voz de nazaré

24
ARQUIDIOCESE DE BELÉM PE. FLORENCE DUBOIS FUNDADOR www.fundacaonazare.com.br ANO CI - Nº 629 - PREÇO AVULSO: R$1,00 D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014 E D Devotos de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, reverenciam a padroeira em momento de grande devoção e fé durante o 71º Círio de Nossa Senhora das Graças, acontecimentos inesquecíveis. CADERNO 2, PÁGINAS 1 Honra à Senhora das Graças Atenção voluntários, inscrições abertas Uma boa oportunidade para quem gosta de ajudar. Estão abertas as inscrições para voluntários do Círio. CADERNO 2, PÁGINA 7. COMUS/PMB LUIZ ESTUMANO LUIZ ESTUMANO w AJUDA Defesa Civil de Belém a espera de voluntários w DEVOÇÃO Multidão de fiéis do município vivenciam a espiritualidade de um dos momentos mais esperados dentro do calendário católico w ANIMAÇÃO Todos entoando a temática "Somos contra o aborto e a favor da vida" Caminhada da Família Com muito sucesso foi realizada a II Caminhada pela Vida e pela Família. Nas ruas demonstração de entusiasmo e compromisso. CADERNO 2, PÁGINA 3. Em breve Seminário Arquidiocesano Sábado, dia 23, acontece a celebração eucarística de fundação de um novo Seminário em Belém. CADERNO 2, PÁGINA 5. Santa Maria de Belém em festa A Catedral Metropolitana de Belém realiza a partir do dia 24 de agosto festividade. CADERNO 2, PÁGINA 6.

Upload: fundacao-nazare-de-comunicacao

Post on 02-Apr-2016

226 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Edição de 22 a 28 de Agosto de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Nazaré

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

PE. FLORENCE DUBOISFUNDADOR

www.fundacaonazare.com.br

ANO CI - Nº 629 - PREÇO AVULSO: R$1,00D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA DBELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

ARQUIDIOCESE DE BELÉMARQUIDIOCESE DE BELÉM

Devotos de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, reverenciam a padroeira em momento de grande devoção e fé durante o 71º Círio de Nossa Senhora das Graças, acontecimentos inesquecíveis. CADERNO 2, PÁGINAS 1

Honra à Senhora das Graças

Atenção voluntários, inscrições abertasUma boa oportunidade para quem gosta de ajudar. Estão abertas

a s i n s c r i ç õ e s p a ra voluntários do Círio.

CADERNO 2, PÁGINA 7.

COMUS/PMB

LUIZ ESTUMANO

LUIZ ESTUMANO

w AJUDA Defesa Civil de Belém a espera de voluntários

w DEVOÇÃO Multidão de fiéis do município vivenciam a espiritualidade de um dos momentos mais esperados dentro do calendário católico

w ANIMAÇÃO Todos entoando a temática "Somos contra o aborto e a favor da vida"

Caminhada da FamíliaCom muito sucesso foi realizada a II Caminhada pela Vida e pela Família.

Nas ruas demonstração de entusiasmo e compromisso. CADERNO 2, PÁGINA 3.

Em breve Seminário ArquidiocesanoSábado, dia 23, acontece a ce lebração eucar í s t ica de fundação de um novo Seminário em Belém. CADERNO 2, PÁGINA 5.

Santa Maria de Belém em festaA Catedral Metropolitana de Belém realiza a partir do dia 24 de agosto festividade.

CADERNO 2, PÁGINA 6.

Page 2: Voz de Nazaré

Fun da do em 5 de ju lho de 1913

FUNDADORPe. Flo ren ce Du bois, bar na bi ta

PRESIDENTEDom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Be lém do Pa ráVICE-PRESIDENTE

Monsenhor Marcelino FerreiraVigário geral da Arquidiocese de Belém do Pa rá

DIRETOR GERALDiácono Antônio Carlos Gomes de Freitas

DIRETORA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO Marluce Guerreiro Milhomem

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO Mário Jorge Alves

DIRETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Arnaldo Pinheiro

COORDENAÇÃOBernadete Costa (DRT/PA 1326)

CONSELHO DE PROGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO João Car los Pe rei ra

Padre Nilton Cezar ReisPadre Cláudio de Souza BarradasEDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Sérgio Santos (DRT/PA 579)As si na tu ras, dis tri bui ção, ad mi nis tra ção e re da ção

Ave ni da Go ver na dor Jo sé Mal cher, Edi fí cio Pau lo VI, 915CEP: 66055-260, Bair ro Na za ré, Be lém - Pa rá

Te le fo nes: (91) 4006-9200/ 4006-9209. ARQUIDIOCESE DE BELÉM-PARÁ

Fax: (91) 4006-9227Re da ção: (91) 4006-9200/ 4006-9238/

4006-9239/ 4006-9244/ 4006-9245Site: www.fundacaonazare.com.br

E-mail: [email protected] veí cu lo da

Fun da ção Na za ré de Co mu ni ca ção CNPJ nº 83.369.470/0001-54

Im pres so no par que grá fi co de O Li be ral

FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO

Jornalista e professor

Há muito tempo, quando ain-da gozava de boa saúde, o Papa São João Paulo II disse

que seria interessante (ou que seria bom, já nem lembro mais), se um Papa pudesse assistir à escolha do seu sucessor. Na época, a decla-ração do Pontífice só não causou maior rebuliço, porque foi pronun-ciada por um...Pontífice. Tivesse um leigo ousado formular semelhante pro-posição, o mundo teria vindo abaixo. Como um papa sempre sabe o que diz e nada diz por acaso, para que depois venha a se retratar, João Paulo II quase que predisse o inusitado ges-to de seu sucessor, Bento XVI.

Na semana passada, o Papa Francisco (mais uma vez) surpreendeu o mundo, ao responder afirmativamente a pergunta de um jornalista, a bordo do avião que o levava de volta a Roma, depois de uma peregrinação à Coreia, se poderia, um dia renunciar.

Francisco não apenas disse que poderia passar pela porta aberta - dentro da mais absoluta legalidade por seu predecessor - e entregar o comando da Igreja a outro Cardeal, caso lhe faltassem as forças, e foi além: anunciou a própria morte. Os repórteres (e o mundo) se assustaram. Afinal, o Papa não tem o perfil de alguns políticos brasileiros - gente da pior espécie - que criam fatos, também chamados de factóides, para permanecer na mídia.

O Papa falou em renúncia e morte, prevendo, para daqui a dois ou três o final de seu pontificado. Nós, que o amamos intensamente, não desejamos que isso aconteça e ficamos torcendo para que ele tenha dado um chute para bem longe do gol. Francisco faz tanto bem à Santa Igreja de Cristo - à única e verdadeira Igreja de Cristo - que, hoje, é impensável ser católico sem a firme e amorosa orientação de Jorge Mario Bergoglio. O mundo precisa deste homem como quem necessita de oxigênio. Deus permita que o Papa, infalível, em questões de fé, erre feio, na previsão do fim de sua jornada terrena.

Palavras do Papa (parte I)

João Carlos [email protected]

Economista e escritor

Velho amigo do tempo dos Cursi-lhos, procurou-me, surpreso com o que escrevi nesta coluna em

25/07: 13 seminários em Belém. Ele conhecia apenas o São Pio X, o IPAR, e o dos Barnabitas.

O amigo está desatualizado. O IPAR não funciona já há bastante tempo, como seminário. O grande prédio do S. Pio X, construído para acolher também os estudantes das Dioceses e Prelazias do interior, não funcionou bem nesse sentido, e no tempo em que Dom Carlos Verzeletti foi bispo auxiliar, foi transformado em três ambientes distintos. O Centro de Cultura da Arquidiocese, o Seminário São Pio X, e o Instituto Regional para Formação Presbiteral.

Explicando melhor. O Seminário São Pio X, abriga os seminaristas da nossa Arquidiocese, em regime de internato,

com formação moral e espiritual, como o fazem os demais Seminários das Dioceses, Prelazias e diversas Congregações Religiosas, participantes do Regional Norte 2, que compreende todo o Estado do Pará.

Assim, não só a Arquidiocese, como todos os demais bispos do Pará, reúnem em um só local, os cursos de Filosofia e Teologia, com competentes professores. São cerca de 200 seminaristas maiores que se preparam para ser o futuro clero do Estado do Pará. Também já participaram seminaristas do Tocantins e do Maranhão. Essas aulas são pela manhã, retornando à tarde para os seus seminários, estudando e vivendo as suas realidades e os carismas de suas Dioceses ou de suas Congregações.

Além do acima exposto, existem ainda algumas casas de formação, os chamados Seminários Menores ou Propedêuticos.

A maioria das Dioceses e Prelazias, mantêm seus seminários menores nas suas sedes. Na próxima semana relacionarei os seminários na Grande Belém.

É bom que os le i tores le igos conheçam estes pormenores e passem a se interessar mais pela formação de nossos futuros Padres.

No mês vocacional (parte II)

José Pereira [email protected]

Panorama

CHARGE DOANDRÉ ABREU

Comente esta charge: [email protected]

Alegria de ser católico

Engenheiro civil e escritor

Compromisso de “ser” Igreja (parte I)

Ivens Coimbra Brandã[email protected]

Encontro Fraterno

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 20142

Opinião

Recentemente, ao me exercitar em uma seção de hidroterapia fui abordado cordialmente por

um participante novato, embora da mesma ‘safra’que eu. Disse ter-me conhecido em atividades pastorais na Paróquia Santo Antônio de Lisboa. Agradeci a lembrança, acrescentando que ainda hoje servimos para alguma coisa, sendo lembrados e convocados para ações mais ‘leves’.

Às vezes nem tão ‘leves’, como conversar com noivos que se preparam para o matrimônio, geralmente em um sábado, a partir das 14 horas... De fato, tornar agradável um encontro de jovens casais, com um casal veterano, casados há mais de 55 anos, poderia ser ‘pesado’. No entanto, logo somos envolvidos pelas orações e o carinho

dos casais de apoio, o que nos encoraja para o diálogo com os noivos, quase todos receptivos ao breve relato de nossas experiências, não nos atrevendo, no entanto, a dar conselhos. É neste espírito de entrega, que aceitamos o convite a cada dois meses.

Tudo começou nas décadas dos anos 70 e 80, quando eu e minha esposa reconhecemos nosso compromisso de Batismo. Ao tempo, com trabalho profissional pela manhã, à tarde e parte da noite, procurava reservar as terças e quintas-feiras, para atividades que minha vocação de cristão me levavam a assumir. Muito devemos à Escola de Formação Cristã do MCC. Desculpem o entusiasmo, mas os encontros de Estudo se constituíam em uma festa, não só pelos ensinamentos recebidos, como também, pela convivência fraterna. Lembro que, na noite de 31 de março de 1981, se fizeram presentes cerca de 180 pessoas, distribuídas em cinco salas, no Colégio Gentil Bittencourt.

Não se pretende fazer jogo de palavras. No entanto, bem sabemos que uma convocação trata-se de um convite, podendo-se dele declinar, enquanto a vocação é um chamado do Criador, compromisso da criatura.

O trabalho voluntário é aquele que é feito de total coração. É “fazer o bem sem olhar a quem”. É se importar com as necessidades do outro, com o lugar, fazer o possível de servi com amor e com alegria. THIAGO SANTOS, 20, estudante.

Ser voluntário parte do princípio do amor. Você deve amar uma causa e por ela doar seu tempo, seu esforço, sua dedicação sem esperar nada em troca, mas com a única finalidade de fazer o bem. RAFAEL ARAÚJO, 26, estudante.

Sua voz

É uma via de mão dupla. A gente doa tempo, energia e criatividade, em troca ganha aprendizado e convivência com pessoas diferentes. É uma sensação incrível se sentir útil.AMANDA BARATA, 19 anos, universitária.

Para você o que é o trabalho voluntário, o que pensa dessa atividade?

Page 3: Voz de Nazaré

s

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014 3

A imagem da construção ocorre muitas vezes na Sagrada Escritura,

apontando, ora para a dignidade dos edifícios, ora para o material utilizado ou as pessoas envolvidas nas edificações. São comparações nas quais podem ser como que dependuradas as várias atitudes diante do mistério de Deus e a aventura da fé, a que todos são chamados. O Apóstolo São Pedro absorveu de forma interessante esta imagem: “Como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Com efeito, nas Escrituras se lê: ‘Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, honrosa; quem nela confiar, não será confundido’. De vós, que credes, ela é a honra! Mas para os que não creem, ‘a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular’ e ‘pedra de tropeço, pedra que faz cair’: nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles. Mas vós sois a gente escolhida, o sacerdócio régio, a nação santa, o povo que ele adquiriu, a fim de que proclameis os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa. Vós sois aqueles que antes não eram povo, agora, porém, são povo de Deus; os que não eram objeto de misericórdia, agora, porém, alcançaram misericórdia” (1 Pd 2, 5-10; Cf. Sl 117, 22; Cf. Is 28,16).Ele mesmo teve que se confrontar com aquela pedra angular da construção, sem a qual tudo vem abaixo. E Jesus Cristo, que é a porta necessária (Cf. Jo 10, 7-9), veio ao seu encontro, talhando pouco a pouco aquele que veio a ser também chamado com o nome Pedro, que vem de Pedra. Na região de Cesareia de Filipe, como nos narra o Evangelista São Mateus (Cf. Mt 6, 13-20), aconteceu um diálogo fundamental na compreensão da vocação de Pedro. Até aquela altura da narrativa evangélica, eram muitas as multidões que se acercavam de Jesus. Delas emerge, pouco a pouco, o grupo dos discípulos e entre eles os doze, que foram depois chamados apóstolos. É um processo de formação, com o qual o Senhor prepara aqueles que deveriam continuar o anúncio do Reino de Deus e a constituição da Igreja. Chega um momento decisivo, os discípulos próximos de Jesus, uma pergunta sobre a opinião corrente a seu respeito, seguida da mais importante questão para qualquer discípulo de todos os tempos: “E vós, quem dizeis que eu sou?” (Mt 16, 15). É a virada radical para aqueles homens simples! O dono da resposta e da responsabilidade se chama Simão: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16, 16).Simão era pescador, homem de um temperamento rico de defeitos e qualidades, generosidade e

insegurança. Tudo o que era humano nele estava presente. Veio do mundo do trabalho, tinha família e sogra, barco e rede. Certamente não lhe faltava nada no horizonte que se abria em torno do Lago de Nazaré, Mar da Galiléia. Foi cultivado pelo Senhor Jesus com a paciência que só Deus tem, e Ele é Deus! Agora, aquele que humanamente talvez não fosse o melhor de todos, dá a resposta da fé, conduzido interiormente pelo Pai que está no Céu. E o Senhor muda seu nome. Simão se torna Pedro, o pescador de Peixes se transforma em Pescador de Homens (Cf. Lc 5, 1-11). Sobre a sua profissão de fé há de se edificar a Igreja. Ao Pescador são entregues as chaves do Reino dos Céus, donde a devoção cultivada àquele sempre é visto de plantão à porta do Céu! Até atribuem a ele o controle do clima! São atribuições desproporcionais à pequenez do homem simples da Galileia: “Tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16, 19). O Céu se compromete com a Terra, para agradável surpresa da humanidade ansiosa pela eternidade! O nó que ata os homens e mulheres aos seus próprios defeitos e pecados pode ser desfeito pelo ministério do perdão e da misericórdia, à disposição de quem se abre à graça! Generosidade eterna que se põe à disposição no dia a dia dos cristãos.Após a confissão de fé proferida

por Pedro, em nome de todo o grupo de discípulos, o processo formativo continua. Simão Pedro deverá entender, a duras penas, a realidade da Cruz, cujo anúncio escandaliza! “Jesus começou a mostrar aos discípulos que era necessário ele ir a Jerusalém, sofrer muito da parte dos anciãos, sumos sacerdotes e escribas, ser morto e, no terceiro dia, ressuscitar. Então Pedro o chamou de lado e começou a censurá-lo: ‘Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isto nunca te aconteça!’ Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: ‘Vai para trás de mim, satanás! Tu estás sendo para mim uma pedra de tropeço, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim, as dos homens!’” (Mt 16, 21-23), precisou ouvir do Senhor palavras exigentes, marcadas com o timbre da verdade, que o conduziu ao cumprimento da exigente missão de ser “Pedra”: ‘”Simão, Simão! Satanás pediu permissão para peneirar-vos, como se faz com o trigo. Eu, porém, orei por ti, para que tua fé não desfaleça. E tu, uma vez convertido, confirma os teus irmãos’. Simão disse: ‘Senhor, eu estou pronto para ir contigo até mesmo à prisão e à morte!’ Jesus, porém, respondeu: ‘Pedro, eu te digo que hoje, antes que o galo cante, três vezes negarás que me conheces’” (Lc 22, 31-34).Passados os anos, veio efetivamente a confirmar os irmãos com o derramamento de seu sangue, na cidade de Roma. Seu ministério permanece nos sucessores que vieram. O ofício

pastoral de Pedro se realiza no Papa, Bispo de Roma, princípio e fundamento da unidade da Igreja (Cf. Catecismo da Igreja Católica, 880-882). Por um costume secular, que liga nome e missão, hoje o sucessor de Pedro se chama Francisco. Jorge Maria Bergoglio se fez chamar “Francisco”. No nome escolhido para não se esquecer dos pobres, encontrou o eixo de seu ministério. Realiza-se nele o que um apóstolo, antes chamado Saulo e que veio a ser Paulo, afirmou de forma tão bonita: “O que nos recomendaram foi somente que nos lembrássemos dos pobres. E isso procurei fazer sempre, com toda a solicitude” (Gl 2, 10).O pontificado do Papa Francisco, homem chamado a ser “ponte” para unir as pessoas, tem se caracterizado pela clareza de rumos, tão necessária ao nosso tempo. Gestos surpreendentes, atenção aos mais sofredores, palavras fortes e cheias de ternura, com as quais a Igreja é impulsionada a sair de si mesma, com um olhar missionário e evangelizador, aliado a uma notável firmeza doutrinal. Não há situações humanas em qualquer parte do mundo que fiquem sem um sinal de presença da Igreja, a partir de iniciativa sua. A cada momento as pessoas se encantam com suas atitudes. Sabe ser profundamente humano, diz claramente ser homem limitado como todos os outros, pergunta, escuta com atenção, quer ajudar, olha nos olhos das pessoas, é gente! Nos últimos dias, sua terceira grande viagem missionária internacional, desta feita à Coréia do Sul, foi mais um testemunho eloquente, para que todos os cristãos, junto com o Papa, assumam a magnífica tarefa do Pedro Pescador de homens.

Pedro e Francisco

s

ss

Arcebispo

O que nos recomendaram foi somente que nos lembrássemos dos pobres, e isso procurei fazer sempre.

Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Conversa com meu povo

Arcebispo

ArcebispoArcebispo

w HOJE o sucessor de Pedro se chama Francisco, assumiu a tarefa de ser pescador de homens

DIVULGAÇÃO

Page 4: Voz de Nazaré

LiturgiaBELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 20144

B) COMENTÁRIO

Este texto é importantíssimo quanto à pessoa de Jesus e sua obra salvífica: a Igreja.

Aqui o mestre trava conversas com seus discípulos em dois planos: De um lado ele capta informações do grupo em relação ao que “dizem por ai” sobre sua pessoa, o que eles têm de informação externa; e do outro, ele procura saber o que o próprio grupo diz disto, em dimensão interna, para o grupo, para cada um. E então um dentre eles, Pedro, responde por todos, em nome de todo o colegiado apostólico. No final o que quer Jesus é saber a resposta pessoal: minha, sua, de cada um, em relação a ele. Em nossa, em minha vida, quem é Jesus?

O escrito ensina, destaca a comunicação de três pontos: 1º: “Jesus/Messias”. O primeiro interesse deste texto é a proclamação da messianidade de

Jesus: ele é o Messias esperado, o C r i s t o p ro m e t i d o n a s Sagradas Escrituras do Antigo Testamento. E o conhecimento da pessoa de Jesus é graça, é dom de Deus (v 17) e não obra humana. 2º: “A Igreja”. Ela pertence a Cristo (v.18a): “Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja”. O fundamento sobre o qual se ergue o edifício da salvação é sólido. A Igreja é uma casa construída sobre a rocha, ainda que apoiada na “fragilidade” dos humanos. Mesmo assim, as forças do mal jamais prevalecerão contra ela: “o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (v 18b), nos assevera o Mestre. 3º: “Pedro”. Por fim temos Pedro. Desponta a figura do apóstolo que é definida aqui em três metáforas: a) pedra (v.18); b) chaves, e c) poder de ligar e desligar (v.19). Todas estas metáforas têm suas raízes imergidas nos textos messiânicos do Antigo

Testamento, e apontam Pedro como “ponto de convergência” do novo povo de Deus.

Compreende-se, portanto, que a Igreja é fundada sobre a rocha e esta rocha é a “fé de Pedro”. O poder que Jesus confere ao apóstolo é realmente magnânimo: ligar e desligar na terra, o que Deus ligará e desligará no céu. Pedro é “rocha” pela graça e não por mérito próprio. O Pedro que agora crer, depois o negará três vezes; mas logo Jesus lhe dá a oportunidade e ele recupera também em palavras, pela quantidade e qualidade do amor convicto e expresso no “diálogo do amor” (Jo 21,15-19), o mesmo que nos concerne a todos.

O amor dever ser nossa energia, aquilo que nos alenta e nos capacita a remover os escombros ou qualquer empecilho que nos dificulta a sequela do Mestre e a edificação e continuação de sua obra.

Formado em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma

A) Texto: Mt 16,13-20

13 Jesus (...) perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do homem?” 14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, ainda, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”.15 Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo” (...) 18 Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, (...) 19 Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

Padre Romeu [email protected]

Homilia Dominical

Liturgia da Semana

22/08 - SEXTA-FEIRANossa Senhora Rainha - Memória

Sete dias após a Assunção, N. Sra. torna-se Rainha, e signifi ca a concretiza-ção das palavras de Cristo em Lc 22, 28-30: “Comereis e bebereis à minha

mesa no meu reino e sentar-vos-eis em tronos para julgar as doze tribos de Israel”. É proclamada por doze vezes na ladai-nha: Rainha dos anjos; patriarcas; profetas; apóstolos; márti-res; confessores; virgens; de todos os Santos; concebida sem pecado; elevada aos Céus; Santo Rosário e da paz. E agora, com seu carisma, ela atrai a todos nós a essa realeza.

23/08 - SÁBADOSanta Rosa de Lima - Virgem

Descende de pais espanhóis que vie-ram para a colônia peruana do séc. XVI a fi m de ganhar dinheiro, porém fi caram pobres. A pequena Isabel crescia, ape-sar disso, em graça e beleza, tanto que

os familiares chamavam-na de “Rosa”. Na juventude decide ingressar na Ordem 3ª Dominicana, e consegue permissão para viver reclusa em um quarto nos fundos da casa dos pais. Teve vida rígida em oração e negação dos prazeres do mun-do, chegou a usar uma coroa de espinhos de metal. Tinha o dom do milagre, e foram tantos que seu enterro foi um grande acontecimento de Lima.

24/08 - 21º DOMINGO DO TEMPO COMUMSão Bartolomeu - Apóstolo e Mártir

Os sinóticos (Mt 10, 3; Mc 3, 18 e Lc 6, 14; e ainda (At 1, 13) citam Bartolo-meu entre os escolhidos, e como os estu-

dos apontam ele e Natanael como sendo a mesma pessoa, é em (Jo 1,45-51) que encontramos sua personalidade que faz Jesus elogiar: “Eis verdadeiramente um israelita em quem não há fraude”. Também Jesus diz uma frase, que nos livros apócrifos, confi rma como as visões que Bartolomeu teria tido na hora da crucifi xão: “Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o fi lho do Homem”. Depois de pregar em regiões distantes, foi esfolado vivo em 51 d.C.

26/08 - TERÇA-FEIRASanta Tereza de Jesus Jornet - Virgem

Fundou a Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desampa-rados, séc. XIX. Enfrentou difi culda-des com esta obra, até de irmãos

de uma outra Ordem que queriam anexá-la a eles. En-frentou uma doença que lhe abatia. Sendo Carmelita, achou que seria melhor ir para as Clarissas, mas dois anos depois e com a saúde bem debilitada volta a casa materna. Problemas comuns que a obra de Deus encon-tra. Hoje se encontram em vários países.

27/08 - QUARTA-FEIRASanta Mônica - Religiosa e Mãe de Santo Agostinho

Era casada com Patrício, ho-mem pagão, rude e que passou a ser violento. Tiveram três fi lhos:

Agostinho, Navígio e Perpétua. Esta santa mulher, que mais tarde se tornara “Padroeira das Mães Cristãs”, lu-tou com as armas da oração para converter sua família. Seus fi lhos mais novos foram mais fáceis de converter; seu esposo, acabou se batizando um ano antes de fa-lecer. Entretanto, o fi lho mais velho, Agostinho, que lhe causava muitas lágrimas, só se converteu a beira da morte de sua protetora mãe, em 387.

28/08 - QUINTA-FEIRASanto Agostinho - Bispo e Doutor da Igreja

Da vida de pecados e fanfar-ras desregrada do jovem Aurelius Augustinus não cabe agora des-crever, o belo mesmo é sua con-

versão, depois de longo período de oração materna e ajuste de mentalidade do fi lho que andou até por dou-trinas maniqueístas. Teve também a ajuda de um grande santo, Bispo Ambrósio. Em suas pregações, conquistou o coração do jovem. Agostinho foi escritor, teólogo, fi ló-sofo e para toda a eternidade um dos 33 Doutores da nossa Igreja. Faleceu em Hipona em 430.

Benedito Otávio ([email protected])

Santos da semana

25/08 - SEGUNDA-FEIRASão José Calasanz Sacerdote

Entre os séc. XVI e XVI, surge um espanhol (como sempre a Espanha nos dando grandes homens, pena a carência de fé que se encontra por lá hoje), cheio de ardor mis-sionário e vontade de educar os jovens na fé e no amor de Deus. Fundou a Cong. dos Clérigos Po-bres Regulares da Mãe de Deus das Pias Escolas, porém, foi calu-niado e afastado de suas funções, aceitando obedientemente. Falava apenas para seus irmãos aguarda-rem o sinal de Deus. Faleceu em 1648, e só oito anos mais tarde, o Papa Alexandre VI reconheceu sua inocência e abençoou a Ordem.

w Dia 22, sexta-feiraCor (branco)Primeira leitura (Is 9,1-6)Responsório (112)Evangelho (Lc 1,26-38)w Dia 23,sábadoCor (branco)Primeira leitura (2Cor 10,17–11,2)Responsório (148)

Evangelho (Mt 13,44-46)w Dia 24, domingoCor (verde)Primeira leitura (Is 22,19-23)Responsório (137)Segunda leitura (Rm 11,33-36)Evangelho (Mt 16,13-20)w Dia 25, segunda-feiraCor (verde)

Primeira leitura (2Ts 1,1-5.11b-12)Responsório (95)Evangelho (Mt 23,13-22)w Dia 26, terça-feiraCor (verde)Primeira leitura (2Ts 2,1-3a.14-17)Responsório (95)Evangelho (Mt 23,23-26)w Dia 27, quarta-feira

Cor (branco)Primeira leitura (2Ts 3,6-10.16-18)Responsório (127)Evangelho (Mt 23,27-32)w Dia 28, quinta-feiraCor (branco)Primeira leitura (1Cor 1,1-9)Responsório (144)Evangelho (Mt 24,42-51)

Page 5: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014 5

VaticanoO Papa Francisco pediu por

carta ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-

moon, que faça o que estiver ao seu alcance para acabar com a violência contra as minorias religiosas no nor-te do Iraque, anunciou o Vaticano.

“As experiências trágicas do século XX e compreensão mais elementar da dignidade humana obrigam a comunidade internacional, em particular em virtude das regras e mecanismos do direito internacional, a fazer todo o possível para parar e prevenir qualquer violência sistemática contra minorias étnicas e religiosas”, afirma o papa na mensagem no dia 9 de agosto.

“Os ataques violentos que estão se estendendo por todo o norte do Iraque não pode senão despertar as consciências de todos os homens e mulheres de boa vontade para cumprir ações concretas de solidariedade, para proteger os que são agredidos e ameaçados pela violência e para assegurar a assistência necessária aos inúmeros refugiados, assim como também a volta a suas cidades e seus lares”, alerta o pontífice argentino.

O Papa afirma acreditar que seu apelo e o dos Patriarcas Orientais e demais líderes religiosos da região encontre “uma resposta positiva”.

Francisco reitera sua “proximidade

Papa pede à ONU que acabe com violência no IraqueEsperança de que o apelo encontre uma resposta positiva

SOLICITAÇÃO

No seu discurso, no domingo, 17, em visita a Coréia do Sul, o Papa Francisco centrou-se no papel da Igreja no vasto continente da Ásia, onde habita uma grande variedade de culturas. A Igreja é chamada a dar um testemunho do Evangelho, através do diálogo e a abertura para com todos. O ponto de partida e o ponto de referência fundamental é a nossa própria identidade, a nossa identidade de cristãos. Não podemos empenhar-nos num verdadeiro diálogo, se não somos conscientes da nossa identidade. Se queremos comunicar de maneira livre, aberta e frutuosa com os outros, devemos ser bem claros sobre aquilo que somos, o que Deus fez por nós e o que Ele requer de nós. E se a nossa comunicação não quer ser um monólogo, deve haver abertura de mente e coração para aceitar indivíduos e culturas.

E a propósito do testemunho e do diálogo o papa centrou-se em três dificuldades que se devem prever e evitar de forma madura:

O primeiro é o re lat iv ismo que nos empurra em direção às areias movediças da confusão e do desespero. É uma tentação que no mundo de hoje também afeta a comunidade cristã, advertiu o papa, esclarecendo que não se trata apenas de relativismo entendido como um

sistema de pensamento, mas daquele relativismo prático quotidiano que, de maneira quase imperceptível, enfraquece qualquer identidade.

A segunda maneira em que o mundo ameaça a solidez da nossa identidade cristã é a superficialidade: as coisas da moda, da evasão e fuga. Um sério problema pastoral, disse o papa. Para os ministros da Igreja, esta superficialidade pode se manifestar também em ser fascinado pelos programas pastorais e pelas teorias, em detrimento do encontro direto e frutuoso com os fiéis, especialmente os jovens, que pelo contrário precisam de uma catequese sólida e uma segura guia espiritual. Sem estar enraizados em Cristo, as verdades para as quais vivemos acabam por se inclinar, a prát ica da virtude se torna formalística e o diálogo é reduzida a uma forma de negociação ou ao acordo no que se deve discordar.

A terceira tentação é a aparente segurança de se esconder atrás de respostas fáceis, frases feitas, leis e regulamentos.

Finalmente, concluiu o papa, juntamente com um claro sentido da sua própria identidade de cristãos, o diálogo autêntico exige também uma capacidade de empatia. Não nos limitamos a ouvir as palavras

e s p i r i t u a l ” , a s s i m c o m o s u a “preocupação e de toda a Igreja Católica pelo intolerável sofrimento daqueles que apenas desejam viver em paz, harmonia e liberdade na terra de seus antepassados”.

“Com o mesmo espírito, eu escrevo ao senhor Secretário-Geral da ONU e coloco ante o senhor as lágrimas, os sofrimentos e os gritos desesperados dos cristãos e das minorias religiosas da amada terra do Iraque”, conclui.

Os esforços internacionais se intensificavam nesta quarta-feira para retirar milhares de deslocados pelo avanço dos jihadistas.

Segundo fontes da Igreja caldeia do Iraque, 100.000 cristãos foram expulsos de suas casas e estão vivendo nas ruas depois que os jihadistas tomaram o controle de localidades no norte do país.w SOLIDARIEDADE para proteger os que são agredidos e ameaçados

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Papa Francisco recorda a missão da Igreja no continente asiático

w O PONTO de partida é a nossa própria identidade de cristão

Obrigado, amigos coreanos! Com a ajuda de Deus, muito em breve voltarei à Ásia! #Philippines #SriLanka (19 de agosto)

Tantos inocentes foram expulsos de suas casas no Iraque. Senhor, pedimos-vos que eles possam em breve retornar. (18 de agosto)

Tende confiança na força da cruz de Cristo. Acolhei a sua graça reconciliadora e partilhai-a com os outros. (18 de agosto)

Senhor, diante de tanta violência no Iraque, ajudai-nos a perseverar na oração e na generosidade. (17 de agosto)

A misericórdia de Deus nos salva: nunca nos cansemos de espalhar pelo mundo esta jubilosa mensagem. (17 de agosto)

Rezemos para que a Igreja seja mais santa e mais humilde, e saiba amar a Deus servindo os pobres e as pessoas abandonadas e doentes. (17 de agosto)

Não esqueçamos o grito dos cristãos e de todas as populações perseguidas no Iraque. (16 de agosto)

Os mártires nos ensinam que as riquezas, o prestígio e a honra têm pouca importância: Cristo é o único verdadeiro tesouro. (16 de agosto)

O meu coração sangra, quando penso nas crianças do Iraque. Nossa Senhora, Nossa Mãe, as proteja! (15 de agosto)

Queridos jovens, Cristo vos chama a permanecer atentos e vigilantes para reconhecerdes aquilo que verdadeiramente conta na vida. (15 de agosto)

Maria, Rainha do Céu, ajudai-nos a transformar o mundo segundo o projeto de Deus. (15 de agosto)

Maria, Rainha da Paz, ajudai-nos a desenraizar o ódio e a viver em harmonia. (14 de agosto)

São João Paulo II, intercedei por nós e, de modo especial, pelos nossos jovens. (14 de agosto)

Deus abençoe a Coreia, especialmente os seus idosos e os seus jovens. (14 de agosto)

Agradeço a todos os que corajosamente estão ajudando as nossas irmãs e os nossos irmãos no Iraque. (13 de agosto)

No dia da minha partida, convido a unir-vos comigo em oração pela Coreia e por toda a Ásia. (13 de agosto)

que os outros pronunciam, mas de compreender a comunicação não dita das suas experiências, esperanças e aspirações, das suas dificuldades e daquilo que mais lhes está no coração. Esta empatia deve

ser o fruto do nosso olhar espiritual e da experiência pessoal, que nos leva a ver os outros como irmãos e irmãs, a “ouvir”, através e para além das suas palavras e ações, o que os seus corações desejam comunicar.

Page 6: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 20146

Igreja no BrasilRECONHECIMENTO

Prêmio Nacional Irmã Dorothy, promovido pelo MTC Brasil

CNBB recebe premiação de trabalhadores do campo

A Conferência Nacional dos Bis-pos do Brasil (CNBB) recebeu, na quinta-feira, 15, o Prêmio

Nacional Irmã Dorothy, promovido pelo Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Campo (MTC Bra-sil). O Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário Geral da Conferência, Dom

Leonardo Steiner, recebeu a homena-gem das mãos de lideranças do grupo.

O Prêmio Nacional Irmã Dorothy foi aprovado pela plenária do MTC Brasil, que aconteceu em maio, e tem o objetivo de reconhecer as pessoas e organizações que “contribuem com a luta em defesa da permanência na

terra e que ajudam no processo de construção do projeto de agricultura camponesa”, de acordo com a Secretaria Política Nacional do Movimento.

Além da CNBB, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Cáritas Brasileira, o Bispo de Barra (BA), Dom

Luiz Flávio Cappio, e outras entidades também foram condecoradas.

O nome do prêmio recorda a missionária norte-americana irmã Dorothy Stang, assassinada em 2005 por ordem de fazendeiros incomodados com a sua atuação na defesa dos trabalhadores do campo.

A cidade de Vargem Grande Paulista (SP) receberá, entre os dias 21 e 24 de agosto, o Simpósio Ecumenismo e Missão - testemunho cristão em um mundo plural.

Promovido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), em parceria com a PUC-PR e as comissões de Ecumenismo, Laicato e Missão da CNBB, o evento terá como sede o Centro Mariápolis Ginetta.

Além de discutirem o documento “Testemunho Cristão num mundo plural”, do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), os participantes farão um resgate da caminhada histórica do movimento ecumênico no Brasil, tendo como plano de fundo a Conferência do Nordeste e o Concílio Vaticano II. Paralelamente a isto será feito uma análise dos desafios para a missão e o testemunho cristão - como o próprio nome do Simpósio sugere -, tudo dentro de uma perspectiva

teológica de inclusão e diálogo.Entre os debatedores estão nomes

como Zwinglio Motta Dias, Padre Oscar Beozzo, Joanildo Burity, Ignes Costalunga, Roberto Zwestsch, pastor Walter Altmann, Frei Carlos Mesters, Francisco Orofino, Wanda Deifelt, Marcelo Schneider, Dom Maurício Andrade e Cibelle Kuss.

O Simpósio pretende reunir aproximadamente 150 pessoas entre leigos (as), consagradas, ordenadas nas diversas Igrejas cristãs, estudantes de teologia e convidados.

w DOM LEONARDO recebendo a homenagem das mãos de lideranças do grupo

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Simpósio Ecumenismo e Missão - testemunho cristão em um mundo plural

Diversas entidades se reunirão em Brasília (DF) para propor a criação da Rede Eclesial Pan-Amazônia (REPAM), com a finalidade de articular a presença e cooperação fraterna nos trabalhos de evangelização desenvolvidos na região amazônica. As atividades do encontro acontecerão de 9 a 12 de setembro. Representantes de 11 países e mais de 60 convidados pela organização do evento já confirmaram presença.

D e a c o r d o c o m o s organizadores , a Rede Eclesia l Pan-Amazônia possibilitará estabelecer diálogo com os envolvidos na Missão da Igreja na região.

Entidades que incentivam o testemunho e a presença missionária no território amazônico são responsáveis pela iniciativa. O encontro é o r g a n i z a d o p e l o Departamento de Justiça e Solidariedade (Dejusol) do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e pela Comissão Episcopal p a r a a A m a z ô n i a d a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com apoio do Secretariado da América Latina e do Caribe da Cáritas (Selacc), da Conferência Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (Clar) e do Conselho Pontifício para a Justiça e Paz do Vaticano.

Encontro definirá criação da Rede Eclesial Pan-Amazônia

O projeto da REPAM tem como objetivo geral

“lançar as bases de uma Rede Eclesial na região

Pan-Amazônica a partir do diálogo, da articulação e da construção de um consenso sobre a missão da Igreja na Amazônia”, destaca o texto motivador do encontro. A iniciativa b u s c a r á i n c e n t i v a r , legitimar e consolidar um processo de articulação na região a curto, médio e longo prazos. Serão definidos pelas entidades dos países representados no encontro a meta principal da Rede, seus procedimentos e as principais estratégias, que podem levar à definição de responsabi l idades, equipamentos, coordenação

e uma agenda para o trabalho dos próximos anos.

w PAN AMAZÔNIA rede na Região favorece trabalho eclesial

Pessoas in teressadas podem enviar solicitação de inscrição para a secretaria do CONIC no email: [email protected]

INSCRIÇÃO

Page 7: Voz de Nazaré

Igreja no MundoBELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014 7

O enviado do Papa Francisco ao Ira-que, Cardeal Fernando Filoni, se-gue realizando a missão encomen-

dada pelo Papa para expressar sua cercania espiritual e material aos cristãos persegui-dos no país. Informou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, em 16 de agosto.

O Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, encontrou-se com o presidente curdo, Masud Barzani, que “expressou seu compromisso para a judar os refugiados cr i s tãos” que escaparam da perseguição dos extremistas muçulmanos do chamado “Estado Islâmico e do Levante (ISIS)” que nos últimos dias cometeram uma série de atrocidades como a decapitação de crianças.

O Cardeal Filoni, em um relatório enviado à Secretaria de Estado ontem, indicou também que “os cristãos devem ficar em seu lugar e não serem obrigados a sair. A Igreja, além disso, está preocupada

não só pelos cristãos a quem busca ajudar para que permaneçam no Iraque, mas também pelas demais minorias”.

O Cardeal italiano estima além que do milhão de pessoas deslocadas que os extremistas do ISIL obrigaram a fugir, cerca de cem mil são cristãos, dos quais 20 mil estão em Erbil, a primeira cidade que visitou.

Padre Lombardi disse do mesmo modo que o Cardeal visitou outros campos de refugiados como o dos cristãos siro-ortodoxos na cidade de Mosul.

O programa do Cardeal cujo retorno não foi precisado devido à missão que o Papa encomendou-lhe e que seguirá adequando-se às necessidades das pessoas com as quais se encontra, “continuará se desenvolvendo nos próximos dias para chegar a outros lugares e seguir entregando o auxílio econômico previsto pelo Papa para ajudar os cristãos”.

A próxima cidade do Enviado do Papa será Ninive, onde há 70 mil refugiados cristãos.

CONFLITOS

O Cardeal visitou campos de refugiados como dos cristãos siro-ortodoxos

Enviado do Papa prossegue sua missão no Iraque ajudando aos cristãos perseguidos

No contexto da situação atual no Oriente Médio, o Movimento dos Focolares na Jordânia torna pública uma declaração - compartilhada por todo o Movimento dos Focolares - na qual se faz um apelo à paz e manifesta-se o próprio compromisso na ajuda a todos os que são vítimas da violência.

“Nós, cristãos e muçulmanos do Movimento dos Focolares na Jordânia, queremos exprimir a nossa grande desolação por aquilo que está acontecendo nestes dias, nestas horas no Oriente Médio. Na Síria, uma guerra que já dura três anos e está destruindo uma nação, constrangendo milhões de pessoas a refugiar-se para sobreviver. O conflito em Gaza, que não poupa civis e crianças inocentes, evidencia u m a s i t u a ç ã o n ã o re s o l v i d a entre dois povos e a falta de um compromisso sério e articulado da comunidade internacional para contribuir para a sua resolução.

Ultimamente, o avanço de uma milícia de extremistas do norte do Iraque está semeando o terror entre membros de religiões diferentes, obrigando-os a viver como refugiados no próprio país. Entre estes, mais de cem mil cristãos, há quase dois mil anos enraizados nessa terra, foram obrigados a deixar as próprias casas durante a noite. Uma verdadeira catástrofe! A tudo isso acrescenta-se a destruição deliberada do patrimônio religioso e cultural deles, que é também patrimônio da humanidade inteira.

w CARDEAL Filoni, sem retorno previsto para Roma

DIVULGAÇÃO

Declaração dos Focolares na Jordânia pela Paz no Oriente Médio

Nós estamos empenhados em fazer o possível para aliviar o sofrimento daquelas pessoas (muitas nós conhecemos pessoalmente), antes de tudo rezando por elas, mas também angariando fundos para suprir suas necessidades mais urgentes e abrindo as nossas casas para acolhê-los se fosse necessário. Ao mesmo tempo exortamos toda a comunidade internacional a mobilizar-se a fim de que essas comunidades ameaçadas, no Iraque, possam voltar o mais breve possível às suas casas!

Condenamos qualquer ato de violência contra a pessoa humana! Condenamos a produção e venda sem controles de armas de guerra, qualquer que seja a instituição que as financia, assim como todos aqueles que as colocam nas mãos de grupos terroristas e subversivos.

Queremos destacar, principalmente para os eventos no Iraque, que quem realiza estes atos abomináveis não

tem religião e, se declara possuí-la, nada mais faz do que subvertê-la. A essência da religião é o encontro entre Deus, o homem e toda a criação.

Estamos cansados que a religião seja instrumentalizada com o objetivo de dividir a humanidade e fomentar o conflito. Estamos indignados com quem - grupos, pessoas ou Estados - tenha planos e estratégias para dividir-nos e criar guetos separados em locais onde há centenas de anos vive-se lado a lado.

Estamos conscientes de que o diálogo entre pertencentes às comunidades cristãs e muçulmanas não é sempre fácil; mas queremos recordar que, há muito tempo, estão sendo feitos esforços notáveis para sanar as incompreensões, com um espírito de respeito recíproco, sabendo que o único Deus suscitou caminhos diferentes que convergem na mesma direção: a misericórdia, o amor, a compaixão, e todas as

virtudes que somente Ele possui em plenitude. Ele nos criou à Sua imagem para vivê-las entre nós em harmonia, por isso queremos seguir os Seus ensinamentos, para construir as nossas sociedades sobre o alicerce do pluralismo, onde é respeitado o direito de cada cidadão ou comunidade a professar a própria fé, sem constrição.

A Jordânia tem uma longa história de boa convivência entre cristãos e muçulmanos, e a última visita do Papa Francisco, convidado pelo nosso amado Rei Abdallah Ibn Al-Hussein, a reforçou ainda mais, com um grande impulso a trabalharmos juntos, mais intensamente, pelo bem da sociedade.

Também nós , Focolares na Jordânia, queremos confirmar o nosso empenho a trabalhar lado a lado para construir uma sociedade pacífica e harmoniosa, na defesa da dignidade de cada ser humano - prescindindo da convicção religiosa, da etnia, das tradições - e continuar com maior solicitude a realização de ações concretas para promover juntos a paz, a fraternidade e a salvaguarda da natureza. Estamos certos de que agindo assim podemos suscitar o bem, e sustentá-lo e aumentá-lo onde já existe. Estamos confiantes e seguros de que o mal não poderá jamais ter a última palavra. A fé em Deus nos garante, assim como o sólido relacionamento entre nós”.

Amã, 13 de agosto de 2014.

Alegria e entusiasmo no encontro do Papa com os jovens asiáticosAmbiente de festa e de muita

alegria no encontro do Papa com os jovens participantes na VI Jornada da Juventude Asiática, numa grande tenda junto Santuário dos mártires coreanos, em Solmoé, em 15 de agosto.

Papa Francisco refletiu inicialmente sobre o tema “A glória dos Mártires resplandece sobre vós”. “Tal como o

Senhor fez resplandecer a sua glória no testemunho heroico dos mártires, do mesmo modo deseja que a sua glória resplandeça na vossa vida e, por vosso intermédio, deseja iluminar a vida deste grande Continente”, disse o Papa.

O Papa insistiu naquilo que é o projeto de Deus: “a construção de um mundo onde todos vivam juntos em

paz e amizade, superando as barreiras, recompondo as divisões, rejeitando a violência e os preconceitos”.

O Papa reconheceu que “muitas vezes nos parece que as sementes de bem e de esperança que procuramos semear acabam sufocadas pelos cardos do egoísmo, da inimizade e da injustiça; e não só ao redor de nós,

mas também nos nossos corações. Preocupa-nos o desnível crescente entre ricos e pobres nas nossas sociedades. Vemos sinais de idolatria da riqueza, do poder e do prazer, que se obtêm com custos altíssimos para a vida humana. Dizendo ainda aos jovens que Deus conta com eles e com a sua geração.

Page 8: Voz de Nazaré

Nazaré RepórterBELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 20148

Em virtude da transmissão da propaganda eleitoral obrigatória, no rádio, alguns programas terão seus horários alterados.

O Jornal Brasil Hoje será apresentado às 6h30 da manhã. O programa Bom Dia Belém, às 6h45.

O p rog rama “Novo Tempo” às 7h50 e logo em seguida você acompanha

o programa Igreja Ponto a Ponto.

Às 11h30, acompanhe a Voz do Pastor; e o seu Cardápio Instrumental às 12h50.

Todas as segundas e quar tas-feiras, às três da tarde, acompanhe o “Especial Eleições 2014”.

Rádio Nazaré FM – 91,3, com você nas eleições 2014.

l ELEIÇÕES 2014

FM 91 .3 MHZRÁDIONAZARÉ

WWW.

FUNDACAONAZARE.

COM.BRPORTAL

NAZARÉ FUNDACAONAZARE.

FUNDACAONAZARE.FUNDACAONAZARE.

REDE NAZARÉ DETELEVISÃO CANAL 30

l ELEIÇÕES 2014 DESPERTA ATENÇÃO DE INTERNAUTAS

RÁDIO NAZARÉ FM – 91,3. A SERVIÇO DA VIDA. RUMOAOS 400 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO NA AMAZÔNIA.

TV NAZARÉ exibe programa com Você é convidado a ficar por dentro dos planos de governo dos candidatos ao Governo do Estado do Pará. Voltado a orientar o eleitor, a TV Nazaré iniciou o programa “Especial Eleições 2014”, que vai ao ar sempre as segundas e quartas, às 15 horas. É uma oportunidade para o cidadão

conhecer os candidatos que falam de seus planos eleitorais através da emissora da Arquidiocese de Belém. Assim, a TV Nazaré contribui com a democracia, levando aos eleitores-telespectadores a chance de avaliarem as propostas dos candidatos de acordo com seus anseios de cidadania.

Nesta semana o Portal da Fundação Nazaré de Comunicação teve 21.795 acessos. Os programas mais acessados foram Palavra de Vida Eterna | São Mateus

19,16-22 - 18.08.2014, com Dom Alberto Taveira Corrêa e o Diálogo Aberto - “Eleições 2014 e as Regras Eleitorais” - 14.08.2014, com Eduardo Sobral.

l CANDIDATOS PARTICIPAM DO ESPECIAL ELEIÇÕES 2014

O programa a Voz do Pastor

leva ao ouvinte palavras de fé e esperança inspiradas nas Palavras de Deus e nos documentos da Igreja Católica. É apresentado pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, diariamente, às 6h, 12h, 18h e 22h.

IVAN CARDOSO/ARQUIVO

O programa Notícias Pastorais mostra ao

telespectador os principais fatos das igrejas da Arquidiocese de Belém e do mundo. Além de divulgar os trabalhos das Pastorais, Movimentos, Ministérios que atuam nas paróquias e comunidades. É apresentado por Larissa Cristina, no sábado, às 7h, 12h e 19h e no domingo às 8h e 12h.

LUIZ ESTUMANO/ARQUIVO

Com o tema “Fazendo festa ao rei”, a paróquia São Lucas Evangelista, localizada em Ananindeua, realizará no próximo dia 7 de setembro, o primeiro Eletro Cristo.O evento é uma micareta católica, animada por trio elétrico, que percorrerá as ruas do bairro, e por bandas, que tem o intuito de envolver as famílias e, através do louvor, emitir um grito de alerta contra as drogas e a violência que vitima inúmeros jovens daquela localidade. A micareta trás como atração o cantor Cosme e banda,

vindo do Rio de Janeiro, que tem um testemunho de vida, foi resgatado do mundo das drogas nos morros cariocas, e hoje atua como evangelizador da Palavra de Deus, através de suas músicas. Além da banda Arautos do Senhor da Paróquia Santo Inácio de Loyola, e DJs.A concentração acontece às 16h, na Paróquia São Lucas Evangelista, localizada no Conjunto Guajará I, WE 64, nº 01, bairro Coqueiro, em Ananindeua.O evento é aberto ao público. Estima-se que mais de mil pessoas participem.

J PARÓQUIA SÃO LUCAS EVANGELISTA PROMOVE ELETRO CRISTO

A Comunidade São Benedito, pertencente à Paróquia Jesus Bom Samaritano realiza neste sábado, 17, procissão em louvor ao padroeiro. A procissão sairá da rua Santa Lúcia, às 17h30 e percorrerá algumas ruas do bairro do Tapanã em direção à comunidade São Benedito. Em seguida ocorrerá a missa de chegada.

J PROCISSÃO PARA SÃO BENEDITO

J RESTAURAÇÃO DA IGREJA DO CARMO PODE SER APRECIADA POR VISITANTES

A Igreja do Carmo, localizada no bairro da Cidade Velha, em Belém, está aberta à visitação desde o último dia 16, para que as pessoas possam acompanhar as obras de restauração do templo. O objetivo foi apresentar ao público o trabalho de conservação e revitalização, oferecendo visitas guiadas pela área interna da Igreja e atividades do Espaço Pedagógico, como confecção de maquetes da Igreja do Carmo e exibição do filme “Fragmentos”, produzido pelo grupo de jovens do Beco do Carmo, por meio do projeto Circuito das Artes.A programação foi realizada pelas Obras Sociais da Arquidiocese de Belém em parceria com o Instituto Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

J BOLSA FAMÍLIA RECADASTRA BENEFICIÁRIOS

A Fundação Papa João XXIII (Funpapa) informa que quase sete mil beneficiários cadastrados no programa Bolsa Família em Belém devem atualizar o registro em um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) até o dia 19 de setembro de 2014. Das 8.250 famílias do primeiro lote enviado pelo MDS, apenas 1.280 procuraram os Cras para atualização dos dados.O recadastramento é necessário. O não comparecimento até o prazo estipulado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) pode resultar no bloqueio do benefício.O recadastramento do primeiro lote deve ser feito nos 12 Cras de Belém ou na sede do Bolsa Família, localizada na Avenida Augusto Montenegro, Km 01, passagem Maria das Graças, 565, bairro Marambaia.

LUIZ ESTUMANO/ARQUIVO

A primeira parte da programação da terceira edição do Projeto Música na Orla começa sexta-feira, 22, e segue até o dia 24 de agosto na Estação das Docas,

em Belém. O evento é aberto ao público.A programação inclui apresentações de ritmos folclóricos, samba e o choro.

J MÚSICA NA ORLA DE BELÉM

A Páscoa dos Militares será realizada no dia 27 de agosto, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. O evento religioso celebra a ressurreição do Senhor e ocorre anualmente em todo o Brasil, reunindo militares do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Bombeiros e Guarda Municipal. A missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, no dia 27, às 10h, na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro de Belém.

J PÁSCOA DOS MILITARES

J FESTIVIDADE DE SÃO RAIMUNDO NONATO, NO ACARÁ

A comunidade Divino Espírito Santo, localizada no Baixo Acará, região das ilhas de Belém, começou a celebrar no dia 21 de agosto a festividade do padroeiro São Raimundo Nonato. Estão sendo realizadas novenas na residência das famílias até o dia 30. No domingo, 31, às 8h30, ocorre a Procissão e celebração da missa na capela. A programação cultural conta com sorteio de bingo, venda de comida, evangelização e muita diversão.

O curso tem como suporte pedagógico uma equipe de profissionais surdos e ouvintes com formação em Educação de Surdos, Educação Especial e Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa para Surdos.As aulas serão ministradas aos sábados pelo professor Arlindo Gomes, a partir de 6 de setembro, no Centro de Cultura de

Cultura e Formação Cristã (CCFC) localizado no complexo do Seminário Pio X, em Ananindeua. As inscrições podem ser feitas até o dia 28 de agosto. As aulas serão das 18 às 22h.Maiores informações na secretaria do CCFC pelos telefones:(091)4009-1550, 8053-5857 e 8864-7000

J CURSO DE LIBRAS NO CCFC EM SETEMBRO

DIVULGAÇÃO

Page 9: Voz de Nazaré

Fundação NazaréBELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014 9

SEXTA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Evangeliza Show03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Diálogo Aberto05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Doloroso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa 08h00 - Palavra de Vida Eterna 08:05 - Mulher.com 10h15 - De Mãos Dadas 10h55 - Palavra de Vida Eterna 11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a Gente14h30 - Religare15h00 - De Coração15h30 - De Mãos Dadas16h10 - Desenho16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Doloroso18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias 19h45 - Caminhando na Fé 20h00 - Clip Show21h00 - A Palavra de Deus é Luz 21h05 - Mãe Maria 21h15 - Terra Santa News 21h40 - Palavra de Vida Eterna 21h45 - Nazaré Notícias22h30 - Espaço Cultural23h58- Encerramento da Programação TV

SÁBADO

00h00 - Música Mensagem02h00 - De Coração02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Clip Show04h00 - Espaço Cultural05h00 - Evangeliza Show05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Gozoso06h30 - Conversa Com Meu Povo

06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 Notícias Pastorais07h45 - Eu Creio07h50 - Maria de Todos os Povos08h00 - Viola Brasil08h30 - Conversa com Meu Povo09h00 - Missa no Rio de Janeiro-RJ10h00 - Diálogo Aberto11h00 - Pesca Amazônia12h00 - Notícias Pastorais12h45 - Eu Creio12h50 - Maria de Todos os Povos13h00 - Viagem pela Amazônia13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Pensando Bem15h00 - Santa Missa e Adoração em São - Paulo -SP 16H45- Notícias Pastorais 17h30 - Terço Gozoso 19h00 - Encantos da Amazônia 20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Música Mensagem22h30 - Conversa com Meu Povo23h00 - Palavra de Vida Eterna23h05 - Espaço Cultural23h59- Encerramento da Programação TV DOMINGO

00h00 - Música Mensagem02h00 - Vida Consagrada03h00 - Clip Show04h00 - Igreja que Sofre04h30 - Música Arte e Vida05h30 - Igreja no Brasil05h45 - Maria de Todos os Povos05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Glorioso06h30 - Conversa Com Meu Povo 07h00 - Santa Missa Dominical 08h00 - Notícias das Pastorais 08h45 - Eu Creio 08h50 - Maria de Todos os Povos 09h00 - Viagem pela Amazônia 10h00 - Diálogo Aberto 11h00 - Pesca Amazônia 12h00 - Notícias das Pastorais 12h45 - Clip Show 13H40 - Encantos da Amazônia 14h40 - Ângelus14h55 - Palavra de Vida Eterna15h00 - Vida Consagrada16h00 - Palavra de Vida Eterna16h05 - Dedo de Prosa17h00 - Desenho17h30 - Terço Glorioso17h55 - Palavra de Vida Eterna18h00 - Missa Santuário Nacional de - Aparecida 19h00 - Instrumental Sesc Brasil 20h00 - Janela Aberta21h00 - Espaço Cultural22h30 - Palavra de Vida Eterna22h35 - Questão de Fé23h35 - Terço Glorioso

SEGUNDA – FEIRA

00h00 - A Palavra de Deus é Luz00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Encantos da Amazônia04h00 - Clip Show05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Gozoso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a Gente14h30 - Religare15h00 - Diálogo Aberto16h00 - De Palavras16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Gozoso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Caminhando Na Fé20h00 - Fazendo Esperança20h30 - Terra Santa News20h50 - Eu Creio20h55 - Palavra de Vida Eterna21h00 - Janela Aberta22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Sinais do Sagrado22h55 - Palavra de Vida Eterna23h00 - Caminhando Na Fé23h20 - Mãe Maria23h30 - Deus com a Gente23h58- Encerramento da Programação TV TERÇA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Janela Aberta03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Diálogo Aberto05h00 - Conversa com Meu Povo05h30 - Sobre Todas as Coisas05h45 - Palavra de Vida Eterna

05h50 - Eu Creio05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Doloroso06h30 - Conversa com Meu Povo06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Sobre Todas as Coisas12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Igreja que Sofre13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Desenho15h00 - Novena do Perpétuo Socorro15h40 - Sobre Todas as Coisas16h00 - De Palavras16h30 - Conversa com Meu Povo17h00 - Desenho 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Doloroso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Sobre Todas as Coisas20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Igreja que Sofre21h00 - Questão de Fé22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Sinais do Sagrado23h00 - Conversa com Meu Povo23h30 - Religare QUARTA - FEIRA

00h00 - A Palavra de Deus é Luz00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Novena do Perpétuo Socorro03h40 - Mãe Maria03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Questão de Fé05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Glorioso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé

13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a Gente14h30 - Religare15h00 - Pensando Bem16h00 - De Palavras16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Glorioso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Caminhando Na Fé20h00 - Encantos da Amazônia 21h00 - Vida Consagrada 22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Caminhando Na Fé23h00 - De Coração23h30 - Deus com a Gente QUINTA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Pensando Bem03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Encantos da Amazônia05h00 - Conversa com Meu Povo05h30 - Sobre Todas as Coisas05h45 - Palavra de Vida Eterna05h50 - Eu Creio05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Luminoso06h30 - Conversa com Meu Povo 06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Sobre Todas as Coisas12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Igreja que Sofre13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Desenho15h00 - Diálogo Aberto16h00 - De Palavras16h30 - Conversa com Meu Povo17h00 - Desenho 17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Luminoso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias 19h45 - Sobre Todas as Coisas 20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Terra Santa News20h55 - Palavra de Vida Eterna21h00 - Evangeliza Show22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Sobre Todas as Coisas23h00 - Conversa com Meu Povo23h30 - Religare

Escute na Rádio Nazaré FM 91.3 Ligue: (91) 4006-9251

Assista na TV Nazaré - Canal 30

QUINTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do terço - Mistérios Luminosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai-nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Entre nós14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h15 - Musical Nazaré15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Varanda Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem21h00 - Orando com Você - Com. Shalon.22h00 - A voz do Pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEXTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos

07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista09h30 - Informe Noticias09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Estação Segurança14h30 - Informe Noticias15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticias15h55 - Plantão R C R16h00 - Varanda Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 – Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas17h55 – Oração do Ângelus18h00 – A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Saudade em Versos e Canções22h00 - A voz do pastor22h30 – Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat – Igreja no Rádio

SÁBADO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço – Mistérios Gozosos06h00 - A Voz do Pastor06h30 - Questão de Fé07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem08h00 - Conhecendo Jesus10h00 - Maria de Todos os Povos11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Caminho Aberto15h00 - Criança Evangelizando Criança16h00 - Evangelizando Através do Dizimo17h00 - Musical Nazaré17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas

18h00 – A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h30 - Musical Mariano18h30 - Preparando a Festa19h00 - Musical Nazaré22h00 - A voz do Pastor22h15 - Domínio jovem23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat

DOMINGO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor06h30 - Preparando a Festa07h00 - SANTA MISSA08h00 - Vem e Segue-me10h00 - Domingo Alegre11h55 - Momento de Oração - Ângelus,, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - A Vida e o Tempo15h00 - As Mais Tocadas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos19h00 - Clássico Nazaré20h00 - Circuito M P B22h00 - A voz do Pastor22h15 - Especial PE. Zezinho23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEGUNDA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h30 - Informe Notícia09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR

10h30 - Informe Notícia11h50 - Momento de Oração - Ângelus Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h20 - Cardápio Instrumental14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Saúde e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Crescendo na Fé21h00 - Orando com Você - Com. Maíra22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

TERÇA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticia15h55 - Plantão RCR16h00 - Educação e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia

17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem21h00 - Orando com Você - Com. Mar a dentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUARTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticia15h55 - Plantão RCR16h00 - Educação e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem21h00 - Orando com Você - Com. Mar adentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat – Igreja no Rádio

Page 10: Voz de Nazaré

IgrejaBELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 201410

Horários de Missas na Arquidiocese de Belém

Entre em contato com seu pároco ou com a secretaria da sua paróquia e solicite que nos informem para podermos publicar.

Não encontrou o horário da sua paróquia aqui?

REGIÃO EPISCOPAL DE SANT’ANA

Nossa Senhora da Graça(Catedral)Cidade Velha - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3223-2362/3225-2715

Igreja N. S. das Mercês(Reitoria)Comércio - BelémSábado: 12h e 17hDomingo: 12h e 17hTelefone: 3212-3102

Sant'Ana da CampinaComércio - BelémSábado: 12h (Igreja Matriz) Domingo: 7h (Col. D. Bosco) 9h (Igreja Matriz)Telefone: 3230-3734

São Judas TadeuCondor - BelémSábado: 18hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3283-6020 Sta. Terezinha do Menino JesusJurunas - BelémSábado: 6h30 e 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18hTelefone: 3272-2251 Santo Antônio de LisboaBatista Campos - BelémSábado: 6h30, 12h, 17h e 18h30Domingo: 8h, 11h, 17h, 18h30 e 20hTelefone: 3215-7004/ 3222-0097 Santíssima TrindadeCampina - BelémSábado: 16hDomingo: 7h, 10h, 11h30, 17h30 e 19hTelefone: 3215-7007/ 3242-4917 N. S. da ConceiçãoCidade Velha - BelémSábado: 18h30Domingo: 7h00, 9h00 e 18h00Telefone: 3215-7006 São JoséUmarizal - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 11h e 19hTelefone: 3230-4916

Santa LuziaJurunas - BelémSábado: 7h, 17h e 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3271-2146

REGIÃO EPISCOPALSANTA MARIA GORETTI

São Pedro e São PauloGuamá - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 18h30Telefone: 3283-6021/3259-0413 São José de QueluzCanudos - BelémSábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 20hTelefone: 3226-2151/ 3226-2612

São Domingos de GusmãoTerra Firme - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e 19h30Telefone: 3253-2656

São Miguel

Cremação - BelémSábado: 18h30Domingo 7h30, 11h e 18h30Telefone: 3283-6022

Nossa Senhora de FátimaFátima - BelémSábado: 17h30Domingo: 6h45, 8h30, 17h30e 19h30Telefone: 3228-0864

Paróquia Santa Maria GorettiGuamá - BelémDomingo: 9h30 e 18hTelefone: 3283-6023

N. S. de Nazaré (Basílica Santuário)Nazaré - BelémSábado: 7h, 8h30,12h,17hDomingo: 6h30, 8h, 10h,16h30, 18h, 20hTelefone: 4009-8400

São Francisco de Assis(Capuchinhos)São Brás - BelémSábado: 19h30Domingo: 6h, 7h30,9h30,18h, 20hTelefone: 3073-1500

Santo Antônio do TucundubaGuamá - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h e 19h30Telefone: 3274 -9001

REGIÃO EPISCOPALSANTA CRUZ

Imaculada ConceiçãoCastanheira - BelémSábado: 17hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3277-4642

São SebastiãoSacramenta - BelémSábado e domingo: 7h; 17h e 19hTelefone: 3264-9060/3254-7354

Jesus RessuscitadoMarambaia - BelémSábado: 18hDomingo: 8h e 18hTelefone: 3277-4643

São Geraldo MagelaVal de Cans - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30, 10h30 e 18hTelefone: 3257-7950 N. S. do Perpétuo SocorroTelégrafo - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 19hTelefone: 3264-9061

São JorgeMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 17h, 19hTelefone: 3277-4641

São Raimundo NonatoUmarizal - Belém.Sábado e domingo: 6h30 e 18hTelefone: 3277-4644

Santa CruzMarco - BelémSábado: 7h e 18h30Domingo: 7h, 9h, 11h30 e 18h30Telefone: 3277-4640/3276-0941

Nossa Senhora daConceição Aparecida

Pedreira - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 19hTelefone: 3233-4224/3276-9573

São Francisco XavierMarco - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3283-3052

Nossa Senhora Mãeda Divina ProvidênciaVal de Cans - BelémSábado:19hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3257-2388

Sagrada FamíliaCurió Utinga - Belém.Sábado: 7h e 19h30Domingo: 7h, 9h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSÃO JOÃO BATISTA

São João Batista eNossa Senhora das GraçasIcoaraci - Belém.Sábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 10h, 18hTelefone: 3297-7250 São Francisco de AssisTapanã - BelémDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3258-8036

Nossa Senhora de FátimaIcoaraci - BelémSábado: 20hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3297-7251

Jesus Bom SamaritanoTapanã - Belém.Sábado: 7hDomingo: 7h30 e 19h30Telefone: 3033-2004

São Francisco das IlhasCotijuba - BelémSábado: 19h30;Domingo: 8h, 9h30, 19h30Telefone: 3247-1438

Santa EdwigesNova Marambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h30, 18hTelefone: 3279-1654

N. S. Rainha da PazBengui - BelémDomingo: 7h, 9h, 18h30Telefone: 3277-4645

Coração Eucarístico de JesusCatalina - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h, 10h e 19h

N. S. da Imaculada ConceiçãoOuteiro - BelémSábado: 8hDomingo: 7hTelefone: 3277-4648

N. S. do Bom RemédioConjunto Satélite - BelémSábado: 17h30Domingo: 7h, 18h30Telefone: 3289-5355

Natividade de NossoSenhor Jesus CristoConjunto Sideral - BelémDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3288-4250

Santo Antônio de PáduaCoqueiro - AnanindeuaSábado: 19h Domingo: 7h e 18hTelefone: 3237-8350

Santo Afonso de LigórioPratinha - BelémSábado: 19hDomingo: 8h30, 19hTelefone: 3258-1554/3274-8281

Arcanjo São Miguel Una - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3234-4674

Região Episcopal São João BatistaParóquia Santa Teresinha do menino Jesus -TenonéHorário: Domingo. 7h e 18hTelefone: 3289-5368

REGIÃO EPISCOPALMENINO DEUS

N. S. AuxiliadoraAnita Gerosa(Aurá) - AnanindeuaDomingo: 7h e 18hTelefones: 3255-3828

N. S. das VitóriasAlmir Gabriel - Marituba Sábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3256-7655

Sagrado Coração de JesusJúlia Seffer - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 18hTelefone: 3265-5413

Sagrado Coração de JesusDistrito Industrial - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30Telefone: 3255-9475

Menino DeusCentro - Marituba Domingo: 6h, 8h30, 18hTelefone: 3237-8351

N. S. de NazaréColônia - MaritubaDomingo: 8h30Quinta: 19hTelefone: 3279-2624 N. S. das GraçasCentro - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3255-2654

N. S. do ÓVila - MosqueiroSábado: 19h30Domingo: 6h30, 9h30, 19h30Telefone: (91) 3771-1278

São Pio XÁguas Lindas - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 10h e 19hTelefone: 3215-7003

Santa Rosa de Lima

Independente - BenevidesSegunda a Sexta :18hSábado:17hDomingo: 07h30 e 19h30Telefone: (91)3724- 2565

REGIÃO EPISCOPALSÃO VICENTE DE PAULO

Cristo ReiGuanabara - AnanindeuaDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3235-1405

Divino Espírito SantoCoqueiro - AnanindeuaSábado: 7hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3263-0603

Santo Inácio de LoyolaIcui Guajará - AnanindeuaDomingo: 7h e18hTelefone: 91541971

São Lucas EvangelistaGuajará - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h e 9hTelefone: 3279-2621

Santa TeresinhaÁguas Lindas - AnanindeuaDomingo: 7h30, 18hTelefone: 3237-1489

N. S. de GuadalupeCoqueiro - AnanindeuaTerça a sexta: 19hSábado: 18h30Domingo: 7h ,11h e18hTelefone: 3245-7440

Cristo PeregrinoJaderlândia - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h,17h e19hTelefone: 3237-9891

Santa Paula FrassinettiCidade Nova VI - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e18hTelefone: 3279-2620

Transfiguração do SenhorCuruçambá - AnanindeuaSábado: 18h30, 20hDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3286-8570

Santa Rita de CássiaCidade Nova V - Ananindeua.Sábado: 6h30, 17h30Domingo: 6h30, 8h30,17h30, 19h30.Telefone: 3273-3191/ 3273-3310

São Vicente de PauloPaar - AnanindeuaDomingo: 7h, 8h30, 19hTelefone: 3283-8400

São José OperárioConj. Carnaúba, IcuíDomingo: 7h e 18hTelefone: (91) 3295-3545/3031-1172

Nossa Senhora do AmparoCidade Nova 8 - AnanindeuaSábado: 7h e19hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3287-2418

“COMO EVANGELIZAR, HOJE?”,

Os desafios da vida missionária na atu-alidade são temas

da palestra “Como evange-lizar, hoje?!”, na terça-feira, 26. A partir das 19h até às 21h, o Pe. Claudio Pighin, coordenador da Pastoral da Comunicação da Ar-quidiocese de Belém, fa-lará do assunto no Centro Social de Nazaré, localiza-do ao lado da Basílica. A

nova linguagem e os valores que devem ser resgatados durante o trabalho dos missionários fazem parte da abordagem. A entrada é franca. Entretanto, é preciso confirmar presença junto à coordenação por telefone ou email, devido à capacidade do auditório. Durante o evento haverá o lançamento do livro “Eucaristia-Fonte da Vida”, de autoria do Padre

Cláudio Pighin. A obra é a primeira sugestão da Arquidiocese como subsídio aos estudos dos fiéis, visando o XVII Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá em Belém, em agosto de 2016. Os recursos angariados com a venda da publicação serão revertidos para a Escola de Comunicação Papa Francisco, a qual capacita jovens carentes para o

mercado de trabalho na área da Comunicação Social.

Mais informações pelo

e-mail [email protected] e telefones: (91) 8823-0814/8050-6266 e 3355-4415

Palestra com Padre Cláudio Pighin

w PADRE CLÁUDIO PIGHIN, coordenador da Pascom

LUIZ ESTUMANO/ARQUIVO

Page 11: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014 11

A Semana

Ajude a manter a Fundação Nazaré de Comunicação. Ligue para 4006-9200 e seja sócio da Família Nazaré.

Parabéns para você!

22/08Ângelo José Moreira de SouzaEli NunesJoaquina Martins FerreiraJosé Ribamar de Oliveira CarvalhoMaria Brígida MonteiroMaria Valnice Pereira de MirandaMichelly Monteiro LisboaRaimunda Paiva MoyRaimunda Santana SiqueiraSedenir BatistaSuely da Conceição dos Santos 23/08Alda Terezinha Pinheiro RodriguesAldovrando Amoras de Oliveira JuniorAna das Graças Graim MendonçaAntonio Valdino Matos SoaresArlete de Souza FernandesCélio Palheta FerreiraDjamira Ribeiro da RochaEdvaldino Alves da Rocha

AGENDA DE DOM TEODORO TAVARES

n De 22 a 28 de agosto 2014

w SEXTA, 22 E SÁBADO, 23 DE AGOSTOCongresso do MADM - Bogotáw DOMINGO, 24 DE AGOSTO7h30 - Missa (Igreja Matriz Santa Rosa de Lima - Benevides)18h30 - Missa (Igreja Matriz Nossa Senhora Rainha da Paz - Bengui)w SEGUNDA, 25 E TERÇA, 26 DE AGOSTOEncontro dos Bispos do Regional Norte 2 - CNBBw QUARTA, 27 DE AGOSTOEncontro dos Bispos do Regional Norte 2 - CNBB19h30 - Missa (Comunidade Nossa Senhora das Graças - Paróquia São Judas Tadeu - Condor)w QUINTA, 28 DE AGOSTOEncontro dos Bispos do Regional Norte 2 - CNBB

Os compromissos de Dom Teodoro Mendes Tavares podem sofrer alterações sem aviso prévio.

n De 22 a 28 de agosto 2014

AGENDA DE DOM IRINEU ROMAN

w SEXTA, 22 DE AGOSTO8h - Audiências19h - Missa (Renovação dos compromissos Comunidade Yeshua)w SÁBADO, 23 DE AGOSTO18h - Procissão e Missa (Comunidade São Bartolomeu - Paróquia Nossa Senhora de Lourdes - Ananindeua)w DOMINGO, 24 DE AGOSTOMissa (Paróquia São Raimundo Nonato - Umarizal) w SEGUNDA, 25 DE AGOSTO15h - Encontro Regional dos Bispos Norte 2 CNBBw TERÇA, 26 DE AGOSTOEncontro Regional dos Bispos Norte 2 CNBB20h - Missa (Paróquia São Jorge - Marambaia) w QUARTA, 27 DE AGOSTOEncontro Regional dos Bispos Norte 2 CNBBw QUINTA, 28 DE AGOSTO8h - Encontro Regional dos Bispos Norte 2 CNBB19h - Missa (Comunidade Nova Aliança - Tapanã)

n De 22 a 28 de agosto 2014

AGENDA DE DOM ALBERTO CORRÊA

Os compromissos de Dom Irineu Roman podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Os compromissos de Dom Alberto Taveira podem sofrer alterações sem aviso prévio.

w SEXTA, 22 DE AGOSTO8h – Gravações (FNC)10h – Audiências16h – Reunião - XVII Congresso Eucarístico Nacional18h – Missa de abertura da Feira Vocacional da Vocacional (Centur)w SÁBADO, 23 DE AGOSTOFeira Vocacional da Arquidiocese (Centur)19h – Missa - Neocatecumenato (Catedral)w DOMINGO, 24 DE AGOSTOFeira Vocacional da Arquidiocese (Centur)8h – Encontro dos líderes de peregrinação do Círio de Nazaré 201419h – Missa de abertura da Festividade de Santa Maria (Catedral)w SEGUNDA, 25 DE AGOSTOReunião – Regional Norte II CNBB7h45 - Aulas no IRFP18h – Missa do Mandato do Círio 2014 (Basílica)w TERÇA, 26 DE AGOSTOReunião – Regional Norte II CNBB18h – Missa com os Bispos do Regional Norte II CNBB (Basílica)w QUARTA, 27 DE AGOSTOReunião – Regional Norte II CNBB10h – Páscoa dos Militares (Basílica)19h – Missa (Paróquia de São Raimundo Nonato)w QUINTA, 28 DE AGOSTOReunião – Regional Norte II CNBB

Agradeço a Deus pelo dom da vida, saúde e o amor da minha família e amigos. Peço bênçãos de Jesus e de Nossa Senhora e que eles estejam sempre nos meus caminhos.

ALDA TEREZINHA P. RODRIGUES,

66 anos, 23 de agosto

Testemunho de Fé Envie seu TESTEMUNHO para: [email protected]ÇÃO

Guilherme da Cunha SouzaHélio Peixoto SouzaMaria de Nazareth Oliveira GomesMaria do Socorro S. Gonçalves FeioOdinéia Modesto PinhoRaimundo AnselmoWelson Francisco da Silva24/08Antonio Bruno do Rosário PenellaBenedita da Silva ClementeBertino Monteiro AraújoDeolinda Sales ChavesElcione NogueiraFrancisca Gomes SiqueiraHilma Cristina CardosoIzabel Lourenço de Souza BatistaJorge Luiz Brito dos SantosLeoniza Ferreira da SilvaMaria Tereza FigueiredoNeuza Pires CoelhoOtavia Maria de Sousa MendesRosa Maria Carvalho da Silva25/08Adalgisa Modesto de Moraes RiosAfonso da Luz CavalcanteCélia Nazaré CavalcanteDarlucy Gleicy SoaresElisa Estelita Vasconcelos LuzElisangela Lima FerreiraEunice de Jesus Rodrigues da CostaFrancidalva do Socorro Oliveira NascimentoIvani Maria de Souza PinheiroJoelma Silva de MenezesMaria Amélia Ribeiro de OliveiraMariana do Rego LimaRaimundo Lima PaivaRuth Helena Silva BarataTereza Cristina Silva João26/08Carlos Mendes TeixeiraDilma Luz de Carvalho Franco

QUINTA, 28 DE AGOSTO

QUINTA, 28 DE AGOSTOQUINTA, 28 DE AGOSTO

Regional Norte 2 - CNBB

Regional Norte 2 - CNBBRegional Norte 2 - CNBB

22/08 - Pe. Ednaldo de Jesus Soares Ferreira22/08 - Pe. Fábio Luiz Quintal Gama23/08 - Pe. René Casilla Barba25/08 - Pe. José Adelson Ramos das Mercês27/08 - Pe. Rúzevel do Socorro Lourinho Ferreira

w Aniversário de ordenação dos padres e diáconos diocesanos

22/08 - Pe. André Luiz Maia Teles25/08 - Pe. Luiz Rabelo Santos27/08 - Pe. Nilton César Reis

w Aniversário natalício de padres e diáconos diocesanos

Elys Gouvêa PereiraErica Feio Carneiro NunesLúcia de Fátima Moreira CardosoLuiza Gomes da SilvaMaria Barbosa Brabo ConceiçãoMaria da Costa Rodrigues LeãoMaria da Gloria Aguiar NascimentoMaria Doralice Lima NatividadeMaria de Lourdes Lima SeixasMaria do Socorro Furtado da SilvaMaria José de Souza CamposMaria Marçal SilvaOctávio Ribeiro GuilhonSérgio Augusto Tavares Franco27/08Ana Claudia RochaCevera da Trindade Martins de OliveiraElma Gomes AlmeidaFrancisco NogueiraJaelcio Barros PereiraMaria Brabo Alves

Regina Celis Silva FloresRuth Castro de BarrosSandra Maria de Souza LopesSelma Miranda Leão de MenezesVinicius Guerreiro Milhomem de Miranda28/08Carmen Lucia de Queiroz BatalhaEdson Antonio Aleixo FerreiraJosé Rodrigues Viana JuniorLoane Pereira da CostaManoel Pinto de CarvalhoMaria Benedita Cordovil da SilvaMaria Dalva Garcia CastroMaria da Luz Leal PenaMaria de Lourdes da Silva RibeiroMaria Edite Felício FélixMarcilene Costa Paiva Neusa Soares da RochaRaimundo Carlos da Silva MendonçaRenata Guerreiro Milhomem de MirandaRosa Maria Cardoso

DIVULGAÇÃO

Atuo na comunidade Sagrada Família e sou catequista. Por ser de uma família católica, desde criança meus pais me levaram à igreja. E desde então me senti chamada por Deus para segui-lo. Minha mãe participa como uma das missionárias na Paróquia Nossa

Senhora do Perpétuo Socorro, e um dia me convidou a participar do mesmo, mas eu não entendendo o chamado de Deus, negava. Porém, refleti sobre esse chamado e entendi que Deus na pessoa de minha mãe me chamava! E assim, segui os passos do redentor que me

chamava e chama pelo nome.

TASSIANA DE NAZARÉ MAUÉS DOS SANTOS, 19 anos, catequista.

Page 12: Voz de Nazaré

Semana passada o cinema per-deu dois nomes famosos: Robin Williams e Lauren Bacall. Poucos

dias antes tinha morrido o produtor is-raelense atuante nos EUA, Menahem Golam, responsável, com o seu primo Yoram Globus, pela firma Cannon, apresentadora de muitos filmes de ação, quase todos sem interesse ar-tístico (a crítica odiava os produtos da Cannon), abrindo exceção para bem poucos títulos como o documentá-rio “Powaqqatsi, a Vida em Transfor-mação” e a versão de “Rei Lear”, de Shakespeare por Jean Luc Godard.

Robin Williams (1951-2014) fez cerca de 104 filmes para cinema e TV. Trabalhava continuamente e nos últimos meses lutava contra o Mal de Parkinson e uma depressão aliada ao uso de tóxicos. Casado com Susan Schneider, desde 2011 procurava estabelecer um lar que não conseguiu com dois casamentos anteriores. Tinha dois filhos de sua união com Marsha Garces e um com Valerie Velardi.

O ator enforcou-se em seu apartamento. O desespero seguiu um papel que desempenhou ano passado em “O Que Fazer?” (The Angriest Man in Brooklin). Sem fé e sem coragem, o tipo chamado Henri Altmann procurava um médico e ouvia de uma jovem doutora que na hora de consultá-lo estava preocupada com assuntos pessoais, o diagnóstico de um aneurisma cerebral com a possibilidade de sobrevivência limitada em 90 minutos. Tão pouco tempo mal dava para se despedir dos familiares e organizar seus negócios.

SANTA PACIÊNCIA - ANDRÉ ABREU

Q U A D R I N H O S

Na LocadoraPedro Veriano ([email protected])

Cinema & DVD

Exemplar da chamada “ fa se d e o u r o ” d e Hollywood, “Kitty Foyle”, de 1940, deu à atriz Ginger Rogers o seu único Oscar. Foi curioso o fato de Ginger ser conhecida como dançarina. Esteve com Fred Astaire em clássicos musicais como “O Picolino” (Top Hat/1935). Mas em seu papel dramático convenceu. Fez a jovem de classe menos abastada que se apaixona por um descendente de milionários, mas vai compreender que ele jamais deixará o status familiar por sua humilde pessoa. E tem a sorte de conhecer um médico que lhe demonstra incondicional afeto. Quando ela sabe por notícia de jornal que o primeiro pretendente está de casamento marcado como uma garota da alta sociedade, parte para casamento com o clínico.

O filme começa apresentando um pequeno documentário em tom de comédia da cena muda que focaliza o papel da mulher na sociedade de 1900. Surgem as que lutam pelo voto feminino, as que protestam o desprezo que lhe dá a oferta de empregos, o estigma de se limitar à “dona de casa” a serviço do marido-senhor.

Kitty é o exemplo de mulher moderna. Se fosse no cinema de hoje estaria caminhando pela liberdade afetiva ou o usufruto de certas liberalidades mais ousadas. Na concepção dos anos 30, em um tipo de filme para a família, é uma batalhadora pela sua própria sobrevivência. Um bom trabalho de Ginger e a participação de Denis Morgan.

P A L A V R A S C R U Z A D A S

Williams e BacallKitty Foyle

Eu indico o livro “A Divina Eucaristia - Escritos e sermões”, de São Pedro Julião Ey Mard. A obra é uma leitura muito construtiva para quem deseja conhecer sobre Jesus Eucarístico; mostra a visão e a espiritualidade de um santo que viveu intensamente essa devoção.

KLEYSON RAMOS, 26 anos, médico

eu indico

NASSRALLA

A fantasia do cinema muitas vezes se alimenta da realidade. A gente percebe, em “O Que Fazer?” que o ator está demasiadamente entregue ao papel. Deprimido, RW se via como o condenado a prazo fixo. Pena que não tenha lembrado seus outros personagens, mesmo das comédias onde ganhou fama por aparentar uma pessoa feliz.

Lauren Bacall chegou ao cinema aos 19 anos através do produtor-diretor Howard Hawks. Conheceu e se apaixonou por Humphrey Bogart ator de seu primeiro filme (“Uma Aventura na Martinica”/To Have and Have Not). Casaram, tiveram um casal de filhos, e ela diz no documentário “Bogart por Bacall” que foram felizes até ele morrer aos 57 anos de um câncer na garganta. Com Bogart essa atriz fez ainda três outros filmes e

depois percorreu diversos gêneros até chegar a “Trouble is my Business” (2014), policial que ainda não estreou.

A atriz sucumbiu a um acidente vascular cerebral. Tinha 89 anos. Foi candidata ao Oscar por “O Espelho tem Duas Faces” (1996), dirigido por Barbra Streissand. Voz rouca, imprimindo seriedade em papéis que não abriam espaço para galhofa, mesmo assim fez comédia (“Médica, Bonita e Solteira”). E esteve em dois filmes experimentais do dinamarquês Lars Von Trier: “Dogville” e “Manderlay”. Provou, assim, ser uma profissional alcançando a marca de 72 desempenhos.

Esses artistas eram acompanhados com emoção por quem via muito cinema. Foram da época de fã clube. Atravessaram esse período e hoje procuravam se adaptar ao novo método de atuação. LB morreu idosa mas RW se foi muito cedo. Suas imagens, no entanto, permanecem gravadas e aparecem em cada projeção de seus filmes.

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 201412

Entretenimento

É o novo CD de Padre Zezinho, sc j . U m l a n ç a m e n t o especial dentro das comemorações dos s e u s 5 0 a n o s d e evangelização. Apresenta canções inéditas cujas mensagens fazem voltar ao interior de nós mesmos, com temas da espiritualidade, das inquietações da vida humana, das provocações que a cercam, como a transitoriedade do existir, os desafios da vida em família, O conteúdo revela uma tentativa de síntese da trajetória do padre, poeta e cantor.

Es te l i v ro con ta a h i s tó r ia verídica de Miguel, que nasceu com alguns problemas de saúde e passou vários meses internado numa UTI neonatal. Uma história de sofrimento e superação, que fala do amor incondicional de uma mãe por seu filho e de Deus por nós. A autora prova que é possível transformar a dor em fé, mostrando que o sofrimento pode nos fazer crescer como seres humanos, nos ensinar muitas coisas e nos fazer olhar o mundo por um novo ângulo; que mesmo diante de momentos desesperadores não se pode deixar de ser otimista, de ter esperança.

n UM FILHO NA UTI – O limite entre a fé e o sofrimento (PAULINAS; R$ 28, 80; PÁGS 240)

n DE VOLTA PARA O MEU INTERIOR(PAULINAS; R$ 21,90; 14 Faixas)

LIVROS E CD'SBOA DICA

evangelização. Apresenta canções inéditas

evangelização. Apresenta canções inéditas evangelização. Apresenta canções inéditas

DIV

ULG

ÃO

w ROBIN WILLIAMS emoção e profissionalismo na carreira

wLAUREN BACALL chegou aos cinemas aos 19 anos de idade

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 13: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014

DCaderno oisFESTIVIDADE

Ananindeua festeja Nossa Senhora das Graças

Devotos foram às ruas acompanhar o 71º Círio em honra à padroeira

O município de Ananindeua co-memorou um domingo especial, no último dia 17, quando houve

o tradicional Círio de Nossa Senhora das Graças, padroeira da cidade, que este ano está na 71º edição.

Na manhã de domingo, às 7h houve a celebração da Santa Missa, animada pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus e suas comunidades, seguida da bênção e a saída de imagem, que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade, atraindo cerca de cinco mil pessoas. Por onde passava, a imagem recebia muitas homenagens dos fiéis e devotos de Nossa Senhora das Graças. A procissão chegou à Igreja Matriz por volta das 10h, e em seguida houve a celebração eucarística presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman. Após a celebração, o pároco João Mendonça e os vigários Padre Gilson Falcão e Padre Benedito Gualberto junto com Dom Irineu participaram de um momento de confraternização.

A programação do festejo de Nossa Senhora das Graças continua ao longo da semana, com missas sempre às 19h. Neste sábado, 23, o Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico celebrará a missa dos enfermos, às 8h, na Igreja Matriz, e às 19h haverá outra celebração seguida de um jantar com as lideranças e grupos que fazem parte da paróquia. No dia 30, às 19h, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Teodoro Mendes irá presidir a missa, após o encontro do RCC e Guarda Mirim.

A festividade, que este ano traz como tema “Com Maria na escuta, seguimento e anúncio de Jesus Cristo”, começou no dia 13 de agosto após o encerramento das peregrinações nas residências dos devotos, e se estende até o próximo domingo, 31, com missa às 19h. A programação cultural fica por conta da apresentação do show do Padre Manuel de Jesus e banda.

w DEMONSTRAÇÃO de fé e devoção à padroeira de Ananindeua

FOTOS: LUIZ ESTUMANO

Page 14: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 20142

Panorama Caderno Dois

É uma realidade no cotidiano a vida conectada nas diversas for-mas de mídia, seja através das re-

des sociais ou com as várias aplicações que a tecnologia tem no dia a dia. A tecnologia vem hoje revolucionando a forma de se ensinar as tradicionais disciplinas nas escolas.

Os adolescentes vivem conectados quase que integralmente, isso se deve pelo fato como eles aprendem o uso e aplicação de forma tão ágil e dinâmica. É necessário que se tenha um acompanhamento com juventude, devido sua forma de interagir com as diversas mídias que em certos casos o torna antissocial. As principais formas de monitorar e também trazer beneficio é aliar aprendizado e tecnologia.

Para o Consultor Educacional, Ricardo Chagas, “O papel da tecno log ia como fe r ramenta educacional é meramente ilustrativo, não é papel da tecnologia substituir outras ferramentas como o professor, o pai, o livro, nem tampouco o convívio social” declara o consultor. Para ele o uso traz benefícios como aumento da criatividade e também ajuda a ilustrar ambientes históricos de forma fiel e a interação no ambiente escolar. A tecnologia desde que monitorada pode possibilitar um mundo de novidades para os alunos.

Sem um adulto responsável no uso da tecnologia dentro ou fora de sala de aula, o resultado é uma sociedade dependente e não funcional, limitada, sem criatividade, gerando verdadeiros “analfabetos tecnológicos funcionais”, pessoas que usam as ferramentas, mas não compreendem a aplicabilidade das mesmas para com a realidade. Ricardo é um dos defensores para que se torne o uso da tecnologia como uma disciplina na grade curricular.

O processo mutável que se encontra o aprendizado propõe medidas que acompanhem seu processo dinâmico e desafiador. Segundo Ricardo a ag i l idade ocasionada por novas conexões, definem o tempo mas não mudam o principal desafio que é aprender e colocar em prática o que é aprendido, “Talvez este seja o grande desafio deste tempo, pois a virtualidade, se não acompanhada, tem início, meio e fim, em suas plataformas desconectadas da realidade. Desta

APLICAÇÃO

Ambiente Educacional aliado da tecnologiaA tecnologia ajuda para ilustrar as disciplinas passadas em sala de aula

DIVULGAÇÃO

forma, enquanto não discutimos de maneira sóbria e eficiente, sobre o aprendizado atual e suas armadilhas, continuaremos a mercê da influência da tecnologia, que adota nossos filhos e alunos, para um mundo virtual e completamente desconectado da realidade”, considerou.

INVESTIMENTO EM PESQUISAAs formas de aplicar são diversas,

sejam com games, que ajudam a aumentar o aprendizado de disciplinas, como Matemática, História ou Geografia. As indústrias dos games comerciais investem em pesquisas para reconstruir

momentos históricos e colocar o jogador, interagindo como um personagem que deve pensar e agir como um habitante daquele p e r í o d o . J o g o s q u e l eva m o participante a vários momentos históricos. É importante ficar alerta em relação a idade, para não haver incoerência com a proposta educacional.

Quem acompanha essa revolução no aprendizado aprova a utilização dessa dinâmica, como é o caso da professora Alice Moura, que possui mestrados em estudos literários e trabalha com turmas do ensino fundamental, médio e superior.

“É ótimo além de ser lúdico ajuda no trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes, pois, eles já estão habituados e aumenta o relacionamento professor -aluno com os diversos recursos disponíveis” explica.

Segundo e l a , é neces sá r io infraestrutura nas escolas, como pontos de acesso a internet para que a interação aconteça, além do cuidado para que o benefício não se torne prejudicial, “Tudo depende do uso que você faz da tecnologia, é preciso atentar-se para que não haja desvios. A tecnologia vem para adicionar e não atrapalhar”, concluiu a professora.

w O USO da tecnologia contribui com o aprendizado de forma dinâmica e marcante

Seguem abertas as inscrições para as vagas remanescentes do Programa Universidade

para Todos (ProUni), edição do se-gundo semestre. Os prazos de ins-crição variam conforme a situação do candidato.

Vai até 07 de setembro para o estudante não matriculado no curso da instituição de educação superior em que deseja se inscrever para a bolsa remanescente ou, até o dia 1° de dezembro, para o aluno já matriculado.

Podem participar os candidatos que se inscreveram, em todas as opções, em cursos cujas turmas não foram formadas, e os professores da

rede pública que estiverem exercendo o magistério da educação básica.

As inscrições também valem para os candidatos que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e obtido, em uma mesma edição, no mínimo 450 pontos na média das notas das provas e nota na redação que não seja 0. Nesse caso, o prazo vai até 07 de setembro para os que não têm matrícula e 1º de dezembro para os já matriculados.

O candidato deve manifestar interesse pela internet na página do Prouni, no endereço eletrônico: siteprouni.mec.gov.br

PROUNI com inscrições abertas

Page 15: Voz de Nazaré

3BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014

Arquidiocese Caderno Dois

MOTIVAÇÃO

CAMINHADA Defesa incondicional da vida e dafamília comoplano de DeusEvento marcou o encerramento da Semana Nacional da Família

w BENÇÃO Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, abençoando os participantes

FOTOS: LUIZ ESTUMANO

No domingo, 17, cató-licos das paróquias e comunidades da

Arquidiocese de Belém par-ticiparam da II Caminhada pela Vida e pela Família, que percorreu diversas ruas do centro da capital paraense.

A caminhada começou às oito horas, com saída da Igreja dos Capuchinhos, na Travessa Castelo Branco, no bairro de São Brás. Antes do trajeto, o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa abençoou os participantes.

w ENGAJAMENTO defedendo integralmente os principios da vida w INTEGRAÇÃO clero e organizadores do evento no momento inicial

Com muita animação e entusiasmo os peregrinos d e f e n d i a m o t e m a d a Caminhada “Somos contra o aborto e a favor da vida”. A II Caminhada pela Vida e pela Família aconteceu após a Semana Nacional da Família, da CNBB, que teve início dia 10 de agosto deste ano, como parte da reflexão da sociedade.

O percurso seguiu a travessa Conselheiro Furtado e em seguida a avenida Generalíssimo Deodoro, em direção à Parça santuário. No caminho, todos foram motivados com auxílio de um trio elétrico com banda Católica e o Padre Geffison Silva, da Basílica Santuário,

na animação.“Foi uma oportunidade

excelente de expressar o que nós enquanto Igreja p e n s a m o s p a r a q u e m quisesse ver. De mostrar para o povo que mesmo que os governos, que a sociedade, os formadores de opinião este jam mudando suas concepções sobre o direito à vida, nós, a Igreja Católica, não mudamos a nossa opção pela defesa incondicional da vida, da família como plano de Deus, e de acreditar que nada justifica o aborto”, disse Isaak Sales, que participou da II Caminhada pela Vida e pela Família.

Segundo ele, para que a chama da luta pela vida se

mantenha acesa as pessoas devem defender o ideal da vida, pelas conversas ou nas oportunidades que surgirem c o m o , p o r e x e m p l o , a caminhada. “O que importa é que seja diante muitos ou para poucos, assumirmos a postura de defensores da vida”, afirma.

“O melhor momento pra mim foram as palavras dos Bispos Dom Luís Azcona e Dom Alberto Taveira, pois me fizeram compreender o que é Palavra da Igreja sobre o tema em questão. Creio que ouvir um Bispo falar sobre um tema, gera em nós, seu rebanho, uma certeza sobre que caminho trilhar”, destacou Isaak Sales, sobre a caminhada.

w FAMÍLIAS inteiras unidas na participação do evento w MOMENTO de oração e pedido de graças e bençãos pela preservação das familias

Page 16: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 20144

Arquidiocese Caderno Dois

VOCAÇÕES

Agosto, o Mês das Voca-ções, está chegando ao fim, e com o objetivo

de coroar todo o trabalho da Igreja em prol das vocações na Igreja de Belém, o Serviço de Animação Vocacional Ar-quidiocesano (SAV) promove o III Festival Vocacional, que tem início nesta sexta-feira, 22, às 18h, na Fundação Cul-tural do Pará Tancredo Neves (CENTUR), localizado na Av. Gentil Bittencourt, 650.

O evento irá contar com uma programação especial para os jovens e famílias que vão participar dos três dias do evento. Hoje, às 18h, acontece a missa de abertura presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Ta v e i r a C o r r ê a . A programação desta sexta-feira, 22, continua ao longo da noite com a solenidade de abertura of ic ia l e a

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

CAPÍTULO TERCEIRO (Segunda Seção PARTE 1)

A Igreja no desígnio de Deus

Para reflexões durante o Ano da Fé, o jornal Voz de Nazaré continua, nesta edição, a publicação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. De maneira concisa, a publicação apresenta todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja numa visão de conjunto, todo o panorama da fé católica.

“Creio na Santa Igreja Católica”

219 Que lugar ocupa a Liturgia na vida da Igreja?

A liturgia, ação sagrada por excelência, constitui o ápice para o qual tende a ação da Igreja e ao mesmo tempo a fonte de que emana a sua força vital. Mediante a liturgia, Cristo continua na sua Igreja, com ela e por meio dela, a obra da nossa redenção. [1071-1075]

220 Em que consiste a economia sacramental?

A economia sacramental consiste em comunicar os frutos da redenção de Cristo mediante a celebração dos sacramentos da lgreja, principalmente da Eucaristia, “até que venha” (1 Cor 1 1,26). [1076]

Feira e show vocacionalserá neste fi m de semana

221 De que maneira o Pai é a fonte e o fim da Liturgia?

Na liturgia, o Pai nos enche com suas bênçãos no Filho encarnado, morto e ressuscitado por nós, e ele derrama nos nossos corações o Espírito Santo. Ao mesmo tempo a igreja bendiz o Pai com a adoração, o louvor e a ação de graças e implora os dons do seu Filho e do Espírito Santo. [1077-1083 1110]

222 Qual é a obra de Cristo na Liturgia?

Na liturgia da Igreja, Cristo significa e realiza principalmente o próprio Mistério pascal. Ao dar o Espírito Santo aos Apóstolos, concedeu a eles e a seus sucessores o poder de realizar a obra da salvação por meio do Sacrifício eucarístico e dos sacramentos, nos quais Ele próprio age para comunicar a sua graça aos fiéis de todos os tempos e em todo o mundo. [1084-1090]

Evento espera seis mil visitantes nos 40 stands em exposição no Centur

Ta m b é m f a z e n d o p a r t e d a programação do mês vocacional, o Seminário São Pio X realiza a 11ª edição do Show Vocacional, no próximo sábado, dia 30. A banda de axé e frevo católico “Doidin de Deus” (DDD), de Pernambuco, é a atração do Show. Além do DDD, os Ministérios de Música “Unidos pela Fé” e “Ruah”, ambos de Belém, também farão apresentações musicais, seguida de uma peça teatral produzida pelo Grupo Sant’Art, da Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada na Cidade Nova V.

O Show espera receber cerca de quatro mil pessoas que devem começar a chegar ao Seminário São Pio X, localizado

na BR-316, KM 6, a partir de 17h, do dia 30. O ingresso pode ser adquirido nas paróquias, livrarias católicas e na Fundação Nazaré de Comunicação.

Para auxiliar no crescimento da evangelização no Estado, a Fundação Nazaré de Comunicação irá fazer a gravação de todo o 11º Show Vocacional, para que o Seminário São Pio X possa ter um registro do evento para futuramente usar em prol de suas atividades.

O Show Vocacional é uma promoção do Seminár io São Pio X, sob a coordenação do Reitor do Seminário, Pe. Vladian Alves. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: 3215 7003 / 3255 9012 / 8134 5015. Participe!

Feira Vocacional, que é a pr inc ipa l a t ração do evento e espera cerca de seis mil visitantes, nos 40 stand’s que estarão em exposição, com a presença das congregações religiosas, movimentos eclesiais e novas comunidades que atuam na vida da Igreja Arquidiocesana.

No sábado, 23, às 8h, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Teodoro Mendes irá presidir a celebração eucarística e, após a missa, haverá a gincana vocacional com grupos da Catequese oriundos de várias paróquias da Arquidiocese. A partir

das 16h até às 22h acontece o momento cultural com apresentações teatrais , musicais e “evangelizashow”. Missas, Vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento e outras atividades estão dentro da programação do Festival.

N o d o m i n g o , 2 4 , acontece a visitação à Feira Vocacional a partir de 8h, e às 12h, o padre Lindomar Pinheiro celebra a missa de encerramento do III Festival Vocacional.

Durante todo o evento, a equipe de comunicação do SAV irá registrar com fotos e vídeos o momento da chegada das caravanas

SERVIÇO

A missa de abertura do III Festival Vocacional, p r e s i d i d a p o r D o m Alberto Taveira Corrêa, será transmitida ao vivo pela TV Nazaré, às 18h.

de todas as paróquias da Arquidiocese de Belém, que posteriormente serão colocadas na página do facebook, disponível em https://www.facebook.com/sav.arquidiocesedebelem. A foto que tiver mais curtidas receberá uma premiação surpresa.

SHOW VOCACIONAL

Page 17: Voz de Nazaré

Neste sábado, 23, a Catedral Metropolitana de Belém, lo-calizada na Praça Dom Frei

Caetano Brandão, no bairro da Cida-de Velha, foi o local escolhido para a celebração eucarística de fundação do Seminário Missionário Arquidiocesa-no Redemptoris Mater, que será pre-sidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Cor-rêa. Na ocasião, ele assinará o decreto de elevação canônica da nova casa de formação. A Tv Nazaré transmitirá ao vivo a celebração, a partir das 19h.

Os Seminários Redemptoris M a t e r s ã o o r i u n d o s d e u m a renovação conciliar, que se iniciou em agosto de 1986, quando João Paulo II acolheu a proposta de Kiko Arguelo, Carmen Hernandez e padre Mário Pizi, que juntos formam a equipe responsável pelo Caminho Neocatecumenal no mundo inteiro, e que na ocasião pediram que se instituísse um seminário missionário diocesano para a Nova Evangelização. E assim foi atendido.

O Seminário é erigido pelo Bispo diocesano e acolhe jovens que discerniram a vocação graças ao itinerário neocatecumenal de iniciação cristã e, depois de um período de acompanhamento vocacional, são enviados à uma C o n v i v ê n c i a I n t e r n a c i o n a l com os iniciadores do Caminho Neocatecumenal, na Itália, onde expressam sua disponibilidade de partir a qualquer parte do mundo. E uma das principais características destes Seminários é a promoção da internacionalização, que se faz visível de maneira concreta na nova realidade anunciada pelo Cristianismo, na qual não há mais nem judeu, nem branco nem negro, mas uma nova criação, um homem celeste, que mostra a natureza

DIOCESANO

Missa pela elevação do Seminário Missionário Redemptoris Mater será sábado, dia 26

Fundação do novo Seminário

5BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014

Arquidiocese Caderno Dois

YOUCAT PRIMEIRA PARTE

Em que cremos

Em preparação à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013,

o jornal Voz de Nazaré realizou seus estudos sobre o YOUCAT, que é o Catecismo da Igreja Católica, escrito para JOVENS que querem saber em que acreditam.

141 Que missão tem o Papa?

Como sucessor de São Pedro e cabeça do colégio dos bispos, o - PAPA é garante da unidade da Igreja. Ele possui a mais alta autoridade pastoral, quer doutrinal quer disciplinar. [880-882, 936-937]

Jesus concedeu a São Pedro uma singular precedência entre os Apóstolos, que fez dele a superior autoridade na Igreja primitiva (Roma). A Igreja local que São Pedro dirigia e o lugar do seu martírio tornou-se, após a sua morte, o ponto orientador da jovem Igreja. Cada comunidade devia estar em consonância com Roma, o que se tornou a medida da fé correta, íntegra e genuína. Até ao momento presente, cada BISPO de Roma, tal como São Pedro, tem sido o supremo pastor da Igreja, cuja cabeça é, na verdade, Cristo; só assim o Papa é “representante de Cristo na Terra”. Como autoridade superior na pastoral e no ensino, vela pela transmissão pura da fé. Em casos necessários, deve revogar nomeações e exonerar ministros ordenados por causa de erros graves de fé ou moral no exercício do seu ministério. A – UNIDADE da fé e da moral, garantida pelo ministério pastoral, em cujo topo se encontra o Papa, produz, em parte, a capacidade de resistência e a difusão da Igreja Católica.

143 O Papa é realmente infalível?

Sim. Porém, o PAPA só fala infalivelmente quando proclama um dogma solenemente (ex cathedra), ou seja, quando toma uma decisão vinculativa sobre questões de fé e moral. Caráter infalível também podem possuir as decisões do colégio dos bispos em comunhão com o Papa, como são o caso das decisões dos concílios ecumênicos. [888-892]

A infalibilidade dos PAPAS nada tem que ver com a sua integridade moral ou a sua inteligência. A Igreja é que é propriamente infalível, pois Jesus prometeu-lhe o Espírito Santo para manter e introduzir cada vez mais profundamente na Verdade. Quando uma verdade de fé evidente é repentinamente negada ou mal interpretada, a Igreja tem de ter uma última voz que explique vinculativamente o que é verdadeiro e o que é falso; trata-se da voz do Papa. Como sucessor de São Pedro e como o primeiro dos bispos, tem sozinho um tal poder de formular a indiscutível Verdade segundo a Tradição da fé da Igreja, que essa Verdade é exposta aos crentes para todos os tempos como “digna de fé”; neste caso, dizemos que o Papa anuncia um dogma. Assim, um dogma não pode conter novidade a nível de conteúdo. Raramente é anunciado um dogma; o último foi apresentado em 1950.

142 Podem os bispos agir

e ensinar contra o Papa e vice-versa?Os bispos não podem ag i r nem ens inar contra o PAPA; só o devem fazer com ele. Pelo contrário, o Papa pode , em determinados casos, tomar decisões mesmo sem a concordância dos bispos. [883-885, 880-890]

Efetivamente, o PAPA está, nas suas decisões, unido à fé da Igreja. Existe algo que se chama o “sentido comum da fé da Igreja”, uma convicção fundamental nas coisas da fé, operada pelo Espírito Santo e corrente na Igreja, em certa medida designada de “senso comum da Igreja”, isto é, “aquilo em que se creu sempre, em toda parte e por todos” (São Vicente de Lérins).

SERVIÇO

O Seminário está localizado na Travessa II, no bairro Águas Lindas, em Ananindeua. E quem quiser entrar em contato, pode ligar para o Padre Laerte Rinaldi: 8071-2992 ou para Mauro Ferreira: 8071-2999.

de ditos Seminários para todo o mundo, até os confins da terra.

SEMINÁRIO REDEMPTORIS MATER BELÉM

Durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013 , o Arceb i spo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira C o r r ê a e n t r e g o u um pedido formal à Kiko Arguelo para que Belém também r e c e b e s s e u m Seminário Redemptoris Mater e a partir de então, houve a criação do mesmo, que é uma realidade nova e desejada pelo Concílio Vaticano II.

Os primeiros seminaristas (três brasileiros, dois espanhóis e um argentino) foram enviados para Belém a partir de uma Convivência Internacional de vocacionados, realizada em setembro de 2013 em

Porto San Giorgio-Itália. Nesta ocasião também foi designado o Reitor do Seminário, Pe. Carlos Damaglio.

Os seminaristas começaram a chegar em outubro de 2013. Nos primeiros meses ficaram acolhidos

nas casas dos irmãos das comunidades do Caminho,

até a providência de uma sede, para a realização d o t r a b a l h o d o Seminário em Belém, onde desde o dia 1º de junho estão residindo.

A t u a l m e n t e , o Redemptoris Mater

de Belém está com seis jovens seminaristas, que

estão estudando no Instituto Regional de Formação Presbiteral, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Regional Norte 2, e após a ordenação estarão dispostos a atuarem no destino que o Arcebispo definir, com a peculiaridade do olhar para o neocatecumenato.

Daniel Brandão, 27 anos, é paranaense e é um dos seminaristas que estão residindo no Seminário Redemptoris Mater de Belém, ele disse à reportagem do jornal VOZ DE NAZARÉ, que é um grande desafio, mas que irá seguir o caminho. “Estou há seis meses aqui em Belém e é um desafio enorme porque é uma realidade completamente diferente daquela que eu vivia antes, agora é só se adaptar, afinal estamos aqui para isso”, disse o seminarista que acrescenta “não conheço muito bem a realidade daqui, mas imagino que a implantação do Seminário em Belém é de fundamental importância por causa da Amazônia missionária, e um dos objetivos do Seminário é a formação de padres missionários, para atuar nessa região”.

Segundo a coordenação do Seminário, para o mês de setembro são esperando mais seminaristas para ingressar e estudarem nas instalações do Redemptoris Mater Belém, que a cada ano recebe uma quantidade de jovens seminaristas missionários.

Inúmeros bispos seguiram o exemplo de João Paulo II e ao longo dos anos abriram outros seminários, que hoje, somam-se à 100, em todo o mundo. Desde 1990, ano das primeiras ordenações, até hoje foram ordenados nos Seminários Redemptoris Mater mais de 1.700 presbíteros e mais de 2.000 são jovens que estão se preparando para a Ordem Sagrada.

w NOVA EVANGELIZAÇÃO Organização para a criação do Seminário

DIVULGAÇÃO

Juventude, no Rio de Janeiro,

Juventude, no Rio de Janeiro, Juventude, no Rio de Janeiro,

em 2013 , o Arceb i spo

em 2013 , o Arceb i spo em 2013 , o Arceb i spo

Metropolitano de Belém,

Metropolitano de Belém, Metropolitano de Belém,

Mater e a partir de então,

Mater e a partir de então, Mater e a partir de então,

houve a criação do mesmo,

houve a criação do mesmo, houve a criação do mesmo,

nas casas dos irmãos das

nas casas dos irmãos das nas casas dos irmãos das

comunidades do Caminho,

comunidades do Caminho, comunidades do Caminho,

até a providência de uma

até a providência de uma até a providência de uma

de Belém está com seis

de Belém está com seis de Belém está com seis

jovens seminaristas, que

jovens seminaristas, que jovens seminaristas, que

Page 18: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 20146

Arquidiocese Caderno Dois

HOMENAGEM

Situada no Cent ro Histórico da capital paraense, a Catedral

Metropolitana de Belém re-alizará a partir do dia 24 de agosto a festividade em ho-menagem a Santa Maria de Belém, Padroeira da cidade e da Arquidiocese.

Com o tema “Maria , amparo da Fé”, a festa demonstra aos devotos a pessoa da mãe de Jesus, Virgem Maria, e como ela acolhe seus filhos amados. “Quis por inspiração do Espírito Santo, quando estava em Roma para a canonização de João Paulo II e João XIII, o nosso Arcebispo Dom Alberto escolheu os temas para o próximo três anos de Festividade de Santa Maria de Belém, dando continuidade ao Ano da Fé”, contou o Cura da Sé, Padre José Gonçalo Vieira.

Para exemplificar o amor

de Maria e a obediência dela ao Pai, Padre José Gonçalo usou uma reflexão do Papa Francisco. “Disse o Papa Francisco: a Fé de Maria é o cumprimento da Fé, que espera a redenção, e, neste sentido, é o modelo de fé na Igreja, que tem como centro Cristo, encarnação do amor íntimo de Jesus”.

Antes da abertura da programação oficial do festejo em honra à Santa Maria de Belém será preparado o Jantar da Festividade, dia 22, de 20h às 23h, no Polo Joalheiro São José Liberto, na Praça Amazonas.

A cerimônia de abertura de Santa Maria de Belém acontece às 18h do dia 24 e às 19h, celebração de missa solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira. Nos outros dias decorrentes, até 30 de agosto, sábado,

a s C o n s a g ra ç õ e s e missas serão nesse m e s m o h o r á r i o , re spect ivamente . No domingo , 31 , haverá missa às 7h, 9h, 17h, 18h e 19h. A programação cultural e s o c i a l d a f e s t a contará com vendas de comidas típicas e atrações locais, sempre após as Santas Missas.

No dia da padroeira, que é celebrado em 1° de setembro, haverá celebração eucarística, à s 9 h . N o e n t a n t o o s m o m e n t o s m a i s esperado são a missa, às 9h e Procissão Luminosa, às 19h. O encerramento d a f e s t i v i d a d e s e r á com queimas de fogos. Concret izar a festa de Santa Maria de Belém é algo de suma importância para a Arquidiocese e para

DIVULGAÇÃO

w PADRE Joseildo Silva aprecia a catequese e o trabalho pastoral

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no Conjunto Julia Seffer, bairro Águas Lindas, em Ananindeua , empossou na quinta-feira, 21, como novo pároco, o Padre Joseildo Zeferino da Si lva, vindo da Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, no município de Marituba na Região Metropolitana de Belém.

A posse aconteceu, às 19h na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com uma celebração eucar í s t i ca , p res id ida pe lo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa. O novo pároco estava trabalhando há um ano e quatro meses como vigário na Paróquia de Nossa Senhora das Vitórias, em Marituba. Antes disso, ele teve grande atuação em Coroatá, no Maranhão.

O Padre Joseildo é natural de Lagoa do Carmo, Pernambuco. É um sacerdote atento a sua Igreja. “Aprecio uma boa catequese e vejo

o trabalho pastoral como necessário para o anúncio da evangelização”, disse o novo pároco. Ele conta que conheceu a Paróquia Sagrado Coração de Jesus através do Grupo de Oração Canaã, do qual é responsável pela Regional Menino Deus, da Renovação Carismática Católica (RCC).

Com o intuito de trabalhar com a juventude da paróquia, o Padre Joseildo busca dar continuidade ao trabalho missionário, muito também por conta da sua comunidade de origem que prioriza a evangelização da juventude, além de estar junto dos grupos, movimentos e pastorais para elaborar projetos para a comunidade. Por fim, deixa uma mensagem aos paroquianos, “A Igreja é o lugar onde o povo celebra, vive o mistério da fé e acima de tudo, conhece a sua pertença como comunidade eclesial, como Igreja. É dessa forma que devemos viver a unidade”, ressaltou o padre.

Padre Joseildo assume a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no Júlia Seffer

a s C o n s a g ra ç õ e s e

a s C o n s a g ra ç õ e s e a s C o n s a g ra ç õ e s e

de comidas típicas e

de comidas típicas e de comidas típicas e

atrações locais, sempre

atrações locais, sempre atrações locais, sempre

No dia da padroeira,

No dia da padroeira, No dia da padroeira,

que é celebrado em 1°

que é celebrado em 1° que é celebrado em 1°

à s 9 h . N o e n t a n t o

à s 9 h . N o e n t a n t o à s 9 h . N o e n t a n t o

as pessoas que se dedicam ao trabalho realizado na Igreja da Sé.

“Toda essa fé foi vivida por Maria na simplicidade das mil ocupações e preocupações cotidianas de toda mãe. Este exemplo de Maria deve também nos conduzir ao serviço do Reino de Deus,

através da caridade, edificando a Igreja de Jesus Cristo. Convido toda a nossa querida Arquidiocese, com suas paróquias e forças vivas a uma grande peregrinação até a Catedral, para com Maria, celebrarmos Jesus Cristo, centro de nossa Fé”, convida Padre José Gonçalo Vieira.

Festividade de Santa Maria, padroeira da Arquidiocese de BelémCom tema "Maria, amparo de Fé", o festejo tem início no dia 24

Escola Bíblica será realizado na CNBBO contato com a leitura e com os

contextos históricos se descobre a atuação do Deus vivo.

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém promove o quarto módulo Escola Bíblica em Parceria com o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) que acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto, na CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, localizado na travessa Barão do Triunfo, n° 3151,

bairro do Marco. Os módulos anteriores tiveram a

parte metodológica repassados pelo CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e não será diferente neste módulo que dará continuidade ao Livro de Reis.

A formação objetiva aperfeiçoar o conhecimento bíblico dos jovens envolvidos, com a finalidade de mostrar o protagonismo que eles têm através de sua criatividade e seu jeito de ser e fazer, despertando e buscando a construção

do reino de Deus.Durante os estudos bíblicos

u m n ovo o l h a r a c a b a s e n d o direcionado para uma nova vivência e interpretação da Bíblia Sagrada e, é nesta busca que os jovens se propõem a participara da 4° Módulo Escola Bíblica.

Emanuelle Raiol, Coordenadora da Pastora l da Juventude, da Regional Menino Deus, participa desde o primeiro módulo e percebe

a aproximação que a juventude tem ao se deparar com os textos bíblicos “ A gente vai se aprofundando e tendo contato com a leitura e com os contextos históricos e descobrimos a atuação do Deus vivo, o que é sempre uma descoberta”, disse Emanuelle Raiol.

O quarto Escola Bíblica em Parceria com o CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) já teve sua inscrições encerradas.

LUIZ

EST

UM

AN

O/A

RQU

IVO

Page 19: Voz de Nazaré

7BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014

Círio 2014 Caderno Dois

OPORTUNIDADE

No ano passado cerca de dois mil voluntários atuaram no Círio

Inscrições abertas para voluntários no Círio de Nazaré 2014

COMUS/PMB

w VOLUNTÁRIOS passam por treinamento para a atuação durante o Círio

JOÃO PARAENSE/ARQUIVO

SERVIÇOPara par t ic ipar como

voluntário basta ser maior de 18 anos, no caso das mulheres, não estar grávida. A inscrição é gratuita e pode ser realizado até o dia 26 de setembro, na sede da Defesa Civil, localizada na travessa Campos Sales, 33, entre 15 de Novembro e Boulevard Castilho França; de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h. Maiores informações no telefone: 3242-5332.

A Defesa Civil Muni-cipal de Belém está com as inscrições

abertas para voluntários que desejam atuar durante o Círio de Nazaré 2014. O período de inscrição come-çou no dia seis de agosto e segue até 26 de setembro.

As pessoas inscr i ta s p a s s a r ã o p o r u m treinamento ministrado pelo Corpo de Bombeiros,

e n t r e o s d i a s 2 9 d e setembro e seis de outubro. Os voluntários recebem uniforme para utilização no dia do evento.

Os voluntários irão atuar nos procedimentos de primeiros socorros, remoção de vítimas, além dos seis postos de atendimentos emergências distribuídos durante o percurso da romaria. O trabalho também

será realizado no sábado, durante a trasladação.

No ano passado cerca de dois mil voluntários atuaram através da Defesa Civil na maior festa religiosa dos paraenses. Segundo Sérgio Beckmann, coordenador administrativo da Defesa Civil em Belém, esse ano a expectativa é superar os inscritos em 2013. “Estamos esperando que esse ano o número de inscritos seja maior que o das edições pa s sadas . Pe rcebemos que as pessoas sentem-se motivadas a contribuir de alguma forma com o Círio,

reflexo disso são as parcerias dos diversos órgãos da cap i ta l que t raba lham assiduamente para realizar um evento espetacular a cada ano”, conta Sérgio.

Henrique de Almeida, 22 anos, atua como voluntário p e l a t e r c e i r a v e z . O jovem sente- se satisfeito em fazer parte da maior man i fe s tação ca tó l i ca d o m u n d o . “ C o m e c e i carregando as v í t imas , hoje contribuo nos postos de a tend imento como técnico em enfermagem. "É muito satisfatório vê o crescimento da fé do povo

paraense, que honra o amor e devoção à Maria, e me faz crescer junto”.

N o p r ó x i m o domingo, 24, no H a n g a r C e n t ro d e C o n ve n ç õ e s d a A m a z ô n i a , em Belém, será realizadoo Encontro de formação dos d i r i g e n t e s d e peregrinação do C í r i o 2 0 1 4 . O evento é a etapa final de preparação dos dirigentes das paróquias ligadas à A rq u i d i o c e s e d e B e l é m , c o m m o m e n t o s d e louvor na presença d o A r c e b i s p o M e t r o p o l i t a n o de Belém, Dom Alberto Taveira e o Presidente da Diretoria, Padre José Ramos. A expectativa da Diretoria da Festa é ultrapassar o evento do ano passado que contou

Dirigentes de peregrinação recebem formação

Em sua 12ª edição, a Feijoada do Papai tem data marcada para acontecer. A partir das 12h do último sábado do mês de agosto (30), a Diretoria da Festa promove mais um evento que promete ser o sucesso de sempre que homenageia o Dia dos Pais e espera a participação de pouco mais de 1.200 pessoas. As atrações musicais deste ano ficarão por conta de Gigi Furtado e Oficina do Choro.

Segundo o diretor de marketing, Oswaldo Mendes, a feijoada já é uma tradição e vem crescendo ao longo dos anos. “A Feijoada do Papai foi criada em 2003 e surgiu como proposta da diretoria de marketing para angariar mais recursos para as obras sociais e a festa do Círio, oferecendo, em contrapartida, uma forma de

confraternizar com os pais”, considera Oswaldo Mendes.

De acordo com Jorge Xerfan, diretor coordenador do Círio 2014, todos os d i r e t o r e s s e d e d i c a m em todos os detalhes da organização do evento.”Toda a diretoria se envolve na ação que é, acima de tudo, uma grande oportunidade de ajudar os projetos sociais da Paróquia que acolhe tantas pessoas. Convidamos toda a comunidade a colaborar com esse tradicional evento filantrópico”, fala Xerfan.

Os ingressos podem ser adquiridos nas Lojas Lírio Mimoso (ao lado da Basílica S a n t u á r i o d e N a za r é , Boulevard Shopping e Parque Shopping), Supermercados Nazaré, sede da Diretoria da Festa e loja Ana Lee Fashion.

Ingressos para a tradicional Feijoada do Papai já estão à venda

com a participação de 1.200 pessoas. Na ocasião os dirigentes irão receber o livro de peregrinações e as últimas orientações para o início das visitas aos lares onde serão

realizadas os encontros de oração em torno do tema da festa nazarena. O início das peregrinações está previsto logo após a Missa do Mandato no dia 25.

w ANO PASSADO Encontro reuniu mais de mil pessoas no Hangar

Page 20: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 20148

Panorama Caderno Dois

28 DE AGOSTO

Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento Mobilização visa erradicar os acidentes que acontecem frequentemente na Região Norte do país

No dia 28 de agosto é come-morado o Dia Nacional de Combate ao Escalpelamen-

to. A lei foi instituída no ano de 2010 e possui duas linhas de atuação. A primeira, objetiva ações reparadoras em pessoas que já sofreram aciden-te. A segunda visa ações preven-tivas para erradicar esse tipo de acidente em toda a região ribei-rinha. Em contrapartida, desde 2005 a Defensoria Pública da União atua na assistência e pre-venção às vítimas, que em grande parte são do Pará e Amapá.

Além dessas ações, existe em B e l é m a O RVA M , O N G d o s ribeirinhos vítimas de acidente de motor, que fica localizada na avenida João Paulo II, lote 134. Fundada no ano de 2011, a ONG trabalha principalmente a questão da autoestima, o preconceito e a inserção ao mercado de trabalho.

S e g u n d o C r i s t i n a S a n t o s , presidente da ORVAM, a data é uma forma de representação para acabar com os acidentes causados pelo eixo do motor dos barcos. “É uma data em que as próprias vítimas que são atendidas na ONG perguntam o que será feito como representação”, afirma.

A ONG proporciona às vítimas vários atendimentos, dentre eles o mais procurado são as confecções de perucas, que são confeccionadas na própria ONG e são distribuídas gratuitamente. No entanto, para que mais pessoas sejam ajudadas é necessário da doação de cabelo à instituição “A primeira coisa que as pacientes vêm em busca aqui na ONG são as perucas, para reparar o que perderam no acidente”, explica Cristina.

CRIANÇAS E MULHERES SÃOAS MAIORES VÍTIMAS DOACIDENTE DE ESCALPELAMENTO

É c o m u m a u t i l i za ç ã o d e pequenas embarcações como meio de transporte pelas populações ribeirinhas. O Estado do Pará é cercado por rios, igarapés e praias, tornando comum a utilização de barcos. Porém, há um sério problema que envolve esse meio de locomoção, os acidentes de escalpelamento.

As pequenas embarcações que percorrem os rios utilizam motor, mas muitas vezes o eixo que fica na parte superior do barco está desprotegido. E é lá que está o

grande perigo. O acidente ocorre quando as vítimas se aproximarem do motor e tem seus cabelos repentinamente puxados pelo eixo. A forte rotação ininterrupta do motor ao enrolar os cabelos em torno do eixo, arranca bruscamente todo ou parte do couro cabeludo da v í t ima, inc lus ive ore lhas , sobrancelhas e por vezes uma enorme parte da pele do rosto e pescoço, levando a deformações graves ou até a morte.

Esse acidente atinge homens, mulheres , c r ianças e idosos . Conforme estatísticas da Capitania dos Portos, 80% dos casos ocorre com mulheres e 20% com homens, 65% com as crianças e 5% com idosos. Dentre as ocorrências

registradas em 2009, houve 20 casos de acidente por escalpelamento; em 2010, sete; em 2011, oito; somente em 2012, nove, e em 2013, quatro. A maior incidência desses fatos está na Ilha do Marajó, principalmente em três dos 16 municípios: Curralinho, Breves e Portel.

O acidente muitas vezes deixa sequelas irreparáveis, como a cegueira, problemas psíquicos e perda total ou parcial dos cabelos. O tratamento das vítimas dura em média dez anos. Em uma primeira fase, para a reconstituição do crânio, são retirados enxertos das pernas para a reposição do que foi perdido. Em outras circunstâncias, quando o acidente não é tão grave, ainda é possível recuperar o couro cabeludo.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

w PREVENÇÃO ações permanentes para erradicar os acidentes de escalpelamentos que atingem ribeirinhos

NAS EMBARCAÇÕES- Construção de embarcações

com proteção no eixo e nas partes móveis do motor;

- Nas antigas, confeccionar cobertas para o eixo e para as partes móveis do motor;

- Re t i ra r de t rá f ego as embarcações que não atendam as normas de segurança;

PARA AS MULHERES E CRIANÇAS -Prender os cabelos antes do

embarque, usar boné, lenço, tiara para que ele não voe;

- Em hipótese alguma deitar na embarcação;

PREVENÇÃO

Com o intuito de oferecer u m a o p o r t u n i d a d e d e conhecer o conceito histórico de uma das pr incipais festas religiosas do mundo e possibilitar um diálogo sobre os desafios e perspectivas do turismo religioso no Estado do Pará, a Paróquia de Nazaré promove, entre os dias 8 e 10 de setembro, o Seminário de Turismo Religioso “Círios, a corda que entrelaça o Pará” para interessados que queiram saber mais sobre o turismo religioso do Estado. As inscrições já começaram e vão até 5 de setembro.

D u r a n t e t r ê s d i a s , e s tudantes dos cursos

d e Tu r i s m o , C i ê n c i a s da Rel ig ião , Educação Pa t r i m o n i a l , g e s t o re s privados e coordenadores d e g r u p o s e p a s t o ra i s d a Pa r ó q u i a p o d e r ã o conhecer um pouco mais de comemorações religiosas que acontecem no Pará.

N o p r i m e i ro d i a d e seminário , 8, a programação será de 8h às 18h, e no segundo e terceiro dia, das 14h às 18h, na Casa de Plácido. Marujada de São Benedito, Círio de Nazaré, em Soure, no Marajó, Vigia de Nazaré, Círio noturno de Santo Antônio , em Oriximiná, Çairé e outras

Seminário de Turismo Religiosoda Paróquia de Nazaré - Círios, a corda que entrelaça o Pará

w MARUJADA Programação repercute vários ritmos e a diversidade da cultura popular

manifestações culturais inseridas no campo religioso serão alguns dos temas trabalhados no seminário.

Para bem divulgar um

destino religioso faz se necessário conhecer suas origens e como se dá este evento que convida um público diferente a participar

desta festa.M a i s i n f o r m a ç õ e s

p e l o e - m a i l p a s t u r @basilicadenazare.com.br ou pelo contato (91) 9262-4581.

Page 21: Voz de Nazaré

9

Em Nazaré Caderno Dois

MISSIONÁRIOS

Sacerdotes comemoram JubileuPadre José Ramos e Padre Luiz Carlos Gonçalves completam 25 anos de ordenação presbiteral

Na segunda-feira, 18, Padre Francisco Assis, Provincial Norte dos Barnabitas, completou 13 anos desde que foi ordenado, em 18 de agosto de 2001. Em entrevista a Rádio Web Basílica de Nazaré, Padre Assis contou como iniciou sua caminhada religiosa, falou sobre o trabalho à frente da Província do Norte e a escolha pela Ordem dos Barnabitas.

Durante a conversa, Pe. Assis contou como surgiu o interesse no sacerdócio. “Muito cedo, com quatro anos de idade. Com essa idade já tinha esse chamado no coração. Na hora da Santa Missa o que mais me chamava atenção era a Consagração. Quando o sacerdote elevava à eucaristia, tocava muito meu coração”, declarou. Sobre o ingresso na Ordem dos Barnabitas, o Provincial falou como surgiu o primeiro contato com a Congregação. “Os primeiros religiosos que conheci na minha vida foram os Barnabitas, então o interesse foi só crescendo e se consolidado até chegado o momento de eu pedir aos padres para entrar no seminário”.

Perguntado sobre o papel que desempenha como Provincial há quase três anos, Padre Assis falou: a experiência é satisfatória. Com o trabalho que os padres realizam, eles são incansáveis. Aprendemos com nossos missionários padre italianos que deixaram o legado do trabalho árduo como um sinal. Ao final da entrevista, Padre Francisco Assis definiu sua caminhada sacerdotal desde o início até os dias de hoje. “Faço minhas as palavras de Dom Hélder Câmara: se nascesse mil vezes, todas as vezes seria um sacerdote”, concluiu.

Nos dias 19 e 25, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves e Padre José Adelson Ramos

das Mercês, completam 25 anos de ordenação presbiteral, respectiva-mente. Unimos nossas orações pela Igreja e à família religiosa dos Bar-nabitas, agradecendo e suplicando a Deus para que continue abençoan-do a vida e a missão dos dedicados missionários a serviço do Reino.

Padre José Ramos das Mercês

Nascido no dia 13 de janeiro de 1959, em São João de Pirabas, cidade litorânea do Nordeste do Pará, José Adelson Ramos das Mercês é o mais novo de sete irmãos. Aos seis anos de idade, mudou-se com sua família para Belém para que os filhos estudassem.

De família católica não praticante, a mãe de padre Ramos, que era professora primária, ensinava também o catecismo aos alunos. Mas ele só experimentou a vivência da fé próximo de seus 15 anos, quando entrou para o Movimento da Juventude Nazarena (Mojuvena), da Paróquia de Nazaré.

Padre Ramos lembra com carinho daquela época. “O Mojuvena era dirigido por um grande padre barnabita, que cuidava de nós com a preocupação de um autêntico missionário. Digo que era uma preocupação completa incluindo também a vocacional, pois cuidava de jovens que se interessavam pela vida matrimonial, como também, no meu caso, pelos que poderiam seguir a vida sacerdotal”, contou.

Diplomado em Filosofia Pura no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, obteve o Mestrado em Teologia

Provincial Norte dosBarnabitas completa 13 anos de sacerdócio

Com o objetivo de se preparar para a grande festa do Círio 2014 e para uma das principais romarias que o integra, a Romaria da Juventude realizará neste sábado, 23, na Paróquia São Francisco Xavier, no bairro do Marco, a Pré- Romaria da Juventude 2014.

O evento que acontece pelo terceiro ano consecutivo tem como tema principal: “Maria, mãe de Jesus mestra da oração” e reunirá paróquias, comunidades, grupos e demais ramos da igreja católica de Belém.

A Pré-Romaria começa às 16h e contará com várias atividades dentre elas a Santa Missa e Show de Evangelização com apresentação de ministérios de música e de dança, além de show do Padre Geffison Silva e comunidade Yeshua encerrando o evento.

A Paróquia de São Francisco Xavier fica na Passagem Hortinha com Travessa Maurití, no Bairro do Marco. Mais informações: (91) 8863 - 1525 / 8912 - 4753.

Romaria da Juventude - A Romaria da Juventude começou em 2001, com a procissão saindo da Comunidade São Braz da Paróquia de Nazaré. Representa a 8ª Romaria oficial do Círio de Nazaré e, geralmente, é realizada na tarde do sábado posterior ao Círio. Essa é a vez dos jovens homenagearem a Virgem de Nazaré. A procissão é animada por um Trio Elétrico. Este é o momento em que várias comunidades jovens se encontram, fazendo da Romaria da Juventude uma das mais animadas. A organização desta procissão é feita pela Basílica Santuário de Nazaré e Catequeses das Paróquias. A Romaria da Juventude é considerada uma forma de integrar todas as paróquias em torno da realização da festa.

Em preparação ao Círio2014, Basílica Santuáriopromove Pré-Romaria da Juventude

w MISSÃO a serviço do Reino de Deus. Unidos em oração pela Igreja

DIVULGAÇÃO

Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Foi ordenado padre no dia 25 de agosto de 1989, na Basílica Santuário de Nazaré, pelas mãos do saudoso Dom Alberto Gaudêncio Ramos.

Há anos, padre Ramos vem desenvolvendo com perseverança um extenso trabalho evangelizador alimentado por muita fé e dedicação, como Reitor do Santuário do grandioso Círio.

Padre Luiz Carlos Gonçalves

Nascido na localidade de Fazenda Real, na zona rural de Viseu, no nordeste paraense, em 8 de fevereiro de 1961, filho de Maria de Nazaré e Jonas Gonçalves, Luiz Carlos Nunes Gonçalves é o caçula de seis irmãos. Entrou para o seminário de Bragança em 1978.

Após o Ensino Médio, foi a Roma para o curso de Filosofia, onde também

especializou-se em Teologia Espiritual, no Pontifício Instituto Theresianum. Em 1989, retornou ao Brasil, onde foi ordenado padre em 19 de agosto do mesmo ano, pelo bispo barnabita Dom Miguel Giambelli, em sua terra natal.

Ele explica que a descoberta da vocação não teve um fato ou acontecimento repentino, mas era algo que já sentia desde criança. “Desde os sete anos de idade”, segundo ele.

Padre Luiz Carlos relata que ainda adolescente, um grupo de seminaristas visitou a sua escola convidando os jovens interessados em participar de um encontro vocacional e, influenciado pelos colegas, aceitou o convite. Ele relata que ali tomou sua decisão. Convidado a ingressar no seminário, seus pais inicialmente relutantes, acabaram aceitando, felizes ao verem o filho seguir o desejo do coração desde criança.

Nesses 25 anos, padre Luiz Carlos já trabalhou nos municípios de Bragança, Vigia e São Miguel, além de outras cidades, como Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e uma experiência missionária de três anos na Albânia. Recentemente deixou a reitoria do Seminário Nossa Senhora Mãe da Divina Providência (Benevides) para servir na Basílica Santuário de Nazaré.

Indagado sobre o que é mais importante na caminhada religiosa, padre Luiz Car los a f i rma : o sentimento de ser escolhido. “Nesses 25 anos o mais importante é sentir-me chamado. Ter a convicção de que essa é a vocação a que Deus me chamou e, confiando nele, perseverar no seu serviço”, afirma.

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014

Page 22: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 201410

Palavra Final Caderno Dois

Olá meu irmão e minha irmã, partilho com você a terceira parte do texto que,

como expliquei no artigo retrasado, foi objeto de reflexão no curso de extensão da UNISAL e que foi desenvolvido nas imediações do IRFP. A disciplina que ministrei foi “Catecismo da Igreja Católica e Catequese com Adultos”. Como o texto é um pouco longo para o presente espaço achei por bem publica-lo em partes. Aproveito para colocar as referências bibliográficas no término do presente texto. Peço licença para dedicar o texto (em suas três partes), aos catequistas desejando que possam tirar bom proveito.

“O CIC está dividido em quatro partes: a) O que a Igreja crê, b) O que a Igreja celebra, c) O que a Igreja vive, d) O que a Igreja reza.

Podemos didaticamente compreender a estruturação do CIC da seguinte forma:

1- O Credo: Tudo aquilo que diz respeito a nossa fé, ou seja, o que acreditamos.2- A celebração de nossa fé, ou ainda, como celebramos o que cremos.3- Como viver e agir de acordo com o que cremos e celebramos.4- Como, pela oração, expressamos, fundamentamos em nossa relação com Deus o que cremos, celebramos e vivemos.

O CIC é uma referência importante para a vida de todo católico. São João Paulo II, desejou que o CIC fosse recebido em espírito de comunhão e fosse utilizado assiduamente na evangelização. Para João Paulo II o CIC deve ser um “texto de referência, seguro e autêntico, para o ensino da doutrina católica e, de modo particular, para elaboração de catecismos locais. É também oferecido a todos os fiéis que desejam aprofundar o conhecimento das riquezas inexauríveis da salvação (cf. Jo 8,32). Pretende-se dar um apoio aos esforços ecumênicos animados pelo santo desejo da unidade de todos os cristãos, mostrando com exatidão o conteúdo e a harmonia coerente da fé católica. O Catecismo da Igreja Católica, por fim é oferecido a todo homem que nos pergunte a razão de nossa esperança (cf. 1Pd 3,15) e queira conhecer aquilo que a Igreja Católica crê. (Fidei Depósitum, p. 11, in: CIC).Notemos que o CIC não é algo dispensável, descartável na Igreja, muito ao contrário, é um texto referencial indispensável para todo aquele que queira aprender a doutrina de Jesus, e viver segundo a mesma. Mas, ainda é presente certa ignorância sobre o CIC, sobre a Igreja, sobre Jesus. Muitos não percebem o valor inestimável que é o CIC, mas Bento XVI tem insistido para que todos leiam e estudem o CIC. Bento XVI assim se expressou

Para entender a importância do CIC (parte final)

PROF. RICARDINO LASSADIER

Servindo à verdade

Graduado (Bacharel e Licenciado) e Especialista em Filosofia pela UFPA e

Especialista em Teologia pelo CESUPA.

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Maria Elisa Bessa de Castro

Maria Rodica Tutas - Ir. Angela

- BÍBLIA SAGRADA. Tradução da CNBB. São Paulo: Paulinas, Paulus, Ave Maria, Salesiana, Loyola; Aparecida-SP: Santuário; Petrópolis-RJ: Vozes: 2001.- JOÃO PAULO II. Exortação Apostólica Cathechesi Tradendae (A Catequese Hoje). São Paulo: Paulinas, 2001.Exortação Apostólica Fidei Depositum. In: Catecismo da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2003.- BENTO XVI. Homilia de Sua Santidade Bento XVI durante a Santa Missa na esplanada de Marinfeld, em 21 de Agosto de 2005. In: A Revolução de Deus: Discursos do Papa Bento XVI para a XX Jornada Mundial da Juventude. São Paulo: Paulinas, 2005.- DOCUMENTO DE APARECIDA . Texto

Conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino Americano e do Caribe. São Paulo: Paulus, Paulinas; Brasília: CNBB, 2007. - ALBANESI, Vinicio. Vontade de Crer: Introdução ao Cristianismo para quem tem alguma dúvida. Aparecida-SP: Santuário, 2006.AQUINO, Felipe. A Sagrada Tradição (col. Escola da Fé, vol. I). Lorena-SP: Cléofas, 2000.- LOMBARDI, Hélio. Eu Creio. Aparecida-SP: Santuário, 2006”.

Sigamos em frente buscando pensar com a Igreja no serviço da Verdade. Fique na companhia de Nossa Senhora e de São José.

em homilia de 21 de agosto de 2005 no decurso da JMJ: “(...) não raramente a religião se torna quase um produto de consumo. Escolhe-se aquilo que se gosta, e alguns sabem até tirar dela um proveito. Mas a religião procurada a seu ‘bel-prazer’ no fim não nos ajuda. É cômoda, mas no momento da crise abandona-nos a nós próprios. Ajudem, queridos amigos, os homens a descobrir a verdadeira estrela que nos indica o caminho: Jesus Cristo! Procuremos nós próprios conhecê-lo sempre melhor para poder de maneira convincente guiar também os outros para Ele. Por isso, é tão importante o amor pela Sagrada Escritura e, por conseguinte, é importante conhecer a fé da Igreja que nos revela o sentido da Escritura. É o Espírito Santo que guia a Igreja na sua fé crescente e que a fez e faz penetrar cada vez mais nas profundezas da verdade (cf.Jo 26,13). João Paulo II, o querido papa João Paulo II, deixou-nos uma obra maravilhosa, na qual a fé dos séculos está explicada de maneira sintética: o Catecismo da Igreja Católica. Eu mesmo pude, recentemente, apresentar o Compêndio desse Catecismo, que foi elaborado também a pedido do falecido Papa. São dois livro fundamentais que gostaria de recomendar a todos vocês” (2005, pp.62, 63) . O Papa falou do amor à Escritura, mas esse amor deve se estender ao Magistério e à Tradição.Por fim, um alerta aos catequistas realizada por João Paulo II: “A preocupação constante de todo catequista, seja qual for o nível das suas responsabilidades na Igreja, deve ser a de fazer passar, através do seu ensino e do seu modo de comportar-se, a doutrina e a vida de Jesus Cristo. Assim ele há de procurar que não se detenha em si mesmo, nas suas opiniões e atitudes pessoais, a atenção e a adesão da inteligência e do coração daqueles que ele catequiza; e sobretudo ele não há de procurar inculcar as suas opiniões e as sua opções pessoais, como se elas exprimissem a doutrina e a vida de Jesus Cristo” (CT, 8). É fundamental fidelidade à Escritura, à Tradição, ao Magistério. Um catequista não deve promover-se, colocando-se acima da Igreja, ensinando uma doutrina que é sua e não da Igreja. Para que isso não ocorra o catequista deve estar alicerçado no CIC. O CIC deve ser o livro de cabeceira de todo aquele que tem a bela missão de educar na fé.

BIBLIOGRAFIA:

Page 23: Voz de Nazaré

11BELÉM, DE 22 A 28 DE AGOSTO DE 2014

Igreja Caderno Dois

TECNOLOGIA E EVANGELIZAÇÃO

Papa Francisco

Pontífice utiliza frequentemente a rede social para se comunicar

A conta oficial do Papa Francisco (@pontifex) no Twitter, escrita em

nove idiomas, superou na se-gunda-feira, 18, o número de 15 milhões de seguidores.

A língua mais acompanhada no momento é o espanhol, com 6.479.989 milhões de usuários.

Em seguida, aparecem as versões em inglês (4.367.249), italiano (1.868.219), português (1.123.806), francês (291.896), l a t im (271 .693) , po lonês (251.246), alemão (206.366) e árabe (145.563).

Fra n c i s c o é u m a d a s personalidades públicas mais seguidas no Twitter. O pontífice argentino utiliza frequentemente a rede socia l para se

comunicar. Na segunda, 18, por exemplo, o Papa escreveu sobre o conflito armado no Iraque.

“Tantos inocentes foram expulsos de suas casas no Iraque. Senhor, pedimos-vos que eles possam em breve retornar”, afirmou o Papa.

A conta foi inaugurada em 2012 pelo Papa emérito Bento XVI. Em 28 de fevereiro de 2013, quando ele anunciou sua renúncia, o número de seguidores era de três milhões.

A conta foi suspensa durante a Sé Vacante, período entre a renúncia e a escolha de Francisco (13 de março).

E finalmente foi reabilitada em 17 de março já com o nome

do novo Papa.

DIVULGAÇÃO

O aumento de seguidores, atingindo a marca de 15 milhões de usuários, vem bem no momento que o Jornal Voz de Nazaré comemora um ano da publicação semanal de tuites do Papa Francisco. Foi exatamente na edição 576, do período de 16 a 22 de agosto de 2013, que o Voz começou a repercutir as mensagens do Papa nessa importante rede social digital, no sentido de oferecer aos leitores mais um meio de acompanhamento das ações do Pontífice.

Desde aquele momento a conta do Papa no Twitter já era a mais retuitada do mundo nos mais diversos idiomas, atingindo oito milhões de seguidores na época. Em espanhol, que tem o maior número de usuários, o Papa recebia na ocasião

11.116 retuítes; em inglês, 8.219. O relevante na questão do Twitter, é que o

mais importante que o número de seguidores de um perfil é o compartilhamento das mensagens que são escr i tas nele, a chamada “retuitagem”. No caso específ ico do Papa Francisco, significa que quem segue o Pontífice considera suas mensagens tão importantes que compartilha os tuítes com seus próprios seguidores, aumentando em muito o número de pessoas que recebem as mensagens do papa.

O Papa Francisco é considerado o papa mais tecnológico de todo os tempos. Para ele o uso da internet, bem como das redes sociais, é um “dom de Deus”.

Essa nova comunicação promove a manifestação da solidariedade e a troca de afeto por meio das mensagens, de acordo com a publicação “A comunicação a serviço de uma autêntica cultura de encontro”, divulgado pelo Vaticano no início deste ano.

“A cultura do encontro requer que estejamos dispostos não só a dar, mas também a receber de outros. Os mass media (meios de comunicação de massa) podem ajudar-nos nisso, especialmente nos nossos dias, em que as redes de comunicação humana atingiram progressos sem precedentes”,

destacou na ocasião o Papa.Além de apoiar a inclusão por

parte dos fiéis, o Papa também fez sua nomeação à Igreja. “Não tenham medo de serem cidadãos do mundo digital, é um dom de Deus”, pediu o pontífice.“A internet pode oferecer maiores possibilidades de encontro e de solidariedade entre todos; e isso é algo bom, é um dom de Deus”, enfatizou.

O Papa Francisco inovou a forma de evangelizar da Igreja. Ele interage e envia bênçãos aos fiéis por meio das redes sociais, através do microblog Twitter. São nove contas movimentadas, cada uma em uma língua diferente e seguidas por mais de 15 milhões de usuários. A com o maior número de usuários é o espanhol, seguida do inglês e depois do italiano.

Papa Francisco diz que as redes sociais são um “dom de Deus”

supera 15 milhões de seguidores no Twitter

w MENSAGENS aproveitando a tecnologia para evangelizar

w O PAPA FRANCISCO é uma das personalidades públicas mais seguidas no Twitter

Há um ano Voz de Nazaré publica tuites do Papa

O relevante na questão do Twitter, é que o

O relevante na questão do Twitter, é que o O relevante na questão do Twitter, é que o

mais importante que o número de seguidores de

mais importante que o número de seguidores de mais importante que o número de seguidores de

um perfil é o compartilhamento das mensagens

um perfil é o compartilhamento das mensagens um perfil é o compartilhamento das mensagens

mensagens tão importantes que

mensagens tão importantes que mensagens tão importantes que

compartilha os tuítes com seus

compartilha os tuítes com seus compartilha os tuítes com seus

próprios seguidores, aumentando

próprios seguidores, aumentando próprios seguidores, aumentando

em muito o número de pessoas que

em muito o número de pessoas que em muito o número de pessoas que

uma das personalidades públicas mais seguidas no Twitter

uma das personalidades públicas mais seguidas no Twitter uma das personalidades públicas mais seguidas no Twitter

Page 24: Voz de Nazaré

Belém, de 22 a 28 de agosto de 201412