voz de nazaré

24
ARQUIDIOCESE DE BELÉM PE. FLORENCE DUBOIS FUNDADOR www.fundacaonazare.com.br ANO CI - Nº 624 - PREÇO AVULSO: R$1,00 D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014 A igreja no Brasil revive as emoções da JMJ RIO 2013 após um ano do evento. O emocionante encontro do Papa Francisco com a juventude mostrou ao mundo como é viver o amor de Deus. Jovens do Pará estiveram lá. CADERNO 2, PÁGINAS 6 E 7 Jornada Mundial da Juventude Vigor da fé em um século de vida em família Benfeitora da Família Nazaré chega aos 100 anos. Fé e história são fatos marcantes na vida aniversariante, fervorosa devota de Nossa Senhora, dona Inêz Formigosa. CADERNO 2, PÁGINA 1 DIVULGAÇÃO E D Missão na Igreja e gratidão Sagrados momentos diante de Deus. Assim Dom Alberto e Dom Teodoro comemoram o aniversário de vida consagrada a serviço da evangelização na Amazônia. Celebração aconteceu na capela da residência episcopal, em Belém. CADERNO 2, PÁGINA 3 w ALEGRIA típica dos jovens mesclou-se ao contentamento do Santo Padre. Antes de partir, ele já declarava-se saudoso do encontro w CELEBRAÇÃO Dom Alberto e Dom Teodoro, durante a missa de ação de graças FOTO: ALAN MONTEIRO Festas religiosas nos municípios Cidades do interior realizam festividades em honra dos seus padroeiros. Moradores Curuçambaba, homenagearam a Virgem de Nazaré, em Bujaru. CADERNO 2, PÁGINA 11 FOTO: LUIZ ESTUMANO FOTO: LUIZ ESTUMANO

Upload: fundacao-nazare-de-comunicacao

Post on 01-Apr-2016

251 views

Category:

Documents


25 download

DESCRIPTION

Edição de 18 a 24 de Julho de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Nazaré

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

PE. FLORENCE DUBOISFUNDADOR

www.fundacaonazare.com.br

ANO CI - Nº 624 - PREÇO AVULSO: R$1,00D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA DBELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014

A igreja no Brasil revive as emoções da JMJ RIO 2013 após um ano do evento. O emocionante encontro do Papa Francisco com a juventude mostrou ao mundo como é viver o amor de Deus. Jovens do Pará estiveram lá.

CADERNO 2, PÁGINAS 6 E 7

Jornada Mundial da Juventude

Vigor da fé em um século de vida em famíliaBenfeitora da Família Nazaré chega aos 100 anos. Fé e história são fatos marcantes na vida aniversariante, fervorosa devota de Nossa Senhora, dona Inêz Formigosa.

CADERNO 2, PÁGINA 1

DIV

ULG

ÃO

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

ARQUIDIOCESE DE BELÉMARQUIDIOCESE DE BELÉM

Missão na Igreja e gratidão Sagrados momentos diante de Deus. Assim Dom Alberto e Dom Teodoro comemoram o aniversário de vida consagrada a serviço da evangelização na Amazônia. Celebração aconteceu na capela da residência episcopal, em Belém. CADERNO 2, PÁGINA 3

w ALEGRIA típica dos jovens mesclou-se ao contentamento do Santo Padre. Antes de partir, ele já declarava-se saudoso do encontro

w CELEBRAÇÃO Dom Alberto e Dom Teodoro, durante a missa de ação de graças

FOTO: ALAN MONTEIRO

Festas religiosas nos municípiosCidades do in t e r io r realizam festividades em honra dos seus padroeiros. Moradores Curuçambaba, homenagearam a Virgem de Nazaré, em Bujaru.

CADERNO 2, PÁGINA 11

FOTO: LUIZ ESTUMANOFOTO: LUIZ ESTUMANO

Page 2: Voz de Nazaré

Fun da do em 5 de ju lho de 1913

FUNDADORPe. Flo ren ce Du bois, bar na bi ta

PRESIDENTEDom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Be lém do Pa ráVICE-PRESIDENTE

Monsenhor Marcelino FerreiraVigário geral da Arquidiocese de Belém do Pa rá

DIRETOR GERALDiácono Antônio Carlos Gomes de Freitas

DIRETORA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO Marluce Guerreiro Milhomem

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO Mário Jorge Alves

DIRETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Arnaldo Pinheiro

COORDENAÇÃOBernadete Costa (DRT/PA 1326)

CONSELHO DE PROGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO João Car los Pe rei ra

Padre Nilton Cezar ReisPadre Cláudio de Souza BarradasEDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Fernando Sette Câmara 1714 DRT-PAAs si na tu ras, dis tri bui ção, ad mi nis tra ção e re da ção

Ave ni da Go ver na dor Jo sé Mal cher, Edi fí cio Pau lo VI, 915CEP: 66055-260, Bair ro Na za ré, Be lém - Pa rá

Te le fo nes: (91) 4006-9200/ 4006-9209. ARQUIDIOCESE DE BELÉM-PARÁ

Fax: (91) 4006-9227Re da ção: (91) 4006-9200/ 4006-9238/

4006-9239/ 4006-9244/ 4006-9245Site: www.fundacaonazare.com.br

E-mail: [email protected] veí cu lo da

Fun da ção Na za ré de Co mu ni ca ção CNPJ nº 83.369.470/0001-54

Im pres so no par que grá fi co de O Li be ral

FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO

Jornalista e professor

Nu m d e s s e s f e r i a d o s prolongados, eu estava na praia, no Rio de Janeiro,

pagando pela utilização de cadeiras e guarda-sol, quando apareceu um sujeito que trazia no pescoço, como se fosse um cordão, um vistoso terço de contas amarelas. Simpático e falante puxou conversa e eu aproveitei para perguntar-lhe se sabia rezar o terço. Ele ficou me olhando com uma cara de espanto, como se ignorasse que o que usava como adorno era, na verdade, um poderoso instrumento de ligação do homem com Deus, através da recitação e da reflexão. “Eu não sei e acho muito monótono”, respondeu. Na mesma hora, outro rapaz apareceu e começou a apontar quais eram as contas do Pai Nosso e as da Ave-Maria. O dono do “terço-colar” foi embora e uma nova conversa surgiu.

O rapaz que sabia rezar o terço me contou, angustiado, que estava perdido. Acreditava em Deus, mas não podia rezar para Nossa Senhora porque, segundo ele, tratava-se de uma “mortal”. “Mortal, mas diferente. Especial”, expliquei. Falei-lhe que não era uma criatura qualquer, mas a Mãe de Deus. Essa informação parecia não acrescentar absolutamente nada àquele rapaz, que estava em busca de Deus, possuía formação católica (sim, ele sabia rezar o terço) e se sentia só.

Um ambiente de praia talvez não fosse o melhor lugar para esse tipo de conversa, até porque ele estava trabalhando e tinha outros clientes para atender. Eu fiquei muito angustiado, pois senti que, assim como ele, deve haver centenas, milhares de pessoas que, todos os dias, acabam sendo cooptados para alguma outra confissão religiosa, que exclui a doce figura de Nossa Senhora de sua pregação ou, o que é grave, denigre sua imagem. Me senti impotente e frustrado. Tentei fazer minha parte, mas alguma coisa a mais precisa ser feita para possibilitar ao católico sem porto o acesso à riqueza espiritual de nossa religião. Volto ao tema semana que vem.

Católicos que pedem socorro - I

João Carlos [email protected]

Economista e escritor

Estava lendo os textos da missa de hoje (14-07-14), data em que estou escrevendo, e meditei sobre a 1ª

leitura de Isaias.O Senhor detestou o excesso de

oferendas vazias... Hoje não oferecemos mais sacrifícios de animais, mas, conheço pessoas que fazem novenas a tudo quanto é Santo, negociando promessas e não fazem esforço para corrigir os seus próprios erros.

O que o profeta proclama é muito claro nos versículos, 16 e 17. “Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva”.

Portanto, o importante é manter o coração puro e dirigir as nossas ações para o bem.

Viver as práticas religiosas, e obedecer aos mandamentos de Deus e da Igreja, são práticas meritórias e indispensáveis para quem é fiel a Jesus. Assim, estaremos sempre em sintonia com os preceitos Evangélicos, na prática do bem, na defesa da família, na ajuda aos necessitados. Não só aos que precisam de ajuda material, mas também aos carentes da Palavra de Jesus. Que os pais se preocupassem com formação religiosa dos filhos, na mesma proporção com que o fazem na formação intelectual ou profissional.

Como seria bom que os nossos políticos lessem e meditassem sobre este texto e não fizessem da atividade política um meio de vida pessoal ou familiar e sim um valioso instrumento de solução dos problemas coletivos.

Acabamos de sair da enorme ilusão da “Copa do Mundo” e entramos agora na responsabilidade de escolher presidente, governadores e legisladores. Devemos ser equilibrados e astutos, não nos deixando levar pelas falsas promessas. Pedir ao Espírito Santo que nos inspire a escolher aqueles que irão manipular os altos impostos que todos nós pagamos.

“Lavai-vos, purificai-vos”

José Pereira [email protected]

Panorama

CHARGE DOANDRÉ ABREU

Comente esta charge: [email protected]

Alegria de ser católico

Engenheiro civil e escritor

Tudo passa...

Ivens Coimbra Brandã[email protected]

Encontro Fraterno

BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 20142

Opinião

Passadas as emoções da Copa, é tempo de curtir as ‘férias de julho’, mês de recesso escolar e

início do nosso verão, caracterizado pela ocorrência de poucas chuvas e muito sol. Para os belenenses, em geral, as opções de lazer ficam por conta do veraneio em balneários à margem da Baía do Marajó, e na-queles situados no litoral nordeste do Estado, banhados pelo Atlântico.

Mais do que as emoções gera-das pelo que se observou de fute-bol nos últimos dias, vale cultivar as lembranças dos bons momentos já vividos nas férias em Mosqueiro, quando toda a família se reunia, não havendo contendores nem tor-cida apaixonada, mas um tempo quando, todos jogavam no mesmo time, vestindo a camisa do entrete-nimento sadio, não se precisando de juiz para julgar nossas atitudes,

muito menos de custosos estádios para exibição.

Durante anos seguidos, desde a construção de nossa pequena ca-sa, situada em uma rua transversal à Praia do Chapéu-Virado, recebía-mos com satisfação as pessoas que de nós se acercavam, desde jovens, que na parte da tarde chegavam ávidos, se dirigindo ao quintal para participar de uma partida de vôlei - que virava ‘pelada’ nas últimas ho-ras da tarde - até os mais maduros, vizinhos que nos visitavam à noite, para participar de momentos de agradável convivência, quando se comentavam amenidades, trocavam-se ideias, tudo alimentado pelo já costumeiro cafezinho providenciado pela dona da casa.

As alegrias geradas pela paixão são efêmeras como a fumaça que se esvai. No entanto, aquelas nascidas do que foi vivido com dedicação e simplicidade, são lembradas para sempre, alimentando o presente e fomentando a esperança no futuro, que haveremos de alcançá-lo con-fiantes na Graça de Deus. Na vida tudo passa... Só Deus permanece, porque é a fonte da vida, de todas as coisas, princípio e fim.

Revista da Academia de Música homenageia Vicente Salles

O historiador e musi-cólogo Vicente Salles é o homenageado da primei-ra edição da Revista da Academia Paraense de Música. A tiragem de mil exemplares é assinada

pelos jornalistas Sérgio Palmquist e José Fer-nandes F. Neto. A revista veicula artigos, poemas e um panorama sobre o ce-nário da música popular e erudita no Pará.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Page 3: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014 3

O ritmo da vida é fonte d e v i t a l i d a d e p a r a todos. Somos humanos

e necessitamos diversificar as atividades, alternando trabalho e d e s c a n s o , t e m p o p a r a estar com os outros e tempo p a ra re f l e t i r e a p ro f u n d a r pessoalmente os valores que n o r t e i a m n o s s a s e s c o l h a s . No entanto, é cada vez mais c o m u m e n c o n t ra r p e s s o a s a g i t a d a s , p o r n ã o s a b e re m administrar bem o tempo que lhes é dado. Podemos também ficar de tal forma absorvidos pelas eventuais expectativas g e r a d a s p e l a m a c i ç a comunicação que nos envolve, a ponto de perdermos a visão d o c o n j u n t o e d o s e n t i d o profundo da vida.

Neste sent ido , o recente evento da Copa do Mundo de Futebol é carregado de ensina-mentos para a vida de todos os envolvidos. A população brasi-leira foi de tal modo envolvida com o campeonato que muitas pessoas nem mesmo imagina-vam a possibilidade de um in-sucesso no meio do caminho. A idolatria da vitória ocupou o imaginário de uma nação! E a derrota chegou, deixando decepcionadas tantas pessoas, das crianças do “joga prá mim” aos adultos. Muitos estivemos de camisa amarela e torcemos de verdade! De repente, voltam a vida normal, o trabalho ou o descanso e os desafios do quo-tidiano se apresentam de novo. É que não poderemos viver em função da próxima competição, mas pela dignidade de nossa la-buta, com a construção de um mundo mais digno dos filhos de Deus e pela nossa realização pessoal, coisas que não podem depender de um evento espor-tivo, por mais significativo que seja. Seus organizadores deve-rão aproveitar para fazer uma avaliação honesta de tudo o que foi envolvido em sua pre-paração e realização, inclusi-ve o uso adequado ou não dos imensos recursos que as várias forças da sociedade aportaram durante tanto tempo.

Para muitos, o tempo agora é de férias. Para a população es-tudantil, pode ser hora de vol-tar aos bancos escolares, após o recesso escolar antecipado. Outros tantos continuam o tra-balho diário que não foi inter-rompido. Para todos, é tempo de viver o momento presente, aprendendo com as eventuais demoras de Deus, que muitas vezes nos deixam agitados. A Palavra de Deus dá indicações precisas: “Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu: tem-po de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; tem-po de matar e tempo de curar;

tempo de destruir e tempo de construir; tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar; tempo de es-palhar pedras e tempo de ajun-tá-las; tempo de abraçar e tempo de se afastar dos abraços; tempo de procurar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jo-gar fora; tempo de rasgar e tem-po de costurar; tempo de calar e tempo de falar; tempo do amor e tempo do ódio; tempo da guerra e tempo da paz” (Ecl 3, 1-8). In-felizmente, em tantas partes do mundo e em nossas cidades, pa-rece prolongar-se o tempo da vio-lência e da guerra, depredações, conflitos alimentados, agressões aos mais pobres. Entretanto, a prudência e a atenção para viver bem cada momento presente, dedicando-o a amar a Deus e ao próximo, oferecem os elementos necessários ao discernimento do que fazer diante da vida.

Os acontecimentos trazem em seu bojo a desafiadora pre-sença do bem e do mal, exigindo justamente o discernimento em vista de opções corretas. Seria simplista e injusto olhar ao re-dor, identificando a presença da maldade e do pecado em quem pensa ou age diferente de nós. A linha divisória não passa per-to de mim, mas dentro do meu coração, que é capaz do melhor e do pior. Nossa pressa em ar-rancar o mal não corresponde ao modo de agir de Deus, com sua incrível paciência diante das falhas das pessoas. É até

fácil desejar que Deus mande um fogo do Céu para assustar os ímpios e malvados, ou, quem sabe, utilizar palavras da Bíblia para ameaçar os que não aderem ao nosso modo de ver as coisas. Até a promessa da volta do Se-nhor, por vezes é utilizada para ameaçar, enquanto a proposta da salvação, à qual todos são destinados, passa pela magní-fica e desafiadora realidade da liberdade humana. Ninguém seja constrangido a aderir a Deus por medo do tempo que se completa, mas acolha de co-ração aberto o que Ele oferece, justamente porque é o melhor que possa existir.

Dentro de nós e ao nosso la-do existem joio e trigo (Cf. Mt 13, 24-43). O dono da plantação o “Filho do Homem”, espalha a boa semente. Saber que o malig-no pode semear a maldade não é teoria, mas constatação realista em nossa vida e em nosso mun-do. Difícil é ter a paciência de Deus, com a qual aprendemos que não bastam todas as nossas técnicas para mudar o coração das pessoas, cuja porta que só se abre por dentro.

Atitude madura pode ser o reconhecimento de nossos de-feitos, aliado ao trabalho diário de conversão. Um bom exame de consciência proporciona a mudança progressiva, feita de propósitos simples, adequados à capacidade de cada pessoa. O diálogo com pessoas respeitosas e seguras contribui para uma

DIVULGAÇÃO

visão mais crítica a respeito do próprio comportamento, com a coragem para dar nome àquilo que é certo ou errado, sem agres-sividade e violência. Depois, le-var nossos pecados ao tribunal da penitência, cuja sentença é sempre o perdão, antecipa o ju-ízo de Deus, pois o Senhor sem-pre aproveita a oportunidade para proclamar sua misericórdia. Afinal de contas, Deus só sabe amar e perdoar!

Corrigir fraternalmente os ir-mãos, segundo o propósito do Evangelho, é outra proposta, mesmo sabendo que o trigo e o joio ainda estarão próximos até o fim dos tempos. “Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, tu e ele a sós! Se ele te ouvir, terás ganho o teu irmão. Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, de modo que toda questão seja decidida sob a pala-vra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à igreja” (Mt 18, 15-17).

E diante da avassaladora pre-sença do mal em nossa socieda-de? Denunciá-lo com segurança, ter a coragem de dizer onde se encontra a corrupção e a menti-ra. Mais exigente ainda do que a coragem é a conquista do pe-cador, a forma prudente e sábia com a qual se enfrentam os pro-blemas. Não faltam as denúncias e protestos em nosso mundo, mas a seriedade dos que acusam e a dignidade dos que podem mudar algo. Certamente os atos de cidadania e serviço podem contribuir para que o ambiente social melhore, edificando pou-co a pouco uma vida diferente, chamada paz, tarefa que o Papa Francisco considera “artesanal”, pois é construída com a fidelida-de do cotidiano!

O TEMPO DE DEUS

Arcebispo

Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céus

Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Conversa com meu povo

Arcebispo

ArcebispoArcebispo

w A PALAVRA de Deus dá indicações precisas, sobre o ritmo da vida

Page 4: Voz de Nazaré

LiturgiaBELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 20144

com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado” (...) 37 Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao reino. O joio são os que pertencem ao maligno. O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos. O Filho do homem enviará os seus anjos e eles retirarão do seu reino todos os que fazem outros pecarem e os que praticam o mal; (...) 43 Então os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos ouça”.

B) Comentário O capítulo 13 de Mateus é

pleno de parábolas. No domingo passado versava sobre o que é “a palavra de Deus” e hoje, sobre o que é “o reino de Deus” anunciado por Jesus.

No texto apresentam-se três parábolas explicando o que seja o reino de Deus. A primeira

nos conduz à situação de Jesus (os fariseus se admiravam que Jesus não se isolasse do mundo pecador, criando uma comunidade à parte. Ele é fermento na massa. E mais ainda, pois se faz alimento) e da Igreja primitiva (escandalizava a muitos, de que nela, nem todos fossem santos). Portanto não devemos espantar-nos, pois a Igreja não é a comunidade de santos e sim “local de salvação”.

Ora, o tema eclesiológico indicado, está presente na parábola com o do juízo final. Entre os servos dedicados existem os impacientes que querem antecipar o juízo final (v.28) e os humanos não devem julgar as consciências por dois motivos: 1º porque Deus estabelece o tempo de julgamento e o homem não deve antecipá-lo; 2º porque o homem não sabe julgar o interior de alguém sem incorrer no erro.

“Enquanto dormiam (...)” revela a nossa preguiça ou

nosso “corpo mole” na ação evangelizadora. É fácil atribuir a satanás, que assumir nosso descuido e interesse na luta pelo triunfo do bem. Jesus descreve satanás, mais como instigador que como autor do mal.

As outras duas parábolas têm um ângulo comum: o surpreendente contraste entre a pequenez do ponto de partida e a grandeza do de chegada. Também aponta o Reino grandioso já presente na pequena semente (minúsculo grupo dos discípulos), e sua força já operante no punhado de fermento.

No juízo final, diz o evangelho, que os anjos de Deus “retirarão do seu reino todos os que fazem outros pecarem e os que praticam o mal”. Induzir o outro ao mal recebe a mesma pena de quem o praticar. Se alguém não peca, mas leva o outro a pecar, assumirá no final, a mesma punição do pecado causado. Alguém pode dizer “não fiz”; mas se fizer com que o outro o faça, será culpado.

Formado em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma

A) Texto: Mt 13,24-43

24 Jesus contou outra parábola à multidão: “O reino dos céus é como um

homem que semeou boa semente no seu campo. 25 Enquanto todos dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi embora (...) Queres que vamos arrancar o joio? 29 O dono respondeu: Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo (...) 31 Jesus contou-lhes outra parábola: “O reino dos céus é como uma semente de mostarda que um homem pega e semeia no seu campo (...)” 33 Jesus contou-lhes ainda uma outra parábola: “O reino dos céus é como o fermento que uma mulher pega e mistura

Padre Romeu [email protected]

Homilia Dominical

Liturgia da Semana

18/07 - Sexta-feira.São Hélio de Capodistria - Diá-cono.

Apesar das poucas informações sobre Hélio. Estudos antigos da tradição de Capodistria, cidade da Eslovênia, indi-cam que ele viveu no séc. I. Nascido em Costabona, hoje Espanha, naquela épo-

ca pertencia à diocese de Capodistria. Era discípulo de São Ermágora de Aquiléia, também diácono, e depois 1º bispo de Capodistria, e morto martirizado. Quanto a Hélio, não temos comprovações precisas de sua morte, contudo, em Capodistria foi construído uma igreja a N. Sra no séc. XVII e seus restos mortais foram colocados sob um altar na crípta do coro da catedral.

19/07 - Sábado.Beato Antonio da Valladolid - Mercedário.

Da Província Mercedária de Castela. Antonio tornou-se profundo conhecedor das Escrituras. Era conselheiro do rei dos espanhóis católicos. Com uma visão clara

do futuro, tomou a decisão de enviar os primeiros missionários para a América, com o consentimento dado pelo Papa Alexan-dre VI em 1493. O rei obteve o direito de conquistar essas ter-ras com a condição de evangelizar. Além disso, visitava muitas igrejas da Espanha semeando a sua caridade. Foi muitas vezes chamado de “pai dos pobres”. Depois de uma vida cheia de méritos, em 1514 entregou a sua alma pura ao Senhor.

20/07 - 16º Domingo do Tempo Co-mum.Santo Aurélio de Cartago - Bis-po.

Do norte da África, século IV. Da gran-de Cartago, que disputava poder no Mediterrâneo com o Império Romano, e

acabou perdendo. Cidade pagã e de etnia diversifi cada, terre-no difícil para o cristianismo, mas não com a força do Espírito Santo e os grandes santos como Cipriano, Justino, e Aurélio que comemoramos hoje, cujo nome quer dizer “o que brilha”. Protegendo seu rebanho dos costumes pagãos e invasão dos Vândalos. Santo Agostinho tinha grande estima por ele. Cha-mavam-no de pilar inabalável da Igreja.

22/07 - Terça-feira.Santo Anastácio de Schema-ris - Apocrisário e Mártir.

Apocrisário signifi ca em termos atu-ais, um diplomata, embaixador, mais precisamente por ser da Igreja, um núncio apostólico, que naquele tempo, séculos VI e VII, era muito difícil. Anas-

tácio foi discípulo de S. Máximo, o confessor. Defendeu a fé até as últimas consequencias. Foi preso, torturado e levado à fortaleza Schemaris nos montes do Cáucaso. Conta-se, mas sem muita comprovação, que ele teria morrido no ca-minho para essa fortaleza.

23/07 - Quarta-feira.Santa Brígida da Suécia - Vi-úva e Fundadora.

Princesa da Família Real sueca, vi-veu de 1303-1373. Desde pequena teve visões e já se mostrava como pes-soa escolhida por Deus. Casou-se com

o príncipe Ulfo de Nércia, com quem teve quatro meninos e quatro meninas, entre estes, Karin, mais tarde conhecida como Santa Catarina da Suécia. Após a morte do querido esposo, foi para o convento Cistercience. Tornou-se teólo-ga, escritora e fundou uma ordem religiosa: As Mais Sagra-das Salvadoras (Brigitniditinas). Comunicava suas visões ao papa Urbano V.

24/07 - Quinta-feira.Beatas Carmelitas de Guada-lajara - Virgens e Mártires.

Maria Angeles, 31 anos, baleada e morta na hora. Maria Pilar, 49 anos, chega ainda no hospital pedindo perdão a Deus para seus assassinos. Teresa do Menino Jesus, 27 anos, en-

quanto era baleada gritava: “Viva Cristo Rei”. Juntamente com toda cristandade daquele país, sofreram uma dura perseguição durante a Guerra Civil Espanhola (1936 a 1939). Entre bispos, sacerdotes, seminaristas, religiosos fo-ram 7.300 membros, em uma fúria cega e caça aos religio-sos. Em 29/03/1987, J. Paulo II beatifi ca as três freiras da Ordem das Carmelitas Descalças e a festa é defi nida para 24 de julho.

Benedito Otávio ([email protected])

Santos da semana

21/07 - SEGUNDA-FEIRA.Santo Alberico Crescitelli - Missionário Mártir.

Nascido em Altavilla Irpina, Itália, 1863. Ingressou no P.I.M.E. (Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras), mesmo instituto de nosso conhecido professor padre Fabrizio Meroni. Cheio do Espíri-to de Deus, aceitou a missão de evangelizar a perigosa China. Dedicou-se aos cristãos do rio Han e em outros lugares, conse-guindo muitas conversões. Em 1900 foi martirizado com outros 119 cristãos, mortos na China e no Vietnã, em uma revolta an-ticristã chamada de Revolta dos Boxers. Reconhecido santo em 2000.

w Dia 18, sexta-feiraCor (verde)Primeira leitura (IS 38,1-6.21-22.7-8)Responsório (IS 38,10-12.16)Evangelho (MT 12,1-8)w Dia 19, sábadoCor (verde)Primeira leitura (MQ 2,1-5)Responsório (9B)

Evangelho (MT 12,14-21)w Dia 20, domingoCor (verde)Primeira leitura (SB 12,13.16-19)Responsório (85)Segunda leitura (RM 8,26-27)Evangelho (MT 13,24-43)w Dia 21, segunda-feiraCor (verde)

Primeira leitura (MQ 6,1-4.6-8)Responsório (49)Evangelho (MT 12,38-42)w Dia 22, terça-feiraCor (branco)Primeira leitura (CT 3,1-4A)Responsório (62)Evangelho (JO 20,1-2.11-18)w Dia 23, quarta-feira

Cor (verde)Primeira leitura (JR 1,1.4-10)Responsório (70)Evangelho (MT 13,1-9)w Dia 24, quinta-feiraCor (vermelho)Primeira leitura (JR 2,1-3.7-8.12.13)Responsório (35)Evangelho (MT 13,10-17)

Page 5: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014 5

VaticanoDESENVOLVIMENTO

Vaticano destaca relevância do turismo“Pode ser um inestimável instrumento de progresso”, frisa a Santa Sé

A Agência Ecclesia informou, no dia 11 de julho, que a mensa-gem deste ano do Vaticano pa-

ra o Dia Mundial do Turismo, come-morado em 27 de setembro, salienta a importância desta área para o “desen-volvimento autêntico” e “integral” das comunidades.

Assinado pelo presidente do Con-selho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes (CPMI), Cardeal Antonio Maria Véglio, o do-cumento sublinha que para tal fina-lidade, no campo do turismo devem ter em vista alcançar um progresso equilibrado, que seja sustentável e respeitoso em três âmbitos: econô-mico, social e ambiental.

O Vaticano recorda que “o turismo é um motor fundamental de desen-volvimento econômico, em virtude da sua importante contribuição para o PIB (de 3% a 5% a nível mundial), para o emprego (de 7% a 8% dos lu-gares de trabalho) e para as exporta-ções (30% das exportações mundiais de serviços)”.

Num mundo cada vez mais glo-balizado, em que “cada lugar do planeta” é “uma meta potencial”, o turismo pode afirmar-se, segundo a Santa Sé, como “uma das opções mais viáveis e sustentáveis para re-duzir o nível de pobreza das áreas mais subdesenvolvidas”.

“Se for promovido de maneira ade-quada, ele pode ser um inestimável instrumento de progresso, de criação de lugares de trabalho, de desenvolvi-mento de infraestruturas e de cresci-mento econômico”, aponta o CPMI.

Por outro lado, o Vaticano conside-ra “essencial que os benefícios econô-micos do turismo cheguem a todos os setores” sociais dos países de destino e tenham também “impacto direto so-bre as famílias”.

Nesse sentido, torna-se “funda-mental que se sigam critérios éticos respeitadores sobretudo das pessoas, tanto no plano comunitário como a nível de cada indivíduo, evitando um conceito economicista da sociedade, que procura o lucro egoísta, fora dos parâmetros da justiça social”, sustenta a Igreja Católica.

TURISMO SOLIDÁRIOAlém dos benefícios econômicos,

a atividade turística gera “outras”

Queridos jovens, não vos deixeis cair na mediocridade; a vida cristã está

feita para grandes ideais. (15 de julho)

A Copa do Mundo fez encontrar-se pessoas de diferentes nações e

religiões. Possa o desporto favorecer sempre a cultura do encontro. (12

de julho)

Não temais lançar-vos nos braços de Deus: por qualquer coisa que vos

peça, há de recompensar-vos com o cêntuplo. (10 de julho)

FOTO: DIVULGAÇÃO

Foi Apresentado na semana pas-sada ao Papa o “The Pope App”, um aplicativo para smartphone e tablet que reúne todas as mídias do Vaticano (Rádio Vaticano, Centro Televisivo Va-ticano, Agência Fides, L’Osservatore Romano, Sala de Imprensa).

O aplicativo dá a possibilidade do Pa-pa se aproximar mais das pessoas, com suas mensagens, pronunciamentos, e meditações.

A primeira versão do The Pope App foi aperfeiçoada, está mais aces-sível e nova interface. Esta versão per-mite também ter ‘favoritos’, escolher

textos mais importantes e a possibili-dade de compartilhar com outros.

Sobre o AppO aplicativo reúne o conteúdo pro-

duzido por cada mídia da Santa Sé, do Vaticano. Vídeos, o streaming e fotografias gerais e também do Servi-ço Fotográfico, abrangendo um pou-co de tudo, notícias escritas, resumos das notícias, textos integrais. “A ideia é colocar tudo junto em um único App, para satisfazer uma exigência sempre mais presente", explica o cria-dor do projeto Thaddeus Jones.

mais-valias que também devem ser potencializadas, como “o enriqueci-mento cultural, a oportunidade de encontros humanos, a promoção do respeito recíproco e da tolerância e a promoção da formação de traba-lho dos jovens”, entre outras citadas pela mensagem do CPMI.

No documento para o Dia Mun-dial do Turismo deste ano, a Santa Sé dá ainda contas da sua “alegria”

pela forma “como em várias partes do mundo a Igreja reconheceu as potencialidades do setor turístico e pôs em prática projetos simples mais eficazes”.

“São cada vez mais numerosas” as associações cristãs que organizam viagens de turismo responsável a regiões desfavorecidas, assim como aquelas que promovem o chamado “turismo solidário ou de voluntaria-

do”, reconhece o Vaticano.O Setor responsável pelos Mi-

grantes e Itinerantes elogia as “conferências episcopais, dioceses e congregações religiosas” que têm colocado em marcha “programas de turismo sustentável e solidário em regiões desfavorecidas” e que contribuem para “a formação e au-todeterminação” das comunidades locais.

“The Pope App” aplicativo do Papa

w SANTA SÉ o turismo é uma das opções mais viáveis e sustentáveis para reduzir o nível de pobreza

O Papa Francisco nomeou como Arcebispo Metropolitano de Colônia o Cardeal Rainer Maria Woelki, transfe-rindo-o da sede metropolitana de Ber-lim. Nascido em 1956, em Colônia, o cardeal alemão foi ordenado sacerdote em 1985 e nomeado bispo em 2003.

Em 2011 foi promovido a Arcebispo metropolitano de Berlim e criado carde-al pelo Papa Bento XVI no consistório de 18 de Fevereiro de 2012. O Cardeal Woelki é membro da Congregação para o Clero e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Papa nomeia Cardeal Woelki como Arcebispo de Colônia, Alemanha

Page 6: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 20146

Igreja no BrasilMOTIVAÇÃO

Em debate a cultura gerada pelas novas tecnologias

Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação

De 24 a 27 de julho des-te ano será realizado o 4º Encontro Nacional

da Pastoral da Comunicação e o 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores, que acontece na cidade de Aparecida, em São Paulo. O evento aguarda cerca de 800 agentes da Pascom, jovens comunicadores, professores, profissionais, pesquisadores da área da comunicação pre-ocupados com a comunica-ção nos Regionais, Dioceses, comunidades, congregações, instituições e sociedade em geral. Pela Arquidiocese de Belém estará o assessor de co-municação, Alan Monteiro, junto com Dom Carlos Ver-zeletti, Bispo de Castanhal e Erasmo Freitas, também de Castanhal, representantes da Pastoral da Comunicação da Regional Norte 2, da CNBB.

Organizado pela Comis-são Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB, o evento tem objetivo de articu-lar, animar e motivar a Pastoral da Comunicação da Igreja no Brasil, tendo presente a cultu-ra gerada pelas novas tecnolo-gias, importante instrumento para evangelização.

Um dos momentos mar-cantes da programação é a re-alização do grande show para o dia 25, à noite, o qual será transmitido ao vivo pelas TVs Católicas. Entre as atrações destacam-se Pe. Zezinho, o grupo Ir ao Povo e o Grupo Chamas. A intenção é trans-formar essa noite numa festa comemorativa pela comunica-ção na Igreja. Na ocasião serão homenageados os responsá-veis pelas emissoras televisivas católicas. A TV Nazaré, da Fundação Nazaré de Comu-nicação será uma das home-nageadas e o Arcebispo de Be-lém, Dom Alberto Taveira, es-tará pessoalmente recebendo

a homenagem e repercutindo todo o trabalho desenvolvido pelos meios de comunicação da Fundação Nazaré no Es-tado do Pará, principalmente o trabalho realizado pela TV Nazaré.

O Encontro da Pascom será realizado sob as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da comunicação da Igreja no Brasil.

ProgramaçãoAbordando a temática “Co-

municação, desafios e possibi-lidades para evangelizar na era

da cultura digital”, o Encontro da Pascom terá a presença de especialista da área, em destaque o professor e padre Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia, Letícia Soberón, membro do Comitê da RIIAL (Rede Infor-mática da Igreja na América Latina), entre outros especia-listas na área da comunicação e da pastoral.

A conferência de abertu-ra será feita pelo professor Spadaro, no dia 24, apresen-tando o tema “Comunica-ção, desafios e possibilidades

para evangelizar na cultura digital”. No dia 25 acontece o primeiro painel de debates apresentando as seguintes temáticas: “Comunicação e mudanças socioculturais provocadas pelas tecnologias digitais” e “Evangelização e espiritualidade na cultura di-gital”, apresentados respecti-vamente pelo jornalista Elson Faxina e por Dom Claudio Maria Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, este transmitido através de vídeo conferência.

Ainda no dia 25, à tarde, acontece o 1º Seminário - Teo-ria e prática na Pascom. À noi-te a temática para discussão é “Discípulos missionários na era da cultura digital: perspectivas e ações para a evangelização”. Logo em seguida, parte-se pa-ra abordagens sobre a Pastoral da Comunicação em âmbito nacional, regional, diocesano e paroquial. Durante todo o evento acontecem 10 seminá-rios com distintas abordagens dentro da temática geral, as-sim como painéis e plenárias de discussão.

w A TV NAZARÉ será homenageada durante o evento, que discute o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil

DIVULGAÇÃO

O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) está ultimando os pre-parativos para a realização do “Simpósio Ecumenismo e Missão - Testemunho Cristão em um Mundo Plural”. O even-to, que acontecerá em Vargem Grande Paulista (SP), entre os dias 21 e 24 de agosto, é organizado em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e com as Comissões

do Ecumenismo, do Laicato e da Ação Missionária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Simpósio será aberto com cele-bração no dia 21 de agosto, às 20h. Na ocasião, estará presente a diretoria do Conic, que tem como presidente o Bispo de Cornélio Procópio (PR), Dom Manoel João Francisco.

Com momentos de espiritualidade,

haverá um resgate da caminhada his-tórica do movimento ecumênico no Brasil, recordando a Conferência do Nordeste e Concílio Ecumênico Vati-cano II.

Debates a partir das temáticas expos-tas conduzirão para outro momento em que serão apresentados uma análise e um diagnóstico dos desafios para a Missão.

O documento “Testemunho Cristão

num mundo plural” será objeto de estu-dos para trabalhos em grupos.

Palestras com os temas “Bíblia e mis-são” e “Missão e ecumenismo: docu-mentos, perspectivas de ação comum” serão os últimos elementos trabalhados para elaboração de um documento co-mum entre os participantes com o títu-lo “Testemunho Cristão brasileiro em um mundo plural”.

Organização para o Simpósio Ecumênico

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar está ultimando os prepa-rativos para a realização da Semana Nacional da Família, celebrada de 10 a 16 de agosto. O tema central deste ano é “A espiritualidade cristã na fa-mília: um casamento que dá certo”, que propõe a prática espiritual do ca-sal e em família.

A Semana Nacional da Família foi criada em 1992 e integra o ca-lendário das paróquias e comuni-dades de todo o Brasil. Para animar a atividade, a Comissão Nacional elabora o subsídio “Hora da Famí-lia”, que começou a ser editado desde a vinda de São João Paulo II ao Brasil, em 1994, e passou a ser

publicada anualmente, estando em sua 18ª edição.

Viver a espiritualidadePara o Bispo de Camaçari (BA) e

presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, Dom João Carlos Petrini, o tema proposto pa-ra este ano quer ajudar as famílias na vivência da espiritualidade. De acordo com o bispo, “são gestos de espiritualidade que podem fazer a grande diferença na convivência dos esposos, no crescimento dos fi-lhos na fé, na renovação da alegria pelo amor que se renova no dia a dia pelo dom da graça de Deus”.

O subsídio “Hora da Família” é or-

ganizado em duas partes, sendo sete encontros de reflexão sobre a família e dez celebrações como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Avós, Aniversá-rio de Casamento, Família Cidadã e Eleições, e ainda uma celebração es-pecial para a Copa do Mundo 2014.

Para adquirir o subsídioEntrar em contato com a Secre-

taria Executiva Nacional da Pastoral Familiar. Telefone: (61) 3443-2900 ou envie seu pedido para o e-mail [email protected]. Informações pela loja virtual: www.lojacnpf.org.br.

Preparativos para a Semana Nacional da Família

1º - A espiritualidade cristã na família2º - A prática espiritual do casal / família: comunhão e fidelidade3º - Família de Nazaré, modelo de espiritualidade pela confiança e obediência4º - A Eucaristia Dominical: expressão maior de espiritualidade5º - A religiosidade e piedade populares no exercício da espiritualidade cristã6º - Família, Igreja Doméstica: lugar especial de espiritualidade cristã7º - Desafios da espiritualidade cristã na família pela comunhão.

ENCONTROS NO “HORA DA FAMÍLIA 2014”

FOTO: LUIZ ESTUMANO

Page 7: Voz de Nazaré

Igreja no MundoBELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014 7

"Rezar nunca é em vão”, declarou o Papa Francisco

no domingo, 12, durante a oração mariana do Angelus, ocasião em que fez mais um apelo pelo fim do conflito no Oriente Médio, pedindo que todos continuem rezando com insistência pela paz na Terra Santa.

Referindo-se ao encontro do dia 8 de junho, com o Patriarca Bartolomeu, o pre-sidente Peres e o presidente Mahmoud Abbas, “alguém poderia pensar que este en-contro se realizou em vão”, disse o Papa.

“Ao invés não, porque a oração nos ajuda a não nos deixar vencer pelo mal nem nos resignar ao fato de que a violência e o ódio predomi-nem sobre o diálogo e a re-conciliação”.

O Pontífice exortou israe-lenses, palestinos e todos os que têm responsabilidades políticas em nível local e in-ternacional a não pouparem oração e esforços para que cesse toda hostilidade e se obtenha a paz desejada pelo bem de todos.

E convidou os fiéis e pe-regrinos na Praça a um mo-

O PODER DA ORAÇÃO

A oração nos ajuda a não nos deixar vencer pelo mal nem nos resignar diante da violência

Orações pela paz no Oriente Médio

Hospital da Santa Sé salva crianças em El SalvadorUm grupo de especialistas

do Hospital Pediátrico Bam-bino Gesù (Menino Jesus) de Roma, mais conhecido como o “Hospital do Papa”, viajou até a capital de El Salvador para salvar a vida de 13 crian-ças com problemas cardíacos no Hospital Pediátrico Benja-mim Bloom.

Os menores tinham entre um mês e 16 anos de idade, sofriam uma cardiopatia con-gênita complexa, e foram operados de 21 a 30 de Junho pelos médicos do hospital da Santa Sé, com a colaboração da equipe de saúde do hospi-tal salvadorenho.

Trata-se de um projeto missionário promovido pelo Serviço de Atividades Inter-nacionais do Hospital Bam-bino Gesù, que levou uma equipe de médicos e enfer-

meiros até São Salvador para instruir os médicos a enfren-tarem patologias cardíacas complexas que necessitam de uma intervenção cirúrgi-ca.

A equipe do Hospital Bambino Gesù compos-ta pelo cirurgião cardíaco Sasha Agati, responsável pela Estrutura Complexa da Cirurgia Cardíaca do Bam-bino Gesù de Taormina (Itá-lia); por um anestesista, um técnico para a circulação extracorpórea, e três enfer-meiras, que tiveram a sua disposição oito leitos e duas salas operatórias dentro do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Bloom.

Referência em pediatriaToda a equipe de saú-

de do local se envolveu no

projeto e participou de um ciclo formativo dirigido pe-los especialistas do Depar-tamento Médico cirúrgico de Cardiologia Pediátrica do Bambino Gesù.

Embora a cidade de São Salvador esteja dotada de um hospital pediátrico na-cional, até agora não exis-tiam programas estáveis para o tratamento cirúr-gico em crianças afetadas por esta patologia, por isso eram enviadas a outros pa-íses para receber um trata-mento.

O “Hospital do Papa” é re-ferência em pediatria. Em fe-vereiro de 1986 foi o primeiro hospital da Itália a realizar um transplante pediátrico de coração. Atualmente o Bam-bino Gesù realiza 1.600 recu-perações e 600 intervenções

cardiológicas ao ano.Entre seus êxitos inter-

nacionais, o hospital foi o primeiro em realizar um transplante de coração ar-tificial permanente em um paciente pediátrico portador

de uma distrofia de Duchen-ne, e o primeiro em realizar o implante do menor coração artificial do mundo, de peso de 11 gramas, conseguido em abril de 2012, em um bebê de 16 meses de idade.

Luanda prepara – se para acolher, pela primeira vez, a reunião dos bispos da LusofoniaO encontro acontecerá de 21 a 25

de julho próximo e prevê abordar vá-rios temas da vida eclesiástica e social dos países que falam português no mundo.

O papel transformador do evan-gelho, o contexto dos desafios da teologia da libertação à luz da ex-periencia brasileira são alguns dos temas fortes da agenda do encontro dos Bispos da Lusofonia que decor-re, pela primeira vez, em Angola, de

21 à 25 de Julho próximo.O Presidente da Conferência Epis-

copal de Angola e são Tomé (CEAST) Dom Gabriel Mbilingue afirmou que durante os trabalhos os bispos irão tro-car experiências em vários domínios da dinâmica religiosa e social de cada país que se expressa em português;

A realização deste evento em Angola é um motivo de grande alegria, já que o país desfruta os 12 anos de paz.

Diocese de Kigoma, na Tan-zania, já tem novo Bispo

O Papa nomeou Bispo da Diocese de Kigoma, na Tanzânia, o P. Joseph Mlola, Reitor do Seminário Maior Inter-diocesa-no St. Paul em Kipalapala, Tabora.

Nascido em 1966 em Moshi (Tan-zânia), o P. Joseph Mlola estudou no Quénia e depois de ser ordenado sa-cerdote em 1997, desempenhou vá-rias funções no seio da própria Con-gregação, o Instituto do “Apostolic

Life Comunity of Priests in the Opus Spirituts Sancti”.

Criada em 1953, a Diocese de Ki-goma é sufragânia da Arquidiocese de Tabora. Tem uma superfície de 45.066 km e uma população com cer-ca de dois milhões de habitantes, dos quais 515.701 são católicos. Dispõe de 22 paróquias, servidas por 55 sacerdo-tes, 165 religiosas e 19 seminaristas.

A Diocese de Kigoma estava va-cante desde 27 de Junho de 2012.

w O PONTÍFICE exortou israelenses, palestinos e todos os que têm responsabilidade política: não popem orações

DIVULGAÇÃO

mento de oração silenciosa, depois do qual pronunciou as seguintes palavras:

Agora, Senhor, ajuda-nos Tu! Doa-nos Tu a paz, ensina-

nos Tu a paz, guia-nos rumo à paz. Abre os nossos olhos e doa-nos a coragem de dizer: “nunca mais a guerra!”; “com a guerra, tudo está perdido!”.

Infunde em nós a coragem de realizar gestos concretos para construir a paz (...) tor-na-nos disponíveis a ouvir o clamor dos nossos cidadãos

que nos pedem para trans-formar as nossas armas em instrumentos de paz, os nos-sos medos em confiança e as nossas tensões em perdão.

w HOSPITAL ajuda no tratamento de crianças cardíacas

DIVULGAÇÃO

Page 8: Voz de Nazaré

Nazaré RepórterBELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 20148

l IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ VISITA MUNICÍPIOS PARAENSESA grande procissão do Círio é no mês de outubro, mas ao longo do ano a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré realiza diversas visitas à comunidades do Estado. A agenda de visitas deu início no mês de março, e de lá para cá agenda seguiu está lotada com encontros marcantes.Nesta sexta-feira,18, a Imagem Peregrina se desloca para Região do Baixo Amazonas para cumprir uma parte da programação nos municípios de Juruti, Santarém, Terra Santa, Oriximiná e Óbidos. Uma comitiva formada pelo Presidente da Diretoria da Festa, Padre José Ramos, Coordenador da Diretoria, Jorge Xerfan, e mais três diretores, além de integrantes da Guarda de Nazaré acompanharão a visita. O retorno a Belém está previsto para o dia 23 de julho.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 24 anos no domingo 13, e a Rádio Nazaré FM apresentou o seguinte tema “Aplicação do Estatuto na prática: Serviços, p rog ramas e p ro je tos” dentro do Programa Direito e Cidadania da terça-feira (15), apresentado pelo juiz Océlio de Jesus Morais. A Educadora Social, Layane Santos, do Centro de Defesa da Criança e Adolescente (CEDECA-EMAÚS), entrevistada da tarde, pôde trazer para discussão pontos como: Os

direitos fundamentais de toda criança e adolescente; os avanços e retrocessos do ECA e apresentou algumas medidas desenvolvidas pelo programa CEDECA-EMAÚS.

O programa Direito e Cidadania é apresentado todas as terças-feiras às 16h. Você pode participar dos Programas de Cidadania ligando para o telefone 4006-9211 para tirar suas dúvidas, fazer comentários e sugerir novos temas para os próximos programas. Rádio Nazaré FM - 91,3. A Serviço da vida.

l MISTÉRIO DA FÉ

A TV Nazaré dentro de sua finalidade de valorização da cultura amazônica busca preencher um espaço de divulgação artística e cultural na Região. Para atender a necessidade de músicos, cantores, atores a emissora através do programa Espaço Cultura,exibe a produção ar tística local, a musica, a poesia e o teatro. O programa objetiva aproximar

seus telespectadores de toda a diversidade e pluralidade da arte Amazônica, partindo de sua identidade e de suas raízes. Um olhar da Amazônia sobre a arte produzida na Região.

O programa Espaço Cultural vai ao ar toda sexta feira às 22h30 e aos sábados em horário alternativo, às 23h. Uma boa opção para quem aprecia a musica e o fazer artístico da Amazônia.

l FIQUE POR DENTRO

FM 91 .3 MHZRÁDIONAZARÉ

WWW.

FUNDACAONAZARE.

COM.BRPORTAL

NAZARÉ FUNDACAONAZARE.

FUNDACAONAZARE.FUNDACAONAZARE.

REDE NAZARÉ DETELEVISÃO CANAL 30

Assista na TV - Palavra de Vida Eterna - O programa Palavra de Vida Eterna é voltado para a meditação da Santa Palavra, além de falar sobre o mundo moderno à luz da fé cristã. É apresentado por Dom Carlos Verzeletti, Bispo da Diocese de Castanhal, na segunda, quarta e sexta-feira, às 2h, 6h30, 13h30 e 20h.

l MAIS ACESSADOS

Você continua ajudando o Evangelho da Amazônia chegar aos quatros cantos do mundo. Nesta semana o Portal Nazaré de Comunicação continuou obtendo altos números de acessos. O vídeo mais visitado foi o Telejornal Nazaré Noticias, do dia 14 de julho. A edição Mostrou a homenagem dos fiéis a Nossa Senhora do Carmo, no Círio de Benevides. No ao vivo foi abordado os 24 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

com a presença da diretora Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Pará, Nazaré Sá. No programa Palavra de Vida Eterna, do dia 15 de julho, apresentado por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, foi abordado o Evangelho de São Mateus 11, 20-24. Visite o portal Nazaré, no endereço eletrônico www.fundacaonazare.com.br e fique por dentro da programação dos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém.

A Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, informa os horários de Batismo na Paróquia e nas comunidades que integram a Paróquia: Igreja de Guadalupe, todo sábado, às 17h. Sagrado Coração de Jesus, primeiro sábado de cada mês, às 19h30. Divina Providência, 1o domingo de cada mês, às 9h. Comunidade Nazaré, 2o domingo, às 9h. Juan Diego, 3o domingo, às 7h.

LUIZ ESTUMANO

RÁDIO NAZARÉ FM 91,3 - A SERVIÇO DA VIDA.

A grande novidade da festividade é que haverá um “Concurso do hino do Padroeiro” no dia 03 de agosto. O objetivo é escolher a canção oficial da Paróquia. O concurso deve abordar a parábola do Samaritano contada pelo evangelista Mateus 25, 14-30. “O concurso do Hino do Padroeiro irá divulgar ainda mais a história de Jesus Bom Samaritano para nossos paroquianos”, pontua padre Marco Antônio. No concurso serão avaliados cinco quesitos: 1. teologia da música, 2. animação, 3. melodia (harmonia e ritmo) 4. mensagem e 5. arranjo (criatividade). A premiação para o campeão será R$ 1.000,00 (hum mil reais).

l CONCURSO DO HINO DO PADROEIRO DO BOM JESUS SAMARITANO

l PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

l MISSÃO "JESUS NO LITORAL", EM BRAGANÇA Encerra no domingo, 20, às 23h59, as inscrições para o Jesus no Litoral, promovido pela Diocese de Bragança. A Missão Jesus no Litoral acontecerá entre os dias 24 a 27 de julho na praia de Ajuruteua, município de Bragança. O encontro envolve mais de 150 jovens e adultos que realizarão evangelização na areia em período de grande movimentação turística no município. Só poderão participar da missão jovens maiores de 16 anos, atuante no seu Grupo de Oração e que tenha participado de alguma formação paroquial ou distrital no ano de 2014. Para se inscrever acesse o site www.rccdebraganca.com.br/site/index.php/inscricoes/jesus-no-litoral-2014

l NOSSA SENHORA DO AMPARO

No domingo, 20, às 18h, Dom Teodoro Mendes Tavares presidirá missa na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, localizada na Cidade Nova 8, em Ananindeua. Após a missa o Bispo Auxiliar de Belém dará a sua benção durante a inauguração da nova fachada da igreja.

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Fique bem informado com o programa Plantão RCR, ele faz parte de uma rede de emissoras católicas interligadas com informativos dos acontecimentos do Brasil e do mundo. É apresentado pela produção RCR, de segunda a sexta, de uma em uma hora a partir das 8h55.

A Cruz Vermelha do Pará iniciou na quarta-feira (16) a convocação dos voluntários que atuam na entidade para recadastramento. No ato do recadastramento é necessário levar o original e cópias de documentos como carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, diplomas e certificados, identidade profissional, certificado de formação em coordenação e monitor da Cruz Vermelha Brasileira e duas fotos 3x4. O período encerra dia 8 de agosto. O horário de funcionamento da entidade é de 14h30 às 18h. A Cruz Vermelha fica na travessa Piedade, 417. Bairro do Reduto, Belém. Informações: 3086-1729.

l CRUZ VERMELHA CONVOCA VOLUNTÁRIOS

DIVULGAÇÃO

Page 9: Voz de Nazaré

Fundação NazaréBELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014 9

SEXTA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Evangeliza Show03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Diálogo Aberto05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Doloroso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa 08h00 - Palavra de Vida Eterna 08:05 - Mulher.com 10h15 - De Mãos Dadas 10h55 - Palavra de Vida Eterna 11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a Gente14h30 - Religare15h00 - De Coração15h30 - De Mãos Dadas16h10 - Desenho16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Doloroso18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias 19h45 - Caminhando na Fé 20h00 - Clip Show21h00 - A Palavra de Deus é Luz 21h05 - Mãe Maria 21h15 - Terra Santa News 21h40 - Palavra de Vida Eterna 21h45 - Nazaré Notícias22h30 - Espaço Cultural23h58- Encerramento da Programação TV

SÁBADO

00h00 - Música Mensagem02h00 - De Coração02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Clip Show04h00 - Espaço Cultural05h00 - Evangeliza Show05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Gozoso06h30 - Conversa Com Meu Povo

06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 Notícias Pastorais07h45 - Eu Creio07h50 - Maria de Todos os Povos08h00 - Viola Brasil08h30 - Conversa com Meu Povo09h00 - Missa no Rio de Janeiro-RJ10h00 - Diálogo Aberto11h00 - Pesca Amazônia12h00 - Notícias Pastorais12h45 - Eu Creio12h50 - Maria de Todos os Povos13h00 - Viagem pela Amazônia13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Pensando Bem15h00 - Santa Missa e Adoração em São - Paulo -SP 17h30 - Terço Gozoso 18h00 - Especial Musical 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Encantos da Amazônia 20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Música Mensagem22h30 - Conversa com Meu Povo23h00 - Palavra de Vida Eterna23h05 - Espaço Cultural23h59- Encerramento da Programação TV DOMINGO

00h00 - Música Mensagem02h00 - Vida Consagrada03h00 - Clip Show04h00 - Igreja que Sofre04h30 - Música Arte e Vida05h30 - Igreja no Brasil05h45 - Maria de Todos os Povos05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Glorioso06h30 - Conversa Com Meu Povo 06h55 - Palavra de Vida Eterna 07h00 - Santa Missa Dominical 08h00 - Notícias das Pastorais 08h45 - Eu Creio 08h50 - Maria de Todos os Povos 09h00 - Desenho 09h30 - Viagem pela Amazônia 10h00 - Diálogo Aberto 11h00 - Pesca Amazônia 12h00 - Notícias das Pastorais 12h45 - Clip Show 13H40 - Encantos da Amazônia 14h40 - Ângelus14h55 - Palavra de Vida Eterna15h00 - Vida Consagrada16h00 - Palavra de Vida Eterna16h05 - Dedo de Prosa17h00 - Desenho17h30 - Terço Glorioso17h55 - Palavra de Vida Eterna18h00 - Missa Santuário Nacional de - Aparecida 19h00 - Instrumental Sesc Brasil 20h00 - Janela Aberta21h00 - Espaço Cultural

22h30 - Palavra de Vida Eterna22h35 - Questão de Fé23h35 - Terço Glorioso SEGUNDA – FEIRA

00h00 - A Palavra de Deus é Luz00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Encantos da Amazônia04h00 - Clip Show05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Gozoso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a Gente14h30 - Religare15h00 - Diálogo Aberto16h00 - De Palavras16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Gozoso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Caminhando Na Fé20h00 - Fazendo Esperança20h30 - Terra Santa News20h50 - Eu Creio20h55 - Palavra de Vida Eterna21h00 - Janela Aberta22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Sinais do Sagrado22h55 - Palavra de Vida Eterna23h00 - Caminhando Na Fé23h20 - Mãe Maria23h30 - Deus com a Gente23h58- Encerramento da Programação TV TERÇA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Janela Aberta03h55 - Palavra de Vida Eterna

04h00 - Diálogo Aberto05h00 - Conversa com Meu Povo05h30 - Sobre Todas as Coisas05h45 - Palavra de Vida Eterna05h50 - Eu Creio05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Doloroso06h30 - Conversa com Meu Povo06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Sobre Todas as Coisas12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Igreja que Sofre13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Desenho15h00 - Novena do Perpétuo Socorro15h40 - Sobre Todas as Coisas16h00 - De Palavras16h30 - Conversa com Meu Povo17h00 - Desenho 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Doloroso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Sobre Todas as Coisas20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Igreja que Sofre21h00 - Questão de Fé22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Sinais do Sagrado23h00 - Conversa com Meu Povo23h30 - Religare QUARTA - FEIRA

00h00 - A Palavra de Deus é Luz00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Novena do Perpétuo Socorro03h40 - Mãe Maria03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Questão de Fé05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Glorioso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho

12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a Gente14h30 - Religare15h00 - Pensando Bem16h00 - De Palavras16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando na Fé 17h15 - Sinais do Sagrado 17h30 - Terço Glorioso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Caminhando Na Fé20h00 - Encantos da Amazônia 21h00 - Vida Consagrada 22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Caminhando Na Fé23h00 - De Coração23h30 - Deus com a Gente QUINTA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Pensando Bem03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Encantos da Amazônia05h00 - Conversa com Meu Povo05h30 - Sobre Todas as Coisas05h45 - Palavra de Vida Eterna05h50 - Eu Creio05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Luminoso06h30 - Conversa com Meu Povo 06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Sobre Todas as Coisas12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Igreja que Sofre13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Desenho15h00 - Diálogo Aberto16h00 - De Palavras16h30 - Conversa com Meu Povo17h00 - Desenho 17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Luminoso 18h00 - Santa Missa 18h55 - Palavra de Vida Eterna 19h00 - Nazaré Notícias 19h45 - Sobre Todas as Coisas 20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Terra Santa News20h55 - Palavra de Vida Eterna21h00 - Evangeliza Show22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Sobre Todas as Coisas23h00 - Conversa com Meu Povo23h30 - Religare

Escute na Rádio Nazaré FM 91.3 Ligue: (91) 4006-9251

Assista na TV Nazaré - Canal 30

QUINTA – FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do terço - Mistérios Luminosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrózinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Entre nós14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h15 - Musical Nazaré15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Varanda Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem21h00 - Orando com Você – Com. Shalon.22h00 - A voz do Pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat – Igreja no Rádio

SEXTA – FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas

- Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista09h30 - Informe Noticias09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Estação Segurança14h30 - Informe Noticias15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticias15h55 - Plantão R C R16h00 - Varanda Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Saudade em Versos e Canções22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SÁBADO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - A Voz do Pastor06h30 - Questão de Fé07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem08h00 - Conhecendo Jesus10h00 - Maria de Todos os Povos11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Caminho Aberto15h00 - Criança Evangelizando Criança16h00 - Evangelizando Através do Dizimo17h00 - Musical Nazaré17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor

18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h30 - Musical Mariano18h30 - Preparando a Festa19h00 - Musical Nazaré22h00 - A voz do Pastor22h15 - Domínio jovem23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat

DOMINGO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 – A Voz do Pastor06h30 - Preparando a Festa07h00 - SANTA MISSA08h00 - Vem e Segue-me10h00 - Domingo Alegre11h55 - Momento de Oração - Ângelus,, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - A Vida e o Tempo15h00 - As Mais Tocadas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos19h00 - Clássico Nazaré20h00 - Circuito M P B22h00 - A voz do Pastor22h15 - Especial PE. Zezinho23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEGUNDA - FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h30 - Informe Notícia09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia

11h50 - Momento de Oração - Ângelus Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h20 - Cardápio Instrumental14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Saúde e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Crescendo na Fé21h00 - Orando com Você - Com. Maíra22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

TERÇA – FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 – Direito e cidadania16h30 - Informe Notícia17h25 - Informe Notícia

17h30 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas17h45 - Voz do Pastor18h00 - Novena Nossa Senhora Perpétuo Socorro18h30 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Família em Ação22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUARTA – FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrózinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticia15h55 - Plantão RCR16h00 - Educação e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Ângelus - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem21h00 - Orando com Você - Com. Mar adentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat – Igreja no Rádio

Page 10: Voz de Nazaré

IgrejaBELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 201410

Horários de Missas na Arquidiocese de Belém

Entre em contato com seu pároco ou com a secretaria da sua paróquia e solicite que nos informem para podermos publicar.

Não encontrou o horário da sua paróquia aqui?

REGIÃO EPISCOPAL DE SANT’ANANossa Senhora da Graça(Catedral)Cidade Velha - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3223-2362/3225-2715

Igreja N. S. das Mercês(Reitoria)Comércio - BelémSábado: 12h e 17hDomingo: 12h e 17hTelefone: 3212-3102

Sant'Ana da CampinaComércio - BelémSábado: 12h (Igreja Matriz) Domingo: 7h (Col. D. Bosco) 9h (Igreja Matriz)Telefone: 3230-3734

São Judas TadeuCondor - BelémSábado: 18hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3283-6020 Sta. Terezinha do Menino JesusJurunas - BelémSábado: 6h30 e 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18hTelefone: 3272-2251 Santo Antônio de LisboaBatista Campos - BelémSábado: 6h30, 12h, 17h e 18h30Domingo: 8h, 11h, 17h, 18h30 e 20hTelefone: 3215-7004/ 3222-0097 Santíssima TrindadeCampina - BelémSábado: 16hDomingo: 7h, 10h, 11h30, 17h30 e 19hTelefone: 3215-7007/ 3242-4917 N. S. da ConceiçãoCidade Velha - BelémSábado: 18h30Domingo: 7h00, 9h00 e 18h00Telefone: 3215-7006 São JoséUmarizal - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 11h e 19hTelefone: 3230-4916

Santa LuziaJurunas - BelémSábado: 7h, 17h e 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3271-2146

REGIÃO EPISCOPALSANTA MARIA GORETTI

São Pedro e São PauloGuamá - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 18h30Telefone: 3283-6021/3259-0413 São José de QueluzCanudos - BelémSábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 20hTelefone: 3226-2151/ 3226-2612

São Domingos de GusmãoTerra Firme - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e 19h30Telefone: 3253-2656São Miguel

Cremação - BelémSábado: 18h30Domingo 7h30, 11h e 18h30Telefone: 3283-6022

Nossa Senhora de FátimaFátima - BelémSábado: 17h30Domingo: 6h45, 8h30, 17h30e 19h30Telefone: 3228-0864

Paróquia Santa Maria GorettiGuamá - BelémDomingo: 9h30 e 18hTelefone: 3283-6023

N. S. de Nazaré (Basílica Santuário)Nazaré - BelémSábado: 7h, 8h30,12h,17hDomingo: 6h30, 8h, 10h,16h30, 18h, 20hTelefone: 4009-8400

São Francisco de Assis(Capuchinhos)São Brás - BelémSábado: 19h30Domingo: 6h, 7h30,9h30,18h, 20hTelefone: 3073-1500

Santo Antônio do TucundubaGuamá - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h e 19h30Telefone: 3274 -9001

REGIÃO EPISCOPALSANTA CRUZ

Imaculada ConceiçãoCastanheira - BelémSábado: 17hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3277-4642

São SebastiãoSacramenta - BelémSábado e domingo: 7h; 17h e 19hTelefone: 3264-9060/3254-7354

Jesus RessuscitadoMarambaia - BelémSábado: 18hDomingo: 8h e 18hTelefone: 3277-4643

São Geraldo MagelaVal de Cans - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30, 10h30 e 18hTelefone: 3257-7950 N. S. do Perpétuo SocorroTelégrafo - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 19hTelefone: 3264-9061

São JorgeMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 17h, 19hTelefone: 3277-4641

São Raimundo NonatoUmarizal - Belém.Sábado e domingo: 6h30 e 18hTelefone: 3277-4644

Santa CruzMarco - BelémSábado: 7h e 18h30Domingo: 7h, 9h, 11h30 e 18h30Telefone: 3277-4640/3276-0941Nossa Senhora da

Conceição AparecidaPedreira - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 19hTelefone: 3233-4224/3276-9573

São Francisco XavierMarco - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3283-3052

Nossa Senhora Mãeda Divina ProvidênciaVal de Cans - BelémSábado:19hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3257-2388

Sagrada FamíliaCurió Utinga - Belém.Sábado: 7h e 19h30Domingo: 7h, 9h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSÃO JOÃO BATISTA

São João Batista eNossa Senhora das GraçasIcoaraci - Belém.Sábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 10h, 18hTelefone: 3297-7250 São Francisco de AssisTapanã - BelémDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3258-8036

Nossa Senhora de FátimaIcoaraci - BelémSábado: 20hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3297-7251

Jesus Bom SamaritanoTapanã - Belém.Sábado: 7hDomingo: 7h30 e 19h30Telefone: 3033-2004

São Francisco das IlhasCotijuba - BelémSábado: 19h30;Domingo: 8h, 9h30, 19h30Telefone: 3247-1438

Santa EdwigesNova Marambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h30, 18hTelefone: 3279-1654

N. S. Rainha da PazBengui - BelémDomingo: 7h, 9h, 18h30Telefone: 3277-4645

Coração Eucarístico de JesusCatalina - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h, 10h e 19h

N. S. da Imaculada ConceiçãoOuteiro - BelémSábado: 8hDomingo: 7hTelefone: 3277-4648

N. S. do Bom RemédioConjunto Satélite - BelémSábado: 17h30Domingo: 7h, 18h30Telefone: 3289-5355

Natividade de NossoSenhor Jesus Cristo

Conjunto Sideral - BelémDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3288-4250

Santo Antônio de PáduaCoqueiro - AnanindeuaSábado: 19h Domingo: 7h e 18hTelefone: 3237-8350

Santo Afonso de LigórioPratinha - BelémSábado: 19hDomingo: 8h30, 19hTelefone: 3258-1554/3274-8281

São Miguel ArcanjoUna - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3234-4674

REGIÃO EPISCOPALMENINO DEUS

N. S. AuxiliadoraAnita Gerosa(Aurá) - AnanindeuaDomingo: 7h e 18hTelefones: 3255-3828

N. S. das VitóriasAlmir Gabriel - Marituba Sábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3256-7655

Sagrado Coração de JesusJúlia Seffer - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 18hTelefone: 3265-5413

Sagrado Coração de JesusDistrito Industrial - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30Telefone: 3255-9475

Menino DeusCentro - Marituba Domingo: 6h, 8h30, 18hTelefone: 3237-8351

N. S. de NazaréColônia - MaritubaDomingo: 8h30Quinta: 19hTelefone: 3279-2624 N. S. das GraçasCentro - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3255-2654

N. S. do ÓVila - MosqueiroSábado: 19h30Domingo: 6h30, 9h30, 19h30Telefone: (91) 3771-1278

São Pio XÁguas Lindas - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 10h e 19hTelefone: 3215-7003

Santa Rosa de LimaIndependente - BenevidesSegunda a Sexta :18h

Sábado:17hDomingo: 07h30 e 19h30Telefone: (91)3724- 2565

REGIÃO EPISCOPALSÃO VICENTE DE PAULO

Cristo ReiGuanabara - AnanindeuaDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3235-1405

Divino Espírito SantoCoqueiro - AnanindeuaSábado: 7hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3263-0603

Santo Inácio de LoyolaIcui Guajará - AnanindeuaDomingo: 7h e18hTelefone: 91541971

São Lucas EvangelistaGuajará - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h e 9hTelefone: 3279-2621

Santa TeresinhaÁguas Lindas - AnanindeuaDomingo: 7h30, 18hTelefone: 3237-1489

N. S. de GuadalupeCoqueiro - AnanindeuaTerça a sexta: 19hSábado: 18h30Domingo: 7h ,11h e18hTelefone: 3245-7440

Cristo PeregrinoJaderlândia - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h,17h e19hTelefone: 3237-9891

Santa Paula FrassinettiCidade Nova VI - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e18hTelefone: 3279-2620

Transfiguração do SenhorCuruçambá - AnanindeuaSábado: 18h30, 20hDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3286-8570

Santa Rita de CássiaCidade Nova V - Ananindeua.Sábado: 6h30, 17h30Domingo: 6h30, 8h30,17h30, 19h30.Telefone: 3273-3191/ 3273-3310

São Vicente de PauloPaar - AnanindeuaDomingo: 7h, 8h30, 19hTelefone: 3283-8400

São José OperárioConj. Carnaúba, IcuíDomingo: 7h e 18hTelefone: (91) 3295-3545/3031-1172

Nossa Senhora do AmparoCidade Nova 8 - AnanindeuaSábado: 7h e19hDomingo: 7h, 9h e 18hTelefone: 3287-2418

Reflexões e celebrações para o mês vocacional

w CELEBRAÇÕES vocacionais com obras para reflexão

DIVULGAÇÃO

Foram elaborados um cartaz e dois livros como subsídios para o mês

Agosto é o Mês Vocacional. Como sub-sídio para vivência deste momento, a Comissão Episcopal Pastoral para os

Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Bra-sil (CNBB) elaborou materiais para colaborar na dinâmica de experiência vocacional com o tema “Vocações para uma grande missão” e o lema “Ide e anunciai” (Mt 11, 4b).

O mês das vocações é um momento em

que a Igreja no Brasil celebra e faz reflexões sobre as vocações a cada semana, rezando por cada uma. As vocações dos sacerdotes, dos pais, das famílias e dos catequistas são lembradas nes-se período.

Foram elaborados um cartaz e dois livros. O primeiro volume, “Celebrações vocacionais”, propõe momentos de reflexão e oração para vo-cacionados e coordenadores. O livreto “Viver a vocação” é destinado aos jovens e adolescentes e foi produzido pela Comissão Episcopal paras os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, em parceria com a Pastoral Vocacional, o Servi-ço de Animação Vocacional e a Pastoral Juvenil. Os materiais para o Mês Vocacional podem ser adquiridos pelo site www.edicoescnbb.com.br ou pelo telefone (61) 2193-3019.

Page 11: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014 11

A Semana

Ajude a manter a Fundação Nazaré de Comunicação. Ligue para 4006-9200 e seja sócio da Família Nazaré.

Parabéns para você!

Carlos Fabio Ferreira de AlmeidaCarmélia Julair MenezesEdna Maria de Moura PalhaElza Maria de Paiva Guimarães BarbosaElza Maria Lobo da CostaGlaucia Aguiar de OliveiraMaria da Conceição SilvaMaria Joana Ferraz SouzaMaria José da CostaMaria Madalena Carvalho do NascimentoMaria Madalena de Almeida MacolaMaria Madalena de Jesus GomesMaria Madalena Gomes FigueiredoMaria Madalena Souza GonçalvesMilton de Moraes LoboRoseane de Fátima Rodrigues AlvesSilvia Raimunda de Jesus SilvaSolange Maria Alves Mota SantosTânia de Souza Moraes 23/07 Alessandra Helena Rodrigues Sodré

Eli Roberto Amador Silveira

Fátima Aparecida de Oliveira Goés

Lila Gonçalves Dias

Maria de Souza Moreira

Maria do Socorro Batista de Almeida

Maria Erundina de Jesus Gouveia

Maria Madalena Dias Rego Barros

Nonato Marcelo Custodio Maia

Raimunda do Carmo Veloso

Roberta M. Rabello da Silva

Rosalina Barbosa da Silva

Silma Edna Ferreira Clara

Stefany Tavares Favacho

24/07 Ana Laura Félix de Lima

Benedito Mendes Modesto

Jehnnipher dos Santos

Neuza de Oliveira Leal

Tereza de Melo Barros

Karolina de Nazaré Silva PinheiroMaria Luzia P. da S. dos ReisMaria Osvaldina Lima de AlmeidaMaria Raimunda Siqueira de OliveiraRisoleide Ferreira SouzaVicente Silva 20/07 Ana Rita Resende de VasconcelosCarlos Sérgio Fernandes da SilvaDulcelina Oliveira MendesEmiliana Cerdeira TeixeiraFrancisco Ferreira GatinhoJoão Vicente Vianna LongoLaurinda Damasceno FavachoMaria do Socorro CastroMaria Elisa Souza da CostaMaria Lucia Alberto CezarMaria Madalena Damasceno LimaMario Leonardo Veloso Silva 21/07 Celina de Freitas RodriguesDalgino dos Santos MonteiroLeonildo de Oliveira ConceiçãoMarcelle Rodrigues de OliveiraMaria do Socorro dos Santos AmadorMaria José PalhetaMaria Suely Amaro de OliveiraOlinda RodriguesOrny Braga de Araújo LisboaRosângela Oliveira DiasRosinaldo Vieira dos SantosRute Helena Correa de JesusTelma Cristina da Cruz Moreira 22/07 Ângela Maria MauésArnu Torres dos SantosBenedita Pereira da Silva Brito

18/07 Benedito Francinaldo Brabo AlvesCarlos Humberto MoyJoão Afonso da Silva ConceiçãoKeila Sandra Lima TeixeiraMaria Dulcirene da Silva CunhaMaria Lucia Vasconcelos CardosoOrlando Viana da SilvaRegina Coeli Machado MonteiroRutte Maria Lima de SousaSantana GaldinoSebastião Costa ReisWalter Junior Canelas Figueiredo 19/07 Adalcilinda Luiza Duarte MufarrejAgilson Pinto FerreiraBenedita de Lima NunesFilomena Savino Vilhena da PazHumberto Pereira de SouzaJorge Luiz Dantas RochasJosé Ubirajara da Cruz Jacinto Netto

AGENDA DE DOM TEODORO TAVARES

n De 18 a 24 de julho 2014

w SEXTA, 18 DE JULHO8h30 - Audiênciasw SÁBADO, 19 DE JULHO9h30 - Celebração da Missa na Comunidade São Benedito - Ilha do Maracujá19h - Celebração da Missa na Comunidade São Geraldo - Icoaraciw DOMINGO, 20 DE JULHO7h - Celebração da Missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Outeiro11h - Celebração da Missa na Igreja Nossa Senhora de Loreto - Val de Cans18h - Celebração da Missa na Paróquia Nossa Senhora do Amparo - Cidade Nova VIII - Ananindeuaw SEGUNDA, 21 DE JULHO10h - Participação da Solenidade Militar - I COMAR18h30 - Celebração da Missa na Mariápolis - Benevidesw TERÇA, 22 DE JULHOVisita Pastoral - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Icoaraciw QUARTA, 23 DE JULHOVisita Pastoral - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Icoaraciw QUINTA, 24 DE JULHOVisita Pastoral - Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Icoaraci

Os compromissos de Dom Teodoro Mendes Tavares podem sofrer alterações sem aviso prévio.

n De 18 a 24 de julho 2014

AGENDA DE DOM IRINEU ROMAN

w SEXTA, 18 DE JULHOSemana Missionária – Outeiro

w SÁBADO, 19 DE JULHOSemana Missionária – Outeiro

w DOMINGO, 20 DE JULHO8h – Missa 1º Eucaristia Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Benevides17h30 – Missa Casa da Juventude

w SEGUNDA, 21 DE JULHOSemana de Evangelização – Mosqueiro

w TERÇA, 22 DE JULHOSemana de Evangelização – Mosqueiro

w QUARTA, 23 DE JULHOSemana de Evangelização – Mosqueiro

w QUINTA, 24 DE JULHOSemana de Evangelização – Mosqueiro

n De 18 a 24 de julho 2014

AGENDA DE DOM ALBERTO CORRÊA

Os compromissos de Dom Irineu Roman podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Os compromissos de Dom Alberto Taveira podem sofrer alterações sem aviso prévio.

w SEXTA, 18 DE JULHOViagem (Palmas -TO)

w SÁBADO, 19 DE JULHO E DOMINGO, 20 DE JULHOViagem - Congresso Nacional da RCC (Aparecida – SP)

w SEGUNDA, 21 DE JULHO A QUINTA, 24 JULHOSemana de Evangelização (Mosqueiro-PA)

18/07- Pe. Hélio Fronczac23/07- Pe. Jaime Adrian Kriek

w Aniversário de ordenação dos padres e diáconos diocesanos

19/07 - Pe. George Genner Evangelista França19/07 - Pe. Vicente Lotte Cabral22/07- Pe Paulo Joanil da Silva23/07 - Pe João Pedro Cornado

w Aniversário natalício de padres e diáconos diocesanos

Testemunho de Fé Envie seu TESTEMUNHO para: [email protected] ESTUMAN0

Nasci em uma família católica e desde 12 anos comecei a atuar na catequese. Sou devota de Nossa Senhora de Nazaré, ela derramou grandes bênçãos em minha vida. A pr imeira foi passar em três concursos públicos. Aos 21 anos no primeiro concurso

do Estado, em Pedagogia. Em 1988 no da Prefeitura de Belém e do Tribunal de Justiça do Trabalho. A segunda bênção foi ver meu f i lho passar em três univers idades, duas delas públicas. Sou uma eterna agradecida por essas e tantas outras bênçãos na minha

vida e na de minha família por intercessão de Nossa Senhora junto a Deus.

Darci Siqueira, 71 anos, professora

Agradeço a Deus e Nossa Se-nhora de Nazaré, por estar me pos-sibilitando chegar a essa idade, 100 anos, perto da minha família, dos meus amigos e as pessoas que fazem parte do meu dia a dia.

INEZ FORMIGOSA SIQUEIRA 100 anos, dia 20 de Julho.

DIVULGAÇÃO

, 71

, 71 , 71

Semana de Evangelização – Mosqueiro

Semana de Evangelização – MosqueiroSemana de Evangelização – Mosqueiro

TERÇA, 22 DE JULHO

TERÇA, 22 DE JULHOTERÇA, 22 DE JULHO

Semana de Evangelização

Semana de Evangelização Semana de Evangelização

– Mosqueiro

– Mosqueiro– Mosqueiro

QUARTA, 23 DE

QUARTA, 23 DE QUARTA, 23 DE

JULHO

JULHOJULHO

Semana de Evangelização

Semana de Evangelização Semana de Evangelização

– Mosqueiro

– Mosqueiro– Mosqueiro

QUINTA, 24 DE

QUINTA, 24 DE QUINTA, 24 DE

JULHO

JULHOJULHO

Semana de

Semana de Semana de

Evangelização

Evangelização Evangelização

– Mosqueiro

– Mosqueiro– Mosqueiro

10h - Participação da Solenidade Militar

10h - Participação da Solenidade Militar 10h - Participação da Solenidade Militar

18h30 - Celebração da Missa na

18h30 - Celebração da Missa na 18h30 - Celebração da Missa na

Visita Pastoral - Paróquia Nossa

Visita Pastoral - Paróquia Nossa Visita Pastoral - Paróquia Nossa

Senhora de Fátima - Icoaraci

Senhora de Fátima - IcoaraciSenhora de Fátima - Icoaraci

Page 12: Voz de Nazaré

Férias de escolares, e, atualmente, também férias dos trabalhadores de diversas áreas que desejam

acompanhar seus filhos em progra-mas diversos, leva a se pensar em mui-tas visitas a cinema. Isto para quem não toma o rumo de praias, preferin-do passar o tempo livre em contato com a natureza, mas na verdade for-mando, pela quantidade de fãs dessa opção, um quadro dantesco se subtrai o bucólico pretendido por uma espé-cie de filial do burburinho urbano.

Lembro de um tempo em que os cinemas caprichavam em programas atrativos para quem tinha mais tem-po de ver em tela grande mais fil-mes. Hoje não é assim. As salas exi-bidoras comerciais, todas edificadas em shoppings, mal deixam espaço para gêneros diversos dos espetácu-los de feira, quase todos advindos de histórias em quadrinhos. Para se ter uma ideia, “Transformers, a Extin-ção” (que de extinção, infelizmente, só tem o nome), conseguiu faturar US$100 milhões na sua primeira semana de exibições nos EUA. Por aqui é lançado em várias salas dos quatro shoppings existentes, em có-pias legendadas, dubladas, 3D e 2D. Isto quer dizer que as opções dimi-nuem no mínimo de 8 salas.

Mas vamos ver o que existe para a fa-mília se divertir: Tres animações atraem as crianças: “Aviões 2”, “Khumba”e “Co-mo Treinar seu Dragão 2”. A primeira é culpa do produtor que tem mania de carros (coleciona automóveis) e gosta de brincar de aeromodelos. Ele usa seu gosto para lucrar até com brinquedos

SANTA PACIÊNCIA - ANDRÉ ABREU

Q U A D R I N H O S

Na LocadoraPedro Veriano ([email protected])

Cinema & DVD

Em 1839 um na-vio negreiro, como chamavam os barcos carregados de negros africanos para se-rem vendidos como escravos, é palco de uma revolta em alto mar, com os presos tomando conta do leme e saindo da ro-ta europeia onde deveriam chegar a um porto espanhol. No caminho dos EUA o navio é aprisionado por uma galera nor-te-americana e os negros levados à prisão como assassinos dos tripulantes. Começa uma batalha judicial em que pesa o pres-tigio da rainha espanhola que deseja a “mercadoria humana” apreendida. Cabe a dois defensores libertarem os detidos.

O fato real ganhou um filme muito bem feito por Steven Spielberg a partir de um roteiro de David Franzoni.

Candidato a quatro Oscars não pegou nenhum, repetindo outro filme do diretor sobre negros: “A Cor Púrpura”, mas, da mesma forma que este drama rodado anos antes, “Amistad” é não só um exemplo de cinema bem administrado, como uma amostragem de uma luta pela liberdade, no caso ajudada pela fé que mesmo em se tratando de uma cultura específica (dos africanos), abre espaço para a fé em Jesus Cristo seguindo ilustrações do Novo Tes-tamento que um dos detentos vê em um livro e mostra ao líder do grupo. Desem-penhos antológicos de Anthony Hopkins como John Quincy Adams, autoridade americana e afinal o defensor dos amoti-nados e a presença de Roger Baldwin, in-terpretado por Matthew McConaughey (o dono do Oscar deste ano por “Clube de Apostas Dallas”). Eles e a revelação do africano Djimon Honsou como Cinque o líder dos negros revoltosos. Um belo filme que foi editado agora em Bluray.

P A L A V R A S C R U Z A D A S

Tempo de Férias “Amistad”

Eu indico o livro “Deus existe?” Ele é um dialogo entre o santo Papa Bento XVI e ateu Paolo d'Arcais. Na obra eles debatem temas: como o conflito entre a fé e a razão, os valores entre cris-tãos e ateus, assuntos de ordem social e humana, como a solidariedade, a natureza e os direitos civis.

ALIX RIBEIRO DA SILVA, 24 anos, professor de computação

eu indico

DIV

ULG

A'A

O

NASSRALLA

advindos dos filmes. O homem de ne-gócios que era da Disney, passou para a PIXAR e voltou para a Disney (em-presa que comprou a PIXAR) nunca foi seduzido pela arte das imagens em movimento. Nome dele: John Lasseter. Avião e carro falando como gente gran-de podia ser até engraçado. Mas não é nos filmes. Outro desenho (“Dragão...”) segue um exemplar anterior não por comodismo mas por seguir faturamen-to certo. E o outro, “Khumba”, pode até ser divertido, mas as informações sobre ele são escassas.

Sucessos que somam semanas em cartaz são “A Culpa é das Estrelas” e “Malévola”. O segundo merece ser vis-to. A Disney manda passear os prínci-pes e quem acorda a “Bela Adormecida” é quem a encantou. Diz que há formas de amor que não são exclusivas de ro-mances escritos por Perrault, Andersen ou os irmãos Grimm. Já “Culpa é das

Estrelas”, saído de um livro que vende muito (está entre os mais vendidos nas nossas livrarias) é um replay de “Love Story”com os protagonistas marcados pelo câncer e tentando dizer que não é a doença que eclipsa o amor. Muito bo-nito, mas nada sincero na fantasia cria-da pelos autores, onde se minimiza um sofrimento e se omite a fé em Deus que poderia advir num processo de cura.

Fica o filme mexicano “Não Aceita-mos Devoluções” que está agradando, mas, mesmo assim, só passando em sessão de 22h30, o que limita muita gente. E tem a comédia “Juntos e Mis-turados” para quem consegue aturar o ator Adam Sandler mesmo sabendo que Drew Barrymore, sua 'partner', conseguiu que ele fosse “aturável” no anterior “Como se Fosse a Primeira Vez” (2004). Enfim, como o diretor é o mesmo que uniu esses atores em “Afi-nado no Amor’(1998), Frank Coraci, não apresso cotação.

Prefiro ver filmes em casa, no DVD ou bluray. Comodismo alimentado pelo senso crítico.

BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 201412

Entretenimento

Este livro apresenta, de forma simples e modesta, uma ref lexão sobre a fundamentação bíblico-teológica da Pastoral da Comunicação, tendo como centro a pessoa e a prática de Jesus, o comunicador por excelência. Compõe-se de duas partes interligadas entre si: a primeira leva o leitor a refletir sobre o significado, as implicações e os desafios da Pastoral da Comunicação; a segunda salienta o dom da comunicação, apresenta Jesus como paradigma e a Trindade como modelo. O objetivo é ajudar a descobrir caminhos novos para a Pastoral da Comunicação.

Esta obra propõe ao leitor um ensaio sobre espiritualidade, destaca as virtudes da gratidão, piedade, compaixão e misericórdia, e ressalta a importância do louvor, da comunidade-amizade, da família e do perdão em contraste com o perfeccionismo, o moralismo, o legalismo e o individualismo. Descreve as três principais características da “postura amorosa”: lucidez no ver, moderação no falar e sensibilidade no agir. O livro é enriquecido com trechos das obras de Tomás de Aquino e Teresinha do Menino Jesus, sábios e santos doutores da Igreja, e sugestivas ilustrações do artista plástico Ivan Alves Pereira, que dialogam com o texto escrito e traduzem em imagens a força daquele que é o primeiro e mais importante mandamento de Deus à humanidade: amar, com toda a alma e o entendimento.

n AMAR: CHAMADO DIVINO, VOCAÇÃO HUMANA (PAULINAS R$ 26,20; PÁGS 184)

n EVANGELIZAR É COMUNICAR (PAULINAS R$14,00; PÁGS 96)

três principais características da “postura amorosa”: lucidez

três principais características da “postura amorosa”: lucidez três principais características da “postura amorosa”: lucidez

LIVROS E CD'SBOA DICA

de Jesus, o comunicador por excelência.

de Jesus, o comunicador por excelência. de Jesus, o comunicador por excelência.

w O FILME é um programa perfeito para pais e filhos nas férias escolares

DIVULGAÇÃO

Page 13: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014

BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014

DCaderno ois

Muitas alegrias, mudanças e con-quistas, mas uma das maiores satisfações na existência cen-

tenária da dona de casa Inêz Formigosa Siqueira é integrar como sócia-beifeito-ra a Família Nazaré, que é um projeto subsidiário da Fundação Nazaré de Co-municação, responsável por oferecer suporte para que a instituição dê pros-seguimento nas atividades exercidas por seus veículos de comunicação. “Um pouco dado com muito amor, vale mais do que muito sem amor ne-nhum”, afirma ela.

Dona Inêz, como é carinhosamen-te chamada, fez questão de integrar e contribuir com a Família Nazaré desde que chegou a Belém, quase 10 anos, quando notou a importância da divulgação da Palavra de Deus atra-vés dos meios de comunicação. Há cerca de quatro anos tornou-se sócia assídua; desde então nunca mais dei-xou de colaborar. Os filhos também estimularam a atitude em ajudar esse projeto. Ela esteve presente nas inau-gurações da TV Nazaré e também da Rádio Nazaré, além de sempre acompanhar o jornal semanal, Voz de Nazaré, do qual já participou quando comemorou os seus 97 anos. Vale des-tacar que a longevidade de dona Inez é tão resistente quanto à do jornal Voz de Nazaré, que completou este ano 101 anos de existência.

“Sou agradecida a Deus e Nossa Senhora de Nazaré por esta vitória de mais um ano de vida e chegar bem ao centenário, coisa que poucos conse-guem”, enfatiza, demonstrando saúde, lucidez e independência para se loco-mover. A festa do centenário, transcor-rido no dia 20 de julho, será comemora-da pela família e amigos na Paróquia de São Miguel, no bairro do Guamá.

A religiosidade é um fator predomi-nante na vida de dona Inez. A devo-ção a Nossa Senhora de Nazaré sur-giu quando ainda morava no Marajó e, mesmo sem participar diretamente do Círio, sentia alegria em despachar patos para almoço de amigos em Be-lém durante o mês de outubro. Já fo-ram emoções de muitos círios, mas atualmente acompanha as procissões pela TV Nazaré.

Além da paróquia de São Miguel Arcanjo, dona Inez frequenta tam-bém a paróquia de Santa Maria Go-retti, no bairro do Guamá e, a comu-nidade de São Vicente de Paula, na Cremação. Sempre que é possível vai as celebrações na comunidade que fi-ca próxima a sua casa. A filha, Darci Siqueira ajuda na comunhão da mãe em momentos que não pode ir á mis-sa. É também a própria filha quem faz uma pequena celebração com lei-tura da liturgia, para que a mãe consi-ga comungar.

ORAÇÃO

Benfeitora da Família Nazaré completa 100 anos de vidaInêz Formigosa agradece a Deus por esta vitória de mais um ano de vida

LongevidadeO ser humano desde que se tem

notícia, busca a longevidade a qual-quer custo, mas esquece que esse quesito está nos momentos mais sin-gelos vividos, como o nascimento de um filho, a superação de algum obstá-culo ou a união conjugal. Saber apro-veitar cada segundo é o caracteriza uma vida bem aproveitada, como é o caso dessa centenária senhora.

Nascida no dia 20 de julho de 1914, no município de Muaná, na ilha do Marajó, a caçula de nove irmãos do casal José Marinho Formigosa e Ma-ria Eusébia do Vale Formigosa, cres-ceu. Viveu boa parte da sua infância e adolescência na ilha Santarém, parte

integrante da cidade de Muaná. Aos seus 25 anos casou com Francisco Ferreira Siqueira. Da união surgiram cinco filhos, estendendo-se mais tarde para oito netos e dois bisnetos.

Enquanto morou no arquipélago trabalhou como empregada domés-tica e na agricultura no plantio de milho, mandioca, banana e uma pe-quena criação de porcos. A vida era difícil, mas, conseguiam lidar com as adversidades. No ano de 1995, após o marido adoecer de hérnia, veio para a capital buscando o tratamento, e desde então continuou vivendo com a família. Fixou moradia no bairro da Cremação, onde mora há 19 anos.

Em 20 de Março de 2001, o marido

w NASEGUNDA GUERRA ela lembra das dificuldades enfrentadas

FOTOS: DIVULGAÇÃO

w MUANÁ terra natal da sócia benfeitora, no arquipélago do Marajó

veio a falecer e para Dona Inez foi um momento difícil, pois, o casal era muito unido e os anos de convívio tornaram os dois quase que inseparáveis. Procurou su-porte nos filhos aliado a vida religiosa, co-mo devota de Nossa Senhora de Nazaré conseguiu ultrapassar a perda do marido.

Trajetória de lembrançasDurante esse século de existência,

dona Inez acompanhou diversas mu-danças ocorridas no mundo, como guerras e combates. Mas, segundo ela, a principal transformação foi no comportamento humano. O ponto que ela mais nota a mudança é a fa-mília atual, e a grande falta de respei-to entre os familiares. “Acho muito diferente no modo de criar os filhos, os menores de hoje na maioria das vezes não respeitam os pais e pessoas idosas”. Para ela falta cuidado, sendo necessário livrar as crianças dos ví-cios, como o celular e a internet, que de acordo com ela, são perigosos.

Na lembrança de guerras, a que mais recorda é a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), quando tinha 25 anos, período que passou dificul-dades por falta de alimentos nas pra-teleiras e da saudade de amigos que foram para o combate. O Brasil, na época comandado por Getúlio Var-gas, estava ligado ao grupo dos países aliados e enviou 25 mil homens para as trincheiras.

Acompanhou também a história tenebrosa da política brasileira, a dita-dura militar nos anos 60 até os anos 80. Foi um espaço de tempo marcado por perseguições, desaparecimentos e torturas. Ela lembra do Golpe Mi-litar, no dia 1º de Abril de 1964 e, das consequências que isso trouxe para seu cotidiano, uma delas foi a grande falta de café no interior o que obrigou a todos a tomarem chá.

A vida de dona Inez mostra como foi sua trajetória incrível durante es-ses 100 anos, ultrapassou as adversida-des como guerras e a perda do marido com garra e determinação. A vida re-ligiosa e a fé se mostraram seus gran-des esteios de sustentação até aqui. O também já centenário, Voz de Nazaré a parabeniza por essa conquista.

w BENFEITORA reconhece a importância da contribuição para a FNC

LUIZ ESTUMANO

Page 14: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 20142

Panorama Caderno Dois

A Ordem dos Advogados do Brasil lançaram no dia 16 de julho a campanha “Voto

Não Tem Preço, Voto Tem Con-sequências”. Parceria da OAB com a Conferência Naciona l dos Bispos do Brasil (CNBB), a campanha tem como objetivo conscientizar os eleitores sobre a importância das eleições gerais deste ano, assim como coibir prá-ticas antidemocráticas, caso da corrupção eleitoral, da compra de votos e do abuso de poder po-lítico e econômico.

Segundo o presidente da OAB Nacional, Marcus Vinicius Furta-do Coêlho, a eleição é o momen-to de debater o projeto de nação que queremos. “A campanha elei-toral é um importante momento para a discussão do projeto de na-ção que queremos. A festa da de-mocracia não pode ser transfor-mada em ringue para agressões nem em espaço para a compra de votos, seja com o uso da máquina administrativa seja com o abuso de poder nas eleições”, ressaltou.

Marcus Vinicius conclamou todos os cidadãos brasileiros a se engajarem na campanha. “O eleitor tem o fundamental papel de acompanhar a vida política e a atuação de todos os represen-tantes populares. Fazer um ju-ízo de valor livre e consciente”, afirmou o presidente do Conse-lho Federal. A OAB, que é uma entidade politicamente alinhada com a cidadania brasileira e que possui seu único compromisso com a implantação dos valores e regras constitucionais, conclama a todos os partidos, candidatos e eleitores a darem a sua cota de contribuição por eleições limpas no Brasil.

A OAB também lançará uma ouvidoria exclusiva para as elei-ções. O canal, que estará dispo-nível no s ite do Conselho Fe-deral, servirá para tirar dúvidas dos eleitores e receber denún-cias que envolvam o pleito de outubro deste ano. A ouvidoria entrará no ar no dia 16 de julho e ficará disponível até o térmi-no das eleições.

ELEIÇÕES 2014

OAB e CNBB lançam campanha por eleições limpas no Brasil“Voto Não Tem Preço, Voto Tem Consequências”

DIVULGAÇÃO

w OAB E CNBB parceria cidadã. A campanha eleitoral é um importante momento de discussão

Projeto prevê cursos de extensão para idosos nas universidadesA Câmara dos Deputados analisa

o Projeto de Lei 6350/13, do Senado, que obriga as instituições de educa-ção superior a oferecer cursos e pro-gramas de extensão às pessoas idosas. Esses cursos poderão ser presenciais ou a distância, constituídos por ativi-dades formais e não formais.

“O número de brasileiros com

mais de 60 anos cresceu e, dessa po-pulação, quase metade é constituída de homens e mulheres com escola-ridade igual ou superior ao ensino fundamental, o que os aproxima do convívio e até da matrícula em cur-sos e programas das instituições de educação superior”, afirma o autor do projeto, senador Cristovam Buarque

(PDT-DF).O projeto acrescenta a medida ao

Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), que já prevê o apoio do poder público à criação de universidade aberta para as pessoas idosas. O estatuto também já determina o incentivo à publicação de livros e periódicos, de conteúdo e padrão editorial adequados ao idoso,

que facilitem a leitura, considerada a natural redução da capacidade visual.

TramitaçãoO projeto tem caráter conclusivo e

será analisado pelas comissões de Se-guridade Social e Família; de Educa-ção; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Inscrições abertas para a Câmara Mirim 2014 - Deputado por um dia Estão abertas as inscrições para

o programa Câmara Mirim, que se-lecionará 400 alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental para virar deputados por um dia. As crianças e pré-adolescentes irão à Brasília para participar de uma sessão simulada no Plenário da Câmara dos Deputados, onde vão discursar na tribuna e votar três projetos elaborados pelos pró-prios estudantes.

Para participar, os alunos precisam elaborar um projeto de lei e enviar pe-lo Correio até o dia 29 de agosto ou pelo portal infanto-juvenil da Câmara (Plenarinho), até o dia 5 de setembro.

O modelo do projeto está disponível no site do Plenarinho (www.plenari-nho.camara.gov.br).

As três melhores propostas, esco-lhidas por uma comissão de servido-res, serão debatidas em Plenário pelos estudantes no dia 30 de outubro. As despesas com transporte e hospeda-gem dos três autores dos projetos se-rão custeadas pela Câmara.

No final da sessão, os projetos apro-vados pelos estudantes são enviados para as comissões adequadas ao tema da Câmara, e um deputado pode apa-drinhar o projeto para que ele tramite de verdade. w DEPUTAOS por um dia, liçao de democracia

DIVULGAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), o Ministério Público e a CNBB, atra-vés do Termo de Cooperação Técnica, criaram no dia 15 de junho o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, que dispo-nibilizará aos eleitores um serviço por tele-fone com funcionamento 24 horas para re-ceber denúncias da população que tenha identificado algum tipo de irregularidade ou caso de corrupção eleitoral. O número do Disque-Denúncia será informado pelo Tribunal até o dia 30 de julho. O Termo de Cooperação Técnica foi assi-nado pela Desembargadora Célia Regina Pinheiro, do TRE-PA; pelo Procurador Alan Mansur, do Ministério Público Federal e por Dom José Luis Azcona, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na ocasião foi elaborado o Plano de atu-ação para próxima campanha e, ainda a organização do treinamento de vo-luntários que vão trabalhar no Disque Denúncia, que deve funcionar a partir do mês de agosto.Em 2012 foram registradas quase 400 denúncias, 90% foram encaminhadas pa-ra o Ministério Público Federal (MPF). As principais ocorrências são de compra e pedido de votos, propaganda irregular e participação em inauguração de obras.Casos de difamação, intimidação, boca de urna ou outro tipo de irregularidade em Pro-pagandas Eleitorais também podem ser de-nunciadas, e o público pode identificá-las por meio do Manual de Propaganda Eleitoral, acessando o site:www.justicaeleitoral.jus.br

TRE-PA, MINISTÉRIO PÚBLICO E CNBB DÃO INICIO AO

DISQUE-DENÚNCIA

Page 15: Voz de Nazaré

3BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014

Igreja Caderno Dois

A capela da residência episcopal foi o lugar escolhido por Dom

Alberto Taveira Corrêa, Ar-cebispo Metropolitano de Belém e por Dom Teodoro Mendes Tavares, Bispo Au-xiliar de Belém, para a missa de ação de graças, presidida por Dom Alberto, e concele-brada também pelo Arcebis-po Emérito de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico, pelo transcurso das datas de ani-versário de vida vocacional de Dom Alberto e Dom Te-odoro. Às primeiras horas da manhã da última sexta-feira, dia 11, a capela já registrava a presença de algumas pes-soas, incluindo moradores próximos da residência, para a celebração. A Santa Missa foi um momento de gratidão a Deus pelo dom da vida vo-cacional de ambos os Bispos. Na ocasião, Dom Alberto co-memorou 23 anos de sua or-denação episcopal, transcor-ridos no dia seis de julho. A celebração da missa também foi especial para Dom Teodo-ro Mendes, que agradeceu a Deus pelos 21 anos de orde-nação presbiteral, completa-dos no dia 11. Após a missa, houve uma breve confrater-nização para os presentes que aproveitaram o momen-to para congratular-se com os aniversariantes. O Bispo Auxiliar Dom Irineu Roman não pode participar da cele-bração, pois estava em retiro

ANIVERSÁRIO DE VIDA VOCACIONAL

Dom Alberto e Dom Teodoro agradecem a Deus pela vida em missão

AÇÃO DE GRAÇAS

espiritual na Ilha de Outeiro.O Arcebispo e Bispo são

pessoas importantes na Evangelização na Amazônia. Dom Alberto Taveira rece-beu a ordenação episcopal no dia 6 de julho de 1991, na

cidade de Nova Lima (MG), sua terra natal, onde come-çou sua jornada religiosa. Foi nomeado Arcebispo de Be-lém, pelo então Papa Bento XVI, no dia 25 de março de 2010. É o décimo Arcebispo

de Belém e o vigésimo bispo desde criação da circunscri-ção eclesiástica.

Dom Teodoro Mendes recebeu a ordenação pres-biteral no dia 11 de julho. Chegou a Belém do Pará em

agosto de 2011, onde passou a acompanhar Dom Alberto como Bispo Auxiliar na Ar-quidiocese de Belém, atua assiduamente nas ilhas de Belém, com a evangelização aos ribeirinhos.

w CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA Bispos da Arquidiocese de Belém celebram missa de aniversário pela vida na Igreja

ALAN MONTEIRO

Três séculos de festividade de Sant’ana, em Igarapé-MiriO município de Igarapé-

Miri, além de ser conhecido como a “Capital Mundial do Açaí”, é reconhecido tam-bém pela devoção fervorosa a Sant’Ana. Uma tradição que extrapola as fronteiras do município.

“Ao falarmos que este ano de 2014 celebraremos 300 anos de festividade de Sant’Ana em nosso municí-pio, estamos nos referindo a um acontecimento de signi-ficado sem igual, em particu-lar, para os filhos desta terra, pois remonta aos aconteci-mentos subsequentes que

deram início a formação de Igarapé-Miri”. Essas palavras expressam o sentimento de alegria do padre Jucelino Farias, pároco da Paróquia Sant’Ana, na celebração do tricentenário da festa de Sant’Ana.

C o m o t e m a “ C o m Sant’Ana, Jesus, Maria e José formamos a família de Deus” , a festividade começou na quarta-feira, dia 16, com a alvorada e café da manhã. Em seguida aconteceu a procissão do Círio, que saiu da comunidade Divino Es-pírito Santo até a Igreja Ma-

triz, encerrando-se com a santa missa.

Todas as noites durante a festividade acontecem às Celebrações Eucarísticas, sempre às 17h e 19h, ani-mado pelas comunidades pertencentes à Paróquia de Sant’Ana.

No sábado, 19, aconte-cerá a Motorromaria, com saída do Largo de Sant’Ana. O ponto alto da festividade se dá no domingo, 20, com o Círio Fluvial, saindo da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré. Na quarta-feira, 23, a programação fica por

conta do Círio das Crianças com saída da comunidade Sagrada Família, percor-rendo as principais ruas do bairro, encerrando-se na Igreja Matriz, na Rua Sete de setembro.

Um dos momentos aguar-dado durante o festejo é a Romaria da Juventude, que acontece no dia 25 de julho, quando as imagens peregrinas da padroeira e de Nossa Senhora de Nazaré e Sant'Ana se encontram no Largo de Sant’Ana.

A festividade termina no dia, 26, com a missa solene,

às 7h, e em seguida a procis-são de encerramento fechan-do a programação.

Tricentenário

Os três séculos da festi-vidade é contada no livro “Tricentenário da Festa de Sant’ana em Igarapé-Miri” com lançamento marcado para o sábado, 19. A obra é uma organização do Insti-tuto Deusdeth Pantoja. Os festejos também incluem a programação social, com bai-les, shows musicais e outras atrações culturais.

Romaria São Cristovão, padroeiro dos motoristas25 de julho é comemorado

o Dia dos motoristas, data também consagrada a São Cristovão. A data é marcada por romarias rodoviárias com a imagem peregrina pelas diversas ruas das cidades no país e no mundo. Em Belém a festividade é organizada pe-lo Sindicato dos Rodoviários e Serviço Social do Trans-porte/ Serviço Nacional do Transporte (SEST/SENAT).

Em alusão ao dia, donos de caminhões, carros, ônibus e motocicletas de Belém e Re-gião Metropolitana promo-vem a 99ª edição da romaria com a imagem do santo pelas ruas de Belém. A homena-gem começa às 8h com uma

missa celebrada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, presidida por Monsenhor Raimundo Possidônio.

A romaria terá inicio após a celebração, saindo do San-tuário de Fátima, em direção as avenidas Antônio Barreto, Governador José Malcher, Assis de Vasconcelos, Mare-chal Hermes. Continuando avenida Presidente Vargas, com uma parada enfrente a Associação dos Motoristas da Praça da República. Em seguida, a romaria segue as avenidas Serzedelo Corrêa, Gentil Bittencort, Quintino Bocaiúva, Nazaré, Almirante Barroso, Praça São Cristovão, Augusto Montenegro (parada

em frente ao DETRAN/PA), encerrando-se no SEST/SE-NAT, em Icoaraci, onde acon-tece uma missa e logo após será servido lanches para os participantes. Em todas as paradas o santo é homenage-ado com queima de fogos.

Histórico São Cristovão é conhecido

como o santo que carregou o menino Jesus nos ombros du-rante a travessia de um rio e sentiu nele o peso dos peca-dos do mundo. Em Belém a homenagem a São Cristovão teve início no ano de 1913. A imagem peregrina foi trazida de Portugal e até hoje é usa-da durante as procissões.

A festividade de São Cris-tovão era organizada pela União dos Choferes do Pará. Com a extinção do órgão, o

Sindicato dos Rodoviários se encarregou de dar continui-dade à tradição, em parceria com o SEST/SENAT.

w SANTO é conhecido por carregar o Menino Jesus

DIVULGAÇÃO

Page 16: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 20144

Arquidiocese Caderno Dois

PLANO PASTORAL DA ARQUIDIOCESE

"A Igreja nasce e vive da Palavra de Deus”. A Constituição Dogmática Dei Verbum do

Vaticano II novamente trouxe à luz a centralidade da Palavra na liturgia, na pre-gação, na teologia e na vida cotidiana dos fiéis.

A Igreja através do documento con-ciliar Dei Verbum nos possibilitou uma maior aproximação da Palavra de Deus e até fez uma declaração da mais alta importância para entendermos o que sig-nifica essa Palavra para nós: “a Igreja tem sempre venerado as divinas Escrituras, como tem feito pelo próprio Corpo do Senhor, não faltando nunca, sobretudo na sagrada liturgia, de nutrir-se do pão da vida da mesa, seja da Palavra de Deus seja do Corpo de Cristo, e de propô-lo aos fi-éis” (Dei Verbum 21). Mais de cinquenta anos depois do Concílio podemos colher os frutos dessa reviravolta provocada pela Dei Verbum: a renovação bíblica operada na catequese, na liturgia, a difusão da Bí-blia através das comunidades e movimen-tos e, sobretudo dos círculos bíblicos, o entusiasmo em estudar e conhecer mais profundamente a Palavra, animando novos leitores e ministros da Palavra, a va-lorização das celebrações da Palavra espe-cialmente nos lugares distantes onde não há sacerdotes, o considerável aumento de subsídios e livros especializados, a prática

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

CAPÍTULO TERCEIRO (Segunda Seção PARTE 1)

A Igreja no desígnio de Deus

Para reflexões durante o Ano da Fé, o jornal Voz de Nazaré continua, nesta edição, a publicação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. De maneira concisa, a publicação apresenta todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja numa visão de conjunto, todo o panorama da fé católica.

“Creio na Santa Igreja Católica”203 O que significa “ressur-

reição da carne”?Significa que o estado definitivo do

homem não será apenas a alma espiritual separada do corpo, mas que também os nossos corpos mortais um dia readquirirão a vida. (990)

202 O que se indica com o termo carne, e qual é a sua importância?

O termo carne designa o homem na sua condição de fraqueza e de mortalidade. “A carne é o eixo da salvação” (Tertuliano). Com efeito, nós cremos em Deus criador da carne; cremos no Verbo feito carne para redimir a carne; cremos na ressurreição da carne, consumação da criação e da redenção da carne. (990 1015)

201 Por que a Igreja tem o poder de perdoar os pecados?

A Igreja tem a missão e o poder de perdoar os pecados porque o próprio Cristo lho conferiu: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, ficarão retidos” (Jo 20,22-23). (981-983 986-987)

Continuando a publicação do Plano Pastoral, contendo a direção das atividades pastorais na Igreja de Belém, planejadas para serem realizadas até o ano de 2016, iniciamos nesta edição a parte Urgência 3 - Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral. Este documento também pode ser consultado na versão digital do Jornal Voz de Nazaré na internet ou dire-tamente no Portal da Funda-ção Nazaré de Comunicação no endereço eletrônico www.fundacaonazare.com.br

ainda tímida, mas promissora da Lectio Divina em diferentes modalidades.

Podemos dizer, com isso que o Con-cílio colocou de novo a Bíblia nas mãos dos fiéis e ela tornou-se aquilo que era no início da Igreja. Importa sempre mais ler, meditar, rezar, partilhar e viver a Palavra de Deus.

A Bíblia ou Sagrada Escritura é a Palavra de Deus, é o livro que contém a Palavra de Deus. Falar isso tem uma importância fundamental para nós cristãos, pois não se trata aqui apenas do sentido figurativo ou simbólico: a Bíblia é realmente aquilo que é. Não é um livro qualquer, de histórias de um povo que tem fé, que crê em Deus, mas são as Palavras do próprio Deus traduzi-das com caracteres e características hu-manas, reveladoras da vontade de Deus, manifestação do mistério. Nas letras ou palavras descobrimos que Deus está aqui, nos falando no hoje da vida pelo fato de ontem traduzido em palavras que o autor sagrado, inspirado, conseguiu comunicar. A Bíblia se torna por isso num verdadeiro sacramento, pois, torna presente ou co-munica o que Deus quer de nós hoje.

Mistério de DeusA Palavra de Deus se fez carne e veio

habitar entre nós, diz São João no seu evangelho (1,14), para testemunhar por sua fé aquilo que conviveu com o próprio Jesus - palavra viva do Pai, ima-gem do Pai feita carne, um de nós. Essa Palavra só pode se tornar humano na carne de um ser humano que foi Ma-ria, a ouvinte da Palavra que acolheu o mistério de Deus dentro de si: Maria foi fecundada pela Palavra porque ouvinte da Palavra pode transformar em seu po-bre ser o Ser Divino. Sem Maria Deus

não teria assumido a natureza humana, não teria havido o maravilhoso diálogo entre o céu e a terra do jeito que Deus queria. A redenção começou a acon-tecer naquela que escutou a Palavra de Deus e a praticou, sua fé a tornou a mais estreita e perfeita colaboradora de Deus na obra da redenção. Deus preci-sa de quem escuta sua Palavra ainda ho-je para continuar a redenção até o fim dos tempos.

Tudo isso vem nos questionar por tantos “descuidos” nossos em relação ao trato com o Livro Sagrado, sobretu-do em nossas celebrações, pois o lugar onde melhor se visibiliza a força da Pa-lavra de Deus é exatamente nas nossas celebrações eucarísticas, em que se es-treitam os laços de comunhão entre a mesa da Palavra (ambão) e seus respec-tivos sinais (lecionário, evangeliário ou mesmo a Bíblia) e a mesa da Eucaristia (o altar).

Diz o Documento de Puebla: “A sagrada escritura deve ser a alma da evangelização, mas não adquire so por si a clareza perfeita. Deve ser lida e in-terpretada dentro da fé viva da Igreja. A

Palavra de Deus contida na Bíblia e na Tradição viva da Igreja é crité-rio fundamental de evangelização” (372).

O Documento “A Igreja se faz carne e arma sua tenda na Amazônia (1997) propõe aos católicos da Ama-zônia algumas atitudes fundamen-tais que devem inspirar as perspec-tivas evangelizadoras na Amazônia e uma delas é ser a Igreja Discípula da Palavra”. “A Igreja, como comu-nidade dos discípulos e discípulas do Senhor, é permanentemente chama-da a se converter à Palavra de Deus e a ser por ela “evangelizada” dando

testemunho de que realmente crê e vive aquilo que prega. A condição de Igreja discípula se concretiza num esforço cada vez maior por tornar a sua organização, palavra e ação mais inspiradas em Jesus Cristo, em sua vida e missão” (22 e 23) .

Queremos, com toda a Igreja no Bra-sil, buscar a fonte da animação bíblica para toda a vida. Como Jesus junto ao poço de Sicar (cf. Jo 4,5-42), a Igreja também se sente obrigada a se assentar ao lado de homens e mulheres de hoje. Ela quer tornar o Senhor presente em suas vidas, para que possam encontrá-lo porque o seu Espírito é a única água que dá a vida verdadeira e eterna. Só Je-sus pode ler as profundezas de nosso co-ração e revelar a verdade sobre nós mes-mos: “Ele me disse tudo o que eu fiz”, confessa a mulher aos cidadãos seus companheiros. Esta palavra do anúncio está unida à pergunta que abre à fé: “ele poderia ser o Messias?” Quem recebe a vida nova do encontro com Jesus não pode deixar de proclamar a verdade e a esperança para outros. O pecador convertido torna-se um mensageiro da salvação e leva toda a cidade para Jesus. As pessoas vão além do acolhimento de seu testemunho para experimentar pessoalmente o encontro: “Já não acre-ditamos por causa da sua palavra, mas nós mesmos temos ouvido e sabemos que este é verdadeiramente o Salvador do mundo” (Mensagem dos Padres Si-nodais na XIII Assembleia ordinária do Sínodo dos Bispos).

Enfim, o tempo que estamos viven-do vem nos dizer que a Palavra de Deus é um grande dom dado por Deus à sua Igreja e que nós devemos anunciá-la em todas as dimensões da vida de nossa Ar-quidiocese, para que possamos colher os frutos de salvação e vida nova que ela opera em todos os que a escutam e a praticam, como Maria, a virgem que escutou e proclamou com sua vida a Palavra de Deus.

IGREJA: LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA

PERSPECTIVAS EVANGELIZADORASA Assembleia Arquidiocesana de 2012 ao refletir sobre essa urgência e sua relação com a nossa realidade, estabeleceu para concretiza-la as seguintes indicações e pers-pectivas de ação:

INDICAÇÕES1. Direcionamento das famílias, nas paró-quias, para o contato, profundo e vivencial, com as Escrituras, como fonte de vida, de justiça e de paz, seguindo os ensinamentos de Jesus, e os documentos da Igreja, com especial ênfase a Familiaris consortio de João Paulo II.2. Formação e a animação bíblico-pastoral para revitalizar o interesse e o gosto pela leitura da Palavra de Deus, em linguagem fácil de ser compreendida e acessível aos leigos, principalmente aos jovens, para que dela possam fazer uso no dia a dia e assim

assumir que Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida.

PERSPECTIVAS DE AÇÃO1. Criar ou fortalecer equipes de animação bíblica, com a específica missão de oferecer meios que aproximem as pessoas da Pala-vra de Deus, para conhecê-la, interpretá-la e pratica-la corretamente, proclamando-a como vida em abundância para todos. (cf. DGAE, n°94, DAp 248).2. Revitalizar e animar o estudo perma-nente da Palavra, contextualizando-a a partir da nossa realidade, de modo que essa iniciativa seja acessível a todos e possa despertar o interesse e o gosto pela leitura da Bíblia.Poderemos valorizar mais ainda a Bíblia como companheira inseparável de nossa caminhada de fé, impulsionada pelo tes-temunho maravilhoso de Maria.

DIVULGAÇÃO

Page 17: Voz de Nazaré

5BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014

Panorama Caderno Dois

DATA CRIADA PELA ONU

Desde 1989 os países celebram, no dia 11 de Julho, o Dia Mun-dial da População. A data foi

escolhida pela ONU porque foi nesse dia, em 1987, que a população mun-dial atingiu a marca de 5 bilhões de pessoas (atualmente, a população mundial supera os 7 bilhões, número alcançado em 2011).

A data tem como objetivo alertar pa-ra a importância e a urgência das ques-tões populacionais, particularmente no contexto dos planos e programas de desenvolvimento, e a necessidade de se buscar soluções para estes desafios.

Mais da metade dos mais de 7 bi-lhões de pessoas que habitam o pla-neta vive em zonas urbanas, princi-palmente nas grandes cidades, aglo-merações com mais de 10 milhões de habitantes, como Tóquio, Nova Deli, Xangai, Cidade do México e São Pau-lo. Uma proporção que, segundo a Organização das Nações Unidas, cres-cerá até registrar em 2045 seis bilhões de seres humanos nas cidades.

A urbanização, combinada com o cres-cimento demográfico - informa a agência de notícias MISNA, a partir do site Rádio Vaticana - fará, aumentar de dois bilhões e meio os habitantes das zonas urbanas nas próximas três décadas, segundo último relatório divulgado pelas Nações Unidas; boa parte desta tendência observa-se já nos países em desenvolvimento, princi-palmente na África. Índia, China e Nigé-ria, que vão absorver 37% do crescimento projetado para os próximos 30 anos: o pri-meiro gigante (India) ,verá crescer os habi-tantes das suas cidades até 404 milhões, o segundo (China) , 292 milhões, o terceiro (Nigéria), em 212milhões. O principal de-safio será o de responder às exigências da crescente população urbana garantindo os serviços básicos, como habitação, saú-de, educação, infraestruturas, transportes, energia, trabalho. “Gerir as áreas urbanas tornou-se um dos objetivos de desenvolvi-mento mais importantes do século XXI”,

YOUCAT PRIMEIRA PARTE

Em que cremos

Em preparação à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, o jornal Voz de

Nazaré realizou seus estudos sobre o YOUCAT, que é o Catecismo da Igreja Católica, escrito para JOVENS que querem saber em que acreditam.

124- P o r q u e m o t i v o a

Igreja é mais do que uma instituição? Igreja é mais do que uma instituição porque ela é um - MISTÉRIO ao mesmo tempo humano e divino. [770-773, 779]

O verdadeiro amor não cega, mas faz ver. Com a Igreja passa-se o mesmo: vista de fora, ela é uma mera instituição ou organização, com feitos históricos, mas também com erros e crimes - uma Igreja de pecadores. Isso, porém, é uma apreciação superficial, porque Cris to deu-Se de tal forma a nós, pecadores, que Ele nunca abandona a Ig re ja , mesmo que O traíssemos diariamente. A inquebrável ligação entre o humano e o divino, o pecado e a graça, é o mistério da Igreja. Vista da fé, a Igreja é indestrutivelmente santa. >>> 132

126- O que significa dizer que a Igreja é o “corpo de Cristo”

Sobretudo pelos Sacramentos do Batismo e da Eucaristia surge uma indissolúvel ligação entre Jesus Cristo e os cristãos. A ligação é tão forte que ela O une a nós como uma “cabeça” aos membros de um “corpo” humano. [787-795] - 146, 175, 200, 208, 217

127- O que significa dizer que a Igreja é a “esposa de

Cristo’’?Jesus ama sua Igreja como um esposo ama a sua esposa. Ele liga-se a Ela para sempre e entrega a sua vida por ela. [796]

Quem alguma vez esteve enamorado percebe o que é o amor. Jesus sabe-o e chama-Se a Si próprio de “noivo”, que num amor apaixonado namora com a Sua “noiva” e deseja celebrar com ela a festa do amor. Nós, a Igreja, somos a Sua “noiva”. Já no ANTIGO TESTEMUNHO o amor de Deus pelo Seu Povo era comparado ao amor entre um homem e uma mulher. Quando Jesus quer “namorar” com cada um de nós, quão frequentemente não Se torna um infeliz enamorado naqueles, de fato, que não querem saber do seu amor e não Lhe correspondem?!

Dia Mundial da PopulaçãoForte aumento nas áreas urbanas

125- O que tem de tão singular o

Povo de Deus?O criador deste Povo é Deus

Pai. O seu líder é Jesus Cristo. A fonte da sua força é o Espírito Santo. A porta de entrada para o Povo de Deus é o Batismo. A sua dignidade é a liberdade dos filhos de Deus. A sua lei é o amor. Quando este Povo permanece fiel a Deus e procura primeiramente o Reino de Deus, transforma o mundo. [781-786]

No meio de todos os povos da terra, há um Povo diferente. Não se submete a ninguém, só a Deus. Deve ser como o sal, que dá sabor, como o fermento, que entra em tudo, como luz, que afasta as trevas. Quem pertence ao Povo de Deus deve estar preparado para se achar em aberta contradição com as pessoas que negam a existência de Deus e desprezam os Seus Mandamentos. Na liberdade dos filhos de Deus, nada deve ser temido, nem sequer a morte.

O investimento em jovens e adolescentes para que possam alcançar seu pleno po-tencial e contribuir para o desenvolvimen-to dos países é o tema escolhido pelo UN-FPA - Fundo de População das Nações Unidas - para lembrar o Dia Mundial da População deste ano. A data, observada no dia 11 de julho, marca o início de uma ação global em redes sociais que visa in-cluir as demandas de jovens e adolescen-tes como prioridade na futura agenda de desenvolvimento pós-2015.A ação do UNFPA, que no Brasil adota-rá o lema “Jovens Somamos Mais” e a hashtag #investiremjuventude, pretende engajar os próprios jovens e adolescentes para que expressem suas necessidades e aspirações, compartilhando mensagens e imagens sobre os temas de seu interesse e ampliando sua participação no debate sobre as novas metas globais de desenvol-vimento.Existe atualmente 1,8 bilhão de pessoas no mundo com idade entre 10 e 24 anos, constituindo a maior população de jovens (15 a 24 anos) e adolescentes (10 a 19

anos) da história - pessoas que podem contribuir de forma decisiva para o desen-volvimento sustentável com inclusão social de seus países. Para que isso ocorra, entre-tanto, é necessário assegurar seus direitos e investir no seu futuro, oferecendo a todas e todos uma educação de qualidade, em-prego e renda decentes, segurança pesso-al e acesso à saúde, em especial a saúde sexual e reprodutiva, além de educação integral em sexualidade, num contexto de igualdade de gênero e livre de qualquer tipo de violência ou discriminação.Investimentos certos, na hora certa, pode-rão fazer a diferença, principalmente se, entre outros, forem proporcionados espa-ços de interlocução e assegurada a parti-cipação efetiva dos jovens na construção de respostas.“Pessoas jovens, saudáveis, educadas, produtivas e engajadas podem ajudar a quebrar o ciclo intergeracional de pobre-za e são mais resilientes diante dos desa-fios individuais e sociais. Como cidadãos qualificados e informados, essas pessoas podem contribuir mais plenamente para

suas comunidades e nações”, afirma o Diretor Executivo do UNFPA, Dr. Babatun-de Osotimehin. Segundo ele, “O UNFPA está comprometido com os esforços para promover as aspirações da juventude e colocar as pessoas jovens no centro dos esforços nacionais e globais de desenvol-vimento”.

BrasilSegundo o Censo 2010 do Instituto Brasi-leiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui mais de 51 milhões de jovens com idade entre 15 e 29 anos, o equiva-lente a 27% da população total; para a faixa etária de 15 a 24 anos, o total su-pera 34 milhões de pessoas, ou 18% da população aproximadamente. Emprego, educação e segurança são al-guns dos principais desafios enfrentados pela juventude brasileira: segundo dados de 2009, 61% das e dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 24 anos estavam desocupados e 69% não frequentavam escola. Além disso, foram registradas 52 mil mortes anuais por causas externas, das

INVESTIR NA JUVENTUDE É O TEMA DO DIA DA POPULAÇÃO 2014

observou John Wilmoth, diretor do Gabi-nete para a população do Departamento dos Assuntos Econômicos e Sociais da ONU.

São Paulo uma das mais po-

pulosasA população urbana cresceu tão ra-

pidamente que, se em 1990 havia no mundo apenas dez mega-cidades, hoje elas quase triplicaram, totalizando 28. Tóquio é a cidade mais populosa do planeta, com 38 milhões de pessoas, seguida de Nova Deli, com 25 milhões, Xangai, com 23 e Cidade do México, Mumbai e São Paulo, com cerca de 21 milhões cada uma. Quanto à popula-ção rural, hoje é estimada em cerca de 3,4 bilhões de pessoas que, em 2050, de-veria decair para 3,1 bilhões. w A POPULAÇÃO mundial cresceu muito. Mais de 7 bilhões de pessoas

DIVULGAÇÃO

quais 53% causadas por homicídios.

Page 18: Voz de Nazaré

MEMÓRIA

BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 20146

Caderno Dois

"Irmãos e amigos bem vindos a 28a Jornada Mundial da Juventude, nesta cidade maravilhosa do Rio

de Janeiro. Queria bater em cada porta, dizer bom dia, pedir um copo de água fresca, beber um cafezinho, não um co-po de cachaça!”, disse o Papa Francisco na abertura da Jornada Mundial da Ju-ventude Rio2013. Quem não se lembra desse discurso feito por ele há cerca de um ano? A voz, o sotaque espanhol, a graça e a serenidade com que o Papa fa-lava ficaram registradas para sempre no coração da juventude de todo o mundo, que comemora no dia 23 de julho, um ano da realização do evento no Brasil.

A Jornada Mundial da Juventude Rio2013 foi considerada a 2a maior em número de pessoas, desde que foi criada, há quase três décadas. De acordo com a Prefeitura do Rio de Ja-neiro, o evento somou 3.000 milhões de peregrinos, só perdendo para a das Filipinas, de 1995, que reuniu 4.000 milhões. Uma onda de entusiasmo tomou conta das pessoas. O jeito in-formal da Jornada e o carisma do Papa Francisco fizeram com que a praia de Copacabana ficasse tomada pela mul-tidão, o bairro que já é acostumado foi surpreendido por tamanha festa, nun-ca tantas cores, tantas bandeiras e na-

cionalidades tinham tomado conta das paisagens. Em paz e com calma as ruas foram sendo tomadas pelos fiéis. Uma invasão do bem conquistou os morado-res da “Cidade Maravilhosa”.

O sentimento de saudade se instalou sobre os corações no discurso de despe-dida do Papa Francisco. Após saudar as autoridades presentes o Santo Padre fa-lou “dentro de alguns instantes deixarei a sua pátria para regressar à Roma, parto com a alma cheia de recordações felizes. Nesse momento já começo a sentir sau-dades, saudades do Brasil, deste povo tão grande e de grande coração, deste povo tão amoroso, saudades do sorriso aberto

e sincero que vi em tantas pessoas.” “Obrigado pelo acolhimento e o ca-

lor da amizade que me foram demons-trados, também disto começo a sentir saudades. Não tenho dúvida que to-dos agora partem como missionários, a partir do testemunho de alegria, do serviço de vocês, façamos florescer a civilização do amor. Mostrem para a vida que vale a pena gastar-se por grandes dias, valorizar a dignidade de cada ser humano e apostar em Cristo e no seu Evangelho, foi ele que vie-mos buscar nesses dias porque ele nos buscou primeiro”, complemen-tou o Santo Padre.

JMJ- Um ano

Participar da JMJ Rio2013 foi uma experiência marcante pa-ra muitas pessoas, em especial para os jovens da Arquidiocese de Belém. “A experiência foi única, não só na minha vida, mas também para o mundo e toda a sociedade. Porque hoje em dia é muito fácil nós vermos jovens que estão se matando, se drogando, porém com a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, tivemos a oportunidade de presenciar que ainda existe jovens que preservam a Igreja, o amor e a sua fé. Que com garra e força lutam pela evangelização. É muito importante nós pararmos de pensar o quanto a juventude sofre porque ela é ‘’bombardeada de todos os lados ‘’ pela televisão, internet, egoísmo, a falta de amor e de caridade. Percebemos que é difícil se prender a Jesus Cristo, em contrapartida queremos, sim, escolher Ele, pois sem Jesus perde-mos a razão de viver, perdemos os valores cristãos, não temos von-tade de mudar, de sair do pecado”, afirma Paulo André Mendes, seminarista.

Para Paulo André, naqueles dias da JMJ Rio2013, em que jovens dos quatro cantos do mundo estavam presentes buscan-do um único propósito, a juventude surpreendeu acolhendo àqueles que lutam ainda hoje pela renovação da igreja, por uma vida nova, uma ressurreição a cada dia, pela evangelização das mais diversas formas. “É importante ter rostos jovens na igreja, porque só assim vamos conseguir mudar o mundo, e é este o principal sentido: continuar o que Jesus Cristo deixou anima-ção, revolução e coragem.”

Ele conta que a JMJ Rio 2013 tornou-se um marco para a sua vocação. Com apenas 14 anos de idade, encontrou a sua vocação, ser padre, por meio da Jornada e pelos outros missio-nários que conheceu no Rio. “Conheci seminaristas, freiras, padres que me aconselhavam muito na minha vocação. Tenho certeza de que todos voltaram da Jornada com a mala cheia de momentos marcantes seja com o papa ou com jovens voltamos também com a certeza do encontro pessoal com o Redentor vi-vo em nossos corações e cheio do Espírito Santo. Com certeza a JMJ Rio2013 deixou saudades e nunca nos esqueceremos de fazer discípulos em todas as nações”, completa.

Experiência única para jovens de Belém

Jornada Mundial da Juventude no Brasil - JMJ Rio2013 Comemoração do primeiro ano da realização

O Momento marcante foi ver tantas pessoas reunidas que segue e acreditam no mesmo Deus, tem os mesmo sonhos e acreditam na civilização do Amor de Deus, que é a salvação.SABINO AGUIAR, 23 anos, engenheiro civil.

w MISSIONÁRIOS Jovens do Pará guardam com carinho as lembranças do encontro no Rio. Recordação em fotos. No coração, a certeza da missão

w DIÁLOGO Protocolo muitas vezes esquecido. O Papa acolheu a juventude no Brasil

JMJ completou um ano, que lembrança você tem desse momento?

Foi estar no meio da praia de Copacabana, olhar para todos os lados e ver pessoas que amam a Igreja Católica. Ouvir idiomas e feições diferentes e todos esperando para ver aquele que aqui na terra representa nossa unidade, o papa!MARCUS DANILO COSTA, 28 anos, doutorando em geofísica

D a J M J n ã o t e n h o l e m b r a n ç a s , t e n h o a p r e n d i z a d o q u e m e acompanharão por toda a vida, que me tornaram um melhor cr is tão, com humi ldade, coragem e despojamento.LAYZZA VASCONCELOS, 26 anos, Bacharel em Direito

Page 19: Voz de Nazaré

7BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014

JMJ- Um ano Caderno Dois

Jornada Mundial da Juventude no Brasil - JMJ Rio2013 Comemoração do primeiro ano da realização

w ABERTURA Cenário refletiu a riqueza da Igreja no Brasil. Altar central foi o ponto de referência de gradiosas e importantes celebrações na JMJ

Festejar o primeiro ano de acontecimento da JMJ Rio2013, cau-sa grande nostalgia à juventude. “Relembrar causa emoção, que só a fé, a FÉ EM DEUS, pode traduzir”, relata Dandara Resque, que faz parte do Setor Missionário da Paróquia Santa Paula Franssinet-te, na Cidade Nova VI. “Um momento marcante sem dúvida foi a passagem do nosso Pastor na missa de encerramento. Ele olhou diretamente para nossa juventude. Aqueles poucos segundos nos mostraram um olhar sereno e doce que transmitiram força e paz, como se ele estivesse dizendo: juventude vai e me segue!”, conta.

Quando indagada sobre seus planos para Polônia, ela res-ponde: “de modo particular, seria fantástico estar na próxima Jornada Mundial, terra do nosso Papa Santo, São João Paulo II e fundador desta missão. Será mais uma festa única, tão única quanto foi aqui no Brasil. Espero com a fé em Deus e Maria Santíssima que passa a frente de nossas vontades, poder levar minha fé, a fé da minha paróquia, do Pará e do Brasil para aqueles jovens, que mesmo vivendo no país “sede” da juventu-de se encontram desanimados com missão, a alegria marco da juventude e principalmente a força, animação e vigor que vem de Deus e Jesus Cristo jovem.”

É importante ressaltar que a JMJ Rio2013, despertou em várias pessoas o espírito de solidariedade e da irmandade. Momentos de graça, alegria e solidariedade foram percebidos. Além disso, o avi-vamento da juventude globalmente, falando, foi intenso. Mobili-zações, demonstrações de carinho, respeito, vitalidade e renovação da fé assinalaram esse um ano de JMJ Rio2013.

Thiago Santos, que foi com a caravana organizada pela Basíli-ca Santuário de Nazaré recorda a ocasião. “Foi de maneira ímpar, poder viver tudo aquilo, pisar no mesmo chão que o nosso Papa e tantos jovens em busca de um único objetivo que é a Santidade, poder viver experiências que nunca serão esquecidas e que nos levam para mais perto de Deus.”, lembra.

“Essa próxima vai ser na providência divina, a vontade de re-viver é muito grande, a JMJ Rio 2013 nos trouxe muita alegria e muita esperança de um mundo melhor então, querer ir às próxi-mas Jornadas é um querer muito grande mesmo. Como eu queria e quero participar, mas se for da vontade de Deus, nós estaremos lá.”, planeja Thiago.

Relembrar causa emoçãoJMJ completou um ano, que lembrança você tem desse momento?

w JUVENTUDE em Copacabana: lugar para escuta da mensagem do amor de Deus

A Saudade. A Lembrança do impacto ao ver tantos jovens dispostos ao ouvir a palavra do Santo Padre e de fazer uma jornada pessoal.Em todas as direções que olhávamos víamos a presença da igreja, e acolhida que recebemos mesmo estando longe de casa.RAFAEL ROSA , 21 anos, Estudante de Engenharia Civil

O momento em que os quatros cantos do mundo, seguiam o santo Papa, aquele que Deus escolheu para guiar sua Igreja. Esse e foi um momento primordial na minha caminhada por ver o que o amor de Deus pode fazer conosco.ANNE UPTOM , 20 anos, graduando em Arquitetura e urbanismo

L e m b ra n ç a s d a a l e g r i a contagiantes dos jovens do mundo inteiro, das amizades conquistadas que apesar da distancia Deus uni em oração. E principalmente do silencio que invadiu Copacabana enquanto os corações se uniam a Jesus Sacramentado.ANGELINA PAES, 30 anos, Pedagoga

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 20: Voz de Nazaré

Nazaré RepórterBELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 20148

l IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ VISITA MUNICÍPIOS PARAENSESA grande procissão do Círio é no mês de outubro, mas ao longo do ano a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré realiza diversas visitas à comunidades do Estado. A agenda de visitas deu início no mês de março, e de lá para cá agenda seguiu está lotada com encontros marcantes.Nesta sexta-feira,18, a Imagem Peregrina se desloca para Região do Baixo Amazonas para cumprir uma parte da programação nos municípios de Juruti, Santarém, Terra Santa, Oriximiná e Óbidos. Uma comitiva formada pelo Presidente da Diretoria da Festa, Padre José Ramos, Coordenador da Diretoria, Jorge Xerfan, e mais três diretores, além de integrantes da Guarda de Nazaré acompanharão a visita. O retorno a Belém está previsto para o dia 23 de julho.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completou 24 anos no domingo 13, e a Rádio Nazaré FM apresentou o seguinte tema “Aplicação do Estatuto na prática: Serviços, p rog ramas e p ro je tos” dentro do Programa Direito e Cidadania da terça-feira (15), apresentado pelo juiz Océlio de Jesus Morais. A Educadora Social, Layane Santos, do Centro de Defesa da Criança e Adolescente (CEDECA-EMAÚS), entrevistada da tarde, pôde trazer para discussão pontos como: Os

direitos fundamentais de toda criança e adolescente; os avanços e retrocessos do ECA e apresentou algumas medidas desenvolvidas pelo programa CEDECA-EMAÚS.

O programa Direito e Cidadania é apresentado todas as terças-feiras às 16h. Você pode participar dos Programas de Cidadania ligando para o telefone 4006-9211 para tirar suas dúvidas, fazer comentários e sugerir novos temas para os próximos programas. Rádio Nazaré FM - 91,3. A Serviço da vida.

l MISTÉRIO DA FÉ

A TV Nazaré dentro de sua finalidade de valorização da cultura amazônica busca preencher um espaço de divulgação artística e cultural na Região. Para atender a necessidade de músicos, cantores, atores a emissora através do programa Espaço Cultura,exibe a produção ar tística local, a musica, a poesia e o teatro. O programa objetiva aproximar

seus telespectadores de toda a diversidade e pluralidade da arte Amazônica, partindo de sua identidade e de suas raízes. Um olhar da Amazônia sobre a arte produzida na Região.

O programa Espaço Cultural vai ao ar toda sexta feira às 22h30 e aos sábados em horário alternativo, às 23h. Uma boa opção para quem aprecia a musica e o fazer artístico da Amazônia.

l FIQUE POR DENTRO

FM 91 .3 MHZRÁDIONAZARÉ

WWW.

FUNDACAONAZARE.

COM.BRPORTAL

NAZARÉ FUNDACAONAZARE.

FUNDACAONAZARE.FUNDACAONAZARE.

REDE NAZARÉ DETELEVISÃO CANAL 30

Assista na TV - Palavra de Vida Eterna - O programa Palavra de Vida Eterna é voltado para a meditação da Santa Palavra, além de falar sobre o mundo moderno à luz da fé cristã. É apresentado por Dom Carlos Verzeletti, Bispo da Diocese de Castanhal, na segunda, quarta e sexta-feira, às 2h, 6h30, 13h30 e 20h.

l MAIS ACESSADOS

Você continua ajudando o Evangelho da Amazônia chegar aos quatros cantos do mundo. Nesta semana o Portal Nazaré de Comunicação continuou obtendo altos números de acessos. O vídeo mais visitado foi o Telejornal Nazaré Noticias, do dia 14 de julho. A edição Mostrou a homenagem dos fiéis a Nossa Senhora do Carmo, no Círio de Benevides. No ao vivo foi abordado os 24 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

com a presença da diretora Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Pará, Nazaré Sá. No programa Palavra de Vida Eterna, do dia 15 de julho, apresentado por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, foi abordado o Evangelho de São Mateus 11, 20-24. Visite o portal Nazaré, no endereço eletrônico www.fundacaonazare.com.br e fique por dentro da programação dos meios de comunicação da Arquidiocese de Belém.

A Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe, localizada no bairro do Coqueiro, em Ananindeua, informa os horários de Batismo na Paróquia e nas comunidades que integram a Paróquia: Igreja de Guadalupe, todo sábado, às 17h. Sagrado Coração de Jesus, primeiro sábado de cada mês, às 19h30. Divina Providência, 1o domingo de cada mês, às 9h. Comunidade Nazaré, 2o domingo, às 9h. Juan Diego, 3o domingo, às 7h.

LUIZ ESTUMANO

RÁDIO NAZARÉ FM 91,3 - A SERVIÇO DA VIDA.

A grande novidade da festividade é que haverá um “Concurso do hino do Padroeiro” no dia 03 de agosto. O objetivo é escolher a canção oficial da Paróquia. O concurso deve abordar a parábola do Samaritano contada pelo evangelista Mateus 25, 14-30. “O concurso do Hino do Padroeiro irá divulgar ainda mais a história de Jesus Bom Samaritano para nossos paroquianos”, pontua padre Marco Antônio. No concurso serão avaliados cinco quesitos: 1. teologia da música, 2. animação, 3. melodia (harmonia e ritmo) 4. mensagem e 5. arranjo (criatividade). A premiação para o campeão será R$ 1.000,00 (hum mil reais).

l CONCURSO DO HINO DO PADROEIRO DO BOM JESUS SAMARITANO

l PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

l MISSÃO "JESUS NO LITORAL", EM BRAGANÇA Encerra no domingo, 20, às 23h59, as inscrições para o Jesus no Litoral, promovido pela Diocese de Bragança. A Missão Jesus no Litoral acontecerá entre os dias 24 a 27 de julho na praia de Ajuruteua, município de Bragança. O encontro envolve mais de 150 jovens e adultos que realizarão evangelização na areia em período de grande movimentação turística no município. Só poderão participar da missão jovens maiores de 16 anos, atuante no seu Grupo de Oração e que tenha participado de alguma formação paroquial ou distrital no ano de 2014. Para se inscrever acesse o site www.rccdebraganca.com.br/site/index.php/inscricoes/jesus-no-litoral-2014

l NOSSA SENHORA DO AMPARO

No domingo, 20, às 18h, Dom Teodoro Mendes Tavares presidirá missa na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, localizada na Cidade Nova 8, em Ananindeua. Após a missa o Bispo Auxiliar de Belém dará a sua benção durante a inauguração da nova fachada da igreja.

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

Fique bem informado com o programa Plantão RCR, ele faz parte de uma rede de emissoras católicas interligadas com informativos dos acontecimentos do Brasil e do mundo. É apresentado pela produção RCR, de segunda a sexta, de uma em uma hora a partir das 8h55.

A Cruz Vermelha do Pará iniciou na quarta-feira (16) a convocação dos voluntários que atuam na entidade para recadastramento. No ato do recadastramento é necessário levar o original e cópias de documentos como carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, diplomas e certificados, identidade profissional, certificado de formação em coordenação e monitor da Cruz Vermelha Brasileira e duas fotos 3x4. O período encerra dia 8 de agosto. O horário de funcionamento da entidade é de 14h30 às 18h. A Cruz Vermelha fica na travessa Piedade, 417. Bairro do Reduto, Belém. Informações: 3086-1729.

l CRUZ VERMELHA CONVOCA VOLUNTÁRIOS

DIVULGAÇÃO

Page 21: Voz de Nazaré

9BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014

Em Nazaré Caderno Dois

Idealizado pelo Pe. José Ramos das Mercês, reitor do Santuário de Nazaré, a Escola da Fé entra no

próximo mês em sua reta final. Neste ano, finalizando o último de seus cur-sos cujo tema “Discípulos e Missioná-rios no Evangelho de São Matheus” será ministrado de 5 a 8 de agosto. Os cursos têm como objetivo formar, a partir de Jesus Cristo, discípulos mis-sionários alimentados pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, comprometi-dos com valores éticos da moral cristã, em vista do Reino de Deus na socie-dade.

A Escola da Fé este ano toma co-mo base a IV parte do Catecismo da Igreja Católica (CIC): a Oração Cris-tã. O curso estudará o significado da oração, seus objetivos e surgimento, representando o começo de um estu-do mais aprofundado da oração do Pai Nosso e seus momentos. O curso foi dividido em blocos e cada bloco acon-teceu em um mês do ano finalizando em agosto, exceto os meses de junho e julho.

Desde o início do curso, em feve-reiro, já foram estudados temas como Escatologia com ênfase em morte e ressurreição; Catecismo na Igreja Ca-tólica aprofundando-se na oração do Pai Nosso, Mariologia, oração na vida

FORMAÇÃO

Último curso da Escola da Fé de 2014 começa em agostoO curso tem como objetivo formar mis-sionários basea-dos no Evangelho

Encontro Latino Americano dos Barnabitas acontece final do mês, em Castanhal

Como acontece todos os anos no mês de julho, o En-contro Latino Americano dos Clérigos Regulares de São Paulo, mais conhecidos como Barnabitas, tem data para ini-ciar. De 28 a 31 de julho, re-

ligiosos da Ordem do Brasil, Argentina e Chile se reunirão no Cenóbio da Transfigura-ção, em Castanhal.

O objetivo do encontro é a integração e formação permanente dos religiosos e

contará com a presença da Cúria Generalícia de Roma e de Padres Membros que re-gem a vida da Congregação, assim como a presença Su-perior Geral Padre Francisco das Chagas Silva.

A Basílica Santuário de Nazaré lançará nos pró-ximos dias o aplicativo da Rádio Web Basílica de Nazaré. Programação musical e informativa 24 horas a um clique do ouvinte. A qualquer hora, de qualquer lugar, a Rádio Web da Basílica Santuário poderá ser ouvida em smartphones e tablets apenas baixando o aplicativo na loja virtual da Apple ou An-droid. Sempre na busca de inovação e no acesso de todos, em qualquer lugar, em qualquer hora, sob a coordenação do Padre Maciel Pereira, que acredita na transmissão da fé em Nossa Senhora de Nazaré para o mundo, a Rádio Web está ampliando sua pro-gramação que poderá ser acompanhada a qualquer momento.

Por meio do novo aplicativo, o ouvinte poderá es-cutar a programação musical, pedir músicas, estar por dentro dos quatro informativos que são divulga-dos diariamente, além de participar das promoções.

Além do aplicativo, a programação poderá ser ouvida pelos sites da Basílica Santuário www.basili-cadenazare.com.br e Rádio Web Basílica de Nazaré www.radiowebbasilicadenazare.com.br. Anterior-mente, a rádio web já contava com um aplicativo que podia ser acessado pelo “TuneIn Radio”, programa pa-ra smartphones e disponível no “Baixaki”. Porém, não

satisfeito e intencionando ir além e evangelizar um nú-mero maior de fiéis, Padre Maciel Pereira buscou um novo aplicativo que fosse mais acessível a todos. Aguar-de, em breve o aplicativo estará em suas mãos.

Nos próximos dias estreia aplicativo da Rádio Web

DIVULGAÇÃO

cristã, terminando em agosto, quan-do o assunto estudado será “Mês da Bíblia”.

Interessados em compreender e viver a fé da Igreja Católica em Je-sus Cristo ressuscitado estão con-vidados a participar do encontro que acontecerá no Centro Social

de Nazaré, no Auditório Dom Vi-cente Zico, das 19h às 21h.

Para participar do curso é ne-cessário fazer inscrição no aten-dimento da Basílica Santuário, no ato, o participante estará ajudando com os custos dos materias que se-rão distribuídos

Serviço:Data: 5 a 8 de agostoHora: 19h às 21h Local: Auditório Dom Vicente Zico / Cen-tro Social NazaréAssunto: Mês da BíbliaTema: Discípulos e Missionários no Evan-

gelho de São Matheus

Page 22: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 201410

Panorama Caderno Dois

N em conflitos mun-diais armados ma-tam tanto. De acor-

do com informações do site “Jovens Conectados” foram mais de 556 mil mortes em uma década só no Brasil. O país chegou à maior taxa de homicídios de sua história, em 2012, com 150 assassina-tos por dia. Em dez anos, o número de homicídios cres-ceu mais de 13%. Os dados fazem parte do Mapa da Violência 2014, dedicado a analisar os jovens no Brasil.

O sofrimento das famí-lias brasileiras aumentou, e muito, pelos jovens. Eles fo-ram as maiores vítimas dos casos de violência no país. A maioria, 53,4%, entre 15 e 19 anos. Em 2012, as ta-xas de homicídios (segunda maior causa de mortalidade, foram maiores em Alagoas (138,3), no Espírito Santo (101,7) e no Ceará (94,6); todos os números para ca-da 100 mil habitantes. A violência contra os negros aumentou, de 2002 a 2012, 38,7%. Entre os brancos, no conjunto da população, o número de vítimas dimi-nui de 19.846 para 14.928 na década.

O trânsito, grande vilão principalmente para quem vive sobre duas rodas, dei-xou mais vítimas em Ron-dônia, 47,2 mortes para ca-da 100 mil habitantes. Em seguida, vêm os estados do Piauí (46,7) e Paraná (44,6).

De mais de 100 países ana-lisados, o Brasil é o sétimo mais violento. 20 dos 27 es-tados brasileiros tiveram au-mento dos casos. Os estados com maior número de homi-

TRISTE ESTATÍSTICA

Os jovens são as maiores ví t imas da violência no Brasi l

Como mudar esse cenárioDIVULGAÇÃO

w A FALTA de referência familiar leva jovens e adolescentes a não saberem enfrentar situações de atritos

cídios são Maranhão, Ceará, Paraíba, Pará, Amazonas, Rio Grande do Norte e Bahia. Na série histórica, o suicídio de jovens tem aumentado e ba-te recorde no rio Grande do Sul, em Santa Catarina, Ma-to Grosso do Sul e Roraima.

Para a advogada Nataly

Roholl, membro da Comis-são de Relações Internacio-nais da OAB-DF, a melhora das estatísticas deve partir do governo e da sociedade. “O que pode mudar o cenário são campanhas de conscien-tização, maior efetividade na legislação cível e penal e, so-

bretudo, uma resposta à so-ciedade de que, se crimes são cometidos, os culpados serão punidos”, analisa.

Um dado que chama a atenção é que, em cidades do interior, a violência tem aumentado. Segundo os or-ganizadores da pesquisa, o

desenvolvimento econômico de alguns municípios atraiu, também, a criminalidade. De acordo com o estudo, nos grandes centros urbanos, o investimento em políticas públicas tem aumentado, di-ferentemente de outras cida-des de pequeno porte.

O Estatuto da Criança e do Ado-lescente (ECA) completou 24 anos de criação no dia 13 deste mês. Du-rante este período, o documento que defende crianças e adolescentes, se consolidou como principal ins-trumento de promoção e garantia dessas pessoas. Em Belém, diversas programações foram realizadas em comemoração à data, destacando-se as atividades da Fundação de Aten-dimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). A instituição promoveu oficinas, programações culturais, ro-das de conversas, exibições de vídeos e outras atividades que focalizavam a maior conscientização dos socioe-ducandos, quanto aos seus direitos e deveres, garantidos no Estatuto.

A Unidade Socioeducativa de Bene-vides, que atende adolescentes entre 16 e 17 anos, também realizou progra-mação semelhante, assim como a Uni-dade Socioeducativa de Internação de Ananindeua (UASE Ananindeua). A programação nas unidades socioedu-cativas será realizada até esta sexta-fei-ra, 18.

O cumprimento das determina-ções do ECA é uma responsabilida-de das três esferas de governo, tanto federal, estadual e municipal. Para a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidên-cia da República, o Estatuto é um instrumento imprescindível para a sociedade brasileira. “União, estados e municípios devem estar sempre

vigilantes para combater violações e avançar na promoção de direitos”, disse a ministra.

A ministra assegura que “come-morar o aniversário do ECA significa também comemorar a garantia de direitos básicos e fundamentais de milhares de brasileirinhos e brasilei-rinhas, que por meio deste impor-tante instrumento, passaram a ser re-conhecidos como sujeitos de direito, imputando ao Estado e à sociedade a missão de protegê-los”.

Apesar de ser uma das legislações voltadas ao segmento mais evoluídas do mundo, para a ministra o desafio de proteger crianças e adolescentes de graves violações de direitos humanos é um dever constante para o País.

“Precisamos nos prevenir não só das violações mais conhecidas, como exploração e abuso sexual, abandono, trabalho infantil, violência física e psi-cológica, mas também das formas de violações, com especial atenção para os crimes virtuais”, destacou Ideli Sal-vatti.

Menino Bernardo

A aprovação da Lei Menino Ber-nardo, que dispõe sobre o direito de crianças e adolescentes serem educa-das livres de castigos físicos e humi-lhantes, assim como a sanção da lei que qualifica como crime hediondo a exploração sexual ou favorecimento à prostituição de crianças, adolescen-

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 24 anos

tes e vulneráveis, foram citadas pela ministra como importantes avanços que fortalecem o Estatuto.

Histórico do ECA

O ECA, que substituiu o Código de Menores, é um marco na proteção à in-fância no Brasil. O Código de Menores, criado em 1927, trazia uma legislação específica para crianças e adolescentes, inclusive com a ideia que crianças fos-sem separados das prisões e instituições de adultos. Era um sistema focado na

proteção e assistência através da justiça e assistência social marcando de forma pejorativa o termo ‘menor’.

A promulgação do ECA, em 1990, trouxe uma nova perspectiva, de priorida-de absoluta às crianças e aos adolescentes e como sujeitos de direitos. Inspirado na Convenção das Nações Unidas pelos Di-reitos da Criança, de 1989, que o Brasil foi o primeiro país a ratificar. Outra gran-de novidade foi que, pela primeira vez na nossa história, a construção desse marco legal previa a articulação de um sistema com vários atores.

w O ESTATUTO é um marco de proteção a infância em todo o Brasil

DIVULGAÇÃO

Page 23: Voz de Nazaré

11BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 2014

Igreja Caderno Dois

CÍRIO DE NOSSA DE NAZARÉ

Curuçambaba, em Bujaru, homenageia Nossa Senhora Procissão reuniu fiéis para saudar Nossa Senhora de Nazaré

A confiança em Nossa Senhora é só o que basta para movimen-tar a comunidade do vilarejo

de Curuçambaba, no município de Bujaru, no Pará. Tendo a natureza como cenário e os caminhos de terra sem nenhum beneficiamento urba-no, eles saíram logo cedo para acom-panhar a pequena imagem de Nossa Senhora, no quarto Círio promovido naquele lugar. Ainda uma pequena procissão, mas uma vontade grande de fazer com que mais pessoas pos-sam participar, repetiam os fiéis.

Convite aceito imediatamente pe-los moradores das várias comunidades localizadas na circunvizinhança de Curuçambaba. A partir da concentra-ção realizada em uma das residências da vila, a procissão saiu cedo em dire-ção à capela que está em construção naquele lugar.

A imagem foi conduzida nos braços do devoto Nelson Furtado, portan-do um manto verde, doado por uma devota que confecciona anualmen-te a vestimenta da santa. O gesto de Nelson é copiado por vários fiéis que assim como ele carregam as imagens de Nossa Senhora nas mãos, com a finalidade de agradecer por garças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré.

A procissão percorreu quatro qui-lômetros pela comunidade e reuniu fiéis de outras igrejas localizadas no entorno da Vila de Curuçambaba. O jovem Gilson Teixeira, da paró-quia de São Joaquim, foi o respon-sável pela animação da procissão. A cada passo do caminho ele empolga-va os fiéis entoando hinos em honra a Virgem de Nazaré.

O padre Luiz Rabelo, do Instituto Bom Pastor, acompanhou a procis-são. Durante a caminhada, muitas pessoas se integravam à procissão à mediada que os fiéis avançavam em direção à igreja.

A procissão foi encerrada com missa na igreja, no final da manhã, na sede da Vila de Curuçambaba, zona rural de Bujaru. Acompanha-do da esposa Raimunda, dos filhos e de diversos familiares o aposen-tado Nelson chegou à igreja segu-rando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

O círio de Nossa Senhora de Na-zaré acontece há quatro anos. A pro-

cissão foi iniciada com a família do devoto Nonato Furtado que mobiliza a comunidade para o círio como ação de graças em gratidão pela cura de uma enfermidade que ele atribui à in-tercessão de Nossa Senhora. A esposa dele, Raimunda, também credita à Virgem, a restauração de sua saúde ao passar por séria enfermidade há alguns anos.

O Padre Rabelo celebrou a mis-sa. Ao desenvolver sua homilia, ele disse que o círio de Curuçambaba representava “um belo momento para a comunidade. Retrata a bele-za da união e da partilha dos dons que Deus dá a cada um de nós”, ressaltou. O padre também fez refe-rências ao valor da Palavra de Deus. “Aqui nossa procissão teve a mata

como fachada e o caminho de terra como ruas, um ambiente abençoa-do para acolhermos o Evangelho”, conclui ele, explicando aos fiéis a parábola do semeador ensinada aos discípulos por Jesus.

Após a missa, a comunidade se reu-niu para um momento de convivên-cia fraterna.

LUIZ ESTUMANO

Benevides festeja Nossa Senhora do CarmoNo dia 13 de julho, o município de

Benevides, localizado na Região Me-tropolitana de Belém, estava em festa. Os fiéis católicos saíram às ruas para realizar o 59º Círio em honra à padro-eira Nossa Senhora do Carmo. Cerca de três mil pessoas participaram da romaria, que encerrou com missa na Igreja Matriz, presidida pelo Arcebis-po Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. O dia em que é comemorada a festa de Nossa Senhora do Carmo é o dia 16, porém, bem antes dessa data as comunidades começam a festejá-la.

O Círio, que é uma das maiores manifestações de fé do município, saiu da Capela de São Sebastião, na comunidade do Canutama, onde a imagem da santa se encontrava até o dia da procissão. Foram quase três quilômetros percorridos pelas ruas de Benevides, e ao longo do trajeto, a imagem de Nossa Senhora do Carmo recebia muitas homenagens em for-ma de cânticos e orações.

Ao chegar à Igreja, a imagem da santa foi recebida com salva de pal-mas e fogos de artifício. A procissão

ainda contou com carros de anjos, chuva de papel picado e muito lou-vor. Durante a missa, Dom Alberto Taveira ressaltou a importância da fé dos fiéis e deixou mensagens re-ligiosas, além de bênçãos às famílias católicas. A programação começou no sábado, dia 12, com a descida da imagem e romaria até o Convento das Carmelitas.

Para o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Benevides, Padre André Heijligers, a festivi-dade é um momento de caminhar na missão. “O Círio começou com grande alegria, pois a festa é de toda a cidade. Entramos nas ruas para dizer que nunca caminhamos sozinhos. Nós temos uma Mãe que caminha conosco e é uma riqueza enorme a nossa fé e a nossa convi-vência com Maria. Devemos cami-nhar com Maria na missão. Nunca podemos esquecer-nos dessa mis-são da nossa Igreja na Amazônia”, disse o sacerdote.

Moradores de cidades vizinhas, co-mo Ananindeua e Marituba, também participaram da procissão. O trânsito

w HOMENAGEM cerca de 3 mil pessoas participaram da romaria

ALAN MONTEIRO

ficou lento na BR-316, mas foi contro-lado por homens da Polícia Rodoviá-ria Federal (PRF).

A festividade em honra a Nossa Senhora do Carmo encerra-se neste domingo, 20, com a missa da “bênção dos veículos”, que será presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Iri-

neu Roman, às 8h. No mesmo dia, às 18h30 haverá a tradicional Procissão Luminosa, onde os carros saem em passeata pelas ruas próximas à capela com a imagem de Nossa Senhora. O encerramento da festividade aconte-ce às 19h30 com Missa Solene, segui-da de momento cultural.

w GRATIDÃO Nonato Furtado, devoto em ação de graças, participa do Círio pela cura de uma enfermidade

LUIZ ESTUMANO

Page 24: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 18 A 24 DE JULHO DE 201412

Palavra Final Caderno Dois

Tudo o que falei na minha última matéria no jornal Voz de Nazaré sobre o presente de Deus recebido

nesta terra de missão, incluindo a amizade do acadêmico João Carlos Pereira ainda é pouco para expressar minha emoção e gratidão pelo que ele escreveu nas edições de 20 a 26 de junho e de 27 de junho a 3 de julho, à pagina 2, sobre minha pessoa. Para mim são artigos emocionantes, ao ponto de me trazer lagrimas aos olhos! Assim sendo peço licença aos leitores para me dirigir ao querido amigo João Carlos Pereira neste artigo. Caro João, não tenho palavras para expressar minhas emoções. Embora já tendo certeza da amizade existente entre nós, todavia me senti tomada pela imensa e profunda emoção. Mistério de Deus na minha vida, pois tais manifestações e palavras só costumamos escutar dos parentes e amigos muitos queridos. Não é a toa, que o senhor é rodeado da amizade de tantas pessoas nesta terra que acolhe a todos que aqui fazem pousada. De coração, mais uma vez, muito obrigada!Com s inceros sent imentos de agradecimento e gratidão a todas às pessoas que de uma forma e outra colaboraram, não somente com a obra que foi lançada sobre a Paróquia da Santíssima Trindade, mas também com a missão que desempenho aqui em Belém, o dia primeiro de julho deixo o Brasil e viajo para Romênia, minha pátria natal, para uns dias de relaxamento físico, embora meu coração permaneça nesta terra tão querida e acolhedora. Tenho certeza que ali encontrarei novas forças na figura de minha mãe, dos meus familiares e dos compatriotas, assim como também cumpro a cobrança do meu afastamento por mais de três anos que fiquei tão distante de todos eles.Sigo para minha terra com o mesmo espírito missionário na alma e no coração levando, não somente uma mala cheia de livros sobre “O Perfil da Paróquia da Santíssima Trindade: 200 anos de evangelização”, mas também as belas lembranças e lindas experiências da vida missionária além das fronteiras. Tenho certeza que, para muitos, o livro será um sinal do amor e dedicação que tenho para com a missão que me foi confiada por Deus nessas terras brasileiras. Acho que seja o mais lindo e precioso “tesouro histórico” que muitos esperam já ansiosos, não somente para recebê-lo, como também para abrir suas paginas, mesmo que o português não seja de fácil compreensão para os romenos que nunca chagaram até o Brasil. Todavia, tenho certeza que entenderão a linguagem de carinho e amor, além da fotográfica, com qual foi produzida a obra como fruto de missão. Fique certo que estarei em comunhão de oração com todos os que aqui deixo, e na volta, se Deus permitir, trarei lembranças dos costumes, da cultura e da religiosidade do povo romeno, tão simples e humilde, mas de uma fé imensa, assim como de uma rica espiritualidade. Até breve!Deixo também umas reflexões retiradas de um sábio que podem servir para o melhor aproveitamento neste período de férias dos leitores paraenses.

“Bem-aventurada a alma que ouve, em si mesma, a voz do Senhor e recebe de seus lábios palavras de consolação.“Bem-aventurados os ouvidos que, insensíveis aos rumores do mundo, percebem o sopro da inspiração divina.“Bem-aventurados os ouvidos que não escutam a voz que atroa lá fora, mas atendem à verdade, que ensina no interior.“Bem-aventurados os olhos que, cerrados às coisas exteriores, estão

abertos às interiores. “Bem-aventurados os que penetram as veredas interiores e se aplicam, por quotidianos exercícios, a entender os celestes arcanos.“Considera bem estas coisas, ó minha alma, e fecha as portas dos teus sentidos, para que possas ouvir o que em ti falar o Senhor.“Eis o que te diz o teu Amado: Eu sou a tua salvação, a tua paz e a tua vida; conserva-te junto de mim e encontrarás repouso, deixa as coisas transitórias e busca, somente, as eternas.“Que são todas as coisas temporais, se não enganos? E de que te servirão todas as coisas, se te abandonar o Criador?“Renuncia, pois, a tudo e sê dócil e fiel ao teu Senhor, para que possas alcançar a verdadeira felicidade.

O tempo de férias é um tempo privilegiado para nos colocar em

sintonia com Deus e na escuta de sua voz. Se queremos nos preencher do espírito de Deus que nos ensina todas as coisas tenhamos certeza de que é preciso nos distanciar das coisas do mundo, dos seus prazeres e das suas sociedades tumultuosas. A voz de Jesus não ressoa nos lugares públicos e nos barulhos de festas, mas na solidão e no silêncio do coração (cf. Os 2,14). Quem, uma vez provando as delicias da celestial conversação não pode mais suportar as conversações dos homens.Deixo também uma breve oração para este tempo de férias: Ó Jesus, falai ao meu coração, daqui em diante só vossa voz quero escutar, no silêncio das criaturas; a vós só ouvirei, meu Divino Mestre; seja vossa santa palavra meu encanto no mundo, e minha esperança para a eternidade. A você, amigo João, e a todos os meus leitores desejo um bom período de

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Maria Elisa Bessa de Castro

Prof. Ricardino Lassadier

MARIA RODICA TUTAS - IRMÃ ÃNGELA

Tesouros da Igreja

Doutora em Ciências Eclesiásticas Orientais, pelo Pontifício Instituto Oriental de Roma, e

professora de Patrística, no Instituto Regional de Formação Presbiteral da CNBB Norte 2

Emoções, Gratidão e Oração ao amigo João Carlos Pereiraférias. Parto como já disse, levando a alma e o corpo, mas deixando o coração com vocês. Como meta da minha viagem está a visitação de mosteiros, lugares de oração e contemplação para o fortalecimento de minha fé. Um singelo abraço a todos!

w IRMÃ ANGELA, em visita a terra natal aproveita para visitar igrejas históricas na Romênia

DIVULGAÇÃO