vt 2 física i trabalho feito deslocamento

3
UNIVESIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO: ENGENHARIA DE CIVIL DISCIPLINA: FÍSICA I PROFESSOR: JANILCE RIBEIRO ALUNO: CARLOS RENATO ALVES MARINS – MATRÍCULA 600.180.583 Verificação de Aprendizagem – VT 1) Um deslocamento possui módulo = . Outro deslocamento possui módulo = . Determine o módulo do deslocamento resultante supondo que os dois deslocamentos sejam perpendiculares entre si. R: Se os dois deslocamentos são perpendiculares, temos um triângulo retângulo, logo podemos utilizar o teorema de pitágoras: d= 30² + 40² => d= √900 + 1600 => d= √2500 => d= 50 cm 2) Dois trens, cada qual com velocidade escalar /, seguem em linha reta se aproximando entre si sobre os mesmos trilhos. Os maquinistas dos trens percebem simultaneamente o perigo no momento em que a distância entre os trens é de . Suponha que os dois maquinistas percam, simultaneamente, o mesmo intervalo de tempo de 0,2 s desde o instante mencionado acima até o momento em que os freios dos trens são acionados. A ação dos freios é igual nos dois trens e faz cada trem parar depois de percorrer . Haverá colisão? Em caso negativo, qual seria a distância crítica para a colisão? R: conversão de 60km/h -> m/s => 60÷3,6= 16,66 m/s Até o acionamento dos freios teriam decorridos 0,2 seg x 16,66 m/s = 3,33m Após a frenagem os trens param após 50m, logo a distância percorrida pelos trens é de 50m + 3,33m = 53,33m. Somando-se as distâncias percorridas pelos 2 trens, teremos 53,33m + 53,33 m = 106,66m. Não haveria colisão. A distância crítica para que a mesma existisse seria de 150m – 106,66m = 43,34m 3) Defina força em Física. No SI qual é a unidade da força? Escreva três tipos de forças em Física. R. Em Física, força designa um agente capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um determinado corpo. Tipos de força: força elétrica, força magnética, força gravitacional, força de atrito, força peso, força normal e outras. Força é uma grandeza vetorial e, como tal, possui características peculiares. São as características: Módulo é a intensidade da força aplicada; Direção é reta ao longo da qual ela atua; Sentido é dizer para que lado da reta em questão o esforço foi feito: esquerda, direita, norte, sul, leste, oeste.

Upload: renato-marins

Post on 17-Dec-2015

7 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

VT 2 Física I Trabalho Feito Deslocamento

TRANSCRIPT

  • UNIVESIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO: ENGENHARIA DE CIVIL DISCIPLINA: FSICA I PROFESSOR: JANILCE RIBEIRO

    ALUNO: CARLOS RENATO ALVES MARINS MATRCULA 600.180.583

    Verificao de Aprendizagem VT

    1) Um deslocamento possui mdulo = . Outro deslocamento possui mdulo = . Determine o mdulo do deslocamento resultante supondo que os dois deslocamentos sejam perpendiculares entre si.

    R: Se os dois deslocamentos so perpendiculares, temos um tringulo retngulo, logo podemos utilizar o teorema de pitgoras: d= 30 + 40 => d= 900 + 1600 => d= 2500 => d= 50 cm

    2) Dois trens, cada qual com velocidade escalar /, seguem em linha reta se aproximando entre si sobre os mesmos trilhos. Os maquinistas dos trens percebem simultaneamente o perigo no momento em que a distncia entre os trens de . Suponha que os dois maquinistas percam, simultaneamente, o mesmo intervalo de tempo de 0,2 s desde o instante mencionado acima at o momento em que os freios dos trens so acionados. A ao dos freios igual nos dois trens e faz cada trem parar depois de percorrer . Haver coliso? Em caso negativo, qual seria a distncia crtica para a coliso?

    R: converso de 60km/h -> m/s => 603,6= 16,66 m/s At o acionamento dos freios teriam decorridos 0,2 seg x 16,66 m/s = 3,33m Aps a frenagem os trens param aps 50m, logo a distncia percorrida pelos trens de 50m + 3,33m = 53,33m. Somando-se as distncias percorridas pelos 2 trens, teremos 53,33m + 53,33 m = 106,66m. No haveria coliso. A distncia crtica para que a mesma existisse seria de 150m 106,66m = 43,34m

    3) Defina fora em Fsica. No SI qual a unidade da fora? Escreva trs tipos de foras em Fsica.

    R. Em Fsica, fora designa um agente capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um determinado corpo. Tipos de fora: fora eltrica, fora magntica, fora gravitacional, fora de atrito, fora peso, fora normal e outras.

    Fora uma grandeza vetorial e, como tal, possui caractersticas peculiares. So as caractersticas: Mdulo a intensidade da fora aplicada; Direo reta ao longo da qual ela atua; Sentido dizer para que lado da reta em questo o esforo foi feito: esquerda, direita, norte, sul, leste, oeste.

  • 4) Enuncie o Princpio da Conservao.

    R. O princpio da conservao estabelece que a quantidade total de energia em um sistema isolado permanece constante. A energia no pode ser criada nem destruda, mas transformada.

    5) Defina Energia Cintica e Potencial. R. Energia cintica produzida pelo movimento de um corpo, sendo proporcional ao mdulo da velocidade deste corpo. Se o corpo estiver em repouso, a energia cintica zero.

    Energia potencial um tipo de energia que se encontra armazenada em um sistema, podendo ser utlizidada a qualquer instante.

    Exemplo: A energia potencial de uma queda dgua transformando-se em energia cintica pelo movimento de uma turbina de uma usina hidreltrica, que por sua vez produz energia eltrica.

    6) Defina Trabalho em Fsica. No SI qual a unidade do trabalho?

    R . A unidade do trabalho no SI o joule (J). O trabalho realizado quando a fora aplicada a um corpo provoca um deslocamento neste.

    7) Considere o esquema

    Descreva a frmula que fornece o trabalho exercido pela fora F em relao ao deslocamento d.

    R. Quando a fora no paralela ao deslocamento temos que decompor o vetor em seus componentes perpendiculares e paralelos, ento notamos que:

    cos= ! => cos=

    !""! => FII= F. cos

    = FII . s => = F. cos. s

    F

    d

    F

    d

  • 8) Qual o trabalho de uma fora perpendicular ao deslocamento?

    R. O trabalho nulo, pois se a fora perpendicular no provoca deslocamento do corpo.

    9) Defina foras conservativas e foras dissipativas.

    R. As foras conservativas no alteram a energia de um sistema, enquanto as foras dissipativas alteram a energia mecnica em outras formas de energia.

    10) Um homem exerce uma fora uniforme de 210N sobre um carro enguiado, conforme o desloca por uma distncia de 18m. O carro tambm est com o pneu furado, de modo que para manter o movimento retilneo o homem deve empurr-lo a um ngulo de 30 em relao direo do movimento. Quanto trabalho ele realiza?

    R. F=210N ; /s =18m ; = 30

    = F. cos. s => = 210. Cos 30. 18 => = 210.#$%. 18 => => = 3.780.#$%. => = 3.273,57J