudo para que você leitor associado fique por dentro de cada passo que temos dado e de cada evento relevante.

Abraços do Presidente. Giuliano Hildebrand Cardinali Diretor Presidente

EDITORIAL

Expediente:

O Jornal O PROJETO é publicação mensal e de distribuição gratuita da Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de São Carlos, AEASC.

Editoração: Inka Estúdios/São Carlos-SP (16) 3201-5551

Direção de Arte: Fernando Borges D’Antonio

Jornalista Responsável: Nívea Maria Noriega Lopes

Redação:Marina A. Dulcini DemarzoNívea Maria Noriega LopesStela Martins

Revisão:Marina A. Dulcini Demarzo

Tiragem: 2100 exemplares

INSTITUTO TAMBÉM INAUGUROU SEU CENTRO DE PRODUÇÃO DIGITAL

Na última sexta-feira, 14/8, o Insti-tuto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP São Carlos realizou Sessão Solene da Congregação no auditório Paulo de Camargo e Almeida, em comemoração aos 30+5: trinta anos de criação do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e cinco anos de emancipação do Instituto.

A cerimônia contou com a presença do reitor da USP, Marco Antônio Zago, do vice-reitor Vahan Agopyan, do pró-reitor de graduação Antônio Carlos Hernandes, da pró-reitora de cultura e extensão Maria Arminda do Nascimento Arruda, do chefe de gabinete da reitoria Osvaldo Shigueru Nakao e do superintendente de rela-ções institucionais José Roberto Drugovich de Felício.

Também estiveram presentes à sessão professores, ex-docentes e funcionários do IAU, assim como os diretores e ex-diretores de outras unidades da USP (EESC, ICMC, IQSC, IFSC e FEA) e o prefeito dos campi de São Carlos, Marco Henrique Terra.

O evento foi aberto pelo diretor do IAU, Carlos Ferreira Martins, que destacou a missão conjunta do Insti-tuto e da USP na formação integral de cidadãos. “Os nossos alunos egressos são a nossa maior contribuição. Já formamos 702 arquitetos na graduação, 549 mestres e 78 doutores na pós-graduação, que hoje atuam no mercado profissional, em órgãos públicos na área de políticas urbanas e em muitas universidades, públicas e privadas, do país e do exterior, muitos deles em posições de liderança”, ressaltou Martins.

“Isso é muito importante para nós porque seguimos a lição de Anísio Teixeira, um dos maiores educadores do país, que sempre ensinou que o papel da Universidade é formar profis-sionais qualificados mas acima tudo é formar integralmente cidadãos”, afirmou o diretor do IAU.

Sobre a criação do Instituto há cinco anos, ele relembrou a votação unânime do Conselho Universitário a favor da emancipação e destacou que “a criação do Instituto só encontra seu sentido pleno na ampliação da atuação da USP em São Carlos para a área de Ciencias Humanas e Sociais Aplicadas”. Nesse sentido, Martins falou que a implantação do curso de graduação em Geografia permitirá estabelecer uma sinergia com áreas já consolidadas, como Engenharia

Ambiental, de Transportes e outras que resultará na transformação do campus numa referencia nacional e interna-cional na área de políticas públicas urbanas e ambientais.

O presidente da Comissão de Graduação do Instituto, Miguel Antônio Buzzar, lembrou que o curso de graduação em Arquitetura e Urba-nismo do IAU está entre os dez mais procurados entre os 111 cursos ofere-cidos pela USP. Buzzar informou que nos últimos cinco anos foram conce-didas aos alunos de graduação, entre todos os programas, 556 bolsas, sendo 400 os bolsistas de iniciação cientí-fica. “Em relação aos intercâmbios, recebemos 70 alunos estrangeiros e enviados 56 de nossos alunos para outras instituições internacionais de ensino superior”. Ele ainda lembrou, orgulhosamente, que três ex-alunos do IAU hoje são professores do Insti-tuto, além de outros dois que também são docentes na Faculdade de Arqui-tetura e Urbanismo (FAU) da USP São Paulo, além de dezenas espalhados por faculdades e universidades do país e exterior.

Entre os alunos egressos que seguiram com atuações junto ao poder público está Luciana Márcia Gonçalves, integrante da primeira turma do curso de graduação do IAU, à época ainda vinculado à Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Luciana, que foi secretária de habi-tação da prefeitura de Araraquara, se emocionou ao retornar ao campuse rever após 30 anos amigos, colegas de turma, professores e funcionários. “A formação que recebemos de vocês nos conferiu, principalmente, segu-rança profissional”, elogiou a arquiteta.

Falando em nome dos ex-profes-sores do IAU, Azael Rangel Camargo, disse que o projeto da criação do curso de graduação fez parte de uma utopia que se realizou e hoje pode ser chamada de “IAUtopia”. O ex-diretor da EESC e ex-chefe do então Departa-mento de Arquitetura e Planejamento,

Eugênio Foresti, fez questão de ler uma postagem do diretor do IAU, feita no Facebook: “Todos os amigos, colegas, estudantes e ex-alunos, próximos e distantes, cada um, fez e faz parte dessa história. Cada um em seu momento e do seu jeito nos deu a convicção de que essa bandeira precisava ser levan-tada e a vontade de levá-la adiante. O Instituto de Arquitetura e Urbanismo é o resultado dos sonhos de mais de um milhar de pessoas em mais de quatro décadas”. Para Foresti, ter sido chefe do então Departamento de Arquitetura e Planejamento foi uma das tarefas mais gratificantes de sua trajetória na USP.

O vice-reitor Vahan Agopyan, ao avaliar o caráter do IAU, citou a impor-tância da diversidade, multidisciplina-ridade e heterogeneidade que torna a USP especial e distinta das demais universidades. Agopyan fez questão de lembrar que a pós-graduação do IAU foi a primeira a ser criada no país na área de Arquitetura em 1971.

Ao finalizar a Sessão Solene, o reitor Marco Antônio Zago rememorou a importância da inter-relação e coope-ração entre o IAU e a EESC. Ele disse também que “o sonho e a expectativa se realizou em relação ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo, o mesmo sonho quando da criação da própria Universidade de São Paulo”. Sobre a diversidade dos alunos egressos do curso de graduação do IAU, o reitor frisou que isso é muito importante porque “a nossa missão é formar lide-ranças para o desenvolvimento do estado de São Paulo e do Brasil”.

O reitor também se comprometeu a continuar apoiando o desenvolvi-mento do Instituto e já garantiu os recursos para a construção do novo edifício da biblioteca da Unidade.

INAUGURAÇÃO – Após o encerra-mento da sessão, todos os presentes se dirigiram para a inauguração do Centro de Produção Digital (CPDIg) do IAU-USP, que recebeu investimentos da ordem de R$ 700 mil reais (R$ 450 mil dos quais via Reitoria) para a reforma e readaptação estrutural física e elétrica, além de novos equipamentos de informática, gravação, áudio e vídeo. O CPDIg conta com estúdio, ilha de edição, sala de produção e reuniões/conferência, além de espaço para acesso dos alunos de graduação e pós-graduação do Instituto.

O novo espaço permitirá ao Instituto transmitir seus eventos e programa-ções ao vivo por IPTV (transmissão de TV por internet), assim como produzir material audio-visual tanto para seu acervo como para apoio às atividades didáticas de seus cursos presenciais.

Sessão Solene marcou os 30+5 do IAU-USP

Alexandre Milanetti

ImprensaIAU-USP São CarlosCel Fone: 55 (16) 99783-4305Skype: alexandremilanettiAcompanhe o IAU:Facebook: https://www.facebook.com/ iau.uspTwitter: @iau_uspWebsite: www.iau.usp.br

Instituto de Arquitetura e Urbanismo - USP São Carlos

www.aeasc.com.br Ano XVI - nº 7

Pág - 3

DIRETORIAAEASCBiênio 2015-2016

DIRETOR PRESIDENTE Eng. Agrônomo Giuliano Hildebrand Cardinali

PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE DE ENGENHARIA 1ª Vice Pres. de Engenharia: Eng. Civil Douglas Barreto

SEGUNDO VICE-PRESIDENTE DE ENGENHARIA Eng. Civil Agnaldo José Spaziani Junior

VICE-PRESIDENTE DE ARQUITETURA Arquiteta Helena Regina Frasnelli Fernandes

VICE-PRESIDENTE DE AGRONOMIA Eng. Agrônomo Alessandro Di Salvo

PRIMEIRO SECRETÁRIO Eng. Civil Dagoberto Dario Mori

SEGUNDO SECRETÁRIO Eng. Mecânico Diniz Amilcar Matias Fernandes

PRIMEIRO TESOUREIRO Eng. Eletricista Márcio Barcellos

SEGUNDO TESOUREIRO Eng. Civil Caio Gustavo Pereira Denari

Diretor Social

Titular: Eng. Agrônomo Marcus Seabra de CastroAdjunto:Eng. Civil João Carlos Greco

Diretor Cultural

Titular: Eng. Civil Caio Cesar Sacci Adjunto: Eng. Agrimensor Diego Martins

Diretor de Esportes

Titular: Eng. de Produção Fernando BlancoAdjunto: Eng. Civil Paulo Sérgio Luciano

Diretor de Patrimônio

Titular: Eng. Civil André Rodrigues MorettiAdjunto: Eng. Eletricista Edgar Arana

CONSELHO DELIBERATIVO

Conselheiros Titulares 1º Titular: Eng. Eletricista Carlos Roberto Perissini2º Titular: Eng. Civil Walter Barão França3º Titular: Eng. Civil José Carlos Paliari4º Titular: Eng. Civil Simar Vieira de Amorim5º Titular: Eng. Civil Rafael Sancinetti Momesso

Suplentes1º Suplente: Arquiteta Viviani Locilento Sanches2º Suplente :Eng. Civil José Bernardes Felex 3º Suplente:Eng. Civil João Henrique Salvino

Conselheiros do CREA-SPEng. Civil José Eduardo de Assis Pereira - AEASCEng. Civil Simar Vieira de Amorim - UFSCarEng. Civil Paulo César LimaSegantine - EESC/USPEng. Agrônoma Juliana Maria Manieri Varandas - UNICEP

Conselheiro do CAU-SPArq. Reginaldo Peronti

Inspetor Chefe do CREA-SP UGI São CarlosEng. Civil Caio Gustavo Pereira Denari

Presidente do CREA/SP tem agenda cheia em sua visita à São Carlos

Convidado pelo Presidente da AEASC AEASC (Associação dos Enge-nheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos) Giuliano Cardinali, para fazer uma palestra na Semana de Enge-nharia Aeronáutica Francisco Kurimori, presidente do CREA-SP, esteve em São Carlos durante todo o dia de ontem (18) e aproveitou para fazer visitas na UFSCar e ao prefeito Paulo Altomani.

A agenda do presidente começou com uma visita à UFSCar, onde a convite do Prof. Douglas Barreto passeou pelo campus, conheceu o observatório e o novo prédio do Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia (CPqMAE), construído mediante um convênio com a Petrobras.

Após esse tour, Kurimori, que é o primeiro presidente do CREA a visitar a Universidade, se reuniu com os repre-sentantes de departamentos das várias engenharias no auditório do CCET (Centro de Ciências Exatas e de Tecno-logia). O encontro contou também com a presença do Prof. Simar Amorim, que hoje é presidente da Câmara de Engenharia Civil do CREASP e que tem como suplente o Prof. Douglas Barreto, e com a participação da Profa.

Sheyla Serra vice diretora do CCET e de Giuliano Cardinali, presidente da AEASC. “Sinto-me honrado de estar nesta universidade hoje, porque sou o primeiro presidente do CREA a estar aqui, e porque estou na companhia de dois profissionais como o Simar e o Douglas, que são tão importantes dentro do CREA. Sem o aval do Simar, nada que diz respeito à engenharia civil é liberado pelo CREA”.

1. Reunião no gabinete do Prefeito Paulo Altomani

2. Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia (CPqMAE)

3. Da esquerda para a direita: Silvio Coelho, Simar Vieira de Amorim, Francisco Kurimori, Giuliano Cardinali, Rafael Augusto Thomaz de Moraes e Douglas Barreto

4. Pres. do CREA com Pres. da AEASC

5. Cardinalli e Kurimori com representantes da comissão organizadora de estudantes e professores da SEA

6. Reunião com os representanes dos Dptos. da UFSCar

7. Representantes da AEASC e do CREA na reunião com o Prefeito

8. Kurimori em palestra na XII SEA7

6

8

4

5

3

2

1

Agora você pode assistir às palestras

AO VIVO PELA INTERNET!

goo.gl/O1f2Gc www.facebook.com/AEASC

Em parceria com a INKA Estúdio Audiovisual, a AEASC agora disponibiliza todo o conteúdo das palestras via internet. Para ficar por dentro das novidades curta a nossa página no Facebook, e assine nosso Canal do Youtube!

APO

IO:

estúdios

(16)

32

01

5551

Pág - 4

São Carlos, 08/2015

OS ORGANIZADORES COMEMORAM CRESCIMENTO DE PÚBLICO EXTERNO, DE PARTICIPAÇÃO DE PALESTRANTES E DE ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES.

Foram 6 dias, dezenas de palestras, mini cursos, visitas técnicas à fábricas, aeroportos e museus, além de ativi-dades culturais e sociais.

A XII Semana de Engenharia Aero-náutica, organizada pelos estudantes de graduação de Engenharia Aero-náutica da USP São Carlos, recebeu mais de 450 participantes fazendo de São Carlos polo mesmo do setor para estudantes, fabricantes e empresários do setor.

Coordenada pelo Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos – EESC – USP/São Carlos, a SEA atraia altos executivos de empresas como Airbus, EMBRAER, BOING e Ministério da Aeronáutica. “Esse período é muito importante para a discussão dos principais temas para o curso, para a aeronáutica e para a aviação brasileira. Nós trazemos aqui representantes das principais empresas criando uma oportunidade ímpar para os universitários terem contato com esses profissionais.”, disse o coorde-nador do evento, prof. Fernando Cata-lano.

Nas instalações do campus São Carlos da USP, universitários de 10 diferentes instituições de ensino de 5 estados brasileiros. “O número de parti-cipantes de fora de São Carlos triplicou

em relação à edição passada, chegando as 120 pessoas. Isso é resultado do trabalho das comissões organizadoras das edições anteriores que criaram a tradição da SEA e também do trabalho forte de divulgação que fizemos esse ano. Recebemos caravanas de 20, 30 pessoas do Moto Grosso e Minas Gerais, por exemplo.”, comemorou Julia Canhadas Ribeiro, presidente da comissão organizadora do evento.

Entre as visitas técnicas progra-madas, as mais procuradas foram para as unidades EMBRAER de São José dos Campos e Gavião Peixoto.

Cultural

Na quinta-feira (20), os estudantes puderam participar de uma atividade que começou antes mesmo da SEA – Semana de Engenharia Aeronáutica: o Desafio Aeronáutico. Equipes com no máximo três integrantes, universitários e estudantes do ensino médio tiveram que planejar e construir uma aeronave, com seu próprio kit de ferramentas e materiais fornecidos pela organização e fazer voar o maior tempo possível e o mais distantes.

Próximo Evento:

Em novembro, o Departamento de Engenharia Aeronáutica da USP São Carlos vai realizar um workshop da SAAB, empresa sueca responsável pela fabricação e venda de caças FX3, com quem o governo brasileiro assinou contrato para a aquisição de 36 aero-naves, com liberação de conheci-mento tecnológico para tornar-se fabricante do produto, num programa de 12 bilhões de dólares. Virão cerca de

XII Semana de Engenharia Aeronáutica bate recordes

2 3

1

Ligue (16) 3368-1020 Confi ra nossos valores e agende uma visita sem compromisso!

A aparência ao mesmo tempo Rústica e Sofi sticada do Salão da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos é o diferencial que fará da sua festa um evento inesquecível!

PREÇOS ESPECIAIS PARA SÓCIOS AEASC!

A E A S C

150 profissionais, sendo 40 de outros países para apresentarem seus projetos e negócios, que vão conhecer São Carlos, as universidades, os centros de pesquisa, parque tecnológico local e regional. “São José dos Campos foi sede de dois workshops desse tipo e agora São Carlos foi escolhida, mostrando que nossa cidade tem grande impor-

tância no cenário tecnológico brasi-leiro.”, ressaltou o prof. Fernando Cata-lano, responsável pelo evento.

1. Desafio aeronáutico

2. Público recorde na 12ª edição.

3. Comissão organizadora

www.aeasc.com.br Ano XVI - nº 7

Pág - 5

ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS, ARQUITETOS E AGRÔNOMOS DE SÃO CARLOS ENTREGOU DOCUMENTO QUE PROPÕE CRESCIMENTO HOMOGÊNEO RESPEITANDO A LEGISLAÇÃO JÁ EXISTENTE

Nesta sexta-feira (21), o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos – AEASC, Giuliano Cardinali, acompa-nhado pelo Eng. Civil André Fioren-tino, entregou para o presidente da Câmara Municipal, o vereador Lucão

Fernandes e o presidente da Comissão de Urbanização, Transportes e Habi-tação, vereador Equimarcílias Freire, o documento “Análise da Forma de Crescimento da Área Urbanizável de São Carlos”, uma proposta para a atua-lização do Plano Diretor Estratégico.

“Eu considero que a contribuição da AEASC é primordial, porque a cidade precisa ser repensada. Este documento será encaminhado para cada vereador da Casa para que possamos juntos fazer uma avaliação do plano. Destaco também que para nós da Comissão de Urbanização é fundamental saber o que está pensando a sociedade sobre este importante tema para a nossa

cidade”, disse Freire.

Na segunda-feira (18), o documento foi apresentado para o prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, em reunião fechada e na terça-feira (19) a proposta foi entregue formalmente para a secretária Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Lauanna Campagnoli. “É uma demonstração de que o processo está participativo e transparente. Além das propostas apre-sentadas hoje temos diversas outras que serão analisadas e discutidas no âmbito do Núcleo Gestor Compar-tilhado responsável pela Revisão do Plano Diretor, a partir da próxima semana”, garantiu a secretária.

1. Palestras e mesas redondas realizadas na AEASC.

2. Presidente na entrega do projeto da AEASC para Secretária de Habitação Lauanna Campagnoli2

Democratização do crescimento é a proposta para o Plano Diretor Estratégico

A organização da 9ª Semana de Engenharia, Arquitetura e Agro-nomia – SEASC já está adiantada. O evento, que faz parte do calendário oficial da cidade, vai acontecer de 06 a 10 de outubro e, após muitas discus-sões entre membros da diretoria da AEASC e associados, o tema central desta edição será “Planejamento, Conflitos e Burocracia: Novos Desa-fios”.

Entre os palestrantes já confir-mados estão Altamir Fonseca, Conse-lheiro Municipal e Presidente do Conselho de Patrimônio Histórico de Mogi das Cruzes – Comphap; Presi-dente do Núcleo Mogi das Cruzes e 3º Vice-Presidente do Departamento São Paulo do IAB (2010-1011), Dr. Augusto Fauvel de Moraes, advogado

especialista em direito tributário pela Unisul, pós-graduado em direito penal econômico pela Universidade de Coimbra e Antônio Clóvis Pinto Ferraz (COCA Ferraz) Doutor em Engenharia de Transportes pela USP (1985), ex-se-cretário de Trânsito e Transportes de São Carlos e atual secretário de Trân-sito de Araraquara.

Já estão programadas também apresentações técnicas e exposições do setor da construção civil.

Segundo o eng. Carlos Alberto Martins, organizador da SEASC, a Semana é um fórum de discussão de temas de interesse do setor e, claro da sociedade também.

Em breve, mais novidades através do seu e-mail de associado, na fanpage da AEASC e também na imprensa local.

9ª SEASC já tem data e palestrantes agendados

Carlos Alberto Martins, idealizador da SEASC fala sobre a edição deste ano.

Crescimento Perimetral

O documento apresenta um modelo de aplicação do índice de outorga onerosa que adequa valores, formatos e tabelas para um crescimento uniforme da cidade e que acompanhe o atual traçado da área urbana.

“Dessa maneira todas as regiões de São Carlos poderão se expandir de maneira organizada, respeitando a legislação existente e principal-mente, evitando ocupações irregu-lares, comuns quando não se respeita a vocação da cidade e não se cresce planejadamente.”, explicou o presidente da AEASC.

Essas mudanças vão reduzir os custos de implantação de infraestrutura básica como rede de água, esgoto, energia elétrica, facilitando a construção de habitações sociais mais próximas dos serviços públicos, no primeiro anel de crescimento perimetral, que na proposta da Associação tem até 1,5km a partir da “borda” da área urbana; o 2 anel tem até 3km do perímetro urbano e o último até 4,5km. Assim, os custos dos terrenos, de implantação

loteamentos e, como consequência o valor de mercado dos lotes, tende a cair beneficiando donos de terras que não serão impedidos de lotear e empresários do setor imobiliário. Mas é especialmente benéfico para o poder público e para o atendimento do déficit habitacional mais popular.

“Um dos grandes trabalhos que a Associação promoveu foi buscar infor-mações recentes, estudos recentes para caracterizar bem as condições geoló-gicas de regiões estratégicas como a do Cidade Aracy, onde antes se acredi-tava ser uma área de recarga do Aquí-fero Guarani. Sabe-se agora que não é.”, disse o Eng. Civil André Fiorentino, membro do Núcleo Gestor Compar-tilhado e também da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos para a Câmara Municipal. Ele contou ainda que, sobre essa infor-mação especificamente não foi feita nenhuma contestação desde que a proposta foi apresentada publicamente.

Outra explicação dada pela diretoria da AEASC é que a “Análise da Forma de Crescimento da Área Urbanizável de São Carlos” pretende ainda poten-cializar o uso dos atuais vetores viários e equipamentos públicos existentes, respeitando a vocação natural do terri-tório municipal e induzir o crescimento da cidade na principal bacia (Córrego do Monjolinho) já ocupada.

“Acreditamos ser essa a forma mais racional de crescimento da cidade de São Carlos já que ela está embasada em fundamentos técnicos discutidos exaustivamente na AEASC. Agora nós aguardamos, esperamos que os demais envolvidos nessa discussão deem sua opinião sobre a proposta”, disse Cardi-nali.

O próximo passo é a apreciação do Núcleo Gestor Compartilhado, formado por representantes da sociedade civil e Prefeitura e análise da Câmara Muni-cipal de São Carlos.

Todas as palestras realizadas na AEASC e também os debates sobre o Plano Diretor Estratégico estão dispo-níveis no canal da Associação no Youtube.

1

“A AEASC tinha obrigação de se

manifestar”

Pág - 6

São Carlos, 08/2015

1 - Em qual guerra Napoleão morreu?

R: Na última que ele lutou.

2 - Onde foi assinado o Tratado de Tordesilhas?

R: No final da folha.

3 - Em qual estado corre o Rio São Francisco?

R: No estado líquido.

4 - Qual a principal razão do divórcio?

R: O casamento.

5 - Qual o principal motivo dos erros?

R: As provas.

6 - O que nunca se come no café da manhã?

R: O almoço e o jantar.

7 - Com o que parece a metade de uma maçã?

R: Com a outra metade.

8 - Se você jogar uma pedra vermelha num lago azul, como ela fica?

R: Molhada.

Um fazendeiro foi ao encontro de seu gerente de banco pedir um empréstimo para comprar animais. O gerente fez um acordo com o ele. Ele disse que emprestaria R$ 100,00 e que o fazendeiro não precisaria devolver o dinheiro ao banco caso conseguisse comprar exatamente 100 cabeças (animais) com os R$ 100,00.

A única regra do acordo era que o fazendeiro comprasse pelo menos um animal de cada um desses tipos: bois, porcos e ovelhas. Cada boi custa R$ 10,00. Cada porco custa R$ 3,00 e as ovelhas custam, cada uma, R$ 0,50.

Quantos animais de cada tipo o fazendeiro comprou?

TIRANDO ZERO MESMO RESPONDENTO TUDO CORRETAMENTE

QUEBRA CABEÇA

A cauda e a cabeça medem 3 metros cada. O restante do corpo (parte entre a cabeça e a cauda) mede 9 metros.

Quebra Cabeça - resposta: Julho

R

1 5

9 6 4 1 8

3 6

6 4 5 9

7 6

8 1 3 4

8

2 5 8 7

Sud

oku

Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos e-mail: [email protected]

Telefones:(16) 3368-1020 (NET)

Endereço: Rua Sorbone, nº 400 – Centreville São Carlos – SP – CEP:13560-760, São Carlos-SP

PARABÉNS AOS ASSOCIADOS

428579163

716328459

935641278

382917546

164835792

579264831

897153624

643782915

251496387

01/09Aaron Fernandes

Francisco Jose Monaco

03/09

Marcelo Siabe

Luciana Lemos Bernasconi

Fernando Cesar Bertoloni

04/09

Edson Daniel

Helena Regina Frasnelli

Jose E. Matsumura Tundisi

Carlos Magno de O. Valente

05/09

Luis Gustavo C. Machado

Neide Aparecida Mariano

Sergio Bezerra M. Rodrigues

06/09 Luciano Rodrigues

07/09 Carlos Alberto de Oliveira

08/09Joao Sergio Cordeiro

Maria de Fátima Almeida

10/09 Rita de Cassia Arruda Falardo

12/09 Marcus Seabra de Castro

13/09 Carlos Goldenberg

15/09Dorival Mello Junior

Marly Zied Vieira

16/09Wong Kwan Yin

Jose Carlos Assis Dornellas

17/09Cátia Araújo Farias

Aloisio Vitali

18/09Ademir Paceli Barbassa

João Paulo Tureso

19/09 Eddie Mancini

20/09Gerson Caetano Venusso

Daniel Gatti Robles

21/09

Paulo Roberto Antunes

Isabel Cristina Buttignon

Roberto Moscatelli Censoni

Rodrigo de Mello Porto

23/09

Ari Gomes

Fernando Talarico Saia

Henrique Partel

24/09 Luciano Miguel Del Nero

25/09 Fernando Cesar A. Santos

26/09 Mario Alberto Paino Paes

27/09Antonio Benedito C.Magri

Giuliano A. Romanholo

28/09 João Henrique Souza Salvino

30/09 Gerson Azzi Cesar

Curso do software EBERICK será ministrado São CarlosASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS, ARQUITETOS E AGRÔNOMOS TRARÁ ESPECIALISTA NO SOFTWARE VISANDO O REAQUECIMENTO DO MERCADO

Em setembro, a Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos- AEASC será sede do curso “Projeto de Estruturas de Concreto Armado auxi-liado por computador”. O objetivo é atender a demanda dos associados que querem aproveitar o momento de expectativa do mercado imobi-liário para se atualizar. “Considerando o momento, essa é a hora dos profis-sionais se adequarem. O curso abre oportunidades para os associados que participarem se posicionarem melhor na área, para terem uma resposta financeira futura preparando-se para atuarem em projetos de estruturas.”, declarou o vice-presidente da AEASC, Douglas Barreto.

O palestrante é o engenheiro Marcos Silveira, palestrante do Autodesk University Brasil 2014 e que já ministro um sobre o software EBERICK no Paraná. Aqui ele aplicará uma versão

compacta com 52 horas/aulas distri-buídas em três finais de semana com orientações que vão da concepção estrutural, pré-dimensionamento de edifícios até diretrizes de orçamento de projeto.

“Escolhemos o EBERCK por se tratar de um software que conjuga uma maior disseminação de conhecimento e com melhor custo benefício para o associado.”, disse Barreto.

Capacitação

Esse é o segundo curso de caráter técnico que a Associação de Enge-nheiros, Arquitetos e Agrônomos oferece aos associados e demais profis-sionais da região este ano, como resul-tado de uma enquete realizada recen-temente. “Nós pretendemos oferecer mais cursos nas áreas técnicas bem específicas para atender a esse anseio dos associados garantindo que eles tenham melhor acesso a atualização e as novas ferramentas de trabalho da área”, concluiu Douglas Barreto.

As inscrições para o curso “Projeto de Estruturas de Concreto Armado auxiliado por computador” vão até o

próximo dia 4 e devem ser feitas na secretaria da AEASC, na Rua Sorbonne, 400 – São Carlos/SP.

O vice-presidente da AEASC, Douglas Barreto explica que o curso é uma

demanda dos associados.

Crédito: Atento Comunicação

www.facebook.com/AEASC

www.aeasc.com.br Ano XVI - nº 7

Pág - 7

CAU notifica prefeituras sobre atribuições privativas de arquitetos e urbanistas

ESPAÇO CAU

Fonte: http://www.causp.gov.br/?p=17215

A ART (Anotação de Responsabili-dade Técnica) é um instrumento legal, necessário à fiscalização das atividades técnico-profissionais, nos diversos empreendimentos sociais. Através do qual o profissional registra as ativi-dades técnicas solicitadas através de contratos (escritos ou verbais) para o qual o mesmo foi contratado.

Para o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agro-nomia), conforme a Resolução nº 425/1998 no seu Artigo 1º, “Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços referentes à Enge-nharia, Arquitetura e Agronomia fica sujeito a ART, no Conselho Regional em cuja jurisdição for exercida a respectiva atividade”.

A ART também foi instituída pela Lei Federal nº 6496/1977, a ART caracteriza legalmente os direitos e obrigações entre profissionais e usuá-rios de seus serviços técnicos, além de determinar a responsabilidade profissional por eventuais defeitos ou erros técnicos, ou seja, o profissional

responde judicialmente por qualquer falha ou defeito.

Garantindo os direitos autorais, comprova a existência de um contrato, até mesmo nos casos em que tenha sido realizado de forma verbal e garante o direito à remuneração na medida em que se torna um compro-vante da prestação de um serviço.

Definindo os limites da responsabi-lidade, ou seja, o profissional responde apenas pelas atividades técnicas que executou.

E também garantindo o ACERVO TÉCNICO do profissional, que o registro dos seus serviços no CREA, servindo como documento compro-batório, para efeito de aposentadoria especial e participação em licitações.

Somente é considerada válida a ART quando estiver cadastrada no CREA, quitada, possuir as assinaturas originais do profissional e contratante, além de estar livre de qualquer irre-gularidade referente as atribuições do profissional que a anotou.

O Crea-SP está apoiando publi-camente a campanha “10 medidas contra a corrupção”, levada a efeito pelo Ministério Público Federal – MPF para mobilizar diferentes camadas da sociedade e sensibilizar o Poder Legislativo.

Para que essas importantes medidas sejam aprovadas pela classe política, é fundamental o empenho de cada cidadão na coleta de assinaturas e cartas de apoio para a campanha. A meta final do MPF é ambiciosa: chegar a 1,5 milhão de assinaturas, cumprindo um terço desse total até

2 de setembro. Para trabalharmos em prol das nossas categorias pela valo-rização profissional e em benefício da sociedade, devemos nos unir em uma grande força-tarefa, cada um com ênfase e esforço concentrado em suas respectivas regiões, para ajudarmos o MPF a atingir sua meta. Estão disponíveis abaixo o formulário para coleta de assinaturas e o resumo das propostas. Este é o nosso desafio conjunto: reunirmos o maior número possível de assinaturas, contando com o apoio de nossos pares, da sociedade organizada e da adminis-tração pública.

Prefeituras e órgãos públicos estão sendo informados sobre a vigência da Resolução CAU/BR Nº 51, que define as atividades que só podem ser realizadas por arquitetos e urbanistas – entre elas, o projeto arquitetônico.

Nota explicativa do CAU/BR e dos CAU/UF alerta para a necessidade de se observar aspectos legais e regula-mentares relacionados à formação, competências, habilidades e atribui-ções profissionais de arquitetos e urbanistas e de engenheiros civis para a submissão de projetos e trabalhos técnicos ao exame da administração pública, de forma a salvaguardar a segurança, o conforto e o direito da sociedade brasileira.

Somente o CAU/SP notificou 400

prefeituras do Estado por escrito, sendo que pelo menos dez foram visitadas por uma equipe da Diretoria Técnica.

A definição sobre as atribuições privativas de arquitetos e urbanistas deu-se a partir das diretrizes curri-culares nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.

Arquitetura e Urbanismo é o único curso que trata das diversas caracterís-ticas do projeto arquitetônico de forma abrangente, ao contrário da formação de engenheiros.

Comparando-se os currículos dos cursos em uma mesma universidade federal, verifica-se que, enquanto os alunos de Arquitetura e Urbanismo trabalham com o projeto arquitetônico

em todos os 10 períodos de graduação, os estudantes de Engenharia Civil têm apenas em um período quando estudam “Representação Gráfica para engenheiro civil”.

As diferenças também se destacam na Resolução CONFEA Nº 1.010, que define os campos de atuação de cada profissão.

A concepção e execução de projetos de Arquitetura estão claramente expressas nas atribuições de arquitetos e urbanistas, e não constam do campo de atuação dos engenheiros civis. São incorretas, portanto, as informações que vêm sendo divulgadas por alguns dos Conselhos Regionais de Enge-nharia e Agronomia (CREA) de que os engenheiros civis teriam competência

para a elaboração do projeto arquite-tônico e de outras atividades próprias de arquitetos e urbanistas.

Os arquitetos e urbanistas entendem que tanto a Arquitetura e o Urbanismo como a Engenharia Civil são indispen-sáveis e fundamentais na construção de uma cidade segura, inclusiva, socialmente justa e ambientalmente sustentável. Todavia, as competências e habilidades são distintas e precisam ser consideradas na contratação de obras e serviços públicos, no exame de projetos e em atos submetidos ao controle e fiscalização da adminis-tração pública.

Certidão de Acervo Técnico

Campanha do Ministério Público Federal apresenta 10 medidas contra a corrupção

ESPAÇO CREA

Fonte: https://edersonantonini.wordpress.com/2011/10/31/o-que-e-art-e-qual-a-sua-importancia/

Os engenheiros, agrônomos e demais profissionais vinculados ao Sistema Confea/CREA, associados ou não à AEASC, que preenchem a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) podem contribuir com nossa entidade de classe, ao preencher com o número 50 no formulário, onde o responsável pela ART tem o direito de destinar 10% do valor à entidade de classe de sua preferência.

Ao preencher o campo 31 com o número 50, o profissional estará automaticamente fazendo sua contribuição à Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos,

ajudando assim, a manter nosso trabalho de defesa e aperfeiçoamento profissional, na manutenção de nossas instalações e na viabilização de todas as atividades feitas por aqui, geralmente gratuitas e abertas ao público, ou com descontos para associados.

Por isso, é importante que os profissionais preencham esse campo com o número da AEASC, 50.

Profissionais podem destinar recursos à AEASC através da ART.

Veja como contribuir:

1. Imprima a Ficha de Assinatura que pode ser obtida no site do CREA-SP, neste link: http://www.creasp.org.br/uploads/fotonoticia/2015/08/be015-foto--Ficha_de_Assinatura.pdf

2. Recolha o maior número de assina-turas possível Pela legislação, as assinaturas para os Projetos de Lei de iniciativa popular devem ser encaminhadas fisicamente, não por meio digital. O único cuidado é fornecer todos os dados necessários. Para consultar o número do seu título de eleitor, você pode entrar no site:

http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome

3. Entregue as folhas assinadas no Crea-SP

Após impressão e preenchimento, o formulário deve ser entregue na Unidade do Crea-SP mais próxima da sua localidade: em São Carlos o CREA-SP fica no mesmo prédio da AEASC, à R. Sorbone, 400 (em frente ao portão principal do Fórum Cível) - ou envie pelo Correio para:

CREA-SP

Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059 - 10º andar CEP 01452-920 - São Paulo - SP

Pág - 8

São Carlos, 08/2015

Caixa de Assistência oferece inúmeros benefícios aos associados

A Mútua é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), pela resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496 de 7 de dezembro de 1977.

O principal objetivo da Mútua é oferecer a seus associados planos de benefícios sociais, previdenciários e assistenciais, atuando como enti-dade assistencial do Sistema Confea/Crea e Mútua, oferecendo benefícios diferenciados que propiciem melhor qualidade de vida aos mutualistas.

E com isso quer se tornar referência na prestação de benefícios, buscando o crescimento expressivo de asso-ciados.

O que a Mútua oferece

São vários os benefícios que os associados podem desfrutar:

Ajuda Mútua

Conceder, sob a forma de emprés-timo, auxílio financeiro mensal ao associado, quando este encontrar-se desempregado temporariamente, se for profissional liberal com falta even-tual de trabalho ou ainda em casos de invalidez temporária.

Garante Saúde

Auxílio financeiro reembolsável ao associado e/ou dependentes que necessitam de assistência médica, hospitalar, odontológica e/ou aqui-sição de medicamentos.

Construa Já

Auxílio financeiro reembolsável ao associado e/ou dependentes que necessitam de recursos finan-ceiros para construção, reforma e/ou ampliação de residência ou escritório, pagamento de mão de obra, aquisição de equipamentos, móveis e materiais.

Férias mais

Auxílio financeiro reembolsável ao associado e/ou dependentes que necessitam custear despesas prove-nientes de férias.

Família Maior

Auxílio financeiro reembolsável ao associado e/ou dependentes que necessitam de recursos para custeio de despesas provenientes de gestação, adoção, matrimônio e núpcias.

Educação

Auxílio financeiro reembolsável ao associado e/ou dependentes que necessitam de recursos para a reali-zação de cursos técnicos, aperfeiço-amento, graduação, especialização, extensão, mestrado, doutorado, ofere-cidos por instituições de ensino legal-mente habilitadas para tal, visando promover uma melhor capacitação

do associado.

Agropecuário

Auxílio financeiro reembolsável ao associado e/ou dependentes que necessitam de recursos financeiros para a aquisição de animais, materiais, insumos, equipamentos, máquinas, implementos e para a execução de serviços, desde que ligados à ativi-dade agropecuária.

Empreendedorismo

Auxílio financeiro reembolsável ao associado e/ou dependentes que necessitam de linhas de finan-ciamento para utilização em inves-timentos fixos e capital de giro no intuito de colaborar com sua atividade microempreendedora.

Veículos

Auxílio financeiro reembolsável ao associado e/ou dependentes que pretendam adquirir veículos a serem utilizados para deslocamentos pessoais e/ou profissionais.

Auxílio Pecúlio

Visando garantir a permanência da concessão do Auxílio Pecúlio aos profissionais associados, a Mútua assinou Termo de Comprometimento com a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), para adequação à legislação vigente.

Apoio Flex

Auxílio financeiro reembolsável aos associados e/ou dependentes que

necessitam de recursos financeiros para custeio de despesas de interesse pessoal ou profissional, não previstas nas demais modalidades de benefí-cios oferecidas.

EquipaBem

Auxílio financeiro reembolsável aos associados e/ou dependentes que necessitam adquirir equipamentos, aparelhos eletrônicos, móveis, hardwares e softwares para o desen-volvimento de suas atividades profis-sionais.

Como se associar à Mútua

Para se associar, você tem que estar em dia com a anuidade do CREA. A partir disso, é só entrar no site na mútua, www.mutua.com.br, fazer o cadastro de sócio contribuinte e pagar a anuidade. Assim você terá as portas abertas para os benefícios da Mútua!

AEASC em parceria com a Mútua

*