webquest · "a webquest disponibilizada, em sua versão original, sem as adequações...

5
W W E E B B Q Q U U E E S S T T WebQuest WebQuest WebQuest WebQuest

Upload: others

Post on 22-Jun-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: WEBQUEST · "A WebQuest disponibilizada, em sua versão original, sem as adequações posteriormente realizadas, compunha o acervo do Site Janelas para história da Unespar, coordenado

AA MMEETTOODDOOLLOOGGIIAA WWEEBBQQUUEESSTT:: UUMMAA NNOOVVAAPPOOSSSSIIBBIILLIIDDAADDEE PPAARRAA OO UUSSOO DDAA IINNTTEERRNNEETT NNAA

AAUULLAA DDEE HHIISSTTÓÓRRIIAA

Criada pelos estadunidensesBernie Dodge e Tom March em 1 995, aWebQuest é uma metodologia de usoeducacional da internet que jápossui mais de 20 anos. NoBrasil , apesar dasinúmeras experênciasregistradas emdiferentes discipl inasdo currículo escolar,no caso do ensino dehistória, sua uti l izaçãoainda é pequena. Lacunaque tem impulsionado aprodução de artigos e depesquisas em nível de mestrado.

Dentre suas características comometodologia, a WebQuest possibi l ita aaprendizagem a partir de situaçõesreais aplicadas as mais diferentesproblemáticas. As quais exigem dosestudantes: engajamento, criatividade einteração com diferentes informações.

Por exemplo, nas atividadesdesenvolvidas com a WebQuest pode-se propor que os estudantes imaginem-se como um camponês a resolver

*ÉDER DIAS DO NASCIMENTO

problemas ligados ao plantio e a colheitaem um dos feudos do século XI I ;Napoleão Bonaparte a l iderar seus

exércitos na França, ouentão; na atual idade, um

teledramaturgo aescrever as cenasdo último capítulode uma novela.Além do mais,

somadas a taispossibi l idades a

serem exploradas, aWebQuest é uma

metodologia aplicável adiferentes situações do ensino e

aprendizagem de história. Dentre elas:

(1 ) em atividades de fixação de conteúdo;(2) para apresentação de uma novatemática a ser estudada;(3) ao retomar conceitos que necessitemde uma interação maior com outrasinformações complementares e;(4) em situações que o professor preciseavaliar o desempenho dos estudantes emuma atividade colaborativa.

IImmaaggee bbyy GGeerraall tt oonn PPii xxaabbaayy-- sseemm dd ii rreeii ttooss aattuuoorraaii ss

Dez. 201 8 P. 01

****

INFORMATIVO

Page 2: WEBQUEST · "A WebQuest disponibilizada, em sua versão original, sem as adequações posteriormente realizadas, compunha o acervo do Site Janelas para história da Unespar, coordenado

A preocupação central dametodologia diz respeito a mudança dedeterminada rotinas de uso da internet. Nocaso, ainda muitos presentes quando osprofessores (as) requerem dos seusestudantes cópias manuscritas deinformações disponíveis no ciberespaço,sem propor uma situação de maiorenvolvimento e interatividade com elas.

Certamente, uma aplicação dosrecursos tecnológicos, dada a enormecomplexidade relacionada a sua uti l izaçãoescolar, recorrente em grande parte dasaulas de história que seguem um modelomais tracidicional de construção doconhecimento.

Feitas essas ressalvas, que

justificam a inserção e estudo dosimpactos da metodologia WebQuestna aula de história, no formatoidealizado por Dodge e March, talestratégia de ensino apresenta quatroelementos:

Introdução: o momento deapresentação do tema que seráestudado e também, espaçoestratégico para estimular osestudantes a realizar todas as etapasque serão proposta durante aatividade.

Tarefa: onde se apresenta opersonagem a ser interpretado peloestudante, que deve ser provocado aimaginar-se em situações nas quais

Dez. 201 8 P. 02Dez. 201 8 P. 01

GGoooogg ll ee iimmaaggeennss -- sseemm dd ii rreeii ttooss aattuuoorraaii ss

****

INFORMATIVO

Page 3: WEBQUEST · "A WebQuest disponibilizada, em sua versão original, sem as adequações posteriormente realizadas, compunha o acervo do Site Janelas para história da Unespar, coordenado

sua missão é executar ações específicase compatíveis com o papel requerido pelopersonagem.

Processo: no qual um conjunto deinformações necessárias para se executara tarefa, ficam disponíveis. As quaispodem ser l inks de vídeos, sites dainternet, documentos históricosdigital izados, mapas, tabelas, fotos, enfim,todo tipo de material que o professorconsiderar importante para desenvolver aaprendizagem. De modo especial, essaseção poderá ser dividida em várias telasde acordo com a necessidade de cadaconteúdo e a duração esperada peloprofessor para o exercício.

Avaliação: é o momento em que osestudantes precisam elaborar um produtocompatível com a tarefa requerida. Porexemplo: se eles interpretaram o papel deum compositor famoso do século XVI I I , aprodução final pode vir a ser acomposição de uma letra de música ou deuma paródia específica.

Conclusão: ao final da atividade oestudante é lembrado da importância decontinuar seus estudos sobre o temaestudado na WebQuest. Por conta dessacaracterística é comum essa parteterminar com a sugestão de materiaiscomplementares, como a indicação delinks de outros sites, visitas a museus,l ivros, resumindo, todo e qualquermaterial que servir para apronfundar oconhecimento sobre determinado tema.

Com tais elementos e comosugestão de material que emprega areferida metodologia com enfoque noensino de história, disponibi l izamos umendereço de acesso a uma WebQuest ealém disso, algumas orientaçõesimportantes para seu uso no espaçoescolar.

O recurso educacional emevidência é parte das discussõesdesenvolvidas na dissertação demestrado do autor do presente

informativo, intitulada “A metodologiaWebQuest na aula de história”, defendidaem dezembro de 201 8 no âmbito doPrograma de Mestrado Profissional emEnsino de História - PROFHISTÓRIA daUniversidade Estadual do Paraná-UNESPAR.

Nestes termos, trata-se de ummaterial sobre o tema escravidão noParaná, desenvolvido para ser aplicadoem no máximo três aulas de 50 minutos,preferencialmente em turmas de EnsinoMédio.

Para os professores (as) cujaprincipal forma de acesso à internet comos estudantes é o laboratório deinformática, os seguintes procedimentos,além de essenciais, devem serobservados com bastante antecedência ecuidado: (1 ) verificar se os navegadoresde internet no laboratório conseguem“rodar” o site onde está alojada a referidaWebQuest; (2) a correlação entre aquantidade de máquinas disponíveis e ade estudantes de cada turma e; (3) adisponibi l idade de caixinhas de som oufones de ouvido para acessar os vídeosdisponibi l izados.

Igualmente, perante condiçõestécnicas que se mostrem favoráveis, apossibi l idade de que celulares,smartphones, tablets e notebooks daescola e dos próprios estudantes,possam vir a ser inseridos na atividade apartir da conexão de internet sem fio ouuti l ização de dados móveis.

É aconselhável, ao desenvolver oexercício, que o professor apresente umaexplicação geral a seus estudantes sobrea lógica de resolução de uma WebQueste de como serão aplicados os critériosavaliativos. Contudo, mesmo com essainterferência inicial , este profissionalprecisa preservar e estimular aautonomia dos sujeitos aodesenvolverem a tarefa proposta.

No tocante a WebQuest já

Dez. 201 8 P. 03Dez. 201 8 P. 02

****

INFORMATIVO

Page 4: WEBQUEST · "A WebQuest disponibilizada, em sua versão original, sem as adequações posteriormente realizadas, compunha o acervo do Site Janelas para história da Unespar, coordenado

mencionada, serão disponibi l izados doisendereços. O primeiro, para acesso a ela naplataforma Google sites e o segundo, parasua versão em DOC voltada aos professores(as) que sentirem a necessidade de adequarsua tarefa ao perfi l de seus estudantes.

Fora isso, há sugestões de leituras emateriais de apoio sobre a metodologiaabordada neste informativo.

Endereço da WebQuest sobre escravidão no Paraná:https://www.encontroscomahistoria.com.br/

Versão Doc:

encurtador.com.br/hopsv

-Para pensar a formulação das tarefas:

DODGE, Bernie. Taskonomia: Uma Taxonomia deTarefas -1 999. Disponível em: <https://tinyurl .com/yxe2hzeg >. Acesso em: set. 201 6.

-Sobre os elementos estruturantes da metodologiaWebQuest:

JÚNIOR, João Batista Bottentuit. Concepção, valiação eDinamização de um Portal Educacional de WebQuestsem Língua Portuguesa. Tese (Doutorada em EducaçãoTecnologia Educativa). Braga: Universidade do Minho,UMINHO, Portugal, 201 0.

-Sobre a aplicação da metodologia WebQuest na discipl ina dehistória:

GIOVANNI, Adaiane. As tecnologias no ambienteescolar: estudo sobre o desempenho dos alunos do 3ºano do Ensino Médio com a metodologia WebQuest.Dissertação (Mestrado Interdiscipl inar Sociedade eDesenvolvimento). Campo Mourão: Universidade Estadualdo Paraná, UNESPAR, Paraná, 201 6.

NASCIMENTO, Éder Dias do. A metodologia WebQuestna aula de história. 1 28 f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História – Mestrado Profissional.Universidade Estadual do Paraná, Campus de CampoMourão. Campo Mourão, 201 8.

****

Dez. 201 8 P. 04INFORMATIVO

HAHN, Fábio André. A tecnologia educacional noensino de História: uma proposta a partir dametodologia WebQuest. In: BUENO, André;CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulcel i . (Org.).Tecendo Amanhãs: O ensino de história naatualidade. 1 ed.Rio de Janeiro/União da Vitória:Sobre Ontens, 201 5. Disponível em: <http: //simpohis.blogspot.com/p/fabio-andre-hahn.html>. Acesso em: out. 201 7.

-Como elaborar uma WebQuest a partir daplataforma Google Sites - tutorial :

Como criar uma Webquest usando o GoogleSites - 201 3. Disponível em: <https://tinyurl .com/y5ve2tww >. Acessoem:out.201 8

SAIBA MAIS:

"A WebQuest disponibilizada, emsua versão original, sem asadequações posteriormenterealizadas, compunha o acervo doSite Janelas para história daUnespar, coordenado pelo professorDr. Fábio André Hahn. Página quese encontra em processo demelhoria e atualização de suasinterfaces, o que explica o fato deutilizarmos nesse momento umaplataforma alternativa, o GoogleSites".

Page 5: WEBQUEST · "A WebQuest disponibilizada, em sua versão original, sem as adequações posteriormente realizadas, compunha o acervo do Site Janelas para história da Unespar, coordenado

Universidade Estadual do Paraná -UNESPAR

Reitor:Antonio Carlos AleixoVice-Reitor:Sydnei Roberto Kempa

Direção Unespar – campus de CampoMourão:João Marcos Borges Avelar

Vice-Direção Unespar – campus deCampo Mourão:Carlos Nilton Poyer

Mestrado Profissional de Ensino deHistória (ProfHistória)

Coordenação Nacional:Dr. Luís Reznik (UERJ)

Coordenação Local:Dr. Bruno Flávio Lontra Fagundes(UNESPAR)

Orientador:Fábio André Hahn

Coorientador:Jorge Pagliarini Junior

Organização e Revisão:Éder Dias do NascimentoFabio André Hahn

Diagramação:Éder Dias do Nascimento

* O autor é professor da rede pública estadual do Paraná há 1 0 anos e atualmente éaluno regular do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (turma201 6-201 8).

****

Dez. 201 8 P. 05INFORMATIVO