portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/files/dom15072019-sudecap3.docx · web view• lei federal...

16
INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2019 SISTEMA: MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA SUDECAP SUBSISTEMA / PROCESSO: GESTÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO 1. FINALIDADE Estabelecer diretrizes e procedimentos necessários à gestão do Estágio Supervisionado da Superintendência de Desenvolvimento da Capital - SUDECAP. 2. FUNDAMENTOS LEGAIS 2.1. Geral • Lei Federal n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; 2.2. Específico • Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da Educação de Jovens e Adultos, altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho e dá outras providências; • Decreto Municipal nº 16.870 de 23 de março de 2018 – Dispõe sobre o estágio de estudantes na Administração Direta e Indireta do Poder Executivo. 3. ABRANGÊNCIA Esta Instrução se aplica aos estagiários e a todos os setores da Superintendência de Desenvolvimento da Capital - SUDECAP. 4. PRINCÍPIOS BÁSICOS 4.1. Conceituação Para efeito desta Instrução, consideram - se os seguintes conceitos: 4.1.1. Estágio Obrigatório: é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. 4.1.2. Estágio Não Obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. 4.2. Do Estágio Não Obrigatório 4.2.1. Da Cota Orçamentária 4.2.1.1. A cota orçamentária será definida pela Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças junto à Câmara de Coordenação Geral – CCG. 4.2.1.2. As Diretorias de Projetos, de Obras, de Planejamento, Gestão e Finanças, Jurídica, de Planejamento e Controle de Empreendimentos e de Manutenção da SUDECAP poderão distribuir as vagas de estágio, nível médio e superior, dentro do limite orçamentário aprovado pela CCG, conforme necessidade específica. 4.2.1.3. O dimensionamento de vagas poderá ocorrer a qualquer tempo, mediante negociação entre as Diretorias e aprovação do Superintendente. 4.2.1.4. Para incremento de estagiários, o Departamento de Gestão de Pessoas, após aprovação da Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças e do Superintendente, deverá enviar solicitação de pessoal por meio do Portal da Gestão para deliberação da CCG.

Upload: others

Post on 30-Dec-2019

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom15072019-sudecap3.docx · Web view• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes

INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2019

SISTEMA: MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA SUDECAP

SUBSISTEMA / PROCESSO: GESTÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO

1. FINALIDADE Estabelecer diretrizes e procedimentos necessários à gestão do Estágio Supervisionado da Superintendência de Desenvolvimento da Capital - SUDECAP.

2. FUNDAMENTOS LEGAIS

2.1. Geral• Lei Federal n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional;2.2. Específico• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da Educação de Jovens e Adultos, altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho e dá outras providências;• Decreto Municipal nº 16.870 de 23 de março de 2018 – Dispõe sobre o estágio de estudantes na Administração Direta e Indireta do Poder Executivo.

3. ABRANGÊNCIAEsta Instrução se aplica aos estagiários e a todos os setores da Superintendência de Desenvolvimento da Capital - SUDECAP.

4. PRINCÍPIOS BÁSICOS4.1. ConceituaçãoPara efeito desta Instrução, consideram - se os seguintes conceitos:

4.1.1. Estágio Obrigatório: é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.4.1.2. Estágio Não Obrigatório: é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

4.2. Do Estágio Não Obrigatório4.2.1. Da Cota Orçamentária4.2.1.1. A cota orçamentária será definida pela Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças junto à Câmara de Coordenação Geral – CCG.4.2.1.2. As Diretorias de Projetos, de Obras, de Planejamento, Gestão e Finanças, Jurídica, de Planejamento e Controle de Empreendimentos e de Manutenção da SUDECAP poderão distribuir as vagas de estágio, nível médio e superior, dentro do limite orçamentário aprovado pela CCG, conforme necessidade específica.4.2.1.3. O dimensionamento de vagas poderá ocorrer a qualquer tempo, mediante negociação entre as Diretorias e aprovação do Superintendente.4.2.1.4. Para incremento de estagiários, o Departamento de Gestão de Pessoas, após aprovação da Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças e do Superintendente, deverá enviar solicitação de pessoal por meio do Portal da Gestão para deliberação da CCG.

4.2.2. Da Inscrição4.2.2.1. O estudante de ensino médio, técnico ou superior poderá se inscrever para concorrer às vagas de estágio na SUDECAP. A inscrição será realizada após encaminhamento do currículo para o endereço eletrônico do Departamento de Gestão de Pessoas - [email protected] e inscrição no site da PBH. O estudante deverá atender aos seguintes requisitos: 4.2.2.1.1. possuir idade mínima de 16 anos;4.2.2.1.2. residir preferencialmente em Belo Horizonte;4.2.2.1.3. estar regularmente matriculado e frequente em sua instituição de ensino;4.2.2.1.4. ter média escolar mínima de 60 % (sessenta por cento) da pontuação exigida no último período do curso.4.2.2.2. A inscrição não garante o acesso automático às vagas de estágio, sendo os inscritos convidados para o processo seletivo conforme a necessidade da SUDECAP e requisitos da vaga a ser preenchida.4.2.2.3. O estudante beneficiário de programas sociais do Governo Federal, Estadual e Municipal terá acesso preferencial às vagas de estágio.4.2.2.4. O candidato com deficiência deverá comprovar tal condição por meio de laudo médico específico, formulário modelo ARHE – 00609062 - Avaliação Médica para Enquadramento na Conceitualização de Pessoa com Deficiência –

Page 2: portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom15072019-sudecap3.docx · Web view• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes

Estágio. O laudo médico apresentado pelo candidato terá validade de 12 (doze) meses. A comprovação assegurará apenas prioridade na convocação para o processo seletivo.4.2.2.4.1. As informações do laudo médico serão utilizadas como parâmetro para a escolha da vaga, a partir da avaliação da compatibilização da deficiência do estudante com as atividades que lhes serão atribuídas no desenvolvimento do estágio e informadas pelo Departamento de Gestão de Pessoas.

4.2.3. Do Processo Seletivo4.2.3.1. Para abertura de processo seletivo, o setor demandante deverá solicitar a reposição do estagiário através do formulário DGPE001 – Solicitação de contratação de estagiário. Este deverá ser enviado ao Departamento de Gestão de Pessoas com as devidas assinaturas, com exceção da do Superintendente. O período para o envio é: entre uma semana antes do último dia de trabalho do estagiário em efetivo exercício até uma semana após a data efetiva do desligamento do estagiário.4.2.3.2. O Departamento de Gestão de Pessoas irá analisar a demanda, realizar entrevistas comportamentais, e selecionará cerca de 3 (três) candidatos conforme perfil da vaga. As informações sobre os candidatos serão encaminhadas, juntamente com o formulário DGPE – Processo seletivo – Estagiário, ao setor demandante, via e-mail, para análise. Em seguida, o Departamento de Gestão de Pessoas agendará com os candidatos a entrevista e/ ou aplicação de testes que ocorrerá no setor demandante.4.2.3.3. Excepcionalmente, os setores demandantes poderão sugerir candidatos para participação no processo seletivo, encaminhando os dados dos interessados ao Departamento de Gestão de Pessoas.4.2.3.4. O setor demandante realizará as entrevistas com os candidatos e/ ou aplicará testes de conhecimentos e habilidades e, em seguida, informará ao Departamento de Gestão de Pessoas o resultado da seleção.4.2.3.5. O candidato poderá comunicar a desistência no processo seletivo a qualquer tempo, no e-mail ou telefone do Departamento de Gestão de Pessoas ou presencialmente neste departamento.4.2.3.6. O recrutamento de candidatos de outro Município somente será realizado caso não haja candidato residente em Belo Horizonte compatível com o perfil da vaga.4.2.4. Da Contratação4.2.4.1. Será enviada, ao candidato selecionado por e-mail, a lista de documentos abaixo que deverá apresentar ao Departamento de Gestão de Pessoas: 4.2.4.1.1. carteira de identidade (original e cópia);4.2.4.1.2. CPF (original e cópia);4.2.4.1.3. comprovante de residência (original e cópia) – preferencialmente conta de água, luz ou telefone com menos de 90 (noventa) dias. O comprovante de residência poderá estar em nome de outra pessoa, bastando o estagiário comprovar a relação por meio de documento ou apresentar uma documentação complementar;4.2.4.1.4. título de eleitor (original e cópia);4.2.4.1.5. certificado de reservista (caso homem) (original e cópia);4.2.4.1.6. declaração de matrícula (com nome, número de matrícula, curso, período, previsão de formatura, CNPJ e endereço da instituição de ensino);4.2.4.1.7. histórico escolar com as notas de todas as disciplinas cursadas no último período e nota geral no curso.4.2.4.2. O Departamento de Gestão de Pessoas, mediante entrega da documentação acima, emitirá em 3 (três) vias, o Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório e o Plano de Atividades (formulário modelo DGPE002 – Plano de atividades do estágio) para serem entregues pelo estagiário na instituição de ensino para carimbo e assinatura.4.2.4.3. Para concluir sua contratação, o candidato deverá entregar ao Departamento de Gestão de Pessoas até o dia de início do estágio:4.2.4.3.1. comprovante de abertura da conta salário na instituição bancária indicada pela SUDECAP.4.2.4.3.2. Plano de Atividades de estágio, em 3 (três) vias, assinadas pela instituição de ensino, estagiário e supervisor da SUDECAP.4.2.4.3.3. Termo de Compromisso de Estágio, em 3 (três) vias, assinadas pela instituição de ensino, estagiário e supervisor de estágio.4.2.4.4. O prazo para entrega dos documentos descritos no subitem 4.2.4.1 é de 7 (sete) dias corridos. Após a entrega destes, o prazo para entrega dos documentos descritos no subitem 4.2.4.3 é de 7 (sete) dias corridos. O último prazo pode ser prorrogado por mais 7 (sete) dias corridos. 4.2.4.5. Na data de início do estágio, o Departamento de Gestão de Pessoas fornecerá orientações iniciais referentes às regras do Estágio Supervisionado da SUDECAP, disponibilizando o Manual do Estagiário.4.2.4.6. O estagiário terá direito ao seguro contra acidentes pessoais, com cobertura das modalidades morte acidental, invalidez permanente, parcial ou total por acidente.

4.2.5. Do Vale Transporte4.2.5.1. O vale transporte será pago em dinheiro para o deslocamento necessário da residência para o local de estágio e vice-versa, quando esse for superior à distância de 1 Km.4.2.5.1.1. O estagiário deverá preencher o formulário, modelo DGPE003 – Cadastro de usuário de vale-transporte (estagiário), por ocasião de entrega dos documentos listados no item 4.2.4.1.

4.2.6. Da Frequência

Page 3: portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom15072019-sudecap3.docx · Web view• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes

4.2.6.1. A frequência ao curso deverá ser comprovada pela declaração semestral de escolaridade, emitida pela instituição de ensino, e entregue ao Departamento de Gestão de Pessoas nos meses de março e setembro e deverá conter informações da previsão de conclusão do curso, matrícula e frequência do estudante.4.2.6.2. A frequência ao estágio será apurada a cada mês pela gerência imediata e encaminhada à Gerência de Controle Funcional no 1º dia útil do mês subsequente. Caso a folha de ponto não seja entregue à Gerência de Controle Funcional na data estipulada, haverá suspensão da bolsa de estágio do estudante.4.2.6.3. Em caso de compensação de carga horária, o estagiário poderá compensá-la após o cumprimento de sua carga horária habitual, desde que não ultrapasse 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. A jornada de até 8 (oito) horas diárias e 40 (quarenta) horas semanais somente será possível no período de férias escolares (julho e janeiro) desde que autorizado pelo gerente imediato.4.2.6.4. Nos dias de prova, a carga horária poderá ser reduzida pela metade, podendo o gerente imediato optar pela dispensa dos estagiários. Nesses casos, a compensação das horas e a comprovação deverão ser feitas no mês corrente, sob pena de desconto na bolsa de estágio.4.2.6.4.1. Em hipótese alguma poderá o supervisor de estágio ou gerente imediato reter o estagiário nos dias de carga horária reduzida.

4.2.7. Da Bolsa de Complementação Educacional4.2.7.1. O valor da bolsa de complementação educacional pressupõe o cumprimento das atividades previstas no Termo de Compromisso de Estágio. Faltas e atrasos no cumprimento destas obrigações ensejam o desconto correspondente ao período não estagiado.4.2.7.2. Os estudantes receberão o valor da bolsa até o 5º dia útil, com exceção do mês de ingresso no estágio. A bolsa deste será paga até o 5º dia útil do mês subsequente.4.2.7.3. Os lançamentos indevidos de valores da bolsa e de vale transporte serão descontados no mês subsequente ao da sua constatação.

4.2.8. Do Recesso4.2.8.1. O estagiário terá direito ao recesso remunerado de 30 (trinta) dias corridos para o estágio com duração igual ou superior a 1 (um) ano.4.2.8.2. O recesso poderá ser gozado preferencialmente durante as férias escolares, sendo permitido seu parcelamento em até 2 (dois) períodos de 15 (quinze) dias corridos.4.2.8.3. O recesso será concedido proporcionalmente na razão de 2,5 (dois dias e meio) por mês cheio (15 dias ou mais de estágio), desde que o período estagiado seja de no mínimo 6 (seis) meses completos;4.2.8.3.1. O gerente imediato deverá programar juntamente com o estagiário, o período do recesso e encaminhar o formulário, modelo DGPE005 – Concessão de recesso (estágio), ao Departamento de Gestão de Pessoas. 4.2.8.4. Se o estagiário permanecer 2 (dois) anos consecutivos fazendo estágio na SUDECAP, após o término do contrato, terá direito ao recebimento de valor proporcional correspondente a 11/12 (onze doze avos) referente ao recesso não gozado.4.2.8.5. Os dias de recesso serão indenizados de maneira proporcional nos casos de estágio com duração superior a 1 (um) ano e cujo contrato seja encerrado antes de completar 12 (doze) meses.

4.2.9. Da Transferência4.2.9.1. A transferência poderá ser solicitada pelo estagiário ou gerente imediato no e-mail institucional do Departamento de Gestão de Pessoas, mediante preenchimento do formulário, modelo ARHE – 00609009 - Solicitação de Transferência de Estagiário, observando-se as seguintes condições:4.2.9.1.1. O estagiário possua o mínimo de 4 meses de estágio até 10 meses para o término do contrato;4.2.9.1.2. a atividade/ projeto desenvolvida pelo estagiário seja extinta;4.2.9.1.3. mudança do local de estágio;4.2.9.1.4. inadaptação às atividades do estágio;4.2.9.1.5. oportunidade de conhecer novas áreas e/ou exercer novas atividades para contribuir com a formação acadêmica. 4.2.9.2. A transferência poderá ocorrer também conforme o interesse e a necessidade da SUDECAP. As solicitações de transferência com motivos acima enumerados ou por motivos diferentes dos descritos no item 4.2.9.1 deverão ser submetidas à análise e deliberação do Departamento de Gestão de Pessoas.4.2.9.3. O supervisor do setor, para onde o estagiário será transferido, deverá informar ao Departamento de Gestão de Pessoas qual a data de início da nova supervisão com 10 dias de antecedência. O estagiário poderá iniciar as atividades no novo setor apenas após a entrega do Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio (TCE) com as devidas assinaturas.4.2.9.4. O estagiário terá direito ao acompanhamento psicossocial. Os atendimentos poderão ser agendados pelo estagiário ou supervisor por telefone ou no e-mail do Departamento de Gestão de Pessoas.

4.2.10. Da Avaliação de Desempenho4.2.10.1. O Departamento de Gestão de Pessoas encaminhará aos supervisores de estágio o formulário de avaliação de desempenho a ser realizada semestralmente.

Page 4: portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom15072019-sudecap3.docx · Web view• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes

4.2.10.1.1. A avaliação será realizada pelo supervisor por meio do formulário modelo DGPE006 – Relatório semestral de atividade e avaliação do estágio. O estudante deverá, em seguida, entregar 1 (uma) via da avaliação ao Departamento de Gestão de Pessoas com as devidas assinaturas. 4.2.10.1.2. De posse do formulário preenchido, o Departamento de Gestão de Pessoas fará os devidos lançamentos e arquivará o documento no prontuário funcional do estagiário.

4.2.11. Da Rescisão4.2.11.1. O estagiário deverá apresentar ao Departamento de Gestão de Pessoas, juntamente com a declaração de matrícula e frequência, o histórico com a média escolar mínima de 60%, emitida pela instituição de ensino, nos meses de março e setembro, como condição de permanência no estágio.4.2.11.1.1. Os casos de rescisão deverão ser formalizados pelo supervisor do estágio no formulário modelo DGPE008 – Rescisão do estágio. No momento da rescisão, o estagiário deverá devolver o crachá de identificação funcional sob pena de cobrança do valor correspondente.4.2.11.1.2. O Termo de Realização do Estágio, modelo ARHE – 00609029 – Termo de Realização do Estágio, pode ser solicitado tanto por estagiários ativos quanto por estagiários desligados. A solicitação deverá ser feita no e-mail do Departamento de Gestão de Pessoas. O prazo para entrega do documento é 10 (dez) dias úteis a contar da solicitação e deverá ser retirado no Departamento de Gestão de Pessoas após comunicado deste departamento ao requerente.

4.3. Do Estágio Obrigatório4.4. Do Estágio do Estudante4.4.1.1. O Departamento de Gestão de Pessoas enviará, nos meses de julho e dezembro, às Diretorias e-mail para verificação quanto ao interesse em abrir campos (vagas) de estágio obrigatório.4.4.1.2. As instituições de ensino, estudantes ou gestores interessados em realizar estágio obrigatório na SUDECAP deverão entrar em contato com o Departamento de Gestão de Pessoas via e-mail institucional para verificar as vagas disponíveis e obter as informações necessárias para a realização da parceria com o campo de estágio.4.4.1.3. O Departamento de Gestão de Pessoas divulgará as vagas de estágio obrigatório nas instituições de ensino. Em seguida, encaminhará cerca de 5 (cinco) currículos para os supervisores selecionarem o candidato.4.4.1.4. O Departamento de Gestão de Pessoas agendará dia e horário com o estudante para a entrega dos seguintes documentos:4.4.1.4.1. carteira de identidade (cópia);4.4.1.4.2. CPF (cópia);4.4.1.4.3. comprovante de residência (cópia) – preferencialmente conta de água, energia ou telefone com menos de 90 (noventa) dias. O comprovante de residência poderá estar em nome de outra pessoa, bastando o estagiário comprovar a relação por meio de documento ou apresentar uma documentação complementar;4.4.1.4.4. título de eleitor (original e cópia);4.4.1.4.5. certificado de reservista (caso homem) (original e cópia);4.4.1.4.6. declaração de matrícula (com nome, número de matrícula, curso, período, previsão de formatura, CNPJ e endereço da instituição de ensino);4.4.1.4.7. histórico escolar com as notas de todas as disciplinas cursadas no último período e nota geral no curso;4.4.1.4.8. declaração de horas a serem cumpridas na modalidade de estágio obrigatório, a ser emitida pela instituição de ensino.4.4.1.5. O Departamento de Gestão de Pessoas emitirá em 3 (três) vias os formulários modelo DGPE002 – Plano de atividades do estágio e o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório (Não Remunerado), enviará para o supervisor assiná-los e os entregará ao estudante para retornar à instituição de ensino para assinatura no terceiro campo. 1 (uma) via de cada formulário deverá ser entregue ao Departamento de Gestão de Pessoas, 1 (uma) via permanecerá com o estagiário e outra deverá permanecer com a instituição de ensino. 4.4.1.6. Ao término do estágio obrigatório, o supervisor deverá preencher o formulário modelo DGPE006 – Relatório semestral de atividade e avaliação do estágio, disponibilizado na intranet.

4.4.2. Do Estágio do Empregado Público Estudante4.4.2.1. O empregado público estudante interessado em estagiar na SUDECAP deverá observar as seguintes condições:4.4.2.1.1. a condição de estagiário não se confundirá com o vínculo de empregado público e não gera desvio de função;4.4.2.1.2. a jornada de estagiário e de empregado são independentes, devendo portanto, serem cumpridas e registradas de maneira integral e compatível.4.4.2.2. Para formalização do contrato de estágio, o empregado, a instituição de ensino e o supervisor de estágio deverão seguir os procedimentos descritos no subitem 4.3.1.

5. RESPONSABILIDADES

Para efeito de gestão e execução dos processos, consideram-se as seguintes responsabilidades:

5.1. Departamento de Gestão de Pessoas:5.1.1. Formular políticas e diretrizes relativas à gestão do estágio na SUDECAP;

Page 5: portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom15072019-sudecap3.docx · Web view• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes

5.1.2. Realizar o planejamento das ações do estágio na SUDECAP;5.1.3. Celebrar contratos ou convênios com as instituições de ensino;5.1.4. Celebrar o Termo de Compromisso de Estágio com a instituição de ensino e o estudante;5.1.5. Receber a documentação referente ao estágio na SUDECAP;5.1.6. Emitir o Termo de Compromisso de Estágio;5.1.7. Prestar informações e orientações aos candidatos ao estágio;5.1.8. Gerir o processo de seleção, admissão e rescisão de estagiários;5.1.9. Planejar e acompanhar a execução de programas, projetos e atividades relacionados aos estagiários da SUDECAP, em colaboração com as gerências, órgãos competentes e instituições de ensino;5.1.10. Prestar subsídios para a elaboração e a execução de convênios;5.1.11. Realizar a gestão do banco de inscritos do estágio na SUDECAP;5.1.12. Elaborar e ministrar o curso introdutório para os estagiários;5.1.13. Estabelecer os critérios de avaliação de desempenho para os estagiários;5.1.14. Emitir o Termo de Realização do Estágio;5.1.15. Manter a guarda, organização e controle dos documentos produzidos na execução do Estágio;5.1.16. Prestar suporte à Gerência imediata e ao supervisor do estagiário sobre os procedimentos relacionados ao estágio;5.1.17. Elaborar o Plano de Atividades do Estágio;5.1.18. Receber, semestralmente durante a vigência do contrato, o controle de matrícula, declaração de frequência e/ ou histórico escolar dos estagiários;5.1.19. Solicitar ao estagiário a apresentação da declaração de escolaridade e do histórico escolar;5.1.20. No dia que o estagiário entregar os documentos pessoais, o Departamento de Gestão de Pessoas orientará o estagiário quanto ao pedido do vale transporte;5.1.21. No primeiro dia de estágio, o Departamento de Gestão de Pessoas explicará ao estagiário sobre o controle de sua frequência e normas internas.

5.2. Gerência de Controle Funcional5.2.1. Registrar no sistema de Gestão de Pessoas a admissão e o desligamento dos estagiários;5.2.2. Orientar o estagiário sobre a concessão do vale-transporte e suas diretrizes;5.2.3. Fiscalizar o contrato de seguro de vida dos estagiários;5.2.4. Manter a guarda, organização e controle dos documentos produzidos na execução do Estágio;5.2.5. Efetuar lançamentos no sistema, do vale transporte, frequência e acerto rescisório dos estagiários lotados no órgão;5.2.6. Realizar no sistema o cadastro de usuário e os lançamentos do vale transporte dos estagiários;5.2.7. Efetuar lançamentos no sistema da frequência dos estagiários;5.2.8. Efetuar lançamentos no sistema relativos ao acerto rescisório dos estagiários;5.2.9. Orientar o estagiário sobre a concessão do vale-transporte e suas diretrizes;5.2.10. Elaborar a folha de pagamento referente à bolsa de complementação educacional do estudante.

5.3. Gerência Imediata do Estagiário5.3.1. Participar do processo de seleção do estagiário;5.3.2. Indicar o supervisor do estagiário;5.3.3. Controlar a frequência do estagiário;5.3.4. Programar o período de recesso dos estagiários e encaminhar o formulário modelo DGPE005 – Concessão de recesso (estágio) para o Departamento de Gestão de Pessoas arquivar;5.3.5. Comunicar ao Departamento de Gestão de Pessoas, formalmente e de imediato, os casos de sinistros ocorridos com os estagiários;5.3.6. Comunicar o desligamento do estagiário, por meio do formulário modelo DGPE008 – Rescisão do estágio;5.3.7. Acompanhar o desenvolvimento diário das atividades do educando, conforme o plano que integra o Termo de Compromisso;5.3.8. Fazer o controle das horas semanais de estágio;5.3.9. Orientar o estagiário quanto às atividades da unidade;5.3.10. Comparecer ao Encontro de Supervisores de Estágio, ministrado anualmente pelo Departamento de Gestão de Pessoas.

5.4. Estudante5.4.1. Informar ao Departamento de Gestão de Pessoas os casos de troca de estabelecimento de ensino, interrupção dos estudos, trancamento;5.4.2. Entregar a frequência, assinada pelo supervisor, à Gerência de Controle Funcional;5.4.3. Cumprir as determinações constantes do Termo de Compromisso do estágio ou do Termo de Cooperação Técnica, bem como o disposto no Decreto Municipal que regulamenta o estágio;

Page 6: portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom15072019-sudecap3.docx · Web view• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes

5.4.4. Informar ao gerente imediato, ao supervisor do estágio e ao Departamento de Gestão de Pessoas a troca de estabelecimento de ensino, a interrupção dos estudos, trancamento de matrícula, repetência ou desistência do curso, sob pena de rescisão do contrato;5.4.5. Proceder a imediata devolução à SUDECAP de valores percebidos indevidamente, sob pena de ser incluído na dívida ativa do Município;5.4.6. Apresentar uma via de todos os documentos emitidos pelo Departamento de Gestão de Pessoas na instituição de ensino;5.4.7. Portar habitualmente o crachá funcional e devolvê-lo na ocasião do desligamento.

6. QUADRO DE INDICADORES

Indicador Finalidade Fórmula Periodicidade Fonte de Dados Meta Responsável Polaridade

Índice de recrutamentos realizados no prazo de

20 dias úteis

Medir o montante de recrutamentos realizados no prazo em relação ao total de recrutamentos

realizados no período. O prazo engloba o período

decorrente desde o recebimento da

solicitação de reposição até o envio dos

currículos para a entrevista técnica, a ser

realizada pelos supervisores.

Data do envio dos currículos aos

supervisores – Data do recebimento da

solicitação de contratação de

estagiários com a aprovação do

Superintendente – Finais de semana

Mensal

Planilhas de Controle de

recebimento da solicitação de contratação de

estagiários e envio de currículos aos

supervisores

20 dias úteis

DGPE

Média do prazo para o início das atividades do

estagiário

Medir a fluidez da realização dos

procedimentos entre a data de emissão do

contrato de estágio à data de início do

estagiário

Data de início do estagiário – Data de

emissão do contrato – Finais de semana

Mensal

Planilha de Controle das datas

de emissão dos contratos de

estágio e início do estagiário

15 dias úteis

DGPE

7. DISPOSIÇÕES FINAIS7.1. Os formulários utilizados na execução dos procedimentos desta Instrução Normativa estarão disponíveis na intranet e poderão sofrer alterações por parte do órgão normatizador, sem necessidade de alteração desta instrução, desde que em conformidade com a Diretoria Administrativo-Financeira, cabendo ampla divulgação aos setores envolvidos.7.2. Esta Instrução entra em vigor na data de sua publicação, revogando todas as disposições em contrário.

Belo Horizonte, 19 de junho de 2019

Henrique Castilho Marques de SousaSuperintendente

8. ANEXOS8.1. Formulários8.1.1. ARHE - 00609009 - Solicitação de Transferência de Estagiário;8.1.2. ARHE – 00609029 - Termo de Realização do Estágio;8.1.3. ARHE – 00609062 - Avaliação Médica para Enquadramento na Conceitualização de Pessoa com Deficiência - Estágio;8.1.4. DGPE001 – Solicitação de contratação de estagiário;8.1.5. DGPE002 – Plano de atividades do estágio;8.1.6. DGPE003 – Cadastro de usuário de vale-transporte (estagiário);8.1.7. DGPE005 – Concessão de recesso (estágio);8.1.8. DGPE006 – Relatório semestral de atividades e avaliação do estágio;8.1.9. DGPE008 – Rescisão do estágio;8.1.10. Termo de Compromisso de Estágio Não Obrigatório;8.1.11. Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório (Não Remunerado)

Page 7: portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom15072019-sudecap3.docx · Web view• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes
Page 8: portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom15072019-sudecap3.docx · Web view• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes

8.2. Fluxogramas8.2.1. Fluxo subprocesso seleção e contratação de estagiário

Page 9: portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom15072019-sudecap3.docx · Web view• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes

8.2.2. Fluxo subprocesso avaliação de desempenho do estagiário

Page 10: portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom15072019-sudecap3.docx · Web view• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes

8.2.3. Fluxo subprocesso de transferência de estagiário

Page 11: portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom15072019-sudecap3.docx · Web view• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes

8.2.4. Fluxo subprocesso de concessão de recesso ao estagiário

Page 12: portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom15072019-sudecap3.docx · Web view• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes

8.2.5. Fluxo subprocesso de rescisão de estagiário

Page 13: portal6.pbh.gov.brportal6.pbh.gov.br/dom/Files/dom15072019-sudecap3.docx · Web view• Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008 – Dispõe sobre o estágio de estudantes

8.2.6. Fluxo subprocesso de estágio obrigatório