voz no caminho | julho 2015

6
São José do Rio Preto | Feveiro/2015 | Nº 80 | Ano 8 São José do Rio Preto | Julho/2015 | Nº 85 | Ano 8 JULHO I MÊS DO DÍZIMO “Deus ama a quem dá com alegria” 2 Cor 9, 7 LAUDATO SI, a Encíclica do papa “sobre o cuidado da casa comum” #SACRAMENTO Jovens e adultos preparados por catequistas do Santuário São Judas Tadeu foram confirmados na fé pelo bispo de São José do Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva, no dia 30 de maio. Durante a Missa, concelebrada pelos padres Luiz Caputo e Marcos Chiquetto, foi administrado o sacramento do Crisma. O bispo de São José do Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva, presidiu - na Comunidade do Santuário São Judas Tadeu - a Solenidade da Santíssima Trindade. Durante o encontro, no sábado, 30 de maio, 25 jovens e adultos foram confirmados na fé. O pároco reitor, padre Luiz Caputo, apresentou o grupo e destacou o trabalho dos catequistas Melve e Líbia Tenani, Sirlei Evangelista Bonfim e Larissa Beatriz. Coube ao padre Marcos Chiquetto "cerimoniar" a Celebração. CATEQUESE "A nossa existência, como filhos e filhas de Deus, se desenvolve em uma proximidade muito grande com o Pai, o Filho e o Espírito Santo", refletiu dom Tomé. Sobre o Crisma, o epíscopo disse que ele (sacramento) anima os fiéis a darem testemunho das obras de Deus. "Que São Judas, o nosso Padroeiro, nos ajude a viver o mistério de amor do Pai, Filho e Espírito Santo", completou o religioso. Conheça, ao lado, os crismados:

Upload: serv-soc-sao-judas

Post on 22-Jul-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

São José do Rio Preto | Nº 85 | Julho de 2015

TRANSCRIPT

Page 1: VOZ NO CAMINHO | Julho 2015

São José do Rio Preto | Feveiro/2015 | Nº 80 | Ano 8São José do Rio Preto | Julho/2015 | Nº 85 | Ano 8

JULHO I MÊS DO DÍZIMO“Deus ama a quem dá com alegria”2 Cor 9, 7

LAUDATO SI, a Encíclica do papa “sobre o cuidado da casa comum”

#SACRAMENTO� Jovens e adultos preparados por catequistas do Santuário São Judas Tadeu foram confirmados na fé pelo bispo de São José do Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva, no dia 30 de maio. Durante a Missa, concelebrada pelos padres Luiz Caputo e Marcos Chiquetto, foi administrado o sacramento do Crisma. O bispo de São José do Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva, presidiu - na Comunidade do Santuário São Judas Tadeu - a Solenidade da Santíssima Trindade. Durante o encontro, no sábado, 30 de maio, 25 jovens e adultos foram confirmados na fé. O pároco reitor, padre Luiz Caputo, apresentou o grupo e destacou o trabalho dos catequistas Melve e Líbia Tenani, Sirlei Evangelista Bonfim e Larissa Beatriz. Coube ao padre Marcos Chiquetto "cerimoniar" a Celebração.

CATEQUESE "A nossa existência, como filhos e filhas de Deus, se desenvolve em uma proximidade muito grande com o Pai, o Filho e o Espírito Santo", refletiu dom Tomé. Sobre o Crisma, o epíscopo disse que ele (sacramento) anima os fiéis a darem testemunho das obras de Deus. "Que São Judas, o nosso Padroeiro, nos ajude a viver o mistério de amor do Pai, Filho e Espírito Santo", completou o religioso. Conheça, ao lado, os crismados:

Page 2: VOZ NO CAMINHO | Julho 2015

Paróquia Santuário São Judas Tadeu

Rua José Bonifácio, 1598Jardim Roseiral - CEP 15070-400Fone (17) 3215-9201 | 3012-0091

São José do Rio Preto - SP

2.000 exemplaresTiragem:

ColaboradoresDom Tomé Ferreira da Silva

Pe. Luiz CaputoCidinha Bueno

Renaldo Augusto Vieira

Diretor GeralPe. Luiz Caputo

Jornalistas ResponsáveisAndré Botelho - MTB 43.468 / SPMarlon Ferri - MTB 0073816/SP

FundadorPe. Bonomi Lodovico

Impressão e DiagramaçãoGráfica São Judas | 17. 3215.9200

17. 3215.9200

02 Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

EDITORIAL"Quem diz a verdade proclama a justiça."

Provérbios 12,17

EDITORIAL"Quem diz a verdade proclama a justiça."

Provérbios 12,17

Laudato si, a Encíclica do papa Francisco “sobre o cuidado da casa comum” nos inspira à mudança de atitudes na nossa relação com o Planeta. Os menos atentos podem imaginar que o pontífice “desviou” a sua atenção, mas – ao contrário – ele está muito focado: basta considerar que as mudanças climáticas geram escassez de alimentos e acentuam a fome, por exemplo. “No coração deste mundo, permanece presente o Senhor da vida que tanto nos ama. Não nos abandona, não nos deixa sozinhos, porque Se uniu definitivamente à nossa terra e o seu amor sempre nos leva a encontrar novos caminhos. Que Ele seja louvado”, escreveu o papa. Passando pelo lançamento da nova Encíclica (página 8), alcançaremos – também – o especial sobre o Dízimo. Julho, mês indicado pela Igreja para uma discussão mais aprofundada sobre o tema, é a oportunidade para nos perguntarmos: eu estou zelando pela minha 'casa comum paroquial'? Sim, porque devolvendo a “10ª parte ao Senhor”, além de atender ao chamamento bíblico, você estará

favorecendo o custeio material da Comunidade e incentivando as atividades de evangelização (páginas 6 e 7). Fique atento!

Leia também A Festa das Nações deixou um “gostinho de quero mais”, não deixou? Sim. O evento foi uma delícia (para não dizer um sucesso de público e renda). Você sabe que a renda arrecadada, agora, beneficiará 400 educandos; como um dia foi favorecido o jovem Everton Maurício Alves. Ele, que é ex-aluno do São Judas, estuda Psicologia e trabalha como analista de gestão de pessoas em uma grande empresa da cidade. Na página 9 você acompanhará um resumo de como foi a Festa e a entrevista com o Everton.

Então, vamos lá: o mês de julho se apresenta cheio de possibilidades. É chegada a hora de aproveitá-las; sem nos esquecermos, como nos alerta o papa Francisco, que “Deus, que nos chama a uma generosa entrega e a oferecer-Lhe tudo, também nos dá as forças e a luz de que necessitamos para prosseguir”.

Boa leitura!

apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpriste vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois u m a d a s d o z e c o l u n a s q u e sustentam a verdadeira Igreja fundada por Cristo.

Inúmeras pessoas imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa

oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e

descobrem forças para vencer o pecado

São Judas Tadeu,

oração a são judas tadeu

e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me

com Cristo e com sua Igreja por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre.

E assim convertido, assumirei a Missão de viver e anunciar o Evangelho c o m o m e m b r o a t i v o d e m i n h a comunidade.

Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro, confiando na vossa poderosa intercessão. Amém.

03Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

FOTO HISTÓRIA por Cidinha Bueno

#SantuárioOnline

cur t4 id7 a1 s

A veneração do mais intimo amor de Cristo aconteceu no último dia 12 de junho no Santuário de São Judas Tadeu. A solenidade é uma das três comemorações do tempo comum, celebrada na segunda sexta-feira após Corpus Christi. Publicação feita em 12 de junho de 2015.

s meses de janeiro e julho eram inteiramente dedicados ao Grupo Escoteiro OSão Judas Tadeu. Devidamente registrado na Ordem dos Escoteiros do Brasil, a trupe foi fundado pelo irmão Henrique e contava sempre com um grande

número de meninos. Um mês antes do acampamento, padre Ângelo já entrava em contato com os amigos da Obra, para encontrar o local. No dia do embarque era aquela festa: cada grupo tinha sua cozinha e os equipamentos para montar as barracas. No final da tarde um belo banho no rio. No último dia, a visita dos pais para o “Fogo do Conselho” - reunião para a avaliação do encontro. No final, a linda Missa celebrada pelo padre Ângelo. “Sempre alerta”, o lema dos escoteiros, vivido no acampamento, era agora trazido para o dia a dia de cada educando: pelo menos uma boa ação deveria ser praticada por dia e o bom escoteiro cumpria fielmente seu juramento: “sempre alerta”.

“Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração

semelhante ao Vosso.”Antonia Mialichi Silvestri

“Maravilhoso. Amém.”Mônica C. Veronesi

“Jesus és amável!!! Ensinai-nos a amar mais e mais, e a perdoar também. Tenha piedade de nós.”

Andreia Gonçalves

RECICLAGEM CIDADÃ

N ã o j o g u e f o r a papel, papelão, plástico e l a t i n h a s . F a ç a a s u a doação de mater ia is recicláveis e apóie o nosso trabalho social. Temos, também, um programa especial para empresas. Informe-se:

17. 3215.9200

Conheça o nosso trabalho e faça os seus impressos com a gente. P e ç a u m o r ç a m e n t o , s e m compromisso, para a produção de outros m a t e r i a i s ( j o r n a i s , panfletos, cartazes etc):

17. 3215.9200

GRÁFICASÃO JUDAS

Page 3: VOZ NO CAMINHO | Julho 2015

04 Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

As atividades da Pastoral do Menor da Diocese foram marcadas, na última quinzena de maio e início de junho, pelo testemunho do bispo diocesano, dom Tomé Ferreira da Silva, que esteve nas unidades da Fundação Casa em Mirassol e Tanabi. Os encontros encerraram o “ciclo” de visitas iniciado em 4 de abril; quando o religioso – por ocasião da Páscoa – dialogou com reeducandos e suas famílias em São José do Rio Preto. Acompanhado pelo Assessor Espiritual da Pastoral, padre Luiz Caputo, o epíscopo foi recebido, em Mirassol, dia 19 de maio, pela diretora Luciana Ribeiro Teruel e pelo coordenador pedagógico Mario Oliveira. Interagindo com profissionais e internos, dom Tomé pode conhecer a estrutura do local e as medidas socioeducativas efetivadas. A constatação de que menores, com 12 anos, já estavam privados de liberdade por envolvimento com o tráfico de drogas, sensibilizou o bispo. O diálogo seguiu em Tanabi, dia 20 de maio. Na oportunidade também participaram da visita o diácono Antônio Guerreiro Rodrigues e o padre Luiz Antônio Gouvêa; da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, daquela cidade.

“Eu me orgulho da minha religião” A afirmação feita pelo juiz da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, doutor Evandro

Dom Tomé visita unidades da Fundação Casa e se reúne com juiz da Infância e Juventude

Pelarin, se deu durante encontro do magistrado com dom Tomé. A reunião, articulada pelo padre Luiz Caputo, aconteceu na residência episcopal, dia 29 de maio, e possibilitou uma maior aproximação entre a Igreja e o Judiciário. Também tomou lugar no diálogo o assessor jurídico do São Judas, Delvair Bergamasco. Há três meses no município, doutor Pelarin relatou as dificuldades enfrentadas nessa fase inicial de atuação. O juiz aproveitou, também, para destacar aspectos de parte dos seus 18 anos de trabalho no judiciário; bem como de sua formação religiosa. "Eu olho para a Igreja Católica com muito carinho. Me orgulho da minha religião. E me orgulho, também, de estar diante do senhor (bispo) podendo dar esse testemunho", disse o magistrado. Questionado pelo doutor Pelarin sobre o entendimento da Igreja acerca da dimensão das drogas no contexto cotidiano, dom Tomé explanou sobre a necessidade de ações federais mais efetivas no combate ao tráfico. No outro extremo, o bispo falou

ainda das iniciativas experimentadas no âmbito da recuperação. "A Igreja é, de certa forma, pioneira nesse trabalho. Um exemplo são as Fazendas da Esperança", disse o epíscopo. "Eu acredito muito no trabalho preventivo", completou o padre Luiz Caputo. A partir dessa consideração, o juiz Pelarin aproveitou para destacar a composição do Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) ; importante instrumento no acompanhamento das situações de infração. "Eu já comentei com o padre Caputo que a Pastoral do Menor precisa atuar junto àqueles jovens que estão nas ruas (ociosos)", concluiu dom Tomé. O Serviço Social São Judas Tadeu, que atua na linha da prevenção, também recebeu a visita do juiz Evandro Pelarin. Acompanhe na seção “Igreja em Notícia”.

TEXTO/FOTOS André Botelho

Assessoria de Comunicação / Pastoral do Menor

05Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

� O Serviço Social está entre as Entidades selecionadas pela Pró Vida (Central Geral do Dízimo) para, em 2015, efetivar um de seus projetos: a modernização de salão multiuso. A solenidade que oficializou a parceria aconteceu dia 11 de junho, em Catanduva. Participaram do encontro o presidente do São Judas, padre Luiz Caputo; o autor do projeto, Osvaldo Chimelo, o administrador da Entidade, Emerson Ricci; além de Michele Claus e Uelinton Moraes da Silva; representando todos os funcionários do Instituto.

Cronologia Contemplado no ano 2000 com a reforma da cozinha, o Serviço Social apresentou, à Pró-Vida, uma nova solicitação em 2003; quando do início da administração do padre Luiz Caputo. Em 2007 o pedido foi reiterado. Só em março do ano passado a Entidade foi chamada a apresentar os documentos necessários

CONQUISTAEntre 2000 propostas, São Judas tem projeto selecionado pela Central Geral do Dízimo

ao andamento do processo. Na sequênc ia , representantes da Pró-Vida estiveram na sede do Serviço Social para acompanhar o atendimento dedicado às 400 crianças e adolescentes; procurando entender como – caso aprovado – o projeto beneficiaria o grupo (a partir da aquisição de um dos itens sugeridos).

Propostas Foram apresentadas como necessidades prioritárias a modernização de salão multiuso (mobiliário e equipamentos), a ampliação de instrumental da Banda, uma máquina desfragmentadora para o Departamento de Reciclagem e a aquisição de um micro ônibus para o transporte dos adolescentes. “Eu penso que a qual idade do trabalho do São Judas, apresentando todos os documentos, mostra uma organização muito grande. Entre quase 2000 pedidos o nosso foi selecionado”, vibrou Osvaldo Chimelo.

Para o padre Luiz Caputo, que também festejou a modernização do salão multiuso, o espaço oferecerá ótimas condições para o atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias. “Essa é uma vitória da nossa Entidade. Todos devemos nos orgulhar”, disse o presbítero, aos funcionários do São Judas, na manhã do dia 12 de junho; quando comunicou o grupo sobre a conquista. Nos próximos dias, até o fim da primeira quinzena de julho, todos os itens solicitados deverão ser entregues. “Fazer cumprir a Lei de Jesus Cristo, promulgada há cerca de 2000 anos, recebendo o Dízimo – 10 % dos ganhos de seus associados – com o propósito de desenvolver programas assistenciais, beneficentes, filantrópicos, caritativos e benemerentes, visando a valorização do ser humano”, escreveu Vicente Hernandes Filho acerca do objetivo da Pró-Vida.

TEXTO | FOTOSAndré Botelho

Assessoria de Comunicação

Page 4: VOZ NO CAMINHO | Julho 2015

JULHOMês do Dízimo

Dizimistas Aniversariantes de Julho01 Ludomila Perozim Pretti02 Vital José da Trindade Aparecida Dias Andrade Marly Gomes da Fonseca03 Isabel Gonçalves da Silva Modesto04 Vânia Maria B. Carvalho Mayinel Robson Artico Miranda05 Maria Izabel Sanches Ricci Karina Kirino Cidron Rosaine de Fátima Vieira Souza06 Irineu Baracioli Daniela Bertini Ciencia07 Naísa Paula de A . Berton F. Martins08 Maira Adriana de Mendonça Madi Letícia Bargas Adame Maria Rosicler Scaliante Marossi09 Alexandre Gil Luiz Zilli10 Sidney José das Neves

Olinda Benedita Alves Lázaro Cândido das Neves23 Lara Fanhani Calsavara25 Líbia E. M. Tenani26 Marcio Mussi Rodolpho Pereira Ferri28 Edson Pereira da Silva Renata Passipieri Gallo Maria Cristina de Oliveira Melve Tenani Donizete Tavares de Souza29 Idalina Vieira Farias Bianchin30 Adyr Célsio Braz Junior Edna Paula Freire Neves Squizato Elzira Guerra Ravazzi Neide Galavoti Rodrigues Maria Carmen Guimarães Possato31 Uelinton Moraes da Silva Joseane Atui Canovas

11 Arlindo Ceron Eudoxa Gotari Scapi José Renato Santos G. de Menezes Aparecida Fátima Araujo Melquíades Aparecido Correia Air Pinto Mendonça Moita Sonia Maria Olhê Borges Rosa Maria Lemos de Mello Tozzo Sergio Ernesto Tozzo Thais Ellen de Almeida Pinto12 Dinalva Luzia P. Alves Odario Carlos Ariose Pedro Virgulim13 Maria Aparecida Linjardi Seixas Fabricia Zotesso14 Darci Nogueira Deoclécio Aparecido da Silva16 Laudenir Paladino da Silva Jucelaine Cristina de Oliveira Clayton Vinicius Dutra17 José Aparecido Cândido Rachel Barboza Graciano18 Beloni Candida Pereira Passoni20 Maria do Carmo Cortese Duarte Nelson Aparecido Bonjovani21 Sandra R. Mitter Carlos22 Irene Braguini Paschoal

INICIATIVAS | O grupo aproveitou o encontro para apreciar três projetos de melhoria para a Comunidade: revisão/adequação da parte elétrica da igreja, instalação de ar condicionado e a ampliação da oferta de sanitários (em especial os adaptados). As propostas, é certo, para serem efetivadas, carecem de estudos aprofundados e muito planejamento; para que possam ser levadas a bom termo - sem "contratempos" financeiros. Nos próximos meses um cronograma em prol da execução das benfeitorias deverá ser apresentado.

EVANGELIZAÇÃO | Sob a presidência do pároco reitor do Santuário São Judas Tadeu, padre Luiz Caputo, Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos se reuniu na noite de sexta-feira, 29 de maio. O encontro, no Centro de Pastoral padre Enrico Galimberti, aproximou lideranças que acompanharam, na primeira etapa, a leitura da ata da reunião anterior. O padre Marcos Chiquetto também esteve presente; colaborando com as discussões.

"Todos os dízimos da terra, tomados das sementes do solo ou dos frutos das árvores são propriedade do Senhor: é uma coisa consagrada aos Senhor."

Lv 27, 30

"De todos os dons que receberdes, separareis uma parte para o Senhor:

tomareis a porção consagrada do que houver de melhor em vossos dízimos."

Nm 18, 29

Muitas vezes somos questionados com a seguinte pergunta: Por que devolver o dízimo? respondo sempre: "Porque dízimo é Palavra de Deus. Porque Dízimo tem como princípio a Partilha". A Bíblia está recheada de passagens que justificam a devolução do dízimo. Porém sua centralidade está em apenas duas coisas: gesto concreto de agradecimento a Deus e ajuda aos irmãos que mais necessitam. Nossa vida se fundamenta nesses dois pilares: "Amarás a Deus de todo o teu coração e o próximo como a ti mesmo" (Mt 22,37).

O DÍZIMO É BÍBLICO

Devolver o dízimo é simplesmente um gesto

de gratidão a Deus. Dízimo não é taxa

ou imposto que se paga para se obter direito na Igreja.

Dízimo é propriedade do Senhor.

O d í z i m o s e g u e e s s a l ó g i c a mandamental quando a Palavra de Deus também nos diz: "Honra ao Senhor com teus bens e com as primícias de toda tua renda" (Pr 3,9). Nós honramos a Deus com nossos bens, quando reconhecemos que Deus tem parte naquilo que temos e produzimos. Esse reconhecimento acontece no momento em que devolvemos o dízimo.

FonteDízimo e Oferta na Igreja Católica

Enio Felipin

1Tm 6,10

Mt 6,

19-21

Pv 18,22

At 5,29

Lc 6,33

Is 55,9

Jo 15,16

Ml 3,

11-12

Ml 3, 18

Sl 24,1

At 28, 35

2Cor 9,7

Dt 14, 23

Lv 27,

32-34

Page 5: VOZ NO CAMINHO | Julho 2015

09Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

Sabores, que agradam todos os paladares e bolsos, estiveram presentes no cardápio da edição 2015 da tradicional Festa das Nações, em prol do Serviço Social São Judas Tadeu. Cerca de 22 mil pessoas estiveram presentes na 21ª edição do evento, que aconteceu nos dias 04, 05, 06 de junho apresentando, além dos excelentes pratos, danças típicas, shows e muita diversão. O Núcleo de Jovens Empreendedores, da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) colabora com a organização da iniciativa.

Quatrocentos voluntários, engajados nas 12 barracas e nas equipes de apoio foram os responsáveis pela realização da festa, trocando o feriando prologando de Corpus Christi para beneficiar crianças e adolescentes carentes de incentivos sociais.

Toda a renda da Festa das Nações é aplicada, durante o ano, na manutenção das atividades do Serviço Social, que atende, diariamente, 400 crianças e adolescentes, entre 06 e 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Atualmente a obra social conta com parcerias das Secretarias de Educação e de Assistência Social. Em 52 anos de atuação, mais de 16 mil adolescentes foram profissionalizados no São Judas. Jovens como Everton Maurício Alves, de 22 anos.

“O São Judas me ajudou muito nas minhas conquistas pessoais me incentivando o tempo todo. Os profissionais que compõem a equipe de educadores são fantásticos. Sempre me fazia ver uma esperança, uma oportunidade de mudança para melhor, sempre dizendo que nosso esforço e interesse são peças fundamentais para conquistar melhorias. Eu aproveitei bastante todo o conteúdo dos cursos que passei, tive a oportunidade de aprender muito!”, conta o ex-aluno.

Atualmente, Everton trabalha há sete anos na mesma empresa. Começou como estagiário e atualmente está como Analista

de Gestão de Pessoas, “cada atividade teve sua importância para meu desenvolvimento pessoal e profissional”, garante.

Foi durante sua passagem pelo São Judas que Everton escolheu sua futura profissão, a de psicólogo. “Minha motivação para optar pelo curso de Psicologia, surgiu dos encontros do grupo de psicoterapia, oferecido para os jovens. Fiquei maravilhado com a forma que a psicóloga Lucimara Romano conduzia os trabalhos e com a possibilidade de ajudar outras pessoas a se desenvolverem em diversos aspectos da vida”, explica.

Everton, assim como os mais de 16 mil jovens, e os atuais 400 que frequentam a obra social, entendem que toda ajuda para a instituição, como a Festa das Nações, é indispensável para sua existência. “O Serviço Social São Judas Tadeu necessita muito do apoio da comunidade para continuar ajudando muitos outros jovens. Sabemos que muitas crianças e adolescentes poderão ter um futuro diferente e com mais perspectivas positivas, com essa ajuda. Lembrando que o futuro do nosso Brasil, depende dos jovens que estão sendo formados hoje”.

Além da Festa das Nações, e da Festa de São Judas – que acontece em outubro – o Serviço Social conta com outras fontes de captação: como a loja de usados, a reciclagem e o departamento gráfico. Você também pode ser um contribuidor mensal da entidade. Torne-se amigo contribuinte, e determine qualquer valor em sua doação. Quer cadastrar-se? Entre em contato pelo telefone: 17.3215.9200 ou pelo e-mail: [email protected]

DOAÇÕES17 3215-9200

EVENTOS E SERVIÇOS SÃO IMPORTANTES FONTES DE RENDA PARA O SERVIÇO SOCIALFesta das Nações ajuda na manutenção de atividades que, em 52 anos, profissionalizou16 mil adolescentes

Everton Mauricio Alves, 22 anos, ex-aluno do Serviço Social

04 | JUN

03 | JUN

09 | JUN

13 | JUN

17 | JUN

09 | JUN

23 | MAI

IGREJA EM NOTÍCIA

SANTUÁRIO

DIOCESE

SERVIÇO SOCIAL

VATICANO / CNBB

" "

Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)08

“Onde não há trabalho,não há dignidade”.

Papa Francisco, dia 11 de junho, no Twitter

O Serviço Social recebeu jovens das 10 Paróquias que compõe a Região Pastoral São Judas. A programação do “Pentecostes com Crismandos” foi aberta com Celebração Eucarística presidida pelo bispo de São José do Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva.

A Solenidade do Corpo e Sangue do Senhor, no São Judas, favoreceu a participação dos fiéis que, durante a celebração, puderam doar produtos de l impeza para o Serv i ço Soc ia l . Fo ram arrecadados, entre outros itens, - Esponja de aço (250 pacotes); sabão em pó (24 caixas), sabão em barra (100 pacotes) e esponja de louça (150 unidades); entre outros itens.

O Serviço Social recebeu as visitas de três “intercambiários” do Rotary. Os jovens, que atuaram como voluntários na cozinha do São Judas, vieram dos Estados Unidos.

A partir da indicação de dom Tomé Ferreira da Silva (sobre a necessidade de fortalecimento de ações preventivas junto a Menores); e atendendo a um convite do padre Luiz Caputo, o juiz Evandro Pe la r i n v i s i t ou a sede do São Judas .

� Foi apresentada pelo Vaticano, dia 18 de junho, a Encíclica “Laudato si – sobre o cuidado da casa comum”. O texto, de autoria do papa Francisco, destaca a preocupação do pontífice com as questões ambientais; e a sua consequente relação direta com o homem (considerando-se a fome no mundo, a pobreza e a escassez de recursos). � O documento, tido como uma espécie de “Texto Verde”, é o primeiro escrito integralmente pelo papa; uma vez que a Encíclica anterior, “Lumen Fidei” foi iniciada pelo papa emérito Bento XVI. � Inspirada em meditações de São Francisco de Assis, a “Laudato si – sobre o cuidado da casa comum”, é composta por seis capítulos, são eles: “O que está a

Acompanhado pelo religioso, o magistrado tomou café da manhã com as crianças e adolescentes favorecidos pela instituição. "Todos os dias nós somos chamados a fazer escolhas. São elas que determinam o que seremos. As pessoas que estão aqui (no São Judas) estão cuidando de vocês. Elas, sob a liderança do padre, se preocupam com vocês", destacou o juiz.

Foi realizado, entre 9 e 11 de junho, o Tríduo do Sagrado Coração de Jesus. A Festa, dia 12, foi marcada pela entrega de fitas a membros do Apostolado da Oração e pela oração pela santificação do clero. O padre Marcos Chiquetto presidiu os encontros.

Imaculado Coração de Maria e dia de Santo Antônio. O padre Luiz Caputo destacou Nossa Senhora e, “alimentado” a devoção popular do povo, benzeu os pães apresentados pelos fiéis. "Não faz sentido acumular. Pedimos a benção para que não falte alimento em nossas casas, mas devemos desejar que também não falte alimento nas casas dos nossos irmãos. Por isso, leve um pão para alguma pessoa que não veio à Missa", refletiu o presbítero na ocasião.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou a edição revisada e ampliada do Estudo 107 (A). “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo” foi tema de debate durante a 53ª Assembleia Geral realizada em Aparecida, em Abril.

acontecer à nossa casa”, “O Evangelho da criação”, “A raiz humana da crise ecológica”, “Uma ecologia integral”, “Algumas linhas de orientação e ação” e “Educação e espiritualidade ecológicas”. O papa, no final da Audiência Geral, dia 17 de junho, explicou que o nome da Encíclica foi inspirado na invocação de São Francisco “Louvado sejas, meu Senhor”, que no Cântico das Criaturas recorda que a terra pode ser comparada com uma irmã e uma mãe.

#ACESSE� O texto em português está disponível, na í n t e g r a , n o s i t e d o S a n t u á r i o : www.santuariodesaojudas.org.br

LAUDATO SI, a Encíclica do papa “sobre o cuidado da casa comum”

Page 6: VOZ NO CAMINHO | Julho 2015

11Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

JULHO 2015Agenda

Intenção Geral POLÍTICA ECARIDADE

Intenção / EvangelizaçãoOS POBRES NA

AMÉRICA LATINA

JULHO 2015

Missa | Bênção dos CarrosDia 25 (Sáb) | 18h | Missa - 19h | Bênção

Missas de São Judas TadeuDia 28 (Ter) | 7, 9, 11h30, 15*, 18 e 19h30* transmissão Interativa FM 104,3

Dia 26 (Dom) 10h | Santuário São Judas Tadeu

Dia 02 (Qui)Exposição do Santíssimo19h30 | Santuário São Judas

Envio para Células19h50 | nas casas

Bênção do Santíssimo 21h | Santuário São Judas

Encontro CPAEDia 23 (Qui) | 19h | Salão Pe. Ângelo

Encontro para marcar Batizados Dia 25 (Sáb) | 9h | Salão Pe. Ângelo

Momento Santas Relíquias / Bênção dos EnfermosDia 27 (Seg) | 19h | Santuário São Judas

MISSAS

13 a 17 de julho | Retiro do CleroCELEBRAÇÃO DA PALAVRA

BATIZADOS

REUNIÕES | ENCONTROS

01 Q

UA

17 S

EX

02 Q

UI

18 S

ÁB

03 S

EX

19 D

OM

04 S

ÁB

20 S

EG

05 D

OM

21 T

ER

06 S

EG

22 Q

UA

23 Q

UI

08 Q

UA

24 S

EX

09 Q

UI

25 S

ÁB

10 S

EX

26 D

OM

11 S

ÁB

27 S

EG

12 D

OM

28 T

ER

13 S

EG

14 T

ER

29 Q

UA

15 Q

UA

30 Q

UI

31 S

EX

16 Q

UI VERDE

Cor litúrgica do Tempo Comum

07 T

ER

Gn 21,5.8-20Sl 33,7-8. 10-11. 12-13 Mt 8,28-34

Gn 22,1-19Sl 114,1-2.3-4.5-6.8-9 Mt 9,1-8

São Tomé, ApóstoloEf 2,19-22Sl 116(117),1-2Jo 20,24-29

Gn 27,1-5.15-29Sl 134,1-2. 3-4. 5-6 Mt 9,14-17

14º Domingo ComumEz 2,2-5Sl 122,1-2a.2bcd.3-42Cor 12,7-10Mc 6,1-6

Santa Maria GorettiGn 28,10-22aSl 90,1-2. 3-4. 14-15abMt 9,18-26

Gn 32,23-33Sl 16,1. 2-3. 6-7. 8b.15Mt 9,32-38

Gn 41,55-57.42,5-7a.17-24aSl 32,2-3. 10-11. 18-19Mt 10,1-7

Santa Paulina do CoraçãoAgonizante de JesusGn 44,18-21.23b-29; 45,1-5Sl 104,16-17. 18-19. 20-21Mt 10,7-15

Santo Agostinho Zhao Rong e Comps.Gn 49,29-32; 50,15-26aSl 104,1-2. 3-4. 6-7Mt 10,24-33

São BentoGn 49,29-32; 50,15-26aSl 104,1-2. 3-4. 6-7Mt 10,24-33

15º Domingo ComumAm 7,12-15Sl 84,9ab-10.11-12.13-14 Ef 1,3-14Mc 6,7-13

Santo HenriqueEx 1,8-14.22Sl 123,1-3. 4-6. 7-8Mt 10,34-11,1

São Camilo de LélisEx 2,1-15aSl 68,3. 14. 30-31. 33-34Mt 11,20-24

São Boa VenturaEx 3,1-6.9-12Sl 102,1-2.3-4.6-7Mt 11,25-27

Nossa Senhora do CarmoZc 2,14-17Sl Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55

Mt 12,46-50

Bem Aventurado Inácio de Azevedo e comps.Ex 11,10-12,14Sl 115,12-13.15-16bc.17-18Mt 12,1-8

Ex 12,37-42Sl 135,1.23-24. 10-12. 13-15Mt 12,14-21

16º Domingo ComumJr 23,1-6Sl 22,1-3a.3b-4.5.6 Ef 2,13-18Mc 6,30-34

Santo ApolinárioEx 14,5-18Ex 15,1-2.3-4.5-6Mt 12,38-42

São Lourenço de BríndisiEx 14,21-15,1Sl Ex 15,8-9. 10.12. 17Mt 12,46-50

Santa Maria MadalenaCt 3,1-4a ou 2Cor 5,14-17Sl 62(63),2.3-4.5-6.8-9Jo 20,1-2.11-18

Santa BrígidaEx 19,1-2.9-11.16-20bSl - Dn 3, 52. 53. 54. 55. 56 Mt 13,10-17

São Charbel MaklufEx 20,1-17Sl 18, 8. 9. 10. 11Mt 13,18-23

São Tiago Maior, Apóstolo2Cor 4,7-15Sl 125(126),1-2ab.2cd-3.4-5.6Mt 20,20-28

17º Domingo Comum2Rs 4,42-44Sl 144,10-11.15-16.17-18 Ef 4,1-6Jo 6,1-15

Ex 32,15-24.30-34Sl 105, 19-20. 21-22. 23Mt 13,31-35

Ex 33,7-11; 34,5b.28Sl 102,6-7. 8-9. 10-11. 12-13Mt 13,36-43

Santa Marta1Jo 4,7-16 Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9.10-11Jo 11,19-27

São Pedro CrisólogoEx 40,16-21.34-38Sl 83 (84),3. 4. 5-6a.8a. 11Mt 13,47-53

Santo Inácio de LoiolaLv 23,1.4-11.15-16.27.34b-37Sl 80,3-4. 5-6ab. 10-11abMt 13,54-58

Liturgia

Dia 13 (Seg) |Dia 14 (Ter) |Dia 15 (Qua) |Dia 16 (Qui) |Dia 17 (Sex) |

15h | Delvair 19h30 | Maria Elisa19h30 | Rosângela7h15 | Beto (Capela Serviço Social)15h | Fatiminha

10 Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

NUTRIÇÃO

Dieta DETOX? Heloisa Helena Marconi de [email protected]

Nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Administração em Serviços de Nutrição

Aquele móvel que não serve para você, vale muito para o São Judas! Nós buscamos a sua oferta (roupas, eletrodomésticos e móveis) no seu endereço. Ligue e agende uma visita da nossa equipe: 17. 3215.9200

LOJA DE USADOS

LITURGIAFalta de educação na Liturgia

Quando a dieta Detox é indicada?

A detox é indicada para pessoas que mantêm um estilo de vida com grande

consumo de alimentos industrializados, açúcares, excesso de alimentos com alto

teor de gorduras saturadas e trans, uso abusivo de bebidas a lcoól icas. Pessoas

submetidas ao estresse, poluição e tabagismo também necessitam de detox. Isso porque essas substâncias tornam-se tóxicas quando entram em contato com o organismo, modificam e bloqueiam reações que podem causar diversas complicações. Estudos relacionam a ingestão de toxinas com o desenvolvimento de doenças autoimunes, câncer, diabetes, infertilidade e problemas na tireoide.

Qualquer pessoa pode fazer? Não, a dieta detox deve ser feita após avaliação de nutricionista, que irá verificar se a pessoa tem necessidade de fazer o tratamento e se há alguma contraindicação. A dieta é contraindicada para gestantes e mulheres que estejam amamentando, por exemplo.

Como se constitui um cardápio detox? É preciso retirar anti-nutrientes da dieta como: gorduras trans, farinha branca, açúcar, cafeína, corantes, aromatizantes, preservantes, glutamato monossódico e adoçantes artificiais. São retirados também alimentos com potencial alergênico elevado como leite, laticínios, soja, glúten, bem como os com grandes quantidades de aditivos químicos (industrializados, enlatados, embutidos; carnes assadas no carvão, bebidas alcoólicas, sucos industrializados e refrigerantes.

(2ª Parte)

Cada vez mais impressiona-me a falta de educação nas celebrações litúrgicas, de modo particular na Missa. Isto se faz presente para com o local sagrado, manifestado no modo de se vestir, por exemplo, e até mesmo de falar alto dentro de uma igreja, antes da celebração e no momento da celebração. São evidências de uma falta de catequese, mas também de um discernimento em favor de respeito para com o espaço onde pessoas e a comunidade se encontram com Deus. Hoje, o uso de celular durante a Missa aumentou o grau de desrespeito para com a celebração. A questão beira à falta de educação, do ponto de vista social. Já vi pessoas de todas as idades usando o celular dentro da igreja, durante alguma celebração, sem contar aqueles pais que deseducam seus filhos, contribuindo com o distanciamento do sagrado, permitindo que eles fiquem totalmente alheios à celebração, brincando com joguinhos no celular. A educação de desligar, ou ao menos, colocar o celular no vibratório, é esquecida por muitos que participam de nossas celebrações. Outro dia, um padre me contava que durante a celebração do Batismo, o celular da madrinha tocou e ela atendeu, pedindo ao padre que tivesse um pouco de paciência porque precisava atender ao telefone. Um pai de uma noiva comentou

comigo que um dos padrinhos de sua filha atendeu o celular no presbitério, durante a celebração e na frente de todos os convidados. Sei que muitos de nós já fomos molestados com gente atendendo celular perto de nós, durante a missa, ou saindo da igreja falando alto, respondendo a uma chamada, como se fossem os únicos dentro da igreja. A falta de educação está também em adolescentes e jovens que passam a celebração conversando o tempo todo, brincando, dando risadinhas sem dar a mínima que alguém gostaria de silêncio para poder participar da celebração. Acrescente-se a isso os casais de namorados que começam trocar beijos e carícias no meio da assembléia. Pior que isso, no momento da comunhão entram na fila para comungar, com todas as evidências de nenhum tipo de preparação para aquele momento. Infelizmente, também adultos e idosos demonstram pouca educação para com a celebração e com o espaço celebrativo, quando passam a missa cochichando, falando uns com os outros. Em algumas comunidades é urgente iniciar um verdadeiro movimento em favor da boa educação celebrativa e de respeito para com o espaço celebrativo, principalmente antes das celebrações. Precisar pedir silêncio dentro uma igreja para começar a Missa é uma necessidade dispensável onde se entende o valor da Missa e o respeito pelo espaço celebrativo, a igreja.

Serginho ValleCoordenador do Serviço de Animação Litúrgica (SAL)

www.liturgia.pro.br