xii “o ano termina e nasce outra vez” venda proibida ... · a quarta pedra é o santo rosário....

8
Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco! Venda Proibida - Distribuição Gratuita Ano xii • Nº 118 • janeiro/2012 Jornal Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração Na versão da canção que a cantora Simone gravou para o clássico de John Lennon, “War is Over” (happy xmas), é mencionada esta frase que todos nós aca- bamos colocando em mente, sempre quando 31 de dezembro acaba. Pois é! Pensando nesta frase, acabei me atrevendo a trocar uma palavrinha na mesma: "dia" no lugar de "ano". Ficando esta frase modificada para "O dia termina e nasce outra vez", nós da Pastoral da Comunicação que- remos desejar a você, que lê o Jornal Santuário, que em todos os dias de 2012 você celebre “réveillons”, abrace seus amigos, beije seus pais, demonstre carinho a sua esposa e filhos... Afinal, CADA DIA É IMPORTANTE NA SUA VIDA! Nosso pároco e reitor, Pe. Air José MSC, continua co- laborando com suas belas palavras no nosso jornal, só que será de uma maneira diferente que, ele acredita muito, você vai gostar! Seja bem vindo e bem vinda às boas notícias do seu Jornal Santuário! Ewerton Costa, é radialista e membro das pastorais do Pré Crisma e da Comunicação “O ano termina e nasce outra vez” Este ano a Campanha da Fraternidade, que tradicionalmente a vivenciamos no período da quaresma, convoca-nos a refletir sobre a saúde pública. Toninho Corda nos introduz nesta reflexão... pág. 02 O ano de 2011 terminou com muitas atividades em nossa comunidade. Confira algumas deles em nosso Espaço Pastoral... pág. 04

Upload: doque

Post on 09-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Todas as segundas-feiras, às 19h, rezamos e cantamos os salmos da Liturgia das Horas - vésperas. Venha rezar e cantar conosco!

Ven

da

Pro

ibid

a -

Dis

trib

uiç

ão G

ratu

ita

Ano xii • Nº 118 • janeiro/2012

Jornal

Santuáriode Nossa Senhora do Sagrado Coração

Na versão da canção que a cantora Simone gravou para o clássico de John Lennon, “War is Over” (happy xmas), é mencionada esta frase que todos nós aca-bamos colocando em mente, sempre quando 31 de dezembro acaba.Pois é! Pensando nesta frase, acabei me atrevendo a trocar uma palavrinha na mesma: "dia" no lugar de "ano".Ficando esta frase modificada para "O dia termina e nasce outra vez", nós da Pastoral da Comunicação que-remos desejar a você, que lê o Jornal Santuário, que em todos os dias de 2012 você celebre “réveillons”, abrace seus amigos, beije seus pais, demonstre carinho a sua esposa e filhos... Afinal, CADA DIA É IMPORTANTE NA SUA VIDA!Nosso pároco e reitor, Pe. Air José MSC, continua co-laborando com suas belas palavras no nosso jornal, só que será de uma maneira diferente que, ele acredita muito, você vai gostar!Seja bem vindo e bem vinda às boas notícias do seu Jornal Santuário!

Ewerton Costa, é radialista e membro das pastorais do Pré Crisma e da Comunicação

“O ano termina e nasce outra vez” Este ano a Campanha

da Fraternidade, que tradicionalmente a vivenciamos no período da quaresma, convoca-nos a refletir sobre a saúde pública. Toninho Corda nos introduz nesta reflexão... pág. 02

O ano de 2011 terminou com muitas atividades em nossa comunidade. Confira algumas deles em nosso Espaço Pastoral... pág. 04

2 • Santuário • janeiro/2012

Para que foi criada e continua sendo levada adiante a Campanha da Fraternidade? Com certeza, ela está ligada à prática e à promoção da vivência da solidariedade nas co-munidades cristãs, para que, através do amor, não haja necessitados entre seus membros (At 2,34). Deseja-se que a solidariedade cristã promova comunidades humanas solidárias, a fim de se chegar a uma sociedade que tenha a solidariedade como um de seus fundamentos ou uma das fontes de sua espiritualidade.

A cada ano, a CF (Campanha da Fraternidade) convida a examinar como anda a prática da solidariedade fraterna em alguma dimensão da vida. No ano passado, questionava sobre a vida no planeta e, neste ano, o tema é saúde pública. Por isso toda a Igreja no Brasil, e, particularmente a Pastoral da Saúde e as demais pastorais sociais estarão empenhadas na animação da CF2012, com o tema “Fraternidade e saúde Pública” e com o lema “Que a saúde se difunda sobre a Terra”. De-seja assim, sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde

Campanha da Fraternidade – 2012Fraternidade e Saúde Pública

Fé e Compromisso Social

pública condizente com suas necessi-dades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas.

Assim ao recebermos a imposição das cinzas, no início da Quaresma,

somos convidados a viver o evangelho, viver a boa Nova.

Crer no Evangelho é crer em Jesus Cristo que, na doação amorosa da cruz, deu-nos vida nova e concedeu-nos a graça de sermos filhos do Pai.

Assim atingidos por Ele e transfor-mados n’Ele, percebemos que todas as realidade devem ser transformadas, para que todas as pessoas possam ter a vida plena do Reino.

Por isso a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove a CF, desde 1964, como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da Quaresma.

A Igreja, nessa Quaresma, à luz da Palavra de Deus, deseja iluminar a dura realidade da saúde pública e levar os discípulos missionários a serem consolo na doença, na dor, no sofrimento, na morte. Levá-los, ao mesmo tempo, a exigir que os pobres tenham um atendimento digno em relação à saúde. Que ela se difunda sobre a terra, pois a salvação já nos foi alcançada pelo Crucificado.

Continua.Texto baseado no texto base da CF2012.

Toninho Corda, Agente de [email protected].

Dia Sagrado

A mensagem dada pela Virgem Santíssima, certo dia em Medjiugo-rie, aplica-se a este ano que nos espera: “filhos queridos, vos convido a conversão individual. Este tempo é para vocês, porque o meu Filho dileto, sem a vossa cooperação, não pode realizar o que deseja. Filhos queridos orem a fim de que possam crescer espiritualmente e ficarem mais próximos de Deus”.

Um rumo para a caminhada espiri-tual que vai de encontro ao Pai. Este é seu pedido. No entanto, já sabendo das tribulações que cada filho seu iria passar a Mãe completa: “entrego para vocês as 5 pedrinhas, que represen-tam as armas contra o vosso gigante Golias com as quais poderão vencer qualquer batalha”.

Mas o que significa cada pedrinha? A primeira pedra é a Eucaristia. A pre-sença real de Jesus. O sacramento da salvação. A experiência de comunhão, se possível, deve ser diária. Grada-tivamente, estando com o coração aberto, Deus vai agindo com maior

facilidade onde deve agir.A segunda pedra é a confissão

- a qual deve ser feita com real arrependimento. É o sacramento da reconciliação onde a paz é restituída e promovida a cura interior. É capaz de enfraquecer vícios e trazer maior vigor para os próximos passos.

A terceira pedra é a Bíblia. Palavra de vida (compreenda a força da pa-lavra “vida”!). O alimento espiritual. Ali se encontram as “placas” para o caminho da santidade. Quantos problemas desnecessários seriam evi-tados e soluções seriam encontradas se fossem compreendidas as palavras do Senhor?

A quarta pedra é o Santo Rosário. É percorrer a vida de Jesus por meio dos mistérios gozosos, luminosos, do-lorosos e gloriosos. Aqui a persistên-cia e disciplina são os segredos. Nos primeiros dias, reze uma Ave-Maria. Depois, uma dezena. Tão logo, o feito de rezar o terço será alcançado. Es-perançosamente, o Rosário será uma oração habitual. Particularmente,

chamo-a de pedra da alegria. Nem preciso responder o porquê.

A quinta pedra, por fim, é o jejum. É uma penitência que nos fortifica e purifica, podendo ser feitas de diversas formas. O importante é verificar qual a melhor forma de fazê-lo dada as circunstâncias de vida de cada um.

Há de se lembrar que podem ser usadas e acrescentadas outras pedri-nhas como a adoração ao Santíssimo Sacramento, o terço da misericórdia, entre outras.

Diante do exposto, ficam as per-guntas: você realiza alguma dessas práticas? Seu empenho era satisfatório e condizente com a sua disponibili-dade? Qual(is) delas você precisa se empenhar mais?

O importante é seguir em frente na caminhada espiritual, dar uma nova direção a ela junto com o novo ano que se apresenta!

Nossa Senhora, rogai por nós!Thiago Thomaz Puccini, Jovens Sarados SP

http://www.diasagrado.blogspot.com/

Proposta para a vida de oração

Santuário • janeiro/2012 • 3Notícias da Igreja

A missão Thalita Kum ocorre desde 2007 e nesse ano beneficiou cerca

A Pastoral do Menor lançou, no ano de 2011, a campanha “Dê Oportunida-de”. A empreitada tem o objetivo de despertar nas pessoas a necessidade de darem oportunidades e uma chance de mudança ao adolescente autor de ato infracional.

Com o lema “Medidas socioeducati-vas responsabilizam, mudam vidas”, a campanha já alcançou, no mês de sua criação, a primeira conquista, a apro-vação no Plenário do Senado do proje-to que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo(SINASE). O projeto estabelece uma série de medidas socioeducativas destinadas

Pastoral do Menor lança campanha de socialização

a jovens infratoresà ressocialização de adoles-centes em conflito com a lei.

A campanha ainda conta com a cartilha “Pra pagar de Boa”, que conta com instru-ções e explicações do porquê as pessoas devem dar atenção ao menor que já foi infrator. “Uma medida socioeducativa tem um viés de corte, de dizer não à prática de ato infracional, mas também tem uma vertente de oferta – oferta da palavra, do laço social, de novas relações, de trocas de experiên-cias, de educação, de novos fazeres, de novas práticas”, afirma uma das

componentes do projeto e membro do Conselho Técnico do ICA/PROEX, Maria José Gontijo Salum. Todo o material do projeto pode ser encontrado no site da Pastoral do Menor.

Aline Rodrigues Imercio Fonte: pastoraldomenor.com

Papa autoriza processo de canonização da primeira santa indígena norte-americana

Cerca de 510 jovens saíram pelas ruas de São Paulo, no mês de dezembro de 2011, invadindo praças, presídios, residências, casas comerciais e ônibus com um único objetivo: o de evan-gelizar pessoas. O evento, organizado pela Comunida-de Aliança de Misericórdia e nominado de Missão Thalita Kum, expressão de origem hebraica que significa "jo-vem, levanta-te", terminou com a Missa presidida pelo Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, na praça da Sé.

O papa Bento 16 publicou, no mês passado, o decreto que reconhece um milagre atribuído à primeira beata indí-gena norte-americana, Kateri Tekakwitha, nascida em 1656 e falecida em 1680, no Canadá. O decreto é um dos sete rela-tivos a milagres de beatos promulgados pela Congregação para Causas dos Santos.

O papa Pio XII abriu, em 1943, o pro-cesso de beatificação da indígena, que foi beatificada mais tarde, em 1980, pelo papa João Paulo II. E no ano de 2011, reconhecendo os milagres de Tekakwitha, Bento XVII autorizou a abertura para o processo de canonização, que ainda não tem data prevista para a conclusão.

Além da canonização de Kateri, o Papa aprovou, ainda, os decretos referentes

ao martírio de 66 católicos, 65 dos quais assassinados entre 1936 e 1937, durante a Guerra Civil Espanhola. No mesmo ato, sete católicos foram declarados venerá-veis e estão próximos da beatificação.

Nascida em Auriesville, nos Estados Unidos, Kateri Tekakwitha faleceu aos 24 anos no Canadá. Filha de um chefe moicano e de uma índia algonquina cristianizada, Kateri só foi batizada quando tinha 20 anos por missionários franceses. Sofreu várias perseguições por suas crenças religiosas e foi obri-gada a casar-se com um chefe moicano pagão. À futura santa foram atribuídos inúmeros milagres.

Aline Rodrigues ImercioFonte: www.radiovaticana.org

de 1.500 moradores de rua, evangelizando e levando cui-dados básicos de higiene e saúde. Além disso, os jovens ainda levaram palavras divi-nas aos detentos da Fundação Casa e realizaram missões na região da Cracolândia, em São Paulo. Mais de 200 crianças também foram beneficiadas pelo projeto e participaram de brincadeiras, danças e músicas que a missãoThalita Kum traz com muito louvor.

Aline Rodrigues ImercioFontes: cancaonova.com.br

e misericórdia.com.br

Mais de 500 jovens saem em missãopelas ruas de São Paulo

Espaço Pastoral4 • Santuário • janeiro/2012

Agradecemos a Deus por este Fim de Ano de 2011. Tudo o que fizemos em nosso Santuário foi muito bom e destacamos aqui, em imagens, alguns fatos que marcaram os últimos dias do ano que passou:

1 - Assembleia Paroquial (04/12): Relembramos todas as conquistas de 2011, louvamos as vitórias da Juventude, e traçamos o objetivo de iniciar o projeto Igreja nas Casas em 2012. Assim, esta paróquia se fará mais presente nas residências atendidas por ela, a princípio por meio de encontros de oração.

2 - TLC da Juventude (03 a 05/12): Um grande retiro foi realizado para os jovens da comunidade, reforçando a inspiração de todos que dele participaram. O Retiro do Treinamento de Lideranças Cristãs foi o ponto mais alto de 2011, ano que foi dedicado a Juventude aqui no Santuário.

3 - Apresentação de Fim de Ano das Oficinas da Ju-ventude (17/12): O Salão Paroquial foi pequeno para tão grande, animada e bela apresentação das Oficinas de Teatro e de Música da Pastoral da Juventude. Confira trechos do evento em www.youtube.com/user/santuariodemaria

Nosso fim de ano em fotos4 - Lições de Solidariedade: Nossa igreja tem o com-

promisso de ajudar os irmãos mais humildes, todos os dias. Em dezembro, coroamos este compromisso com ati-vidades especiais para muitas famílias. Destacamos aqui, entre as inúmeras atividades dos movimentos sociais, o Almoço de Natal dos Vicentinos que levou o Papai Noel para as crianças.

5 - Novenas de Natal: Outro compromisso da Igreja é o da oração constante! Tivemos, no mês que passou, as Novenas de Natal que aconteceram nas casas e em nosso Santuário. Todas se reuniram para, em comunidade, no dia 13 de dezembro, na missa das 19h30, encerrar a novena em nosso belo templo.

6 - Solenidades de encerramento do ano: Encerramos de uma maneira simples e bela o ano de 2011. As Missas Solenes de Natal e Ano Novo foram marcadas por uma liturgia inspiradora e contagiante a todos que vieram celebrar tão importantes datas. Destaque especial para o Coral Mirim de Natal.

Ewerton [email protected]

1

3

2

4

5

6

Santuário • janeiro/2012 • 5

Há pessoas que trabalham anos e anos em nossa igreja, e nem sempre percebe-mos o que elas fazem. Creio a senhora Rosa Paloni Tibério, conhecida como dona Rosinha, é um dos exemplos: “Nasci em Taquaritinga, interior de São Paulo, pouco depois fomos para Marília (SP). Meu pai faleceu quando ainda era muito jovem. Minhas irmãs e eu fomos morar com nos-sos avós. Minha mãe teve de vir se tratar de um problema de saúde, aqui em São Paulo”, conta ela.

Como é comum no interior, especial-mente naquela época, casou-se ainda jovem: “Casei-me com 18 anos, com Evanildo Tibério. Dois anos depois mu-damos, juntamente com minhas irmãs, para São Paulo, capital. Fomos morar com mamãe. Ela morava aqui onde é hoje a Biblioteca Paulo Setúbal. Ali ela plantava e colhia milho, feijão e outros produtos. Na verdade ela teve de ficar trabalhando no Hospital das Clínicas para pagar o próprio tratamento. Poucos anos depois, tivemos de nos mudar de lá. A prefeitura desapropriou e nos pagou uma indenização, além de dois mil tijolos. Então construímos e fomos morar na Montemagno onde estamos até hoje”, relembra ela.

Desde que chegou começou a frequentar o santuário: “Minha mãe participou desde quando as celebrações aconteciam na garagem, na praça Sampaio Vidal. Nós, quando chegamos, já começamos a participar aqui onde é o Santuário. Mas por alguns anos só vínhamos na missa e ajudávamos em alguns serviços. Por exemplo, o granito do altar foi doado pela empresa “Pedras Dema”, porém ela não podia colocar. Então, meu marido, com a ajuda de um compadre nosso, o Sr. Luis, é que vieram aqui, após o trabalho, à noite, e colocaram o granito”, reme-mora saudosa.

A partir da década de 1970 começou o trabalho mais intenso e nunca mais parou: “começamos a ajudar nos encontros de noivos. Sempre nos trabalhos de preparação do ambiente, da cozinha e etc... Neste período tive também um filho excepcional. Nossa Senhora do Sagrado Coração me deu muita força para cuidar dele e ainda ajudar na igreja. Meu outro filho, Eronildo, estudou com o Darci e tocava na igreja. Participou, também, do grupo de escoteiros, do João Bosco. Inclusive uma vez se perderam na serra da Mantiqueira e deu um trabalho danado. Depois foi para a aeronáutica e não pode participar mais” conta ela, às vezes saudosa, outras olhando intensamente para o alto, ou ainda, com sorriso contido.

Neste milênio intensificou sua participação nas pastorais e movimentos: “após a morte de meu filho, Jonas, em 2002, Nossa Senhora do Sagrado Coração

deu-me mais forças ainda e desde então tenho ajudado em muitos grupos e tra-balhos: Pastoral da Criança, Pastoral do Menor, sacristia, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Liga Católica, limpeza da igreja, Movimento Mariano, Grupos de Rua, entre outros. Ultimamente tenho ajudado a cuidar de algumas pessoas, agentes de pastoral, que estão doente e precisam de alguém como acompanhante. E há cerca de 18 anos organizo romarias para diversos lugares, como Aparecida, Pirapora, Itu, São Roque, Rio de Janeiro (Nossa Senhora do Loreto), Trindade (Goi-ás) sem contar as muitas que já fizemos para participar de ordenações. Por isso, o que mais agradeço a Nossa Senhora do Sagrado Coração é por me dar saúde para fazer tudo isto”, conclui ela.

Miguel Mota

Trabalho com humildade

E seja Feliz!Inspirado em texto de domínio público (música de Irma Miria T. Kolling)

1) Conte o seu jardim só por suas flores,Nunca pelas folhas que caem no chão,E a vida, pelas horas mais felizes,Não pela escuridão

E viva a vida com alegria,Contando-a não pelos seus dias,Mas pelo bem que conseguiu realizar!E seja feliz! E seja feliz!

2) Conte as suas noites pelas estrelas,Nunca pelas sombras que vão deixar...E a vida, pelo encanto dos sorrisos,Não pelo seu chorar!

Fonte: www.irmamiria.com.br/partituras/imagens/ cd_avidaqueeucanto12.gif

6 • Santuário • janeiro/2012

Dizimistas aniversariantes de janeiro/201201 Ana Maria Santi Tonetti01 Antonio Carlos Vito01 Cleide Gavioli de Oliveira01 Iraci Rosa Diniz02 Carlos Hugo Palmquist Neto02 Nair Terezinha B. Machado02 José Biagiotte03 Odete Vicioli Muniz03 Terezinha de Alvarenga Segatelli04 Florisval de P. Ramos04 Cecilio Fragoli04 Mateus /Gouvêa Maia04 Vinicius Dias Gonçalves05 Elias de Oliveira05 Márcia Aparecida dos Santos05 Marisa Lopes da Silva Sanches05 Nair Bertine Breijon05 Nilda Aparecida C. dos Santos Lavisio06 Beatriz Martins Halliwel06 Clayton Viana de Lima06 Lucia Regina de Oliveira Mano07 Aguinaldo Pafume07 Amadeo Garcia07 Maria das Dores Silva de Souza07 Maria de Lourdes Henrique08 Aparecida Mauricio08 Irma Piccinini Alves08 Maria Francisca Teixeira08 Maria Martin Trentin08 Maria José Souza Silva08 Nilza da Silva Cattini09 Filomena Cardoso de M. Augusto09 Dinaura Monteiro Pereira dos Santos09 Eunice Aleixo da Silva09 José Antonio Lavisio09 Tatiana Mathias09 Wilson Roberto Fonseca10 Irene Bonano Camacho10 Mercedes Manrique Anacleto

10 Vicencia de Paula Amora11 Abilio Monteiro11 Adelia Piveta11 Geovani Malicia dos Santos11 Lino dos Santos Ferreira11 Maria Aparecida Carrilho Delmonte11 Maria José Rodrigues Chaves12 Eliana Maria da Silva dos Santos12 Izabel Aparecida das Neves12 João Bosco de Souza12 Katia Carina Meyer Tavares12 Nelson de Matos Junior12 Odete Vieira Diniz12 Sonia Maria Tegani12 Suzan Akemi Takahaschi12 Vantuir dos Reis13 Antonio Banhado13 Marlene Sorrano14 Alvaro de Freitas Oliveira 14 Raquel de Castilho Falaska14 Odila Battani Carrasco15 Antonio Pereira Goulart15 Carlito Cortez da Silva15 José Aparecido Galerani15 Geralda Maria Pessoa15 José Luiz Pinto15 Olinda Maria de Moraes Goulart15 Suzi Miranda Sanches16 Clecya Rodrigues de Lima16 Maria de Fátima da Silva Ferreira16 Sonia Sampaio16 Sidenilson Marcondes Rabello17 Aguinaldo Cipriano17 Claudinei Ribeiro Figueiredo17 Natalia Bozzo Vieira17 Regina D. Longatti17 Cicero de Oliveira Silva18 Família Camillo18 Sergio Augusto da Silva

18 Severina Maria Aparecida Batista18 Manoel Donizete de Andrade18 Elizabete Pinto de Oliveira Rodrigues19 Benedito José dos Santos19 Edíria Feitosa19 Esvaldir Gonçalves19 Maria Regina Rocha de Lima19 Maria Tereza da Silva19 Sebastiana José Cavalcante19 Silvia Maria Pires Bezerra19 Sonia Maria Passetti19 Sueli S.Vieira Brandão20 Gessi de Oliveira Ferreira20 Maria do Carmo de Jesus20 Sebastião Moreira20 Sebastião de Jesus Gomes21 Sebastião Baitello21 Ximenes de Oliveira21 Wilson Fernandez22 Ana Carolina de Souza22 Débora Gimenez Aranda Komino22 Tereza de Jesus Souza22 Vicente Tremontini23 Rosemeire Simão de Araujo23 Maria Cristina Raimundo23 Maria Auxiliadora da Silva24 Antonio Biagio Belaz24 Deolinda Arose Pafume24 Minervino Ap. Fernandes Ribeiro25 Aparecida de Souza Rocktuchel25 Maria Aparecida Alves25 Vilma Celia Santos Costa26 Antonia de Barros Pimentel26 Doralice Moreira Cardoso26 Maria Adriana Góes Spinula26 Laura Catelan Pedrosa27 Arminda Joana27 Sebastião Vicente de Paula27 Odilia Manrique de Oliveira27 Ernestina Nunes Pereira Vegiato27 Rubens de Oliveira28 Cesar Uehara28 Djalma Bertelli Moraes28/11 Helena Soares de Assunção29 Crispim Bello29 Edelsia Sales da Costa29 João Paulino Siqueira Neto29 Francisca Roque29 Maria do Carmo Oliveira Costa30 Maria de Lourdes B. Lima30 Maria José Vinha Gonçalves30 José Francisco de Souza30 Patrícia Quirino da Silva31 Adélia Lemos Barcelos Ribeiro31 Carlos Gracioso31 José Avelino da Silva31 Luiz Capano Martins31 Maria Amélia de Carvalho31 Marcio Evangelista

Dizimistas aniversariantes

da Comunidade São José

06 Yara Alvarez Lopes de Melo10 Maria Margarida Penha Sanches28 Jadicira Rodrigues31 Soeli Aparecida dos Reis Antoniola

Santuário • janeiro/2012 • 7

Atendimento dos padres:Quartas e quintas-feiras:

9h às 11h15 e 14h30 às 16h30Sextas e sábados: 9h às 11h15

Horário das Missas: Domingos:

7h30, 9h, 10h30, 18h e 19h30 Segundas-feiras: 19h30

Terças-feiras à sextas-feiras:7h30 e 19h30

Sábados: 7h30

Missa na Comun. São José: Domingos: 9h

Expediente:Jornal SANTUÁRIO

Publicação mensal daParóquia e Santuário de Nossa

Sra. do Sagrado CoraçãoRua Angá, 994 • V. Formosa • 03360-000

Fones: 2116-6454 / 2211-0448 / 2628-7873Tiragem desta edição: 2 mil exemplares

Pároco e Reitor do Santuário: Pe. Air José de Mendonça, MSC

Jornalista Resp.: Miguel Mota - Mtb 48.332/SPE-mail: [email protected]

www.santuariodemaria.com.brwww.msc.com.br

Sec. Paroquial: [email protected] na Gráfica Azevedowww.graficaazevedo.com.br

[email protected](11) 2682-3464

Intenções do Apostolado da Oração

janeiro/2012

Geral: Para que as vítimas dos desastres naturais recebam o conforto espiritual e material necessário para reconstruir a sua vida.

Missionária: Para que o compromisso dos cristãos em favor da paz seja ocasião para testemunhar o nome de Cristo a todas as pessoas de boa vontade.

VicentinosBazar da SolidariedadeData: 11/01 - das 8h às 16h

Local: Rua Angá, 962Domingo do Quilo

Dia: 15 de janeiroContamos com sua doação!

Agenda de janeiro/2012Dia Hora Descrição Local01 Mãe de Deus e dia da Paz Todas as missas - Domingo do Dizimista Igreja2 a 5 Assembleia dos MSC 06 7h30 Missa do Sagrado Coração Igreja 8h30 Reunião Apostolado da Oração Salão I08 Epifânia do Senhor 09 Batismo do Senhor 15 15h Reunião da Legião de Maria Sala19 15h Missa dos Enfermos Igreja 16h Reunião Pastoral Enfermos Sala21 7h30 e 18h - Início da Novena de NSSC Igreja 14h Reunião da Pastoral do Menor Sala25 Conversão de São Paulo Apóstolo 9h Missa Cidade de São Paulo Catedral28 19h30 Aniversário do A.A. Salão II30 20h Formação de Catequistas Salão I31 20h Formação de Catequistas Salão I

Todas as sextas-feiras - Vicentinos – 20h30 – Sala/vicentinos

De 15 a 29/01/2012 - Inscrições para o Pré Crisma - Aos domingos após a missa das 9h

‘”Voto não tem preço tem consequências”

“Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente. E sempre pelo mesmo motivo” (Eça de Queiroz”

Certamente o principal evento sócio-político deste ano serão as eleições municipais, que acontecerão em outubro próximo. Parece que ainda está longe. Porém, como cristãos, precisamos estar sem-pre atentos. Assim, nossa agenda eleitoral já começou. Ou melhor, ela deve ser contínua. Por isso é importante a consolidação da Lei da Ficha Limpa que teve nossa participação quando ela ainda um projeto de lei de iniciativa popular, e que, infelizmente, por decisão do Supremo Tribunal Fe-deral, não teve validade nas eleições passadas.

Portanto, precisamos nos manter informados para votar em pessoas e partidos que tenham os valores evangélicos como guia em todos os seus projetos: “pelo fruto se conhece a árvore” (Cf Lc 6,42-45). A internet é uma ótima ferramenta que nos ajudará neste caminho. A princípio, eis alguns portais que podem nos ajudar:www.cbjp.org.br, www.mcce.org.br, www.votoconsciente.org.br, www.transparencia.org.br, entre outros.

Miguel Mota

www.santuariodemaria.com.br [email protected]

08 • Santuário • janeiro/2012

Entre pais e filhosHá tantas coisas que o coração quer dizer.

Desabafos, alegrias, lampejos de momentos importantes. E por que então ele se cala? Qual é o abismo que quebra a confidencialidade entre pais e filhos?

Insegurança, timidez, medo das conse-quências que uma confissão, ou mesmo um questionamento, possam causar. A confiança e a troca entre pais e filhos são um fator cru-cial em todas as etapas da vida, pois servem como um alicerce para a criança que está em formação. Ou ainda, como um guia para o adolescente, que tende a ter suas inseguranças sobressalentes, e mais tarde, como um porto seguro para o adulto que irá traçar seu próprio destino, muitas vezes com base naquilo que lhe foi ensinado.

É possível existir esta cumplicidade res-peitando-se a privacidade e a individualidade mútuas. É importante que o ser humano viva suas próprias experiências, que na tentativa de acertar erre, para que possa tirar alguma lição disso, que fique triste para saber apreciar os momentos felizes, e que deixe, por ventura, passar uma oportunidade para estar preparado e atento quando chegar a hora certa de agarrá-la.

Abaixo, um pensamento sobre o qual vale a pena refletir, tanto para pais, quanto para filhos:

“Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso. Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel.” (William Shakespeare)

Kamila Eduarda Rios Araujo

Dr. José IackowskiAdvocaciaCível, familiar, trabalhista, revisão de alimentos,

danos morais contra banco, direitos do consumidor.Fone: (11) 3101-2496 / 8491-0665Email: [email protected] Álvares Penteado, 185, 5º andar, cj. 505 - Centro

(11) 3892 3353www.farmaeciaformosa.cepsaude.com.br

Av. Eduardo Cotching, 2204Vila Formosa – São Paulo-SP

Maria de Lurdes A. RossiProfª Matemática / Pedagoga / Psicopedagoga

Atendimento individual * psicopedagogia * concurso * reforço escolar * alfabetização * caligrafia * raciocínio lógico

Fones: 2671-5227 / 7113-7070 / 9839-4005Rua Saigon, 58 – Sala 03 – Vila Formosa

A comunidade em açãoComunidade Recado: Todos nossos paroquianos estão convidados

a participar dos encontros do Grupo de Oração da Comunidade Recado. Os encontros acontecem aos sábados, das 16h30 às 18h. Local: Av. João XXIII, nº 272 sala 4. Mais informações pelo tele-fone: (11) 9660-6276 ou em www.comunidaderecado.com

Imagem Peregrina: Com muita alegria, a Imagem Peregrina encerrou o ano de 2011 sendo recebida pelo povo da cidade de Sarapuí, no interior de São Paulo!

Filme & Oração: Nos dias 21 e 28 de janeiro, às 14h no Salão 01, acontece um momento diferente de oração com a exibição de um bom filme. Participe do Cine PasCom, com a equipe que faz nosso Jornal Santuário!

Encontro de Abertura das Atividades Paroquiais: Em janeiro, muitas pastorais e movimentos da paróquia entram em recesso. Assim, consolidando um momento solene de reinício das ativida-des, acontecerá, no dia 04 de fevereiro, às 15h, na Quadra, este grande encontro. Toda a comunidade é convidada a participar!

Formar 2012: Acontece, em 24 e 25 de março de 2012, o grande encontro de casais de nosso Santuário. Os casais interessados em participar do Formar (Formação Matrimonial e Religiosa) devem obter informações complementares e fichas de inscrição na Secre-taria Paroquial, Sacristia ou com agentes da Pastoral da Família.

Inscrições para a Catequese mirim: Continuam abertas as inscrições para a Catequese de 1ª Comunhão para crianças. As fichas de inscrição podem ser adquiridas na Secretaria Paroquial ou com os catequistas após as missas de domingo, principalmente na das 9 horas.

Pastoral do Pré Crisma: Todas as crianças e adolescentes que fizeram Primeira Comunhão, e tem menos de 14 anos, estão convidados a participar dos encontros do Pré Crisma. Acontecerá Plantão de Inscrições após as missas das 9h de domingo, de 15 a 29 de janeiro de 2012. Os encontros da turma acontecem a partir de 05/02/2012, às 10h30, no Salão 2.

Inscrições para a Crisma: Todos os jovens e adultos estão convidados a participar da Crisma em nosso Santuário. A ida-de mínima é de 15 anos completos ou ser completados em 2012. Adquira sua ficha de inscrição na Secretaria Paroquial ou na Sacristia.

Seja Dizimista: Para que todos os esforços colocados na refor-ma do Santuário e na construção da Capela do Santíssimo sejam preservados pelos próximos anos, convidamos todos os amigos da comunidade a serem dizimistas. O dízimo é um ato de amor, em valores financeiros definidos pelo próprio doador, que ajuda a igreja a se manter preservada, organizada e aconchegante para você e sua família. Procure os agentes da Pastoral do Dízimo, sempre presentes na entrada do Santuário após as missas de domingo. Deus lhe pague com bênçãos infinitas!

Programa Brasil Cristão, com Pe. Air José: Sintonize a TV Sé-culo 21 pela TV digital da Telefônica (canal 232), pela parabólica ou acesse www.tvseculo21.org.br. Veja o programa apresentado pelo pároco e reitor de nosso Santuário, todas as quartas-feiras, ao vivo, às 21h, com reprise aos domingos no mesmo horário.

PasCom Janeiro/2012: Que todos aproveitem muito os primeiros dias de 2012! Que este período, marcado pelas férias de muitas pessoas, seja um bom momento para plane-jar todos os objetivos a serem conquistados nos meses que virão. Seja Feliz!!!