voz de nazaré

24
ARQUIDIOCESE DE BELÉM PE. FLORENCE DUBOIS FUNDADOR www.fundacaonazare.com.br ANO CI - Nº 627 - PREÇO AVULSO: R$1,00 D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014 E D Família, sagrado espaço dos filhos de Deus No mês das vocações, a sociedade brasileira depara-se com a reflexão das diversas missões a seguir na vida impulsionada por Deus. Matéria especial mostra que o casamento é tema central da Semana Nacional da Família. CADERNO 2, PÁGINAS 6 E 7 Aniversário do Bispo Auxiliar será celebarado durante visita pastoral aos fiéis em Marituba. CADERNO 2, PÁGINA 1. w FAMÍLIA Guardiã do amor de Deus pela humanidade. Preservar sua harmonia é missão de todos w DOM IRINEU Vida para servir Pais: tesouros na missão da criação humana Corações que semeiam as boas sementes de vida. Dom Alberto e o Voz de Nazaré destacam homenagem aos pais, no próximo domingo. CADERNO 1, PÁGINA 3 E CADERNO 2, PÁGINA 3. w CARINHO Fundamental na relação entre pais e filhos de famílias unidas pela fé Paz: VOZ em campanha e oração junto com o Papa Voz de Nazaré lança nesta edição a campanha "Estamos em oração pela Paz no Mundo", como forma de estimular orações. CADERNO 2, PÁGINAS 11 Jesus transfigurado de amor é a luz do Pai Para fortalecer seus discipulos, Jesus revela-se como a luz que impulsiona a Igreja que se reúne neste domingo para celebrar. CADERNO 2, PÁGINA 5. w TRANSFIGURAÇÃO Fortaleza de um Igreja vista à luz do Senhor Dom da vida celebrado em comunidade Corrida é pela fé, dizem os atletas que formam a mais nova romaria do Círio de Nazaré. CADERNO 2, PÁGINA 4. Círio: nova romaria com corredores DIVULGAÇÃO LUIZ ESTUMANO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

Upload: fundacao-nazare-de-comunicacao

Post on 02-Apr-2016

213 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de 8 a 14 de Agosto de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Nazaré

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

PE. FLORENCE DUBOISFUNDADOR

www.fundacaonazare.com.br

ANO CI - Nº 627 - PREÇO AVULSO: R$1,00D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA DBELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

ARQUIDIOCESE DE BELÉMARQUIDIOCESE DE BELÉM

Família, sagrado espaçodos fi lhos de DeusNo mês das vocações, a sociedade brasileira depara-se com a reflexão das diversas missões a seguir na vida impulsionada por Deus. Matéria especial mostra que o casamento é tema central da Semana Nacional da Família. CADERNO 2, PÁGINAS 6 E 7

Aniversário do Bispo Auxiliar será celebarado durante visita pastoral aos fiéis em Marituba.

CADERNO 2, PÁGINA 1.

w FAMÍLIA Guardiã do amor de Deus pela humanidade. Preservar sua harmonia é missão de todos

w DOM IRINEU Vida para servir

Pais: tesouros na missão da criação humanaCorações que semeiam as boas sementes de vida. Dom Alberto e o Voz de Nazaré destacam homenagem aos pais, no próximo domingo. CADERNO 1, PÁGINA 3 E CADERNO 2, PÁGINA 3. w CARINHO Fundamental na relação entre pais e filhos de famílias unidas pela fé

Paz: VOZ em campanha e oração junto com o PapaVoz de Nazaré lança nesta edição a campanha "Estamos em oração pela Paz no Mundo", como forma de estimular orações. CADERNO 2, PÁGINAS 11

Jesus transfi gurado de amor é a luz do PaiPara fortalecer seus discipulos, Jesus revela-se como a luz que impulsiona a Igreja que se reúne neste domingo para celebrar. CADERNO 2, PÁGINA 5. w TRANSFIGURAÇÃO Fortaleza de um Igreja vista à luz do Senhor

Dom da vida celebrado em comunidade

Corrida é pela fé, dizem os atletas que formam a mais nova romaria do Círio de Nazaré. CADERNO 2, PÁGINA 4.

Círio: nova romaria com corredores

DIVULGAÇÃO

LUIZ ESTUMANO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Page 2: Voz de Nazaré

Fun da do em 5 de ju lho de 1913

FUNDADORPe. Flo ren ce Du bois, bar na bi ta

PRESIDENTEDom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Be lém do Pa ráVICE-PRESIDENTE

Monsenhor Marcelino FerreiraVigário geral da Arquidiocese de Belém do Pa rá

DIRETOR GERALDiácono Antônio Carlos Gomes de Freitas

DIRETORA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO Marluce Guerreiro Milhomem

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO Mário Jorge Alves

DIRETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Arnaldo Pinheiro

COORDENAÇÃOBernadete Costa (DRT/PA 1326)

CONSELHO DE PROGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO João Car los Pe rei ra

Padre Nilton Cezar ReisPadre Cláudio de Souza BarradasEDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Sérgio Santos (DRT/PA 579)As si na tu ras, dis tri bui ção, ad mi nis tra ção e re da ção

Ave ni da Go ver na dor Jo sé Mal cher, Edi fí cio Pau lo VI, 915CEP: 66055-260, Bair ro Na za ré, Be lém - Pa rá

Te le fo nes: (91) 4006-9200/ 4006-9209. ARQUIDIOCESE DE BELÉM-PARÁ

Fax: (91) 4006-9227Re da ção: (91) 4006-9200/ 4006-9238/

4006-9239/ 4006-9244/ 4006-9245Site: www.fundacaonazare.com.br

E-mail: [email protected] veí cu lo da

Fun da ção Na za ré de Co mu ni ca ção CNPJ nº 83.369.470/0001-54

Im pres so no par que grá fi co de O Li be ral

FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO

Jornalista e professor

Mais uma vez volto a (e de) Lourdes, a cidade, no sul da França, onde Nossa Senhora

(por ser Lourdes, “de Lourdes”) se fez vi-sível a Bernadette Soubirous, há exatos 156 anos. Nas férias, troco um dia de via-gem turística, digamos assim, por igual jor-nada de oração e de recolhimento. Largo tudo, tomo um avião e vou embora para Lourdes, onde me submeto a um retiro es-piritual aos pés da gruta de Massabielle. O roteiro é sempre o mesmo e posso refa-zê-lo sem mapa ou guia.

Há muitos anos, Emília e eu saímos de avião, rumo a Lourdes. Apanhamos o táxi no aeroporto da pequena cidade e, invariavelmente, o motorista me pergunta se é uma promessa que me leva a Lourdes. A resposta é sempre a mesma: não, meu amigo. Não faço promessas. Não negocio com o sagrado.

Fazer promessa é uma atitude que a Igreja não condena, mas se mantém alerta aos exageros. Cada um possui a relação que acha saudável com o mundo que não é visível. A minha, com Nossa Senhora, é de Mãe e filho. Não há troca (senão de palavras doces) ou débito a pagar. Há amor em nossa história. Nada posso pagar a Nossa Senhora, a não ser com ações de pureza de coração.

Todos os anos, no Círio, vejo imensas e comoventes cenas de pessoas que maltratam o corpo para dizer a Nossa Senhora de sua gratidão. Penso que a dimensão da dor é a mesma da gratidão. Ainda assim percebo, assustado, que muita gente não ouviu o que Jesus disse: quero misericórdia e não sacrifício (Mt 9:13). Mas quem sou eu para julgar a maneira como meus irmãos se relacionam com a Misericórdia?

Nunca fiz promessa alguma de ir a Lourdes. Vou para rezar, para agradecer e para conversar mais de perto com Nossa Senhora. Sei que o local não é fator número um, porque Ela me ouve onde quer que eu esteja, mas gosto de ficar ali, onde Ela pôde ser vista por uma menina de larga fé.

Em Lourdes, por amor à Senhora - (parte I)

João Carlos [email protected]

Economista e escritor

Estava lendo os textos da missa de hoje (14-07-14), data em que es-tou escrevendo, e meditei sobre a

1ª leitura de Isaias.O Senhor detestou o excesso de

oferendas vazias. Hoje não oferecemos mais sacrifícios de animais, mas, conheço pessoas que fazem novenas a tudo quanto é Santo, negociando promessas e não fazem esforço para corrigir os seus próprios erros.

O que o profeta proclama é muito claro nos versículos, 16 e 17. “Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva”.

Portanto, o importante é manter o coração puro e dirigir as nossas ações para o bem.

Viver as práticas religiosas, e obedecer aos mandamentos de Deus e da Igreja, são práticas meritórias e indispensáveis para quem é fiel a Jesus. Assim, estaremos sempre em sintonia com os preceitos Evangélicos, na prática do bem, na defesa da família, na ajuda aos necessitados. Não só aos que precisam de ajuda material, mas também aos carentes da Palavra de Jesus. Que os pais se preocupassem com formação religiosa dos filhos, na mesma proporção com que o fazem na formação intelectual ou profissional.

Como seria bom que os nossos políticos lessem e meditassem sobre este texto e não fizessem da atividade política um meio de vida pessoal ou familiar e sim um valioso instrumento de solução dos problemas coletivos.

Acabamos de sair da enorrme ilusão da “Copa do Mundo” e entramos agora na responsabilidade de escolher presidente, governadores e legisladores. Devemos ser equilibrados e astutos, não nos deixando levar pelas falsas promessas. Pedir ao Espírito Santo que nos inspire a escolher aqueles que irão manipular os altos impostos que todos nós pagamos.

“Lavai-vos, purificai-vos”

José Pereira [email protected]

Panorama

CHARGE DOANDRÉ ABREU

Comente esta charge: [email protected]

Alegria de ser católico

Engenheiro civil e escritor

Dia dos pais

Ivens Coimbra Brandã[email protected]

Encontro Fraterno

BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 20142

Opinião

“É a cara do pai!” Esta é uma expressão muito comum quando se quer dizer da

semelhança física entre pai e filho. Pode ser uma saudação ao pai, que se faz através do filho, dizendo-se da parecença no que é visível, a retratar o vínculo entre pai e filho a partir dos traços genéticos que são repassados através de gerações. Assim, a vida ao ser transmitida leva um ‘selo’, compro-vando-se hoje a descendência pelo exame do DNA.

Há de se refletir então, sobre o compromisso do pai para com o filho. Ao transmitir traços genéticos, traduzidos na aparência física, o pai tem o dever de dar testemunho de vida que sirva de bom exemplo para o filho. Sem dúvida, o pai é um referencial para o filho. Considerada a individualidade, a liberdade inerente à pessoa humana,

o pai não é responsável pelas atitudes do filho, no entanto, sempre espera o melhor para aquele (ou aquela) que gerou, acompanhando seus passos, por vezes de longe, até o fim da própria vida.

A dignidade de pai é delegada pelo Criador ao homem, elegendo-o colaborador do Plano de Deus: “Veja! A aliança que eu faço com você é esta: você será pai de muitas nações. E não se chamará Abrão, mas Abraão, pois eu o tornarei pai de muitas nações. Eu o tornarei extremamente fecundo. De você farei surgir nações, e de você nascerão reis” (Gn 17, 4-6).

Já no ocaso da vida, renascendo com as crianças que me cercam, com os amigos que me animam, me dirijo em especial aos leitores ‘mais vividos’, os pais dos pais, ora partilhando um soneto de autoria do saudoso Dom Hélder Câmara, intitulado VELHOS VINHOS: “Agora / que a velhice começa / preciso aprender com o vinho / a melhorar, envelhecendo / e sobretudo / a escapar / do perigo terrível / de envelhecendo / virar vinagre ...” (Mil razões para viver - p. 29 - Ed. Civilização Brasileira S.A. RJ, 1980).

É a centralidade da família como principal recurso para as pessoas e na preparação matrimônial. É indispensável para o desenvolvimento das pessoas, sem perder de vista a família ideal que é a cristã.RITA PORTELA, 45, secretária.

É fundamental em qualquer igreja, porque tem o papel de encaminhar as famílias para os caminhos de Deus, sua importância primordial é evangelizar os membros da família para seguirem na fé. LORENA FERREIRA, 22, estudante.

Sua voz

Ela é tão importante quanto as outras, pois abrange mais os grupos de casais e discutem a importância da família. Porém, todas têm a sua importância. JOCIMAR SERRA, 78, aposentada.

Qual a importância do trabalho da Pastoral Familiar nas igrejas?

Page 3: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014 3

“Filipe disse: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta’. Jesus

respondeu: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me conheces? Quem me viu, tem visto o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo; é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Crede-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Crede, ao menos, por causa destas obras” (Jo 14, 8-11). Bendita seja a aparente ingenuidade de Filipe, desejando ver o Pai. Daqui parte nossa reflexão para o dia dos pais, comemorado no segundo domingo de agosto, quando a Igreja Católica no Brasil inicia também a Semana da Família. Torna-se ainda mais oportuno abordar este tema pela proximidade da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos a respeito da família.A vocação dos homens que se fazem pais tem a sua origem da paternidade do próprio Deus, sabendo inclusive que se aprende mais sobre família e sobre as relações entre as pessoas olhando para o alto, para a Santíssima Trindade. Paternidade, filiação, fraternidade criatividade, todas as desejáveis características das pessoas, podem encontrar no próprio Deus sua fonte! E permitam-me todos os pais envolvê-los na voragem de amor que é a vida divina, convidando-os a abrirem o coração e redescobrirem sua vocação e sua missão na família e na sociedade.Queridos pais, todos vocês foram e são filhos! Ninguém é fonte absoluta de uma família. Desejo-lhes a capacidade de olhar para trás e identificar o melhor que possa existir na história de sua família. Há valores que passam de geração em geração e a dignidade de sua família não se encontra apenas no nome, sem dúvida importante, mas nas coisas boas de que vocês são guardiães. Vocês podem entrar em seu próprio coração, recolhendo, como a criança que existe em cada um, as boas sementes transmitidas pelos antepassados. Por falar em nome, já perceberam que são vocês que o conservam e transmitem às gerações sucessivas? Sejam pois, dignos de manter acesa este facho aceso da dignidade das gerações!Dentre os muitos tesouros que lhes foram confiados, é proprio da missão paterna ser a referência de autoridade na família. Autoridade e não autoritarismo! E autoridade verdadeira vem de dentro, a partir de convicções claras e objetivos a serem alcançados. Chama atenção a força com que Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, se faz presente em momentos críticos da vida de seus discípulos. Numa travessia do

Mar da Galileia (Cf. Mt 14, 22-33), barca agitada pelas ondas, vento contrário, homens medrosos que veem Jesus caminhando sobre as águas e pensam estar diante de um fantasma. “Coragem! Sou eu! Não tenhais medo!” É tempo de pedir a Deus, na comemoração do dia dos pais, que a força viril dos que receberam esta vocação seja restaurada em nossas famílias. Redescubram a coragem para ajudar a família na superação do medo dos fantasmas! Sejam capazes de discernir entre o vento, os terremotos e o fogo (Cf. 1 Rs 19, 9-13), ajudando a identificar o murmúrio da brisa leve em que o Senhor Deus se manifesta. Brote dos lábios e do coração de todos os pais de família, sustentados no mar na vida pelas mãos firmes do Senhor Jesus, a profissão de fé a

ser renovada no domingo dos pais: “Verdadeiramente, tu és o filho de Deus” (Mt 14, 33). Afinal, são adultos estes que realizam uma missão de tamanha importância. Deles pedimos um sinal que nos ajude a firmar a confiança no Senhor.Mas para chegar ao discernimento pedido aos pais de família, devem estes tirar o tempo necessário para, como o profeta Elias (Cf. 1 Rs 19, 9-10), orar confiantemente em nome da própria família. Proponho, por ocasião do dia dos pais, que as refeições nas casas sejam abençoadas com uma oração feita pelo pai: “Senhor Deus, que conservais tudo o que criastes e não deixais de conceder aos vossos filhos o alimento necessário, nós vos agradecemos por esta mesa fraterna, preparada para alimentar e fortalecer o nosso corpo; nós vos

rogamos que também nossa fé, sustentada com a vossa palavra, cresça pela busca constante do vosso Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém!” Esta oração pode ser feita sempre às refeições, confiando-a cada dia a um dos membros da família. Entretanto, a oração silenciosa, feita pelo pai de família, com confiança total no Pai do Céu, com o qual lhe foi dada a graça de partilhar a responsabilidade pelo lar, não pode faltar. Só assim terá forças necessárias para enfrentar as muitas tormentas do caminho.Durante muitos séculos, o pai de família foi considerado como o suficiente provedor das necessidades de todos. As esposas assumiam a educação dos filhos e as tarefas domésticas. Mudam os tempos, as mulheres também têm atividades laborativas fora de casa, as tarefas são compartilhadas e a responsabilidade abraçada a dois. No entanto, valha hoje um apelo aos pais de família justamente pela sua missão ligada ao trabalho. Faz parte da dignidade do ser humano ganhar o pão com o suor do próprio rosto, mesmo quando seu trabalho não for prioritariamente ligado ao esforço físico. Gratidão a Deus providente que permite aos pais levarem o necessário à família e à sustentação dos filhos. Apreensão diante das múltiplas dificuldades existentes para que o trabalho seja adequadamente remunerado e até para que haja postos de trabalho para toda a população. Oração fervorosa, para que aos pais sejam dadas estas condições indispensáveis.A missão dos pais de família pode se expressar no pedido feito por Filipe, cuja ingenuidade agradecemos. Queridos pais, queremos que saibam ser nosso interesse apenas uma coisa, que vocês nos mostrem “o Pai”. Sejam de tal forma parecidos com o Pai do Céu, que trabalha sempre! Ajudem-nos a chamar o Pai de Jesus de “Pai Nosso”, ensinando-nos a rezar cada parte da oração que brotou de seu coração para ser entregue a nós. Sejam transparência do amor de Deus, tão infinito que se faz pequeno e próximo de cada filho. Sejam para suas esposas companheiros fiéis, amigos afetuosos, como Deus os pensou. Contamos com a firmeza de vocês e, quando esta lhes faltar, saibam que a Igreja reza por vocês e quer sustentá-los na tarefa exigente e gratificante que lhe foi entregue. Obrigado por vocês serem testemunhas da Providência de Deus para as famílias! Confiem nesta Providência para todos os passos a serem dados na vida! Saibam valorizar as rugas, os achaques da idade, o cansaço, para muitos a calvície ou os cabelos brancos. Tudo encontre seu sentido na entrega alegre da vida, com a qual vocês constroem a própria dignidade e felicidade. Deus os abençoe!

Mostra-nos o Pai

Arcebispo

A vocação dos homens que se fazem pais tem a sua origem da paternidade do próprio Deus

Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Conversa com meu povo

Arcebispo

ArcebispoArcebispo

Page 4: Voz de Nazaré

LiturgiaBELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 20144

Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encon-tro, caminhando sobre a água”. 29 E Jesus respondeu: “Vem!”. Pedro (...) começou a andar so-bre a água, em direção a Jesus. 30 Mas, (...) ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” 31 Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro e lhe disse: “Homem fra-co na fé, por que duvidaste?” 32 (...) o vento se acalmou. 33 (...) prostraram-se diante dele, dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”.

B) COMENTÁRIO

Observemos a postura de Jesus! Depois de saciar o povo, ele ordena claramente a seus discípulos que cruzem o mar, enquanto despediria a multidão para ficar a sós com o Pai celeste. É realmente bonito ver este Filho, que se programa para estar somente com seu Pai! “Coisas de Filho e Pai; de Pai e Filho”! Ele

dissera: “Eu e o Pai somos um” (Jo 10,30); “o Pai está em mim e eu no Pai” (Jo 10,38).

Os evangelistas, em especial Lucas, atestam a intensa vida de oração espelhada em Jesus, na intimidade e submissão à vontade do Pai. Assim, tanto a oração comunitária como a particular são essenciais em nossas vidas de filhos de Deus. Isto ensina-nos o Primogênito.

O mestre manifesta ao grupo seleto, sua glória e prerrogativa divina no poder sobre as águas. O Pai abre caminho sobre o mar (Ex 14,21) enquanto o Filho caminha sobre o mar (v.26). Do domínio sobre a natureza vem o decorrente gesto de prostração e a proclamação de fé (v.32). O reconhecimento do Filho é o primeiro passo para chegar ao Pai, destino que nos conduz Jesus (Jo 14,6). Ele é “o Caminho a Verdade e a Vida” (Jo 14,6).

Este é o domingo especial do mês vocacional, recordando que Aquele que chama é o mesmo

que envia: “Senhor, (...) manda-me ir ao teu encontro (...) ‘Vem’ (...) Senhor, salva-me!”. Ir ao encontro de Jesus não é fácil, é um desafio diante das forças naturais; é sempre um caminhar sobre as águas, e necessitamos coragem, decisão, e fé.

Quando Pedro solicita e acolhe o convite do mestre e se põe a caminhar sobre as águas não estava tão seguro de poder fazê-lo. Aliás, se tivesse pensado (...) nem teria saído da barca em alto-mar. Ouviu a voz de Jesus que o chamava e, sem pensar no risco que corria, foi ao seu encontro. A confiança o faz ser resoluto.

A fé e somente ela é o eixo das boas proezas na vida. “Nada é impossível a Deus”! E “tudo é possível ao que crer”. Mesmo sabendo que Jesus estende a mão a Pedro e a quem lhe pede a salvação (v.31), devemos incrementar nossa fé para resistir às tempestades das dúvidas: “Homem fraco na fé (...)” E a minha, a tua?

Formado em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma

A) Texto: Mt 14,22-33

Depois da multiplicação dos pães, 22 Jesus man-dou que os discípulos

entrassem na barca e seguis-sem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele des-pediria as multidões. 23 Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noi-te chegou, e Jesus continuava ali sozinho. 24 A barca, porém já longe da terra, era agitada pelas ondas (...) 25 (...) Jesus, veio até os discípulos andando sobre o mar. 26 (...) os discípu-los o avistaram e disseram: “É um fantasma”. E gritaram de medo.27 Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” 28 Então

Padre Romeu [email protected]

Homilia Dominical

Liturgia da Semana

08/08 - SEXTA-FEIRABeato Antero Mateo Garcia - Ferroviário e mártir

Para aumentar a esperança leiga, temos aqui um espanhol, que viveu de 1875 a 1936. Casado, pai de oito fi lhos, dos quais dois religiosos. Era funcionário da ferrovia de Barcelona.

Nas idas a missa com sua família, conheceu os dominica-nos, onde se consagrou na ordem terceira. Grande fé na Eucaristia e no Rosário (poderia ser padroeiro do Terço dos Homens). Na perseguição católica da guerra civil, foi preso e levado ao campo de extermínio. Antes disse a sua fi lha: “Dou minha vida pelo triunfo do Reino de Deus na Espanha”.

09/08 - SÁBADOBeato Faustino Oteiza - Escolápio e Mártir

E na mesma guerra civil espanhola, temos também um sacerdote da Ordem Religiosa dos Clérigos Regulares das Escolas Pias, os Escolápios. Foi profes-sor de ensino primário e formador dos

noviços. Escreveu entre outros: Um livro a Jesus Eucarístico e a Maria Santíssima. Quando a perseguição aumentou era o “repórter” dos fatos. Em uma das cartas ao provincial escre-veu: “ (...) em vários quilômetros sou o único padre. Estou vivo até agora. Se o Senhor me chamar estou pronto, este será o meu destino”. Foi preso e morto baleado juntamente com seu irmão fl orentino Felipe, na estrada para Azanuy.

10/08 - 19º DOMINGO DO TEMPO COMUMSão Lourenço - Diácono e Mártir

Depois da morte do seu pastor, Papa Sisto II, chegou a vez de Lou-renço, assim como o papa tinha pré-anunciado: “Sua coroa será daqui a

três dias”. O governador pediu para que ele entregasse os tesouros da Igreja, e trazendo viúvas, aleijados e mendi-gos ele diz que estes eram “o tesouro precioso” da Igreja. Foi então condenado a ser queimado vivo em uma grelha. Diz a tradição que Lourenço não sentia o fogo, e disse aos carrascos: “Vira-me, deste lado já está bom”. Foi conside-rado como “Príncipe dos Mártires”.

12/08 - TERÇA-FEIRASanta Joana Francisca de Chantal - Religiosa

Filha de um político francês do séc. XVI, Joana não conheceu a miséria. Casou-se com o barão de Chantal aos 20 anos e por 8 anos viveram felizes com seus 6 filhos,

até seu esposo falecer em um acidente na caçada. Começa então uma nova página em sua vida. Com a orientação espiritual de S. Francisco de Sales, cuidou dos filhos, muito depois se torna carmelita, e com S. Francisco, criaram a Cong. de Visitação de S. Maria. Assim como S. Vicente de Paulo e S. Luísa de Marillac, formam os chamados “casais da caridade”.

13/08 - QUARTA-FEIRAPonciano e Hipólito de Roma

- Papa e Teólogo, Mártires

Ponciano herdou dos seus su-cessores: Calisto I e Urbano I, as dificuldades causadas pelo cisma de Hipólito, que era muito conser-vador e profundo conhecedor da

teologia, e foi contra a clemência excessiva para com os hereges, causando assim, divisão. Tornou-se o pri-meiro Antipapa da história. O imperador da época, Severo, mandou os dois ao exílio na Sardenha. Lá eles se reconciliaram, trazendo a paz, mas suas vidas fo-ram ceifadas por ordem do imperador em 235.

14/08 - QUINTA-FEIRASão Maximiliano Maria Kolbe - Sacerdote e Mártir

Este humilde polonês e servo franciscano, assim como outros mártires que viveram os horrores das duas grandes guerras mun-diais, lutou usando os meios de

comunicação, em pleno período nazista para evange-lizar. Fundou a “Milícia da Imaculada” em 1917. Em 1922 criou a revista “Cavaleiro da Imaculada”, cujo, a Gestapo alemã fez terminar em dezembro de 1940. Foi levado ao campo de Auschwitz, mas antes de mor-rer ofereceu-se no lugar de um outro prisioneiro. João P. II o chamou de “Patrono de nosso difícil século”.

Benedito Otávio ([email protected])

Santos da semana

11/08 - SEGUNDA-FEIRASanta Clara de Assis - Virgem

Essa grande amiga de S. Francisco, em vida, já demons-trava sinais de santidade. Con-traiu uma doença que deixou-a acamada, então viu o sepulta-mento de Francisco projetado na parede de seu quarto, re-petiu-se também na noite de natal, onde ela viu o presépio e acompanhou o santo ofício na igreja de Santa Maria dos Anjos. Por isso é considerada padroeira da televisão. Outro fato foi o impedimento da in-vasão dos turcos, por ela, uti-lizando o ostensório com o Ss. Sacramento. Canonizada dois anos após sua morte.

w Dia 8, sexta-feiraCor (branco)Primeira leitura (NA 2,1.3;3,1-3.6-7)Responsório (DT 32,35-41)Evangelho (MT 16,24-28)Dia 9, sábadoCor (verde)Primeira leitura (HAB 1,12-2,4)Responsório (9A)

Evangelho (MT 17,14-20)w Dia 10, domingoCor (verde)Primeira leitura (1RS 19,9A.11-13A)esponsório (84)Segunda leitura (RM 9,1-5)Evangelho (MT 14,22-33)w Dia 11, segunda-feiraCor (branco)

Primeira leitura (EZ 1,2-5.24-28C)Responsório (148)Evangelho (MT 17,22-27)w Dia 12, terça-feiraCor (verde)Primeira leitura (EZ 2,8-3,4)Responsório (118)Evangelho (MT 18,1-5.10.12-14)w Dia 13, quarta-feira

Cor (verde)Primeira leitura (EZ 9,1-7;10,18-22)esponsório (112)Evangelho (MT 18,15-20)w Dia 14, quinta-feiraCor (vermelho)Primeira leitura (EZ 12,1-12)Responsório (77)Evangelho (MT 18,21-19,1)

Page 5: Voz de Nazaré

Se acumulas as riquezas como um tesouro, elas roubam-te a alma. (5 de agosto)

Quando não se adora a Deus, torna-se adorador de outra coisa. Dinheiro e poder são ídolos que muitas vezes tomam o lugar de Deus. (2 de agosto)

Desejo a cada família que possa redescobrir a oração doméstica: também isso ajuda a entender-se e a perdoar. (31 de julho)

BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014 5

VaticanoPapa recordou, durante o An-

gelus do domingo, 3 de agos-to, que “partilha - comunhão

- Eucaristia” constitui o caminho que Jesus nos indica no Evangelho de São Mateus: caminho que nos le-va a enfrentar com fraternidade as necessidades deste mundo, mas nos conduz para além deste mundo.

QUERIDOS IRMÃOS E IRMÃS, BOM DIA!

Neste domingo, o Evangelho nos apresenta o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes (Mt 14, 13-21). Jesus o realiza ao longo do lago da Galileia, em um lugar isolado onde havia se retirado com os seus discípulos depois de saber da morte de João Batista. Mas tantas pessoas os seguiram e os alcançaram; e Jesus, vendo-as, sentiu compaixão e curou os doentes até a noite. Então os discípulos, preocupados com a hora tardia, sugeriram-lhe despedir a multidão para que pudesse ir aos povoados comprar algo para comer. Mas Jesus, tranquilamente, respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16); e fazendo-se levar cinco pães e dois peixes, abençoou-os e começou a fracioná-los e a dá-los aos discípulos, que os distribuíam ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos e mesmo assim sobrou!

A PRIMEIRA É A COMPAIXÃO

Neste acontecimento, podemos ver três mensagens. A primeira é a compaixão. Diante da multidão que O segue e - por assim dizer - “não O deixa em paz”, Jesus não reage com irritação, não diz: “Este povo me cansa”. Não, não. Mas reage com um sentimento de compaixão, porque sabe que não o procuram por curiosidade, mas por necessidade. Mas estejamos atentos: compaixão - aquilo que sente Jesus - não é simplesmente sentir piedade; é mais! Significa com-paixão, isso é, identificar-se no sofrimento do outro a ponto de tomá-lo para si. Assim é Jesus: sofre junto a nós, sofre conosco, sofre por nós. E o sinal dessa compaixão são as numerosas curas por Ele realizadas. Jesus nos ensina a colocar as necessidades dos pobres antes das nossas. As nossas necessidades, por mais legítimas, não serão nunca tão urgentes como aquelas dos pobres, que não têm o necessário para viver. Nós falamos dos pobres. Mas quando falamos dos pobres, sentimos que aquele homem, aquela mulher, aquelas crianças não têm o necessário para viver? Que não têm o

Papa ao Angelus: Compaixão, Partilha, Eucaristia Jesus indica no Evangelho de São Mateus estes três caminhos para que o homem enfrente com fraternidade as necessidades deste mundo

REFLEXÃO

O encontro do Papa Francisco com bispos e fiéis dos países asiáticos será marcado por momentos de oração e fraternidade. Durante a visita à Coreia do Sul, de 14 a 18 de agosto, o Papa beatificará 124 mártires coreanos e também participará da VI Jornada da Juventude Asiática. Essa é a terceira viagem internacional do Papa.

Conforme informações do Comitê local, Francisco será acompanhado por 90 bispos asiáticos no período de cinco dias. “Dos quais 30 convidados pelo próprio Papa e 60 vindos dos países asiáticos estarão presentes nos vários momentos dos quais Francisco participará durante a visita à Coreia do Sul”, informou o Comitê em nota

à imprensa.Acompanhará o Papa na viagem

o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin; o prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni; presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, Cardeal Rylko.Também participarão da visita o presidente da Federação das Conferências Episcopais da Ásia, Cardeal Oswald Gracias, além dos bispos do Japão, Mianmar, Filipinas, Mongólia, Laos e outros países asiáticos.

A visita do Papa Francisco à Coreia encerrará com a celebração da missa pela paz e a reconciliação com a

Visita do Papa Francisco a Coreia do Sul será pela paz

que comer, não têm o que vestir, não têm a possibilidade de remédios (…) Também que as crianças não têm a possibilidade de irem à escola. E por isto, as nossas necessidades, por mais legítimas, nunca serão tão urgentes como aquelas dos pobres que não têm o necessário para viver.

A SEGUNDA MENSAGEM É A PARTILHA

A segunda mensagem é a partilha. A primeira é a compaixão, aquilo que sentia Jesus, a segunda é a partilha. É útil confrontar a reação dos discípulos, diante do povo cansado e faminto, com aquela de Jesus. São diferentes. Os discípulos pensam que seja melhor dispensá-lo, para que

possa ir procurar comida para si. Jesus, em vez disso, diz: dai-lhe vós mesmos de comer. Duas reações diferentes, que refletem duas lógicas opostas: os discípulos raciocinam segundo o mundo, para o qual cada um deve pensar em si mesmo; raciocinam como se dissessem: “Arranjem-se sozinhos”. Jesus raciocina segundo a lógica de Deus, que é aquela da partilha. Quantas vezes nós nos viramos para outro lado para não vermos os irmãos necessitados! E este olhar para outra parte é um modo educado para dizer, em luvas brancas, “arranjem-se sozinhos”. E isto não é de Jesus: isto é egoísmo. Se tivesse dispensado a multidão, tantas pessoas teriam ficado sem comer. Em vez disso, aqueles poucos pães e peixes, compartilhados e abençoados por

Deus, foram suficientes para todos. E atenção! Não é uma magia, é um “sinal”: um sinal que convida a ter fé em Deus, Pai providente, que não nos deixa faltar o “nosso pão cotidiano” se nós sabemos compartilhá-lo como irmãos.

A TERCEIRAMENSAGEM

C o m p a i x ã o , partilha. E a terceira mensagem: o milagre dos pães preanuncia a Eucaristia. Vê-se isso no gesto de Jesus que “pronunciou a benção” (v. 19) antes de fracionar os pães e distribui-los ao povo. É o mesmo gesto que Jesus fará na Última Ceia, quando instituirá o memorial

perpétuo do seu Sacrifício redentor. Na Eucaristia, Jesus não dá um pão, mas O pão de vida eterna, doa a Si mesmo, oferecendo-se ao Pai por amor nosso. Mas nós devemos ir para a Eucaristia com aqueles sentimentos de Jesus, isso é, a compaixão e aquela vontade de compartilhar. Quem vai à Eucaristia sem ter compaixão pelos necessitados e sem compartilhar não se encontra bem com Jesus.

Compaixão, partilha, Eucaristia. Este é o caminho que Jesus nos ind ica nes te Evange lho . Um caminho que nos leva a enfrentar com fraternidade as necessidades deste mundo, mas que nos conduz além deste mundo, porque parte do Pai e retorna a Ele. A Virgem Maria, Mãe da divina Providência, acompanhe-nos neste caminho.

w COMUNHÃO Papa Francisco no importante momento da celebração eucarítica

DIVULGAÇÃO

Page 6: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 20146

Igreja no BrasilACOLHIMENTO

Para Dom Jaime o fenômeno da globalização favorece a imigração

Arcebispo de Porto Alegre: a acolhida ao imigrante é questão evangélica

No programa a “Voz do Pastor”, da Rádio Aliança de Porto

Alegre, Dom Jaime chamou a atenção da população so-bre a questão da migração atual e fez memória da his-tória da imigração europeia para o Brasil recordando que como os peruanos e africanos que agora preci-sam de acolhida, no passado os europeus viveram a mes-ma situação.

“Nestas últimas semanas temos s ido informados a respei to da s i tuação dos migrantes que estão chegando ao nosso estado do Rio Grande do Sul. São haitianos, peruanos, senegaleses, ganeses, entre outros. Trata-se de uma realidade difícil e desafiadora” disse Dom Jaime.

O Arcebispo lembrou que para o imigrante é um realidade difícil porque, marcados pelos sonhos de uma vida melhor para si e para os seus, trazem consigo nada mais que esperança. "Eles não sabem o que encontrarão, e se encontrarão humana acolhida. Buscam u m “ m u n d o m e l h o r ” , afirmou.

Para Dom Jaime, apesar das dificuldades e dos riscos que sempre precisam ser considerados, a confiança e a esperança estão na base das migrações, o sonho de uma vida digna para si e os seus dá, ao migrante, coragem e forças para partir em busca do novo.

D e a c o r d o c o m o

w REALIDADE Rio Grande do Sul tem recebido haitianos, peruanos e outros imigrantes

DIVULGAÇÃO

O regional Sul da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou, no dia 17, uma carta ao governo do estado de São Paulo pedindo a sanção do Projeto de Lei Estadual 797/2013, que veda a revista vexatória nos presídios paulistas. A norma foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Legislativa, no dia 3 de julho.

Na carta, assinada p e l o A rc e b i s p o d e S ã o Pa u l o ( S P ) e presidente do Regional, Cardeal Odilo Pedro Scherer; pelo Bispo de Catanduva (SP ) e r e f e r e n c i a l d a Pastora l Carcerár ia n o r e g i o n a l , D o m Otacílio Luziano da Silva; pelo coordenador nacional da Pastoral Carcerária, padre Valdir João Silveira; e pelo coordenador estadual da Pastoral, Deyvid Livrini Luiz, é feito o alerta de que a visita de familiares a parentes encarcerados, que seria um momento “de comunhão”, se transforma numa “verdadeira via crucis”.

O texto considera a revista feita pelos agentes um ataque à

Regional exige fim da revista vexatória em presídios

“inviolabilidade e à sacralidade do corpo, templo vivo de Deus”.

Os bispos e representantes da Pastoral Carcerária do Regional Sul 1 da CNBB citam a Constituição Federal lembrando que este tipo de procedimento nas unidades prisionais viola a norma de que a pena não pode ultrapassar a pessoa

do condenado. Os estatutos da Criança e do Adolescente e o do Idoso também são recordados para denunciar as “humilhações e constrangimentos” a que são submetidos crianças, jovens e idosos.

O trabalho dos agentes é destacado na carta, que considera a revista

Arcebispo, o fenômeno da globalização tem favorecido maior interdependência e interação entre as nações, entre os povos, entre as pessoas, o que, por outro lado pode ser danoso ao ser humano. “Ao mesmo tempo corre-se o risco de favorecer uma cultura do descartável,

que chega a considerar pessoas como “resíduos” e “sobras”, em detrimento de uma cultura do encontro, da acolhida, da misericórdia”.

Ao final da mensagem Dom Jaime tocou na situação concreta da falta de acolhida de peruanos e africanos nas cidades do Sul e demonstrou

indignação em relação ao modo como parte da população tem recebido estes estrangeiros. “Em se falando do fenômeno migratório que estamos presenciando, causa estranheza observações genéricas de caráter, por vezes, preconceituosas e discriminatórias. Há quem

afirme que os migrantes que estão chegando até nós sejam delinquentes (...) Este tipo de observação cé lere é , cer tamente , expressão de fa l ta de compreensão da questão. Generalizar é ir muito além do razoável”, frisou.

A ACOLHIDA É QUESTÃO EVANGÉLICA

A mensagem foi concluída por Dom Jaime com uma afirmação categórica. “O migrante é pessoa humana! Como diz o Papa Francisco, acolhê-lo pode ser visto como “uma oportunidade que a providência nos oferece para contribuir na construção de uma sociedade mais justa, de uma democracia mais completa, de um país mais inclusivo, de um mundo mais fraterno e de uma comunidade cristã mais aberta, de acordo com o Evangelho”.

“degradante” para os envolvidos, pois os torna “agentes e testemunhas cotidianas de tamanho r e b a i x a m e n t o d a condição humana”, diz o texto.

E m r e l a ç ã o à segurança prometida com o procedimento, o documento considera que há uma “completa ineficácia”, uma vez que há aparelhos telefônicos, armas e drogas nas carceragens do país.

Ao final, a carta exige a substituição da revista vexatória por outros procedimentos “mais eficientes e compatíveis com a dignidade humana e a inviolabilidade do corpo”.

CAMPANHANACIONAL

A Pastoral Carcerária Nacional, em parceria com a Rede Justiça

Criminal, organiza a Campanha Nacional contra a Obrigação de Revista Íntima em Presídios, que foi lançada em 23 de abril, e cobrará da presidência do Congresso Nacional a aprovação, em regime de urgência, do projeto de lei n° 480/2013, que prevê o fim da revista vexatória nas unidades prisionais brasileiras.

wCARTA considera a revista nos presídios um ataque e violação ao corpo vivo de Deus

Page 7: Voz de Nazaré

Igreja no MundoBELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014 7

Agravou-se a epidemia do ebo-la na África Ocidental tendo atingido números alarmantes

quanto à quantidade de casos e a ex-tensão territorial, com centenas de mortos na Guiné - onde a epidemia começou em fevereiro passado, na Libéria e Serra Leoa. Assinala-se um caso provável também na Nigéria.

Não existe nenhuma vacina para prevenir e derrotar o vírus, nem qualquer tratamento específico, e por isso a letalidade do vírus é muito elevada, atingindo picos de mortalidade de 90%. Só agora que se teme o perigo de expansão do contágio, a opinião pública ocidental parece ter, f inalmente, tomar consciência da gravidade da situação.

As Cáritas da Guiné e Serra Leoa, em colaboração com as organizações internacionais e os Ministérios da Saúde locais, estão empenhadas desde o início da epidemia em atividades de sensibilização da população local, junto das famílias e nos locais públicos, para dar explicações sobre o vírus e recomendações de caráter higiênico-sanitário para a prevenção, e também na distribuição de sabão e cloro. Mais de 100 animadores estão empenhados no terreno; já são 100 mil os beneficiários da ajuda da Caritas na Guiné, 60 mil os previstos para a Serra Leoa, onde neste momento se verifica uma forte expansão do vírus e o governo declarou o estado de emergência.

É fundamenta l o pape l da sensibilização “porta a porta” e nos lugares públicos para aumentar a conscientização da população, o conhecimento das regras básicas para a prevenção e as medidas a tomar em caso de sintomas suspeitos na família e nas comunidades. É crucial a este propósito o papel dos animadores locais que conhecem profundamente

AJUDA

Sem vacina, a saída é a explicação das recomendações higiênicas

Agrava-se a epidemia do ebola na África Ocidental. A Igreja se empenha para salvar vidas

A Paróquia da Sagrada Família, a única presença católica na Faixa de Gaza dirigida pelo sacerdote argentino Jorge Hernández, foi destruída parcialmente por um míssil durante um bombardeio israelense no dia 28 de julho.

Além do Padre Hernández, na paróquia há três religiosas das Irmãs da Madre Teresa que atendem 29 crianças deficientes e nove idosas.

O sacerdote indicou que o alvo

do bombardeio era uma casa a poucos metros da paróquia e que foi completamente destruída. Entretanto, o ataque israelense também destruiu parcialmente a escola paroquial adjacente ao templo, a casa do pároco e alguns locais utilizados pela pequena comunidade.

“Tivemos uma noite difícil, mas estamos aqui. Esta guerra é absurda”, disse o Padre Hernández. “Depois

de destruir o bairro Shujayeh, o ataque israelense agora se dirige ao bairro de Zeitun. Tudo acontece ao nosso redor. Os milicianos do Hamas continuam disparando mísseis e logo se escondem nos becos. E não podemos fazer absolutamente nada. Não podemos evacuar, porque com as crianças é impossível. Suas famílias vivem por aqui. E pode ser mais perigoso sair que ficar aqui. Tentamos permanecer nos lugares

mais seguros, sempre na parte baixa”, relatou.

Na segunda-feira, 28, o exército israelense enviou mensagens de texto aos moradores do conglomerado al-Zeitun, onde se encontra a paróquia católica e a paróquia ortodoxa, para que abandonem as casas antes do bombardeio. Muitos vizinhos fugiram, mas esse não foi o destino dos refugiados que há dias permanecem no edifício paroquial.

O p r e s i d e n t e d a Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Luis Augosto Castro Quiroga, afirmou que as Forças Armadas devem impor um limite aos ataques, mas nem por isso colocar o processo de paz em risco. “A escalada da violência tem que ser resolvida sem descuidar a paz”, declarou em entrevista coletiva.

Qui roga repud iou a escalada de violência que o país sentiu nas últimas semanas e reiterou que este panorama não deve significar uma interrupção no processo de negociações em andamento em Havana. Ele pediu que “as FARC e o ELN não realizem essas demonstrações de força porque, neste momento, o que o país está buscando é a

paz com base no diálogo”.Um dos últimos episódios

violentos foi registrado na quinta-feira,31, em Miranda, Departamento de Cauca, quando uma menina de dois anos morreu e outras três pessoas ficaram feridas num ataque a bomba. A guerrilha pretendia atacar várias unidades militares na região. O ataque ocorreu dois dias depois de o presidente Juan Manuel Santos advertir que os atentados poderiam colocar em risco o diálogo de paz iniciado há mais de um ano.

Fazendo referência à seleção de vítimas convidadas a participar dos diálogos de paz, num processo que conta com a colaboração da Igreja, Quiroga falou da lista que será entregue no dia 6 de

w AUTORIDADES do mundo todo voltam suas atenções para África

FOTOS: DIVULGAÇÃO

É possível fazer ofertas também através de outros canais, entre os quais: o UniCredit, via Taranto 49, Roma - Iban: IT 88 U 02008 05206 000011063119 o Banca Prossima, piazza della Libertà 13, Roma - Iban: IT 06 A 03359 01600 100000012474 o Banco Posta, viale Europa 175, Roma - Iban: IT91 P076 0103 2000 0000 0347 013 o Banca Popolare Etica, via Parigi 17, Roma - Iban: IT 29 U 05018 03200 000000011113 00165 ROMA - via Aurelia, 796 - conto corrente postale n. 347013 tel. 06 661771 - fax 06 66177602 Ufficio Comunicazione: tel. 06 66177226 / 502 - mob. 348 5804275 [email protected] - www.caritas.it - @CaritasItaliana

DONATIVOS

e partilham a cultura e as tradições nas aldeias e comunidades, bem como o das autoridades locais, particularmente religiosas, nos quais a população coloca uma confiança especial e que podem fazer entender nas aldeias a importância de seguir as recomendações higiênico-sanitárias (lavar e desinfetar regularmente as mãos, cozer bem os alimentos, não comer caça selvagem), de prestar atenção a sintomas suspeitos e dirigir-se aos centros médicos indicados, e assinalar imediatamente os casos suspeitos.

APELO À REDE INTERNACIONAL

A Cáritas Italiana apoia desde o início da emergência as atividades das Cár i tas locais , co locou à disposição uma contribuição inicial de 20 mil euros para ajudas de urgência e continua a seguir com atenção a evolução da situação em toda a região.

Para apoiar as intervenções em curso, podem-se enviar ofertas para a Cáritas Italiana, Via Aurelia 796 - 00165 Roma, através da C/C POSTAL Nr. 347.013, especificando o motivo: “África/Epidemia Ébola”.

Colômbia: bispos manifestam repúdio aos atos violentos

Míssil atinge a única paróquia católica na Faixa de Gaza

w COLÔMBIA população e Igreja pedem por paz no país

agosto para “validar” a mesa de negociações de Havana. A lista incluirá vítimas das FARC, do Estado e dos paramilitares.

O s n e g o c i a d o re s d o governo e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia ( FA RC ) c o n v i d a ra m a Conferência Episcopal

do pa í s a acompanhar o desenvo lv imento da organização e o processo de seleção das vítimas que participarão da quarta rodada de negociações. Grupos de vítimas compostos por 12 pessoas conversarão com os delegados do governo e da guerrilha durante cinco

rodadas em total. O primeiro grupo será recebido na mesa de conversações no próximo dia 16 de agosto.

Desde 2012, o governo e as FARC mantêm um diálogo de paz baseado em uma agenda de seis pontos para acabar com mais de cinco décadas de conflito armado, durante as quais morreram 600.000 pessoas.

PAPA FRANCISCOO processo de paz também

preocupa o Papa Francisco, disse a ministra de Relações Exteriores da Colômbia, Maria Ángela Holguín, depois de conversar brevemente com o Papa após a cerimônia de canonização dos papas João XXIII e João Paulo II, em 27 de maio. “Ele me perguntou sobre

Page 8: Voz de Nazaré

Nazaré RepórterBELÉM, DE 18 A 14 DE AGOSTO DE 20148

l CAMPANHA VISA RESTAURO DO TELHADO DA CATEDRAL

A Catedral Metropolitana de Belém pede o auxílio das pessoas para a restauração do telhado da igreja. Após cinco anos da reabertura é necessário uma nova troca. A doação pode ser feita diretamente na secretária da Catedral. Mais informações 3223-2362.

O P r o g r a m a “ E n t r e Nós” este mês completa 3 anos no ar. É apresentado semanalmente na Rádio Nazaré FM às quintas-feiras das 14h às 15h pelo Bispo Auxiliar, D. Teodoro Mendes e a produção é da Pastoral da I l has . Fo rmado por dois blocos, o programa é voltado especialmente para o povo das Ilhas e um dos quadros de destaque é o Eco das Comunidades, onde você fica informado do que vão acontecer no final de semana como: Festividades, Formações Catequéticas e visitas Pastorais.

O a p r e s e n t a d o r Jo t a Ca rdoso re t omou suas a t i v idades e você a c o m p a n h a t o d a s a s segundas-feiras o Programa Saúde e Cidadania e as quartas-feiras os programas Educação e Cidadania. São horas preciosas para o cidadão aprender mais sobre os seus direi tos e deveres na soc iedade . Temas impor tan t í ss imos são debatidos. Sintonize a freqüência da vida. Ligue para o 4006-9211. Rádio Nazaré FM- 91,3. A Serviço da vida. Rumo aos 400 Anos de Evangelização na Amazônia.

l PROGRAMA “ENTRE NÓS” COMPLETA TRÊS ANOS NO AR

FM 91 .3 MHZRÁDIONAZARÉ

WWW.

FUNDACAONAZARE.

COM.BRPORTAL

NAZARÉ FUNDACAONAZARE.

FUNDACAONAZARE.FUNDACAONAZARE.

REDE NAZARÉ DETELEVISÃO CANAL 30

O programa Sobre Todas as Coisas foca

no olhar do dia a dia, em experiências vividas a luz da espiritualidade cristã. É apresentado por Eduardo Machado, terça e quinta-feira, às 5h30, 11h45, 19h45 e 22h45

l TELEJORNALISMO DA FNC ATRAI INTERNAUTAS

LUIZ ESTUMANO

RÁDIO NAZARÉ FM 91,3 - A SERVIÇO DA VIDA.

LUIZ ESTUMANO

O programa Educação e Cidadania leva

aos ouvintes informações e orientações sobre educação, direitos e deveres dos cidadãos. É apresentado por Jota Cardoso, quarta-feira, de 16h às 18h.

DIVULGAÇÃO

l FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS A Paróquia de Nossa Senhora das Graças, localizada em Ananindeua, estará realizando no período de 15 a 31 de agosto a festividade da Padroeira. O objetivo do festejo é promover a continuação da reforma da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças.

Na última quarta-feira, 6, assessores de comunicação dos candidatos que concorrerão às eleições 2014 estiveram reunidos com a Coordenação da TV Nazaré. Na pauta, os detalhes para a participação da emissora da Arquidiocese de Belém nesse momento de exercício democrático. Os temas alusivos ao processo eleitoral

veiculados pela TV Nazaré serão realizados conforme orientações da Comissão de Justiça e Paz, da CNBB. Pela 4ª vez a televisão católica insere-se nos debates a fim de auxiliar os eleitores a decidir-se pelos candidatos através do voto consciente. Os programas eleitorais estarão em pauta de 20 de agosto a 3 de setembro.

Acessos ao portal 20521 visualizações programas mais acessados :

Palavra de Vida Eterna | São Mateus 14, 13-21 - 03/08/2014 (1131 visualizações )

N a z a r é N o t í c i a s d o d ia 04/08/2014 ( 1003 visualizações )

No t i c iá r io abordou os seguintes assuntos :

-Mães se reúnem em Belém para celebrar semana mundial de aleitamento materno;

-Moradores de Brasil novo e DNIT cobram instalação de

sinalizadores em rodovia;-Agricultores da Assurini

comemoram dia do produtor rural;

-Os cuidados necessários para realizar atividades físicas na terceira idade;

-Domingo dia de vis i tar espaços de cultura em Belém;

-Conheça um processo a l t e r n a t i v o p a r a f a z e r fotografias;

- E na entrevista de hoje, vamos falar da importância do aleitamento materno para os bebês.

ELEIÇÕES 2014 NA FUNDAÇÃO NAZARÉ

LUIZ ESTUMANO

l MARITUBA FESTEJA NOSSA SENHORA DA PAZ

A Comunidade de Nossa Senhora da Paz pertencente à Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré se prepara para realizar festividade em honra a sua padroeira, de 14 a 17 de agosto, em Marituba. Com o tema “Bendita aquela que acreditou”, os momentos festivos reunirão programação religiosa com missas diárias às 19 horas e cultural. No dia, 14, abertura vai ser marcada com procissão das velas, às 18 horas. A paróquia fica na 5° rua, s/n - Bairro Novo, em Marituba.

l FESTIVIDADE DE NOSSA SENHORA DO AMPARO

Começa a partir do dia 16 de agosto a Festividade da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, localizada na Cidade Nova 8, em Ananindeua. Os preparativos iniciaram no dia 1º de agosto, quando Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém, celebrou a missa de envio das imagens peregrinas para a novena de Nossa Senhora do Amparo nas residências. Dia 15, acontece a procissão de encerramento das peregrinações, às 18, com saída do Complexo da Cidade Nova 8.

l FAMÍLIA, TEMA DA FESTIVIDADE DO BOM SAMARITANO

De 9 a 17 de agosto acontece a festividade da Paróquia Jesus Bom Samaritano, no Tapanã. Com o tema: “O Samaritano vai ao encontro da família”, que vai servir de subsídio para refletir a importância do “encontro” e da “família”. As homenagens serão marcadas com missas, carreatas, procissões, programação cultural e outros momentos. Este ano a festividade conta com o Hino escolhido na própria paróquia para o Padroeiro. A missa de abertura da festividade, 9, será presidida Pelo Padre Ramos, às 19 horas. A missa de encerramento, 17, será presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 19 horas.

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

l I ENCONTRO POR CURA E LIBERTAÇÃO

O Moviento Eclesial da Renovação Carismática Católica da Arquidiocese de Belém estará promovendo do dia 23 a 24 de agosto, de 7h30 às 18h, o I Primeiro Encontro por Cura e Liberatção, no Auditório do Seminário São Pio X, na BR 316. Para mais informações e inscrições 3222-8709/8318-2520

Page 9: Voz de Nazaré

Fundação NazaréBELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014 9

SEXTA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Evangeliza Show03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Diálogo Aberto05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Doloroso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa 08h00 - Palavra de Vida Eterna 08:05 - Mulher.com 10h15 - De Mãos Dadas 10h55 - Palavra de Vida Eterna 11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a Gente14h30 - Religare15h00 - De Coração15h30 - De Mãos Dadas16h10 - Desenho16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Doloroso18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias 19h45 - Caminhando na Fé 20h00 - Clip Show21h00 - A Palavra de Deus é Luz 21h05 - Mãe Maria 21h15 - Terra Santa News 21h40 - Palavra de Vida Eterna 21h45 - Nazaré Notícias22h30 - Espaço Cultural23h58- Encerramento da Programação TV

SÁBADO

00h00 - Música Mensagem02h00 - De Coração02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Clip Show04h00 - Espaço Cultural05h00 - Evangeliza Show05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Gozoso06h30 - Conversa Com Meu Povo

06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 Notícias Pastorais07h45 - Eu Creio07h50 - Maria de Todos os Povos08h00 - Viola Brasil08h30 - Conversa com Meu Povo09h00 - Missa no Rio de Janeiro-RJ10h00 - Diálogo Aberto11h00 - Pesca Amazônia12h00 - Notícias Pastorais12h45 - Eu Creio12h50 - Maria de Todos os Povos13h00 - Viagem pela Amazônia13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Pensando Bem15h00 - Santa Missa e Adoração em São - Paulo -SP 16H45- Notícias Pastorais 17h30 - Terço Gozoso 19h00 - Encantos da Amazônia 20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Música Mensagem22h30 - Conversa com Meu Povo23h00 - Palavra de Vida Eterna23h05 - Espaço Cultural23h59- Encerramento da Programação TV DOMINGO

00h00 - Música Mensagem02h00 - Vida Consagrada03h00 - Clip Show04h00 - Igreja que Sofre04h30 - Música Arte e Vida05h30 - Igreja no Brasil05h45 - Maria de Todos os Povos05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Glorioso06h30 - Conversa Com Meu Povo 07h00 - Santa Missa Dominical 08h00 - Notícias das Pastorais 08h45 - Eu Creio 08h50 - Maria de Todos os Povos 09h00 - Viagem pela Amazônia 10h00 - Diálogo Aberto 11h00 - Pesca Amazônia 12h00 - Notícias das Pastorais 12h45 - Clip Show 13H40 - Encantos da Amazônia 14h40 - Ângelus14h55 - Palavra de Vida Eterna15h00 - Vida Consagrada16h00 - Palavra de Vida Eterna16h05 - Dedo de Prosa17h00 - Desenho17h30 - Terço Glorioso17h55 - Palavra de Vida Eterna18h00 - Missa Santuário Nacional de - Aparecida 19h00 - Instrumental Sesc Brasil 20h00 - Janela Aberta21h00 - Espaço Cultural22h30 - Palavra de Vida Eterna22h35 - Questão de Fé23h35 - Terço Glorioso

SEGUNDA – FEIRA

00h00 - A Palavra de Deus é Luz00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Encantos da Amazônia04h00 - Clip Show05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Gozoso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a Gente14h30 - Religare15h00 - Diálogo Aberto16h00 - De Palavras16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Gozoso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Caminhando Na Fé20h00 - Fazendo Esperança20h30 - Terra Santa News20h50 - Eu Creio20h55 - Palavra de Vida Eterna21h00 - Janela Aberta22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Sinais do Sagrado22h55 - Palavra de Vida Eterna23h00 - Caminhando Na Fé23h20 - Mãe Maria23h30 - Deus com a Gente23h58- Encerramento da Programação TV TERÇA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Janela Aberta03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Diálogo Aberto05h00 - Conversa com Meu Povo05h30 - Sobre Todas as Coisas05h45 - Palavra de Vida Eterna

05h50 - Eu Creio05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Doloroso06h30 - Conversa com Meu Povo06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Sobre Todas as Coisas12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Igreja que Sofre13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Desenho15h00 - Novena do Perpétuo Socorro15h40 - Sobre Todas as Coisas16h00 - De Palavras16h30 - Conversa com Meu Povo17h00 - Desenho 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Doloroso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Sobre Todas as Coisas20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Igreja que Sofre21h00 - Questão de Fé22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Sinais do Sagrado23h00 - Conversa com Meu Povo23h30 - Religare QUARTA - FEIRA

00h00 - A Palavra de Deus é Luz00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Novena do Perpétuo Socorro03h40 - Mãe Maria03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Questão de Fé05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Glorioso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé

13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a Gente14h30 - Religare15h00 - Pensando Bem16h00 - De Palavras16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Glorioso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Caminhando Na Fé20h00 - Encantos da Amazônia 21h00 - Vida Consagrada 22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Caminhando Na Fé23h00 - De Coração23h30 - Deus com a Gente QUINTA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Pensando Bem03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Encantos da Amazônia05h00 - Conversa com Meu Povo05h30 - Sobre Todas as Coisas05h45 - Palavra de Vida Eterna05h50 - Eu Creio05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Luminoso06h30 - Conversa com Meu Povo 06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Sobre Todas as Coisas12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Igreja que Sofre13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Desenho15h00 - Diálogo Aberto16h00 - De Palavras16h30 - Conversa com Meu Povo17h00 - Desenho 17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Luminoso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias 19h45 - Sobre Todas as Coisas 20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Terra Santa News20h55 - Palavra de Vida Eterna21h00 - Evangeliza Show22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Sobre Todas as Coisas23h00 - Conversa com Meu Povo23h30 - Religare

Escute na Rádio Nazaré FM 91.3 Ligue: (91) 4006-9251

Assista na TV Nazaré - Canal 30

QUINTA – FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do terço - Mistérios Luminosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrózinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Entre nós14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h15 - Musical Nazaré15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Varanda Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem21h00 - Orando com Você – Com. Shalon.22h00 - A voz do Pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat – Igreja no Rádio

SEXTA – FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas

- Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista09h30 - Informe Noticias09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Estação Segurança14h30 - Informe Noticias15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticias15h55 - Plantão R C R16h00 - Varanda Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Saudade em Versos e Canções22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SÁBADO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - A Voz do Pastor06h30 - Questão de Fé07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem08h00 - Conhecendo Jesus10h00 - Maria de Todos os Povos11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Caminho Aberto15h00 - Criança Evangelizando Criança16h00 - Evangelizando Através do Dizimo17h00 - Musical Nazaré17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor

18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h30 - Musical Mariano18h30 - Preparando a Festa19h00 - Musical Nazaré22h00 - A voz do Pastor22h15 - Domínio jovem23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat

DOMINGO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 – A Voz do Pastor06h30 - Preparando a Festa07h00 - SANTA MISSA08h00 - Vem e Segue-me10h00 - Domingo Alegre11h55 - Momento de Oração - Ângelus,, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - A Vida e o Tempo15h00 - As Mais Tocadas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos19h00 - Clássico Nazaré20h00 - Circuito M P B22h00 - A voz do Pastor22h15 - Especial PE. Zezinho23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEGUNDA - FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h30 - Informe Notícia09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia

11h50 - Momento de Oração - Ângelus Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h20 - Cardápio Instrumental14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Saúde e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Crescendo na Fé21h00 - Orando com Você - Com. Maíra22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

TERÇA – FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 – Direito e cidadania16h30 - Informe Notícia17h25 - Informe Notícia

17h30 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas17h45 - Voz do Pastor18h00 - Novena Nossa Senhora Perpétuo Socorro18h30 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Família em Ação22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUARTA – FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrózinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticia15h55 - Plantão RCR16h00 - Educação e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem21h00 - Orando com Você - Com. Mar adentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat – Igreja no Rádio

Page 10: Voz de Nazaré

IgrejaBELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 201410

Horários de Missas na Arquidiocese de Belém

Entre em contato com seu pároco ou com a secretaria da sua paróquia e solicite que nos informem para podermos publicar.

Não encontrou o horário da sua paróquia aqui?

REGIÃO EPISCOPAL DE SANT’ANANossa Senhora da Graça(Catedral)Cidade Velha - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3223-2362/3225-2715

Igreja N. S. das Mercês(Reitoria)Comércio - BelémSábado: 12h e 17hDomingo: 12h e 17hTelefone: 3212-3102

Sant'Ana da CampinaComércio - BelémSábado: 12h (Igreja Matriz) Domingo: 7h (Col. D. Bosco) 9h (Igreja Matriz)Telefone: 3230-3734

São Judas TadeuCondor - BelémSábado: 18hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3283-6020 Sta. Terezinha do Menino JesusJurunas - BelémSábado: 6h30 e 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18hTelefone: 3272-2251 Santo Antônio de LisboaBatista Campos - BelémSábado: 6h30, 12h, 17h e 18h30Domingo: 8h, 11h, 17h, 18h30 e 20hTelefone: 3215-7004/ 3222-0097 Santíssima TrindadeCampina - BelémSábado: 16hDomingo: 7h, 10h, 11h30, 17h30 e 19hTelefone: 3215-7007/ 3242-4917 N. S. da ConceiçãoCidade Velha - BelémSábado: 18h30Domingo: 7h00, 9h00 e 18h00Telefone: 3215-7006 São JoséUmarizal - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 11h e 19hTelefone: 3230-4916

Santa LuziaJurunas - BelémSábado: 7h, 17h e 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3271-2146

REGIÃO EPISCOPALSANTA MARIA GORETTI

São Pedro e São PauloGuamá - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 18h30Telefone: 3283-6021/3259-0413 São José de QueluzCanudos - BelémSábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 20hTelefone: 3226-2151/ 3226-2612

São Domingos de GusmãoTerra Firme - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e 19h30Telefone: 3253-2656São MiguelCremação - BelémSábado: 18h30

Domingo 7h30, 11h e 18h30Telefone: 3283-6022

Nossa Senhora de FátimaFátima - BelémSábado: 17h30Domingo: 6h45, 8h30, 17h30e 19h30Telefone: 3228-0864

Paróquia Santa Maria GorettiGuamá - BelémDomingo: 9h30 e 18hTelefone: 3283-6023

N. S. de Nazaré (Basílica Santuário)Nazaré - BelémSábado: 7h, 8h30,12h,17hDomingo: 6h30, 8h, 10h,16h30, 18h, 20hTelefone: 4009-8400

São Francisco de Assis(Capuchinhos)São Brás - BelémSábado: 19h30Domingo: 6h, 7h30,9h30,18h, 20hTelefone: 3073-1500

Santo Antônio do TucundubaGuamá - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h e 19h30Telefone: 3274 -9001

REGIÃO EPISCOPALSANTA CRUZ

Imaculada ConceiçãoCastanheira - BelémSábado: 17hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3277-4642

São SebastiãoSacramenta - BelémSábado e domingo: 7h; 17h e 19hTelefone: 3264-9060/3254-7354

Jesus RessuscitadoMarambaia - BelémSábado: 18hDomingo: 8h e 18hTelefone: 3277-4643

São Geraldo MagelaVal de Cans - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30, 10h30 e 18hTelefone: 3257-7950 N. S. do Perpétuo SocorroTelégrafo - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 19hTelefone: 3264-9061

São JorgeMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 17h, 19hTelefone: 3277-4641

São Raimundo NonatoUmarizal - Belém.Sábado e domingo: 6h30 e 18hTelefone: 3277-4644

Santa CruzMarco - BelémSábado: 7h e 18h30Domingo: 7h, 9h, 11h30 e 18h30Telefone: 3277-4640/3276-0941

Nossa Senhora daConceição AparecidaPedreira - BelémSábado: 19h

Domingo: 7h, 9h, 19hTelefone: 3233-4224/3276-9573

São Francisco XavierMarco - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3283-3052

Nossa Senhora Mãeda Divina ProvidênciaVal de Cans - BelémSábado:19hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3257-2388

Sagrada FamíliaCurió Utinga - Belém.Sábado: 7h e 19h30Domingo: 7h, 9h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSÃO JOÃO BATISTA

São João Batista eNossa Senhora das GraçasIcoaraci - Belém.Sábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 10h, 18hTelefone: 3297-7250 São Francisco de AssisTapanã - BelémDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3258-8036

Nossa Senhora de FátimaIcoaraci - BelémSábado: 20hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3297-7251

Jesus Bom SamaritanoTapanã - Belém.Sábado: 7hDomingo: 7h30 e 19h30Telefone: 3033-2004

São Francisco das IlhasCotijuba - BelémSábado: 19h30;Domingo: 8h, 9h30, 19h30Telefone: 3247-1438

Santa EdwigesNova Marambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h30, 18hTelefone: 3279-1654

N. S. Rainha da PazBengui - BelémDomingo: 7h, 9h, 18h30Telefone: 3277-4645

Coração Eucarístico de JesusCatalina - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h, 10h e 19h

N. S. da Imaculada ConceiçãoOuteiro - BelémSábado: 8hDomingo: 7hTelefone: 3277-4648

N. S. do Bom RemédioConjunto Satélite - BelémSábado: 17h30Domingo: 7h, 18h30Telefone: 3289-5355

Natividade de NossoSenhor Jesus CristoConjunto Sideral - BelémDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3288-4250

Santo Antônio de Pádua

Coqueiro - AnanindeuaSábado: 19h Domingo: 7h e 18hTelefone: 3237-8350

Santo Afonso de LigórioPratinha - BelémSábado: 19hDomingo: 8h30, 19hTelefone: 3258-1554/3274-8281

São Miguel ArcanjoUna - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3234-4674

Região Episcopal São João BatistaParóquia Santa Teresinha do menino Jesus -TenonéHorário: Domingo. 7h e 18hTelefone: 3289-5368

REGIÃO EPISCOPALMENINO DEUS

N. S. AuxiliadoraAnita Gerosa(Aurá) - AnanindeuaDomingo: 7h e 18hTelefones: 3255-3828

N. S. das VitóriasAlmir Gabriel - Marituba Sábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3256-7655

Sagrado Coração de JesusJúlia Seffer - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 18hTelefone: 3265-5413

Sagrado Coração de JesusDistrito Industrial - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30Telefone: 3255-9475

Menino DeusCentro - Marituba Domingo: 6h, 8h30, 18hTelefone: 3237-8351

N. S. de NazaréColônia - MaritubaDomingo: 8h30Quinta: 19hTelefone: 3279-2624 N. S. das GraçasCentro - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3255-2654

N. S. do ÓVila - MosqueiroSábado: 19h30Domingo: 6h30, 9h30, 19h30Telefone: (91) 3771-1278

São Pio XÁguas Lindas - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 10h e 19hTelefone: 3215-7003

Santa Rosa de LimaIndependente - Benevides

Segunda a Sexta :18hSábado:17hDomingo: 07h30 e 19h30Telefone: (91)3724- 2565

REGIÃO EPISCOPALSÃO VICENTE DE PAULO

Cristo ReiGuanabara - AnanindeuaDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3235-1405

Divino Espírito SantoCoqueiro - AnanindeuaSábado: 7hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3263-0603

Santo Inácio de LoyolaIcui Guajará - AnanindeuaDomingo: 7h e18hTelefone: 91541971

São Lucas EvangelistaGuajará - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h e 9hTelefone: 3279-2621

Santa TeresinhaÁguas Lindas - AnanindeuaDomingo: 7h30, 18hTelefone: 3237-1489

N. S. de GuadalupeCoqueiro - AnanindeuaTerça a sexta: 19hSábado: 18h30Domingo: 7h ,11h e18hTelefone: 3245-7440

Cristo PeregrinoJaderlândia - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h,17h e19hTelefone: 3237-9891

Santa Paula FrassinettiCidade Nova VI - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e18hTelefone: 3279-2620

Transfiguração do SenhorCuruçambá - AnanindeuaSábado: 18h30, 20hDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3286-8570

Santa Rita de CássiaCidade Nova V - Ananindeua.Sábado: 6h30, 17h30Domingo: 6h30, 8h30,17h30, 19h30.Telefone: 3273-3191/ 3273-3310

São Vicente de PauloPaar - AnanindeuaDomingo: 7h, 8h30, 19hTelefone: 3283-8400

São José OperárioConj. Carnaúba, IcuíDomingo: 7h e 18hTelefone: (91) 3295-3545/3031-1172

Nossa Senhora do AmparoCidade Nova 8 - AnanindeuaSábado: 7h e19hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3287-2418

Falecimento Dom Benedicto Ulhôa, Arcebispo Emérito de Uberaba (MG)

O Arcebispo Emérito de Uberaba (MG), Dom Bened ic to

Ulhôa Vieira, faleceu na tar-de do domingo, 3, em decor-rência de falência múltipla dos órgãos. Ele estava inter-nado desde o mês passado no Hospital São José, apresen-tando quadro grave de asma crônica e insuficiência renal.

Em nota, o Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, lamentou a p e r d a d o i r m ã o n o episcopado. Dom Benedicto fo i v ice -pres idente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 1983 a 1987.

TRAJETÓRIADom Benedicto Ulhôa Vieira foi

nomeado bispo em 29 de novembro de 1971, pelo papa Paulo VI. Escolheu como lema episcopal “Em nome do Senhor”, desempenhando importantes atividades na Igreja no Brasil. Foi bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo (1972-1978), presidente do regional Leste 2 da CNBB, por três mandatos. Em 1978, foi nomeado arcebispo de Uberaba (MG), onde permaneceu por dezoito anos, sendo responsável pela

ordenação de 30 padres, criação de 11 paróquias e a reabertura do Seminário São José.

Dedicou-se aos estudos acadêmicos, obtendo o título de doutor em Teologia pela PUC (SP), em 1953. Escreveu milhares de artigos e diversos livros, entre eles, “Palavras de amizade e fé”, “Pregando sobre as colinas”, “Pregai o Evangelho” e “Entardecendo”, publicado em 2008. Foi membro do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia de Letras do Triângulo Mineiro. w BISPO teve grande papel nas

atividades da Igreja no Brasil

DIVULGAÇÃO

Page 11: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014 11

A Semana

Ajude a manter a Fundação Nazaré de Comunicação. Ligue para 4006-9200 e seja sócio da Família Nazaré.

Parabéns para você!

Luis Carlos Alves GomesMaria Clara M. CarvalhoMaria Clarice Pereira BarbosaMaria de Nazaré Barbosa MeirelesSueli Maria Araújo da SilvaVirginia Lucia Guerreiro DinizWaldelira Nunes de Castro 13/08 Almira Miranda LobatoCristiane do Socorro Oliveira de SouzaDoracir Siqueira dos SantosGraciete Maria Magalhães Costa

Helena Freitas da SilvaMaria Auxiliadora dos SantosMaria da Conceição Lima MatosMaria de Nazaré Brito FerreiraMaria Helena Cardoso 14/08 Diomerio Coelho SerrãoJorge Alberto Azevedo AndradeMaria Cecília Sardinha CorreaMaria da Consolação da Luz CavalcanteMariana Coelho MonteiroMercedes de Fátima Silva Tavares

08/08Andrea Cristina Nogueira de OliveiraEny Barros BarbosaFátima Silva da ConceiçãoLucia de Nazaré Pantoja BatistaMaria Barros FeitosaMaria de Jesus Souza dos SantosNazaré dos Reis LimaRaimunda Carvalho de AlmeidaRaimunda Ferreira de Lima Walter Ciriaco Teixeira 09/08João Chagas do NascimentoJosé Raimundo Sousa da SilvaMárcio Andrei Pereira SantanaMargarida AmaranteMaria Auxiliadora de Jesus Tavares

AGENDA DE DOM TEODORO TAVARES

n De 8 a 14 de agosto 2014

w SEXTA, 8 DE AGOSTO8h30 - Audiências15h30 - Missa no MADM19h - Celebração de Missa - Igreja Matriz São Domingo Gusmão (Terra Firme)w SÁBADO, 9 DE AGOSTO20h - Celebração de Missa,na Basílica Santuáriow DOMINGO, 10 DE AGOSTO 9h - Celebração da Missa, no cemitério MAX DOMINI18h - Celebração da Missa - Igreja Matriz N Sra. Da Conceição, Cidade Velhaw SEGUNDA, 11 DE AGOSTO8h30 - Audiências17h - Missa MADM19h30 - Encontro com Equipe de Nossa Senhora - 4w TERÇA, 12 DE AGOSTO8h - Instituto Regional para Formação Presbiteral ( IRFP )19h - Celebração da Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora das Vitóriasw QUARTA, 13 DE AGOSTO 9h - Encontro com a Pastoral Ecumênicaw QUINTA, 14 DE AGOSTO8h30 - Reunião do Conselho EpiscopalCongresso MADM - Bogotá

Os compromissos de Dom Teodoro Mendes Tavares podem sofrer alterações sem aviso prévio.

n De 8 a 14 de agosto 2014

AGENDA DE DOM IRINEU ROMAN

w SEXTA, 8 A DOMINGO, 10 DE AGOSTOVisita Pastoral Menino Deus - Marituba

w SEGUNDA, 11 A QUINTA, 14 DE AGOSTO Encontro com novos Bispos em Brasília-DF

n De 8 a 14 de agosto 2014

AGENDA DE DOM ALBERTO CORRÊA

Os compromissos de Dom Irineu Roman podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Os compromissos de Dom Alberto Taveira podem sofrer alterações sem aviso prévio.

w SEXTA, 8 DE AGOSTOEncontro de Bispos (Trento - Itália)w SÁBADO, 9 DE AGOSTO10h – Missa - Centenário do Monsenhor Edmundo Igreja (Catedral)w DOMINGO, 10 DE AGOSTO 9h – Crismas - Missão Belém (Benevides)19h – Missa (Paróquia de Nossa Senhora das Vitórias - Marituba)w SEGUNDA, 11 DE AGOSTO15h – Gravações (FNC)17h – Missa - Fraternidade “O Caminho”w TERÇA, 12 DE AGOSTO8h – Gravações (FNC)19h – Reunião (Equipe de Formadores)w QUARTA, 13 DE AGOSTO 6h30 – Missa (Carmelo - Benevides)10h30 – Gravação (FNC)15h – Gravações (FNC)16h – Audiência20h – Conselho Diaconalw QUINTA, 14 DE AGOSTO8h30 – Conselho Episcopal15h – Gravações (FNC)19h – Missa (Paróquia de Santo Afonso de Ligório - Pratinha)

Testemunho de Fé Envie seu TESTEMUNHO para: [email protected] ESTUMAN0

Minha história de fé começou quando conheci Jesus, e nessa estrada eu me dediquei ao máximo a servir à Igreja no meu trabalho e vida pessoal. E nessa caminhada sou agraciado com inúmeras bênçãos que peço através das minhas orações, seja na vida da minha família ou irmãos.

E uma graça muito grande que Jesus me presenteou foi me

conceder um emprego na área administrativa na FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO, pois era um sonho ant igo, trabalhar com a evangelização através da comunicação, e uni o útil ao agradável, já que sou cristão e vivo a Palavra.

Esse ano será decisivo em minha vida, pois pretendo entrar no seminário e seguir a caminhada cristã. Jesus me chama a seguir

esse caminho então deixarei que ele continue me guiando.

ALEX MONTEIRO, 22 anos, auxiliar administrativo

Rogo a Deus, à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a nossa padroeira, Nossa Senhora de Nazaré, por estarem me proporcionando chegar nesta data, uma vez que meus pais também foram abençoados com essa idade. Peço a eles que me dêem minha saúde, e que abençoem grandiosamente a família Nazaré.

RAIMUNDA DECARVALHO ALMEIDA,84 anos, 08 de agosto.

w

w w

SEGUNDA, 11 A QUINTA, 14 DE AGOSTO

SEGUNDA, 11 A QUINTA, 14 DE AGOSTO SEGUNDA, 11 A QUINTA, 14 DE AGOSTO

Encontro com novos Bispos em Brasília-DF

Encontro com novos Bispos em Brasília-DFEncontro com novos Bispos em Brasília-DF

10/08 - Diác. Wilson Ferreira Faro Lima12/08 - Pe. Raimundo Santos Carvalho Filho

w Aniversário de ordenação dos padres e diáconos diocesanos

09/08 - Pe. Valdemir Batista de Sena Júnior10/08 - Pe. Edvaldo Andrade Amaral10/08 - Pe. André Gamba11/08 - Pe. Isan Alves Vieira11/08 - Pe. Rogério Rodrigues Gomes13/08 - Pe. Bruno Marchettti13/08 - Pe. Joel Lopes de Oliveira14/08 - Pe. Jaime Adrian Kriek14/08 - Pe. Rúzevel do Socorro Lourinho Ferreira

w Aniversário natalício de padres e diáconos diocesanos

Maria Célia Silva TavaresMaria Ferreira PradoMaria Stela Pereira de OliveiraRosemile Costa Moura 10/08Carmem Tereza de Jesus SantosErnestina dos Santos SilvaLourença Fernandes MenezesMara Cely Souza de AbreuMaria Margarida Contente da SilvaMarly Sales do NascimentoRosselana Nunes da Cruz 11/08Aldalila Nascimento dos SantosAna Maria Pereira MonteiroCarlos Alberto Sales da SilvaClaudete Furtado Silva de SouzaEdite Cândida GonçalvesEliete Maria Costa BarrosoFrancirlei Pessoa de OliveiraJeanete Maria Pinto AlvesLuiz Guilherme Cecin AbreuMaria do Céu de OliveiraMaria Lenice Abreu de OliveiraMaria Luzia Barbosa Felix PotyguaraMariolina Garcia dos Santos BarileNely Bezerra PedrosaRaimundo Jorge Nunes da CruzTerezinha Vale LucasTiburcio dos SantosVânia Margareth Bahia Vieira 12/08 Altair Álvares RodriguesAugusto Martinho SilvaElza Tavares de FigueiredoJacilene Cristina Chagas Palheta

Page 12: Voz de Nazaré

Os macacos de Pierre Boule, escritor francês que se nota-bilizou com “A Ponte do Rio

Kwai” (livro filmado pelo inglês David Lean e vencedor de 7 Oscar) prosse-guem dando dinheiro aos produtores de cinema americano. Este “Planeta dos Macacos: O Confronto”, ora em cartaz nas telas internacionais, é o sexto filme sobre o tema e não será o ultimo, pois é possível que os produ-tores ligados a 20th Century Fox pen-sem em unir o assunto chegando ao que filmaram em 1968, uma história que se passava em dois mil anos no futuro quando os símios ganhariam a supremacia sobre os homens gover-nando a civilização.

O primeiro “Planeta dos Macacos” foi seguido em 1970 por uma sequencia onde se previa o final do mundo com explosões nucleares, mas os comerciantes de cinema, sabendo que a série dava muito dinheiro, acharam por bem refilmar o original, empregando os esforços do afamado diretor Tim Burton (de “Edward Mãos de Tesoura”).Como não deu certo, passaram a usar o que chamam de “prequel” tratando o tema do inicio, quando cientistas começaram a trabalhar com macacos em experimentos, como o Mal de Alzheimmer, e estes passaram a ganhar sabedoria. A meta é filmar histórias que cheguem ao pleno domínio dos animais e dessa forma “emendar” no que se viu em 1968.

Fui ver “Planeta dos Macacos: O Confronto”. É bem dirigido por Matt Reeves, autor do muitas vezes premiado “Deixe-me Entrar” (onde tratava o tema de vampiros de forma

SANTA PACIÊNCIA - ANDRÉ ABREU

Q U A D R I N H O S

Na LocadoraPedro Veriano ([email protected])

Cinema & DVD

O livro de Louise May Alcott “Little Women” (Mulherinhas) ganhou até hoje 14 versões para cinema e TV. A primeira foi ainda na época do filme mudo, 1918. E o fascínio da história é por retratar uma família padrão, mãe e quatro filhas, com o marido ausente por estar na guerra (a Civil norte-americana) e as meninas são muito unidas embora cada uma apresente característica marcante.

A versão de 1948 que ora sai em DVD no Brasil é a mais festejada. Dirigida por Mervyn Le Roy tem June Allyson, Elizabeth Taylor, Janet Leigh e Margareth O’Brien como as irmãs. Mary Astor faz o papel da mãe. A mais velha e extrovertida Jo (June Allyson) dá margem à simpatia d o v i z i n h o L a u r i e ( P e t e r Lawford), mas é com a irmã dela, a vaidosa Amy (Elizabeth Taylor) que o moço vai casar. Das quatro meninas, Meg (Janet Leigh) é quem casa primeiro deixando o lar e sentindo a falta das irmãs. Jo só ganhará um marido ao conhecer o professor Bhaer (Rossano Brazzi) quando se emprega como ama de crianças em Nova York. A lado triste da história é a morte da irmã mais nova, Beth (Margaret O’Brien), a que mais se dedicava a ajudar os pobres das redondezas.

O quadro familiar passa hoje como um traço de melodrama. Mas o filme sensibilizou nossos pais e avós, e na época da realização foi um dos sucessos comerciais da Metro, usando o ainda raro technicolor.

P A L A V R A S C R U Z A D A S

Ainda MacacosQuatro Destinos

Eu indico, o filme Padre Pio - o santo de pietrelcina. A obra retrata a caminhada do santo padre, lutando para ajudar o próximo, principalmente os pobres, tornando assim um homem santo, totalmente voltado as vontades de Deus.

HÉLIO AGUIAR, 18 anos, Estudante

eu indico

NASSRALLA

nada convencional). O roteiro dele e de Mark Bombard, Rick Jaffa e Amanda Silver é que destoa. Começa quando os macacos geram uma epidemia a partir de um vírus que abrigaram em seu organismo (uma inspiração na teoria de que o vírus produtor da AIDS teria vindo de macacos). Depois entre os próprios macacos começa a haver discordância, trazendo brigas entre eles. Além disso, uma ala desses bichos não aceita viver com os seres humanos e dá início a um conflito sangrento.

O tema cabe bem na política humana de hoje. Preconceito (há um momento em que o macaco líder, chamado Cesar, responde ao colega rebelde que lhe afirma “Macaco não mata macaco” com “Você não é um macaco”). E há conflitos étnicos & religiosos existentes hoje. Os acontecimentos em Gaza estão aí, aterrorizando o mundo civilizado e ganhando do Santo Padre o pedido de paz (“Por favor, parem!”). O roteiro do atual filme poderia caminhar

neste sentido. Mas se deixa esvaziar pelas cenas de ação e termina sem vencedores ou vencidos, ainda por cima sem dar margem ao que se vê na ação futura mostrada no primeiro exemplar da franquia.

As melhores fantasias acionam a realidade. “Planeta dos Macacos: O Confronto”podia ser inteligente a ponto de reforçar a evocação. Mas perde o rumo. E é uma pena pois há brilhantes enquadramentos, criativas sequências em que o som de balas é substituído por silêncio ou uma leve menção musical, e os atores trabalham a contento. As qualidades infelizmente passam como um quadro bem trabalhado de um vazio temático. Esperemos pelo que virá depois.

E fora a macacada há pouco para se ver nos cinemas. “Os Guardiões da Galáxia”é mais um quadrinho intoxicado de fantasia belicosa feito pela editora MARVEL. Só achei curioso “Um Fusca,Oito Donos, Oito Histórias”, mais porque tenho um fusca que este mês fez 20 anos. Vi o lançamento (no Olympia) como uma homenagem a ele. Cabem 4 rodas de agradecimentos.

BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 201412

Entretenimento

E s t e m a t e r i a l contém uma série de reflexões acerca da responsabilidade que um homem assume ao casar-se e tronar-se pai. Não se trata do conforto material, mas, sim, de eleger a sua família como prioridade, oferecendo-lhe a incondicionalidade de seu amor valorizando a convivência diária e educando os filhos com dignidade, para que se tornem pessoas de bem e possam, um dia, reproduzir, os exemplos recebidos aos seus próprios filhos.

Desde as primeiras noções sobre o Espírito de Deus até a revelação da Trindade, são muitas as imagens e as manifestações do Espírito Santo nos livros do Antigo e do Novo Testamento. O padre Luis Heriberto Rivas, reconhecido biblista, oferece-nos uma viagem por estes textos, brindando-nos com a possibilidade de responder à convocação que o papa João Paulo II fez à Igreja neste início de século: refletir e orar de uma maneira especial sobre o Espírito Santo, que é aquele que constrói o Reino de Deus e que fará germinar as sementes da salvação definitiva.

n O ESPÍRITO SANTO NAS SAGRADASESCRITURAS (PAULINAS; R$ 20,70; PÁGS: 178)

n SER PAI - Um ato fé e amor à família(PAULINAS; R$ 10,30; PÁGS: 88)

LIVROS E CD'SBOA DICA

LUIZ

EST

UM

AN

O

w FILME trata de temas atuais como prenconceito e conflitos étnicos

DIVULGAÇÃO

Page 13: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014

BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014

DCaderno ois

A Arquidiocese de Belém está em festa, pois o Bispo Au-xiliar, Dom Irineu Roman,

está completando 56 anos de vida, no domingo, 10. O Bispo irá pas-sar e comemorar seu aniversário na Visita Pastoral que está sendo realizada, desde a terça-feira, dia 5, na Região Episcopal Menino Deus, em Marituba.

Dom Irineu está muito feliz por completar mais um ano de vida e conta ao Jornal Voz de Nazaré o significado desta data. “Os anos passam e o que nós temos que fazer é olhar para frente e fazer da vida como se fosse um recomeço a cada dia, porque no meu modo de ver, a vida sempre continua tanto neste mundo quanto no outro para quem tem fé.

Então, eu diria que a mudança de idade é um crescimento para nossa vida, no qual aprendemos a nos tornamos mais sábios, qualificados, mais esperto diante da vida. Creio que completar um novo ano é um momento de alegria na nossa vida e sou muito positivo em relação a minha vida e ao futuro, embora eu veja que o mundo precisa melhorar em muitos aspectos, temos que cuidar bem do que Deus nos deu. A vida é um dom de Deus, é uma graça e temos que valorizar a nossa vida e gostar de nós mesmo é gostar dos outros”, explicou o Bispo Auxiliar.

O Bispo, que é natural de Vista Alegre do Prata (RS), desenvolveu seus primeiros estudos na Região Sul do Brasil, onde motivado por

PARABÉNS

Aniversário natalício de Dom Irineu - “Vim para servir”Os anos passam e o que temos que fazer é olhar para frente e fazer da vida um recomeço

As Visitas Pastorais são encontros periódicos realizados nas diversas paróquias e uma série deles está sendo realizados pela Arquidiocese de Belém ao longo deste ano. O Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, vive mais um momento de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos movimentos paroquiais. Esta semana a Visita Pastoral está acontecendo na Paróquia Menino Deus, em Marituba.

Desde a terça-feira, 5, Dom Irineu Roman concentrou as suas atividades na sede desta Paróquia, realizando reuniões junto as pastorais e visita as comunidades, que se estenderão até o dia 10 de agosto. “Estar junto com o pároco e vigários como um amigo, irmão e pai, para conhecer melhor a realidade concreta das paróquias, tanto do ponto de vista pastoral como administrativo”, afirmou.

E n t r e a s p a r ó q u i a s d a Arquidiocese de Belém, que já foram visitadas estão: a Paróquia São José (Umarizal), Paróquia Sagrada Família (Curió/Utinga), Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio (Satélite) e agora Paróquia Menino Deus. Dom Irineu Roman, tem em

w DOM IRINEU temos que cuidar bem do que Deus nos deu

Paróquia Menino Deus, em Marituba recebe visita pastoral

w PARÓQUIA e comunidades recebem Visita Pastoral de Dom Irineu

FOTOS: LUIZ ESTUMANO/ARQUIVO

mente ser um bom Pastor junto ao povo de Deus nas Paróquias e nas comunidades.

Olhar atento às informações é uma das características evidentes durante as Visitas Pastorais, e não seria diferente nesta quarta visita ao lado do padre Plínio Morais Pacheco, pároco da Paróquia Menino Deus. Um dos

objetivos é conhecer a realidade da paróquia e dos movimentos pastorais, para posteriormente repassar como sugestão as outras paróquias ou indicar o melhor caminho para conduzi às atividades.

O lema do Bispo Auxiliar de Belém é “Vim para servir”, e não tem sido diferente desde o início do ano, quando

foi nomeado pelo Papa Francisco, para ser Bispo Auxiliar, em Belém. E o seu lema se faz presente. Durante as Visitas Pastorais é hora de ouvir atentamente, e de se fazer instrumento diante dos movimentos pastorais. “A finalidade da Visita Pastoral é única e exclusivamente a animação espiritual e pastoral da paróquia, suas comunidades, pastorais, grupos e serviços”, destacou Dom Irineu.

Os seis dias dedicados à Paróquia Menino Deus, certamente, serão enriquecedor. As sete comunidades pertencentes à Paróquia também serão visitadas. Uma vez ungido pelo Espírito Santo para essa missão, orienta e deixa sugestões para melhor conduzir as atividades desta porção do povo de Deus, tendo em vista uma evangelização e uma ação missionária mais eficaz de acordo com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja e o Plano de Pastoral da Arquidiocese de Belém.

N o d o m i n g o , 1 0 , d i a d o encerramento da semana de Visita Pastoral, Dom Irineu presidirá missa de encerramento, às 06h30, na Paróquia Menino Deus, localizada na Rua Cláudio B, em Marituba.

familiares religiosos, entrou no Seminário Murialdo, em Santa Catarina e foi ordenado padre pelas mãos de Dom Paulo Moreto (Bispo da Diocese de Caxias do Sul - RS), em 1º de janeiro de 1990, na Paróquia São José, em sua cidade natal. Permaneceu trabalhando em Caxias do Sul (RS) até ser transferido para Planaltina (DF) em 1994.

“Aqui já tenho muitas amizades e nos sentimos em casa, em família. Nós padres aprendemos a enfrentar

essa distância e superar isso, a gente passar a ser de várias famílias e não mais só de uma, pois a Igreja é uma grande família”, destaca.

Em 15 de julho de 1999, Dom Irineu Roman chega a Belém e é empossado em 17 de outubro do mesmo ano na Paróquia Santa Edwiges. Dentre outras atividades exerceu o cargo de vice-diretor, ecônomo e diretor da Comunidade Religiosa dos Josefinos de Murialdo, em Belém. Atuou até 31 de dezembro

de 2013 no cargo de membro do Conselho Presbiteral e Vigário Episcopal da Região São João Batista. Participou de forma permanente de cursos, momentos de espiritualidade, retiros mensais e anuais até a eleição, pelo Papa Francisco, como Bispo Auxiliar de Belém do Pará, no dia 8 de janeiro de 2014.

Como padre ficou 24 anos e, desses o que mais o marcou foi o trabalho desenvolvido na Paróquia Santa Edwiges, onde provocou uma transformação grande na vida de Dom Irineu e o abriu para o mundo e para a Igreja. “Esse tempo serviu foi para frutificar o meu ministério. O tempo que atuei em Belém fortaleceu o meu trabalho de sacerdote”, ressalta.

Com o lema “Vim para servir” foi instituído como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, no dia 19 de janeiro e há seis meses realiza esse trabalho na Cidade das Mangueiras, ajudando na evangelização das várias paróquias de Belém. “Como Bispo já trabalhei bastante. Em julho realizei duas visitas missionárias que foram muito ricas para mim. Conheci a Fazenda Esperança que eu tinha muita vontade de conhecer o lugar e as pessoas que são parceiros conosco. É lugar maravi lhoso paradisíaco” conta.

A F u n d a ç ã o N a z a r é d e Comunicação parabeniza Dom Irineu Roman pelo seus 56 anos de vida e deseja que Deus derrame muitas bênçãos e que sempre guie o seu caminho pastoral.

Page 14: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 20142

Igreja Caderno Dois

A comunidade católica de Marapanim, no Nordeste do Pará, realizou a festivi-

dade 2014 em honra a nossa Se-nhora das Vitórias, padroeira do município.

Festejos começam na sexta-feira, 8, com a celebração eucarística, às 19h30 na Igreja Matriz, presidida pelo pároco padre Orlando Lopes da Costa, em seguida às 20h30, acontece à procissão rodoviária q u e p e rc o r re d i ve r s a s r u a s do município, encerrando na localidade de Marudá.

No sábado, 9, acontece missa solene na Igreja de São Pedro, em Marudá, logo após a Imagem Peregrina de Nossa Senhora das Vitórias segue em cortejo até a localidade de Guarajubal.

A s h o m e n a g e n s à s a n t a cont inuam no domingo, 10, quando acontece o 110º Círio de Nossa Senhora das Vitórias, com a presença de Dom Carlos Verzeletti, Bispo diocesano de Castanhal.

O ponto alto do evento são os círios, honrados aos homens, idosos, família, estudantes, juventude, mulheres e crianças, que acontece todos os dias, às 18h ao decorrer da festividade, presidida por padres de diversas paróquias de municípios próximos a Marapanim.

No sábado, 16, às 9h será p ro m ov i d o o c o n c u r s o d a s candidatas que vão disputar o título a Miss da Festividade 2014.

FESTEJOS

Festividade Nossa Senhora das Vitórias, em MarapanimCelebrações eucarísticas e carreatas pelas ruas do município, marcaram o momento festivo do local

A comunidade da agrovila de Macapazinho, próxima à Castanhal, nordeste paraense, realizou o 87º Círio em honra a Nossa Senhora de Nazaré no domingo, 3 de agosto. Fiéis acompanharam a imagem em um traslado semelhante ao grande Círio de outubro e serve de preparação para o mesmo.

A t r a d i ç ã o d o C í r i o d e Macapazinho, realizado há mais de 80 anos, teve mais uma edição com o apoio dos paroquianos da Paróquia Cristo Rei que organiza a festividade. O tema “Ela é a mãe da Igreja”, proposto pela própria

comunidade busca mostrar a importância da mãe de Jesus.

O início da programação que se estende até o domingo, 10, aconteceu no dia 2 com uma carreata iníciada às 16h pelas ruas da cidade de Castanhal, onde está localizada a Paróquia Cristo Rei. Em seguida, pela estrada de Inhagapi, chegou em Macapazinho, partindo através de embarcação pelo rio Apeú até a comunidade de Boa Vista, local de celebração de missa. Na missa foi apresentado o manto da santa para a festividade deste ano.

No dia seguinte, a procissão fluvial

seguiu em direção a Macapazinho, fiéis em várias canoas renderam homenagens a Virgem de Nazaré. O caminho era uma área de preservação onde o silêncio prevalecia no rio Apeú. Depois de 1h30 de viagem, chegou à praça de Macapazinho.

Na chegada, a imagem percorreu a lgumas ruas do v i l a re jo de Macapazinho, onde foi recebida com uma queima de fogos, e a ornamentação foi feita com um tapete de serragem. Após a chegada do círio houve a missa e bênçãos foram derramadas nos fiéis.

Para o pároco, Padre Diego, o clima

que se estabelece pela cidade é o de confraternização. “É interessante ver o tom de fraternidade que permanece durante toda festividade”.

Segundo padre Diego a festividade serve de preparação para o grande Círio de outubro que acontece em Belém. “É o mesmo ambiente que Belém, o ambiente natalino é idêntico” confessa o padre. Nos restantes dos dias acontece o novenário e, em seguida acontece à programação cultural.

A festividade em Macapazinho se estenderá até o dia 11 de agosto, com a realização do Recírio.

Macapazinho celebra 87º Círio de Nazaré

DIVULGAÇÃO

O festejo encerra no domingo, 17, com a carreata das Vitórias, percorrendo as ruas do município.

Às 18 horas acontece o Círio das mulheres, fechando a programação com a celebração eucarística, às

19h30 na Igreja Matriz, presidida pelo pároco padre Orlando Lopes.

w FESTIVIDADE teve longa programação eucarística com homenagens à padroeira de Marapanim

Page 15: Voz de Nazaré

3BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014

Panorama Caderno Dois

COMEMORAÇÃO

Dia dos Pais muito especial, em união com a família O gesto de carinho se manteve entre os povos e civilizações

Feliz Dia dos Pais vai ser uma das frases que muitos pais vão ouvir no domingo, 10 de agos-

to. Mais que uma homenagem, uma forma de parabenizar por toda for-ma de amor e carinho demonstrado ao longo do tempo, é como muitos filhos vão retribuir ao seu genitor nesse dia.

O segundo domingo do mês de agosto é um dia muito especial para os pais, não que os outros não sejam. O Dia dos Pais, no Brasil, foi comemorado pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953. Para um pai os únicos presentes que não podem faltar é a presença do filho acompanhado de um forte abraço de feliz Dia dos Pais.

A comemoração do Dia dos pais teve início na antiga Babilônia, há aproximadamente quatro mil anos. Tudo começou com o jovem Elmesu, que em uma argila moldou um cartão que desejava sorte, saúde e vida a seu pai. Diferente das demais datas comemorativas, a do Dia dos Pais não teve origem comercial, e sim afetiva. O gesto de carinho se manteve entre os povos e civilizações, e até hoje se faz presente em nossos dias.

A história dos Hebreus mostra que um pai deve se dedicar dando ensinamentos da palavra de Deus ao seu filho. A família que é temente às palavras de Deus, busca auxiliar e prestar confiança em suas palavras nas ocasiões enfrentadas. “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele” (Pv 22,6).

O pai na vida de uma criança acaba se tornando um espelho, ou seja, os ensinamentos servem de exemplos, se tornam referência para se comportar diante da vida, por exemplo, aconselhando, mostrando o caminho do bem e o que é certo e o que é errado. Elder Domont, 31 anos, pai da Maria Letícia, 10 meses, destaca a importância de ser pai. “É o início de uma longa trajetória de ensinamentos dentro da Religião Católica, amando sempre Jesus Cristo e Nossa Senhora. É um aprendizado e um ensinamento. Da mesma forma que um pai ensina para um filho, um filho ensina para um pai”, afirmou. Quando uma família é constituída um laço forte é criado e, quando se é pai um laço de confiança, respeito e admiração são depositados por um filho em um pai. Certamente, é por isso que muitos filhos se sentem protegidos nos braços do pai.

Jesus teve em sua vida a presença de um pai adotivo, São José. Deus quando fez está escolha na vida Jesus foi para servir de exemplo vivo, pela qualidade de homem integro e fiel a Deus. Jesus não hesitou em chamar de pai a São José e a Deus. O fez de coração aberto, pois soube entender a humildade deste plano em sua vida.

Há filhos que não podem ter ao seu lado a figura do pai. Para alguns existe a possibilidade de ligar e ter uma conversa, já outros filhos se encontram apreensivo por ter o pai internado em um leito de hospital. Mas para outros resta às lembranças de todos os momentos felizes que juntos tiveram, de todos os abraços, dos diálogos, das risadas, da hora de tomar benção, das broncas e das cobranças. Uma das formas encontradas pelos filhos para agradecer o amor e a dedicação depositada ao longo do tempo é através da oração.

"HONRAR A NOSSA FAMÍLIA"

Nascido em uma família composta por nove irmãos, Dilson Ferreira, 58

anos recebeu a mesma atenção que o pai dava aos demais filhos, pois não havia um filho predileto, o que existia eram filhos. Mesmo passando dificuldades quando criança, por ter que repartir a comida entre os irmãos, não se queixa dos momentos vividos, em especial ao lado do pai, que faleceu quando ainda tinha 16 anos.

Muitos ensinamentos foram deixados pelo pai, Manoel Ferreira. “Meu pai fazia questão de dizer aos nove filhos que tínhamos que honrar a nossa família, e ensinou a família a ter união em todas as ocasiões. A riqueza que meu pai deixou é a união que devemos ter. Rezo para o meu pai

e digo muito obrigado por tudo que fez por mim”, conta.

Com uma família sólida erguida com 30 anos de casamento, Dilson Ferreira, é um pai que passou por alegrias e tristezas. Pai de quatro filhos até hoje se lembra da filha caçula que faleceu quando tinha um ano de idade. “Já faz 26 anos da sua partida, mas rezo todos os dias pela minha filha. Não levanto da minha cama se não rezar”, afirmou.

Novas felicidades vieram com a chegada do pequeno Lucas, 12 anos, gerado pelo afeto. Há apenas oito anos ele é o mais novo integrante da família Dias Ferreira. “O meu

DIVULGAÇÃO

Missa pelo Dia dos Pais

A celebração da missa pelo Dia dos Pais, será presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Teodoro Mendes, às 09 horas, no dia10, no Cemitério localizado na BR-316, kM 17, em Marituba, na Região Metropolitana de Belém.

propósito de vida é fazer essa criança crescer, ser um homem de bem dentro da Igreja e fazendo o melhor para o próximo. A minha missão é essa: fazer dele um grande homem”, declarou Dilson Ferreira.

ORAÇÃO DO DIA DOS PAIS

Senhor, meu Deus, vós quereis que respeite, ame e obedeça a meus queridos pais. Peço-vos que vós mesmo me inspireis o respeito e a reverência que lhes devo e fazei que lhes seja filho amoroso e obediente.

Recompensai - lhes todos os sacrifícios, trabalhos e cuidados, que por minha causa têm suportado e retribui-lhes todo o bem que me fizeram no corpo e na alma, pois eu por mim não posso pagar-lhes tudo isto.

Conservai-lhes uma longa vida no gozo de perfeita saúde do corpo e da alma. Deixai-os participar da benção copiosa, que derramastes sobre os patriarcas.

Fazei-os crescer na virtude e prosperar em tudo, que por vossa honra empenharem, a fim de que um dia tornemos a ver-nos no céu, para cantar os vossos louvores por todos os séculos dos séculos.

Amém!

w ELDER DUMONT Início de uma trajetória de carinho e dedicação

LUIZ ESTUMANO

w MEU PAI fazia questão de dizer aos filhos que tínhamos que honrar a nossa família

Page 16: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 20144

Arquidiocese Caderno Dois

NOVIDADE

A Diretoria da Festa e Arqui-diocese de Belém acabam de aprovar a mais nova Romaria

Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré: a Romaria dos Corre-dores. A ideia da nova procissão foi sugerida por uma comitiva de corre-dores de rua de Belém para home-nagear Nossa Senhora de Nazaré. O pedido foi encaminhado para a

Diretoria da Festa e aprovada pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.

A Romaria dos Corredores entra para o calendário oficial do Círio e este ano será realizada no dia 25 de outubro (sábado que antecede a Procissão da Festa). A procissão ocorrerá em forma de t rote , corrida de pouca velocidade, com

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

CAPÍTULO TERCEIRO (Segunda Seção PARTE 1)

A Igreja no desígnio de Deus

Para reflexões durante o Ano da Fé, o jornal Voz de Nazaré continua, nesta edição, a publicação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. De maneira concisa, a publicação apresenta todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja numa visão de conjunto, todo o panorama da fé católica.

“Creio na Santa Igreja Católica”

211. Como podemos ajudar a purificação das almas do purgatório?

Em virtude da comunhão dos santos, os fiéis ainda peregrinos nesta terra podem ajudar as almas do purgatório, oferecendo

por elas orações de sufrágio, em particular o Sacrifício eucarístico, mas também esmolas, indulgências e obras de penitência. 1032

212. Em que consiste o inferno?Consiste na condenação eterna dos que, por livre escolha, morrem

no pecado mortal. A pena principal do inferno consiste na separação eterna de Deus, em quem unicamente o homem tem a vida e a felicidade para as quais foi criado e as quais aspira. Cristo exprime essa realidade com as palavras: “Afastai-vos de mim, malditos. Ide para o fogo eterno” (Mt 25,41).1033-1035 1056-1057

Diretoria da Festa anuncia a mais nova Romaria ofi cial para o Círio

213. Como se concilia a existência do inferno com a infini-ta bondade de Deus?

Deus, embora desejando “que todos venham a converter-se” (2Pe 3,9), todavia, tendo criado o homem livre e responsável, respeita as decisões dele. Portanto, é o próprio homem que, em plena autonomia, se exclui voluntariamente da comunhão com Deus se, até o momento da própria morte, persiste no pecado mortal, recusando o amor misericordioso de Deus. 1036-1037

214. Em que consistirá o juízo final?

O juízo final (universal) consistirá na sentença de vida bem-aventurada ou de condenação eterna, que o Senhor Jesus, ao retornar como juiz dos vivos e dos mortos, emitirá a respeito “dos justos e dos injustos” (At 24,15), reunidos todos juntos.

C o m u m t r a b a l h o reconhecido pela Igreja da Região do Salgado, no Pará, monsenhor Edmundo Igreja recebe no sábado, 9, uma homenagem especial. É a celebração eucarística em comemoração ao seu centenário de nascimento, que acontece na Catedral Metropolitana de Belém, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

Na oportunidade três seminaristas do Instituto Monsenhor Edmundo Igreja recebem os ministérios, Adrick José e Wanderson Jorge; recebem o Ministério de Acólito e Ronaldo Lopes

o Ministério de Leitor. Após a cerimônia acontece, no colégio São Paulo, entrega de algumas das 500 medalhas comemorativas ao centenário aos bispos e padres.

Para o reitor do seminário, Padre José Luiz Sobral o legado que Monsenhor Edmundo Igreja deixou serve de guia para os seminaristas, “Sem dúvida eles precisam de exemplo para dar o sim à vocação que Deus lhes deu e Monsenhor Edmundo é esse exemplo de princípios. Olham para ele e veem um homem que seguia os ensinamentos deixados por Cristo” ressalta o reitor.

Nascido no dia 9 de agosto

Celebração marca centenário do Apóstolo do Salgado

aproximadamente 8 a 9 km/h para que os corredores devotos possam acompanhar a Imagem Peregrina de perto. O evento não terá caráter competitivo, portanto, não haverá cronometragem, nem premiação.

De acordo com o diretor de procissões, Kleber Vieira, a nova romaria é mais uma homenagem especial dos devotos a Nossa Senhora de Nazaré. “A corrida de rua é uma prática esportiva que tem atraído cada vez mais adeptos em Belém. Sabemos que já ocorre um evento esportivo de competição no período do Círio, mas a ideia é fazer uma romaria onde os corredores possam acompanhar a

Imagem Peregrina sem disputas, nem premiação. É uma corrida de fé”, considera Kleber.

O trajeto da procissão terá aproximadamente 8 km com início no CAN - Centro Arquitetônico de Nazaré - passando pelas ruas principais ou adjacentes do Círio: Av. Nazaré, 14 de março, Av. Governador José Malcher, Av. Assis de Vasconcelos, Rua Oswaldo Cruz, Rua Riachuelo, Travessa Padre Eutíquio, Rua João Diogo, Palácio da Cabanagem, Praça da Sé, Av. Almirante Tamandaré e Av. Nazaré até o CAN. Na chegada haverá o rito da benção com a Imagem Peregrina.

A Romaria dos Corredores entra para o calendário oficial do Círio deste ano

w NOVA ROMARIA é mais uma homenagem especial dos devotos

LUIZ ESTUMANO/ARQUIVO

de 1914 na comunidade de Putiri, localidade pertencente ao município de Mocajuba, monsenhor Edmundo Igreja exerceu suas atividades desde cedo nessa região, logo após ter sua ordenação sacerdotal

em 1º de maio de 1947. Dois meses depois assumiu sua primeira paróquia. Em 1954 ganhou o título de cônego catedrático.

Tornou-se monsenhor em 23 de agosto de 1965. O foco de seus trabalhos foi prioritariamente no Nordeste paraense mais precisamente nos municípios de Curuçá, São Caetano e Marapanim. Permaneceu nessa região até a década de 70, mesmo com as adversidades na locomoção cobria toda área com o trabalho missionário, devido isso ganhou o título de “Apóstolo do Salgado” como era conhecido pela região.

Em 1967, para auxiliar

e m s e u s t ra b a l h o s d e evangelização e trabalho pastoral, fundou o Seminário Movimento Providentino, hoje leva seu nome, onde descobria as vocações e formava jovens na catequese para levá-los à região onde atuava. O nome do Instituto fez-se pela devoção à Mãe da Divina Providência. No mesmo ano foi nomeado para Vigário Episcopal da Comarca São José, hoje Diocese de Castanhal , pelo Papa Paulo VI. Seu falecimento foi em casa em 25 de março de 1996 e, em 2010 foi aberto um processo para reconhecer a beatificação de monsenhor.

w MONSENHOR Edmundoo 'Apóstolo do Salgado'

DIVULGAÇÃO

Page 17: Voz de Nazaré

5BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014

Arquidiocese Caderno Dois

YOUCAT PRIMEIRA PARTE

Em que cremos

Em prepa ração à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013,

o jornal Voz de Nazaré realizou seus estudos sobre o YOUCAT, que é o Catecismo da Igreja Católica, escrito para JOVENS que querem saber em que acreditam.

135 Que relação tem a Igreja com os judeus?

Os judeus são os “irmãos mais velhos” dos cristãos, porque foi primeiramente a eles que Deus amou e falou. Une-nos o fato de Jesus Cristo ter sido, enquanto homem, um israelita. Separa-nos, porém, o fato de a Igreja O reconhecer como o Filho de Deus vivo. Somos “um” na expectativa do advento definitivo do Messias. [839-840]

A fé judaica é o rizoma da nossa fé. A Sagrada Escritura dos judeus, que designamos por Antigo Testamento, é a primeira parte da nossa Sagrada Escritura. A antropologia judaico-cristã, cuja ética é cunhada pelos Dez Mandamentos, constitui o fundamento das democracias ocidentais. É vergonhoso que, ao longo dos séculos, tivesse havido cristãos que não admitiram a sua estreita afinidade com o Judaísmo e, inclusivamente com motivações pseudoteológicas, atiçaram um ódio aos judeus suficientemente mortal. Por ocasião do Ano Santo de 2000, o Papa João Paulo II pediu expressamente perdão por essas situações.

O Concílio Vaticano II deixa claro que aos judeus, enquanto povo, não deve ser atribuída uma culpa coletiva na morte de Cristo na cruz. (96-97-33)

137 Por que sechama a

Igreja “apostólica”?A I g r e j a c h a m a - s e “apostólica” porque e la , fundada pe los Apóstolos, baseia-se na sua Tradição e é guiada pelos seus sucessores. [857-860, 869, 877]

J e s u s c h a m o u o s - A P Ó S TO LO S c o m o S e u s colaboradores mais próximos. Eles eram as Suas testemunhas o c u l a r e s . A p ó s a S u a ressurreição, apareceu-lhes reiteradas vezes, deu-lhes o Espírito Santo e enviou-os ao mundo como seus mensageiros plenipotenciários. Na Igreja jovem, eram a garant ia da unidade. Através da imposição das mãos, transmitiram aos seus sucessores, os bispos, o seu envio e os seus plenos poderes. E assim foi até hoje. Este processo é designado - por- SUCESSÃO APOSTÓLICA.

136 Como vê a Igreja as outras religiões?

A Igreja respeita tudo o que do bom e verdadeiro têm as outras religiões. Estima e apoia a liberdade de religião como um direi to humano. Não obstante, sabe que Jesus Cristo é o único redentor da humanidade. Só Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6). [841-848]

Quem incessantemente procura Deus está próximo de nós, cristãos. Existe um especial grau de “afinidade” com os muçulmanos. Tal como o Judaísmo e o Cristianismo, também o Islamismo pertence ao MONOTEÍSMO. Os muçulmanos adoram igualmente o Deus Criador e veneram Abraão como pai da sua fé. Para o Corão, Jesus é um grande profeta e Maria, Sua mãe, é uma mãe-profetiza. A Igreja ensina que todas as pessoas que, sem culpa própria, desconhecem Cristo e a Sua Igreja, mas buscam Deus de coração sincero e seguem a voz da própria consciência, alcançam a salvação eterna. Quem, porém, sabe que Jesus Cristo é “o Caminho, a Verdade e a Vida”, mas não O quer seguir, não encontrará a salvação em outros caminhos. É isso que significa a frase em língua latina Extra ecclesiam nulla salus (“fora da Igreja não há salvação”). (199)

O episódio bíblico do No-vo Testamento no qual Jesus é transfigurado é comemo-rado no dia 6 de agosto. A Transfiguração do Senhor é uma das passagens mais importantes da Santa Pala-vra. Nos relatos, Jesus e três de seus apóstolos vão para a montanha conhecida como Monte da Transfiguração ou Monte Tabor. Lá Jesus come-ça a brilhar perto dos profe-tas Moisés e Elias, que estão conversando com ele. Uma voz que vem do céu chama Jesus de “Filho”, pressuposta-mente Deus Pai, como ocor-rera antes, em seu batismo.

“A festa da Transfiguração do Senhor é muito importante, é a maior manifestação da Glória do Senhor. Deus preparou tudo aquilo para o que viria mais tarde, que é a crucificação de Jesus”, explica o Padre Silvio da Silva Trindade, Pároco da Paróquia Transfiguração do Senhor, no bairro do Curuçambá, em Ananindeua.

Segundo os ensinamentos c r i s t ã o s , o m o t i vo d a transfiguração ter ocorrido no alto de uma montanha representa o ponto em que a natureza humana se encontra com Deus; o encontro

MANIFESTAÇÃO

Uma voz que vem do céu chama Jesus de “Filho”, Deus Pai

Transfi guraçãodo Senhor - honra e glória

temporal com o eterno, com o próprio Jesus fazendo a ligação entre o céu e a terra.

TEOLOGIA CRISTÃ Segundo o padre Silvio,

os sinais teológicos presentes como a montanha Tabor começam a aparecer logo com os profetas. Elias é representante da lei, um profeta humilde, determinado

e honesto. Já Moisés possui os sinais da profecia, um homem de fé. “Jesus aparece no meio dos dois, porque Ele é a realização das leis e das profecias. O Filho amado. O Filho glorioso”, afirma. Desta forma, assim como no batismo, a transfiguração reforça a identidade de Jesus como Filho de Deus. Quando Deus diz “Este é o meu filho,

o meu escolhido, ouvi-o, identifica e reforça Jesus como sendo o mensageiro e porta voz de Deus.

Na transfiguração, Deus atribui a Jesus uma “honra e glória” especial e o vento é um momento de virada no qual Deus exalta Jesus acima de toda criação, posicionando-o como governante e juiz do céu e da terra.

A festa da “Transfiguração do Senhor” acontece no mundo cristão desde o século V. Ela nos convida a dirigir o olhar para o rosto do Filho de Deus, como o fizeram os apóstolos Pedro, Tiago e João, que viram a Sua transfiguração no alto do monte Tabor, localizado no coração da Galiléia. O episódio bíblico é relatado distintamente pelos evangelistas Mateus, Marcos e Lucas.

Assim, segundo São Mateus 9,2-10, temos: “Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. E transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura

tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia fazer assim tão brancas. Apareceram-lhes Elias e Moisés, e falavam com Jesus. Pedro tomou a palavra: “Mestre, é bom para nós estarmos aqui; faremos três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. Com efeito, não sabia o que falava, porque estavam sobremaneira atemorizados. Formou-se então uma nuvem que os encobriu com a sua sombra; e da nuvem veio uma voz: “Este é o meu Filho muito amado; ouvi-O”. E olhando eles logo em derredor, já não viram ninguém, senão só a Jesus com eles. Ao descerem do monte,

proibiu-lhes Jesus que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do homem houvesse ressurgido dos mortos. E guardaram e s t a r e c o m e n d a ç ã o c o n s i g o , perguntando entre si o que significaria: Ser ressuscitado dentre os mortos”.

A in tenção de Jesus era a de fortalecer a fé destes três apóstolos, para que supor tassem o ter r ível desfecho de Sua paixão, antecipando-lhes o esplendor e glória da vida eterna. Também foi Pedro, que depois, recordando com emoção o evento, nos afirmou: “Fomos testemunhas oculares da Sua majestade” (2 Pd 1, 16).

O significado dessa festa é, e sempre será, o mesmo que Jesus pretendeu, naquele tempo, ao se transfigurar para os apóstolos no monte, ou seja, preparar os cristãos para que, em qualquer circunstância, permaneçam firmes na fé no Cristo. Melhor explicação, só através das inspiradas palavras do Papa João Paulo II, quando nesta solenidade em 2002, nos lembrou que: “O rosto de Cristo é um rosto de luz que rasga a obscuridade da morte: é anúncio e penhor da nossa glória, porque é o rosto do Crucificado Ressuscitado, o único Redentor da humanidade, que continua a resplandecer sobre nós (cf. Sl 67, 3)”.

O EPISÓDIO BÍBLICO

w ENCONTRO temporal com o eterno, o próprio Jesus fazendo a ligação entre céu e terra

DIVULGAÇÃO

Page 18: Voz de Nazaré

CÉLULA QUE NASCE DO AMOR

BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 20146

Caderno Dois

A Semana Nacional da Famí-lia 2014 será celebrada de 10 a 16 de agosto, trazendo co-

mo tema central “A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo”, uma forma de propor a prática espiritual do casal e em fa-mília. A Semana Nacional da Famí-lia, instituída pela Igreja em 1992, tem como objetivo geral promover, fortalecer e evangelizar a família, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípu-la, missionária e profética.

O evento anual, que integra o ca lendário das paróquias e comunidades de todo o Brasil, é uma iniciativa da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, organismo vinculado à Comissão Episcopal para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para dar fôlego às atividades a Comissão Nacional elabora um material chamado de “Hora da Família”, que começou a ser editado desde a vinda de São João Paulo II ao Brasil, em 1994. O subsídio passou a ser publicado todos os anos. Este ano é a 18ª publicação.

Aprofundar o tema espiritualidade em família De acordo com Dom João Carlos Petrini, Presidente da Comissão Vida e Família, da CNBB, o ponto proposto este ano pretende ajudar as famílias na vivência da espiritualidade. Segundo ele “são gestos de espir itual idade que podem fazer a grande diferença na convivência dos esposos, no crescimento dos filhos, na fé, na renovação da alegria pelo amor que se renova no dia a dia pelo dom da graça de Deus”.

No material de divulgação da Semana Nacional da Família, Dom João Carlos Petrin, faz um convite para que todos participem. “Meu caro irmão, minha caríssima irmã, estou convidando você para participar, se envolver na Semana Nacional da Família que se realiza em todo o país, em todas as paróquias, em todos os movimentos. Familiares se reúnem para poder aprofundar o tema da espiritualidade. “Espiritualidade cristã na família” é o tema deste ano. Participe porque a família é o bem mais precioso que temos no Brasil”.

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA CRISTÃ

A família é a base e a estrutura de qualquer cristão. É nela que se vivenciam os valores que são levados para a vida toda. A família está nos planos centrais de Deus, é através dela que Ele faz a uma obra de salvação.

Tudo começa no matrimônio, que é o tema da Semana Nacional da Família este ano “A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo”. É importante sempre lembrar que é na família que se encontra a força e o acalento em momentos difíceis, é nela que são vividos os melhores momentos da vida de uma pessoa. “Que a família seja sempre mais lugar de formação para o amor, de crescimento pessoal e de transmissão da fé”, mensagem do Papa Francisco.

Família

O tema central deste ano aborda a espiritualidade no casamento

Semana Nacional da Família 2014 terá inicio dia 10 de agosto

Será realizada no dia 17 de agosto, a II Caminhada pela vida e pela família, com o tema “Somos contra o aborto e a favor da vida”. A arquidiocese de Belém, através da Equipe Arquidiocesana de Pastoral Familiar com o apoio da Regional 2, da CNBB, diante das constantes ameaças que a vida e a família sofrem pela sociedade atual, vem por meio desta Caminhada

dar continuidade a ação que busca conscientizar e despertar nas pessoas meios de defesa da vida.

O objetivo deste ano, segundo o coordenador da Caminhada, Aluizio Barata, é mostrar para a sociedade o valor da vida e da família. “Todos aqueles que sentem necessidade de defender a vida e os valores da família estão convidados

Caminhada pela vida e pela família da Arquidiocese de Belém

w A FAMÍLIA não é mera instituição natural; antes, faz parte do projeto Criador. A família nunca cairá de moda

DIVULGAÇÃO

SERVIÇOII Caminhada pela Vida e pela Família Data: 17 de agosto de 2014 Concentração: Igreja dos Capuchinhos, às 7h. Saída às 8h em direção ao CAN

a participarem da caminhada. Não só a comunidade católica, mas toda a comunidade da cidade”, disse.

Além de toda a sociedade, o público alvo da caminhada são os Agentes de todas as Pastorais da Arquidiocese de Belém, Movimentos Pró Vida, Movimentos e Serviços que trabalham pela família (ECC- Encontro de Casais com Cristo), Equipes de Nossa Senhora, Movimento Familiar Cristão, Movimento Famílias Novas, alunos das escolas católicas de Belém e Movimentos de Juventude.

A II Caminhada em Defesa da Vida e da Família fará uso de articulações com a sociedade civil, buscará envolvimento de políticos e da sociedade paraense para o alcance dos objetivos. No momento da caminhada serão utilizados mensagens de concentração, animação com banda católica e trio elétrico,

A caminhada seguirá o seguinte percurso: concentração Igreja dos Capuchinhos, avenida Conselheiro Furtado, esquina com travessa Castelo Branco; avenida Conselheiro Furtado; avenida Generalíssimo Deodoro, e, encerramento no Conjunto Arquitetônico de Nazaré (CAN), em frente a Basílica Santuário de Nazaré.

O evento é uma realização da Pastoral Familiar do Brasil, CNBB e Fundação Nazaré de Comunicação. A abertura será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa e o encerramento será feito por Dom Luiz Azcona, Bispo do Marajó.

COLABORAÇÃO/TÂMELLA CARVALHO

w DIRETOR de comunicação da FNC recebe organizadores do evento

Page 19: Voz de Nazaré

7BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014

Família Caderno Dois

Semana Nacional da Família 2014 terá inicio dia 10 de agosto

Oração Pela Família

Em Artigo publicado no site da CNBB, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, Bispo de Guarabira (PB), fala sobre a vocação da família, publicamos aqui trechos do artigo.

O m ê s d e a g o s t o s e vo l t a especialmente para as vocações. Um acento importante é a vocação da família. Esta é querida e criada por Deus. Uma instituição que tem sido atacada por organizações internacionais, legislações ideológicas, campanhas contrárias à família em tantos âmbitos da sociedade, propaganda sistemática na mídia desfavorável aos valores positivos e essenciais da família humana. Neste tempo difícil, é muito importante valorizar a família, dar opiniões e manifestar convicções para o futuro da humanidade.

Nesta ocasião em que se propaga uma cultura do provisór io, do relativo, do não comprometimento, do apenas ‘curtir’, o Papa Francisco nos tem dito que Deus chama para escolhas definitivas. Deus tem um projeto para cada um. Descobri-lo e responder à própria vocação é caminhar para a própria realização. A todos Deus chama à santidade, a viver a sua vida feliz. Alguns são chamados a se santificar constituindo uma família através do sacramento do

“Toda família tem necessidade de Deus”

Além de ser um evento nacional, a SNF é um anual, por isso, integra o calendário das paróquias e comunidades em todo o país. Para dar fôlego as atividades a Comissão Nacional elabora um material chamado de “Hora da Família”, que começou a ser editado desde a vinda de São João Paulo II ao Brasil, em 1994. O subsídio passou a ser publicado todos os anos. Este ano é a 18ª publicação, o livreto propõe a prática espiritual do casal e em família. O material distribuído pela Secretaria Executiva Nacional da Pastoral Familiar

está organizado em duas partes, sendo sete encontros de reflexão sobre a família e dez celebrações em dias comemorativos, como o Dia dos Pais e o Dia das Mães.

No livro “Hora da família” o estudo é feito com orações c o n t a t o s d o s c a s a i s d a s pastorais regionais, instruções sobre associação famíl ias e a organização da própria Comissão Vida e Família.

Nos encontros, feitos em muitas igrejas, são sugeridos 7 temas como, por exemplo, comunhão, f ide l idade , a religiosidade, piedade, eucaristia dominical, família de Nazaré,

Hora da família

w A SAGRADA FAMÍLIA exemplo de amor para a humanidade. Jesus, Maria e José, proteja as nossas famílias

Matrimônio. A família é célula que nasce do amor de um homem e de uma mulher, em caráter indissolúvel, abe r to à v ida , p romovendo a dignidade da pessoa humana, o sacramento do matrimônio e a inviolabilidade da vida e da família.

A família não é mera instituição natural; antes, faz parte do projeto Criador (cf. Gn 1,27), de modo que “pertence à natureza humana que

o homem e a mulher busquem um no outro sua reciprocidade e complementariedade” (nº 116). É na família que a pessoa “descobre os motivos e o caminho para pertencer à família de Deus” (nº 118). A família nunca cairá de moda. Onde existem o amor e a fidelidade, nasce e perdura a verdadeira liberdade.

Toda família tem necessidade de Deus. Necessidade da Sua ajuda, da

Sua força, da Sua bênção, da Sua misericórdia, do Seu perdão. E requer simplicidade. Quando a família reza unida, o vínculo torna-se mais forte. A vocação da família é estar a serviço do amor e da vida.

Que a Sagrada Família, Jesus, Maria e José, proteja as nossas famílias e que seus direitos sejam respeitados para o próprio bem do futuro da humanidade.

n Padre Zezinho

Que nenhuma família comece em qualquer de repenteQue nenhuma família termine por falta de amorQue o casal seja um para o outro de corpo e de menteE que nada no mundo separe um casal sonhador!Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponteQue ninguém interfira no lar e na vida dos doisQue ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonteQue eles vivam do ontem, do hoje em função de um depoisQue a família comece e termine sabendo onde vaiE que o homem carregue nos ombros a graça de um paiQue a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calorE que os filhos conheçam a força que brota do amor!Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!Abençoa, Senhor, a minha tambémAbençoa, Senhor, as famílias! Amém!Abençoa, Senhor, a minha tambémQue marido e mulher tenham força de amar sem medidaQue ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdãoQue as crianças aprendam no colo, o sentido da vidaQue a família celebre a partilha do abraço e do pão!Que marido e mulher não se traiam, nem traiam seus filhosQue o ciúme não mate a certeza do amor entre os doisQue no seu firmamento a estrela que tem maior brilhoSeja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depoisQue a família comece e termine sabendo onde vaiE que o homem carregue nos ombros a graça de um paiQue a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calorE que os filhos conheçam a força que brota do amor!Abençoa, Senhor, as famílias! Amém!Abençoa, Senhor, a minha tambémAbençoa, Senhor, as famílias! Amém!Abençoa, Senhor, a minha também

desafios da espiritualidade e a família como lugar da espiritualidade cristã.

O livreto dá ênfase ainda a realização da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Família convocada pelo Papa Francisco que ocorrerá no Vaticano, de 9 a 15 de outubro deste ano.

“A prática da espiritualidade cristã é uma graça, um recurso precioso, que colabora para que a família torne-se cada vez mais um lugar cujo amor fecunda o seu reino e onde se vivem as maiores exigências da fé fiel, da esperança gratuita e do amor doação e acolhimento”, explica o Assessor Nacional da Comissão para Vida e Família, Padre Wladimir Porreca, sobre o tema deste ano.

w DOM João Carlos Petrini, Presidente da Comissão Vida e Família, da CNBB - ajudar as famílias na vivência da espiritualidade

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Page 20: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 20148

Panorama Caderno Dois

Com a Igreja católica no Brasil, vivemos em agosto o Mês

dedicado a TODAS AS VOCAÇÕES. Trata-se de uma oportunidade importante para que cada pessoa reflita na importância do seu existir sobre a terra. De fato, no mundo, o ser humano faz a diferença! Ele, além de se reconhecer distinto dos outros seres criados, também é capaz de decidir e fazer escolhas livres, em prol ou contra da vida. Mas a grandeza e a dignidade do ser humano não para aí. Ele sempre anseia por mais. Necessita dar uma razão à sua existência. Assim busca um sentido para a vida. Sua busca é insaciável. Quem poderá dar-lhe uma resposta definitiva? O salmista reafirma essa ânsia dizendo: A minha alma tem sede de Deus (Sl 63(63)). O jovem Agostinho, hoje santo, também fez essa experiência e, após longa busca afirmou no seu livro Confissões: Tarde te amei Senhor e inquieto estava meu coração até repousar em Ti. Desse modo Agostinho ilustra a caminhada de todos os

humanos, também dos jovens de hoje. Assim, contemplamos a primeira e fundamental vocação do ser humano: o chamado à vida. Chamado gratuito - dom e tarefa. Não basta estar viva, a pessoa sempre anseia por algo mais. Necessita dar sentido à sua vida: saber porquê e para que vive. Daí a sua busca pela vocação: por que vim a esse mundo? Qual é o meu sonho? Qual o sonho de Deus para mim? Como posso ser feliz de verdade? Aqui, é preciso distinguir entre momentos passageiros de felicidade, de uma existência feliz. Essa felicidade é uma conquista de cada dia. Requer, antes, que se responda à pergunta: o que quero para minha vida? Exige ainda firme decisão e capacidade de fazer escolhas que lhe ajude a construir esse sonho, aproveitando as oportunidades que a vida lhe oferece, para se preparar, a partir do estudo, da oração, da vivência, da escolha de uma profissão e da realização do ideal de sua vida. No seu encontro com os vocacionados, no Brasil, São João Paulo II, afirmou

Ser feliz respondendo ao chamado de Deus

Ir. Lourdes Silva, fsp ([email protected])

Escutando o Coração

algo parecido: somente na total disponibilidade à vontade de Deus, a pessoa encontra alegria da completa realização. Há vários caminhos ou modos de viver esse sonho. O mês vocacional destaca-os a cada semana: vida sacerdotal, vida matrimonial, vida religiosa e leiga consagrada. Destaca, ainda, o ministério do catequista, celebrado no último domingo de agosto. São diferentes formas de viver e dar sentido à existência no serviço ao próximo. Isso confirma que todas as vocações são

importantes. A resposta livre da pessoa, ajuda-a a realizar-se humana, cristã e especificamente.Na base de toda vocação está a iniciativa de Deus que chama: “Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês” (Jo 15,15). Pelo batismo, passa-se da vida humana à vida cristã. O batismo é a fonte de todas as vocações. A vocação à vida é acolhida no seio da família. O casal, tendo escolhido um ao outro, coopera com o Criador optando pela vida e educando seus filhos para Deus e para o mundo. Já o sacerdote, responde a Deus, optando por uma família maior que é a Igreja, a comunidade. Sua principal função é atualizar a presença de Jesus entre nós pela celebração da Eucaristia e administração dos outros sacramentos. Torna-se para as pessoas um canal da graça do Senhor, dando-lhes a dignidade de filhos e filhas de Deus, sempre renovados pela força do seu amor misericordioso. A vida religiosa consagrada segue na mesma perspectiva do seguimento de Jesus, doando a própria vida

para servir aos irmãos(ãs). Atua nas diferentes áreas pastorais: saúde, educação, catequese, comunicação, serviço social. Há ainda os ministérios leigos, presentes nas Comunidades de vida consagrada e de aliança.Aproveite o Festival Vocacional da Arquidiocese de Belém-PA, para conhecer e aprofundar as vocações específicas. Em 2014, seu tema é Ide vós também trabalhar na minha vinha! A feira vocacional apresenta dons espirituais: o carisma particular de cada Congregação ou família religiosa, Comunidade de vida, Seminários e Pastoral. Juntos, expressam formas distintas de consagração e entrega da vida a Deus em prol do Reino, no serviço aos irmãos. Visite os estandes, nos dias 22 a 24 de agosto, no CenturNo festival vocacional, você encontrará abertura de horizontes como ajuda para identificar sua vocação e firmar seu objetivo de vida. Descobrirá razões para doar a vida, ser feliz e fazer outras pessoas felizes.

A autora é da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Belém

Não basta estar vi-va, a pessoa sem-pre anseia por algo mais. Necessita dar sentido à sua vida.

RENOVAÇÃO

Pastoral da criança com nova coordenaçãoHá três décadas a pastoral promove ações na saúde e cidadania

A Pastoral da Criança no Pará empossa na sexta-feira, 8, a nova coordenadora estadual

da Regional Norte II. Irmã Lucidre-ne Silva, 34 anos, é a quinta coorde-nadora a frente do órgão. A religiosa conserva um extenso trabalho de evangelização com criança e adoles-cente. Atuou por anos na Pastoral da Catequese na diocese de Capi-tão Poço e dois anos na Pastoral da Criança, em Bragança.

Para a Irmã o desafio é grande, porém a fé é maior ainda. “Os desafios se ampliam. A Regional Norte é bem extensa, mais estamos com muita disponibilidade, fé, coragem e com graças de Deus, Nossa Senhora de Nazaré e de nossa equipe de setores, daremos continuidade no trabalho”, ressalta a nova coordenadora Após oito anos a frente do órgão, Irmã Veneranda Alencar expressa sua satisfação em ter feito parte desse trabalho. “Sentirei saudades, foram anos conhecendo a realidade das dioceses, comunidade e paróquias do estado. Sempre lembro uma passagem da bíblia do livro de São Paulo que diz: “Combati o bom combate, completei a corrida e guardei a fé”. Até aqui o senhor nos abençoou e agora é continuar a missão” disse Irmã Veneranda.

A Coordenação regional tem o mandato de dois anos, podendo ser renovado tendo duração no máximo oito anos.

Há três décadas a Pastoral da Criança, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) vem atuando no Pará, desenvolvendo ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania, atendendo desde as gestantes até a criança de 0

a seis anos, consideradas pobres pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O órgão surgiu no Brasil em setembro de 1983. Em Belém em 1985, ano em que foi implantada a Arquidiocese. O primeiro trabalho da pastoral no Pará foi desenvolvido por intermédio da Paróquia Santo

Antônio de Lisboa, no bairro Batista Campos. Em seguida, expandida para as Dioceses de Bragança, Cametá e Abaetetuba.

Atualmente estando presente em 13 dioceses, dos 144 municípios Paraenses, mais uma diocese do estado do Amapá, formando o Regional Norte II.

O trabalho da pastoral é organizado pela Coordenação estadual que é responsável por promover ação, articulação, visitação às dioceses, junto às lideranças, que são membros das próprias comunidades, cidades ou bairros que após capacitação atuam como voluntários em sua localidade levando orientação para o público-alvo. Essas atividades acontecem em visitas domiciliares e as orientações são desenvolvidas de acordo com a idade da criança, os trabalhos maiores são feitos com os familiares para que deem condições do menor se desenvolver bem, uma vez que não possuem compreensão suficiente para discernir o que é certo ou errado.

DADOS

Segundo dados do IBGE, o estado do Pará possui 681.893 crianças na linha da estrema da pobreza. Desses 85.506 são atendidos pela Pastoral da Criança. Os maiores atendimentos foram no município de Bragança com 23.382. A Pastoral conta atualmente com 12.555 membros, dividindo -se em lideres comunitários e voluntários.

w DESAFIOS para a nova coordenação, vivenciadas pela coord. anterior

LUIZ ESTUMANO

Page 21: Voz de Nazaré

9BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014

Em Nazaré Caderno Dois

Milhares de fiéis de Nos-sa Senhora de Nazaré, que residem no Rio de

Janeiro, tiveram a oportunidade de estar mais perto da Imagem Peregrina de durante o Círio de Nazaré naquela cidade, que aconteceu de 1º a 4 de agosto. A Imagem foi acompanhada de uma comitiva formada pelo Presi-dente da Diretoria, Padre José Ra-mos, Casal Coordenador, Jorge e Amélia Xerfan e outros casais de diretores, além de membros da Guarda de Nazaré.

A Imagem Peregrina chegou na manhã do dia 1º, no aeroporto Tom Jobim e fo i recebida pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta. Orações, vigília, terços, visitas, procissões fizeram parte da extensa agenda feita para celebrar este momento

que já virou tradição na Cidade Maravilhosa.

“A visita é uma oportunidade para os devotos de outros estados, e mesmo devotos paraenses que residem ali, estarem mais próximos da Imagem da Mãe Santíssima, prestando suas homenagens. Sabemos que ela está presente em nossos corações o ano inteiro, derramando suas bênçãos sobre todos os seus filhos”, declarou o Diretor Coordenador, Jorge Xerfan, sobre a visita.

Este é o sexto ano consecutivo que a visita é realizada. Segundo a organização, a cada ano são atraídos mais devotos. A programação, que também é chamada de Círio do Rio de Janeiro foi idealizada pelo atual Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardea l Dom Oran i João

NA CIDADE MARAVILHOSA

Imagem Peregrina é recebida com festa durante Círio no Rio de JaneiroVisitas e procisssões fizeram parte da programação que celebrou a Rainha da Amazônia

A Escola Nazarena da Fé, projeto idealizado e desenvolvido pelo reitor da Basílica Santuário de Nazaré, Padre José Ramos das Mercês, está realizando esta semana o último curso na programação da escola em 2014. O curso começou no dia 5 e termina 8, no Centro Social de Nazaré.

O último curso do ciclo da Escola acontece em parceria com o Centro de Estudos Bíblicos do Pará (CEBI-PA) e trata como tema principal a preparação para o Mês da Bíblia, que a Igreja Católica celebra em setembro. Para desenvolver os estudos do curso, a Escola tomou como base o tema: “Discípulos e Missionários no Evangelho de Mateus”, tema indicado pela Comissão Bíblico Catequética, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), juntamente com as Instituições

Bíblicas, como tema geral do mês da Bíblia 2014. O 5º curso realizado pela Escola Nazarena da

Fé tem como objetivo formar, a partir de Jesus Cristo, discípulos missionários alimentados pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, comprometidos com valores éticos da moral cristã, em vista do Reino de Deus na sociedade. Com o tema: Formar para viver e evangelizar, a Escola Nazarena da Fé contou, no ano de 2014, com a participação de cerca de 450 alunos, o que representa média de 80 a 100 alunos por curso.

A programação da Escola voltará somente em 2015, com mais estudo, preparação e aprendizado sobre a palavra de Deus, levando conhecimento e, desse modo, fomentando a consciência de pertença à Igreja e à sua ação pastoral evangelizadora missionária.

Escola Nazarena da Fé realiza último curso de 2014

Paróquia de Nazaré celebra a Semana Nacional da Família

w PROCISSÃO Deslocamento marítimo para Paquetá da Imagem

DIVULGAÇÃO

Casamento 2014: Casais participam da 1ª espiritualidade e catequeseA Pastoral Familiar da Basílica Santuário de

Nazaré já começou a preparação para o Casamento Comunitário que acontece em dezembro, no Santuário da Rainha da Amazônia. Abrindo a agenda de preparação neste segundo semestre, a pastoral realizou no dia 6, na Casa de Plácido, a primeira espiritualidade que envolveu todos os casais que farão parte do matrimônio.

“A espiritualidade conta com palestras e orações. Nesta primeira, serão tratados temas referentes à Semana Nacional da Família, mostrando a importância da família e de um matrimônio em Cristo”, disse Cleonice Vilhena, que junto com o marido Orlando, coordenam a Pastoral Familiar.

Com uma proposta de um matrimônio completo, conforme as leis de Deus e da Igreja, a pastoral também está preparando os casais que ainda não realizaram o Batismo, a Primeira Eucaristia e o Crisma. Com isso, no dia 8 acontecerá o segundo encontro de catequese para os casais que ainda não realizaram esses sacramentos.

Ao todo, aproximadamente 100 casais estão inscritos para a solenidade do casamento na Paróquia de Nazaré, no dia 8 de dezembro. No entanto, para realizar o matrimônio, todos devem participar de todos os encontros de preparação e realizar os sacramentos da lei de Deus anteriores ao matrimônio, como Batismo, Eucaristia, Crisma e Confissão.

A celebração da Santa Eucaristia no domingo, dia 10, às 10h, na Basílica Santuário marcará a abertura da Semana Nacional da Família da Paróquia de Nazaré. Durante a programação, que se estenderá até o dia 16, as famílias das seis comunidades que fazem parte da

Paróquia de Nazaré serão visitadas, em uma dinâmica de encontros orientada por uma cartilha nacional, preparada Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A p a r t i l h a d o t e m a “ A Espiritualidade Cristã na família: um casamento que dá certo” será vivida

por meio de encontros durante a programação paroquial. Para acompanhar a reunião, a Pastoral Familiar designou seis grupos, um para cada comunidade da paróquia.

Já no d ia 17 , acontecerá o encerramento da Semana da Família com uma caminhada que sairá às

8h da Igreja São Francisco de Assis (Capuchinhos) até a Praça Santuário. A abertura da caminhada será feita pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e o encerramento, na Praça Santuário, pelo Bispo da Prelazia do Marajó, Dom José Luiz Azcona.

Page 22: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 201410

Palavra Final Caderno Dois

Com muita alegria partilho com os leitores algumas lembranças da viagem que realizei à minha

terra e que marcam a cultura e a reli-giosidade do povo romeno.

Foi no dia primeiro de julho às 19 horas que embarquei no Aeroporto Internacional de Belém (PA) com uma escala em Lisboa. Depois de 13 horas de vôo, desembarquei em Budapeste, onde era esperada pelo meu irmão Nicola (sacerdote) e prosseguimos outras cinco horas de carro chegando às duas horas da madrugada do dia 3 de julho a sua casa.

Pa s s e i d e z d i a s c o m m e u irmão na cidade Bocsa, onde tive a oportunidade de partilhar as belas lembranças da experiência missionária no Brasil. Visitando várias igrejas tanto católicas como ortodoxas pude contemplar a beleza da arte sacra que embeleza seus templos.

Chamou-me atenção a história da construção da Igreja greco-católica de Doman, dedicada ao profeta Santo Elias. Ali conheci um sacerdote que após muitos anos exercendo o ministério na Igreja Ortodoxa converteu-se ao catolicismo e realizou um lindo sonho construindo uma Igreja em honra ao profeta Santo Elias.

A arte sacra é o que mais caracteriza o belo templo com pinturas em estilo romeno inspiradas nos relatos bíblicos que narram cenas da vida do profeta Elias e outros grandes santos. Faz-se mister distinguir o uso dos ícones na

decoração das igrejas, para a instrução dos fiéis, para o auxílio na oração, do culto propriamente dito. Para as igrejas orientais o ícone faz parte do culto.

A arte sacra é o testemunho da inter-relação entre o Oriente e o Ocidente. Percebe-se isso no pensamento dos Padres da Igreja e nos grandes concílios da Igreja dos primeiros oito séculos de cristianismo, e aqui, temos riquezas espirituais em comum, tanto os ortodoxos como os católicos. Quem se aproxima da Igreja situada numa colina no meio da natureza é acolhido por uma linda “troiza”, um tipo de estrutura que tem ao meio a cruz de Jesus Cristo.

As Igrejas ortodoxas valorizam as representações iconográficas não somente no interior, mas também no exterior dos templos. Para os ortodoxos a arte sacra remete à teologia da imagem de Deus. Como Deus que é Invisível, através da encarnação de Jesus Cristo, se tornou visível, é claro que podem ser realizadas pinturas de quem foi visto - dizia São João Damasceno.

Um lugar de muito silêncio, oração e contemplação onde se experimenta grande paz é o mosteiro ortodoxo, sempre dedicado o profeta Santo Elias, onde cheguei em meio a grande festividade religiosa em honra ao profeta. São uma característica ali também a ornamentação artística e os ícones não somente do profeta Elias, inspirador da vida dos monges, mas

Lembranças e costumes da viagem à minha pátria, Romênia

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Maria Elisa Bessa de Castro

também dos Santos Padres da Igreja como guardiões da ortodoxia da fé, que circundam Jesus Cristo, o Pantocrator.

O que mais edifica a fé ao entrar nas Igrejas Ortodoxas é a beleza da arte sacra, mas também a oração que se eleva ao trono do Altíssimo. Como se pode observar na imagem, um sacerdote ortodoxo de costas conduz a celebração do ofício conhecido nas Igrejas Orientais como “Acatistos à Mãe de Deus”. È uma devoção mariana bizantina que leva a pessoa que reza à contemplação dos mistérios divinos da vida de Jesus Cristo relacionados a sua Mãe, a Virgem Maria. Esta oração pode ser rezada pessoalmente em casa ou com a comunidade e o sacerdote na Igreja.

Da minha cidade natal (Târsolt) tive a oportunidade de visitar o Mosteiro de Prilog onde vivem os monges da Ordem de São Basílio Magno, homens de oração e trabalho guiados por uma regra de vida monástica permeada pelo ideal evangélico. Ali foi-me oferecida a oportunidade de partilhar as belas lembranças da vida missionária aqui no Brasil. Dentro do mosteiro há uma linda capela, rica em pintura de imagens e cenas bíblicas que, ao contemplá-las, me senti arrebatada para o céu.

Vistei o Mosteiro de Santa Macrina, em Gherla. Surpresa, encontrei-me ali com Irmã Maria, uma monja de quem fui colega de estudos de teologia em Roma, 10 anos atrás. Quanta alegria nesse reencontro!

Emocionante e abençoada também foi a visita à cidade Cluj-Napoca, pois ali, reencontrei a monja

Doutora em Ciências Eclesiásticas Orientais, pelo Pontifício Instituto Oriental de Roma, e

professora de patrística, no Instituto Regional de Formação Presbiteral da CNBB Norte 2

MARIA RODICA TUTAS - IR. ANGELA

Tesouros da Igreja

w IRMÃ Angêla Tutas com seu irmão Nicola, sacerdote em Resita, Romênia

w IRMÃ em visita ao Mosteiro Santo Elias em Bocsa

w IRMÃ e os monges de San Basílio, o Grande em Prilog, Romênia

w IRMÃ TUTAS em trajes populares em Târsolt

Madre Olga, a mestra que marcou minha vida e personalidade como religiosa. Depois de 10 anos de missão no Brasil pude partilhar com ela as maravilhas que Deus realizou na minha vida de missionária, além das fronteiras. Ela é uma das monjas que sobreviveu às provações e torturas da ditadura comunista. Já completou 91 anos e ainda hoje mantém-se com ótima lucidez. Muito se interessou sobre minha missão aqui no Brasil e se alegrou por tudo o que lhe contei como belas lembranças do povo paraense. Recomendou-me em fazer o esforço e traduzir o livro que recebeu de presente sobre “O perfil da Paróquia da Trindade” do português para romeno para satisfazer a curiosidade de muitos sobre o contexto da missão.

Por fim, visitando Tarsolt, minha cidade natal, onde nasci e cresci, e convivendo com minha mãe Maria Tutas, viúva há 10 anos, não resisti aos trajes populares, tão familiares e outrora usados por mim. Reparto com os leitores um pouco da alegria sentida.

w CONTEMPLANDO a beleza da Igreja Greco Católica

w IRMÃ e seu sobrinho Ionut na cidade natal de Târsolt

w IRMÂ no encontro com sua mestra, Madre Olga w FELIZ ENCONTRO com suas colegas de TeologiaProf. Ricardino

Lassadier

Page 23: Voz de Nazaré

11BELÉM, DE 8 A 14 DE AGOSTO DE 2014

Arquidiocese Caderno Dois

CAMPANHA

Súplica do Papa motiva campanha de oração incessante pela paz Da Terra Santa, raiz de todos os cristãos, parte um apelo aos cristãos de todo o mundo

Em resposta ao forte apelo do Pa-pa Francisco convidando a todos para continuarem a rezar com

insistência pela paz na Terra Santa, O Jornal Voz de Nazaré está lançan-do nesta edição campanha para in-centivar orações que ajudem no fim dos conflitos na Faixa de Gaza e em outras áreas que vivenciam guerras, onde centenas de vidas estão sendo ceifadas, especialmente de crianças.

Apresentando a campanha “Paz - Estamos em oração pela paz no mundo” o Jornal Voz de Nazaré tem por iniciativa estimular os vários segmentos religiosos da sociedade paraense, principalmente igrejas e paróquias, para o desenvolvimento de orações nos mais diversos espaços públicos ou não, como forma de contribuir para a concretização da paz nas áreas em conflitos no mundo. A oração não pode ser deixada de lado na vida do cristão, pois é a ‘ligação’ direta com Deus. E neste momento, quando milhares de inocentes estão morrendo em guerras, a oração torna-se um instrumento imprescindível.

“A oração nos ajuda a não nos deixarmos vencer pelo mal, nem a resignar-nos que a violência e o ódio levem a melhor contra o diálogo e a reconciliação”, afirma o Papa Francisco.

Nas últimas semanas o Papa vem destacando incessantemente a necessidade de oração para três áreas de crise atualmente, sendo as quais: Oriente Médio, Iraque e Ucrânia, pedindo que ‘todos se unam à sua oração, na esperança de que o Senhor conceda às populações e às Autoridades daquela zona a sabedoria e a força necessárias para prosseguir com determinação no caminho da paz, enfrentando todos os contrastes com a tenacidade do diálogo e das negociações e com a força da reconciliação’. Papa Francisco destacou com profunda firmeza o drama especialmente vivido pelas crianças, mortas ou feridas, mutiladas, que não conseguem sorrir. Diante dessa tragédia, suplicou: “Parem, por favor, parem! É tempo de parar!”. O Papa assegurou que é preciso mais coragem para fazer a paz do que para fazer a guerra.

“Considerando a abrangência do Jornal Voz de Nazaré no Estado do Pará e a região geográfica de atuação da Arquidiocese de Belém, que possui seis Regiões Episcopais e 80 paróquias, acreditamos que podemos s im contr ibuir com esse momento tão importante e necessário ao apelo do Santo Padre, estimulando orações e influenciando positivamente através deste meio impresso de comunicação no pedido de orações pela paz no mundo; digo que isso é um compromisso e

uma responsabilidade”, destacou a coordenadora do Jornal Voz de Nazaré, Bernadete Costa.

O PEDIDO DO PAPA ECOA EMVÁRIAS PARTES DO MUNDO

O apelo do Papa está sendo atendido em diversas partes. Fiéis vêm se unindo em vigílias de oração por todo o mundo. Milhões de pessoas de boa vontade, instituições, igrejas, religiões, unem-se nos apelos

de paz. No Brasil, particularmente, uma dessas iniciativas aconteceu no dia 2 de agosto, em Brasília, no evento denominado de “Manhã de Oração e Reflexão pela Paz Justa na Palestina”, promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), em parceria com a Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), organismo da CNBB, e o Templo Budista de Brasília. A programação foi uma forma de somar forças às vozes em todo o mundo exigindo o fim dos conflitos e o

LUIZ ESTUMANO

restabelecimento do diálogo, caminho para a paz e a defesa da vida na Faixa de Gaza.

Outra ação nesse sentido aconteceu na quarta-feira, 6, durante a Festa da Transfiguração do Senhor, no evento denominado de “Dia de Oração pela Paz no Iraque”, promovido pelo Patriarca Caldeu Louis Rafael Sako e a Organização “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS). A iniciativa apresenta-se como uma resposta aos incessantes pedidos de oração pela paz na região feitos pelo Papa Francisco nos últimos dias.

O S a n t o Pa d re t e l e f o n o u pessoalmente ao Patriarca Sako na semana passada para lhe manifestar o seu apoio. O Patriarca Sako enviou uma mensagem à Ajuda à Igreja que Sofre por ocasião deste Dia de Oração na qual se dirige a “todas as pessoas de boa vontade” para “unir as nossas vozes e nossos corações diante do Senhor, a fim de pedir a paz”.

POSICIONAMENTO DASANTA SÉ DIANTE DOS CONFLITOS

A Santa Sé atua em diferentes níveis no sentido de contribuir na resolução dos conflitos. O secretário para as Relações com os Estados, o Arcebispo Dom Dominique Mamberti dimensiona de que forma isso estrá sendo feito. Primeiramente em relação aos próprios apelos do Papa. Houve ajuda econômica às famílias para atender às necessidades humanitárias. Através dos próprios canais diplomáticos, continua a estimular a atenção das autoridades internacionais e dos governos ao destino dos que padecem em decorrência dos conflitos. Foi enviada ainda uma “Nota verbal” a todas as embaixadas acreditadas junto da Santa Sé com o texto dos últimos apelos do Papa, com o pedido de apresentar a mensagem aos respectivos governos.

Em relação a escalada da violência na Faixa de Gaza, o arcebispo admitiu trágica a situação “e muito triste, à qual, infelizmente, há o risco de nos habituarmos e a considerarmos quase como inevitável, o que não seria justo”.

w DOM TEODORO formação com as lideranças das ilhas

No domingo, dia 3, o Salão Paroquial da Paróquia São Judas Tadeu, no bairro da Condor, foi palco para formação de líderes das comunidades das Ilhas, que pertencem a Região Insular de Belém, na qual o Bispo Auxil iar, Dom Teodoro Mendes é o responsável da Arquidiocese a realizar o trabalho de evangelização com as famílias das Ilhas. A formação foi destinada aos líderes das comunidades do Baixo-Acará que são

atendidas e assistidas pela a Arquidiocese de Belém.

Ao t o d o 4 2 p e s s o a s r e p r e s e n t a n t e s d a s c o m u n i d a d e s e s t ava m presentes na programação. O objetivo geral foi fazer formação para catequistas e p a r a o m i n i s t é r i o extraordinário da Eucaristia e da Palavra.

E m u m p r i m e i r o momento houve ensinos sobre as situações e ações comunitárias, para serem d e s e n vo l v i d a s n a s 1 4

comunidades do Baixo-Ac a r á . J á o s e g u n d o momento foi reservado para os ensinamentos bíblicos, de como manusear e aprender mais sobre as leituras e os livros da mesma, e para fazer os planejamentos futuros que serão realizados. O final da formação ficou reservado para a celebração eucarística, presidida por Dom Teodoro Mendes.

A c o o r d e n a d o r a d a Comunidade Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, na Ilha

Formação de líderes das comunidades das Ilhas

Page 24: Voz de Nazaré

Belém, de 8 a 14 de agosto de 201412