voz de nazaré

24
www.fundacaonazare.com.br ARQUIDIOCESE DE BELÉM PE. FLORENCE DUBOIS FUNDADOR XCVIII - Nº 567 - PREÇO AVULSO: R$1,00 E D D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2013 Contagem Regressiva para a JMJ Rio 2013 Segurança garantida para a JMJ Polícia do Vaticano aprova esquema tático para segurança durante a Jornada Mundial da Juventude em julho. CADERNO 2, PÁGINA 7. w PREPARAÇÃO Simulado de Catequese em preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2013 RIO 2013 w RECONHECIMENTO Premiação aconteceu no dia 7 de junho IVAN CARDOSO Festividades do Mês de Junho Confira as programações das festividades de Santo Antônio, S. Pedro, São João e S. Paula Frassinetti. CADERNO 2, PÁGINA 1. TV Nazaré recebe prêmio do Banco da Amazônia No Dia Nacional da Imprensa, a reportagem sobre as igrejas históricas de Belém do programa Encantos da Amazônia foi premiada pelo Banco da Amazônia. CADERNO 2, PÁGINA 3. É preciso valorizar a melhor idade! Na semana de combate a violência contra o idoso, sociedade alerta para a conscientização. Pastoral da Pessoa Idosa se empenha para garantir os direitos dos mais velhos. PÁGINAS 6 E 7. w ACIMA DE 60 Senhoras do grupo de dança Açaí mantém a tradição há 13 anos em Belém Campanha de vacinação contra a paralisia infantil Até o dia 21 de junho, campanha tem como meta vacinar 95% das crianças de 6 meses a 5 anos em todo país. No Pará, mais de 4 mil postos estão divididos. CADERNO 2, PÁGINA 4. Sinais de amor Na Conversa com Meu Povo, dom Alberto Taveira reflete sobre o convite para uma vida cristã através das expressões do amor de Deus. PÁGINA 3. Capitais brasileiras preparam carreatas para o dia 23 de junho, data em que faltará um mês para o encontro mundial dos jovens com o Papa Francisco, no Rio de Janeiro, no mês de julho. CADERNO 2, PÁGINA 5. Jornada terá 273 locais de Catequese Setor Preparação Pastoral e Catequese diz que o número de locais pode crescer para 300. CADERNO 2, PÁGINA 7.

Upload: fundacao-nazare-de-comunicacao

Post on 10-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição de 14 a 20 de Junho 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Nazaré

www.fundacaonazare.com.br

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

PE. FLORENCE DUBOISFUNDADOR

XCVIII - Nº 567 - PREÇO AVULSO: R$1,00

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

ARQUIDIOCESE DE BELÉMARQUIDIOCESE DE BELÉM

D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA DBELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2013

Contagem Regressiva para a JMJ Rio 2013

Segurança garantida para a JMJPolícia do Vaticano aprova esquema tático para segurança durante a Jornada Mundial da Juventude em julho. CADERNO 2, PÁGINA 7.

w PREPARAÇÃO Simulado de Catequese em preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2013

RIO 2013

w RECONHECIMENTO Premiação aconteceu no dia 7 de junho

IVAN CARDOSOFestividades do Mês de JunhoConfira as programações das festividades de Santo Antônio, S. Pedro, São João e S. Paula Frassinetti. CADERNO 2, PÁGINA 1.

TV Nazaré recebe prêmio do Banco da AmazôniaN o D i a N a c i o n a l d a Imprensa, a reportagem sobre as igrejas históricas de Belém do programa Encantos da Amazônia foi premiada pelo Banco da Amazônia. CADERNO 2, PÁGINA 3.

É preciso valorizar a melhor idade!Na semana de combate a violência contra o idoso, sociedade alerta para a conscientização.

Pas tora l da Pessoa Idosa se empenha para garantir os direitos dos mais velhos. PÁGINAS 6 E 7.

w ACIMA DE 60 Senhoras do grupo de dança Açaí mantém a tradição há 13 anos em Belém

Campanha de vacinação contra a paralisia infantilAté o dia 21 de junho, campanha tem como meta vacinar 95% das crianças de 6 meses a

5 anos em todo país. No Pará, mais de 4 mil postos estão divididos. CADERNO 2, PÁGINA 4.

Sinais de amorNa Conversa com Meu Povo, dom Alberto Taveira reflete sobre o convite para uma vida cristã através das expressões do amor de Deus. PÁGINA 3.

Capitais brasileiras preparam carreatas para o dia 23 de junho, data em que faltará um mês para o encontro mundial dos jovens com o Papa Francisco, no Rio de Janeiro, no mês de julho. CADERNO 2, PÁGINA 5.

Jornada terá 273 locais de CatequeseS e t o r P r e p a r a ç ã o Pastoral e Catequese diz que o número de locais pode crescer para 300. CADERNO 2, PÁGINA 7.

Page 2: Voz de Nazaré

Fun da do em 5 de ju lho de 1913

FUNDADORPe. Flo ren ce Du bois, bar na bi ta

PRESIDENTEDom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Be lém do Pa ráVICE-PRESIDENTE

Monsenhor Marcelino FerreiraVigário geral da Arquidiocese de Belém do Pa rá

DIRETOR GERALDiácono Antônio Carlos Gomes de Freitas

DIRETORA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO Marluce Guerreiro Milhomem

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO Mário Jorge Alves

DIRETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Arnaldo Pinheiro

COORDENAÇÃOFranklin Salvador (DRT/PA 2242)

CONSELHO DE PROGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO João Car los Pe rei ra

Padre Nilton Cezar ReisPadre Cláudio de Souza BarradasEDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Sérgio Santos (DRT/PA 579)As si na tu ras, dis tri bui ção, ad mi nis tra ção e re da ção

Ave ni da Go ver na dor Jo sé Mal cher, Edi fí cio Pau lo VI, 915CEP: 66055-260, Bair ro Na za ré, Be lém - Pa rá

Te le fo nes: (91) 4006-9200/ 4006-9209. ARQUIDIOCESE DE BELÉM-PARÁ

Fax: (91) 4006-9227Re da ção: (91) 4006-9200/ 4006-9238/

4006-9239/ 4006-9244/ 4006-9245Site: www.fundacaonazare.com.br

E-mail: [email protected] veí cu lo da

Fun da ção Na za ré de Co mu ni ca ção CNPJ nº 83.369.470/0001-54

Im pres so no par que grá fi co de O Li be ral

FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO

Serem reconhecidos como cidadãos, serem respeitados nos coletivos, terem direito a gratuidades, a remédios e espaços de lazer e não pagar mais impostos.

JEFFERSON MOTA, 38 anos, pedagogo

Acredito que algumas pessoas só valorizariam mais os idosos se se colocassem no lugar deles e enfrentassem as dificuldades que se passam nessa idade, mas não pode ser assim.

VICTOR SANTOS, 20 anos, universitário

Jornalista e professor

Todas as vezes que volto do Rio de Janeiro, minha vontade é mar-car passagem de volta. Desta úl-

tima vez, porém, a vontade cresceu por conta dos preparativos para a Jor-nada Mundial da Juventude, que vai acontecer no final de julho. A cidade já começa a respirar o clima da JMJ e por onde se anda a imagem do Papa Francisco aparece com destaque.

Em Copacabana, bairro por onde o Papa vai passar, depois que descer de helicóptero no Forte que fica no Posto 6, o asfalto da avenida Atlântica está sendo todo retirado para a colocação de um novo. Os motoristas estão falando em obra meia-sola, feita às pressas, mas acho que o Pontífice terá tanta coisa para ver, que nem vai reparar no asfalto.

Nas ruas do bairro, as bancas exibem publicações e os primeiros “souvenirs” já começam a aparecer. Nas livrarias, o que se vê é o desejo das editoras de faturar o mais possível com a visita do Papa. O livro “Entre o Céu e a Terra”, por exemplo, que registra o diálogo do então cardeal Bergoglio com o chefe do rabinato de Buenos Aires, foi “fatiado” por temas. Cada um virou um livrinho, cuja capa é a imagem do sorridente Francisco.

Isso, porém, não empana, nem diminui o brilho do evento. Em todo lugar do mundo vendem-se lembranças religiosas. Seja nas imediações do Vaticano, seja no Caminho da Cruz, em Jerusalém, seja nos Santuários Marianos, sempre há um espaço para comercialização de lembranças.

No Rio, a imagem de Francisco já faz parte da paisagem e as pessoas esperam pela chegada do sucessor de Pedro. Pena que tudo fique tão caro nesse momento. Inclusive as passagens aéreas, o que torna quase proibitivo, a quem não se programou com antecedência, estar no Rio na época da JMV. Mas esse é o país onde vivemos, o lugar onde todo mundo quer esfolar o turista, como se cada evento grandioso fosse a última chance de lucrar com visitantes. É triste constatar, mas é verdade.

O Rio que espera o papa Francisco

João Carlos [email protected]

Economista e escritor

Prosseguindo o tema da semana anterior, refiro-me hoje às devo-ções populares do mês dedicado

ao Sagrado Coração de Jesus.No dia 11 foi de São Barnabé, o

companheiro de Paulo nas missões da Grécia e no 1º Concílio de Jerusalém. No dia 13, a grande festa a Santo Antônio, o prodigioso taumaturgo que renunciou aos bens materiais para ingressar na Congregação dos Agostinianos, mas, depois de sacerdote, empolgou-se pela vida despojada de Francisco, de quem foi amigo. O grande pregador até hoje é designado por dois títulos: de Lisboa e de Pádua. E na nossa arquidiocese reverenciado na paróquia de S. Antônio, do bairro de Batista Campos; de S. Francisco (Capuchinhos) no bairro de S. Brás; de Sto. Antônio, no bairro do Coqueiro; de Sto. Antonio do Tucunduba, no bairro da Terra Firme; e ainda no Asilo Pão de S. Antônio, a maior e mais tradicional casa de amparo

aos idosos em nossa cidade.No dia 21 prestamos reverência a

São Luiz Gonzaga, outro que deixou os bens familiares para tornar-se Jesuíta, preocupado com a formação da Juventude, de quem é o protetor. A nossa Juventude, hoje tão envolvida pe lo s me io s de comun i cação eletrônicos, deveria voltar a estudar um pouquinho mais a vida de São Luiz, e rever que os ensinamentos de Deus não têm idade. São Permanentes.

No dia 24, as grandes festas a São João Batista. É interessante. Na nossa cidade não conheço nenhuma paróquia que o tenha adotado como Patrono, enquanto no interior há diversas. Somente a primeira Igrejinha de Belém, na Cidade Velha, mais tarde modificada por Landi, é dedicada au precursor, o que teve a honra de batizar, no Rio Jordão, aquele de quem disse “Não sou digno da desatar suas sandálias”. E ainda ouviu a voz de Deus; “Este é o meu filho dileto, no qual depositei a minha complacência” (Jo.3.21).

A devoção a São João foi muito propagada na era da Colonização e ficou arraigada no povo brasileiro, em especial no Nordeste e Norte do país.

(Continua)

As devoções de Junho - Parte I

José Pereira [email protected]

Panorama

Sua voz

CHARGE DOANDRÉ ABREU

Comente esta charge: [email protected]

Alegria de ser católico

go-Saint Louis, para servir de apoio, em Belém, às atividades dos Padres Franciscanos do Comissariado do Sagrado Coração de Jesus, que tra-balhavam na região do rio Tapajós, situando-se a casa-mãe em Belterra. A nova casa começou a ser utilizada no dia 25 de dezembro de 1957, com a primeira Missa celebrada no mesmo dia, na sala da frente, com a presen-ça de 25 pessoas.

Não tardou para que o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Gaudêncio Ramos, sugerisse aos Frades que facilitassem à vizinhança a celebração da Missa Dominical e nos dias de Festas de Guarda. Surgiu então a necessidade da construção de uma Capela ao lado, sendo a pedra fundamental implantada no dia 06 de janeiro de 1959. A responsabilidade técnica ficou a cargo do engenheiro Alcyr Meira, sendo os trabalhos acompanhados pelo Frei Francisco Gonser, OFM, e Frei Vianney Miller, OFM. A inauguração, com Bênção da nova Capela, ocorreu no Dia de Natal do mesmo ano de 1959.

A partir daquela casa, surgiria a Paróquia de Santo Antônio de Lisboa. Santo Antônio, intercede por nós!

Engenheiro civil e escritor

“Santo Antônio recebe os lou-vores / Deste povo que aqui te venera! / Intercede por

nós, pecadores, / Junto ao Cristo que vive e que impera!” Este é o refrão do hino a Santo Antônio, com letra de Emir Bemerguy e música de Wilson Fonseca. O texto que segue foi uma compilação feita a partir das informa-ções relatadas por Frei Vianney Mil-ler, OFM, na ‘joia’ citada no texto da semana passada A semente do que seria a Paróquia de Santo Antônio de Lisboa foi lançada a partir da desco-berta do então Frei Tadeu Prost, OFM, da casa sito à Praça Batista Campos, propriedade da família de José Ma-ria de Abreu Lobato, onde funciona-va o Serviço Nacional de Malária. A aquisição ocorreu em 30 de janeiro de 1957, registrada e paga em nome da Província Franciscana de Chica-

O embrião de uma Paróquia

Ivens Coimbra Brandã[email protected]

Encontro fraterno

Dando-lhes o respeito e o reconhecimento da vida vivida, aprender e aproveitar seus ensinamentos valiosos e principalmente valorizá-los de forma digna, humana e respeitosa.

BRUNA DE SANTIS, 23 anos, Nutricionista

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 20132

Opinião

Idosos: como e por que respeitá-los?

Page 3: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2013 3

Arcebispo“Muitos tentaram

escrever a história dos fatos ocorridos

entre nós, assim como nos transmitiram aqueles que, desde o início, foram testemunhas oculares e, depois, se tornaram ministros da palavra. Diante disso, decidi também eu, caríssimo Teófilo, redigir para ti um relato ordenado, depois de ter investigado tudo cuidadosamente desde as origens, para que conheças a solidez dos ensinamentos que recebeste” (Lc 1,1-4). São características que fazem de São Lucas escritor caprichoso ao apresentar o modo de ser e agir de Nosso Senhor. Uma das vertentes mais atraentes de seus escritos são os gestos de misericórdia de Jesus. Pérolas do Evangelho, como as parábolas da Misericórdia, o encontro do Senhor com pessoas destinadas à rejeição na sociedade ou a aten-ção aos pobres e enfermos. Tudo nos chega com beleza indescritível pela pena daquele que provavelmente teve contato com uma testemunha privilegiada, chamada Maria de Nazaré. Dificilmente alguém poderia descrever episódios como os da infância de Jesus sem um contato com quem os viveu tão de perto. Aliás, além de Maria, Mãe do Senhor, várias mulheres encontram lugar privilegiado no terceiro evangelho, como “Maria, chamada Madalena, de quem saíram sete demônios, Joana, mulher de Cuza, alto funcionário

de Herodes, Susana, e muitas outras mulheres, que os ajudavam com seus bens” (Lc 8,2-3). Também outros evangelhos as reconhecem presentes: Salomé (Mc 15,40), Maria, mãe de Tiago (Mc 15,40), Maria, mulher de Cléopas (Jo 19,25).Lucas médico, artista, evangelista! Sua narrativa nos faz acompanhar Jesus em situações intrigantes e recolher, a partir da própria cultura do tempo, as lições que se tornam roteiro de vida para quem quer que faça a escolha da vida cristã. Uma cena aparentemente prosaica como a do fariseu que convidou Jesus para jantar é carregada de sentido. Um homem chamado Simão, uma mulher conhecida na cidade como pecadora, mesa, óleo, beijo, lágrimas, perdão, sinais de amor (Lc 7,36-8,3). Tudo compõe a pintura que a Igreja proclama como “Evangelho”, “Palavra da Salvação” também para hoje.A hospitalidade judaica acrescentava ao convite feito para uma refeição a água para as abluções, o refrescante óleo perfumado e o ósculo de paz. Provavelmente o anfitrião, curioso diante do mestre que acolhera seu convite, descuidou-se de gestos correntes de civilidade. Quem cobriu sua falta de cortesia foi justamente uma mulher pecadora. Rompidas todas as barreiras, soltou seus cabelos, numa surpreendente manifestação de liberdade, e transbordou seu coração em lágrimas e beijos. Tendo pecado

Sinais de amor

Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Conversa com meu povo

DIVULGAÇÃO

tanto, amou muito mais e saiu dali com os preciosos tesouros do perdão e da paz.Os traços de tais gestos se encontram presentes na Igreja nos sinais com os quais se celebram os sacramentos da Iniciação Cristã. Água do Batismo, Óleo da Unção

na Crisma e Mesa preparada na Eucaristia. Assim fomos acolhidos com amor por Cristo no coração da Igreja, para darmos testemunho dele onde quer que estejamos. Entrar na Igreja não é inscrever-se numa associação ou clube, quem sabe com título de sócio proprietário! É antes acolher a expressão do amor de Deus que recebe em sua família os que dele se aproximam, ao escutarem seu provocante convite. Como Deus tem uma só palavra e seus dons são irrevogáveis (Cf. Rm 11,29), ele não volta atrás quando uma pessoa é recebida na Igreja, feita filha e templo do Espírito Santo no Batismo e na Crisma. Mesmo quem abandonar a prática da fé cristã, lá dentro de seu coração se encontra latente a graça de Deus. São impressionantes as descrições da segunda conversão: pessoas que deixaram a prática religiosa, depois de um tempo e muitos acidentes de percurso, reencontram o amor de Deus e o seio materno da Igreja. É que a Mãe Igreja não pode abandonar ninguém. Saibam todos que a Igreja ora por eles e os aguarda, como aves viajoras que ao por do sol retornam ao seu ninho.A desculpa será sempre o pecado! Se assim for, bendito seja Deus, pois o mais grave é não ter consciência dele, quando a consciência se relaxa de tal forma, como tão corrente em nossos dias, que do mal se faz propaganda e os crimes, aberrações de todo gênero

e insensibilidade se espalham. Quem se reconhece pecador ou pecadora, parabéns! A porta está aberta. Revista-se de lágrimas, solte seus cabelos, irrompa nos ambientes mais seletos, venha com o Óleo perfumado dos sentimentos mais autênticos

plantados pelo Espírito Santo em seu coração! Os que se encontram “em casa” se desdobrem para receber de braços abertos os pecadores de toda ordem. Confessionários a postos, para jornadas de reconciliação, estruturas pastorais mais acolhedoras, templos de portas abertas, braços preparados para abraçar e não para apartar! Agentes de Pastoral, discípulos missionários, em suas mãos e em seus passos se encontra a chance que muitos esperam para voltar

à casa paterna. A porta está aberta! Inaugurou-se a estação da misericórdia e do perdão. Que todos tenham o direito de ouvir, através da Igreja, a voz do Senhor: “Teus pecados estão perdoados... Tua fé te salvou. Vai em paz!” (Cf. Lc 7,48-50)

A porta está aberta! Inaugurou-se a estação do perdão. Que todos tenham o direito deouvir, através da Igreja, a voz do Senhor

Page 4: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 20134

Liturgia

Benedito Otávio ([email protected])

Santos da semana

“Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!”41 “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro, cinquenta. 42 Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?43 Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”. 44 Então, Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés, ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos.45 Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46 Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume.47 Por essa razão, eu te declaro: os muitos pecadosque ela cometeu estão perdoados,

porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”.48 E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49 Então os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?”50 Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!” 8,1 Depois disso, Jesus andava... anunciando a boa-nova do reino de Deus. Os doze iam com ele; 2 e também algumas mulheres...: Maria, chamada Madalena , da qual tinham saído sete demônios;3 Joana, mulher de Cuza. Alto funcionário de Herodes; Susana e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam.

B) COMENTÁRIO

O grupo farisaico era inimigo de Jesus, e um deles se atreve a convidá-lo a comer em sua casa (v 30). Jesus aceita comer na mesma mesa. É um cumprir

dos tempos messiânicos em que se alimentarão juntos os antagônicos (Is 11,6-9). Comer juntos deveria ser um gesto de confiança, amizade, e famí l i a , como Jesus a seus discípulos: “Desejei ardentemente comer esta páscoa convosco” (Lc 22,14).

Imagina-seque o esnobe fariseu vê Jesus como um pobre filho de carpinteiro com distúrbios de ser profeta: “Se este homem fosse profeta...” (v 39).

De um lado chega a pecadora trazendo perfumes a Jesus e chorando amargas lágrimas de penitência. Do outro fica o fariseu, “sabedoria” de quem crê ser justo e condena sem piedade o outro, como miserável pecador.

Entre os dois está Jesus, o credor que perdoa dívidas pequenas e grandes, ensinando que o amor é o elemento essencial para a salvação.

O maior perigo para o cristão é o orgulho (Sl 19,14) e o coração de pedra (Ez 36,26; Mt 19,8).

Formado em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma

A) Texto: Lc 7,36-50

36 Um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou... e pôs-se à mesa. 37 Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume 38 e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.39 Vendo isso, o fariseu que o havia convidado f icou pensando: “Se este homem fosse profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”. 40 Jesus disse então ao fariseu:

Padre Romeu [email protected]

14/06 - SEXTA-FEIRABeata Francisca de Paula deJesus (Nhá Chica) - Leiga

Dia 4 de maio próximo, em Bae-pendi, Minas Gerais, foi celebrada a beatificação da primeira leiga, filha de escravos, brasileira. Viveu entre 1810 a

1895. Ficou órfã aos 10 anos, mas seu fervor por N. Sra. da Conceição e a prática da caridade afastaram-na de qual-quer desvio de caminho. Ficou conhecida como “A Mãe dos Pobres”, mas também muito visitada por pessoas ricas. Juntou recursos para construir a capela de N. Sra. da Conceição, onde hoje funciona o Santuário da Conceição em Baependi, onde seu corpo está sepultado e é muito visitado.

15/06 - SÁBADOBeata Albertina Berkenbrock- Virgem e Mártir

Nasceu em São Luis, vilarejo do município de Imaruí, Santa Catarina, 1919. Menina cheia de fé, gostava de rezar e praticar a caridade. No dia

15 de junho de 1931, vai para a mata procurar um novi-lho desgarrado. Foi então seguida por um empregado de seu pai, que tentou agarrá-la. Albertina se debateu muito, e assim como Santa Inês (21/01) e Santa Maria Goretti (06/07), morreu pelo fio de uma adaga. Bento XVI, em sua visita ao Brasil em 2007, declarou beata nossa primeira mártir. Na Jornada M. da Juventude de 2013 ela será uma dos 13 intercessores para que os jovens imitem suas virtudes.

16/06 - 11º DOMINGO DO TEMPO COMUMSanta Julita e São Ciro - Mártires

Julita vivia na Licaônia, atual Tur-quia no séc. IV. Era uma senhora da al-ta aristocracia e cristã. Enviuvou logo

após ter dado à luz um menino batizado com o nome de Ciro. Santa Julita sofreu o martírio durante a perseguição de Diocleciano. Enquanto estava sendo torturada, seu filho pequeno, de apenas três anos de idade, gritava em alta voz que também era cristão, isso causou grande assombro, mas não a misericórdia dos torturadores. Então, ele tam-bém foi morto com ela. Isso ocorreu em 304.

17/06 - SEGUNDA-FEIRABeata Teresa de Portugal - Rainha de Castela e Cisterciense

Filha da numerosa prole de Sancho I, rei de Portugal. Apesar de pouco co-nhecida, sua família rendeu muitos san-tos com vidas exemplares. Nascida em Coimbra, 1181, casou-se com Alfonso IX, rei de Castela e Leão, e tiveram três filhos. Mas seu matrimônio foi declara-do nulo por “impedimentum affinitatis” - impedimento de afinidade. Deixando tudo, tornou-se então irmã cisterciense. Com a morte do pai, foi declarada rai-nha de Castela, que ela recusou, mas, para manter a paz na família, usou de sua autoridade para declarar Ferdinan-do III como rei. Passou o resto de seus dias no mosteiro de Lorvão, Portugal.

18/06 - TERÇA-FEIRASão Equízio de Telese - Diácono

Telese Terme é uma comuna italiana, isto é, “um município”, como conhece-mos no Brasil. Palério bispo e Equízio diácono, os dois santos são ligados à origem da diocese de Telese no começo

do cristianismo. A única certeza que temos é uma placa que indicou seus corpos, descoberta pelo bispo William em 1167, onde construiu uma igreja. Passado mais um longo tempo, o lugar da igreja virou uma pedreira. Foi então redescoberto com a dita placa em 1712. Depois de profunda análise, fora transladado à igreja se S. João Batista em 1713. Foi decidido que S. Palério seria celebrado em 16/06 e Equízio a 18/06.

19/06 - QUARTA-FEIRABeata Cândida de Milazzo - Mínima terciária

A jovem milazzena viveu no século XV e foi uma das primeiras discípulas de São Francisco de Paula, fundador da Ordem dos Mínimos, conhecido como o

Eremita da Caridade, comemorado dia 2 de abril. Ela o co-nheceu e bebeu de sua sabedoria por ocasião de uma esta-dia em Milazzo, que durou de 1464 a 1468. Seu corpo ficou perdido por 300 anos até ser encontrado em bom estado de conservação (foto ao lado) em 1765. Apesar de poucas infor-mações sobre sua vida, muitos milagres são atribuídos a ela antes e depois do desaparecimento de seu corpo.

20/06 - QUINTA-FEIRANossa Senhora Consolata de Tu-rim - Memória facultativa

Padroeira da Arquidiocese de Tu-rim. Segundo muitos historiadores, a mais sólida e antiga manifestação de Maria Santíssima, datada de an-

tes do século V. O primeiro bispo de Turim São Maximus, construiu uma igreja, hoje em ruínas, porém ao longo dos séculos muitos milagres foram atribuídos à “Consolatrix Afflictorum” - Consoladora dos aflitos. O quadro ao lado é a representação do sonho do velho rei Arduino de Ivrea, que via São Bento e Maria Madalena, e Maria ao alto pedindo a construção de três igrejas: A Consolata, em Belmont e Monfer-rato. Entre outras mensagens ao longo dos séculos.

Homilia dominical

Liturgia da Semana

w Dia 14, Sexta-feiraCor (verde)Primeira leitura (2Cor 4,7-15)Responsório 115 (116B)Evangelho (Mt 5,27-32)w Dia 15, sábadoCor (verde)

Primeira leitura (2Cor 5,14-21)Responsório 102 (103)Evangelho (Mt 5,33-37)w Dia 16, domingoCor (verde)Primeira leitura (2Sm 12,7-10.13)Responsório 31 (32)

Evangelho (Gl 2,16.19-21)w Dia 17, segunda-feiraCor (verde)Primeira leitura (2Cor 6,1-10)Responsório 97 (98)Evangelho (Mt 5,38-42)w Dia 18, terça-feira

Cor (verde)Primeira leitura (2Cor 8,1-9)Responsório 145 (146)Evangelho (Mt 5,43-48)w Dia 19, quarta-feiraCor (verde)Primeira leitura (2Cor 9,6-11)

Responsório 111 (112)Evangelho (Mt 6,1-6.6.16-18)w Dia 20, quinta-feiraCor (verde)Primeira leitura (2Cor 11,1-11)Responsório 110 (111)Evangelho (Mt 6,7-15)

Page 5: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2013 5

Vaticano

“Aprender a lei de amor para superar guerras, divisões e egoísmos”n FONTE: Rádio Vaticano

O sol forte e a alta temperatura n a P r a ç a S . P e d r o n ã o desencorajaram os fiéis, peregrinos e famílias que lotaram a Praça S. Pedro para a Audiência Geral com o Papa Francisco.

Após saudar a multidão, o Pontífice dedicou sua catequese ao “Povo de Deus” – um dos termos com os quais o Concílio Vaticano II definiu a Igreja.

Esta expressão, explicou o Papa, significa antes de tudo que Deus não pertence a nenhum povo: é Ele que nos chama, nos convoca e nos convida a fazer parte do seu povo. Jesus não diz aos Apóstolos e a nós de formar um grupo exclusivo, de elite, mas diz: “Ide e fazei com que todas as nações se tornem discípulos”.

Francisco então se dirigiu a quem se sente distante de Deus e da Igreja, a quem desconfia ou é indiferente, a quem acredita que é tarde para mudar, dizendo: “O

Senhor chama também você a fazer parte do seu povo e o faz com grande respeito e amor!

O Batismo é a “porta de entrada” para se tornar membro deste povo, cuja lei é a lei do amor – amor a Deus e a amor ao próximo.

Um amor, porém, que não é um sentimentalismo estéril ou algo vago, mas é reconhecer Deus como único Senhor da vida e, ao mesmo tempo, acolher o outro como verdadeiro irmão, superando divisões, rivalidades, incompreensões, egoísmos.

Essas duas coisas caminham juntas, disse o Papa, acrescentando que o nosso caminho ainda é longo para viver concretamente esta nova lei: “Quantas guerras, inclusive entre cristãos. Como isso pode acontecer? No nosso bairro, no trabalho, na família, quantas guerras internas por inveja, ciúme. Peçamos ao Senhor que nos faça entender esta lei do amor. Quanto é belo amarmo-nos como verdadeiros irmãos”. E fez um pacto com os

presentes:“Façamos uma coisa hoje.

Talvez todos nós temos simpatias e antipatias. Talvez muitos de nós estamos bravos com alguém. Ao menos digamos ao Senhor: ‘Eu estou bravo, mas rezo por esta pessoa. Rezar pela pessoa com a qual estamos bravos é um belo passo nesta lei do amor. Vamos fazer isso? Mas o façamos hoje!”

A missão do Povo de Deus é levar ao mundo a esperança e a salvação de Deus. “Ao nosso redor, basta abrir um jornal para ver a presença do mal, o diabo que age. Mas quero dizer em alta voz: Deus é mais forte!”, disse Francisco, pedindo que a multidão repetisse essa frase e acrescentando que podemos mudar a realidade marcada pelo mal se nós formos os primeiros a levar a luz do Evangelho. E deu como exemplo um estádio de futebol:

“Se num estádio, pensemos aqui em Roma no Olímpico ou no San Lorenzo, em Buenos Aires,

numa noite escura uma pessoa acende uma luz, esta será apenas entrevista, mas se os mais de 70 mil expectadores acenderem cada um a própria luz, o estádio se ilumina. Façamos com que a nossa vida seja uma luz de Cristo; juntos levaremos a luz do Evangelho a toda a realidade.”

A finalidade deste povo é o Reino de Deus, a comunhão plena com o Senhor, onde viveremos a alegria do seu amor incomensurável. E então concluiu: “Que a Igreja seja lugar da misericórdia e da esperança de Deus, onde cada um possa se sentir acolhido, amado e encorajado a viver segundo a vida boa do Evangelho. Para isso, a Igreja deve estar de portas abertas, para que todos possam vir. E nós devemos sair por essas portas para anunciar o Evangelho”.

Após a catequese, o Papa saudou os fiéis oriundos de várias partes do mundo. Do Brasil, fez uma saudação especial aos grupos de Florianópolis e de Goiânia.

Audiência Geral (Papa Francisco)

n FONTE: CNBB

A Nunciatura Apos-tólica no Brasil co-municou na manhã

desta quarta-feira, 12 de ju-nho, que o Papa Francisco nomeou o padre brasileiro Luiz Fernando Lisboa (fo-to), como bispo da Diocese de Pemba, em Moçambi-que, na África. O nomeado atualmente exerce a função de pároco na Arquidiocese de Curitiba (PR).

O m o n s e n h o r L u i z Fernando será o sétimo bispo diocesano de Pemba.

Ele é natural de Valença (RJ), está com 57 anos de vida e 29 de sacerdócio. É membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo ( P a s s i o n i s t a ) , d e s d e 1982. Cursou o Ensino Médio em Osasco (SP), f i losof ia na Pont i f íc ia Universidade Católica de Curitiba (PR), e Teologia no Instituto de Teologia de São Paulo (Itesp). Possui também especial ização em Missiologia, Liturgia e Pedagogia.

Em sua congregação, atuou nas diversas etapas

da formação dos novos religiosos, inclusive como vice mestre de noviços em Viamão (RS). Foi também vigário paroquial em Osasco (SP), entre 1992 e 1997.

M o n s e n h o r L u i z Fernando já conhece a diocese em que vai trabalhar. No ano de 2001, foi superior da comunidade passionista em Pemba, onde também foi pároco até 2004. Em seguida, foi nomeado formador do seminário de sua congregação naquele país, onde esteve até 2008.

n FONTE: Rádio Vaticano

Ao final da Audiência Geral, o Papa Francisco fez um apelo por ocasião do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, que se celebra em 12 de junho.

O Pontíf ice fez uma re f e r ê n c i a e s p e c i a l à exploração das crianças no trabalho doméstico, definindo-o um “deplorável” fenômeno em crescimento constante, especialmente nos países pobres.

“São milhões os menores, principalmente crianças, v í t i m a s d e s s a f o r m a disfarçada de exploração que comporta também m u i t o s a b u s o s , m a u s -tratos e discriminações.

Desejo vivamente que a comunidade internacional p o s s a p r o m o v e r providências ainda mais eficazes para enfrentar essa autêntica chaga. Trata-se de uma verdadeira escravidão. Todas as crianças devem poder brincar, estudar, rezar e crescer, nas próprias famílias, em um contexto harmônico de amor e de serenidade. É um direito deles e um dever nosso. U m a i n f â n c i a s e r e n a permite às crianças olhar com confiança para a vida e para o amanhã. Ai de quem sufoca neles o deslanchar alegre da esperança!”

da formação dos novos

da formação dos novos da formação dos novos

religiosos, inclusive como

religiosos, inclusive como religiosos, inclusive como

vice mestre de noviços em

vice mestre de noviços em vice mestre de noviços em

Viamão (RS). Foi também

Viamão (RS). Foi também Viamão (RS). Foi também

vigário paroquial em Osasco

vigário paroquial em Osasco vigário paroquial em Osasco

Papa Francisco nomeia padre brasileiro para ser bispo em Moçambique

A diocese de Pemba, em Moçambique, criada em 1957, está vacante desde a

renúncia de dom Ernesto Maguengue, em novembro do ano passado.

O apelo do Papa no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

DIV

ULG

AÇÃO

DIVULGAÇÃO

Page 6: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 20136

Social

Respeito à melhor idadeDIREITOS HUMANOS

Sociedade se une para combater a violência contra o idoso

w VALORIZAÇÃO 20 senhoras do grupo Açaí apresentam coreografias de danças regionais há 13 anos (acima). Polícia Civil promove a Semana da Pessoa idosa com serviços e exames médicos, como a verificação da pressão arterial (à esquerda) e a orientação sobre os direitos do idoso (abaixo)

Para muitos idosos a terceira idade é realmente a melhor idade. Fase especial é momento repleto de

oportunidades para quem busca dispo-sição e qualidade de vida. Viajar, cur-tir os netos, dançar, cultivar plantas e animais, praticar exercícios físicos e fa-zer artesanatos são apenas alguns dos ingredientes para quem busca manter uma vida saudável. Saber que o enve-lhecimento é um processo biológico natural e que o corpo sofre diversas mudanças também influencia na nu-trição e na saúde do idoso.

Criado há treze anos em Belém, o grupo parafolclórico de dança Açaí, surgiu como uma brincadeira e hoje reúne cerca de 20 senhoras acima de 60 anos para um momento de lazer e descontração aproveitando para mostrar o que elas mais gostam: dançar o ritmo do Carimbó. A dona de casa Maria Luzineide Silva, de 63 anos, e integrante conta que a rotina semanal no grupo já mudou a sua vida. “A preparação, os ensaios, a dança são ótimas terapias e tem me ajudado a ter uma vida ativa de novo. O convívio com as outras mulheres é muito bom e me traz uma grande alegria e bem-estar, tenho esse momento como uma vitória nessa fase”, conta a aposentada.

Segundo a professora do grupo, Minéia Braga, a ideia partiu das idosas pertencentes da Casa Açaí, espaço que acolhe mulheres na terceira idade, no bairro do Guamá. Segundo ela, a rotina tem contribuído em muitos aspectos na promoção da qualidade de vida dessas pessoas. “No início eu ministrava curso de artes florais para elas. Na ocasião já estava envolvida em um grupo de dança, foi quando elas mostraram o interesse e a vontade de dançar. A dança tem dado outro sentido para a vida delas. Elas se sentem bem consigo mesmas, bonitas e sadias”, conta.

PROGRAMAÇÃONa semana em que marca o Dia

Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso, dia 15 de junho, a capital paraense recebe várias ações que visam alertar e informar a sociedade para as práticas de violência contra os mais velhos. Uma delas está sendo realizada desde a segunda-feira, 10, pela Polícia Civil no segundo piso do shopping Pátio Belém, no centro da cidade. A ação que segue até o dia 15 é coordenada pela Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) da Polícia Civil e conta com vários atendimentos, orientação e realização de serviços e exames médicos, entre eles, a verificação da pressão arterial e de glicemia.

A programação conta também com expedições gratuitas de carteiras de identidade e a apresentação de grupos de dança da Terceira Idade. No local, o público que passa por ali recebe folders informativos sobre os serviços prestados pela Delegacia de Proteção ao Idoso (DPIO) e sobre os direitos da pessoa idosa em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho.

A PROTEÇÃO DO IDOSOSegundo os dados do Instituto

IVAN CARDOSO

LUIZ ESTUMANO

LUIZ ESTUMANO

Page 7: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2013 7

Social

UNICEF luta contra o trabalho infantil150 milhões de crianças entre 5 e 14 anos são submetidas a trabalho infantil no mundo

DIREITOS HUMANOS

DIVULGAÇÃO

n FONTE: Rádio Vaticano

Recorda-se neste 12 de junho o Dia Mundial de Combate ao Trabalho

Infantil. Segundo estimativas mais recentes da UNICEF, 150 milhões de crianças en-tre 5 e 14 anos trabalham em todo o mundo.

Dos 115 mi lhões de menores trabalhadores com idade entre 5 e 17 anos, 60 % é empregado na agricultura, 7% na indústria e 26% em diversos serviços. As crianças são submetidas a trabalhos que envolvem cargas pesadas, contato com substâncias químicas e horár io de trabalho prolongado. Na África subsaariana, mais de 1/3 das crianças trabalha.

O Presidente da UNICEF Itália, Giacomo Guerrera, explicou que nos países em desenvolvimento, “muitas cr ianças são obr igadas a trabalhar porque são órfãs ou separadas de suas famílias, ou porque devem complementar o orçamento familiar. A crise financeira global acabou forçando os menores a ingressar precocemente no mundo do trabalho, muitas vezes em condições perigosas”.

Em relação às meninas, Guerrera chamou a atenção para uma situação que é ainda mais pesada, pois além

de trabalhar, elas “devem ocupar-se de trabalhos domésticos e do cuidado dos irmãos menores, renunciando à escola. Se é verdade que a pobreza é o cerne do problema, é necessário intervir para romper o círculo vicioso pobreza-trabalho infantil-ignorância-pobreza”, concluiu Guerrera.

Na luta contra o trabalho infantil, a UNICEF concentra os seus esforços na educação - a melhor ‘arma’ para afastar o espectro de uma ignorância que em primeiro lugar está em não conhecer os próprios direitos e as próprias potencialidades -, e na difusão da cultura da Responsabilidade Social da Empresa.

Pa r a a U N I C E F, a Responsabilidade Social da Empresa consiste em tutelar os direitos das crianças numa colaboração eficaz tanto com governos quanto com as empresas. O objetivo é promover – de um lado a responsabilidade do Estado em garantir e de outro a da empresa em respeitar e apoiar os direitos das crianças nos locais de trabalho, no mercado e na comunidade.

Com o objetivo de apoiar empresas e governos na tutela dos direitos das crianças, a UNICEF está desenvolvendo linhas de ação nesta matéria. (JE)

DIVULGAÇÃO

Brasileiro e Estatística (IBGE), o Brasil tem hoje cerca de 17.6 milhões de idosos. Número considerado maior do que as populações de países sul americanos como o Chile, Uruguai e Paraguai. Para a delegada adjunta da Delegacia de Atendimentos a Grupos Vulvenáveis (DAV), Simone Edoron, a ação é mais uma forma de informar a sociedade os diversos meios de denunciar os crimes contra os idosos. “Um dos principais objetivos dessa ação é orientar a sociedade e fazer entender que existe uma rede de

atendimento contra esse tipo de crime e que é possível discutir e combater esse problema em uma sociedade que é cada vez mais velha”, destacou.

A frente da Delegacia de proteção do Idoso, criada em Belém em 2011, a delegada Rosana Rojas, afirma que entre os crimes mais comuns registrados na DPID ainda são: “o desvio de proventos financeiros, que é quando uma pessoa ou o próprio familiar desvia a pensão ou aposentadoria do idoso, sem prestar nenhum tipo de auxílio do mesmo,

seguido por humilhação e maus-tratos”, conta.

Segundo a delegada, em junho deste ano, a delegacia registrou o centésimo procedimento de proteção ao idoso, que na maioria das vezes é registrado pela própria população, que, cada vez mais, tem procurado os serviços de atendimento. “Também notamos vários casos em que os próprios idosos realizam as denúncias, principalmente por agressão ou ameaças que são feitas pelos próprios familiares. É importante alertar a sociedade de que

existem muitos canais de denúncias contra essas práticas, como o 181, da SEGUP, que é anônimo, o disk 100 e o Ministério Público Federal”, afirma.

A magistrada acrescenta que após a ocorrência, as vítimas são acompanhadas por profissionais de saúde que auxiliam em todo o processo pós-traumático. “As vítimas então são encaminhadas para psicólogos e recebem todo o atendimento psicossocial e passam a ser assistidas por meio de visitas domiciliares junto à família”.

Além da Polícia Civil, outros órgãos atuam nesse processo de ressocialização e acompanhamento social e cultural do idoso, como a Pastoral da Pessoa Idosa criada em 2005, organismo ligado a Arquidiocese de Belém e vinculado à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos) que tem como o principal objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada por meio de várias atividades, como passeios e visitas domiciliares às pessoas mais velhas com dificuldade de locomoção.

Wa l q u i r i a C a s a n ova , v i c e -coordenadora da pastoral, conta que as visitas assistidas, que acontecem mensalmente, são muito importantes porque determinam vários aspectos de saúde dos idosos. “Independente da religião, os líderes de oração levam a Palavra de Deus, e uma palavra amiga na tentativa de melhorar a vida e a auto-estima dessas pessoas que se encontram fragilizadas e em situação de abandono. Também são analisadas a situação em que se encontram

essas pessoas e passadas para um banco de dados de onde é feito todo o acompanhamento delas”.

Atualmente, a PPI atua em 26 Estados do Brasil, em 815 municípios, e conta com a colaboração voluntária de 22.800 líderes comunitários, que acompanham cerca de 200 mil pessoas idosas todos os meses. O que representa apenas 1% da população idosa do Brasil, que já ultrapassa os 20 milhões. No Pará, a Pastoral do Idoso está presente também nas Dioceses de Bragança, Santarém, Ponta de Pedra, Castanhal e Marabá e nas Prelazias de Óbidos, Cametá e Marajó.

AS AÇÕESCom o objetivo de discutir práticas e

ações que venham reforçar a proteção e a garantia de saúde dos idosos foi realizado no sábado, 8, o Encontro de Formação de Líderes da Pastoral da Pessoa Idosa no Centro de Integração e Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém. O evento reuniu durante o dia todo mais de 250 líderes de todas as regiões episcopais de Belém para fomentar, trocar experiências e discutir práticas que visem à qualidade de vida

Pastoral da Pessoa Idosa

para os idosos. Na ocasião, os líderes receberam várias orientações feitas pelo Ministério da Saúde com o objetivo de criar serviços e políticas públicas para o aperfeiçoamento dos atendimentos de saúde aos idosos.

para os idosos. Na ocasião, os líderes

para os idosos. Na ocasião, os líderes para os idosos. Na ocasião, os líderes

receberam várias orientações feitas

receberam várias orientações feitas receberam várias orientações feitas

para o aperfeiçoamento

para o aperfeiçoamento para o aperfeiçoamento

dos atendimentos de

dos atendimentos de dos atendimentos de

w NO DIA 8 DE JUNHO A Pastoral da Pessoa Idosa da Arquidiocese de Belém promoveu o Encontro de Formação de Líderes no CIIC

Page 8: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 20138

Em Nazaré

“A ternura de Deus no nosso amor”4º Encontro dos Namorados acontece no domingo, 16, no Centro Social de Nazaré

NAMORO

“A ternura de Deus no nosso amor”. Este é o tema do encontro dos

namorados 2013, da Basílica San-tuário de Nossa Senhora de Na-zaré, que acontece no próximo Domingo (16), às 8h, no Centro Social de Nazaré. O encontro está em sua quarta edição e tem como objetivo mostrar aos casais de namorados a importância da família e orientá-los para um fu-turo matrimônio, por meio da palavra de Deus.

A programação envolve louvor, orações, palestras e dinâmica de casa is com o intuito de

fazer com que se reafirmem os valores familiares e se entenda a importância dessa instituição.

Para participar do 4º Encontro dos Namorados basta se dirigir ao atendimento da Basí l ica Santuário até amanhã (14) e preencher a ficha de inscrição, ou falar com um dos membros da Pastoral que estão às terças-feiras a partir das 19h30, na Basílica. A inscrição é gratuita e todos os casais podem participar. Mais informações pelos fones: 8838-3447(falar com o Rogério e Helane) ou 8117-0478 (falar com o Sabá e Mariza).

Começa no dia 21 e vai até o dia 23 o Retiro Espiritual da Pastoral Familiar da Basílica Santuário. O retiro acontecerá no Seminário Mãe da Divina Providência, em Benevides, e encerra a programação em preparação dos jovens inscritos nos 15 anos comunitário, que será realizado pela Paróquia de Nazaré no próximo dia 29, na Casa de Plácido.

Baseado no tema geral da Pastoral este ano que é: “A fé une e fortalece a família”, a preparação ao evento tem

como objetivo evangelizar o s j ove ns e a f am í l i a , mostrando os ensinamentos de Deus e da Igreja. “Os 15 anos comunitário tem como finalidade chegar à famíl ia por meio dos j ove n s e d e s s a f o r m a incentivá-los a participar mais ativamente da igreja”, explicou Mariza Brasil , coordenadora do setor pré-matrimonial da Pastoral e uma das responsáveis pela organização do evento.

O Retiro Espiritual encerra a programação de preparação

que começou em Maio. Nela, aconteceram reuniões e espiritualidades com os pais e os jovens inscritos. Segundo Mariza, este ano mais de 100 jovens se inscreveram no evento, mas apenas 89 estão participando da preparação e estarão na festa dia 29.

O evento, que acontece desde 2009, traz este ano o tema: “Eis-me aqui senhor, envia-me”, escolhido com a finalidade de despertar, nos jovens e na família, o comprometimento com a palavra de Deus.

Retiro Espiritual encerra programação em preparação aos 15 anos Comunitário

Nos dias 14, 15 e 16, acontece o Retiro de jovens da Basílica Santuário, no Seminário Mãe da Divina

Providência, em Benevides, que tem este ano o tema “Como Igreja, caminhemos numa só fé”. Serão três dias

Retiro da Juventude neste final de semana

de adoração, louvor e dinâmicas, na companhia do coordenador do grupo de jovens, Pe. Geffison Silva, e do Diácono José Ventura.

Fazem parte da programação: d inâmicas , adoração , texto meditado, missa e palestras. O objetivo do retiro, que acontece todos os anos, é evangelizar os jovens, assim como trabalhá-los e conscientizá-los da importante missão da Igreja.

As inscrições, no valor de R$25, podem ser feitas no setor de atendimento da Basílica Santuário. O ônibus sairá amanhã (14), às 18h da frente do Santuário. Ao todo, são esperados mais de 30 jovens. Podem se inscrever jovens acima de 14 anos.

de adoração, louvor e dinâmicas,

de adoração, louvor e dinâmicas, de adoração, louvor e dinâmicas,

na companhia do coordenador do

na companhia do coordenador do na companhia do coordenador do

grupo de jovens, Pe. Geffison Silva,

grupo de jovens, Pe. Geffison Silva, grupo de jovens, Pe. Geffison Silva,

Fazem parte da programação:

Fazem parte da programação: Fazem parte da programação:

d inâmicas , adoração , texto

dinâmicas , adoração , texto d inâmicas , adoração , texto

meditado, missa e palestras. O

meditado, missa e palestras. O meditado, missa e palestras. O

objetivo do retiro, que acontece

objetivo do retiro, que acontece objetivo do retiro, que acontece

todos os anos, é evangelizar os

todos os anos, é evangelizar os todos os anos, é evangelizar os

jovens, assim como trabalhá-los

jovens, assim como trabalhá-los jovens, assim como trabalhá-los

e conscientizá-los da importante

e conscientizá-los da importante e conscientizá-los da importante

As inscrições, no valor de R$25,

As inscrições, no valor de R$25, As inscrições, no valor de R$25,

LUIZ ESTUMANO

w COORDENADOR Pe. Geffison Silva orienta os jovens a seguirem o caminho de Deus

Page 9: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2013 9

Nazaré RepórterLEONARDO

Os Seminaristas: Clayton Liker, Edinaldo Duarte, Irlan Figueiredo e Ulysses Campos receberam, na última segunda-feira (10), o Ministério do Acolitato, conferido por Dom Alberto Taveira Corrêa, na Capela do Seminário Maior São Pio X. Durante a homilia, o Arcebispo Metropolitano de Belém dirigiu-se aos Acólitos e afirmou: “vocês não estão dando mais um passo em um plano de carreira, mas estão dando mais um passo na caminhada vocacional de vocês, no ministério de vocês que é o serviço”. O Acolitato é o ministério instituído para o serviço do altar e para a distribuição da Sagrada Eucaristia. Após a Missa foi servido um jantar para os Seminaristas, amigos e familiares dos novos Acólitos.

J Acolitato

O Seminário Propedêutico Dom Tadeu Prost realiza neste domingo (17) a tradicional Festa Junina com as famílias dos Propedeutas. A festa inicia-se às 9h com a Santa Missa, presidida pelo Padre Lindomar Pinheiro, Reitor

do Seminário Propedêutico. A festa seguirá com brincadeiras, almoço e muita animação. O festejo junino já é considerado tradição e tem por principal objetivo o encontro dos Seminaristas com seus familiares.

A Comunidade Católica Sementes do Verbo promove no dia 22, a partir das 18h, o I Arraial Sementes do Verbo. O evento é de cunho cultural, religioso e beneficente, sendo toda a renda destinada ao envio dos jovens carentes para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece no próximo mês, no Rio

de Janeiro. Segundo a coordenação do evento, são esperados cerca de 800 convidados. Na programação constam Santa Missa, louvor, momentos de evangelização, manifestações culturais, e venda de comidas típicas. Valor do ingresso: R$5,00.

DIVULGAÇÃO

J Arraial na Comunidade Sementes do Verbo

Neste sábado,15, às 16h, a Rádio Nazaré FM, em parceria com a Rádio Clube do Pará, irá transmitir o jogo do Brasil e Japão ao vivo. E

tem mais: a transmissão vai cobrir os outros jogos da Copa das Confederações. Sintonize na Rádio Nazaré FM 91,3 Mhz. Não perca!

J Novidade na Rádio Nazaré!

A Paróquia São Pio X, instalada no último dia 11/05, promove amanhã o I Arraiá das Comunidades. O evento inicia-se às 17hs e contará com a participação do Arraial do Pavulagem, grupos de dança, vendas de comidas

típicas e ainda um show com valiosos prêmios, valor do ingresso: R$ 3. A Paróquia fica localizada ao lado do Seminário São Pio X, na BR 316, km 6. Mais informações pelos telefones: 3215 7003 ou 8152 0203.

No próximo dia 22/06, o Conselho Arquidiocesano dos Servidores do Altar promove pelo sexto ano consecutivo o Encontro Arquidiocesano dos Servidores do Altar com o Arcebispo Metropolitano. A expectativa é que sejam reunidos cerca de 500 jovens que servem ao Altar nas paróquias da Arquidiocese. Na ocasião, Dom Alberto Taveira também lançará a Festividade de São Tarcísio, que acontecerá em agosto deste ano, e presidirá a Celebração Eucarística. O encontro acontece no Santuário de Fátima, a partir das 09h.

J III Festival de Crianças J Coroinhas

Em ritmo de férias, a Comunidade também oferece de 26 a 30 deste mês o “III Festival de Crianças” com o tema “Faz a alegria de Jesus". Público-alvo, crianças de 6 a 12 anos, que terão um momento de formação humana e espiritual, Santa Missa e atividades artísticas, teatro e música para a diversão dos pequenos. Ambos eventos acontecerão na sede da Comunidade “Monte Tabor”, localizado em Icoaraci. Mais informações pelos telefones: 8359-0881 / 4104-4627 / 3227-7407

J Festa Junina

J Arraiá

IVAN CARDOSO

Page 10: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 201310

Igreja

Pela edifi cação da FéEM ORAÇÃO

Arquidiocese de Belém promoveu Um Diade Oração pela Santificação do Clero

FOTOS: LUIZ ESTUMANO

w CONSAGRAÇÃO Dom Teodoro Mendes presidiu a missa das 12h w NO DIA 7 DE JUNHO Religiosos, sacerdotes e leigos adoraram ao Senhor

w ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO Pe. Nilton Reis w PODER DA ORAÇÃO É preciso confiar no Pai

No dia em que a Igreja Católica festeja a Solenidade do Sagra-do Coração de Jesus, também

se comemora o dia Mundial da Ora-ção pela Santificação do Clero. Todos os anos é realizado a Solenidade, e na última sexta-feira, 7, a Capela da Fun-dação Nazaré de Comunicação foi palco da comemoração.

Foram nove horas de programação aos fiéis que compareceram à Capela. Missas, pregações, louvores, orações e adorações marcaram o dia

Mundial da Oração pelo Clero. Os meios de comunicação da FNC (jornal, rádio, TV e portal) fizeram as transmissões ao vivo.

O Arcebispo Metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira Corrêa, iniciou às 7h a primeira celebração, em seguida foi realizada a primeira pregação com o tema “O sacramento da misericórdia que perdoa”, com o Pe. Nilton César Reis. A Fraternidade O Caminho animou a manhã dos fiéis com

muita música, oração e adoração.Às 12h, o Bispo Auxiliar de

Belém, Dom Teodoro Mendes, foi o presidente da celebração, seguida de muito louvor e adoração, com a presença dos membros da Comunidade Sementes do Verbo. Às 14h, Pe. Acácio Cardoso foi o responsável pela pregação “Edificado sobre a nossa Santíssima Fé”. Às 15h, a Comunidade Kerigma conduziu o terço ao Sagrado Coração de Jesus. Em seguida, houve a última pregação,

com o Pe. Ederaldo da Mata, que fez reflexões acerca do tema “Tenho sede!”, baseada na carta enviada pelo Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães.

Maria Diva Xavier, 70 anos, da Paróquia Santíssimo Redentor, na Cidade Nova, participou da programação na Capela da FNC e explica: “este dia é muito importante e emocionante. O dia todo de oração é um momento de muita felicidade para nossa Igreja”.

w PREGADOR Dom Vicente Zico explica a Palavra de Deus aos fiéisw UNIDOS PELA FÉ Comunidade se une em oração pela santificação do clero

w DOM ALBERTO TAVEIRA ergue o Símbolo da Fé

Page 11: Voz de Nazaré

SANTA PACIÊNCIA - ANDRÉ ABREU

Q U A D R I N H O S

Na LocadoraPedro Veriano ([email protected])

Cinema & DVD

“O Grande Gatsby” (The Great Gatsby), livro de F. Scott Fitzgerald, foi

editado em 1925 e no ano seguinte já estava no cinema com roteiro super-visionado pelo próprio romancista e direção de Herbert Brenon. O autor preferia, entre seus livros, “Suave é a Noite” (Tender is the Night), mas “Gatsby” foi considerado o retrato da alta sociedade norte-americana dos anos entre duas guerras mundiais. Alcoólatra, viúvo de uma mulher que acabara no hospício, Scott, que tam-bém foi roteirista de filmes, expunha seus tormentos em livros que marca-ram a literatura de seu país. Depois da versão muda dos anos 20 “O Gran-de Gatsby” ganhou uma superprodu-ção em 1974 pelo diretor inglês Jack Clayton (de “Os Inocentes”) e agora uma outra (2013) dirigida pelo austra-liano Baz Luhrmann.

O heroi da história é um milionário que fez a sua fortuna de forma ilícita (o fabrico de bebida na época de “lei seca”) pensando em reconquistar a namorada que deixou quando foi convocado para a guerra (ela não o esperou e casou com outro homem rico). A descrição do fausto em que vivia a chamada alta-sociedade passa do texto para as imagens nos dois filmes mais conhecidos da obra de Fitzgerald. Mas em ambos nota-se insuficiência. O “Gatsby” de 1974

Retrato de Família

“Faça Chuva, Faça Sol“ (Come R a i n , C o m e Shine) trata de u m a f a m í l i a inglesa de classe m é d i a - b a i x a o n d e o p a i , aposentado, procura ajudar o filho que parece estar bem colocado numa firma. Mas quando este perde o emprego e sonha com a compra de um terreno para edificar uma indústria, começam as complicações. A compra é um golpe de corretor (que some com o dinheiro), o capital familiar desaparece, pois o pai não nega a soma pedida para que se efetue o negócio, e nisso está incluso a propriedade de um apartamento onde vive com a mulher. A mãe se aborrece ainda mais, pois a filha mais nova tinha sido esquecida no manuseio da herança familiar. E o filho prossegue em trapalhadas até reconhecer seus erros e visitar o pai, acometido de um AVC e em estado comatoso numa cama de hospital.

Narrativa simples de um drama familiar que ressalta o amor entre os membros, a necessidade de um ajudar um ao outro, e todos

seguirem um bom caminho. Essas características levam a se recomendar o filme. Um conteúdo cristão cada vez mais raro raro no cinema moderno. Uma realização de TV com proposta saudável. Direção de David Drurey endereçada à televisão britânica (BBC). Lançamento no Brasil só em DVD.

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2013 11

Entretenimento

P A L A V R A S C R U Z A D A SNASSRALLA

Literatura e CinemaOs filmes de seus livros não foram bons. E o mais novo segue a regra

não convencia nas atuações de Robert Redford e Mia Farrow (principalmente) e até em desleixos de continuidade como a morta ser vista em um ângulo de boca aberta e em outro fechada. Mesmo assim o final ganhava na síntese da história. Agora, Luhman, diretor de “Moulin Rouge” e de um “Romeu e Julieta” formalmente delirante, há uma profusão de detalhes expostos de forma grosseira, a começar com Leonardo DiCaprio um tipo nada convincente com a descrição do milionário apaixonado.

Fitzgerald, na verdade, não teve muita sorte com Hollywood. Os filmes de seus livros não foram bons. E o mais novo segue a regra. Lançado em 3D apoia-se na tecnologia sem que o processo se faça necessário. Some-se o problema de uma sala do complexo Cinépolis em Belém (shopping Boulevard ) onde a lâmpada insuficiente reduz a qualidade do que o filme tem de melhor: uma fotografia requintada. A mim foi um suplício aturar as 2 horas e meia de projeção forçando a vista. E constatando um delírio formal que esvazia o conteúdo. Fica até sem motivo a imagem do outdoor de um óculo, metáfora do olhar crítico de uma sociedade doente.

eu indicoIndico o livro “NO COLO DA MÃE”, de João Bosco Gomes, por ser uma literatura esclarecedora sobre

possíveis questionamentos e dúvidas dos nossos irmãos que não são católicos sobre Maria. É todo baseado na Bíblia e conta experiências reais vividas pelo autor. É emocionante!

FÁBIO VASCONCELOS 19, estudante universitário

DIV

ULG

ÃO

BOA DICA

Nessa edição, o leitor pode acompanhar a história de um pai e mãe sem rejeição que com amor responsável abriu sua casa com intenção de abraçar de forma amigável três crianças desamparadas que foram mal tratadas. E lá pelo meio da revista não pode ter quem resista à astúcia de um jornalista muito atrevido e perguntador que com tanta coragem denunciou em reportagem uma gente rica e sem pudor que violentou uma criança e hoje vive feito doutor como a vida fosse bonança.

Es ta coletânea é uma homenagem ao Papa Francisco, que assumindo o nome do Santo de Assis, se inspira na sua humildade para conduzir a Igreja de Cristo. As canções inspiradas na Oração de São Francisco e no Cântico das Criaturas, também de autoria de São Francisco, são um convite a sermos cristãos humildes que buscam a paz, o perdão e a fé.

LIVROS E CD'S

n REVISTA FAMÍLIA CRISTÃ: Vivam São João, São Pedro e Santo Antônio (PAULINAS, 88PÁGS, R$ 9,00)

n ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO: Coletânea em homenagem ao Papa Francisco (COMEP, 14 faixas, R$ 14,70)

ter quem resista à astúcia de um jornalista muito

ter quem resista à astúcia de um jornalista muito ter quem resista à astúcia de um jornalista muito

w NADA CONVINCENTE Leonardo DiCaprio com a descrição do milionário apaixonado

propriedade de um apartamento

propriedade de um apartamento propriedade de um apartamento

onde vive com a mulher. A mãe se

onde vive com a mulher. A mãe se onde vive com a mulher. A mãe se

aborrece ainda mais, pois a filha

aborrece ainda mais, pois a filha aborrece ainda mais, pois a filha

mais nova tinha sido esquecida no

mais nova tinha sido esquecida no mais nova tinha sido esquecida no

manuseio da herança familiar. E

manuseio da herança familiar. E manuseio da herança familiar. E

o filho prossegue em trapalhadas

o filho prossegue em trapalhadas o filho prossegue em trapalhadas

até reconhecer seus erros e visitar

até reconhecer seus erros e visitar até reconhecer seus erros e visitar

o pai, acometido de um AVC e

o pai, acometido de um AVC e o pai, acometido de um AVC e

em estado comatoso numa cama

em estado comatoso numa cama em estado comatoso numa cama

de hospital.

de hospital.de hospital.

Narrativa simples de um drama

Narrativa simples de um drama Narrativa simples de um drama

familiar que ressalta o amor entre

familiar que ressalta o amor entre familiar que ressalta o amor entre

os membros, a necessidade de

os membros, a necessidade de os membros, a necessidade de

um ajudar um ao outro, e todos

um ajudar um ao outro, e todos um ajudar um ao outro, e todos

seguirem um bom caminho.

seguirem um bom caminho. seguirem um bom caminho.

Fitzgerald, na verdade, não teve

Fitzgerald, na verdade, não teve Fitzgerald, na verdade, não teve

muita sorte com Hollywood. Os filmes

muita sorte com Hollywood. Os filmes muita sorte com Hollywood. Os filmes

de seus livros não foram bons. E o

de seus livros não foram bons. E o de seus livros não foram bons. E o

mais novo segue a regra. Lançado em

mais novo segue a regra. Lançado em mais novo segue a regra. Lançado em

3D apoia-se na tecnologia sem que o

3D apoia-se na tecnologia sem que o 3D apoia-se na tecnologia sem que o

processo se faça necessário. Some-se

processo se faça necessário. Some-se processo se faça necessário. Some-se

o problema de uma sala do complexo

o problema de uma sala do complexo o problema de uma sala do complexo

Cinépolis em Belém (shopping

Cinépolis em Belém (shopping Cinépolis em Belém (shopping

Bou levard ) onde a lâmpada

Boulevard ) onde a lâmpada Boulevard ) onde a lâmpada

insuficiente reduz a qualidade do

insuficiente reduz a qualidade do insuficiente reduz a qualidade do

que o filme tem de melhor: uma

que o filme tem de melhor: uma que o filme tem de melhor: uma

fotografia requintada. A mim foi

fotografia requintada. A mim foi fotografia requintada. A mim foi

um suplício aturar as 2 horas e

um suplício aturar as 2 horas e um suplício aturar as 2 horas e

meia de projeção forçando

meia de projeção forçando meia de projeção forçando

a vista. E constatando um

a vista. E constatando um a vista. E constatando um

delírio formal que esvazia

delírio formal que esvazia delírio formal que esvazia

o conteúdo. Fica até

o conteúdo. Fica até o conteúdo. Fica até

sem motivo a imagem

sem motivo a imagem sem motivo a imagem

d o outdoor de um

do outdoor de um do outdoor de um

óculo, metáfora do

óculo, metáfora do óculo, metáfora do

olhar crítico de uma

olhar crítico de uma olhar crítico de uma

Outra estreia nos cinemas, “Depois da Terra” (After Earth) é uma ficção científica boba q u e p ro c u ra ev i d e n c i a r o relacionamento entre pai e filho (Will Smith e seu primogênito Jaden). O assunto é louvável, mas para o menino provar ser digno da confiança do pai tem de lutar como um super-heroi numa Terra do futuro povoada de animais ferozes. Ideia do indiano M. Night Shyamalan que fez três bons filmes (“De Olhos Abertos”, “O 6° Sentido” e ”De Corpo Fechado”), o primeiro sobre um menino que fala com uma imagem de Jesus e depois andou registrando delírios como em “Fim dos Tempos” para, em seguida, cair nas malhas da produção comercial comum. Uma pena.

Page 12: Voz de Nazaré

belém, De 14 a 20 De junho De 201312

Page 13: Voz de Nazaré

DoisD O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D

CadernoBELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2013

Devotos homenageiam Santo AntônioParóquia Santo Antônio de Lisboa encerra a programação da Trezena

FESTIVIDADE

A Festividade de Santo Antônio seguiu a todo vapor na Paróquia de Santo Antônio de Lisboa,

em Batista Campos. O evento que ho-menageou o santo casamenteiro teve uma programação diária de missas, às 6h30; às 12h; às 17h; e às 19h. No Cen-trão, igreja em construção, a missa foi celebrada às 19h, com a transmissão ao vivo pela TV Nazaré.

A tradicional trezena de Santo Antônio começou no primeiro dia do mês de junho e encerrou nessa quinta-feira, 13, dia do padroeiro. A ocasião, é a oportunidade para os devotos pedir ao santo a graça que tanto almeja. De acordo com a relações públicas da paróquia, a novena de Santo Antônio oferece inúmeras bençãos aos fiéis: “Aqui temos a benção das águas. Os devotos levaram pães e objetos pessoais para serem abençoados”.

As manifestações de fé e devoção ao santo casamenteiro refletiram no intenso fluxo de fiéis durante a festividade. No dia do encerramento, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa marcou presença e presidiu a celebração eucarística, às 12h. A TV Nazaré acompanhou toda a programação e transmitiu todos os momentos.

Toda renda oriunda da festividade será destinada para os projetos sociais da paróquia e, também, para a construção da Igreja Matriz: o Centrão, que está em fase de construção.

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUACom o tema “Santo Antônio,

exemplo de fé” e o lema “Mostrarei a fé pelas obras” (Tg 2,18), encerrou nesta quinta-feira, 13, a festividade de Santo Antônio de Pádua, na Paróquia de São Francisco de Assis. Desde o dia 31 de maio, os fiéis tiveram extensa programação com missas diárias, Trezena de Santo Antônio, venda de comidas típicas, programação cultural e a procissão das crianças. No dia 13, a missa das 7h foi transmitida pela TV Nazaré e o encerramento da festividade foi às 18h, com celebração eucarística. No dia 15 será o jantar festivo, às 19h30, na quadra da Igreja dos Capuchinhos.

SÃO PEDRO E SÃO PAULODe 21 a 30 de junho, na Paróquia

de São Pedro e São Paulo, no Guamá, acontecerá festividade em honra aos santos. Todos os dias, as missas serão às 19h. No dia 29, após missa das 12h, ocorrerá o traslado das imagens da matriz ao Tucunduba, de onde sairá procissão no dia seguinte (30), às 7h, rumo à Paróquia de São Pedro e São Paulo. Após a procissão haverá a missa de encerramento, às 8h30. Do fim da manhã até as 17h do dia 30, haverá o Arraial no Portal, com apresentações de grupos folclóricos, danças de quadrilhas e sorteio de bingos. O tema da festividade neste ano é “Como Pedro e Paulo, discípulos missionários do Senhor”.

SANTA PAULA FRASSINETTIEncerrou na última terça-feira (11) a

Festividade da Paróquia de Santa Paula Frassinetti, iniciada no dia 01. Com o tema “Santa Paula e Juventude” e o

w TREZENA A Paróquia Santo Antônio de Lisboa realizou, de 1 a 13 de junho, a festividade ao padroeiro

IVANCARDOSO

lema “Jovens, confiem: se estamos nas mãos de Deus, estamos muito bem!”, a programação encerrou com missa presidida por Dom Vicente Zico.

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA Junho é mês comemorar Santo

Antônio . E, neste mês quatro Paróquias da Arquidiocese de Belém festejaram seu santo padroeiro. A Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Coqueiro, dedica seu calendário aos festejos ao santo, desde junho de 1957. Este ano, a paróquia realizou a sua 56º edição.

A festa tem o apoio da comunidade e o empenho de todos, principalmente, do santo padroeiro.

Com o tema “Eis-me aqui, envia-me”, a organização contou com a colaboração de 100 pessoas. A programação cultural do evento contou com o show da banda Beto e Leno, apresentação de quadrilhas juninas, grupos folclóricos e a presença do público cativo. Afinal, junho é mês de comidas típicas, de iguarias deliciosas, de dança folclórica, de arraial, de reunir a família e, também, de fortalecer a fé. Santo Antônio é santo carismático, muito íntimo das mulheres. Ao santo são direcionados os pedidos mais criativos.

Durante a festividade, os sacerdotes convidados pelo pároco Igino Sala celebraram as celebrações eucarísticas. O encerramento contou a presenta do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa que presidiu a celebração solene após a procissão luminosa.

A organização da festa calculou que cerca de 2 mil pessoas compareceram durante o período da festividade. A renda arrecada com o evento será investido na quitação de dívidas da construção do Centro de Formação São Guido Maria Conforti, inaugurado recentemente.

Page 14: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 20132

Formação Caderno Dois

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

CAPÍTULO SEGUNDO (Segunda Seção PARTE 1)

Creio em Jesus Cristo, Filho único de Deus

Para reflexões durante o Ano da Fé, o jornal Voz de Nazaré continua nesta edição a publicação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. De maneira concisa, a publicação apresenta todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja numa visão de conjunto, todo o panorama da fé católica.

Creio em Jesus Cristo, Filho único de Deus

Creio em Jesus Cristo, Filho único de DeusCreio em Jesus Cristo, Filho único de Deus

“Jesus Cristo foi Concebido pelo Poder do Espírito Santo, Nasceu da Virgem Maria”

110 Que significado tem a Transfiguração?

Na Transfiguração mostra-se antes de mais nada a Trindade: “O Pai na voz, o Filho no homem, o Espírito na nuvem clara” (Santo Tomás de Aquino). Ao evocar com Moisés e Elias a sua “partida” (Lc 9,31), Jesus mostra que a sua glória passa pela cruz e dá antecipação da sua ressurreição e da sua gloriosa vinda, “que transformará o nosso pobre corpo, tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso” (Fl 3,21). 554-556 568

“Tu te transfiguraste na montanha e, na medida em que eram capazes, os teus discípulos contemplaram a tua Glória, Cristo Deus, a fim de que, quando te vissem crucificado, compreendessem que a tua Paixão era voluntária e anunciassem ao mundo que és verdadeiramente a irradiação do Pai” (Liturgia Bizantina).

111 Como se dá a entrada messiânica

em Jerusalém?No tempo estabelecido, Jesus decide subir

a Jerusalém para sofrer a sua paixão, morrer e ressuscitar. Como Rei Messias que manifesta a vinda do Reino, ele entra na sua cidade montado em um jumento. É acolhido pelos pequenos, cuja aclamação é retomada no Sanctus eucarístico: “Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana (salva-nos)” (Mt 21,9). A liturgia da Igreja dá início à Semana Santa com a celebração dessa entrada em Jerusalém. 557-560 569s570

109 No Reino, que autoridade Jesus

confere a seus Apóstolos?Jesus escolhe os Doze, futuras

testemunhas da sua Ressurreição, e os faz partícipes da sua missão e da sua autoridade para ensinar, absolver os pecados, edificar e reger a Igreja. Nesse colégio, Pedro recebe “as chaves do Reino” (Mt 16,19) e ocupa o primeiro lugar, com a missão de guardar a fé na sua integridade e de confirmar os seus irmãos. 551-553 567

Um dos casos mais co-muns com que nos deparamos em nos-

sa sociedade é quando um rapaz acaba por engravidar uma garota de maneira “aci-dental” e ainda não está pre-parado para assumir o papel de pai, nem afetivamen-te nem psicologicamente nem financeiramente. So-bre isso o Papa João Paulo II nos lembra em um dos seus escritos que “quando ele (o homem) busca o pra-zer também deve assumir a responsabilidade”. Depois acrescenta que quando a vi-da é concebida “um perigo moral assustador começa”, porque o homem corre o risco de se tornar alguém

que somente explora e usa a mulher. Essa tendência, ele continua, pode controlar a vida do homem “se ele não fizer uso de sua força inte-rior - a força do seu intelec-to, de sua vontade e do seu coração - para amadurecer seu papel enquanto pai”.

Podemos entender isso melhor através da própria força criativa de Deus. Se somos imagem e semelhança de Deus, o ser masculino e feminino, de certa forma, refletem o próprio ser e agir de Deus também na nossa corporalidade. As Escrituras não chamam Deus de mãe, mas de Pai. Jesus mesmo revelou isso a nós e por isso sabemos que

existe algo no masculino e feminino que reflete o amor entre as pessoas da Santíssima Trindade. Deus Pai não recebe nada de ninguém. Ele é o autor da vida. Assim, o amor criativo de Deus está estampado no próprio corpo masculino, em sua anatomia. Isso não quer dizer que o homem é maior que a mulher, porque ambos são criados à imagem e semelhança de Deus. Mas isso quer dizer que no mistério de nossa corporalidade o homem é quem inicia o dom da vida, e a mulher tem um papel ainda mais belo: seu corpo é todo receptivo e por isso torna-se um tabernáculo da

Amor é Responsabilidadevida. O milagre da concepção acontece dentro dela.

Portanto, se é tarefa masculina iniciar o dom da vida, o homem deve escolher sabiamente quando e com quem deveria trazer a vida ao mundo. De que maneira? Não engajando num ato que cria uma família até ele estar preparado para assumir tal responsabilidade. Se um jovem decide se abster sexualmente até o casamento, ele está na verdade fazendo o que é melhor para seus futuros filhos, pois ele sabe

que agora não é o tempo certo para se tornar um pai. E se ele quer se tornar um bom pai, na hora certa, ele sabe fazer um pouco de sacrifício pelo seu próprio bem e dos outros. Esse é o amor levado à perfeição. Não há o que se temer. “No amor não há temor. Antes, o perfeito amor lança fora o temor, porque o temor envolve castigo, e quem teme não é perfeito no amor” (1Jo 4,18).

Na próxima semana, “Escutando o Coração”, com Ir. Lourdes Silva, fsp

Padre Idamor da Mota Jr. ([email protected])

Primavera do mundo

O autor é mestre em Bioética e Diretor do CCFC

Comunhão e Partilha Comissão da solidariedade formará seminaristas para as dioceses mais pobres

NO BRASIL

w PRESIDENTE DA COMISSÃO EPISCOPAL Dom Alfredo Schaffler

DIVULGAÇÃO

n FONTE: CNBB

Comunhão e Partilha: este é o nome do projeto solidário que surgiu da preocupação

do episcopado brasileiro com a for-mação dos seminaristas das dioceses mais pobres. “Temos irmãos bispos que vivem em dificuldades para a manutenção da ação pastoral de sua diocese, e mesmo para a manuten-ção dos seminários”, relata o presi-dente da Comissão Episcopal para a Solidariedade entre as Dioceses, dom Alfredo Schaffler.

A Comissão foi criada após a Assembleia Geral dos Bispos em 2012 com a responsabilidade de coordenar o projeto. Desde junho do ano passado, todas as dioceses e prelazias do Brasil destinam 1% de sua receita bruta mensal para um fundo administrado pela CNBB, com o objetivo de colaborar com as dioceses que não tem recursos para custear plenamente a formação de seus seminaristas.

O fundo de solidariedade já rea l iza , desde agosto do ano

passado, o repasse no valor de dois salários mínimos, em benefício de cada seminarista das 14 dioceses do pr imeiro grupo. São e las : Marajó (PA), São Félix do Araguaia (MT), Corumbá (MS), Borba (AM), Rui Barbosa (BA), Ponta de Pedras (PA) , Paranat inga (MT) , São Raimundo Nonato (PI), Zé Doca (MA), Brejo (MA), Carolina (MA), Bom Jesus de Gurguéia (PI), Bagé (RS) e Humaitá (AM).

A partir de março deste ano, o fundo iniciou o repasse no valor de 75% de dois salários mínimos em benefício de cada seminarista das 23 dioceses do segundo grupo: Abaetetuba (PA), Barra (BA), Oeiras (PI), Jardim (MS), Lábrea (AM),

Cametá (PA), Coroatá (MA), Floriano (PI), Salgueiro (PE), Itabuna (BA), Tefé (AM), Três Lagoas (MS), Irecê (BA), Coari (AM), Cristalândia (TO), Cruzeiro do Sul (AC), Crateús (CE), Coxim (MS), Barra do Garças (MT), São Gabriel da Cachoeira (AM), Almenara (PA), Itacoatiara (AM) e Serrinha (BA).

A t é o f i n a l d e m a i o , 2 3 2 seminaristas foram beneficiados com o projeto. Cada diocese beneficiada deve informar à CNBB o nome do seminarista, bem como enviar um relatório anual da ajuda recebida e sua aplicação. O projeto “Comunhão e Partilha” terá duração de cinco anos, quando deverá ser avaliado pela Assembleia Geral da CNBB.

Page 15: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2013 3

Comunicação Caderno Dois

“Igrejas Históricas de Belém” foi a reportagem premiada do Encantos da Amazônia

RECONHECIMENTO

Profissionais da imprensa de Belém foram homenageados pelo Banco da Amazônia no

último dia 7, em comemoração ao Dia Nacional da Imprensa, cele-brado no dia 1º de junho. A Fun-dação Nazaré de Comunicação esteve presente e foi premiada pe-la reportagem “Igrejas Históricas de Belém”, do programa “Encan-tos da Amazônia”.

A premiação trouxe como tema neste ano a “Valorização da Cultura Amazônica”, com a escolha de profissionais que elaboraram matérias jornalísticas que valorizassem diversos aspectos da região. A reportagem da TV Nazaré apresenta cultura, religiosidade e traços arquitetônicos das primeiras igrejas erguidas na capital paraense.

A apresentação do programa é da repórter Patrícia Nascimento, que dedicou a premiação aos f u n c i o n á r i o s q u e b u s c a m divulgar o trabalho de educação e evangelização. “Represento todos

os profissionais da TV Nazaré, que contribuem com seu trabalho para produção de informação de qualidade, com ética e respeito aos direitos humanos”.

Valmir Pedro Rossi, presidente do Banco da Amazônia, afirma que a imprensa cumpre um papel fundamental na história do mundo, assim como da Região Norte. Segundo ele, “sem a imprensa divulgando, levando informações, notícias, não haveria o crescimento das pessoas, o progresso e o desenvolvimento”.

O diretor de captação de recursos da Fundação Nazaré d e C o m u n i c a ç ã o , A r n a l d o Pinheiro, garante ser “uma grande honra participar deste evento com o programa Encantos da Amazônia, conhecido nacional e internacionalmente”.

Mário Jorge Alves, diretor de Comunicação da Fundação Nazaré sentiu-se gratificado por ver o trabalho da TV Nazaré r e c o n h e c i d o p e l o B a n c o .

n FONTE: CNBB

Entre os dias 07 e 09 de junho, Brasília foi a “cidade anfitriã” que recebeu comunicadores de todo o Brasil. Jornalistas de diferentes dioceses, regionais e organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) CNBB, participaram do VI Encontro dos Jornalistas, promovido pela assessoria de imprensa da CNBB. O objetivo do evento é, por meio da partilha entre os profissionais, desenvolver um manual de estilo e redação. Na noite da sexta-feira, o ecônomo da CNBB, Pe. Benedito Tadeu, acolheu os participantes em nome da Conferência. A abertura foi marcada pela apresentação de cada regional presente.

PRIMEIRA CONFERÊNCIAA primeira conferência foi

ministrada no dia 7 de junho pelo assessor de imprensa da CNBB, padre Rafael Vieira. O tema abordado foi: ‘A Igreja “faz notícia’?”. “Temos que buscar o aperfeiçoamento da nossa competência que é o jornalismo”, afirmou o assessor. Padre Rafael também mencionou que “fazer jornalismo, para a Igreja, não é o mesmo que fazer jornalismo para um sindicato”, por exemplo. “A Igreja é um território com limites, mas que podemos fazer muita coisa”, disse o padre lembrando a gigantesca estrutura que envolve a Igreja do Brasil.

Católicos elaboram manual de redação

w PROFISSIONAIS de todo país participaram do VI Encontro dos Jornalistas

DIVULGAÇÃO

SEGUNDA CONFERÊNCIANa manhã do segundo dia do VI

Encontro dos Jornalistas, 08 de junho, teve início a segunda conferência do evento. A palestra foi ministrada pela jornalista e editora de opinião do jornal Correio Braziliense, Dad Squarisi. O tema trabalhado pela convidada foi “Como escrever para novas mídias?”. De acordo com a jornalista, o mercado busca profissionais de comunicação, que trabalham com diversas mídias. “Os profissionais que querem trabalhar com uma só mídia, serão rejeitados pelo mercado”, afirma. Para a comunicadora, na atualidade, os

profissionais devem ser multimídia. “O mercado quer profissionais eletrônicos, que trabalham para todas as mídias”, completa.

ENCERRAMENTOO último dia do VI Encontro dos

Jornalistas (09) foi marcado por uma celebração eucarística presidida pelo secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Leonardo Ulrich Steiner. Em seguida, houve uma coletiva de imprensa, onde os jornalistas puderam fazer vários questionamentos atuais, junto ao secretário geral.

Um tema comum foi a redução da maioridade penal. Dom Leonardo pode reafirmar a posição da CNBB. “O que estamos fazendo pelas crianças nas nossas periferias, e o que estamos fazendo na nossa família para transmitirmos valores às nossas crianças?”, questionou o bispo.

Como se tratava de um encontro entre comunicadores, a importância da comunicação também fo i abordada. Dom Leonardo fez um chamamento junto aos participantes. “O que estamos fazendo para que a informação da igreja chegue às pequenas comunidades?”.

O papa Francisco também foi um dos temas da coletiva. Dom Leonardo falou sobre “a alegria de ser cristão” do papa Francisco. “Na sua simplicidade, no seu modo direto de estar entre as pessoas, ele demonstra a alegria em ser cristão”, disse.

N a o p o r t u n i d a d e , o s participantes também levantaram outros temas como: a Jornada Mundial da Juventude (JMJ); o diálogo ecumênico; diretório de comunicação; e a demarcação de terras indígenas/construção de usinas hidrelétricas.

Ao final da coletiva de imprensa, dom Leonardo agradeceu a presença de todos, dizendo que o VI Encontro dos Jornalistas foi “um momento muito rico”, por ter proporcionado a partilha entre cristãos e profissionais de comunicação de todo o Brasil.

"Reconhecimento a um banco que está na Amazônia, que é onde estamos com nossas repetidoras. Isso é o reconhecimento do trabalho que a gente vem fazendo nessa agregação de valores da

Amazônia”.Este é o sétimo ano consecutivo

em que o Banco da Amazônia homenageia a imprensa como forma de reconhecer e valorizar o trabalho jornalístico na região.

TIAGO RAÚJO

IVAN CARDOSO

Fundação Nazarérecebe prêmio do BASA

w VALORIZAÇÃO Profissionais da FNC participaram da noite de premiação do BASA

w PREMIAÇÃO Mário Jorge, Patrícia Nascimento e Valmir Rossi

Page 16: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 20134

Juventude Caderno Dois

FOTOS: LUIZ ESTUMANO

IAM celebra seus 170 anosInfância e Adolescência Missionária convida voluntários a assumirem o compromisso com Deus

ANIVERSÁRIO

Os 170 Anos da IAM será comemo-rado até maio de 2014 para dar conti-nuidade ao crescimento da Obra no Brasil. A comemoração iniciou no dia 26 de maio.

Na celebração em Belém, a nível ar-quidiocesano, no dia 26, aconteceu o Mini-Congresso da IAM, no Berço de Belém, em São Brás. O evento teve o objetivo de reunir todos os 250 mem-bros dos grupos de IAM de Belém acompanhados de seus pais. A progra-mação começou às 8h com acolhida, formação e oficinas realizadas a partir dos 10 compromissos da IAM. Após o almoço houve apresentação dos gru-pos e às 16h a Santa Missa presidida pelo monsenhor Raimundo Possidô-nio da Mata, pároco da paróquia Nos-sa Senhora de Fátima.

Veja alguns alguns da celebração dos 170 anos:

Começou no último dia 8 e segue até o dia 21 a Cam-panha Nacional de Vaci-

nação contra a Poliomielite, que tem como meta vacinar 95% das crianças de 6 meses a 5 anos em todo país. Cerca de 115 mil postos permanentes ou móveis estão divi-didos no território nacional, dentre estes, mais de 4 mil no Pará.

Na capital paraense, a vacinação contra a paralisia infantil teve significativa procura logo no primeiro dia de campanha. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus causador da doença e é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%.

Em 2012, mais de 14 milhões de crianças foram vacinadas no país, o que representou 99% do público alvo. O último caso de poliomielite registrado no Brasil foi em 1989. O país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de erradicação da doença em 1994. Esta ação

busca garantir que o vírus não volte a circular no território brasileiro.

S u g e s t ã o d e l e g e n d a para uma poss íve l foto : A campanha de vacinação segue até o dia 21 nas unidades de saúde de todo Brasil

POLIOMIELITE

Não existe tratamento para a poliomielite, somente a prevenção, por meio da vacinação. É uma doença infecto-contagiosa viral aguda, que pode infectar crianças e adultos através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas. Entre os sintomas, está febre, mal estar, dor de cabeça, e pode levar à paralisia parcial, total e até à morte.

Campanha contra paralisia infantil segue até o dia 21 de junho

SERVIÇO

Até o dia 22 de maio de 2013, foram registrados 32 casos, sendo 8 no Paquistão, 22 na Nigéria e 2 no Afeganistão.

LUIZ ESTUMANO

w ATENTAS Crianças recebem a orientação dos assessores na comemoração do aniversário no Berço de Belém

w ALEGRIA Crianças mostram o sorriso durante a celebração dos 170 anos w EM GRUPO Elas aprendem a discernir os fatos que acontecem no mundo

Quem quiser ser mem-bro da IAM pode entrar em contato com o responsável na Arquidiocese de Belém, padre André Gamba: (91) 91020602.

Page 17: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2013 5

Juventude Caderno Dois

YOUCAT

40 Pode Deus fazer tudo? Ele é omnipo-tente?

PRIMEIRA PARTE

Em que cremos

Para Deus «nada é impossível» (Lc 1,37) Ele é todo-poderoso. [268-278]

Quem, na sua necessidade, chama por Deus acredita na Sua omnipotência. Ele conduz todas as coisas e pode tudo. É um mistério como Ele exerce livremente a Sua omnipotência. Não raramente se pergunta: «Então onde está Deus?» Ele diz-nos através do profeta Isaías: «Os Meus pensamentos não são os vossos, nem os vossos caminhos são os Meus.» (Is 55,8) A omnipotência de Deus revela-se frequentemente quando as pessoas não esperam mais nada dela. A impotência de Sexta-Feira Santa foi o pressuposto para a Ressurreição. -> 51, 478, 506-507

Contagem regressiva para a JMJ

TÁ CHEGANDO!

Carreatas em todas as capitais do país estão marcadas para o dia 23 de junho

Não. A frase “Deus criou o mundo” não é um axioma rebuscado na ciência natural. Trata-se de uma afirmação teológica (theos = Deus, logos = sentido). Isto é, uma asserção de carácter divino acerca do sentido e da origem das coisas. [282-289]

A narrativa da Criação não é um modelo expl icat ivo cient í f ico-natural do início do mundo. “Deus criou o mundo” é uma declaração teológica na qual se refere a relação do mundo com Deus. Deus quis o mundo; Ele acompanha-o e aperfeiçoa-o. Ser criado é uma qualidade inerente às coisas e uma verdade elementar sobre elas.

41 A ciência natural torna o Criador desnecessário?

Em preparação à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, o jornal Voz de Nazaré realiza seus estudos sobre

o YOUCAT, que é o Catecismo da Igreja Católica escrito para JOVENS que querem saber em que acreditam.

n FONTE: Jovens Conectados

A CNBB, em parceria com o Comitê Organizador Local JMJ Rio 2013 (COL), dá mais

um passo na contagem regressiva para a JMJ! Para marcar os 30 dias finais desta contagem, todas as ca-pitais do país são chamadas a pro-mover no dia 23 de junho, das 16 às 18h, uma carreata que será chama-da: ‘Bote Fé na JMJ Rio 2013’.

O objetivo é dar visibilidade à JMJ e animar os jovens de todo

país. Por isso, as carreatas devem ser realizadas exatamente no MESMO HORÁRIO, a fim de que se torne um marco de unidade.

Aproxima-se a Jornada Mundial da Juventude e cresce em todos a expectativa para este que já se tornou um dos momentos mais marcantes da história da Igreja na atualidade! Vamos juntos, rumo à JMJ!

ORIENTAÇÕES

A CNBB orienta que, no mínimo,

100 carros participem de cada carreata. Para atingir este número, podem ser convidadas as dioceses mais próximas das capitais onde seja viável a participação. Contudo, as demais cidades, não apenas as capitais, podem também promover o evento.

Para tal iniciativa não será preciso gastos com infraestrutura. Não é necessária a realização de shows ou confecção de camisetas. Precisa-se apenas de carros e pessoas para fazer o evento acontecer. Pode-se escolher um trajeto que envolva boa parte da cidade, um ponto de concentração para a saída da carreata e outro para chegada. Algumas cidades, por exemplo, terminarão o percurso

100 carros participem

100 carros participem 100 carros participem

de cada carreata. Para

de cada carreata. Para de cada carreata. Para

atingir este número,

atingir este número, atingir este número,

podem ser convidadas

podem ser convidadas podem ser convidadas

as dioceses mais próximas

as dioceses mais próximas as dioceses mais próximas

das capitais onde seja viável a

das capitais onde seja viável a das capitais onde seja viável a

participação. Contudo, as demais

participação. Contudo, as demais participação. Contudo, as demais

na Catedral da diocese com uma Missa presidida pelo bispo. Se a igreja da Catedral for pequena ou descentralizada, pode-se fazer em uma outra.

Trata-se de uma ação do Setor Juventude com a participação das demais forças arquidiocesanas que estão sendo comunicadas, como Pastoral Familiar, ECC, Equipes de Nossa Senhora, Movimentos, Novas Comunidades, PASCOM etc.

Page 18: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 20136

Família Caderno Dois

“Deus é fiel”, já diz a Sagra-da Escritura. Ele exerce a fidelidade e chama seus

filhos a também serem fiéis, de for-ma especial, nos relacionamentos a dois. No matrimônio, uma aliança é selada, e a Igreja ensina que a fide-lidade deve caminhar com o amor. No namoro não é muito diferente.

Segundo Padre Idamor, Diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã – CCFC, o namoro deve ser vivido não como uma brincadeira, mas como algo sério que prepara para o matrimônio. “Se o namoro não for encarado com maturidade, perde-se uma grande oportunidade de se educar para o amor, a fidelidade e o compromisso”, comenta o sacerdote.

DISTÂNCIAQuando o casal mora longe, pode

ser que se torne um pouco mais complicado manter a fidelidade. Lucas Fernando Oliveira e Emily Siqueira, ambos de 20 anos, namoram há 3 anos e meio, e só moraram na mesma cidade no primeiro mês de namoro. Emily veio de São José dos

Campos (SP) para Belém, e os dois passaram a namorar à distância.

Para o casal, a maior dificuldade é conseguir sustentar o sentimento sem ter a presença física no dia a dia. Lidam com a saudade através da oração e de determinação. “É quando o amor se torna decisão”, afirma Emily. O casal conversa diariamente, troca fotos, mas garante que a saudade continua. “Cartas, internet e celular são apenas pra nos comunicarmos, mas às vezes um contato faz até a saudade aumentar”.

Padre Idamor afirma que o namoro à distância requer, acima de tudo, uma disposição de ambas as partes para que dê certo. “Valem novamente os elementos: amor, confiança, fidelidade, diálogo, amizade e transparência. Tudo isso com uma boa dose de persistência para dar ‘manutenção’ ao relacionamento, tais como, cartas, e-mails, mensagens, telefonemas, surpresas, visitas, etc”..

CONFIANÇA“A confiança é a chave para uma

relação sadia”, é no que acredita Lucas.

DIVULGAÇÃO

Confi ança, o alicerce do matrimônio santoJovens contam como manter a fidelidade no namoro à distância

RELACIONAMENTO

w À DISTÂNCIA Com a internet, o amor verdadeiro supera os desafios

Emily confessa que sente ciúmes por não poder estar com o seu namorado quando outras pessoas podem, mas garante que a confiança que carregam um pelo outro é sempre maior.

Transparência e diálogo são necessários para que haja confiança no namoro, conforme defende Padre Idamor. Ele também destaca a importância da amizade no

relacionamento. “A amizade é importante porque através dela é que se adquire confiança, respeito e cumplicidade”.

Ainda segundo o Padre, os valores de f idel idade e compromisso, construídos no dia a dia, devem estar presentes no namoro; caso contrário, o matrimônio estará fadado ao fracasso.

Confi ança, o alicerce

Confi ança, o alicerce Confi ança, o alicerce

w NAMORADOS Lucas Oliveira, em São Paulo, e Emily Siqueira, em Belém

Lívia Dias lança seu primeiro CD

w FAMÍLIA LUZ Lança carreira solo da vocalista Lívia Dias em São Paulo

A Família Luz está divulgando seu mais recente álbum, o CD “Cantinho do Céu”. O projeto abre uma nova fase na carreira da cantora Lívia, que neste projeto inicia carreira solo. Lívia é a vocalista da Banda da Família Luz, uma família missionária que evangeliza o público com a sua música, mas, sobretudo, com o testemunho de uma espiritualidade voltada para a evolução e o sucesso da família. A Família Luz foca na missão de evangelizar e incentiva a oração, a leitura da palavra de Deus e o dialogo na família.

Cultivar os valores do evangelho em família é o principal objetivo da Família Luz. “Nós valorizamos o perdão, a mansidão, a bondade, a partilha e a justiça. Defendemos o fortalecimento dos laços familiares. Sem esse bate-papo entre marido e mulher; e pais e filhos, fica difícil obter sucesso na comunicação. Pretendemos lançar essa espiritualidade para todas as famílias do país”, diz Baltazar Dias.

Há 12 anos, a Família Luz está na caminhada musical. O início foi em Belém. Hoje, residindo em São Paulo, o foco do grupo é evangelizar nas estruturas da Igreja Católica: paróquias e dioceses. “Vivemos da música há sete anos. Nós gravamos, produzimos e distribuímos. A música é apenas um meio de sobrevivência, uma ferramenta que retrata os valores que temos”, relata o pai.

Independente, a Banda produz seu próprio conteúdo. As letras

das músicas, composição, autoria e melodias, na grande maioria, são de autoria dos membros da Família Luz. “Gravamos outras autores, inclusive músicas tradicionais da MPB, àquelas que louvam Nossa Senhora. Afinal, Nossa Senhora é o nosso carro chefe. Ela aparece nas horas mais difíceis da vida tanto espiritual, quanto material”, explica Baltazar.

As composições da Banda têm uma dimensão maior nas mensagens. São nas letras das músicas que o grupo fala de juventude, amor, solidariedade e do relacionamento do amor dentro do seio familiar. Composta por cinco membros, os integrantes da banda são todos da família, a Família Luz,

mesmo nome da banda. Este ano, o grupo ganhou mais um integrante, o genro - formado em engenharia elétrica, tem domínio de violão e bateria. Profissionalmente, o grupo evoluiu. Ao todo são três bandas no Brasil, uma está localizada em São José dos Campos (SP), uma em Presidente Prudente (SP) e a outra em Belém (PA). O plano da Família Luz é de expandir e montar mais uma banda de apoio no Nordeste, mais um facilitador na hora de cortar custos, a ideia ainda está em concepção. Enquanto isso, a cantora Lívia trabalha com uma equipe de músicos profissionais por todo o país, na divulgação de seu trabalho.

São Paulo trouxe maisoportunidade

Lívia falou da experiência de viver em São Paulo (SP). Desde a chegada, há dois anos, a banda evoluiu e conquistou maior espaço, o que garantiu também mais visibilidade. De lá pra cá, Lívia teve a oportunidade de divulgar seu trabalho nas principais empresas de comunicação católicas do país, tais como: Canção Nova, Rede Vida, TV Século 21, e também de se apresentar no Santuário de Aparecida para um público maior.

Em Belém, a banda Família Luz tem data definida para se apresentar. O show será no dia 04 de outubro, na Igreja dos Capuchinos. Outras paróquias de Belém demonstraram interesse de trazer a banda para realizar shows. Até o momento somente os Capuchinhos fecharam, as demais estão negociando data, cachê e transporte.

Para adquirir qualquer um dos cinco CD’, incluindo a nova produção e curtir os sucessos da banda, basta o interessado enviar um e-mail para [email protected], e solicitar seu exemplar.

LUIZ ESTUMANO

Page 19: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2013 7

JMJ Rio2013 Caderno Dois

n FONTE: Rio2013.com

A segurança do Papa Francisco e da população durante os eventos da Jornada Mundial

da Juventude (JMJ) Rio2013 é uma prioridade. “Creio que não se terá nenhum problema de segurança nem com o Papa nem das demais pessoas que lá estarão porque esta-mos estudando tudo nos mínimos detalhes, com todas as particularida-des”, garantiu o general Domenico Giani, comandante da Gendarmeria (Polícia do Vaticano).

De acordo com Giani, está sendo montado um esquema tático com a participação de componentes pol ít icos, c ivis e mil i tares da segurança, além de uma logística com técnicos. Estão sendo analisadas inclusive as vias de saída de pessoas em Guaratiba. “Creio que posso dizer que é uma bela área que acolherá muita gente”, destacou.

A comitiva de segurança do Vaticano está no Rio de Janeiro desde a semana passada para discutir os detalhes da visita do Papa. Nesta terça-feira, 11, eles se reuniram em café-da-manhã no Palácio São

Jornada Mundial da Juventude não terá problemas de segurançaComandante da Polícia do Vaticano visita o Rio e aprova a logística para a JMJ

NO RIO DE JANEIRO

n FONTE: Rio2013.com

Igrejas, salões, ginásios, quadras e auditórios já estão reservados para os momentos de Catequese, durante a JMJ Rio2013. São 273 locais espalhados em 10 regiões do Rio de Janeiro, e dioceses vizinhas, chamadas subsedes, como Niterói, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.

D e a c o r d o c o m o padre Leandro Lenin , diretor executivo do Setor Preparação Pas to ra l e Catequese, o número de locais pode crescer para 300, divulgados inicialmente pela organização, caso as inscrições de peregrinos aumentem nesta reta final da Jornada. “Os nossos jovens, respondendo ao pedido de inscrição, vão mostrar pra gente que eles estão querendo participar e a nossa postura é a de oferecer também catequese para eles. A gente quer que eles presenciem esse momento da Jornada” , afirmou padre Leandro.

Os locais serão chamados “sedes de Catequese” e estão organizados nas seguintes regiões: Jacarepaguá, Norte, Suburbano, Urbano, Sul, Leopoldina, Oeste, Nova Iguaçu, Niterói e Caxias. Uma paróquia pode ter mais de uma sede. E a

Jornada terá 273 locais de Catequese

FOTOS: DIVULGAÇÃO

mescla diferentes línguas em uma mesma paróquia tem por objetivo promover a diversidade cultural dos peregrinos e ajudar na distribuição dos participantes entre as sedes e paróquias.

Em todas as regiões haverá oferta de catequese em português e espanhol, línguas utilizadas pela maioria dos peregrinos. Serão 133 sedes em língua portuguesa e 50, em espanhol. As outras línguas principais do evento

estarão distr ibuídas da seguinte forma: 25 locais para a catequese em inglês, 15 em i ta l iano, 15 em francês, oito em alemão e cinco em polonês. Ao todo, haverá catequese em cerca de 20 idiomas, entre eles árabe, croata, dinamarquês, esloveno, grego, tcheco, russo. As regiões Sul, Urbano, Norte e Niterói terão maior concentração de locais para os peregrinos dessas línguas. Segundo padre Leandro,

isso facilita a assistência dos jovens estrangeiros aos seus consulados, caso haja necessidade.

Os peregr inos serão direcionados às catequeses próximas aos seus locais de hospedagem. Nos locais também haverá a distribuição dos kits de café da manhã para os peregrinos que optaram pela alimentação da JMJ na hora da inscrição.

As pessoas com deficiência t e r ã o u m a C a t e q u e s e

especial, reunidos em um só local, o único com tradução simultânea para as sete línguas oficiais.

CURIOSIDADES

Os loca is que vão receber o maior número de peregrinos será a Catedral Metropolitana de São Sebastião, no centro do Rio de Janeiro, e um dos pavilhões do Riocentro, centro de convenções localizado no bairro de Jacarepaguá, ambos com capacidade para cinco mil peregrinos de língua portuguesa.

A região com maior número de sedes é a Oeste, com 49 locais, que receberá peregrinos de língua portuguesa e espanhola. A Paróquia N o s s a S e n h o r a d a

Conceição, nesta mesma região, em Santa Cruz, é a que vai receber o maior número de sedes em sua região paroquial: nove. Outro dado curioso fica na região Sul. Apenas nos bairros do Recreio e da Barra, 10 línguas estarão presentes em diversas sedes de catequeses. “Será um Pentecostes”, aposta padre Leandro.

Obs: Os locais e línguas estão sujeitos a alterações.

Joaquim. Durante a semana, eles tiveram encontros com autoridades do Governo Federal, Estadual, da Prefeitura do Rio de Janeiro, e também com membros da Igreja, como o arcebispo do Rio de Janeiro,

Dom Orani Tempesta, que também é presidente do Comitê Organizador Local (COL).

“ N o q u e d i z r e s p e i t o à segurança, creio que posso dizer que se está fazendo o máximo

e que não se vê problema com a segurança”, disse Giani.

PROXIMIDADE DO POVO

O comandante explicou ainda que o Santo Padre estará visível e próximo à população em muitas ocasiões com o uso do papamóvel. Giani destaca que as visitas do Papa ao Hospital São Francisco de Assis na Providência de Deus (HSF) e à Comunidade de Varginha, em Maguinhos, terão um significado especial.

“A visita à comunidade será muito importante para a Igreja e para o Papa. Será um momento muito importante para o Santo Padre de encontro com o mundo da pobreza e do sofrimento, porque ele deseja uma Igreja a serviço do povo, uma Igreja pobre a serviço do pobre”, disse.

Há ainda uma preocupação com a preparação espiritual, de acordo com ele. O comandante destacou ainda a importância dos voluntários na Jornada. “Gostaria de exprimir um sentimento de agradecimento pelos voluntários porque vi muitos jovens empenhados na preparação da Jornada Mundial da Juventude”, disse.

w SEGURANÇA APROVADA General Domenico Giani e Dom Orani Tempesta

w PREPARAÇÃO Jovens de todo Brasil se preparam para a JMJ com as catequeses

Page 20: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 20138

Fundação Nazaré Caderno Dois

Page 21: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2013 9

Panorama Caderno Dois

Ajude a manter a Fundação Nazaré de Comunicação. Ligue para 4006-9200 e seja sócio da Família Nazaré.

“Só tenho a agradecer a Deus pela Fundação Nazaré de Comunicação por todo trabalho que ela tem feito para divulgar o evangelho, anunciar a Boa Nova na Amazônia.”

CAMILA MARTINS DE QUEIROZ, 70 anos, 20 de junho

Luis Guilherme Soares MouraMaria das Neves SeixasMaria Vitalina MarquesMiriam Chaves PinheiroNazaré de Jesus Freire dos SantosNathalie Rodrigues CoutinhoNeise dos Santos RodriguesNoemia Líbia Pereira SantosOsmarina Maia de MacedoTeresa Dias Oliveira16/6Ana Carolina SiqueiraAurelia Mendes de AraujoEdineide Pessoa de MatosFrancisco R. da SilvaJoão Santos de MendonçaJoveniano Batista FernandesLindolfo de Souza SalgadoMauricio da Silva RodriguesPaulo Ivan Borges Silva17/6Deusarina Marques MonteiroIedeme Teixeira de AlcântaraHugo Sérgio Passos de MéloIsolda Maria de B Rebello SantosJoselia de Nazaré Neves FelicidadeMaria de Lourdes AlbuquerqueRaimunda Santos DuarteRisalva Moura da Silva SoeiroSandra Regina de Azevedo NevesSolana Villacorta Tavares18/6Benedito Francinaldo Brabo AlvesConceição Martins PessoaEsther Soares LindosoIracema Oliveira OliveiraJair Francisco Carlota AlmeidaLecy de Nazare P. SilvaMaria Auxiliadora Silva de SouzaMaria Raimunda Miranda Ribeiro

Mario Lima de Oliveira Raimunda Rodrigues Evangelista19/6Ana Alice Sousa da SilvaDoris Ferraz BragaHélia Regina Maranhão BragaJoão Moraes BraboLenize da Silva SaldanhaMaria Claudete LoboMaria Lúcia Couto CarreraNajla Maria ResqueOlgarina dos Santos FigueiredoRaimunda Lima Nascimento

Raimundo Carlos Moreira CostaVanilza Malcher20/6Carlos Aurélio Falcão AmorimMaria de Lourdes Lacerda GonçalvesMaria de Lourdes da Silva BastosMaria Lúcia Soares de SouzaMaria Pontes BarrosMaria Oliveira VidalMariana Nobre SaadyMariza Calandrini MuribecaOtávio Rosa da SilvaSalomé Quintino de Araújo

Parabéns para você!

15/6 - Pe. Fábui Luiz Quintal Gama19/6 - Pe. Agostinho Filho de Sousa Cruz19/6 - Pe. Antônio Luiz Farias de Oliveira19/6 - Pe. Edvaldo Andrade Amaral19/6 - Pe. Ivan da Silva Conceição19/6 - Pe. João Paulo de Figueiredo Celestino19/6 - Pe. José Luiz Sobral Souza19/6 - Pe. Lindomar da Silva Pinheiro19/6 - Pe. Rafael da Costa Brito19/6 - Pe. Rangel Anderson Campos Bentes20/6 - Pe. Amiraldo de Sousa Soares20/6 - Pe. Víctor Lobo Dueñas

w Aniversário de ordenação dos padres e diáconos diocesanos

16/6 - Pe. Ederaldo da Mata Silveira19/6 - Pe. Sílvio Alfredo Batista Motizzo

w Aniversário natalício de padres e diáconos diocesanos

14/6Iolita Alencar de SouzaJadilson da Silva MoraesJoaquim Rodrigues MartinsLúcia Maria de SousaMaria da Glória Melo da SilvaMaria de Lourdes Barbosa MoraisTherezinha de Jesus da Silva LopesVeronica da Costa GonçalvesZilda Jacó de Lima15/6Filomena Chuva SimoneteJoaquim Jose Nogueira NetoLena Claudia Monteiro Ribeiro

Ser Santo (3)

Pe. Cláudio Barradas ([email protected])

Cidadela

Para inicio de conversa, a bem da verdade e por uma questão de

honestidade, mas também, por que não dizer, por amor próprio, para evitar ser taxado de falsificador, raça que abomino, permita-se-me esclarecer que a afirmação “sede santos porque e como eu, vosso Deus, sou santo” não se encontra em parte alguma de nenhuma bíblia, tal e qual no finzinho da edição passada de “Cida-dela”. Nem o poderia, uma vez que ela é um arranjo de autoria aqui do degas. Eu o fiz, não por descuido, ou por engano, e sim de caso pensado, voluntária e conscientemente e, devo acrescentar, com todo o respeito, visando, não, deturpar o texto sagrado, - cruz-credo! Longe de mim tal maldade, tamanho

sacrilégio, mas quando, logo eu que, desde meninote, nutro pela Sagrada Escritura ó que amor, meu livro de cabeceira, minha grande conselheira, amiga de todas as horas, meu valiosíssimo vade-mecum - mas, apenas, encorpar-lhe o sentido, para meu crescimento espiritual.O arranjo, perceptível, creio eu, e à primeira vista, mesmo a quem não é experto na matéria, consistiu em inserir, na ordem de Deus a Moisés “sede santos porque eu Iahweh, vosso Deus, sou santo”, antecedida da incumbência de transmiti-la a toda a comunidade dos Israelitas (Lv 19, 2), a palavrinha “como, extraída da de Jesus a seus discípulos, a quando do inigualável sermão da montanha: “portanto, deveis

ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito” (Mt 5, 48).O resultado, como já se viu linhas acima, no parágrafo inicial, foi este: “sede santos porque e como eu, vosso Deus, sou santo.”Onde, aí, digam-me, o desrespeito, o sacrilégio, a heresia, a deturpação, ou sei mais lá o que, se a santidade perfeita, verdadeira,

autentica consiste - quem ousaria afirmar o contrário? - em cumprir, conjuntamente, tanto a ordem do Pai quanto a do Filho? Sim, pois que uma, qualquer delas, sem a outra, estaria incompleta.Força convir: para ser santo de verdade, é preciso sê-lo não apenas como Deus o quer e ordenou: é preciso mais, é imprescindível sê-lo como Ele o é.Só que, poderia alguém objetar-me, enquanto o Pai manda ser santo, o Filho manda ser perfeito.E daí? Onde o problema? O termo “perfeito”, empregado pelo Filho, equivale ao “santo”, usado pelo Pai. Ou, se o preferirem, é sua explicação. É, meu mano: os dois, queira-se ou não, são tão inseparáveis, tão irmãos siameses, que absolutamente impossível ser-se um sem ser o outro.

Em 1996 fui internada no Hospital Barros Barreto com o diagnóstico de uma doença hereditária, que atinge todos os órgãos sensíveis no corpo humano. Os médicos me informaram que não teriam mais o que fazer sobre o meu caso. Fiquei três dias em coma, meus rins paravam e a equipe médica avisou minha família que não poderiam fazer mais nada. No terceiro dia, acordei do coma e entreguei minha

vida a Deus, disse que se Ele permitisse que eu melhorasse, ia servir a Ele até o dia que ele quisesse. Hoje, continuo no tratamento contra a doença, mas é muito gratificante ver que eu estou bem, agradeço muito a Deus, por meu dias de vida e agradeço pela minha família também.

SIMONE DOS PASSOS BARBOSA,39 anos

LUIZ ESTUMANO

Testemunho de Fé Envie seu TESTEMUNHO para: [email protected]

LUIZ ESTUMANO

Para ser santo de verdade, é imprescindível

sê-lo como Ele o é

É, vá lá, de novo o provável objetante. Mas querer que uma pobre criatura seja perfeita, ou santa, como o é seu criador, não é o mesmo que exigir de uma gotícula de nada que tenha volume de água idêntico ao de todo um oceano, heim, heim? Onde estava Jesus com a cabeça, ao nos impor tão absurda exigência?E eu: no lugar, meu caro, no lugar. Conhecedor profundo, o mais profundo, de todo e qualquer ser humano, Jesus, sem a menor dúvida, seria incapaz de dar, a quem quer que fosse, uma ordem absurda.Portanto, o que nos cabe, no caso, é nos perguntarmos o que ele quis com esses termos.Se o benevolente leitor me permite, penso que, tão somente, deixar bem claro que, sendo impossível ao homem igualar-se ao Pai em santidade, nossa santificação deve ser um trabalho constante, sem descanso, para toda a vida: que, para quantos e quantos, pode ser bem curta.Se assim é - e o é, acredite-me - comecemos já, sem perder, a partir de agora, sequer um segundo.

Page 22: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 201310

A semana Caderno Dois

Horários de Missas na Arquidiocese de Belém

REGIÃO EPISCOPAL DE SANT’ANA

Nossa Senhora da Graça(Catedral)Cidade Velha - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3223-2362/3225-2715

Igreja N. S. das Mercês(Reitoria)Comércio - BelémSábado: 12h e 17hDomingo: 12h e 17hTelefone: 3212-3102

Sant'Ana da CampinaComércio - BelémSábado: 12h (Igreja Matriz) Domingo: 7h (Col. D. Bosco) 9h (Igreja Matriz)Telefone: 3230-3734

São Judas TadeuCondor - BelémSábado: 18hDomingo: 7h e 18hTelefone: 3283-6020 Sta. Terezinha do Menino JesusJurunas - BelémSábado: 6h30 e 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18hTelefone: 3272-2251 Santo Antônio de LisboaBatista Campos - BelémSábado: 6h30, 12h, 17h e 18h30Domingo: 8h, 11h, 17h, 18h30 e 20hTelefone: 3215-7004/ 3222-0097 Santíssima TrindadeCapina - BelémSábado: 16hDomingo: 7h, 10h, 11h30, 17h30 e 19hTelefone: 3215-7007/ 3242-4917 N. S. da ConceiçãoCidade Velha - BelémSábado: 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18h30Telefone: 3215-7006 São JoséUmarizal - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 11h e 19hTelefone: 3230-4916

Santa LuziaJurunas - BelémSábado: 7h, 17h e 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3271-2146

REGIÃO EPISCOPALSANTA MARIA GORETTI

São Pedro e São PauloGuamá - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 18h30Telefone: 3283-6021/3259-0413 São José de QueluzCanudos - BelémSábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 20hTelefone: 3226-2151/ 3226-2612São Domingos de GusmãoTerra Firme - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e 19h30

Telefone: 3253-2656

São MiguelCremação - BelémSábado: 18h30Domingo 7h30, 11h e 18h30Telefone: 3283-6022

Nossa Senhora de FátimaFátima - BelémSábado: 17h30Domingo: 6h45, 8h30, 17h30e 19h30Telefone: 3228-0864

Paróquia Santa Maria GorettiGuamá - BelémDomingo: 9h30 e 18hTelefone: 3283-6023

N. S. de Nazaré (Basílica Santuário)Nazaré - BelémSábado: 7h, 8h30,12h,17hDomingo: 6h30, 8h, 10h,16h30, 18h, 20hTelefone: 4009-8400

São Francisco de Assis(Capuchinhos)São Brás - BelémSábado: 19h30Domingo: 6h, 7h30,9h30,18h, 20hTelefone: 3073-1500

Santo Antônio do TucundubaGuamá - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSANTA CRUZ

Imaculada ConceiçãoCastanheira - BelémSábado: 17hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3277-4642

São SebastiãoSacramenta - BelémSábado e domingo: 7h; 17h e 19hTelefone: 3264-9060/3254-7354

Jesus RessuscitadoMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3277-4643

São Geraldo MagelaVal de Cans - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30 e 18hTelefone: 3257-7950 N. S. do Perpétuo SocorroTelégrafo - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 19hTelefone: 3264-9061

São JorgeMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 17h, 19hTelefone: 3277-4641

São Raimundo NonatoUmarizal - Belém.Sábado e domingo: 6h30 e 18hTelefone: 3277-4644Santa CruzMarco - BelémSábado: 7h e 18h30

Domingo: 7h, 9h, 11h30 e 18h30Telefone: 3277-4640/3276-0941

Nossa Senhora daConceição AparecidaPedreira - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 19hTelefone: 3233-4224/3276-9573

São Francisco XavierMarco - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h, 18hTelefone: 3283-3052

Nossa Senhora Mãeda Divina ProvidênciaVal de Cans - BelémSábado:19hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3257-2388

Sagrada FamíliaCurió Utinga - Belém.Sábado: 7h e 19h30Domingo: 7h, 9h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSÃO JOÃO BATISTA

São João Batista eNossa Senhora das GraçasIcoaraci - Belém.Sábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 10h, 18hTelefone: 3297-7250 São Francisco de AssisTapanã - BelémDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3258-8036

Nossa Senhora de FátimaIcoaraci - BelémSábado: 20hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3297-7251

Jesus Bom SamaritanoTapanã - Belém.Sábado: 7hDomingo: 7h30 e 19h30Telefone: 3033-2004

São Francisco das IlhasCotijuba - BelémSábado: 19h30;Domingo: 8h, 9h30, 19h30Telefone: 3247-1438

Santa EdwigesNova Marambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h30, 18hTelefone: 3279-1654

N. S. Rainha da PazBengui - BelémDomingo: 7h, 9h, 18h30Telefone: 3277-4645Coração Eucarístico de JesusCatalina - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h, 10h e 19h

N. S. da Imaculada ConceiçãoOuteiro - BelémSábado: 8hDomingo: 7hTelefone: 3277-4648N. S. do Bom RemédioConjunto Satélite - BelémSábado: 17h30

Entre em contato com seu pároco ou com a secretaria da sua paró-quia e solicite que nos informem para podermos publicar.

Não encontrou o horário da sua paróquia aqui?

Domingo: 7h, 18h30Telefone: 3289-5355

Natividade de NossoSenhor Jesus CristoConjunto Sideral - BelémDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3288-4250

Santo Antônio de PáduaCoqueiro - AnanindeuaSábado: 19h Domingo: 7h e 18hTelefone: 3237-8350

Santo Afonso de LigórioPratinha - BelémSábado: 19hDomingo: 8h30, 19hTelefone: 3258-1554/3274-8281

Arcanjo São MiguelUna - AnanindeuaSábado: 6h30Domingo: 7h, 20hTelefone: 3234-4674

REGIÃO EPISCOPALMENINO DEUS

N. S. AuxiliadoraAnita Gerosa(Aurá) - AnanindeuaDomingo: 7h e 18hTelefones: 3255-3828

N. S. das VitóriasAlmir Gabriel - Marituba Sábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3256-7655

Sagrado Coração de JesusJúlia Seffer - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 18hTelefone: 3265-5413

Sagrado Coração de JesusDistrito Industrial - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30Telefone: 3255-9475

Menino DeusCentro - Marituba Domingo: 6h, 8h30, 18hTelefone: 3237-8351

N. S. de NazaréColônia - MaritubaDomingo: 9hTelefone: 3279-2624 N. S. das GraçasCentro - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3255-2654N. S. do ÓVila - MosqueiroSábado: 19h30Domingo: 6h30, 9h30, 19h30Telefone: (91) 3771-1278

São Pio XÁguas Lindas - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 10h e 19h

Telefone: 3215-7003

REGIÃO EPISCOPALSÃO VICENTE DE PAULO Cristo ReiGuanabara - AnanindeuaDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3235-1405

Divino Espírito SantoCoqueiro - AnanindeuaSábado: 7hDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3263-0603

Santo Inácio de LoyolaIcui Guajará - AnanindeuaDomingo: 7h, 18hTelefone: 3295-3545

São Lucas EvangelistaGuajará - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3279-2621

Santa TeresinhaÁguas Lindas - AnanindeuaDomingo: 7h30, 18hTelefone: 3245-7440

N. S. de GuadalupeCoqueiro - AnanindeuaSábado: 18h30Domingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3245-7440

Cristo PeregrinoJaderlândia - AnanindeuaDomingo: 19hTelefone: 3237-9891

Santa Paula FrassinettiCidade Nova VI - AnanindeuaSábado: 19h30;Domingo: 6h30, 8h15, 18hTelefone: 3279-2620

Transfiguração do SenhorCuruçambá - AnanindeuaSábado: 18h30, 20hDomingo: 7h30, 19hTelefone: 3286-8570

Santa Rita de CássiaCidade Nova V - Ananindeua.Sábado: 6h30, 17h30Domingo: 6h30, 8h30,17h30, 19h30.Telefone: 3273-3191/ 3273-3310

São Vicente de PauloPaar - AnanindeuaDomingo: 7h, 8h30, 19hTelefone: 3283-8400

São José OperárioConj. Carnaúba, IcuíDomingo: 7h e 18hTelefone: (91) 3295-3545/3031-1172

Nossa Senhora do AmparoCidade Nova 8 - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18h e19h45 (Com. São José)Telefone: 3287-2418

AGENDA DE DOM TEODORO TAVARES

n De 14 a 20 de junho

AGENDA DE DOM ALBERTO CORRÊA

n De 14 a 20 de junho

w Dia 14, sexta-feiraAudiências15:00h – Celebração da Missa na casa do MADMw Dia 15, sábadoRetiro dos Diáconos Permanentes - CCFCw Dia 16, domingo Retiro dos Diáconos Permanentes - CCFC18:00h - Celebração da Missa e Crisma na Igreja Matriz de Santa Terezinha – Tenonéw Dia 17, segunda-feira Audiênciasw Dia 18, terça-feira Aula no Instituto Regional para Formação PresbiteralVisita Pastoral na Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Pedreira (até o dia 20)

w Dia 14, sexta-feira, a 17, segunda-feiraViagem Pastoral

w Dia 20, quinta-feira08:30 – 11:00 ConselhoEpiscopal11:30 – 12:00 AssembleiaLegislática18:00 – 20:00 Missa noDispensário São Vicente de Paulo

- Visita da Superiora Geral dasFilhas da Caridade - Capelado Dispensário

Os compromissos de Dom Teodoro Mendes Tavares podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Os compromissos de Dom Alberto Taveira podem sofrer alterações sem aviso prévio.

w

w w

Dia 14, sexta-feira,

Dia 14, sexta-feira, Dia 14, sexta-feira,

a 17, segunda-feira

a 17, segunda-feiraa 17, segunda-feira

Viagem Pastoral

Viagem PastoralViagem Pastoral

w

w w

Dia 20, quinta-feira

Dia 20, quinta-feiraDia 20, quinta-feira

08:30 – 11:00 Conselho

08:30 – 11:00 Conselho08:30 – 11:00 Conselho

Episcopal

EpiscopalEpiscopal

11:30 – 12:00 Assembleia

11:30 – 12:00 Assembleia11:30 – 12:00 Assembleia

Legislática

LegisláticaLegislática

18:00 – 20:00 Missa no

18:00 – 20:00 Missa no18:00 – 20:00 Missa no

Dispensário São Vicente de Paulo

Dispensário São Vicente de PauloDispensário São Vicente de Paulo

Page 23: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 2013 11

Fundação Nazaré Caderno Dois

SEXTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista 09h30 - Informe Noticias09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A Voz do Pastor 12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Estação Segurança14h30 - Informe Noticias15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticias15h55 - Plantão RCR16h00 - Frequência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Liturgia das horas - Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - Voz do Pastor 18h15 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Saudade em Versos e Canções22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida 23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SÁBADO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - Voz do Pastor06h30 - Questão de Fé07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Conhecendo Jesus10h00 - Maria de Todos os Povos11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Caminho Aberto15h00 - Criança Evangelizando Criança16h00 - Evangelizando Através do Dizimo

17h00 - Musical Nazaré17h45 - Oração das Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h30 - Musical Mariano18h30 - Preparando a Festa19h00 - Musical Nazaré22h00 - A voz do Pastor22h15 - Domínio jovem23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat DOMINGO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus,05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - Voz do Pastor06h30 - Preparando a Festa07h00 - SANTA MISSA08h00 - Vem e Segue-me10h00 - Domingo Alegre11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - A Vida e o Tempo 16h00 - As Mais Tocadas17h00 - Raiz do Céu18h00 - Voz do Pastor18h15 - Liturgia das Horas - Vésperas18h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos19h00 - Clássico Nazaré20h00 - Circuito M P B22h00 - A voz do Pastor22h15 - Especial PE. Zezinho23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEGUNDA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h30 - Informe Notícia09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h50 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor

Escute na Rádio Nazaré FM 93,1

05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso 12h00 - A Voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Direito e cidadania16h30 - Informe Notícia17h25 - Informe Notícia17h30 - Liturgia das Horas - Vésperas17h45 - Voz do Pastor 18h00 - Novena Nossa Senhora Perpétuo Socorro18h30 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Família em Ação22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUARTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Educação e Cidadania14h30 - Informe Notícia

15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticia15h55 - Plantão RCR16h00 - Freqüência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Liturgia das horas - Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical21h00 - Orando com Você - Com. Mar adentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUINTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Entre nós14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da misericórdia15h15 - Igreja em Diálogo15h15 - Musical Nazaré15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Freqüência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Oração das Vésperas18h00 - Voz do Pastor 18h15 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Nazaré21h00 - Orando com Você - Com. Shalon.22h00 - A voz do Pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

Assista na TV Nazaré - Canal 30

12h20 - Cardápio Instrumental 14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Saúde e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h50- Oração do Ângelus17h45 - Liturgia das horas- Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Crescendo na Fé21h00 - Orando com Você - Com. Maíra22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

TERÇA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA

05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Gozoso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 Diálogo Aberto16h00 De Palavras16h30 Fazendo Esperança17h00 Caminhando Na Fé17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Gozoso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Fazendo Esperança20h30 Terra Santa News20h50 Eu Creio21h00 Janela Aberta22h00 Nazaré Notícias22h45 Sinais do Sagrado22h55 Palavra de Vida Eterna

SEXTA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Evangeliza Show03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Diálogo Aberto05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Doloroso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas10h55 Palavra de Vida Eterna11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 De Coração15h30 De Mãos Dadas16h10 Desenho16h30 Fazendo Esperança17h00 Caminhando Na Fé17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Doloroso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Caminho de Evangelização21h00 A Palavra de Deus é Luz21h05 Mãe Maria21h15 Terra Santa News21h40 Palavra de Vida Eterna21h45 Nazaré Notícias22h30 Espaço Cultural23h58 Encerramento da Programação da TV

SÁBADO

00h00 Música Mensagem02h00 De Coração02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Caminho de Evangelização04h00 Espaço Cultural05h00 Evangeliza Show05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Gozoso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Notícias Pastorais07h45 Eu Creio07h50 JMJ08h00 Viola Brasil08h30 Conversa com Meu Povo09h00 Missa no Rio de Janeiro-RJ10h00 Diálogo Aberto11h00 Pesca Amazônia12h00 Notícias Pastorais

12h45 Eu Creio12h50 JMJ13h00 Viagem pela Amazônia13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Pensando Bem15h00 Santa Missa e Adoração em São Paulo-SP16h45 Notícias Pastorais17h30 Terço Gozoso18h00 Especial Musical18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Encantos da Amazônia20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Música Mensagem22h30 Conversa com Meu Povo23h00 Palavra de Vida Eterna23h05 Espaço Cultural23h59 Encerramento da Programação da TV

DOMINGO

00h00 Música Mensagem02h00 Vida Consagrada03h00 Oração e Adoração04h00 Igreja que Sofre04h30 Música Arte e Vida05h30 Igreja no Brasil05h45 JMJ05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Glorioso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa Dominical08h00 Notícias Pastorais08h45 Eu Creio08h50 JMJ09h00 Desenho09h30 Viagem pela Amazônia10h00 Diálogo Aberto11h00 Pesca Amazônia12h00 Notícias Pastorais12h45 Eu Creio12h50 JMJ13h00 Igreja que Sofre13h30 Igreja no Brasil13h40 Encantos da Amazônia14h40 Ângelus14h55 Palavra de Vida Eterna15h00 Vida Consagrada16h00 Palavra de Vida Eterna16h05 Dedo de Prosa17h00 Desenho17h30 Terço Glorioso17h55 Palavra de Vida Eterna18h00 Missa Santuário Nacional de Aparecida19h00 Instrumetal Sesc Brasil20h00 Janela Aberta21h00 Espaço Cultural22h30 Palavra de Vida Eterna22h35 Questão de Fé23h35 Terço Glorioso23h58 Encerramento da Programação da TV

SEGUNDA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Encantos da Amazônia04h00 Oração e Adoração05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança

23h00 Caminhando Na Fé23h20 Mãe Maria23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

TERÇA-FEIRA

00h00 Palavra de Vida Eterna00h05 Mulher.com02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Janela Aberta03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Diálogo Aberto05h00 Conversa com Meu Povo05h30 Sobre Todas as Coisas05h45 Palavra de Vida Eterna05h50 Eu Creio05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Doloroso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Sobre Todas as Coisas12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Igreja que Sofre13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Desenho15h00 Novena do Perpétuo Socorro15h40 Sobre Todas as Coisas16h00 De Palavras16h30 Conversa com Meu Povo17h00 Desenho17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Doloroso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Sobre Todas as Coisas20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Igreja que Sofre21h00 Questão de Fé22h00 Nazaré Notícias22h45 Sinais do Sagrado23h00 Conversa com Meu Povo23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

QUARTA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Novena do Perpétuo Socorro03h40 Mãe Maria03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Questão de Fé05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Glorioso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna

08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 Pensando Bem16h00 De Palavras16h30 Fazendo Esperança17h00 Caminhando Na Fé17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Glorioso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Encantos da Amazônia21h00 Vida Consagrada22h00 Nazaré Notícias22h45 Caminhando Na Fé23h00 De Coração23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

QUINTA-FEIRA

00h00 Palavra de Vida Eterna00h05 Mulher.com02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Pensando Bem03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Encantos da Amazônia05h00 Conversa com Meu Povo05h30 Sobre Todas as Coisas05h45 Palavra de Vida Eterna05h50 Eu Creio05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Luminoso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Sobre Todas as Coisas12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Igreja que Sofre13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Desenho15h00 Diálogo Aberto16h00 De Palavras16h30 Conversa com Meu Povo17h00 Desenho17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Luminoso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Sobre Todas as Coisas20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Terra Santa News20h55 Palavra de Vida Eterna21h00 Evangeliza Show22h00 Nazaré Notícias22h45 Sobre Todas as Coisas23h00 Conversa com Meu Povo23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

No programa JMJ, o telespectador fica por dentro dos preparativos para a Jornada Mundial d a J u v e n t u d e q u e acontecerá em julho deste ano no Rio de Janeiro. A apresentação de Sidnney Mendes. Sábado, às 7h50 e 12h50.

IVAN CARDOSO

Dom Alberto Taveira expl ica o Evangelho do dia e fala sobre os eventos da Arquidiocese de Belém no programa A VOZ DO PASTOR . Todos os dias, às 6h, 12h, 18h e 22h.

LUIZ ESTUMANO

Ligue: (91) 4006-9251

Page 24: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 14 A 20 DE JUNHO DE 201312

Palavra Final

Na lista das festividades profano-religiosas no mês de junho três san-

tos se destacam por sua impor-tância e popularidade para os cristãos: São Antônio dia 13, São João Batista 24 e São Pedro dia 29. Estas festas religiosas-populares são celebrações católicas, historicamente são relacionados com a festa pagã do solstício de verão, no hemisfério norte e de inverno, no hemisfério sul, celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário Juliano. Nesses dias, o povo expressa toda a alegria e devoção tanto através de novenas como de outras representações manifestadas com danças e festas recheadas de musicas e comidas típicas do mês. As músicas que mais se destacam são os forrós, xotes, baião, cuja raiz está no nordeste brasileiro. As comidas que não podem deixar de faltar neste período em qualquer mesa festiva até naquelas que acompanham as novenas são: o mingau de milho, canjica, a lua, quentão, pé de moleque e outras delicias, quase sempre feitas à base de milho ou de mandioca (macaxeira). Essa alegria toda composta de guloseimas/oração/devoção só vem valorizar os nossos padroeiros de junho. - Santo Antônio de Lisboa: Nasceu em 15 de agosto de 1195 e foi batizado com o nome Fernando. Aos 15 anos ingressou no convento agostiniano e em 1220 mudou de nome ao passar para a Ordem dos Franciscanos. É reconhecido mundialmente pelo seu testemunho de vida como taumaturgo. Poucos são os santos que como S. Antônio poderão rivalizar em popularidade entre o povo católico. Com grande entusiasmo e pompa lhe celebram a festa. É o santo que na vida menos descanso teve, e ainda, menos no céu, pois todos recorrem a ele nas suas necessidades materiais e espirituais. Quem é que não tenha lido ou ouvido falar da mula do judeu, que por sua ordem se prostrou diante do Santíssimo Sacramento; dos peixes, que vieram à tona d’água para ouvir suas palavras; das profecias e revelações de segredos íntimos; das curas maravilhosas e ressurreições de mortos?Lembro brevemente um acontecimento marcante na vida do

grande santo. Foi por ocasião do Capítulo Geral em Assis, onde se reuniram 3000 frades, e, entre tantos religiosos, Antônio

desaparecia. Ninguém o conhecia e parece que

São Francisco também não lhe dava atenção. Quando, no final do Capítulo, os frades receberam sua destinação, somente

Antônio ficou como estranho à disposição do Vigário Geral e com ele seguiu. Única responsabilidade que tinha era celebrar a Missa num pequeno convento de frades, cujo estado de saúde reclamava descanso. Mas esta experiência da pequena ermida, entregue a práticas de piedade e de penitência tornou-se determinante para o nosso santo. Temos aqui

algo parecido com a experiência de São João Crisóstomo, pois a solidão se tornou para

ambos uma fornalha de transformação e os preparou para as

arte da pregação. Aconteceu que em Forli, Antônio participasse da ordenação de diversos religiosos e na falta de um pregador, o Provincial pediu-lhe que dirigisse umas palavras aos presbíteros recém-ordenados. Obediente à ordem recebida, ele fez uma alocução que provocou na assembleia grande admiração. Foi este o momento

da descoberta do seu talento retórico, e, desde então os Superiores o colocaram à luz

tornando Antônio um grande missionário. Conhecendo

as necessidades no campo da formação aos futuros

missionários, São Francisco viu em Antônio a pessoa

competente para lhe confiar a função de

mestre. Assim tornou-se “Lector” de Teologia. Três características,

além de outras, definem sua

personalidade: a santidade de vida, a arte da pregação e o dom dos milagres. Hoje,

há fiéis que lamentam certos sermões, que mais do que aproxima-los da Igreja, os afastam, pela sua superficialidade e improvisação. Para Antônio, as Igrejas eram pequenas para comportar o povo, que lhe afluía às

Os Santos que alegram no mês de junho

Próximos artigos:

Pe. Giovanni Martoccia

Maria Elisa Bessa de Castro

Pe. Fábio de Melo

IRMÃ ÂNGELA TUTAS

Tesouros da Igreja

Irmã Ângela Tutas é doutora em “Scientiis Eclesiasticis Orientalibus” e professora de Patrística no Instituto Regional para Formação Presbiteral da CNBB Norte 2.

prédicas. O segredo da sua fama de orador brilhante foi a meditação constante das Sagradas Escrituras e o conhecimento dos Padres da Igreja, o que o qualificava na refutação dos hereges da sua época (cátharos, albigenses... etc.). Esse zelo pela ortodoxia da doutrina e pela oratória aproxima-o aos dois grandes Padres da Igreja: Santo Ireneu de Lião e João Crisóstomo. Padroeiro dos pobres, do matrimônio e das noivas, Santo Antônio é invocado para encontrar os objetos perdidos e também é considerado o defensor contra a peste e epidemias. Faleceu em 13 de junho de 1231, a caminho de Pádua (Itália) e em 10 de janeiro de 1946 Pio XII elevou-o à honra dos altares como Confessor e Doutor da Igreja Universal.- São João Batista, filho de Zacarias e Isabel: Sua maior importância é de ser o precursor do Messias. Batizou Jesus nas águas do Jordão, dai o nome de “Batista”. É o mais famoso dos três santos do mês de junho, pois as festas juninas também são conhecidas como festas joaninas em sua homenagem e seu dia é festejado com bastante barulho e alegria pelo fato de ele ter nascido de um casal de idosos, cuja mulher era estéril.

Por que na comemoração de São João logo se pensa em fogueira? Existem duas explicações para a tradição de acender fogueiras nesta festa: uma de inspiração pagã que associa a fogueira às festas realizadas na Europa, para comemorar o solstício de verão (Midsummer), ocorrido no dia 24 de junho, e outra, de inspiração cristã. Uma lenda cristianizando a fogueira pagã conta que o antigo costume de acender fogueiras no inicio do verão europeu teria sua origem em um acordo entre Santa Isabel e a Virgem Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de João Batista e assim ter seu auxilio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre o monte para comunicar a boa nova. Durante a Idade Média, a fogueira se transformou num atributo da festa de São João Batista. Ainda hoje, a fogueira de São João é uma característica comum que une todas as festas de São João europeias. - São Pedro - o primeiro Papa da Igreja Católica: Um simples pescador da Galiléia, chamado Simão. Ao se encontrar com Jesus recebeu o nome de Cefas, em aramaico - pedra (Jo

a lista das festividades

a lista das festividades

profano-religiosas no

profano-religiosas no

mês de junho três san-

mês de junho três san-

tos se destacam por sua impor-

tos se destacam por sua impor-

tância e popularidade para os

tância e popularidade para os

cristãos: São Antônio dia

cristãos: São Antônio dia

hemisfério sul, celebrada no

hemisfério sul, celebrada no

dia 24 de junho, segundo o

dia 24 de junho, segundo o

calendário Juliano. Nesses

calendário Juliano. Nesses

grande santo. Foi por ocasião

grande santo. Foi por ocasião

do Capítulo Geral em Assis,

do Capítulo Geral em Assis,

onde se reuniram 3000 frades, e,

onde se reuniram 3000 frades, e,

entre tantos religiosos, Antônio

entre tantos religiosos, Antônio

desaparecia. Ninguém o

desaparecia. Ninguém o

conhecia e parece que

conhecia e parece que

São Francisco também

São Francisco também

com ele seguiu. Única

com ele seguiu. Única

responsabilidade que

responsabilidade que

tinha era celebrar a Missa

tinha era celebrar a Missa

num pequeno convento

num pequeno convento

de frades, cujo estado de

de frades, cujo estado de

saúde reclamava descanso.

saúde reclamava descanso.

Mas esta experiência da

Mas esta experiência da

pequena ermida, entregue

pequena ermida, entregue

a práticas de piedade e

a práticas de piedade e

de penitência tornou-se

de penitência tornou-se

determinante para o

determinante para o

nosso santo. Temos aqui

nosso santo. Temos aqui

ambos uma fornalha de

ambos uma fornalha de

mundialmente pelo seu testemunho

mundialmente pelo seu testemunho

de vida como taumaturgo.

de vida como taumaturgo.

Poucos são os santos que como

Poucos são os santos que como

S. Antônio poderão rivalizar em

S. Antônio poderão rivalizar em

popularidade entre o povo

popularidade entre o povo

recorrem a ele nas suas

recorrem a ele nas suas

ouvido falar da mula do

ouvido falar da mula do

judeu, que por sua ordem

judeu, que por sua ordem

Santíssimo Sacramento;

Santíssimo Sacramento;

ouvir suas palavras; das

ouvir suas palavras; das

admiração. Foi este o momento

admiração. Foi este o momento

da descoberta do seu talento

da descoberta do seu talento

retórico, e, desde então os

retórico, e, desde então os

Superiores o colocaram à luz

Superiores o colocaram à luz

tornando Antônio um grande

tornando Antônio um grande

missionário. Conhecendo

missionário. Conhecendo

Francisco viu em

Francisco viu em

Antônio a pessoa

Antônio a pessoa

mestre. Assim tornou-se

mestre. Assim tornou-se

definem sua

definem sua

personalidade: a santidade

personalidade: a santidade

de vida, a arte da pregação

de vida, a arte da pregação

e o dom dos milagres. Hoje,

e o dom dos milagres. Hoje,

há fiéis que lamentam

há fiéis que lamentam

certos sermões, que mais

certos sermões, que mais

do que aproxima-los da

do que aproxima-los da

Igreja, os afastam, pela

Igreja, os afastam, pela

sua superficialidade

sua superficialidade

e improvisação. Para

e improvisação. Para

Antônio, as Igrejas eram

Antônio, as Igrejas eram

pequenas para comportar

pequenas para comportar

o povo, que lhe afluía às

o povo, que lhe afluía às

1,42). Em Cesaréia de Filipe Cristo explica: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja... Eu te darei as chaves do Reino dos Céus...” (Mt 16,18). Assim Pedro é constituído como “rocha” inabalável, que serve de fundamento à Igreja.O cristão de cada tempo tem um espelho no exemplo da vida de São Pedro. Ele, forte na fé, zeloso e dedicado em seguir a Cristo a ponto de querer defendê-lo com a espada, diante de um serva, enfraquece na tentação e o nega. Graças ao arrependimento se levanta e recebe a missão de ser chefe da Igreja. Só ele que, uma vez caído e tendo experimentado o perdão, poderá ter compreensão com as fraquezas humanas e, assim, confirmar na fé os irmãos. A Tradição conta que suas lagrimas de contrição deixaram duas marcas profundas no seu rosto e, no momento de ser executado, achando-se indigno de morrer como o divino Mestre, Pedro pediu aos algozes que o pregassem na Cruz com a cabeça para baixo. Assim morreu o primeiro papa da Igreja Católica e no lugar do seu suplicio foi edificada a Basílica de São Pedro. No dia 29 de junho, não é tanto a sua vida a ser lembrada, quanto a importância de seu pontificado. Por fim, convido a uma breve oração pelo atual Pontífice, sucessor de São Pedro:Que o Senhor o conserve, o vivifique, lhe dê felicidade sobre a terra e não o deixe cair nas mãos do inimigo. Deus Onipotente e Eterno, compadecei-vos do Santo Padre, Papa Francisco, conduzi-o em vossa bondade pelo caminho da salvação eterna para que, com a vossa graça, deseje o que vos agrade e trabalhe com todas as forças para cumprir a Vossa vontade. Amem!Assim, que todos vivam o mês de junho com a alegria característica do mesmo sem esquecer nossas tradições católicas.

Que todos vivam o mês de junho com alegria característica do mesmo sem esquecer nossas tradições católicas

São Antônio

São João Batista

São Pedro

Caderno Dois

Pe. Reginaldo Manzotti