voz de nazare

24
www.fundacaonazare.com.br ARQUIDIOCESE DE BELÉM PE. FLORENCE DUBOIS FUNDADOR ANO C - Nº 589 - PREÇO AVULSO: R$1,00 E D D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D BELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013 Mulher é vítima de violências na Amazônia RMB tem a maior concentração de favelas Belém tem mais da metade e Marituba 77,2% da sua população morando em periferias. CADERNO 2, PÁGINA 1 Num clima pós-Encontro da Igreja na Amazônia, Igreja discute como mudar essa realidade. CADERNO 2, PÁGINA 4 Sínodo extraordinário sobre a família Desafios pastorais da família no contexto da evangelização serão discutidos em 2014. CADERNO 1, PÁGINA 5 Cresce violência contra indígenas Aumento foi de 72% em todo o Brasil. Os dados são do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). CADERNO 2, PÁGINA 2 Igreja está preocupada com problemas sociais. IBGE mostra que favelização e violência são fatores diretamente relacionados.Pronunciamento de Dom Alberto sobre violência no Pará e Encontro da Igreja na Amazônia inspiraram a VOZ a trazer reportagens especiais sobre esses temas nesta edição. CADERNO 2 Fim das mazelas sociais Ano da Fé encerra-se no domingo, 24 Diversos eventos ao longo do ano estiveram integrados à programação do Ano da Fé CADERNO 1, PÁGINA 8 LUIZ ESTUMANO ARQUIVO/FABRICIO COLENY

Upload: fundacao-nazare-de-comunicacao

Post on 13-Feb-2016

231 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição de 15 a 21 de Novembro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Nazare

www.fundacaonazare.com.br

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

PE. FLORENCE DUBOISFUNDADOR

ANO C - Nº 589 - PREÇO AVULSO: R$1,00

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

ARQUIDIOCESE DE BELÉMARQUIDIOCESE DE BELÉM

D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA DBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013

Mulher é vítima de violências na Amazônia

RMB tem a maior concentração de favelasBelém tem mais da metade e Marituba 77,2% da sua população morando em periferias. CADERNO 2, PÁGINA 1

Num clima pós-Encontro da Igreja na Amazônia, Igreja discute como mudar essa realidade. CADERNO 2, PÁGINA 4

Sínodo extraordinário sobre a família Desafios pastorais da família no contexto da evangelização serão discutidos em 2014. CADERNO 1, PÁGINA 5

Cresce violência contra indígenasAumento foi de 72% em todo o Brasil. Os dados são do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

CADERNO 2, PÁGINA 2

Igreja está preocupada com problemas sociais. IBGE mostra que favelização e violência são fatores diretamente relacionados.Pronunciamento de Dom Alberto sobre violência no Pará e Encontro da Igreja na Amazônia inspiraram a VOZ a trazer reportagens especiais sobre esses temas nesta edição. CADERNO 2

Fim das mazelas sociais

Ano da Fé encerra-se nodomingo, 24Diversos eventos ao longo do ano estiveram integrados à programação do Ano da Fé

CADERNO 1, PÁGINA 8

LUIZ ESTUMANO

ARQUIVO/FABRICIO COLENY

Page 2: Voz de Nazare

Fun da do em 5 de ju lho de 1913

FUNDADORPe. Flo ren ce Du bois, bar na bi ta

PRESIDENTEDom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Be lém do Pa ráVICE-PRESIDENTE

Monsenhor Marcelino FerreiraVigário geral da Arquidiocese de Belém do Pa rá

DIRETOR GERALDiácono Antônio Carlos Gomes de Freitas

DIRETORA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO Marluce Guerreiro Milhomem

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO Mário Jorge Alves

DIRETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Arnaldo Pinheiro

COORDENAÇÃOMarcos Valério (DRT/PA 1516)

CONSELHO DE PROGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO João Car los Pe rei ra

Padre Nilton Cezar ReisPadre Cláudio de Souza BarradasEDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Sérgio Santos (DRT/PA 579)As si na tu ras, dis tri bui ção, ad mi nis tra ção e re da ção

Ave ni da Go ver na dor Jo sé Mal cher, Edi fí cio Pau lo VI, 915CEP: 66055-260, Bair ro Na za ré, Be lém - Pa rá

Te le fo nes: (91) 4006-9200/ 4006-9209. ARQUIDIOCESE DE BELÉM-PARÁ

Fax: (91) 4006-9227Re da ção: (91) 4006-9200/ 4006-9238/

4006-9239/ 4006-9244/ 4006-9245Site: www.fundacaonazare.com.br

E-mail: [email protected] veí cu lo da

Fun da ção Na za ré de Co mu ni ca ção CNPJ nº 83.369.470/0001-54

Im pres so no par que grá fi co de O Li be ral

FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO

Buscando conhecer mais a minha Igreja, acreditando naquilo que ela ensina. É preciso ter fé para amar e então conhecer, mas também é preciso conhecer para amar.THAYNAH OLIVEIRA, 18 anos, estudante

Vivi somente metade do Ano dá Fé de forma mais intensamente, pois foi quando ocorreu parte da minha conversão. Eu era de outra religião, e nesse tempo aprendi coisas novas em Deus.ARIADNE TRINDADE, 19 anos, estudante

Jornalista e professor

Recebi um email muito bonito, no qual aparece a foto de uma missa presidida pelo Papa

Francisco para jardineiros e pessoal da limpeza do Vaticano. Na mensa-gem, o pontífice aparece sentado, de costas, na última fila da igreja, e o texto explica a diferença entre ser chefe e ser líder.

O Papa sentado de costas, no último lugar de Igreja, já é, por si só, um fato inusitado. Todos que estavam lá queriam ver Francisco de frente, diante do altar. Afinal, ele é o Papa e, até onde se sabe, os Papas não se recolhem à humildade da última fila, embora essa tenha sido uma das recomendações de Jesus.

Num momento após a Comunhão, ele saiu do altar e ficou quietinho, rezando, longe dos olhares curiosos e felizes e igualmente distante dos fotógrafos. Francisco, com esse gesto, ensinou muito mais do que se tivesse feito uma homilia sobre esta passagem de São Lucas: “Jesus entrou em dia de sábado na casa de um dos principais fariseus para aí fazer a sua refeição. Os que lá estavam o observaram. - Então, notando que os convidados escolhiam os primeiros lugares, propôs-lhes uma parábola, dizendo: “Quando fordes convidados para bodas, não tomeis o primeiro lugar, para que não suceda que, havendo entre os convidados uma pessoa mais considerada do que vós, aquele que vos haja convidado venha a dizer-vos: dai o vosso lugar a este, e vós sejais constrangidos a ocupar, cheios de vergonha, o último lugar. - Quando fordes convidados, ide colocar-vos no último lugar, a fim de que, quando aquele que vos convidou chegar, vos diga: meu amigo, venha mais para cima. Isso então será para vós um motivo de glória, diante de todos os que estiverem convosco à mesa: - porquanto todo aquele que se eleva será rebaixado e todo aquele que se abaixa será elevado”.

Silenciosamente, para um encontro íntimo com o criador. Ele não se chama Francisco por acaso.

Lição do Papa (parte 1)

João Carlos [email protected]

Economista e escritor

Estamos nos aproximando do fim do ano litúrgico, o que nos re-mete a uma meditação mais pro-

funda sobre o nosso comportamento neste ano que termina exatamente no fim deste mês de novembro.

É hora de consul tar a minha consciência. Como me comportei durante este ano, perante Deus. Que participação mantive com a minha Igreja, com a minha família, com a minha comunidade, com a minha pátria.

Como vivenciei o Ano da Fé. Duvidei da minha fé, ou mantive-me simplesmente estável? Fiz alguma coisa para enriquecer a minha Fé? Trabalhei para propagá-la?

Tive o cuidado de me preparar para o maior acontecimento do ano, da minha Igreja, a Jornada Mundial da Juventude?

Par t i c ipe i ou acompanhe i o desenvolvimento deste grandioso evento

que contou com a marcante presença do Papa Francisco?

Participei financeiramente para essa realização, ou ainda pretendo participar?

E qual foi a minha participação na nossa grande festa de Nossa Senhora de Nazaré? Participei das Novenas preparatórias? Integrei as Romarias? Puxei a Corda do Círio, sem cortá-la antes do tempo? Participei da parte espiritual, das missas na basílica, fazendo uma boa Confissão? Ou fiquei apenas no oba, oba, da tradição?

Prezados leitores, não se espantem. Não pretendi fazer aqui uma pública confissão. Mas aproveitei a oportunidade para fazer um bom exame de consciência. E em consequência, provocar esse mesmo exame na cabeça das pessoas que se derem ao trabalho de me ler.

Tenho certeza de que será útil para quem escreveu e para os que lerem. Uma grande oportunidade para podermos, na próxima semana, festejar com melhor consciência a grande festa de Cristo Rei.

Precisamos conhecer cada vez melhor o REI DOS REIS. O Rei que nasceu numa estrebaria e morreu numa cruz. Mas Ressuscitou, abrindo-nos as portas do céu. Aleluia!

Ano Litúrgico

José Pereira [email protected]

Panorama

Sua voz

CHARGE DOANDRÉ ABREU

Comente esta charge: [email protected]

Alegria de ser católico

de origem maligna. Quase nocauteado pela realidade, recuperei o fôlego com o propósito de parar de fumar, fazendo assim a minha parte, o que aconteceu em uma semana, me gratificando o fato de não ter sido vítima de sequelas, nem mesmo aquelas de ordem psicológica.

Enquanto me submetia aos exames preparatórios para a cirurgia, parentes e amigos, todos rezavam. Depois fiquei sabendo, que minha esposa chegou a prometer sacrifícios, contanto que eu fosse poupado. Ela foi ouvida! Dois dias antes do previsto para a cirurgia levou um tombo, fraturando um dos braços. Como iria me acompanhar no hospital, pedi o adiamento do ato cirúrgico. Em seguida, fui acometido por uma for te gripe, fazendo-se necessário um novo adiamento. Enquanto isso, todos rezavam...

Peço desculpas ao leitor por não concluir o relato nesta edição, diante da limitação do espaço. Ofereço um respeitoso abraço ao Monsenhor Geraldo, que presidiu meu casamento, celebrou a Missa das Bodas de Prata, e fez questão de concelebrar na Missa que festejou as Bodas de Ouro. Louvado seja Deus!

Engenheiro civil e escritor

Foi com satisfação que recebi um telefonema do amigo, Monsenhor Geraldo Menezes, que me para-

benizava pelos meus 80 anos. No de-correr da conversa, relatei com breves palavras as dificuldades e ansiedades que passei quando fui acometido por um problema de saúde. Dizendo que acompanha meus escritos nesta colu-na, Monsenhor Geraldo sugeriu que publicasse tal relato, entendendo que poderia ajudar outras pessoas.

Recuemos então no tempo, quando eu era um fumante que chegou a consumir três carteiras ao dia. Até que, em 1998, decorridos 48 anos a bom fumar, foi detectada uma lesão no tronco da minha língua. A recomendação médica foi o procedimento cirúrgico, considerando o especialista uma probabilidade de dez por cento de ser uma manifestação

Sugestão aceita! (parte 1)

Ivens Coimbra Brandã[email protected]

Encontro Fraterno

De forma pessoal, em casal, e em família. Praticando a caridade com os irmãos e por meio da Palavra, pois na caminhada nós evangelizamos e somos evangelizados.MARIA LIDUÍNA BRAGA, 44 anos, representante comercial

COMO VOCÊ ESTÁ VIVENDO O ANO DA FÉ?

OpiniãoBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 20132

Page 3: Voz de Nazare

“Eis que o Dia há de chegar,

como forno aceso a queimar. Os atrevidos, os que praticam injustiças, o Dia que há de vir, como palha, vai incendiar" - diz o Senhor dos exércitos - "sem deixar-lhes sobrar nem raízes nem ramos. Mas para vós que tendes o meu temor, o sol da justiça há de nascer, trazendo o alívio em suas asas". (Ml 3, 19-10). “O céu e a terra de hoje estão sendo reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e da perdição dos ímpios". Ora, uma coisa não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como alguns interpretam a demora. É que ele está usando de paciência para convosco, pois não deseja que ninguém se perca. Ao contrário, quer que todos venham a converter-se. O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com um estrondo espantoso; os elementos, devorados pelas chamas, se dissolverão, e a terra será consumida com todas as obras que nela se encontrarem. Se é deste modo que tudo vai desintegrar-se, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, enquanto esperais e apressais a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama vão se derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão? O que esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, nos quais habitará a justiça (2 Pd 3, 8-13).Palavras assustadoras? Faz parte de nossa fé cristã a certeza de que o Senhor virá em sua glória no final dos tempos. Deus será tudo em todos (1 Cor 15, 28)! Palavras consoladoras, que nos estimulam na caminhada, fazendo toda a nossa parte para esperar e apressar a vinda do dia de Deus. Esperá-lo nos faz clamar cada dia com a Igreja “Vinde, Senhor Jesus”! Esperá-lo nos conduz à mesa Eucarística, pois todas as vezes que se celebra a Santa Missa o Único e Eterno Sacrifício de Cristo se faz presente e sua plenitude vem até nós. O Céu vem até nós! A Eucaristia de cada dia resume a história da humanidade e nos faz presente o seu sentido de encontro com Deus e uns com os outros.

O fogo e o sol

Levar em conta o dia do Senhor é aproveitar todas as oportunidades para viver as realidades da eternidade, amando a Deus e ao próximo, com intensidade. Não vivemos no medo, mas na confiança e na certeza dos últimos tempos, inaugurados com a morte e ressurreição de Cristo. Não há, pois, tempo a perder. Quem nasce hoje seja conduzido a viver olhando para o alto e para frente, sem rastejar na poeira do pecado. Ao invés de ficar preocupado com o fim do mundo, trazer depressa para cá as realidades da eternidade, pois sabemos que só o amor de caridade ultrapassará os umbrais da eternidade! O que pode assustar, torna-se convite a viver bem! Nenhum receio de repetir: “Vinde, Senhor Jesus”!O fogo queima e purifica. A esta altura do ano, quando a Igreja nos fala das últimas e definitivas realidades, é hora de rever a nossa vida e fazer a faxina nos recantos mais íntimos de nossa casa interior. Há muita velharia a ser queimada! Há sentimentos de ódio, inveja ou ciúme a serem absolutamente descartados, jogados fora, mesmo. A proposta da Igreja é uma corajosa revisão de vida, sem medo de encarar os recônditos de nosso coração, onde se aninham maldades que nos corroem por dentro. Os soberbos e os ímpios a serem queimados estão dentro de nós. Não é o caso de buscar eventuais pessoas que praticam

o mal para condená-las, mas condenar a impiedade que está em nosso íntimo, deixando florescer o que é bom! Primeira decisão: corajosa revisão de vida e fogueira interior na qual se queime o que não presta!O sol da justiça brilhe para nós! Toda palavra que sai da boca de Deus, todas as experiências de sua graça que age em nós e em torno a nós, toda a força do Evangelho proclamado, o testemunho das pessoas que nos edificam! Deixar-se iluminar pelo sol da justiça é ato de inteligência, pura sabedoria! A salvação de Deus quer entrar pelas frestas abertas nas janelas de nossas almas, como o sol da manhã que irrompe glorioso! Quando fazemos um balanço de nossa vida e dos contatos que temos com as pessoas, não é difícil perceber que a luz é maior do que as trevas. Estamos diante de uma luta desigual, na qual o amor de Deus e sua salvação valem mais do que a iniquidade! Na vida cristã, não cabe o pessimismo derrotista, que vê maldade e más intenções em cada gesto e cada olhar, mas a capacidade de ver e valorizar o bem. Nasce daí uma nova disposição para espalhar este bem. Brilhe o sol da justiça no cumprimento alegre às pessoas que encontramos ou na valorização dos pequenos gestos de quem nos cerca. Ilumine os ambientes a luz que se acende quando espalhamos boas notícias

Faz parte da nossa fé cristã a certeza de que o Senhor virá em sua glória no final dos tempos

DIVULGAÇÃO

e falamos bem dos outros, o que serve para esconjurar os defeitos e vícios eventualmente existentes! “Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5,16). Comentando esta palavra do Evangelho, Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, assim se expressava: “A luz se manifesta nas boas obras. Ela brilha através das boas obras praticadas pelos cristãos. Você me dirá: mas não são apenas os cristãos os que praticam boas obras. Muita gente colabora com o progresso, constrói casas, promove a justiça. Tem razão. Inclusive o cristão certamente faz, e deve fazer tudo isso, mas não é unicamente esta a sua função específica. Ele deve realizar boas obras com um espírito novo, aquele espírito que faz com que não seja mais ele a viver, mas Cristo nele. Com efeito, o evangelista Mateus não se refere apenas a atos de caridade isolados, como visitar os presos, vestir os nus ou cumprir todas as outras obras de misericórdia, atualizadas de acordo com as exigências de hoje, mas refere-se à adesão total do cristão à vontade de Deus, de modo a fazer de toda a sua vida uma boa obra. Se o cristão age assim, ele é transparente e os elogios que receber por suas ações não serão atribuídos a ele, mas a Cristo nele; assim Deus se fará presente no mundo por meio dele. "A tarefa do cristão, portanto, é deixar transparecer essa luz que habita nele, é ser o sinal da presença de Deus entre os homens” (Chiara Lubich, Palavra de Vida de Agosto de 1979).

ArcebispoBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013 3

Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Conversa com meu povo

Arcebispo

ArcebispoArcebispo

Page 4: Voz de Nazare

que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10 E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11 Haverá grandes terremotos, ... em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e ... sinais serão vistos no céu. 12 Antes que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13 Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14 Fazei o firme propósito de não planejar a própria defesa, 15 porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16 Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17 Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18 Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19 É permanecendo

firmes que ireis ganhar a vida!”

B) COMENTÁRIO

Jesus participa intensamente d o s a c o n t e c i m e n t o s e preocupações de seu tempo. Ele está em sintonia com os comentários das pessoas e dá a sua opinião. Há uma admiração pela suntuosa beleza do templo e suas pedras bem talhadas (v 5). E ele diz: “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. Pessoas pensam que beleza e estabilidade são eternas, mas não o são.

O comentário de Jesus sobre a admiração do presente contrapõe a um futuro catastrófico de destruição total.

Para os israelitas o templo era mais que um local sagrado; era o símbolo da estabilidade política e religiosa da nação traduzidas em pedras. Mas “não ficará pedra sobre pedra” (v 6); é voz do mestre.

Era ideia de que o fim de Jerusalém seria o fim do mundo. Mas Lucas distingue o fim de Jerusalém do fim do mundo.

Há um juízo de condenação ao povo eleito e ao Antigo Testamento. A antiga aliança será substituída pela nova selada no sangue de Cristo. As belas pedras do velho templo deixarão lugar às pedras vivas do novo templo espiritual, a Igreja. E ofertas votivas serão substituídas pela única agradável ao Pai, Jesus Cristo. A nova Igreja emerge dos escombros da antiga, e isto, através da morte. As grandes transformações históricas são banhadas de sangue. O caminho para a vida nova passa pelo sofrimento.

A sabedoria prometida por Jesus já está no martírio de Estevão (At 17, 16-34) e Paulo (At 25,1ss).

O cristão não está isento de perseguição (v 16); nada será perdido (v 18), e a vitória final está na perseverança (v 19).

Formado em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma

A) Texto: Lc 21,5-19.

5 A l g u m a s p e s s o a s comentavam a respeito do templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6 “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7 Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer?” 8 Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9 Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso

Padre Romeu [email protected]

Homilia Dominical

Liturgia da Semanaw Dia 15, sexta-feiraCor (verde)Primeira leitura (Sb 13,1-9)Responsório 18 (19)Evangelho (Lc 17,26-37)w Dia 16, sábadoCor (verde)Primeira leitura (Sb 18,14-16;19,6-9)Responsório 104 (105)Evangelho (Lc 18,1-8)

w Dia 17, domingoCor (verde)Primeira leitura (Ml 3,19-20a))Responsório 97 (98)Segunda leitura (2Ts 3,7-12)Evangelho (Lc 21,5-19)w Dia 18, segunda-feiraCor (verde)Primeira leitura (1Mc 1,10-15.41-43.54-57.62-64)

Responsório 118 (119)Evangelho (Lc 18,35-43)w Dia 19, terça-feiraCor (vermelho)Primeira leitura (2Mc 6,18-31)Responsório 14 (15)Evangelho (Jo 15,18-21;16,1-3)w Dia 20, quarta-feiraCor (verde)

Primeira leitura (2Mc 7,1.20-31)Responsório 16 (17)Evangelho (Lc 19,11-28)w Dia 21, quinta-feiraCor (verde)Primeira leitura (Zc 2,14-17)Cânt: (Lc 1,46-47.48-49.50-51.52-53.54-55)Evangelho (Mt 12, 46,50)

15/11 - SEXTA-FEIRA.Santo Eugenio - Bispo e Mártir.

Um escrito do séc. IX, da aba-dia de São Dionísio nos mostra que Eugenio, séc I, era um cida-dão romano e recebeu a mitra

de Toledo (que é uma diocese de tradição desde os tempos apostólicos - 1º bispo provavelmente Tiago, até o atual Dom Antonio Cañizares Llovera). Depois de anos de proveitosa pregação em sua diocese, quis rever o amigo Dionísio, onde o encontrou preso. Tam-bém foi preso e decapitado.

16/11 - SÁBADO.Santa Margarida da Escócia - Rainha e viúva.

Nasceu na Hungria, 1046. Indo à Inglaterra, foi obrigada a refugiar-se na Escócia, onde foi esposa do rei Malcom III. Rainha

de vida austera, interessou-se pela reforma do país: Favoreceu a vida religiosa, a difusão da cultura, a educação popular. Sensível com a pobreza, pen-samentos avançados para sua época. Faleceu em 1093.

17/11 - 33º DOMINGO DO TEMPO COMUM.Santos Victoria e Acisclo- Irmãos Mártires de Córdoba.

Conhecemos a história dramática desses irmãos do século IV através dos escritos de são Eulógio de Córdoba que viveu entre 800 a 859. Pela distância cronológica criaram-se dúvidas sobre a ve-racidade dos fatos, mas a comprovação veio quando se descobriram seus nomes no rito moçárabe, que era a liturgia usada na península ibérica desde o século IV. Victoria foi morta a fl echadas e seu irmão decapi-tado por ordem do imperador Diocleciano.

18/11 - SEGUNDA-FEIRA.Beato João Yoshida Xoum - Leigo Mártir.

Desde os primeiros missionários jesu-ítas no séc. XVI, o Japão deu ao Céu muitos mártires. Aqueles que desafi a-vam o Shogum e outros regimes ao lon-go da história. Quatrocentos anos mais tarde, a frase de Tertuliano: “O san-gue dos mártires é semente de novos cristãos”, parece estrangulada por um número tão baixo de cristão naquele país. Parece que nascem xintoístas, ca-sam-se cristãos e morrem budistas. Po-rém, quando dão frutos, são um nobre exemplo como o de Yoshida, que foi até ao extremo de morrer crucifi cado e queimado em Nagasaki em 1619.

19/11 - TERÇA-FEIRA.Anastácio II - Papa.

Sucessor de Gelásio I, mas que é comemorado dois dias antes. Sua grande obra em tão curto pontifi -cado, 496 a 498, foi o fi m do cis-ma entre Roma e Constantinopla, o

chamado “cisma acaciano”, causado pelo imperador Zenão e o patriarca Acácio que queriam ignorar o con-cílio de Calcedônia. Com diplomacia, mas causando ódio do clero romano, ele aceita as consagrações e os batismos de Acácio. Só vieram a entender no séc. XVI. E descobrir que também tinha convertido o imperador Clóvis durante seu pontifi cado.

20/11 - QUARTA-FEIRA.São Félix de Valois - Confessor.

Nasceu em Paris, 1127. Era prín-cipe da Casa real francesa. Viveu como ermitão numa fl oresta quan-do São João da Mata o convidou

para, juntos, fundarem uma ordem religiosa que se des-tinasse a libertar cristãos prisioneiros dos maometanos. Foi assim que nasceu a Ordem da Santíssima Trindade para a Libertação dos Cativos, “Padres Trinitários”.

21/11 - QUINTA-FEIRA.São Gelásio I - Papa.

Oriundo da África romana, ascendeu à cátedra de Pedro em 492, em um período muito con-turbado, pois a situação era esta: Teodorico, o grande, depois de

reinar sob os godos e ostrogodos, chega a Itália. No oriente Anastácio ascendia e apoia a heresia monofi -sista. Também as heresias arianas e pelagianas espa-lhavam-se pelo império. Seu conhecimento teológico, escriturário e exímio orador foram fundamentais, e também mais uma vez vemos como o Espírito Santo sustenta nossa Igreja.

Benedito Otávio ([email protected])

Santos da semana

LiturgiaBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 20134

Page 5: Voz de Nazare

Lembremos as Filipinas, o Vietnam e toda a região atingida pelo furacão Haiyan. Sede generosos na oração e na ajuda concreta (12 de novembro).

Deus nos ama. Descubramos a beleza de amar e de nos sentirmos amados (11 de novembro).

A nossa vida deve estar centrada no essencial: em Jesus Cristo. Todo o resto é secundário (9 de novembro).

Está a chegar ao fim o Ano da Fé. Senhor, ajudai-nos neste tempo de graça a levar a sério o Evangelho (8 de novembro).

Os santos são pessoas que se deixam possuir totalmente por Deus. Não têm medo de ser ridicularizados, incompreendidos ou marginalizados (7 de

novembro).

É preciso coragem para permanecer fiéis e coerentes ao Evangelho (5 de novembro).

Obrigado a todos os missionários, homens e mulheres que, sem fazer barulho, tanto trabalham pelo Senhor e pelos irmãos (4 de novembro).

A luta contra o mal é dura e longa; é essencial rezar com constância e paciência (2 de novembro).

VaticanoBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013 5

Estamos em peregrinação rumo à plenitude da vida. O Amor de Deus é eterno “Nós estamos em peregrinação

rumo à plenitude da vida e é essa plenitude que ilumina os nossos passos na nossa caminhada da vida quotidiana. O amor de Deus é eterno, a sua fidelidade é eterna”. Esta é, em síntese, a principal mensagem catequética do Angelus pronunciado no domingo, na Praça S. Pedro, pelo Papa Francisco. O Papa apresentou-se à Janela do Palácio Pontifício, na Praça de S. Pedro, repleta de fiéis e peregrinos vindos de todas as partes do mundo. A mensagem do Ângelus é centrada sobre o significado da vida para além da morte, da ressurreição dos mortos. Neste sentido o Papa Francisco começou por recordar que o Evangelho deste domingo apresenta-nos Jesus em discussão com os saduceus que negavam a ressurreição. E é precisamente

sobre este argumento que eles dirigem uma pergunta a Jesus com a mera intenção de ridicularizar a fé na ressurreição dos mortos. E partem precisamente do caso imaginário relativo ao tema do levirato: da mulher que teve sete maridos, todos eles mortos um atrás do outro e perguntam a Jesus a quem pertencerá esta mulher após a sua morte.

Mas logo após ter dado esta resposta, observa o Papa Francisco, Jesus, servindo-se das Sagradas Escrituras passa ao contra-ataque com simplicidade e com uma originalidade que nos deixam cheios de admiração para com o nosso Mestre, o único Mestre. A prova da ressurreição Ele a encontra no episódio da sarça ardente na qual Deus se revela como Deus de Abrãao, de Isaac e de Jacob. O Nome de Deus está

ligado aos nomes dos homens e das mulheres com os quais Ele se relaciona e esta relação é muito mais forte do que a morte. Eis a razão por que Jesus afirma que Deus não é um Deus dos mortos, mas dos vivos porque todos vivem para Ele. “A relação decisiva, a aliança fundamental, é a aliança com Jesus: Ele mesmo é a Aliança, Ele é a Vida e a Ressurreição porque com o seu amor crucificado venceu a morte. Em Jesus Deus nos dá a vida eterna, concede-a a todos nós e todos graças a Ele têm a esperança de uma vida ainda mais verdadeira do que a atual vida. A vida que Deus nos prepara supera a nossa imaginação porque Deus surpreende sempre com o seu amor e com a sua misericórdia”.

Portanto, na vida além da morte, acontecerá tudo ao contrário daqui lo que imaginavam os

saduceus: não é esta nossa vida que servirá de referência à eternidade, mas pelo contrário, é a eternidade a iluminar e dar esperança à vida terrena de cada um de nós. Contemplada unicamente com os olhos humanos, somos levados a considerar que a nossa vida, a vida humana, caminha rumo à morte. Jesus, porém, recorda o Papa, transforma pelo contrário essa visão pessimista da vida e afirma que a nossa peregrinação vital vai da morte à vida. Por conseguinte, “nós, diz o Papa, caminhamos rumo á plenitude da vida e é precisamente essa plenitude da vida que nos ilumina diariamente na nossa vida . Daí a importância de acreditar na esperança da ressurreição que nos é dada graças à fidelidade de Deus: a “fidelidade de Deus é eterna”, disse o Papa Francisco.

Ângelus (Papa Francisco)

Realizou-se na terça-feira, 5, no Vaticano, a conferência de im-prensa sobre a preparação da

assembleia extraordinária do Síno-do dos Bispos que será realizado em outubro de 2014, tendo como tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. Inter-vieram: o Relator Geral desta as-sembleia sinodal, Cardeal Peter Er-do, Arcebispo de Budapeste; Dom Lorenzo Baldisseri, secretário do Sí-nodo dos Bispos, e Dom Bruno For-te, Arcebispo de Chieti, secretário especial para este Sínodo. Foi divul-gado o Documento de Preparação, que inclui um questionário com 38 quesitos que se deseja que possam

favorecer uma ampla consulta das bases, a começar pelos casais e famí-lias e pelas paróquias em geral.

Sobre o conteúdo deste Documento e as novidades que de certo modo ele representa, Dom Bruno Forte comenta: “ressalto dois aspectos do tema: o primeiro diz respeito à atenção prioritária à evangelização, à qual tudo se deve orientar no ser e no agir do povo de Deus. A Igreja não existe para si mesma, mas para a glória de Deus e a salvação dos homens, e é chamada para levar a alegria do Evangelho. Esta alegria deve ser proclamada a todos, começando pela família, célula decisiva da sociedade e da própria Igreja. O segundo aspecto que gostaria

Sínodo extraordinário sobre a família Durantre conferência foi apresentado documento de preparação para as famílias cristãs

de destacar é a dimensão ‘pastoral’ , acentuado na formulação do tema, a perspectiva com a qual o Santo Padre nos convida a olhar o valor e os desafios da vida familiar hoje. Poder-se-ia definir esta dimensão com as palavras que o Beato João XXIII anotava no seu diário no dia 19 de Janeiro de 1962, no clima de preparação próxima do Concílio: ‘Olhar tudo à luz do ministério pastoral, ou seja, almas para salvar e edificar’. Não se trata, enfim, de debater questões doutrinais, aliás já tornadas explícitas pelo Magistério também recente (do Concílio Vaticano II na Constituição Pastoral Gaudium et Spes 47-52, à Exortação Apostólica Familiaris Consortio, de João Paulo II, em 1981), mas sim de compreender como anunciar eficazmente o Evangelho da família no momento em que estamos a viver, marcado por uma evidente crise social e espiritual”.

O convite que daí resulta para toda a Igreja é de nos colocarmos em escuta dos problemas e das expectativas que tantas famílias vivem hoje, mostrando proximidade para com elas e propondo-lhes de forma credível a misericórdia de Deus e a beleza de responder à sua chamada. Em particular, num contexto como o da chamada “modernidade líquida” (Zygmunt Bauman), em que já nenhum valor parece definido e a instituição da família é muitas vezes contestada, se não completamente rejeitada, t o r n a - s e p a r t i c u l a r m e n t e significativo mostrar os caracteres profundamente humanizantes da proposta cristã sobre a família, que nunca é contra ninguém, mas sempre e exclusivamente a favor da dignidade e da beleza da vida de todo o homem, em cada homem, para o bem toda a sociedade.

Como tinham afirmado os Padres do Vaticano II, a família é uma “escola de humanidade mais rica”, na qual “as várias gerações se encontram e se ajudam mutuamente a alcançar uma sabedoria humana mais completa e a compor convenientemente os direitos

da pessoa com as outras exigências da vida social” (Gaudium et Spes 52). Nesta linha, o Documento preparatório da próxima Assembleia Sinodal afirma: “A doutrina da fé sobre o matrimônio deve ser apresentada de modo comunicativo e eficaz, para que ela seja capaz de atingir os corações e transformá-los segundo a vontade de Deus manifestada em Cristo Jesus” (DP II). Atenção, acolhimento e misericórdia constituem o estilo de que o Papa Francisco dá testemunho e que pede que se tenha para com todos, incluindo as famílias dilaceradas e quem vive situações irregulares do ponto de vista moral e canônico. Insiste sobre “a misericórdia divina e a ternura em relação às pessoas feridas, nas periferias geográficas e existenciais”.

Muitos são os desafios específicos e contextuais. Perfilam-se no horizonte problemáticas inéditas até há poucos anos, desde a difusão dos “casais de fato”, que não acedem ao matrimônio e o não tomam em consideração, até às uniões entre pessoas do mesmo sexo, às quais muitas vezes é permitida a adoção de filhos. Numerosas são também as situações contextuais novas, que exigem especial atenção da parte da Igreja: - cultura do não-empenho; - pressupor a instabilidade do vínculo; - reformulação da própria ideia de família; - um difuso pluralismo relativista na concepção do matrimónio; e ainda - propostas legislativas que desvalorizam a permanência e a fidelidade do pacto matrimonial. Estes desafios comportam sérias consequências pastorais. Basta pensar nos muitos jovens, nascidos de matrimônios irregulares, que nunca poderão ver os pais receber os Sacramentos. Compreende-se a urgência dos desafios que se põem à evangelização, na situação atual, difundida por toda a parte da “aldeia global”.

ASSEMBLEIA

Page 6: Voz de Nazare

A estimativa da Cáritas nas Fi-lipinas é de que 9,5 milhões de pessoas foram afetadas

pelo tufão “Haiyan” que devastou o arquipélago na última sexta-feira, 8 de novembro. Mais de 3 milhões de pessoas na região onde o nível de destruição é considerado máximo e as comunidades afetadas não têm acesso à água potável, comida e ele-tricidade. “É uma grande catástrofe, mas nosso plano de emergência já está em marcha”, afirmou, em entre-vista à Rádio Vaticano, o secretário executivo da Cáritas Filipinas, padre Edwin Gariguez. Desde o dia 11, as

equipes da Cáritas Internacional estão presentes na região para ava-liar as necessidades mais urgentes. O governo filipino avalia que água potável, produtos de higiene e lim-peza, alimentos, remédios e abrigos são as prioridades imediatas, assim como a retirada dos escombros e o restabelecimento das comunidades.

A organização lançou uma c a m p a n h a i n t e r n a c i o n a l d e arrecadação de donativos em seu site, e coordena os esforços de ajuda com a colaboração das dioceses próximas com capacidade para fornecer os suprimentos

Igreja no BrasilBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 20136

Cáritas Internacionalpromove campanhaEntidade avalia catástrofe que atingiu 3milhões

Celam discute a luta pela inclusão social e superação do racismo

w TUFÃO Muitas comunidades estão sem água, comida e eletricidade

DIVULGAÇÃO

de emergência. O presidente da Caritas Internacional, Cardeal Oscar Rodr íguez Maradiaga , declarou que “o povo filipino pode contar com o apoio e suporte da Cáritas em todo o mundo”. As 96 Dioceses filipinas estão em alerta. Para o diretor regional da Cáritas

dos Estados Unidos, que estava nas Filipinas no momento da tragédia, “a dor causada por esse novo desastre é devastadora”. Ele explica que a organização está enviando barracas para a cidade de Cebú para que sirvam de abrigo temporário a 8 mil famílias.

“Fé, esperança e caridade” é tema da 1ª Convenção de Professores Católicos, organizada pela Diocese de Nova Iguaçu (RJ), dias 6 e 7 de dezembro, no Seminário Diocesano Paulo VI. O encontro abordará a identidade, as virtudes e a missão do professor católico na educação, com a assessoria de filósofos e teólogos. Durante o encontro serão proferidas três palestras: 1ª) A fé: a força da identidade e da missão

do professor vem de Jesus, 2ª) A esperança: na identidade do professor católico está a marca do Sagrado que o impulsiona a suportar a missão, 3ª) A caridade: na identidade do professor católico o amor ao próximo faz com que ele permaneça em Deus e Deus nele. O curso é destinado a p ro fes so res , com cer t i f i cado de participação. Informações pelo telefone: (21) 9302-3794 e 8877-2609

Diocese de Nova Iguaçu (RJ)promove 1ª Convenção deProfessores Católicos

O presidente e o secretário do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, respectivamente, cardeal Jean-Louis Tauran e padre Miguel Ángel Ayuso Guixot, divulgaram o livro “O diálogo inter-religioso no ensinamento da Igreja Católica”, de autoria do bispo Francesco Gioia, que também esteve presente no evento. O lançamento ocorreu hoje, 12, na Sala de Imprensa da Santa Sé. O livro apresenta, tanto aos fiéis católicos como aos seguidores de outras religiões, o pensamento oficial da Igreja, segundo o espírito da “Nostra Aetate”, documento elaborado durante o Concílio Vaticano II que fala sobre a aproximação da Igreja Católica com

outras religiões, a fim de promover o diálogo e a mútua colaboração.

O volume, que contém mais de duas mil páginas, compreende uma coleção de textos conciliares, encíclicas, exortações apostólicas e discursos proferidos desde o pontificado de João XXIII a Bento XVI. Também há documentos dos setores da Cúria Romana relativos ao diálogo inter-religioso. Ao todo, são 909 documentos dos quais sete são conciliares. Segundo o cardeal Tauran, o livro oferece fácil acesso ao método e aos fundamentos teológicos do diálogo inter-religioso ensinado e praticado no Magistério da Igreja Católica.

Comissão para a Juventudepropõe planejamento daevangelização nas paróquias

O presidente da Comissão Episcopal Pastora l para a Juventude da CNBB, dom Eduardo P inhe i ro da Silva, enviou carta aos padres e responsáveis pela evangelização da juventude no Brasil. No texto, o bispo pede que as paróquias se empenhem na elaboração d e u m p e q u e n o P l a n o Paroquial da Evangelização

da Juventude. Para dom Eduardo, “toda Paróquia, para seu cresc imento e dinamismo pastoral, merece algo elaborado e escrito que sustente suas grandes e importantes opções. Caso contrário, conseguiremos muito pouco, perderemos preciosas oportunidades, alimentaremos apatias e omissões”.

O Departamento de Cultura e Educação do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) realizou entre os dias 4 e 8 de novembro em Bogotá, Colômbia, a reunião do Secretariado de Pastoral Afro Americana e Caribenha. O evento reuniu os Bispos referenciais e os secretários executivos desta pastoral com o objetivo de dar continuidade aos preparativos para o Encontro de Pastoral Afro Americana, que será realizado em 2015, no Haiti.

O coordenador nacional da pastoral Afro, padre Jurandyr Azevedo, representou a CNBB na reunião. Na mensagem final, os participantes recordaram que a luta pela inclusão social e superação do racismo que atinge os afro-americanos faz parte da missão da Igreja. A Pastoral Afro “é uma opção da Igreja na América Latina e no Caribe, assumida pelo magistério e expressa como tal nas diversas conferências gerais, e não uma

expressão emocional, ou popular, nostálgica, nem se trata de um caminho eclesial paralelo e isolado, nem um movimento de protesto, uma espécie de utopia política ou uma expressão de racismo reverso. É um espaço de comunhão eclesial, de inculturação e participação na sociedade e, ao mesmo tempo, um espaço de reconcil iação e solidariedade”, diz o texto.

Após a partilha dos trabalhos desenvolvidos em todo o continente,

os participantes reafirmaram o compromisso de acompanhar os processos de resistência dos povos e comunidades afro no campo e na cidade, bem como o diálogo e colaboração com as organizações que atuam junto aos povos africanos. Também destacaram a necessidade de se buscar os meios necessários para a formação adequada dos leigos e dos vocacionados negros para a vida sacerdotal e religiosa, e o apoio à pastoral das mulheres negras.

Vaticano lança livro sobrediálogo inter-religioso

MISSÃO

Page 7: Voz de Nazare

Igreja no MundoBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013 7

Conferência Episcopal repudia confrontos armados em Moçambique Bispos reúnem-se para protestar contra tensão político-militar em Moçambique

SOCIEDADE

Os Bispos Católicos de Mo-çambique, através da Con-ferência Episcopal, deram a

conhecer, pública e oficialmente, na quinta-feira, 7, o seu pronunciamen-to face à tensão político-militar aliada ao recrudescimento da onda de rap-tos nos principais centros urbanos do país. Dom João Carlos, porta-voz da Conferência Episcopal de Moçambi-que (CEM), afirmou que os últimos acontecimentos ocorridos em Mo-çambique são sinais claros de que o país está em guerra, a avaliar pelos ataques armados entre homens ar-mados da Renamo (maior partido da oposição) e agentes do exército gover-namental, incluindo crescentes casos de raptos na capital do país e em ou-tros centros urbanos.

A Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) exige que se pare imediatamente com todas as

“Pecadores somos todos. Corruptos não”, disse o Pontífice na missa da última terça-feira, 12, na Casa de Santa Marta. Ele denunciou os corruptos partindo da passagem do Evangelho em que Jesus nos pede para perdoarmos sete vezes por dia. Recordou ainda que o próprio Cristo considerava muito mau o comportamento dos que são motivo de escândalo. “Pecado é uma coisa mas o escândalo é outra”. “A diferença é que quem peca e se arrepende,

pede perdão, sente-se débil, sente-se filho de Deus, humilha-se e pede a salvação a Jesus. Mas daquele que escandaliza, o que é que escandaliza? Quem não se arrepende. Continua a pecar, mas faz de conta de ser cristão: é a vida dupla. E a vida dupla de um cristão faz tão mal, tão mal. Mas eu sou benfeitor da Igreja! Meto a mão no bolso e dou à Igreja. Mas com a outra rouba: ao Estado, aos pobres... rouba. É um injusto. Isto é vida dupla”.

“E nós devemos assumir-nos como pecadores, sim, todos, somos todos. Mas corruptos não. O corrupto está fixo num estado de suficiência, não sabe o que é a humildade. Jesus a estes corruptos dizia serem sepulcros esbranquiçados, que parecem belos exteriormente mas dentro estão cheios de ossos, morte e podridão. Cristãos corruptos e padres corruptos...quanto mal fazem à Igreja. Porque não vivem no espírito do Evangelho, mas no espírito da mundanidade”. S. Paulo

- comentou o Papa Francisco - diz claramente na Carta aos cristãos de Roma: “Não vos conformeis com este mundo”, e o próprio texto - continua o Santo Padre - até vai mais longe pois S. Paulo propõe que não entremos nos parâmetros deste mundo, na mundanidade que nos leva à vida dupla: “uma podridão envernizada: esta é a vida dos corruptos. Peçamos hoje a graça ao Espírito Santo que foge a todo engano, peçamos a graça de reconhcermo-nos pecadores”.

Papa denuncia quem é benfeitor da Igreja mas rouba o Estado

formas de hostilidade, confrontos armados e que se reabra o caminho do diálogo, como uma das melhores formas de ultrapassar qualquer diferendo ou conflito.

O Porta-voz da (CEM) e igualmente

Bispo Auxiliar da Diocese de Maputo, Dom João Carlos, apela ao presidente da república, Armando Guebuza, para que faça tudo que estiver ao seu alcance de maneira a parar com os confrontos armados e crie

condições para um diálogo corajoso e concludente.

A C E M a p e l a i g u a l m e n t e à comunidade internacional , particularmente às representações diplomáticas em Moçambique e às empresas envolv idas no d e s e n vo l v i m e n t o d o p a í s , a favorecerem a construção da Paz, sem a qual as conquistas destes últimos anos estariam em perigo. Há referências de que a tensão político-militar em Moçambique se intensificou com o assalto há dias à base da Renamo em Satungira (província central de Sofala) pelas forças Armadas de Defesa de Moçambique. Era naquele quartel que o líder da Renamo Afonso Dlhakama residia juntamente com os seus militares e desde o ataque à sua base militar, Afonso Dlhakama se encontra em local incerto.

w PAÍS Eminências tentam interromper constantes consfrontos vividos

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Os Bispos africanos dizem “não à miséria” numa mensagem conclusiva da reunião de Bujumbura, em Burundi, da Coordenação Justiça e Paz do SCEAM (Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagáscar, com sede em Acra, Gana). O texto enviado à agência SIR e assinado pelo Arcebispo Dom Gabriel Justice Yaw Anokye, Arcebispo de Koumassi (Gana) e vice-presidente do SCEAM, enumeram claramente o que produz a miséria na África e em Madagáscar. Exprimem uma “clara rejeição da exploração dos mais pobres e dos mais fracos, a redução à escravatura, o tráfico das nossas crianças e dos seus órgãos”; denunciam “a insegurança crescente em alguns países e regiões do continente”, recordando “as violências e assédios criminosos na África Central, os conflitos recorrentes na República Democrática do Congo, o fanatismo e o extremismo religioso na Nigéria, Mali, Egipto, Somália , Quénia e Tanzânia”.

Os Bispos dizem “Não” à “exploração injusta dos nossos recursos naturais, e uma indústria mineral que causa conflitos violentos e criminosos”. A sua esperança é que “os Estados africanos tenham a coragem de escrever e votar

leis que protejam os seus respectivos recursos naturais”. E pedem aos Países para percorrerem a estrada da “boa governação, que exclui todas as formas de corrupção e má gestão”. Em seguida os Bispos africanos exprimem preocupação com a gestão das águas do rio Nilo, da qual depende “o bem-estar mínimo das populações e dos Países nas suas costas”. A este propósito os Bispos convidam a “um diálogo paciente e frutuoso”. E se comprometem igualmente, para “uma cultura democrática respeitosa da liberdade de opinião”, e pedem “uma democracia que tenha em conta os direitos dos imigrantes e enfrente sem hipocrisia a questão dos refugiados no respeito da sua dignidade humana fundamental”.

Entre os pedidos: “o respeito pela Constituição de cada país, dando aos cidadãos a possibilidade de uma alternância política”. Quanto aos crimes contra a humanidade, os bispos dizem ser favoráveis “ao direito legal e penal”. Os Bispos africanos, como fizeram há algumas semanas numa mensagem específica sobre a tragédia de 3 de outubro em Lampedusa, exprimem em seguida um pensamento especial para as vítimas do naufrágio e suas

A II Assembleia Anual dos Bispos da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé terminou na quarta-feira, 6, com apelos ao respeito à vida, que é um

dom de Deus. Os prelados da CEAST definiram, por outro lado, a nova Evangelização como o novo tema do próximo triênio pastoral.

Bispos africanos dizem não à miséria e às explorações

w EGITO Texto denuncia violência e assédios em países da África Central

FOTOS: DIVULGAÇÃO

CEAST apela ao respeito pela vida humana

famílias. E se empenham por fim em fortalecer as suas estruturas de Justiça e Paz “para um diálogo eficaz com os

povos africanos, as organizações da sociedade civil, os diversos grupos religiosos e os governos”.

Page 8: Voz de Nazare

ArquidioceseBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 20138

Nossa Senhora da Conceição é celebrada em Mosqueiro

O dia 8 de dezembro é lembrado e marcado pela celebração da Imacula-da Conceição de Nossa Senhora, rai-nha de todos os santos e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, que fi-ca em Mosqueiro, antecipa a festa da padroeira para o dia 22 de novembro com o término em 1° de dezembro. Tema abordado: “Com Maria, iremos fazer discípulos entre todas as na-ções”.

As atividades iniciam-se no dia 22, às 6h da manhã, com a caminhada da alvorada, saindo da comunidade São Francisco terminando na Igreja Matriz, com um café partilhado. Às 18h ocorre a Celebração Penitencial com confissão

individual. No dia 23, às 7h, começa o Ofício da Imaculada Conceição e às 19h acontece a trasladação luminosa, com saída da Igreja Matriz até a Capela de Nossa Senhora das Vitórias e às 21h acontece um jantar em família, no salão paroquial.

No domingo, 24, terá a procissão, que saíra da comunidade Nossa Srª das Vitórias, passará pelo Ramal do DMER, Av. Lalor Mota, Av. Beira-Mar e Pça. do Carananduba. Após a chegada ocorre a Santa Missa, celebrada por Dom Vicente Zico, Arcebispo Emérito de Belém e às 20h30 terá o jantar familiar.

Durante toda a programação irão

acontecer celebrações sempre às 1 9h, com cada grupo pastoral comandando uma noite da festividade. Na quinta-feira, 28, é dia de Adoração Eucarística e Confissão Sacramental, que terá atividades as laudes, rosário, vésperas e Santa Missa, às 19h, presidida por Dom Alberto Taveira, Arcebispo da Arquidiocese de Belém.

Na Santa Missa, do dia 30, celebrada pelo Pe. Francisco acontecerá o Casamento Comunitário, às 19h e o jantar familiar às 20h. No dia do encerramento, 1°, ocorre Santa Missa, às 7h, com caminhada das Crianças e o bingão, no campo do Conceição. E às 19h terá outra celebração.

A Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo junto com a Família Vicentina realizam a Novena de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, entre os dias 18 e 26 de novembro, na Capela de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, localizada na Avenida Senador Lemos, diariamente a partir das 17h.

Em 2013, o tema da novena e da festa é “Feliz aquela que acreditou...” (Lc 1,45), e vem abordar a humildade que Maria teve em aceitar o plano de Deus.

No dia 27 de novembro ocorre a festa de Nossa Senhora das Graças, com a distribuição da medalha milagrosa. Às 17h inicia-se a procissão

em homenagem a Nossa Senhora das Graças.

O corte jo sa i rá da Capela , percorrerá algumas ruas do bairro e retornará para o mesmo local. Às 18h inicia-se a Santa Missa, presidida por Dom Teodoro Mendes, Bispo Auxiliar da Arquidiocese. Ainda neste dia haverá celebrações às 6h30 e às 12h.

Comunidade SantaLuzia celebra sua festividade 2013

A comunidade Santa Luzia, pertencente à Paróquia São Lucas Evangelista, no bairro do Coqueiro, prepara-se para mais uma festividade em honra a sua padroeira. Este ano a programação litúrgica e cultural é baseada no tema: “Que a Juventude caminhe com Santa Luzia, ao encontro do Senhor”. A programação inicia-se no dia 8, com missas todos os dias a partir das 19h e ampla atração cultural durante a noite, com arraial e venda de comidas típicas. No dia 13, dia dedicado à padroeira, acontece o encerramento com a procissão que sairá às 18h da Igreja Matriz em direção à Capela Santa Luzia, que fica localizada no Conjunto Guajará II, n°: 37. Este ano, muitas atrações musicais irão animar a festividade. Todos são convidados a participar desse momento de fé.

Paróquia em Marituba homenageia NossaSenhora de Nazaré

O Círio de Nazaré, que acontece em Belém, no mês de outubro é a maior manifestação de fé do Estado, porém em vários municípios do Pará as homenagens a Virgem Maria continuam ao longo do ano. E no mês de novembro, a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Marituba, realiza a edição 71° do Círio em honra a Senhora de Nazaré.

O tema de 2013 é “Maria de Nazaré, modelo de fé” e o lema é “Servir ao Senhor com alegria” (Sl 91) e iniciou no dia 7 até o próximo domingo, 17. No último sábado, 9, aconteceu o Círio das crianças da catequese, que saiu da Comunidade Nossa Senhora da Paz e às 19h ocorreu a abertura oficial da festividade com celebração.

E no domingo aconteceu o Círio, com saída da Comunidade São José e na chegada houve Santa Missa, com a presença de Dom Alberto Taveira, Arcebispo da Arquidiocese de Belém, e da banda do Colégio Nossa Senhora da Paz. Durante a festividade as celebrações iniciam sempre às 19h. A programação social traz música ao vivo, venda de comidas típicas, desfile de princesas, entre outros.

Novena da Medalha Milagrosa começa no dia 18

Ano da Fé encerra-se no próximo domingo, 24Evento foi proclamado pelo Papa Emérito, Bento XVI

IGREJA

O ano de 2012 foi um marco para a Igre ja Catól ica ,

pois foi quando teve início o Ano da Fé, implantado pelo Papa Emérito Bento XVI e confirmado pelo Pa-pa Francisco. O Ano da fé foi criado com o objetivo de estreitar a relação dos fiéis com Jesus Cristo, um verdadeiro momento de reafirmação da fé católica. Diversos eventos estavam integrados a este momento como a Romaria da Juven-tude, que aconteceu em julho deste ano, no Rio de Janeiro. No dia 24 de no-vembro encerra-se o Ano da Fé com a Santa Missa, Solenidade de Cristo Rei do Universo, presidida pelo Papa Francisco, na Praça São Pedro, às 10h30.

O Ano da Fé termina no dia da Festa de Cristo, Rei do Universo, que acontece no último domingo que antecede o Tempo do Advento e é o dia nacional dos cristãos leigos e leigas, chamados a ser sinais e construtores do Reino de Deus. No domingo o Evangelho de São Lucas (Lc 23, 35-43) retrata a crucificação de Jesus e a descrença dos soldados e dos sacerdotes em relação se Ele era ou não o Salvador do Mundo.

No mês de novembro também

quer que seja um recomeço de esperança para as pessoas marginalizadas da sociedade e para as minorias católicas que são perseguidas no mundo. C o m e s s e s e n t i m e n t o de resgate da fé cristã e reaproximação de Cristo em todas as celebrações deste ano, foi realizada a profissão de fé com o Credo Niceno-Constantinopolitano, rezado em todas as missas.

ANO DA FÉ EM BELÉMA Arquidiocese de Belém

preparou uma programação especial para a conclusão do Ano da Fé. No dia 24, às 17h, acontece a reunião do Fórum dos Movimentos, com a presença do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, na Igreja de Santo Alexandre. Ás 18h inicia-

se a Procissão Eucarística com o Santíssimo Sacramento até a Catedral Metropolitana de Belém. Após a chegada da procissão ocorre a Adoração e às 19h começa a Santa Missa Solene, presidida por Dom Alberto Taveira. Para o Pe. Gonçalo, pároco da Catedral de Belém, o Ano da Fé não se encerra: “o Ano da Fé é um recomeço de uma revitalização da fé no coração do povo de Deus. Que ele seja um momento de intensificar a nossa fé em Cristo Jesus”.

ocorre o término do Ano Litúrgico, que consiste no calendário religioso marcado pelos mistérios da vida de Cristo desde a encarnação até o regresso glorioso. O Ano Litúrgico encerra -se antes do Primeiro Domingo do Advento e começa no domingo do Advento. O Ano da Fé foi proclamado pelo Pontífice no dia 11 de outubro de 2012 por meio do documento “Porta fidei” e tem a Virgem Maria como modelo de fé pessoal e eclesial. Este ano está chegando ao fim, porém a Igreja

O Pe. Jaime Barbosa Sidônio completou idade nova na última quarta-feira, 13 de novembro. O padre é Chanceler e Moderador da Cúria Metropolitana de Belém. Nasceu no dia 13 de novembro de 1947, sendo ordenado padre no dia 26 de junho de 1975.

Aniversário do Chanceler da Cúria Metropolitana

ARQUIVO/IVAN CARDOSO

Page 9: Voz de Nazare

A presidente Dilma Rousseff assinou no dia 7 de novembro o decreto que permite a migração das emissoras de rádio AM para a faixa de FM. A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília. Estavam presentes na solenidade ministros de Estado, parlamentares, radiodifusores e

representantes de entidades do setor. A estimativa da Abert é que 90% das 1784 emissoras AM passarão a operar na faixa de FM. Nesta frequência, as rádios ganharão qualidade de áudio e de conteúdo, competitividade e alcance por meio de telefones celulares.

Nazaré RepórterBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013 9

J Migração das rádio AM

Os jovens integrantes da Legião de Maria se reúnem neste fim de semana no III Retiro Espiritual da Juventude Legionária, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Eneida de Moraes. Com o tema “Junto à Virgem Maria, permaneça com Fé e Coragem na barca do Senhor”, o encontro abordará diversas temáticas

de reflexão que envolvem a realidade da juventude cristã. Nossa Senhora, filho pródigo, Sacramentos e namoro santo serão alguns dos temas tratados, além da história de Frank Duff, fundador da Legião de Maria. Adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa marcam a programação.

J Juventude legionária participa de retiro

Os municípios de Santa Inês, Urbano Santo, Jenipapo do Vieira e Bom Lugar firmaram termos de adesão com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para operar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O novo formato do programa, que substitui os convênios pela adesão, permite aos estados e municípios executar as ações de forma mais simples e com a indicação de metas a serem cumpridas por meio de um plano operacional. No

Maranhão, o governo do estado e 74 cidades já aderiram ao novo modelo. O próximo passo para os municípios que aderiram ao novo formato do PAA é elaborar um plano operacional com propostas de participação no programa. O documento deve apresentar metas de beneficiários fornecedores e das entidades a serem atendidas - unidades da rede socioassistencial, entidades de segurança alimentar e nutricional, instituições públicas ou filantrópicas de ensino, entre outras.

J Programa Aquisição de Alimentos

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

A OSIB (Organização dos Seminários e Institutos do Brasil) do Regional Norte II, da CNBB, elegeu na última segunda-feira, 11, sua nova presidência para o biênio 2014-2015. Foram eleitos como presidente, Pe. Adriano Santos, CM (Seminário São Vicente de Paulo - Lazaristas); vice-presidente, Pe. Vladian Alves (reitor do Seminário São Pio X); secretário Pe. Tadeu Pimentel (reitor do Seminário de Ponta de Pedras) e ecônomo Pe. Lindomar Pinheiro (reitor do Seminário Dom Tadeu Prost). A OSIB é composta por 19 padres que trabalham nos Seminários e Institutos religiosos do Regional Norte II da CNBB.

J Concurso de Arte e Patrimônio

No último dia 7 foi lançado em Belém o edital do Concurso Prêmio Arte e Patrimônio. Integrantes da equipe do edital e artistas premiados em outras edições da proposta falaram sobre os pontos do edital e a ideia da relação entre arte e patrimônio, na sacada da Casa das Onze Janelas. Serão selecionados 40 projetos inéditos nos eixos: patrimônio cultural como arte, patrimônio cultural como tradição, patrimônio cultural como civilização e patrimônio cultural como cosmologia. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 25 deste mês. A iniciativa é do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Centro Cultural Paço Imperial e do Ministério da Cultura. Para mais informações: www.artepatrimonio.org.br.

A Comunidade Mar a Dentro convida todos para participarem do encontro “Cerco de Jeicó”. Serão sete dias e sete noites de muita Adoração Eucarística. Basta escolher o seu horário e participar. A Comunidade fica localizada na rua Alcindo Cacela, n° 708, em São Brás.

J Convite

No dia 14 de novembro uma das personalidades mais antigas em exercício na Diretoria do Círio de Nazaré e atual diretor de captação de recursos da Fundação Nazaré de Comunicação, Arnaldo Pinheiro, completa 70 anos. São mais de 30 anos dedicados à Igreja Católica de Belém. “Acredito que estou durante todo esse tempo porque Nossa Senhora ainda me quer ao seu lado para o apoio que for preciso. Há onze anos deixei meu próprio negócio e hoje dedico-me inteiramente à Igreja, seja na Diretoria do

J Comemoração Especial

Com a alta verificada no mês de outubro, o preço da alimentação básica dos paraenses apresenta um reajuste acumulado em 2013 (jan-out) de quase 8,00%. Este percentual é praticamente o dobro da inflação estimada para o mesmo período. Os maiores reajustes no mês ocorreram no preço da manteiga, do pão e da carne bovina. A tendência para os dois últimos meses do ano é de alta na alimentação básica. Os estudos foram feitos pelo Dieese/Pa.

Foram divulgados dados de que a Região Norte precisa investir R$ 750 milhões para a coleta e dar a devida destinação à totalidade de resíduos sólidos, considerando como modalidade de destinação a disposição em aterros sanitários. Com base na experiência de outros países, a ABRELPE estima que são necessários de 15 a 20 anos para se reduzir a geração de resíduos, primeiro passo previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

J Alimentação mais caraJ Resíduos sólidos

J Nova presidência

Pesquisas feitas pelo Dieese/Pa e Secon/PMB, realizadas no mês de outubro, mostram que a maioria do pescado comercializado em mercados municipais da capital paraense apresentaram quedas de preços. No mês passado, as quedas mais significativas ocorreram nos preços dos seguintes tipos de pescados: tucunaré, com queda de 28,13%, seguido do surubim, com queda de 21,84%; da sardinha, com queda de 13,65%; da piranha, com queda de 11,11%; da arraia, com queda de 7,81%; da dourada, com queda de 7,80%; do aracu, com queda de 7,52% e da pirapema, com queda de 6,63%. Também em outubro, algumas espécies de pescado apresentaram altas de preços com destaque para o camurim, com crescimento de 34,15%, seguido do mapará (7,83%).

Segundo o Dieese/PA, em outubro/2012, o litro do leite foi comercializado em média nos supermercados da grande Belém a R$ 2,52 e fechou o ano bem mais caro, sendo comercializado em média a R$ 2,62. Em janeiro deste ano houve uma nova alta e foi comercializado em média a R$ 2,66. A situação para o mês de novembro não é muito animadora. As pesquisas realizadas nos supermercados da grande Belém não apresentam queda no preço do produto.

J Preço do Leite sobe em Belém

A pneumonia é a quarta causa de morte registrada por ano, especialmente entre aqueles com mais de 65 anos. Um importante avanço para a prevenção da infecção nesta faixa etária foi a recente aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), para a vacina pneumocócica conjugada 13-valente em adultos acima de 50 anos. A vacina oferece maior imunidade para as infecções causadas pelo pneumococo, bactéria responsável por doenças como pneumonia pneumocócica, meningite e otite. A recomendação anterior era apenas para crianças de até seis anos. O Dia Mundial da Pneumonia foi comemorado no dia 12 de novembro, e desde 2009 tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, que responde por 18% dos óbitos infantis, além de ser o primeiro agente de morte entre crianças menores de cinco anos.

J Vacina contra a Pneumonia

Círio ou na Fundação Nazaré de Comunicação”. A FNC parabeniza-o por mais um ano de vida e agradece a sua contribuição em favor da Igreja de Belém!

J Preço do Pescado

LUIZ ESTUMANO

Page 10: Voz de Nazare

SEXTA - FEIRA

04h00 - ABERTURA DA EMISSORA04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial Pe. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Musical Mensagem08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h30 - Informe Noticias09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor 12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Estação Segurança14h30 - Informe Noticias15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticias15h55 - Plantão R C R16h00 - Freqüência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Liturgia das horas - Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - Voz do Pastor 18h15 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Saudade em Versos e Canções22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida 23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SÁBADO

04h00 - ABERTURA DA EMISSORA04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial Pe. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - Voz do Pastor06h30 - Questão de Fé07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Conhecendo Jesus10h00 - Maria de Todos os Povos11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Caminho Aberto15h00 - Criança Evangelizando Criança

16h00 - Evangelizando Através do Dizimo17h00 - Musical Nazaré17h45 - Oração das Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h30 - Musical Mariano18h30 - Preparando a Festa19h00 - Musical Nazaré22h00 - A voz do Pastor22h15 - Domínio jovem23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat DOMINGO

04h00 - ABERTURA DA EMISSORA04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial Pe. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor06h30 - Preparando a Festa07h00 - SANTA MISSA08h00 - Vem e Segue-me10h00 - Domingo Alegre11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - A Vida e o Tempo 16h00 - As Mais Tocadas17h00 - Raiz do Céu18h00 - Voz do Pastor18h15 - Liturgia das Horas - Vésperas18h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos19h00 - Clássico Nazaré20h00 - Circuito M P B22h00 - A voz do Pastor22h15 - Especial PE. Zezinho23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEGUNDA - FEIRA 04h00 - ABERTURA DA EMISSORA04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial Pe. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Musical Mensagem08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h30 - Informe Notícia09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h50 - Momento de Oração

04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial Pe. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Musical Mensagem08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso 12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Direito e cidadania16h30 - Informe Notícia17h25 - Informe Notícia17h30 - Liturgia das Horas - Vésperas17h45 - Voz do Pastor 18h00 - Novena Nossa Senhora Perpétuo Socorro18h30 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Família em Ação22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUARTA - FEIRA

04h00 - ABERTURA DA EMISSORA04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial Pe. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Musical Mensagem08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia

14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticia15h55 - Plantão RCR16h00 - Educação e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Liturgia das horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical21h00 - Orando com Você - Com. Mar adentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUINTA - FEIRA

04h00 - ABERTURA DA EMISSORA04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial Pe. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - A Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Musical Mensagem08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Entre nós14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da misericórdia15h15 - Musical Nazaré15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Freqüência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Oração das Vésperas18h00 - A Voz do Pastor 18h15 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Nazaré21h00 - Orando com Você - Com. Shalon.22h00 - A voz do Pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

Assista na TV Nazaré - Canal 30

- Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h20 - Cardápio Instrumental 14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Saúde e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h50- Oração do Ângelus17h45 - Liturgia das horas- Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Crescendo na Fé21h00 - Orando com Você - Com. Maíra22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

TERÇA - FEIRA

04h00 - ABERTURA DA EMISSORA

05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Gozoso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 Diálogo Aberto16h00 De Palavras16h30 Fazendo Esperança17h00 Caminhando Na Fé17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Gozoso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Fazendo Esperança20h30 Terra Santa News20h50 Eu Creio21h00 Janela Aberta22h00 Nazaré Notícias22h45 Sinais do Sagrado22h55 Palavra de Vida Eterna23h00 Caminhando Na Fé23h20 Mãe Maria

SEXTA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Evangeliza Show03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Diálogo Aberto05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Doloroso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas10h55 Palavra de Vida Eterna11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 De Coração15h30 De Mãos Dadas16h10 Desenho16h30 Fazendo Esperança17h00 Caminhando Na Fé17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Doloroso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Clip Show21h00 A Palavra de Deus é Luz21h05 Mãe Maria21h15 Terra Santa News21h40 Palavra de Vida Eterna21h45 Nazaré Notícias22h30 Espaço Cultural

SÁBADO

00h00 Música Mensagem02h00 De Coração02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Clip Show04h00 Espaço Cultural05h00 Evangeliza Show05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Gozoso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Notícias Pastorais07h45 Eu Creio07h50 Maria de Todos os Povos08h00 Missa no Rio de Janeiro-RJ09h00 Viola Brasil09h30 Conversa com Meu Povo10h00 Diálogo Aberto11h00 Pesca Amazônia12h00 Notícias Pastorais

12h45 Eu Creio12h50 Maria de Todos os Povos13h00 Viagem pela Amazônia13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Santa Missa e Adoração em São Paulo-SP15h45 Pensando Bem16h45 Notícias Pastorais17h30 Terço Gozoso18h00 Especial Musical18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Encantos da Amazônia20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Música Mensagem22h30 Conversa com Meu Povo23h00 Palavra de Vida Eterna23h05 Espaço Cultural23h59 Encerramento da Programação da TV

DOMINGO

00h00 Música Mensagem02h00 Vida Consagrada03h00 Clip Show04h00 Igreja que Sofre04h30 Música Arte e Vida05h30 Igreja no Brasil05h45 Maria de Todos os Povos05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Glorioso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa Dominical08h00 Notícias Pastorais08h45 Eu Creio08h50 Maria de Todos os Povos09h00 Desenho09h30 Viagem pela Amazônia10h00 Diálogo Aberto11h00 Pesca Amazônia12h00 Notícias Pastorais12h45 Eu Creio12h50 Maria de Todos os Povos13h00 Igreja que Sofre13h30 Igreja no Brasil13h40 Encantos da Amazônia14h40 Ângelus14h55 Palavra de Vida Eterna15h00 Vida Consagrada16h00 Palavra de Vida Eterna16h05 Dedo de Prosa17h00 Missa Santuário Nacional de Aparecida18h00 Desenho18h30 Terço Glorioso18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Instrumetal Sesc Brasil20h00 Janela Aberta21h00 Espaço Cultural22h30 Palavra de Vida Eterna22h35 Questão de Fé23h35 Terço Glorioso23h58 Encerramento da Programação da TV

SEGUNDA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Encantos da Amazônia04h00 Clip Show05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna

23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

TERÇA-FEIRA

00h00 Palavra de Vida Eterna00h05 Mulher.com02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Janela Aberta03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Diálogo Aberto05h00 Conversa com Meu Povo05h30 Sobre Todas as Coisas05h45 Palavra de Vida Eterna05h50 Eu Creio05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Doloroso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Sobre Todas as Coisas12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Igreja que Sofre13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Desenho15h00 Novena do Perpétuo Socorro15h40 Sobre Todas as Coisas16h00 De Palavras16h30 Conversa com Meu Povo17h00 Desenho17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Doloroso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Sobre Todas as Coisas20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Igreja que Sofre21h00 Questão de Fé22h00 Nazaré Notícias22h45 Sinais do Sagrado23h00 Conversa com Meu Povo23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

QUARTA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Novena do Perpétuo Socorro03h40 Mãe Maria03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Questão de Fé05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Glorioso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com

10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 Pensando Bem16h00 De Palavras16h30 Fazendo Esperança17h00 Caminhando Na Fé17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Glorioso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Encantos da Amazônia21h00 Vida Consagrada22h00 Nazaré Notícias22h45 Caminhando Na Fé23h00 De Coração23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

QUINTA-FEIRA

00h00 Palavra de Vida Eterna00h05 Mulher.com02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Pensando Bem03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Encantos da Amazônia05h00 Conversa com Meu Povo05h30 Sobre Todas as Coisas05h45 Palavra de Vida Eterna05h50 Eu Creio05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Luminoso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Sobre Todas as Coisas12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Igreja que Sofre13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Desenho15h00 Diálogo Aberto16h00 De Palavras16h30 Conversa com Meu Povo17h00 Desenho17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Luminoso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Sobre Todas as Coisas20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Terra Santa News20h55 Palavra de Vida Eterna21h00 Evangeliza Show22h00 Nazaré Notícias22h45 Sobre Todas as Coisas23h00 Conversa com Meu Povo23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

O programa NOTÍCIAS PASTORAIS informa tudo o que acontece na Arquidiocese de Belém e na Igreja do mundo todo. Mostra as ações das pastorais, ministérios, movimentos e grupos da Igreja Católica na apresentação de LARISSA CRISTINA, com exibição no sábado, às 7h, 12 e 19h, e no domingo, às 8h e às 12h.

LUIZ ESTUMANO

O p ro g ra m a A V O Z DO PASTOR ap re sen ta o Evangelho do dia com reflexão anunciada por DOM ALBERTO , Arcebispo de Belém, relacionando a Palavra de Deus com a vida em missão de diversas comunidades. Vai ao ar diariamente nos horários de 6h, 12h, 18h e 22h. O ouvinte também fica informado das ações realizadas pela Arquidiocese de Belém.

LUIZ ESTUMANO

Escute na Rádio Nazaré FM 91.3 Ligue: (91) 4006-9251Escute na Rádio Nazaré FM 91.3

Escute na Rádio Nazaré FM 91.3Escute na Rádio Nazaré FM 91.3

Fundação NazaréBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 201310

Page 11: Voz de Nazare

Ajude a manter a Fundação Nazaré de Comunicação. Ligue para 4006-9200 e seja sócio da Família Nazaré.

15/11Ângela Maria Silva GuimarãesBenildes Ribeiro GodinhoFrancisco Davi De Queiroz MacielGeorgina Bezerra De BarrosGetúlio Martins De Araujo E SilvaInoya Do Carmo Nascimento CortesJose Ribamar Da Silva MeloKarla Tereza Silva RibeiroMaria Lenil Ferreira DiasOdila Pereira AndradeRute Das Neves Pinheiro Da CostaSonia Maria Da Costa OliveiraWalber Milhomem De Souza16/11Alfredo Braga PastanaCristian Da Costa AweIvaneide CelestinoJorge Luis Dos Santos CardosoJoseane De Jesus Rodrigues BorgesJosé Luiz Da Silva Figueiredo

como ser humano, seja como artista e intelectual.

Dito o que, sem mais, às suas afirmações e a meu modesto parecer.

Pela ordem:1ª afirmação: “o povo ficou lá

embaixo, enquanto Moisés subia o

Monte Sinai para falar sozinho com Jeová.”

Meu parecer: Jeová é a pronuncia errada de Yhwh (Javé), surgida por volta de 100 d.C. e baseada no texto bíblico dos massoretas, escribas judeus que, de meados do século

Pe. Cláudio Barradas ([email protected])

Cidadela

Depois de uma ausência, pa-ra mim sofrida, de nem sei quantas semanas - que, ver-

dade verdadeira, me pareceram sé-culos - das páginas deste querido semanário, quer como articulista, quer como revisor, em obediência, a bem dizer forçada, à determinação médica de repouso total e absoluto por, no mínimo, um mês inteirinho, eis-me, até que enfim, de volta, ao que tudo indica recuperado, no-vinho em folha, mil e mil graças a Deus, pronto para outra.

À mesa de trabalho, encontro à minha espera o pedido anônimo de um parecer, se possível neste espaço, para proveito de mais pessoas, sobre algumas afirmações, no entender de quem mo fez equivocadas, de autoria de um de nossos mais expressivos escritores, veiculadas, há poucas semanas, por sua badalada página dominical, num dos jornais da cidade.

Como as tais afirmações se referem, todas, a assunto religioso, e como esta coluna veio à luz com a finalidade de, sempre que preciso, sair em defesa de quanto diz respeito a coisas, pessoas e fatos de nossa Igreja, daí chamar-se cidadela, não posso, nem devo, deixar de atender a esse pedido, muito embora tenha o autor em questão como um grande amigo-irmão e o admire por demais, seja

José Maria De AvellarLiliane Glaysse Paiva MonteiroLívio William Moraes Da CostaLourival Holanda BezerraLucila Da Silva OliveiraMarilva Lobo BentesRosilda Pereira Da Silva17/11Antônio Carlos MirandaArly Alves PinheiroDeise Daiane MotaJosé Maria Souza Da SilvaMaria Auxiliadora Da Silva SouzaMaria Da Glória Miranda Sá SilvaMaria De Fátima Cunha Da SilvaMaria Silvana Lorenço Da SilvaMaria Vitoria Souza ParacampoRoberta Lima Alexandre AweRoberto Moraes De AlbuquerqueRosália Souza SantosSeveriana De Fátima De Araujo MonteiroVera Lucia Bulhão Do NascimentoWaldemir Andrade18/11Jorge Luiz Barros Dos SantosMaria De Nazaré Costa De AmorimMaria Do Carmo Lopes De LimaMaria Do Perpetuo Socorro Dos Santos SilvaMaria Do Rosário Da CostaMarilene De Aguiar QueirozMichele De Ponte E Souza CarvalhoNaira Conceição De SouzaPaula Fabiana Dos Reis MoraisSônia Maria Silva Bógea

PanoramaBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013 11

Parabéns para você!

“Minha conversão começou aos 20 anos. Desde os 12 eu sofria bullying na escola por ser diferente dos meninos da minha idade e depois de uns anos vivendo desse jeito resolvi ser igual a eles e comecei a faltar aula e beber, tudo escondido dos meus pais. Há uns seis anos meus pais fizeram o Encontro de Casais e me incentivaram a mudar. Meu pai pediu que eu fosse para um retiro de jovens e eu fui. No retiro, uma força me levou para dar um testemunho mesmo sem saber o que dizer. Já se passaram três anos e hoje sou um deles. Pertenço ao grupo jovem JESB (Jovens Evangelizadores de São Brás).

ORLANDO COSTA NETO, 23 anos, universitário

Testemunho de Fé Envie seu TESTEMUNHO para: [email protected]ÇÃO

Agradeço a Deus e a Nossa Senhora pelo dom da vida por mais um ano de bênçãos que completo. Agradeço também pela minha família e por tudo que até hoje eu tenho conseguido pela graça do Senhor.

GEORGINA BEZERRA DE BARROS, 66 anos

20/11 - Pe. Adalberto de Espírito Santo Brandão

w Aniversário de ordenação dos padres e diáconos diocesanos

18/11 - Pe. Glebson Joan Nunes Rodeigues21/11 - Pe. Orlaneidson Antônio Lima de Araújo

w Aniversário natalício de padres e diáconos diocesanos

Tônia Suely Pereira Costa VazWyller De Oliveira Barbosa19/11Benedita Lobato TeixeiraCarmem Neide Pinheiro Da SilvaEunice Ruth Barbosa De Sousa SáFrancisco Das Chagas AlvesJacyra Ribeiro MoreiraMaria Celina Maciel NevesManoel Da Silva VasconcelosMaria De Fátima Bandeira TeixeiraMaria Lima FreitasMaria Oeiras De CarvalhoRoberto Sérgio Paraense Gomes20/11Elayne Maria RibeiroIsaura De Santana CardosoLucimar De Sousa SilvaMaria Cristina Costa Rocha

Maria Raimunda Pantoja BarretoOtávio MacielPaulo Edson Ribeiro De BarrosRaimundo Souza GonçalvesRex Maria Ribeiro VieiraStela Carneiro De Oliveira21/11Francisca Das Chagas JamacarúRaimunda Correa Do CoutoOrimar De Pádua FerreiraIzabel Carvalho De CarvalhoLinda Maria Palmeira ImbiribaAlzira Ferreira Da ConceiçãoSandra Tereza Dos Santos NagatRosângela Patelo Da SilvaVitoria Rocha FerroJosé De Arimatéia Silva De AguiarMaria Do Carmo Ribeiro CaldasTânia Lazera Limer Paes

VIII até quase o ano 1000, realizaram um sério trabalho critico sobre o Antigo Testamento, anotando

cuidadosamente o texto com suas variantes, acentos, colocação de pontos para expressar as vogais, uma vez que o hebreu escrito original não as tinha.

Engano dos massoretas, no caso: em vez dos pontos correspondentes a Yahvé, puseram os de Adonay (Senhor). Só que, ao invés de escreverem, debaixo da consoante Y, o A breve de Adonay, escreveram um E breve e assim deu Yehovah ou Yehowah. Ressalte-se que os judeus jamais o pronunciaram assim.

2ª afirmação, com meu parecer:

No ep i sód io da sa rça ardente, encontrável no livro do Êxodo 3, 1-4, 17, em nenhuma das oito bíblias que tenho consta que, então, como está na tal página, Deus

tenha prescrito ao povo o que não fazer. Muito menos, acrescento eu, o que fazer. Lá, precisamente em Ex. 3, 15-17, consta, apenas, que Deus ordenou a Moisés que lhes dissesse, textualmente: “o Senhor Deus de vossos pais, de Abraão, de Isaac e de Jacó, me apareceu e me disse: ‘Eu vos tenho presentes e vejo como os egípcios vos tratam. Decidi tirar-vos da opressão egípcia e fazer-vos subir ao país dos cananeus, hiteus, amorreus, fereseus, heveus e jebuseus, para uma terra que mana leite e mel’.” Como se pode ver, ordem nenhuma.

As demais afirmações, pois que ainda as há, e meu parecer sobre elas, como, por hoje, meu espaço acabou, ficam para a próxima edição.

De voltaDIVULGAÇÃO

Page 12: Voz de Nazare

w ESTREIA Filme conta a história de um padre preso em um campo de concentração

SANTA PACIÊNCIA - ANDRÉ ABREU

Q U A D R I N H O S

Na LocadoraPedro Veriano ([email protected])

Cinema & DVD

“O Nono Dia”(Der Neunte Tag/Alemanha,2008) focaliza um padre ca-

tólico de Luxemburgo, Henri Kremer (Ulrich Matthes), preso no campo de concentração de Dachau, o pri-meiro dos usados pelos nazistas no correr da imposição do regime (2ª.Guerra Mundial). Em determinado momento ele recebe, com indisfar-çável espanto, a notícia de que a autoridade local, em especial o te-nente ex-seminarista Gebhardt (Au-gust Diel), estava lhe dando nove dias de licença para ir à sua casa, primeiramente por conta da recen-te morte de sua mãe. Na verdade, o militar queria que ele servisse de veiculo à ideia de ganhar da Igreja a cumplicidade na política de Hi-tler, acabando com o que se diz “o silêncio”do Papa Pio XII.

Foram muitos padres presos em Dachau. Eles ocupavam um espaço especial, mas sofriam repressões que iam da comida extremamente racionada à própria bebida, com um limite de água para cada preso.

Kremer não se dobrou aos homens de Hitler. Disse que a sua fé estava acima das circunstâncias e via em Pio XII uma inteligência a serviço da religião a ponto de conseguir driblar certas maldades

Ta l ( A g h a t e Moni tzer) , uma jovem francesa que mora em Israel, l a n ç a n o m a r uma mensagem de paz com os palestinos dentro de uma garrafa. O objeto vai bater numa praia e o jovem palestino Naim (Mahmud Shalaby) a encontra e responde por e-mail (tinha o endereço no rodapé da mensagem). Começa uma correspondência dos adolescentes que a política separa de forma cruel. Um crítico chamou o filme de “Romeu e Julieta no Oriente Médio”. Não é bem assim. O casal que se forma a

partir de um texto pela paz luta para ao menos se encontrar no mundo caótico que separa duas facções político-religiosas. Poucos f i lmes adentram no

delicado tema da busca pela paz no mundo moderno como este dirigido pelo francês Thierre Binisti (um

professor em colégio da sua terra natal). Os jovens atores e as locações (locais onde se passa a história) dão o toque de realismo que evoca o sentimento de tolerância, de compreensão, afinal, o que se deve esperar crente nas bênçãos divinas. Um bom filme que não chegou aos nossos cinemas.

P A L A V R A S C R U Z A D A SNASSRALLA

Nove Dias

dos nazistas.O f i l m e ,

dirigido por Volker Schlondorff (de “O Tambor”), é muito b e m r e a l i z a d o e sabe dosar a ficção que entra no argumento para melhor ilustrar o drama real.

“O Nono Dia” deve en t ra r em cartaz no cinema O l y m p i a n o s p r ó x i m o s d i a s (possivelmente já nes ta 6aFe i ra ) . É um programa do Inst i tuto Goethe com vários prêmios e menções internacionais, sendo recomendado pelo grupo que escreve “Decent Films, Faith on Films”.

De recomendável nos cinemas comerciais pode ser “Capitão Phillips”, que no momento em que escrevo ainda não vi. O ator Tom Hanks pode ganhar o Oscar do próximo ano no papel do comandante de cargueiro norte-

americano abordado por piratas somálios em 2009. Interessante é que só Hanks é o ator profissional no filme. Todos os demais são amadores. E o fato focalizado é real, com o filme deixando ver a imagem do verdadeiro comandante.

O mais é programa para a garotada, do desenho “Bons de Bico” no qual os perus tentam descobrir a causa de sua espécie servir como prato predileto da ceia natalina. E ainda “Thor”, fantasia baseada em quadrinhos da editora Marvel, com apoio muito distante na mitologia grega.

Uma Garrafa no Mar de Gaza

A obra é do teólogo Bruno Forte, que explica de maneira rápida e essencial o que são os Sacramentos com o objetivo de facilitar o acesso a esse tipo de conhecimento para o público. O livro mostra como cada Sacramento reaviva e enriquece a relação com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo e contém orações que acompanham rápidas reflexões. Essa leitura é um verdadeiro convite para abrir o coração para o Deus vivo.

É uma produção que tem a difícil tarefa de mostrar a vida de Maria de Nazaré, a mãe de Jesus, por meio de um roteiro que tem como ponto de partida a vida de três figuras femininas: Herodiades, a mulher fechada em seu mundo egoísta; Maria Madalena, pecadora que se tornou discípula de Jesus; e Maria de Nazaré, figura central. Durante todo o filme é possível perceber a riqueza de uma vida que foi o “Eis-me” a Deus.

n MARIA, MÃE DE JESUS (PAULINAS, 200MIN., R$ 37,90)

n BREVE INTRODUÇÃO AOS SACRAMENTOS (PAULINAS, 128 PÁGS, R$ 11,70)

mulher fechada em seu mundo egoísta; Maria

mulher fechada em seu mundo egoísta; Maria mulher fechada em seu mundo egoísta; Maria

O livro “Jovens Sarados”, do padre Leo, é uma boa leitura que ajuda não só os jovens, mas todos a vivenciar a cada dia os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste livro Pe. Leo convoca toda a juventude para uma nova postura de vida, uma conversão diária e um encontro pessoal com Jesus Cristo. Mostra, ainda, que é possível ser alegre e aproveitar as coisas boas da vida, sendo inteiramente de Deus.

VITOR HUGO DOS SANTOS LOURINHO, 20 anos, universitário

eu indico

DIV

ULG

ÃO

LIVROS E CD'S

O filme é muito bem realizado e sabe dosar a ficção que entra no argumento para melhor ilustrar o drama real

EntretenimentoBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 201312

BOA DICA

de uma garrafa.

de uma garrafa. de uma garrafa.

O objeto vai bater numa praia e

O objeto vai bater numa praia e O objeto vai bater numa praia e

o jovem palestino Naim (Mahmud

o jovem palestino Naim (Mahmud o jovem palestino Naim (Mahmud

Shalaby) a encontra e responde por

Shalaby) a encontra e responde por Shalaby) a encontra e responde por

e-mail (tinha o endereço no rodapé

e-mail (tinha o endereço no rodapé e-mail (tinha o endereço no rodapé

da mensagem). Começa uma

da mensagem). Começa uma da mensagem). Começa uma

correspondência dos adolescentes

correspondência dos adolescentes correspondência dos adolescentes

que a política separa de forma cruel.

que a política separa de forma cruel. que a política separa de forma cruel.

Um crítico chamou o filme de “Romeu

Um crítico chamou o filme de “Romeu Um crítico chamou o filme de “Romeu

e Julieta no Oriente Médio”. Não é

e Julieta no Oriente Médio”. Não é e Julieta no Oriente Médio”. Não é

bem assim. O casal que se forma a

bem assim. O casal que se forma a bem assim. O casal que se forma a

partir de um texto pela paz luta

partir de um texto pela paz luta partir de um texto pela paz luta

para ao menos se encontrar no

para ao menos se encontrar no para ao menos se encontrar no

mundo caótico que separa duas

mundo caótico que separa duas mundo caótico que separa duas

facções político-religiosas.

facções político-religiosas. facções político-religiosas.

Poucos f i lmes adentram no

Poucos f i lmes adentram no Poucos f i lmes adentram no

delicado tema da busca pela paz no

delicado tema da busca pela paz no delicado tema da busca pela paz no

mundo moderno como este dirigido

mundo moderno como este dirigido mundo moderno como este dirigido

pelo francês Thierre Binisti (um

pelo francês Thierre Binisti (um pelo francês Thierre Binisti (um

do Inst i tuto Goethe

do Insti tuto Goethe do Inst i tuto Goethe

com vários prêmios e

com vários prêmios e com vários prêmios e

menções internacionais,

menções internacionais, menções internacionais,

sendo recomendado

sendo recomendado sendo recomendado

pelo grupo que escreve

pelo grupo que escreve pelo grupo que escreve

“Decent Films, Faith on

“Decent Films, Faith on “Decent Films, Faith on

De recomendável nos

De recomendável nos De recomendável nos

cinemas comerciais pode

cinemas comerciais pode cinemas comerciais pode

ser “Capitão Phillips”,

ser “Capitão Phillips”, ser “Capitão Phillips”,

que no momento em que

que no momento em que que no momento em que

escrevo ainda não vi. O ator

escrevo ainda não vi. O ator escrevo ainda não vi. O ator

Tom Hanks pode ganhar o

Tom Hanks pode ganhar o Tom Hanks pode ganhar o

Oscar do próximo ano no papel

Oscar do próximo ano no papel Oscar do próximo ano no papel

do comandante de cargueiro norte-

do comandante de cargueiro norte-do comandante de cargueiro norte-

garotada, do desenho “Bons de

garotada, do desenho “Bons de garotada, do desenho “Bons de

Bico” no qual os perus tentam

Bico” no qual os perus tentam Bico” no qual os perus tentam

descobrir a causa de sua espécie

descobrir a causa de sua espécie descobrir a causa de sua espécie

servir como prato predileto da ceia

servir como prato predileto da ceia servir como prato predileto da ceia

natalina. E ainda “Thor”, fantasia

natalina. E ainda “Thor”, fantasia natalina. E ainda “Thor”, fantasia

baseada em quadrinhos da editora

baseada em quadrinhos da editora baseada em quadrinhos da editora

Marvel, com apoio muito distante

Marvel, com apoio muito distante Marvel, com apoio muito distante

na mitologia grega.

na mitologia grega.na mitologia grega.

Page 13: Voz de Nazare

BELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013

Caderno Dois

w BELÉM Na capital paraense é visível a favelização contrastando com as áreas mais urbanizadas

LUIZ ESTUMANO

Pará tem a cidade e a capital com maior proporção de favelados

Belém tem mais da metade e Marituba 77, 2% da sua população morando nos aglomerados subnormais. Igreja se preocupa com essa realidade

POBREZA

Be lém tem mais da metade da população vivendo em favelas

e Marituba tem 77,2% de moradores residentes em aglomerado subnormais. É o que afirma o mais recente estudo do IBGE, que apre-senta dados do ano de 2010. Ananindeua ficou na tercei-ra posição, com percentual de 61,2% e apresentando 288.611 moradores residen-tes nessas áreas.

De acordo com a pesquisa, Belém é a quarta cidade do país e a capital com maior proporção de pessoas morando em favelas, o que corresponde a 54,5% dos moradores e a 58 mil habitantes. A região metropolitana de Belém, com seis municípios e 2,1 milhões de habitantes, possui índice de 66%. A capital com a segunda maior proporção é Salvador com 3,1% de sua população.

Os aglomerados fixaram-se primeiro nas proximidades do centro, e mais recentemente em bairros mais distantes, destinados à habitação pelo governo, porém de estrutura menos desenvolvida. São comunidades muito densas, com pouco espaçamento entre as residências. O alto preço do metro quadrado de terreno em Belém e o alto déficit habitacional são apontados como influências para formação desse tipo de aglomerados em Belém.

MARITUBACom distância aproximada

de 11 quilômetros da capital, Mar i tuba tem a maior proporção de moradores em favelas de todo o País. Dos seus 108 mil habitantes, cerca de 83,3 mil (77,2%) moram em invasões. Em comparação com a Rocinha, maior favela do País, a população residente em invasões em Marituba corresponde a um número 20% maior.

Apesar de ser um dos menores municípios do Pará, com 111,09 km de área, tem a terceira maior taxa de densidade demográfica do Estado: 443,24 habitantes por km. Considerada “cidade dormitório” da capital, por não ter indústrias e sua economia depender bas icamente do setor de serviços, além de seus moradores terem seus empregos em Belém, Marituba é também das cidades mais jovens do Pará, com surgimento em 1994, após emancipação de Ananindeua.

A PESQUISAO estudo “Aglomerados

AS DEZ CIDADES COM A MAIOR PROPORÇÃO DE MORADORES EM FAVELAS:

O IBGE considera aglomerado subnormal a área ocupada irregularmente por no mínimo 51 unidades habitacionais carentes, em sua maioria de serviços públicos essenciais, ocupando ou tendo ocupado, até período recente, terreno de propriedade alheia (pública ou particular) e estando dispostas, em geral, de forma desordenada e densa. Os aglomerados são caracterizados por ocupação ilegal (atual ou recente) da terra (quando existente, título de propriedade há menos de dez anos), urbanização fora dos padrões e/ou precariedade de serviços essenciais. Regiões com menos de 51 barracos foram consideradas pelo estudo como áreas urbanas regulares.

AGLOMERADO SUBNORMAL:

Marituba (PA) 83.368 - 77,2%Vitória do Jari (AP) 9.044 - 73,7%Ananindeua (PA) 288.611 - 61,2%Belém (PA) 758.524 - 54,5%Cabo de Santo Agostinho (PE) 87.990 - 47,7%São José do Ribamar (MA) 72.987 - 44,8%Laranjal do Jari (AP) 16.210 - 40,7%Cubatão (SP) 49.134 - 41,5%Iranduba (AM) 14.840 - 36,4%Angra dos Reis (RJ) 60.009 - 35,5%

Subnormais - Informações Territoriais” foi divulgado no último dia 6, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A Pesquisa sobre favelas foi aplicada no País inteiro, sendo que em 323 municípios foram detectados aglomerados subnormais, totalizados em 6.329 favelas e 3,2 milhões de residências. Deste total, 49,8% estavam situados na região Sudeste; 28,7% estão no Nordeste, 14,4% no Norte, 5,3% no Sul, e 1,8% no Centro-Oeste.

Foram reunidos os dados de 15.868 dos cerca de 317 mil setores em que o País foi dividido para o Censo 2010. Portanto, não significa que não haja moradias precárias em outros municípios e é possível afirmar que a maior parte das moradias do Brasil com essas características precárias e/ou informais foi mapeada no estudo. A maior concentração desses aglomerados se deu, conforme apontaram os pesquisadores, nas Regiões Metropolitanas e Regiões Integradas de Desenvolvimento.

EDUCAÇÃOO levantamento também

constatou que apenas 1,6% dos moradores de favelas têm curso superior completo. Comparado a dados de moradores que viviam fora de favelas, a diferença é significativa. Nesses locais, 14,7% dos habitantes haviam completado o 3º grau. Na região Norte, 2,8% dos

moradores dos aglomerados subnormais completaram o ensino superior. É a maior proporção observada entre as regiões do País.

No Pará, 488 mil dos moradores de favelas não têm instrução educacional ou ensino fundamental. Dos que concluíram o fundamental, 224 mil não terminaram o médio. Outros 267 mil têm ensino superior incompleto e apenas 31 mil pessoas o concluíram. Quanto à presença de frequentadores de creche ou escola pública, a maior participação é dos que residiam em aglomerados subnormais. Do total do Brasil, 86,9% dos moradores dessas localidades estavam inseridos nesse tipo de instituições de ensino.

ÁREAS PLANASA pesquisa mostra que a

maioria (52,2%) dos domicílios situados em aglomerados subnormais estava em áreas predominantemente planas. Outros 26,8%, em áreas com aclive ou declive moderado, e 20,7% em locais com aclive ou declive acentuado. Os percentuais dos tipos de via foram: 51,8% dos domicílios estavam em ruas; 39,7% em becos ou travessas; 4,2% em escadaria, e 2% num caminho ou trilha. Já 0,9% viviam em uma via sem circulação interna. Foi observado ainda que 12% das casas em áreas de favelas estavam situadas às margens de córregos, rios e lagoas.

BENSD u a s e m c a d a 1 0

res idências em favelas t i n h a m c o m p u t a d o r com acesso à internet, conforme os dados do IBGE re lat ivos ao ano de 2010. Dos chamados aglomerados subnormais, 20,2% se enquadravam n e s t a c a r a c t e r í s t i c a . Aproximadamente 17,8% das casas contavam com carros para uso particular, e motos em 10 ,3%. Já em residências fora dos aglomerados subnormais,

48,1% tinham pelo menos um carro na garagem, e outras 11,3% tinham moto. Televisão estava presente em quase todos os lares, o equivalente a 96,7% dos domicílios em favelas. Aparelhos de rádio estavam presentes em 207.038 casas. Verif icou-se a inda que mais da metade dos lares em favelas tinha apenas telefone celular. Em 53,9% do total, existia apenas o aparelho telefônico móvel e 32,1% possuam telefone fixo e móvel.

Page 14: Voz de Nazare

SociedadeBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 20132

Caderno Dois

O fim do ano se apro-xima e com ele vem o nosso típico in-

verno. Em Belém não neva, mas só de cair a temperatu-ra e ficar com aquele “clima de montanha” o belemense já passa a andar mais agasa-lhado e sai menos de casa. No último dia 5, houve cin-co horas de chuva intensa, ocasionando engarrafa-mento em vários pontos de Belém e atrapalhado a mo-bilidade dos belemenses. Estressados com o trânsito parado, os passageiros des-ceram dos ônibus e mui-tos seguiram a pé rumo ao Entroncamento, tentando adiantar a viagem. De acor-do com a Secretaria de Sa-neamento (Sesan), a chuva coincidiu com a maré alta, o que prejudicou os pontos mais baixos da cidade.

O Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) detectou uma diminuição das chuvas no Estado desde o dia 8, o que provoca um alívio aos paraenses. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no início deste mês choveu 50% do volume de água previsto para todo o mês de novembro.

Devido ao grande volume de chuvas, em vários bairros de Belém ruas ficam alagadas ocasionando várias doenças. Leptospirose e Hantavírus, ambas transmitidas pela urina de rato, hepatites, dengue e micoses são algumas dessas patologias. Gestos simples como: andar calçados, evitar o contato com a água e alimentos contaminados e ingerir água limpa, ajudam na prevenção de doenças.

LUIZ ESTUMANO

Chuvas típicasde fim de anocastigam BelémPeríodo chuvoso alaga as ruas da capital e torna um caos a vida dos paraesens

INVERNO

HEMOPA

O período de chuva em Belém também interfere no número de comparecimento de doadores de sangue ao Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), principalmente pela parte da tarde quando as chuvas são mais intensas. Desde o dia 4 que o Hemopa não efetua nem 100 coletas

por dia, o que significa uma redução de aproximadamente 5 0 % . E n t r e o s t i p o s sanguíneos, o de que mais se precisa no momento é o “O Negativo”, conhecido como “doador universal”, que pode ser transplantado para qua lquer t ipo de sangue do sistema ABO. “Não deixe que as chuvas atrapalhem sua doação de sangue. Todos devem ajudar.

Caso você sinta algum mal estar como febre, dor de cabeça, dores musculares, procure imediatamente um posto de saúde mais próximo, pois lá será diagnosticado o seu problema e você será medicado (a) corretamente.

NÃO ESQUEÇA:

w COLETAS Período chuvoso chega a reduzir em 50% o número de doações

Candidatos com boa saúde, com idade entre 16 anos completos e 67 anos e peso acima de 50 kg. É necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses

e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado. O resultado dos exames dos doadores pode ser obtido online, por meio do site: www.hemopa.pa.gov.br, 30 dias após a coleta do sangue.

LEMBRANDO QUEM PODE DOAR SANGUE:

A responsabilidade deve ser compartilhada porque o sangue não vem de torneiras. Não há outra fonte senão o ser humano, de você, de cada um de nós”, disse a gerente de captação de doadores do hemocentro, a assistente social Juciara Farias.

Várias campanhas estão sendo feitas para que o número do doações aumente, para que não falte sangue a

nenhum paciente. Uma delas acontece nesta terça-feira, 19, na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), das 8 às 16h, no prédio Central-Perimetral. Dia 20, a coleta será no Hospital Divina Providência, das 8h às 16h, na Av. João Paulo II, Rua Dom Aristides. Dia 23, a campanha será realizada n a s e d e d a S e c re t a r i a d e E s t a d o d e J u s t i ç a

e D i r e i t o s H u m a n o s (Sejudh), das 8 às 14h.

SERVIÇO

O Hemopa funciona na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Horário para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h. Maiores informações, pelo telefone: 0800-280-8118.

w FORTE CHUVA Última ocorrência coindiciu com maré alta e inundou áreas periféricas

FOTOS: LUIZ ESTUMANO

De 378 para 1.276. Esse foi o aumento no número de vítimas indígenas que sofreram algum tipo de violência, como ameaças de morte, homicídios, tentativas de assassinato, racismo, lesões corporais ou violência sexual. O crescimento em 2012 corresponde a 237% em comparação aos índices de 2011. É o que afirma o Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas, lançado em junho deste ano pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). O levantamento abrange dados relacionados ao aumento de assassinatos de indígenas nos últimos dez anos, o colapso da saúde, os suicídios, a baixa execução orçamentária e outros problemas. A pesquisa inclui ainda dados sobre conflitos de terra, violências praticadas contra o patrimônio e povos em situação de isolamento,

violências por omissão do Poder Público e violências praticadas por particulares ou agentes públicos.

Os dados do Relatório revelam que voltou a crescer o número de assassinatos de indígenas em 2012. Em todo o Brasil foram registradas 60 vítimas, nove a mais que no ano anterior. O estado do Mato Grosso do Sul, com 37 casos, continua apresentando o maior número de ocorrências. Nos últimos dez anos, os levantamentos do Cimi mostram que pelo menos 563 indígenas foram assassinados no país, sendo que 317 destas mortes ocorreram no Mato Grosso do Sul. No quesito violência gerada pela falta de terra, foram registrados 54 casos de omissão e morosidade na regularização de terras indígenas. Os dados do Cimi indicam que das 1.045 terras indígenas,

339 (32%) estão sem providência, enquanto 293 (28%) estão em estudo. Destas, 44 ainda estão engavetadas no Palácio do Planalto. No caso das violências relacionadas à omissão do poder público, houve crescimento na desassistência à educação escolar (18.865 vítimas) e à saúde (80.496) e na disseminação de bebidas alcoólicas e outras drogas (254). Ainda de acordo com o Relatório, aumentaram também os casos de invasões possessórias e exploração ilegal de recursos naturais, ameaças de morte - com crescimento de 200% em relação a 2011 -, homicídio culposo, racismo e discriminação étnico-culturais e tentativas de assassinato, com 1.024 vítimas.

Além disso, no entanto, os dados apontam que o suicídio está causando um genocídio silencioso no Mato

Grosso do Sul. Nove Guarani Kaiowá se suicidaram em 2012, de um total de 23 suicídios em todo o Brasil. Os dados oficiais são ainda mais dramáticos, já que o Ministério da Saúde registrou 56 suicídios entre os Guarani-Kaiowá no mesmo período. As ameaças a grupos de indígenas isolados também são retratadas no Relatório, já que os impactos dos mega projetos de infraestrutura tornam a ameaça de extinção destes povos uma possibilidade cada vez mais real.

Os dados do Relatório foram obtidos a partir dos relatos e das denúncias dos povos e organizações indígenas, de informações levantadas pelas equipes dos 11 regionais do Cimi, de notícias veiculadas pela imprensa, além de informações obtidas por órgãos públicos.

Violência contra populações indígenas cresce 72% em todo o Brasil

Page 15: Voz de Nazare

SociedadeBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013 3

Caderno Dois

Muitos es tudantes quando terminam o ensino médio fazem ve s t i b u l a r p a ra c u r s a r u m a univers idade e se formar em determinada área. Após isso vem o sonho de fazer a própria universidade fora do estado no qual reside ou até mesmo fora do país, com a finalidade de ter mais qualificações e já ter um bom currículo para ingressar no mercado de trabalho.

Muitos ainda não sabem, mas o Governo Federal tem um programa que possibilita estudantes terem uma qualificação no exterior. O “Ciência Sem Fronteira” é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Cerca de 6,7 mil estudantes brasileiros já estão no exterior em universidades de excelência, como bolsistas.

COLABORAÇÃO: ÉRIKA NUNES

ACEs e ACSs reivindicam melhores condições de trabalhoAgentes de Combate a Endemias

(ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) estão em greve desde o dia 9 de setembro. A pauta de reivindicação da categoria exige 19 itens, entre eles o vale-alimentação de R$ 240,00, adicionais de insalubridade e escolaridade e equipamentos individuais de proteção, além de materiais de expedientes e insumos. Os agentes alegam também que os seus respectivos locais de trabalho estão precários e alguns nem existem, além de não disporem de equipamentos de proteção individual, como luvas, botas, calças especiais e máscaras. Pedem ainda a redução de jornada de 8h para 6h.

No dia 8, os agentes de saúde do município fizeram uma passeata que saiu da Praça da República

até a Secretaria Municipal de Administração (Semad) para entregar um ofício marcando uma audiência com o secretário Augusto Coutinho para o dia 11 deste mês. Mas segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública do Estado do Pará (Sintesp), os agentes compareceram à Secretaria no dia marcado e não houve ninguém para atendê-los. Além de reajuste salarial de 9% e melhores condições de trabalho, os ACS em particular, reivindicam o pagamento retroativo das parcelas de R$ 950,00 que já deveriam ter sido pagas desde janeiro. O Ministério Público encaminhou um ofício para a categoria dizendo que os agentes voltassem a trabalhar, mas ainda de acordo com o Sindicato, as negociações não teriam avançado e a categoria retomou a greve este mês. w PARALIZAÇÃO Agentes protestaram em Belém pelos seus direitos

DIVULGAÇÃO

Greve de professoresno Pará Docentes paralisaram mais de 50 dias suas atividades exigindo direitos e condições de trabalho

ANO LETIVO COMPROMETIDO

Governo brasileiro disponibiliza bolsas no exterior para estudantes

A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições

de fomento - CNPq e Capes -, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O programa prevê a utilização de até 101 mil bolsas de graduação e pós-

w ESTUDANTES Ciência Sem Fronteiras possibilita intercâmbio a alunos

DIVULGAÇÃO

graduação até 2015, sendo que destas 75 mil terá as despesas custeadas pelo governo. O “Ciência Sem Fronteiras” também busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

No programa “Ciência Sem Fronteiras” as vagas são distribuídas em 28 países e além das bolsas de estudo oferecem auxílios alojamento, alimentação, instalação e seguro-saúde. Atualmente, são quase 15 mil brasileiros distribuídos em 28 países. Atende estudantes de graduação, tecnólogo, pós-graduação, doutorado e pós-doutorado das áreas de engenharia, tecnologia e ciências. Para se inscrever, basta ficar atento ao site do programa: www.cienciasemfronteiras.gov.br.

w ASSEMBLEIA NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA Governo reagiu contratando temporários

A greve dos professores da rede pública do Pará iniciada no dia

6 de outubro continua. Pa-ralisação já chega a mais de 50 dias. A Justiça tentou por meio de audiência presidida pelo desembargador Rômulo Nunes, encerrar a greve, sem êxito. A reação do governo ante o impasse também en-controu resistência por par-te do Sindicato dos Traba-lhadores em Educação Pú-blica do Pará (Sintepp). Os

alunos acompanham com preocupação a paralisação que prejudica o segundo semestre letivo e irá forçá-los à reposição de aulas, que coincidirá com o reces-so festivo do fim de ano. A determinação dos grevistas em continuar a paralisação levou o Governo do Pará a tomar medidas o retorno às aulas. As iniciativas desagra-daram o movimento grevis-ta.

O corte no ponto de

professores manifestantes, desconto dos dias parados, e a contratação de novos professores sem concurso público nesta semana foram alvo de críticas ao governo por par te do S intepp. “Isso não vai nos calar”, diz matéria no portal da entidade na internet. O site mantém a classe grevista atualizada das informações e na terça-feira, 12, um quadro garantia que 70 municípios paraenses haviam aderido à greve. O Sintepp segue com a greve até a última

instância e anuncia que irá ingressar com ação judicial contra as determinações da administração estadual. Os grevistas também tentarão l iminar na Justiça para suspender o corte no ponto e a contratação de novos professores. A greve tomou proporções tensas na semana passada, a exemplo da ocupação da sede da Alepa, considerada abusiva pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPE).

O Sintepp reivindica pagamento de retroativos no

valor de R$ 72 milhões. O governo chegou a oferecer reajuste da hora/atividade a partir do próximo calendário, passando de 20% para 25%, mas a proposta foi rejeitada. A Secretaria de Estado de Administração (SEAD) informou que o Pará já ultrapassou o limite dos gastos, imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, para pagamento de pessoal, chegando a 46,65%, enquanto o previs to é 46,17%.

Page 16: Voz de Nazare

Igreja na AmazôniaBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 20134

Caderno Dois

No dia 7 de novembro comemora-se o Dia do Rádio. A Rádio Nazaré FM, fundada em 14 de dezembro de 1993, surgiu a partir de um sonho. Foi criada com o objetivo de evangelizar e educar os povos da Amazônia. Quem faz parte dessa história, comemora. Com a frequência 91,3 MHz, a rádio alcança atualmente 92 municípios e possui em sua grade atrações para a toda a família com informação, entrevistas interativas, participação direta e indireta dos ouvintes, programas religiosos e formativos, além de um repertório musical selecionado com músicas católicas. No decorrer do tempo a rádio vem conquistando a credibilidade e admiração da população paraense, principalmente por contribuir para o crescimento do ser humano tanto no aspecto espiritual quanto nos âmbitos social, cultural e educacional.”Nossa missão é evangelizar acima de tudo e levar Jesus Cristo a todo o mundo. As pessoas perderam o cuidado com o outro, sendo difícil encontrar

Rádio Nazaré, uma proposta de evangelização

DIVULGAÇÃO

Igreja alerta para índices de violência contra a mulherEncontro da Igreja na Amazônia colocou em evidência questões sociais relevan-tes. Religiosos declararam-se horrorizados com os dados do tráfico humano

w NAZARÉ EM REVISTA Romildo Rosa sente-se feliz por evangelizar

LUIZ ESTUMANO

alguém que fale de vida sem antes falar de morte no dia a dia”, diz a coordenadora da rádio Nazaré, Elyvane Barbosa, que trabalha na fundação há 16 anos. Ela conta que

nasceu como profissional do radio na própria Fundação Nazaré.

O programa “Nazaré em Revista” completou no último dia 5 o seu primeiro ano de existência. O

parabéns foi marcado com a presença ilustre de diretores e funcionários da Fundação Nazaré, convidados e ouvintes. No evento foi oferecido um coffee break a todos os presentes. Nazaré em Revista é um programa de entretenimento, com duração de três horas, e é apresentado pelo radialista Romildo Rosa Sobrinho, de segunda a sexta, das 9h às 12h. Com uma grande audiência o programa tem uma proposta de motivação, solidariedade e evangelização por meio das mensagens de fé. O programa é dividido em quatro blocos: Mãos estendidas (solidariedade); Dicas de economia (informações); Recicle, renove e inove (reaproveitamento); Quis (Conhecimentos gerais) e a Voz no Rádio (notícias da Voz de Nazaré). “Estou no radio há 30 anos. Comecei na Rádio Educadora de Bragança em 1984. Não conhecia a rádio. Vejo que o radio é o meio de comunicação diferente do impresso e da TV. No radio você vive o imediatismo”, disse.

“Amazônia como chão da partilha, pátria solidária,

morada de povos irmãos e casa dos pobres”. Essa frase é um fragmento da Carta final do I Encontro da Igre-ja Católica na Amazônia, realizado no final do mês passado, em Manaus. A expressão “casa de pobres” pressupõe as extremas di-ficuldades para sobreviver na região. Durante o en-contro, muitas informações foram divulgadas. Chamou a atenção a exploração das fragilidades da mulher ama-zônida. Ver a Amazônia como chão de partilha é a essência da missão evangeli-zadora daqueles que se dis-põem a investir na vivência de valores cristãos na região para fortalecer ainda mais a “morada dos povos irmãos”. Muitas informações foram levadas ao encontro para fa-zer com que os participan-tes tivessem a verdadeira dimensão do que significa evangelizar na Amazônia. Ficou evidente que é ne-cessário olhar mais para a mulher que vive e luta para sobreviver na Amazônia: o quesito dignidade está sen-do ignorado nessa batalha.

“A Igreja que está na Amazônia não como aqueles que têm as malas na mão, para partir depois de terem exp lo rado tudo o que perderam. Desde o início a Igreja está presente na Amazônia com missionários, congregações religiosas, sacerdotes, leigos e Bispos e lá continua presente e determinante no futuro daquela área”. Essa frase é do Papa Francisco aos Bispos do Brasil, Rio de Janeiro, 27 de julho de 2013. Sua opinião aponta para uma presença firme e estimulante da Igreja na região amazônica. Resistir até o fim, não desistir, mesmo que as adversidades pareçam relevantes. E é importante permanecer:

a s o b r e v i v ê n c i a t e m impulsionado a população para vários caminhos, e no caso da mulher, tem sido alvo preferencial no mercado do tráfico de pessoas.

A I r m ã H e n r i q u e t a Cavalcante, integrante da Comissão de Justiça e Paz, esteve no encontro e falou de tráfico de pessoas, trabalho escravo e tráfico de drogas.

O saldo de tudo o que ela disse foi chocante para os presentes. “Constatamos o crime impune da prática do trabalho escravo que ocorre nas empresas do agronegócio e nas áreas de mineração e f icamos horrorizados ante o criminoso tráfico d e p e s s o a s e d r o g a s , sustentado pela ganância, miséria e impunidade, e o assassinato de jovens”, reporta o documento final do encontro. O movimento em defesa dos direitos da mulher agita-se este mês para por a sociedade em debate ace rca dos mecanismos que possam reduzir os ainda gritantes índices de violência contra elas. No próximo dia 25 de novembro será dia de empunhar bandeiras pelo “Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher”. Desde outubro o estado do Pará vem engajando-se a essa luta quando convocou a população paraense a viver o “Outubro Rosa”.

Preocupada, a Igreja e os leigos solidarizam-se ante às graves ocorrências de violência contra a mulher c o m o o e p i s ó d i o q u e levou à morte Feliciana Mota, expoente na luta por melhorias na vida de policiais no Estado. Feliciana foi vít ima de violência urbana, porém a mulher que vive no campo não vive luta diferente: é corajosa

lutadora por direitos da mulher seja no campo, indígena ou quilombola. Esse é o perfil das valentes mulheres da Amazônia, assim como há expressivos nomes de guerreiras em luta por todo o país. A Igreja assumiu sua participação nesse debate e engaja-se junto ao povo amazônico para fortalecer suas lutas históricas. “Mesmo antes da criação da Amazônia Legal, em 1953, a Igreja Católica na Amazônia se reunia por meio dos seus Bispos para posicionar-se pastoralmente d i a n t e d o s p ro b l e m a s sofridos pelos povos desta região e enfrentar os grandes desafios que se anunciavam, pelas intervenções políticas e econômicas”, ratifica a Carta da Amazônia.

A vocação solidária da igreja se afirma na visão engajada dos seus pastores, refletida na posição firme diante dos problemas, como fez Dom Alberto Taveira, no úl t imo dia 8 , ao se pronunciar para a sociedade sobre os ú l t imos fatos violentos vividos em Belém na semana que passou. “Se o governo vai tentar o soerguimento econômico destas regiões, é urgente que um largo surto espiritual se antecipe aos progressos materiais e os acompanhe, e os envolva, dando-lhes rumo seguro e feliz”, frisa o documento final.

ENCONTRO DA IGREJA NA AMAZÔNIA

Page 17: Voz de Nazare

IgrejaBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013 5

Caderno Dois

Na última quarta-feira, 13, houve uma cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso de Pintura promovido pela Arquidiocese de Belém, por meio da Pastoral Carcerária. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e outras autoridades estavam presentes nos evento que aconteceu no Centro de Recuperação Feminino. Na ocasião as obras vencedoras juntamente com as demais produzidas pelos internos das diversas casas penais do estado do Pará ficaram expostas para os participantes da cerimônia.

J Ato público

Os trabalhadores das Centrais Sindicais no Pará e em todo o Brasil realizaram no último dia 12 uma mobilização contra o fator previdenciário, utilizado no cálculo do valor da aposentadoria, e a favor da correção da tabela de renda. Segundo as Centrais Sindicais, a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) é um instrumento de justiça fiscal, já que a tributação cresce conforme a renda do contribuinte. Mas quando a tabela não é corrigida, as distorções pesam, principalmente, no bolso dos trabalhadores.

J Projeto

O Pronatec Copa Social, um projeto que qualifica jovens em situação de vulnerabilidade, vai atender vítimas de exploração sexual. O Ministério do Turismo (MTur) e o Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) acabam de firmar parceria que permite que os jovens atendidos pelo projeto “ViraVida”, do SESI, e seus familiares, sejam incluídos no Pronatec Copa Social. O programa do MTur vai oferecer 37 cursos, entre eles, garçom, barista e auxiliar de cozinha. Inicialmente o programa irá as cidades de Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cabo de São Agostinho, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Parnaíba, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo, Vitória e Uruguaiana.

J Jogos Escolares

As meninas paraenses do Colégio Santa Rosa (Belém / PA) venceram com facilidade a equipe do Colégio Sinopse (PI) por 2 sets a 0 (25/9 e 25/3), na abertura do torneio feminino de vôlei da Terceira Divisão dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013, etapa de 15 a 17 anos. Em partida válida pela primeira rodada do grupo C, o apoio da torcida foi o diferencial para a vitória das atletas da casa. Mães e amigos das donas da casa estavam na arquibancada da quadra do Colégio Moderno, na manhã do dia 12. Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e outras organizações, além do apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

J Campanha contra a violência nas escolas de ensino médio

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) lançou em Brasília no último dia 7 a segunda fase da campanha “Conte Até 10”, agora com enfoque no público escolar. Por meio de roteiros de aulas, os professores serão orientados a trabalhar o tema da violência sob o olhar da valorização da vida e da mudança de comportamento para enfrentar situações-limite. Com o lema “valente mesmo é quem não briga”, a ideia é estimular o debate e o conhecimento das consequências sociais e penais de um crime de homicídio, estimular atitudes de paz e de respeito aos direitos humanos e servir de base para a discussão sobre temas correlatos como o bullying, a discriminação e o funcionamento do sistema de Justiça. Vinte mil roteiros serão distribuídos

às escolas públicas e privadas de ensino médio dos 100 municípios com os maiores índices de mortalidade de jovens decorrente de homicídios, segundo a pesquisa Mapa da Violência 2013 - Homicídios e Juventude no País, realizada pela empresa Cebela/Flacso Brasil, e divulgada pelo Ministério da Saúde. Cidades como Simões Filho (BA); Rio Largo e Maceió (AL); Ananindeua (PA); e São Miguel dos Campos (AL) ocupam os cinco primeiros lugares entre os 100 municípios com mais de dez mil jovens, cuja taxa de mortes desse público é maior que 272% para cada 100 mil habitantes. Os ministérios públicos estaduais vêm programando lançamentos locais da campanha para aproximar a sociedade do tema.

J Supersalários

Apesar de cortar a maioria dos supersalários na última folha de pagamento, o Senado ainda mantém servidores com vencimentos superiores ao teto constitucional, hoje fixado em R$ 28 mil. Ao menos 27 funcionários continuam com megacontracheques mesmo depois da ordem do Tribunal de Contas da União (TCU) para a Casa se adequar ao limite. No último dia 5, o Senado cortou pelo menos 528 supersalários na folha de outubro. A postura rendeu uma economia de R$ 1,3 milhão. Entretanto, a Casa não cumpriu a outra parte da ordem do tribunal que era devolver os valores pagos irregularmente nos últimos cinco anos.

J Concurso

Na última quarta-feira, 13, foi lançado no Teatro Experimental do Pará Waldemar Henrique o livro “Na Sagrada Face, as minhas orações”, de autoria de Nazaré Maroja Bentes. O conteúdo do livro envolve o Catecismo da Igreja Católica, o mistério do terço, Lectio Divina e perguntas e respostas sobre a Bíblia. Tem ainda prefácio escrito pelo Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico. A obra poder ser adquirida nas lojas Lírio Mimoso, na livraria Três Corações e na Comunidade Mar a Dentro, no valor de R$ 15,00.

J Lançamento

REPÓRTER

Na última sexta-feira, 8, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, fez

um pronunciamento no Nazaré Notícias, exibido pela TV Naza-ré, falando sobre a violência no Estado do Pará, especificamente na metrópole de Belém. Hoje o índice de violência na capital está relacionado em grande parte ao tráfico de drogas. Segundo levan-tamento feito pelo IBGE, o Pará é o maior ponto de distribuição de drogas. O pesquisador da UFPA Ayala Colares, do Núcleo de Al-tos Estudos Amazônicos (NAEA), explica que a parte da droga que fica na metrópole é consumida nas grandes periferias da cidade e

lá o tráfico monta a sua estrutura, porque nestas grandes periferias o estado é menos presente e o poder de atuação dos traficantes nessa área é maior. Leia o que dis-se Dom Alberto:

“A nossa sociedade de Belém é marcada nesses tempos por um índice que preocupa a todos nós. Não é vantajoso para ninguém o aumento da violência. Vivemos um período em que as relações da sociedade se tornam tensas, relações entre grupos de pessoas, relações entre pessoas que têm responsabilidades diversas na sociedade. É nosso dever dizer que estamos acompanhando com alguns sentimentos importantes.

CIDADE

O primeiro deles: A solidariedade com todas as pessoas que são marcadas por essa violência, seja qual for a sua origem. Fatos recentes estarreceram a sociedade: pessoas que são mortas como se fossem uma brincadeira. Sintam todas essas pessoas e suas famílias a nossa solidariedade, a nossa presença, o nosso amor, a certeza de nossas orações e a disposição para fazer aquilo que estiver ao nosso alcance. O segundo sentimento é de uma indignação e, portanto, um apelo a todas as pessoas que têm autoridade, responsabilidade, possibilidade para que a gente modifique este

quadro social, que está sendo muito pesado. Todas as pessoas que têm autoridade se sintam convidadas pela Igreja Católica para que, juntos, arregacemos as mangas para melhorar esta situação da sociedade. O terceiro sentimento é não menos importante e urgente: a paz começa em casa, começa comigo, começa quando eu cultivo sentimentos de respeito, de valorização da vida, de atenção às pessoas. Que nós nos tornemos como aquela belíssima oração de São Francisco que pede instrumentos da paz de Deus. Que o senhor modifique os nossos corações para melhor”.

Dom Alberto faz pronunciamento sobre violência no Estado do Pará Violência está relacionada ao tráfico de drogas que, nas áreas periféricas, monta a sua estrutura

Page 18: Voz de Nazare

CíriosBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 20136

Caderno Dois

No q u a r t o d o m i n g o de novembro , 24 , é comemorado na Vila

Sorriso o Círio de Nossa Senhora das Graças. Os sentimentos de amor e de fé levarão milhares de pessoas às ruas de Icoaraci, distrito de Belém. A expectativa dos icoaracienses é grande. Este ano o Círio de Icoaraci completará 61 anos, com o tema: “Virgem Maria, ícone da fé obediente”. As homenagens começarão no dia 22, com missa às 20h na Igreja Matriz. Haverá também a Trasladação, da Paróquia de Fátima para a capela de São Sebastião, no Cruzeiro. No domingo, acontecerá a grande procissão do Círio de Nossa Senhora das Graças em direção à Igreja Matriz, com encerramento de toda a festividade no Recírio no dia 8 de dezembro.

Círio de Icoaraci 2013Depois de Belém, festividade no distrito é uma das que mais reúnem fiéis na RMB

ARQUIVO/IVAN CARDOSO

LUIZ ESTUMANO

Paragominas, na região nordeste do estado, neste terceiro domingo de novembro, 17, levará às ruas da cidade um grande número de devotos da Virgem de Nazaré. O município realizará o seu 21° Círio, tendo como procissões: Cavalgadas, Moto Romaria, Trasladação e Carreata do Círio. Os fieis sairão da Igreja da Promissão III em direção à Igreja Matriz, no centro da cidade. As homenagens terão um colorido especial. Ruas da cidade serão enfeitadas para receber com muita fé e devoção a padroeira da cidade.

O município de Marituba comemorou neste dia 10 de novembro a 71° edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com o tema: “Maria de Nazaré, modelo de fé”. A procissão saiu da capela da Comunidade São José, no bairro da colônia, e seguiu pelas ruas da cidade em direção ao salão paroquial da Igreja Matriz, que recebeu a imagem com uma missa. A proposta este ano é realizar uma procissão alegre, com o intuito de contribuir com toda a sociedade de Marituba a manter viva a fé católica.

w ICOARACI Rua por onde passa a procissão do Círio é enfeitada do início ao fim

ARQUIVO/LUIZ ESTUMANO

Círio de Marituba

w MARITUBA N. S. de Nazaré recebe muitas homenagens durante o trajeto

Círio de Paragominas

w PARAGOMINAS Município reúne muitos fiéis para as honras a Santa Padroeira

Círio do AcaráAcontece neste domingo,

1 7 , o C í r i o d e Ac a r á , h o m e n a g e a n d o a s u a padroeira, Nossa Senhora de Nazaré. Este ano a festa terá como tema: “Maria, modelo de juventude e vocação, aumenta a nossa Fé”.

A abertura da festividade iniciou-se no dia 3 deste mês com a celebração da Missa na Igreja Matriz. No sábado, 16, acontecerá a troca do manto de Nossa Senhora. Logo após iniciar-se-á a Trasladação até a comunidade de Nossa Senhora de Nazaré (Cacoal).

O Cír io se rea l izará com a saída da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, percorrendo várias ruas da cidade até a Igreja Matriz. Após o término do traslado, a sociedade Acaraense se confraternizará, por mais um Círio realizado.

Este ano o Cír io de Abaetetuba vem com o tema: “A jovem Maria alimenta sua fé na vivência da Palavra”. Comemorado no último domingo deste mês, dia 24 de novembro, o Círio de Nossa Senhora da Conceição terá saída da Igreja de Santa Rosa de Lima com chegada à Catedral de Nossa Senhora da Conceição. A cidade conta com a presença de milhares de devotos para, mais uma vez, celebrar com grande emoção a sua padroeira.

O C í r i o é u m a d a s manifestações de fé do povo de Primavera. É o evento local que mais reúne pessoas durante os festejos marianos. O Círio já é realizado há 55 anos no município e é ocasião para fiéis fazerem suas homenagens à Virgem d e N a za r é . E s t e a n o , acontecerá no dia 17 de novembro, com o tema: “Com Maria, fortalecendo nossa fé de cristão”.

A festividade teve início com a acolhida da imagem no dia 9 e a missa da Trasladação será realizada no dia 16, na Igreja Matriz. No domingo do Círio, a imagem saírá da Capela de Santo Expedito para a Matriz.

Círio de Abaetetuba

Círio de Primavera

Conferência sobre Belo Monte O Parlamento Europeu, em

Bruxelas, na Bélgica, promoveu no dia 14 deste mês um debate sobre Belo Monte e o Ministério P ú b l i c o Fe d e r a l t e ve u m representante no encontro. A Conferência “A mega-usina de

Belo Monte: Amazônia à venda?” foi organizada pela Eurocâmara, que, em ju lho, enviou t rês deputadas para conhecer os impactos e discutir o projeto de Belo Monte com setores do governo, do judiciário e da

sociedade civil. De acordo com eurodeputadas organizadoras do evento, a Conferência apresentou as conclusões da missão e discutiu aspectos técnicos, econômicos, ambientais , sociais e legais (sob as legislações nacional e

internacional) da hidrelétrica, bem como a co-responsabilidade de empresas européias envolvidas n o e m p re e n d i m e n t o c o m o acionistas , fornecedoras de equipamentos ou seguradoras/resseguradoras.

HOMENAGENS

Page 19: Voz de Nazare

IgrejaBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013 7

Caderno Dois

Há 40 anos, em 1973, um casal catarinen-se recém-chegado a

Belém - ele transferido por motivo de trabalho - em seu primeiro domingo na cida-de, dirige-se a uma igreja do bairro para a Santa Missa dominical. Participante em sua cidade de origem (Brus-que/SC) de uma Equipe de Nossa Senhora que reunia casais católicos, ao final da celebração o casal procurou o sacerdote, se apresentou e indagou sobre a presença das ENS em Belém. Ao ser informado de que esse Mo-vimento ainda não existia na cidade, Mônica e Plínio propuseram ao padre Gio-vanni Incampo, pároco da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, a implantação do Movimento em Belém.

Ao conhecer os objetivos das Equipes, padre Giovanni ader iu prontamente e tornou-se um entusiasta deste Movimento. Ativo na comunidade equipista até os dias de hoje, ele reflete: “parece até estranho que um Movimento de Espiritualidade Conjugal e familiar, sob o nome e proteção da Virgem Maria, não estivesse presente e nem conhecido na cidade de Santa Maria de Belém e, em especial, na paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, centro promotor da maior romaria mariana do mundo. Foi mesmo Nossa Senhora que, providencialmente, trouxe e implantou em Belém o Movimento de suas Equipes”.

O s a c e r d o t e l o g o conversou com diversos casais e foi constituída a primeira Equipe de Belém. Lançada no dia 17 de novembro de 1973, faziam parte dela Carmen e José Maia, Celeste e Nelson Ribeiro, Maria e Miguel Coelho, Maria Coeli e Gelson Silva, Odete e José Cruz, Terezinha e Geraldo Guimarães, e, naturalmente, Mônica e Plínio Hahn, tendo como conselheiro espiritual o padre Giovanni. Ainda participam da Equipe os casais Maria e Miguel, Terezinha e Geraldo e a viúva Odete, do Cruz. O padre Giovanni continua acompanhando Equipes, agora na cidade de Capitão Poço. “Na Eucaristia e na oração sempre buscamos o alimento da nossa fé. Nas Equipes de Nossa Senhora encontramos o apoio para a nossa vida conjugal”, afirma o casal Mariazinha e Miguel.

A semente p lantada com fé e regada com amor c o n j u g a l e s a c e rd o t a l germinou e cresceu. Hoje nesta região são mais de 480 casais e 50 sacerdotes e acompanhadores espirituais, reunidos em 74 Equipes, vivendo o objetivo essencial das ENS de “ajudar os casais a tenderem para a santidade”, em clássica definição do padre Henri Caf fare l , fundador do Movimento, dirigida aos equipistas brasileiros. Os 40 anos das ENS no Pará são comemorados com a Santa Missa neste domingo, 17, às 20h, na Basí l ica

Missa na Basílica Santuário neste domingo marcará as quatro décadas de atuação dos casais membros na região

O Arcebispo Metropoli tano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, convida toda a sociedade a assistir ao documentário nacional “Blood Money - Aborto legalizado”, que estreia nesta sexta, 15. Segundo o Arcebispo, o filme mostra de forma clara “que a vida é dom de Deus e não pode de forma alguma ser manipulada e tampouco aniquilada”. Dom Alberto também está pedindo um empenho de todos, principalmente dos padres, para a divulgação do filme,

anunciando sempre nas missas. “Cada instância de atuação eclesial saiba, com criatividade, contribuir para a divulgação”, frisou, em carta dirigida aos sacerdotes. “Trata-se de um grande serviço à vida, que podemos oferecer aos cristãos católicos e a toda a sociedade”, explicou. Em Belém, a estreia será no cinema Moviecom, localizado no Shopping Pátio Belém. Os horários das sessões podem ser consultados no site www.moviecom.com.br.

As Equipes de Nossa Senhora nasceram em 1939, durante o período da Segunda Guerra Mundial, na França, com quatro casais sob o acompanhamento e orientação do padre Henri Caffarel, em processo de beatificação. Hoje estão presentes em 79 países, sendo cerca de 130 mil participantes. O Movimento foi trazido ao Brasil por um casal de São Paulo, em 1950, Nancy e Pedro Moncau, contando atualmente com 3.500 Equipes, com 44 mil membros, sendo o primeiro lugar em número de casais integrantes. Ao Pará o Movimento foi trazido pelo casal Mônica e Plínio Hahn, em 1973. As equipes são formadas por até sete casais e possuem acompanhamento de um conselheiro espiritual. A metodologia do Movimento propõe a vivência de pontos concretos de esforço que os casais se comprometem a exercer na sua vida: a Escuta da Palavra de Deus; Meditação; Oração Conjugal; Dever de Sentar-se (diálogo conjugal); Regra de Vida, Retiro anual. Mais informações, no site do Movimento nesta região (www.ensnorte2.com.br) ou no site nacional (www.ens.org.br).

EQUIPES DE NOSSA SENHORA

Santuário, presidida pelo Arcebispo de Belém, D. Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada por sacerdotes

conselheiros espirituais do Movimento. Devem comparecer membros de Equipes de todas as cidades

participantes: Abaetetuba, Belém, Capanema, Capitão Poço, Castanhal, São Miguel do Guamá e Salinópolis.

EQUIPES DE NOSSA SENHORA

Arcebispo convoca fiéis para estreia de filme

w PARÁ Cerca de 480 casais e 50 sacerdotes formam as 74 equipes de N.S. na região

REPRODUÇÃO: LUIZ ESTUMANO

40 anos de espiritualidade conjugal no Pará

Page 20: Voz de Nazare

ArquidioceseBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 20138

Uma Igre -j a quase centená-

ria no coração de Belém. Localizada

no bairro do Uma-

Exemplo de fé e de caridadeLazaristas coordenam com amor a Paróquia São Raimundo Nonato

rizal, a Paróquia São Rai-mundo Nonato segue firme o exemplo de seu padroeiro nos serviços missionários e de caridade. Com 96 anos de fundação, a paróquia faz parte da região episcopal Santa Cruz, e atua sob a res-ponsabilidade de Pe. Antônio Assis da Silva pertencente à congregação dos Lazaristas. Atualmente possui sete co-munidades, inúmeras pasto-rais e um legado de devotos que se reúnem, diariamen-te, para rezar e agradecer ao Santo Padroeiro.

Há quatro anos à frente d o s t ra b a l h o s d e S ã o Raimundo, Pe. Antônio, de 52 anos, não esconde a felicidade de conduzir um grande rebanho pertencente à quase centenária paróquia, situada no centro da cidade. Segundo ele, durante esse tempo sua maior satisfação t e m s i d o p re s t i g i a r o fortalecimento da Igreja e a presença marcante dos fiéis

YOUCAT PRIMEIRA PARTE

Em que cremos

Em preparação à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, o jornal Voz de Nazaré realizou seus estudos sobre

o YOUCAT, que é o Catecismo da Igreja Católica escrito para JOVENS que querem saber em que acreditam.

40 Pode Deus fazer tudo? Ele é omnipotente?

Para Deus “nada é impossível” (Lc 1,37) Ele é todo-poderoso. [268-278]

Quem, na sua necessidade, chama por Deus acredita na Sua omnipotência. Ele conduz todas as coisas e pode tudo. É um mistério como Ele exerce livremente a Sua omnipotência. Não raramente se pergunta: “Então onde está Deus?” Ele diz-nos através do profeta Isaías: “Os Meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos são os Meus” (Is 55,8) A omnipotência de Deus revela-se frequentemente quando as pessoas não esperam mais nada dela. A impotência de Sexta-Feira Santa foi o pressuposto para a Ressurreição.

Pai, tudo Te é possível (Oração de Jesus no jardim do Getsémani) (Mc 14,36)

41 A ciência natural torna o Criador desnecessário?

Não. A frase “Deus criou o mundo” não é um axioma rebuscado na ciência natural. Trata-se de uma afirmação teológica (theos = Deus, logos = sentido). Isto é, uma asserção de caráter divino acerca do sentido e da origem das coisas. [282-289]

A narrativa da Criação não é um modelo explicativo científico-natural do início do mundo. “Deus criou o mundo” é uma declaração teológica na qual se refere a relação do mundo com Deus. Deus quis o mundo; Ele acompanha-o e aperfeiçoa-o. Ser criado é uma qualidade inerente às coisas e uma verdade elementar sobre elas.

Caderno Dois

U

UU

j a quase

ja quase j a quase

centená-

centená-centená-

ria no coração de

ria no coração de ria no coração de

Belém. Localizada

Belém. Localizada Belém. Localizada

no bairro do Uma-

no bairro do Uma-no bairro do Uma-

MINHA PARÓQUIA, MINHA VIDA

DIVULGAÇÃO

nas atividades paroquiais. “Como em muitas paróquias da Arquidiocese de Belém, São Raimundo Nonato conta com grande participação dos devotos nas atividades, em especial, na eucaristia. D u r a n t e e s s e t e m p o , pude perceber a grande dedicação das pessoas e o desejo em fortalecer os trabalhos nas comunidades e nas pastorais. Sinto uma satisfação enorme em poder servir a população dentro de uma Igreja Viva”, destacou.

Pe. Antônio conta que por ser coordenada por lazaristas a paróquia possui as características marcantes dos seguidores de São Vicente de Paulo: intensos trabalhos missionários e de caridade no auxílio aos mais pobres. Em São Raimundo Nonato, as atividades são c o o rd e n a d a s p o r u m a assistente social que organiza cursos profissionalizantes e artesanais, como: conserto d e e l e t r o d o m é s t i c o s , artesanatos em flores, corte e costura, entre outros, dando oportunidade de emprego para centenas de pessoas. Há mais de 30 anos, a paróquia também oferece consultas médicas realizadas de forma voluntária por um clínico geral e uma pediatra. “Também realizamos um trabalho muito bonito em que cerca de cem famílias carentes são ass ist idas pela paróquia e recebem,

mensalmente, cestas básicas g raças à s doações dos paroquianos”, disse.

Entre os desafios em coordenar uma paróquia de 96 anos, Pe. Antônio conta que o maior deles é expandir cada vez mais o trabalho missionário. “Hoje, não podemos esperar que as pessoas procurem a Igreja, é preciso que a Igreja as procure! Acredito que o nosso maior desafio é assumir uma postura de presença em todos os setores, criando mais espaços e mais comunidades p a r a q u e p o s s a m o s

assumir uma postura mais evangelizadora”, contou.

A l é m d e p á r o c o , Pe . A n t ô n i o a s s u m i u , recentemente, outra missão. O sacerdote foi nomeado pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, como o mais novo vigário episcopal da Região Santa Cruz. Para ele, a notícia foi recebida com surpresa. “Com muita surpresa, no entanto, recebida com muita alegria em poder trabalhar em comunhão com o arcebispo e desenvolver o trabalho pastoral com a arquidiocese”, comentou.

w PARÓQUIA Paroquianos fortes na Eucarístia e na caridade aos irmãos necessitados

LUIZ ESTUMANO

w IGREJA São 96 anos de história no centro de Belém

w PÁROCO Há quatro anos Pe. Antônio conduz a missão

LUIZ ESTUMANO

Page 21: Voz de Nazare

Em NazaréBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013 9

Caderno Dois

Neste sábado, 9, foi celebra-da na Basílica Santuário a primeira Eucaristia de 110

crianças e adolescentes pertencen-tes às seis comunidades que inte-gram a Paróquia de Nazaré (Nossa Senhora das Graças, Sagrada Famí-lia, Sagrado Coração de Jesus, Santo Antônio Maria Zaccaria, São Brás e Santa Bernadete).

Após do i s anos de intensa preparação com os encontros de catequese, em missa presidida pelo Pe. Waldeci Silva, pároco da Basílica e responsável pelo setor de catequese, os jovens receberam pela primeira vez o corpo de Cristo. Em um momento marcado por reflexões, fé, esperança no comprometimento de todos com Deus e com a Igreja, pais, catequistas e coordenadores da Pastoral da Catequese se emocionaram com a concretização

deste que é um momento único na vida do católico, por significar a iniciação cristã na Igreja.

Irla Marques, coordenadora da Pastoral da Catequese, falou sobre a importância do momento: “A primeira Eucaristia é um momento marcante na etapa da formação do cristão, pois oferece a oportunidade de participar da comunhão durante a missa, recebendo o Corpo de Cristo, sinal de integração mais efetiva e concreta na vida da Igreja. A missa é o momento em que celebramos os mistérios de Cristo e a sua Igreja,” conclui .

Emoc ionada , dona Sandra Campos, que acompanhava a filha, falou que o momento era de muita felicidade, esperança e fé: “para mim é muito importante que minha filha, a única das quatro que falta passar por esse momento, possa experimentá-

lo justamente aqui com a Virgem de Nazaré. Fico emocionada só de pensar, principalmente por tudo que Nossa Senhora já fez em minha vida. É como se eu a estivesse entregando para seguir na caminhada com a Igreja e quero muito que isso aconteça”.

CONFISSÃODois dias antes da celebração,

os jovens participaram de outro momento importante: a Confissão, um dos sete Sacramentos que fazem parte da doutrina católica que serve como preparação para que o cristão receba a Eucaristia. “É o momento da reconciliação com Deus, quando nos d igni f icamos para poder participar do grande banquete que nos é oferecido na missa, quando nos tornamos em Cristo um único corpo”, ressaltou Irla Marques.

RENOVAÇÃO DO BATISMONa sexta-feira, 8, após a confissão,

todos os catequizandos participaram da Renovação do Batismo, primeiro Sacramento da lei cristã, em um momento especial celebrado pelo Diácono Edmilson na Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria.

Para a preparação das crianças e adolescentes, a Paróquia de Nazaré conta atualmente com 60 catequistas que, para desempenhar essa importante função na Igreja, pa r t i c ipam de momentos de formação didática e espiritual. As inscrições para a catequese da Paróquia de Nazaré acontecem anualmente a partir do dia 15 de janeiro. Para se inscrever as crianças devem ter acima de 10 anos. Mais informações: (91) 3223 - 1564.

Crianças e adolescentes fazem 1ª Eucaristia110 membros das seis comunidades da Paróquia de Nazaré recebem o Corpo de Cristo

CELEBRAÇÕES

Uma forma especial de unir os casais em Cristo por meio do matrimônio. Assim pode-se definir o Casamento Especial que é realizado há sete anos pela Pastoral Familiar da Paróquia de Nazaré. Neste ano, acontecerá no dia 7 de dezembro, na Basílica S a n t u á r i o . P r ó x i m o à realização do Casamento Especial, os 68 casais que frequentam a preparação irão participar neste final de semana de um Retiro Espiritual Especial que acontecerá na casa de Plácido, Centro Social de Nazaré. O Retiro que terá como tema “A Fé Verdadeira Leva ao Amor Verdadeiro” é mais uma forma de mostrar aos casais a importância do amor, da família e de um

matrimônio fundamentado nas leis de Deus.

S e g u n d o C l e o n i c e Vilhena, que com seu marido Orlando Vilhena coordena o Casamento Especial, este ano o evento conta com um diferencial na sua preparação. É a primeira vez que está sendo desenvolvida também a preparação à Crisma de alguns noivos que ainda não receberam o Sacramento.

“O casamento especial da Basílica de Nazaré conta com um diferencial que é a preparação dos casais”, conta.

Depois de mais de quatro m e s e s d e p re p a ra ç ã o , três noivos receberão o Sacramento do Batismo no dia 24 durante a missa de encerramento do Retiro Espiritual, presidida pelo

padre Paolo Catel, diretor espiritual da Pastoral Familiar. Já no dia do casamento, dia 7, pela parte da manhã, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá a missa de Crisma de 82 noivos. Todos os noivos que irão fazer o batismo e a crisma, e até mesmo aqueles que não precisarão fazer, estão participando da catequese de preparação. Além desses dois Sacramentos, todos os casais deverão se confessar antes da celebração do dia 7. O Retiro Espiritual, que representa a fase final de preparação dos noivos, acontecerá a partir das 7h30 até às 18h dos dia 23 e 24 e contará com a participação de palestrantes da Comunidade Canção Nova.

M a i s d e 1 2 0 j ove n s participaram no último final de semana de um momento de muita animação, oração e adoração a Deus, no VII Retiro Espiritual Jovem da Basílica de Nazaré. O retiro “Experimente” é organizado pelo Movimento da Juventude Nazarena (MOJUVENA), que este ano trouxe como tema: “Eis que

estou à porta e bato. Posso entrar?”. O objetivo é sempre o de proporcionar ao jovem a experiência do primeiro amor com Cristo e marcar o encontro com uma forma diferente de evangelizar, que vai do louvor e do teatro à adoração e reflexão dos ensinamentos de Deus.

Ro m u a l d o B a c c a ro , um dos coordenadores da

VII Experimente, Retiro Espiritual Jovem é sucesso de público

PF realiza Retiro Espiritual em preparação ao Casamento 2013

w ENCONTRO Retiro proporciou momentos de animação, oração e adoração a Deus

DIVULGAÇÃO

Pastoral da Juventude, fala sobre o intuito do retiro: “procuramos abrir o coração dos jovens de uma maneira diferente já que essa é a sua primeira experiência esp i r i tua l . Temos uma dinâmica que conta com músicas, teatro e depois evoluímos para palestras e adorações. Tentamos fazer com que o jovem se sinta à vontade com Cristo e para

aprender seus ensinamentos”.Nilza Lopes, membro

do MOJUVENA, diz que o retiro foi uma forma de aproveitar o sentimento de fé, respeito e amor ao próximo que a inda se encontra avivado devido à realização da programação do Círio de Nazaré. “O Círio de Nazaré sempre deixa em nós um sentimento muito especial de amor, fé e respeito. O retiro é

uma forma de continuarmos com es se sent imento , de o aproveitarmos nas pessoas e até mesmo uma oportunidade de repassá-lo aos irmãos que não viveram esse momento”, diz.

O encontro contou também com a presença do padre Geffison Silva, Barnabita da Basílica Santuário de Nazaré e orientador espiritual da Juventude Nazarena.

Page 22: Voz de Nazare

Horários de Missas na Arquidiocese de Belém

REGIÃO EPISCOPAL DE SANT’ANANossa Senhora da Graça(Catedral)Cidade Velha - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3223-2362/3225-2715

Igreja N. S. das Mercês(Reitoria)Comércio - BelémSábado: 12h e 17hDomingo: 12h e 17hTelefone: 3212-3102

Sant'Ana da CampinaComércio - BelémSábado: 12h (Igreja Matriz) Domingo: 7h (Col. D. Bosco) 9h (Igreja Matriz)Telefone: 3230-3734

São Judas TadeuCondor - BelémSábado: 18hDomingo: 7h e 18hTelefone: 3283-6020 Sta. Terezinha do Menino JesusJurunas - BelémSábado: 6h30 e 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18hTelefone: 3272-2251 Santo Antônio de LisboaBatista Campos - BelémSábado: 6h30, 12h, 17h e 18h30Domingo: 8h, 11h, 17h, 18h30 e 20hTelefone: 3215-7004/ 3222-0097 Santíssima TrindadeCampina - BelémSábado: 16hDomingo: 7h, 10h, 11h30, 17h30 e 19hTelefone: 3215-7007/ 3242-4917 N. S. da ConceiçãoCidade Velha - BelémSábado: 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18h30Telefone: 3215-7006 São JoséUmarizal - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 11h e 19hTelefone: 3230-4916

Santa LuziaJurunas - BelémSábado: 7h, 17h e 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3271-2146

REGIÃO EPISCOPALSANTA MARIA GORETTISão Pedro e São PauloGuamá - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 18h30Telefone: 3283-6021/3259-0413 São José de QueluzCanudos - BelémSábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 20hTelefone: 3226-2151/ 3226-2612

São Domingos de GusmãoTerra Firme - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e 19h30Telefone: 3253-2656

São MiguelCremação - BelémSábado: 18h30Domingo 7h30, 11h e 18h30Telefone: 3283-6022

Nossa Senhora de FátimaFátima - BelémSábado: 17h30Domingo: 6h45, 8h30, 17h30e 19h30Telefone: 3228-0864

Paróquia Santa Maria GorettiGuamá - BelémDomingo: 9h30 e 18hTelefone: 3283-6023

N. S. de Nazaré (Basílica Santuário)Nazaré - BelémSábado: 7h, 8h30,12h,17hDomingo: 6h30, 8h, 10h,16h30, 18h, 20hTelefone: 4009-8400

São Francisco de Assis(Capuchinhos)São Brás - BelémSábado: 19h30Domingo: 6h, 7h30,9h30,18h, 20hTelefone: 3073-1500

Santo Antônio do TucundubaGuamá - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSANTA CRUZImaculada ConceiçãoCastanheira - BelémSábado: 17hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3277-4642

São SebastiãoSacramenta - BelémSábado e domingo: 7h; 17h e 19hTelefone: 3264-9060/3254-7354

Jesus RessuscitadoMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 8h e 19hTelefone: 3277-4643

São Geraldo MagelaVal de Cans - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30 e 18hTelefone: 3257-7950 N. S. do Perpétuo SocorroTelégrafo - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 19hTelefone: 3264-9061

São JorgeMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 17h, 19hTelefone: 3277-4641

São Raimundo NonatoUmarizal - Belém.Sábado e domingo: 6h30 e 18hTelefone: 3277-4644

Santa CruzMarco - BelémSábado: 7h e 18h30Domingo: 7h, 9h, 11h30 e 18h30Telefone: 3277-4640/3276-0941

Nossa Senhora daConceição AparecidaPedreira - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 19hTelefone: 3233-4224/3276-9573

São Francisco XavierMarco - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3283-3052

Nossa Senhora Mãeda Divina ProvidênciaVal de Cans - BelémSábado:19hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3257-2388

Sagrada FamíliaCurió Utinga - Belém.Sábado: 7h e 19h30Domingo: 7h, 9h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSÃO JOÃO BATISTASão João Batista eNossa Senhora das GraçasIcoaraci - Belém.Sábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 10h, 18hTelefone: 3297-7250 São Francisco de AssisTapanã - BelémDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3258-8036

Nossa Senhora de FátimaIcoaraci - BelémSábado: 20hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3297-7251

Jesus Bom SamaritanoTapanã - Belém.Sábado: 7hDomingo: 7h30 e 19h30Telefone: 3033-2004

São Francisco das IlhasCotijuba - BelémSábado: 19h30;Domingo: 8h, 9h30, 19h30Telefone: 3247-1438

Santa EdwigesNova Marambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h30, 18hTelefone: 3279-1654

N. S. Rainha da PazBengui - BelémDomingo: 7h, 9h, 18h30Telefone: 3277-4645

Coração Eucarístico de JesusCatalina - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h, 10h e 19h

N. S. da Imaculada ConceiçãoOuteiro - BelémSábado: 8hDomingo: 7hTelefone: 3277-4648

N. S. do Bom RemédioConjunto Satélite - BelémSábado: 17h30Domingo: 7h, 18h30Telefone: 3289-5355

Entre em contato com seu pároco ou com a secretaria da sua paróquia e solicite que nos informem para podermos publicar.

Não encontrou o horário da sua paróquia aqui?

Natividade de NossoSenhor Jesus CristoConjunto Sideral - BelémDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3288-4250

Santo Antônio de PáduaCoqueiro - AnanindeuaSábado: 19h Domingo: 7h e 18hTelefone: 3237-8350

Santo Afonso de LigórioPratinha - BelémSábado: 19hDomingo: 8h30, 19hTelefone: 3258-1554/3274-8281

Arcanjo São MiguelUna - AnanindeuaSábado: 6h30Domingo: 7h, 20hTelefone: 3234-4674

REGIÃO EPISCOPALMENINO DEUSN. S. AuxiliadoraAnita Gerosa(Aurá) - AnanindeuaDomingo: 7h e 18hTelefones: 3255-3828

N. S. das VitóriasAlmir Gabriel - Marituba Sábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3256-7655

Sagrado Coração de JesusJúlia Seffer - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 18hTelefone: 3265-5413

Sagrado Coração de JesusDistrito Industrial - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30Telefone: 3255-9475

Menino DeusCentro - Marituba Domingo: 6h, 8h30, 18hTelefone: 3237-8351

N. S. de NazaréColônia - MaritubaDomingo: 9hTelefone: 3279-2624 N. S. das GraçasCentro - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3255-2654

N. S. do ÓVila - MosqueiroSábado: 19h30Domingo: 6h30, 9h30, 19h30Telefone: (91) 3771-1278

São Pio XÁguas Lindas - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 10h e 19hTelefone: 3215-7003

REGIÃO EPISCOPALSÃO VICENTE DE PAULOCristo ReiGuanabara - AnanindeuaDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3235-1405

Divino Espírito SantoCoqueiro - AnanindeuaSábado: 7hDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3263-0603

Santo Inácio de LoyolaIcui Guajará - AnanindeuaDomingo: 7h, 18hTelefone: 91541971

São Lucas EvangelistaGuajará - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3279-2621

Santa TeresinhaÁguas Lindas - AnanindeuaDomingo: 7h30, 18hTelefone: 3245-7440

N. S. de GuadalupeCoqueiro - AnanindeuaSábado: 18h30Domingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3245-7440

Cristo PeregrinoJaderlândia - AnanindeuaDomingo: 19hTelefone: 3237-9891

Santa Paula FrassinettiCidade Nova VI - AnanindeuaSábado: 19h30;Domingo: 6h30, 8h15, 18hTelefone: 3279-2620

Transfiguração do SenhorCuruçambá - AnanindeuaSábado: 18h30, 20hDomingo: 7h30, 19hTelefone: 3286-8570

Santa Rita de CássiaCidade Nova V - Ananindeua.Sábado: 6h30, 17h30Domingo: 6h30, 8h30,17h30, 19h30.Telefone: 3273-3191/ 3273-3310

São Vicente de PauloPaar - AnanindeuaDomingo: 7h, 8h30, 19hTelefone: 3283-8400

São José OperárioConj. Carnaúba, IcuíDomingo: 7h e 18hTelefone: (91) 3295-3545/3031-1172

Nossa Senhora do AmparoCidade Nova 8 - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18h e19h45 (Com. São José)Telefone: 3287-2418

n De 15 a 21 de novembro

w SEXTA, 15 NOVEMBRO09:00 – 10:00 Crismas: Paróquia São Pedro e São Paulo - Guamá11:00 – 12:00 Missa: MUR - UFRA15:00 – 16:00 Audiência18:00 – 19:00 Crismas no Colégio Santa Rosa – Colégio Santa Rosaw SÁBADO, 16 NOVEMBRO16:30 – 18:30 Ordenação: Presbiteral - Alto Urumajó / Bragança (PA)w DOMINGO, 17 NOVEMBRO10:00 – 11:00 Crismas: Paróquia Jesus Bom Samaritano12:00 – 13:00 Missa: Equipes de Nossa Senhora - Basílica de Nazaré18:00 – 19:30 Crismas: Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Júlia Sefferw SEGUNDA, 18 A QUARTA 20 NOVEMBROComissão Episcopal Para os Textos Litúrgicos – Brasília (DF)w QUINTA, 21 NOVEMBRO08:30 – 13:00 Nona reunião do Clero de 2013 - REGIÃO SANTA CRUZ15:30 – 17:00 Gravações: FNC19:00 – 20:00 Crismas: Paróquia João Paulo II

AGENDA DE DOM ALBERTO CORRÊA

Os compromissos de Dom Alberto Taveira podem sofrer alterações sem aviso prévio.

AGENDA DE DOM TEODORO TAVARES

n De 15 a 21 de outubro

Os compromissos de Dom Teodoro Mendes Tavares podem sofrer alterações sem aviso prévio.

w SEXTA, 15 NOVEMBRO08:00-12:00 – Trilha da Juventude – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – Aurá18:00 - Missa e CRISMA na Capela de Lourdes - Belémw SÁBADO, 16 NOVEMBRO19:00 – Ordenação Presbiteral de Valdinei Lima Silva em Bragançaw DOMINGO, 17 NOVEMBRO08:00-12:00h – Formação Ecumênica com alunos do Curso Bíblico da Arquidiocese12:00 - Missa na Basílica19:30 - Missa e CRISMA em Benficaw SEGUNDA, 18 NOVEMBRO09:00 – Reunião da Pastoral Ecumênica10:00 - Audiências19:00 - Missa e Crisma na Paróquia Cristo Reiw TERÇA, 18 NOVEMBROVisita Pastoral na Paróquia N Sra do Carmo – Benevidesw QUARTA, 20 NOVEMBROVisita Pastoral na Paróquia N Sra do Carmo – Benevides

A SemanaBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 201310

Caderno Dois

Page 23: Voz de Nazare

Discursos do PapaBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 2013 11

Caderno Dois

1 - IntroduçãoAgradeço ao Senhor por esta

oportunidade de poder falar com vocês, Irmãos Bispos responsáveis do CELAM no quadr iên io 2011-2015. Há 57 anos que o CELAM serve as 22 Conferências Episcopais da América Latina e d o C a r i b e , c o l a b o ra n d o solidária e subsidiariamente para promover, incentivar e dinamizar a colegialidade episcopal e a comunhão entre as Igrejas da região e seus pastores.

Como vocês, também eu sou testemunha do forte impulso do Espírito na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida no mês de maio de 2007, que continua animando os trabalhos do CELAM para a anelada renovação das Igrejas particulares. Em boa parte delas, essa renovação já está em andamento. Gostaria de centrar esta conversação no patrimônio herdado daquele encontro fraterno e que todos batizamos como Missão Continental.

2 - Características peculiares de Aparecida

Existem quatro características típicas da referida V Conferência. Constituem como que quatro colunas do desenvolvimento de Aparecida que lhe dão a sua originalidade.

- Início sem documentoMedel ín , Puebla e Santo

Domingo começaram os seus trabalhos com um caminho preparatório que culminou em uma espécie de Instrumentum laboris, com base no qual se desenrolou a discussão, a reflexão e a aprovação do documento final. Em vez disso, Aparecida promoveu a participação das Igrejas particulares como caminho de preparação que culminou em um documento de síntese. Este documento, embora tenha sido ponto de referência durante a V Conferência Geral, não foi assumido como documento de partida. O trabalho inicial foi pôr em comum as preocupações dos pastores perante a mudança de época e a necessidade de recuperar a vida de discípulo e missionário com que Cristo fundou a Igreja.

- Ambiente de oração com o Povo de Deus

É i m p o r t a n t e l e m b ra r o ambiente de oração gerado pela partilha diária da Eucaristia e de outros momentos litúrgicos, tendo sido sempre acompanhados pelo Povo de Deus. Além disso, realizando-se os trabalhos na cripta do Santuário, a “música de fundo” que os acompanhava era

A VOZ DE NAZARÉ continua nesta edição a publicação dos discursos do Papa durante a

JMJ. A iniciativa é fruto de pedidos dos leitores. O leitor poderá colecionar os textos que serão

publicados e aprender com as sábias palavras do Sumo Pontífice que está conquistando o mundo.

OS DISCURSOS DE FRANCISCO28 DE JULHO-RJ

constituída pelos cânticos e as orações dos fiéis.

- D o c u m e n t o q u e s e p r o l o n g a e m compromisso, com a Missão Continental

Neste contexto de oração e vivência de fé, surgiu o desejo de um novo Pentecostes para a Igreja e o compromisso da Missão Continental. Aparecida não termina com um documento, mas prolonga-se na Missão Continental.

- A presença de Nossa Senhora, Mãe da América

É a primeira Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe que se realiza em um Santuário mariano.

3 - Dimensões da Missão Continental

A Missão Continental está projetada em duas dimensões: programática e paradigmática. A m i s s ã o p r o g r a m á t i c a , como o próprio nome indica, consiste na realização de atos de índole missionária. A missão paradigmática, por sua vez, implica colocar em chave missionária a atividade habitual das Igrejas particulares. Em consequência disso, evidentemente, verifica-se toda uma dinâmica de reforma das estruturas eclesiais. A ‘mudança de estruturas’ (de caducas a novas) não é fruto de um estudo de organização do organograma funcional eclesiástico, de que resultaria uma reorganização estática, mas é consequência da dinâmica da missão. O que derruba as estruturas caducas, o que leva a mudar os corações dos cristãos é justamente a missionariedade. Daqui a importância da missão paradigmática.

A Missão Continental, tanto programática como paradigmática, exige gerar a consciência de uma Igreja que se organiza para servir a todos os batizados e homens de boa vontade. O discípulo de Cristo não é uma pessoa isolada em uma espiritualidade intimista, mas uma pessoa em comunidade para se dar aos outros. Portanto, a Missão

Continental implica pertença eclesial.

Uma posição como esta, que começa pelo

discipulado missionário e implica entender a i d e n t i d a d e d o cristão como pertença eclesial, pede que explicitemos quais

são os desafios vigentes d a m i s s i o n a r i e d a d e

d isc ipular. Me l imito a assinalar dois: a renovação interna da Igreja e o diálogo com o mundo atual.

Renovação interna da IgrejaA p a re c i d a p ro p ô s c o m o

necessária a Conversão Pastoral. Esta conversão implica acreditar na Boa Nova, acreditar em Jesus Cristo portador do Reino de Deus, em sua irrupção no mundo, em

sua presença vitoriosa sobre o mal; acreditar na assistência e guia do Espírito Santo; acreditar na Igreja, Corpo de Cristo e prolongamento do dinamismo da Encarnação.

Neste sentido, é necessário que nos interroguemos, como pastores, sobre o andamento das Igrejas a que presidimos.

Estas perguntas servem de guia para examinar o estado das dioceses quanto à adoção do espírito de Aparecida, e são perguntas que é conveniente pôr-nos, muitas vezes, como exame de consciência.

1 ) P r o c u r a m o s q u e o nosso trabalho e o de nossos presbíteros seja mais pastoral que administrativo? Quem é o principal beneficiário do trabalho eclesial, a Igreja como organização ou o Povo de Deus na sua totalidade?

2) Superamos a tentação de tratar de forma reativa os problemas complexos que surgem? Criamos um hábito proativo? Promovemos espaços e ocasiões para manifestar a misericórdia de Deus? Estamos conscientes da responsabilidade de repensar as atitudes pastorais e o funcionamento das estruturas eclesiais, buscando o bem dos fiéis e da sociedade?

3) Na prática, fazemos os fiéis leigos participantes da missão? Oferecemos a palavra de Deus e

IGREJA NA PERIFERIAPor isso, gosto de dizer que a posição do discípulo missionário não é uma posição de centro, mas de

periferias: vive em tensão para as periferias... incluindo as da eternidade no encontro com Jesus Cristo. No anúncio evangélico,

falar de ‘periferias existenciais’ descentraliza e, habitualmente, temos medo de sair do centro

constituída pelos cânticos e as

constituída pelos cânticos e as constituída pelos cânticos e as

- D o c u m e n t o q u e

- D o c u m e n t o q u e - D o c u m e n t o q u e

s e p r o l o n g a e m

s e p r o l o n g a e m s e p r o l o n g a e m

a Igreja e o compromisso

a Igreja e o compromisso a Igreja e o compromisso

da Missão Continental.

da Missão Continental. da Missão Continental.

Continental implica pertença

Continental implica pertença Continental implica pertença

eclesial.

eclesial.eclesial.

esta, que começa pelo

esta, que começa pelo esta, que começa pelo

são os desafios vigentes

são os desafios vigentes são os desafios vigentes

d a m i s s i o n a r i e d a d e

d a m i s s i o n a r i e d a d e d a m i s s i o n a r i e d a d e

os sacramentos com consciência e convicção claras de que o Espírito se manifesta neles?

4 ) Te m o s c o m o c r i t é r i o habitual o discernimento pastoral, servindo-nos dos Conselhos Diocesanos? Tanto estes como os Conselhos paroquiais de Pastoral e de Assuntos Econômicos são espaços reais para a participação laical na consulta, organização e planejamento pastoral? O bom funcionamento dos Conselhos é determinante. Acho que estamos muito atrasados nisso.

5) Nós, Pastores Bispos e Presbíteros, temos consciência e convicção da missão dos fiéis e lhes damos a liberdade para irem discernindo, de acordo com o seu processo de discípulos, a missão que o Senhor lhes confia? Apoiamo-los e acompanhamos, superando qualquer tentação de manipulação ou indevida submissão? Estamos sempre abertos para nos deixarmos interpelar pela busca do bem da Igreja e da sua Missão no mundo?

6) Os agentes de pastoral e os fiéis em geral sentem-se parte da Igreja, identificam-se com ela e aproximam-na dos batizados indiferentes e afastados?

Como se pode ver, aqui estão em jogo atitudes. A Conversão Pastoral diz respeito, principalmente, às atitudes e a uma reforma de vida. Uma mudança de atitudes é necessariamente dinâmica: “entra em processo” e só é possível moderá-lo acompanhando-o e discernindo-o. É importante ter sempre presente que a bússola, para não se perder nesse caminho, é a identidade católica concebida como pertença eclesial.

NÃO SER ONGA Igreja é instituição,

mas, quando se erige em ‘centro’, se funcionaliza e, pouco a pouco, se

transforma em uma ONG. Então, a Igreja pretende ter luz própria e deixa de ser aquele ‘mysterium lunae’ de que nos falavam os

Santos Padres

DÉCIMO QUINTO DISCURSO DO PAPA NO BRASIL, NA PRAIA DE COPACABANA (RJ) - ENCONTRO COM

O CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO (RESIDÊNCIA DO SUMARÉ, RJ)

Page 24: Voz de Nazare

Palavra FinalBELÉM, DE 15 A 21 DE NOVEMBRO DE 201312

Caderno Dois

Reflexões sobre a alma humana

Este assunto foi um tema importante na antiguidade clássica e cristã continuando até

nossos dias. Sempre foi motivo de discussão entre correntes filosóficas principalmente no estoicismo e no platonismo. A filosofia estoica considerava a alma humana como princípio vivo, que se origina da matéria e se dissolve ao fim de cada conflagração cíclica. O platonismo, ao invés, a considerava preexistente ao nascimento de cada ser humano.No decurso dos séculos II e III, o confronto com as heresias gnósticas e a filosofia platônica obrigou a Igreja a elaborar a doutrina cristã sobre a alma e o corpo. Para os gnósticos, o universo corporal é obra não do Deus supremo, mas de uma divindade denominada por eles de Demiurgo.Vários teólogos e filósofos se aprofundaram nesse estudo. Entre eles citamos Justino que rejeita a ideia de que a alma tenha com o divino uma afinidade tal que o homem, através dela, possa encontrar sua felicidade (Dialogo com Trifão, 4). Ele destaca o caráter inovador da mensagem cristã da ressurreição corporal que se tornou realidade com a redenção realizada por Jesus Cristo. Na realidade, Cristo veio trazer aos homens uma esperança nova, extraordinária: “que Deus prometa não conservar a imortalidade à imortalidade, mas tornar imortal o que era mortal?” (Sobre a ressurreição, 10). Outro teólogo, Santo Irineu centra sua reflexão sobre a unidade de Deus e seu desígnio de salvação: o Deus transcendente é também o Deus criador, que graças as duas “mãos”, o Logos (Verbo) e o Espírito criou o universo e realizou toda economia da salvação. Os homens são criaturas compostas de um corpo (corruptível, mas chamado à incorrupção) e de uma alma (sopro de vida que anima o corpo), criados à imagem e semelhança de Deus.Contudo, a “semelhança” divina não se realizará no homem a não ser que por seu consentimento à graça divina receba nele um terceiro elemento, o Espírito. (Este assunto está bem detalhado no meu livro: Meditação Cristã, Um Caminho de Sabedoria, p. 17).Para Irineu, o Espírito não é um elemento da natureza do homem, mas uma participação gratuita à vida divina. Todavia, o Espírito não é um dom simplesmente acrescentado à natureza. Para atingir a perfeição é necessário que possua nele esse dom divino, necessário para aceder à vida verdadeira que é visão de Deus. “Felizes os puros de coração porque verão a Deus”. Tertuliano também insiste sobre a unidade do composto humano: a alma e corpo. Enquanto Irineu

O espírito forma uma parte constitutiva da natureza humana, pois a alma e cor-po nada valem sem o espírito

distingue o sopro divino (afflatus) que constitui a alma humana do Espírito divino (spiritus) dado aos que se tornam dignos dele. O Espírito forma uma parte constitutiva da natureza humana, pois alma e corpo nada valem sem o espírito. Portanto, a carne é o eixo da salvação. É na carne, com a carne e pela carne que a alma medita tudo o que se encontra no seu coração (Irineu, Sobre a ressurreição, XV, 3).Na linha do pensamento de São Paulo, que serve de inspiração para Origenes, se destaca a dimensão tricotômica do ser humano: corpo, alma e espírito. Este último é o elemento divino presente no homem que incita a alma ao bem. A alma é considerada com duas dimensões: superior e inferior. A parte superior ou intelecto é chamada, em termos bíblicos, também de coração (kardia). O intelecto é a sede do livre-arbítrio e da sensibilidade espiritual. Orígenes defende que o intelecto é criado à imagem de Deus, do Logos. Este ao se submeter ao Espírito torna-se contemplativo e acede à semelhança divina, espiritualizando até mesmo a parte inferior da alma. Quanto ao corpo (soma), é um elemento

característico de toda criatura. Em uma época de grandes heresias cristológicas e trinitárias a contribuição dos Padres Capadócios foi a de esclarecer o papel salvador da carne de Cristo e a insistência na união corporal realizada entre Cristo ressuscitado e os cristãos.“É o homem e não uma parte do homem, que é imagem e semelhança de Deus. É o homem todo que é salvo. A alma humana, embora sendo de natureza intelectual imortal, não é divina por natureza: é somente capaz de ser progressivamente deificada, por uma livre participação que Deus lhe concede”. O homem se torna por graça o que Deus é por natureza (Gregório de Nissa). Quanto à matéria, criada também por Deus, é boa e capaz de tomar parte na deificação da alma. Para melhor entendimento oriento aos leitores

IRMÃ ÂNGELA TUTAS

Tesouros da Igreja

Irmã Ângela Tutas é doutora em “Scientiis Eclesiasticis Orientalibus” e professora de Patrística no Instituto Regional para

Formação Presbiteral da CNBB Norte 2.

Próximos artigos:

Maria Elisa Bessa de Castro

Pe. Reginaldo Manzotti

Pe. Fábio de Melo

Pe. Giovanni Martoccia

DIVULGAÇÃO

um aprofundamento no termo “livre arbítrio”.Os Capadócios distinguem na criação material e no corpo humano dois estados: a condição terrestre e a condição escatológica (vida pós-morte). Na condição terrestre, o corpo humano é “animal”, “psíquico” e corruptível, revestido de túnicas de pele (cf. Gn 3,21): precisa alimentar-se, reproduzir-se sexualmente, e está sujeito ao sofrimento e à morte. Como túnicas de pele queremos nos referir à estrutura do corpo humano incluindo os instintos e sentimentos. Mesmo nestas condições,

o corpo pode e deve tornar-se um auxiliar da alma no seu combate espiritual e na busca de Deus, por uma ascese de transfiguração e não de destruição. Assim o corpo é percebido em seu estado presente como uma realidade ambígua: “amigo e inimigo ao mesmo tempo” (Gregório de Nazianzo).Depois da ressuscitação, o corpo ressuscita incorruptível, reluzente de glória, cheio de força, ocasionando a resuscitação do corpo espiritual que será um corpo glorioso, transfigurado pelo poder divino do Espírito vivificante de Cristo glorioso. E aqui citamos São Paulo quando diz que sem a ressurreição do Senhor Jesus não haveria salvação e nossa fé seria vã. É nisto que devemos nos fixar para conseguir a imortalidade e a incorruptibilidade do nosso ser, que segundo Santo Irineu, isso nos é conferida na celebração e participação eucarística.