voz paroquial

8
Ser Solidário Vida Paroquial Igrejas Jornal da Paróquia da Santíssima Trindade – Florianópolis – SC – Ed. 03 – Julho de 2009 – Distribuição Gratuita Pág. 5 Ano Sacerdotal “O sacerdócio é o amor do coração de Jesus” (São João Maria Vianney) 19 de junho de 2009 – 11 de junho de 2010 Aberta inscrições para Retiro de Jovens Grande Bazar da Ação Social Grupo de Oração completa 25 anos Catequese promove Festa Julina Entenda a rede de atendi- mento desta Pastoral São Bento, oração e trabalho Comunidade comemora dia do Santo Padroeiro Pastoral da Solidariedade, a casa mãe Pág. 5 Pág. 4 Pág. 6 Pág. 4 Ser Solidário Vida Paroquial Pág. 5 Pág. 4 Pág. 3 Projeto Anunciando Jesus

Upload: voz-paroquial

Post on 06-Mar-2016

240 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Jornal da Paróquia da Trindade em Florianópolis, SC.

TRANSCRIPT

Page 1: Voz Paroquial

Ser Solidário

Vida Paroquial

Igrejas

Jornal da Paróquia da Santíssima Trindade – Florianópolis – SC – Ed. 03 – Julho de 2009 – Distribuição Gratuita

Pág. 5

Ano Sacerdotal“O sacerdócio é o amor do coração de Jesus”

(São João Maria Vianney)

19 de junho de 2009 – 11 de junho de 2010

Aberta inscrições para Retiro de Jovens

Grande Bazar da Ação Social

Grupo de Oração completa 25 anos

Catequese promove Festa Julina

Entenda a rede de atendi-mento desta Pastoral

São Bento, oração e trabalhoComunidade comemora dia do Santo Padroeiro

Pastoral da Solidariedade, a casa mãe

Pág. 5

Pág. 4

Pág. 6

Pág. 4

Ser Solidário

Vida Paroquial

Pág. 5

Pág. 4

Pág. 3

Projeto Anunciando Jesus

Page 2: Voz Paroquial

opinião2

editorialKetlin Rosa

palavra do freiFrei: Cassio

Paz e Bem!O Papa convocou um Ano Sacer-

dotal. Mas o que significa este tempo forte, voltado especialmente para os padres? De acordo com a Congregação para o Clero é um ano particu-lar, de chamado à con-versão. Cada sacerdote é convidado a fazer uma reflexão sobre a sua identidade eclesial.

Cooperar para a construção da Igreja de Cristo, fazer com que o estilo de vida de Jesus seja o estilo de vida de cada sacerdote. Estas são algumas das dimen-sões que serão refleti-das durante esse ano, a partir do exemplo de São Cura D’Ars.

Também conhecido como São João Maria Vianey, ele foi declarado patrono dos sacerdotes em 1905, devido ao seu belo exemplo como padre e pastor do povo.

A abertura deste Ano Sacerdotal, que também marca os 150 anos da morte de Cura d’Ars, foi feita pelo Papa Bento XVI

O padre deve ser todo de Cristo e da Igreja!constitui, a esse propósito, um modelo esplêndido a ser imitadom, não tanto na concretude da vida – a sua de fato foi verdadeiramente extraordinária –

mas no amor por Cristo, no zelo pelo anúncio do Evangelho, na dedicação às comunidades, na elaboração de eficazes sínte-ses de teologia pastoral.

São Paulo é exemplo de sa-cerdote totalmente identificado com o seu ministério – como foi também o Santo Cura d’Ars –, consciente de carregar um tesouro inestimável, isto é, a mensagem da salvação, mas de levá-lo em um “vaso de argila”. Por isso, ele é forte e humilde ao mesmo tempo, intimamente convicto de que tudo é mérito de Deus, de sua graça. “O pres-bítero deve ser todo de Cristo e todo da Igreja”, é chamado a se dedicar com amor total, como

um esposo fiel à sua esposa.Por isso, meus irmãos e irmãs, va-

mos juntos celebrar esse Ano Sacerdo-tal em nossa paróquia, com muito zelo e especial espírito de oração e devo-ção. Senhor envia humildes e santas vocações para a Igreja! Amém!

durante a Festa do Sagrado Coração de Jesus, no último dia 19 de junho, por se tratar do Dia Mundial para a Santifica-ção dos Sacerdotes.

Qual é a finalidade do Ano Sacerdotal?

Esse ano pretende promover o compromisso de uma interior renova-ção de todos os sacerdotes, para um forte e incisivo testemunho evangélico no mundo de hoje. O apóstolo Paulo

De 12 a 17 de julho acontece em Porto Alegre (RS) o Mutirão de Co-municação América Latina e Caribe, momento ideal para se refl etir sobre os processos de comunicação, seus caminhos e ideais.

Em carta especial aos organiza-dores do Mutirão, o Papa Bento XVI pediu aos latino-americanos que ava-liem “se os católicos dispõem de meios efi cientes ou pelo menos sufi cientes de comunicação e se o conteúdo que circula em seus ambientes promovem a formação ideal do homem ou o cor-rompem”.

Pois bem. Em julho lançamos a ter-ceira edição do Jornal Voz Paroquial, que surgiu da necessidade de espaços que divulguem unicamente uma cultura de paz e de justiça. Em suas páginas mensais buscamos apresentar as in-

formações da Igreja, seja ela de bairro, diocesana, nacional e internacional.Mas vamos além, tentamos também promover a cidadania, ser condutores

de uma cultura de solidariedade e de paz. Esta iniciativa ora recebe elogios por seu empenho e conteúdo. Ora recebe críticas, que avaliadas e discerni-das, se transformam em ricas fontes de avaliação e conhecimento.

Que o Mutirão de Comunicação traga novas perspectivas para todos nós, comunicadores, profi ssionais ou não. Afi nal, é bom lembrar que a Igreja sem-pre acompanhou o desenrolar das novas tecnologias, que criaram também novas formas de relação. A partir do surgimento da imprensa, a Igreja deu inicio a promulgação de Documentos que orientam e indicam caminhos para os meios de comunicação. Eles colaboram para a efetivação de uma comu-nicação humana e cristã.

Neste contexto, temos no Jornal Voz Paroquial nosso caminho, e seu de-senrolar deve ser indicado especialmente pela voz e Palavra da Igreja. Mas para que isso se efetive precisamos da participação e empenho do leigo ca-tólico, por meio de cada um, temos a certeza de construir veículos efi cazes e sufi cientes que promovam a formação ideal do homem, como nos conduz o Santo Padre.

Ketlin da RosaEditora

Mutirão da Comunicação

Horários de Missa:

Agenda paroquial

O jornal Voz Paroquial é uma publicação da Paróquia da

Trindade

Direção:Pe. Frei Cácio Roberto

Petekov, OFMCap

Contato:[email protected]

Fone: (48) 3025-6772Praça Santos Dumont, 94

Trindade88036-680 Florianópolis SC

expedienteProdução:

Jornalista responsàvelKetlin Rosa - SC02821-JP

Texto reportagens Ketlin da Rosa

Projeto Gráfi co/DiagramaçãoAndre Kinal

ImpressãoGráfi ca Raízes

Tiragem3mil

PeriodicidadeMensal

Matriz Santíssima TrindadeTerça-feira a sábados 19h30Quinta-feira 12h15Domingo 08h, 10h, 18h, 20h

Hospital Universitário (março a dezembro)Quarta-feira 15h15

Templo Ecumênico da UFSC (março a dezembro)Sexta-feira 12h15

Comunidade São Bento (Itacorubi)Sábado 19h30Domingo 08h

Comunidade Puríssimo Coração de Maria (Jardim Anchieta)Sábado 18h

Comunidade São José (Serrinha)Sábado 19h30

Comunidade Santo Agostinho (Pantanal)Domingo 09h30

Comunidade Nossa Sra. de Guadalupe (Morro do Quilombo)Domingo 09h30

DATA ATIVIDADE HORA LOCAL

1 e 2 Qua Escola da Fé e Vida 19h30 S. Paroquial2 Qui Celebração APAE 15h30 APAE3 Sex Reunião CPC – São Bento 19h30 SB4 Sáb Festa Julina da Catequese: pais, catequistas e catequizandos 14h Paroquial4 Sáb Bingo da Santo Agostinho 20h SA4 Sáb Retiro da OFS 20h SA5 Dom Encontro dos Apostolados da Oração - Comarca da Ilha 09h Ingleses7 e 21 Ter Encontro Clube da Experiência 13h30 S. Paroquial7 Ter Reunião Pastoral do Batismo 20h Sala 37 Ter Encontro de Casais Novos 19h45 Sala 19, 10 e 11 Qui Tríduo de São Bento 19h30 SB9 Qui SAV (Serv. De Anim. Vocacional) 20h Sala 210, 17, 24, 31 Sex Missa e Novena Filhos do Divino Pai Eterno 19h30 Matriz11 e 12 Sáb Dia do Dízimo 11 Sáb Brechó – Ação Social Trindade 07h S. Paroquial11 Sáb Encontro de Min. da Sagrada Comunhão 14h30 Sala 311 Sáb Recesso da Catequese 12 Dom Missa Festiva de São Bento SB14 Ter CPP 20h Auditório16 Qui Reunião de Liturgia 20h Sala 119 Dom Encontro da OFS 14h30 Sala 120 Seg Reunião do CONSEG 19h30 Sala 320 e 27 Seg 1º dia do Tríduo – 25 anos da RCC 20h Matriz25 Sáb Assunção de Nossa Senhora 26 Dom Missa do Quilo 30 Qui Reunião dos coor. – Catequese 17h Sala Cateq.30 Qui Reunião Música Litúrgica 19h Sala 330 Qui Reunião do Dízimo 20h Sala 231 Sex Festa Puríssimo Coração de Maria

Page 3: Voz Paroquial

geral 3

Segundo o Santo Cura d’Ars, “se compreendêssemos bem o que um padre é, sobre a terra, morreríamos: não de susto, mas de amor. (...) Pois, é o padre que continua a obra da Re-denção sobre a terra (...)``. Destacou em sua carta o Papa.

Escreveu ainda sobre a necessi-dade de ensinar e chamar o povo a viver o sacramento da reconciliação, como sinal da Misericórdia de Deus. A exemplo do Cura d’Ars, que no seu tempo, soube transformar o coração e a vida de muitas pessoas. “As al-mas custam o sangue de Cristo e o sacerdote não pode dedicar-se à sua salvação, se se recusa a contribuir com a sua parte, para pagar o ‘alto preço’ da redenção”.

E segue o Papa: No contexto da espiritualidade alimentada pela prática dos conselhos evangélicos, aproveito para dirigir aos sacerdotes, neste Ano a eles dedicado, um convite particular, a fim de que saibam acolher a nova Primavera que, em nossos dias, o Es-pírito suscita na Igreja, através, parti-cularmente, dos movimentos eclesiais e das novas comunidades. “O Espírito é multiforme nos seus dons. (...) Ele sopra onde quer. E o faz de maneira inesperada, em lugares imprevistos, e segundo formas precedentemente inimagináveis (...); mas nos demons-tra também, que Ele age em vista do único Corpo e na unidade do único Corpo”.

Não obstante o mal que existe no mundo, ressoa sempre atual a palavra de Cristo a seus apóstolos, no Cenáculo: “No mundo, sofrereis tribulações. Mas tende confiança: Eu venci o mundo” (Jo 16, 33). A fé no Divino Mestre dá-nos a força para olhar com confiança, para o futuro. Amados sacerdotes, Cristo conta convosco. A exemplo do Santo Cura d’Ars, deixai-vos conquistar por Ele e sereis, também vós, no mundo atual, mensageiros de esperança, de re-conciliação, de paz.

Carta Especial do Papa Bento XVI

Por ocasião da abertura do Ano Sacerdotal

No dia 19 de junho celebrou-se a Solenida-de do Sagrado Coração de Jesus, que desde 1995 passou a ser tam-bém o Dia Mundial de Oração pela Santifica-ção do Clero. Foi nesta data, solene e especial, que o Papa Bento XVI abriu oficialmente o Ano Sacerdotal.

Para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) este é “um espaço para intensificar e promover a santificação dos sacerdotes e ajudá-los a perceberem cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na so-

Começou o Ano Sacerdotal

ciedade contemporânea”.A convocação é motivada pelos 150 anos

da morte de São João Batista Maria Vianney, ou como ficou conhecido, o Santo Cura d`Ars. Padroeiro dos sacer-dotes, nasceu numa família simples de camponeses, muito

sofreu até conseguir ser ordenado padre. A história narra um homem de muita fé, caridade e mortificação, que pelo seu testemunho de vida levava os fieis a procurar o sacramento da reconciliação e retornar a Deus.

(São João Maria Vianney)

“O sacerdócio é o amor do cora-ção de Jesus”

O mais novo espaço de evan-gelização, da Paróquia Santíssima Trindade, está chegando ao segun-do semestre. Nos dias primeiro e dois de julho, estudamos CARTAS PAULINAS como conclusão das comemorações dos 2000 anos de evangelização do Apóstolo Paulo.

Já refletimos os temas Discipula-do Fiel a Caminho da Unidade; Re-lacionamento Humano; Creio: A Fé da Igreja; Bíblia: Como Entendê-la; e Liturgia e Música Litúrgica. Trata-se de mais uma grande oportunida-de para o aprofundamento da fé, da vivência comunitária e para o en-contro pessoal com Jesus Cristo.

Se você não pôde participar de um desses encontros, terá acesso aos resumos das palestras, desde que participe de um ou de mais encontros do segundo semestre. Os encontros acontecem todos os meses, nas primeiras quartas e quintas-feiras. Você está sendo convidado a partilhar de momentos

ESCOLA DA FÉ E VIDAde pura alegria, participando: de reflexões, de estudos, de trocas de experiências, de espiritualidade, de interação e de confraternização en-tre as diversas pastorais/ movimen-tos/serviços, comunidade em geral e todo povo de Deus.

A Escola da Fé e Vida, funda-mentada numa proposta interacio-nista de ensino e centrada no amor a DEUS E AO IRMÃO, vem traba-lhando para que cada participante respeite a caminhada e a experiên-cia do outro. Busque o crescimento na fé e sinta o gosto de trabalhar, aprender, servir e compartilhar. En-tusiasme-se pelos projetos comuni-tários. Exercite a paciência, a espe-ra e a escuta. Sinta a necessidade de lutar pelos irmãos mais neces-sitados. Entenda a formação como fundamento para a evangelização e faça da oração diária um momento de profundo encontro pessoal com Deus. Assim, Irmão (ã) em Cristo, reze conosco:

SENHOR JESUS!Caminhe conosco para que possamos, na Paróquia Santíssima Trindade:

entendermos o projeto de salvação do pai, assumirmos a centralidade do mandamento do amor,

sentirmos sua presença, tomarmos decisões em conjunto,

exercitarmos o diálogo e a paciência,buscarmos o crescimento na fé,

vivermos em comunidade, vencermos o cansaço, o desânimo e a acomodação,

trabalharmos com alegria e esperança,concretizarmos a proposta de evangelização do Pai,

estarmos abertos a mudanças,renunciarmos interesses individuais,

estarmos atentos às necessidades de cada um de nossos irmãos e irmãs e vivermos em fraternidade, consolidando a unidade paroquial.

Por: Clélia Buriol Zanuzo

coordenadora da Escola

No dia 19 de junho a Igreja ini-ciou o Ano Sacerdotal, com aber-tura oficial do Papa Bento XVI, que presidiu a celebração das vésperas na Basílica de São Pe-dro, na presença de uma relíquia do Cura de d’Ars. Como membro do corpo de Cristo, a Paróquia Santíssima Trindade também co-memorou a abertura do Ano com uma celebração especial.

Com a Igreja lotada, a Santa Mis-sa das 19h30 fez memória ao Santo Maria Vianney e lembrou a impor-tância deste período para todos os

Paróquia celebra Ano Sacerdotal

católicos. Presidida pelo pároco Frei Cácio Roberto, foi concelebra-da por Pe. Osmar Debatin (Reitor do Seminário de Rio do Sul), Pe. Videlson (Arquidiocese de Aracaju - SE) e Pe. Ciro (Seminário Arqui-diocesano de Florianópolis).

Ainda durante todo dia, como acontece durante as sextas-feiras na Matriz, houve adoração ao San-tíssimo Sacramento, das 06h30 às 19h30, todas as intenções foram voltadas para o Ano Sacerdotal. Além disso, os freis ficam a dis-posição para atender àqueles que

buscam o Sacramento da Recon-ciliação, das 09h às 19h.

Arquidiocese de Florianópolis Na Arquidiocese de Florianópo-

lis três eventos marcaram a aber-tura: na manhã do dia 19, todos os padres foram convidados a partici-par de um encontro de oração no Santuário de Azambuja, em Brus-que. Durante o dia, nas paróquias, aconteceram momentos de adora-ção ao Santíssimo Sacramento. E a noite, as Missas nas matrizes foram especiais.

Page 4: Voz Paroquial

Ser Solidário4

Dentro da Paróquia San-tíssima Trindade existe uma extensa rede de atendimen-to, que permitem uma frente de atuação diversificada, que auxilia gestantes, crianças, jo-vens, adultos e idosos. Nesta realidade a casa mãe é a Pas-toral da Solidariedade, dentro dela se encontra os grupos, pastorais sociais, projetos, ca-sas e creches.

A Ação Social tem por obje-tivo atender as famílias caren-tes das seguintes comunida-des: Trindade, Serrinha, Pan-

Estão abertas as inscrições para o Retiro de Jovens orga-nizado pelo Grupo de Oração Jovem Corações Seguidores de Maria e Paróquia Santíssima Trindade. O evento acontece nos dias 14, 15 e 16 de agosto, no Recanto Champagnat.

Este retiro tem por objetivo proporcionar a juventude uma pri-meira experiência com Deus, um contato com o amor e a miseri-córdia do Pai, além de aproximá-los da Igreja. Podem participar jo-vens com idade igual ou superior a 14 anos. As inscrições devem ser feitas na Secretaria Paroquial da Matriz ou na Comunidade Pu-ríssimo Coração de Maria.

No próximo dia 11 de ju-lho, a Pastoral da Solidarie-dade promove seu tradicio-nal Bazar, com obje-tivo de co-mercializar roupas em bom estado, com preços acessíveis. Cerca de 10 voluntá-rias organi-zam no dia anterior as peças no Salão Paroquial, que abre suas portas às 07h e segue até o meio dia.

As peças variam entre R$ 2,00 e R$ 10,00, são

Estão abertas as inscri-ções para o Casamento Co-munitário, que será realizado no dia 15 de agosto, na Igreja Matriz Santíssima Trindade. Para participar, os noivos de-vem entrar em contato com a Secretaria Paroquial até o dia 10 de julho, para organi-zação dos documentos.

Todos os noivos do Ca-samento Comunitário estão isentos de taxas. Desta for-

Pastoral da Solidariedade,

a casa mãe

Dias de atendimento: Terça-feira:

08h às 12h / 13:00 às 15:00Quinta-feira: 08h às 12h

Coordenadora: Luzia Rosa

Atividades visam atendimentos emergenciais e de longo prazo, para resgate das famílias em risco social

tanal, Morro da Penitenciaria, Morro do Quilombo, Itacorubi e Córrego Grande. Para isso, busca o auxílio de profissionais como o assistente social, que necessita aliar a fé e caridade cristã com as normas e leis da assistência social brasileira. Mas a Pastoral também tem inúmeros voluntários, pessoas que doam seu tempo e conhe-cimento em prol dos trabalhos sociais.

Neste mês de junho a equi-pe recebeu o reconhecimento de seu trabalho, pois o Fundo

Arquidiocesano de Solidarie-dade (FAS) aprovou o proje-to Orquestra, e vai destinar recursos para um melhor de-senvolvimento da atividade. O Fundo é um órgão da Arqui-diocese de Florianópolis, que apóia projetos de ação social da Igreja.

A Ação Social tem duas frentes, uma mais emergen-cial, que atende as necessida-des básicas como a alimenta-ção, vale transporte, roupas, medicamentos, móveis entre outros. E outra que pretende

resgatar a pessoa, proporcio-nar cursos de formação, qua-lificação e oportunidades de emprego, orientações, acom-panhamento familiar e outros encaminhamentos.

Aberta inscrições para Retiro de Jovens

Casamento Comunitário

na Matriz

ma a Igreja pretende cola-borar com pessoas de baixa renda, que desejam estar unidos pelo sacramento do matrimônio, mas não tem condições.

A Igreja pede para que os noivos procurem o quanto an-tes a Secretaria, pois existem documentos que precisam ser solicitados em outras locali-dades, e isso pode dificultar ou impedir o processo.

Grande Bazar da Ação Social

Cerca de 10 voluntárias organizam este mega brechó

roupas de inverno, sapatos, bolsas e acessórios em ge-ral. Este brechó é diferen-

te do que ocorre dia-r i a m e n t e na sede da P a s t o r a l , pois tem um número maior de peças, cer-ca de 18 mil na última edição, em junho.

Todo o dinheiro arrecadado ser-ve para auxiliar nas outras obras sociais, como a en-trega de cestas básicas as famílias carentes.

Este brechó é diferente do que ocorre

diariamente na sede da

Pastoral

Mais informações: Luana:

3234-6166 / 9155-6761 Wanessa:

3234-9061 / 8438-3198

Page 5: Voz Paroquial

Vida Paroquial 5

Embalados pelo ideal mis-sionário de São Paulo, a Paró-quia Santíssima Trindade de-senvolve o Projeto Anunciando Jesus nos Condomínios. Uma proposta de evangelização, que pretende chamar novos missionários, e assim resgatar aqueles paroquianos afasta-dos da vida eclesial.

Foi solicitado durante al-gumas Missas o cadastro de apartamentos e prédios para participar do projeto. A idéia é que o comunicador seja um elo entre Paróquia e condômi-no, uma ponte de informação e evangelização. Ao aceitar o desafio de ser um comuni-cador, o leigo é chamado a promover a fé cristã, abraçar a dimensão missionária e seguir os passos de São Paulo.

Se você deseja saber mais sobre o projeto ou cadastrar seu apartamento, procure a Secretaria Paroquial da Matriz e participe.

Projeto Anunciando JesusMais de 2,4 mil apartamentos já estão cadastrados

No próximo dia 04 de agosto o Grupo de Oração Santíssi-ma Trindade completa 25 anos de atuação na Paróquia. Para comemorar seu aniversário a equipe organizou um Tríduo, iniciado no dia 20 de julho, com celebração da Santa Missa.

O Grupo começou na casa de uma família, mas em poucas semanas foi transferido para a Matriz, onde realizou seus en-contros no Centro de Pastoral, na Capela do Santíssimo, Salão Paroquial e Templo Ecumênico da UFSC. Depois desta cami-nhada, o grupo se estabeleceu, há cerca de 10 anos, na Igreja Matriz da Santíssima Trindade.

A reunião semanal é o ponto de encontro do Grupo de Ora-ção, suas orações se voltam especialmente para o louvor e a escuta da Palavra de Deus.

O Grupo de Oração é a cé-lula fundamental da Renovação Carismática Católica (RCC). É uma comunidade que presente na paróquia cultiva a oração, a partilha e outros aspectos da vivência do Evangelho. Tudo a partir da experiência do Batis-mo no Espírito Santo.

A reunião de oração aconte-ce às segundas-feiras, a partir das 19h30. O Grupo de Oração ainda mantém, há 8 (oito) anos, um Plantão de Oração, na Igre-ja Matriz, todas as terças-feiras, das 14h às 18h, para atendi-mento individual das pessoas e oração por cura e libertação.

Jubileu de Prata comemorado com Tríduo

Grupo de Oração completa 25 anos

20/07Santa Missa – com Dom Or-lando Brandes, Arcebispo de

Londrina;

27/07 Santa Missa – com o pároco

Frei Cácio Roberto;

03/07Santa Missa – Come-

morativa aos 25 anos do Grupo de Oração – com

Pe. Márcio Vignoli, funda-dor da Comunidade Divino

Oleiro;

Programação

No próximo dia 04 de julho a Pastoral Catequética promo-ve uma tarde tipicamente cai-pira, no salão paroquial da Pa-róquia Santíssima Trindade. Os festejos julinos começam às 14h30, e pretende envol-ver catequistas, pais e cate-quizandos. A novidade deste ano é o “Desfile Jeca”, que vai premiar as mais extrovertidas roupas.

A primeira Festa Julina da catequese aconteceu no ano passado, “queríamos envolver a família, criar um ambiente de confraternização”, explicou a coordenadora, Bernadete Lisboa. Além disso, as Comu-nidades participam da alegria, cada uma tem a responsabi-lidade de trazer um prato tí-pico para ser partilhado com todos.

Mas a gastronomia é apenas uma das atrações do encontro. Turmas de catequese ensaiam e apresentam a tradicional qua-drilha. Outras ainda realizam brincadeiras como a dança da

Catequistas, pais e catequizandos confraternizam em tarde caipira

Catequese promove Festa Julina

cadeira. E ninguém pode ficar de fora das atividades, até os pais mais sérios são envolvi-

dos, o que gera um ambiente saudável e propicio para o co-nhecimento e a partilha.

Nos próximos meses a Pa-róquia Santíssima Trindade pretende renovar as Cape-linhas de Nossa Senhora e organizar as zeladorias. Mas para isso precisa da sua aju-da. Quem for zeladora deve apresentar-se ao Frei Gui-lherme, para que este possa

Movimento das Capelinhas recebe chamadocadastrar a pessoa e também

a Capelinha. O objetivo é pro-mover a visita das capelinhas e

dar uma nova casa a mãe de Jesus.

Este movimento nasceu no Equador em 1888. Seu obje-tivo é evangelizar as famílias com a visita de Maria, favo-recer a união dos membros e promover a devoção a Nossa Senhora.

Seu objetivo é evangelizar

as famílias

Page 6: Voz Paroquial

igrejas6

O mês de junho foi marcado por diversas celebrações e festivida-des especiais. Entre elas uma data

Corpus Christi, certeza do amor

de Deusúnica para o calendário litúrgico, a solenidade de Corpus Christi, rea-lizada no dia 11 de junho (quinta-

“Olhando para Cristo e adorando-O, nós dizemos: sim, o amor existe, e porque existe, as coisas podem mudar para melhor e nós podemos

esperar”feira). A Santa Missa da Paróquia foi celebrada no Convento das Ir-mãs da Divina Providência, às 9h. Em seguida o povo saiu em pro-cissão até a Igreja Matriz.

Para o Papa Bento XVI a sole-nidade está intimamente ligada à Páscoa e ao Pentecostes: a morte e ressurreição de Jesus e a efu-são do Espírito Santo são os seus pressupostos. Ademais, está dire-tamente ligado à festa da Santís-sima Trindade.

“Somente porque o próprio Deus é relação pode existir rela-ção com Ele; e somente porque é amor pode amar e ser amado”, continuou o Santo Padre, res-saltando que o amor transforma todas as coisas, e, portanto, se entende que no centro da festa de Corpus Christi está o mistério da transubstanciação, sinal de Jesus-Caridade que transforma o mundo:

“Olhando para Cristo e adoran-do-O, nós dizemos: sim, o amor existe, e porque existe, as coisas podem mudar para melhor e nós podemos esperar. É a esperança que provém do amor de Cristo que nos dá a força de viver e de en-frentar as dificuldades.”

Fotos: Daiane Paula Quadros

As comemorações ao Santo Pa-droeiro começam com o Tríduo no dia 09 de julho (quinta-feira). Segue nos dias 10 e 11, com celebrações às 19h30. Então no sábado (11), após a Santa Missa, iniciam os fes-tejos com gastronomia e bingo.

O dia do Senhor (domingo) co-

No domingo, dia 21 de junho, a Igreja São Bento acompanhou os 40 catequizandos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcio-nais (APAE) que receberam os sa-cramentos de Primeira Eucaristia e Crisma. A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Emérito da Arquidiocese

São Bento, oração e trabalho

Comunidade comemora dia do Santo Padroeiro

meça com a Missa Festiva, às 10h. Segue então com almoço comuni-tário que com churrasco e galeto. A tarde acontece bingo e algumas atrações culturais. A alegria pode ser completa, venha com sua fa-mília viver momentos de partilha e oração.

Catequizandos da APAE recebem sacramentos

No final do mês de maio a Paróquia Santís-sima Trindade modificou seu atendimento telefô-nico, com um incremento digital. Ao ligar para a Ma-triz você ouve uma grava-ção e pode discar o ramal certo para o serviço ou in-formação que necessita.

A alteração facilitou o atendimento da Secre-taria Paroquial, já que o

de Florianópolis, Dom Vitus Schlick-mann Roetger.

Há cerca de cinco anos os en-contros de catequese ocorrem nas dependências das APAE. Esta é a segunda turma a receber os sacra-mentos. Uma equipe de catequistas da Paróquia Santíssima Trindade

é responsável pela formação das turmas, que se reúnem todas as quintas-feiras.

Também, toda primeira quinta-feira do mês é celebrada a Santa Missa na APAE, tudo organizado pelas catequistas com participação de catequizandos.

Atendimento Digital na ParóquiaAtendimento telefônico disponibiliza horários de Missas

paroquiano é diretamente encaminha-do para o setor responsável. Também é possível saber os horários de Missas, mesmo que a secretaria esteja fecha-da. Ao optar pela tecla número cinco, a gravação disponibiliza todos os horários de celebrações.

O mundo digital é uma realidade, que a Paróquia adotou como forma de atender melhor aos paroquianos, além de Mostrar que as novas tecnologias podem e devem estar a serviço da evangelização.

Page 7: Voz Paroquial

franciscanos 7

Título: Servidores da AlegriaAutor: Cardeal Walter KasperEditora: LoyolaAno: 2008Na comemoração dos cinqüenta anos de sua ordenação sacerdotal, o teólogo Cardeal Kasper, atualmente

presidente do Conselho Ponti fí cio para a Promoção da Unidade dos Cristãos, desenvolve uma profunda e ampla refl exão teológica sobre a existência e o ministério dos presbíteros, com o objeti vo de fortalecer sua identi dade e moti vação.

O autor fundamenta a convicção e a esperança de que o sacerdócio terá futuro, apesar de tudo, e em meio a tantas difi culdades. Recomenda formas criati vas de ação da Pastoral Vocacional que podem ser úteis, porém, antes de tudo, é preciso falar aos jovens sobre a vocação sacerdotal e orientá-los espiritualmente. A forma mais convincente de pastoral vocacional é o encontro de jovens com os padres, que refl etem o esplendor da verdade da fé e sua beleza interna e os atestam com confi ança e alegria.

Também destaca que na celebração da Eucaristi a, todo o sacerdote sempre de novo, há de haurir força, ânimo e alegria. A Eucaristi a deve ter prioridade em tudo, deve ser o centro que dá senti do.

Dica do Mês

Poesia

Filme: Os últimos pas-sos de um homem

Diretor: Tim RobbinsEm Louisiana, uma freira

católica (Susan Sarandon) passa a ser a guia espiritual e a lutar pela vida de um ho-mem (Sean Penn) que espe-ra ser executado a qualquer momento, por ter assassina-do dois adolescentes, sendo que uma das vítimas foi uma jovem que foi estuprada antes de morrer.

Santo Padre Bento XVI foi a São Giovanni, Rotondo (Itália), em Visi-ta Pastoral no dia 21 de junho. No Santuário, o Papa foi acolhido por Frei Mauro Jöhri, Ministro Geral, pe-los Defi nidores Gerais. O Papa foi ao primeiro andar do Convento para uma breve visita à cela número um, onde faleceu Padre Pio. Desceu até a cripta do Santuário para venerar os restos mortais de São Pio de Pietrel-cina. Em seguida o Papa celebrou a Eucaristia diante de uma grande multidão de mais de 30 mil pessoas. Na homilia o Papa dirigindo-se aos frades disse:

Vós sois os herdeiros de Padre Pio e a herança que ele vos deixou foi a santidade. […] Esta era sempre a sua primeira preocupação, o seu grande desejo como sacerdote e pastor: que as pessoas retornassem para Deus, que pudessem sentir a

Papa Bento em visita Pastoral

Santo Padre visitou a cela e o túmulo de Pe. Pio

Olhai as aves do céuAprendei dos lírios do campo

Os pássaros e as fl ores não signifi cam muito.Mas tem uma mensagem para nós.Oferecer uma rosa para alguém,é mais que oferecer-lhe uma fl or.“Contemplar” o céu estrelado,

escutar o assobio do vento, o marulhar das águas,o gorjeio do sabiá, o canto da cigarra...

é transportar-nos para além da natureza.

Autor: Frei Silvio, OFM Cap.

MéxicoA missão dos Capuchinhos de Chalcatongo - México celebra 25 anos de trabalho pastoral,

com mais de quarenta comunidades indígenas. Resultado do sonho missionário de um grupo de frades capuchinhos alemães, que desejavam “fazer uma opção preferencial pelos pobres e pela inculturação”. Os membros da missão colaboram com a Igreja local, participam dos trabalhos pastorais em quatro municípios vizinhos.

sua misericórdia e, interiormente re-novadas, redescobrissem a beleza e a alegria de ser cristãs, de viver em comunhão com Jesus, de pertencer à sua Igreja e praticar o Evangelho. Padre Pio atraía para o caminho da santidade com seu próprio testemu-nho, mostrando com o exemplo a “tri-lha” que conduz até ela: a oração e a caridade. Muitos de vós, religiosos, religiosas e leigos, estais tão pre-sos a mil incumbências do serviço aos peregrinos, ou aos doentes no hospital, que podeis vos descuidar da coisa mais necessária: escutar Cristo para fazer a vontade de Deus. Quando perceberdes que está próxi-mo de ocorrer este risco, olhai para o Padre Pio: vede seu exemplo, seus sofrimentos; e invocai a sua interces-são…

Na parte da tarde Bento XVI vi-sitou “A Casa Assistência aos que

Sofrem”, onde encontrou os doentes e a equipe médica do hospital. De-pois, na Igreja de São Pio encontrou sacerdotes, religiosos, religiosas e os jovens. O Ministro Geral fez uma saudação ao Santo Padre:

Beatissimo Padre ajude-nos. Aju-de a nós frades capuchinhos, a nos aproximarmos de São Pio, de sua pessoa, de sua espiritualidade e do seu carisma. Ajude-nos a nos aproxi-marmos deste dom que Deus deu à Igreja, à Ordem Capuchinha e à hu-manidade inteira, com aquele temor tremor e de quem sabe que está se aproximando do divino. Hoje, Beatís-simo Padre vós nos destes um gran-de presente vindo aqui. Pela vossa presença, nós nos sentimos enco-rajados a prosseguir sempre com maior fi delidade o nosso caminho de consagrados seguindo Cristo come São Francisco nos indicou.

FronteirasNos dias 15 e 16 de junho o Ministro Geral reuniu-se com a Assembléia dos Superiores

Maiores do Mediterrâneo Médio Oriental. Este Encontro marca o fi m do longo percurso de visitas feitas pelo governo Geral da Ordem, como momento importante da animação da frater-nidade internacional.

Inclusão Digital (RS)Foi inaugurado na cidade de Pelotas (RS) a segunda sala de Inclusão Digital, na Paró-

quia Senhor Ressuscitado. O projeto é uma iniciativa da Associação Literária São Boaven-tura, uma entidade religiosa dos Frades Capuchinhos, que promove a democratização da informática. O objetivo das salas é oportunizar aos adolescentes e jovens de baixa renda e adultos excluídos do mercado de trabalho, cursos básicos de informática. A idéia é despertar a autonomia, resgatar a auto-estima e inseri-los no mercado de trabalho.

Coluna dos capuchinhos

Page 8: Voz Paroquial

Ser humano8

“Foram dez dias que nem vimos passar”, afirmou o co-ordenador Ricardo Fernan-des Lisboa. A organização da festa exige da Paróquia meses de preparação, além disso, um número grande de voluntários e muitos par-ceiros. É claro que no de-correr de 152 edições ela foi modificada, teve acertos e erros, mas em 2009 ga-nhou um brilho especial, a participação da família nas novenas.

“A família educadora da fé, promotora da paz”, foi o tema que conduziu a nove-na e que lotou a Matriz da Santíssima Trindade duran-te os dez dias. “Minha maior satisfação foi saber que conseguimos atrair o povo para a novena, e que foram dias de intensa oração”, concluiu Ricardo. O coorde-nador acredita que mais de dez mil pessoas passaram pela Igreja.

Ele e sua mulher Silei-de Maria da Silva Lisboa foram o casal coordenador em 2009. Afirmaram que é um evento trabalhoso, exige dedicação total de quem as-sume. Ao mesmo tempo, se aprende muitas coisas, em especial a valorizar todas as pessoas que trabalham na festa, segundo Ricardo mais de 180 voluntários.

Festa da Santíssima Trindade

Edição trouxe mais fé e oraçãoCasal festeiro

Casal coodenadorUma das tradições da festa é

a escolha do casal festeiro. Exis-te uma comissão que organiza o evento, formada por lideranças de pastorais, movimentos e das comunidades que integram a Matriz. Este grupo indica os nomes e por fi nal elege um ca-sal. “Mas não deve ser qualquer casal, mas pessoas comprome-tidas com o ser Igreja”, explica Ricardo.

Assim, após a eleição a co-missão vai à casa da família para fazer o convite. O papel do casal festeiro é muito importan-te, pois eles vão proporcionar um estilo para a festa. Eles se envolvem com o cortejo e com a ornamentação, enfi m eles deixam sua marca, seu “rosto” na festa daquele ano. Também são eles que escolhem a Impe-ratriz e o Imperador do cortejo.

E ainda mais importante será sua tarefa no ano seguinte, já que o casal festeiro torna-se o casal coordenador da próxima edição. Então mãos a obra para seus Oswaldo e Maria Valenza, que foram os festeiros de 2009 e serão coordenadores em 2010.

Já recebeu a coroa o casal festeiro de 2010. Braz João Silveira e Marlete Botelho da Silveira foram os escolhidos e anunciados na última celebra-ção da Festa da Santíssima Trindade.

Fotos: Anderson P. da Silva