voz de nazaré

24
ARQUIDIOCESE DE BELÉM PE. FLORENCE DUBOIS FUNDADOR www.fundacaonazare.com.br ANO CI - Nº 628 - PREÇO AVULSO: R$1,00 D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014 E D A Assunção de Maria, dia de graças para o povo de Deus e tema da refelexão de Dom Alberto. Fiéis celebram o "sim" da Mãe da Igreja ao plano da salvação do homem. CADERNO 1, PÁGINA 3 E CADERNO 2, PÁGINA 1 Maria, no céu, pela Igreja TV Nazaré inicia temas eleitorais Programação especial para informar o eleitor sobre as metas e planos dos candidatos a governo do Estado. CADERNO 1, PÁGINA 8. Misericórdia é tema de congresso Encontro reúne na Colômbia os fiéis que se empenham para anunciar a Miserircórdia Divina no mundo. CADERNO 2, PÁGINA 3. DIVULGAÇÃO w MÃE Preservada do pecado original, a Virgem foi elevada ao céu em corpo e alma w BONDADE Paróquia destaca a importância do amor ao próximo wCHAMADO Mais de 40 anos acolhendo a missão de servir a Deus Paz no mundo segue nos apelos do Papa Papa Francisco segue apelando pela fraternidade entre os povos. CADERNO 1, PÁGINA 5. Dom Alberto e as alegrias do sacerdócio Arcebispo, Dom Alberto chega a mais um aniversário de vida sacerdotal. CADERNO 2, PÁGINA 3 Samaritano em festa pela família no Tapanã Paroquianos buscam inspiração no Bom Samaritano para festejar o padroeiro. Família é tema da reflexão comunitária. CADERNO 2, PÁGINA 6 VOCAÇÕES Vidas consagradas a Deus No terceiro domingo de agosto, a Igreja lança olhar para a vida religiosa consagrada. CADERNO 2, PÁGINA 5 LUIZ ESTUMANO DIVULGAÇÃO

Upload: fundacao-nazare-de-comunicacao

Post on 02-Apr-2016

241 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

Edição de 15 a 21 de Agosto de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Nazaré

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

PE. FLORENCE DUBOISFUNDADOR

www.fundacaonazare.com.br

ANO CI - Nº 628 - PREÇO AVULSO: R$1,00D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA DBELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

ARQUIDIOCESE DE BELÉMARQUIDIOCESE DE BELÉM

A Assunção de Maria, dia de graças para o povo de Deus e tema da refelexão de Dom Alberto. Fiéis celebram o "sim" da Mãe da Igreja ao plano da salvação do homem.

CADERNO 1, PÁGINA 3 E CADERNO 2, PÁGINA 1

Maria, no céu, pela Igreja

TV Nazaré inicia temas eleitoraisProgramação especial para informar o eleitor sobre as metas e planos dos candidatos a governo do Estado. CADERNO 1, PÁGINA 8.

Misericórdia é tema de congresso Encontro reúne na Colômbia os fiéis que se empenham para

anunciar a Miserircórdia Div ina no mundo . CADERNO 2, PÁGINA 3.

DIVULGAÇÃO

w MÃE Preservada do pecado original, a Virgem foi elevada ao céu em corpo e alma

w BONDADE Paróquia destaca a importância do amor ao próximo

wCHAMADO Mais de 40 anos acolhendo a missão de servir a Deus

Paz no mundo segue nos apelos do Papa Papa Francisco segue apelando pela fraternidade entre os povos. CADERNO 1, PÁGINA 5.

Dom Alberto e as alegrias do sacerdócioArcebispo, Dom Alberto chega a mais um aniversário de vida sacerdotal. CADERNO 2, PÁGINA 3

Samaritano em festa pela família no TapanãParoquianos buscam inspiração no Bom Samaritano para festejar o padroeiro. Família é tema da reflexão comunitária. CADERNO 2, PÁGINA 6

VOCAÇÕESVidas consagradas a Deus No terceiro domingo de agosto, a Igreja lança olhar para a vida religiosa consagrada.

CADERNO 2, PÁGINA 5

LUIZ ESTUMANO

DIVULGAÇÃO

Page 2: Voz de Nazaré

Fun da do em 5 de ju lho de 1913

FUNDADORPe. Flo ren ce Du bois, bar na bi ta

PRESIDENTEDom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Be lém do Pa ráVICE-PRESIDENTE

Monsenhor Marcelino FerreiraVigário geral da Arquidiocese de Belém do Pa rá

DIRETOR GERALDiácono Antônio Carlos Gomes de Freitas

DIRETORA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO Marluce Guerreiro Milhomem

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO Mário Jorge Alves

DIRETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Arnaldo Pinheiro

COORDENAÇÃOBernadete Costa (DRT/PA 1326)

CONSELHO DE PROGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO João Car los Pe rei ra

Padre Nilton Cezar ReisPadre Cláudio de Souza BarradasEDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Sérgio Santos (DRT/PA 579)As si na tu ras, dis tri bui ção, ad mi nis tra ção e re da ção

Ave ni da Go ver na dor Jo sé Mal cher, Edi fí cio Pau lo VI, 915CEP: 66055-260, Bair ro Na za ré, Be lém - Pa rá

Te le fo nes: (91) 4006-9200/ 4006-9209. ARQUIDIOCESE DE BELÉM-PARÁ

Fax: (91) 4006-9227Re da ção: (91) 4006-9200/ 4006-9238/

4006-9239/ 4006-9244/ 4006-9245Site: www.fundacaonazare.com.br

E-mail: [email protected] veí cu lo da

Fun da ção Na za ré de Co mu ni ca ção CNPJ nº 83.369.470/0001-54

Im pres so no par que grá fi co de O Li be ral

FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO

Jornalista e professor

Não sei a cidade não entendeu muito bem a notícia, que foi manchete de primeira página

de O LIBERAL, achando que a proi-bição do Círio Musical e dos fogos no encerramento da festa de Nossa Senhora de Nazaré era coisa que se resolveria rapidamente, ou se, habi-tuada a tantos absurdos, considerou a medida como rotina. O certo é que a Diretoria da festa foi pesadamente mul-tada e está advertida de que não pode mais fazer espetáculos na praça e ilumi-nar o céu, com fogos de vista, na noite do quarto domingo de outubro.

A razão alegada para tão dura penalidade é o chamado impacto ambiental, causado pelo som dos eventos na concha e o susto nos periquitinhos. Não dá para considerar esse tipo de argumento, que vemos aplicado apenas a eventos do Círio. Shows sempre houve e sempre haverá. Foguetórios são mais do que comuns. Por que só agora esse cuidado com os decibéis?

Será que não haverá mais foguetes nos Re x Pa, nos comícios políticos, em jogos da copa, na virada do ano? Vão acabar, enfim, a barulheira dos sonoros, dos carros com potentes caixas de som e as celebrações na Doca? E como vai ficar o carnaval na Aldeia Cabana, além de outras manifestações de cultura popular?

Creio, sinceramente, que essa medida haverá de ser revista e que algo será feito no sentido de resolver um impasse que reúne todos os ingredientes de uma polêmica sem perspectiva de final feliz. O Círio Musical e o espetáculo pirotécnico já estão de tal modo integrados à cultura do Círio que, neste momento, tirá-los de cena representaria um golpe na tradição.

Belém é, por natureza, uma terra barulhenta. Há bocas-de-ferro penduradas em postes da periferia da cidade e o sistema de som do Círio parece estar sob ameaça. É preciso repensar a questão antes que ela acabe se transformando num problema de dimensões inimagináveis, sobretudo em época de eleição.

Em nome do silêncio?

João Carlos [email protected]

Economista e escritor

A Igreja do Brasil, dedica o mês de agosto às vocações. Fico pen-sando. Quem é a Igreja? Não

somos nós os Batizados? Aprendi isso quando ainda era criança, e em todos os movimentos e pastorais a que pertenci.

Fico preocupado quando ouço pessoas se referirem à Igreja como se fosse instituição só dos Bispos, Padres, Religiosos e seus auxiliares.

Se os dirigentes da Igreja dedicam um determinado período a um problema - neste caso, agosto às vocações - seria esperado que a maioria dos fieis, aderissem (rezassem, trabalhassem, fizessem doações, incentivassem os vocacionados, etc).

Para isto é necessário que os fieis, sejam mais fieis. Muitos dos que rezam e vão à Igreja (templo) se coloquem à disposição do próximo. Vejo uma grande

porção de fieis que só sabem pedir. Esquecem-se de doar. Esquecem-se de agradecer. E muitos confundem fé com “pronto socorro”. Uma religiosa comunicou a uma mãe. a ausência da filha no curso de crisma. A resposta da mãe, foi assim: Minha filha não vai deixar de estudar para o vestibular...

U m e x e m p l o f l a g r a n t e . A s Campanhas da Fraternidade. Este ano com um tema importantíssimo: Tráfico Humano. Quais os Movimentos Leigos que estudaram e se empenharam com entusiasmo, para procurar soluções?

Meus irmãos. A formação de um Padre é longa e exige muitas renúncias e uma profunda preparação religiosa e psicológica. Os seminaristas necessitam do apoio e do incentivo dos leigos. É este o trabalho que o Movimento Serra faz, visitando os Seminários.

Aos que se preparam para serem nossos futuros Sacerdotes, saber que existem grupos de leigos que rezam e se interessam por eles, é um grande incentivo.

Prezado leitor, entre também nesse time, faça algo de positivo, dê o exemplo para os seus filhos, e torça por mais padres para a nossa Igreja.

No mês vocacional

José Pereira [email protected]

Panorama

CHARGE DOANDRÉ ABREU

Comente esta charge: [email protected]

Alegria de ser católico

Engenheiro civil e escritor

Mil Ave Marias

Ivens Coimbra Brandã[email protected]

Encontro Fraterno

BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 20142

Opinião

Ao tempo de minha segunda infância, idos dos anos 40, lembro quando era levado a

visitar uma tia-avó de nome Lucinda, carinhosamente chamada de Tia Puy, que aniversariava no dia 15 de agos-to. Sempre bem cuidada, era uma ve-lhinha cheirosa, de sorriso acolhedor. Devota de Nossa Senhora exalava o perfume de sua fé quando, em sua cadeira de balanço, rezava seguidas séries de ‘Mil Ave Marias’. Teve uma vida longa, vindo a falecer com mais de 90 anos, sendo seu legado o teste-munho de esposa e mãe exemplar.

Na juventude, tomei conhecimento que no dia 15 de agosto era festejado, com feriado estadual, o dia da Adesão do Pará à Independência do Brasil. Já adulto, ao iniciar minha caminhada como Igreja, descobri que a ‘roupinha da primeira comunhão’ não mais

cabia em mim, havendo, portanto, a necessidade de estudar, para assim instruir a minha fé, dando sentido à vida. Tomei conhecimento então, que o dia 15 de agosto celebra a Solenidade Litúrgica da Assunção da Virgem Maria ao Céu, um dogma da fé católica instituído pelo papa Pio XII em 1º de novembro de 1950, ao proclamar a Constituição Apostólica “Munificentíssimus Deus”. Em nossos dias, aqui no Brasil, motivações pastorais levaram a transferir as celebrações para o primeiro domingo após o dia 15 de agosto.

“Finalmente, a Imaculada Virgem, preservada imune de toda mancha da culpa original, terminado o curso da vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória celeste. E para que mais plenamente estivesse conforme a seu filho, Senhor dos senhores e vencedor do pecado e da morte, foi exaltada pelo Senhor como Rainha do universo” (cf. CIC §966).

O testemunho de fé daquela devota de Nossa Senhora foi plantado no coração de uma criança, semente que viria a desabrochar na consciência de um peregrino ao longo de sua caminhada neste mundo.

A meu ver a mulher sempre teve um papel primordial com relação às coisas voltadas a Deus, acredito que ela é o elo mais forte entre Deus e a família.

CARLENE NEGRÃO, 23, Auxiliar de Cabelo.

Eu vejo a mulher como um ser iluminado por Deus, assim como todo ser humano, porém a mulher sábia transforma o pensamento em realidade, pois busca Deus como o centro de tudo. SEBASTIANA BRITO, 32, Secretária

Sua voz

Com muita admiração, pois são mulheres que renunciam ao mundo para viver a serviço da Igreja. Sua determinação e dedicação são fundamentais no trabalho voluntário, a fim de ajudar o próximo.BRENDA CAROLINE ALMEIDA, 21 anos, modelo

Como você vê a atuação da mulhervocacionada a serviço do Reino de Deus?

Page 3: Voz de Nazaré

s

BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014 3

A Virgem Maria, Nossa Senhora,

chegou à plena realização de todas as potencialidades humanas. Pelos merecimentos de seu Filho amado, foi preservada da mancha do pecado original, viveu nesta terra conduzida pelo chamado de Deus, para depois, ser elevada ao Céu, como professa a fé da Igreja. Na Assunção de Maria, todas as realidades desta terra são assumidas e acolhidas para adquirirem valor de eternidade. Sua presença e seu exemplo resplandecem como sinal luminoso para todos, podendo nela encontrar conforto e força todas as vocações e estados de vida. Olhar para Nossa Senhora estimula a caminhar com segurança, certos de que fomos feitos para o alto e para a felicidade.No mês das vocações, voltamos o olhar para a aventura humana e religiosa vivida por Maria. Nela vemos realizada a vocação fundamental de todos os seres humanos, pois, em Cristo, Deus nos escolheu, antes da fundação do mundo, para sermos santos e imaculados diante dele, no amor (Cf. Ef 1, 4). Toda a vida de Nossa Senhora se orienta para o seu Filho, Jesus, Verbo de Deus feito carne. Ela se esvazia de si mesma e de seus próprios projetos, para abraçar o caminho da santidade, tornando-se ícone do que todos somos chamados a viver, pois convidados a percorrer a estrada da resposta fiel a Deus. O Apóstolo São Paulo, convicto da escolha feita, apresenta-se diante de suas comunidades na inteireza de sua entrega a Deus. Pode, então, abraçar como próprias as atitudes do mesmo Senhor Jesus Cristo: “Pela fidelidade de Deus, eu vos asseguro: a nossa palavra junto de vós não é ‘sim e não’. Pois o Filho de Deus, proclamado entre vós por mim, por Silvano e Timóteo, nunca foi ‘sim e não’, mas somente ‘sim’. Ao contrário, é nele que todas as promessas de Deus têm o ‘sim’ garantido. Por isso, também, é por ele que dizemos ‘amém’ a Deus, para sua glória. É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. Foi ele que imprimiu em nós a sua marca e nos deu como garantia o Espírito

derramado em nossos corações” (2 Cor 2, 18-22). É com igual certeza que ousamos olhar para Maria, Nossa Senhora, a primeira na resposta ao plano de Deus. Que o seu sim se expresse também em nossa vida.Maria deu o seu sim à vida. Sua existência, desde os primeiros passos e olhares, era voltada para a Palavra do Senhor e para uma vida humana saudável, na pobreza e no escondimento de Nazaré. Foi na escuta da mesma Palavra que se entregou, na oblação total de própria liberdade, tornando-se generosamente escrava da Palavra. Seu sim radical, dado a Deus e a seu plano de salvação, mudou a história da humanidade. “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38). Responder com generosidade a Deus é o ato mais digno da vida humana. Todas as vezes que alguém dá sua resposta a Deus, atualizando a graça do Batismo, o Espírito Santo vem sobre a pessoa e realiza a sua obra, edificando o bem! Dela queremos aprender a dizer sim!Quando as incontáveis angústias de nosso tempo tantas vezes nos preocupam, vale a pena

tomar consciência de que a vida de Maria foi marcada pelas surpresas do cotidiano e pela dor, visita inconfundível do Senhor. Para que se repita o nosso sim diante das eventuais decepções experimentadas ou as dores e pecados pessoais e sociais, a mulher do equilíbrio e da firmeza seja vista como sinal. A Igreja identifica sete situações dolorosas, muito semelhantes àquelas vividas por nós. Maria, elevada ao Céu em corpo e alma, levou as cicatrizes da dor, para que ninguém desanime no caminho da perfeição a que somos chamados.Uma espada a transpassar o coração, na profecia de Simeão (Cf. Lc 2, 21-40). Se um anjo lhe anunciara sua vocação de mãe do Verbo de Deus feito carne, muito cedo entendeu, para cedo amadurecer, o alcance de sua resposta a Deus. Não voltou atrás e acolheu de pé, na obediência, o projeto de Deus em sua vida. De fato, o Senhor não nos engana, prometendo apenas consolações, mas nos abre o horizonte com realismo, para que todos aprendamos a viver.Com José, Maria soube que seu filho poderia ser morto pelo ódio

sanguinário de Herodes (Cf. Mt 2, 13-18). Doeu-lhe o exílio, mas aprendeu e ensina a todas as gerações de cristãos a coragem para manter a fé a qualquer custo. Não é difícil identificar em nossos dias, no mesmo oriente médio, levas de cristãos em fuga por serem cristãos, firmes diante da provação. O mundo parece o mesmo!Terceira espada transpassou o coração de Maria quando perdeu seu filho no templo. Teve que compreender que o Jesus de seu coração é Filho do Pai do Céu e tem uma missão que supera todos os laços e afetos humanos (Cf. Lc 2, 41-52). Em sua dor se encontram as perdas humanas e a liberdade com que os pais e mães hão de educar seus filhos, não para si, mas para Deus e para a vida, olhando para frente!No caminho do Calvário, a Maria discípula se encontra

com seu Filho que carrega a cruz. A multidão não entende a profundidade do olhar, santa cumplicidade daquela Mãe que se fez companheira e colaboradora do Redentor. Ali estava presente o silêncio e o assentimento corajoso de tantas pessoas que não se negam a dar a sua colaboração na realização do plano de Deus.Aos pés da Cruz, quando o Filho único a entrega como Mãe à humanidade chagada, representada por João, Maria experimenta a desolação, dando sua resposta e pronunciando o seu segundo e definitivo sim (Cf. Jo 19, 1-41). Está de pé, mulher madura para o amor e o sofrimento! Testemunha a morte redentora de seu Filho! Em sua coragem resplandece a disposição de todos os que estão prontos a viver a palavra: “Completo, na minha carne, o que falta às tribulações de Cristo em favor do seu Corpo que é a Igreja” (Cl 1, 24). O que falta é a participação pessoal!Aquela que recebera o anúncio de uma espada de dor, vê a lança do soldado transpassar o lado de seu Filho exangue, para depois acolher nos braços e conduzir à sepultura o seu corpo. Mais duas espadas, duas dores lancinantes, para se completar o caminho da perfeição e da maturidade!Maria do sim nos ajude a percorrer a estrada da maturidade humana e cristã. Sua vida, assunta ao Céu, seja o sinal para nossa caminhada.

Maria do sim

s

ss

Arcebispo

Maria, Nossa Senhora, a primeira na resposta ao plano de Deus. Que o seu sim se expresse também em nossa vida

Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Conversa com meu povo

Arcebispo

ArcebispoArcebispo

w OLHAR para Nossa Senhora estimula a caminhar com segurança no Plano de Deus

DIVULGAÇÃO

Page 4: Voz de Nazaré

LiturgiaBELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 20144

será cumprido o que o Senhor lhe prometeu” . 46 Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, 48 porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor (...)” 56 Maria ficou três meses com Isabel, depois voltou para casa.

B) COMENTÁRIO

Celebramos a “Assunção de Nossa Senhora” e o evangelho nos mostra o encontro de duas gestantes, mulheres fecundas e que no diálogo reconhecem o extraordinário da ação de Deus em suas vidas. Uma interpela: “como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?” (43). E a outra responde: “A minha alma engrandece o Senhor (...)” (46-49). Ambas

estão isentas de egoísmo, pois os méritos apresentados por elas são presentes recebidos e reconhecidos como de Deus.

Isabel em seu comentário nos faz lembrar a humildade daquele homem que pede socorro a Jesus e logo se acha indigno de recebê-lo em sua casa (Lc 7,6): “Senhor, não sou digno de que entres em minha casa (...)” // “como posso merecer (...)”. A humildade é qualidade dos destinatários das graças de Deus (Isabel); ou de quem a Ele se dirige (Maria), como se lê: “todo o que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Lc 18,14).

Maria ao responder o elogio da outra, diz que tudo o que ela tem e é, vem de Deus: fonte primeira e última de nosso ser, e de todos os bens.

Isabel entende que Maria é feliz por ser mulher de fé: “Bem-aventurada aquela que acreditou (...)”. Ora, “Bem-aventurada= Feliz”, pois “feliz” é tradução da mesma palavra original grega

“makária”: “Feliz as entranhas que te trouxeram (...) Feliz, antes, os que ouvem a palavra de Deus e a observam” (Lc 11,27s). Maria é a mais “makária” entre todas as mulheres. Ninguém viveu tanto a palavra de Deus, como Maria, pois a Palavra se fez vida em sua vida: Jesus (Jo 1,14; Gl 4,4). Ela é exemplo de serviço (visita e ajuda a Isabel), de gratidão (magnificat); fraternidade, humildade e fecundidade. Maria gerou a Palavra em seu ventre, e nós em nossos corações e ações.

“Maria ficou três meses com Isabel, depois voltou para casa”. Conclui-se, que somando três aos seis (Lc 1,26) meses, completa o tempo do nascimento do filho de Isabel. Uma visita completa, adquirindo ao mesmo tempo, experiência para o nascimento de seu filho.

É lição de que a visita movida pela caridade é caminho de benefício duplo: para quem dá e quem recebe. Ele se abre aos céus. Portanto, percorramos!

Formado em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma

A) Texto: Lc 1,39-56.

39 Maria partiu para a região montanhosa, dir igindo-se apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel . 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre! 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque

Padre Romeu [email protected]

Homilia Dominical

Liturgia da Semana

15/08 - SEXTA-FEIRABeato João de Sevilha - Cardeal

O Papa Francisco disse na entrevista para a Globo News: “Eu diria isto: na Cúria Romana há muitos santos”. Cúria bombardeada; Cúria criticada até por católicos. Pois eis que trago um cardeal,

espanhol de Sevilha, da Ordem dos Mercedários combaten-tes da liberdade, século XVI, bispo de Santa Maria de Tras-tevere, conhecido pela sua humildade, misericórdia, intensa vida de oração e jejum. Era chamado para expulsar demônios e outros milagres atribuídos a ele. Faleceu em Avignon, Fran-ça, 1556. Também disse o Papa Francisco: “Por um exemplo não se deve pagar todos”. Meditação: salmo 11(12).

16/08 - SÁBADOSanto Estêvão da Hungria - Rei

Foi convertido por Santo Adalber-to, Bispo de Praga. Viveu no século XI e dedicou a sua vida inteira a fazer de seu reino terrestre, tanto quanto possível, uma imagem do Reino dos Céus. Foi ca-

sado com a Beata Gisela, irmã do imperador Santo Henri-que. Deixou por escrito normas de governo para seu fi lho e herdeiro, Santo Américo, o qual não chegou a reinar pois, faleceu antes do pai. A coroa real de Santo Estêvão, ofereci-da pelo Papa Silvestre II, até hoje é venerada como relíquia e como símbolo da nacionalidade húngara.

17/08 - DOMINGO DA ASSUNÇÃO DE MARIASanto Eusébio - Papa

Nascido na Grécia, século III, exer-cia a medicina antes do pontifi cado que durou seis meses. Foi rigoroso com os

cristãos que abandonavam a fé por medo da perseguição, os “Lapsi”, todavia os aceitava de volta. Houve então divisão entre aqueles mais rígidos com tais cristãos, quase levando a um cisma. Até que o imperador Mexêncio condena o Papa e o opositor, Heráclio, ao exílio na Sicília onde morreram. Tan-to o Martirológio como o Líber Pontifi calis não reconhecem o martírio. Mas, o Papa Dâmaso que nos traz os relatos da vida de Eusébio, o chama de mártir.

19/08 - TERÇA-FEIRABeato Hugo Green - Sacerdote e Mártir

Londres, 1584. Pais protestantes. Estudou no Colégio São Pedro, em Cambridge. Convertido à fé católica, estudou e tornou-se padre em 1612. Desejava tornar-se capuchinho, para

sair em missões distantes, mas sua saúde impedia, teve que fazer mesmo missões britânicas que duraram trinta anos, com o nome fi ctício de Ferdinand Brooks. Em 1641 o rei an-glicano Charles I, ordenou a expulsão de todos os padres ca-tólicos da Inglaterra, Green se preparava para embarcar, mas foi descoberto sua identidade falsa e seu longo trabalho pasto-ral, foi então morto esquartejado depois de muitas torturas.

20/08 - QUARTA-FEIRASão Bernardo de Claraval - Abade e Doutor da Igreja

Desde cedo, este francês demons-trou grande inteligência. Na juventude, era tímido, belo e virtuoso, e chamava a atenção pela sabedoria. Quando sua mãe morreu, tornou-se religioso

com a desaprovação da família, porém, conseguiu con-verter grande número deles e foram para o recente criado mosteiro de Cister (Cistercienses). Depois foi transferido para o mosteiro de Claraval, onde foi abade por 38 anos. Atraiu grande número de pessoas para os mosteiros. Foi grande pre-gador; místico; escritor; conselheiro de papas, reis, bispos.

21/08 - QUINTA-FEIRASão Pio X - Papa

Desde a Idade Média, que não se sentava na Cátedra de Pedro, um fi lho de camponeses como era José Sarto (seu nome de batismo), nascido a 1835 em uma pequena aldeia ao norte da Itália; e desde Pio V, 1566

- 1572, que não se tinha canonizado um papa. Com o lema “Renovar todas as coisas em Cristo”, trouxe para as crian-ças a 1ª comunhão, fazendo com que se tenha um contado com a santa Eucaristia mais sedo. Entre outros, fez um ca-tecismo; era defensor forte da Doutrina Católica e lutava contra o laicismo e o modernismo da época, cujo ele deno-minou: “síntese de todas as heresias”.

Benedito Otávio ([email protected])

Santos da semana

18/08 - SEGUNDA-FEIRASanto Agapito - Mártir

Deu testemunho de sua fé em Cristo perto de Roma, na Pales-trina, região do Lácio, durante a perseguição de Aureliano, sé-culo III. Aos 15 anos, foi preso e torturado cruelmente. Primeira-mente açoitaram-no com nervos de boi. Depois foi atirado aos leões, os quais, segundo a tradi-ção, nenhum mal lhe causaram. Finalmente foi decapitado. Tem-se como unicamente certo sua existência, seu martírio e sua sepultura. Em Roma, foram-lhe dedicadas uma basílica e uma outra igreja, tal a popularidade de seu culto.

w Dia 15, sexta-feiraCor (verde)Primeira leitura (Ez 16,1-15.60.63)Responsório (Is 12,2-4.5-6)Evangelho (Mt 19,3-12)w Dia 16, sábadoCor (branco)Primeira leitura (Ez 18,1-10.13b.30-32)Responsório (50)

Evangelho (Mt 19,13-15)w Dia 17, domingoCor (branco)Primeira leitura (Ap 11,19a;12,1.3-6ab)Responsório (44)Segunda leitura (1Cor 15,20-27a)Evangelho (Lc 1,39-56)w Dia 18, segunda-feiraCor (verde)

Primeira leitura (Ez 24,15-24)Responsório (Dt 32,18-21)Evangelho (Mt 19,16-22)w Dia 19, terça-feiraCor (verde)Primeira leitura (Ez 28,1-10)Responsório (32)Evangelho (Mt 19,23-30)w Dia 20, quarta-feira

Cor (branco)Primeira leitura (Ez 34,1-11)Responsório (22)Evangelho (Mt 20,1-16a)w Dia 21, quinta-feiraCor (branco)Primeira leitura (Ez 36,23-28)Responsório (50)Evangelho (Mt 22,1-14)

Page 5: Voz de Nazaré

Um apelo a todas as famílias: no momento da oração, lembrai-vos daqueles que são obrigados a abandonar as suas casas no Iraque. #prayforpeace (11 de agosto)

As notícias que chegam do Iraque nos causam dor. Senhor, ensinai-nos a viver em solidariedade com os irmãos que sofrem. (10 de agosto)

As pessoas que foram privadas de suas casas no Iraque dependem de nós. Convido a todos a rezar e, quem puder, a oferecer uma ajuda concreta. (10 de agosto)

BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014 5

VaticanoQueridos irmãos e irmãs,

Nas catequeses anteriores vi-mos como a Igreja é um po-vo, um povo preparado com

paciência e amor de Deus, e ao qual todos nós somos chamados a per-tencer. Hoje eu gostaria de destacar a novidade que caracteriza este po-vo: é realmente um novo povo que se fundamenta na nova aliança es-tabelecida pelo Senhor Jesus com o dom de sua vida. Esta novidade não nega o caminho anterior, ou se opõe a ele, mas sim o leva adiante, o leva ao cumprimento.

1 . H á u m a f i g u r a m u i t o significativa, que atua como um elo entre o Antigo e o Novo Testamento: a de João Batista. Para os Evangelhos Sinóticos, ele é o “precursor”, aquele que prepara a vinda do Senhor, predispondo o povo à conversão do coração e a receber o consolo de Deus que está próximo. No Evangelho de João é a “testemunha”, pois permite-nos reconhecer em Jesus, Aquele que vem do alto para perdoar os nossos pecados e fazer de seu povo a sua esposa, primícias da nova humanidade. Como um “precursor” e “ testemunha”, João Bat ista desempenha um papel central em toda a Escritura, pois atua como uma ponte entre a promessa do Antigo Testamento e seu cumprimento, entre as profecias e a realização em Jesus Cristo . Com o seu testemunho, João nos mostra Jesus e nos convida a segui-lo, e nos diz, sem meio termo, que isso requer humildade, arrependimento e conversão: é um convite que faz se à humildade, arrependimento e conversão.

2. Assim como Moisés realizou uma aliança com Deus em virtude da lei recebida no Sinai, assim Jesus, em uma colina à beira do lago da Galiléia, entrega aos seus discípulos e à multidão um novo ensinamento, que começa com as bem-aventuranças. Moisés deu a Lei no Sinai e Jesus, o novo Moisés, dá a lei na montanha, à beira do lago da Galiléia. As bem-aventuranças são o caminho que Deus mostra como uma resposta ao desejo de felicidade que é inerente ao homem, e aperfeiçoa os mandamentos da Antiga Aliança. Estamos acostumados a aprender os Dez Mandamentos - é claro, todos vocês sabem, aprenderam na catequese - mas não estamos acostumados a repetir as bem-aventuranças. Vamos memorizá-las e imprimi-las em nosso coração. Façamos uma coisa: eu vou dizer uma depois da outra e vocês repetem. Concordam?

Primeira: “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o

O Senhor vai reconhecer-nos se, por nossa vez, O tivermos reconhecido nos pobresUm novo povo que se fundamenta na nova aliança

BEM-AVENTURANÇAS

reino dos céus”.“Bem-aventurados os que choram,

porque eles serão consolados”.“Bem-aventurados os mansos,

porque eles herdarão a terra”.“Bem-aventurados os que têm

fome e sede de justiça, porque eles serão saciados”.

“ B e m - a v e n t u r a d o s o s misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”.

“Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus”.

“Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”.

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus”.

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e vos perseguirem e disserem todo o mal contra vós por minha causa.” Eu ajudo vocês: [o Papa repete com as pessoas] “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e vos perseguirem e disserem todo o mal contra vós por

minha causa”.“Alegrai-vos e exultai, porque

é grande a vossa recompensa nos céus”.

Bravo! Mas vamos fazer uma coisa: eu vou dar uma lição de casa, uma tarefa para fazer em casa. Peguem o Evangelho, aquele que vocês têm (…) Lembrem-se que vocês devem sempre levar um pequeno Evangelho com vocês, no seu bolso, bolsa, sempre; aquele que vocês têm em casa. Peguem o Evangelho, e nos primeiros capítulos de Mateus - creio que no capítulo quinto - estão as bem-aventuranças. E hoje, amanhã, vocês leem em casa. Vocês irão ler? [O povo responde: Sim] Não se esqueçam, porque é a lei que Jesus nos dá! Vocês irão fazer? Obrigado.

Nestas palavras, há toda a novidade trazida por Cristo, e toda a novidade de Cristo está nestas palavras. De fato, as bem-aventuranças são o retrato de Jesus, seu modo de vida; é o caminho para a verdadeira felicidade, que também nós podemos trilhar com a

graça que Jesus nos dá.3. Além da nova Lei, Jesus

nos dá também o “protocolo” com o qual seremos julgados. No fim do mundo seremos julgados. E quais são as perguntas que vão nos fazer lá? Quais são essas questões? Qual é o protocolo com o qual o juiz vai nos julgar? É isso o que encontramos no vigésimo quinto capítulo do Evangelho de Mateus. Hoje a tarefa é ler o quinto capítulo do Evangelho de Mateus, no qual existem as bem-aventuranças e ler o 25º capítulo, no qual existe o protocolo, as perguntas que farão no dia do julgamento. Nós não teremos títulos, créditos ou privilégios para nos garantir. O Senhor vai reconhecer-nos se, por nossa vez, o tivermos reconhecido

nos pobres, nos que passam fome, nos indigentes e marginalizados, em quem sofre e está sozinho (…) Este é um dos critérios fundamentais de verificação da nossa vida cristã, com os quais Jesus nos convida a medir-nos a cada dia. Eu leio as bem-aventuranças e penso como deve ser a minha vida cristã, e depois faço um exame de consciência com o capítulo 25 de Mateus. Todos os dias: eu fiz isso, eu fiz isso, eu fiz isso (…) Nos fará bem! Essas coisas são simples, mas concretas !

Queridos amigos, a nova aliança consiste precisamente nisto: em reconhecer-se em Cristo, envolvido na misericórdia e compaixão de Deus. É isso que enche o nosso coração de alegria, e é isso que torna a nossa vida bela e crível do amor de Deus por todos os nossos irmãos e irmãs que encontramos todos os dias. Lembrem do dever de casa! O quinto capítulo de Mateus e capítulo 25 de Mateus. Obrigado! (Tradução Canção Nova notícias).

DIVULGAÇÃO

w NOVA ALIANÇA reconhecer-se em Cristo, envolvido na misericórdia de Deus

Não se vence a violência com mais violência. Senhor, dai-nos a paz em nossos dias. #PrayForPeace (9 de agosto)

Peço à Comunidade internacional que proteja todas as vítimas da violência no Iraque. (9 de agosto)

Peço a todas as paróquias e comunidades católicas que, neste final de semana, dediquem uma oração especial aos cristãos do Iraque. (9 de agosto)

Senhor, pedimos-Vos que deis forças àquelas pessoas que se encontram privadas de tudo no Iraque. #prayforpeace (8 de agosto)

Peço-vos que dediqueis hoje um momento à oração por todos aqueles que são obrigados a deixar a sua casa no Iraque. (8 de agosto)

Peço a todos os homens de boa vontade que se unam às minhas orações pelos cristãos do Iraque e por todas as comunidades perseguidas. (8 de agosto)

O cristão é alguém que sabe diminuir para que o Senhor cresça em seu coração e no coração dos outros. (7 de agosto)

Page 6: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 20146

Igreja no BrasilREDES SOCIAIS

A intenção é fazer do ambiente digital um lugar de oração

Em solidariedade aos cristãos perseguidos

Em solidariedade ao grande nú-mero de cristãos perseguidos, o portal cancaonova.com lançou,

no dia 31 de julho, nas redes sociais, um webcard com a frase “Somos To-dos Nazarenos”.

O termo remete aos cristãos que foram expulsos de Mossul, no Iraque, por um grupo extremista islâmico que tomou posse da cidade em junho deste ano. Suas casas foram marcadas com a letra “nun”, inicial da antiga palavra árabe “nassarah”, que no alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, refere-se aos cristãos.

De acordo com o supervisor de conteúdo do portal, Daniel Machado de Ass i s , ut i l izar a expressão “somos todos nazarenos” quer justamente dar esse sentido de “somos iguais a vocês”. “É uma maneira de dizer a estes irmãos que professam a mesma fé que nós, que eles não estão sozinhos”, aponta.

Além da divulgação de webcards nas redes sociais, o portal motiva seus seguidores a se unirem em um dia de oração pelos cristãos perseguidos. “Estamos propondo que, nesta sexta-feira, 1º, dia de jejum e penitência para nós cristãos, façamos um momento de oração, em algum horário do dia, em favor destes nossos irmãos e de todos os outros que sofrem com as guerras, seja em Gaza, Israel, Iraque, Síria, Ucrânia…”, destaca Daniel.

As iniciativas devem continuar nos próximos dias. “A motivação é que façamos do ambiente digital um lugar de oração, colocando notícias, webcards, movimentando hashtag em favor da paz . Q u e re m o s , todos os dias, recordar nossos internautas que em outros lugares do mundo a situação está muito difícil e que nós não podemos ser indiferentes”, reforça.

A Arquidiocese de Belo Horizonte (MG) receberá, em breve, uma escola de arte bizantina. A catedral Cristo Rei, que está em construção, abrigará a primeira unidade fora da Itália do Instituto Oriental Centro Aletti, vinculado à Pontifícia Universidade Gregoriana, da Ordem Jesuíta.

A escola formará profissionais

que trabalham com mosaicos bizantinos, uma técnica do século IV, em que os chamados mosaicistas usam pequenas pedras, de várias tonalidades e formas para retratar rostos de santos, cenas bíblicas e da história da Igreja.

Em Belo Horizonte, a arte será ens inada de manei ra e s p e c i a l à s c o m u n i d a d e s

w A EXPRESSÃO "Somos todos nazarenos" quer justamente dar o sentido de que "somos todos iguais"

FOTOS: DIVULGAÇÃO

O evento pretende promover discussão sobre o papel da família no desenvolvimento infanto-juvenil e motivar participação da comunidade a serviço da “Família Acolhedora”, atividade desenvolvida pela Pastoral do Serviço da Caridade da Diocese de Piracicaba e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O Seminário ocorrerá no dia 23 de agosto, a partir das 14h, na sede central da Igreja Metodista, com o tema “Família e Desenvolvimento Infanto juvenil”. O encontro contará com a participação de representante da defensoria pública da área da Infância e Juventude e membros da Rede Latino Americano de Acolhimento Familiar.

FAMÍLIA ACOLHEDORAO serviço “Família Acolhedora

Piracicaba” é oferecido em parceria com a Diocese de Piracicaba, buscando favorecer o acolhimento familiar a crianças e adolescentes que necessitam ser afastados de sua família de origem por medida de proteção judicial. As famílias acolhedoras são constituídas por voluntár ios cadastrados no serviço. São responsáveis por acolher, temporariamente, em sua residência, crianças e adolescentes afastados do convívio com a família.

Diocese de Piracicaba(SP) promove 1º Seminário sobreFamília Acolhedora

Arquidiocese de Belo Horizonte terá escola de arte bizantina

carentes da região, como parte dos projetos sociais envolvidos no contexto da nova catedral.

A coordenação da escola será de responsabilidade do Padre Gleicon Adriano Silva, enviado há nove meses a Roma, pelo Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira Azevedo, para aprender as técnicas de mosaicos, vitrais e

esculturas.O curso na Itália é

ministrado pelo jesuíta esloveno Marco Ivan R u p n i k , q u e t e m parceria nos projetos de mosaicos da catedral e que é responsável pelos mosaicos da Capela Papal, no Vaticano, e autor do projeto de decoração do Santuário de São João Paulo II, na Cracóvia, com 1,6 mil metros quadrados de mosaicos já concluídos e outros mil metros quadrados que ainda serão feitos.

w MOSAICO bizantino, técnica do século IV utiliza pequenas pedras coloridas

Page 7: Voz de Nazaré

Igreja no MundoBELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014 7

A maior cidade cristã na pla-nície de Nínive, Quaraqosh, caiu nas mãos do EIIL (Esta-

do Islâmico do Iraque e do Levante) e as pessoas estão em fuga. Esta é a sede da Arquidiocese Siro Católica de Mossul, onde está o seminário católico sírio e onde se tornou tam-bém a casa mãe de várias congre-gações religiosas, que não podiam mais ficar em Mossul, por razões de segurança.

Já não é “mais uma questão “religiosa”, mas contra uma religião concreta: os cristãos”, alerta Dom Duarte da Cunha, secretário geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

Publicamos na íntegra o apelo urgente do Presidente da Assembleia dos bispos católicos do Iraque, o patriarca Louis Raphael Sako:

“Os militantes atacaram com morteiros a maioria das aldeias da planície de Nínive, durante a noite de 6 e 7 de agosto e agora estão controlando a área. Os cristãos, cerca de cem mil, horrorizados e em pânico, fugiram de suas aldeias e casas sem nada, só com as roupas do corpo. Um êxodo, uma verdadeira via crucis, os cristãos estão andando a pé no calor do verão escaldante do Iraque para as cidades curdas de Erbil, Duhok e Soulaymiyia, entre eles estão doentes, idosos, crianças e mulheres grávidas. Passam por uma catástrofe humanitária que corre o risco de se tornar num verdadeiro genocídio. Precisam de água, comida e abrigo.

Em relação às igrejas e propriedades da igreja nas aldeias agora ocupadas pelos militantes EIIL, temos relatos de destruição e profanação. Os antigos manuscritos e documentos (1500) estão sendo queimados.

Como é evidente para todos, o

INSEGURANÇA

Não é mais uma questão religiosa, mas contra uma religião

Iraque: uma catástrofehumanitária e com sério risco de genocídio dos cristãos

Encerrado no final do mês de julho em Luanda, capital de Angola, o XI Encontro dos Bispos dos Países Lusófonos. No comunicado final, o Presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé, Dom Gabriel Mbilingi, reiterou a importância do encontro: “O encontro ajuda-nos a fortalecer a unidade - disse ele - e nos aproxima também na comunhão e na colaboração pastoral das Igrejas Lusófonas”. Os Bispos decidiram que o próximo evento terá lugar em Aparecida, no Brasil, de 23 a 28 de julho de 2016.

Em uma semana, os Bispos dos oito Países Lusófonos puderam partilhar as experiências ligadas às particularidades das Igrejas locais, e também como reagir - à luz da

Exortação Apostólica Evangelii Gaudium - aos desafios pastorais dos nossos dias. Precisamente este tema esteve no centro de um dia aberto ao público, na Universidade Católica de Angola, que contou com a participação principalmente dos leigos.

No comunicado final é dada particular atenção ao papel dos leigos: os Bispos afirmam que é necessário um esforço ulterior por parte da Igreja para “encorajar a presença e o trabalho dos leigos na área social, econômica e política”. Na nota as reflexões dos bispos se concentra em diversos outros temas, entre os quais a presença da Igreja no mundo universitário, as vocações ao sacerdócio, e o diálogo ecumênico e inter-religioso.

Governo Central é incapaz de fazer cumprir a lei e a ordem nesta parte do país. Há também dúvidas sobre a capacidade da região do Curdistão de defender sozinha o avanço feroz dos jihadistas. Claramente, há falta de cooperação entre o Governo Central e

o Governo regional autônomo. E o Isis se beneficia desse “vazio” para impor a sua regra e terror. Há uma necessidade de apoio internacional e de um exército profissional, bem equipado. A situação vai de mal a pior.

Apelamos com tristeza e dor para a

consciência de todos e todas as pessoas de boa vontade e as Nações Unidas e a União Europeia, para salvar essas pessoas inocentes da morte. Esperamos que não seja tarde demais!”

Cardeal Loius Raphael Sako, Patriarca de Babilónia dos Caldeus.

“A ameaça à família na nossa região é muito mais real agora do que antes”, diz o comunicado final da XVIII Assembleia Plenária da AMECEA (Associação dos Membros das Conferências Episcopais da África Oriental), que foi realizada recentemente na capital do Malawi, Lilongwe.

“A crise do matrimônio e da família é agravada pelo individualismo da sociedade contemporânea, o colapso dos valores morais, o ataque à unidade da família, a pobreza e o desemprego”, escrevem os 250 Bispos da África Oriental. “Enquanto

Igreja na região, empenhamo-nos em oferecer cuidados pastorais às famílias desagregadas e a todos aqueles que se encontram em dificuldades nas suas famílias”, afirma o documento que reitera o conceito de família como “uma união de amor indissolúvel fundada por um homem e uma mulher, aberta à procriação”, e que denuncia as “uniões do mesmo sexo e outros desvios que vão contra a natureza humana e a lei natural”.

A Assembleia elegeu a Dom Berhaneyesus Demerew Souraphiel, Arcebispo de Addis Abeba (Etiópia), como presidente da AMECEA.

Bispos da África Oriental: a família cadavez mais ameaçada nos nossos países

w DOM Gabriel - O encontro ajuda-nos a fortalecer a unidade

FOTOS: DIVULGAÇÃO

w CIDADE de Arbil, localizada no Iraque, é a segunda maior cidade do território reivindicada por grupos

Encontro dos Bispos dos Países Lusófonos - próximo evento no Brasil

Page 8: Voz de Nazaré

Nazaré RepórterBELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 20148

l MISSA NA CATEDRAL PELO SEMINÁRIO REDEMPTORIS MATER

O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa irá presidir uma Celebração Eucarística no dia 23 de agosto, às 19h, na Catedral Metropolitana de Belém. Na ocasião, o Arcebispo irá fazer a assinatura do decreto de elevação do Seminário Arquidiocesano Redemptoris Mater, localizado no bairro das Águas Lindas, Ananindeua, que preparam Presbíteros para a Nova Evangelização, segundo o programa do Caminho Neocatecumenal. Na celebração estarão

presentes representantes do clero de Belém e

padres convidados, irmãos do Caminho Neocatoecumenal e padres formadores da Arquidiocese de Belém. O Seminário começou a funcionar em junho com a presença de alguns

seminaristas, mas ainda espera mais seminaristas

vindo de outros estados e até mesmo de outros países. A ideia

é criar um internacionalismo dentro do Seminário, uma vez que isso é um dos aspectos importantes do Seminário.

O Programa Saúde e Cidadania de segunda-feira (11) abordou o tema “Doenças respiratórias”. A entrevista da tarde foi com a pneumologista Marília Pinheiro. No programa foram repassadas or ientações sobre os diversos tipos de poluição e as principais formas de combatê-la e as principais doenças causadas pela poluição. No Programa Educação e Cidadania, apresentado na quar ta -

feira (13), o entrevistado foi Diego Barros, Bacharel em Biblioteconomia - UFPA, o tema apresentado foi Concurso Público; foram passadas dicas e a experiência por quem se preparou para esse processo e conseguiu alcançar a meta de ser aprovado. Ligue para a nossa Central de Atendimento 4006-9211 para dar sugestões de temas para os próximos programas de Cidadania. Sua participação é muito importante!

l RÁDIO NAZARÉ PROMOVE A CIDADANIA

FM 91 .3 MHZRÁDIONAZARÉ

WWW.

FUNDACAONAZARE.

COM.BRPORTAL

NAZARÉ FUNDACAONAZARE.

FUNDACAONAZARE.FUNDACAONAZARE.

REDE NAZARÉ DETELEVISÃO CANAL 30

l INTERNAUTAS ESTÃO LIGADOS NAS PUBLICAÇÕES

RÁDIO NAZARÉ FM 91,3 - A SERVIÇO DA VIDA.

As eleições estão chegando e a TV Nazaré sai na frente com uma programação toda especial para deixar você bem informado e por dentro dos planos e metas de governo dos candidatos a governador do Es tado do Pará. É o programa “Especial Eleições 2014”, que vai ao ar a partir do dia 18 de agosto até o dia 3 de setembro, sempre

as segundas e quartas, às 15 horas. Serão tratados os assuntos referentes aos projetos de cada candidato. Uma oportunidade, tanto para os cand ida tos de exporem suas ideias, projetos e ações, quanto para os eleitores-telespectadores de avaliarem as propostas de acordo com seus anseios de cidadania.

Essa semana o Por tal Nazaré cont inua o seu trabalho de evangelização na internet e agradece aos usuários que acompanham as publicações na Fanpage facebook/fncbelem e no canal no Youtube. O destaque desta semana no canal de vídeos são os programas Palavra de Vida Eterna - São Mateus 14, 22-33 exibido no dia 10, e o Nazaré Notícias do dia 6, que abordou os seguintes temas: estresse, uma doença cada vez mais presente na

vida moderna; PROCON divulga lista de sites que os consumidores devem evitar; Como produzir açaí com qualidade; Projeto resgatando vidas pretende diminuir as drogas em Altamira; E no quadro direitos, vamos falar sobre o aumento da energia elétrica no Pará. Pelo portal você também pode fazer sua doação e colaborar com o trabalho de evangelização através do endereço eletrônico é www.fundacaonazare.com.br/doacao.

l ELEIÇÕES 2014 NA PROGRAMAÇÃO DA TV NAZARÉ

A Rede Católica de Comunicação Século 21 está ofertando cursos gratuitos na modalidade Educação a Distância (EAD) e presencial para profissionais e leigos envolvidos com a Pastoral da Comunicação em todo o Brasil.Os cursos são de ‘Introdução à produção de Vídeo’ e ‘Introdução à Assessoria de Imprensa’ ambos com dois módulos: presencial e on line. O aluno terá noções gerais sobre vídeo, luz, edição, câmera, gravações, conteúdo informativo sobre produção de texto, atuação do profissional de assessoria e os diferentes produtos elaborados. O módulo online já está disponível com aulas em vídeo e apostilas, material que pode ser baixado em formato de pdf. O aluno que concluir todo o curso e alcançar média nas avaliações receberá certificado emitido pela EAD.Já o módulo presencial será realizado nos estúdios da Rede Século 21, em Valinhos -SP. O aluno deverá se inscrever no site da EAD, clicar em “promoções”, e realizar sua pré-inscrição. Maiores informações no site www.rs21.com.br.

O Arcebispo Metropolitano de

O Arcebispo Metropolitano de O Arcebispo Metropolitano de

Belém, Dom Alberto Taveira

Belém, Dom Alberto Taveira Belém, Dom Alberto Taveira

Seminário Arquidiocesano

Seminário Arquidiocesano Seminário Arquidiocesano

localizado no bairro das Águas

localizado no bairro das Águas localizado no bairro das Águas

presentes representantes

presentes representantes presentes representantes

do clero de Belém e

do clero de Belém e do clero de Belém e

padres convidados,

padres convidados, padres convidados,

seminaristas, mas ainda

seminaristas, mas ainda seminaristas, mas ainda

espera mais seminaristas

espera mais seminaristas espera mais seminaristas

vindo de outros estados e até

vindo de outros estados e até vindo de outros estados e até

No domingo, 17 de agosto, Ananindeua estará em festa, pois acontece o Círio de Nossa Senhora das Graças 2014, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Praça Vera Cruz, 262. A programação que antecede a romaria começou desde o dia 13, com o encerramento das peregrinações nas comunidades. Houve confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento, no dia 14. Na sexta-feira, 15, às 16h, acontecerá a Procissão Rodoviária com saída da igreja matriz. No dia 16, às 19h, será feito um translado da Matriz para a Comunidade de São Geraldo Magela, no bairro do Distrito Industrial. No domingo, a grande procissão em homenagem a Nossa Senhora das Graças começa às 7h, com benção e saída para o translado. Na chegada à Paróquia Nossa Senhora das Graças será celebrada Santa Missa com o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, às 10h.

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) abriu no dia 11 de agosto as inscrições para o vestibular 2015, que seguem até o dia 8 de setembro, às 23h. São 1.310 vagas de graduação em Belém e 1.606 para o interior do Estado, totalizando 2.916. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet por meio do preenchimento do formulário e mediante pagamento da taxa de inscrição dos Processos Seletivos Prise ou Prosel, que podem ser pagas em casas lotéricas, redes bancárias ou postos de autoatendiemnto. Os candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsistas em escolas privadas do estado devem assinalar sua condição de cotista no momento da inscrição e comprová-la no ato da matrícula, caso seja aprovado. Quem não comprovar será eliminado do processo e perderá o direito à vaga. A primeira etapa do Prise e do Prosel ocorrerá no dia 16 de novembro. A segunda, será no dia 17 de novembro. A terceira, será dia 17 de dezembro. As inscrições poderão ser realizadas no site: www.uepa.br/portal/seletivo2015

l CÍRIO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, EM ANANINDEUA

l UEPA INICIA INSCRIÇÕES AO VESTIBULAR

A Paróquia da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, localizada no Sideral, bairro do Parque Verde, promoverá no domingo, 17, o Encontro da Juventude, às 15h30. Será uma tarde animada de louvor, dinâmica e adoração ao Santíssimo Sacramento.

l ENCONTRO DA JUVENTUDE

l FESTIVIDADE DE SÃO PIO X EM ÁGUAS LINDASA paróquia São Pio X, localizada no bairro Águas Lindas, em Ananindeua, celebra a festividade do padroeiro, com início neste sábado, 16. Haverá celebração eucarística todas as noites, presididas por padres diocesanos e animadas por pastorais, comunidade e diversos setores ligados a paróquia. Um dos momentos mais importantes do evento é a visita do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e dos Bispos Auxiliares de Belém, Dom Teodoro Mendes Tavares e Dom Irineu Roman, que estarão presidindo missas nos dias 18, 21 e no dia 22. O festejo termina no dia 24, com celebração eucarística, às 19h. Em seguida acontece o momento cultural, com a apresentação de ministérios de música da paróquia São Pio X , sorteio de prêmios e vendas de comidas típicas.

l CURSOS PARA COMUNICADORES DA IGREJA

O programa Terço da

Misericórdia é uma divulgação da Rádio Na-zaré FM (91.3) a Devoção de J e s u s M i s e r i -cordioso. Disse Jesus “as almas que rezarem es-te terço serão envolvidas pela minha misericórdia, durante a sua vida e, de modo particular,

na hora da morte”. É realizado pela produção da rádio, de se-gunda a sexta-feira, às 15h.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 9: Voz de Nazaré

Fundação NazaréBELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014 9

SEXTA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Evangeliza Show03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Diálogo Aberto05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Doloroso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa 08h00 - Palavra de Vida Eterna 08:05 - Mulher.com 10h15 - De Mãos Dadas 10h55 - Palavra de Vida Eterna 11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a Gente14h30 - Religare15h00 - De Coração15h30 - De Mãos Dadas16h10 - Desenho16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Doloroso18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias 19h45 - Caminhando na Fé 20h00 - Clip Show21h00 - A Palavra de Deus é Luz 21h05 - Mãe Maria 21h15 - Terra Santa News 21h40 - Palavra de Vida Eterna 21h45 - Nazaré Notícias22h30 - Espaço Cultural23h58- Encerramento da Programação TV

SÁBADO

00h00 - Música Mensagem02h00 - De Coração02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Clip Show04h00 - Espaço Cultural05h00 - Evangeliza Show05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Gozoso06h30 - Conversa Com Meu Povo

06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 Notícias Pastorais07h45 - Eu Creio07h50 - Maria de Todos os Povos08h00 - Viola Brasil08h30 - Conversa com Meu Povo09h00 - Missa no Rio de Janeiro-RJ10h00 - Diálogo Aberto11h00 - Pesca Amazônia12h00 - Notícias Pastorais12h45 - Eu Creio12h50 - Maria de Todos os Povos13h00 - Viagem pela Amazônia13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Pensando Bem15h00 - Santa Missa e Adoração em São - Paulo -SP 16H45- Notícias Pastorais 17h30 - Terço Gozoso 19h00 - Encantos da Amazônia 20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Música Mensagem22h30 - Conversa com Meu Povo23h00 - Palavra de Vida Eterna23h05 - Espaço Cultural23h59- Encerramento da Programação TV DOMINGO

00h00 - Música Mensagem02h00 - Vida Consagrada03h00 - Clip Show04h00 - Igreja que Sofre04h30 - Música Arte e Vida05h30 - Igreja no Brasil05h45 - Maria de Todos os Povos05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Glorioso06h30 - Conversa Com Meu Povo 07h00 - Santa Missa Dominical 08h00 - Notícias das Pastorais 08h45 - Eu Creio 08h50 - Maria de Todos os Povos 09h00 - Viagem pela Amazônia 10h00 - Diálogo Aberto 11h00 - Pesca Amazônia 12h00 - Notícias das Pastorais 12h45 - Clip Show 13H40 - Encantos da Amazônia 14h40 - Ângelus14h55 - Palavra de Vida Eterna15h00 - Vida Consagrada16h00 - Palavra de Vida Eterna16h05 - Dedo de Prosa17h00 - Desenho17h30 - Terço Glorioso17h55 - Palavra de Vida Eterna18h00 - Missa Santuário Nacional de - Aparecida 19h00 - Instrumental Sesc Brasil 20h00 - Janela Aberta21h00 - Espaço Cultural22h30 - Palavra de Vida Eterna22h35 - Questão de Fé23h35 - Terço Glorioso

SEGUNDA – FEIRA

00h00 - A Palavra de Deus é Luz00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Encantos da Amazônia04h00 - Clip Show05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Gozoso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a Gente14h30 - Religare15h00 - Diálogo Aberto16h00 - De Palavras16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Gozoso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Caminhando Na Fé20h00 - Fazendo Esperança20h30 - Terra Santa News20h50 - Eu Creio20h55 - Palavra de Vida Eterna21h00 - Janela Aberta22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Sinais do Sagrado22h55 - Palavra de Vida Eterna23h00 - Caminhando Na Fé23h20 - Mãe Maria23h30 - Deus com a Gente23h58- Encerramento da Programação TV TERÇA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Janela Aberta03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Diálogo Aberto05h00 - Conversa com Meu Povo05h30 - Sobre Todas as Coisas05h45 - Palavra de Vida Eterna

05h50 - Eu Creio05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Doloroso06h30 - Conversa com Meu Povo06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Sobre Todas as Coisas12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Igreja que Sofre13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Desenho15h00 - Novena do Perpétuo Socorro15h40 - Sobre Todas as Coisas16h00 - De Palavras16h30 - Conversa com Meu Povo17h00 - Desenho 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Doloroso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Sobre Todas as Coisas20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Igreja que Sofre21h00 - Questão de Fé22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Sinais do Sagrado23h00 - Conversa com Meu Povo23h30 - Religare QUARTA - FEIRA

00h00 - A Palavra de Deus é Luz00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Novena do Perpétuo Socorro03h40 - Mãe Maria03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Questão de Fé05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Glorioso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé

13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a Gente14h30 - Religare15h00 - Pensando Bem16h00 - De Palavras16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Glorioso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Caminhando Na Fé20h00 - Encantos da Amazônia 21h00 - Vida Consagrada 22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Caminhando Na Fé23h00 - De Coração23h30 - Deus com a Gente QUINTA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Pensando Bem03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Encantos da Amazônia05h00 - Conversa com Meu Povo05h30 - Sobre Todas as Coisas05h45 - Palavra de Vida Eterna05h50 - Eu Creio05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Luminoso06h30 - Conversa com Meu Povo 06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Sobre Todas as Coisas12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Igreja que Sofre13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Desenho15h00 - Diálogo Aberto16h00 - De Palavras16h30 - Conversa com Meu Povo17h00 - Desenho 17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Luminoso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias 19h45 - Sobre Todas as Coisas 20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Terra Santa News20h55 - Palavra de Vida Eterna21h00 - Evangeliza Show22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Sobre Todas as Coisas23h00 - Conversa com Meu Povo23h30 - Religare

Escute na Rádio Nazaré FM 91.3 Ligue: (91) 4006-9251

Assista na TV Nazaré - Canal 30

QUINTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do terço - Mistérios Luminosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai-nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Entre nós14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h15 - Musical Nazaré15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Varanda Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem21h00 - Orando com Você - Com. Shalon.22h00 - A voz do Pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEXTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos

07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista09h30 - Informe Noticias09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Estação Segurança14h30 - Informe Noticias15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticias15h55 - Plantão R C R16h00 - Varanda Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 – Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas17h55 – Oração do Ângelus18h00 – A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Saudade em Versos e Canções22h00 - A voz do pastor22h30 – Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat – Igreja no Rádio

SÁBADO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço – Mistérios Gozosos06h00 - A Voz do Pastor06h30 - Questão de Fé07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem08h00 - Conhecendo Jesus10h00 - Maria de Todos os Povos11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Caminho Aberto15h00 - Criança Evangelizando Criança16h00 - Evangelizando Através do Dizimo17h00 - Musical Nazaré17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas

18h00 – A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h30 - Musical Mariano18h30 - Preparando a Festa19h00 - Musical Nazaré22h00 - A voz do Pastor22h15 - Domínio jovem23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat

DOMINGO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor06h30 - Preparando a Festa07h00 - SANTA MISSA08h00 - Vem e Segue-me10h00 - Domingo Alegre11h55 - Momento de Oração - Ângelus,, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - A Vida e o Tempo15h00 - As Mais Tocadas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos19h00 - Clássico Nazaré20h00 - Circuito M P B22h00 - A voz do Pastor22h15 - Especial PE. Zezinho23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEGUNDA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h30 - Informe Notícia09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR

10h30 - Informe Notícia11h50 - Momento de Oração - Ângelus Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h20 - Cardápio Instrumental14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Saúde e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Crescendo na Fé21h00 - Orando com Você - Com. Maíra22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

TERÇA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticia15h55 - Plantão RCR16h00 - Educação e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia

17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem21h00 - Orando com Você - Com. Mar a dentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUARTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticia15h55 - Plantão RCR16h00 - Educação e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem21h00 - Orando com Você - Com. Mar adentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat – Igreja no Rádio

Page 10: Voz de Nazaré

IgrejaBELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 201410

Horários de Missas na Arquidiocese de Belém

Entre em contato com seu pároco ou com a secretaria da sua paróquia e solicite que nos informem para podermos publicar.

Não encontrou o horário da sua paróquia aqui?

REGIÃO EPISCOPAL DE SANT’ANANossa Senhora da Graça(Catedral)Cidade Velha - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3223-2362/3225-2715

Igreja N. S. das Mercês(Reitoria)Comércio - BelémSábado: 12h e 17hDomingo: 12h e 17hTelefone: 3212-3102

Sant'Ana da CampinaComércio - BelémSábado: 12h (Igreja Matriz) Domingo: 7h (Col. D. Bosco) 9h (Igreja Matriz)Telefone: 3230-3734

São Judas TadeuCondor - BelémSábado: 18hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3283-6020 Sta. Terezinha do Menino JesusJurunas - BelémSábado: 6h30 e 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18hTelefone: 3272-2251 Santo Antônio de LisboaBatista Campos - BelémSábado: 6h30, 12h, 17h e 18h30Domingo: 8h, 11h, 17h, 18h30 e 20hTelefone: 3215-7004/ 3222-0097 Santíssima TrindadeCampina - BelémSábado: 16hDomingo: 7h, 10h, 11h30, 17h30 e 19hTelefone: 3215-7007/ 3242-4917 N. S. da ConceiçãoCidade Velha - BelémSábado: 18h30Domingo: 7h00, 9h00 e 18h00Telefone: 3215-7006 São JoséUmarizal - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 11h e 19hTelefone: 3230-4916

Santa LuziaJurunas - BelémSábado: 7h, 17h e 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3271-2146

REGIÃO EPISCOPALSANTA MARIA GORETTI

São Pedro e São PauloGuamá - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 18h30Telefone: 3283-6021/3259-0413 São José de QueluzCanudos - BelémSábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 20hTelefone: 3226-2151/ 3226-2612

São Domingos de GusmãoTerra Firme - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e 19h30Telefone: 3253-2656São MiguelCremação - BelémSábado: 18h30

Domingo 7h30, 11h e 18h30Telefone: 3283-6022

Nossa Senhora de FátimaFátima - BelémSábado: 17h30Domingo: 6h45, 8h30, 17h30e 19h30Telefone: 3228-0864

Paróquia Santa Maria GorettiGuamá - BelémDomingo: 9h30 e 18hTelefone: 3283-6023

N. S. de Nazaré (Basílica Santuário)Nazaré - BelémSábado: 7h, 8h30,12h,17hDomingo: 6h30, 8h, 10h,16h30, 18h, 20hTelefone: 4009-8400

São Francisco de Assis(Capuchinhos)São Brás - BelémSábado: 19h30Domingo: 6h, 7h30,9h30,18h, 20hTelefone: 3073-1500

Santo Antônio do TucundubaGuamá - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h e 19h30Telefone: 3274 -9001

REGIÃO EPISCOPALSANTA CRUZ

Imaculada ConceiçãoCastanheira - BelémSábado: 17hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3277-4642

São SebastiãoSacramenta - BelémSábado e domingo: 7h; 17h e 19hTelefone: 3264-9060/3254-7354

Jesus RessuscitadoMarambaia - BelémSábado: 18hDomingo: 8h e 18hTelefone: 3277-4643

São Geraldo MagelaVal de Cans - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30, 10h30 e 18hTelefone: 3257-7950 N. S. do Perpétuo SocorroTelégrafo - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 19hTelefone: 3264-9061

São JorgeMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 17h, 19hTelefone: 3277-4641

São Raimundo NonatoUmarizal - Belém.Sábado e domingo: 6h30 e 18hTelefone: 3277-4644

Santa CruzMarco - BelémSábado: 7h e 18h30Domingo: 7h, 9h, 11h30 e 18h30Telefone: 3277-4640/3276-0941

Nossa Senhora daConceição AparecidaPedreira - BelémSábado: 19h

Domingo: 7h, 9h, 19hTelefone: 3233-4224/3276-9573

São Francisco XavierMarco - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3283-3052

Nossa Senhora Mãeda Divina ProvidênciaVal de Cans - BelémSábado:19hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3257-2388

Sagrada FamíliaCurió Utinga - Belém.Sábado: 7h e 19h30Domingo: 7h, 9h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSÃO JOÃO BATISTA

São João Batista eNossa Senhora das GraçasIcoaraci - Belém.Sábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 10h, 18hTelefone: 3297-7250 São Francisco de AssisTapanã - BelémDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3258-8036

Nossa Senhora de FátimaIcoaraci - BelémSábado: 20hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3297-7251

Jesus Bom SamaritanoTapanã - Belém.Sábado: 7hDomingo: 7h30 e 19h30Telefone: 3033-2004

São Francisco das IlhasCotijuba - BelémSábado: 19h30;Domingo: 8h, 9h30, 19h30Telefone: 3247-1438

Santa EdwigesNova Marambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h30, 18hTelefone: 3279-1654

N. S. Rainha da PazBengui - BelémDomingo: 7h, 9h, 18h30Telefone: 3277-4645

Coração Eucarístico de JesusCatalina - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h, 10h e 19h

N. S. da Imaculada ConceiçãoOuteiro - BelémSábado: 8hDomingo: 7hTelefone: 3277-4648

N. S. do Bom RemédioConjunto Satélite - BelémSábado: 17h30Domingo: 7h, 18h30Telefone: 3289-5355

Natividade de NossoSenhor Jesus CristoConjunto Sideral - BelémDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3288-4250

Santo Antônio de Pádua

Coqueiro - AnanindeuaSábado: 19h Domingo: 7h e 18hTelefone: 3237-8350

Santo Afonso de LigórioPratinha - BelémSábado: 19hDomingo: 8h30, 19hTelefone: 3258-1554/3274-8281

Arcanjo São Miguel Una - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3234-4674

Região Episcopal São João BatistaParóquia Santa Teresinha do menino Jesus -TenonéHorário: Domingo. 7h e 18hTelefone: 3289-5368

REGIÃO EPISCOPALMENINO DEUS

N. S. AuxiliadoraAnita Gerosa(Aurá) - AnanindeuaDomingo: 7h e 18hTelefones: 3255-3828

N. S. das VitóriasAlmir Gabriel - Marituba Sábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3256-7655

Sagrado Coração de JesusJúlia Seffer - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 18hTelefone: 3265-5413

Sagrado Coração de JesusDistrito Industrial - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30Telefone: 3255-9475

Menino DeusCentro - Marituba Domingo: 6h, 8h30, 18hTelefone: 3237-8351

N. S. de NazaréColônia - MaritubaDomingo: 8h30Quinta: 19hTelefone: 3279-2624 N. S. das GraçasCentro - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3255-2654

N. S. do ÓVila - MosqueiroSábado: 19h30Domingo: 6h30, 9h30, 19h30Telefone: (91) 3771-1278

São Pio XÁguas Lindas - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 10h e 19hTelefone: 3215-7003

Santa Rosa de LimaIndependente - Benevides

Segunda a Sexta :18hSábado:17hDomingo: 07h30 e 19h30Telefone: (91)3724- 2565

REGIÃO EPISCOPALSÃO VICENTE DE PAULO

Cristo ReiGuanabara - AnanindeuaDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3235-1405

Divino Espírito SantoCoqueiro - AnanindeuaSábado: 7hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3263-0603

Santo Inácio de LoyolaIcui Guajará - AnanindeuaDomingo: 7h e18hTelefone: 91541971

São Lucas EvangelistaGuajará - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h e 9hTelefone: 3279-2621

Santa TeresinhaÁguas Lindas - AnanindeuaDomingo: 7h30, 18hTelefone: 3237-1489

N. S. de GuadalupeCoqueiro - AnanindeuaTerça a sexta: 19hSábado: 18h30Domingo: 7h ,11h e18hTelefone: 3245-7440

Cristo PeregrinoJaderlândia - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h,17h e19hTelefone: 3237-9891

Santa Paula FrassinettiCidade Nova VI - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e18hTelefone: 3279-2620

Transfiguração do SenhorCuruçambá - AnanindeuaSábado: 18h30, 20hDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3286-8570

Santa Rita de CássiaCidade Nova V - Ananindeua.Sábado: 6h30, 17h30Domingo: 6h30, 8h30,17h30, 19h30.Telefone: 3273-3191/ 3273-3310

São Vicente de PauloPaar - AnanindeuaDomingo: 7h, 8h30, 19hTelefone: 3283-8400

São José OperárioConj. Carnaúba, IcuíDomingo: 7h e 18hTelefone: (91) 3295-3545/3031-1172

Nossa Senhora do AmparoCidade Nova 8 - AnanindeuaSábado: 7h e19hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3287-2418

O Arcebispo Emérito da Arqui-diocese de Cascavel, Dom Armando Círio, partiu ao en-

contro do Pai. Ele faleceu no dia 11, aos 98 anos. Dom Armando estava internado desde o início do mês para tratamento de um grave quadro de pneumonia e não resistiu às compli-cações da enfermidade.

D o m A r m a n d o n a s c e u e m C a l a m a n d ra n a ( I t á l i a ) e e ra

considerado o bispo mais antigo do Brasil. Proferiu os votos religiosos aos 18 anos na Congregação dos Oblatos de São José (OSJ), sendo ordenado sacerdote em 29 de junho de 1940, em Asti (Itália). Como bispo servia sob o lema “Arder e Iluminar”. Durante sua trajetória no episcopado foi bispo de Toledo (PR) de 1960 a 1978; bispo de Cascavel até 1979, sendo nomeado arcebispo da recém-

criada Arquidiocese de Cascavel (PR), onde permaneceu por 16 anos.

Missão intensa ele viveu no Brasil, conde chegou em 1947. Foi vigário de Botucatu, no interior de São Paulo, e também em Apucarana (PR). Ordenou mais de 80 padres, entre eles o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer. Dom Armando deixa um legado de dedicada atuação evangelizadora na Igreja no Brasil.

w DOM Armando Círio deixa um legado de atuação dedicada à evangelização na Igreja no Brasil

DIVULGAÇÃO

Arquidiocese de Cascavel despede-se de Dom Armando

Page 11: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014 11

A Semana

Ajude a manter a Fundação Nazaré de Comunicação. Ligue para 4006-9200 e seja sócio da Família Nazaré.

Parabéns para você!

15/08Alcirene Viana CorreiaAuricelia Maria Ribeiro JorgeCipriana Conceição Castro PereiraDaniela Maria Mantes BouçãoDílson Dias FerreiraIeda Coeli de Miranda MagnoMaria da Assunção Silva SantosMaria Ferreira do CarmoMaria Nunes de SouzaMaria Terezinha Assunção Miranda VieiraOneide dos Santos AlmeidaPaul Adrian Andrade LimaRuth Chaves dos SantosSalvador da Costa Osório PedrosaTereza CristinaTereza de Almeida 16/08Adeildo Rocha de FariasAna Maria Lima do Espírito SantoCarla Vanessa Peres DuarteCarlos Teles de BarrosCustodia da Silva MonteiroIvone Antunes AzevedoManoel de Oliveira PaesMaria de Nazaré Marthis BragaMaria Eunice Gonçalves Furtado Maria Lucidaria Santos dos SantosRosângela de Sousa RodriguesSandra de Nazaré Coelho Cruz

AGENDA DE DOM TEODORO TAVARES

n De 15 a 21 de agosto 2014

w SEXTA, 15 DE AGOSTO Participação no Congresso do MADM em Bogotá, Colômbiaw SÁBADO, 16 DE AGOSTOCongresso do MADM - Bogotáw DOMINGO, 17 DE AGOSTOCongresso do MADM – Bogotáw SEGUNDA, 18 DE AGOSTOCongresso MADM - Bogotáw TERÇA, 19 DE AGOSTOCongresso MADM - Bogotáw QUARTA, 20 DE AGOSTOCongresso MADM - Bogotáw QUINTA, 21 DE AGOSTOCongresso MADM - Bogotá

Os compromissos de Dom Teodoro Mendes Tavares podem sofrer alterações sem aviso prévio.

n De 15 a 21 de agosto 2014

AGENDA DE DOM IRINEU ROMAN

w SEXTA, 15 DE AGOSTOEncontro com novos Bispos em Brasília-DF21h – Vigília (Igreja das Mercês - Reduto)w SÁBADO, 16 DE AGOSTO12h – Encontro com jovens no Seminário Barnabita- Benevides18h – Espiritualidade com crismandos – Basílica Santuáriow DOMINGO, 17 DE AGOSTO7h – Missa (Paróquia Santo Afonso – Pratinha)10h – Missa (Paróquia Nossa Senhora Das Graças – Ananindeua)18h30 – Missa na Paróquia Rainha da Pazw SEGUNDA, 18 DE AGOSTO8h – Audiências19h – Missa (Paróquia Santa Rosa de Lima – Benevides)w TERÇA, 19 DE AGOSTO08h – Audiências19h30 – Encontro Mojuvena – Basílica Santuáriow QUARTA, 20 DE AGOSTO8h – Audiências19h – Fórum dos Movimentos e Serviços do Cursilho de Cristandade – Cúriaw QUINTA, 21 DE AGOSTO8h – Conselho Presbiteral19h30 – Missa (Paróquia Pio X - Ananindeua)

n De 15 a 21 de agosto 2014

AGENDA DE DOM ALBERTO CORRÊA

Os compromissos de Dom Irineu Roman podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Os compromissos de Dom Alberto Taveira podem sofrer alterações sem aviso prévio.

w SEXTA, 15 DE AGOSTO8h - Missa pelo presbitério de Belém (Sementes do Verbo - Icoaraci)9h30 - Reunião do Presbitério da Arquidiocese de Belém16h - Fórum dos Movimentos (Catedral)19h - Missa (Catedral)w SÁBADO, 16 DE AGOSTO9h - Missa da Festa de São Tarcísio (Paróquia São José de Queluz)11h - Missa e Renovação de compromissos (Comunidade Mensageiros da Boa Nova - Ananindeua)19h - Missa Festividade (Paróquia Nossa Senhora do Amparo - Ananindeua)w DOMINGO, 17 DE AGOSTO8h30 - Caminhada pela vida11h - Missa (RENASEM)19h30 - Missa (Paróquia Jesus Bom Samaritano - Tapanã)w SEGUNDA, 18 DE AGOSTO7h45 - Aulas (Instituto Regional de Formação Presbiteral - IRFP)15h - Gravações (FNC)19h - Missa (Paróquia de São Pio X - Ananindeua)w TERÇA, 19 DE AGOSTO9h - Audiências11h - Encontro com os presbíteros19h - Missa (Paróquia Santa Rosa de Lima)w QUARTA, 20 DE AGOSTO7h45 - Aulas (Instituto Regional de Formação Presbiteral - IRFP)19h - Missa (Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz - Bengui)w QUINTA, 21 DE AGOSTO 8h30 - Reunião do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Belém19h - Missa (Paróquia do Sagrado Coração de Jesus - Júlia Seffer)

Celebrar 90 anos para mim é uma dádiva divina, reflexo de que estou cumprindo meu papel de evangelizadora na terra. Peço a Deus e Nossa Senhora de Nazaré a saúde de meu sobrinho, e de toda a minha família, e principalmente, bênçãos para a Família Nazaré.

ISOLINA PORPINOHENRIQUE, 90 anos, 21 de agosto

15/08 - Pe. Adelino Fernandes de Sousa15/08 - Pe. Antônio Arcelino Batista Magalhães15/08 - Pe. Mário Luiz Pereira Navarro15/08 - Diác. Ademirson Dias de Oliveira15/08 - Diác. Alberto Alexandre Gonçalves Martins15/08 - Diác. Alberto Nazareno dos Santos Carvalho15/08 - Diác. Ariovaldo Pires de Oliveira15/08 - Diác. Aroldo Vítor dos Anjos Monteiro15/08 - Diác. Evaristo Vítor Farias15/08 - Pe. Igino Sala15/08 - Diác. Francisco do Nascimento Lima15/08 - Diác. Gilson Rufino Gonçalves Filho15/08 - Diác. Herson José Bentes Picanço15/08 - Diác. João da Graça Costa Rodrigues15/08 - Diác. João da Silva Teixeira15/08 - Diác. Jorge Raimundo de Aquino15/08 - Diác. José Bento Marruaz da Silva15/08 - Diác. José Maria de Araújo15/08 - Diác. José Maria Pereira Costa15/08 - Diác. José Wilson de Sousa15/08 - Diác. Luiz Augusto Souza Santos15/08 - Diác. Manoel Onildo Botelho de França15/08 - Diác. Manoel Paulo da Silva15/08 - Diác. Thomé da Conceição Saraiva15/08 - Diác. Marcus Vinícius Amaral Soares15/08 - Diác. Raimundo Hedison Alves de Oliveira15/08 - Diác. Raimundo Israel Tavares Martins15/08 - Diác. Ronaldo Lira da Conceição15/08 - Diác. Walmir de Jesus Corrêa de Souza15/08 - Pe. Raimundo das Neves Almeida17/08 - Diác. Manoel Luiz Feio18/08 - Pe. Edilson Moreira da Silva18/08 - Pe. Frei. Pedro Maria Esparza López de Dicastillo19/08 - Diác. Lucivaldo Saraiva de Campos

w Aniversário de ordenação dos padres e diáconos diocesanos

16/08 - Pe. Hermes Sojé Novakoski16/08 - Pe. Hildeberto Carneiro da Cruz Júnior18/08 - Pe. Fábio Giovanni Martins Jacob de Carvalho18/08 - Diác. Luiz Augusto Souza Santos19/08 - Pe. Frei. Adilson Gomes dos Passos Miranda20/08 - Pe. Fábio Luiz Quintal Gama20/08 - Pe. Ednaldo de Jesus Soares Ferreira21/08 - Pe. João Sucarrats Font

w Aniversário natalício de padres e diáconos diocesanosShirlei Dorea CostaZermira Maria Souza Silva 17/08Aldenira dos Santos RibeiroDenílson Dias de SousaElvi Maria Negrão PinheiroJosé Menezes de SouzaMaria Augusta Mendonça CostaMaria de Nazaré Souza AfonsoMaridalva Ramos LeiteOdair Sá de AlmeidaRaimunda Anice CorreaRosângela dos Santos Tavares 18/08Clara Souza DamascenaJoaquim José de Paiva AnaissiMaria Marisa Lobato NahunRaimunda Martins de QueirozRaimundo Nonato Nunes TeixeiraRegina Castro do Carmo LimaValdira do Socorro Nobre de Araújo 19/08Arthur J.C. AndradeCarlos Alberto Macedo de OliveiraEmmanuel Neves MagalhãesLaércio NegrãoLeonor Rodrigues SantanaLuis Augusto PinheiroMarília de Nazaré Peixoto Vasconcelos 20/08Erick Ramon de Araújo BezerraFernando Augusto Noronha ChavesIdália da Silva AraújoLizete Costa dos SantosRosílda Silva Neves 21/08Alaíde Mendes DiasIsolina Porpino HenriquesLilian Leslie de Souza LimaMaria Amorim da CostaMaria das GraçasMaria de Jesus Lopes de SouzaMaria de Nazaré Pinheiro MachadoMaria Virginia Fernandes PinhoMarlene de Almeida CardosoMizar Klautau BonnaRaimunda Peck de BarrosRegina Célia Fernandes da SilvaYolanda Santos Costa

Leia a Coluna Testemunho na página 207

Congresso MADM - Bogotá

Congresso MADM - BogotáCongresso MADM - Bogotá

QUINTA, 21 DE AGOSTO

QUINTA, 21 DE AGOSTOQUINTA, 21 DE AGOSTO

Congresso MADM - Bogotá

Congresso MADM - BogotáCongresso MADM - Bogotá

Page 12: Voz de Nazaré

O filme mais significativo den-tre as estreias é “A Batalha de Solferino”(La Bataille de

Solferine/2013), produção francesa recente que expõe a briga de um casal em meio a festa da eleição de François Hollande o candidato dos socialistas que ainda governa o país.

A diretora Justine Triet estava estreando no longa-metragem. É o que se chama de “docudrama” ou seja um drama por cima de um documentário. No caso é a transmissão pela TV do resultado do pleito presidencial feita por uma jornalista chamada Laetttia(Laettia Dosche) na hora em que o ex-marido dela, Vicent(Vicent Macaigue), aparece em seu apartamento atrás das filhas que ela prefere colocar longe dele alegando o seu gênio violento.

Laettia contrata um baby-sitter para cuidar das crianças (duas meninas de pouco mais de um ano de idade)enquanto vai trabalhar na rua. Mas a chegada do marido implica numa ordem contrária. Acionada pelo celular ela pede ao babá que pegue as meninas e as leve ao centro das manifestações, perto de onde ela se encontra. Isso irrita ainda mais o marido e uma explosão de ânimos segue para d e n t ro d a c a s a d a jornalista depois que ela chega da reportagem.

O filme usa e abusa da verdade até nos nomes das personagens (que são os mesmos dos atores).

SANTA PACIÊNCIA - ANDRÉ ABREU

Q U A D R I N H O S

Na LocadoraPedro Veriano ([email protected])

Cinema & DVD

Francie (Peggy Ann Garner) é uma adolescente filha de pai ator de teatro de revistas mas afeiçoado a bebida, e de mãe dona de casa a quem ela trata com muito carinho. O relacionamento desses familiares é focalizado no romance de Betty Smith e serviu ao primeiro filme do diretor Elia Kazan, responsável mais tarde por títulos clássicos como “Vidas Amargas”, “Sindicato de Ladrões” e “Terra do Sonho Distante”(este sua autobiografia).

O filme foi renegado pelo diretor por sua carga romântica nada compatível com o tipo de cinema que ele adotou em seguida onde o esmero formal abrigava personagens e situações desesperadoras. Mas o tempo fez jus ao sucesso popular da estreia. “Laços Humanos”, um raro bom titulo em português para “A Tree Grows in Brooklyn”(A Arvore Crescida no Brooklyn), exalta os bons sentimentos, trata do amor filial, do desvelo materno, do amor de um pai, enfim, de uma família que se mantém unida apesar de muitos problemas para se manter num espaço pobre.

Dorothy McGuire faz o papel da mãe e James Dunn, como o pai, ganhou o Oscar de coadjuvante. Esses atores nem sempre festejados pela mídia já se foram e o cinema imortalizou suas imagens em momentos que evidenciaram seus talentos. Vale a pena ver ou rever “Laços Humanos” editado agora no Brasil em boa cópia DVD. No meio de tanto filme com mensagens destrutivas é um conforto para o espectador que preza os valores cristãos.

P A L A V R A S C R U Z A D A S

Batalha FamiliarLaços Humanos

Eu indico o CD “Cartas ao remetente” da Banda Rosa de Saron. A obra é um instrumento de evangelização aos jovens. As letras das músicas são complexas, e precisam de atenção para mensagem que Cristo está enviando.

LAYLA COSTA, 18 ANOS, Universitária.

eu indico

NASSRALLA

As cenas de multidão na rua são reais. A ficção pede passagem com uma prodigiosa edição e com isso o custo do filme deve ter sido ínfimo. Na briga de marido e mulher, enfim na presença de um acadêmico de direito que o marido apresenta como seu advogado e o novo namorado dela, não há uma conclusão dramática. Como não chega a um ato violento ao extremo. O roteiro é realista até no fecho da historia que pretende inserir no documento: a mulher sai para passear com a cadela do quase advogado, o ex-marido fica se entendendo (bem) com o novo namorado dela, e quando termina o passeio, na verdade um espaço para conter os ânimos, todos estão aparentemente bem e só interessa a quem vê o filme que a vida continua na política e no lar.

Justine Triet ganhou prêmios e aplausos dos críticos. Seu filme muito simples faz refletir sobre a necessidade de harmonia no lar e nas ruas. Se as coisas vão mudar no governo do país

também podem mudar nas casas, desde que as pessoas se entendam sabendo perdoar e sabendo se compor como filhos de Deus.

Afora este filme, que deve estar no cinema Olympia veiculado pela embaixada francesa, a estreia da semana é a comédia nacional “Vestido Para Casar”(2014) de Gerson Sanginito. É a volta do comediante Leandro Hassum, sucesso no gênero com os recentes “Até que a Sorte nos Separe” 1e 2 “no estereótipo do mentiroso desastrado que arma confusões em seu casamento. A rigor nada de novo. O cinema brasileiro tem uma tradição de comédia que se divide no que a crítica chamou de chanchada (anos 30,40 e 50) e pornochanchada (70/80 em diante). No primeiro caso as historias serviam para se encaixar musicas de carnaval e os ídolos do rádio apareciam cantando as marchas e sambas do período. Oscarito era o cômico maior. A 'chanchada' foi o recurso para driblar a censura do período militar, dando trabalho aos censores que tinham de cortar menções a sexo e desobediência ao regime. Tudo bobagem e muitas vezes ideias malsãs que não tinham nem mesmo um

cômico simpático como o do período anterior. Hoje se vê um híbrido dessas tendências. O bom gosto desaparece.

BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 201412

Entretenimento

Jorge Mario Bergoglio, filho de imigrantes italianos na Argentina, é o primeiro Papa da história nascido nas Américas, um continente marcado pelo Catolicismo espanho l e por tuguês . Strazzari, o autor, enviado especial foi à Argentina para reconstruir a vida de Bergoglio, focou no perfil daquele Arcebispo w habituado a andar de metrô e a viver com extrema sobriedade, destacando ainda seu papel de primeiro plano na Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, de Aparecida.

O l ivro pre tende oferecer e s p e r a n ç a e o r i e n t a ç õ e s fundamentadas na Palavra de Deus, para momentos de dificuldade e diante de situações complicadas para as quais nos sentimos incapazes de encontrar uma solução. A autora aborda diversas situações, que vão de pequenos aborrecimentos a questões sérias e mais graves. Depois de analisar o contexto de cada uma delas, oferece uma palavra de conforto, uma mensagem de esperança. Quando entregamos nossos problemas nas mãos do Pai damos início a um saudável processo de mudança interior, libertação e cura.

n MENSAGENS E ORAÇÕES para diversas situações do DIA A DIA (PAULINAS R$ 22,50 PÁGS 200)

n PARA CONHECER O PAPA FRANCISCO(PAULINAS R$ 19,50 PÁGS 136)

aborda diversas situações, que vão de pequenos

aborda diversas situações, que vão de pequenos aborda diversas situações, que vão de pequenos

LIVROS E CD'SBOA DICA

Strazzari, o autor, enviado especial foi à

Strazzari, o autor, enviado especial foi à Strazzari, o autor, enviado especial foi à

LUIZ

EST

UM

AN

O

w DOCUDRAMA A produção faz uma mistura entre os gêneros de drama e documentário com algumas cenas reais

DIVULGAÇÃO

Page 13: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014

BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014

DCaderno oisCelebrar Maria é sem-

pre uma grande hon-ra e ao mesmo tem-

po um ato de fé e amor com aquela se doou a Deus em nome de Jesus, seu filho. Dia 15 de agosto é marcado pela igreja como o dia da Assunção de Maria, no qual o catolicismo ensina que após Maria ter completado o curso de sua vida terres-tre, foi assumida, de corpo e alma, na glória celeste. Este credo foi definido pelo Papa Pio XII, em 1º de novembro de 1950, na Constituição Apostólica, dentro da Infa-libilidade Papal.

O Papa Pio XII usou o livro de Gênesis como apoio nas escrituras para o dogma, destacando a vitória de Maria sobre o pecado e sobre a morte. Assim como também no livro de I Coríntios (15, 54) “então se cumprirá a Palavra que está escrita: tragada foi à morte na vitória”.

Nossa Senhora foi elevada ao céu, porque sempre disse ‘sim’ as vontades de Deus. Segundo a profecia de São Simeão uma espada de dor lhe ultrapassou o coração, junto à cruz de Jesus Cristo. Com a Assunção, acredita-se que o seu divino corpo não sofreu a corrupção do sepulcro, e tão pouco foi reduzido às cinzas aquele tabernáculo do Verbo Divino.

O s f i é i s f i c a r a m iluminados pela graça e abrasados de amor com Maria, Virgem Santíssima. Pode-se compreender, com maior clareza, a maravilhosa harmonia existente entre os privilégios concedidos por Deus àquela que está sempre junto ao Redentor. Esses privilégios elevaram-na tão grandiosamente que nenhum outro ser pode alcançar tamanha glória. Somente Maria tornou-se Soberana Rainha.

RAZÕES PARA QUE MARIA SUBISSE AO CÉUPois Maria nunca esteve

sujeita ao pecado. Desta forma, não podia estar sobre o império da morte, porque, como disse São Paulo, o salário do pecado é a morte (Rm 6,23). E como bem sabemos, Maria e Jesus são uma só carne, portanto Maria deve ter a mesma glória que seu Filho.

São João de Damasco escreveu no ano de 749,

CELEBRAÇÃO

Assunção de Maria, mãe da Igreja! 15 de agosto. Após Maria ter completado o curso de sua vida terrestre, foi assumida, de corpo e alma, na glória celeste

w VITORIA A promessa de Deus se cumprirá a todos aqueles que honram seu nome

DIVULGAÇÃO

“A Assunção de Maria é o triunfo corporal de Maria. Algumas coisas na vida de Maria concordam com Jesus, tonando-os parecidos, não iguais. Jesus subiu ao céu 40 dias após a ressurreição. Da mesma forma Ela foi para o céu junto com seu filho amado. De acordo com os mistérios da fé Maria subiu para o céu. Da mesma forma todo cristão que acredita, subirá.”, explicou o Frei Roan Ataíde, Pároco da Paróquia de São José de Queluz.

Segundo Frei Roan, que é um estudioso em Mariologia, um dogma é uma norma de fé e um costume criado depois de muito tempo de pesquisa por Papas e Sacerdotes. O dogma ajuda a as pessoas a viverem a fé como filhos de Deus. O dogma não pode errar, deve ser infalível. Com isso o Papa quando cria um dogma, deve exercer a função de sucessor de São Pedro, uma vez que, ele está confirmando aos irmãos a sua fé e sendo amparado pelo Espírito Santo.

O QUE FOI A ASSUNÇÃO DE MARIA PARA A IGREJA?

que seria necessário que aquela que no parto havia c o n s e r va d o i l e s a s u a virgindade conservasse também sem corrupção alguma seu corpo depois da morte. Era preciso que aquela que havia trazido no

seio o Criador feito menino habitasse nos Tabernáculos Divinos. Era necessário que aquela que tinha visto o Filho sobre a Cruz, recebendo no coração aquela espada das dores da qual fora imune ao dá-Lo à luz, O contemplasse

sentada à direita do Pai. Era necessário que a Mãe de Deus possuísse aquilo que pertence ao Filho e fosse honrada por todas as criaturas como Mãe de Deus.

Comemorar a Assunção corporal de Maria ao céu

e a vitória sobre a morte é para muitos fiéis uma g ra n d e s o l e n i d a d e . É saber que a promessa de Deus se cumprirá a todos aqueles que honram o seu santíssimo nome. Contudo a ra z ã o m a i s f o r t e d a Assunção de Maria está no fato de ela ser a Mãe do Salvador. O resplendor da Assunção de Nossa Senhora ao céu é a certeza da salvação humana.

Page 14: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 20142

Panorama Caderno Dois

O Dia Mundial da As-sistência Humani-tária, comemorado

a cada 19 de agosto, presta uma homenagem a todos os trabalhadores que dedi-cam suas vidas para ajudar milhões de pessoas afetadas por desastres naturais ou conflitos armados ao redor do mundo, especialmente os mais vulneráveis.

A c e l e b r a ç ã o d e s t a importante data é a razão para reconhecer a necessidade de respeitar e continuar apoiando o trabalho de todos os trabalhadores h u m a n i t á r i o s , s o b o s princípios da humanidade, neutralidade, imparcialidade e independência, de prestar assistência às comunidades para reconstruir suas vidas depois de uma de desastres e melhorar a sua capacidade de responder a crises futuras.

A ajuda humanitária é necessária para combater a f o m e e a v i o l ê n c i a doméstica, bem como ajudar os refugiados, as crianças, e oferecer acesso à água potável e ao saneamento básico a milhares de pessoas

no mundo inte i ro que vivem em locais de grandes conflitos ou sem acesso às necessidades básicas.

O número total de pessoas afetadas por desast res naturais tem aumentado n a ú l t i m a d é c a d a , e c e rc a d e 211 m i l h õ e s de pessoas são afetadas diretamente a cada ano, principalmente mulheres e crianças. Novos e difíceis desafios surgem a cada ano e exigem estratégias de f inanciamento mais flexíveis e adaptáveis para o trabalho humanitário. A crescente crise econômica e os desafios globais (como a pobreza, os problemas globais de saúde, o aumento dos preços e o aumento do número de pessoas em movimento) representam uma maior necessidade de agentes humanitários a cada ano.

HISTÓRICONo dia 19 de Agosto de

2003, ocorreu um atentado num hotel de Bagdá, no Iraque, onde 22 pessoas morreram, incluindo a Alta

REFLEXÃO

Dia Mundial da Assistência HumanitáriaUma data para reconhecer a dedicação dos trabalhadores humanitários

DIVULGAÇÃO

Comissária da ONU para os Direitos Humanos e o Representante Especial do Secretário-Geral para o Iraque, Sérgio Vieira de Mello. Portanto, esse dia serve também para refletir sobre os problemas que enfrentamos no mundo e como podemos trabalhar juntos para vencê-los.

Por isso, a Organização das Nações Unidas criou em dezembro de 2008 o

Dia Mundial da Ajuda Humanitária. Neste dia, faz-se referência às pessoas que ajudam a promover o espírito humanitário por meio de suas ações, sem esquecer aqueles que perderam as suas vidas por esse serviço nobre.

D e s d e o p r i m e i r o Dia Mundial da Ajuda Humanitária no dia 19 de Agosto de 2009, comemora-se todos os anos esta data, com o objetivo de aumentar

a c o n s c i e n t i za ç ã o d e pessoas ao redor do mundo sobre a importância de praticar atividades de valor humanitário.

C o m u n i d a d e s e o rgan izações em todo o m u n d o c e l e b r a m o Dia Mundial da Ajuda Humanitária com diferentes celebrações e eventos públicos, reconhecendo o trabalho daqueles que arriscam suas vidas para ajudar os outros.

w DOAÇÃO trabalhadores dedicam suas vidas para ajudar o outro

w COLABORAÇÃO princípios da humanidade, neutralidade e imparcialidade

A Fundação Hemopa volta a enfrentar dificuldades com a insuficiência do n ú m e r o d e d o a d o r e s voluntários. O estoque de sangue sofreu uma redução de quase 60%, especialmente dos tipos B positivo e O negativo. O hemocentro paraense atende cerca de 218 hospitais conveniados com o Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles grandes emergências, maternidades e UTI's, o que corresponde à cobertura transfusional de aproximadamente 98% da rede. A média diária de coleta de sangue varia entre 200 a 250 bolsas, além da transfusão de cerca de 300 unidades de hemoderivados/dia. Somente em Belém, são cerca de 90 hospitais que dependem desse produto enviado pelo Hemopa.

"A demanda tende a aumentar e as doações a diminuir no país inteiro neste período. Contamos com a consciência que cada doador tem sobre a importância

Baixa adesão - doar sangue, um ato de humanidade

d a d o a ç ã o d e s a n g u e para que o estoque seja estabilizado", diz a gerente de Captação de Doadores do Hemopa, a assistente social Juciara Farias, lembrando que o Hemopa promove campanhas in ternas e

externas regularmente com o apoio de organizações parceiras. ‘"Essas instituições nos dão um suporte, mas precisamos também que o doador comum garanta a sua participação espontânea .Uma boa alternativa é

aproveitar a permanência da nossa unidade móvel em alguns pontos da cidade".

Consciente dos problemas que envolvem o estoque do Hemopa, o motorista José Eduardo Saldanha Cortinhas, 43, portador de sangue tipo A

positivo, fez a sua doação na manhã desta terça-feira, 11. "A doação de sangue é uma responsabilidade social. Hoje vim doar para um amigo, que está em tratamento contra o câncer. Dôo regularmente e voluntariamente, mas esta é especialmente para ele’’, ressaltou José, que é doador desde 1987 e já perdeu a conta de quantas vezes veio à Fundação colaborar.

Enquanto o motorista doava sangue, a doméstica Edirene Rodrigues de Abreu, 42, recebia tratamento hematológico na ala de pacientes do hemocentro. "Minha primeira transfusão foi há sete anos, por causa da anemia. O pai da minha filha doa sangue para mim.

QUEM PODE DOARO candidato à doação

precisa se dirigir à Fundação Hemopa - localizada na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, no bairro de Batista Campos, em Belém – fazer um cadastro e passar na triagem clínica.

w DIFICULDADES Somente em Belém, cerca de 90 hospitais dependem desse estoque

AG/PARÁ

DIVULGAÇÃO

Page 15: Voz de Nazaré

3BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014

Igreja Caderno Dois

COMEMORAÇÃO

Dom Alberto completa 41 anos de vida sacerdotalData importante será dedicada às celebrações pela Assunção de Maria

Viver com a Igreja e o rebanho da Arqui-diocese de Belém a

celebração da Assunção de Nossa Senhora neste 15 de agosto é o maior dos com-promissos de Dom Alberto Taveira Corrêa, por ocasião do transcurso de mais um aniversário. É que nessa

mesma data - 15 de agosto de 1973 - o Arcebispo Me-tropolitano de Belém revive a lembrança do dia em que se consagrou ao serviço do Reino de Deus, há 41 anos, ao receber a sua ordenação sacerdotal por Dom João Resende Costa, então Ar-cebispo Metropolitano de

O Movimento de Cursi lhos de Cristandade da Arquidiocese de Belém realiza o 5° Cursilho Jovem Misto-Ano Jubilar 2014. O evento é direcionado para os jovens solteiros de 18 a 30 anos. O evento acontece nos dias 15, 16 e 17 de agosto, no Seminário dos Barnabitas, em Benevides.

O 5° Cursilho Jovem Misto tem o objetivo de celebrar o Ano Jubilar 2014, em comemoração aos 50 anos de Movimento de Cursilhos de Cristandade no Estado do Pará. Além de proporcionar um trabalho orante, para cultura do encontro.

O Cursilho é um movimento eclesial de evangelização cristã, que surgiu na Igreja Católica Apostólica Romana, no início do século XX. No Brasil, a primeira cidade, onde

foi realizado o Cursilho foi Valinhos, em São Paulo no ano de 1962.

C u r s i l h o é u m a palavra espanhola, q u e q u e r d i z e r p e q u e n o c u r s o , e nestes t rês dias da realização do evento s e r ã o e n f o c a d o s a memória e a missão. Memória aos 50 anos do Movimento de Cursilhos d e C r i s t a n d a d e e aniversário de um ano de Jornada Mundial da Juventude, já a missão corresponde ao mês vocacional e a fidelidade à família.

O encontro é a oportunidade, onde leigos e sacerdotes, testemunham a sua caminhada e a colocam para

reflexão e debatem temas ligados a fé e a vida. Para

alguns neo cursilhistas este vai ser o primeiro cursilho. “A maneira de engajar os jovens na Igreja, além de ser

um aprendizado entre os jovens”, ressalta Brena

Nasc imento , 19 anos , estudante vai participar pela primeira vez do encontro.

Compromissado de Aliança da Associação

Católica Adoremos o Senhor (ACAS), Renato Lima, 29, vai participar pela primeira vez de um retiro que ele não organizou e acredita que terá muito a aprender com vivências de outras comunidades. “Quando se lida com

jovens é um grande aprendizado. E não vai ser diferente com a troca de conhecimentos entre os leigos e sacerdotes. Quando estive na JMJ Rio 2013 como voluntário do estado do Pará tive a possibilidade de ter vivência da Igreja Mundo, p o i s c o n h e c i a a t u a ç ã o d o s argentinos, chilenos, espanhóis e de outros estrangeiros, foi uma experiência única.”

Em Belém, cerca de 300 cursilhos foram realizados. Às vésperas do 5° Cursilho Jovem Misto - Ano Jubilar 2014, a coordenadora Nice Ribeiro, espera que ao término do encontro fique evidente o que está encravado nos jovens. “Que cada um volte para seu ambiente e apresente o rosto de Cristo que está encravado em seu coração”, afirmou.

Jovens participam do 5° Cursilho Jovemfoi realizado o Cursilho foi

foi realizado o Cursilho foi foi realizado o Cursilho foi

Valinhos, em São Paulo

Valinhos, em São Paulo Valinhos, em São Paulo

realização do evento

realização do evento realização do evento

s e r ã o e n f o c a d o s a

s e r ã o e n f o c a d o s a s e r ã o e n f o c a d o s a

memória e a missão.

memória e a missão. memória e a missão.

Memória aos 50 anos do

Memória aos 50 anos do Memória aos 50 anos do

Movimento de Cursilhos

Movimento de Cursilhos Movimento de Cursilhos

d e C r i s t a n d a d e e

d e C r i s t a n d a d e e d e C r i s t a n d a d e e

reflexão e debatem temas

reflexão e debatem temas reflexão e debatem temas

ligados a fé e a vida. Para

ligados a fé e a vida. Para ligados a fé e a vida. Para

os jovens”, ressalta Brena

os jovens”, ressalta Brena os jovens”, ressalta Brena

Nasc imento , 19 anos ,

Nascimento , 19 anos , Nasc imento , 19 anos ,

estudante vai participar

estudante vai participar estudante vai participar

pe la primeira vez do

pela primeira vez do pela primeira vez do

encontro.

encontro. encontro.

Congresso Mundial da Misericórdia realizado na ColômbiaAc o n t e c e d e 1 5 a 1 9

d e a g o s t o , e m B o g o t á , na Colômbia o terce i ro Congresso Mundial da Divina Misericórdia, reunindo grupos do Movimento Apostólico da Divina Misericórdia. O evento apresenta a temática “Misericórdia, palavra e m i s s ã o p a ra u m a n ova primavera na Igreja”.

Um dos objetivos deste terceiro Congresso Mundial da Misericórdia é a contribuição da Igre ja para a paz na Colômbia, de acordo com informações da Conferência Episcopal da Colômbia, organizadora do evento. O Secretário do Congresso, Padre Patrice Chocholski, explicou que, “na misericórdia de Deus, o mundo encontrará a paz e o homem a felicidade”.

Pe l a p r i m e i ra ve z , o encontro será realizado num país latino-americano, após

os Congressos em Roma, em 2008 e na Polônia, em 2011.São esperados cerca de quatro mil participantes, provenientes dos cinco continentes.

A m p l o e s p a ç o d e d i s c u s s ã o s e r á d a d o , naturalmente, à relação entre a Misericórdia e a Missão Continental, um dos grandes compromissos assumidos pela 5ª Conferência Geral dos Episcopado Lat ino-americano e do Caribe em Aparecida, em maio de 2007, para relançar a dimensão missionária da Igreja local.

O enviado especial do Papa Francisco ao III Congresso da Misericórdia na Colômbia é o Cardeal Francisco Javier Errázuriz Ossa, Arcebispo Emérito de Santiago do C h i l e . “ U m p o u c o d e misericórdia torna o mundo menos frio e mais justo”, palavras do Papa Francisco.

PARTICIPANTES DE BELÉMO Movimento Apostólico

da Divina Misericórdia com sede na Casa da Misericórdia Santa Faustina, em Belém do Pará, enviou representantes ao terceiro congresso, entre eles padre Edileno Felix, Carmen Araujo e presidente do Movimento, Maria Marta Coelho de Sousa, participante pela terceira vez e com um novo desejo. “ Esperança para a Igreja, de uma nova evangelização voltada para o carisma da Divina Misericórdia que é o amor que aproxima da esperança, do avivamento e da alegria”, destacou.

O B i s p o Au x i l i a r d a Arquidiocese de Belém, Dom Teodoro Mendes, Diretor Espiritual do Movimento A p o s t ó l i c o d a D i v i n a Misericórdia, estará presente durante os dias do evento.

w DEDICAÇÃO A alegria pela passagem da importante data na trajetória vocacional

LUIZ ESTUMANO/ARQUIVO

Belo Horizonte. A alegria de Dom Alberto

pela passagem da importante data na trajetória vocacional será partilhada com todos. “É um dia para mim reservado aos compromissos de todos os dias, nos quais me coloco à disposição do Senhor”, comentou ele, ao se referir à data nesta semana.

O Arcebispo passa a data em meio aos diversos compromissos episcopais, entretanto destacou que a celebração pela Assunção de Nossa Senhora é o mais importante .

Dom Alberto disse que diante "do sim de Nossa Senhora, tudo o mais é complementar. A mãe de

Jesus é quem merece a atenção da Igreja nessa data especial".

O dia 15 de agosto na agenda de Dom Alberto inicia com missa, logo cedo. Depois, ele terá reuniões de trabalho e conclui as atividades junto aos fiéis, com Santa Missa às 19h, na Catedral Metropolitana.

Page 16: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 20144

Arquidiocese Caderno Dois

ATIVIDADES

A Igreja Católica, no mundo todo, celebra em agosto o chama-

do “Mês das Vocações”, e trabalha em cada domingo as quatro vocações específi-cas que cada fiel é chamado a viver na Igreja. São elas: vocação matrimonial, voca-ção leiga, vocação sacerdo-tal e religiosa.

E m B e l é m , o SAV (Serviço de Animação Vocacional Arquidiocesano) e o Seminário São Pio X promovem eventos que visam conscientizar os jovens sobre a cultura vocacional que se deve implantar em nossa sociedade e nos grupos religiosos dentro da própria Igreja.

O pr imeiro evento , realizado pelo SAV, foi a Jornada de Oração pelas

Vocações, ocorrida no dia 2, na Paróquia São Pio X, em Ananindeua. Das 8h às 18h, vários religiosos, padres, seminaristas, leigos e até mesmo os Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Belém, dedicaram um tempo à Adoração ao Santíssimo Sacramento e à oração pelas vocações. Este evento marcou a abertura do mês vocacional.

As atividades continuam ainda com a III edição do Festival Vocacional que engloba: Feira Vocacional, Momento Cultural, Gincana com grupos de Catequese, missas, Vigília de Adoração ao Santíssimo e outras programações. O Festival inicia no dia 22, e se estende de domingo, 24, no Centro Cultural Tancredo Neves

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

CAPÍTULO TERCEIRO (Segunda Seção PARTE 1)

A Igreja no desígnio de Deus

Para reflexões durante o Ano da Fé, o jornal Voz de Nazaré continua, nesta edição, a publicação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. De maneira concisa, a publicação apresenta todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja numa visão de conjunto, todo o panorama da fé católica.

“Creio na Santa Igreja Católica”

215 Quando acontecerá esse juízo?

Esse juízo acontecerá no final do mundo, cujo dia e hora somente Deus conhece. (1040)

216 O que é a esperança dos novos céus e da nova terra?

Depois do juízo final, o próprio universo, livre da escravidão da corrupção, participará da glória de Cristo com a inauguração dos “novos céus” e de uma “nova terra” (2Pe 3,13). Atingir-se-á assim a plenitude do Reino de Deus, ou seja, a realização definitiva do desígnio salvífico de Deus de “recaptular tudo em Cristo, tudo o que está no céu e na terra” (Ef1,10). Deus então será “tudo em todos” (1Cor 15,28) na vida eterna. (1042-1050 1060)

Festival vocacional

217 O que significa o Amém que conclui a nossa profissão de fé?

A palavra hebraica Amen, que conclui também o último livro da Sagrada Escritura, algumas orações do Novo Testamento e as da liturgia da Igreja, significa o nosso “sim” confiante e total ao que professamos crer, confiando-nos totalmente naquele que é o “Amém” (Ap 3,14) definitivo: Cristo Senhor. (1061-1065)

218 O que é a Liturgia?

A liturgia é a celebração do Mistério de Cristo e em particular do seu Mistério pascal. Nela, mediante o exercício elo ofício sacerdotal de Jesus Cristo, é por sinais significada e realizada a santificação dos homens e se realiza pelo Corpo místico de Cristo, ou seja, pela cabeça e pelos membros, o culto público devido a Deus. (1066-1070)

Conscientização, é o foco da edição do evento deste ano

(Centur). O tema trabalhado este ano é: “Vocação: sinal de esperança para a Igreja e para o mundo”, e faz parte das reflexões sobre as vocações dentro das três virtudes teologais (Fé, Esperança e Caridade). A organização do Festival é do SAV, que tem como Coordenador o Padre Lindomar Pinheiro, t a m b é m R e i t o r d o Seminário Propedêutico Dom Tadeu Prost.

A Feira Vocacional , principal atração do Festival, tem a estimativa de reunir seis mil pessoas em três dias de eventos. A maioria de jovens e famílias que devem

conferir os mais de 40 stand’s de congregações religiosas, movimentos católicos e novas comunidades.

A abertura do Festival será no dia 22, às 18h, com Santa Missa, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém. O encerramento será no domingo, 24, também com Santa Missa, às 12h.

E n c e r ra n d o o m ê s vocacional, o Seminário São Pio X promove a 11ª edição do Show Vocacional. A atração deste ano é a banda de axé e frevo católico “Doidin de Deus” (DDD), de Pernambuco. Além do DDD,

os Ministérios de Músicas Unidos pela Fé e Ruah, ambos de Belém, também farão apresentações musicais, seguida de uma peça teatral produzida pe lo Grupo Consol’Art, da Paróquia Santa Rita de Cássia.

O Show já é tradição e reúne em média quatro mil pessoas que devem começar a chegar ao Seminário São Pio X, local do evento, às 17h do dia 30. O Show é uma promoção do Seminário São Pio X, sob a coordenação do Reitor Pe. Vladian Alves.

Mais informações: 3215 7003/3255 9012 /8134 5015

IVAN CARDOSO/ARQUIVO

w DOM ALBERTO, arcebispo de Belém, em uma das atividades realizadas com a juventude no ano passado

Paróquia Arcanjo São Miguel em campanha para arrecadar material A Paróquia Arcanjo São Miguel,

localizada no bairro do Una, Rua Jarbas Passarinho, em Ananindeua está realizando campanha para a r re c a d a ç ã o d e m a t e r i a l d e construção, que será utilizado para a reforma do interior da paróquia e o salão paroquial e, ainda o anexo, que está sendo ampliado.

Ao t é r m i n o d a s m i s s a s , o pároco Moacir Robledo, expõem a necessidade das doações e a

situação em que se encontram as áreas que precisam de reforma. O muro que reveste a paróquia está com a estrutura comprometida e necessita de reparos, assim como o próprio telhado que está com estrutura danificada.

Os benfeitores se encarregaram de realizar pequenas doações como: cimento, areia, seixo, tijolos, mais ainda é pouco perto dos reparos que devem ser real izados. Há

também a solicitação de materiais de acabamento como forro e lajotas. Os aterros doados são carregados por voluntário que atuam durante os finais de semana, além da limpeza na área que não está com piso em cimento.

Os interessados em ajudar nessa causa e melhorar a estrutura da paróquia podem contribuir com as doações em materiais de construções, encaminhando para a própria

paróquia. Mais informações pelo telefone: 3234-4674.

Toda a ajuda por mais que aos seus olhos seja pouco é muito para atender aos reparos que a paróquia necessita.

A Paróquia Arcanjo São Miguel foi elevada a paróquia no dia 25 de setembro de 2011, foi um grande presente aos fiéis paroquianos, por ser o mesmo mês de comemoração da festividade.

Page 17: Voz de Nazaré

5BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014

Igreja Caderno Dois

YOUCAT PRIMEIRA PARTE

Em que cremos

Em preparação à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013,

o jornal Voz de Nazaré realizou seus estudos sobre o YOUCAT, que é o Catecismo da Igreja Católica, escrito para JOVENS que querem saber em que acreditam.

138 Como é edificada a Igreja una, santa, católica e apostólica?

Na Igreja, há Leigos e clérigos (Clero) que, como filhos de Deus, têm a mesma dignidade. Têm tarefas de igual valor, mas distintas. A missão dos leigos é construir e reconstruir o mundo segundo o modelo do Reino de Deus. Para eles estão ordenados ministros (clérigos) com o serviço do governo eclesial, do ensino doutrinal e da santificação sacramental. Em ambos os estados também há cristãos que, de modo especial, em castidade, pobreza e obediência, se colocam à disposição de Deus (por exemplo, os membros das ordens e das congregações religiosas). [871-876, 934-935]

Cada cristão tem a missão de testemunhar o Evangelho com a própria vida. Mas Deus percorre, com cada pessoa, um caminho próprio. A uns envia como LEIGOS para construírem o Reino de Deus no meio do mundo, numa família e com uma profissão; para isso, concede-lhes no Batismo e na Confirmação, todos os dons do Espírito Santo necessários. A outros encarrega com o ministério pastoral, para guiar, ensinar e santificar o Seu Povo; ninguém pode reclamar a si esta missão, pois é o próprio Senhor que os envia e dá, mediante o sacramento da Ordem, a Sua força divina para o caminho, para, no lugar de Cristo, atuar e celebrar os SACRAMENTOS. – 259

140 Por que motivo a Igreja não é uma

organização democrática?O princípio da democracia consiste em que todo o poder advém do povo. Na Igreja, porém, todo poder vem de Cristo, pelo que ela tem um perfil hierárquico; simultaneamente, Cristo deu-lhe uma estrutura colegial. [874-879]

O princípio “hierárquico” da Igreja consiste no próprio Cristo, que nela age quando os ministros ordenados fazem ou concedem algo que por si mesmos não fariam ou concederiam, isto é, quando, no lugar de Cristo, eles celebram os Sacramentos e ensinam com plenipotência. O princípio “colegial” da Igreja consiste em que Cristo confiou a totalidade da fé a uma comunhão de doze Apóstolos, cujos sucessores conduzem a Igreja sob a presidência do ministério petrino; na base desta dimensão colegial são imprescindíveis os concílios da Igreja. A multiplicidade dos dons espirituais e a universalidade da Igreja tornam-se também fecundas noutras instituições da Igreja, como os sínodos e os conselhos.

139 Em que consiste a

vocação dos leigos?Os LEIGOS são enviados parar se comprometerem na sociedade, para que o Reino de Deus possa crescer no mundo. [897-913, 940-943]

Um Leigo não é um cristão de segunda classe, porque ele participa no ministério sacerdotal de Cristo (sacerdócio comum dos fiéis). Ele empenha-se para que as pessoas do seu meio (escola, faculdade, família e profissão) aprendam a conhecer e a amar Cristo. Ele cunha com a sua fé a sociedade, a economia e a política. Ele promove a vida eclesial assumindo ministérios, como o acolitado e o leitorado, d i s p o n i b i l i z a n d o - s e p a r a dirigir grupos (por exemplo, os conselhos paroquiais, pastoral ou econômico). Também os jovens devem refletir seriamente sobre o lugar em que Deus os quer.

Em cada semana do mês Voca-cional, comemorado em agos-to, é destacado alguma voca-

ção. No terceiro domingo do mês a Igreja volta suas atenções para a vida religiosa consagrada. É o nome que a Igreja Católica dá ao modo de viver das pessoas que deixaram suas vidas profissionais e familiares e até suas próprias vontades para se dedi-car em algo maior, o serviço à Igreja na evangelização, intercessão e pro-moção da dignidade humana.

Prolongando-se todo o mês, a data do mês vocacional foi instituída por meio da 19ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 1981, onde o tema central das discussões foi Vocações, Vida e Ministério do Presbítero. A vida consagrada é a abnegação de si mesmo na vivência de votos ou conselhos evangélicos de acordo com a perspectiva do seguimento de Jesus. É comum que sejam primordialmente dedicados a uma congregação ou ordem religiosa.

A base de toda vocação está a iniciativa de Deus que chama: “Não

DESTAQUE

Parte integrante do mês Vocacional, é um período de doação

Dia da Vida Consagrada - terceiro domingo de agosto

foram vocês que me escolheram, mas fui que escolhi vocês” (Jo 15,15). Segundo a doutrina da Igreja Católica, a vida consagrada deve ser vista como “uma resposta livre a um chamamento particular de Cristo, mediante a qual os consagrados se entregam totalmente a Deus e tendem para a perfeição da caridade sob a moção do Espírito Santo”.

A vida consagrada é um dom de Deus, por meio do Espírito Santo, à sua Igreja. Ela se expressa na vida monástica, ordem das virgens, eremitas, viúvas, vida contemplativa, vida religiosa apostólica, institutos seculares e sociedades de vida apostólica. A vida consagrada é chamada a ser especialista em comunhão, no interior tanto da Igreja quanto da sociedade.

Padre Lindomar, da Pastoral Vocacional, conta que quem segue a vida consagrada religiosa assume a forma radical dos conselhos evangélicos, “É um estilo de vida dentro dos votos re l ig iosos e conselhos evangélicos na Bíblia, e são baseados na obediência. Toda vocação é uma doação a Jesus, por isso a radicalidade”, ressalta. Ele conta que as pessoas consagradas normalmente agrupam-se em instituições de vida religiosa (ordens e congregações), as quais seguem os votos religiosos.

POBREZA, CASTIDADE E OBEDIÊNCIAOs institutos estabelecem votos

religiosos onde devem ser vividos. Os mais comuns votos religiosos professados são três: Pobreza - seguindo o Cristo Bíblico que, sendo rico e todo-poderoso, se fez pobre por amor incondicional aos homens. Logo, por meio deste voto, os que prometeram cumprir não podem mais ter bens pessoais, renunciando aos bens que já tinham e dispensando tudo o que venha a ter como posse; tudo o que por força de trabalho precisem ter é apenas propriedade do seu instituto religioso. Castidade, segundo a Igreja Católica, seria os professados terem um “coração indiviso para Deus”; e Obediência - todo aquele que for superior de um instituto religioso ou de alguma parte do mesmo passa automaticamente a ter grande autoridade sobre os professados, que devem sempre obedecer aos seus superiores.

Ainda segundo o padre Lindomar, é papel da Igreja ser a promotora e incentivadora da descoberta das vocações dos jovens. E o período voltado à Vida Consagrada deve-se rezar por aqueles que encontraram seu carisma e para aqueles que ainda

não o encontraram. No Brasil, o dia é celebrado diferente de outros países.

FEIRA VOCACIONALA Feira Vocacional o foco principal

do Festival Vocacional, apresenta os dons espirituais: o carisma particular de cada Congregação ou família religiosa, Comunidade de vida, Seminários e Pastoral. Nos três dias os participantes terão uma visão ampliada, auxiliando na identificação da vocação e confirmar o objetivo de vida além de incentivar e promover as congregações que fazem parte da Arquidiocese.

Na programação que inicia no dia 22 está inclusa a missa de abertura presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa e depois solenidade de abertura oficial logo em seguida, está aberta ao público a feira vocacional. No dia seguinte o dia é movimentado pela Gincana Vocacional e Momento Vocacional, antes é realizada uma celebração com Dom Teodoro Mendes, Bispo Auxiliar de Belém.

O encerramento no domingo, 24, tem a visitação até às 12h e em seguida missa de encerramento presidida por Padre Lindomar da Pastoral Vocacional. O local das atividades será no Centur, localizado na Av. Gentil Bittencourt, bairro de Nazaré.

w SERVIÇO À IGREJA A vida consagrada é a abnegação de si mesmo na vivência dos votos

DIVULGAÇÃO

Page 18: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 20146

Arquidiocese Caderno Dois

FESTIVIDADEA Paróquia Jesus Bom Samari-tano, no Conjunto Cordeiro de Farias promove até o dia

17 a Festividade 2014 com o tema: “O Samaritano vai ao encontro da família”. A programação é marcada por missas, palestras, shows musi-cais, concurso do hino do padroei-ro, carreata, procissão e novena de Santa Gianna Beretta Molla. A Pa-róquia fica localizada no Conjunto Cordeiro de Farias, avenida Perime-tral, 40, esquina com a rua Yamada, no bairro do Tapanã.

O pároco , Marco Antônio , afirma que durante a Festividade, os paroquianos irão refletir sobre a importância do “encontro” e da “família”. “Na programação religiosa trataremos de temas relacionados a divórcios e separações, drogas, alcoolismo, dependência das redes sociais que impede o diálogo em família, dos critérios que os cristãos precisam para votar entre outros temas. Iremos revitalizar o espaço de festas e batizaremos esse lugar de “Encontro com o Samaritano”. Haverá também, carreata, procissão, bolo de nove metros, pelos nove anos da dedicação da nossa Igreja, bingo de um boi e muito mais. Uma programação voltada para toda a família”, explica o pároco.

A programação marca também o projeto de reforma do espaço da área de eventos, um local de celebração da alegria do encontro com a família e comunidade católica do bairro do Tapanã chamado de “Encontro com o Samaritano”.

Participarão das celebrações eucarísticas o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa o Bispo de Castanhal, Dom Carlos Verzelleti, Monsenhor Cid (Paróquia Nossa de Fátima) padre Ramos, da Basílica Santuário, padre Agostinho (Paróquia São João Batista), padre Gonçalo (Catedral), padre Roberto (Santa Luzia), Edimilson Lima (Itália) e padre Dalvan (Reitor do Seminário de Marabá).

"O Samaritano vai ao encontro da família" Tema do evento deste ano reflete sobre a importância da família

w PROGRAMAÇÃO marca também o projeto de reforma do espaço da área de eventos

FOTOS: DIVULGAÇÃO

N a p r o g r a m a ç ã o c u l t u r a l apresentação de grupos católicos e músicos paraenses, como Cleide Moraes, Jeane Darwich, Maíra e Banda, Maniva da Silva, Cleiton e

seus teclados.

PREPARATIVOS PARA NOVOS FESTEJOSDe acordo com padre Marco,

logo depois da Festividade 2014 começam os preparativos para 2015, ano em que a Paróquia irá completar 15 anos de existência e sete anos da Dedicação da Paróquia.

Festividade em honra Nossa Senhora do Amparo A Paróquia de Nossa Senhora

do Amparo, localizada na Cidade Nova 8, em Ananindeua, vem passando por um bom momento. Recentemente a nova fachada da igreja foi inaugurada e contou com celebração e benção do Bispo Auxiliar de Belém, Dom Teodoro Mendes Tavares . No dia 16 , começa a festividade em honra a Nossa Senhora do Amparo. O tema do festejo deste ano é “Amparados por Maria vivemos com alegria a nossa fé”.

Para o Pároco Antonio Luiz Farias de Oliveira, é um momento oportuno de celebração, encontro e confraternização. “Nesse tempo favorável da graça de Deus para a nossa vida paroquial não podemos deixar ninguém fora desta festa”, disse.

“A partir do tema da nossa festa, gostaria de colocar em relevo duas palavras, amparados e alegria. A ação amparar parece bem sugestivo para nós cristãos que percebemos cada vez ma i s a f rag i l idade estampada no rosto das pessoas. Será que quando encontramos pessoas assim estamos preparados para ampará-las como faz Nossa Senhora? Quanto à alegria, sempre tivemos necessidade, mas faz-se imprescindível saber que a mesma

não encontramos nas coisas desse mundo, mas no encontro de Jesus com os irmãos”, acrescentou.

A festa em honra a Nossa Senhora do Amparo já começa na sexta-feira, 15, com missa e procissão, às 18 horas, saindo do Complexo da Cidade

Nova 8. No sábado, 16, a abertura da festividade terá programação durante todo o dia. Às seis horas da manhã, será rezado o terço e logo depois haverá missa. Às oito horas, a comunidade sairá em carreata para divulgação da festividade. Às

19 horas a Paróquia recebe para celebrar a Santa Missa o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

D u r a n t e o s o u t r o s d i a s decorrentes , os paroquianos contarão com missas, novenas e terços, além de programação cultural durante a noite com g rupos fo l c ló r i co s , bandas , louvores, danças, concurso, entre outras atrações. A festividade segue até o dia 24 de agosto.

“Caríssimos, vivendo uma nova evangelização faz-se necessário mani fes ta rmos a a legr ia do Evangelho, pois sem a mesma torna-se difícil levarmos pessoas a fazerem uma experiência com o Senhor. Deixamos nos influenciar por Maria que tão bem soube acolher as maravilhas de Deus. Que Nossa Senhora do Amparo interceda por nós e nos ampare nessa caminhada. A todos uma abençoada festa”, declarou o Padre Antonio Luiz, em mensagem para a comunidade.

A Paróquia de Nossa Senhora do Amparo foi elevada há dois anos pela Arquidiocese de Belém. Antes de ser criada como paróquia, era Comunidade de Nossa Senhora do Amparo, que existiu por 25 anos, pertencente à Paróquia Divino Espírito Santo, em Ananindeua.

w NOVA FACHADA, a festividade é um momento oportuno de celebração

Page 19: Voz de Nazaré

7BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014

Círio 2014 Caderno Dois

Durante todo ano o povo católi-co paraense se prepara para a grande festa da Região Norte

que move multidões, o Círio de Na-zaré. A próxima etapa e que de fato, marca o início da festa nazarena, é a Missa do Mandato, realizada no dia 25 deste mês onde serão abençoadas as imagens para as tradicionais pere-grinações.

Esta tradição tem como objetivo fazer a preparação espiritual dos devotos para o Círio. Durante a missa, são abençoadas as imagens da Virgem de Nazaré que percorrem diversos bairros de Belém. Na missa também são distribuídos kits com os livros das peregrinações e cartazes do Círio 2014 e as imagens dadas para os dirigentes das paróquias que pertencem à Arquidiocese de Belém.

Segundo Claudia Hage, da Diretoria da Festa, é um momento inicial muito importante. “A Missa do Mandato ou Missa do Envio funciona como a abertura de preparação para o Círio de Nazaré, com a finalidade de confraternizar e preparar espiritualmente o devoto” disse ela.

O Círio de Nazaré não acontece somente durante todo o ano. Desde janeiro são várias etapas estabelecidas pelo calendário da organização, culminando na festa nazarena. A Diretoria da Festa e as demais diretorias se organizam desde o início, onde elaboram o plano de trabalho para a festividade que este ano tem como tema “Ensina teu povo a rezar”.

Para o diretor Jorge Xerfan, o Círio

ORGANIZAÇÃO

Desde de janeiro são estabelecidas várias etapas pelo calendário da organização

Missa do Mandato e demais preparativos

N a q u a r t a - f e i r a , 1 3 , do i s miss ionár ios da AIS Brasi l (Ajuda à Igreja que Sofre), estiveram em visita à FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO, com o objetivo de colher informações para subsidiar documentário sobre o Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosa do mundo. O vídeo

será traduzido em três idiomas e circulará na Europa e Rússia.

Na ocasião a missionária ortodoxa Elena Ignatyeva e o jornalista paulistano Rodrigo A ra n t e s c o n h e c e ra m e m detalhes o Jornal Voz de Nazaré, em companhia de Mário Jorge Alves da Silva, Diretor de Comunicação da Fundação Nazaré de Comunicação.

Testemunho de Fé Envie seu TESTEMUNHO para: [email protected]ÇÃO

A fé é um dom de Deus, por isso sempre preservei a minha. Na década de 90 após um exame de rotina, fui diagnosticada com uma massa no meu rim direito. Fiz a cirurgia para a retirada e a biopsia constatou que era câncer maligno. Fiquei abalada, mas minha fé foi maior. Pedi a minha santa protetora Nossa Senhora do Perpétuo

Socorro que intercedesse pela minha saúde, e ela me atendeu. Não precisei de quimioterapia nem de tratamento pesado, me recuperei rapidamente. Atualmente me encontro em prova novamente. Dessa vez com um problema na minha tíbia, na perna direita que está me impossibilitando de andar. Creio que esses impasses em minha vida são sinais

de um fardo que Jesus irá me ajudar a carregar. Peço que Nossa Senhora de Nazaré e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, intercedam junto a Deus pela minha saúde para que eu continue com a minha missão.

EVILÁSIA BARBOSA, 61 anos, dona de casa

A Polícia Civil do Estado do Pará em forma de homenagem ao Círio de Nossa Senhora de Nazaré, promove na terça-feira, 19, na sede da Diretoria Geral em Belém, a abertura oficial do XVI Círio da Polícia Civil. A programação começa com a celebração eucarística, às nove horas presidida pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Padre Waldeci Silva, dando início as peregrinações que percorrerá 29 delegacias, seccionais e órgãos de Segurança Pública na capital e Região Metropolitana.

Após a missa, a Imagem permanecerá na Divisão de Polícia Administrativa (DPA), até o dia seguinte, onde seguirá para as peregrinações conforme

programação.No dia 26 de setembro acontecerá

o encerramento das peregrinações na Secretária de Segurança Pública (Segup), com a apresentação do manto 2014 e encerrando com a romaria rodoviária até a Delegacia Geral para a bênção das viaturas.

No dia 28 de setembro, às seis horas será servido um café da manhã para os romeiros na Delegacia Geral, em seguida acontece missa solene. Após a celebração a procissão do XVI Círio da Policia Civil seguirá o destino ao centro Arquitetônico de Nazaré (CAN).

O Círio da Polícia Civil já faz parte do calendário oficial de eventos da Arquidiocese de Belém.

Avenidas com grande fluxo de veículos e de pedestres localizadas na capital paraense e incluídas no percurso das romarias do Círio de Nazaré terão a iluminação pública revitalizada. A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) trabalhará ao longo de 14 avenidas em Belém com vistas ao maior evento religioso em honra a Virgem Maria. Luminárias de vapor metálico com bulbo cerâmico, mais duráveis, e 25% mais luminosas, vão compor a iluminação especial.

A primeira etapa do trabalho inclui as avenidas Roberto Camelier, Marquês de Herval, Pedro Miranda, Visconde de Souza Franco (Doca) e Governador José Malcher. As vias que compreendem o trajeto do Círio como o Boulevard Castilhos França, e as avenidas Marechal Hermes, Presidente Vargas, Nazaré e Magalhães Barata, além de corredores como as avenidas Júlio Cesar, Duque de Caxias, Pedro Álvares Cabral e Rômulo Maiorana.

de Nazaré não ocorre somente no segundo domingo de outubro. E o trabalho da diretoria, não consiste,

apenas, em organizar as 11 procissões oficiais realizadas nos sábados e domingos de outubro. “O trabalho

w PREPARAÇÃO espiritual dos devotos para o Círio de Nazaré

LUIZ ESTUMANO/ARQUIVO

exige uma série de providências que devem ser tomadas ao longo do ano. O planejamento consiste exatamente em definir aquilo que deve ser feito e como deve ser feito, a fim de alcançar o resultado que se pretende, um Círio belo e bem organizado”, afirmou.

O plano de trabalho anual é uma atribuição regimental da Diretoria da Festividade e consiste nas ações que serão desenvolvidas por cada diretoria durante o ano corrente. O Círio de Nazaré envolve aproximadamente 26 mil colaboradores, entre instituições, órgãos e voluntários. Alguns momentos durante o ano marcam a preparação para a grande festa católica, como a apresentação do cartaz.

A apresentação ao público do cartaz aconteceu no dia 28 de junho, durante o período de descida e subida da Imagem Peregrina do Glória. O cartaz além de ser um dos símbolos, tem como função divulgar o Círio através da tradição dos fiéis de afixarem nas portas de suas casas. Anterior a esse período foi realizado as novenas marianas, organizada pela Diretoria de Evangelização e que tem como objetivo reforçar a fé e promover o encontro fraterno.

A organização faz também regulamente reuniões para definir detalhes que são fundamentais para a realização do evento. Com os órgãos de segurança vários pontos são discutidos como a segurança nas 11 procissões oficiais do Círio de Nazaré, que é prioridade da Diretoria de Procissões em 2014.

Iluminação do percurso Círio de Nazaré

Círio da Polícia Civil

Missionários da AIS Brasil farãodocumentário sobre o Círio

w VÍDEO integrantes do Movimento e representantes da FNC

LUIZ ESTUMANO

Page 20: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 20148

Arquidiocese Caderno Dois

FESTIVIDADE

Santa Rosa de Lima é homenageada, em BenevidesFiéis são acolhidos para viver momento de fé e evangelização em honra a padroeira

A Paróquia Santa Rosa de Lima realiza a 1° Festividade em honra a sua padroeira, com o

tema “A fé é meu escudo” e o lema “Revesti-vos da armadura de Deus”. As comemorações iniciam dia 14, e seguem até o dia 24 de agosto. A Paróquia está localizada na Avenida Fernando Guilhon, bairro Indepen-dência, em Benevides.

A Paróquia acolhe a todos a viver intensamente este grande momento de evangelização que se faz presente durante estes dez dias de festividade. O pároco Ricardo Rios, espera que os leigos se tornem mais engajados. “A Perspectiva é para que os leigos acordem para a comunidade e que haja o interesse em evangelizar em comunidade”, disse.

No dia 14, ocorre às 18 horas a trasladação da Imagem de Santa Rosa de Lima da Capela de Santa Rosa de Lima para a capela da Comunidade de São Sebastião. No dia 15, às sete horas acontece o Círio de Santa Rosa

de Lima, que percorrerá às seguintes ruas: BR 316 (São Sebastião) - Av. Joaquim Pereira de Queiroz - Rua Otília Begot (Santo Expedito) - Trav. Carmita Rossi - Rua Tancredo Neves - Rua João Fanjas - Av. Joaquim Pereira de Queiroz - Av. Jarbas Passarinho (São José) - Av. Fernando Guilhon (Santa Rosa).

Durante os dias de festejos ocorrem missas diárias, às 19 horas. Nos dias 18, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman preside missa às 19 horas. No dia 19, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa preside missa às 19 horas. Dia 23, é o dia dedicado a Santa Rosa de Lima, e a missa será presidida pelo Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico. A missa de encerramento da festividade será presidida às 07h30, pelo Bispo Auxiliar de Belém Dom Teodoro Mendes.

Após a missa os fiéis podem participar da programação cultural

preparada para os dias de festividade, com atrações musicais e barracas de comidas típicas.

HISTÓRICO20 anos se passaram até se tornar

paróquia. A Comunidade Santa Rosa de Lima foi fundada, em 24 de julho de 1994, e pertencia a Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Em dezembro de 2012 foi elevada à condição de

Pró-Paróquia Santa Rosa de Lima e, Padre Ricardo Rios se torna o principal vigário. Em 2013, é elevada a condição de Curato Santa Rosa de Lima e desvinculada da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Padre Ricardo é nomeado administrador do Curato. No dia 9 de fevereiro de 2014 é fundada a Paróquia Santa Rosa de Lima e, neste mesmo dia Padre Ricardo Rios é nomeado Pároco.

DIVULGAÇÃO

w SANTA ROSA DE LIMA - Tema da festividade “A fé é meu escudo”

Vivendo ainda a semana nacional da família, iniciada no

domingo em que também se comemorou o dia dos pais, reflito sobre a imensa responsabilidade da educação dos nossos jovens nestas primeiras décadas do século XXI, quando tantos aspectos contraditórios existem na realidade das famílias, na convivência entre as pessoas, no desafio de manter acesa a chama dos valores tão ignorados ou mesmo desprezados em nossa sociedade. É na cultura da vida que se educa para o céu.Vivemos em um tempo da velocidade e da quantidade imensa de informações; viajando nas ondas da web, partilhadas nas mídias sociais, atualizadas a cada segundo nos portais de notícias, digitadas pelos dedinhos ávidos nas telas “touch screen” dos aparelhos celulares, tablets e tantos outros equipamentos, mas ao mesmo tempo, impossíveis de serem absorvidas por completo ou mesmo avaliadas sua veracidade ou fundamentação. Somos reféns de um mundo urgente, midiático,

nervoso, ansioso, pensante, aprisionador em suas máximas de mercado, de lucro, de individualismo; por isso, pouco nos comunicamos ou interagimos efetivamente. Criamos uma barreira ou melhor, muitas barreiras entre nós, instrumentos tecnológicos que inibem a criatividade ou mesmo um olhar mais apurado do outro e assim perdemos pouco a pouco a intimidade do toque, do olhar, da percepção; um desastre em tantos dos nossos relacionamentos familiares, um afastamento de quem tanto grita por nossa presença e orientação.Família é comunicação, união, cumplicidade, projeto sonhado junto, sofrimento e sucesso dividido, escuta, colo, ombro, abraço, aconchego, mas muitos de nós tem negligenciado nisto e corremos assim, atrás do tempo para ter mais tempo mas não para aproveitá-lo sabiamente com momentos bem vividos, construindo saudades para o futuro, vivendo a alegria do sorriso de quem amamos, mas para investir em mais isolamento e incomunicabilidade, na produção de informações

que se perderão rapidamente, substituídas pela novidade mais “top”.Perdido em meus pensamentos, contemplei uma imagem de Maria, com seu olhar terno em direção ao céu. Maria do silêncio “eloquente”, dona

A arte de comunicar o amor

do que cala posto que é sua forma de busca de compreensão do sagrado que ela tão bem sabe amar. Como mãe e mulher, esteve na hora certa em Caná, observando a falta de vinho, de alegria, da presença do Senhor nas bodas e sem

Leno Carmo ([email protected])

Sal e Luz

pestanejar soube pedir ao Filho e nos ensinar “a fazer tudo o que Ele nos disser”. Gostaria muito de ver seu olhar para Jesus; quando o reencontrou após três dias em sua procura, quando o alertou sobre a falta do vinho, quando o contemplou na cruz, penso que nestes olhares de ternura e ao mesmo tempo de confiança naqu’Ele que pode até o impossível, Maria foi, como hoje é, plena comunicação de si, do que crê, da esperança e da fé que a alimentou na caminhada com o Filho, sábia comunicadora do amor.Penso ser isto que precisamos ensinar e viver junto aos nossos filhos, a confiança que se dá e que se inspira; para tanto, o quanto é importante o dom da paciência e a tolerância em oposição à regra do mundo que nos diz que tudo é urgente e que esperar não faz parte de nós. Penso ser neste caminho que precisamos resgatar a boa prosa, o olhar sereno, acolhedor, a correção fraterna, com caridade. Na desafiante arte de educar é urgente sim; parar, sentar-se, silenciar para que o nosso coração fale por nós e a

sensibilidade possa fazer fluir mais que palavras, nossa humanidade comunicativa, herdada do Senhor, da Trindade que é plena e perfeita comunicação.Se nossa ansiedade e nosso medo pelo fracasso no acompanhamento de nossos pequenos na vida é uma assustadora realidade, não podemos esquecer que na Sagrada Família também se viveu momentos de angústia pela vida e pelo desenvolvimento do Salvador. A sutil e relevante diferença é que a fé e o amor que uniu estas três pessoas fez a diferença e abrandou as limitações humanas, trocando o medo pela confiança absoluta em Deus e o silêncio se fez como forma de reverenciar o sagrado e de acolher plenamente os desígnios que Ele traçou para cada vida daquela pequena comunidade. Sensíveis a Deus, à sua justiça, sua misericórdia e seu plano de amor, cada um abraçou sua missão e reafirmou tantas vezes seu “Sim” ao Seu chamado. Que nossas famílias vivam nesta referência deste amor que comunica a paz ao mundo inteiro.

Família é comunicação,

união, cumplicidade, projeto sonhado junto, sofrimento

e sucesso dividido,

Page 21: Voz de Nazaré

9BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014

Em Nazaré Caderno Dois

No primeiro domingo, após o Círio de Naza-ré, é a vez das crian-

ças irem às ruas prestar ho-menagens a Nossa Senhora de Nazaré. A Romaria, cria-da com o objetivo de cons-truir e fortalecer a devoção mariana entre os pequenos teve início, informalmente, por meio do Barnabita Pa-dre Paulino Brambilla, em 1988. Devido ao grande nú-mero de crianças presentes naquele domingo, o religio-so teve a ideia de dar uma volta em torno da Praça Santuário de Nazaré.

A primeira Romaria foi realizada em 21 de outubro de 1990, contou com cerca de 1.500 participantes. No ano de 1994, o andor foi substituído por um “cibório” colocado em um carro. Até 1999, eram as esposas dos diretores que providenciavam tudo, desde a decoração até os atos litúrgicos. Mas, a partir de 2000, o Pe. Francisco Silva, hoje Superior Geral dos Barnabitas, pediu que a Catequese tivesse uma maior participação na festa. No mesmo ano, foram inseridos dois carros: o do

Anjo Custódio e o do Anjo Protetor da Cidade. Em 2003, utilizaram-se os quatro carros dos anjos existentes.

Atualmente, a Romaria das Crianças é considerada a terceira maior das 11 procissões que são realizadas durante a Festa Nazarena, o C í r i o d a s C r i a n ç a s tem como ponto forte a presença de pequenos de outras localidades que eram acolhidos pelos Barnabitas que atuam em São Miguel do Guamá, além de outros interiores como Mosqueiro, Marituba, Alça Viária e Vigia.

PREPARAÇÃO

Romaria das Crianças já está com programação defi nidaO evento acontece no primeiro domingo após o Círio

07.08: Início dos ensaios do Coral das Crianças, às 19h.Inscrições no Setor da Catequese: 8h às 11H30 e 15h às 18h30/ Apresentar 2 fotos 3x4, e uma pequena taxa de inscrição. Idade: 8 a 14 anosLocal: Centro Social de Nazaré 20.08: 1ª Reunião com Escolas, Paróquias e Movimentos às 19h30 - Sala 3 (3º andar) Local: Centro Social de Nazaré02 a 23.09: Inscrições para anjinhos às 17h30 (3ª e 5ª) e aos sábados de 8h às 11hLocal: Centro Social de Nazaré (idade 4 a 8 anos)02 a 18.09: Inscrições para voluntários às 17h30 (3ª e 5ª) e aos sábados de 8h às 11hLocal: Centro Social de Nazaré10.09: 2ª Reunião com Escolas, Paróquias e Movimentos às 19h30 - Sala 3 (3º andar)Local: Basílica Santuário

27.09: Missa de Abertura da Romaria das CriançasLocal: Basílica Santuário, às 10h.24.09: Reunião com os pais dos anjinhosLocal: Centro Social de Nazaré, às 19h.18.09: Encontro de preparação dos voluntáriosLocal: Centro Social de Nazaré, às 19h.02.10: Adoração em preparação a romariaLocal: Capela de N. S. das Graças, às 19h.19.10: ROMARIA - Missa, às 7h, seguida de procissão.Contatos: Paulo: 8711.2659 (e-mail: [email protected])Jaqueline: 9623-1275 / 8294-0488 (email: [email protected])Escila: 8210-8715 / 9903-1335 ([email protected])Romaria: [email protected]ílica Santuário: 4009-8420

PROGRAMAÇÃO:

w ROMARIA é considerada a 3ª maior das procissões

DIVULGAÇÃO

Abaixo, confira a programação completa:

A Pastoral da Acolhida, da Basílica de Nazaré, está com as inscrições abertas para voluntários que atuarão no atendimento aos romeiros durante a programação do Círio 2014. As inscrições acontecerão até o dia 26 de setembro, na Casa da Caridade, situada no estacionamento da Basílica de Nazaré, de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h.

S e g u n d o M a r i a H e l e n a Pe s s o a , Coordenadora do Serviço de Atendimento ao Voluntário, da Pastoral da Acolhida, as inscrições são para as pessoas trabalharem em atividades de modo geral como cozinhar, lavar pés, acolhimento, atendimento médico, entre outras atividades que a pastoral executa durante o Círio de Nazaré.

Maria Helena falou ainda sobre a obrigatoriedade dos inscritos participarem de, pelo menos, três reuniões. E aos profissionais da saúde, dos cursos de preparação que serão ofertados pela pastoral.

Para se inscrever é preciso ser maior de 18 anos, apresentar CPF, RG, comprovante de residência e 2 fotos 3x4 . E caso for profissional da saúde, levar documento que comprove a profissão.

Publicada esta semana, a Revista Santuário n°14 aborda temas como 4° Encontro Latino Americano dos Barnabitas, realizado no final do mês de julho; O trabalho das Irmãs Angélicas, que tem como Patrono e Santo Fundador o mesmo dos Barnabitas; Trabalho realizado pelos Barnabitas no mundo todo, além de um bate-papo com o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman. E como agosto é o mês das vocações, não poderia faltar material falando sobre os tipos de vocações e o chamado de Deus para elas.

Como já é de costume, a revista guarda um espaço

para o artigo médico, que nesta edição, fala sobre a importância da vacinação, receitas regionais, ensinando a fazer mujica de camarão e mousse de açaí.

A coluna “Padre, o que eu faço” continua respondendo as dúvidas de fiéis. Disponível na edição, o artigo do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Ao adquirir a Revista o leitor ganha um cartaz do Círio 2014, que está dentro da edição, basta destacá-lo. Interessados em adquirir o exemplar da Revista devem dirigir-se ao atendimento da Basílica Santuário ou a Loja Lírio Mimoso. Mais informações (91) 4009-8400.

Lançada a 14ª edição da Revista Santuário

Pastoral da Acolhida inscreve voluntários para o Círio 2014

Jantar das Vocações 2014 no sábado, 16

Deus disse “Tu és sacerdote para sempre!”. Com este tema, acontecerá no sábado dia 16 de agosto, o Jantar das Vocações 2014, dos Padres Barnabitas. O jantar, que será em comemoração aos 25 anos de ordenação sacerdotal do Padre José Ramos das Mercês, Reitor do Santuário e também Coordenador do Evento, será na Casa de Plácido, das 19h às 22h.

O evento acontece há mais de 15 anos e é uma forma de todos comemorarem as vocações sacerdotais dos padres Barnabitas. O jantar reúne não só sacerdotes, mas também todos aqueles que quiserem homenagear o Reitor que por anos se dedica a vida sacerdotal ao lado dos filhos e filhas de Nazaré com muita dedicação, discernimento, atenção e amor ao próximo.

Para participar do Jantar das Vocações 2014, é preciso adquirir o ingresso para o jantar que está disponível no setor de casamentos, localizado no atendimento da Basílica Santuário. Mais informações pelo telefone: (91) 4009 - 8400.

SERVIÇOJantar das Vocações 2014Dia: 16 de agostoHora: das 19h às 22h Local: Casa de Plácido - Centro Social de Nazaré

Page 22: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 201410

Palavra Final Caderno Dois

A 12 de outubro de 1891, nascia Edith Theresa Hedwing Stein, filha de

Siegfried e Augusta Courant Stein, uma próspera família judia da cidade de Breslau-Alemanha, cujo notável conhecimento filosófico e teológico a tornariam uma intelectual de grande envergadura e uma santa mártir mundialmente famosa. Órfã do pai aos dois anos foi educada pela mãe segundo a religião judaica. Embora brilhante nos estudos em toda a infância e de personalidade forte e determinada, Edith entrou em crise existencial no início da adolescência, o que a levou a abandonar a escola e as práticas religiosas, aqui inclusa a crença consciente em Deus. Sobre este período, ela mais tarde veio a declarar “com plena consciência e por livre decisão, deixei de rezar. Meus anseios de conhecer a Verdade eram minha única oração.”Retoma os estudos colegiais aos 14 anos. Em 1911, com apenas 20 anos, matricula-se em três cursos: Filosofia, Língua Alemã e História; fato pouco comum entre as mulheres da época. Apaixonada pela filosofia, Edith ingressa na Universidade de Göttingen, Alemanha, em 1913, a fim de assistir às aulas de Edmund Husserl, considerado o mais importante filósofo alemão da época. Nesta academia, dedicou-se ao estudo da Fenomenologia, tornando-se discípula e depois assistente do Professor Husserl, fundador desta corrente filosófica. Recebeu o grau de Doutora em Filosofia 1916, sendo a primeira mulher a defender uma tese de filosofia na Alemanha, país que durante a primeira metade do século XX só concedeu este título a 12 mulheres. Nos livros, na companhia dos colegas intelectuais e, sobretudo, do célebre Edmund Husserl, seu mestre, Edith encontra o que julgava ser o seu lugar no mundo, o seu habitat, tornando-se uma reputada professora e palestrante acadêmica, declaradamente ateia.Estando de férias no outono de 1921, na Baviera, a já famosa filósofa Edith Stein teve acesso ao testamento espiritual de Santa Tereza D’ávila, na obra “Livro da Vida”, cuja leitura concluiu durante uma madrugada, ao fim da qual exclamou “comecei a ler e fiquei tão arrebatada que não consegui parar até terminá-lo. Quando o fechei, disse comigo mesma, ‘esta é a Verdade!’” Após em vão procurar a Verdade na perspectiva filosófica, a Professora Edith Stein é impactada pelo exemplo da humildade mística de Tereza D’ávila e sua significação transcendente, cujo odor de santidade perfumou a sua alma, levando-a a adquirir um Catecismo Católico e um Missal. Depois de estudar atentamente o conteúdo desses livros, Edith participa pela primeira vez de uma Missa, ao fim da qual procurou o Pároco requerendo o batismo, o qual lhe foi ministrado poucos meses depois, a 1º de janeiro de 1922. A sua conversão nunca foi aceita e compreendida por sua mãe e seus irmãos, a exceção de sua irmã Rosa, que também aderiu à Igreja Católica, batizada que fora em 1936, após a morte da mãe.Inicialmente, Edith Stein serviu a Deus com seu conhecimento intelectual, ministrando aulas em uma escola dominicana e palestras em instituições católicas e acadêmicas. Neste mesmo período, ela fez in pectore os votos de pobreza, obediência e castidade. Mas, a filósofa e mestre Edith Stein,

Edith Stein, a filósofa que se tornou Santa

convertida ao Catolicismo, desejava voar mais alto nos caminhos do Senhor (...) desejava ser esposa de Cristo... desejava o céu... Assim, entra para a Ordem das Carmelitas Descalças, tomando o hábito em 1934, no Carmelo de Colônia, Alemanha, com o nome religioso de Irmã Teresa Benedita da Cruz. Sua família, como era de se esperar, não compareceu à cerimônia. Em 1938, Irmã Tereza Benedita da Cruz, a Doutora em Filosofia que falava seis idiomas, morre para o mundo e profere solenemente os votos perpétuos, recebendo em definitivo o hábito marrom das carmelitas. Ao invés dos livros, Edith encontra a Verdade na Cruz e em Jesus Sacramentado, diante de quem permanecia em adoração, por horas de joelhos.Com a subida de Hitler ao poder, dá-se uma intensa perseguição nazista aos judeus alemães, determinando a transferência da Irmã Tereza Benedita da Cruz para o Carmelo de Echt (Holanda) em 1940. No ano seguinte, Rosa, a irmã de Edith, entra no mesmo Carmelo, onde permaneceu como irmã leiga carmelita terciária. O poder nazista expandiu-se pela Europa e pelo mundo, chegando à Holanda, que foi conquistada e anexada ao Reich Alemão em 1941. A família de Edith Stein dispersou-se, alguns emigraram e outros desapareceram nos campos de concentração. É sabido que os superiores do Carmelo de Echt tentaram transferir a Irmã Tereza Benedita da Cruz e sua irmã Rosa para outro Carmelo, na Suíça. Entretanto, as autoridades civis deste país opuseram obstáculos à transferência.Eis que em julho de 1942, os Bispos holandeses manifestaram-se publicamente contra os nazistas e em favor dos judeus; manifestação que foi considerada por Hitler uma agressão da Igreja Católica local. Em revide, Hitler determinou a prisão de Edith e Rosa em início de agosto de 1942, as quais foram

retiradas do Carmelo de Echt por dois oficiais nazistas que violaram o claustro e levaram-nas para o campo de concentração de Westerbork, situado ao norte da Holanda. No mesmo dia, outros duzentos e quarenta e dois judeus católicos foram deportados para os campos de concentração, como represália do regime nazista à mensagem dos bispos holandeses. As duas irmãs foram levadas em um comboio de carga, junto com outras centenas de judeus e dezenas de convertidos. Em Westerbork, a “freira alemã” (como Edith Stein era conhecida pelos outros prisioneiros), vestida com hábito carmelita, diferenciava-se pela doçura, serenidade, fortaleza de ânimo e recolhimento. Quando não estava em oração, Irmã Tereza Benedita da Cruz consolava os aflitos, animava os abatidos e cuidava carinhosamente das crianças e dos idosos. Impressionava a paciência e ternura com que Edith vivenciou os sofrimentos dolorosos naquele lugar. Uma curta e intensa oblação. Sobre ela, declarou um prisioneiro sobrevivente: era uma “Pietá sem Cristo”.Em 7 de agosto de 1942, Edith Stein, Rosa e centenas de homens, mulheres e crianças foram levados em trem de carga para o campo de extermínio de Auschwitz-Birkenau (localizado ao sul da Polônia, então território nazista), onde em 09 de agosto, foram mortas na câmara de gás, tendo os corpos queimados. A esposa de Cristo, Irmã Tereza Benedita da Cruz, chegou a afirmar três dias antes de sua morte “aconteça o que acontecer, estou preparada. Jesus está aqui conosco”. Edith Stein dedicou-se intensamente à redação da obra “A Ciência da Cruz”, que lhe tinha sido encomendada para assinalar o quarto centenário do nascimento de São João da Cruz. No entanto, ela não o concluiu por escrito, pois foi levada prisioneira pelos nazistas. Muitos teólogos, todavia, afirmam que a conclusão do livro deu-se na

vivência do martírio nos campos de concentração de Westerbork e de Auschwitz-Birkenau.Em 1 de maio de 1987 João Paulo II beatificou a Irmã Tereza Benedita a Cruz em Colônia, Alemanha. E em 11 de outubro de 1998, em Roma, o mesmo pontífice a canonizou, indicando a data de sua morte (9 de agosto) para o culto de sua festa. A histórica solenidade foi testemunhada por autoridades civis e religiosas, da Alemanha e da Holanda, e também de sobreviventes dos campos de concentração que a conheceram, além de membros da família Stein. A 1º de outubro de 1999, em uma carta apostólica, em forma de “motu próprio”, intitulada “Spes aedificandi”, João Paulo II declarou Santa Tereza Benedita da Cruz “co-Padroeira da Europa”, junto com Santa Brígida da Suécia e Santa Catarina de Sena.Mártir católica do século XX, a filósofa, doutora, freira carmelita e Santa Edith Theresa Hedwing Stein estabeleceu, como poucos, a ponte entre fé e razão, entre o sagrado e o humano, retomando o diálogo da Teologia com a ciência e a academia, a partir dos escritos de São Tomás de Aquino, que foram por ela traduzidos com perfeição. Sobre o tema dizia “a fé está mais próxima da sabedoria divina do que toda ciência filosófica, mesmo teológica. Todavia, visto que andar no escuro trona-se difícil, por isso cada raio de luz, que cai em nossa noite como impedimento da futura clareza, é uma ajuda inestimável para não errar em nosso caminho”.Daqui do século XXI, passados poucos dias do 72º aniversário de sua morte, ocorrido dia 9 de agosto de 2014, tomamos de Santa Tereza Benedita da Cruz o exemplo de amor a Cruz e a Jesus Eucarístico, o legado espiritual de uma mulher, uma intelectual moderna devota do Sagrado Coração de Jesus e da Santíssima Virgem Maria, que se fez alma-vítima por amor a Cristo e a Igreja Católica. Dela tomamos ainda o exemplo de humildade, da doutora que percorreu um itinerário acadêmico em busca da Verdade e a encontrou em Jesus Cristo, o homem das dores, e não teve vergonha de proclamar ao mundo sua grande descoberta. Finalizamos tomando as palavras da filósofa que se tornou santa. “Para mim é muito irreal pensar que a misericórdia divina se ligue nos limites da Igreja visível. Deus é verdade. Quem procura a verdade está na busca de Deus, queira ou não queira.”

MARIA ELISA BESSA DE CASTRO

Evangelização no Terceiro Milênio

Maria Elisa Bessa de CastroMovimento Apostólico da Divina MisercórdiaAdoradores Eucarístico da Igreja das Mercês

[email protected]

Maria Rodica Tutas - Ir. Angela

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Prof. Ricardino Lassadier

w EDITH primeira mulher a defender uma tese de filosofia na Alemanha

DIVULGAÇÃO

O notável conhecimento filosófico e teológico a tornariam uma intelectual de grande envergadura e famosa

Page 23: Voz de Nazaré

11BELÉM, DE 15 A 21 DE AGOSTO DE 2014

Arquidiocese Caderno Dois

PREPARATIVOS

Acontece no domingo, 17, a II Caminhada pela Vida e pela Família da Arquidiocese de BelémEstão acontecendo encontros preparativos motivados pela Pastoral Familiar

Os preparativos para a II Caminha-da pela Vida e pela Família estão a todo vapor. A Semana Nacional

da Família começou no dia 10 de agosto, que também foi Dia do Pais. Paróquias de toda a Arquidiocese de Belém celebraram esta data falando dos valores da família. A semana em homenagem a família tem co-mo tema “A espiritualidade cristã na famí-lia: um casamento que dá certo”.

Durante essa semana houveram e n c o n t r o s m o t i v a d o s p e l o s coordenadores da Pastoral Familiar, em nível paroquial. “Cada dia da semana é debatido um tema diferente de acordo com o livro “Hora da Família”, material nacional com vários temas, entre eles estavam: a espiritualidade cristã na família; a prática espiritual do casal família: comum e fiel; Família de Nazaré modelo de espiritualidade pela confiança e obediência, dentre outros, para os sete dias da semana”, disse Luciana Carvalho, que faz parte da Coordenação da Divulgação e Marketing da II Caminhada da Família, junto com seu esposo Antonio Carvalho.

“A divulgação vai de ‘vento em popa’. Estamos em plena atividade nas missas, nos meios de comunicação, distribuindo panfletos. Já fomos, nessa semana, ao programa “Igreja ponto a ponto” com o Padre Nilton César Reis”, afirma Luciana.

A II Caminhada da Família acontece no domingo, 17, com concentração às 7h na Paróquia São Francisco de Assis, Capuchinhos, localizada na Travessa Castello Branco, 1541. A saída será às 8h. Serão feitas várias paradas durante o percurso que seguirá pela avenida Conselheiro Furtado. A primeira, em

SERVIÇOII Caminhada pela Vida e pela Família Data: 17 de agosto de 2014 Concentração: Igreja dos Capuchinhos, às 7h. Saída: às 8h em direção ao CAN

frente a Capela Nossa Senhora das Graças, localizada próximo a Rua 9 de janeiro. A segunda,será entre a Alcindo Cacela e 14 de março. Todas elas abordarão temas a favor da vida e da família. Tais como “Somos a favor da vida; Unidade Familiar através da espiritualidade; Campanha da Fraternidade - Tráfico Humano e A destruição da família projetada em lei”.

A II Caminhada pela Vida e pela Família visa o engajamento de todos aqueles que, preocupados com as questões que se apresentam contra os valores familiares, tenham a oportunidade de manifestar publicamente, realizando em um domingo e utilizando trajeto com visibilidade, fazendo com que a mensagem alcance grande número de pessoas.

Page 24: Voz de Nazaré

Belém, de 15 a 21 de agosto de 201412