wikimapa 2014

14
localização para todos

Upload: rede-jovem

Post on 25-Dec-2014

62 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Wikimapa   2014

localização para todos

Page 2: Wikimapa   2014

O que é?

Wikimapa é um mapa virtual colaborativo com foco no registro de pontos de interesse públicos em comunidades de baixa renda, lançado em 2009. Por meio de um aplicativo móvel integrado ao mapa virtual, moradores inserem e acessam informações geolocalizadas sobre produtos e serviços oferecidos localmente até então desconhecidos por grande parte das organizações sociais, poder público e empresas.

O Wikimapa otimiza o uso de smartphones em favelas e suscita novas formas de investimento social e econômico em áreas marginalizadas, indo na contramão dos mapas criados sobre favelas, que fortalecem o estigma da violência e aumentam a distância social entre essas comunidades e o restante das cidades.

Page 3: Wikimapa   2014

Cenário do desenvolvimento socioeconômicoem favelas brasileiras

O Brasil tem hoje, 12 bilhões de habitantes residindo em favelas, que movimentam 56,1 bilhões por ano, resultado das políticas de distribuição de renda adotadas pelo governo federal, que levaram 28% dessa população a ascender para a classe média nos últimos 10 anos.

A posse de bens por essa parcela da população registrou um crescimento significativo nos últimos 10 anos, dentre os quais destacam-se o telefone celular e o computador, com um aumento de 256% e 1.333%, respectivamente.

Grande parte da movimentação financeira realizada por moradores de favelas, circula dentro da própria comunidade onde residem, principalmente no que diz respeito as compras de conveniência. 82% das recargas de celulares são realizadas dentro das própria comunidade. 74% dos gastos com compras de mercado e 62% dos gastos com produtos de beleza também circulam internamente.

*Fontes: Data Popular e Fundação Getúlio Vargas

Page 4: Wikimapa   2014

No que se refere a conectividade de moradores de favelas, chama a atenção o alto índice de inclusão digital em comunidades do Rio de Janeiro. Mesmo em comunidades menos conectadas como Jacarezinho (54,5%), Complexo da Maré (55,9%) e Rocinha (57,5%), é possível encontrar índices superiores a média nacional, que apresenta 51,2% de brasileiros conectados, e da média mundial, com 49,1% de pessoas conectadas.

No que se refere ao uso do celular, especificamente, o Brasil está em 74º lugar, com 87% de indivíduos com acesso ao telefone celular.

Cenário do desenvolvimento socioeconômicoem favelas brasileiras

“Celular é uma tecnologia que está onde os pobres estão. É uma plataforma que gera inclusão social” Marcelo Neri (Pesquisador FGV)

Page 5: Wikimapa   2014

O mapa

Page 6: Wikimapa   2014

Android

Page 7: Wikimapa   2014

Resultados

Page 8: Wikimapa   2014

Prêmios

Page 9: Wikimapa   2014

Atualmente

Em 2013, o Wikimapa passou por uma expansão geográfica e tecnológica, visandoprincipalmente o escalonamento e consequentemente, aumento do número de usuários e informações mapeadas.

Cinco novas comunidades começaram a ser mapeadas no Rio de Janeiro, além da primeira comunidade em São Paulo.

O Wikimapa foi totalmente redesenhado, em formato que aposta na interação entre usuários e na atratividade do sistema, oferecendo novaspossibilidades de mapeamentos.

Wikimapa para Android já está em funcionamento e a versão para IOS será a próxima novidade.

Page 10: Wikimapa   2014

Metas:

+ 100.000 POIs + 100.000 POIs

+ 25.000 Usuários + 25.000 Usuários

+ 250 Cidades+ 250 Cidades

+ 500 Ruas + 500 Ruas

+ 10.000 Eventos+ 10.000 Eventos

Page 11: Wikimapa   2014

• popularização de mapas

• empoderamento de jovens/protagonismo juvenil

• valorização local

• produção de conteúdo/dados sobre locais desprovidos de fontes e

informações confiáveis

Advocacy: Wikimapa agora usado para denunciar Advocacy: Wikimapa agora usado para denunciar problemas e apontar soluções problemas e apontar soluções

Impacto: Mudança Social

Page 12: Wikimapa   2014

Relatos

“A Rede Jovem demonstrou grande inovação ao utilizar telefones celulares para ocompartilhamento de historias de vida e mapeamento das favelas do Rio de Janeiro, noBrasil. A Rede Jovem está mostrando efetivamente como os telefones celulares podem Ser utilizados por jovens, para a inclusão social, e para sua participação política e social. Estamos impressionados!” (Katrin Veras – Diretora da Mobile Active)

“O Wikimapa é exatamente o que esperamos de um projeto Stockholm Challenge. Ele preenche todos os critérios de desenvolvimento e empoderamento do seu público alvo. Ele tem o potencial de tornar visíveis, áreas “invisíveis”, através da multiplicação do conhecimento. O Wikimapa tem o potencial de abrir portas e criar novas oportunidades/empregos. Este será o próximo passo. Wikimapa tem a clara visão de agregar valor aos grupos de baixa renda atendidos, e faz o que o Brasil e mundo precisam - contribui para adistribuição de riqueza”. (Comissão avaliadora, Stockholm Challenge 2010)

Page 13: Wikimapa   2014
Page 14: Wikimapa   2014