download.microsoft.comdownload.microsoft.com/.../sptrans_microsoftservice… · web viewnos dias...

7
Microsoft SQL Server Estudo de caso de solução ao cliente São Paulo aumenta em 30% a confiabilidade nos ônibus e aumenta a inovação com ajuda externa VISÃO GERAL País ou região: Brasil Setor: Governo—local Perfil do cliente São Paulo Transporte S.A. (SPTrans) administra o sistema de transporte público para São Paulo, Brasil, que inclui 15.000 ônibus servindo a uma população de 11 milhões de cidadãos. A SPTrans tem 2000 funcionários. Situação corporativa Antes de 2003, os ônibus da cidade de São Paulo raramente eram pontuais. A SPTrans contratou os Serviços da Microsoft para projetar e desenvolver um sistema eletrônico de monitoramento e de previsão de chegada de ônibus. Entretanto, a verificação das previsões era manual e exigia grande esforço. SOLUÇÃO Em 2011, a SPTrans contratou a área de serviços da Microsoft para melhorar a precisão da previsão do cumprimento dos horários dos ônibus, estender os dados para a Web e smartphones beneficiando assim, milhares de passageiros. Também promoveu melhorias na capacidade de planejamento e inovação. BENEFÍCIOS Melhorar a confiabilidade dos ônibus em 30% Levar a solução até o mercado com maior rapidez Aumentar o conhecimento dos funcionários com um treinamento abrangente Gerar ideias inovadoras “Com os sistemas que a área de serviços da Microsoft criou para nós, melhoramos a confiabilidade do transporte público de São Paulo em 30%.” Maurício Lima, Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação e Receita, São Paulo Transporte Em São Paulo, Brasil, os ônibus dominam as ruas. A São Paulo Transporte S.A. (SPTrans), empresa que gerencia um sistema de transporte público composto por 15.000 ônibus, contratou o serviço de consultoria da Microsoft para ajudá-la a criar um sistema eletrônico de monitoramento de ônibus que tem mantido a operação pontual dos ônibus urbanos desde 2005. Mais recentemente, a SPTrans contratou os serviços de consultoria da Microsoft para dotar o sistema de maior precisão e acesso pela Web e por smartphones. Também contratou o serviço de Estratégia Corporativa da Microsoft para apoiar a inovação e gerar ideias mais criativas. Com a ajuda da área de serviços da Microsoft, a cidade de São Paulo aumentou a confiabilidade do serviço de ônibus em 30%, concluiu projetos de desenvolvimento com maior rapidez e equipou sua equipe de TI com as competências necessárias para que assuma a execução de futuros projetos. Trabalhar com a equipe de Estratégia Corporativa dá à SPTrans acesso às práticas recomendadas provenientes de projetos executados pela Microsoft ao redor do globo.

Upload: others

Post on 28-Jun-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: download.microsoft.comdownload.microsoft.com/.../SPTrans_MicrosoftService… · Web viewNos dias seguintes ao lançamento do site na Web, os meios de comunicação e as redes sociais

Microsoft SQL ServerEstudo de caso de solução ao cliente

São Paulo aumenta em 30% a confiabilidade nos ônibus e aumenta a inovação com ajuda externa

Page 2: download.microsoft.comdownload.microsoft.com/.../SPTrans_MicrosoftService… · Web viewNos dias seguintes ao lançamento do site na Web, os meios de comunicação e as redes sociais

VISÃO GERALPaís ou região: BrasilSetor: Governo—local

Perfil do clienteSão Paulo Transporte S.A. (SPTrans) administra o sistema de transporte público para São Paulo, Brasil, que inclui 15.000 ônibus servindo a uma população de 11 milhões de cidadãos. A SPTrans tem 2000 funcionários.

Situação corporativaAntes de 2003, os ônibus da cidade de São Paulo raramente eram pontuais. A SPTrans contratou os Serviços da Microsoft para projetar e desenvolver um sistema eletrônico de monitoramento e de previsão de chegada de ônibus. Entretanto, a verificação das previsões era manual e exigia grande esforço.

SOLUÇÃOEm 2011, a SPTrans contratou a área de serviços da Microsoft para melhorar a precisão da previsão do cumprimento dos horários dos ônibus, estender os dados para a Web e smartphones beneficiando assim, milhares de passageiros. Também promoveu melhorias na capacidade de planejamento e inovação.

BENEFÍCIOS Melhorar a confiabilidade dos ônibus

em 30% Levar a solução até o mercado com

maior rapidez Aumentar o conhecimento dos

funcionários com um treinamento abrangente

Gerar ideias inovadoras

“Com os sistemas que a área de serviços da Microsoft criou para nós, melhoramos a confiabilidade do transporte público de São Paulo em 30%.”

Maurício Lima, Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação e Receita, São Paulo Transporte

Em São Paulo, Brasil, os ônibus dominam as ruas. A São Paulo Transporte S.A. (SPTrans), empresa que gerencia um sistema de transporte público composto por 15.000 ônibus, contratou o serviço de consultoria da Microsoft para ajudá-la a criar um sistema eletrônico de monitoramento de ônibus que tem mantido a operação pontual dos ônibus urbanos desde 2005. Mais recentemente, a SPTrans contratou os serviços de consultoria da Microsoft para dotar o sistema de maior precisão e acesso pela Web e por smartphones. Também contratou o serviço de Estratégia Corporativa da Microsoft para apoiar a inovação e gerar ideias mais criativas. Com a ajuda da área de serviços da Microsoft, a cidade de São Paulo aumentou a confiabilidade do serviço de ônibus em 30%, concluiu projetos de desenvolvimento com maior rapidez e equipou sua equipe de TI com as competências necessárias para que assuma a execução de futuros projetos. Trabalhar com a equipe de Estratégia Corporativa dá à SPTrans acesso às práticas recomendadas provenientes de projetos executados pela Microsoft ao redor do globo.

Page 3: download.microsoft.comdownload.microsoft.com/.../SPTrans_MicrosoftService… · Web viewNos dias seguintes ao lançamento do site na Web, os meios de comunicação e as redes sociais

SituaçãoA cidade São Paulo é mundialmente conhecida e exerce significativa influência internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Atrai cada vez mais empresas de grande porte e abriga eventos de grande repercussão, como o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, São Paulo Fashion Week e a São Paulo Indy 300.

Em sua infraestrutura de suporte, funcionamento e acesso ao sistema de transporte coletivo, a cidade provê o funcionamento de dez corredores exclusivos, totalizando 126 quilômetros de vias com tratamento apropriado a circulação dos ônibus. Conectados a estes corredores, a cidade abriga o funcionamento de 28 terminais de transferência, estrategicamente distribuídos em sua área geográfica. Conta ainda com dezessete mil pontos de parada para embarque e desembarque de passageiros, distribuídos ao longo de 4,4 mil quilômetros de vias públicas por onde circulam os 15 mil ônibus e que percorrem, em um único dia e na soma de todas as suas viagens, 2,7 milhões de quilômetros.

Na cidade de São Paulo, Brasil, o sistema de ônibus é extremamente importante. Muitos grandes centros urbanos dependem principalmente de sistemas sobre trilhos para a movimentação de pessoas e para ligar o centro da cidade ao subúrbio, mas São Paulo confia nos ônibus para esta função. Dos 11 milhões de habitantes da cidade, 7 milhões usam o sistema de ônibus diariamente, com 55% das viagens intermunicipais feitas em transporte de massa.

O sistema de ônibus de São Paulo é administrado por uma empresa municipal, a São Paulo Transporte S.A. (SPTrans). Coordenar múltiplas empresas independentes que operam as 1.300 linhas de ônibus e os 15.000 ônibus que servem à cidade é uma tarefa desafiadora. Em 2000, o serviço de ônibus de São Paulo não atingia seu pleno potencial. Os ônibus

estavam sempre atrasados, os passageiros se queixavam e, em termos gerais, São Paulo não era pontual.

Em 2000, a cidade aprovou uma lei para aumentar o financiamento para reestruturar e expandir o sistema de ônibus de São Paulo. Além de financiar a construção de novos terminais e corredores de ônibus, a lei promoveu oportunidades de financiamento para a implantação de tecnologias de transporte (ITS) e um sistema de monitoramento eletrônico para ajudar a garantir que os ônibus cumprissem seus horários. O sistema envolve a instalação de dispositivos de sistema de posicionamento global (GPS) em cada ônibus, para acompanhar a sua posição, velocidade e distância percorrida.

Após buscar soluções similares de outros fornecedores globais, a SPTrans decidiu que a Microsoft tinha os melhores produtos e capacidade de desenvolvimento para criar o sistema de monitoramento eletrônico. Em 2003, a SPTrans contratou a área de serviços da Microsoft para ajudar a projetar e desenvolver este sistema de monitoramento automatizado, que chamou de Sistema Integrado de Monitoramento (SIM). O SIM baseou-se originalmente no sistema operacional Windows Server 2003, no software de gerenciamento de dados Microsoft SQL Server 2000 e no Microsoft BizTalk Server 2002, que conectava os dados do GPS ao mecanismo de análise e previsão.

O sistema entrou no ar com os primeiros ônibus em 2004, e em 2007 todos os ônibus da cidade já eram monitorados pelo SIM. Além de monitorar a posição dos ônibus em qualquer momento, o SIM previa quando os ônibus chegariam em suas paradas e também calculava onde eram necessários ônibus na área metropolitana. Podia acontecer de um ônibus quebrar e outro ser necessário para assumir sua rota. Atualmente o SIM recebe, processa e armazena mais de 16 milhões de eventos por dia e calcula mais de um milhão de previsões, exibindo-as em

38

Page 4: download.microsoft.comdownload.microsoft.com/.../SPTrans_MicrosoftService… · Web viewNos dias seguintes ao lançamento do site na Web, os meios de comunicação e as redes sociais

painéis eletrônicos que a SPTrans instalou em 150 paradas de ônibus nos corredores da cidade, todas conectadas por fibra óptica.

Embora fosse um enorme sucesso, o SIM nem sempre era preciso na previsão dos horários de chegada e partida de ônibus. A SPTrans possuía um procedimento manual para conferir parte de suas milhões de previsões diárias, colocando pessoas em determinados pontos de ônibus com um PC de bolso e fazendo-as anotar os números dos ônibus e os horários de chegada. Essas pessoas passavam horas colhendo dados e, depois, levavam quase uma semana para calcular e conferir as previsões para uma única parada de ônibus. A SPTrans desejava acelerar o processo de conferência da previsão e executá-lo para cada ônibus da cidade.

Solução Em dezembro de 2011, a área de serviços da Microsoft levou à SPTrans a ideia de criar uma solução automatizada para a conferência das previsões de chegada de ônibus. A SPTrans contratou a Microsoft para melhorar o SIM com o que veio a ser conhecido como o sistema de verificação de previsão.

Melhorar a verificação da previsão Durante o projeto de seis meses, os consultores da Microsoft utilizaram o Microsoft SQL Server 2005 para criar um data warehouse para armazenar os dados de todo o sistema de previsão, o Microsoft SQL Server 2005 Analysis Services para criar cubos OLAP e o Microsoft SQL Server Integration Services 2005 para ler e transformar os dados do banco de dados principal do SIM para o data warehouse. Os funcionários da SPTrans utilizaram o Microsoft SQL Server Reporting Services 2005 e planilhas do Microsoft Office Excel 2007 para a criação de relatórios e fornecimento de serviços de visualização de dados. Todos os servidores da solução utilizam o sistema operacional Windows Server 2008 R2. O sistema de verificação de

previsão confere automaticamente cada uma das 3,5 milhões de previsões, comparando-as com os horários reais de chegada.

Estender para a Web e smartphones Concomitantemente com o desenvolvimento do sistema de verificação de previsão, a SPTrans contratou consultores da Microsoft para implementar outro recurso para melhorar o serviço de ônibus de São Paulo. Era necessário expandir a entrega do serviço de previsão além dos painéis eletrônicos nas paradas de ônibus, levando-o para a Web e smartphones, para que os cidadãos pudessem ter acesso mais conveniente às informações.

De dezembro de 2010 a abril de 2011, consultores da Microsoft criaram um barramento de serviços sobre o sistema de previsão, permitindo o consumo das informações por sites da Web e provedores de serviços de mensagens de texto (SMS) para mensagens de texto por smartphones. O barramento de serviço expõe uma interface genérica que pode ser consumida por praticamente qualquer dispositivo que possa comunicar-se pela Internet. O barramento permite que a SPTrans adicione novos dispositivos de consumo de dados, utilizando as interfaces atuais ou criando novas interfaces especializadas. A SPTrans então desenvolveu um site da Web onde o público pode consultar horários de ônibus, que são atualizados em tempo real com os dados do SIM.

Os consultores da Microsoft usaram para o desenvolvimento do barramento de serviço o Microsoft Visual Studio 2010 e o Windows Communication Foundation, parte do Microsoft .NET Framework 4.0. O sistema de cálculo da previsão do SIM opera em um cluster com carga balanceada de servidores blade da IBM, o que dá à SPTrans a flexibilidade para expandir a infraestrutura para um máximo de 32 servidores, se houver pico de tráfego na Web.

48

Page 5: download.microsoft.comdownload.microsoft.com/.../SPTrans_MicrosoftService… · Web viewNos dias seguintes ao lançamento do site na Web, os meios de comunicação e as redes sociais

Ter acesso ao suporte necessário Durante todos os seus contratos com a área de serviços da Microsoft, a SPTrans usou a oferta de Suporte Premier para obter suporte técnico imediato e dirigido, quando necessário. “Se nós detectamos um problema com o SQL Server ou Active Directory, podemos entrar em contato com o Suporte Premier para fazer uma avaliação de desempenho e resolver rapidamente o problema”, diz Eduardo Brangeli, Gerente de Contratos da Microsoft para a São Paulo Transporte.

O Suporte Premier também forneceu atualizações periódicas de software, ajudou a solucionar problemas e apresentou workshops sobre Microsoft SQL Server, Microsoft SharePoint Server 2010, tecnologias de desenvolvimento da Microsoft e outros tópicos, para treinar a equipe da SPTrans sobre o uso ideal do software da Microsoft.

Planejar para o futuro Durante este período, a SPTrans também contratou a Estratégia Corporativa dos Serviços da Microsoft, uma oferta que inclui a colaboração com um Arquiteto Corporativo da Microsoft para ajudar a alinhar investimentos de TI e prioridades de negócios. Durante as três semanas do contrato de exploração da Estratégia Corporativa, o Arquiteto Corporativo da Microsoft ajudou a SPTrans a mapear seus objetivos de negócios às possibilidades e mudanças tecnológicas necessárias, e a criar um roteiro para melhorar sua capacidade de inovação e identificar os estágios e investimentos para que pessoas, processos e tecnologias avancem da inovação ad hoc para um processo formal. O arquiteto também ajudou a SPTrans a definir e validar uma iniciativa para transferir eletronicamente dados de transporte de São Paulo para outros departamentos, como de trânsito e de polícia. A equipe de Estratégia Corporativa conseguiu utilizar seus contatos e projetos globais feitos para cidades como Londres e

Boston, para apresentar à SPTrans ideias e práticas recomendadas utilizadas em outras grandes cidades.

Como resultado do seu trabalho com a Estratégia Corporativa dos Serviços da Microsoft, a SPTrans gerou uma ampla gama de ideias que implementou ou tem planos para implementar:

Proporcionar acesso à Internet a passageiros nos ônibus e nas estações de ônibus

Mostrar aos passageiros informações de chegadas e partidas em tempo real, no interior dos ônibus

Fornecer informações sobre chegadas e partidas em tempo real para cidadãos, por meio de smartphones

Compartilhar dados sobre tráfego de ônibus com outros departamentos da cidade para melhor proteção policial, planejamento de estacionamentos, melhoria de condições das estradas e semáforos, além de outros serviços urbanos

Compartilhar dados sobre o tráfego de ônibus com empresas de táxi para que saibam quando e onde os corredores de ônibus estão livres

Benefícios Com a ajuda dos consultores da Microsoft, a SPTrans foi capaz de criar um sistema de monitoramento eletrônico para manter ônibus urbanos dentro do horário e oferecer melhor serviço aos 11 milhões de cidadãos da cidade. A SPTrans entregou todos os aspectos da solução com rapidez muito maior do que teria feito sozinha e deu à sua equipe de TI interna as competências necessárias para assumir futuros projetos. Com a ajuda da Estratégia Corporativa dos Serviços da Microsoft, a SPTrans melhorou sua capacidade de inovação e obteve acesso às melhores ideias e práticas do mundo inteiro.

58

“Com a ajuda da área de serviços da Microsoft, tornamos a cidade de São Paulo muito mais agradável e mais amigável para o cidadão.”

Maurício Lima, Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação e Receita, São

Paulo Transporte

Page 6: download.microsoft.comdownload.microsoft.com/.../SPTrans_MicrosoftService… · Web viewNos dias seguintes ao lançamento do site na Web, os meios de comunicação e as redes sociais

Melhorar a confiabilidade do serviço de ônibus em 30% O principal benefício de melhorias na precisão da previsão para o SIM é o melhor serviço de transporte público para os 11 milhões de cidadãos de São Paulo.

Tornando efetiva a tendência da aplicação de tecnologia da informação nos seus sistemas de transporte, a SPTrans continuou dando destaque aos sistemas de informações aos usuários. Desta forma, entende informação como serviço e, que se bem produzido e amplamente disponibilizado para manter o usuário informado, configura-se como fundamental instrumento para ampliar a satisfação com os serviços do transporte coletivo. Os usuários, apoiados nas novas tecnologias e com amplo acesso a informação e canais de comunicação, tem atuação mais decisiva, colaborativa e influenciadora na gestão do transporte público.Com o site da Web que apresenta os horários dos ônibus, a cidade pode alcançar uma parcela muito maior da população do que com o uso apenas dos painéis nos pontos. Nos dias seguintes ao lançamento do site na Web, os meios de comunicação e as redes sociais apresentaram muitos comentários positivos. Os cidadãos deram espontaneamente testemunhos muito animados sobre a capacidade de uso do site e sobre a precisão dos horários de chegada dos ônibus.

“Com os sistemas que a área de serviços da Microsoft criou para nós, melhoramos a confiabilidade do transporte público de São Paulo em 30%”, diz Maurício Lima, Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação e Receita da São Paulo Transporte. “Agora sabemos exatamente onde os ônibus estão a qualquer momento e podemos prever com precisão sua chegada nas paradas subsequentes. Além disso, agora podemos substituir os ônibus

com problemas com rapidez muito maior – em minutos, em vez de horas.”

Com o SIM, a SPTrans também aumentou a capacidade do sistema de ônibus de São Paulo. Ao melhorar a confiabilidade do serviço de ônibus em 30%, ela aumentou essencialmente a capacidade do sistema de transporte público em 10%, porque não precisa de tantos ônibus extras à disposição para ‘resgatar’ passageiros deixados em paradas devido a atrasos nos ônibus.

Melhorias no serviço de ônibus também beneficiaram outros serviços da cidade, como serviços policiais e de bombeiros, que usam o novo sistema de câmeras espalhadas por toda a cidade para monitorar o tráfego em situações de emergência.

“Com a ajuda da área de serviços da Microsoft, tornamos a cidade de São Paulo muito mais agradável e mais amigável para o cidadão”, diz Lima. “Esta será uma grande ajuda, enquanto nos preparamos para grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014.”

Levar a solução até o mercado com maior rapidez A velocidade de comercialização foi importante em cada fase do projeto SIM, e a área de serviços da Microsoft ajudou a SPTrans a concluir o projeto em um período aceitável. “Anos atrás, quando iniciamos o projeto, estávamos instalando todo o equipamento de monitoramento nos ônibus, de modo que precisávamos desenvolver o sistema de backend com a maior rapidez possível, para tirar vantagem deste investimento de capital”, diz Lima. “Não há dúvida de que nós levamos cada fase desta solução à produção com muito mais rapidez, trabalhando com a Microsoft.”

Aumentar o conhecimento dos funcionários com ampla e profunda experiência

68

“Com a ajuda do Programa de Estratégia Corporativa da Microsoft, temos uma visão melhor e muito maior de como o transporte de massa pode servir ao público.”

Maurício Lima, Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação e Receita, São

Paulo Transporte

Page 7: download.microsoft.comdownload.microsoft.com/.../SPTrans_MicrosoftService… · Web viewNos dias seguintes ao lançamento do site na Web, os meios de comunicação e as redes sociais

A SPTrans também obteve um treinamento valioso para sua equipe de TI, com os contratos com a área de serviços da Microsoft. “Quando nós adotamos as tecnologias da Microsoft, a experiência de que precisávamos podia ser encontrada apenas na Microsoft”, diz Lima. “O conhecimento profundo da Microsoft sobre o produto, juntamente com sua experiência em sistemas robustos e implantações para outros clientes, foi fundamental para o sucesso do nosso compromisso.”

As competências aprendidas com a área de serviços da Microsoft também capacitaram a equipe da SPTrans a assumir novos projetos com confiança. “A tecnologia muda constantemente, e nossa equipe tem dificuldade para permanecer atualizada”, diz Mônica Andrade, Gerente de Sistemas Operacionais de Transporte da SPTrans. “Os consultores da Microsoft ajudaram a treinar nossos funcionários sobre as mais recentes tecnologias da Microsoft e sobre como utilizá-las ao máximo.” Nossa equipe foi liberada para envolver-se em outros projetos, e também obteve as competências necessárias para a criação e implementação de novos projetos por conta própria.”

Gerar ideias inovadoras para melhorias futuras Além disso, a área de serviços da Microsoft deu à SPTrans acesso a ideias inovadoras e práticas recomendadas usadas por cidades do mundo inteiro. “Com a ajuda do Programa de Estratégia Corporativa da Microsoft, temos uma visão muito melhor e maior de como o transporte de massa pode servir ao público”, Lima diz. “Ele nos ajudou a combinar de forma consistente as iniciativas de TI com necessidades do negócio e a aprender com colegas nossos do mundo inteiro.”

Recorrer ao trabalho que a área de serviços da Microsoft realizou para outras grandes cidades, como Londres e Boston, resultou em sugestões que ajudaram a equipe da SPTrans a estender o uso de suas

informações de maneiras inovadoras. A SPTrans pode melhorar seu sistema atual de ônibus e também abordar desafios futuros, como a preparação para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que colocará pressão no sistema de transporte público, com aumento do tráfego por cidadãos e turistas. “O trabalho que estamos fazendo com a área de serviços da Microsoft está melhorando de forma palpável as vidas de milhões de paulistanos”, Lima conclui.

78

Page 8: download.microsoft.comdownload.microsoft.com/.../SPTrans_MicrosoftService… · Web viewNos dias seguintes ao lançamento do site na Web, os meios de comunicação e as redes sociais

Serviços da Microsoft A área de serviços da Microsoft consiste em uma equipe global de profissionais dedicados a ajudar os clientes a maximizar o valor de seu investimento no software da Microsoft. A área de serviços da Microsoft atende clientes mais de 715 milhões de vezes por ano, ajudando-os a planejar, implantar, prestar suporte e otimizar nossas tecnologias. Eles também operam em estreita proximidade com os parceiros da Microsoft, compartilhando sua experiência tecnológica e conhecimento do produto regularmente.

Para obter mais informações sobre os Serviços da Microsoft, visite: www.microsoft.com/services

88

Para obter mais informações Para obter mais informações sobre produtos e serviços da Microsoft, ligue para o Centro de Informações de Vendas da Microsoft em (800) 426-9400. No Canadá, ligue para o Centro de Informações da Microsoft no Canadá em (877) 568-2495. Clientes dos EUA e do Canadá com deficiência auditiva podem usar os serviços de telefone de texto da Microsoft (TTY/TDD) no número (800) 892-5234. Fora dos 50 estados dos Estados Unidos e Canadá, entre em contato com sua subsidiária local da Microsoft. Para ter acesso a informações pela Rede Mundial de Computadores, visite: www.microsoft.com

Para mais informações sobre serviços da São Paulo Transporte S.A., visite o site na Web em:www.sptrans.com.br

Este estudo de caso é apenas para fins de informação. A MICROSOFT NÃO OFERECE NENHUMA GARANTIA, EXPRESSA OU IMPLÍCITA, NESTE RESUMO.

Documento publicado em junho de 2012

Software e serviços Os serviços da Microsoft− Consultoria− Estratégia Corporativa− Suporte Premier

Portfólio de produtos de Servidor− Windows Server 2008 R2− Microsoft SQL Server 2005

Microsoft Office− Microsoft Office 2007

Microsoft Visual Studio 2010

Tecnologias− Microsoft .NET Framework 4.0− Microsoft SQL Server 2005 Analisys

Services− Microsoft SQL Server 2005 Integration

Services− Microsoft SQL Server 2005 Reporting

Services

Hardware Servidores blade da IBM