· web view1 – contos infantis. existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da...

44
1 Akademia do Amor APRESENTAÇÃO SOBRE GENTILEZA Colaboração e Agradecimentos: Todos os Membros do Grupo de Whatsapp “Akademia do Amor, Emmanuel, Unimed, Nathan Rodrigues, Paulo Nobuo, Noeval de Quadros, Guiainfantil.com, Planetaeducação.com.br, Evelise Toporoski, Rosana Braga e outros Irmãos Amigos!

Upload: others

Post on 08-Nov-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

1

Akademia do Amor

APRESENTAÇÃO SOBRE GENTILEZA

Colaboração e Agradecimentos:

Todos os Membros do Grupo de Whatsapp “Akademia do Amor, Emmanuel, Unimed, Nathan Rodrigues, Paulo Nobuo, Noeval de Quadros, Guiainfantil.com, Planetaeducação.com.br, Evelise Toporoski, Rosana Braga e outros Irmãos Amigos!

“Seja Gentil Sempre que Possível. É Sempre Possível.”(Dalai Lama)

Page 2:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

2

ÍNDICE Páginas

● Significado de Gentileza..............................................................3-4

● ANTES DE TUDO O QUE É SER GENTIL?........................................5-6

● José Datrino, o Profeta Gentileza.................................................7-9

● 5 Razões para ser Gentil...........................................................10-11

● Ser gentil traz benefícios mentais e até físicos para você................12

● Ser gentil alivia sintomas de ansiedade e dores no corpo.............. 13-14

● O Poder da Gentileza.................................................................15-17

● Ensinando seu Filho a Ser Gentil.................................................18-25

● 12 Casos de Gentileza...............................................................26-28

● 10 Dicas de como praticar a Gentileza.........................................29

● Pensando com Emmanuel..........................................................30

● Vídeos Recomendados...............................................................31

● Lição de Casa – Perguntas para Fixação.......................................32

Page 3:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

3

Significado de Gentileza

O que é Gentileza:

Gentileza é a qualidade do que gentil, do que é amável. Gentileza é uma amabilidade, uma delicadeza praticada por algumas pessoas.A gentileza é uma forma de atenção, de cuidados, que torna os relacionamentos mais humanos, com menos rispidez. Quem pratica a gentileza não tem má vontade, não é indiferente e sim é cuidadosa, distinta e delicada.

Atos de gentileza podem ser praticados, no dia a dia, por pessoas gentis. Ex:

Ceder o assento às pessoas idosas ou com deficiência;

Agradecer às pessoas que lhe fazem favores;

Cumprimentar as pessoas, com um bom dia, boa tarde ou boa noite;

Pedir licença quando precisar passar pela frente das pessoas;

Dar passagem ao carro de outra faixa, que precisa passar na sua frente;

Elogiar, sempre que possível, as pessoas com quem convive.

As gentilezas devem ser praticadas com sinceridade e simplicidade, pois melhoram o convívio entre as pessoas.

26 sinônimos de gentileza para 3 sentidos da palavra gentileza:

Amabilidade:

Page 4:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

4

1º afabilidade, amabilidade, atenção, cortesia, delicadeza, educação, elegância, 

civilidade, simpatia, cavalheirismo, polidez, urbanidade.

Favor:2º mercê, favor, fineza, benefício, obséquio.

Elegância:3º distinção, donaire, elegância, galanteria, galhardia, garbo, garbosidade, graça, 

graciosidade.

Page 5:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

5

Antes de tudo, o que é ser gentil?

Gentileza é um modo de agir, um jeito de ser e uma maneira de enxergar o

mundo.

Ser gentil é um atributo muito mais sofisticado e profundo que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza se trata de uma característica diretamente relacionada a valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos.

Ou seja, para se tornar uma pessoa mais gentil, é preciso que cada um reflita sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo.

Que benefícios a gentileza nos traz?

Ser gentil é extremamente benéfico quando se entende que a gentileza abre portas, muda o rumo dos conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora as relações, e propicia inúmeras vantagens tanto na vida de quem é gentil quanto na de quem se permite receber gentilezas.

No ambiente de trabalho, por exemplo, é fato que as empresas têm preferido, cada vez mais, profissionais dispostos a solucionar problemas e favorecer as conciliações.

Afinal de contas, competência técnica é oferecida em universidades de todo o país, mas habilidades humanas como a gentileza são características escassas e muito bem quistas no mundo atual.Como a gentileza interfere no nosso dia-a-dia? Nas relações de trabalho e na família?

A gentileza facilita todas as relações. GENTILEZA gera GENTILEZA.

Do mesmo modo, o contrário também é verdadeiro.

Page 6:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

6

Ou seja, grosserias geram grosserias e a gente sabe que ninguém gosta de ser tratado de forma grosseira.

A falta de gentileza causa malefícios em nossa saúde física, emocional e

mental.

Pessoas intolerantes, briguentas e pouco ou nada gentis geralmente sofrem de enxaqueca, gastrite, ansiedade, cansaço, falta de criatividade, entre outras limitações.

Sendo assim, o que podemos fazer de mais inteligente é tratar de praticar a gentileza quanto mais conseguirmos, e isso é uma escolha.

Como exercitar a gentileza no dia-a-dia?

1. Tente se colocar no lugar do outro. Isso o ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir.

2. Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema.

3. Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e ações precipitadas.

4. Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.

5. Pense positivo. Procure valorizar o que a situação e o outro têm de bom e perceba que este hábito pode promover verdadeiros milagres.

6. Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. As diferenças são uma verdadeira riqueza para todos.

7. Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida.

8. Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.

9. Faça justiça. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras.

10. Mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável.(http://www.unimed.coop.br/pct/index.jsp?cd_canal=54011&cd_secao=53998&cd_materia=321407)

Page 7:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

7

José Datrino, o Profeta Gentileza

“Gentileza gera gentileza”. Você provavelmente já ouviu essas palavras, principalmente se esteve do Rio de Janeiro. Foi por ela que José Datrino, consagrado Profeta Gentileza, espalhou sua mensagem pelas ruas e murais do centro da cidade. Já idoso, com uma longa barba e roupa branca, Gentileza ficou conhecido nos anos 80 quando pintou 56 pilastras do Viaduto do Gasômetro, que leva até a Rodoviária Novo Rio, com mensagens de amor, paz e respeito pela natureza.

Profeta Gentileza: um homem de féJosé nasceu em 1917, na cidade de Cafelândia, interior de São Paulo, mas foi no Rio de Janeiro que formou sua família e sua transportadora, atividade essa que levou por toda a vida. Desde pequeno, porém, acreditava ter uma missão especial: levar uma mensagem de respeito ao mundo. Teve uma vida dura ao lado de nove irmãos e desde cedo trabalhou. Puxava carroça, vendia lenha e aprendeu a amansar burros para os transportes de cargas. Essa foi uma memória que José resgatava, quando dizia, já enquanto Profeta Gentileza, que agora amansava os burros da nação que não conseguiam olhar o mundo com os olhos de amor.

Já adulto e na capital carioca, José vivia com a família em Guadalupe, zona norte. Decidiu que era a hora de abandonar a empresa que tinha para andar pela cidade quando, numa noite, recebeu uma mensagem em sonho. Isso foi alguns dias depois do incêndio que tomou o Gran Circo Norte-Americano, em Niterói, e matou cerca de 500 pessoas. José montou no local uma horta e plantou um jardim, como forma de levar conforto para as famílias das vítimas. Desde então passou a compartilhar seus pensamentos e recebeu o apelido de Profeta Gentileza.

Page 8:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

8

Uma mensagem poderosaGentileza era um homem de fé. Acreditava que caminhando pela cidade poderia fazer muito mais pelas pessoas, levando palavras de carinho. Ficou conhecido por caminhar pelos bairros do Rio de Janeiro com uma túnica branca, flores e uma placa com suas frases pintadas. “A gentileza é como a criança dentro de nós, basta deixar que ela exista”, diz um de seus pensamentos mais famosos. “Gentileza gera gentileza”, tão simples mas transformador, hoje é símbolo da capital carioca e estampa os mais diversos souvenires.

Nos anos 80, Gentileza pintou 56 pilastras do Viaduto do Gasômetro, conhecido como Viaduto do Caju, com cerca de 1,6 km de extensão desde o Cemitério do Caju à Rodoviária Novo Rio. Ele enumerou cada uma delas e pintou com suas frases que promovem maior integração com a natureza, amor ao próximo como irmão, cumplicidade, fé e uma dura crítica ao dinheiro. Ele abdicou de tudo para espalhar esses pensamentos, ainda que mantivesse contato com a família apesar de boatos de que vivia só.

No dia 17 de dezembro de 1961, ocorreu a Tragédia do Gran Circus Norte-Americano, considerada uma das maiores fatalidades em todo o mundo circense. Neste incêndio morreram mais de 500 pessoas, a maioria, crianças. Na antevéspera do Natal, seis dias após o acontecimento, José acordou alegando ter ouvido “vozes astrais”, segundo suas próprias palavras, que o mandavam abandonar o mundo material e se dedicar apenas ao mundo espiritual. O Profeta pegou um de seus caminhões e foi para o local do incêndio onde hoje encontra-se a Policlínica Militar de Niterói. Plantou jardim e horta sobre as cinzas do circo em Niterói, local que um dia foi palco de tantas alegrias, mas também de muita tristeza. Aquela foi sua morada por quatro anos. Lá, José Datrino incutiu nas pessoas o regal sentido das palavras Agradecido e Gentileza. Foi um consolador voluntário, que confortou os familiares das vítimas da tragédia com suas palavras de bondade. Daquele dia em diante, passou a se chamar “José Agradecido”, ou “Profeta Gentileza”

Após deixar o local que foi denominado “Paraíso Gentileza”, o profeta Gentileza começou a sua jornada como personagem andarilho. A partir de 1970 percorreu toda a cidade. Era visto em ruas, praças, nas barcas da travessia entre as cidades do Rio de Janeiro e Niterói, em trens e ônibus, fazendo sua pregação e levando palavras de amor, bondade e respeito pelo próximo e pela natureza a todos que cruzassem seu caminho. Aos que o chamavam de louco, ele respondia: – “Sou maluco para te amar e louco para te salvar”.

Após a sua morte, em 1996, as pilastras chegaram a ser pintadas pela então prefeitura, removendo dali toda a sua memória. A revolta foi tamanha que em 1999 se iniciou um processo de restauro das obras. No início de 2000, os murais foram tombados como patrimônio da cidade. Esse episódio é cantado por Marisa Monte, na música de nome ‘Gentileza”, em homenagem ao Profeta

Page 9:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

9

Outra música em sua homenagem também leva o nome de “Gentileza”, dessa vez na voz de Gonzaguinha. Ele canta: “Feito louco pelas ruas com sua fé… Gentileza O profeta e as palavras, calmamente semeando o amor à vida, aos humanos, bichos, plantas, terra… Terra nossa mãe.”

Hoje, poucos podem se lembrar desse homem que foi tão importante para a memória das ruas do Rio de Janeiro, mas quem passa sob o viaduto que leva à rodoviária ainda lê e reflete sobre suas palavras. Nesse Dia Mundial da Gentileza, não há outra história que poderíamos compartilhar que não a de alguém que deixou tudo para trás apenas para fazer o outro enxergar como o mundo pode ser um lugar melhor.

Gentileza gera gentileza. Sempre.

Page 10:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

10

5 RAZÕES PARA SER GENTILGentileza e cuidado também parecem ser contagiosos. Quando vemos alguém fazer algo gentil ou carinhoso ou quando nós mesmos recebemos alguma gentileza, somos inspirados a ser mais gentis.

Desta maneira a gentileza se espalha de um para outro, influenciando o comportamento de pessoas que nem mesmo viram o primeiro ato de gentileza acontecer.

Gentileza é realmente a chave para criar uma comunidade mais feliz e confiável.

Ser gentil não é nada embaraçoso e nem exige muito esforço, ok? Para propagar essa atitude, não é preciso fazer nada mirabolante ou complexo. A gentileza está presente em ações simples e pequenas.

Ao promover a gentileza no mundo, espalhamos bom humor e empatia. E o melhor: recebemos tudo isso de volta! Olhe só 5 ótimas razões para agir com gentileza:

1. Gentileza gera gentileza

A frase pode até ser batida, mas não perde seu valor. Se você trata alguém com gentileza, tenha certeza de que ela vai lhe entregar gentileza — e a outras pessoas também. Acredite em nós, essa corrente é forte mesmo!

2. Espalha bom humor

Um simples "bom dia!", sorriso, abraço, uma ajuda e até mesmo um pedido de desculpa pode mudar o dia de uma pessoa. É sério, gente! Isso faz muita

Page 11:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

11

diferença e pode fazer com que o clima fique mais leve e alegre para todo mundo.

E o riso traz benefícios que você nem imagina à saúde, como já mostramos por aqui. ;

3. Faz bem para a saúde

Um ato generoso faz muito bem a quem recebe, mas não podemos nos esquecer de que toda atitude no Bem também beneficia a quem a faz. Pessoas solidárias têm menos probabilidade de sofrer de doenças crônicas, por exemplo. Viu só? Há uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde.

4. Fortalece o Ser Humano/Espírito

As simples, mas valiosas, ações pelo bem comum são importantes para nossa convivência. Esse benefício vai além do campo material, alcançando também o Espírito. Fazendo o Bem para os outros, também trazemos o Bem para nós. E isso é essencial para o pleno desenvolvimento individual e coletivo.

Nós sugerimos um interessante artigo da Religião, em que se explica o conceito de Caridade Completa — a Material e a Espiritual.

5. Promove União, não discórdia

A gentileza é um ato que enobrece a alma e engrandece o Ser Humano. Por isso, estabelece ótimos laços de bondade entre as pessoas, quebrando qualquer má vibração.

Você sabia?

A gentileza aumenta o grau de felicidade e está ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor conhecido como "hormônio do amor" e que proporciona bem-estar. Estudos indicam, inclusive, que aqueles que agem com generosidade têm mais saúde mental e menos depressão(Boa Vontade.Com - Nathan Rodrigues)

Page 12:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

12

Ser gentil traz benefícios mentais e até físicos para você:

Gentileza gera gentileza. O conceito é conhecido e, apesar de sabermos ser verdadeiro, nem sempre é colocado em prática. Uma maneira simples de começar a exercitar a ideia é aprender que, além de receber tratamento diferencial em troca, ser gentil pode trazer benefícios físicos e mentais.

Ser gentil ajuda a afastar problemas como ansiedade e estresse no dia a dia. A melhora aconteceria porque, segundo pesquisadores, os atos de bondade e as interações sociais positivas aumentariam a autoestima do indivíduo, contribuindo assim para o bem-estar emocional.

Gentileza faz bem para a saúde

Ser gentil não apenas alivia a ansiedade como também melhora o humor como um todo, pois, ao realizar um ato de gentileza, nosso cérebro libera oxitocina, o chamado "hormônio do amor", e um neurotransmissor conhecido como dopamina. Juntos, provocam sentimento geral de felicidade e satisfação.

O hormônio oxitocina, aliás, tem um efeito positivo cientificamente comprovado sobre o coração, já que ele libera um produto químico chamado óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos, diminuindo assim a pressão arterial. (Paulo Nobuo – Vix.com)

Page 13:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

13

Ser gentil alivia sintomas de ansiedadeEm um estudo da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), voluntários que passavam por tratamento de ansiedade receberam a missão de praticar um ato de gentileza por dia. Podia ser o que cada um quisesse, de abrir uma porta a pagar uma refeição para outra pessoa.

Depois de quatro semanas, todos os voluntários estavam mais relaxados, mais propensos a circular socialmente, com a respiração e os batimentos cardíacos mais estáveis e com os níveis de dopamina e serotonina (hormônios da felicidade) mais altos.

Ser gentil protege seu coração

Por falar em batimentos cardíacos mais estáveis, um estudo conduzido pela Universidade de Miami (EUA) observou que pessoas gentis têm uma produção aumentada de ocitocina, o hormônio do amor – o mesmo que é liberado quando a mulher entra em trabalho de parto e durante a amamentação, entre outras situações.

A ocitocina mantém a pressão arterial equilibrada, previne contra inflamações vasculares e protege o coração de maneira geral.

Ser gentil diminui as dores do corpoOutro hormônio produzido quando somos gentis é a endorfina, considerada nosso “analgésico” natural, pois equilibram o ritmo da respiração e bloqueiam a

Page 14:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

14

dor. Isso foi notado em um estudo clínico realizado por Nigel Mathers, da Universidade de Sheffield (Reino Unido), no hospital daquela instituição.

Em resumo: pessoas internadas com dores musculares e de articulação tiveram uma melhora significativa depois de estimuladas a serem gentis com os profissionais que as atendiam e com os outros pacientes, e essa sensação boa acompanhava direitinho a elevação na produção da endorfina.

Page 15:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

15

O Poder da Gentileza

Nestes tempos de muita preocupação consigo mesmo, e de pouco tempo para o outro, de tempos “sem-tempo”, quero chamar a atenção para uma virtude que anda meio esquecida: a gentileza.

Gentileza que não quer dizer fraqueza, nem é virtude só para mulheres.

Gentileza que significa cortesia, amabilidade, fidalguia, bom tratamento.

Tem um poder muito grande e tem relação direta com a inteligência bem como denota elevação moral.

Muitos se desculpam dizendo “não tenho tempo para estas coisas“. Porém, sempre é tempo para uma palavra de amizade, para um telefonema cordial, para um sorriso de afeto, dirigido mesmo àqueles que parecem endurecidos e impermeáveis às boas maneiras.

A gentileza depende do hábito. Comece hoje a cultivá-la. Há muitas maneiras de adquirir esse hábito mas precisa ter disciplina e força de vontade.

Pode-se ser gentil com os superiores, mas é muito mais difícil ser gentil com os subalternos ou com os familiares e amigos próximos, justamente aqueles com quem acabamos desdenhando as regras da conduta sadia.

Pode-se ser gentil no trânsito, com os transeuntes, em casa, no trabalho, em

todos os lugares.

Cada vez é mais raro ver-se, por exemplo, uma pessoa que dê lugar a outra, dentro de um ônibus lotado. Ou numa fila. Não falo aqui de obedecer a sua vez na fila, mas de dar a vez para outra pessoa que pareça mais aflita ou necessitada. Pelo contrário: quando podem, as pessoas `furam’ a fila, quase sempre invocando um título ou uma posição social que os outros não têm.

Page 16:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

16

Cada vez é mais raro ver as pessoas ajudando outras a carregar sacolas, a levantar objetos caídos, a ajudar um idoso a atravessar a rua, ou a empurrar um carro que não pega.

As pessoas alegam que não têm tempo, mas na verdade o tempo é a gente que fabrica. Quantos passam horas à frente dos tele-jornais e das novelas e alegam não ter tempo para agradecer uma carta, um e-mail, um convite ou um favor recebido.

Outro cuidado que a gente não tem: quando precisamos fazer um telefonema, não cogitamos se estamos a incomodar o outro na hora em que ele pode estar mais ocupado. É importante que não façamos ligações em horas tardias, nem tomemos o tempo por mais de dois minutos, em assuntos triviais.

Quando esses pequenos gestos de fraternidade e reconhecimento vão sendo esquecidos, a pessoa vai ficando fria e áspera, acreditando que todos devem ser gentis para com ela, mas esquecendo que esse dever é recíproco e que devemos ser aquele que dá o primeiro passo.

Quantas vezes, no trânsito, não esperamos o pedestre terminar de atravessar a rua, buzinamos impacientemente, não damos a vez ao que está pretendendo entrar numa via preferencial, nem damos carona àmulher grávida ou ao ancião.

“Muito obrigado”, “por favor”, “está ótimo o seu café”, “bom dia”, “boa tarde”, “desculpe”, são expressões que estão se ouvindo cada vez menos.

Nosso teste permanente é com os familiares. No tom de voz, no tempo que lhes damos, nas pequenas atitudes para com o cônjuge, seja oferecendo-se um dia para enxugar a louça, para passar o aspirador, ou surpreendê-lo com um café na cama.

Nosso exemplo é seguido pelos filhos. Não podemos chamar-lhes a atenção por tratar rispidamente a empregada se nós próprios não os ensinamos, pelo exemplo, a respeitar e a pedir “por favor’ mesmo àqueles a quem pagamos para trabalhar para nós.

Na rua, outra maneira de demonstrarmos nossa civilidade é a forma como tratamos o pedinte. Mesmo que não possamos lhe dar nada, o importante é tratá-lo como ser humano, sem diminuir-lhe ainda mais a sua dignidade. Se não pudermos orientá-lo ou ajudá-lo, pelo menos vamos vibrar positivamente, em silêncio, certos de que o nosso pensamento poderá suavizar o seu padecimento.

Já não se fala do respeito aos animais ou à Natureza que apenas o ser mais evoluído espiritualmente consagra na forma devida.

A gentileza tem um pouco de renúncia e muito a ver com a generosidade, e esta é irmã da caridade, por isso que quanto mais elevada a pessoa, mais gentil ela é. Aliás, segundo Joana, o culto à gentileza é uma preparação para a transferência às Colônias Espirituais, onde teremos residência e onde o respeito e a cordialidade preponderam nos círculos de Espíritos mais conscientes (“Celeiro de Bençãos”, cap.53).

Page 17:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

17

Por isso, o Espírito Meimei diz que “o primeiro degrau do Paraíso chama-se gentileza” .

Virtude que pertence à família do AMOR, é também a chave que abre as portas do sucesso, porque não há coração mais empedernido que a gentileza não consiga desarmar, nem situação mais desfavorável que não consiga reverter. Por isso dizer-se que a pessoa gentil usa da inteligência, por isso que é mais bem sucedida, sempre, ainda que não deva usar a gentileza com essa intenção oculta.

A pessoa gentil tem paciência no ouvir as pessoas, mesmo aquelas cuja conversa parece não trazer nada de útil. Segundo Chico Xavier, às vezes é preciso peneirar muito cascalho para se obter uma grama de ouro. Mas em toda conversa sempre há alguma coisa que se aproveite…

Por isso, o sinal de inteligência: a pessoa que ouve, aumenta o número dos seus conhecimentos. Só por aí já se vê quanto ganho temos por ouvir mais…

Engana-se quem pensa que a gentileza é própria da mulher. Os espíritos precisam progredir em tudo e por isso a afabilidade e a gentileza têm vez em qualquer pessoa e em qualquer lugar, demonstrando o longo caminho já percorrido pelo Espírito.

Um exemplo grandioso de gentileza vemos em Chico Xavier. Ele, com sua infinita paciência e humildade, sempre atendendo a todos, sem jamais demonstrar contrariedade ou cansaço, é o apóstolo da caridade. Sufocando a dor de angina, que às vezes se torna insuportável, Chico já passou dos 90 janeiros, sempre com uma palavra gentil e consoladora, para balsamizar os corações doridos que o procuram.

E quando a pessoa adquire o hábito da gentileza, esse proceder se torna uma segunda natureza. Ela assim age porque se sente bem. Não o faz para se sentir virtuosa ou para que os outros a admirem, até porque `a virtude desconhece a si mesma’ e, segundo o Padre Vieira, “o prêmio das boas ações é praticá-las”.

A pessoa gentil só tem um “defeito”: é difícil a gente se aproximar dela, porque está sempre rodeada de muitas pessoas, que procuram se beneficiar desse seu halo de grandiosidade e nobreza.

Ainda que você não acredite em tudo o que pode a gentileza, ainda que ache que tudo isso é exagero, se você for gentil, estará se presenteando a si mesmo, porque tornará sua vida bem mais prazeirosa. E viver de bem com a gente mesmo já é um grande passo para viver de bem com toda a Humanidade. (Jornal Mundo Espírita de Novembro de 2000- Noeval de Quadros)

Page 18:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

18

Ensinando o seu filho a ser gentilNão é mais nenhum segredo a célebre frase: ‘gentileza gera gentileza’, e isso é verdade, é como uma corrente do bem que pode se alastrar muito rapidamente.

Ensinemos às nossas crianças o valor da gentileza e como ela faz bem a quem a recebe como a quem a está praticando. Um sorriso, um olhar, um muito obrigado, com licença, faz muita diferença.

As crianças aprendem a ser gentis com familiares, professores e amigos, mas é em casa que o exemplo dos pais fala mais alto. A forma como os pais esperam a vez do outro falar, a gentileza entre o casal, o respeito como tratam os filhos e amigos, como tratam os empregados... Tudo isso faz com que a criança aprenda a gentileza.

É inútil para os pais ensinarem algo que não vivenciam diariamente. Soa hipócrita, sem peso, sem autoridade. As crianças assimilam e passam adiante seja para o bem ou para o mal.

Como já foi falado, o exemplo dos pais é o mais importante, mas a gente dá algumas dicas para que você ensine o seu filho a ser gentil:

1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’.

2 – Atitudes práticas. Ajudar um idoso a atravessar a rua, abrir a porta do carro para uma criança menor sair, incentivar as brincadeiras e jogos em equipe, valorizar a competição saudável e saber compartilhar brinquedos e jogos,

Page 19:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

19

deixar com que a criança num restaurante peça o cardápio, utilizando ‘por favor’ e ‘obrigado’. Promover o cuidado com a natureza e também ensinar a criança a cuidar e ser gentil com os animais de estimação.

3 – Filmes infantis. Existem milhares de filmes que ensinam a gentileza de uma forma clara e sutil, como, por exemplo: ‘a corrente do bem’, ‘a cura’, ‘o pequeno príncipe’.

4 – Participar com a família de corridas e atividades beneficentes somente para ajudar ao próximo sem esperar nada em troca, apenas o sorriso, a alegria e a satisfação de quem está sendo ajudado.

Que você possa ser um multiplicador de gentilezas por onde passar. Com certeza mais pessoas vão querer copiar o seu gesto e em breve muitos estarão experimentando a beleza que tem em ser gentil. (Pablo Medina - Redator Guiainfantil.com Brasil)

Dicas sobre como ensinar gentileza às crianças

Gentileza, um gesto tão bonito e importante que anda meio esquecido nos últimos tempos, não é mesmo?! Segurar a porta do elevador para o próximo entrar, abrir a porta do carro para a entrada do passageiro, fazer um favor sem querer nada em troca, são gestos que fazem a diferença e causam um bem estar no relacionamento cotidiano. No entanto, muitos desses gestos tão simples quanto importantes andam se perdendo na correria do dia a dia.

Gentileza é a prática daquele que é gentil, nobre, amável e elegante. São aquelas práticas simples do dia a dia, que não exigem esforço algum, apenas um bem querer ao próximo, e que contribuem tanto para que nossos relacionamentos e nosso dia se torne bem mais agradável. E para revigorar a prática desse gesto e para que ele continue sempre fazendo parte do nosso dia a dia, preparamos 05 dicas preciosas para levarmos às nossas crianças:

1 – Dê o exemplo!

Esse talvez seja o mais importante de todos. Gentileza se pratica, então, nada melhor para os pequenos aprenderem do que vendo a prática dos mais velhos, observando. Seja em casa ou nos espaços públicos com os pais ou na escola com os professores, nossas crianças aprenderão como a gentileza é simples, faz bem e melhora a convivência.

2 – Trate bem ao próximo

Page 20:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

20

Tratar bem ao outro como gostaríamos de ser tratado é uma máxima que ouvimos desde a infância, não é verdade? E é dessa forma que o convívio em sociedade se torna muito mais prazeroso. Tratar o próximo com respeito é regra básica para demonstrar aos pequenos durante o dia.

3 – Ouça com carinho e atenção

Atividades como contar histórias pessoais sobre como foi o final de semana ou o que ganhou no dia das crianças ajudam a despertar nas crianças a sensibilidade para ouvir os problemas do outro, auxiliando-o com palavras motivadoras e, assim, formando maiores e melhores círculos de amizade.

4 – Pratique saudações e cumprimentos

Um “bom dia” ao acordar, um “boa tarde” ao entrar na sala de aula, dizer “olá”, “obrigado”, “com licença”, são cumprimentos e saudações que podem ser estimulados desde cedo para que se tornem naturais nas crianças. Além disso, é importante salientar que essas palavras devem estar imbuídas do desejo de dizê-las, para que quando forem proferidas não se tornem apenas etiquetas frias e formais.

5 – Visite organizações de ajuda ao próximo

Visitar locais de apoio às pessoas mais carentes ou com necessidades especiais, lar de idosos, são opções para levar às crianças a prática da gentileza e despertá-las para a sensibilidade aos problemas alheios. Além disso, são ótimos locais para que eles percebam o quanto uma atitude simples pode auxiliar, recuperar e até transformar a vida de muitas pessoas.

(Fonte: http://www.plannetaeducacao.com.br)

Ao ensinarmos nossos filhos a serem gentis, desde pequenos, eles se tornarão pessoas melhores em um mundo melhor! Afinal, gentileza gera gentileza, não é mesmo?

Portanto, de acordo Richard Weissbourd e sua equipe, aí vão as “5 dicas de como criar filhos mais gentis e atenciosos”

Page 21:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

21

1) Mostre que cuidar dos outros é uma prioridade

Por quê?

Os pais tendem a priorizar a felicidade e realizações de seus filhos sobre a preocupação que seus filhos têm com os outros. Mas as crianças precisam aprender a equilibrar suas necessidades com as necessidades dos outros.

Como?

As crianças precisam ouvir dos pais que cuidar de outras pessoas é importante, como honrar seus compromissos. Por exemplo, antes das crianças criarem um time de futebol, banda ou equipe, devemos ensiná-las a considerar as suas obrigações para com o grupo, ou amigo, e incentivá-las a resolver os problemas que possam surgir antes de desistir.

Tente isso:

– Em vez de dizer a seus filhos: “A coisa mais importante é que você está feliz”, dizer “A coisa mais importante é que você é gentil, legal, bacana, atencioso…”.

– Faça com que seus filhos mais velhos tratem os outros com respeito, mesmo quando estão cansados, distraídos, ou com raiva.

– Enfatize o carinho quando você interage com outros adultos importantes na vida de seus filhos. Por exemplo, pergunte aos professores se os seus filhos são bons membros da sua classe.

2) Dê oportunidades às crianças para a prática de carinho e gratidão

Por quê?

Nunca é tarde demais para se tornar uma boa pessoa, mas isso não vai acontecer por conta própria. As crianças precisam praticar cuidar dos outros e expressar gratidão por aqueles que cuidam deles. Estudos mostram que as pessoas que têm o hábito de expressar gratidão são mais propensas a serem úteis, generosas, compassivas e, ao também se perdoarem, elas são mais propensos a serem felizes e saudáveis.

Como?

Aprender a ser solidário é como aprender a praticar um esporte ou um instrumento. Repetição diariamente! Por exemplo, ensinar a importância de ajudar um amigo com a lição de casa ou dos afazeres diários. Aprender gratidão envolve regularmente praticá-la.

Tente isso:

Page 22:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

22

– Não recompense o seu filho para cada ato de gentileza, como limpar a mesa de jantar. Devemos esperar que os nossos filhos ajudem em casa, com os irmãos e com os outros e só premiar os atos realmente incomuns de bondade.

– Converse com seu filho sobre gentilezas e maldades que ocorrem na televisão ou em histórias e sobre atos de justiça e injustiça que possam testemunhar ou ouvir falar nas notícias.

– Faça da gratidão um ritual diário na hora do jantar, hora de dormir, no carro, ou no metrô. Ensine a agradecer àqueles que contribuem conosco tanto nas coisas grandes quanto nas pequenas.

3) Expanda o círculo de preocupação do seu filho

Por quê?

Quase todas as crianças se preocupam com um pequeno círculo de familiares e amigos. Nosso desafio é ajudar nossos filhos a aprenderem a cuidar de alguém fora desse círculo, como o garoto novo da classe, alguém que não fala sua língua, o zelador do prédio ou da escola, ou alguém que vive em um país distante.

Como?

As crianças precisam aprender tanto a focar, ouvindo atentamente e atendendo aqueles em seu círculo imediato, quanto expandir sua área de abrangência, considerando as diversas perspectivas das pessoas que interagem com o seu dia a dia, incluindo aqueles que são vulneráveis. Eles também precisam considerar que suas decisões, como abandonar um time de futebol ou uma banda, podem repercutir e prejudicar vários membros de suas diversas comunidades. Especialmente neste nosso mundo globalizado, as crianças precisam desenvolver consideração pelas pessoas que vivem em diferentes culturas do que a sua própria.

Tente isso:

– Certifique-se de que seus filhos são simpáticos e gratos com todas as pessoas em suas vidas diárias, tais como motoristas de ônibus, funcionários da casa ou uma garçonete.

– Incentive as crianças a cuidarem daqueles que são vulneráveis. Dê a elas algumas ideias simples de como entrar na “zona de carinho e coragem”, como quando for confortar um colega que foi provocado.

– Use um artigo de jornal ou TV para incentivar seu filho a pensar sobre as dificuldades enfrentadas por crianças em outro país.

4) Seja um modelo forte e mentor

Page 23:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

23

Por quê?

As crianças aprendem valores éticos, observando as ações dos adultos que respeitam. Eles também aprendem valores ao atravessar dilemas éticos com os adultos, por exemplo: “Devo convidar um novo vizinho para minha festa de aniversário, quando a minha melhor amiga não gosta dele?”

Como?

Ser um modelo moral e mentor significa que precisamos praticar a honestidade, a justiça e cuidar de nós mesmos. Mas isso não significa ser perfeito o tempo todo. Para os nossos filhos nos respeitarem e confiarem em nós, precisamos reconhecer nossos erros e falhas. Nós também precisamos respeitar o pensamento das crianças e ouvir suas perspectivas, demonstrando a elas como nós gostaríamos que se envolvessem com as outras pessoas.

Tente isso:

– Seja um modelo, fazendo serviço comunitário, pelo menos uma vez por mês. Melhor mesmo é fazer este serviço com o seu filho.

– Dê aos seus filhos um dilema ético na hora do jantar ou pergunte a eles sobre os dilemas que enfrentaram.

5) Oriente as crianças em como administrar sentimentos autodestrutivos

Por quê?

Muitas vezes, a capacidade de cuidar dos outros é dominado pela raiva, vergonha, inveja ou outros sentimentos negativos.

Como?

Precisamos ensinar às crianças que todos os sentimentos são normais, mas algumas formas de lidar com eles não são úteis. As crianças precisam de ajuda para lidar com esses sentimentos de forma produtiva.

Tente isso:

– Aqui está uma maneira simples de ensinar seus filhos a se acalmarem: peça-lhes para pararem, respirarem fundo pelo nariz e expirarem pela boca, contando até cinco. Pratique esse ritual mesmo quando o seu filho estiver calmo. Então, quando ele ficar chateado ou com raiva, lembre-o sobre esses passos e os faça com ele. Depois de um tempo, ele vai começar a fazê-lo por conta própria, e desta forma conseguirá expressar seus sentimentos de um modo mais útil e apropriado.

Page 24:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

24

Maneiras de ensinar os filhos a serem gentis

Ensine valores e hábitos que seus filhos vão levar para a vida toda!

É bonito de ver qualquer pessoa sendo gentil com os familiares e até mesmo com desconhecidos. É um sinal de respeito e amor com o próximo. Mas, como ensinar desde cedo nossos filhos a terem esta boa atitude?

Você vai ver que tudo está ao alcance da própria família!

1. Comece por você

As crianças aprendem vendo e escutando como os pais se agem e vão reproduzir o mesmo comportamento. Mesmo que indiretamente, os pais passam seus valores aos filhos, então cabe aos adultos tentar ser pessoas cada vez melhores para dar um bom exemplo.

Se você agradece cada vez que a criança lhe alcança alguma coisa, ou elogia quando faz alguma boa ação já é um bom começo para que ela entenda que ser gentil é algo muito bom, assim ela vai querer repetir inúmeras vezes!

2. Ensine as palavras mágicas

Sempre que conversar com seu filho, lhe diga obrigada, por favor, com licença, desculpa etc. Assim, essas palavras vão fazer parte do cotidiano da família,

Page 25:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

25

dentro e fora de casa. Por exemplo, sempre que meu filho termina de tomar o leite ele me dá o copo vazio e eu digo “obrigada!”. Agora, antes que eu diga, ele me diz “obrigada, mamãe”, que derrete meu coração!

Também trate seu cônjuge com esta cordialidade, como você viu no tópico acima, nosso exemplo é tudo!

3. Comunique claramente suas expectativas

Muitas vezes, os pais querem que a criança aja de uma forma em que ela não está acostumada, e acabam se decepcionando com isso. Toda a gentileza que a criança pratica em casa pode não acontecer em ambientes estranhos, como a casa de um parente o qual você não costuma frequentar.

Por exemplo, nessa situação, diga ao sair de casa que vão visitar uma pessoa que gosta muito de toda a família e que você gostaria que a criança se comportasse bem, sendo gentil com todos. Contudo, ela pode ficar com vergonha ou com medo dessa nova situação e ficar aninhada no colo de um dos pais. Não force seu filho a abraçar ou beijar quem ele mal conhece, deixe que aos poucos ele se acostume com a situação e aja naturalmente.

Com estas dicas seu filho vai levar bons hábitos ensinados em casa para toda a vida. Como dizia José Datrino, o Profeta Gentileza, “gentileza gera gentileza”, e abre muitas portas!. (https://www.familia.com.br - Evelise Toporoski)

Page 26:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

26

Casos de gentileza

Conheça 12 histórias que dão brilho aos olhos e tornam a vida mais leve. Não deixem de ser e se encantar.

Da posição de nosso corpo, no tom de nossa voz até o direcionamento de nosso olhar, somos capazes de demonstrar nossos sentimentos e intenções o tempo todo.

Ser gentil, muitas vezes, mais do que uma obrigação, pode ser um estilo de vida.

E, o melhor de tudo, a coisa mais fascinante da gentileza é que ela faz tão bem para quem a pratica quanto para quem a recebe.

Abaixo, você encontrará histórias da mais profunda gentileza. Elas são capazes de dar brilho aos olhos e tornar a vida mais leve.

1 – Somos gentis quando mostramos ao outro o quanto ele é importante.

Como tanto eu como meu marido estamos desempregados, hoje, data em que completamos 10 anos de casamento, combinamos de não comprarmos presentes. Quando eu acordei esta manhã, meu marido já estava de pé. Desci as escadas e encontrei belas flores silvestres por toda a casa. Imagino que existam umas 400 flores no total e ele, cumprindo sua promessa,  não gastou um centavo.

2 – Somos gentis quando não marcamos dia, hora ou regras para a nossa ternura.

Meu avó estava dirigindo de volta para casa quando, de repente, fez uma inversão de marcha e disse: “Eu esqueci de pegar um buquê de flores para sua avó . Vou parar aqui na floricultura, só vai levar um minuto.” O que há de tão especial no dia de hoje que você tem que comprar flores? “, perguntei. “Não há nada de especial hoje”, meu avô disse. “Cada dia é especial e sua avó adora flores.”

Page 27:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

27

3 – Somos gentis quando  observamos as necessidades do outro e inventamos uma forma de supri-la.

Estive internado por quase um mês após um incêndio que aconteceu na minha casa. Hoje e todos os dias durante os últimos dois meses desde que voltei para a escola cheio de cicatrizes, encontrei uma rosa vermelha no meu armário todas as manhãs. Eu não tenho nenhuma ideia de quem chega tão cedo na escola para me deixar as rosas.  Eu mesmo já cheguei mais cedo algumas vezes para tentar descobrir quem as coloca, mas elas já estavam lá.

4 – Somos gentis quando nos envolvemos com o problema do outro.

Sou professor de língua de sinais. Hoje, uma mulher que perdeu a fala por causa do câncer se matriculou na minha aula. Junto com ela vieram seu marido, quatro filhos, duas irmãs, um irmão, a mãe, o pai, e doze amigos próximos. Eles vieram para saber como se comunicar com ela agora que ela não pode mais falar.

5 – Somos gentis quando damos ao tempo a oportunidade de nos surpreender e nos presentear.

Hoje eu me inspirei em um casal de idosos e na maneira como eles se entreolhavam … dava para ver que eles estavam apaixonados. Quando o marido mencionou que eles estavam celebrando seu aniversário, eu sorri e disse: “Deixe-me adivinhar. Vocês dois estão juntos desde sempre! “Eles riram e a esposa disse: “Na verdade não, hoje é nosso aniversário de 5 anos juntos. Nós dois sobrevimentos ao nosso primeiro casamento e então a vida nos abençoou com um “tiro” certo no amor.”

6 – Somos gentis quando sabemos esperar.

Depois de um longo período de trabalho no exterior, meu noivo finalmente voltou para casa. Quase um ano atrás, ele me enviou um pacote e me disse que eu não tinha permissão para abri-lo até que ele voltasse para casa em duas semanas. Entretanto, sua missão foi prorrogado por mais 11 meses. Quando ele voltou, ele me disse para abrir a embalagem. Nela estava um anel, então ele ficou de joelhos.

7 – Somos gentis quando ajudamos o outro a superar seus obstáculos mentais.

Sentei-me com minhas duas filhas,uma de 4 e outra de 6 anos, para explicar que teríamos que sair da nossa casa de 4 quartos para nos mudarmos para um apartamento de apenas 2 quartos até que eu pudesse encontrar outro emprego. Minhas filhas se entreolharam por um momento e, em seguida, a mais nova se virou para mim e perguntou: “Nós vamos todas juntas?” “Sim”, eu respondi. “Ah, então não é grande coisa”, disse ela.

Page 28:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

28

8 – Somos gentis quando reconhecemos a importância do outro em nossas vidas.

Hoje, no nosso 50º aniversário de casamento, ela sorriu para mim e disse: “Eu só desejaria ter te conhecido mais cedo.”

9 – Somos gentis quando o desejo de ofertar um abraço nos faz vencer as distâncias.

Recentemente minha mãe faleceu após uma longa batalha contra o câncer. Meu melhor amigo mora a 2.000 milhas de distância e me ligou para oferecer algum conforto. Enquanto nos falávamos ao telefone, ele perguntou: “O que você faria se eu aparecesse em sua casa e lhe desse o maior abraço do mundo?” Então ele tocou minha campainha.

10 – Somos gentis quando aceitamos o outro como ele é.

Sou garçonete em uma cafeteria. Hoje, quando dois homens gays entraram de mãos dadas, uma jovem garota perguntou à mãe por que dois homens estavam de mãos dadas. Sua mãe respondeu: “Porque eles se amam”.

11 – Somos gentis quando a nossa vida é colocado a serviço de quem amamos.

Certo dia eu operei uma menininha. Ela precisava de sangue O-. Nós não tínhamos nenhum, mas seu irmão gêmeo também era O- . Então eu o chame e expliquei que era uma questão de vida ou morte. Ele ficou em silêncio por um momento, e então disse adeus a seus pais. Eu não pensei mais nisso até que, depois que nós retiramos seu sangue, e ele perguntou: “Então, quando eu vou morrer?” Ele pensou que estava a dar sua vida pela dela. Felizmente, os dois ficarem bem.

12 – Somos gentis quando as nossas palavras fazem o outro ainda maior do que ele acredita ser.

Hoje, meu filho de 8 anos de idade me abraçou e disse: “Você é a melhor mãe no mundo inteiro!” Eu sorri e sarcasticamente respondi: “Como você sabe disso? Você não conhece cada mãe que existe no mundo inteiro. “Meu filho me apertou com mais força e disse:” Sim, eu sei. Você é o meu mundo.” (Histórias traduzidas e adaptadas por Josie Conti via 60 Tiny Love Stories to Make You Smile)

Page 29:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

29

10 dicas de como praticar a GENTILEZA NA CONVIVÊNCIA

1. Tente se colocar no lugar do outro. Isso o ajuda a entender melhor as pessoas, seu modo de pensar e agir.

2. Aprenda a escutar. Ouvir é muito importante para solucionar qualquer desavença ou problema.

3. Pratique a arte da paciência. Evite julgamentos e ações precipitadas.

4. Peça desculpas. Isso pode prevenir a violência e salvar relacionamentos.

5. Pense positivo. Procure valorizar o que a situação e o outro têm de bom e perceba que este hábito pode promover verdadeiros milagres.

6. Respeite as pessoas quando elas pensarem e agirem de modo diferente de você. As diferenças são uma verdadeira riqueza para todos.

7. Seja solidário e companheiro. Demonstre interesse pelo outro, por seus sentimentos e por sua realidade de vida.

8. Analise a situação. Alcançar soluções pacíficas depende de se descobrir a raiz do problema.

9. Faça justiça. Esforce-se para compreender as diferenças e não para ganhar, como se as eventuais desavenças fossem jogos ou guerras.

10. Mude a sua maneira de ver os conflitos. A gentileza nos mostra que o conflito pode ter resultados positivos e ainda tornar a convivência mais íntima e confiável. (livro O PODER DA GENTILEZA, de Rosana Braga)

Page 30:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

30

Pensando com Emmanuel Gentileza e Solicitude.

“Gentileza: Comportamento distinto; em que há nobreza e/ou elegância. Com delicadeza; amabilidade”.

“Solicitude: atencioso e afetuoso”.

Normalmente nos preocupamos apenas na caridade material ao próximo, esquecendo-nos de que a caridade possui mil faces.

A gentileza/solicitude é a caridade de ajudar alguém ao seu lado com pequenas coisas. Mas isso exercita nossa mente, ajudando-nos a entender como é bom servir ao próximo, mesmo nas coisas pequenas. Além da enorme alegria que isso causa a quem recebe a gentileza.Gentileza/solicitude no trânsito, em casa, no trabalho, na rua, enfim, gentileza em todos os momentos.

Gentileza no trânsito: deixar carro passar na frente, pedestre atravessar, etc.

Gentileza no trabalho: fazer algo um pouco além do convencional, ajudar um colega em algo que não é sua obrigação, atender o cliente com simpatia, etc.

Gentileza na rua: ajudar desconhecidos em dificuldades, oferecendo ajuda; ser educado nas filas, no supermercado, etc.

Gentileza em casa: com pais, irmãos, cônjuge, fazendo pequenos favores, ajudando em obrigações simples do dia a dia.

“Servir é criar simpatia, fraternidade e luz”, Emmanuel

Page 31:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

31

Vídeos Recomendados

https://www.youtube.com/watch?v=SdavBkDkmEc&feature=youtu.be (como ser gentil)

https://www.youtube.com/watch?v=BElMzVKYgwY&feature=youtu.be (GENTILEZA)

https://www.youtube.com/watch?v=IZnntNhlAYM (Gentileza gera Gentileza - Passe essa ideia!)

https://www.youtube.com/watch?v=FzP_9PWPdIY (Gentileza gera sobremesa)

Page 32:  · Web view1 – Contos infantis. Existem muitos contos que ajudam os pais a ensinarem o valor da gentileza aos filhos, como ‘a cigarra e a formiga’ ou ‘a pomba e a formiga’

32

"Relacione-se Melhor consigo Mesmo e com o Próximo Também. Cuide de Ser Gentil Sempre.....”.

Lição de Casa - Perguntas para fixação:1 – É bom ser gentil?

2 – Como anda sua gentileza no dia a dia?

3 - Quais os Benefícios de cultivar a gentileza?

4 - É possível ensinar gentileza às crianças?

5 – Gentileza faz bem a saúde?

6 – Observe situações do seu dia a dia em que Você tem oportunidades de ser gentil e seja.