web viewmaterial necessário: garrafas pet, arame liso, alicate e tela de nilon. o plantio. 1

7
PROJETO ECOLÓGICO IPÊ NA SERRA LOCAL: Almadina-Ba; Data: 22 de setembro de 2011

Upload: votuyen

Post on 05-Feb-2018

219 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Web viewMaterial necessário: garrafas pet, arame liso, alicate e tela de nilon. O plantio. 1

PROJETO ECOLÓGICOIPÊ NA SERRA

LOCAL: Almadina-Ba;

Data: 22 de setembro de 2011

Mentor do projeto: José Lacerda

Page 2: Web viewMaterial necessário: garrafas pet, arame liso, alicate e tela de nilon. O plantio. 1

Introdução

Almadina possui uma incrível geografia. As serras que a cerca dá um ar cênico à beleza natural no entorno do seu sítio urbano. A nossa cidade está rodeada por confluência de rios que deságuam no Almada e ao longo dos milhares de anos, esses rios têm escavado vales, removendo das serras sedimentos que, trazido pelas enxurradas, formaram esse misto de planície fluvial e depressão relativa, onde há 101 anos os fundadores escolheram edificar as primeiras habitações.

De qualquer ponto da cidade é possível vislumbrar a vegetação que ainda cobre parte dessas serras, mas que vem perdendo espaço para a pecuária, sobretudo a oeste e sudoeste da cidade. Pensando em tornar essa vegetação ainda mais atraente e bonita é que estamos propondo a criação do dia municipal do ipê. O Ipê é uma árvore de grande porte, nativo da mata atlântica, considerado árvore-símbolo do Brasil. Chega a mais de oito metros de altura e cinco metros de copa (topo da árvore). Floresce na primavera, em um curto período de tempo em que as folhas caem e surgem as flores dando um colorido todo especial às florestas, jardins, avenidas, quintais, frentes de sedes ou casas de fazendas, etc. A proposta é produzir mudas, plantar e cuidar de ipês em pontos estratégicos nas serras no entorno de Almadina, possibilitando, em um médio período de tempo (4 a 5 anos), um colorido todo especial à essas serras que fazem da paisagem natural da nossa cidade um lugar de beleza ímpar. Para tanto, estaremos convidando os amigos e amigas que terão a oportunidade de constantemente se reunirem para preparar as mudas, regar as plantas e em excursões descontraídas, conhecer os pontos estratégicos do relevo no entorno da nossa cidade, botar os papos em dias (será permitido falar de novela, futebol, moda, cinema, política, economia, fofocas, piadas, estórias da comunidade, e todo tipo de conversa que surgir) fazer um pouco de caminhada e ajudar a natureza.

Objetivos:

Reflorestar os topos de serras, vales e nascentes de rios no município de Almadina; Criar uma situação de educação ambiental. Reunir os amigos e amigas, alunos e ambientalistas para prática de caminhadas e descontração. Tornar as serras de Almadina pontos de observação turística no período da primavera. Contribuir para restituição da espécie de ipês amarelo, roxo, rosa e branco na fauna do município de

Almadina.

Etapas do projeto:

Aquisição das sementes ou mudas:

1. Sementes: Compra pela internet em Câceres/MT – Eduardo Amaral de Sá. Cel. (02165) 8425 – 5979. 2. Mudas: Compra na CEPLAC; EMARC de Uruçuca.

Preparo da muda

1. Normalmente as mudas são produzidas em sacos plásticos, no entanto podem ser utilizados outros tipos de embalagens como latas, tubetes ou mesmo em um vaso médio. 2. Plante a muda em um canteiro ou em embalagem individual contendo solo argiloso, (exemplo areia preta 70% + 30% esterco de gado ou em loja especializada pode-se comprar substratos rico em matéria orgânica (adubo, misturado ao solo). 3. Cubra apenas levemente as sementes com a mistura de terra com adubo, mantendo-as em ambiente semi-sombreado. A germinação ocorre no decorrer de 10 a 12 dias e o desenvolvimento das mudas é rá-pido, ficando prontas para o plantio no local definitivo em menos de 4 meses. O desenvolvimento das plantas no campo é apenas moderado, alcançando aproximadamente 3 metros em 2 anos. Durante a fase

Page 3: Web viewMaterial necessário: garrafas pet, arame liso, alicate e tela de nilon. O plantio. 1

de crescimento, corte os brotos que surgirem na base da muda, pois concorrem muito em nutrientes. Quando a muda atingir cerca de sessenta centímetros, estará apta para ser plantada.4. Cada componente do grupo se responsabilizará pela produção de 05 (cinco) mudas no quintal de casa ou em espaço em comum apropriado escolhido pelo grupo.

Preparo do cercado

1. Os cercadinhos serão preparados com garrafas pet, arame liso e tela de nilon;2. Para cada cercado serão necessárias 16 garras pet de 2 litros e 4 garrafas pet de 1 litro;3. Material necessário: garrafas pet, arame liso, alicate e tela de nilon.

O plantio

1. Abra uma cova ou use o tamanho do torrão que envolve as raízes como referência: a cova deve conter o torrão com folga. No momento do plantio, a embalagem (saco plástico ou outros) que envolve a muda deve ser retirada com cuidado para que o “torrão” que protege as raízes não se quebre. Para facilitar a retirada, segure a muda deitada com uma mão e com a outra, utilizando objeto de corte (faca, tesoura) corte o saco plástico no sentido boca-fundo e com cuidado retire a embalagem plástica. 2. No fundo da cova, coloque um pouco de areia e cascalho fino para facilitar a drenagem e aproveite para aplicar composto orgânico ou esterco. Misture a terra retirada com o composto orgânico. E lembre-se que o solo deve estar livre de entulho, pedras e lixo. 3. Umedeça um pouco o torrão e retire a muda da embalagem, cortando o saco plástico e coloque-a na cova, centralizando bem e tomando cuidado para que as raízes não fiquem expostas. Não afunde demais a muda, procurando manter o “colo” da árvore no mesmo nível da superfície. 4. Aproveite para colocar uma estaca de sustentação, ao lado do torrão da muda. A estaca é muito importante, especialmente no início do desenvolvimento da árvore, para evitar danos com ventos fortes e até para conduzir melhor o seu crescimento. 5. Junte a terra da cova (após adubá-la) com a muda plantada e, com as mãos, pressione a terra ao redor do “torrão” até que este esteja firme e bem envolvido pela terra da cova. Terminado o plantio, regue abundantemente. Providencie uma proteção para a muda, caso esteja sujeita a atos de vandalismo.6. Regue bem e espere que a terra ceda. Complete o nível do solo com a terra adubada. Faça irrigações diárias, caso esteja atravessando um período seco.

Adereços:

1. Será confeccionada uma camisa para cada participante em cor verde com o símbolo do ipê e o nome do componente e do grupo;

2. Material e roupas apropriadas à expedição;

Excursões:

1. Acontecerá regularmente uma semana após o início de cada estação ou em data próxima a ser combinada pelo grupo;

2. Nos dias de excursão, o café da manhã será coletivo, à base de frutas e produtos naturais, organizado pela comissão eleita ao final de cada expedição e patrocinado pelos componentes do grupo.

3. Nas excursões da primavera haverá uma culminância e promoção de algum evento que contribua para confraternização e fortalecimento dos laços de amizade e ideais ambientalistas do grupo.

Page 4: Web viewMaterial necessário: garrafas pet, arame liso, alicate e tela de nilon. O plantio. 1

Anexos:

Espécies de Ipês

Tabebuia Róseo-Alba(Ipê Branco)

Tabebuia Avelannedae(Ipê Roxo)

Tabebuia Aurea(Ipê Amarelo)

Tabebuia Impetiginosa(Ipê Roxo)

Page 5: Web viewMaterial necessário: garrafas pet, arame liso, alicate e tela de nilon. O plantio. 1

Modelo da Camisa