diocesesa.org.br · web viewleitura da primeira carta de são paulo aos tessalonicenses bem sabeis...

12
Mães/Pais e Madrinhas/Padrinhos Orantes para os Sacerdotes

Upload: others

Post on 20-Aug-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 2: diocesesa.org.br · Web viewLeitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses Bem sabeis que exortamos a cada um de vós, como um pai aos filhos. Nós vos exortávamos,

Diocese de Santo André

2

Page 3: diocesesa.org.br · Web viewLeitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses Bem sabeis que exortamos a cada um de vós, como um pai aos filhos. Nós vos exortávamos,

3

Page 4: diocesesa.org.br · Web viewLeitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses Bem sabeis que exortamos a cada um de vós, como um pai aos filhos. Nós vos exortávamos,

São João Maria Vianney: Rogai por nossos Padres!

-----------------------------------------------------------

1. SAUDAÇÃO INICIAL:

Animadora (A): Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.Todos (T): Amém!

A - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam conosco.

T - Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

2. MOTIVAÇÃO:

A – Pois é doce e suave o Senhor, por mais que o comamos e bebamos, estamos sempre sedentos e famintos, porque nosso alimento e bebida nunca se podem tomar e beber totalmente; tomando, não se consome, bebido não acaba, pois, nosso pão é eterno, nossa fonte é perene, nossa fonte é doce. Eis a razão por que diz o Profeta: Vós que tendes sede, ide à fonte (Isaías 55,1). É fonte dos sedentos e não dos saciados. Por isso chama a si sedentos, que em outro lugar declara felizes, aqueles que nunca bebem bastante, mas quanto mais sorvem, tanto mais têm sede.

Liturgia das horas 21ª semana do tempo comum Segunda Leitura (Das instruções de São Columbano, abade).

Adentremos nosso interior, suplicando ao Espírito Santo que nos agracie de um anseio pela busca e conhecimento do Sagrado, através do aprofundamento nas Sagradas Escrituras. Que ao ouvir a Palavra todo nosso ser se volte para o Sagrado e a cada dia tenhamos mais sede, para corrermos à fonte.

3. Invocando o Espírito Santo:

Rezemos juntos a Oração ao Espírito Santo:

Ó Espírito Santo, / dai-nos corações grandes abertos à vossa silenciosa e forte Palavra inspiradora, / e fechados a todas as ambições mesquinhas; / dai-nos corações alheios a qualquer desprezível competição humana / e compenetrados do sentido da Santa Igreja; / dai-nos corações

Mães/Pais e Madrinhas/Padrinhos Orantes

para os Sacerdotes

4

Page 5: diocesesa.org.br · Web viewLeitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses Bem sabeis que exortamos a cada um de vós, como um pai aos filhos. Nós vos exortávamos,

grandes, / desejosos de se tornarem semelhantes ao manso Coração do Senhor Jesus; / dai-nos corações grandes e generosos para superarmos todas as provações, / todo tédio, todo cansaço, toda desilusão, todas as ofensas; / dai-nos corações grandes e humildes até o sacrifício, quando necessário; / corações cuja felicidade seja palpitar com o Coração de Cristo / e cumprir fielmente toda vontade do Pai celeste. Amem.

5

Page 6: diocesesa.org.br · Web viewLeitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses Bem sabeis que exortamos a cada um de vós, como um pai aos filhos. Nós vos exortávamos,

4. Palavra de Deus (1 Tessalonicenses 2, 11-13) -

A – Ouçamos agora o que Jesus vem nos ensinar através de Sua Palavra!Leitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses

Bem sabeis que exortamos a cada um de vós, como um pai aos filhos. Nós vos exortávamos, vos encorajávamos e vos conjurávamos a viver de maneira digna de Deus, que vos chama ao seu Reino e à sua glória. Por essa razão, é que sem cessar agradecemos a Deus por terdes acolhido Sua Palavra, que vos pregamos não como palavra humana, mas como na verdade é, Palavra de Deus que produz efeito em vós, os fiéis.L. Palavra do Senhor. T.: Graças a Deus.

A - Façamos um instante de silêncio e meditação, deixando que a Palavra caia em nossos corações como uma semente em terra fértil.

Sugestão: a Animadora pode pedir que os presentes releiam a Palavra em vós baixa e partilhem o que lhes tocou.

5. Complemento:A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disponibilizou dois subsídios de apoio aos fiéis que desejam celebrar o Mês da Bíblia, agora em setembro. A data foi criada em 1971, com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus.O texto-base segue o tema e o lema do Mês da Bíblia 2017, “Para que n’Ele nossos povos tenham vida” e “Anunciar o Evangelho e doar a própria vida”, respectivamente. De acordo com dom José Antônio Peruzzo, presidente da Comissão, a inspiração da temática provém do Documento de Aparecida de 2007, intitulado “Discípulos missionários de Jesus Cristo, para que n’Ele nossos povos tenham vida”.

Trata-se, segundo o bispo, do convite para conhecer Jesus e sua proposta de vida e partilhá-la com as demais pessoas. “O Documento de Aparecida estabelece essa conexão entre discipulado e missão com duas faces da mesma moeda. O discipulado leva necessariamente à missão e a missão se alimenta do discipulado”.

O texto-base oferece pistas para compreender a Primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses, que retrata uma comunidade dos inícios do Cristianismo, com dificuldades, resistências e superações. Tal comunidade está inserida na periferia de uma grande cidade do Império Romano, Tessalônica, onde busca-se transformar a sociedade vigente, com a força do anúncio do Evangelho. “Quem quer conhecer belos traços de Paulo, evangelizador entusiasmado, disporá de muitas indicações nessas páginas. Tanto Paulo quanto os tessalonicenses se deixam conhecer nestas linhas”, conclui o bispo.

Disponível no site: http://blogdasagradafamilia.blogspot.com.br/2017/08/cnbb-lanca-subsidios-para-o-mes-da.html

A – Ser discípulo missionário de Jesus Cristo é um grande desafio. Faz-se urgente e necessário uma abertura de coração para acolher a proposta de Jesus por inteiro, pois a evangelização, deve começar por nós mesmos. Que a Palavra viva de Deus tome conta de

6

Page 7: diocesesa.org.br · Web viewLeitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses Bem sabeis que exortamos a cada um de vós, como um pai aos filhos. Nós vos exortávamos,

todo o nosso ser e seja o motor de nossas ações, atitudes e palavras e que a opção pessoal por Jesus ocupe o centro de nossa vida.Uma vez transformados pela força e ação da Palavra de Deus, tendo feito a experiência vital de Jesus Cristo, estejamos prontos para anunciar o Evangelho, o próprio Deus vivo e também denunciar, dando testemunho de nossa fé como cristãos.

O ardor missionário e o zelo apostólico dos sacerdotes, passam também pela força da nossa oração, portanto, a oração perseverante das Mães e Madrinhas e Pais e Padrinhos é sustentáculo para a vida espiritual e evangelizadora destes filhos amados de Nossa Senhora.A oração, portanto, é o motor que move o discípulo missionário de Jesus Cristo.

6. Motivados pela Palavra de Deus rezemos:

L1. Que a Palavra de Deus, como chuva benfazeja que cai na terra, toque e transforme o coração dos amigos prediletos de Cristo, os Sacerdotes, que se disponham a cumprir a missão que lhes foi confiada, testemunhando com suas vidas o amor e a santidade à exemplo do próprio Mestre.

R: Senhor, sacia a nossa sede e fome através de Tua Palavra

L2. Rezemos uns pelos outros para que Deus nos abençoe dando-nos a graça do comprometimento no amor a Cristo e aos irmãos, particularmente os mais pequeninos e sofredores neste nosso mundo de tantas injustiças, que sejamos testemunhas fiéis, servindo ao próximo, dando de graça, o que de graça e por Graça Divina recebemos.

R: Senhor, sacia a nossa sede e fome através de Tua Palavra

L3. Peçamos a Nossa Senhora, serva humilde e fiel à Palavra de Deus, que caminhe com nossos Sacerdotes e com todos os que se dispõem a ser discípulos e missionários, para que fortalecidos, diante dos desafios, se coloquem em pé, prontos para o combate, sabendo que ela está à frente nas batalhas.

R: Senhor, sacia a nossa sede e fome através de Tua Palavra

L4. Peçamos a Deus, Senhor da Messe, que nosso Papa Francisco, nosso Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos, nossos Sacerdotes, Diáconos, Seminaristas, Religiosas, Religiosos e Agentes de Pastorais e Movimentos sejam conduzidos pelo Espírito Santo e se abram ao ardor missionário que dá vida e impulsiona a Igreja na busca da verdade. Que sejam ousados na evangelização, não temendo testemunhar a vontade de Deus.

R: Senhor, sacia a nossa sede e fome através de Tua Palavra

7

Page 8: diocesesa.org.br · Web viewLeitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses Bem sabeis que exortamos a cada um de vós, como um pai aos filhos. Nós vos exortávamos,

L5. Que a Tua Palavra se cumpra Senhor em nossas vidas, mesmo sem compreender os Teus projetos, que tenhamos a plena consciência de que Tu sabes o que é melhor e que somente em Ti podemos confiar.

R: Senhor, sacia a nossa sede e fome através de Tua Palavra

7. Oração de Santa Teresinha do Menino Jesus

A - Rezemos juntos pensando no Padre de nossa Paróquia:

“Ó Jesus, Sumo e eterno Sacerdote, conservai este vosso sacerdote sob a proteção de vosso Coração amabilíssimo, onde nada de mal pode acontecer. Conservai ilibadas as suas mãos ungidas que tocam todos os dias o vosso Corpo Santíssimo.

Conservai puro e desapegado dos bens da terra o seu coração, que foi selado pelo caráter sublime de vosso glorioso sacerdócio. Fazei-o crescer no amor e fidelidade para convosco e preservai-o do contágio do mundo. Dai-lhe também, juntamente com o poder que tem de mudar o pão e o vinho em vosso Corpo e Sangue, o poder de mudar os corações dos seres humanos. Abençoai os seus trabalhos, com abundantes frutos e concedei-lhe um dia a coroa da Vida Eterna. Amém”.

Em união com toda Igreja rezemos: Pai Nosso...Ave Maria... Glória ao Pai...

8. Cântico do Magnificat

A – Louvemos a Mãe de Deus, rezando o Cântico do Magnificat:

Lado A: A minh‘alma engrandece o Senhore se alegrou o meu espírito em Deus meu Salvador,pois ele viu a pequenez de sua serva;eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

Lado B: O Poderoso fez em mim maravilhase santo é o seu nome!Seu amor, de geração em geração,chega a todos que o respeitam.

Lado A: Demonstrou o poder de seu braço,dispersou os orgulhosos.Derrubou os poderosos de seus tronose os humildes exaltou.

Lado B: De bens saciou os famintose despediu, sem nada, os ricos.Acolheu Israel, seu servidor,

8

Page 9: diocesesa.org.br · Web viewLeitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses Bem sabeis que exortamos a cada um de vós, como um pai aos filhos. Nós vos exortávamos,

fiel ao seu amor,como havia prometido aos nossos pais,em favor de Abraão e de seus filhos para sempre.

Lado A: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,Lado B: como era no princípio, agora e sempre. Amém.

10. Canto Final:

1. Uma entre todas foi a escolhida:/ foste tu, Maria, serva preferida,/ Mãe do meu Senhor,/ Mãe do meu Salvador!

Maria, cheia de graça e consolo,/ venha caminhar com teu povo./ Nossa mãe e sempre serás! (bis).

2. Roga pelos pecadores desta terra./ Roga pelo povo que em seu Deus espera,/ Mãe do meu Senhor, Mãe do meu Salvador!

11. Bênção Final

A – O Senhor nos abençoe e nos guarde.T – Amém.A – Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós.T – Amém.A – Volva para nós o seu olhar e nos dê a sua paz.T – Amém.A – O Senhor nos abençoe, nos livre de todo mal e nos conduza à vida eterna.T – Amém.

Oração para ouvir a Palavra de Deus

Abri, Senhor, meu coração à vossa Palavra, que ela seja para mim Caminho, Verdade e Vida.Que a sua luz possa trazer sentido e rumo para minha vida;que nela eu encontre coragem, esperança e principalmente aprenda a amar.Aumentai minha fé para que viva mais intensamente a vida que consiste em vos conhecer e conhecer Vosso Amado Filho que nos enviastes. Amém.

9

Page 10: diocesesa.org.br · Web viewLeitura da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses Bem sabeis que exortamos a cada um de vós, como um pai aos filhos. Nós vos exortávamos,

Compromissos com Jesus:

Fazer Adoração ao Santíssimo.

Reservar alguns minutos no meu dia para ler e rezar um trecho da Palavra de Deus neste

mês da Bíblia.

Sugestão para o mês da Bíblia:

Convidar Sacerdotes ou pessoas preparadas para um estudo e reflexão sobre o texto

base que a CNBB propõe para este mês da Bíblia.

Dar uma Bíblia de presente para um afilhado, a um amigo, a um vizinho, etc...

_________________ Comunicado importante:

. No dia 05 de outubro, teremos nossa Missa com Dom Pedro Carlos Cipollini.

Será às 16h, na Catedral do Carmo em Santo André.

. Precisamos nos reunir neste mês de Setembro, para rezarmos juntas (os), para

conversarmos e nos organizar para este dia. (para mim pode ser de quarta-feira à noite ou

na sexta-feira à noite). Peço que conversem entre si no dia em que cada grupo se reúne, vejam o melhor e por favor entrem em contato comigo o mais breve possível).

Abraços fraternos. Deus abençoe!

Irmã Sandra

44598407 / 964484377

10