william klein

15
William Klein Jackson Horlle Iluminação II/Fotografia Editorial- 2016/1 Curso Superior de Tecnologia em Fotografia- ULBRA Professor: Fernando Pires

Upload: jakson-eliezer-horlle

Post on 13-Apr-2017

230 views

Category:

Art & Photos


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: William Klein

William Klein

Jackson HorlleIluminação II/Fotografia Editorial- 2016/1

Curso Superior de Tecnologia em Fotografia- ULBRAProfessor: Fernando Pires

Page 2: William Klein

O fotógrafo, diretor de cinema e pintor William Klein nasceu em 19 de Abril de 1928, em Nova York, EUA. De origem húngara, porém desenvolveu quase toda a sua carreira em Paris, onde vive. A sua alcunha é Bad Boy.

A carreira artística de Klein começou em Paris em 1948 onde recebeu formação em pintura. Descobriu a sua paixão pela fotografia no princípio dos anos 1950, tendo inicialmente experimentado a fotografia como meio de expressão abstrata, para logo depois ficar fascinado com as capacidades fotográficas de reproduzir o mundo real.Em 1954 é contratado pela revista Vogue como fotógrafo de moda. A fotografia de moda de Klein caracterizava-se pela abordagem irónica e subjetiva.As imagens de Klein caracterizam-se pelo apurado uso das distâncias focais das objetivas fotográficas em relação ao tema, pela iluminação pouco convencional e por motivos desfocados pelo movimento que possuem.

Page 3: William Klein

Klein trouxe, para a fotografia de moda, um olhar de estrangeiro, avesso ao mundo fashion, fez deste estranhamento um terreno no qual construiu sua obra. Alexander Liberman, diretor da Vogue, convidou-o para trabalhar na revista após ver uma exposição sua que nada tinha a ver com a moda. Eram fotografias abstratas, parte das experiências que Klein vinha fazendo nas artes plásticas. A resposta do fotógrafo ao convite: trabalhar… "fazendo o quê?" - confirma sua declaração de que, na época, ele sequer sabia sobre o que era a Vogue - quanto mais como poderia trabalhar nela. O negócio foi fechado quando Liberman aceitou um projeto de Klein de fazer um portfólio, espécie de diário fotográfico, de Nova Iorque.

Consciente de seu valor, Klein nunca foi muito dado a concessões, e foi graças a isso que, em seu trabalho relacionado ao mundo fashion, desmontou estereótipos e contestou os padrões estabelecidos a tal ponto que, parafraseando uma de suas declarações sobre a já citada série de Nova Iorque, levou a fotografia de moda a um ponto zero.

p

Page 4: William Klein

Vogue, March 1962

Page 5: William Klein

Animals through the decades – Veruschka for Vogue, July 1967.Photographed by William Klein.

Page 6: William Klein

William Klein for Vogue Italia 1965

Page 7: William Klein

William Klein for Vogue Italia 1965

Page 8: William Klein

Vogue UK, Février 1957

Page 9: William Klein

1962, Vogue September

Page 10: William Klein

Vogue US, 1958

Page 11: William Klein

Brigitte Bauer by William Klein for Vogue US, June 1965

Page 12: William Klein

Vogue US, March 1963

Page 13: William Klein

Vogue, March 1962

Page 14: William Klein
Page 15: William Klein