voz de nazaré

24
ARQUIDIOCESE DE BELÉM PE. FLORENCE DUBOIS FUNDADOR E D www.fundacaonazare.com.br ANO CI - Nº 612 - PREÇO AVULSO: R$1,00 D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014 Católicos de todo o mundo voltam sua atenção para o Vaticano, no próximo domingo, 27. O Papa Francisco presidirá a cerimônia de canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII. CADERNO 2, PÁGINA 1. CNBB dá início a Assembleia Geral, em São Paulo Encontro inicia no dia 30 e discutirá questões da Igreja católica no Brasil com a particpação de Bispos de todo o país. CADERO 2, PÁGINA 3. FOTOS: DIVULGAÇÃO São Jorge recebeu festa de devotos na Marambaia Missa do padroeiro na última quarta-feira, 23, foi celebrada por Dom Irineu Roman e transmitida ao vivo pela TV Nazaré. CADERNO 2, PÁGINA 2. Santos Papas para a Santa Igreja w VISITA João Paulo II com Dom Alberto Ramos, em 1980, em Belém, e o Papa João XXIII IVAN CARDOSO/ARQUIVO

Upload: fundacao-nazare-de-comunicacao

Post on 30-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Edição de 25 de Abril a 01 de Maio de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Nazaré

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

PE. FLORENCE DUBOISFUNDADOR

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

ARQUIDIOCESE DE BELÉMARQUIDIOCESE DE BELÉM

www.fundacaonazare.com.br

ANO CI - Nº 612 - PREÇO AVULSO: R$1,00D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA DBELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014

Católicos de todo o mundo voltam sua atenção para o Vaticano, no próximo domingo, 27. O Papa Francisco presidirá a cerimônia de canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII. CADERNO 2, PÁGINA 1.

CNBB dá início a Assembleia Geral, em São PauloEncontro inicia no dia 30 e discutirá questões da Igreja católica no Brasil

com a particpação de Bispos de todo o país. CADERO 2, PÁGINA 3.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

São Jorge recebeu festa de devotos na MarambaiaMissa do padroeiro na última quarta-feira, 23, foi celebrada por Dom Irineu Roman e transmitida ao vivo pela TV Nazaré. CADERNO 2, PÁGINA 2.

Santos Papas para a Santa Igreja

w VISITA João Paulo II com Dom Alberto Ramos, em 1980, em Belém, e o Papa João XXIII

IVAN CARDOSO/ARQUIVO

Page 2: Voz de Nazaré

Fun da do em 5 de ju lho de 1913

FUNDADORPe. Flo ren ce Du bois, bar na bi ta

PRESIDENTEDom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Be lém do Pa ráVICE-PRESIDENTE

Monsenhor Marcelino FerreiraVigário geral da Arquidiocese de Belém do Pa rá

DIRETOR GERALDiácono Antônio Carlos Gomes de Freitas

DIRETORA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO Marluce Guerreiro Milhomem

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO Mário Jorge Alves

DIRETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Arnaldo Pinheiro

COORDENAÇÃOBernadete Costa (DRT/PA 1326)

CONSELHO DE PROGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO João Car los Pe rei ra

Padre Nilton Cezar ReisPadre Cláudio de Souza BarradasEDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Sérgio Santos (DRT/PA 579)As si na tu ras, dis tri bui ção, ad mi nis tra ção e re da ção

Ave ni da Go ver na dor Jo sé Mal cher, Edi fí cio Pau lo VI, 915CEP: 66055-260, Bair ro Na za ré, Be lém - Pa rá

Te le fo nes: (91) 4006-9200/ 4006-9209. ARQUIDIOCESE DE BELÉM-PARÁ

Fax: (91) 4006-9227Re da ção: (91) 4006-9200/ 4006-9238/

4006-9239/ 4006-9244/ 4006-9245Site: www.fundacaonazare.com.br

E-mail: [email protected] veí cu lo da

Fun da ção Na za ré de Co mu ni ca ção CNPJ nº 83.369.470/0001-54

Im pres so no par que grá fi co de O Li be ral

FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO

Jornalista e professor

A Igreja escreve, no livro dos santos, neste domingo, o no-me de dois novos bem-aven-

turados que mereceram a glória dos altares: João XXIII e João Paulo II. Sucessores de Pedro e homens de uma santidade indiscutível, aos ex-romanos pontífices o Papa Fran-cisco decidiu dispensar o segundo milagre. E se o fez, não foi com o propósito, como se diz hoje, de jogar para a galera canonizações tão es-peradas. Na verdade, quem precisa dessa oficialização somos nós, não eles, que já se encontram no paraí-so, depois de haverem vivido reta e santamente, e conduzido a Igreja de Cristo a um momento raro.

Quando João Paulo II morreu, os mais apaixonados pelo Papa polonês abriram um faixa enorme, na praça vaticana, sugerindo que ele fosse feito santo rapidamente. Nove anos depois de sua morte, a Igreja, quebrando todos os recordes de velocidade em assuntos dessa natureza, faz do papa que se colocou diante dos olhos do mundo um santo do nosso tempo.

João XXIII foi o papa da paz e seus esforços para conseguir a unidade entre os homens até hoje são lembrados. Mais do que de milagres, o mundo precisa de exemplos de pessoas como Karol Wojtyla e Angelo Roncalli. Os milagres virão depois. Agora, o planeta confuso necessita lembrar de gestos firmes como os do pontífice polonês e do doce papa italiano, que convocou o concílio Vaticano II para alinhar a Igreja ao tempo moderno.

Plenos de merecimentos aos olhos de Deus, João XXIII e João Paulo II já podem ser cultuados de maneira oficial. Os milagres não tardarão a aparecer, mas o exemplo da vida que plantaram já repercute largamente pelo mundo cristão, auxiliando as pessoas a crescerem na fé e no amor. Para mim, eles já eram santos. A cerimônia deste domingo, que vamos ver pela TV Nazaré, apenas selará o que o mundo já sabe: João XXIII e João Paulo II estão vivos e continuam a colaborar com a obra de salvação.

Novos santos para o mundo

João Carlos [email protected]

Economista e escritor

Vivemos a Semana Santa medi-tando sobre a Paixão de Cristo e o Tríduo Pascal saudando a

Ressurreição do Senhor. Estamos for-tes e revigorados para enfrentar as crueldades deste mundo irreverente e hostil no meio do qual vivemos?

Nós católicos da Arquidiocese de Belém, desfrutamos desde o tempo de Dom Antônio de Macedo Costa (século 18), da extraordinária oportunidade de poder meditar as Sete Palavras de Cristo, na Cruz. Na 6ª Feira Santa, do meio dia às 15 h (hora nona), quando o nosso Salvador entregou seu Espírito ao Pai. Este ano, muito bem pregadas pelo prezado Pe. Gonçalo Vieira, a quem cumprimentamos.

Enquanto muitos aproveitaram os feriados dos Dias Santos, para veranear, em Belém, os templos Católicos em todas as Paróquias, ficaram superlotados. Os

sacerdotes tiveram dificuldades para atender a todos os fiéis que procuravam os mutirões de confissões.

No decorrer da Semana Maior, fui acometido de uma provação de saudade. Minha irmã Lygia, viúva, 90 anos de idade, depois de longa enfermidade, tendo seus filhos já escolhido os seus caminhos, com sua missão cumprida, foi chamada pelo Senhor, para verdadeira vida, no dia 15 do corrente mês. Fiel ao Senhor e sua Mãe Santíssima, deve ter sido recebida por Deus Todo Poderoso.

Permaneçamos neste ciclo Pascal, procurando viver as muitas mensagens relembradas pela riquíssima liturgia do Tríduo Pascal, para com nossa colaboração pessoal transformarmos o mundo em que vivemos. Que a nossa sociedade, seja mais temente a Deus. Que valorize a vida humana, tão aviltada pelo radicalismo, a violência e as tentativas de destruição da família.

Neste ano elei toral, rezemos também para que os nossos políticos sejam menos ambiciosos e deixem de manipular seus eleitores com propagandas enganosas.

Que o Espírito Santo nos ajude a bem viver a Ressurreição do Senhor.

Vamos viver a Ressurreição?

José Pereira [email protected]

Panorama

CHARGE DOANDRÉ ABREU

Comente esta charge: [email protected]

Alegria de ser católico

Engenheiro civil e escritor

Reconhecimento

Ivens Coimbra Brandã[email protected]

Encontro Fraterno

BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 20142

Opinião

Certamente é observado pelo prezado leitor, bem como pelos cristãos em geral, fazer o sinal

da cruz logo ao despertar, bem como nos momentos julgados importantes ocorridos naquele dia. É o reconhe-cimento de que somos criaturas de Deus-Pai, que poderemos ser salvos por Deus-Filho, e acompanhados pe-la ação do Espírito Santo, o Paráclito, em nossa caminhada neste mundo.

O S ina l da Cruz é a nossa manifestação de fé na Trindade Santa, que se propaga na ‘dimensão vertical’. No entanto, adquire sentido desenvolvendo nossa espiritualidade ao tomarmos atitudes de fraternidade no relacionamento com o nosso próximo, ao caminharmos na ‘dimensão horizontal’. Foi o próprio Cristo que ensinou: “Ame ao seu próximo como a

si mesmo” (cf. Mt 22, 39). Entenda-se como ‘próximo’, todas

as pessoas com as quais temos algum relacionamento, uns mais próximos, como esposas (os), filhos, netos, pai, mãe, e demais parentes. Mas também vizinhos, os colegas de trabalho, nossas secretárias domésticas, e todos aqueles (as) que encontramos em nossa caminhada. Certa tarde deixei de lado as tarefas formais a cumprir, para estar mais próximo do neto caçula, ainda criança, para lhe contar historinhas que, modéstia à parte, só os avós sabem desenvolver. Foram momentos de enlevo, ao perceber o embevecimento da criança, o que me levou a agradecer a Deus o dom do discernimento, da vida. Aos sábados, ao encontrar nossa secretária doméstica encerrando seus trabalhos da semana, sempre digo: Obrigado!

Neste domingo, quando a Igreja proclama um dos encontros de Jesus Ressuscitado com seus amigos, tomo como ensinamento a necessidade de encontrar o outro. Naquele momento, o Cristo se dirige aos apóstolos dizendo: “A Paz esteja convosco” (cf. Jo 20, 19), Nesta oportunidade, eu desejo ao prezado leitor: A Paz de Cristo!

João Paulo como santo é um privilégio para a Igreja Católica e uma bênção para todos os jovens. E junto com o Papa João XXIII espero inúmeras bênçãos para o mundo todo por intercessão deles.RIANE BARBOSA, 24 anos, universitária.

Ver o Papa João Paulo II como santo é merecido. Ele pensou na juventude e idealizou a JMJ para jovens do mundo inteiro. O Papa João XXIII não sei muito dele, mas se é santo, é sinal de que foi um homem bom. ERICK CONDURU, 21 anos, auxiliar de secretaria.

Sua voz

Muito merecida a canonização, devido suas obras em vida e ver Deus neles. João Paulo II criou a Jornada da Juventude. Isso é bom. João XXIII, dizem que ele era bondoso, então é ótimo para a Igreja. EDWARD JUNIOR, 19 anos, universitário.

Papas João Paulo II e João XXIII já são santos. O que você pensa sobre isso?

Page 3: Voz de Nazaré

ArcebispoBELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014 3

Nos primeiros séculos, os que tinham sido batizados na Vigília

pascal se vestiam de branco até o segundo domingo da Páscoa, oferecendo a todos o testemunho externo da vida nova recebida no Sacramento. Neste final de semana, é toda a Igreja, vestida de gala, que deseja oferecer ao mundo inteiro a roupa da alegria, chamada santidade, com a canonização de João XXIII e João Paulo II, duas pérolas da coroa da Igreja em nosso tempo, cujos exemplos são oferecidos como referência para a maravilhosa aventura cristã. São dois contemporâneos, com os quais muitos de nós compartilharam diálogo e convivência. Seu modo de viver está bem ao nosso alcance, suas palavras e ensinamentos ecoaram pelo mundo através dos meios de comunicação de nossa época. Mostram que a santidade é atual e possível. Os santos são homens e mulheres que levaram a sério a graça do Batismo e decidiram viver não para si, mas para Deus e para o serviço dos outros. Não programaram ser canonizados, mas quiseram ser bons cristãos. João XXIII, em seu diário, descreveu com simplicidade e profundidade o seu dia a dia, seus roteiros de oração e meditação, suas decisões cotidianas de perdão, alegria, seriedade no seguimento de Nosso Senhor. João Paulo II, que viveu na infância e na juventude capítulos dolorosos provocados pelas ideologias e autoritarismos do século XX, conduziu a Igreja à virada do milênio e nos brindou justamente com o convite à santidade: “Se o Batismo é um verdadeiro ingresso na santidade de Deus através da inserção em Cristo e da habitação do seu Espírito, seria um contrassenso contentar-se com uma vida medíocre, pautada por uma ética minimalista e uma religiosidade superficial. Perguntar a um catecúmeno: ‘Queres receber o Batismo?’ significa ao mesmo tempo pedir-lhe: ‘Queres fazer-te santo?’ Significa colocar na sua estrada o radicalismo do Sermão da Montanha: ‘Sede perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste’ (Mt 5,48). Este ideal de perfeição não deve ser objeto de equívoco vendo nele um caminho extraordinário, percorrível apenas por algum gênio da santidade. Os caminhos da santidade são variados e apropriados à vocação de cada um. Agradeço ao Senhor por me ter concedido beatificar e canonizar muitos cristãos, entre os quais numerosos leigos que se santificaram nas condições ordinárias da vida. É hora de propor de novo a todos, com convicção, esta medida alta da vida cristã ordinária: toda a vida da comunidade eclesial e das famílias cristãs deve apontar nesta direção”. (Novo millenio ineunte, 31).João XXIII viveu as duras realidades das duas guerras mundiais e veio a suceder, visto como eventual papa “de transição”, o grande Papa Pio XII. Como alguém que trata de amenidades, fez saber aos que com ele trabalhavam, no início de seu pontificado, que convocaria um Concílio Ecumênico. Dali para frente, provocou na Igreja a oração

Fizeram-se santos pela Igreja e pela humanidade, foram homens de nosso tempo, que se entregaram por amor

partida, desejoso de ir para estar com o Senhor, tinha o coração agradecido especialmente aos jovens aos quais tantas vezes se dirigiu e ali se encontravam, bem

e a preparação efetiva para o que o próprio Papa chamou de nova primavera, desejando uma nova estação de abertura e diálogo com todas as realidades de nosso tempo. Os cinco anos de pontificado valeram séculos! “Mater et Magistra” e “Pacem in terris” foram duas Encíclicas que firmaram princípios e práticas para a ação social da Igreja. Abriu e conduziu a primeira Sessão de trabalhos do Concílio Vaticano II, mostrou ao mundo a face da bondade, abriu sorrisos, foi ao encontro dos mais sofredores, pintou de bom humor o rosto da Igreja! Viveu a dura experiência de uma enfermidade dolorosa, com o câncer que o levou à morte, parecido com tanta gente de nosso tempo. Sim, foi homem, Papa, irmão, sorriso de Deus para sua época. No próximo Domingo, elevado definitivamente à glória dos altares, resplandece como presente de Deus à Igreja e à humanidade.De João Paulo II nunca se falará suficientemente. Um magistério pontilhado pela sensibilidade inusitada a todas as situações humanas e desafios a serem enfrentados pela Igreja. Uma presença universal efetiva, indo até os confins da terra para levar a Boa Nova do Evangelho. Aquele que nas lides da Polônia havia enfrentado nazistas e comunistas, corajoso na liderança dos católicos para se manterem fiéis à fé cristã, tesouro maior de sua nação, foi conduzido ao sólio de Pedro em mil, novecentos e setenta e oito, permanecendo à frente da Igreja até o dia dois de abril de dois mil e cinco, na véspera Festa da Divina Misericórdia. E no próprio Domingo da Misericórdia é agora canonizado. Quantos adultos, jovens e crianças só tiveram esta figura de Papa em seu horizonte de Igreja, até que o Senhor o chamou para a sua Páscoa pessoal. Naquele início de noite de sua

“Santos por amor”FOTOS: DIVULGAÇÃO

Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Conversa com meu povoArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Arcebispo Metropolitano de Belém do ParáArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

perto dele. Apagou-se como uma chama, deu tudo de si à Igreja e ao mundo. Em seus funerais, uma faixa emergia no meio da multidão - “Santo subito” - pedindo que fosse logo aclamado santo. Seu sucessor, o grande Bento XVI, teve a alegria de beatificá-lo, numa apoteótica afluência de gente do mundo inteiro, no dia primeiro de maio de dois mil e onze. Seus ensinamentos continuam a ser conhecidos e aprofundados na Igreja e no mundo. O convite feito, no início de seu pontificado, continua atual e provocante: “Não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o seu poder! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! Ao seu poder salvador abri os confins dos Estados, os sistemas econômicos assim como os políticos, os vastos campos de cultura, de civilização e de progresso! Não tenhais medo! Cristo sabe bem ‘o que é que está dentro do homem’. Somente Ele o sabe!” (Homilia da Missa de inauguração do Pontificado de João Paulo II, 22 de outubro de 1978)Agora, Papa Francisco canoniza os dois Papas. A Igreja oferece, na Festa da Divina Misericórdia, dois presentes de amor. Fizerem-se santos pela Igreja e pela humanidade, foram homens de nosso tempo, amaram a Igreja e se entregaram por ela. Louvado seja o Senhor, pela história, o exemplo e a intercessão dos dois heróis de nosso tempo.

São João XXIII, rogai por nós!São João Paulo II, rogai por nós!

w PAPAS Santos pela total entrega de suas vidas ao Reino de Deus

Page 4: Voz de Nazaré

LiturgiaBELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 20144

com eles quando Jesus veio. 25 Os outros discípulos contaram-lhe (...): “Vimos o Senhor”! Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos (...) não acreditarei”. 26 Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos (...), e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27 Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos (...) e não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29 Jesus lhe disse: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” 30 Jesus realizou muitos outros sinais (...) 31 Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.

B) COMENTÁRIO“Ao anoitecer”, é o inicio da

criação, e referência ligada ao momento pascal original (Ex 12,6). Deus indica quando seja: no exato ângulo entre o dia e a noite, para a celebração da Páscoa. Alguma bíblia traduz: “ao por do sol”, “ao crepúsculo”. E uma espanhola diz “entre duas luzes”. Esta última aponta à “terra santa”, no monte Garizim, pois lá, se pode ver (no mês de “Nissan”/março-abril/) às vésperas da lua cheia, o sol e a lua ao mesmo tempo, exatamente “ao anoitecer”. As “duas luzes” são como os dois olhos da criação (Gn 1,16) contemplando o ato cultual maior, do homem a Deus. E foi neste momento pascal exato que o ressuscitado apareceu aos discípulos (v 19); ocasião propícia.

“Estando fechadas as portas (...) Jesus entrou e, pondo-se no meio deles (...)”. O modo de entrar Jesus, indica seu estado diferente,

não submisso às leis da natureza; ele rompe os limites do tempo e do espaço. Ele vem para o meio, o centro de nossa vida.

“A paz esteja convosco”: É a frase Pascal! A paz é condição necessária para que a nova vida aconteça. Paz não só individual, mas com o Outro, com os outros.

“Soprou sobre eles e disse: Recebei o Espírito Santo”(v 22). O sopro de Deus faz do homem um ser vivente (Gn 2,7); é vida.

“Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. A missão recebida e na medida em que a executamos é continuação daquela que Jesus recebeu do Pai.

“ A s m ã o s e o l a d o ” ( v v 20.25.27). A referência indica que o Ressuscitado é o mesmo crucificado. E a figura de Tomé contrasta com o grupo: “Vimos o Senhor”; é um testemunho coletivo frente ao individual que impõe condições. Jesus atende, mas repreende: é necessário confiar na comunidade de fé.

Formado em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma

A) Texto: Jo 20,19-3119 Ao anoitecer daquele

dia, o primeiro dia da semana, estando fechadas (...) as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20 Depois (...) mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21 Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22 E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23 A quem perdoardes os pecados, eles lhe serão perdoados; a quem os não perdoardes (...)”. 24 Tomé (...) um dos doze, não estava

Padre Romeu [email protected]

Homilia Dominical

Liturgia da Semanaw Dia 25, sexta-feiraCor (branco)Primeira leitura (At 4,1-12)Responsório (Sl 117,1-27a)Evangelho (Jo 21,1-14)w Dia 26, sábadoCor (branco)Primeira leitura (At 4,13-21)Responsório (Sl 117,1-21)

Evangelho (Mc 16,9-15)w Dia 27, domingoCor (branco)Primeira leitura (At 2,42-47)Responsório (117)Segunda leitura (1Pd 1,3-9)Evangelho (Jo 20,19-31)w Dia 28, segunda-feiraCor (branco)

Primeira leitura (At 4,23-31)Responsório (2)Evangelho (Jo 3,1-8)w Dia 29, terça-feiraCor (branco)Primeira leitura (At 4,32-37)Responsório (92)Evangelho (Jo 3,7b-15)w Dia 30, quarta-feira

Cor (branco)Primeira leitura (At 5,17-26)Responsório (33)Evangelho (Jo 3,16-21)w Dia 01, quinta-feiraCor (branco)Primeira leitura (At 5,27-33)Responsório (33)Evangelho (Jo 3,31-36)

25/04 - SEXTA-FEIRASanta Franca de Piacenza - Abadessa

De família nobre do séc. XII e XIII, 1175 a 1218. Prefere a vida rústica dos conventos ao glamour das festas palacianas. Foi então para o mosteiro

beneditino de São Siro. Aos 23 anos assume o cargo de abadessa pela morte da superiora Brizia. Essa nomeação causou revolta tanto de outras irmãs como de nobres de Pia-cenza. Entretanto teve grande apoio do bispo, Dom Grimerio e o padre Folco Scotti, hoje santos. Desempenhou sua tarefa com muita competência e prosperidade. Após sua morte sou-beram-se de muito milagres, especialmente curas nos olhos, onde é mais invocado sua intercessão.

26/04 - SÁBADOBeata Alda de Siena - Viúva e religiosa

E para fechar essa semana, mais uma nobre, que na verdade tornou-se autentica nobre quando abraçou o nobre projeto de Deus de salvar as almas deste mundo

a todo custo. Alda, depois de uma boa educação, casou-se, po-rém não pôde ter fi lhos. Depois da morte prematura do esposo, tomou o hábito da Ordem 3ª dos Humilhados. Doou tudo que possuía aos pobres e passou o resto de sua vida no hospital de São Andrew, curando os doentes de Deus com muito amor e satisfação. Seu culto se espalhou na Ordem dos Humilhados.

27/04 - 2º DOMINGO DA PÁSCOA DO SENHORBeata Catarina de Montenegro - Virgem Dominicana

Nascida em Kebeza, no pequeno país de Montenegro, 1493, passou sua infân-cia pastoreando ovelhas de sua família or-

todoxa. Chamada a fé católica pelo próprio Cristo Crucifi cado numa aparição, entrou na Ordem da Penitência de S. Domingos, assumindo o nome de Osanna, em homenagem a S. Osanna de Mântua. Viveu reclusa por 51 anos, oferecendo sua vida para a salvação do mundo, assim como S. Teresinha o fez. O povo tem grande veneração por ela, pois sua intercessão segurou o avanço turco naquele país. Também venerada em montene-grenses como Hosana de Kótor e Osanna de Cáttaro.

29/04 - TERÇA-FEIRASão Hugo de Cluny - Abade

Nascido em Brionnais, Borgonha, França, 1024. Faleceu na famosa aba-dia de Cluny, 1109. Foi o 4º abade de Cluny, por 60 anos neste cargo. Sua inteligência rendeu-lhe a prática de con-

selheiro de reis e papas. Governou diversos mosteiros, em uma época em que, após o terrível cisma do século XI, onde a Igreja rompe defi nitivamente com o Oriente, era preciso pessoas fi rmes e objetivas para conter heresias e indisciplinas e saber discernir as orientações do Espírito Santo. Porém isso é só uma página, e como diz o prof. Felipe Aquino: “Assim temos a comprovação que a Igreja é Divina, resistindo a toda tormenta”.

30/04 - QUARTA-FEIRABeata Hildegarda de Kempten - Rainha

Um historiador do séc. IX assim se pronuncia a respeito de Hildegarda: “nobilissimam piissimamque reginam” - “rainha nobre e piedosa”. E assim, por

testamentos de um ou outro autor, conhecemos a história des-sa descendente do duque da Suábria, Godofredo, Baviera, Alemanha. Ela era adolescente quando o conquistador e rei dos francos, Carlos Magno, tomou sua mão em casamento. Hildegarda com sua docilidade colocou moral na vida do imperador e tornou-se grande companheira. Faleceu em 783. Seu túmulo tornou-se centro de milagres e peregrinações.

01/05 - QUINTA-FEIRASanto Agostinho Schoeffler - sacerdote e mártir

Francês de Mittelbonn, nasceu em 1822. Pertencia a Sociedade das Mis-sões Estrangeiras de Paris. Para garantir as terras pagãs dos missionários que tra-

balharam para estabelecer um seminário em Paris, “Missões Exteriores”, embarcou para a Ásia. Em sua vida pastoral, foi bispo de Francis Palu, Vigário Apostólico de Cochin China (quem sabe não foi daqui que veio o dito popular “conchichi-na”, só que fi ca ao sul do Vietnã) e o 1º Arcebispo de Pietro de La Motte Lambert. Até seu trabalho começar a incomodar e ele ser morto por decapitação a mando do imperador Tu no campo de Nam Mau.

Benedito Otávio ([email protected])

Santos da semana

28/04 - SEGUNDA-FEIRASão Luís Maria Grignion de Montfort - Doutor da Igreja

Montfort, França, 1673. Com-bateu arduamente os jansenistas, que atacavam a Graça, nossa compreensão de pecado, os Sa-cramentos, sobretudo a Eucaristia e a Penitência; e atacavam a re-lação das autoridades eclesiásti-cas. Foi grande pregador e fun-dador da Companhia de Maria e a Congregação das Filhas da Sabedoria. Escreveu a monumen-tal obra: 'Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem', onde ensina passo a passo a con-sagração total a Nosso Senhor por meio de Maria Santíssima. Neste livro, ele profetizou que sa-tanás iria esconder esta obra por 150 anos. Porém, a temos aí com muitas graças quem ler e pratica.

Page 5: Voz de Nazaré

Todo o encontro com Jesus nos enche de alegria, daquela alegria profunda que só Deus nos pode dar (21 de abril).

Cristo ressuscitou! Aleluia! (20 de abril).

Seguir Jesus de perto não é fácil, porque a estrada que Ele escolhe é o caminho da cruz (18 de abril).

Todo o encontro com Jesus nos muda a vida (15 de abril).

A Semana Santa é um bom momento para nos confessarmos e voltarmos à reta estrada (14 de abril).

Como é doce estar diante do Crucifixo, ficar simplesmente sob o olhar cheio de amor do Senhor! (EG 264) (12 de abril).

BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014 5

VaticanoGHGHGHGHGHG

Marco Roncalli era criança quando, em sua casa, já se respirava o “perfume de

santidade” do tio sacerdote, Angelo Giuseppe, futuro papa João XXIII.

O perfume ficou impresso na sua alma e marcou toda a sua vida. Ele acabou dedicando 30 anos a estudar apaixonadamente a grande figura desse pontífice revolucionário, que, no próximo dia 27 de abril, será elevado aos altares junto com João Paulo II.

Hoje, Marco Roncalli, presidente da Fundação Papa João XXIII, é um dos maiores especialistas do mundo no pontificado do “Papa Bom”. Confira entrevista de Roncalli, concedida à reportagem do site de notícias Zenit. com, em Roma.

F O que significa para você e para a sua família ter um santo em casa?I MARCO RONCALLI: É um mo-

mento de alegria compartilhada, em família, na paróquia, na diocese, mas também na comunidade civil. É um convite a uma responsabi-lidade maior. Mas isto vale não só para mim ou para a minha família. O Santo, como dizia um grande je-suíta, Xavier Léon-Dufour, é antes de tudo um chamamento e uma pergunta: “O santo se torna palavra de Deus. É um êxito de Deus. Deus conseguiu, com a terra de que so-mos feitos, plasmar um ser em que a graça venceu a força da natureza”... Acho que essa frase pode se aplicar muito bem a João XXIIII.

F O Papa Bom foi chamado de papa de transição; depois, de papa revolucionário, que abriu as portas da Igreja para o Concílio. Agora, ele é um papa santo. O que mais temos que conhecer sobre João XXIII?I MARCO RONCALLI: Há uma com-

plexidade por trás da aparente simpli-cidade dele. Não se conhece suficien-temente a sua cultura, o seu conhe-cimento da história, não só da Igreja. Não se conhecem muitos gestos de solidariedade oculta. Não se conhece totalmente a consciência e a coragem com que ele assumiu decisões impor-tantes, por causa das quais ele foi acu-sado de ingenuidade. Há períodos da sua vida que temos que aprofundar, como os de jovem seminarista e sacer-dote. Ainda precisam ser publicados alguns cadernos sobre os estudos juve-nis dele, sobre o interesse, por exem-plo, no americanismo. Ou algumas cartas de grande importância trocadas com amigos como o cardeal Gustavo Testa, e as homilias que remontam à Primeira Guerra Mundial. Mas já des-frutamos de um grande número de fontes. De nenhum outro papa temos um “Diário da alma”, diários de quase toda uma vida. E há numerosas car-tas, homilias, notas de todo tipo. Eu posso dizer, com certa segurança, que

as contínuas publicações de material inédito dão mais plenitude a uma pa-rábola humana e espiritual vivida com fé sólida em Deus e confiança natural nos homens.

F Você dedicou muitos escritos ao seu tio. Em termos pessoais, o que você descobriu? Por exemplo, você publicou a correspondência entre Roncalli e Montini...I MARCO RONCALLI: São cartas de fé

e de amizade, mas há também outras cartas como a de Schuster ou as car-tas intercambiadas com dom Giuse-ppe De Luca. Os tons são diferentes, mas Angelo Giuseppe Roncalli foi re-almente o homem do encontro: com Deus e com as pessoas.

F Para você, como historiador da Igreja, qual é o momento atual da Igreja? Qual é a herança atual do pontificado de João XXIII?I MARCO RONCALLI: Acho que

estamos vivendo uma segunda pri-mavera conciliar. Como se Deus tivesse nos dado o papa que que-ria e de que precisávamos... Sem esquecer que a renúncia de Bento XVI permitiu o que temos diante dos olhos: a resposta a uma vasta necessidade de misericórdia, que é uma palavra-chave deste ponti-ficado. Um pontificado pastoral, mas, como no caso de João XXIII, menos simples do que parece. É um pontificado com o apoio de uma robusta bagagem cultural, do conhecimento da história e de muitos homens encontrados longe de Roma. Para não falar da cultura espiritual que inunda o papa Fran-cisco, precisamente como a do pa-pa João.

F Muitos comparam Francisco com João XXIII: esti lo de comunicação, atitude com as pessoas, ternura... Você vê essa relação entre os dois papas?I MARCO RONCALLI: Sim, vejo uma

“união” bastante evidente. E tam-bém foi a primeira impressão que eu tive diante da “surpresa Bergoglio”. Há traços comuns na serenidade, no amor pela verdade e pela caridade, pela pobreza em sentido francisca-no e no remédio da misericórdia. E também no otimismo cristão, na alegria do encontro contínuo com Deus e com todos os homens, sem-pre com grande respeito.

F A família era consciente da santidade de Roncalli?I MARCO RONCALLI: Eu escutava

em casa, com frequência, de quem esteve realmente perto dele, muitos testemunhos da bondade, da carida-de silenciosa, da contínua confiança em Deus. Quando eu era pequeno, fazia companhia ao meu avô Giu-

seppe, o irmão mais jovem do papa, que ficou viúvo muito jo-vem. À noite, ele se ajoelhava no genuflexório que tinha ao lado da cama. E depois, q u a n d o d e i t a -va, falava muitas vezes do irmão papa, de como ti-nham crescido, dos seus encontros antes e depois da eleição... O meu pai também conta muitas histórias. Meu pai o via muito quando estava em Veneza, porque fez o serviço militar lá. Eles jantavam juntos e o meu pai fazia algumas pequenas ta-refas para ele. Roncalli vivia no pa-triarcado, com grande sobriedade. Na maioria das histórias, era fácil conhecer o papa João e o seu dese-jo de santidade. Sempre ouvi falar dele como uma pessoa verdadeira, um “papa de carne e osso”, como dizia Mazzolari, e gostaria que ele fosse lembrado assim. Não é boa, para nenhum papa, a mitificação, a “papolatria”. Acho que as imper-feições podem fazer de João XXIII uma pessoa como todas as outras.

F Você acha que o seu tio chegou a pensar que seria elevado aos altares?I MARCO RONCALLI: Ele mesmo,

ainda como sacerdote em Bergamo, escrevia que queria buscar “o subs-tancial, não o acidental”, e anotava frases como “ser santo deve ser a mi-nha contínua preocupação, serena e tranquila, não pesada e tirânica”. Preocupação de um homem vivido, “sempre com Deus e com as coisas de Deus”, e adesão completa à Pa-lavra. Preocupação de um pontífice

w CARIDADE Dedicação total às pessoas em geral

DIVULGAÇÃO

que, meditando sobre o elogio do Breviário Romano a Santo Eugê-nio Papa, (“foi benévolo, manso e humilde e, o que é mais importan-te, distinto pela santidade de vida”), escreveu: “Não seria bonito chegar pelo menos até ali?”.

F Por que um processo de canonização tão lento e depois tão repentino, sem nem sequer esperar um milagre?I MARCO RONCALLI: É verdade

que não foi exigido o segundo milagre. O cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, disse que não era uma questão de privilégios ou exceção, mas que o papa Francisco só quis reduzir os tempos para dar à Igreja inteira a grande oportunidade de celebrar a canonização de dois papas santos: João XXIII, o iniciador do Concílio Vaticano II, e João Paulo II, o realizador dos fermentos pastorais, espirituais e doutrinais dos documentos conciliares. A vontade do papa é clara. São duas personalidades bem diferentes, com histórias e características diferentes, mas há traços que os unem. Foram dois homens capazes de assumir grandes responsabilidades, pessoais e universais , que marcaram a história.

Marco Roncalli fala do tio, São João XXIIIO sobrinho do “Papa Bom” compartilha lembranças de família e testemunhos sobre o tio que será canonizado em 27 de abril

Page 6: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 20146

Igreja no BrasilBISPOS EM REUNIÃO

Últimos preparativos para 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil Debates com o tema "Comunidade de comunidades: uma nova paróquia".

A cerimônia de canonização dos Papas João XXIII e João Paulo II, que acontece neste domingo, dia 27, será transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Televisão, canal 30, a partir de 4h30.

O povo de Deus também poderá assistir à cerimônia em salas de exibição de cinemas de todo o mundo. Projetada ao vivo e em alta definição, gratuitamente, a canonização dos papas poderá ser vista em em 500 cinemas de todo o mundo. No Brasil, apenas seis cinemas aderiram à iniciativa e transmitirão a cerimônia a partir de 12h. Os cinemas que irão transmitir serão Cinemark Salvador (BA), Cinemark Botafogo (RJ), Cinemark Santa Cruz e Cinemark Boulevard Tatuapé (SP), Cinemark Riomar Recife (PE), Cinemark BH Shopping (MG). A iniciativa é oferecida pelo CTV (Centro televisivo Vaticano), com os parceiros SKY, Sony e Nexco Digital.

A 52ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil começa no pró-

ximo dia 30 e a preparação para o maior encontro epis-copal do ano, que reúne mais de 300 bispos de todo Brasil, chega em sua reta final. No encontro, que prosseguirá até 9 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP), serão debatidos sete te-mas prioritários, dez temas diversos e o tema central “Comunidade de comuni-dades: uma nova paróquia”. A pauta conta também com retiro, reuniões, celebrações especiais e comunicações.

Na última reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), do qual participam os presidentes das doze c o m i s s õ e s e p i s c o p a i s pastorais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a presidência da entidade, a preparação da AG teve destaque.

O arcebispo de Aparecida ( S P ) e p r e s i d e n t e d a CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, elencou os principais assuntos que serão tratados. “Durante o evento, os bispos irão refletir sobre temas importantes como a renovação paroquial. Depois nós vamos também iniciar uma reflexão sobre os cristãos leigos na Igreja e na sociedade. Teremos um tema a ser aprovado sobre a questãoagrária, assim como um documento sobre a realidade nacional, referente à s i tuação a tua l , num momento que estamos nos aproximando das eleições”, disse o cardeal.

D e n t r o d o s t e m a s diversos, haverá análises de conjuntura político-social e eclesial; a preparação para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos

w REFLEXÃO Reunião irá discutir dentre outros temas, a nova evangelização

DIVULGAÇÃO

Bispos, que debaterá os novos desafios da família para a nova evangelização; a exortação sobre a nova evangelização, do Papa Francisco; a avaliação e encaminhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) de 2015 a 2018; as consequências e desafios pastorais da Jornada Mundial da Juventude. Os Regionais da CNBB e a Amazônia também estão na pauta da AG.

Nos dias da Assembleia h a v e r á r e u n i õ e s d o s

Conselhos Episcopais dos Regionais e dos bispos r e f e r e n c i a i s . O u t r o s momentos estão reservados para comunicações das Comissões Episcopais, dos organismos do povo de Deus, do grupo de trabalho sobre o Concílio Vaticano II e das dioceses. Os desdobramentos e aplicações do acordo do Brasil com a Santa Sé, a administração do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, a fala do presidente do Conselho Indigenista Missionário

(Cimi) sobre a situação dos indígenas no Brasil, a Pastoral do Dízimo e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida fazem parte das comunicações.

Os bispos são convocados para a Assembleia Geral de acordo com as disposições regimentais da CNBB. A participação dos bispos eméritos não é obrigatória, mas eles são convidados para partilhar suas experiências, como destacou o subsecretário

Durante a Festa da Misericórdia, os fiéis da arquidiocese de Maringá (PR) terão a oportunidade de venerar as relíquias dos papas João XXIII e João Paulo II. A Festa terá in íc io d ia 26 de abril, com adoração ao Santíssimo Sacramento, que prosseguirá até às 3 horas do dia 27, quando será feita a entronização das relíquias dos papas, n a C a t e d ra l B a s í l i a Menor Menor Nossa Senhora da Glória.

Após a entronização das relíquias ainda haverá programação especial, com pregações, terço da misericórdia e adoração. Às 15h30, acontecerá o encerramento da Festa da Misericórdia, com uma missa.

A Festa da Div ina Misericórdia é celebrada em todo o mundo no

s e g u n d o d o m i n g o da Páscoa. A data foi instituída pelo papa João Paulo II.

Também no dia 27 de abril, será realizada a cerimônia de canonização de João XXIII e João Paulo II, presidida pelo papa Francisco.

J o ã o X X I I I f o i beat i f icado por João P a u l o I I e m 3 d e setembro de 2000. João Paulo II descreveu João XXIII, durante homilia da beatificação, como “o papa que comoveu o mundo pela afabilidade do seu trato, que refletia a singular bondade do seu coração”.

Já João Paulo II faleceu em 2 de abril de 2005. Seis anos e um mês após a sua morte, foi beatificado. O papa Bento XVI fixou a data da sua memória litúrgica no dia 22 de outubro.

A Comissão Brasileira J u s t i ç a e Pa z ( C B J P ) , organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça promovem, no próximo dia 25, o último e n c o n t r o d o c l i c o d e seminários regionais Memória e Compromisso, no Colégio Marista, em São Paulo.

Outras capitais do Brasil foram sedes dos seminários como Belém (PA), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). A realização dos encontros consiste na segunda fase do projeto Memória e Compromisso, com a proposta de relembrar o papel dos cristãos no processo de anistia política e na reconstrução democrática do Brasil no período de 1964 a 1988.

CompromissoDe acordo com a organização

do evento, “resgatar a memória da atuação dos cristãos na

história ditatorial brasileira é fundamental, tanto para fazer justiça aos que vivenciaram aquele período, quanto para alimentar as esperanças em tempo de opressão”.

Os seminários contam com o apoio da União Marista do Brasil (UMBRASIL), da Pastoral da Juventude, do Levante Popular da Juventude e da Comissão Nacional da Verdade, além da organização direta das Comissões de Justiça e Paz de cada local onde os eventos são realizados .

PÚBLICOSão convidados para o

encontro estudantes, membros de diferentes denominações religiosas, agentes de pastorais e organismos, profissionais e mil itantes da área de direitos humanos e demais interessados. Será emitido certificado de participação.

Outras informações pelo telefone (61) 3346-5058.

adjunto de pastoral da CNBB, padre Francisco Wloch. “Os bispos eméritos são numerosos no Brasil e dão uma rica contribuição para a Assembleia, o que ajuda muito na caminhada da Igreja do Brasil”, disse o padre.

PROGRAMAÇÃOAlgumas atividades já têm

data definida no calendário da 52ª AG. No dia 1º de maio, às 20h30, haverá a entrega dos Prêmios de Comunicação, no Auditório da TV Aparecida. No dia 4 de maio, às 8 horas, os bispos celebrarão missa solene, no Santuário de Aparecida, em honra a São José de Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”, canonizado no último dia 3 pelo papa Francisco.

Haverá, ainda, o retiro dos bispos, no dia 3, com o tema “Caminhando na Fé”. O pregador este ano será o arcebispo de Chieti, em Vasto ( I tá l ia ) , dom Bruno Forte. No dia 6, os bispos participarão de uma celebração ecumênica, no Centro de Eventos.

Durante a Assembleia serão divulgadas, ainda, mensagens sobre o Dia dos Trabalhadores e sobre as eleições.

CBPJ realizará Seminário Memória e Compromisso, em São Paulo

Relíquias de João Paulo II e João XXIII serão expostas na Catedral de Maringá

Canonização dos Papas no cinema

Page 7: Voz de Nazaré

Igreja no MundoBELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014 7

CERIMONIAL

Papa Francisco receberá o Rei Don Juan Carlos durante cerimônia em Roma

No próximo domingo, os Reis conhecerão pessoalmente o Pa-

pa Francisco quando viajam à Roma para representar a Espanha na canonização de João XXIII e João Paulo II. Um dia depois das canoni-zações, na segunda-feira, 28 de abril, Suas Majestades serão recebidas pelo Santo Padre em uma audiência privada. Para Don Juan Car-los, o Pontífice argentino será o sétimo com o qual se relacione. É que o vínculo entre a família real espa-nhola e o Vaticano tem sido sempre muito grande.

O primeiro papa que Don Juan Carlos conheceu foi Pio XII, que lhe ministrou as águas batismais em 1938, quando ainda era o cardeal Eugênio Pacelli, secretário de Estado da Santa Sé. Um ano depois de batizar o então príncipe, o purpurado foi eleito para o ministério de Sucessor de Pedro.

Já prometidos , Don Juan Carlos e a dona Sofia acompanharam o conde de Barcelona a Roma, onde foram recebidos por João XXIII, que deu a sua dispensa para que os

Reis representarão a Espanha na canonização dos dois papas

noivos pudessem contrair matrimônio por meio de uma cerimônia dupla: católica e ortodoxa. Recém casados, o casal voltou a visitar o Santo Padre para agradecer-lhe tudo o que tinha feito para que pudessem se casar já que a diferença de confissão

cristã dos nubentes foi uma enorme dificuldade na época.

Por seu lado, Paulo VI o recebeu em várias ocasiões quando ainda eram príncipes e dona Sofia acudia ao Vaticano vestida de negro e com véu de renda da mesma cor. Mas este pontífice foi

também o primeiro ao qual visitaram sendo reis e dona Sofia pôde fazer uso do véu privilegiado das rainhas católicas vestida de branco.

Embora o papado do Papa João Paulo I tenha sido um dos mais curtos da história, pois durou apenas 33 dias, os reis tiveram a oportunidade

Na semana passada, o Santo Padre recebeu uma mensagem de trabalhadores da empresa Lucchini, sediada na cidade italiana de Piombino. A empresa vai ser fechada. O papa Francisco afirmou, na audiência geral desta quarta, que a mensagem o comoveu e o deixou triste. “Queridos trabalhadores, queridos irmãos, nos rostos de vocês se desenhava uma profunda tristeza e preocupação de pais de família, que só pedem o direito de trabalhar, de viver com dignidade e de cuidar, alimentar e educar os próprios filhos”. O Santo Padre assegurou a eles a sua proximidade e a sua oração. Francisco os convidou também a não se desanimarem: “O papa está junto com vocês e reza por vocês, para que, quando as esperanças humanas se apagarem, permaneça sempre acesa a esperança divina, que não decepciona nunca”. Além disso, Francisco afirmou que os “abraça fraternalmente”.

A todos os responsáveis pelas empresas, por sua vez, o papa pediu que empreguem “todos os esforços de criatividade e de generosidade para reacender a esperança no coração desses nossos irmãos, no coração de todas as pessoas que ficaram d e s e m p r e g a d a s p o r c a u s a

do esbanjamento e da crise econômica”. O Santo Padre alçou a voz para pedir: “Por favor, abram os olhos e não fiquem de braços cruzados!”.

Os doentes foram os primeiros a saudar hoje o Santo Padre na audiência geral. Enquanto a multidão esperava a chegada de Francisco na Praça de São Pedro, o papa dedicava um longo momento a um grupo de doentes e aos seus familiares. O encontro aconteceu na Sala Paulo VI. Sem nenhuma pressa, o Santo Padre saudou, abençoou e conversou tranquilamente com muitos deles. Visivelmente emocionados, os enfermos e seus familiares e acompanhantes abraçaram o papa Francisco e tiveram tempo para trocar palavras com ele.

J á na p raça , o pont í f i ce percorreu os corredores a bordo do papamóvel, parcialmente coberto devido à chuva. Francisco abençoou crianças, tomou mate e até desceu do jeep para falar com um grupo de crianças que estavam nas primeiras filas. O papa, brincando, chegou a colocar na cabeça o gorro vermelho de uma delas.

A catequese focou na alegria da ressurreição. Francisco convidou os fiéis presentes a repetirem três vezes em voz alta: “Por que buscais

entre os mortos Aquele que está vivo?”. Depois, pediu que todos refletissem ao longo do dia de hoje sobre esta pergunta.

No resumo da catequese, o Santo Padre declarou: “Queridos irmãos e irmãs, celebramos nestes dias, com alegria, o grande mistério da ressurreição de Cristo. É uma alegria autêntica, profunda, que se baseia na certeza de que Cristo ressuscitado não morre mais, mas vive e age na Igreja e no mundo. Não é fácil aceitar a presença do ressuscitado no meio de nós. A pergunta que o anjo fez às mulheres naquela manhã de Páscoa deve interpelar a nós também: ‘Por que buscais entre os mortos Aquele que está vivo?’. Buscamos entre os mortos Aquele que vive toda vez que nos encerramos no egoísmo e na autocomplacência; quando nos deixamos seduzir pelo poder e pelas coisas deste mundo, esquecendo-nos de Deus e do próximo; quando colocamos a nossa esperança em vaidades mundanas, no dinheiro ou no sucesso; toda vez que perdemos a esperança ou não temos forças para rezar; toda vez que nos sentimos sozinhos ou abandonados pelos amigos e até por Deus; toda vez que nos sentimos prisioneiros dos nossos pecados. A advertência do anjo vai nos ajudar a sair das

nossas tristezas e a nos abrir para a alegria e para a esperança. A esperança que remove as pedras dos sepulcros e que nos impulsiona a anunciar que Jesus está vivo”.

A seguir, o papa saudou “com afeto os peregrinos dos países latino-americanos. Que, neste tempo de Páscoa, abramos a nossa vida ao encontro com Cristo ressuscitado e vivo, o único que pode nos dar a verdadeira esperança”.

Terminando a audiência, o Santo Padre também agradeceu pelas felicitações de Páscoa que recebeu nas semanas passadas e retribuiu: “Desejo agradecer de coração às crianças, aos jovens, aos idosos, às famílias, às comunidades paroquiais e religiosas, às associações e movimentos de diferentes grupos que me manifestaram afeto e proximidade. Peço a todos que continuem rezando por mim e pelo meu serviço à Igreja”.

Francisco também recordou que no próximo domingo será beatificado, na região italiana do Piemonte, o servo de Deus Giuseppe Girotti, de quem o papa destacou “o heroico testemunho cristão e o martírio”. Francisco fez votos de que o novo beato suscite em muitos corações o desejo de aderir cada vez mais a Jesus e ao Evangelho.

Papa Francisco pede a empresários "que não cruzem os braços"

de conhecê-lo. A audiência foi no dia 4 de setembro de 1978, 24 dias antes de que o Santo Padre morresse. Foi uma audiência breve mas suficiente para que Don Juan Carlos, na saída, o definisse como um homem “simples, modesto, simpático e humilde”.

Mas, com quem mais tiveram relação foi com João Paulo II, cujo papado, de quase 27 anos, foi um dos mais cumpridos da história. A família real manteve frequentes contatos com o beato polonês, tanto no Vaticano como nas cinco viagens que real izou à Espanha. Também tiveram uma relação estreita com Bento XVI até a sua renúncia. Viram-no na Itália, onde os Reis o visitaram na residência em Castelgandolfo, e nas três viagens que o Pontífice alemão fez à Espanha.

Com Francisco ainda não tiveram a oportunidade de se encontar. Há um ano, quando se inaugurou o seu pontificado, o Rei estava se recuperando de uma cirurgia e os Príncipes das Astúrias participaram em nome da nação espanhola .

w ENCONTRO Será o primeiro contato da família real espanhola com o Santo Padre

DIVULGAÇÃO

Page 8: Voz de Nazaré

Nazaré RepórterBELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 20148

l FESTIVIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, localizada no bairro de Fátima, em Belém, dará início a sua festividade na quinta-feira, 1°, e segue até o dia 13. A paróquia tem como objetivo arrecadar fundos para as comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, no ano de 2017. Como o evento será grandioso, a paróquia solicita contribuição dos fiéis. Para mais informações ligue: 3228-0864/ 3226-0503, ou na secretária, localizada na Rua Antonio Barreto, nº 2167, bairro Fátima.

DIVULGAÇÃO

Nesta semana, a Rádio Nazaré FM comemora mais um ano do Programa Estação Segurança, uma parceria da emissora da Arquidiocese de Belém com a Polícia Militar do Estado do Pará, desde 2008. Nestes seis anos, o Programa Estação Segurança apresentou várias entrevistas que colaboraram muito com a sociedade paraense. Segundo o Ten. Cel da PM, Leno Carmo, da Assessoria de Comunicação do órgão, e um dos idealizadores do programa junto com o Cel PM Costa Júnior. Segundo o Ten. Leno Carmo o programa também ser um agente de valorização do operador de Segurança Pública no Estado. Atualmente três policiais militares dividem a apresentação: Mj PM Galdino Ribeiro, Ten. Cel PM Mauro Pinheiro e Ten. Cel PM Leno Carmo. Nesta sexta-feira, 25,a Polícia Militar estará reunida no Hangar - Centro de Convenções para a solenidade de Tiradentes, data importante para a corporação, ocasião em que a Rádio Nazaré FM estará presente. Parabéns ao Programa Estação Segurança e aos policiais militares!

l PROGRAMA ESTAÇÃO SEGURANÇA COMPLETA SEIS ANOS NO AR

A Coordenação do Por tal da Fundação Nazaré de Comunicação divulgou dados estatísticos dos acessos virtuais aos eventos transmitidos on-line durante a Semana Santa 2014 pelo endereço: www.fundacaonazare.com.br

CONFIRAVisualizações do Portal da Fundação Nazaré de Comunicação8.479 - (Oito mil quatrocentos e setenta e nove)

CANAL DE VÍDEOS14.431 (Quatorze mil, quatrocentos e trinta e um) visualizaçõesPaíses que acompanharam as transmissões: 69 - (sessenta e

nove), sendo os principais Brasil, Estados Unidos, Itália e Portugal.

l PORTAL NAZARÉ TRANSMITIU SEMANA SANTA 2014

O Programa ATELIÊ NA TV mostra o artesanato como fonte de renda e terapia, conta as novidades e as tendências deste segmento. É apresentado DOTAN MAYO, de segunda a sexta, às 11h.

l ASSISTA NA TVARQUIVO

REDE NAZARÉ DETELEVISÃO CANAL 30

FM 91 .3 MHZRÁDIO

NAZARÉ

WWW.

FUNDACAONAZARE.

COM.BRPORTAL

NAZARÉ

Nesta semana vale a pena você acordar mais cedo para poder acompanhar a canonização de dois grandes homens que serviram a Igreja de Jesus e mesmo após suas mortes continuam realizando milagres e prodígios em nome de Cristo. No domingo, 27, a partir das 4h30, você fica ligado na Missa de Canonização de João XXIII e João Paulo II, direto do Vaticano e celebrado pelo Papa Francisco.

As melhores reportagens, com credibilidade e responsabilidade você acompanha de segunda a sexta no “Nazaré Notícias”, sempre as 12h, 19 e 22h, com apresentação de Marcos Valério, com reportagens de Larissa Cristina, Karolinni Guimarães e Patrícias Nascimento, você fica informado com as notícias de Belém, da Amazônia e do Mundo.

l MISSA DE CANONIZAÇÃO DE JOÃO XXIII E JOÃO PAULO II

O Seminário São Pio X promoveu no dia 14, o segundo encontro de benfeitores do ano. O momento foi de partilha e gratidão dos seminaristas para com aqueles que ajudam na manutenção do seminário. Durante o encontro, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou a casa de formação dos futuros sacerdotes da Igreja de Belém, em virtude da festividade do Santuário de Fátima. Durante a visita, uma Missa foi celebrada na Matriz da Paróquia São Pio X, às 19h. O padre Vladian Alves, reitor do Seminário, presidiu a celebração e, também, comemorou seu aniversário natalício junto com os seminaristas e benfeitores. Você também pode ser um benfeitor e, assim, ajudar aqueles que desejam dedicar a vida pelo Reino de Deus, basta entrar em contato com o Seminário pelos telefones: 3255-2583 ou 8144-1117.

l TARDE ALEGRE DO CCFC

l ENCONTRO DE BENFEITORES NO CCFC

Dia 27 de maio, a partir das 16h, o Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC) irá realizar um bingo em prol da manutenção e desenvolvimento das suas atividades. O evento acontecerá na Casa de Plácido, no Centro Social de Nazaré. As cartelas podem ser adquiridas nos seguintes locais: CCFC (Centro e Cultura e Formação Cristã), na Br-316, km 6, Ananindeua; CAJU (Casa da Juventude), na Almirante Barroso (responsável - Sra. Rose); Loja Lírio Mimoso, Shopping Boulevard, na avenida Visconde de Souza Franco (Doca) - responsável Sra. Cristina.

l PARÓQUIA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Na última sexta-feira, 18, a juventude da Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe se reuniu na praça em frente à paróquia, localizada na Cidade Nova I, para fazer a encenação da Paixão de Cristo. A comunidade que faz parte da paróquia que é muito atuante também foi às ruas no Domingo de Ramos. Na caminhada foram feitas meditações sobre a Campanha da Fraternidade 2014.

l CAMINHADA DA JUVENTUDE NA COMUNIDADE TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

A Paróquia Mistério da Transfiguração do Senhor promoveu no último dia 13, a CPJ (Caminhada Paroquial da Juventude). O evento foi organizado pela juventude da paróquia, e serviu como um momento de integração e entrosamento de todos os jovens paroquianos. A concentração ocorreu às 16h, na Igreja Matriz, e muitos fiéis acompanharam o momento.

l PARÓQUIA NOSSA SENHORA RAINHA DA PAZ

Hoje, 25, às 19h, a Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, localizada no Benguí, dará início ao curso livre de Libras - Linguagem de Sinais. Poderão participar crianças, jovens e adultos. As inscrições estão se feitas na secretária da Paróquia. No próximo dia 8 de maio, a Paróquia dará abertura ao mês Mariano, com visitas às comunidades com a imagem de Nossa Senhora Rainha da Paz pelos missionários.

l SEMANA SANTA NA FUNDAÇÃO NAZARÉ

Hoje, 25, às 11h, acontece a missa de Páscoa, presidida por Dom Teodoro Mendes, encerrando a Semana Santa 2014. A Fundação Nazaré de Comunicação organizou dois momentos para reflexão da Paixão de Nosso Senhor. No

dia 16 de abril, todos os funcionários da FNC participaram de uma Via Sacra, que aconteceu nas instalações da Fundação, e foram auxiliados pelo Diácono Antônio Carlos, na realização desse momento especial de oração.

LUIZ ESTUMANO

DIVULGAÇÃO

No próximo domingo, 27, às 7h, a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Remédio, no Conjunto Satélite, celebrará missa solene ao Sacramento da Primeira Eucaristia dos alunos de catequese do ano de 2012 e 2013.

l PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO BOM REMÉDIO

Page 9: Voz de Nazaré

Fundação NazaréBELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014 9

SEXTA-FEIRA

00h00 - A Palavra de Deus é Luz00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Evangeliza Show03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Diálogo Aberto05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Doloroso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 0 Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas10h55 - Palavra de Vida Eterna11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a gente14h30 - Religare15h00 - De Coração15h30 - De Mãos Dadas16h10 - Desenho16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando Na Fé17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Doloroso18h00 - Santa Missa18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Caminhando Na Fé20h00 - Clip Show21h00 - A Palavra de Deus é Luz21h05 - Mãe Maria21h15 - Terra Santa News21h40 - Palavra de Vida Eterna21h45 - Nazaré Notícias22h30 - Espaço Cultural

SÁBADO

00h00 - Música Mensagem02h00 - De Coração02h30 0 Conversa com Meu Povo03h00 - Clip Show04h00 - Espaço Cultural05h00 - Evangeliza Show05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV

06h00 - Terço Gozoso06h30 - Conversa com Meu Povo06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Notícias Pastorais07h45 - Eu Creio07h50 - Maria de Todos os Povos08h00 - Viola Brasil09h00 - Missa no Rio de Janeiro-RJ09h30 - Conversa com Meu Povo10h00 - Diálogo Aberto11h00 - Pesca Amazônia12h00 - Notícias Pastorais12h45 - Eu Creio12h50 - Maria de Todos os Povos13h00 - Viagem pela Amazônia13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Pensando Bem 15h00 - Santa Missa e Adoração em São Paulo-SP16h45 - Notícias Pastorais17h30 - Terço Gozoso18h00 - Especial Musical18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Encantos da Amazônia20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Música Mensagem22h30 - Conversa com Meu Povo23h00 - Palavra de Vida Eterna23h05 - Espaço Cultural23h59 - Encerramento da Programação da TV DOMINGO

00h00 - Música Mensagem02h00 - Vida Consagrada03h00 - Clip Show04h00 - Igreja que Sofre04h30 - Missa de Canonização do Beato João Paulo II 08h00 - Notícias das Pastorais 09h00 - Desenho 09h30 - Viagem pela Amazônia 10h00 - Diálogo Aberto11h00 - Pesca Amazônia12h00 - Notícias Pastorais12h45 - Clip Show13h40 - Encantos da Amazônia14h40 - Ângelus14h55 - Palavra de Vida Eterna15h00 - Vida Consagrada16h00 - Palavra de Vida Eterna16h05 - Dedo de Prosa17h00 - Missa Santuário Nacional de Aparecida18h00 - Desenho18h30 - Terço Glorioso18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Instrumetal Sesc Brasil20h00 - Janela Aberta 21h00 - Espaço Cultural22h30 - Palavra de Vida Eterna22h35 - Questão de Fé23h35 - Terço Glorioso23h58 - Encerramento da Programação da TV

SEGUNDA-FEIRA

00h00 - A Palavra de Deus é Luz00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Encantos da Amazônia04h00 - Clip Show05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Gozoso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a gente 14h30 - Religare15h00 - Diálogo Aberto16h00 - De Palavras16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando Na Fé17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Gozoso18h00 - Santa Missa18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Caminhando Na Fé20h00 - Fazendo Esperança20h30 - Terra Santa News20h50 - Eu Creio21h00 - Janela Aberta22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Sinais do Sagrado22h55 - Palavra de Vida Eterna23h00 - Caminhando Na Fé23h20 - Mãe Maria23h30 - Deus com a gente 23h58 - Encerramento da Programação da TV

TERÇA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Janela Aberta03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Diálogo Aberto05h00 - Conversa com Meu Povo05h30 - Sobre Todas as Coisas05h45 - Palavra de Vida Eterna

05h50 - Eu Creio05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Doloroso06h30 - Conversa com Meu Povo06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Sobre Todas as Coisas12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Igreja que Sofre13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Desenho15h00 - Novena do Perpétuo Socorro15h40 - Sobre Todas as Coisas16h00 - De Palavras16h30 - Conversa com Meu Povo17h00 - Desenho17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Doloroso18h00 - Santa Missa18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Sobre Todas as Coisas20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Igreja que Sofre21h00 - Questão de Fé22h00 Nazaré Notícias22h45 - Sinais do Sagrado23h00 - Conversa com Meu Povo23h30 - Religare23h58 - Encerramento da Programação da TV

QUARTA-FEIRA

00h00 - A Palavra de Deus é Luz00h05 - Mulher.com02h30 - Caminhando Na Fé02h45 - A Palavra de Deus é Luz02h50 - Palavra de Vida Eterna03h00 - Novena do Perpétuo Socorro03h40 - Mãe Maria03h55 - Palavra de Vida Eterna04h00 - Questão de Fé05h00 - Caminhando Na Fé05h15 - A Palavra de Deus é Luz05h20 - Palavra de Vida Eterna05h25 - Fazendo Esperança05h55 - Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 - Abertura da Programação da TV06h00 - Terço Glorioso06h30 - Caminhando Na Fé06h45 - A Palavra de Deus é Luz06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - Santa Missa08h00 - Palavra de Vida Eterna08h05 - Mulher.com10h15 - De Mãos Dadas11h00 - Atelier na TV11h45 - Desenho

12h00 - Nazaré Notícias12h45 - Desenho13h00 - Fazendo Esperança13h30 - Caminhando Na Fé13h45 - A Palavra de Deus é Luz13h50 - Mãe Maria14h00 - Deus com a gente 14h30 - Religare15h00 - Pensando Bem16h00 - De Palavras16h30 - Fazendo Esperança17h00 - Caminhando Na Fé17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Glorioso18h00 - Santa Missa18h55 - Palavra de Vida Eterna19h00 - Nazaré Notícias19h45 - Caminhando Na Fé20h00 - Encantos da Amazônia21h00 - Vida Consagrada22h00 - Nazaré Notícias22h45 - Caminhando Na Fé23h00 - De Coração23h30 - Deus com a gente 23h58 - Encerramento da Programação da TV

QUINTA-FEIRA

00h00 - Palavra de Vida Eterna00h05 - Mulher.com02h30 - Conversa com Meu Povo03h00 - Retiro de Páscoa04h00 - Terço Luminoso04h30 - Missa do Crisma com o Papa Francisco06h30 - Conversa com Meu Povo06h55 - Palavra de Vida Eterna07h00 - De Mãos Dadas08h00 - Retiro de Páscoa09h00 - Missa do Crisma 11h00 - Atelier na TV11h45 - Sobre Todas as Coisas12h00 - Retiro de Páscoa13h00 - Igreja que Sofre13h30 - Conversa com Meu Povo14h00 - Desenho15h00 - Retiro de Páscoa16h00 - De Palavras16h30 - Conversa com Meu Povo17h00 - Desenho17h15 - Sinais do Sagrado17h30 - Terço Luminoso18h00 - Missa do Lava Pés19h30 - Sinais do Sagrado19h45 - Sobre Todas as Coisas20h00 - Conversa com Meu Povo20h30 - Terra Santa News20h55 - Palavra de Vida Eterna21h00 - Evangeliza Show22h00 - Retiro de Páscoa22h45 - Sobre Todas as Coisas23h00 - Conversa com Meu Povo23h30 - Religare23h58 - Encerramento da Programação da TV

Escute na Rádio Nazaré FM 91.3 Ligue: (91) 4006-9251

Assista na TV Nazaré - Canal 30

QUINTA - FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Regina Coeli 05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do terço - Mistérios Luminosos06h00 - A Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto 08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em Revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Regina Coeli, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Entre nós14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h15 - Musical Nazaré15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Varanda Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Regina Coeli - Liturgia das - Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor 18h15 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem 21h00 - Orando com Você - Com. Shalon.22h00 - A voz do Pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEXTA - FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Regina Coeli 05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado

07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto 08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h30 - Informe Notícias09h55 - Plantão RCR10h30 - Maria aos pés da cruz 11h55 - Momento de Oração - Regina Coeli, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor 12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Estação Segurança14h30 - Informe Notícias15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícias15h55 - Plantão R C R16h00 - Varanda Muscal 16h30 - Informe Notícia17h30 - Regina Coeli Liturgia das Horas - Vésperas 17h45 - Liturgia das horas - Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - A Voz do Pastor 18h15 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos18h40 - Musical Mariano 19h00 - Voz do Brasil20h00 - Saudades em Versos e Canções 22h00 - A Voz do Pastor 22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida 23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SÁBADO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Regina Coeli05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - A Voz do Pastor06h30 - Questão de Fé07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Conhecendo Jesus 10h00 - Maria de Todos os Povos11h55 - Momento de Oração - Regina Coeli, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Caminho Aberto15h00 - Criança Evangelizando Criança16h00 - Evangelizando Através do Dizimo17h00 - Musical Nazaré17h45 - Regina Coeli - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor

18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h30 - Musical Mariano18h30 - Preparando a Festa19h00 - Musical Nazaré22h00 - A voz do Pastor22h15 - Domínio jovem 23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO00h00 - Rede Milícia Sat

DOMINGO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Regina Coeli 05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor06h30 - Preparando a Festa07h00 - SANTA MISSA08h00 - Vem e Segue-me10h00 - Domingo Alegre 11h55 - Momento de Oração - Regina Coeli - Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - A Vida e o Tempo 16h00 - As Mais Tocadas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Regina Coeli - Liturgia das Horas - Vésperas18h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos19h00 - Clássico Nazaré20h00 - Circuito MPB 22h00 - A voz do Pastor22h15 - Especial Pe. Zezinho 23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEGUNDA - FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Regina Coeli 05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - A Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h30 - Informe Notícia09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia

11h50 - Momento de Oração - Regina Coeli, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h20 - Cardápio Instrumental 14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Saúde e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h50- Oração do Ângelus17h45 - Regina Coeli - Liturgia das Horas - Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Crescendo na Fé21h00 - Orando com Você - Com. Maíra22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programas Salmos ao Deus da Vida 23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

TERÇA - FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Regina Coeli 05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Regina Coeli, Pai - nosso 12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Direito e cidadania16h30 - Informe Notícia17h25 - Informe Notícia17h30 - Regina Coeli - Liturgia das Horas

- Vésperas17h45 - Voz do Pastor 18h00 - Novena Nossa Senhora Perpétuo Socorro18h30 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Família em Ação22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida 23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUARTA - FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h00 - Lírio Mimoso05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Regina Coeli 05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Novo tempo08h00 - Igreja ponto a ponto 08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Regina Coeli , Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Varanda Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão RCR16h00 - Educação e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Regina Coeli - Liturgia das horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Mensagem 21h00 - Orando com Você - Com. Mar adentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida 23h50 - MENSAGEM DE ENCERRAMENTO 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

Page 10: Voz de Nazaré

IgrejaBELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 201410

Horários de Missas na Arquidiocese de Belém

REGIÃO EPISCOPAL DE SANT’ANANossa Senhora da Graça(Catedral)Cidade Velha - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3223-2362/3225-2715

Igreja N. S. das Mercês(Reitoria)Comércio - BelémSábado: 12h e 17hDomingo: 12h e 17hTelefone: 3212-3102

Sant'Ana da CampinaComércio - BelémSábado: 12h (Igreja Matriz) Domingo: 7h (Col. D. Bosco) 9h (Igreja Matriz)Telefone: 3230-3734

São Judas TadeuCondor - BelémSábado: 18hDomingo: 7h e 18hTelefone: 3283-6020 Sta. Terezinha do Menino JesusJurunas - BelémSábado: 6h30 e 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18hTelefone: 3272-2251 Santo Antônio de LisboaBatista Campos - BelémSábado: 6h30, 12h, 17h e 18h30Domingo: 8h, 11h, 17h, 18h30 e 20hTelefone: 3215-7004/ 3222-0097 Santíssima TrindadeCampina - BelémSábado: 16hDomingo: 7h, 10h, 11h30, 17h30 e 19hTelefone: 3215-7007/ 3242-4917 N. S. da ConceiçãoCidade Velha - BelémSábado: 18h30Domingo: 7h00, 9h00 e 18h00Telefone: 3215-7006 São JoséUmarizal - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 11h e 19hTelefone: 3230-4916

Santa LuziaJurunas - BelémSábado: 7h, 17h e 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3271-2146

REGIÃO EPISCOPALSANTA MARIA GORETTISão Pedro e São PauloGuamá - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 18h30Telefone: 3283-6021/3259-0413 São José de QueluzCanudos - BelémSábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 20hTelefone: 3226-2151/ 3226-2612

São Domingos de GusmãoTerra Firme - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e 19h30Telefone: 3253-2656São Miguel

Cremação - BelémSábado: 18h30Domingo 7h30, 11h e 18h30Telefone: 3283-6022

Nossa Senhora de FátimaFátima - BelémSábado: 17h30Domingo: 6h45, 8h30, 17h30e 19h30Telefone: 3228-0864

Paróquia Santa Maria GorettiGuamá - BelémDomingo: 9h30 e 18hTelefone: 3283-6023

N. S. de Nazaré (Basílica Santuário)Nazaré - BelémSábado: 7h, 8h30,12h,17hDomingo: 6h30, 8h, 10h,16h30, 18h, 20hTelefone: 4009-8400

São Francisco de Assis(Capuchinhos)São Brás - BelémSábado: 19h30Domingo: 6h, 7h30,9h30,18h, 20hTelefone: 3073-1500

Santo Antônio do TucundubaGuamá - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h e 19h30Telefone: 3274 -9001

REGIÃO EPISCOPALSANTA CRUZImaculada ConceiçãoCastanheira - BelémSábado: 17hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3277-4642

São SebastiãoSacramenta - BelémSábado e domingo: 7h; 17h e 19hTelefone: 3264-9060/3254-7354

Jesus RessuscitadoMarambaia - BelémSábado: 18hDomingo: 8h e 18hTelefone: 3277-4643

São Geraldo MagelaVal de Cans - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30 e 18hTelefone: 3257-7950 N. S. do Perpétuo SocorroTelégrafo - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 19hTelefone: 3264-9061

São JorgeMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 17h, 19hTelefone: 3277-4641

São Raimundo NonatoUmarizal - Belém.Sábado e domingo: 6h30 e 18hTelefone: 3277-4644

Santa CruzMarco - BelémSábado: 7h e 18h30Domingo: 7h, 9h, 11h30 e 18h30Telefone: 3277-4640/3276-0941

Nossa Senhora da

Conceição AparecidaPedreira - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 19hTelefone: 3233-4224/3276-9573

São Francisco XavierMarco - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3283-3052

Nossa Senhora Mãeda Divina ProvidênciaVal de Cans - BelémSábado:19hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3257-2388

Sagrada FamíliaCurió Utinga - Belém.Sábado: 7h e 19h30Domingo: 7h, 9h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSÃO JOÃO BATISTASão João Batista eNossa Senhora das GraçasIcoaraci - Belém.Sábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 10h, 18hTelefone: 3297-7250 São Francisco de AssisTapanã - BelémDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3258-8036

Nossa Senhora de FátimaIcoaraci - BelémSábado: 20hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3297-7251

Jesus Bom SamaritanoTapanã - Belém.Sábado: 7hDomingo: 7h30 e 19h30Telefone: 3033-2004

São Francisco das IlhasCotijuba - BelémSábado: 19h30;Domingo: 8h, 9h30, 19h30Telefone: 3247-1438

Santa EdwigesNova Marambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h30, 18hTelefone: 3279-1654

N. S. Rainha da PazBengui - BelémDomingo: 7h, 9h, 18h30Telefone: 3277-4645

Coração Eucarístico de JesusCatalina - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h, 10h e 19h

N. S. da Imaculada ConceiçãoOuteiro - BelémSábado: 8hDomingo: 7hTelefone: 3277-4648

N. S. do Bom RemédioConjunto Satélite - BelémSábado: 17h30Domingo: 7h, 18h30Telefone: 3289-5355

Natividade de NossoSenhor Jesus Cristo

Entre em contato com seu pároco ou com a secretaria da sua paróquia e solicite que nos informem para podermos publicar.

Não encontrou o horário da sua paróquia aqui?

Conjunto Sideral - BelémDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3288-4250

Santo Antônio de PáduaCoqueiro - AnanindeuaSábado: 19h Domingo: 7h e 18hTelefone: 3237-8350

Santo Afonso de LigórioPratinha - BelémSábado: 19hDomingo: 8h30, 19hTelefone: 3258-1554/3274-8281

São Miguel ArcanjoUna - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3234-4674

REGIÃO EPISCOPALMENINO DEUSN. S. AuxiliadoraAnita Gerosa(Aurá) - AnanindeuaDomingo: 7h e 18hTelefones: 3255-3828

N. S. das VitóriasAlmir Gabriel - Marituba Sábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3256-7655

Sagrado Coração de JesusJúlia Seffer - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 18hTelefone: 3265-5413

Sagrado Coração de JesusDistrito Industrial - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30Telefone: 3255-9475

Menino DeusCentro - Marituba Domingo: 6h, 8h30, 18hTelefone: 3237-8351

N. S. de NazaréColônia - MaritubaDomingo: 9hTelefone: 3279-2624 N. S. das GraçasCentro - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3255-2654

N. S. do ÓVila - MosqueiroSábado: 19h30Domingo: 6h30, 9h30, 19h30Telefone: (91) 3771-1278

São Pio XÁguas Lindas - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 10h e 19hTelefone: 3215-7003

Santa Rosa de LimaIndependente - BenevidesSegunda a Sexta :18hSábado:17h

Domingo: 07h30 e 19h30Telefone: (91)3724- 2565

REGIÃO EPISCOPALSÃO VICENTE DE PAULOCristo ReiGuanabara - AnanindeuaDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3235-1405

Divino Espírito SantoCoqueiro - AnanindeuaSábado: 7hDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3263-0603

Santo Inácio de LoyolaIcui Guajará - AnanindeuaDomingo: 7h, 18hTelefone: 91541971

São Lucas EvangelistaGuajará - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3279-2621

Santa TeresinhaÁguas Lindas - AnanindeuaDomingo: 7h30, 18hTelefone: 3237-1489

N. S. de GuadalupeCoqueiro - AnanindeuaTerça a sexta: 19hSábado: 18h30Domingo: 7h, 11h, 18hTelefone: 3245-7440

Cristo PeregrinoJaderlândia - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h,17h e19hTelefone: 3237-9891

Santa Paula FrassinettiCidade Nova VI - AnanindeuaSábado: 19h30;Domingo: 6h30, 8h15, 18hTelefone: 3279-2620

Transfiguração do SenhorCuruçambá - AnanindeuaSábado: 18h30, 20hDomingo: 7h30, 19hTelefone: 3286-8570

Santa Rita de CássiaCidade Nova V - Ananindeua.Sábado: 6h30, 17h30Domingo: 6h30, 8h30,17h30, 19h30.Telefone: 3273-3191/ 3273-3310

São Vicente de PauloPaar - AnanindeuaDomingo: 7h, 8h30, 19hTelefone: 3283-8400

São José OperárioConj. Carnaúba, IcuíDomingo: 7h e 18hTelefone: (91) 3295-3545/3031-1172

Nossa Senhora do AmparoCidade Nova 8 - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18h e19h45 (Com. São José)Telefone: 3287-2418

Nesta sexta-feira, 25, às 19h terá inicio o 3o Encontro para Casais com o tema “Quem nos uniu foi Deus”, no Seminário Mãe da Divina Providência, na BR 316, KM 26. O objetivo do encontro é restaurar o matrimônio, fazer com que os casais vivam uma experiência profunda do amor e da doação. No retiro, haverá pregação de casais da comunidade que virão de Goiás e casais de comunidades i rmãs que part ic iparão do evento. De acordo com Tatiane Gomes, coordenadora da Missão Nova Aliança Belém, que está promovendo esse encontro para casais, serão abordados temas

como a identidade do homem e da mulher, o papel de cada um no casamento, afim de que os casais possam perceber a beleza que há no sacramento do matrimônio. Além disso, será discutida a relação individual, do casal, e , a relação que existe quando o casal tem filhos, pois eles passam a ser restaurados com essa graça de Deus à família. O encontro irá até o domingo, 27, e encerra-se com um grande almoço entre os participantes. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas na hora, no local, pelo site www.comnovalianca.com.br ou pelos telefones 32236772/ 80106025/80436615.

Encontro para CasaisDIVULGAÇÃO

Page 11: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014 11

A Semana

Ajude a manter a Fundação Nazaré de Comunicação. Ligue para 4006-9200 e seja sócio da Família Nazaré.

Testemunho de Fé Envie seu TESTEMUNHO para: [email protected]ÇÃO

Parabéns para você!

Thayana Cristina Dias D LimaWalquiria Mendes Quaresma30/04Adriana Catarina de Carvalho PaivaCarmelia Correa AlvesCatarina Guedes de CenaDalva Maria Monteiro LiraDemostenes Guerreiro DinizEdilene Cabral AmaralEstefânia Abreu QueirozGilberto dos Santos NunesIvani Souza LimaMaria Catarina Pinheiro de OliveiraMaria Rita Maia MachadoMiguelita Antonia FerreiraNatividade Ipiranga dos Reis

Nilcia Maria Tavares BarileTânia Cristina MagalhãesTerezinha Pompeu Gonçalves de Barros01/05Airton João Santos PereiraAlda Ângela de Macedo MauésDelfina Miranda Flor de LimaJosé Edmundo da Silva SantiagoJurandir Hermes da Rocha Maria Aparecida Moreira FrazãoMaria Carolina Thomaz PereiraMaria da Luz Santos RibeiroMaria de Kátia Moraes ReisMaria de Nazaré Padilha da SilvaRaimunda Ramos VieiraTerezinha de Jesus Fernandes do Amaral

Suane da Costa Carneiro27/04Antônio Cesar Azevedo NevesMaria Clara Almeida da SilvaMaria de Lourdes Silva das ChagasMaria Irismar Sales PaulaMaria Luzia Aroxo CamposMariana Oliveira de AzevedoOneide da Silva TavaresTâmara Márcia Rocha de Farias Zita Dezincourt da Silva28/04Abelar Carmo de Castro (In Memória)Andrea Lucia de Oliveira NascimentoAntonia CardosoClaudia Helena Souza MartinsClara Virginia Falcão GarciaLourenço Sousa MotaMarco Antônio Maciel da SilvaMaria Iolanda Silva RodriguesMaria Lourinho AbreuMaria Izabel LucenaMaria Terezinha Brito OliveiraMaria Terezinha de OliveiraNeuza Maria Gomes de Campos DiasOdete da Costa LimaVital da Cruz Pinheiro29/04Aracirema Figueiras MatosCarmen Hermes da RochaCarmem Lucia Carneiro BragaCezarina Costa GuimarãesLeina Claudia da Silva RibeiroLuzia Matilde Araújo NunesMarcos Santana de OliveiraMaria de Fátima Siqueira LisboaMaria Oneide Gomes BarbosaPedro Pinto Pereira da SilvaRaimundo dos Santos Cardoso

Eu agradeço a Deus, e a Nossa Senhora de Nazaré por estarem me possibilitando mais um ano de vida, perto de quem amo minha família, meus amigos, as pessoas que fazem parte do meu dia- a- dia. Amo festejar ao lado delas.

VALDINÉIA OLIVEIRA E SILVA, dia 25 de abril.

AGENDA DE DOM TEODORO TAVARES

n De 25 de abril a 1 de maio de 2014

w SEXTA, 25 DE ABRIL08:30h - Audiências11:00h - Missa de Páscoa dos funcionários da Fundação Nazaré de Comunicaçãow SÁBADO, 26 DE ABRIL08:30h - Reunião com Professores do IRFP18:00h - Celebração da Missa na Comunidade Jesus Misericordioso da Paróquia Imaculada Conceição no Bairro Castanheiraw DOMINGO, 27 DE ABRIL07:30h - Procissão da Divina Misericórdia saindo da Paróquia de São José - Belém09:00h - Celebração da Missa na Catedral18:00h - Celebração da Missana Paróquia João Paulo IIw SEGUNDA, 28 DE ABRILViagem a Cidade de Aparecida - SPw TERÇA, 29 DE ABRILAssembleia da CNBB - SPw QUARTA, 30 DE ABRILAssembleia da CNBB - SPw QUINTA, 01 DE MAIOAssembleia da CNBB - SP

Os compromissos de Dom Teodoro Mendes Tavares podem sofrer alterações sem aviso prévio.

n De 25 de abril a 1 de maio de 2014

AGENDA DE DOM IRINEU ROMAN

w SEXTA, 25 DE ABRIL08:30h - Audiências18:00h - Celebração da Missa de Páscoa da Região São Vicente de Paulo na Paróquia Cristo Reiw SÁBADO, 26 DE ABRIL20:00h - Celebração da Missa na Paróquia João Paulo IIw DOMINGO, 27 DE ABRIL08:00h - Missa na Paróquia Santa Terezinha no Bairro Águas Lindas11:30h - Celebração da Missa no TABOR19:30h - Celebração da Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus da Paróquia Divina Misericórdiaw SEGUNDA, 28 DE ABRILViagem a Cidade de Aparecida - SPw TERÇA, 29 DE ABRILAssembleia da CNBB - SPw QUARTA, 30 DE ABRILAssembleia da CNBB - SPw QUINTA, 01 DE MAIOAssembleia da CNBB - SP

n De 25 de abril a 1 de maio de 2014

AGENDA DE DOM ALBERTO CORRÊA

w 25 A 28 DE ABRILEm Roma

w 29 DE ABRIL A 1º DE MAIOAssembleia Geral da CNBB - Aparecida - SP

Os compromissos de Dom Alberto Taveira podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Os compromissos de Dom Irineu Roman podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Dona Maria de Lourdes acaba de completar 104 anos de idade, no último dia dia 21. Uma senhora saudável e cheia de fé. Tem o auxílio de duas curadoras, que lhe fazem companhia e cuidam dos afazeres domésticos. Pela sua idade, ela utiliza uma cadeira de rodas, já que não tem forças nas pernas para se manter

de pé. Busca ser independente, faz as compras no supermercado, ainda possui boa visão e fala com facilidade. Acima de tudo, não abandona a fé e a devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Pertencente à comunidade da Basílica Santuário, ela é presença assídua nas reuniões do ciclo de oração do Apostolado de

Oração. Dona Lourdes é um exemplo, uma mulher guerreira, e está provando que a fé rompe montanhas.

Por NILZA MACHADO (BRANCA), vendedora, 55

anos

26/04 - Pe. Frei Adilson Gomes dos Passos Miranda28/04 - Pe. Luiz Carlos Nunes Gonçalves01/05 - Pe. Francisco José Sadeck dos Santos

w Aniversário de ordenação dos padres e diáconos diocesanos

25/04 - Pe. Carlos Augusto Azevedo da Silva25/04 - Pe. Lucas Rodrigues Fuertes26/04 - Diác. Lacyr Milhomen Fernandes27/04 - Pe. Idair Bonadiman27/04 - Pe. Raimundo das Neves Almeida01/05 - Pe. Lucivaldo Corrêa da Silva01/05 - Pe. José Edmundo da Silva Santiago01/05 - Pe. Santiago Gomes Calzada

w Aniversário natalício de padres e diáconos diocesanos

25/04 Ângela Carla Pardal PossasEdson Luis Silva de SouzaMaria Arlete NascimentoMaria José Lopes dos SantosMaria José Teixeira de SouzaMarília Hadma Montoril SantiagoNerilda Nery dos SantosRarivaldo Coelho AlvesValdinea Oliviera e Silva26/04Antônio Nelson Félix NascimentoCláudia Conceição de Souza CardosoCleia Maria Queiroz LimaIvete Preciosa Figueiredo CostaJandira Campos AmanajásKemylly Nathaly Souza LopesLuiz Silva SantosMaria Conceição dos SantosMaria da Piedade Barbosa TavaresMaria Iramalia Braga OliveiraMaria Juliana Oliveira CardosoNilza Barbosa de LimaSandra Maria Serrão Loureiro

Page 12: Voz de Nazaré

Vi “Noé”, o filme de Darren Aro-nofski, dias depois da estreia, principalmente pelo fato de

ter voltado da porta do cinema, nos primeiros dias de exibição, por estar a sessão lotada. Aliás, creio que há um pouco de má vontade dos donos da casa para quem não paga ingres-so como idosos e críticos. As moças que trabalham nas bilheterias não mostram o mapa da sala, com as pol-tronas tomadas. Dizem logo que a sessão está lotada.

Bem, “Noé” já foi analisado sob o ponto de vista bíblico pelo amigo João Carlos Pereira, resta a minha impressão em termos de linguagem cinematográfica. E quero ressaltar que achei mais um blockbuster (superespetáculo comercial) de Hollywood. Engraçado é que antes de ser projetado o filme eu vi o trailer de mais uma aventura dos Transformers, personagens de quadrinhos que dão dinheiro em cinema.

Os robôs gigantes que surgem no anúncio, reaparecem na obra de Aronofski como os Guardiões. Ele preferiu usar gigantes de pedra (é a diferença dos tipos do gibi, que são feitos de lata) ao invés de anjos. Mais: em dado momento o “vilão” Tubal-Cain dispara uma pistola. Descobriu a pólvora! Bem, esses furos poderiam representar um hiato cômico num espetáculo de propósito sério. Tão

SANTA PACIÊNCIA - ANDRÉ ABREU

Q U A D R I N H O S

Na LocadoraPedro Veriano ([email protected])

Cinema & DVD

D a s m u i t a s versões da Vida de Cristo em cinema, salta este filme, concebido por um poeta que se dizia ateu: Pier Paolo Pasolini. Ele optou por uma narrativa pousada no neorrealismo italiano sobre o texto de Mateus com as palavras ilustradas por imagens sem adornos estéticos.

O diretor foi a Terra Santa tentar filmar nos lugares por onde Jesus andou. Achou que o cenário está muito modernizado, deixando marcas da disputa perene entre judeus e palestinos. A busca resultou num documentário que acompanha a edição de “O Evangelho”, em bluray.

Pasolini acabou filmando na Itália. Não usou atores profissionais e chegou a convocar a sua mãe para o papel de Maria idosa. Também abdicou de fisionomias de estampas. O seu Jesus, interpretado pelo espanhol estudante de economia Enrique Irazoqui usa uma barba rala e deixa sempre a impressão de um homem pobre e sério. Muitos coadjuvantes são populares, sem passado como atores. As casas e ruas são grutas e estradas empoeiradas. A música escolhida foi do argentino Luis Bacalov com trechos clássicos, inclusive de Bach e Prokofiev. Foge o glamour na busca da imagem histórica. E fica, com isso, o calor humano que não se vê em filmes pretensamente religiosos.

Pasolini dedicou seu trabalho ao papa João XIII. É sempre bom de rever.

P A L A V R A S C R U Z A D A S

Ainda Noé “O EvangelhoSegundo S. Mateus”

Eu indico o livro “Sim Sim! Não Não!", do padre Jonas Abib. Ele leva-nos a conscientizarmos sobre o controle da mente, revelando as obras das trevas, ensinado orações de renúncias e os passos para a libertação, afirmando que Jesus é o caminho.

WESLEY COSTA, 22, Universitário

eu indico

DIV

ULG

A'A

O

O filme prefere mostrar um gigantismo gerado em computadores

NASSRALLA

sério que cansa. Tomadas longas, cortes econômicos, más interpretações (Russel Crowe está repetindo o seu “Gladiador” que lhe deu um imerecido Oscar) arrastam o programa a ponto da gente consultar o relógio para ver quanto tempo ainda falta para a tortura que é permanecer na sala gelada.

A Paramount, que produziu o filme, mudou a propaganda e diz que é uma “inspiração”no Gênesis (nada

de adaptação). Não adianta. Se a ideia é filmar um assunto muito conhecido, especialmente de fundo religioso, deve existir certo repeito ao original. Pode-se dizer que cinema nunca representa uma cópia de textos famosos. Mas se há criações por sobre, como no caso da literatura - e eu lembro “O Corcunda de Notre Dame”, com Charles Laughton, que mudou o fim do livro, mas deixou um fecho bonito - isto deve valorizar a obra e não parecer um simples desrespeito ao original, compreendendo-se o quanto foi recriado. Nos livros bíblicos a liberdade de roteiristas cinematográficos alça vôos sempre e sempre. Lembram a Salomé de Rita Hayworth?

O dilúvio esteve em “A Bíblia” (The Bible), de John Huston, para o produtor italiano Dino di Laurentis. Resumia ao máximo a missão de Noé (o próprio Huston), mas o artesanato dava um resultado dinâmico. Aqui, no filme ora em cartaz, paira uma pretensão imensa, com um suspense gerado quando Noé vai matar as netas. A plateia torce para ele mudar de ideia, mas não se explica o fato diante

da vontade divina. Fica o endosso de um preconceito para com o sexo feminino. Alimenta-se a discussão sobre o primeiro livro bíblico que muitos ainda lêem “ao pé da letra”. Filmes como “Noé” preferem mostrar um gigantismo gerado em computadores (mesmo assim, a chuvarada é precária).

Re i n t e r p re t a r t e x t o s sagrados em cinema não é fácil. Gigantismo de produção não é formula. Exceto para gerar lucro. E certamente personagens como Noé condenariam isso.

BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 201412

Entretenimento

Quer coisa melhor do que viver sob a “Viver sob a luz de Cristo”. Nessa obra, as autoras destinam o conteúdo àqueles que se dedicam à catequese de adultos e estimula o leitor a viver iluminado pela Palavra de Deus, levando a experiência e ensinamentos do Senhor à profundidade da autêntica oração cristã, celebrada e vivida na comunidade e na Liturgia. O livro resulta em um processo catequético que se torna permanente na fase adulta, e é um guia da pedagogia de Deus, que nos conduz para dentro dele mesmo, rumo ao Mistério de sua presença amorosa.

O livro convida o leitor a refletir sobre o sagrado dever cristão de levar a paz e a felicidade que vêm de Deus pelos caminhos do mundo. De acordo com o autor, a mente e o coração de cada um de nós são como um lago que deve ser cuidado e protegido de toda forma de contaminação, para que as águas límpidas e alegres da paz interior não se turvem nem sequem. Propõe exercícios de oração e textos para a meditação que nos ajudarão a manter acesa a chama da esperança que é fonte de fé, amor e paz para o mundo.

n LEVAR A PAZ AOS DELA NECESSITAM (PAULINAS R$ 11,20 PÁGS 72)

n VIVER SOB A LUZ DE CRISTO - Catequese com adultos (PAULINAS R$ 24,90 PÁGS 240)

levando a experiência e ensinamentos do Senhor à

levando a experiência e ensinamentos do Senhor à levando a experiência e ensinamentos do Senhor à

nós são como um lago que deve ser cuidado e

nós são como um lago que deve ser cuidado e nós são como um lago que deve ser cuidado e

LIVROS E CD'SBOA DICA

(o próprio Huston), mas o artesanato

(o próprio Huston), mas o artesanato (o próprio Huston), mas o artesanato

dava um resultado dinâmico. Aqui,

dava um resultado dinâmico. Aqui, dava um resultado dinâmico. Aqui,

no filme ora em cartaz, paira uma

no filme ora em cartaz, paira uma no filme ora em cartaz, paira uma

pretensão imensa, com um suspense

pretensão imensa, com um suspense pretensão imensa, com um suspense

gerado quando Noé vai matar as netas.

gerado quando Noé vai matar as netas. gerado quando Noé vai matar as netas.

A plateia torce para ele mudar de

A plateia torce para ele mudar de A plateia torce para ele mudar de

ideia, mas não se explica o fato diante

ideia, mas não se explica o fato diante ideia, mas não se explica o fato diante

da vontade divina. Fica o endosso

da vontade divina. Fica o endosso da vontade divina. Fica o endosso

w O FILME cria expectativas pelo enredo

Page 13: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014

BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014

DCaderno oisBelém é uma cidade de João Paulo IIHá 33 anos, Belém recebeu a visita apostólica de João Paulo II

A aterrissagem do Papa Fran-cisco em terras cariocas, às 15h45 do dia 22 de julho de

2013, emocionou milhares de brasi-leiros. Um momento que deixa qual-quer católico comovido. A imagem serena, a fisionomia carismática e o título carregado antes do nome têm peso e fazem lembrar.

Há 33 anos, completados no último dia 8 de julho também de 2013, Belém viveu a mesma emoção. Era a primeira vez que um Pontífice visitava o Brasil. Entre as 13 cidades percorridas em 12 dias, lá estava Belém, a capital reconhecida pela devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Ainda ágil, aos 60 anos o então Papa João Paulo II permaneceu em solo paraense por menos de 24 horas, um tempo curto, mas suficiente para ficar marcado na memória de quem presenciou um dos momentos mais importantes da visita, a realização de uma missa solene em plena via pública (que mais tarde, em homenagem ao Papa morto em 2005, seria rebatizada em seu nome).

A aposentada Maria do Carmo da Silva Ferreira mora na Avenida João Paulo II e viu o Papa de perto. A chegada do Papa João Paulo II foi para ela o momento mais importante das mais de cinco décadas vividas no endereço de vista privilegiada. “Eu cheguei a sonhar que o Papa vinha à minha casa e eu servia um cafezinho pra ele. Parece brincadeira, mas é verdade. Sorte que eu contei antes da visita dele porque ele veio mesmo. Ficou aqui na minha porta”, diz a aposentada de 82 anos.

“Era tanta gente aqui em casa que eu não consigo nem imaginar um número. Tinha de bebê a idoso de maca para prestigiara visita de Karol Wojtyla”, recorda emocionada.

Raimunda Lucena, 50, não esquece a feição do Papa João Paulo II. Afinal, ele passou bem perto dela: “aquele rosto rosado, sempre sorridente... Foi muito emocionante ficar a poucos metros daquele homem que agora será reconhecido Santo pela Igreja”, diz.

Mas não são apenas os paraenses que se emocionam ao falar de João Paulo II. Os Cardeais, Arcebispos, B i s p o s e p a d re s t a m b é m . O Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico, por exemplo, aos 86 anos de idade fica com os olhos cheios de lágrimas ao falar de Karol Wojtyla, quem o nomeou e o enviou para Belém do Pará.

Dom Zico comemorou 33 anos de sagração episcopal no dia 6 de janeiro deste ano. A data lembrou a nomeação do Arcebispo, em 6

w EM BELÉM multidão queria ver João Paulo II. Pontífice conquistou os paraenses com seu carisma

DIVULGAÇÃO

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Belém, c o o rd e n a d a p e l o p a d re Claudio Pighin, realizará uma preparação para o Dia Mundial das Comunicações, que será realizado no dia 1 de junho. A preparação acontecerá no dia 4 de maio, no Centro Social de Nazaré.

Na ocasião, a Irmã Joana Puntel, que é referência no setor de comunicação da Igreja Católica, no Brasil e exterior fará uma palestra acerca do tema proposto pelo Papa Francisco, que será “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”, às 16h.

Ao final da preparação, as pastorais da comunicação da Arquidiocese de Belém farão uma exposição de seus trabalhos desenvolvidos junto à paróquia pertencente. Às 18h haverá uma missa solene em alusão ao Dia das Comunicações, na Basí l ica Santuário de Nazaré. Participe!

Dia Mundial das Comunicações

de janeiro de 1981, pelo Papa João Paulo II, na Basílica de São Pedro, em Roma. “Tenho muitos motivos para agradecer, em primeiro lugar a Deus. Agradeço, também, a João Paulo II, que me ordenou e concedeu-me esse título. Tive a graça de ser ordenado Bispo pelas mãos do bem aventurado João Paulo II”, diz emocionado Dom Zico.

O Arcebispo Emérito conta que o Papa João Paulo II o instituiu

Bispo e o enviou para Belém como Arcebispo Coadjutor, com direito a sucessão. “Ele mesmo me ordenou, no dia 6 de janeiro de 1981”, lembra. A indicação foi feita pelos religiosos que observaram seu potencial. Sua relação com o povo paraense iniciou-se no dia 5 de dezembro de 1980, após ser nomeado. Chegou a Belém no dia 7 de março de 1981.

D o m Z i c o d i z q u e n u n c a imaginou chegar a ser Bispo um

dia, mas era exatamente o que Deus planejava para sua vida. Planejou, ainda, que João Paulo II fizesse parte dessa história. “É uma alegria redobrada”, comenta.

Uma comitiva de religiosos e fiéis viajará para Roma, para participar da canonização de João Paulo II e João XXIII. Irão o Arcebispo de Belém Dom Alberto Taveira Corrêa e o Arcebispo Emérito Dom Vicente Joaquim Zico e o diácono João da Graça.

Page 14: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 20142

Igreja Caderno Dois

FESTIVIDADES

Igreja celebra o Santo Guerreiro Festejos seguirão até o dia 29 deste mês e contarão com programação litúrgica e cultural

A Paróquia de São Jorge convida a todos para participarem da Fes-tividade do seu Santo Padroeiro,

iniciada no dia 20, com a missa de aber-tura. A paróquia adverte aos moradores da área que durante a festividade haverá mudanças no trânsito da avenida Dalva. A festividade se estenderá até o dia 29.

Dom Irineu Roman estreou sua primeira missa como novo Bispo Auxiliar de Belém, presidindo a solenidade em homenagem a São Jorge, no dia 23, às 10h, transmitida ao vivo pela TV Nazaré.

A festividade tem como tema “Com São Jorge na luta contra o tráfico humano”, contribuição da Paróquia no debate social sobre a Campanha da Fraternidade 2014, que desta vez aborda o tema do tráfico de pessoas para exploração sexual e tráfico de órgãos. Além disso, o tema retoma o mesmo assunto abordado por uma novela no ano passado, cujo título do folhetim fazia alusão a São Jorge.

Durante o per íodo fest ivo, a comunidade da Marambaia viverá momentos de oração com a celebração de missas e muito louvor. A novidade deste ano é que a programação contará com a novena em honra de São Jorge iniciada dia 21 e segue até o dia 28, na igreja Matriz.

A Paróquia centralizou todos os eventos no salão de recepção para manter a comunidade ainda mais próxima. Dentre os eventos em comunidade, haverá o tradicional arraial com venda de comidas típicas, além de passeio ciclístico, a 2ª Caminhada da Juventude, o 2º Concurso de Fotografia da Pascom e o Mini-Arraial.

Mais informações podem ser obtidas por meio da PASCOM ([email protected]) ou com a Coordenação Geral pelos telefones 81998832 / 96421024/8165-0331.

PASCOM SANTA RITA

IVAN CARDOSO/ARQUIVO

w PARÓQUIA geralmente fica lotada de fiéis durante o período da festividade

w LANÇAMENTO Padre André apresentou o cartaz oficial da festa

LUIZ ESTUMANO/ARQUIVO

A festividade em honra a Santa Rita de Cássia já está na reta final na paróquia localizada no conjunto Cidade Nova V, em Ananindeua. A missa para o anúncio oficial à comunidade aconteceu no dia 6 de abril, quando o pároco Padre André Teles divulgou o tema da Festividade/2014 - “Com Santa Rita de Cássia, vivamos a liberdade na comunhão e fraternidade”, e o lema “Santa Rita de Cássia, modelo de vida fraterna e comunitária”, reflexões para o período da festa que será de 16 a 25 de maio.

O tema está relacionado à Campanha da Fraternidade, uma vez que chama a atenção para a temática da liberdade que, na perspectiva cristã, significa estar em comunhão com Aquele que é o Pai do céu e de viver em fraternidade com os irmãos e irmãs, os quais são filhos do mesmo Pai, de acordo com a explicação do Padre André, no momento em que foi apresentado o cartaz oficial da festividade para a comunidade.

O pároco Padre André aproveitou o momento de lançamento da festividade para abençoar as imagens que percorrerão a comunidade, conduzidas por integrantes das diversas pastorais daquela igreja, membros paroquianos que receberam do sacerdote também

a bênção de envio para a peregrinação que será realizada nas casas dos devotos da Santa do Impossível.

A festividade da Padroeira iniciará no dia 16, porém a Paróquia já vive um momento de alegria, um clima de festividade, visto que é grande a movimentação com os preparativos para o período. Padre André refletiu dizendo que “a Festividade da Padroeira deve ser um momento de profunda espiritualidade porque Santa Rita de Cássia foi um grande exemplo para todos nós. Ela soube viver de uma maneira fraterna, sendo jovem, mulher, esposa, mãe e religiosa. Viveu para a sua família e para a sua congregação religiosa na vida monástica”.

A vida de Santa Rita é modelo de comunhão fraterna para Padre André que ressalta : “Ela soube deparar-se com a diferença de cada um, considerando a todos como um dom de Deus para sua vida, tanto na alegria como na tristeza. Desta forma, todos nós paroquianos envolvidos em Pastorais, movimentos, serviços e comunidades queremos ter Santa Rita de Cássia como modelo e sermos capazes de viver como verdadeiros filhos de Deus e irmãos entre nós”.

Paróquia Santa Rita de Cássia anuncia tema da festividade 2014

Page 15: Voz de Nazaré

3BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014

Arquidiocese Caderno Dois

Começa no próximo dia 30, a 52a Assem-bleia Geral da CNBB.

O encontro será realizado no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida, São Paulo. O evento reunirá mais de 300 bispos de todo o Brasil e segue até 9 de maio. Na As-sembleia, serão debatidos sete temas prioritários, dez temas diversos e o tema central “Co-munidade de comunidades: uma nova paróquia”. E tam-bém da reunião com os bispos, retiro, celebrações especiais e comunicação.

Ainda sobre a pauta a ser tratada, haverá análises de conjuntura política e social e eclesial; a preparação para a 3a Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que irá debater os novos desafios da família para a nova evangelização; a exortação sobre a nova evangel ização do Papa Francisco. Além disso, serão debatidas a avaliação e Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) de 2015 a 2018, bem como também as consequências e desaf ios pastorais da J o r n a d a M u n d i a l d a Juventude. Os regionais da CNBB e a Amazônia também serão discutidos.

N o s d i a s e m q u e transcorrerá a 52a Assembleia Geral da CNBB acontecerão reuniões dos Conselhos Episcopais dos Regionais e dos bispos referenciais. Em outros momentos de comunicação das Comissões Episcopais, dos organismos d o p ovo d e D e u s , d o grupo de trabalho sobre o Concílio Vaticano II e das dioceses serão abordados os desdobramentos e aplicações e do acordo do Brasil com a Santa Sé, a administração do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, a fala do presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) sobre a situação dos indígenas no Brasil, a Pastoral do Dízimo e os 300 anos do encontro d a i m a g e m d e N o s s a Senhora Aparecida.

Os bispos que participarão d e s s a A s s e m b l e i a s ã o convocados de acordo com as disposições regimentais da CNBB. A participação dos bispos eméritos não é obrigatória, porém muitos são convidados a partilhar suas experiências, confirma o subsecretário adjunto de pastora l da CNBB, padre Francisco Wloch, “os bispos eméritos são numerosos no Brasil e dão uma rica contribuição para

IGREJA REUNIDA

52ªAssembleia Geral da CNBBEncontro reúne Bispos de todos os cantos do país para direcionar a Igreja no Brasil

w REUNIÃO Bispos vão discutir os desafios na nova evangelização no Brasil

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Algumas atividades já têm data definida no calendário da 52ª AG. No dia 1º de maio, às 20h30, haverá a entrega dos Prêmios de Comunicação, no Auditório da TV Aparecida.

No dia 3, o tema “Caminhando na Fé”. O pregador este ano será o arcebispo de Chieti, em Vasto (Itália), Dom Bruno Forte.

No dia 4 de maio, às 8h, os bispos celebrarão missa solene, no Santuário de Aparecida, em honra a São José de Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”, canonizado no último dia 3 abril pelo Papa Francisco.

No dia 6, os bispos participarão de uma celebração ecumênica, no Centro de Eventos.

Durante a Assembleia serão divulgadas, ainda, mensagens sobre o Dia dos Trabalhadores e sobre as eleições.

PROGRAMAÇÃO

a Assembleia, o que ajuda muito na caminhada da Igreja do Brasil”, disse o padre.

O clero de Belém também participará da Assembleia G e r a l . O A r c e b i s p o Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que está em Roma, voltará

ao Brasil no próximo dia 28, e irá direto para o encontro, assim como o Arcebispo Emérito de Belém, Dom

Vicente Zico, e os Bispos Auxiliares de Belém, Dom Teodoro Mendes Tavares e Dom Irineu Roman.

w POLÍTICA mobilização por lisura nas eleições

Coalizão divulga cartilha sobre Reforma Política e Eleições Limpas Membros da Coalizão

Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas divulgaram no dia, 22, a cartilha sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular pe la Reforma Po l í t i ca Democrática e Eleições Limpas, intitulada “Por um sistema político identificado com as reivindicações do povo”. A divulgação ocorreu durante entrevista coletiva à imprensa, na Câmara dos Deputados, da qual participaram o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, os membros do C o n s e l h o Fe d e r a l d a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Aldo Arantes, Cláudio Pereira e Marcello Lavenère, e a diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Jovita Rosa. Na ocasião, houve também o lançamento da Coalizão Parlamentar pela Reforma Política.

A cartilha explica o que é a Coalizão pela Reforma Polít ica Democrática e Eleições Limpas, constituída por 95 entidades, entre elas a CNBB, bem como os principais pontos da p ro p o s t a : a p ro i b i ç ã o

de doações de recursos financeiros de empresas para financiar campanhas eleitorais; a mudança no sistema de votação, sendo feito em dois turnos, no qual, no primeiro, o eleitor votaria em um programa, em ideias e, no segundo turno, escolheria as pessoas que irão colocar em prática o projeto; a equiparação entre o número de homens e m u l h e r e s n o m e i o político, sendo que, para cada candidato homem, ter ia uma mulher ; e a regulamentação do artigo 14 da Constituição de 1988, que trata dos instrumentos de participação popular.

FINANCIAMENTO DE CAMPANHASDurante a coletiva, dom

Leonardo falou sobre a prévia da votação da Ação Direta de Inconstitucionalidade ( A D I n ) n ú m e ro 4 6 5 0 , impetrada no Supremo Tribunal Federal (STF) pela OAB. Até o momento, há seis votos a favor da inconstitucionalidade de artigos da Lei Eleitoral (9.504/1997), que tratam de doações a campanhas eleitorais por pessoas físicas

e jurídicas, e de trechos da Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995), que disciplinam a forma e os limites para efetivação de doações a partidos políticos no Brasil. “A coalizão tem trabalhado para que, realmente, o poder econômico tenha cada vez menos influência nas nossas eleições”, disse dom Leonardo.

Na Câmara dos Deputados, um projeto de emenda constitucional prevê tornar a prática de doações de empresas privadas uma norma da Constituição Federal. Para dom Leonardo, o resultado prévio da votação no STF já demonstra que não será possível. “O desejo aqui na Câmara, por um determinado grupo de trabalho, é que se constitucionalize essa

participação econômica. O Supremo está sinalizando que isso não seja constitucional”, resumiu.

O secretário geral do Conselho Federal da OAB, Cláudio Pereira, ressaltou o sentido de igualdade de condições na disputa eleitoral que a inconstitucionalidade da Lei representa. “O que o Supremo faz ao impedir que as empresas interfiram no processo político eleitoral é aprimorar o processo político eleitoral, é permitir que a vontade popular prevaleça em igualdade de condições, contribuindo com isso para legitimação ainda maior dos nossos representantes eleitos pelo voto do povo”, disse.

O membro do Conselho Federal da OAB e Comissão Brasileira de Justiça e Paz

(CBJP), Marcello Laverère Machado, considerou a coletiva como um convite à imprensa, “responsáveis pela formação da opinião plural”, para comunicar que, no final deste ano, acontecerão as últimas eleições com financiamento de empresas. “Certamente, em 2016 nós não teremos mais a participação do dinheiro das empreiteiras, das pessoas jurídicas, do capita l f inanceiro, dos bancos, tornando desigual a luta política, entre outras conquistas que esperamos até as próximas eleições, como a paridade de gênero, o f o r t a l e c i m e n t o d o s instrumentos da democracia direta”, comemorou Lavenère.

COALIZAÇÃOPARLAMENTARLogo após a coletiva,

houve o lançamento da Coalizão Parlamentar pela Reforma Política e Eleições Limpas, que conta com o apoio, segundo dados da OAB, de 170 parlamentares.

Informações sobre a aquisição da cartilha pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (61) 2193-9658.

Page 16: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 20144

Arquidiocese Caderno Dois

A ampla instalação da Paróquia Santa Rita de Cássia tornou-se

pequena para receber a co-munidade que foi levar o último adeus ao Padre José Maria Carvalho Alves, mais conhecido como Padre Ze-zinho. Era um momento de consternação, pois o sacerdo-te tornou-se muito querido pelos paroquianos a quem ele assistiu no 13 anos que se dedicou à paróquia locali-zada na travessa WE 32, no conjunto Cidade Nova V, no município de Ananindeua, área da Região Metropolita-na de Belém.

Fragilizado pelas condições de saúde prejudicadas, o Padre Zezinho deixou suas funções como Pároco, no dia 8 de fevereiro, quando tomou posse o novo pároco, Padre André Te le s . O Padre Zezinho foi passar um período de descanso com seus familiares no estado do Rio de Janeiro, depois retornou ao Pará, para dar continuidade ao acompanhamento médico que já vinha realizando aqui. Entretanto, não resisitiu a uma parada cardíaca e faleceu no dia 23.

A n o t í c i a c h e g o u à Paróquia de Santa Rita no meio da tarde, informando o falecimento do Padre Zezinho, fato que colocou a comunidade em prontidão para receber o corpo do sacerdote. Por volta das 22h, o Bispo Auxiliar Dom Irineu Roman, deu início à missa de

DESPEDIDA

Paroquianos emocionados no adeus ao Padre ZezinhoSacerdote dedicou 13 anos de sua vida ao anúncio do Evangelho

DIVULGAÇÃO

corpo presente, junto com Padre André Teles, diáconos e seminaristas que conviveram

com Padre Zezinho. Dom Teodoro também esteve presente à missa.

A i g re j a l o t a d a p o r paroquianos ecoava em voz uníssona os hinos e louvores que Padre Zezinho costumava rezar, sobretudo os cantos e levados na Novena de Santa Rita, celebração conduzida por Padre Zezinho, que contava com um grande número de fiéis todas as quintas-feiras, a partir das 18h. Após a missa com Dom Irineu, seguiu-se o velório com momentos de reflexão e louvores, organizados pelos grupos e movimentos pastoorais que se organizaram em horários diferentes para render homenagens à memória do Padre Zezinho.

Na quinta-feira, Padre André Teles, celebrou missa pela alma do antigo pároco, às 8h. E no início da tarde, D o m A l b e r t o Ta ve i r a Correa, presidiu as Exéquias do Padre Zezinho, durante missa às 14h, concelebrada por Dom Teodoro Mendes e Dom I r ineu Roman, B i s p o s Au x i l i a r e s d e B e l é m , a l é m d e D o m

Vicente Zico, Arcebispo Emérito de Belém.

A d e s p e d i d a d a c o m u n i d a d e a o Pa d re Zezinho emocionou a todos. Dom Alberto Taveira Corrêa, chegou a expressa r - se afirmando que “rosto bonito é aquele lavado por lágrimas, pois representa o verdadeiro sentimento de amizade que marcou a vida de Padre Zezinho, na sua incansável doação pela sua Paróquia”, d i s s e o A r c e b i s p o . Durante a missa, houve um momento dedicado ao testemunho de várias pessoas e dos sacerdotes que conviveram com ele.

Dom Alberto presidiu as exéquias de Padre Zezinho na presença de seus familiares e diante de uma igreja lotada. Após a missa, homens de várias pastorais organizaram a saída do corpo para o sepultamento em um cemitério particular e e o cortejo foi acompahado por muitas pessoas que o seguiram em diversos ônibus e veículos que se integraram às depedidas do padre.

w SAUDADE Exemplo de dedicação ao sacerdócio

A Igreja Nossa Senhora das Mercês, localizada no bairro da Campina, segue em 2014 com sua programação normal, mas evangelizando como nunca. Todos os dias a comunidade se reúne na Igreja para a adoração ao Santíssimo Sacramento, que é realizado das 07h30 às 17h.

As missas são realizadas todos os dias de segunda a domingo, em diferentes horários, pela manhã às 12h e tarde

17h. Toda a terceira sexta-feira de cada mês é realizada a Vigília Eucarística. A celebração acontece às 20h e segue até o amanhecer do outro dia.

Nos finais de semana não é diferente. Todo o sábado ás 15h o grupo de oração ‘Cura-me senhor!’ sereúne para reflexão da Palavra de Deus. A Evangelização segue o ano inteiro. A partir do dia 14 de junho, serão realizados todos os sábados às

17h a missa da misericórdia.A Igreja também já se prepara

para o Seminário de Vida no Espírito Santo, que é o encontro semanais de oração, pregação e partilha fraterna com o objetivo de levar os seus participantes a vivenciarem o encontro pessoal com Jesus Cristo. Serão promovidos nos primeiros domingos do mês de junho, agosto, outubro e dezembro, das 9h às 17h.

Igreja das Mercês divulga programação

No cl ima da Páscoa, a grupo de Intérpretes Católicos do regional Centro-Oeste da CNBB e a Pastoral dos Surdos da arquidiocese de Brasília (DF) promovem a 6ª edição da Via Sacra de Surdos, no sábado, 26.

O evento iniciou em 2009, com uma simplesencenação. Atualmente, o grupo é composto por 120 atores surdos e 30 personagens ouvintes e intérpretes que auxiliam na preparação da peça. Famílias dos surdos também part ic ipam da organização e atuam como figurantes.

A encenação é realizada na Língua Brasileira de Sinais (Libras), com tradução simultânea de intérpretes. Os def ic ientes v i sua i s contam com audiodescrição por meio de um aparelho específico. O repertório musical da encenação também é em libras, interpretado por cantoras surdas. Este ano, terá a participação de uma musicista com deficiência visual.

A Via Sacra de Surdos terá início às 16h, no Aeroclube de Brasília, localizado na 903 Sul. Entrada franca.

Pastoral realizará Via Sacra de Surdos

Page 17: Voz de Nazaré

5BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014

Arquidiocese Caderno Dois

IGREJA

Espiritualidade do Clero para a Páscoa do Senhor

Ele lança um apelo às comuni-dades eclesiais para não cairem nas invejas e ciúmes: “dentro

do povo de Deus e nas diversas co-munidades, quantas guerras” (98). “A quem queremos evangelizar com estes comportamentos?” (100). Su-blinha a necessidade de fazer cres-cer a responsabilidade dos leigos, mantidos “à margem nas decisões” por um “excessivo clericalismo” (102). Afirma que “ainda há neces-sidade de se ampliar o espaço para uma presença feminina mais inci-siva na Igreja”, em particular “nos diferentes lugares onde são tomadas as decisões importantes” (103). “As reivindicações dos direitos legítimos das mulheres (…) não se podem so-brevoar superficialmente” (104). Os jovens devem ter “um maior pro-tagonismo” (106). Diante da escas-sez de vocações em alguns lugares o Papa afirma que “não se podem encher os seminários baseados em qualquer tipo de motivação” (107).

Abordando o tema da inculturação, o Papa lembra que “o cristianismo não dispõe de um único modelo cultural” e que o rosto da Igreja é “multiforme” (116). “Não podemos esperar que todos os povos … para expressar a fé cristã, tenham de imitar as modalidades adotadas pelos povos europeus num determinado momento da história” (118). O Papa reitera “a força evangelizadora da piedade popular” (122) e incentiva a pesquisa dos teólogos convidando-os a ter “a peito a finalidade evangelizadora da Igreja” e a não se contentar “com uma teologia de escritório” (133).

Em seguida o Papa detém-se “com uma certa meticulosidade, na homilia”, porque “são muitas as reclamações em relação a este importante ministério e não podemos fechar os ouvidos” (135). A homilia “deve ser breve e evitar de parecer uma conferência ou uma aula “ (138), deve ser capaz de dizer “palavras que façam arder os corações”, evitando uma “pregação puramente moralista ou de endoutrinar” (142). Sublinha a importância da preparação, “um pregador que não se prepara não é ‘espiritual’, é desonesto e irresponsável” (145). “Uma boa homilia deve conter … ‘uma ideia, um sentimento, uma imagem’” (157). A pregação deve ser positiva, para que possa oferecer “sempre esperança” e não deixe “prisioneiros da negatividade” (159). O próprio anúncio do Evangelho deve ter características positivas: “proximidade, abertura ao diálogo, paciência, acolhimento cordial que não condena” (165).

Falando dos desafios do mundo contemporâneo, o Papa denuncia o atual sistema econômico: “é injusto pela raiz” (59). “Esta economia mata” porque prevalece a “lei do mais forte”. A atual cultura do “descartável”

Arquidiocese de Santa Maria de Belém do Grão- ParáEspiritualidade do Clero para a Páscoa do Senhor

Local: Igreja de Santo Alexandre, 14 de abril de 2014.

Nesta edição, a Voz de Nazaré, continua apresentando a reflexão sobre a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, tema da Espiritualidade do Clero para a Páscoa do Senhor, em preparação à Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. O Padre Agostinho Cruz, Vigário Episcopal da Região Episcopal São João Batista e Pároco de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci, foi quem dirigiu a apresentação do documento.

LUIZ ESTUMANO/ARQUIVO

2º PARTE

criou “algo de novo”: “os excluídos não são ‘explorados’, mas ‘lixo’, ‘sobras’” (53). Vivemos uma “nova tirania invisível, por vezes virtual” de um “mercado divinizado”, onde reinam a “especulação financeira”, “corrupção ramificada”, “evasão fiscal egoísta” (56). Denuncia os “ataques à liberdade religiosa” e as “novas situações de perseguição dos cristãos (…) Em muitos lugares trata-se pelo contrário de uma difusa indiferença relativista” (61). A família - continua o Papa - “atravessa uma crise cultural profunda” “ Reafirmando “a contribuição indispensável do matrimônio para a sociedade” (66 ), sublinha que “o individualismo pós-moderno e globalizado promove um estilo de vida (…) que perverte os vínculos familiares” (67) .

O Papa Francisco reafirma “a íntima conexão entre evangelização e promoção humana” (178 ) e o direito dos Pastores “para emitir opiniões sobre tudo o que se relaciona com a vida das pessoas” (182). “Ninguém pode exigir de nós que releguemos a religião à secreta intimidade das pessoas, sem qualquer influência na vida social”. Cita João Paulo II onde diz que a Igreja “não pode nem deve ficar à margem da luta pela justiça” (183). “Para a Igreja, a opção pelos pobres é uma categoria teológica” antes de ser sociológica. “Por isso peço uma Igreja pobre para os pobres. Eles

têm muito a ensinar-nos” (198). “Até que não se resolvam radicalmente os problemas dos pobres … não se resolverão os problemas do mundo” (202). “A política, tanto denunciada” - diz ele - “é uma das formas mais preciosas de caridade”. “Rezo ao Senhor para que nos dê mais políticos que tenham verdadeiramente a peito (…) a vida dos pobres!” Em seguida, um aviso: “qualquer comunidade dentro da Igreja” que se esquecer dos pobres corre “o risco de dissolução” (207) .

O Papa nos convida a cuidar dos mais fracos: “os sem-teto, os dependentes de drogas, os refugiados, os povos indígenas, os idosos cada vez mais sós e abandonados” e os migrantes, para quem o Papa exorta os Países “a uma abertura generosa” (210 ). Fala das vítimas de tráfico e de novas formas de escravidão: “Nas nossas cidades está implantado este crime mafioso e aberrante, e muitos têm as mãos cheias de sangue por causa de uma cumplicidade cômoda e silenciosa” (211). “Duplamente pobres são as mulheres que sofrem situações de exclusão, maus tratos e violência” ( 212) . “Entre estes fracos que a Igreja quer cuidar” estão “as crianças em gestação, que são as mais indefesas e inocentes de todos, às quais hoje se quer negar a dignidade humana” (213) . “Não se deve esperar que a Igreja mude a sua posição sobre esta questão (…) Não é progressista fingir

de resolver os problemas eliminando uma vida humana” (214). E depois, um apelo para o respeito de toda a criação: “somos chamados a cuidar da fragilidade das pessoas e do mundo em que vivemos” ( 216) .

No que diz respeito ao tema da paz, o Papa afirma que é “necessária uma voz profética” quando se quer implementar uma falsa reconciliação “que mantém calados” os pobres, enquanto alguns “não querem renunciar aos seus privilégios” (218). Para a construção de uma sociedade “em paz, justiça e fraternidade” indica quatro princípios (221): “o tempo é superior ao espaço” (222) significa “trabalhar a longo prazo, sem a obsessão dos resultados imediatos” (223). “A unidade prevalece sobre o conflito” (226) significa operar para que os opostos atinjam “uma unidade multi-facetada que gera nova vida” (228). “A realidade é mais importante que a ideia” (231) significa evitar que a política e a fé sejam reduzidas à retórica (232). “O todo é maior do que a parte” significa colocar em conjunto globalização e localização (234).

Orientador: Pe. Agostinho Cruz, Vigário Episcopal da Região Episcopal São João Batista e Pároco de São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci.

Continua na próxima edição.

w VGGHGG Igghghghghghghghghghghghghghghghghghghgghghghghghghghghghghghghgh

Page 18: Voz de Nazaré

belém, De 25 De abril a 1 De maio De 20146

Page 19: Voz de Nazaré

7BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014

Cidade Caderno Dois

PERÍODO PASCAL

Igreja de Belém em intensas Celebrações iniciam o período de renovação do povo cristão

Na semana passada a Igreja de Belém se uniu para celebrar vá-

rias missas e procissões do perí-odo pascal da Igreja Católica.

Em Belém, a quinta-feira santa começou cedo, às 9h com a missa do Crisma, na ocasião houve o pontifical de Bênção dos Óleos e a renovação das promessas sacerdotais. Com os bispos de Belém, 200 pessoas entre sacerdotes e seminaristas da Arquidiocese, além de inúmeros fiéis participaram da celebração, que teve o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Ta ve i r a C o r r ê a c o m o p r e s i d e n t e , n a S é Catedra l , no bairro da Cidade Velha.

O Bispo Auxiliar, Dom Teodoro Mendes disse que o “Tríduo Pascal é o ponto alto onde celebramos hoje a páscoa, e a ceia do Senhor, sexta-feira da paixão do Senhor, sábado a grande v i g í l i a e n o d o m i n g o a r e s s u r r e i ç ã o . N ó s convidamos todos do povo de Deus para participarem das celebrações, pois é um momento único na Igreja”.

Já Dom Irineu Roman, também Bispo Auxil iar de Belém, explicou que na quinta-feira santa é a celebração da benção dos Santos Óleos e a renovação sacerdotal. “Em primeiro lugar, estou muito feliz em participar pela primeira vez depois de ter sido ordenado como Bispo Auxiliar e estar aqui, na Catedral de Belém,

para renovar as promessas sacerdotais, junto com todos os sacerdotes e os demais bispos pela primeira vez. A importância disso é que hoje (quinta-feira santa, 18) nós firmamos a nossa fidelidade a Jesus e a Igreja. Nós renovamos os nossos votos, a fidelidade à Jesus Cristo, a Igreja e também a benção dos Santos Óleos que depois serão levados de volta às paróquias para as comunidades usarem nas celebrações do batismo, unção da crisma, unção dos diáconos e sacerdotes, e unção dos enfermos”, explicou o bispo auxiliar.

Durante sua homilia Dom Alberto Taveira Corrêa falou sobre a libertação que faz parte do tema da Campanha da Fraternidade de 2014. “Despojem-se de tudo o que é supérfluo todas as pessoas chamadas ao Reino de Deus. Façam-se pobres no coração e no bolso, todos os que são convocados à festa da partilha da vida. Chegue a novidade do Evangelho que liberta os escravos e cativos, atados por todas as amarras novas e antigas, pois é para a liberdade que Cristo libertou. Desapareça a terrível chaga do tráfico humano, e daqui, olhando para nossas terras e águas, saia o anúncio da plena liberdade”, disse o Arcebispo.

Ao final da celebração os Óleos foram entregues pe lo representante de cada Região Episcopal p a r a a u n ç ã o e m a i s tarde retornarão para as

Na sexta-feira Santa, 18, a Igreja não celebra a eucaristia, mas sim recorda a morte de Cristo por uma celebração da Palavra de Deus, constando de leituras bíblicas, de preces solenes, adoração da cruz e comunhão sacramental.

Este dia é marcado por duas procissões, a do Senhor dos Passos e a Nossa Senhora das Dores. A primeira saiu da Basílica Santuário de Nazaré, às 7h30 com a imagem de Jesus Cristo coroado de espinhos, ensaguentado e carregando uma cruz nas costas. Durante toda a procissão a Via-Sacra foi vivida com bastante intensidade pelos fiéis que desde cedo estavam presentes para seguir a procissão cantando, rezando e fazendo a sua ref lexão pessoal . O Bispo Auxiliar de Belém, Dom Teodoro Mendes acompanhou essa procissão.

Em outro ponto da cidade saía às 8h30, da Igreja de São

João Batista na Cidade Velha, a procissão de Nossa Senhora das Dores. Nessa procissão é realizado cantos penitenciais e com as figuras bíblicas das ‘mulheres piedosas’, como é o caso de Verônica, que teria enxugado o rosto ensanguentado de Jesus numa toalha, na qual ficou estampada a sua face, Maria Madalena e outras mulheres que acompanharam a caminhada de Jesus para o Calvário. Muitos fiéis também participaram cantando e rezando no cortejo que seguiu pelas ruas do bairro.

A imagem da Mãe e do Filho se encontraram na Igreja de Nossa Senhora das Mercês, no bairro da Campina, na chegada padre Agostinho Cruz presidiu o Sermão do Encontro. Este momento recorda o que aconteceu na Sexta-feira Santa, e faz um apelo à conversão, recorrendo à dramaticidade da dor de Nossa Senhora e das

Procissão de Encontro com Jesus

comunidades e paróquias de toda a Arquidiocese de Belém.

À s 1 8 h , t a m b é m d a quinta-feira santa, 18, houve

a missa da Ceia do Senhor que teve o tradicional lava pés, instituição do sacerdócio e eucaristia e transladação do Santíssimo Sacramento

para a adoração até às 00h, também na Catedral Metropolitana de Belém.

w CELEBRAÇÃO Dom Alberto Taveira celebrando a missa do Crisma na Catedral

w ENCONTRO Procissão faz memória do encontro de Jesus com sua mãe Maria

FOTOS: LUIZ ESTUMANO

w ORAÇÃO Momentos de reflexão marcaram o período pascal

Page 20: Voz de Nazaré

Helder Reis - Médico cardiologista

Vida e Saúde

Prevenindo a morte súbitaCaros leitores!

Neste artigo, conversaremos um pouco sobre

um assunto que tomou destaque na mídia nos últimos dias, que é a morte súbita. A morte súbita é um acontecimento inesperado, sendo conceituada como a morte que ocorre no máximo em uma hora após início dos sintomas, em geral, em poucos minutos, não decorrente de causa externa (trauma ou violência). A morte súbita cardíaca é a morte inesperada causada pela perda da função do coração. É um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, e no Brasil não é diferente, acometendo de 200 mil a 300 mil pessoas por ano. Pode acometer desde recém- nascido até adultos. Nos adultos, as principais causas são as doenças do coração, sendo a doença das artérias coronárias, o infarto agudo do miocárdio, a mais importante.O infarto do miocárdio (doença das coronárias) é apenas uma das causas de morte súbita cardíaca. No

infarto do miocárdio há uma obstrução nas artérias coronárias que diminuem o fluxo de sangue para o músculo cardíaco, fazendo com que falte oxigênio e ele sofra. Na morte súbita cardíaca, o mecanismo, na grande maioria dos casos, são arritmias cardíacas, em que os batimentos são alterados, muito rápido ou muito devagar e provocam uma alteração na função do coração levando a uma queda do rendimento cardíaco, faltando sangue no cérebro, fazendo com que a pessoa desmaie, perdendo a consciência. Neste momento se não houver a imediata assistência no sentido de restaurar a função do coração, invariavelmente, acontecerá a morte.Em mais da metade dos casos, a parada cardíaca súbita ocorre sem sintomas prévios. Em alguns pacientes pode ocorrer palpitações, falta de ar, desmaios prévios, tonturas.No caso do infarto agudo do miocárdio, a principal apresentação é a dor no peito de forte intensidade de duração maior que 30

minutos.O principal fator de risco é a doença arterial coronariana e infarto miocárdico prévio (80% dos casos de morte súbita são relacionados a esta doença).Outros fatores de risco são: insuficiência cardíaca (“coração crescido”), história familiar de morte súbita, história pessoal ou familiar de certas doenças arrítmicas, história de desmaios, diabetes, abuso de drogas e miocardiopatia (doença do músculo do coração).A maioria das mortes

ocorre fora do ambiente hospitalar, sendo necessário um atendimento rápido para que se evite a morte definitiva ou sequelas decorrentes da parada cardíaca. Para isto, é necessário que se acione imediatamente o serviço médico de urgência (192) e se proceda às manobras de ressuscitação imediatas. A cada minuto que se passa sem atendimento a chance de uma vítima se recuperar diminui em 7 a 10 %. A morte cerebral e a morte permanente ocorrem em 4 a 6 minutos após a parada cardíaca. Poucas tentativas de ressuscitação são bem sucedidas após 10 minutos. Um conceito fundamental é que a morte súbita não é INEVITÁVEL, sendo reversível em muitas das vítimas, se tratada rapidamente. Portanto, a identificação rápida de uma possível vitima de parada cardíaca, a notificação do serviço de urgência e a imediata realização dos procedimentos de reanimação cardiopulmonar são o que chamamos de cadeia de sobrevida

para termos sucesso na reanimação. O tratamento definitivo das pessoas que foram recuperadas de uma parada cardíaca inclui a investigação das causas e o seu tratamento, para prevenir futuros episódios. As principais causas tratadas são as obstruções das coronárias e as arritmias. Uma avaliação cardiológica é o ponto de partida para se identificar, prevenir e tratar pessoas com risco de morte súbita.A prevenção da morte súbita passa desde a prevenção da doença coronariana e seus fatores de risco: controle da hipertensão, controle da diabetes, o combate ao sedentarismo, a interrupção do tabagismo, avaliação cardiológica de pessoas com história de desmaios ou história familiar de morte súbita. O controle dos fatores de risco, a orientação de uma alimentação adequada e atividade física, são no momento a estratégia que melhor resultado tem na prevenção das doenças relacionadas ao infarto, a principal causa de morte súbita.

É um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, e no Brasil não é dife-

rente.

O tempo para viver o amor

Leno Carmo ([email protected])

Sal e Luz

Deus é sabedoria plena, nos dá o que precisamos e não o que queremos, nem quando queremos.

Para tudo há um tempo certo, para cada momento que se passa

em nossa vida um instante adequado para acontecer; há tempo de nascer e de morrer, de plantar e de colher o que se plantou, tempo de derrubar e de construir, de chorar e de sorrir, de dançar, de espalhar pedras e de juntá-las, de abraçar e de se conter, tempo de guardar e de desapegar, de calar e de sorrir. Deus é sabedoria plena, nos dá o que precisamos, no tempo que necessitamos e não o que queremos, nem quando queremos. Deus não atende a nossa vaidade mas nossas necessidades como pessoas, como Pai amoroso, nos entende na medida do que carecemos. Ele colocou em nosso coração o desejo de conhecê-Lo, o sentido da eternidade, da felicidade que somente n’Ele poderemos alcançar; por sua misericórdia infinita não por méritos nossos, nos quer santos, vivos em plenitude, salvos por seu imenso e perfeito ato de amor que nos deu Seu Filho, Jesus, para que n’Ele encontrássemos o

caminho para o céu, na Verdade do seu amor, na Vida que se imolou pelo perdão de nossos pecados. No livro do Eclesiastes, que as Sagradas Escrituras nos trazem no antigo testamento, seu autor nos traz este belo retratar da esperança e da confiança em Deus, motiva nosso caminhar para o alto e nos alerta para o perigo da vaidade humana, tão presente e tão arriscada atitude que nos afasta de Deus quando vivida como um fim em si mesma, como autoidolatria, como egocentrismo. No mundo em que vivemos, nestes anos iniciais do século XXI, a vaidade e o egoísmo caminham juntos, como a ditar as regras da vida em todos os níveis, é um verdadeiro culto e adoração da criatura e um afastamento do Criador do tempo e da história e as consequências disto já estamos vivendo; com o aumento da violência, o desprezo à vida humana, a confusa e infecunda relação da sexualidade humana com o hedonismo e o distanciamento do mor-comunhão. Na valorização

extrema do dinheiro como um “deus”, cultuado na esfera pública e na vida particular temos perdido nossos valores em troca do ter e do poder, buscados de forma desesperada e insaciável, permitindo que a cultura de morte coloque o ser humano a serviço do mal e da destruição de si e dos outros, da natureza e da cultura em troca do que é efêmero, fugaz.Entender o tempo que Deus nos concede e compreender com sabedoria que Ele sabe o momento para cada coisa e evento em nossa vida é uma arte, construída com

sensibilidade, experiência, escuta atenta de Sua Palavra, esperança, prática da caridade e confiança no amor do Pai. Às vezes não é fácil esperar, vivemos na cultura do imediatismo, queremos o quanto antes aquilo que julgamos necessário; não queremos esperar, temos dificuldade até para ouvir nossos interlocutores terminar suas frases e expor até o fim seus pensamentos, há uma pressa incômoda em nosso coração, mas Deus nos convida, amorosamente a ter a paciência para esperar, para escutar Sua voz, para entender o silêncio em nossa vida, a exemplo de Maria que “tudo guardava em seu coração”, mas para isso é preciso assumir nossas limitações, compreender os intervalos com que Ele alinhava nossa história e nos oportuniza crescer, nos desenvolver como pessoas, acolher Seu amor que cuida com tanto carinho de nós e, olhando em nossos olhos, nos diz para ter fé , afinal Ele está sempre conosco, pois, como nos lembra São Paulo, “Nada poderá nos afastar do amor de Deus”.Como um livro sapiencial,

o Eclesiastes nos chama a desfrutar do trabalho, fruto de nossas mãos, nossa recompensa pelo esforço honesto de cada dia. Em nossa vida, na contingência em que estamos, temos um tempo definido para vivermos destes frutos e partilharmos este amor junto às pessoas, neste mundo de onde nada levaremos, a não ser o amor que distribuímos. Este é o maior legado para os que vem depois de nós; deixarmos o bem que praticamos, não porque somos exemplo, mas porque testemunhamos o quanto o amor de Deus nos transforma e reflete Sua luz em muitos dos nossos atos. Vivendo a alegria deste tempo Pascal, espero que saibamos revelar aos outros que conosco convivem ou simplesmente cruzam os nossos caminhos e a todos que podemos alcançar com nossa voz o quanto é bom nos sentir amados por Deus. Comuniquemos a Boa Nova de seu amor ao mundo e eduquemos nossos filhos para o céu, usando com sabedoria e fé o tempo que temos para expressar nossa gratidão a Deus por seu infinito amor.

BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 20148

Panorama Caderno Dois

Page 21: Voz de Nazaré

9BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014

Em Nazaré Caderno Dois

GHGHGHGHG

A Semana Santa na Basílica Santuário

Durante toda a Semana Santa a Basílica Santuário esteve lota-da de fiéis, que unidos em fé,

recorreram ao Santuário da Rainha da Amazônia para viver os momentos que marcam o período de Semana Santa e Páscoa, que representa a mor-te e ressurreição de Jesus Cristo, reno-vação da fé para o Cristão Católico.

O primeiro ato aconteceu na quarta-feira com o já tradicional Mutirão de Confissões. Padres Barnabitas e sacerdotes de outras paróquias se revezaram para atender todos os fiéis no momento de confissão. O final do dia foi marcado com a chegada da procissão luminosa da Fuga do Senhor dos Passos, com saída da Catedral Metropolitana, que contou com a participação de mais de dois mil fiéis.

Na Quinta-Feira Santa, dia do início do Tríduo Pascal, aconteceu a celebração Eucarística da Ceia do Senhor e Lava Pés, presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Teodoro Mendes. Na ocasião, doze crianças foram escolhidas e tiveram seus pés lavados pelo Bispo, em

Durante a semana vários atos marcaram o período e emocionaram muitos fiéis no Santuário

A Comunidade Santa Bernadete, pertencente à Paróquia de Nazaré realizará na próxima terça-feira, dia 29, sua Tarde Alegre. O evento tem como objetivo integrar a comunidade de modo geral e também angariar fundos para a construção de sua capela.

S e g u n d o C e l i n a L ú c i a , coordenadora da comunidade,

um dos motes da Tarde Alegre é a construção da capela, mas também será o encerramento da festividade em honra a padroeira da comunidade que começou no início do mês. “A nossa Tarde Alegre será, de certa forma, o encerramento de nossa festividade. Nosso objetivo maior é unir a comunidade, confraternizar as

famílias e também angariar fundos para a construção de nossa capela, uma vez que nossa sede fica localizada em uma residência”, conta.

A Tarde Alegre da Comunidade Santa Bernadete contará com brincadeiras, vendas de comidas típicas, apresentação de dança, música e mais. “Nosso evento será para a família, tudo

que acontecerá lá foi pensado conforme os ensinamentos cristãos. Convido as famílias a participarem conosco, será uma bênção”, conclui.

A Tarde Alegre acontecerá das 16h às 21h na Sede Social da Assembleia Paraense, localizada na Avenida Presidente Vargas nº 762. Mais informações: (91) 3222 - 4128 .

alusão ao gesto de Jesus na sua última noite com seus apóstolos que ao lavar-lhes os pés, ceou com eles e instituiu os sacramentos da Eucaristia e Sacerdócio. A noite da quinta-feira Santa também contou com Adoração ao Santíssimo e Vigília de Adoração da Juventude.

Na manhã da Sexta-Feira Santa, às

7h, a Procissão do Senhor dos Passos saiu da Basílica Santuário de Nazaré e encontrou-se com a procissão de Nossa Senhora das Dores, oriunda da Capela de São João. Às 15h foi realizada a celebração de Paixão e Morte de Cristo. A celebração contou também com comunhão e rito de Veneração à Santa Cruz, um dos

w ARCEBISPO Dom Alberto em momento de celebração no santuário

DIVULGAÇÃO

Dia 29, Tarde Alegre na Comunidade Santa Bernadete

A Pastoral da Acolhida da Basílica Santuário de Nazaré convida seus voluntários e quem se sentir motivado em ajudar a comparecerem para o preparo e distribuição da “Sopa da Acolhida” do mês de abril, que será realizada amanhã, dia 25. O preparo da sopa e demais alimentos distribuídos, como mingau, pães e café com leite começará às 8h na sede da Pastoral na Casa de Plácido, Centro Social

de Nazaré. A distribuição dos alimentos acontecerá a partir das 18h pelas ruas de Belém, cumprindo praticamente o mesmo percurso feito durante o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em outubro.

A Pastoral da Acolhida da Basílica Santuário é a responsável por acolher milhares de romeiros durante o Círio de Nazaré, oferecendo-lhes acolhimento, descanso, a t e n d i m e n t o m é d i c o e

alimentação, mas seu trabalho não acontece apenas nesse período e sim no decorrer do ano com o atendimento de pessoas carentes e moradores de rua em Belém. Durante o ano são vários os eventos realizados pela Pastoral, um dia é a Sopa da Acolhida feita todos os meses. Esses eventos precisam muito da colaboração de todos com doações e ajuda voluntária. Mais informações: (91) 3202-4871 /8156 - 9885.

Pastoral da Acolhida promove ação solidária com distribuição de sopa

"É Páscoa! É ressurreição, é vida nova!". Este é o tema da nova edição da Revista Santuário de Nazaré lançada durante a Semana Santa por ocasião da Missa do Lava Pés, na Basílica de Nazaré. São abordados assuntos da Páscoa e os trabalhos de evangelização do Santuário por meio das mídias e o tema do Círio 2014.

O principal assunto da revista refere-se ao momento de vida, reflexão e perdão que o cristão e a Igreja Católica vivem no momento, a Páscoa, em que o leitor encontrará artigos do Papa Francisco e do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, além de matérias sobre a via sacra da Juventude e outra especial

que representa o momento de morte e ressurreição do Senhor. Com a proposta de transparência aos fiéis, esta edição traz uma matéria que mostra o trabalho de evangelização no Santuário por meio das mídias e redes sociais que é uma preocupação interna dos Padres Barnabitas, sob a coordenação do Padre Maciel Pereira, de levar o Santuário da Rainha da Amazônia até os milhões de fiéis de Nazaré espalhados no mundo.

Além disso, há uma análise sobre o primeiro ano de pontificado do Papa Francisco. A s s i m c o m o o t e m a d a Campanha da Fraternidade desse ano, “Fraternidade e Tráfico Humano”, e, também sobre o

trabalho de evangelização do Bispo Auxiliar de Belém, Dom Teodoro Mendes, na Pastoral das Ilhas, a missão da CNBB e os jovens, mostrando como é levada a palavra de Deus a lugares distantes da Amazônia.

Voltando-se ao Círio 2014, o leitor encontra o tema da grande festa de Nossa Senhora de Nazaré, “Ensina o teu povo a rezar”, e os 15 temas dos encontros de peregrinações que orientará o fiel em sua preparação para v iver o momento, em outubro.

Os interessados em adquirir a revista, poderão encontra-la na Loja Lírio Mimoso e na Basílica Santuário de Nazaré. Mais informações: 4009-8400.

Lançada 13ª Edição da Revista Santuário

já tradicionais e mais importantes momentos da Semana Santa. No final da tarde, às 18h, aconteceu a Procissão do Senhor Morto, momento que remonta o caminho percorrido com o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo até o Santo Sepulcro. O cortejo pelos arredores da Basílica Santuário foi acompanhado pelo Padre Waldeci Silva, Pároco de Nazaré.

O Sábado Santo foi marcado pela Vigília Pascoal com bênção do Fogo Novo. No domingo Santo, foi celebrada a Páscoa da Ressurreição do Senhor, com missas durante o dia, em especial a de 10h presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e o Pároco, Padre Waldeci Silva, que na ocasião comemorava também seu primeiro ano à frente da Paróquia de Nazaré.

As matérias completas sobre cada ato realizado durante a Semana Santa e mais as Homilias de Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém; Dom Teodoro Mendes, Bispo Auxiliar de Belém; e dos Padres da Basílica Santuário, estão no site: www.basilicadenazare.com.br

Page 22: Voz de Nazaré

Desde o dia 18 de abril, na Ca-pela Oratório da Divina Mise-ricórdia, localizada na avenida

Visconde de Inhaúma, entre Mauri-tí e Mariz e Barros, está ocorrendo a Festividade da Divina Misericórdia. As missas estão sendo celebradas to-dos os dias, às 18h. No próximo dia 27, domingo, será o encerramento do festejo com procissão da imagem da Divina Misericórdia e celebração da Santa Missa presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém Dom Teodoro Mendes Tavares. A procissão deste ano que tem como tema “Misericór-dia Divina graça e compromisso com Deus – Sede Misericordioso como o vosso Pai”, saírá da Paróquia de Nos-sa Senhora da Conceição, na avenida Pedro Miranda, às 16h, e segue pela Barão do Triunfo, Marques de Herval, travessa Timbó e avenida Visconde de Inhaúma de volta à capela.

FESTIVIDADE

Festa da Divina Misericórdia termina neste domingoOs festejos encerram com a procissão da imagem pelas ruas do bairro

BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 201410

Arquidiocese Caderno DoisDIVULGAÇÃO

Dia 21 de abril comemorou-se o Dia Nacional Paz no Trânsito. Foi um dia de campanha para alertar condutores e pedestres a viver com práticas mais cidadãs visando o trânsito mais seguro e tranquilo para todos. Paciência, prudência e gentileza são algumas das qualidades trabalhadas na conscientização para inibir o trânsito perigoso nas ruas. A campanha parte de entidades públicas e privadas e dos diversos setores organizados da sociedade civil para um trânsito consciente. Saiba mais no endereço www.ecofrotas.com.br/direcaoconsciente

Trânsito com direção consciente

Page 23: Voz de Nazaré

SANTIDADE

João Paulo II até mesmo nos momentos de grande sofrimento pensava nos outrosO dr. Rodolfo Proietti, médico que atendeu João Paulo II, conta a sua experiência com o futuro santo

11BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 2014

Panorama Caderno Dois

“Eu confio na vossa competên-cia e na providência divina”, estas foram as palavras do

futuro santo João Paulo II para a sua equipe de médicos, disse hoje em um encontro com jornalistas na univer-sidade pontifícia da Santa Cruz em Roma, o professor Rodolfo Proietti, quem liderou a equipe médica que cuidou do Papa Wojtyla nas suas duas últimas internações no hospital Poli-clínico Gemelli.

O doutor Proietti lembra que no dia 13 de maio de 1981, dia em que João Paulo II sofreu o atentado na Praça de São Pedro, chegou ao hospital de emergência “confiando-se à Virgem Maria. Orava e falava com ela”. E se pergunta: “por que se salvou?” Eu nunca saberei se foi por nós ou por outro motivo, afirmou. Da mesma forma, afirma que daquela situação o papa polonês se recuperou quase completamente em sua forma física.

De tal forma que depois de 1981, ia à montanha por uns dias no verão. E também ali era acompanhado pela equipe médica. E depois de longas caminhadas “eu é que tinha

dificuldades, não ele”, recorda. E acrescenta que João Paulo II tinha uma grande força física, resistência e vontade de chegar ao topo.

Assim, o médico esclareceu que depois de 1981 a saúde do papa polonês não ficou especialmente deteriorada, o que sim aconteceu por volta do ano 2000-2001.

Após o atentado, insiste, “sentia-se seguro das suas forças”. E afirma também que tinha uma grande resistência à dor.

Da mesma forma, o professor Proietti quis salientar que ao redor do Santo Padre tinha uma organização sanitária bastante complexa e era preciso tentar prever tudo o que pudesse acontecer. Por exemplo, no caso do atentado do 81, houve uma comunicação imediata com o Gemelli para preparar tudo antes de que ele fosse transferido ao hospital.

“Era um paciente difícil”, disse o doutor, é algo que acontece quando “confiam a um médico o Vigário de Cristo, João Paulo II”. E por isso, tentavam fingir que era um homem qualquer, para que não se envolvessem

w JOÃO DE DEUS generosidade que o levou à santidade

DIVULGAÇÃO

com as emoções e pudessem fazer as coisas mais serenamente. Mas, ainda assim, chegava o medo de errar, de não fazer o que era possível.

Por outro lado, lembra também das duas últimas ocasiões nas quais esteve internado e a equipe médica tinha que decidir qual era o programa da terapia, ele era o encarregado de explicar ao Santo Padre “porque o Santo Padre queria saber de tudo”. Mas, destacou que “a última palavra era do médico, ou seja, dele”. Embora, reconhece o doutor, na maioria das vezes disse que sim.

A este respeito, narra uma anedota - para dar a entender - o que aconteceu na primeira internação depois do atentado. Todo o grupo de médicos estava reunido e estavam decidindo quando dar-lhe de alta. “Se dependesse de nós, nunca, o teríamos fechado dentro do Vaticano durante toda a vida, porque havia medo”, lembra. Mas, João Paulo II chegou, abriu a porta sem chamar, entrou e disse “quando vou pra casa sou eu que decido”. “Quando Santidade?”, perguntaram-lhe. “Amanhã”, respondeu.

E isso era porque, explicou o doutor, ele queria retomar seu serviço pastoral o quanto antes, “para aproximar-se da janela do décimo andar do Gemelli suportou grandes sofrimentos”. E é que o seu ‘problema’ era continuar a comunicar-se com os outros. E acrescenta, que ainda nos momentos de maior sofrimento, ele pensava nos demais.

O doutor assegura que João Paulo II deu um exemplo que permanecerá para sempre, para todos. “Uma dedicação com o outro que nunca vi em outra pessoa”, destaca.

Por outro lado, continuou contando que João Paulo II mostrava afeto com eles mas, “nós tinhas um dever. Tínhamos que ser invisíveis, estar aí sem ser vistos”. A este respeito, o doutor explica que não é bonito para ninguém viver rodeado de sistemas sanitários, sistemas de segurança, “viver rodeado como em uma prisão”.

Outro episódio que recordou foi quando tiveram que dizer-lhe que tinha decidido fazer-lhe uma traqueotomia. “Ele, como instrumento de trabalho, utilizava especialmente a comunicação com os outros”, lembra. E recordando a ironia de João Paulo II até mesmo em momentos assim, conta que quando o médico lhe disse “é uma pequena cirurgia”, o papa polonês respondeu “é pequena para você que a faz, não para mim que a sofro”. E naquela ocasião, março de 2005, o Papa apareceu na janela de seu quarto no hospital e conseguiu abençoar a multidão e até mesmo falar, mas depois tornou-se cada vez mais difícil.

Finalmente, dando alguns detalhes da última fase de João Paulo II, o professor Proietti afirma que ele permaneceu lúcido praticamente até o fim. Ele teve a oportunidade de estar com o Papa na noite do 1 de abril, para despedir-se porque tinham entendido que a morte estava próxima, e nesse momento estava lúcido. “Quando se chega na fase da agonia a lucidez é parcial, mas pelo contrário estava consciente, nunca notamos perda de lucidez”, explicou.

Page 24: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 25 DE ABRIL A 1 DE MAIO DE 201412

Palavra Final Caderno Dois

Dom Odílio Pedro Scherer - Cardeal Arcebispo de São PauloDireito à vida

A Páscoa da ressurreição de Jesus marca também a nossa passagem para uma

vida nova. São Paulo lembra aos cristãos: todos vós que fostes batizados em Cristo, é na sua morte que fostes batizados, para também viverdes com ele para vida nova. Sois agora “nova criatura” (cf Rm 6,1-11; 2Cor 5,17).O dom do Senhor ressuscitado é, por excelência, o Espírito Santo, “espírito de santidade”, que nos capacita a viver a novidade da fé cristã e a transformar nosso viver, para torná-lo semelhante ao de Cristo, “em justiça e santidade verdadeiras”.A Páscoa da Páscoa deste ano será lembrada por dois fatos extraordinários, relacionados com a santidade de vida que desabrochou e frutificou de maneira abundante em três santos muito queridos: São José de Anchieta e os papas João XXIII e João Paulo II.Dia 24 de abril, o papa Francisco

celebrou em Roma a ação de graças pela canonização de Anchieta, na Igreja de Santo Inácio, com os jesuítas e os brasileiros que lá estiverem.Anchieta já foi, recentemente, reconhecido e proclamado como “santo” pela Igreja, não por algum milagre que tenha operado, mas pela sua vida santa; ele é um religioso e sacerdote santo, um missionário e evangelizador dedicado e ardoroso, um homem de Deus entre os homens, um pacificador, uma testemunha da caridade de Deus.A canonização dos dois Pontífices pelo papa Francisco, no dia 27 de abril, é um fato extraordinário; não se tem notícia na história da Igreja da canonização simultânea de dois papas. João XXIII, reconhecido como “o Papa do Concílio”, por ter convocado e iniciado o Concílio Ecumênico Vaticano II, caracterizou-se como um corajoso visionário, que soube perceber e discernir os “sinais dos tempos” e

tomar as decisões oportunas para a renovação da vida eclesial. Posto à frente da Igreja, foi um pastor bom e sábio, e assim foi reconhecido amplamente pelo povo de Deus.João Paulo II, de quem recordamos ainda muito bem, pois faleceu há menos de 10 anos, foi um pastor e missionário de extraordinárias qualidades. Durante seus quase 27 anos de pontificado, ele foi aoencontro dos povos e da Igreja inserida no contexto das mais variadas culturas, encorajando os cristãos e confirmando-os na fé.É enorme a sua contribuição para a vida da Igreja; seu Magistério envolve praticamente todas as áreas do ensino da Igreja. Teve também um peso moral muito significativo para a comunidade dos povos e nações; um claro reconhecimento disso apareceu no seu funeral, ao qual compareceram numerosos chefes de Estado e de Governo, das mais diversas culturas e orientações ideológicas, bem como líderes

religiosos muito diversos entre si. Ele teve o papel de pai e autoridade moral da grande família humana.Os santos Papas e Pastores João XXIII e João Paulo II, deram a vida pela Igreja e se entregaram sem reservas pelo bem do rebanho de Cristo, pelas ovelhas próximas, como aquelas que ainda andam distantes ou dispersas por muitos caminhos. Foram fieis servidores de Jesus Cristo, Supremo Pastor da Igreja. Esta é a marca principal da sua santidade. Eles figurarão entre os grandes santos Pastores da Igreja; e nós temos a graça de ter vivido no seu tempo e sob o seu pastoreio.Na Vigília Pascal, transcorridos os dias da Quaresma e da celebração da Paixão do Senhor, também nós renovamos as promessas do Batismo e nossa disposição para viver unidos e sintonizados com Deus e seguindo os passos de Cristo, nosso Salvador e Mestre. A vida cristã é chamado à santidade e proposta de vida santa.

Santos Papas e Pastores - Rogai por nós!

Irmãos e irmãs, povo santo de Deus, hoje é a festa do Povo de Deus, reconhecido em sua dig-

nidade e missão! Sejam todos bem vindos à nossa Sé Catedral, que é a casa de todos. Irmãos sacerdo-tes, chamados do meio do Povo de Deus, hoje é a festa de seu lugar na Igreja, ocasião privilegiada para a renovação dos compromissos de serviço e doação à Igreja e da paixão pelo Reino. Deus seja louvado pelo ministério de cada um dos padres de nossa Igreja de Belém, diocesanos e religiosos, homens totalmente con-sagrados ao Senhor.

Jesus Cristo realizou sua missão, entregando-se para que o ano da graça do Senhor se realizasse. Enviado pelo Pai e ungido pelo Espírito Santo, é portador da sa lvação e é e le mesmo es ta salvação. Queremos voltar os nossos olhos para Jesus, aquele que foi transpassado, como fizeram todos diante de sua cruz. Olhem para o Senhor todos os pobres, aos quais é anunciada a boa nova. Despojem-se de tudo o que é supérfluo todas as pessoas chamadas ao Reino de Deus. Façam-se pobres no coração e no bolso, todos os que são convocados à festa da partilha da vida. Chegue a novidade do Evangelho que liberta os escravos e cativos, atados por todas as amarras novas e antigas, pois é para a liberdade que Cristo nos libertou. Desapareça a terrível chaga do tráfico humano e, daqui, olhando para nossas terras e águas, saia o anúncio da plena liberdade. Digamos com nossas vidas que a passagem da escritura se cumpre também no tempo que se chama hoje.

SANTOS ÓLEOS

Homilia de Dom Alberto Taveira Corrêa, na Missa do Crisma de 2014Arcebispo presidiu Santa Missa na qual abençoou os Santos Óleos para uso nos Sacramentos

Jesus Cristo nos lavou de nossos pecados e nos fez reis e sacerdotes para Deus, seu Pai. Somos o seu povo amado. “Este povo messiânico tem por cabeça Cristo, o qual foi entregue por causa das nossas faltas e ressuscitado por causa da nossa justificação (Rm 4, 25) e, tendo agora alcançado um nome superior a todo o nome, reina glorioso nos céus. E condição deste povo a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus, em cujos corações o Espírito Santo habita como num templo. A sua lei é o novo mandamento, o de amar assim como o próprio Cristo nos amou (Cf. Jo 13, 34). Por último, tem por fim o Reino de Deus, o qual, começado na terra pelo próprio Deus, se deve desenvolver até ser também por ele consumado no fim dos séculos, quando Cristo, nossa vida, aparecer (Cf. Cl 3, 4) e a própria criação for

liberta do domínio da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus (Cf. Rm 8, 21). Por isso é que este povo messiânico, ainda que não abranja de fato todos os homens, e não poucas vezes apareça como um pequeno rebanho, é, contudo, para todo o gênero humano o mais firme germe de unidade, de esperança e de salvação. Estabelecido por Cristo como comunhão de vida, de caridade e de verdade, é também por Ele assumido como instrumento de redenção universal e enviado a toda a parte como luz do mundo (Cf. Mt 5, 13-16) e sal da terra” (LG 9).

A serviço do povo de Deus foram chamados os padres de nossa Igreja de Belém. Trazem em sua história a marca de um amor de predileção, que hoje queremos reconhecer e valorizar. São homens tirados do meio do povo, e Deus seja louvado

pelas muitas e novas vocações sacerdotais que surgem em nossa Arquidiocese. São homens como todos os outros, carregados e virtudes e fragilidades. Rezemos com eles e por eles, para que perseverem na missão recebida. Mas são homens ungidos pela graça do Espírito Santo. Desejo que sejam assim reconhecidos e valorizados. Em nossas Paróquias e Comunidades, os padres que hoje renovam seus compromissos sejam recebidos com alegria e gratidão pelos fiéis. E todos, caríssimos sacerdotes, cheguemos, sim, homens novos, na novidade de Cristo, para sermos cada dia melhores em nosso serviço a Deus e ao seu Povo.

Sinal da ação do Espírito Santo é o Óleo. Onde chega, ele se espalha sem perder suas características. O óleo dos Catecúmenos nos une a todas as pessoas que forem batizadas a partir de hoje, acolhidas no Corpo de Cristo, que é a Igreja. O óleo dos Enfermos nos faz alcança, com o olhar da Fé, todas as pessoas que estão doentes. Quantas delas nos acompanham agora pelos meios de Comunicação e se sintam representantes de todos os enfermos que serão ungidos. E o Óleo do Crisma seja sinal da ação do Espírito Santo que marcará os que forem crismados, ungirá as mãos de Presbíteros e a cabeça de Bispos e expressará a dedicação de igrejas e altares.

Jesus Cristo, ungido do Pai! Povo de Deus, nação santa e sacerdotal! Padres santos para servir à Igreja. Sacramentos celebrados como sinal da unidade da Igreja! Esta é a nossa festa, esta é a nossa vocação!

w BENÇÃO Padres renovaram votos sacerdotais durante a missa

LUIZ ESTUMANO