voz no caminho | julho 2014

8
Foram três dias de boa gastronomia, ótimos shows e muita alegria de todos os envolvidos. A FESTA DAS NAÇÕES, em sua 20ª edição, aproveitou o clima da Copa do Mundo para contagiar ainda mais os presentes. Os jogos, que aconteceram nos dias da festividade, foram exibidos simultaneamente. Além disso, alguns pratos típicos foram renomeados com os nomes dos atuais craques do futebol mundial, uma pequena homenagem aos atletas que tem dado um show a parte nos gramados. Novidade da barraca brasileira, a Carne Seca com Cabotiá do Neymar fez tanto sucesso quanto o jogador vem fazendo nos jogos da seleção. Além da exibição dos jogos da Copa, todo local da entidade contou com sinal wi-fi, para que o público acompanhasse, em tempo real, as publicações da festa e a hastag de divulgação: #FestaDasNaçõesSãoJudas2014. Tanto o sinal de internet, quanto a exibição das partidas, foram fornecidas pela AmplitudeNet Soluções Informatizadas. A banda de alunos do Serviço Social São Judas se apresentou na abertura do evento, além de academias de dança em todos os dias, e shows com bandas e artistas de nossa região. Este ano a festa contou com 800 vagas de estacionamento e maior cobertura de área para aumentar ainda mais o número de participantes. A organização do evento foi feita pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIRP. Outra novidade da 20ª edição, a Feijoada das Nações encerrou a festa com chave de ouro. Com kits, que serviram até três pessoas, o prato proporcionou um gostinho de quero mais para o próximo ano. A aplicação da renda da Festa das Nações é destinada para o auxílio das crianças e adolescentes do Serviço Social São Judas, que neste ano aumentou o número de atendidos; passando de 350 para os atuais 390. A criação de novas vagas é fruto de parceria com a Secretaria de Educação do Município (que financia os Cursos Profissionalizantes). Outro convênio, dessa vez com a Secretaria de Assistência Social, garantiu a ampliação da faixa etária de atendimento: hoje a Entidade acolhe crianças a partir dos 6 anos de idade. FOTOS/TEXTO Marlon Ferri FESTA DAS NAÇÕES SE CONSAGRA EM SUA 20ª EDIÇÃO Sucesso de público, evento reuniu comidas típicas de doze locais do mundo São José do Rio Preto | Julho/2014 | Nº 74 | Ano 7 "Deste modo teu Deus te abençoara em todo o trabalho que tua mão realizar." Dt 14,29 1 ANO DEPOIS... Jornada Mundial da Juventude - Pág. 03 JULHO | MÊS DO DÍZIMO

Upload: serv-soc-sao-judas

Post on 31-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

São José do Rio Preto | Julho 2014 | Nº 74 | Ano 7

TRANSCRIPT

Page 1: VOZ NO CAMINHO | Julho 2014

Foram três dias de boa gastronomia, ótimos shows e muita alegria de todos os envolvidos. A FESTA DAS NAÇÕES, em sua 20ª edição, aproveitou o clima da Copa do Mundo para contagiar ainda mais os presentes. Os jogos, que aconteceram nos dias da festividade, foram exibidos simultaneamente. Além disso, alguns pratos típicos foram renomeados com os nomes dos atuais craques do futebol mundial, uma pequena homenagem aos atletas que tem dado um show a parte nos gramados. Novidade da barraca brasileira, a Carne Seca com Cabotiá do Neymar fez tanto sucesso quanto o jogador vem fazendo nos jogos da seleção.

Além da exibição dos jogos da Copa, todo local da entidade contou com sinal wi-fi, para que o público acompanhasse, em tempo real, as publicações da festa e a hastag de divulgação: #FestaDasNaçõesSãoJudas2014. Tanto o sinal de internet, quanto a exibição das partidas, foram fo rnec idas pe la Amp l i tudeNet So luções Informatizadas. A banda de alunos do Serviço Social São Judas se apresentou na abertura do evento, além de academias de dança em todos os dias, e shows com bandas e artistas de nossa região.

Este ano a festa contou com 800 vagas de estacionamento e maior cobertura de área para aumentar ainda mais o número de participantes. A organização do evento foi feita pelo Núcleo de Jovens Empreendedores da ACIRP.

Outra novidade da 20ª edição, a Feijoada

das Nações encerrou a festa com chave de ouro. Com kits, que serviram até três pessoas, o prato proporcionou um gostinho de quero mais para o próximo ano.

A aplicação da renda da Festa das Nações é dest inada para o auxí l io das cr ianças e adolescentes do Serviço Social São Judas, que neste ano aumentou o número de atendidos; passando de 350 para os atuais 390. A criação de novas vagas é fruto de parceria com a Secretaria de Educação do Município (que financia os Cursos Profissionalizantes). Outro convênio, dessa vez com a Secretaria de Assistência Social, garantiu a ampliação da faixa etária de atendimento: hoje a Entidade acolhe crianças a partir dos 6 anos de idade.

FOTOS/TEXTOMarlon Ferri

FESTA DAS NAÇÕES SE CONSAGRA EM SUA 20ª EDIÇÃO

Sucesso de público, evento reuniu comidas típicas de

doze locais do mundo

São José do Rio Preto | Julho/2014 | Nº 74 | Ano 7

"Deste modo teu Deus te abençoara em todo o trabalho que tua mão realizar."

Dt 14,29

1 ANO DEPOIS...Jornada Mundial da Juventude - Pág. 03

JULHO | MÊS DO DÍZIMO

Page 2: VOZ NO CAMINHO | Julho 2014

CANAL DA GRAÇA

EDITORIAL"Quem diz a verdade proclama a justiça."

Provérbios 12,17

Paróquia Santuário São Judas Tadeu

Rua José Bonifácio, 1598Jardim Roseiral - CEP 15070-400Fone (17) 3215-9201 | 3012-0091

São José do Rio Preto - SP

2.000 exemplaresTiragem:

ColaboradoresDom Tomé Ferreira da Silva

Pe. Luiz CaputoSerginho Valle

Heloisa Helena M. FariaCidinha Bueno

Renaldo Augusto Vieira

Diretor GeralPe. Luiz Caputo

Jornalistas ResponsáveisAndré Botelho - MTB 43.468 / SPMarlon Ferri - MTB 0073816/SP

FundadorPe. Bonomi Lodovico

Impressão e DiagramaçãoGráfica São Judas | 17. 3215.9200

02 Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

EDITORIAL"Quem diz a verdade proclama a justiça."

Provérbios 12,17

Você pode não ter se dado conta, mas já estamos no 2º semestre. Sim, a primeira metade do ano está “vencida”! Cabe, a essa altura, fazer um balanço: foi possível realizar tudo aquilo que foi proposto na virada do ano?

Na Comunidade do Santuário São Judas Tadeu as conquistas foram muitas. Não se trata de retrospectiva, mas podemos citar a aquisição do antigo Seminário Comboniano; hoje Centro de Pastoral Pe. Enrico Galimberti, como uma das principais realizações. A mudança dos horários de missas também merece destaque: a Comunidade passou a contar com Celebrações Eucarísticas diárias.

Nesse contexto de avanço, o Dízimo tem papel fundamental. Ele, a partir da fidelidade dos seus praticantes, impulsiona as ações (de

evangelização e materiais) da Paróquia. A Revista Voz no Caminho, no mês de julho, “humanizou” a prática do “de graça recebestes, de graça dai” (Mt 10, 8): acompanhe o belíssimo testemunho que publicamos nas páginas 6 e 7.

Leia mais...� Há um ano, mais ou menos nessa época, peregrinos do mundo inteiro se preparavam para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. E aí, o que ficou do encontro com o papa Francisco?

� Agora que alcançamos a metade do ano, vamos assumir novas propostas para essa 2ª metade de 2014? Que tal participar da Missa todos os dias? Existem fiéis que já fizeram dessa prática um compromisso (e estão muito satisfeitos).

� Sigamos!� Bom 2º semestre e boa leitura.

@

“Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro; confiando na sua poderosa intercessão.

São Judas Tadeu, rogai por nós!”

São Judas Tadeu já intercedeu alguma graça a seu favor? Nós queremos divulgar o seu testemunho na Revista Voz no Caminho e na internet!

Escolha um dos canais de diálogo, relate a sua história ou deixe os seus contatos para que possamos conversar com você.

[email protected]

Facebookwww.facebook.com/rede saosantuario judas

Telefone17. 3215.9201 / 17. 3012.0091

Page 3: VOZ NO CAMINHO | Julho 2014

09Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto) 05Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

São Judas Tadeu- Rogai por nós -

Pe. Luiz Caputo [email protected]

PALAVRA DO PÁROCO

Em preparação à Novena que acontecerá de 19 a 27 de outubro, com dedicação aos

Devotos de São Judas e para o c r e s c i m e n t o P a r o q u i a l , aproveito este espaço para escrever um pouco da nossa história como Paróquia e como Santuário Diocesano. Muitos f a t o s c e r t a m e n t e j á conhecemos, mas nunca é d e m a i s r e c o r d a r ; a s s i m

viveremos melhor e mais comprometidos em um tempo Novo de “Renovação Paroquial”.

O primeiro ponto é conhecermos um pouco mais sobre o nosso Patrono: São Judas Tadeu.

Ele é um dos 12 Apóstolos de Jesus. Era filho de Cléofas (Irmão de São José), e de Maria de Cléofas (Irmã de Nossa Senhora). Assim, ele era primo de Jesus. Era também irmão de São Tiago, chamado o “Menor” e de São Simão. O nome Judas significa: “Deus seja Louvado”.

Segundo alguns estudiosos, São Simão era o noivo do Casamento em Caná da Galiléia, onde Jesus operou seu primeiro milagre, transformando água em vinho. São Judas teria presenciado o milagre e esta pode ter sido a causa de ele ter se tornado discípulo de Jesus.

Ele é chamado também de “Zelote” (Lc 6,15). Alguns afirmam que quer dizer Zeloso; outros que ele pertencia ao movimento revolucionário dos Zelotes, que lutavam contra a dominação Romana em Israel.

São Judas é o autor da menor carta do Novo Testamento:

“A Carta de Judas”. É uma Epístola escrita com muito amor e dedicação. Judas se preocupa com a pureza da Fé na pessoa de Jesus Cristo e com a boa imagem dos cristãos perante a população. Ele alerta sobre os falsos profetas.

Alguns escritos do Séc. VI descrevem o martírio de Simão e Judas. Segundo estes relatos eles foram martirizados na Pérsia. Foram mortos por pregarem destemidamente a Fé em Jesus Cristo. Por suas pregações, grande foi o número de Persas que se converteram ao Cristianismo. Isso incomodou os poderosos da Pérsia, por isso foram condenados à morte. Segundo alguns estudiosos das sagradas escrituras, São Judas foi decapitado por carrascos que usavam com ferramenta o machado afiado. Esta era a pena capital mais usada pelos Pérsas, na epoca.

Os restos mortais de São Judas está sepultado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Papa Paulo III escreveu uma Bula concedendo Indulgência Plenária para todos os que rezarem em seu túmulo no dia 28 de outubro, dia de sua festa litúrgica.

Há séculos, São Judas é venerado pelos cristãos como um dos Santos mais populares da Igreja. Ele é invocado como o “Santo das causas perdidas”.

Santa Brígida diz que em um momento difícil de sua vida, Jesus apareceu a ela e disse para pedir a intercessão de São Judas Tadeu, pois ele iria conceder Graças às pessoas de todo o mundo. Por isso, ainda hoje, a devoção de São Judas Tadeu é forte no mundo todo. São tantas as graças alcançadas pela intercessão do Santo que ele é também conhecido como advogado das causas perdidas ou difíceis de serem resolvidas.

SÃO JUDAS TADEU – ROGAI POR NÓS!

Pe. Luiz Caputo é pároco reitor do Santuário São Judas Tadeu, em São José do Rio Preto / SP

O Santuário São Judas Tadeu, desde o início de junho, passou a contar com novos horários de Missa; as Celebrações Eucarísticas, agora, acontecem diariamente. A novidade agradou o paroquiano Adyr Braz, 57, advogado.

Em 2012, vivendo um período de afastamento do Grupo de Oração (do qual participava há 13 anos), Adyr passou a se nominar como um “católico meia boca”. Inserido em uma severa crise financeira, ele enfrentou, durante sete noites, uma “verdadeira batalha espiritual”; como faz questão de testemunhar. Em uma delas, mesmo tendo dormido apenas duas horas, sentiu o desejo de ir à Missa. A vontade se repetiu nos dias seguintes e, há dois anos, essa tem sido a prática diária do advogado. “Eu não consigo mais me afastar, mesmo se estou viajando. A Eucaristia é um alimento e ninguém consegue viver sem se alimentar”, disse. Tendo conseguido a sua recuperação financeira, Adyr comemora o que pra ele foi o bem maior: o seu reencontro com o Senhor. “Pra mim foi uma grande vitória e uma grande bênção”, concluiu.

Comunhão diária: uma experiência de fé

04 Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

Dom Tomé Ferreira da Silva www.bispado.org.br

Dom Tomé Ferreira da Silva é o Bispo Diocesano de São José do Rio Preto/SP

Santíssimo Corpo e Sangue denosso Senhor Jesus Cristo

Artigo publicado em 17.06.2014

PALAVRA DO BISPO

A solenidade litúrgica do Santíssimo Corpo e Sangue de Jesus Cristo, em 19 de junho, é ocasião ímpar para demorar nosso olhar na Eucaristia, salutar a l i m e n t o p a r a p e c a d o r e s sabedores de sua fragilidade e que, apesar dela, buscam a p e r f e i ç ã o d a v i d a c r i s t ã , conscientes de que esta é dom e resposta, ação primeira de Deus

que magnetiza o homem através do encantamento do Divino Espírito Santo, que, por sua vez, nos potencializa a responder ativa e eficazmente ao dom recebido.

O grande dia da Eucaristia, sem dúvida, é a quinta feira santa, memória da sua instituição por Nosso Senhor Jesus Cristo, "na última ceia". Como esta data situa-se no Tríduo Pascal, com apenas algumas horas de uma noite para ser celebrada, antecedendo a Paixão, Morte e Sepultamento do Senhor, não é tempo suficiente para uma solenidade mais prolongada.

Com o passar do tempo, a Igreja foi percebendo a necessidade de um dia próprio para repropor aos fiéis o mistério do Corpo e Sangue do Senhor, alimento e "destino" do coração adorador dos fiéis. Assim, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é dia propício que permite ao fiel tornar presente a memória da instituição, a comunhão eucarística, a adoração e a manifestação pública da fé, através da procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas de cada cidade.

Anualmente, o dia da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é uma data móvel, a quinta feira após o domingo da Santíssima Trindade. Para nós, fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana, é "dia santo de guarda". O que isto significa?

O mistério da encarnação, morte e ressurreição de Jesus Cristo santifica a pessoa humana, o mundo, a história e também o tempo. Destacamos alguns tempos específicos do tempo já santificado para ressaltar neles alguns Mistérios fundamentais da fé, e os chamamos de dias santos: o domingo, nossa páscoa semanal; o dia do nascimento de Jesus, 25 de dezembro; a recordação de Nossa Senhora Mãe de Deus, em 01 de janeiro; a Imaculada Conceição de Nossa Senhora, em 08 de dezembro e o dia da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Estes dias santos devem ser guardados, isto é, vividos de modo peculiar, diferente dos demais dias da semana ou do ano. O que fazer para guardar um dia santo? Alguns elementos são

importantes: participação na Santa Missa; dedicar um tempo maior à oração pessoal e comunitária; visitar os enfermos e outros necessitados; oração e convivência familiar; descanso do trabalho e lazer. Não sendo possível fazer tudo, sobretudo quando não é feriado civil, não podemos dispensar nunca a participação na Santa Missa.

Na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo espera-se que o fiel participe da Santa Missa e receba a Eucaristia, participe da procissão e dedique um tempo razoável e bom para a adoração ao Santíssimo Sacramento, part icular e ou comunitariamente. Estas atividades não podem e não deveriam ser ignoradas por nós, amigos de Nosso Senhor Jesus Cristo, neste dia.

Na Igreja Católica Apostólica Romana, a procissão é uma manifestação pública da fé, expressão típica da piedade popular. São muitas as procissões: dos santos padroeiros das cidades e paróquias, durante a Semana Santa, as penitenciais, as que pedem chuva ou bom tempo e as devocionais. No entanto, algumas procissões são singulares e assumem um lugar especial na vida do fiel católico, diria que são "quase litúrgicas" e sumamente recomendadas: procissão de ramos, no domingo que inicia a Semana Santa; trasladação do Santíssimo Sacramento, na quinta feira santa; procissão da ressurreição de Cristo, após a Vigília Pascal; procissão do Santíssimo Sacramento na Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Neste 19 de junho celebremos alegremente, com coração de adoradores, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

Celebração de Corpus Christi no Santuário São Judas Tadeu

Page 4: VOZ NO CAMINHO | Julho 2014

06 Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto) 07

Arq

uiv

o

Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

Dizimistas

Pastoral do DízimoSantuário São Judas

Aniversariantesdo mês de Julho

Letícia Bargas Adame Maria Rosicler Scaliante Marossi09 Alexandre Gil Luiz Zilli10 Sidney José das Neves11 Arlindo Ceron Eudoxa Gotari Scapi José Renato Santos G. de Menezes Aparecida Fatima Araujo Micheli Melquíades Aparecido Correia Air Pinto Mendonça Moita Sonia Maria Olhê Borges Thais Ellen de Almeida Pinto

Rosa Maria Lemos de Mello Tozzo Sergio Ernesto Tozzo12 Dinalva Luzia P. Alves Odario Carlos Ariose Pedro Virgulim13 Maria Aparecida Linjardi Seixas Fabricia Zotesso14 Darci Nogueira Deoclécio Aparecido da Silva16 Laudenir Paladino da Silva Jucelaine Cristina de Oliveira17 José Aparecido Cândido18 Beloni Candida Pereira Passoni

19 Helena Muto Kimura20 Maria do Carmo Cortese Duarte Nelson Aparecido Bonjovani22 Irene Braguini Paschoal Olinda Benedita Alves Lázaro Cândido das Neves23 Lara Fanhani Calsavara25 Líbia E. M. Tenani26 Marcio Mussi Rodolpho Pereira Ferri28 Edson Pereira da Silva Renata Passipieri Gallo Maria Cristina de Oliveira

Melve Tenani29 Idalina Vieira Farias Bianchin30 Adyr Célsio Braz Junior Edna Paula Freire Neves Squizato Sueli de Fátima Almeida de Oliveira Amilton Maldonado da Silva Elzira Guerra Ravazzi Neide Galavoti Rodrigues31 Uelinton Moraes da Silva

01 Ludomila Perozim Pretti02 Vital José da Trindade Aparecida Dias Andrade Marly Gomes da Fonseca03 Isabel Gonçalves da Silva Modesto04 Vânia Maria B. Carvalho Mayinel Robson Artico Miranda05 Maria Izabel Sanches Ricci Karina Kirino Cidron06 Irineu Baracioli Daniela Bertini Ciencia07 Naísa Paula de A . Berton F. Martins08 Maira Adriana de Mendonça Madi

01 - Sou dizimista porque amo a Deus e amo o meu próximo. (IICo 9,7)

02 - Sou dizimista porque reconheço que tudo recebo de Deus. (Sl 23; 1Cor 4,7)

03 - Sou dizimista porque minha gratidão a Deus me leva a devolver um pouco do muito que recebo. (Lc 17,11-19)

04 - Sou dizimista porque aceito como palavra de Deus o que leio na Bíblia. (Lc 21,1-4)

05 - Sou dizimista porque creio, e confio, em Deus Pai. (Mt 6,25-31)

06 - Sou dizimista porque o ato de partilhar irá matando o meu egoísmo. (Lc 12,16-21)

07 - Sou dizimista porque creio na vida cristã em comunidade. (Mt 18,20)

08 - Sou dizimista porque Deus, o único pai rico, não quer nínguem passando necessidades. (Mt 25,40)

09 - Sou dizimista porque gosto de viver em liberdade e alegria. (Jo 14,1-5; Mt 25,34)

10 - Sou dizimista porque quero ver minha comunidade crescer e minha Igreja testemunhar o Evangelho de Jesus no mundo inteiro. (Mt 28,19-20; Mc 16,15)

Os 10 Mandamentosdo Dízimo

01 - Sou dizimista porque o Dízimo é santo . (Lev. 27.30,32)

02 - Sou dizimista porque quero ser participante das grandes bênçãos . (Mal. 3.10,12)

03 - Sou dizimista porque amo a obra de Deus na face da terra. (Mal. 3.10)

04 - Sou dizimista porque senão ficarei com dívidas a Deus. (Lev. 27.13,31)

05 - Sou dizimista porque Deus é dono de tudo . (Lev. 27.13,31)

06 - Sou dizimista porque eu mesmo vou gozá-lo na casa de Deus. (Salmo 24,1)

07 - Sou dizimista porque mais bem aventurado é dar do que receber . (Deut. 14.22,23)

08 - Sou dizimista porque tudo vem das mãos de Deus. (I Cron. 29.14)

09 - Sou dizimista porque não sou avarento . (I Tim. 6,10)

10 - Sou dizimista porque meu rico tesouro esta no céu. (Mat. 6.19,21)

11 - Sou dizimista porque obedeço às leis de Deus (Atos 5,29)

Porque sou dizimista

Recebei, Senhor, a minha oferta. Ela não é uma esmola, porque não sois mendigo. Não é apenas uma contribuição porque não precisais dela. Não é o resto que me sobra que vos ofereço. Esta importância, Senhor, representa a minha gratidão e o meu reconhecimento, pois se tenho,é porque Vós me destes.

Amém!

"Todo o dízimo tirado das sementes da terra ou dos frutos das árvores são propriedades do Senhor,

são consagrados ao Senhor" (Lev 27,30).

Nome______________________________________________________________________Nasc.______/______/______

Cônjuge____________________________________________________________________Nasc.______/______/______

Endereço___________________________________________________________________________________________

Bairro_____________________________CEP___________________ Cidade____________________________________

Fones________________________________________ E-mail:_______________________________________________

Ficha de Inscrição para Dizimista (favor preencher com letra legível e entregar na Secretaria Paroquial ou nos Plantões do Dízimo)

SEJA DIZIMISTA, DEUS OFERECE, VOCÊ AGRADECE

Oração do Dizimista

O QUE É DÍZIMO? Sabemos que tudo pertence a Deus, nós estamos aqui apenas para cuidar do que Ele nos deu. Ser dizimista é estar comprometido com o Pai e com a Igreja que nos acolhe. O dízimo não é um pagamento, mas sim a devolução de uma pequena parte de tudo o que Deus nos dá. Suas graças são infinitas, não têm valor e não há dinheiro nenhum que compre.

PARA QUE SERVE? A missão do dizimista é principalmente evangelizar, mesmo que não possa ou não saiba anunciar a Palavra de Deus. A fé e consciência de ofertar tornam-se uma ação; agir é um ato que complementa a oração do Cristão.

Com o dinheiro do dízimo se compram as velas para o altar, os cálices, os livros e folhetos litúrgicos, paga-se conta de luz, água, telefone, funcionários e muitas outras despesas.

COMO SER UM DIZIMISTA Para se tornar um dizimista é muito simples: preencha com seus dados a ficha (no rodapé dessa página). Siga as instruções para a devolução da mesma com os seus dados.

Fontewww.catedraldase.org.br

Page 5: VOZ NO CAMINHO | Julho 2014

NOSSA HISTÓRIA

Cidinha [email protected]

Fim de Semestre na Obra Social

Fo

to |

Arq

uiv

o

08 Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

� Quando chegava o mês de julho, com ele chegavam as férias. Já não se ouvia aquele barulho de máquinas, vozes, instrumentos musicais, tão gostosa que animavam diariamente, a Obra Social. Agora os meninos estavam, cada um, em sua casa, descansando, para recomeçar tudo em agosto. � Para nós, já acostumados com a meninada, estranhávamos um pouco aquele silêncio dos primeiros dias, depois, os trabalhos próprios das férias, iam tomando nosso tempo.� Essa parada era muito providencial: podíamos fazer uma avaliação de todas as atividades desenvolvidas no primeiro semestre, constatar erros e acertos e já programar os trabalhos para os próximos meses. Em algumas oficinas, isso era mais difícil pois, o foco de todas as atividades eram as encomendas, mas mesmo assim, os mestres partilhavam o trabalho conforme o grau de aprendizado de cada aluno. Em reunião com os mestres, assistente social, direção da escola artesanal e primária, educadora religiosa, secretária educacional e diretor da Obra, tudo era avaliado e discutido. Uma das coisas que mais nos deixavam tristes eram os acidentes; a maioria pequenos, felizmente, nas oficinas. Tivemos casos em que foi preciso levar o menino para o pronto socorro, mas a maioria era resolvido e tratado, ali mesmo, na farmácia da Obra.

� No encerramento do semestre aconteciam também momentos de confraternização. Um deles, muito importante para os meninos, era a entrega dos prêmios e a taça para o time campeão do torneio de futebol que acontecia durante os primeiros meses do ano; sob a orientação de alguns mestres e do professor de Educação Física. � Julho era também mês de acampamento para os escoteiros. Padre Ângelo já havia conseguido o local, sítios, fazendas e agora era só a tropa, constituída de quatro patrulhas, cada uma com oito componentes se organizar, colocar toda a tralha no caminhão e passar uma semana aproveitando toda a riqueza existente na Natureza. Mas um fato que nos deixava aborrecidos e que contrariava a orientação da Obra era que alguns meninos trabalhavam as férias inteiras, achando que com isso poderiam ajudar mais a família. Algumas mães acreditavam que não havia necessidade de descansar e incentivavam os filhos a trabalharem. Os funcionários, mestres e Direção também tinham férias. Após o descanso, cursos de formação, retiro e viagens particulares preenchiam o mês. Revigorados voltavam todos em agosto. E começava tudo de novo.

Cidinha Bueno foi educadora no Serviço Social.Hoje é líder no Santuário São Judas Tadeu

� Pelo terceiro ano consecutivo, o Serviço Social São Judas recebeu, na noite do dia 09 de junho, doações da escola de idiomas CNA. Os donativos fazem parte da campanha "MAKE A WISH", que estimula os alunos, em uma competição saudável, no arrecadamento de mantimentos, agasalhos e outros. Todo material ganho é destinado para obras sociais. Durante a solenidade de entrega estiveram presentes, representado a obra, o Administrador Geral, Benedito Araújo, e um dos assessores de comunicação, Marlon Ferri.

CNA FAZ DOAÇÕES A ENTIDADE

JULHO 2014 Agenda

Sagrado Coração de JesusDia 04 (Sex) 15h | Santuário São Judas Missa de Cura e LibertaçãoDia 08 (Ter) 20h | Santuário São Judas

Missa dos Avós (Dia de São Joaquim e Sant’Ana)Dia 26 (Sáb)18h | Santuário São Judas Missas São Judas TadeuDia 28 (Seg) 7, 9, 11h30, 15*, 18 e 19h30Santuário São Judas* transmissão Interativa FM 104,3

Missa Setor 8Dia 31 (Qui)20h | Rio Leste

Dia 03 (Qui)Exposição do Santíssimo19h30 | Santuário São Judas Adoração nos Setores20h | Rede Bênção com Santíssimo21h | Santuário São Judas BERAKÁDias 05 e 06 (Sáb/Dom)Recinto de Exposições

Terço dos HomensDia 10 (Qui)19h30 | Santuário São Judas Terço das MulheresDia 10 (Qui)19h30 | Capela Obra Social

GRUPO DE ORAÇÃO (RCC)Início da Novena dos Arcanjos das 9 GraçasDia 22 (Ter)20h | Santuário São Judas

Reunião do CPPDia 24 (Qui)19h | Serviço Social

São CristóvãoBênção dos VeículosDia 25 (Sex)18h | Santuário São Judas

Preparação BatismoDia 26 (Sáb)14h | Serviço Social

Momento Santas Relíquias / Bênção dos EnfermosDia 27 (Dom)19h | Santuário São Judas

MISSAS REUNIÕES | ENCONTROS

RETIRO DO CLERODe 14 a 18 de Julho

Agudos / SP

Araújo destacou a importância desse projeto do CNA e agradeceu, por mais um ano, a ajuda da escola com o auxílio dos 400 educandos. Ainda, em gratidão, o diretor do CNA, Elcio Bernardo, fez uma resolva a instituição, "Rio Preto devo muito para o Serviço Social São Judas".

FOTOS/TEXTOMarlon Ferri

[email protected] Assessoria de Comunicação

Rezemos pela santificação de nossos padres

09Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

Page 6: VOZ NO CAMINHO | Julho 2014

11Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto) 11Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

NUTRIÇÃO

Heloisa Helena Marconi de [email protected]

Crenças e Tabus Alimentares

Inte

rnet

Nutricionista especialista em Nutrição Clínica e Administração em Serviços de Nutrição

A alimentação é um tema cercado por diversos tabus e crenças em todas as sociedades.

| Alimentares são crenças que TABUSouvimos desde a infância e geralmente se referem a alimentação e a combinação de certos tipos de alimentos que seriam prejudiciais à saúde. Esse tipo de informação passa de pai para filho e as vezes não apresenta nenhuma verdade. Os tabus se originam da cultura de um povo ou de uma região e acabam se tornando uma "verdades".

No Brasil, os tabus alimentares se originaram da cultura portuguesa, como forma de

Manga com leite, MATA. Na escravatura, os senhores das fazendas lançaram a seguinte quadrilha: Fruta de manhã é prata, de tarde é ouro e de noite MATA. Como os escravos recebiam leite como alimentação noturna, a mistura dos dois alimentos se tornou um tabu. Do ponto de vista nutricional, a combinação é muito saudável, pois manga contém vitaminas e minerais e leite proteínas e vitaminas, portanto saudável.

reprimir o ato de comer demais. Para controlar o consumo de frutas e leite pelos escravos, os senhores das fazendas circulavam entre eles que: não se deve misturar manga ao leite, nem laranja, nenhuma outra fruta, sob o risco de causar danos imprevisíveis. O leite e a carne eram considerados alimentos completos para os europeus. A ideia de mistura-los a qualquer outro, revirava o estômago de estrangeiros e brasileiros.

| Supostas ações nocivas de CRENÇASalimentos, tornando-as culturalmente aceitas como verdadeiras.

Melancia com vinho, empedra no estômago. A crença de que a melancia é indigesta provém da sua composição, que contém fibras insolúveis que estão na polpa e que possuem as propriedades de aumentar a peristalse (movimentos intestinais), dando a sensação de que a digestão é complicada.MITO: pois a maior parte da fruta é composta por água, vitamina A e C, potássio e outros m i n e r a i s q u e a j u d a m a m e l h o r a r o funcionamento do intestino.

ORIGENS E VERDADES DE ALGUNS TABUS E CRENÇAS

RECEITA DE SUCO DE MANGA Para um litro do suco de manga, bata no liquidificador 700 ml de leite gelado e uma manga grande madura, pedras de gelo e açúcar a gosto. Coar em peneira e está pronto para servir. Uma delícia!

Na próxima edição, outras crenças, mitos e verdades.

10 Voz no Caminho | Santuário São Judas (S. J. Rio Preto)

JULHO 2014

LiturgiaCanto de

Entrada

Serginho Vallewww.liturgia.pro.br

LITURGIA

� A Missa tem início com uma procissão que, n o r m a l m e n t e , é acompanhada por um canto d e n o m i n a d o “ c a n t o d e entrada”. Toda a assembléia, d e p é , é c o n v i d a d a a acompanhar a procissão inicial cantando.� O s c a n t o s q u e cantamos nas Missas são p a r t e s i n t e g r a n t e s d a ce lebração Eucar ís t ica . C a d a p a r t e d a M i s s a , portanto, exige um canto que s e j a d e a c o r d o c o m o m o m e n t o c e l e b r a t i v o . Entendemos, pois, que o canto de entrada deve reunir c a r a c t e r í s t i c a s d e s s e momento da Missa: conduzir a I g r e j a , p r e s e n t e n a assembléia reunida, ao altar do Senhor. � Por ser o momento i n i c i a l , a p r i m e i r a característica desse canto é criar o clima que a celebração exige. No tempo de Natal, o canto de entrada criará um clima natalino, numa Missa de ação de graças, o canto de entrada será alegre; caso seja uma Missa exequial, terá o tom da esperança , po r exemplo. É importante ter p resente essa pr ime i ra característica da celebração, para que desde seu início esteja afinada com o clima celebrativo que envolverá os celebrantes. � Outra característica do canto de entrada vem do rito realizado; é um rito processional. Isto significa que a segunda característica do canto de entrada na Missa

é ser canto processional, quer dizer, tem a finalidade de acompanhar a procissão i n i c i a l , a p roc i ssão de ingresso, que introduz na celebração. É um canto que tem a duração da procissão de entrada. Não que seja pecado estender o canto de entrada cantando uma estrofe a mais, depois que o padre estiver no altar... mas não é n e c e s s á r i o . E x i s t e m , contudo, algumas exceções que pedem para prolongar o canto de entrada. � Por fim, uma terceira característica. Uma vez que não é possível que todos os celebrantes tomem parte da procissão de entrada, não p o d e m c a m i n h a r n a procissão, a participação na c a n ç ã o é u m m o d o p a r t i c i p a t i v o d e s t a celebração. Por isso, o modo de participar é pelo canto, é c a n t a n d o . A t e r c e i r a característica é que todos cantem o “canto de entrada”. Toda a assembléia litúrgica deve cantar, mesmo quando o coral ou o grupo de músicos for afinadíssimo... Do ponto de vista celebrativo, o canto de entrada não é para ser ouvido, mas para ser um cantado por todos e, por isso, o ministério de música tem o dever pastoral de escolher uma canção conhecida, pois desse modo poderá ser c a n t a d o p o r t o d a a assembléia.

Serginho Valle éCoordenador Serviço de

Animação Litúrgica (SAL)

01 T

ER

17 Q

UI

02 Q

UA

18 S

EX

03 Q

UI

19 S

ÁB

04 S

EX

20 D

OM

05 S

ÁB

21 S

EG

06 D

OM

22 T

ER

23 Q

UA

08 T

ER

24 Q

UI

09 Q

UA

25 S

EX

10 Q

UI

26 S

ÁB

11 S

EX

27 D

OM

12 S

ÁB

28 S

EG

29 T

ER

30 Q

UA

31 Q

UI

13 D

OM

14 S

EG

15 T

ER

16 Q

UA VERDE

Cor litúrgica do Tempo Comum

Am 3,1-8; 4,11-12Sl 5,5-8Mt 8,23-27

Am 5,14-15.21-24Sl 49,7-13.16bc-17Mt 8,28-34

S. TOMÉ APÓSTOLOEf 2,19-22Sl 116,1-2Jo 20,24-29

S. Isabel de PortugalAm 8,4-6.9-12Sl 118,2.10.20.30.40.131Mt 9,9-13

S. Antônio M. ZaccariaAm 9,11-15Sl 84,9.11-14Mt 9,14-17

14º DOMINGO COMUMZc 9,9-10Sl 144,1-2.8-11.13cd-14Rm 8,9.11-13Mt 11,25-30

Os 2,16.17b-18.21-22Sl 144,2-9Mt 9,18-26

07 S

EG

Bv. Inácio de Azevedo e comps.Is 26,7-9.12.16-19Sl 101,13-21Mt 11,28-30

Is 38,1-6.21-22.7-98Is,38,10-12.16Mt 12,1-8

Mq 2,1-5Sl 9B,1-8.14Mt 12,14-21

16º DOMINGO COMUMSb 12,13.16-19Sl 85,5-6,9-10.15-16aRm 8,26-27Mt 13,24-43

S. Lourenço de BríndisiMq 6,1-4.6-8Sl 49,5-6.8.9.16bc-17.21.23Mt 12,38-42

S. Maria MadalenaCt 3,1-4a ou 2Cor 5,14-17Sl 62,2-6.8-9(R/. 2b)Jo 20,1-2.11-18

S. BrígidaJr 1,1.4-10Sl 70,1-4a.5-6ab. 15ab.17Mt 13,1-9

S. Agostinho Zhao Rong e comps.Os 8,4-7.11-13Sl 113B,3-6.7ab-10Mt 9,32-38

S. PaulinaOs 10,1-3.7-8.12Sl 104,2-7Mt 10,1-7

Os 11,1-4.8c-9Sl 79,2ac.3b.15-16Mt 10,7-15

S. Bento, AbadeOs 14,2-10Sl 50,3-4.8-9.12-14.17Mt 10,16-23

Is 6,1-8Sl 92,1ab.1c-2,5Mt 10,24-33

15º DOMINGO COMUMIs 55, 10-11Sl 64,10-14Rm 8,18-23Mt 13,1-23

S. Camilo de LellisIs 1,10-17Sl 49,8-9.16bc-17.21.23Mt 10,34-11,1

S. BoaventuraIs 7,1-9Sl 47,2-8Mt 11,20-24

N. SENHORA DO CARMOZc 2,14-17Lc 1,46-55Mt 12,46-50

S. Inácio de LoyolaJr 18,1-6Sl 145,2-6Mt 13,47-53

S. Pedro CrisólogoJr 15, 10.16-21Sl 58,2-5a.10-11.17-18Mt 13,44-46

S. Marta1Jo 4,7-16Sl 33,2-11Jo 11,19-27 ouLc 10, 38-42

Jr 13,1-11Dt 32,18-21Mt 13,31-35

17º DOMINGO COMUM1Rs 3,5.7-12Sl 118,57.72.76.77.127-130Rm 8,28-30Mt 13,44-52

S. Joaquim e Sant'AnaEclo 44,1.10-15Sl 131,11.13-14,17-18Mt 13,16-17

S. TIAGO, APÓSTOLO2Cor 4,7-15Sl 125,1-6Mt 20,20-28

S. Sarbélio MakhlufJr 2,1-3.7-8.12-13Sl 35,6-7ab.8-11Mt 13,10-17

Page 7: VOZ NO CAMINHO | Julho 2014
Page 8: VOZ NO CAMINHO | Julho 2014