wireless redes sem fio

30
Wireless Redes sem fio Redes sem fio Prof. Jefferson Costa www.jeffersoncosta.com.br

Upload: daniel-elektron

Post on 06-Aug-2015

103 views

Category:

Education


8 download

TRANSCRIPT

Page 1: Wireless Redes sem fio

Wireless Redes sem fioRedes sem fio

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 2: Wireless Redes sem fio

A tecnologia Wireless (sem fio) permitea conexão entre diferentes pontos sem anecessidade do uso de cabos (nem detelefonia, nem de TV a cabo, nem defibra óptica), através da instalação deuma antena e de um rádio detransmissão.transmissão.

Desta forma, pode-se navegar pelaInternet desde o escritório, um bar, umaeroporto, um parque, etc.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 3: Wireless Redes sem fio

Como funcionam?

• Através da utilização portadoras de rádio ou infravermelho, asRedes Wireless estabelecem a comunicação de dados entre ospontos da rede. Os dados são modulados na portadora de rádio etransmitidos através de ondas eletromagnéticas.

• Múltiplas portadoras de rádio podem coexistir num mesmo meio,sem que uma interfira na outra. Para extrair os dados, o receptorsem que uma interfira na outra. Para extrair os dados, o receptorsintoniza numa freqüência específica e rejeita as outras portadorasde freqüências diferentes.

• Num ambiente típico, o dispositivo transceptor(transmissor/receptor) ou ponto de acesso (access point) éconectado a uma rede local Ethernet convencional (com fio). Ospontos de acesso não apenas fornecem a comunicação com a redeconvencional, como também intermediam o tráfego com os pontosde acesso vizinhos, num esquema de micro células com roamingsemelhante a um sistema de telefonia celular.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 4: Wireless Redes sem fio

Equipamentos Wireless

Prof. Jefferson Costa

Access Point

Roteador Wireless

Placa Controladora Wireless

Flash Wireless

PCMCIA Wireless

www.jeffersoncosta.com.br

Page 5: Wireless Redes sem fio

Classificação das redes sem fios

WPANWireless Personal Area Network ou rede pessoalsem fio. Normalmente utilizada para interligardispositivos eletrônicos fisicamente próximos. Nosequipamentos mais recentes é utilizado o padrãoequipamentos mais recentes é utilizado o padrãoBluetooth para estabelecer esta comunicação, mastambém é empregado raio infravermelho(semelhante ao utilizado nos controles remotos detelevisores).

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 6: Wireless Redes sem fio

WLAN

Wireless Local Area Network. WLAN já é muitoimportante como opção de conexão em muitas áreas denegócio. Inicialmente os WLANs assim distante dopúblico em geral foi instalado nas universidades, nosaeroportos, e em outros lugares públicos principais.aeroportos, e em outros lugares públicos principais.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 7: Wireless Redes sem fio

WWANWireless Wide Area Network. É a rede geograficamenteinfinita via comunicação sem fio, hoje encontramosdiversas empresas que comercializam a internet sem fio.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 8: Wireless Redes sem fio

Layout

As dimensões físicas da área e o número decomputadores que precisam de acesso de rededeterminam o tipo de equipamento de Rede sem fiosnecessário. Se todos os computadores estão em umaárea pequena, digamos um escritório não mais do que 50metros, com algumas paredes, tudo de que se precisametros, com algumas paredes, tudo de que se precisasão: (1) adaptador de rede de Rede sem fios porcomputador e (1) Access Point Wireless (ou Roteador seuma conexão de banda larga precisa ser compartilhada).Para configurar a rede, instale um adaptador de rede deRede sem fios em cada computador e ligue o AccessPoint ou Roteador em uma posição central.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 9: Wireless Redes sem fio

Distância

Um assunto importante que deve ser tratadoquando instalando uma rede de Rede sem fios é alocalização e o material de paredes. Paredespodem cortar o sinal de Rede sem fios pela metade,ou até mais. Isto é crucial quando se decide ondeou até mais. Isto é crucial quando se decide ondecolocar o Roteador ou Access Point.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 10: Wireless Redes sem fio

Para alcançar o melhor sinal com a menor interferênciada mobília e dispositivos elétricos mantenha o Ponto deAcesso a cerca de 1,60m de altura. Coloque o AccessPoint em uma estante, armário, ou monte-o na parede.

Advertência: Nunca instale um Access Point dentro deAdvertência: Nunca instale um Access Point dentro deum espaço fechado. Isso causa muita degradação desinal e poderá causar aquecimento do AP. Mantenha-oem uma área aberta, se possível.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 11: Wireless Redes sem fio

Estendendo Alcance, Layout Avançado de Rede

As vezes o plano de rede básica não funciona devido ao alcance,obstáculos como paredes e lajes, ou o layout geral do ambiente.Quando isto acontecer existem algumas opções e todas elas têmvárias vantagens e desvantagens.

Se o alcance só precisa estender por 50 ou 70 metros, um ou maisSe o alcance só precisa estender por 50 ou 70 metros, um ou maisAccess Points Repetidores podem ser ligados à rede. Estespequenos equipamentos funcionam como um Access Pointtrabalhando num modo especial que permite a integração de doisou mais Access Points em uma única rede. Para configurar orepetidor, você deve plugá-lo à sua rede física através de um caboEthernet Categoria 5E e configurá-lo. Após essa configuração vocêpoderá movê-lo para seu local definitivo. Os repetidores podemnormalmente dobrar o alcance efetivo da rede Wireless, permitindoque mais computadores sejam ligados à rede. Os repetidorespodem ser adicionados conforme a necessidade para estender arede com algumas limitações.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 12: Wireless Redes sem fio

Redes Wireless para dois sistemas

Com somente dois computadores, um ponto de acessonão é necessário. Tudo que você precisa é umadaptador de rede sem fios para cada computador. Estetipo de instalação é chamada Adhoc, e é facilmentetipo de instalação é chamada Adhoc, e é facilmenteconfigurada

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 13: Wireless Redes sem fio

O inicio desacreditadoEm 2002 inúmeras pesquisas foram feitas e chegaram aconclusão que a falta de criptografia de dados, a utilização donome padrão da rede, login e senhas padrões eramconsideradas as maiores brechas nas empresas quetrabalhavam com Wireless. Por incrível que pareça, um microequipado com placa de rede Wireless acoplada a uma lata dafamosa batata americana Pringles era capaz de invadir redesremotas a até 16 km de distância! Bastava apontar a lata deremotas a até 16 km de distância! Bastava apontar a lata debatata para a direção desejada e, no mínimo, utilizar a bandalarga da empresa invadida para acessar a Internet de graça comboa velocidade. Durante um rastreamento de redes Wireless emSão Paulo pela revista Info utilizando a lata da famosa Pringles,das 43 redes encontradas, 35 estavam vulneráveis e podiam serinvadidas por hackers.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 14: Wireless Redes sem fio

Protocolos de Segurança• WEP

Significa Wired Equivalent Privacy.Foi introduzido na tentativa de dar segurança durante o processode autenticação, proteção e confiabilidade na comunicação entreos dispositivos Wireless, porém é inseguro devido a suaarquitetura.

• WPASignifica Wi-Fi Protected AccessTambém chamado de WEP2, ou TKIP (Temporal Key IntegrityProtocol), surgiu de um esforço conjunto de membros da Wi-FiAliança e de membros do IEEE, empenhados em aumentar onível de segurança das redes sem fio ainda no ano de 2003,combatendo algumas das vulnerabilidades do WEP.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 15: Wireless Redes sem fio

IEEE - Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônic os

O Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos ouIEEE É a maior, em número de sócios, organizaçãoprofissional do mundo. O IEEE foi formado em 1963pela fusão do Instituto de Engenheiros de Radio (IRE)com o instituto Americano de Engenheiros Eletricistascom o instituto Americano de Engenheiros Eletricistas(AIEE). O IEEE tem filiais em muitas partes do mundo,sendo seus sócios engenheiros elétricos, engenheirosda computação, cientistas da computação, profissionaisde telecomunicações etc. Sua meta é promoverconhecimento no campo da engenharia elétrica,eletrônica e da computação Um de seus papéis maisimportantes é o estabelecimento de padrões paraformatos de computadores e dispositivos.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 16: Wireless Redes sem fio

Padrões• Principais padrões

• 802.11aChega a alcançar velocidades de 54 Mbps dentro dos padrõesda IEEE e de 72 a 108 Mbps por fabricantes não padronizados.Esta rede opera na freqüência de 5 GHz e inicialmente suporta64 utilizadores por Ponto de Acesso (PA). As suas principais64 utilizadores por Ponto de Acesso (PA). As suas principaisvantagens são a velocidade, a gratuidade da freqüência que éusada e a ausência de interferências. A maior desvantagem é aincompatilibidade com os padrões no que diz respeito a AccessPoints 802.11 b e g, quanto a clientes, o padrão 802.11a écompatível tanto com 802.11b e 802.11g na maioria dos casos,já se tornando padrão na fabricação dos equipamentos.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 17: Wireless Redes sem fio

• 802.11bAlcança uma velocidade de 11 Mbps padronizada peloIEEE e uma velocidade de 22 Mbps, oferecida poralguns fabricantes não padronizados. Opera nafreqüência de 2.4 GHz. Inicialmente suporta 32utilizadores por ponto de acesso. Um ponto negativoneste padrão é a alta interferência tanto na transmissãocomo na recepção de sinais, porque funcionam a 2,4como na recepção de sinais, porque funcionam a 2,4GHz equivalentes aos telefones móveis, fornosmicroondas e dispositivos Bluetooth. O aspecto positivoé o baixo preço dos seus dispositivos, a largura debanda gratuita bem como a disponibilidade gratuita emtodo mundo. O 802.11b é amplamente utilizado porprovedores de internet sem fio.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 18: Wireless Redes sem fio

• 802.11gBaseia-se na compatibilidade com os dispositivos802.11b e oferece uma velocidade de 54 Mbps.Funciona dentro da frequência de 2,4 GHz. Tem osmesmos inconvenientes do padrão 802.11b(incompatibilidades com dispositivos de diferentes(incompatibilidades com dispositivos de diferentesfabricantes). As vantagens também são as velocidades).Usa autenticação WEP estática. Torna-se por vezesdifícil de configurar, como Home Gateway devido à suafreqüência de rádio e outros sinais.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 19: Wireless Redes sem fio

• 802.11nTem uma largura de banda até aos 300 Mbps e umalcance de 70 metros. Opera nas frequências 2,4GHz e5GHz. É um padrão recente com uma nova tecnologia,MIMO (multiple input, multiple output) que utiliza váriasantenas para transferência de dados de um local paraantenas para transferência de dados de um local paraoutro. Os principais benefícios desta tecnologia são oaumento significativo da largura de banda e o alcanceque permite.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 20: Wireless Redes sem fio

Outros Padrões• 802.11d• 802.11e (agrega qualidade de serviço (QoS)• 802.11f• 802.11h• 802.11i• 802.11j• 802.11j• 802.11k• 802.11m• 802.11p• 802.11r• 802.11s• 802.11t• 802.11u• 802.11v

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 21: Wireless Redes sem fio

Tecnologias

• IrDAInfrared Data Association, comunicação infra-vermelho, para pequenas distancias

• Bluetooth• BluetoothBluetooth é uma tecnologia para a comunicação sem fio entre dispositivos eletrônicos a curtas distâncias.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 22: Wireless Redes sem fio

• Wi-FiFoi uma marca licenciada originalmente pela Wi-FiAlliance para descrever a tecnologia de redes sem fioembarcadas (WLAN) baseadas no padrão IEEE 802.11.O padrão Wi-Fi opera em faixas de freqüências que nãonecessitam de licença para instalação e/ou operação.Este fato as torna atrativas. No entanto, para usocomercial no Brasil é necessária licença da Agênciacomercial no Brasil é necessária licença da AgênciaNacional de Telecomunicações (Anatel). Para se teracesso à internet através de rede Wi-Fi deve-se estarno raio de ação de um ponto de acesso (normalmenteconhecido por (hotspot) ou local público onde opererede sem fios e usar dispositivo móvel, como laptop.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 23: Wireless Redes sem fio

Configurando um Roteador

WirelessWireless

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 24: Wireless Redes sem fio

Você deverá conectar uma ponta do cabo par trançado em umaporta LAN do roteador e a outra em uma placa de rede de um PC.No Browser digite o IP do Roteador, assim que detectado pedirá onome e a senha cadastrados no aparelho

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 25: Wireless Redes sem fio

Tela Principal de ConfiguraçãoWireless

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 26: Wireless Redes sem fio

Configurando o ClienteConfigurando o Cliente

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 27: Wireless Redes sem fio

Uma vez instalado oDriver você deverá ir atéas conexões de rede epedir para exibir asredes sem fio.

Wireless em ambiente Windows

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 28: Wireless Redes sem fio

Prof. Jefferson Costa

Exibida a rede desejada, clique na mesma paraconectar e de o numero da criptografia pedida.

www.jeffersoncosta.com.br

Page 29: Wireless Redes sem fio

Wireless em ambiente Linux

O network-manager-gnome, é umaferramenta muito boa utilizada emdistribuições como o Ubuntu, ela procuraautomaticamente por redes disponíveis epara conectar-se em uma é muito simples.Primeiramente, selecione-a com o botãoPrimeiramente, selecione-a com o botãoesquerdo do mouse e em seguida informe asenha que será solicitada, caso a redeesteja protegida (WEP ou WPA). Existetambém a opção de armazenar está senhano chaveiro, siga as instruções fornecidasse desejável. Após conectado, detalhessobre a conexão e potência do sinaltambém são exibidos e ficam residentes aolado do relógio.

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br

Page 30: Wireless Redes sem fio

Prof. Jefferson Costa

[email protected]

Prof. Jefferson Costawww.jeffersoncosta.com.br