voz de nazaré

24
www.fundacaonazare.com.br ARQUIDIOCESE DE BELÉM PE. FLORENCE DUBOIS FUNDADOR ANO C - Nº 586 - PREÇO AVULSO: R$1,00 E D D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D BELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2013 Cefep oferece curso de formação política Curso é oferecido a leigos e lideranças de comunidades, pastorais e demais organismos. CADERNO 1, PÁGINA 6 Cristãos são os mais perseguidos no mundo Dados são do relatório "Perseguidos e Esquecidos?", divulgado em Londres. CADERNO 2, PÁGINA 12 Últimos dias para visitação das Imagens As duas Imagens de N. S. de Nazaré, a réplica e a original, ficam em exposição até o dia 28. CADERNO 2, PÁGINA 9 A última terça-feira foi marcada por homenagens ao "inesquecível pastor de Belém". CADERNO 1, PÁGINA 8 Mais de 60 profissionais da Fundação Nazaré estiveram envolvidos na cobertura deste ano que, em tempo real, alcançou centenas de países. Pela 1ª vez servidores da FNC foram alocados nos EUA e na Alemanha. CADERNO 2, PÁGINA 1 Círio chegou a 107 países LUIZ ESTUMANO D. Zico celebra 63 anos de ordenação sacerdotal IVAN CARDOSO w JORNAL Fotógrafo procura o melhor ângulo CLARIANA CARDOSO CLARIANA CARDOSO w RÁDIO Locutores garantiram a animação w PORTAL Círio foi transmitido em tempo real

Upload: fundacao-nazare-de-comunicacao

Post on 10-Mar-2016

219 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Edição de 25 a 31 de Outubro de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Nazaré

www.fundacaonazare.com.br

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

PE. FLORENCE DUBOISFUNDADOR

ANO C - Nº 586 - PREÇO AVULSO: R$1,00

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

ARQUIDIOCESE DE BELÉMARQUIDIOCESE DE BELÉM

D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA DBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2013

Cefep oferece curso de formação políticaCurso é oferecido a leigos e lideranças de comunidades, pastorais e demais organismos. CADERNO 1, PÁGINA 6

Cristãos são os mais perseguidos no mundoDados são do relatório "Perseguidos e Esquecidos?", divulgado em Londres. CADERNO 2, PÁGINA 12

Últimos dias para visitação das ImagensAs duas Imagens de N. S. de Nazaré, a réplica e a original, ficam em exposição até o dia 28. CADERNO 2, PÁGINA 9

A última terça-feira foi marcada por homenagens ao "inesquecível pastor de Belém". CADERNO 1, PÁGINA 8

Mais de 60 profissionais da Fundação Nazaré estiveram envolvidos na cobertura deste ano que, em tempo real, alcançou centenas de países. Pela 1ª vez servidores da FNC foram alocados nos EUA e na Alemanha. CADERNO 2, PÁGINA 1

Círio chegou a 107 paísesLUIZ ESTUMANO

D. Zico celebra 63 anos de ordenação sacerdotal

IVAN CARDOSO

w JORNAL Fotógrafo procura o melhor ângulo

CLARIANA CARDOSOCLARIANA CARDOSO

w RÁDIO Locutores garantiram a animação w PORTAL Círio foi transmitido em tempo real

Page 2: Voz de Nazaré

Fun da do em 5 de ju lho de 1913

FUNDADORPe. Flo ren ce Du bois, bar na bi ta

PRESIDENTEDom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Be lém do Pa ráVICE-PRESIDENTE

Monsenhor Marcelino FerreiraVigário geral da Arquidiocese de Belém do Pa rá

DIRETOR GERALDiácono Antônio Carlos Gomes de Freitas

DIRETORA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO Marluce Guerreiro Milhomem

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO Mário Jorge Alves

DIRETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Arnaldo Pinheiro

COORDENAÇÃOMarcos Valério (DRT/PA 1516)

CONSELHO DE PROGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO João Car los Pe rei ra

Padre Nilton Cezar ReisPadre Cláudio de Souza BarradasEDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Sérgio Santos (DRT/PA 579)As si na tu ras, dis tri bui ção, ad mi nis tra ção e re da ção

Ave ni da Go ver na dor Jo sé Mal cher, Edi fí cio Pau lo VI, 915CEP: 66055-260, Bair ro Na za ré, Be lém - Pa rá

Te le fo nes: (91) 4006-9200/ 4006-9209. ARQUIDIOCESE DE BELÉM-PARÁ

Fax: (91) 4006-9227Re da ção: (91) 4006-9200/ 4006-9238/

4006-9239/ 4006-9244/ 4006-9245Site: www.fundacaonazare.com.br

E-mail: [email protected] veí cu lo da

Fun da ção Na za ré de Co mu ni ca ção CNPJ nº 83.369.470/0001-54

Im pres so no par que grá fi co de O Li be ral

FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO

Mais investimentos financeiros, pois é uma realidade muito difícil, especialmente quanto à geografia. Já vi paróquias mudarem só por terem um barco para visitas ou uma rádio para levar a Palavra. FABÍOLA GOULART, 27 anos, jornalista

Precisamos mutuamente da participação e comunhão fraterna de recursos humanos, pastorais e financeiros, enriquecendo mediante a solidariedade e o intercâmbio de experiências pastorais.ANDRÉ MIRANDA, 37 anos, contador

Jornalista e professor

O Círio de 2013 deixou lições de acerto que, seguramente, nortearão a preparação de

outros Círios. Foi, a meu ver, um dos mais completos, graças ao coman-do de Kleber Vieira, que, seguindo uma tradição de boas práticas de seus antecessores, parece ter en-contrado o caminho definitivo pa-ra a fórmula de um Círio sem erros que pudessem comprometer o tra-balho de um ano inteiro.

O que de mais grave ocorreu na procissão foi o corte da corda. Nesse aspecto, é preciso que haja alguma coisa do tipo tolerância zero. Sei que é complicado, que vai dar trabalho, mas ouso pensar numa revista tipo a de aeroporto, para quem quiser entrar na corda. Alguém acredita que, para chegar à praça de São Pedro, no Vaticano, é preciso atravessar um detector de metais e submeter mochilas e bolsas ao raio X? Pois é assim mesmo. Leva-se um tempo enorme na fila, debaixo de sol ou de frio, mas ninguém passa para a Praça, se não for revistado.

O e squema pa ra que i s so acontecesse, aqui em Belém, na hora de formar a corda, seria gigantesco. Teria que haver um batalhão de policiais separando o povo da corda. O acesso seria só um e, da feita que a pessoa entrasse na hora da corda, não teria mais contato com o outro lado. Aí alguém diria? E os acompanhantes, aqueles que levam água? Simples: haveria equipes, formadas por gente confiável, para essa missão. O certo é que não pode mais acontecer de se cortar a corda.

Culpar a diretoria por esse tipo de procedimento é um equívoco e uma injustiça. O que se não se pode, mais, é tolerar o vandalismo. Chego a pensar, inclusive, em sabotagem. Mas aí é outra conversa. Por agora, desejo, apenas, elogiar a organização do Círio, porque, de ano para ano, os responsáveis pelo evento aprimoram um trabalho colegiado e o que se vê é um Círio bem feito, digno da Mãe de Deus.

Círio 2013 - a caminho da perfeição. Parte I

João Carlos [email protected]

Economista e escritor

A festa de Nazaré começa em Setembro com as novenas pre-paratórias, e prossegue após o

Círio, por mais quinze dias de impor-tantes celebrações.

Fico com saudades, pela madrugada quando passa a romaria do terço louvando a Mãe do Céu. O rítmo acelerado e os buracos nas calçadas não permitem mais que acompanhemos como o fizemos durante muitos anos seguidos. Segue-se a primeira missa do dia com a Basílica lotada, novenas e adorações, terminando com a missa das 18 horas, celebrada por bispos convidados de outras circunscrições eclesiásticas além de diversos do nosso Regional Norte II.

Este ano tivemos Graças especiais, começando, como disse Dom Alberto Taveira, um verdadeiro retiro espiritual

para os que tiveram a graça de ouvir três dias seguidos, o prezado Dom Alano Maria Pena, OP, que foi bispo auxiliar desta arquidiocese e atualmente é arcebispo Emérito de Niterói. E logo a seguir a simpática presença e o valioso pronunciamento de Dom Orany Tempesta, O.Cirt, que cativou o povo católico de Belém.

Ao contrário do que um jornal publicou, essas missas celebradas no interior da Basílica, superlotada, permitem que muitos possam participar sentados, com boa amplificação de som, ar condicionado, painéis de TV, que transmitem para milhares de pessoas, em especial os idosas e os impossibilitados de se locomoverem. Quando eram celebradas na praça, todos teriam que ficar em pé, sujeitos às tradicionais chuvas, com difícil concentração na celebração e pregação, e sujeita a todo o barulho, e perturbações próprias do pesado transito circundante. Enfim, local não adequado para a celebração Eucarística.

Vamos continuar sintonizando a TV Nazaré, e absorvendo as mensagens dos demais bispos, com o mesmo entusiasmo dos Círios: dos Ciclitas, das Crianças, dos Jovens, do dia da Festa, e o tradicional Recírio.

Círio de Nossa Senhora de Nazaré - II

José Pereira [email protected]

Panorama

Sua voz

CHARGE DOANDRÉ ABREU

Comente esta charge: [email protected]

Alegria de ser católico

concebendo seu Filho, Virgem ao dá-lo a luz, Virgem ao carregá-lo, Virgem ao alimentá-lo do seu seio, Virgem sempre.” Também afirma o bispo de Hipona: “Na Eucaristia Maria perpetua e estende a sua Divina Maternidade.”

São Bernardo (1090-1153), sacerdote e doutor: “Maria recebeu de Deus uma dupla plenitude de graça. A primeira foi o Verbo eterno feito homem em suas puríssimas entranhas. A segunda é a plenitude das graças que, por intermédio desta divina Mãe, recebemos de Deus.” Para nosso consolo, recomenda: “Nos perigos, nas angústias, nas dúvidas, pensa em Maria, invoca Maria. Que ela não se afaste dos teus lábios, não se afaste de teu coração.”

Santo Afonso de Ligório (1696-1787), bispo e doutor: “Todas as graças, que desejamos, temos que pedi-las por meio de Maria, porquanto ela obtém tudo o que deseja e os seus rogos não podem ser repelidos.”

Animados pela douta sabedoria dos santos da Igreja, peçamos a Nossa Senhora de Nazaré, que nos cubra com seu manto de proteção diante das ciladas deste mundo, pedindo sua intercessão em favor de nossas necessidades. Amém!

Engenheiro civil e escritor

Neste domingo, Dia da Festa em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, transcrevemos ma-

nifestações da devoção a Mãe de Deus e nossa, proclamadas por santos dou-tores, desde os primórdios da Igreja, conforme consta no livro organizado pelo Prof. Felipe Aquino, intitulado ‘Na Escola de Santos Doutores’- 6º edição - Lorena, SP, 2008. Na ‘Apresentação’ da obra, o Bispo de Lorena, Dom João Hipólito de Morais, assim se expressa em determinado trecho: “Somos gra-tos a Deus pela vida desses santos Doutores e também pela vida e pelo esforço do Prof. Felipe Aquino que, em curtas frases, quer permitir que to-dos tenham acesso a tão profundos e santos ensinamentos.”

Santo Agostinho (354-430), bispo e doutor: “Maria permaneceu Virgem

Devoção a Nossa Senhora

Ivens Coimbra Brandã[email protected]

Encontro Fraterno

As entidades religiosas devem fazer-se mais presentes, sobretudo nos locais mais afastados. Grupos de oração podem ser formados nessas comunidades e membros das igrejas podem ministrar encontros.PEDRO DOS SANTOS, 24 anos, estudante

O que você acha que pode ser feito para ampliar a evangelização na Amazônia?

OpiniãoBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 20132

Page 3: Voz de Nazaré

“Deus disse: ‘Façamos o ser humano à nossa imagem e segundo

nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, as aves do céu, os animais domésticos, todos os animais selvagens e todos os animais que se movem pelo chão’. Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Homem e mulher ele os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: ‘Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, as aves do céu e todos os animais que se movem pelo chão’. Deus disse: ‘Eis que vos dou, sobre toda a terra, todas as plantas que dão semente e todas as árvores que produzem seu fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todos os animais que se movem pelo chão, eu lhes dou todos os vegetais para alimento’... E Deus viu tudo quanto havia feito, e era muito bom” (Gn 1, 26-30). Fecunda há de ser a vida humana nesta terra, fecunda, esperamos, seja a própria terra, portadora de vida e de alegria. Grávidas de realização e felicidade sejam todas as nossas atitudes e nossos gestos. E por que muitas vezes nossos atos carecem da desejada fecundidade, com a qual esperávamos frutos e consequências para o nosso bem e o bem dos outros? A esterilidade de palavras e ações nos assusta e ao mesmo tempo nos provoca. Parece que não aprendemos com a própria terra, cujo húmus é matéria orgânica depositada no solo, resultante de decomposição de animais e plantas com a consequente liberação de nutrientes. Só pelo caminho da humildade se desencadeia o processo para a multiplicação de frutos na vida humana, tanto que a corrida desleal entre as pessoas ou grupos, quando se atropelam mutuamente, suscita a terrível sensação de tristeza e falta de sentido, infelizmente comum entre nós.Quando nos deparamos com a Sagrada Escritura, não é difícil perceber que ela pretende persuadir-nos do bem da humildade e afastar-nos do mal do orgulho. Jesus pronunciou estas palavras: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos” (Mt 11,25). Ele próprio não se apegou ao ser igual a Deus, mas despojou-se, assumindo a forma de escravo e tornando-se semelhante ao ser humano. Humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte - e morte de cruz! Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome, para que, ao Nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor (Cf. Fl 2, 6-11). E São Paulo introduz este belíssimo hino com palavras fortes: “Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus” (Fl 2,5). Na parábola do Fariseu e do Publicano, o Senhor nos abre a compreensão dos frutos da humildade e da simplicidade de vida, expressos nada menos do que

Fecundidade

na vida e na oração de um pecador público, traidor de seus irmãos. No entanto, justamente pelo caminho do reconhecimento da própria fraqueza é que nasce a experiência da felicidade experimentada (Lc 18, 9-14). A virtude da humildade se expressa na verdade do confronto entre o ser humano, com suas fragilidades e limites, colocado diante do próprio Deus, que não o esmaga e destrói, mas o eleva. A iniciativa do amor vem de Deus, que dá o primeiro passo, ao criar-nos e enviar seu Filho para nossa salvação. Deus não exige primeiro, mas se entrega e assim provoca a resposta.Diante de Deus, a sinceridade da oração suscitará, em primeiro lugar, a gratidão e o reconhecimento pelas suas obras. Olhar ao nosso redor para perceber que recebemos muito mais do que merecemos ou pedimos. Depois, ao confrontar-se com Deus, cada pessoa descobrirá a distância entre o que recebeu e o que efetivamente correspondeu! O publicano da parábola evangélica “ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: Meu Deus, tem compaixão de mim, que sou pecador!” (Lc 18, 13). Mas a humildade não para no reconhecimento das limitações. Quem se reconhece pequeno diante de Deus dá logo o salto para a gratidão! “A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque Ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz” (Lc 1,47-48). O humilde é agradecido, livre, não cultiva traumas ou complexos, mas se eleva pela capacidade de louvar e agradecer!Diante do próximo, a humildade é capaz de admirar, sem ciúme ou inveja, o bem que existe no outro. Antes, é capaz de superar a percepção de seus erros e

A iniciativa do amor vem de Deus, que dá o primeiro passo, ao criar-nos e enviar seu Filho para nossa salvação

LUIZ ESTUMANO

Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Conversa com meu povoArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Arcebispo Metropolitano de Belém do ParáArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

limites, aprende a defender e ajudar as pessoas a crescerem. Vale a recomendação da Carta aos Hebreus: “Estejamos

ArcebispoBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2013 3

atentos uns aos outros, para nos incentivar ao amor fraterno e às boas obras. Não abandonemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente - tanto mais que vedes o dia aproximar-se” (Hb 10, 24-25). Chega-se inclusive a gestos verdadeiramente fecundos: “Nada façais por ambição ou vanglória, mas, com humildade, cada um considere os outros como superiores a si e não cuide somente do que é seu, mas também do que é dos outros” (Fl 2, 3-14).A prática da humildade pede que não sejamos maiores nem menores do que somos, mas do tamanho que somos! Vale a recomendação da Escritura: “Na medida em que fores grande, humilha-te em tudo e assim encontrarás graça diante de Deus. Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios. Pois grande é o poder só de Deus, e pelos humildes ele é honrado. Não procures o que é mais alto do que tu nem investigues o que é mais forte; pensa sempre no que Deus te ordenou e não sejas curioso acerca de suas muitas obras (Eclo 3, 20-22). Só a prática cotidiana da escuta de Deus e o discernimento de sua vontade nos conduzirá a tal equilíbrio! Para tanto, há que suplicar: “Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis”.

Page 4: Voz de Nazaré

Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’ 14 Eu vos digo, este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

B) COMENTÁRIO

Na v ida humana , tudo depende de como e por que fazemos as coisas! O melhor poderá até ser o pior.

Entre as modalidades de orações do povo bíblico há uma de grande valor que é a “ação de graças” (Todah). Na leitura, há duas classes de pessoas que rezam: o fariseu e o publicano (cobrador de impostos). Ora, o fariseu era tido como pessoa “pura”, reverente e cumpridora dos ditames divinos, enquanto o publicano era considerado pecador, “impuro”. Ambos estão orando. O fariseu usa uma oração que inicia com uma excelente qualidade, por ser “ação de graças”: ‘Óh,

Deus, eu te agradeço’... Mas a continuidade e conteúdo de sua oração é a condenação indevida do outro: “não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos” (v 11). A sua oração não foi dirigida a Deus, e sim contra o outro; não foi uma gratidão, mas uma acusação. O fariseu, tido como o melhor, foi o pior dos dois orantes, que, por consequência, não voltou para casa justificado (v 14). O publicano mergulha em seu interior e se vê pecador. Nas muitas dúvidas da vida, há algo que no se pode duvidar: diante de Deus nos sentimos pecadores.

Para o bom resultado da oração é importante considerar: o local, o momento, o conteúdo e o modo de apresentar a prece. O templo é um local propício para a oração: “Dois homens subiram ao templo para rezar” (v 10); o estilo de oração neste caso, “gratidão” - eu te agradeço - por ser reconhecimento

de benefícios recebidos, é aparentemente positivo, mas quem o usa aqui o faz de modo negativo, julgando os outros. E Jesus já dissera: não julgueis! “Não julgueis para não serdes julgados. Pois com o julgamento com que julgais sereis julgados, e, com a medida com que medirdes, sereis medidos. Por que reparas no cisco que está no olho de teu irmão, quando não percebes a trave que está no teu? Ou como poderás dizer ao teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão” (Mt 7,1-5; Lc 6, 36-38).

Há dois homens rezando, e se tem dois modelos de oração; dois comportamentos: um a ser imitado e outro a ser evitado. O autossuficiente é rejeitado por Deus, porém o humilde, o necessitado, certamente é quem receberá os benefícios do senhor.

Formado em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma

A) Texto: Lc 18,9-14.

9Jesus contou esta parábola, para alguns que confiavam na sua própria just iça de desprezavam os outros: 10 “Dois homens subiram ao templo para rezar um era fariseu, o outro cobrador de impostos. 11 O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘O Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12 Eu jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de toda a minha renda’. 13 O cobrador de impostos, porém, ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu

Padre Romeu [email protected]

Homilia Dominical

Liturgia da Semanaw Dia 25, sexta-feiraCor (branco)Primeira leitura (Rm 7,18-25a)Responsório 118 (119)Evangelho (Lc 12,54-59)w Dia 26, sábadoCor (verde)Primeira leitura (Rm 8,1-11)Responsório 23 (24)

Evangelho (Lc 13,1-9)w Dia 27, domingoCor (verde)Primeira leitura (Eclo 35,15b-17.20-22a)Responsório 33 (34)Segunda leitura (2Tm 4,6-8.16-18)Evangelho (Lc 18,9-14)w Dia 28, segunda-feiraCor (vermelho)

Primeira leitura (Ef 2,19-22)Responsório 18 (19)Evangelho (Lc 6,12-19)w Dia 29, terça-feiraCor (verde)Primeira leitura (Rm 8,18-25)Responsório 125 (126)Evangelho (Lc 13,18-21)w Dia 30, quarta-feira

Cor (verde)Primeira leitura (Rm 8,26-30)Responsório 12 (13)Evangelho (Lc 13,22-30)w Dia 31, quinta-feiraCor (verde)Primeira leitura (Rm 8,31b-39)Responsório 108 (109)Evangelho (Lc 13,31-35)

25/10 - SEXTA-FEIRA.Santos Mauro e Benéria - Cônjuges e mártires.

Começamos a semana com uma cum-plicidade matrimonial levada ao extre-mo. Mauro e Benéria, da ilha italiana da Sardenha, localidade muito disputada ao longo da história por romanos (a famosa

batalha de Cartago), por vândalos, muçulmanos, e outros. Mas de todas essas invasões, foi Cristo que invadiu o coração sardo com tamanha força, que o povo não media esforços para defen-der a fé a todo custo. Foi assim com esse casal, decapitados por uma espada sarracena no século V, por se recusarem a prestar culto a deuses pagãos.

26/10 - SÁBADO.Santo Amando de Strasburgo- Bispo.

Na lista de santos diários, neste dia há uma signifi cativa quantidade de bis-pos, em diversas épocas na história. Isso nos afervora a alma. Como houve e há, muitos santos, sucessores dos apóstolos,

guardando o depósito da fé! Lembrando Santo Inácio de Antio-quia: “Onde está o bispo, aí esteja a comunidade, assim como onde está Cristo Jesus, aí está a Igreja católica”. Amando foi o 1º bispo de “Argentoratum”, século IV, hoje Strasburgo, França. Lutou contra os hereges no concílio de Colônia, 346, que ne-gavam a divindade de Cristo. São os que “matam a alma” (Mt 10,28) e existem até hoje.

27/10 - 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM.Beato Salvador Mollar Ventura- Religioso e mártir.

Nascido em Manises, perto de Valên-cia, Espanha, 1896. Batizado dois dias depois com o nome de Juan Batista. Famí-lia pobre mas muito religiosa. Quando in-

gressou na Ordem Franciscana já fazia parte de sua paróquia. Sua mãe disse sobre ele: “Tenho uma lâmpada que fi ca sempre acesa diante do Santíssimo Sacramento, meu fi lho”. Durante a perseguição espanhola, evitou refugiar-se em casa de conhecidos para não prejudicá-los. Foi então preso no convento das carmelitas em Manises. Foi morto a tiros com outros três irmãos franciscanos. Beatifi cado por J. Paulo II em 2001 um grupo de 233.

28/10 - SEGUNDA-FEIRA.São Francisco Diaz Del Rincón - Mártir dominicano.

Nascido na cidade de Sevilha, Espanha, 1713. Aos 17 anos, quando entrou no convento de São Paulo em Sevilha, já aspirava a missionariedade em terras distan-tes. Passou então pelas Filipinas até chegar na China, sua Jerusa-lém. Trabalhou em Fukien nas ins-talações dominicanas. Ao mudar para Fuchen foi preso e condenado a morte por estrangulamento junto com outros quatro companheiros. É um pequeno trecho da história do cristianismo na China que desde o século XII até os dias atuais vem sendo escrita com muito sangue jesuíta; dominicano; franciscano; agostiniano; vicentino e outros.

29/10 - TERÇA-FEIRA.São Abraham - Anacoreta.

Nascido em família rica de Edes-sa, Síria, século IV. Foi forçado a um casamento arranjado. Durante a ce-lebração ele fugiu. Por isso foi preso e castigado a pão e água. Quando perguntavam se estava arrependido,

ele insistia em querer ser religioso. Depois de 10 anos preso, o Bispo de Edessa não viu outra saída a não ser ordenar-lhe sacerdote e missionário em Beth-Kiduna. Lá construiu uma igreja, converteu a população que adorava outros deuses. Passou por muitas provações. Sua biografi a foi escrita por seu amigo, o famoso Santo Efrém.

30/10 - QUARTA-FEIRA.Beato Alessio ou Oleksa Zaryckyj - Sacerdote e Mártir.

Um ucraniano cujo nome signifi ca protetor, e que viveu entre 1912 a 1963 e tornou-se sacerdote dioce-sano em Lviv. Bem no meio do cal-

deirão comunista. Em 1948 foi preso pelos bolcheviques e condenado a 10 anos de prisão em Almaty no Caza-quistão. Chegou a ser solto e, marcada sua consagração episcopal, foi novamente preso. Só que desta vez no cam-po de concentração de Dolinka onde morreu em 1963. O Papa João Paulo II o beatifi cou juntamente com outros 24 companheiros daquela região.

31/10 - QUINTA-FEIRA.Santo Afonso Rodrigues - Viúvo, Jesuíta e Religioso.

Para nós católicos esse não é o dia das bruxas, é mais um dia do Senhor, e também de um grande espanhol de Segóvia. Perdeu drasticamente sua esposa. Desgostoso, doou todos os

seus bens e, em vez de se perder no mundo como acostuma-mos ver, tornou-se jesuíta. E por 44 anos serviu a Deus como zelador no convento de Maiorca, apesar das limitações de saúde que apareceram. Foi abençoado com visões místicas. Tornou-se grande conselheiro, até vir a falecer em 1617. Fez jus a seu nome que signifi ca bravo, nobre. Para nós, cristãos, a bravura está no ódio ao pecado.

Benedito Otávio ([email protected])

Santos da semana

Deus, tem piedade de mim, que

Deus, tem piedade de mim, que Deus, tem piedade de mim, que

LiturgiaBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 20134

Page 5: Voz de Nazaré

O crucifixo não nos fala de derrota, de fracasso; fala-nos de um Amor que vence o mal e o pecado (22 de outubro).

Para conhecer o Senhor, é importante encontrar-se frequentemente com Ele: escutá-LO em silêncio no Sacrário, abeirar-se dos sacramentos (21 de

outubro).

Seguir a Jesus quer dizer dar-Lhe o primeiro lugar, despojando-nos das muitas coisas que sufocam o nosso coração (19 de outubro).

Não nos resignemos com o mal! Deus é Amor, que venceu o mal na morte e ressurreição de Cristo (18 de outubro).

A nossa oração não pode ficar reduzida a uma hora, ao domingo; é importante encontrar diariamente o Senhor (17 de outubro).

VaticanoBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2013 5

w DOM MULLER Artigo contempla muitos temas atuais

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Prefeito da CDF trata de temas sociais em artigoMatrimônio, família e cuidado pastoral dos divorciados são temáticas do texto do prefeito no L'Oservatore Romano

FÉ CRISTÃ

O matrimônio entre batizados é um Sa-cramento que toca

a realidade pessoal, social e histórica do homem: assim começa o artigo de Dom Müller, “Um testemunho sobre o poder da graça acer-ca da indissolubilidade do matrimônio e do debate so-bre os divorciados que volta-ram a casar e os Sacramen-tos”, publicado no L’ Osser-vatore Romano, o qual, de forma detalhada, recorda os principais documentos da

Igreja sobre o argumento. Partindo dos Evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas, se percebe como o pacto que une íntima e reciprocamen-te os dois cônjuges é insti-tuído pelo próprio Deus, sinal da aliança de Cristo e da Igreja, mediação da gra-ça deste pacto. Também os Padres da Igreja e o Concí-lio de Trento rejeitaram o divórcio e o segundo matri-mônio, excluindo, portan-to, a admissão aos Sacra-mentos para os separados

casados novamente. E não só: os canonistas sempre falaram de “prática abusi-va”, em relação à prática da Igreja Oriental que permi-te o divórcio com base na “clemência pastoral” para os casos difíceis e abre, portan-to, abre o caminho para um segundo ou terceiro matri-mônio.

Para ler o texto integral do artigo de Dom Müller, basta acessar o setor mensagens-homilias-documentos do site www.radiovaticana.va.

“A cobiça destrói as pessoas e as famílias. Usemos os bens de Deus para ajudar os outros” . Esta fo i a mensagem principal do Papa Francisco na sua meditação da segunda, 21, na Eucaristia na Capela da Casa de Santa Marta. Comentando o Evangelho do dia, em que um homem pede a Jesus para intervir e resolver uma questão de herança com o seu irmão, o Santo Padre desenvolveu o problema da nossa relação com o dinheiro. Considerou que o dinheiro pode servir para fazer “tantas coisas boas, tantos trabalhos em favor da humanidade”. Mas, infelizmente, - disse o Papa - “as pessoas que são muito agarradas ao dinheiro

O Papa Francisco encara “com profunda gratidão ao Senhor Jesus Cristo” os “numerosos passos dados nas últimas décadas nas relações entre Luteranos e Católicos”, e isso “não só através do diálogo teológico, mas também mediante a colaboração fraterna em múltiplos âmbitos pastorais”. Recebendo nesta segunda-feira, uma Delegação da Federação Luterana Mundial, juntamente com membros da Comissão Luterano-católica para a unidade, o Santo Padre recordou que o “ecumenismo espiritual constitui, num certo sentido, a alma do nosso caminho em direção à plena comunhão”.

O P a p a F r a n c i s c o congra tu lou - se com o fato de ter sido publicado recentemente, em vista da

comemoração dos 500 anos da Reforma, um texto da Comissão luterano-católica para a unidade intitulado “Do conflito à comunhão. A interpretação luterano-c a t ó l i c a d a R e f o r m a em 2017” . “Parece -me verdadeiramente importante para todos o esforço de confrontar-se, em diálogo, sobre a realidade histórica da Reforma, sobre as suas consequências e sobre as respostas que lhe foram dadas. Católicos e Luteranos podem pedir perdão pelo mal que causaram uns aos outros e pelas culpas cometidas perante Deus, alegrando-se ao mesmo tempo pela nostalgia de unidade que o Senhor tem despertado nos nossos corações e nos faz olhar em frente com esperança”.

Para entrar no mistério de Deus não basta a inteligência mas é preciso contemplação, proximidade, abundância - são as três palavras à volta das quais o Papa Francisco centralizou a sua homilia na Missa desta terça-feira na Casa de Santa Marta. E partiu da Primeira Leitura da liturgia de hoje retirada da Carta de S. Paulo aos Romanos: “contemplar o mistério, isto que Paulo nos diz aqui, sobre a nossa salvação, sobre a nossa redenção, apenas se percebe de joelhos, na contemplação. Não apenas com a inteligência. Quando a inteligência quer explicar um mistério, sempre, sempre... torna-se doida! E assim aconteceu na História da Igreja. A contemplação: inteligência, coração, joelhos, oração...tudo junto, entrar no mistério. Aquela é a primeira palavra que talvez nos ajudará”.

O Papa Franc i sco avançou então com uma segunda palavra

para entrarmos no mistério de Deus. A seguir à contemplação é preciso... proximidade... Segundo o Santo Padre trata-se de um trabalho pessoal de Jesus. Com a sua proximidade de homem vem salvar um homem do seu pecado: “proximidade. Deus não nos salva apenas por um decreto, uma lei; salva-nos com ternura, salva-nos com a sua vida”. A terceira palavra para entrarmos no mistério de Deus é, segundo o Papa, a abundância pois, onde foi abandonado o pecado sobreabunda a graça e o amor. A graça de Deus sempre vence porque é Ele mesmo que a dá - afirmou o Santo Padre - que esclareceu serem os mais pecadores aqueles que estão mais próximos ao coração de Jesus, porque Ele vai procurá-los e chama-os a todos: “vinde, vinde. E quando lhe pedem uma explicação, diz: Mas os que estão de boa saúde não têm necessidade de médico; eu vim para curar, para salvar”.

“Deus não salva por decreto. Salva-nos com ternura e com a sua vida”, diz Papa

Papa diz que católicos e luteranospodem pedir perdão pelo mal causado e culpas cometidas Francisco diz que cobiça destrói pessoas

, destroem-se a si próprias e destroem as suas famílias”. Ele recordou que o nosso caminho é aquele de Jesus, o caminho da humildade, baixar-se para servir, e alertou para estarmos longe da cobiça: “é isso que faz mal: a cobiça na minha relação com o dinheiro. Ter demais, e mais, e mais... Leva-te à idolatria, destrói

a tua relação com os outros! Não o dinheiro, mas a atitude que se chama cobiça. Pois também esta cobiça te faz adoecer, porque faz-te pensar tudo apenas em função do dinheiro. Destrói e faz adoecer... E, afinal, isto é o mais importante - a cobiça é um instrumento da idolatria, porque vai

pelo caminho contrário daquele que fez Deus conosco. S. Paulo diz-nos que Jesus Cristo, que era rico, fez-se pobre para nos enriquecer. Este é o caminho de Deus: a humildade, baixarmo-nos para servir. Ao contrário, a cobiça leva-te pelo caminho contrário: tu és um pobre homem e fazes-te Deus pela vaidade. É a idolatria”.

Page 6: Voz de Nazaré

Igreja no BrasilBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 20136

Núncio encontra-se com Bispos do CPDom Giovanni recordou a visita do Papa ao país e seus ensinamentos de fé durante a JMJ, no Rio

CNBB

O núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, esteve presente na abertura

da reunião do Conselho Permanen-te da Conferência Nacional dos Bis-pos do Brasil (CNBB), que teve iní-cio na última terça, 22, e prosseguiu até ontem, 24. Na ocasião, o núncio recordou a visita do Papa Francis-co ao país e seus discursos durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), ocorrida em julho deste ano. “Nós, Bispos, sacerdotes, religiosos e fiéis ficamos muito marcados pela visita do Santo Padre e, de modo es-pecial, pelo jeito simples e acolhedor com o qual ele viveu os dias da JMJ: rapidamente fomos levados a consi-derar o Santo Padre como um de nós, um brasileiro que soube se colocar ao nosso alcance, sem criar barreiras, mas, ao contrário, abrindo caminhos e portas para poder chegar a ele com muita facilidade”, disse o núncio aos

Bispos do Conselho Permanente.Dom Giovanni lembrou ainda

o discurso do Papa ao episcopado brasileiro, proferido no dia 27 de julho, no qual destacou a questão da formação do clero. “Sabemos que esta

prioridade do Santo Padre é também a prioridade da Igreja no Brasil”, afirmou. Agradeceu o trabalho desenvolvido pelos Bispos, junto com as comunidades, nas Dioceses. “Como núncio, já tive a oportunidade

w DOM GIOVANNI D' ANIELLO Núncio participou da abertura da reunião

DIVULGAÇÃO

de visitar e conhecer várias Dioceses. Com orgulho dou testemunho da abnegação com a qual, apesar de inúmeras dificuldades, vocês, juntos com os padres, religiosos, religiosas e leigos se dedicam ao anúncio da Palavra de Deus”, disse.

CONSELHO PERMANENTETrata-se do órgão de orientação

e acompanhamento da atuação da CNBB e dos organismos a ela vinculados, bem como órgão eletivo e deliberativo. Reúne a presidência da Conferência, os presidentes das Comissões Episcopais e dos dezoito regionais. Também participam da reunião os assessores das comissões e organismos vinculados à instituição. Aproximadamente cinquenta pessoas estão presentes neste encontro que, entre outros assuntos, preparará a 52 Assembleia dos Bispos do Brasil, a ser realizada em maio do próximo ano.

Com o objetivo de articular os compositores que produzem música para a liturgia, a Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, por meio do Setor de Música Litúrgica, promoverá de 14 a 17 de novembro o 8º Encontro de Formação para Compositores, na cidade de São Paulo. A proposta do curso é oferecer aos participantes orientações teológicas e bíblicas acerca das composições musicais para a Liturgia. Haverá também oficinas de composições de letras e música para as celebrações eucarísticas.

Este ano, os participantes refletirão

sobre o tema “A música Litúrgica no tempo comum”, buscando resgatar o significado do domingo para o povo brasileiro. São esperados para o evento compositores de música litúrgica de diversas localidades da Igreja no Brasil. “Faremos uma abordagem sociocultural do tema proposto para o curso, com o auxílio de um antropólogo. Também estudaremos o significado do domingo na perspectiva litúrgico bíblica e os elementos fundamentais da espiritualidade da liturgia e dos textos do tempo comum”, diz o assessor de música litúrgica da CNBB, padre José Sala.

No dia 21 de outubro, os brasileiros são convidados a realizar atividades e eventos em favor da evangelização da família. Trata-se do Dia Nacional de Valorização da Família, instituído no dia 17 de maio de 2012. A data tem o objetivo de promover a família como espaço privilegiado e insubstituível para que um homem e uma mulher possam, por meio do matrimônio, gerar e educar seus filhos. (cf. Carta às Família,10) no exercício da família cidadã.

Para o Bispo de Camaçari (BA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF), da CNBB, Dom João

Carlos Petrini, a data deve suscitar nas famílias o compromisso com a evangelização. “Desejo a todos os brasileiros e brasileiras que acreditam e amam a família que, neste Dia Nacional da Valorização da Família, tenham mais tempo e dedicação à própria família e continuem na evangelização por um mundo justo e fraterno”, disse. Segundo o assessor da CEPVF, padre Wladimir Porreca, a data é uma oportunidade para que sejam realizadas ações em prol da família. Para o assessor, vale a pena divulgarmos este dia na perspectiva católica por meio dos meios de comunicação.

A formação dos leigos para a missão política é o compromisso do Centro Nacional de Fé e Política Dom Hélder Câmara (Cefep), iniciativa da CNBB, por meio da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. O organismo promove, há 8 anos, um curso de formação política para cristãos leigos, com o objetivo de fomentar um pensamento social à luz da doutrina da Igreja. Lideranças das comunidades eclesiais, pastorais sociais, movimentos, conselhos de leigos e organismos, bem como de pretendentes a cargos em instâncias políticas são convidados a participar do curso. Também os que já militam na área, em partidos, sindicatos e conselhos municipais.

Os organizadores apresentam, no entanto, alguns critérios para aceitar a inscrição: identidade cristã de vivência e participação; compromisso de participação de todas as etapas previstas; ensino médio concluído e o compromisso de ser agente multiplicador. O interessado deve apresentar uma carta de apresentação da entidade que representa, bem como

possuir conhecimento e acesso à internet.O curso tem duração de um ano e

meio, totalizando 360 horas aula. Metade do curso tem aulas presenciais, em Brasília (DF), que inclui visitas técnicas ao Congresso Nacional e a outras entidades. A outra metade será na modalidade à distância, em parceria com a PUC/Rio, com certificado de especialização ou extensão universitária. Ao final, o participante deve apresentar uma monografia com orientação específica.

O prazo final das inscrições termina no dia 31 de outubro. Os interessados podem baixar a ficha de inscrição no site da CNBB, no qual estão as informações sobre hospedagem e valor da participação. A ficha preenchida deve ser enviada para o e-mail [email protected]. O Cefep dispõe de um número limitado de bolsas para hospedagem, alimentação e estudo do curso presencial, destinadas a apoiar a participação de pessoas com dificuldades financeiras. Mais informações pelo telefone (61) 3349-4623, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

Cefep oferece curso de formação política para leigos

Setor de Música da CNBB realizará Encontro de Formação para Compositores

Dia Nacional da Valorização da Família é celebrado no Brasil

Page 7: Voz de Nazaré

O secretário de Estado Dom Pietro Parolim assinou sua primeira mensagem pública, manifestando em nome do Papa Francisco, solidariedade e proximidade às populações da Austrália atingidas pelos graves incêndios que atingem a região perto do Sydney. “O Santo Padre - escreve Dom Parolin -, reza por aqueles que perderam a vida, suas casas e o trabalho”, bem como “por aqueles que lutam e trabalham para apagar esses incêndios”. O secretário transmite, ainda, àquelas populações uma especial Bênção Apostólica do Papa.

Igreja no MundoBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2013 7

w RENAMO Resistência é o principal grupo de oposição

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A Renamo - Resistência Nacional Moçambicana, principal grupo de oposição ao governo de Moçambique, anunciou na segunda-feira que se retira dos acordos de paz de 1992 que encerraram a guerra civil contra o partido governamental Frelimo - Frente de Libertação de Moçambique, segundo noticia a agência Reuters. Esta decisão está a gerar temores de um novo conflito na antiga colônia portuguesa. A Renamo aderiu à política institucional depois do Acordo de Roma, que encerrou a brutal guerra civil que durou de 1975 a 1992. O partido disse ter decidido

Arcebispo de Bangui pede paz no paísRepública Centro-Africana: religioso fez apelo à ONU para que a paz aconteça na localidade

NÃO AOS CONFLITOS

“A situação na República Centro- Africana está a piorar de dia para dia” - é

o alarme lançado pelo Arcebispo de Bangui e presidente da Caritas lo-cal, Dom Dieudonné Nzapalainga. Na segunda-feira , 21, o Arcebispo viajou para Genebra , na sede das Nações Unidas, para um encontro com os diplomatas e organizações humanitárias em relação à crise daquele país africano. De fato, a partir de dezembro de 2012, a Re-pública Centro- Africana é palco de uma revolta de grupos rebeldes que tomaram o poder em 24 de março num golpe de Estado, depondo o ex-presidente François Bozizé. Des-de então, o ex-chefe da coalizão Seleka, Michel Djotodia, presiden-te autoproclamado, e o governo de transição não conseguem restaurar a ordem no imenso território. Se-gundo os últimos dados da ONU, 1,6 milhões de centro-africanos, cer-

“As nossas ricas tradições não permanecerão um monumento para admirar e recordar, mas uma fonte de vida para curar a cultura europeia que cada vez mais se está a secularizar e descristianizar”. É a mensagem que os Bispos da Igreja Católica de rito oriental da Europa dirigem “aos seus fiéis e a todos os homens de boa vontade” ao fim do seu encontro anual, no domingo, que se realizou sob o patrocínio do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), na cidade de Kosice, Capital Europeia 2013 da cultura e na comemoração dos 1150 anos desde a chegada dos Santos Cirilo e Metódio entre os povos eslavos. A mensagem - transmitida pela agência Sir - foi apresentada numa conferência de imprensa na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Kosice. “Queremos mais uma vez reafirmar e recordar as raízes cristãs da Europa, p rofundamente convenc idos da atualidade da mensagem dos Santos Cirilo e Metódio”, escrevem

w ARCEBISPO Igreja quer fim de conflitos em países do continente africano

ca de um terço da população, pre-cisa de ajuda humanitária urgente, enquanto que mais de 270 mil são deslocados internos ou refugiados nos países limítrofes.

Neste contexto , o Arcebispo Nzapalainga lançará um apelo para reforçar o papel da missão de paz da União Africana , e assim tentar restabelecer a segurança no país.

“As violências perpetradas até agora - sublinha o prelado - são inumeráveis; foram mortas pessoas, casas foram queimadas, e mulheres foram sequestradas pelos rebeldes, cujo número passou, do mês de março até agora, de 3.500 para 25.000”. O Arcebispo de Bangui denuncia em seguida o recrutamento de menores para as fileiras dos rebeldes, enquanto a população se está a organizar com armas improvisadas para se defender dos ataques. “É um barril de pólvora”, explica Dom Nzapalainga, exortando, depois, em nome da Cáritas, a todos os líderes religiosos, cristãos e muçulmanos, a unir as forças para promover a paz no País. Um ulterior apelo é lançado à comunidade internacional para que “apoie as operações humanitárias; estabeleça uma Comissão eleitoral independente para organizar eleições credíveis; investigar as violências perpetradas e garantir a tutela da população civil”.

Apelo dos Bispos católicos de rito oriental pela paz

w VIGÍLIA Cristãos rezam pedindo paz na Síria e no Oriente Médio

os Bispos, e acrescentam: “uma civilização e uma cultura europeia , desenraizada do Evangelho salvífico de Cristo, não poderá construir uma sociedade humana sólida, baseada em valores éticos, morais e na família que garanta justiça e paz entre os

povos. Uma cultura sem Deus leva o homem ao desespero e à morte. Nós defendemos uma cultura da vida e da esperança: uma cultura capaz de abraçar o homem em todas as suas dimensões e criar fraternidade, amor, amizade e solidariedade,

especialmente para com o pobre, o imigrante e o abandonado”.

Um apelo para um cessar-fogo imediato no Médio Oriente e, particularmente, na Síria. Os Bispos das Igrejas católicas Orientais da Europa unem a sua voz à voz do Papa Francisco pela paz e difundiram “uma mensagem de esperança, caridade e amor” ao fim do seu encontro anual que teve lugar de 17 a 20 de Outubro em Kosice, na Eslováquia. “Durante o nosso encontro - diz a mensagem - olhamos com apreensão a dramática situação de sofrimento dos nossos irmãos e fiéis cristãos no Médio Oriente, e em particular na Síria. Unidos ao Santo Padre e aos Bispos locais, pedimos que a via do diálogo seja percorrida com mais decisão e que à oração se juntem decisões políticas fundadas na justiça e no respeito pelas várias comunidades religiosas que levem a um cessar-fogo imediato, ao abandono de qualquer tipo de violência e ao fim da entrada de armas que alimentam a guerra no país”.

Primeira mensagem do Secretário de Estado Dom Pietro Parolin

Moçambique: Renamo renega acordos de paz

renegar ao acordo por causa da ação militar desta segunda-feira que resultou na tomada, por parte de forças governamentais, de uma base paramilitar onde o líder oposicionista Afonso

Dhlakama estava instalado. Dhlakama terá fugido para as montanhas mais próximas.

Fernando Mazanga, porta-voz da Renamo, afirmou que “a paz no país acabou ... A responsabilidade é do

governo da Frelimo, que não quer escutar as queixas da Renamo”. Mazanga afirmou que a Renamo, que tem 51 deputados reunirá para decidir a sua nova estratégia. E le não descar tou de imediato que o grupo volte a pegar em armas a nível nacional.

N ã o h o u v e r e a ç ã o imediata do governo do p r e s i d e n t e A r m a n d o Guebuza e do seu partido Frelimo. Contudo, o governo confirmou a tomada da base da Renamo na região da Gorongosa, na província de Sofala, cerca de 600 quilômetros a norte da capital Maputo.

Page 8: Voz de Nazaré

Festividade de Santa Edwirges encerra-sedeixando “rastros de evangelização”

ArquidioceseBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 20138

Ele tem 86 anos de vida. Desses, 63 anos foram dedicados à vida sacerdotal. Ele realizou grandes

projetos por onde passou, principal-mente em Belém. Dom Vicente Joa-quim Zico nasceu na cidade de Luz, em Minas Gerais. Sua família sem-pre foi de muita fé, participava com frenquência da Santa Missa e da vida pastoral ativa na Igreja. Dessa forma surgiu a escolha e a vocação pela vida eclesial. No último dia 22, Dom Vicente Zico completou os 63 anos de ordenação episcopal e disse que essa data é uma grande graça que Deus poderia conceder-lhe.

“Dom Zico”. É assim que ele é carinhosamente chamado pelo povo paraense. Foi para o Seminário por influência dos irmãos que também são sacerdotes, e, aos 18 anos, foi congregado. Trabalhou durante 12 anos em um Seminário em Fortaleza até ser chamado para trabalhar como reitor durante três anos no Seminário de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Em 1974 foi eleito conselheiro da Congregação no Mundo, na América Latina e nos países de língua portuguesa. O Papa João Paulo II, pelo qual o Arcebispo Emérito sempre teve um grande carinho, o ordenou em 1981, como Bispo, e o enviou a Belém como Arcebispo Coadjutor, com direito à sucessão. Foi a partir dessa data que a história

Dom Zico celebra sua ordenaçãoSão 63 anos de ordenação sacerdotal. Arcebispo Emérito que criou a FNC "deixou sua marca"

IGREJA EM BELÉM

A “jovem” Paróquia João Paulo II, inaugurada em junho deste ano, realizou entre os dias 16 e 22 de outubro a festividade do padroeiro com o tema “ C o m J o ã o Pa u l o I I , encontramos o Amor de Jesus, nos braços de Maria”. Dentro da programação ocorreram missas, terços, procissões e arraial.

LUIZ ESTUMANO

w PARÓQUIA S. JUDAS TADEU Fiéis lotam a igreja durante a festividade

“Jovem paróquia” celebra seu padroeiro

w PARÓQUIA J. P. II Igreja foi criada recentemente e é uma das mais novas

São Judas Tadeu é conhecido como o padroeiro das causas impossíveis e o patrono dos

aflitos. É celebrado no dia 28 de ou-tubro. A Paróquia São Judas Tadeu, localizada no bairro da Condor, rea-liza festividade em honra ao seu pa-droeiro entre os dias 26 de outubro e 3 de novembro.

O tema deste ano é “São Judas Tadeu, obediente ao Pai, ajuda-nos a ouvir o filho amado” e no dia 26, às 17h30, acontece a procissão de abertura da festividade, com concentração na Comunidade Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Fátima, abordando a temática “Sou jovem, sou cristão missionário!”. Às 19h haverá missa presidida pelo Pe. Antonio Oliveira.

No dia 27 a temática do dia será “Juntos com São Judas Tadeu sejamos uma comunidade acolhedora e fraterna”, com celebração às 7h, seguida de carreata de divulgação da festividade e missa das crianças, às 9h, celebrada pelo padre Valdemir. Às 19h, ocorre missa com o padre Ivaldo.

No dia do padroeiro, 28, haverá missas nos horários de 6h30, 8h, 19h, 12h, 17h e 19h, presididas por diversos padres convidados. A partir do dia 29 inicia-se a novena de São Judas terminando no dia 2 de novembro. Haverá uma procissão das escolas, às 8h, no dia 31 de outubro, com saída da escola Alzira Teixeira e no término ocorrerá Santa Missa, presidida pelo Pe. Wiremberg.

No dia do encerramento, 3, haverá celebrações nos horários de 7h, 9h e 17h30. Às 18h30 ocorre a procissão luminosa do padroeiro e na chegada haverá show católico e queima de fogos encerrando a festividade. A programação social acontece a partir do dia 26 de outubro até 3 de novembro sempre às 20h. Na abertura haverá arraial e show de abertura com missionários e convidados especiais. Na segunda, 28, tem o café da manha com São Judas Tadeu e, às 20,h ocorre o jantar. Ainda irão se apresentar a banda, Comunidade Nova Aliança, Ministério de Música do Shalom, Nosso Tom, entre outros.

Padroeiro das causas impossíveis é celebrado

de Dom Vicente Zico com a ‘Cidade das Mangueiras’ começou, e foram construídas pelas histórias.

Dom Vicente Chegou a Belém no dia 7 de março de 1981. Em 1990 deixou de exercer a função de Arcebispo Coadjutor e foi nomeado Arcebispo de Belém. Foram 14 anos de missão como Arcebispo da Arquidiocese até a nomeação de seu sucessor, Dom Orani João Tempesta. Dom Vicente foi recebido com muito carinho e explica que desde quando chegou à cidade, o povo cativa-o muito. “Com certeza o

povo me cativou. Estou aqui há 32 anos, vivo como paraense e me sinto verdadeiramente paraense. Para mim, celebrar meus aniversários no meio do povo de Belém é sempre uma benção e um prazer enorme”, disse.

Em Belém desenvolveu vários trabalhos como a criação de paróquias e cinco das seis atuais Regiões Episcopais. A primeira paróquia de sua gestão foi a Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro do Paar, nome que ele próprio escolheu.

Outro marco importante foi a criação da Fundação Nazaré de Comunicação.

Ele se sente muito orgulhoso de vê-la crescer. “Tenho a impressão de que Deus me fez ver o nascimento da FNC. Quando me apareceu a sugestão, eu vi a inspiração de Deus, mas sinceramente me senti pequenino e até via como ousadia em entrar nesse plano. Tenho muito a agradecer à minha querida Rádio Nazaré, à Tv Nazaré e ao nosso jornal Voz de Nazaré. Eu me sinto muito ligado a tudo isso, pelo nascimento desta benção de Deus na Arquidiocese”, explicou Dom Vicente.

Dom Zico tem nove anos como Arcebispo Emérito de Belém, mas se engana quem pensa que por ser Bispo Emérito, não realiza trabalhos pela a Arquidiocese. Retiros, encontros e missas ainda são atividades realizadas pelo Arcebispo, que fica muito feliz em fazer esses trabalhos pela Arquidiocese de Belém.

HOMENAGENSNa manhã do dia 22, houve um café

da manhã promovido pela Federação de Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa) em homenagem a Dom Vicente Zico. Estavam presentes o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, o Bispo Auxiliar, Dom Teodoro Mendes, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o presidente da Faepa, Carlos Xavier, e demais convidados.

w MISSA Celebração na Basílica Santuário foi ocasião de muita alegria

IVAN CARDOSO

Encerrou-se no último dia 24 a festividade da Paróquia Santa Edwiges, no conjunto Panorama XXI. O tema deste

ano foi “Tudo é possível para aquele que crê...”. Desde o dia 15 ocorreram celebrações, novenas, procissões e arraial.

IVAN CARDOSO

Page 9: Voz de Nazaré

DIVULGAÇÃO

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou notificação ao município de Santa Cruz do Arari, no arquipélago do Marajó (PA), em que recomenda ao prefeito Marcelo Pamplona que apresente plano de ações para controle de zoonoses no município. Denúncias enviadas em junho ao Ministério Público do Estado do Pará (MPE/PA) e ao MPF relatam que Pamplona teria promovido caça e extermínio de 200 a 300 cães em Santa Cruz do Arari. O procurador da República, Daniel César Azeredo Avelino, recomendou ainda que, para realizar as ações do plano, o município utilize os recursos repassados pelo Ministério da Saúde para o Programa de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças e Agravos, onde estão contempladas as medidas de controle de zoonoses.

J Santa Cruz do Arari (PA)

Nazaré RepórterBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2013 9

O grupo Pais e Filhos Belém sempre promove festas comemorativas onde se reúnem, na Praça Milton Trindade, mais conhecida como Praça do Horto, com uma manhã alegre e de solidariedade. Com a

finalidade de comemorar o dia das crianças, no próximo domingo, 27, às 9h, acontece arrecadação de brinquedos para revitalização da brinquedoteca do Hemopa.

Nesta semana, nos dias 29 e 30, de 8h às 18h, será realizada a “Jornada de Psicologia” no Hospital Ophyr Loyola (HOL). O evento tem como finalidade falar sobre a dor e o luto em várias dimensões e enfrentamentos. Quem quiser participar precisa fazer a inscrição. Para mais informações, ligue: 3265-6748.

J Jornada de Psicologia

O afinado grupo, comandado pelo maestro Jeremias Progênio, cumpre sua movimentada agenda de apresentações neste mês de outubro. Entre os dias 17 e 19 deste mês o Coral se apresentou durante o Círio Musical, na Praça Santuário. Na última quarta-feira, 23, foi a vez do colégio ESMAC, em Ananindeua, receber

a apresentação juntamente com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora. O Coral da Guarda de Nazaré lançou este ano o primeiro CD, vendido pelos integrantes do Coral da Guarda, no valor de R$ 10,00. Toda a renda obtida com a venda está direcionada para as obras sociais da Basílica Santuário de Nazaré.

Acontece no próximo dia 6 de novembro o seminário com o tema “Justiça e paz - como se faz?”, realizado pela Comissão Justiça e Paz, da Arquidiocese de Belém. O evento é promovido com o intuito de apresentar da forma melhor a Comissão Justiça e Paz e explicar as diversas atividades realizadas por meio das várias comissões espalhadas por todo o Brasil. A grande

importância de discutir este tema é fomentar a construção de uma cultura de paz na Igreja tanto na esfera local como nacional e a realização de ações por meio da justiça. Essas são as principais características que a Comissão visa e busca discutir no evento dentre outras pautas. O Seminário ocorre no horário de 19h às 21h, no Auditório Dom Vicente Zico, localizado no Centro Social de Nazaré.

Sob túneis de mangueirasO povo caminha com muita féSaudando a todo instanteÀ Virgem de Nazaré São milhões de peregrinosIrmanados na mesa féAgradecendo os milagresÀ Virgem de Nazaré São corações que transbordam De amor e muita fé Na Rainha da AmazôniaA Virgem de Nazaré Essa imagem tão pequenaQue inspira tanta féSó pode ser mãe de Jesus A Virgem de Nazaré Autora: Conceição de Maria Colares Sousa

No dia 3 de novembro a Fraternidade O Caminho promove o “Kairós em Ação de Graças” com o tema “A minha alma glorifica ao Senhor” (Lc 1,46), em comemoração aos 12 anos de missão da Fraternidade. O evento conta com a presença do Pe. Rafael, Ir. Mikael e Ir. Kephas. Será um momento de louvor, adoração, pregação e celebração da Santa Missa. A comunidade convida a todos para participarem. A entrada custa R$10,00 no dia do evento. Para mais informações: 3241-2515.

J “Virgem de Nazaré”

Academia Paraense de Letras convida todos para participar da XVII Semana Cultural do Silogeu, que acontece no período de 5 a 8 de novembro, com uma programação diversificada e de alto conceito literário. As palestras serão diárias e acontecerão na Sede da Academia, Rua João Diogo n.235, em diversos horários. Para mais informações, ligue: 3222-0630.

J Comissão de Justiça e Paz realiza seminário em Belém J Audiência Pública

A prestação de serviços públicos de educação e saúde às populações ribeirinhas em situação de isolamento nas Unidades de Conservação da Terra do Meio, no Pará, será discutida em audiência pública em Altamira na próxima quarta-feira, 30. O objetivo do evento

promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) é verificar se estão sendo respeitados os direitos das comunidades dessa área, localizada na bacia do rio Xingu, no sudoeste do estado, entre os rios Xingu e Iriri. O evento será realizado em Altamira, no campus II da UFPA.

J Solidariedade

LUIZ ESTUMANO

J Convite

J Kairós

J Coral da Guarda de Nazaré

Page 10: Voz de Nazaré

SEXTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Especial Círio - Igreja espaço do encontro e da unidade08h00 - Especial Círio - O poder da intercessão da mãe e vida dos filhos10h00 - Especial Círio - A oração na vida da Igreja12h00 - Especial Círio - "A Igreja em oração, unida à Maria, Mãe de Jesus"14h00 - Especial Círio - Contemplar o rosto de Cristo com olhar de Maria16h00 - Especial Círio - A experiência de oração em comunhão com a Santa Mãe de Deus18h00 - Ângelus/ Vésperas/ Voz do Pastor/ Terço18h30 - Musical Mariano20h00 - Terço Meditado - ao vivo22h00 - Maria de Todos os Povos - Especial Círio00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SÁBADO

02h00 - Madrugada com Maria e Louvores da Manhã - Maria, a Mãe da Igreja (Tema 1)04h00 - Os títulos de Nossa Senhora / Maria Mãe da Igreja (Tema 2)05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Prévia da Romaria Rodoviária e percurso até Icoaraci - Música, oração e flashes08h00 - Romarias Rodoviária, Fluvial e Moto Romaria - A amizade com Deus no exercício da Lectio Divina10h00 - Prévia Descida da Imagem - Maria, modelo de obediência e oração da juventude12h30 - Descida da Imagem do Glória13h00 - Especial Círio - Orientações gerais16h30 - Missa da Trasladação ao vivo17h30 - Animação no estúdio - Ir. Carmem/ Eloy E Carmen/ Nice/ Marcelo/ Rose/ Major Carmo E Rose/ Elyvane/ Pe. Nilton/ Paulo Nogueira23h00 - Musical Mariano com mensagens dos Bispos

00h00 - Terço meditado DOMINGO

02h00 - Madrugada com Maria em Louvores da Manhã - Os títulos de Nossa Senhora04h00 - Prévia da Missa do Círio05h00 - Missa do Círio - ao vivo06h30 - Animação do percurso do Círio12h30 - Programação Musical e Orações especiais do Círio22h00 - Programação com a Milícia SAT

SEGUNDA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h30 - Informe Notícia09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h50 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h20 - Cardápio Instrumental 14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Saúde e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h50- Oração do Ângelus17h45 - Liturgia das horas- Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Crescendo na Fé21h00 - Orando com Você - Com. Maíra22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

12h00 - A Voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Direito e cidadania16h30 - Informe Notícia17h25 - Informe Notícia17h30 - Liturgia das Horas - Vésperas17h45 - Voz do Pastor 18h00 - Novena Nossa Senhora Perpétuo Socorro18h30 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Família em Ação22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUARTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Educação e Cidadania14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticia15h55 - Plantão RCR16h00 - Freqüência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Liturgia das horas - Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço

- Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical21h00 - Orando com Você - Com. Mar adentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUINTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Entre nós14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da misericórdia15h15 - Igreja em Diálogo15h15 - Musical Nazaré15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Freqüência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Oração das Vésperas18h00 - Voz do Pastor 18h15 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Nazaré21h00 - Orando com Você - Com. Shalon.22h00 - A voz do Pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

Assista na TV Nazaré - Canal 30

TERÇA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso

05h20 Palavra de Vida Eterna 05h25 Fazendo Esperança 05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré 05h58 Abertura da Programação da TV 06h00 Terço Gozoso 06h30 Caminhando Na Fé 06h45 A Palavra de Deus é Luz 06h55 Palavra de Vida Eterna 07h00 Santa Missa 08h00 Palavra de Vida Eterna 08h05 Mulher.com 10h15 De Mãos Dadas 11h00 Atelier na TV 11h45 Desenho 12h00 Nazaré Notícias 12h45 Hora do Círio 13h00 Fazendo Esperança 13h30 Caminhando Na Fé 13h45 A Palavra de Deus é Luz 13h50 Mãe Maria 14h00 Família em Foco 15h00 Diálogo Aberto 16h00 De Palavras 16h30 Fazendo Esperança 17h00 Hora do Círio 17h15 Sinais do Sagrado 17h30 Terço Gozoso

SEXTA-FEIRA 00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Evangeliza Show03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Diálogo Aberto05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Peregrinação de Nazaré06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa do Traslado para Ananindeua08h00 Traslado para Ananindeua08h30 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas10h55 Palavra de Vida Eterna11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Hora do Círio13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 De Coração15h30 De Mãos Dadas16h10 Desenho16h30 Fazendo Esperança17h00 Hora do Círio17h15 Sinais do Sagrado17h30 Peregrinação de Nazaré18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Clip Show21h00 A Palavra de Deus é Luz21h05 Mãe Maria21h15 Terra Santa News21h40 Palavra de Vida Eterna21h45 Nazaré Notícias22h30 Igreja no Brasil22h45 Hora do Círio23h00 Encantos da Amazônia23h58 Encerramento da Programação da TV

SÁBADO

00h00 Música Mensagem 02h00 De Coração 02h30 Igreja no Brasil 03h00 Clip Show 04h00 Encantos da Amazônia - Documentário Círio de Nazaré05h00 Evangeliza Show

05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré 05h58 Abertura da Programação da TV 06h00 Terço Gozoso 06h30 Igreja no Brasil 06h55 Palavra de Vida Eterna 07h00 Notícias Pastorais 07h45 Eu Creio 07h50 Maria de Todos os Povos 08h00 Missa de Saída do Círio Fluvial 09h00 Círio Fluvial 11h30 Motorromaria 12h30 Descida da Imagem Original de Nazaré 13h00 Viagem pela Amazônia13h30 Encantos da Amazônia - Círio de Nazaré14h30 Terra Santa News 14h50 Notícias Pastorais 15h30 Clip Show 16h30 Missa da Trasladação ao vivo17h30 Trasladação ao vivo21h30 Música Mensagem 23h00 Palavra de Vida Eterna 23h05 Encantos da Amazônia - Documentário Círio de Nazaré23h59 Encerramento da Programação da TV DOMINGO 00h00 Música Mensagem 02h00 Vida Consagrada 03h00 Clip Show 04h00 Igreja que Sofre 04h30 Igreja no Brasil 05h00 Missa do Círio 2013 ao vivo06h30 Círio 2013 o vivo12h45 Eu Creio 12h50 Maria de Todos os Povos 13h00 Igreja que Sofre 13h30 Igreja no Brasil13h40 Encantos da Amazônia - Documentário Círio de Nazaré14h40 Ângelus 14h55 Palavra de Vida Eterna 15h00 Vida Consagrada 16h00 Palavra de Vida Eterna 16h05 Dedo de Prosa17h00 Desenho 17h30 Terço Glorioso17h55 Palavra de Vida Eterna 18h00 Missa dos Pregadores - Círio 2013 19h30 Círio Musical - Pe Fábio de Melo22h00 Igreja que Sofre 22h30 Palavra de Vida Eterna 22h35 Questão de Fé23h35 Terço Glorioso23h58 Encerramento da Programação da TV SEGUNDA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz 00h05 Mulher.com 02h30 Círio Musical - Pe Fábio de Melo04h30 Desenho 05h00 Caminhando Na Fé 05h15 A Palavra de Deus é Luz

18h00 Missa dos Pregadores - Círio 2013 19h30 Círio Musical - Anjos de Resgate22h00 Nazaré Notícias 22h45 Hora do Círio 22h55 Palavra de Vida Eterna 23h00 Caminhando Na Fé 23h20 Mãe Maria 23h30 Boas Notícias 23h58 Encerramento da Programação da TV

TERÇA-FEIRA

00h00 Palavra de Vida Eterna 00h05 Mulher.com 02h30 Círio Musical - Anjos de Resgate04h30 Clip Show 05h30 Sobre Todas as Coisas 05h45 Palavra de Vida Eterna 05h50 Eu Creio 05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré 05h58 Abertura da Programação da TV 06h00 Terço Doloroso 06h30 Igreja que Sofre 06h55 Palavra de Vida Eterna 07h00 Santa Missa 08h00 Palavra de Vida Eterna 08h05 Mulher.com 10h15 De Mãos Dadas 11h00 Atelier na TV 11h45 Sobre Todas as Coisas 12h00 Nazaré Notícias 12h45 Hora do Círio 13h00 Igreja que Sofre13h30 Igreja no Brasil14h00 Desenho15h00 Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro15h40 Sobre Todas as Coisas16h00 De Palavras 16h30 Igreja no Brasil 17h00 Hora do Círio 17h15 Sinais do Sagrado 17h30 Terço Doloroso 18h00 Missa dos Pregadores - Círio 2013 19h30 Círio Musical - Pe Antônio Maria22h00 Nazaré Notícias 22h45 Hora do Círio 23h00 Igreja no Brasil 23h30 Boas Notícias 23h58 Encerramento da Programação da TV

QUARTA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz 00h05 Mulher.com 02h30 Círio Musical - Pe Antônio Maria04h30 Desenho 05h00 Caminhando Na Fé 05h15 A Palavra de Deus é Luz 05h20 Palavra de Vida Eterna 05h25 Fazendo Esperança 05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré 05h58 Abertura da Programação da TV 06h00 Terço Glorioso06h30 Caminhando Na Fé 06h45 A Palavra de Deus é Luz

06h55 Palavra de Vida Eterna 07h00 Santa Missa 08h00 Palavra de Vida Eterna 08h05 Mulher.com 10h15 De Mãos Dadas 11h00 Atelier na TV 11h45 Desenho 12h00 Nazaré Notícias 12h45 Hora do Círio 13h00 Fazendo Esperança 13h30 Caminhando Na Fé 13h45 A Palavra de Deus é Luz 13h50 Mãe Maria 14h00 Família em Foco 15h00 Pensando Bem 16h00 De Palavras 16h30 Fazendo Esperança 17h00 Hora do Círio 17h15 Sinais do Sagrado 17h30 Terço Glorioso18h00 Missa dos Pregadores - Círio 2013 19h30 Círio Musical - Rosa de Saron22h00 Nazaré Notícias 22h45 Hora do Círio 23h00 De Coração 23h30 Boas Notícias 23h58 Encerramento da Programação da TV

QUINTA-FEIRA

00h00 Palavra de Vida Eterna 00h05 Mulher.com 02h30 Círio Musical - Rosa de Saron04h30 Evangeliza Show 05h30 Sobre Todas as Coisas 05h45 Palavra de Vida Eterna 05h50 Eu Creio 05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré 05h58 Abertura da Programação da TV 06h00 Terço Luminoso 06h30 Igreja no Brasil 06h55 Palavra de Vida Eterna 07h00 Santa Missa 08h00 Palavra de Vida Eterna 08h05 Mulher.com 10h15 De Mãos Dadas 11h00 Atelier na TV 11h45 Sobre Todas as Coisas 12h00 Nazaré Notícias 12h45 Hora do Círio 13h00 Igreja que Sofre 13h30 Igreja no Brasil 14h00 Desenho 15h00 Diálogo Aberto 16h00 De Palavras 16h30 Igreja no Brasil 17h00 Hora do Círio 17h15 Sinais do Sagrado 17h30 Terço Luminoso 18h00 Missa dos Pregadores - Círio 2013 19h30 Círio Musical - Suely Façanha22h00 Nazaré Notícias 22h45 Hora do Círio 23h00 Igreja no Brasil 23h30 Boas Notícias 23h58 Encerramento da Programação da TV

O p r o g r a m a CAMINHANDO NA FÉ trata sobre o mundo moderno com uma visão da Fé Cristã e a Palavra de Deus no cotidiano das pessoas. “Caminhando na Fé” é apresentado por DOM CARLOS VERZELETTI, Bispo da Diocese de Castanhal, e é exibido todas as segundas, quartas e sextas, nos horários de 2h, 6h30, 13h30 e 20h.

LUIZ ESTUMANO

ORANDO COM VOCÊ é um programa apresentado pelas NOVAS COMUNIDADES, que convida os ouvintes à oração do terço e a um momento de fé e renovação espiritual. O programa conta com a participação dos ouvintes e vai ao ar todas as segundas, quartas e quintas-feiras, ao vivo, sempre às 21h.

DIVULGAÇÃO

Escute na Rádio Nazaré FM 93,1 Ligue: (91) 4006-9251Escute na Rádio Nazaré FM 93,1

Escute na Rádio Nazaré FM 93,1Escute na Rádio Nazaré FM 93,1

Fundação NazaréBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 201310

Page 11: Voz de Nazaré

A maior graça que recebi de Deus por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré foi a conclusão da minha casa, no ano passado. Eu estava grávida, sem casa e me sentia como Maria e José em busca de um local para o menino Jesus nascer.

Passei por várias casas de amigos e, com a ajuda de meus irmãos, consegui construir a minha. É um milagre! A nossa casa foi construída pela graça de Deus e com a ajuda de meus irmãos. Outra glória de Deus foi poder passar o

Círio em minha casa. Ver os meus filhos e ter um lugar para chegar e dizer: “é nosso”. A minha filha mais nova veio em um momento difícil, mas também por meio dela vi que, quando dizem que o filho é uma benção, isso realmente é verdade. Cada vez que eu sentia ela mexer em meu ventre, isso me dava coragem e força.

HELANE CRISTINA FERREIRA DA SILVA, 34 anos

DIVULGAÇÃO

Testemunho de Fé Envie seu TESTEMUNHO para: [email protected]

Ajude a manter a Fundação Nazaré de Comunicação. Ligue para 4006-9200 e seja sócio da Família Nazaré.

25/10Albert ArthurAltacirema Lopes SarmentoCarlos De Jesus Ferreira BragaCélia Nazareth De Souza RibeiroJurandir Ferreira Da SilvaLeontina Alves FigueiroLuiz Sergio Da Silva SantosMaria De Fátima Freire Cardoso SantosMaria De Nazaré Gonçalves De OliveiraMaria De Nazaré Pena MarquesMaria De Nazaré Santana SantiagoMaria De Nazaré Reis B De Carvalho

Maria De Nazaré Valente CunhaMaria Graciana Rosa De SouzaMaria Idália Dos Santos PereiraMaria Isaura Santos PereiraRegina Célia De OliveiraRuivaldo Maria Pompeu BragaSheila Cristina Santos26/10Edmilson Viana Da Luz E Suely Alves Da LuzJosé Maria Caldas BatistaLucila Carvalho Da SilvaMaria Gaspar Alves Dos SantosMaria De Nazaré GomesMaria Rosilene De Mendonça SantosTheodolina Bentes Pinheiro27/10Carolina Dos Santos VazEdnete Santos Da SilvaFlorentina Ferreira FavachoFrancisca Dos Santos AmorimGilson Batista FerreiraMaria De Nazaré Cardoso De OliveiraMaria De Nazaré SilvaNely Bezerra LealRosa Maria Silva GuidãoTerezinha De Jesus Teixeira Pereira28/10Ana Almeida Dos SantosAntonia De Lima MonteiroEnilde De Almeida GarciaHermínio Lisboa Da SilvaIracema Santana MartinsJoão Batista De Melo MotaLuzia Rodrigues Dos Santos LeiteLucila Lira MenezesManoel De Oliveira

Parabéns para você!

HELANE CRISTINA FERREIRA

HELANE CRISTINA FERREIRA HELANE CRISTINA FERREIRA

25/10 - Pe. Agnaldo Ramos Freitas26/10 - Diác. Evaristo Vítor Farias27/10 - Pe. Wesney Gomes Martins29/10 - Pe. Pedro José Ferreira Aragão31/10 - Diác. Pedro de Abreu Ramos

w Aniversário natalício de padres e diáconos diocesanos

Maria Da Conceição Teodoro De BarrosMaria Do Carmo Oliveira Dos SantosMaria Dulce Silva De AquinoMaria Teresa Da Cruz UchoaMarilene Duarte MinasOlgarina Barata AlmeidaOlinda Cardoso Dos SantosPorfíria Maria Pinto Marques SáSebastiana Canuto AlvesTherezinha De Jesus Carvalho29/10Altevir Garcia Dos PrazeresÂngela Maria Sousa De BritoDalcy CoelhoEdvaldo Do Carmo NogueiraEvarista Soares CostaGeraldo Magella De FreitasGivanildo AlvesMárcia Helena R. BritoMaria Terezinha Pantoja De NazaréRicarda Chagas Fernandes Pinto30/10Afonso Ricardo Mendes AmoedoAlberto Lino AlmeidaAna Lúcia Reis Dos SantosÂngela Maria Luna Maués

Carla Cristina Do Rosário VieiraJosé Arimateia De Araujo RochaLúcia Maria Dos Santos JorgeLucimar Cabral CunhaMaria Aurora De Carvalho SantosMaria Celeste Guerreiro PereiraMaria De Nazaré Marques Da SilvaMaria De Nazareth Dos Santos ThuryMercedes Carvalho De OliveiraPedro Dos Santos GomesRaimundo Lameira Marques eRaimundo Viana De OliveiraRoseane Duarte Dos SantosSônia Maria Mendes Maués31/10Dinair Santo MacielGilliard Monteiro ModestoGleice Marques Da ConceiçãoLeinda Maria Abreu SilvaMaria Jonilda Lima BritoMaria Marly Da Silva ModestoNelson E Ana Lucia MartinsNilce Nazaré Dos Santos SenaRaimunda Moraes GomesRui Guilherme Ribeiro AmaralValderia Maia De Souza

Eu me sinto muito feliz por ter nascido em outubro, mês de Nossa de Aparecida, do Rosário, Nazaré, Santa Edwiges. Além disso, gosto muito da programação da TV Nazaré e espero que ela cresça ainda mais.

ROSA MARIA SILVA GUIDÃO, 27 de outubro

LUIZ ESTUMANO

PanoramaBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2013 11

A região amazônica recebe neste mês de outubro o I En-contro da Igreja Católica na

Amazônia Legal, entre os dias 28 a 31 de outubro, em Manaus, que visa discutir a questão religiosa, cultural, econômica e social da área e a con-tribuição da Igreja Católica para a defesa da vida dos habitantes e da biodiversidade local.

Debates, palestras e discussões sobre os principais problemas da Amazônia farão parte da programação do Encontro. O evento contará com a presença dos Bispos dos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que fazem parte da Amazônia Legal, de coordenadores de pastorais, religiosos, entre outros convidados e leigos.

A inda e s ta rão presentes o Cardeal Dom Cláudio Hummes,

presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia; Dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB; Dom Giovanni D’Aniello, o Núncio Apostólico no Brasil; e representantes do Conselho Episcopal Latino Americana (CELAM) e Adveniat.

No segundo dia do encontro haverá dois painéis que vão abordar as obras do governo federal, o mapeamento das religiões na Amazônia, as transformações das cidades, os grandes projetos na Amazônia Legal, que engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do estado do Maranhão, entre outros assuntos.

No dia 30 haverá uma reflexão sobre as conclusões do 10° Encontro dos Bispos da Amazônia, realizado em Santarém, no mês de julho deste ano.

w ENCONTRO Amazônia já foi pauta em outro encontros realizados

DIVULGAÇÃO

Manaus recebe Encontro da IgrejaRealidade da Região Amazônica estará na pauta de discussões dos Bispos

AMAZÔNIA

O Cardeal Dom Cláudio Hummes, junto com a irmã Liani Postal, Dom Flávio Giovenale, Bispo da Diocese de Santarém, e a leiga Rose Medeiros serão os responsáveis pelo momento. O encerramento acontece no dia 31, com a leitura e aprovação da Carta do Encontro, que busca finalizar as diretrizes da região amazônica.

MÍDIA CATÓLICA REALIZACOBERTURA INÉDITA Durante a realização do Seminário

os meios de comunicação católicos realizarão uma grande cobertura jornalística para os jornais, revistas, sites e rádios. A Associação Católica de Comunicação (Signis Brasil) realizou uma parceria entre o grupo

de veículos da mídia impressa e da Rede Católica de Rádio (RCR) para a cobertura. A iniciativa vai produzir conteúdos que serão divulgados em 13 títulos impressos, com mais de um milhão de exemplares e em 229 rádios espalhadas por todo o país.

O eixo que irá nortear a cobertura é a apresentação do modo como a Igreja atua na Amazônia Legal, a realidade da população, os problemas, os desafios e os resultados colhidos na missão. Entre as geradoras da Rede Católica de Rádio (RCR) que vão participar estão: Aparecida (SP), Rede Sul de Rádio (RS), Rede Milícia da Imaculada (SP), Rede Difusora (GO) e Rede Canção Nova Rádio (SP). A TV Nazaré também marcará presença.

Page 12: Voz de Nazaré

SANTA PACIÊNCIA - ANDRÉ ABREU

Q U A D R I N H O S

Na LocadoraPedro Veriano ([email protected])

Cinema & DVD

“Rota de Fuga” (Escape Plan/EUA,2013) estreou primeiro no Brasil do que em seu país

de origem. Não entendo esta artima-nha da distribuição de filmes, mas o potencial de bilheteria da realização do sueco Mikael Hafstrom é incontes-te. Até porque reúne dois gigantes do comercio cinematográfico: Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger, o último saído de uma carreira política expressiva (governou a Califórnia por suas legislações) e certamente inter-rompida pelo fato de ser austríaco e por isso jamais cogitado para a Presi-dência da Republica dos EUA.

Sta l lone é in teressado na produção sem figurar nos créditos. Ele faz o papel de Ray Breslin um técnico em segurança prisional que desenha cadeias inexpugnáveis. O filme começa com uma fuga que ele procede de um dos presídios que desenhou, provando que há falhas no projeto. O espectador não sabe dessa sua profissão e acha um absurdo ele escapar de uma solitária, clonando a senha de abertura da porta e agindo no corpo de bombeiros que fica ao lado da prisão.

A grande tarefa de Breslin, já com a sua qualidade profissional relatada, é testar a segurança de uma casa de detenção moderna edificada sobre um navio. Não se sabe detalhes da missão ou do projeto, conhecendo-se apenas que é uma tarefa difícil e

Como parte das comemorações do centenário de nascimento do diplomata, poeta e c o m p o s i t o r V i n i c i u s d e M o r a e s a distribuidora Paramount relançou em DVD o filme que o genro dele, cineasta Miguel Faria Jr, fez sobre a trajetória do artista.

A ideia partiu de um show com atores & cantores tratando de fases da vida de Vinicius e executando algumas de suas musicas. São poucas as intercessões com o próprio Vinicius falando ,como nem sempre a seleção musical expresse o melhor que ele fez. Mas aparecem depondo parceiros dele como Tom Jobim, Toquinho, Edu Lobo, Carlos Lyra, Chico Buarque além de outros.

Filhas do biografado entraram na produção, especialmente Susana . O espetáculo que serve de gancho ao relato biográfico é comandado por Camila Morgado e Ricardo Blat. É uma homenagem bonita embora insuficiente. Melhor de Vinicius esteve nos especiais da Globo News mas, ainda assim, este DVD que traz um disco extra de depoimentos é uma peça da historia de nossa musica popular.

Editado em DVD e em bluray.

P A L A V R A S C R U Z A D A SNASSRALLA

Fuga dos Gigantes

que tem a mão de agentes da CIA (Central Inteligence Service, o órgão de espionagem dos EUA).

Schwarzenegger é Rottmayer, detento que ele encontra na nova prisão e que o ajuda no plano de fuga. O roteiro de Miles Chapman e Jason Keller guarda surpresas para o fim. Mas não apostem em tragédias. Os grandalhões vão acenar para o público no ultimo plano, mesmo que relacionamento deles apresente algumas surpresas para tirar o resultado da aventura de uma incomoda mesmice.

“Rota de Fuga” é programa inócuo. Diverte, não ofende a sensibilidade de quem vê, mas não deve ficar por muito tempo na memória desse tipo de público. Exceto como dado estatístico.

Outras estreias nos cinemas comerciais eu c o m e n t a r e i

na próxima semana: “Os Suspeitos” (Prisoners) e “Serra Pelada”. O que eu já vi é “Uma Mulher Contra Hitler” (Die Letze Tage/Alemanha, 2007) e “A Bela que Dorme” (Bella Addormentata/Italia,2012) de Marco Bellocchio . O primeiro baseia-se num caso real focalizando a ação da estudante Sophie School, anti-nazista a ponto de divulgar panfletos contra o regime instituído em sua terra(Alemanha). Ela e amigos passaram muitas mensagens delatando os horrores do governo nazista até serem presos e torturados. Com boa direção de Marc Rothemund o filme prende a atenção de qualquer plateia. Excelente desempenho da atriz Julia Jentsch.

“A Bela que Dorme” conta o que se passa durante os 17 anos de vida vegetativa da jovem Eluana Englaro. O caso real despertou interesses mas se vê outros casos, como a aflição de mãe de outra jovem igualmente em coma, o papel dos políticos, o que pensam os médicos, quem se mostra contra ou a favor da eutanásia, sabendo-se que as personagens não vão acordar.

O diretor Marco Bellocchio não toma partido. Apenas mostra os acontecimentos. Mas o acumulo de situações torna o filme confuso e omite, por exemplo, o papel

do cristão que advoga não se dever nunca apressar o julgamento divino de se viver ou morrer.Um filme

frustrante.

Centenário do poeta

BOA DICA

Es se é o qu in to CD da Coleção Série E n s a i o , d o p a d re Zezinho, e tem como objetivo oferecer às comunidades os cantos l i t ú rg i co s de f ác i l aprendizado. As letras das músicas falam sobre a cultura da paz na sociedade atual e apresentam um formato cativante com a participação de vários intérpretes da música católica como o Grupo Cantores de Deus, Grupo Chamas, Luis Felipe do Vida Reluz, entre outros.

Este livro conta as or igens da Imagem que foi achada pelos pescadores, descreve os primeiros milagres e relata as peregrinações ao Santuário Nacional, localizado na cidade de Aparecida. Também traz a apresentação dos Papas que participaram da sua história e os que vieram visitar a Imagem no Brasil. Taz, ainda, uma linda imagem que pode ser guardada ou emoldurada.

n NOSSA SENHORA APARECIDA (PAULINAS, 6 PÁGS, R$ 2,88)

n CD FEZ A PAZ ACONTECER (PAULINAS, 14 FAIXAS, R$ 18,90)

dos Papas que participaram da sua história

dos Papas que participaram da sua história dos Papas que participaram da sua história

“Vermelho Como o Céu”, de Cristiano Bortone, poderia sem mais um filme que fala de superação e cai no clichê, mas não. Em sua simplicidade, ele aguça os sentidos e nos faz ver como o homem é capaz de se adaptar às situações. O longa-metragem é baseado em histórias reais e o que chama atenção é a forma como trata a imaginação, mostrando que ela pode funcionar como remédio para uma limitação, nesse caso, sobre as crianças com deficiência visual. A história por si já encanta. Trabalha numa linhagem do cinema humanista contemporâneo. A fotografia é linda, roteiro bem trabalhado.

eu indico

DIV

ULG

ÃO

LIVROS E CD'S

Filme reúne dois grandes gigantes do comércio cinematográfico

EntretenimentoBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 201312

muito tempo na memória desse tipo

muito tempo na memória desse tipo muito tempo na memória desse tipo

de público. Exceto como dado

de público. Exceto como dado de público. Exceto como dado

estatístico.

estatístico. estatístico.

Outras estreias nos cinemas

Outras estreias nos cinemas Outras estreias nos cinemas

comerciais eu

comerciais eu comerciais eu

c o m e n t a r e i

c o m e n t a r e i c o m e n t a r e i

O diretor Marco Bellocchio não

O diretor Marco Bellocchio não O diretor Marco Bellocchio não

toma partido. Apenas mostra os

toma partido. Apenas mostra os toma partido. Apenas mostra os

acontecimentos. Mas o acumulo

acontecimentos. Mas o acumulo acontecimentos. Mas o acumulo

de situações torna o filme confuso

de situações torna o filme confuso de situações torna o filme confuso

e omite, por exemplo, o papel

e omite, por exemplo, o papel e omite, por exemplo, o papel

do cristão que advoga não

do cristão que advoga não do cristão que advoga não

se dever nunca apressar o

se dever nunca apressar o se dever nunca apressar o

julgamento divino de se

julgamento divino de se julgamento divino de se

viver ou morrer.Um filme

viver ou morrer.Um filme viver ou morrer.Um filme

frustrante.

frustrante.frustrante.

w ROTA DE FUGA É programa inóquo. Diverte, não ofende a sensibilidade de quem vê, mas não deve ficar por muito tempo na memória

RAISSA ARAÚJO, 21 ANOS, estudante de jornalismo

Page 13: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2013

w TRANSMISSÃO Equipes da FNC trabalharam de forma intensa para proporcionar a melhor cobertura

COLABORAÇÃO/MARIA CLARIANA

Os números do Círio de Na-zaré impressionam a cada ano. Tanto pela grandio-

sidade do número de fiéis que se reúnem em Belém no segundo do-mingo de outubro para homenagear Nossa Senhora de Nazaré, quanto pelo número de pessoas que ajudam a realizar a maior festividade católi-ca do mundo.

Na cobertura feita este ano pela Fundação Nazaré de Comunicação, por meio dos seus veículos de comunicação (Rádio Nazaré FM, Portal Nazaré, Voz de Nazaré e TV Nazaré), mais de 60 profissionais estiveram envolvidos na transmissão do Círio, registrando cada detalhe dos momentos de homenagens à Rainha da Amazônia, realizada por 2,1 milhões de pessoas nas ruas de Belém.

As transmissões atingiram um total de 107 países e os três maiores dias da festividade, 11 a 13 de outubro, puderam ser conferidos em tempo real pelo portal de notícias da instituição (www.fundacaonazare.com.br) ou por meio das mídias sociais como o Twitter, Facebook e Youtube.

Criado há dois anos, o site de notícias também permitiu este ano o acesso à TV Online, que disponibilizou, pela primeira vez, a conexão para os dispositivos que utilizam o sistema IOS (IPHONE IPAD), além dos sistemas PC Desktop Windows, nos quais foram registrados 903.425 acessos. Número considerado recorde em relação ao Círio do ano passado.

Paul Adrian, coordenador do Portal Nazaré, contou que para suportar o grande número de acessos, foi necessária a utilização de um sistema apropriado para toda essa demanda: “pela primeira vez locamos servidores nos Estados Unidos e na Alemanha, com o intuito de oferecer um serviço adequado ao nosso público, além de evitar o super congestionamento desses canais. Foi um projeto ousado e abraçado pelos diretores da Fundação Nazaré, Mário Jorge Alves e Marluce Milhommen, que fizeram o possível para realizá-lo, possibilitando a visualização instantânea do Círio para o mundo todo”.

Este ano a equipe do Portal Nazaré foi composta por nove pessoas entre profissionais e voluntários, que se revezaram nos dias mais intensos da festividade para garantir o conteúdo da festividade aos internautas. Além das notícias, foram disponibilizadas galerias de fotos e informações instantâneas sobre o andamento das procissões e celebrações do Círio 2013.

“Somente no Facebook registramos 1.325.627 visualizações, seguidas de 1.927 seguidores no Twitter, e inúmeros vídeos assistidos no Youtube, em um total de 87 países”, contabilizou Adrian.

Há três anos à frente da produção executiva da TV Nazaré, Janine Bargas destacou que a rotina durante a quadra nazarena costuma ser intensa. Este é o sexto ano que a jornalista trabalha na cobertura do Círio dentro da instituição. Desta vez ela ajudou a coordenar uma equipe de mais de 20 pessoas entre jornalistas, técnicos e voluntários. Segundo ela, o foco principal de todo a cobertura é, sem dúvida, a evangelização: “é fazer despertar a espiritualidade e a reflexão dos devotos, além de possibilitar que todos possam viver intensamente cada momento do Círio proporcionado pelos nossos recursos técnicos”, destacou.

O Círio de Nazaré 2013 também

proporcionou uma experiência fantástica na vida de Igor Lobato, estudante da Escola Técnica de Rádio e TV Papa Franscisco, antigo Pime (Pontifício Instituto das Missões), instituição parceira da FNC. Pelo primeiro ano, ele integrou a equipe

de estagiários de jornalismo da Voz de Nazaré e ajudou na produção do conteúdo do centenário durante a festividade. Além dele, outros colegas também tiveram a mesma oportunidade e puderam atuar nos demais meios de comunicação. Para

Igor, esse momento foi enriquecedor. “A espera pelo Círio é muito

grande, não só para mim, e sim para todos os paraenses. Todo ano acompanho o Círio, tanto em casa como nas ruas de Belém, e este ano pude participar de uma forma diferente, trabalhando como voluntário na Fundação Nazaré. A experiência foi maravilhosa. Nunca pensei que seria tão trabalhoso e cansativo cobrir este evento religioso, mas quando chega ao final, vemos que o cansaço é a recompensa de um trabalho bem feito”, comentou.

COLABORADORES TAMBÉM AJUDARAM A REALIZAR O CÍRIO 2013Além dos profissionais e voluntários

que trabalharam diretamente na cobertura do Círio 2013, mais de 100 funcionários da FNC também estiveram envolvidos nos trabalhos internos que contribuíram para a realização desta grande festa mariana. Trata-se dos mais de 60 empregados da instituição, espalhados nos variados setores da Fundação (Família Nazaré, Administração, Rh, Captação de Recursos e Serviços Gerais), e cerca de 40 pessoas, que, de forma voluntária, se dispuseram e desempenharam atividades durante a programação dos três dias mais intensos da festividade, como no setor da Técnica, TV, Rádio, Família de Nazaré, Portal e Jornal. A todas essas pessoas a Fundação Nazaré de Comunicação deseja um muito obrigado.

Profissionais e voluntários da Fundação Nazaré atuaram juntos na missão de evangelizar

NÚMEROS DO CÍRIO

círio DE NAZARÉ

2013Círio de Nazaré atingiu 107 países

Caderno Dois

Page 14: Voz de Nazaré

belém, de 25 a 31 de outubro de 20132

Page 15: Voz de Nazaré

Círio de NazaréBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2013 3

Caderno Dois

“Jovens filhos da Rai-nha, unidos como igreja” foi o tema

que regeu a cerca de 30 mil pessoas durante a 13ª edição da Romaria da Juventude. Participaram jovens católi-cos de várias paróquias e co-munidades da Arquidiocese de Belém e de outros muni-cípios, que fizeram questão de peregrinar com Nossa Senhora na mais animada procissão do Círio de Nazaré. Um trio elé-trico com o ministé-rio de música Uni-dos Pela Fé foi o responsável pela agitação da Ro-maria, que saiu da Paróquia de Nossa Senho-ra da Concei-ção Aparecida. Nem mesmo a chuva no início da procissão fez com que os jovens arre-dassem o pé ou desanimas-sem. Canções marianas, re-flexões e alegria sadia tinha de sobra. Ao participar pela terceira vez da Romaria da Juventude, a estudante An-ne Uptom, de 19 anos, diz que a cada ano tem uma ex-periência nova. “No primei-ro ano, conheci uma juven-tude que se diverte de um jeito saudável, ao contrário do mundo. Em 2012, me vi sendo um dos jovens que carregaram a Cruz da Jorna-da Mundial da Juventude,

w CÍRIO DAS CRIANÇAS Os pequeninos caminharam

IVAN CARDOSO

Jovens caminharam mesmo com chuva na Romaria da JuventudeJovens da cidade e de outros municípios demonstraram seu amor a N. S. N.

ROMARIAS

w JUVENTUDE Essa é uma das romarias mais esperadas e mais animadas do Círio

enviada por João Paulo II. E neste ano vi meu bairro e mi-nha paróquia repletos de pes-soas louvando o Senhor, em uma devoção a Maria que é admirável”, conta Anne.

Foram 4,5 quilômetros

de procissão. Os jovens conduziram a Imagem até a Praça Santuário, num trajeto de cerca de 3 horas e meia, que percorreu a Avenida Pedro Miranda, passando pela Lomas Valentina, Av.

Antônio Everdosa, Tv. Mariz e Barros, Av. Pedro Miranda, Alcindo Cacela, Av. G ove r n a d o r J o s é Malcher, Tv. Generalíssimo Deodoro até a Av. Nazaré. Neste percurso, jovens das

Fiéis homenagearam a Virgemde Nazaré “pedalando”

A mais nova das procissões aconteceu no sábado, dia 19, em um percurso de mais de 13 quilômetros. Às 8h25 começava a Ciclo Romaria, sétimo evento oficial do Círio de Nazaré, que durou duas horas e quarenta e cinco minutos. Não somente ciclistas, mas também quem acompanhava a passagem da procissão, homenageava a Virgem de Nazaré.

A Romaria teve sua primeira

edição em 2004, a pedido da Federação dos Ciclistas do Estado do Pará e a Associação dos Ciclistas de Icoaraci. A cada ano, mais devotos passam a participar da Ciclo Romaria, que percorreu algumas ruas dos bairros de Nazaré, Batista Campos, Umarizal, com retorno à Basílica de Nazaré. Em 2013, de acordo com a Diretoria da Festa, cerca de 5 mil pessoas participaram da romaria.

FABRÍCIO COLENY

Chegou a vez das criançashomenagearem a Virgem de Nazaré

A devoção a Nossa Senhora tem grande influência na família. Gerações acompanham o Círio de Nazaré e confiam, desde pequenos, na intercessão da Mãe de Jesus. Reflexo disso foi a expressão de fé dos pequeninos durante o Círio das Crianças, realizado no último domingo, dia 20.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Praça Santuário por volta das 10h20, dez minutos antes do horário previsto. O percurso de 2,8 quilômetros da 24º Romaria percorreu cinco ruas do bairro de Nazaré. Antes mesmo de a Imagem chegar, muitas pessoas já se aglomeravam na área da Praça Santuário, onde acontece o encerramento da procissão.

Carros de anjos e carros de milagres acompanharam a procissão que atraiu também um grande número de idosos. O trajeto completou-se com tranquilidade, sem

incidentes. Nos postos da Cruz Vermelha, poucos atendimentos foram necessários e nenhum caso grave foi registrado. O Círio das Crianças é a penúltima procissão de Nossa Senhora de Nazaré, antes do Recírio. A primeira romaria das crianças foi realizada em 1990, com a participação de 1.500 pessoas no primeiro ano e a introdução de dois carros em 2000.

GUARDAS MIRINS Este ano, a corporação de 130 jovens

da Guarda Mirim da Virgem de Nazaré contou com o auxílio de 150 guardas de outras igrejas católicas da capital paraense e de outros municípios. Os voluntários atuaram tanto no cordão de isolamento ao redor da Berlinda, quanto nos carros dos anjinhos, o que auxiliou no fluxo e organização da romaria.

Paróquias da Arquidiocese se revezavam para carregar a Cruz Missionária. Uma corda foi improvisada para fazer referência a um dos símbolos do Círio que os jovens mais têm contato. Em meio à imprensa, uns simulavam entrevistas com microfone e câmera filmadora de papelão, esbanjando criatividade. Muitos grupos iam com as suas camisas, outros vestiam camisas da JMJ. “Sinto minhas forças renovadas ao ver a juventude unida a Nossa Senhora para render louvores a Deus”, diz Anne Uptom. Ao chegar à Praça Santuário, houve a Missa de encerramento, presidida por Dom José Luiz Azcona, Bispo da Prelazia do Marajó. Sempre com muita ousadia e sem medo do que diz, ele exortou os jovens sobre sua identidade de cristãos, pediu que tomassem consciência da importância do corpo e vivessem a castidade.

w CICLOROMARIA Esta é a mais nova das onze romarias do Círio

FABRÍCIO COLENY

procissão do Círio de

procissão do Círio de procissão do Círio de

Nazaré. Um trio elé-

Nazaré. Um trio elé-Nazaré. Um trio elé-

trico com o ministé-

trico com o ministé-trico com o ministé-

rio de música Uni-

rio de música Uni-rio de música Uni-

dos Pela Fé foi o

dos Pela Fé foi o dos Pela Fé foi o

responsável pela

responsável pela responsável pela

círio DE NAZARÉ

2013

Page 16: Voz de Nazaré

Círio de NazaréBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 20134

Caderno Dois

Círio Musical evangeliza por meio da música e atrai multidõesAo fim do seu show, Pe. Fábio de Melo foi presenteado com comenda pelo Governo do Estado. Canções de Tony Allysson "tocaram" muitos corações

MÚSICA

Durante quinze dias, a Concha Acústica da Praça Santuário é

palco de grandes nomes da música católica durante o Círio Musical. Neste ano, para comemorar o aniversá-rio de 10 anos da atração e fazer um agrado ao público, os artistas a se apresentar fo-ram votados online. O mais votado foi o Padre Fábio de Melo, que se apresentou no primeiro dia, 13, do Círio Musical e emocionou uma multidão de gente com suas canções e reflexões.

Entre uma música e outra, o sacerdote partilhava mensagens sobre o amor de Deus e o amor entre as pessoas. “Perdemos a oportunidade de amar quando escutamos o ódio, o rancor e o desamor”, disse com convicção. Ao fim do show, Padre Fábio de Melo foi presenteado com a Comenda Nossa Senhora de Nazaré, concedida pelo Governo do Estado Pará, por honrar o Círio. Para ele, a experiência que vem ganhando no Cír io de Nazaré tem acrescentado s i m p l i c i d a d e a o s e u sacerdócio, além do contato “com uma espiritualidade tão direta e sem rodeios”.

O u t r o q u e r e c e b e u grande número de votos foi o cantor Tony Allysson,

da Comunidade Canção Nova. Ele se apresentou pela primeira vez no Círio Musical, mas já havia participado de uma adoração ao Santíssimo Sacramento em agosto, quando lotou a Basílica Santuário e mostrou que tem forte espiritualidade.

Tony animou a plateia, que cantava entusiasmada a Jesus. Conduziu com unção orações de entrega e clamor do Espírito Santo, por meio de suas músicas tocou o coração de muitos, inclusive de quem acompanhava pela televisão ou internet. Disse também que ainda não encontrou Dom Alberto nessas duas vezes que veio a Belém e declarou que se considera filho espiritual do Arcebispo de Belém e que foi formado por suas meditações e pregações.

PROGRAMAÇÃO

Anjos de Resgate, Padre Antônio Maria, Rosa de Saron, Suely Façanha, Missionário Shalom e Maria do Rosário, Davidson Silva, Cosme e Pe. Sidney, Pe. Cleidimar e Flavinho já se apresentaram na Concha Acústica. Adriana, Jake, Banda Dominus.e Adoração e Vida serão os próximos a se apresentar no Círio Musical, que encerra-se no domingo, dia 27.

A homenagem do Banco do Brasil durante o Círio de Nazaré já é uma das mais aguardadas. A cantora paraense Liah Soares cantou pela primeira vez no prédio do Banco, localizado na Avenida Presidente Vargas. “É indescritível, não consigo explicar. É uma emoção muito grande você ver os romeiros, a Corda. É uma imagem muito forte!”, contou, em entrevista à VOZ DE NAZARÉ.

A cantora afirma ter pedido muito a Deus para conter a emoção durante a passagem da Berlinda. “Já estava no clima do Círio duas semanas antes, por isso eu já vivia aquela emoção de cantar pra Nossa Senhora. Isso é um presente divino, eu me senti abençoada. É como se fosse um renascimento”. Para descrever o Círio, Liah usou a palavra amor: “acho que amor engloba toda essa fé que nos move”.

Cantora Liah Soares fala do sentimento de cantar para a Virgem de Nazaré

w LIAH SOARES Artista paraense se emocionou ao cantrar para N. S. N.

IVAN CARDOSO

DIVULGAÇÃO

IVAN CARDOSO

w TONY ALLYSSON Muitos fiéis se emocionaram durante o show do cantor católico

w CÍRIO MUSICAL Evento tem como foco a evangelização

Page 17: Voz de Nazaré

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

CAPÍTULO TERCEIRO (Segunda Seção PARTE 1)

“Creio na Santa Igreja Católica”

Para reflexões durante o Ano da Fé, o jornal Voz de Nazaré continua, nesta edição, a publicação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. De maneira concisa, a publicação apresenta todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja numa visão de conjunto, todo o panorama da fé católica.

A Igreja: povo de Deus, corpo de Cristo, templo do Espírito Santo

155 Em que sentido o povo de Deus participa das três funções de

Cristo: Sacerdote, Profeta e Rei?O povo de Deus par ticipa do seu oficio sacerdotal

porquanto os batizados são consagrados pelo Espírito Santo para oferecer sacrifícios espirituais; participa do seu oficio profético, porque com o sentido sobrenatural da fé adere indefectivelmente a ela, a aprofunda e a testemunha; participa do seu oficio régio com o serviço, imitando Jesus Cristo que, rei do universo, se fez servo de todos, sobretudo dos pobres e sofredores. 783-786

153 Por que a Igreja é o povo de Deus?

A Igreja é o povo de Deus porque aprouve a Ele santificar e salvar os homens não de modo isolado, mas constituindo-os num só povo reunido pela unidade do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 781 802-804

154 Quais são as características do povo de Deus?

Esse povo, de que nos tornamos membros mediante a fé em Cristo e o Batismo, tem por origem Deus Pai, por chefe Jesus Cristo, por condição a dignidade e a liberdade dos filhos de Deus, por lei o mandamento novo do amor, por missão ser o sal da terra e a luz do mundo, por meta Reino de Deus, já iniciado nesta terra. 782

Círio de NazaréBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2013 5

Caderno Dois

F Qual o seu saldo sobre o Círio desde ano?I Trabalha-se pelo Círio o

ano inteiro. E especialmente n ó s t ra b a l h a m o s a c e rc a d o tema deste ano. Chegamos esse ano a cerca de 120 mil famílias evangelizadas. Portanto, o grande e mais importante ganho do Círio foi a evangelização. A formação das pessoas, o aprofundamento do tema do Círio. Depois, a parte organizativa, as procissões. Mais de 26 mil pessoas são envolvidas nessa organização. Tudo isso t em caminhado com mui ta normalidade, tranquilidade.

F Quais frutos são esperados?I Os frutos que nós

esperamos são os frutos de mudança, de crescimento de vida das pessoas. Saliento que o Círio é uma oportunidade de aproximação das pessoas com a Igreja. Mesmo aquele que está ali na Corda e que recebe a minha bênção no final da procissão já se aproximou mais da Igreja. Então, Círio tem essa dimensão, de a Igreja ir ao encontro das pessoas. É o pedido que o Papa tem feito. Nós não ficamos esperando, vamos com as pessoas. Não só os Bispos, mas digo da minha experiência. Eu, Dom Teodoro e Dom Vicente estamos presentes em tudo do Círio.

F O que mais a destacar sobre o Círio?I Outra coisa importante

é a quinzena do Círio, com as confissões, a participação da Santa Missa. Temos uma missão de quinze dias, por meio das pregações diárias dos Bispos de várias partes do Brasil durante a s m i s s a s n a B a s í l i c a , c o m transmissão pela TV Nazaré. Muita gente acompanha esses quinze dias, seja diretamente, ou de suas casas, hospitais, locais de trabalho. É um privilégio. Acho que nenhuma outra região tem algo semelhante. Depois do Círio, é uma

w DOM ALBERTO TAVEIRA CORRÊA Para ele, Círio 2013 foi uma experiência extremamente positiva

IVAN CARDOSO

Dom Alberto Taveira comenta o Círio 2013Em entrevista ao jornal VOZ DE NAZARÉ, Dom Alberto Taveira, ArcebispoMetropolitano de Belém, e presidente da Festa, apresentou seu ponto de vista sobre o Círio 2013, que defende ter sido muito bem preparado

ENTREVISTA

ocasião de pessoas de outros lugares conhecerem a nossa realidade da Igreja, a nossa região. Portanto, o saldo é francamente positivo, a favor da evangelização, dos frutos que nós esperamos do Círio. É claro que o Círio funciona como um primeiro anúncio, porque você lança o tema

do Círio, as pregações, dá presença. Depois a Igreja continua o serviço nas Paróquias, nas Pastorais, nos Movimentos.

F Como o cristão deve proceder para aplicar o tema do Círio em sua vida?

I Crescendo na vida de oração. Existe a oração de louvor a Deus, de ação de graças, de pedido de perdão e de súplica. Se nós, cristãos, aprendermos a valorizar essa realidade, estaremos entrando na escola de Nossa Senhora, que é mestra da oração.

Quais frutos são

Quais frutos são Quais frutos são

Os frutos que nós

Os frutos que nós Os frutos que nós

esperamos são os frutos de

esperamos são os frutos de esperamos são os frutos de

mudança, de crescimento

mudança, de crescimento mudança, de crescimento

círio DE NAZARÉ

2013

Page 18: Voz de Nazaré

YOUCAT PRIMEIRA PARTE

Em que cremos

75 Por que razão os cristãos tratam Jesus por “Senhor”?

“Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou” (Jo 13,13) [446-451, 455]

Era natural entre os primeiros cristãos falar-se de Jesus como do “Senhor”, sabendo eles que, no -> ANTIGO TESTAMENTO, essa designação era um título reservado a Deus. Jesus mostrou-lhes mediante muitos sinais que tinha poder divino sobre a Natureza, os demônios, o pecado e a morte. A origem divina do envio de Jesus revelou-se na ressurreição dos mortos. S. Tomé confessou: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28) Para nós, dizer que Jesus é “o Senhor” implica que um cristão não se deve submeter perante mais nenhum poder.

Em preparação à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, o jornal Voz de Nazaré realizou seus estudos sobre

o YOUCAT, que é o Catecismo da Igreja Católica escrito para JOVENS que querem saber em que acreditam.

74 O que significa dizer que Jesus é o “Filho Unigênito de Deus”?

Quando Jesus Se declara como “Filho Unigênito de Deus” [filho único ou filho nascido unicamente de Deus (Jo 3,16)], como testemunham S. Pedro e os outros discípulos, fica expresso que, em toda a humanidade, apenas Jesus é mais que um ser humano [441-445, 454]

Em muitas passagens do - NOVO TESTAMENTO (Jo 3,16.18; 1Jo 4,9), Jesus é chamado “Filho”. A quando do Batismo e da Transfiguração, a voz celeste chama a Jesus “Filho amado”. Jesus inicia os discípulos na Sua relação única com o Pai do Céu: “Tudo Me foi dado por Meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar” (Mt 11,27). Pela ressurreição, torna-se evidente que Jesus Cristo é realmente o Filho de Deus.

CíriosBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 20136

Caderno Dois

FOTOS: COLABORAÇÃO/FÁBIO

Romaria homenageou Nossa Senhora de Nazaré em Castanhal‘Cidade Modelo’ levou milhares de fiéis em forma de corteja para homenagear a Rainha da Amazônia

MUNICÍPIOS

Círio de Nazaré também é realizado em vários municípios paraensesNossa Senhora de Nazaré é

padroeira do estado do Pará. Além do Círio de Nazaré ser realizado em Belém, também ocorre em outros municípios do estado como Marabá, Parauapebas, Igarapé Miri e Quatipuru. A procissão mariana acontece em Marabá sempre no terceiro domingo de outubro. Este ano aconteceu no dia 20 e foi a sua

33ª edição. Foram esperados mais de 150 mil fieis e o esquema de segurança englobou a participação de mais de 700 pessoas divididas em or ientações ao t râns i to e atendimento de primeiros socorros.

A Imagem saiu da Catedral diocesana de Marabá, percorreu algumas ruas da cidade e encerrou

seu percurso no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. O tema desta edição foi “Maria, mãe da juventude, envia-nos para a missão”. Assim como na capital paraense, em Marabá também acontecem várias romarias para homenagear a Virgem de Nazaré como a romaria rodoviária e fluvial.

Também no dia 20 houve o

Círio na cidade de Quatipuru, que iniciou-se às 7h e seguiu com a missa. A procissão acontece na cidade desde o ano de 1930 e é organizada por um senhor chamado Manoel Hilário da Silva. Com o passar do tempo foi adquirindo novas romarias como a fluvial, incorporada no ano de 1970, a romaria rodoviária e o Recírio.

No último domingo, 19, cerca de 250 mil fiéis prestaram ho-menagens a Nossa Senhora

de Nazaré em Castanhal, nordeste do estado. Foram 8 km de procissão debaixo de um sol quente que durou três horas e meia. O cortejo estava previsto para chegar às 11h30, mas, segundo a coordenação do evento, a romaria chegou às 11h à Capela de Nossa Senhora de Nazaré, na Vila do Apeú. A imagem ficará na Capela até as vésperas do Círio de 2014.

O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, participou de uma missa campal em frente à Catedral da Diocese de Castanhal. Enquanto a missa ocorria, outros milhares de fiéis preferiram prosseguir em caminhada rumo ao distrito do Apeú. Em seguida, o Arcebispo seguiu em procissão junto com o Bispo da Diocese de Castanhal, Dom Carlos Verzeletti, e os devotos.

Nesta Romaria, a Berlinda que leva a imagem de Nossa Senhora vai em uma réplica da “Maria

Fumaça” (uma locomotiva a vapor), que se tornou símbolo

da cidade, representando o desenvolvimento da região. Devotos, voluntários, doadores de água e vários outros fiéis marcaram presença na romaria em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.

A festa que tem como

tema “Anunciamos Jesus, firmes na fé, como Maria” continuará com a sua programação liturgia com missas diariamente, além da noite cultural com participação de vários cantores. Neste domingo, 27, o encerramento da festa fica por conta da cantora Jake.

Dom Carlos Verzeletti disse que os recursos obtidos na festa serão quase todos utilizados para a construção de capelas em alguns bairros periféricos de Castanhal, para que sirvam de local de encontro das comunidades da Igreja.

O Arcebispo Metropolitano de

O Arcebispo Metropolitano de O Arcebispo Metropolitano de

Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa,

Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa,

participou de uma missa campal

participou de uma missa campal participou de uma missa campal

em frente à Catedral da Diocese

em frente à Catedral da Diocese em frente à Catedral da Diocese

de Castanhal. Enquanto a missa

de Castanhal. Enquanto a missa de Castanhal. Enquanto a missa

Nesta Romaria, a Berlinda que

Nesta Romaria, a Berlinda que Nesta Romaria, a Berlinda que

leva a imagem de Nossa Senhora

leva a imagem de Nossa Senhora leva a imagem de Nossa Senhora

vai em uma réplica da “Maria

vai em uma réplica da “Maria vai em uma réplica da “Maria

Fumaça” (uma locomotiva a

Fumaça” (uma locomotiva a Fumaça” (uma locomotiva a

vapor), que se tornou símbolo

vapor), que se tornou símbolo vapor), que se tornou símbolo

círio DE NAZARÉ

2013

w NOSSA SENHORA DE NAZARÉ Imagem é levada em uma locomotivaw PROCISSÃO Dom Carlos Verzeletti presidiu celebração eucarística

Page 19: Voz de Nazaré

IgrejaBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2013 7

Caderno Dois

“Maria passa na frente e vai abrindo

estradas e caminhos, abrindo portas e portões, abrindo casas e corações. A mãe indo na frente, os filhos estão protegidos e seguem seus passos. Ela leva todos os filhos sob sua proteção” No trecho desta singela oração mariana, resumimos muitos dos nossos sentimentos em mais um Círio que vivenciamos. Confiança, devoção, oblação e fé, que encheram as ruas de nossa cidade, contando com milhões de pessoas ao longo de diversas romarias e incontáveis homenagens, desde as mais singelas até as mais elaboradas; mas todas no intuito de externar o amor filial que nós, católicos e até pessoas de outras profissões de fé, ofertam para a Mãe de Deus todos os anos, em nossa capital e em tantas

Nesta coluna, já acolhemos o SIM de várias pessoas

ao chamado de Deus. Na sua entrega total ao Senhor, atualiza-se o tema do Festival Vocacional-2013: Vocação, uma resposta de fé. Vamos confirmá-lo no testemunho da Irmã Maria de Cristo Redentor. Ela pertence à ordem das Irmãs Carmelitas e, no momento, responde pelo Carmelo de Benevides-PA. Em Julho, pp, ela celebrou 25 Anos de Consagração a Deus, na vida contemplativa. Por isso, neste mês, em que a Igreja celebra duas figuras importantes e inspiradoras da ordem Carmelita: Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Teresa de Jesus, vamos conhecer os caminhos por onde o Senhor conduziu, desde jovem, essa irmã, preparando-a para responder a esse chamado especial de Deus, como religiosa carmelita. Com carinho, ouçamos o seu testemunho. Ir. Maria de Cristo Redentor, a sua entrega a Deus nesses 25 anos de consagração nos confirma: “Até aqui o Senhor conduziu sua vida”, sempre DOADA a Ele. Contudo, queremos saber mais dessa sua história com o Senhor. -Iniciando, fale-nos: Como a senhora se sente celebrando seu ano jubilar na vida consagrada Carmelita? “Gostaria que todos os que, como eu, acreditam em Cristo, agradecessem comigo o dom de serem o que são - filhos(as) amados(as) de Deus,

Tudo pelo amado e para amar mais

Ir. Lourdes Silva, fsp ([email protected])

Escutando o Coração

A autora é da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Belém

servidores(as) de Jesus Cristo, consagrados(as) à verdade pelo próprio Cristo (cf. Jo 17) e viver como São Paulo pede: “Dai graças sem cessar”, louvai, reverenciai, estimai e engrandecei a Deus com sumo gozo”.Continuando, Irmã, Maria de Cristo Redentor conta como era sua vida, antes do Carmelo: na família, no seu grupo de amigos. E, na Igreja, ela pertencia a algum grupo? Exercia algum serviço? Na sua caminhada cristã e no seu chamado à vida religiosa houve influência de alguém?Tentando resumir a riqueza de sua vivência, ela partilha: “Minha vida era simples como a de qualquer membro de uma família numerosa: brincava, estudava, ajudava nas tarefas de casa, cumpria os deveres religiosos. Tinha como lazer a leitura e a música. Gostava de música clássica. Não era de muita conversa, nem de muitas festas, além das familiares (aniversários, casamentos, formaturas). Tinha poucos, mas bons amigos, entre os vizinhos, colegas de escola, da Pia União das Filhas de Maria e, mais tarde, colegas no mundo do trabalho. Incentivava-me o exemplo de meus pais, cristãos convictos. Idem, o de uma irmã mais velha que entrou para a vida religiosa, com 19 anos. Também, amigas que se dedicavam ao trabalho pastoral junto aos pobres, na periferia de São

Maria passa na frente

Leno Carmo ([email protected])

Sal e Luz

No décimo ano meu coração começou a ficar inquieto e a sentir a necessidade de algo mais, ou se-

ja, de Deus...

Paulo. De vez em quando, eu acompanhava. Tantas pessoas passaram pela minha vida e certamente me influenciaram na doação ao Senhor”.Irmã, é verdade que a senhora atuou também como missionária? Onde foi e por quanto tempo? Isso não lhe bastava? - “Sim, na década de 70, a Igreja de São Paulo, que tinha como pastor, na época, o Cardeal Paulo Evaristo Arns, voltou seu olhar para a Amazônia, que clamava por ajuda, na Prelazia de Itacoatiara (próximo a Manaus). Para isso, a Igreja de São Paulo criou o projeto Igrejas-Irmãs orientado pelo COMINA (Comissão Missionária Nacional), que passou a enviar regularmente padres, religiosas e voluntários leigos para lá. Assim, um sacerdote, uma religiosa e três pessoas voluntárias (entre elas eu),

recebemos o mandato missionário na Catedral de São Paulo em dezembro de 1974. Fomos o 2º grupo enviado. O compromisso era de lá permanecermos por um ano, inserindo-nos na pastoral local. Vários missionários, inclusive eu, prolongamos o tempo de permanência. Assim, ao longo de 10 anos, participei de várias equipes pastorais em diversos municípios da Prelazia.”Tudo isso parecia o suficiente, mas... Continua Ir. Maria de Cristo Redentor: “no décimo ano meu coração começou a ficar inquieto e a sentir a necessidade de algo mais, ou seja, nada mais do que Deus mesmo e por Ele mesmo. Ele queria se tornar Senhor absoluto do meu coração e de todo o meu ser. Comecei, então. a pesquisar Ordens Contemplativas (Clarissas, Beneditinas, Concepcionistas, Carmelitas...) para poder amar mais a Deus e servir melhor o povo querido da Amazônia, de São Paulo e de todo o mundo. Jesus queria me unir à Sua Consagração para que todos fossem com Ele e como Ele consagrados à Verdade e à Unidade”. De fato, nota-se que a partir dessa forte atração e encantamento da alma pelo Senhor, sua busca direcionou-se para o Carmelo, num duplo movimento de liberdades: de Deus que chama e

outras regiões paraenses, tesouros do povo simples desta terra morena, que aprende desde cedo a importância e a beleza de sentir-se filhos amados de Deus, filhos de Maria, irmãos de Jesus. E Maria, passou na frente; abriu portões, portas, portais, edifícios, condomínios, empresas, comunidades, instituições e foi caminhando silenciosa, retratada na pequena imagem peregrina e conseguiu a resolução de tantos problemas, acolheu a tantos que pediam seu auxílio e sua intercessão junto a Jesus, a tantas crianças, jovens, adultos, idosos, que pediam a cura “pro corpo e pra alma”, como diz a canção; por isso, Maria, a medianeira, continua a passar à frente e pedir a Jesus por seus

da criatura que deseja responder com firmeza de decisão, com a totalidade e a radicalidade do ser, como expressa o Cântico Espiritual de São João da Cruz: “Onde é que te escondeste Amado, E me deixastes com gemido? Como o cervo fugiste Havendo-me ferido; Saí, por ti clamando, e eras já ido” Assim, ressalta essa Irmã: “Entre as Ordens Contemplativas, o Senhor escolheu para mim o Carmelo. A porta se abriu e aqui estou muito feliz, há 28 anos. Daqui espero ir para aquela Terra Prometida que a todos fascina: “Quem poderá curar-me? Acaba de entregar-te já deveras; Não queiras enviar-me / Mais mensageiro algum,/ Pois não sabem dizer-me o que desejo”. Enfim, “extingue os meus anseios, Porque ninguém os pode desfazer; / E vejam-te meus olhos, Pois deles és a luz, E para ti somente os quero ter” (São João da Cruz, Cântico Espiritual).Concluindo, sua partilha, nossa irmã deixa uma mensagem para os leitores, em especial, para as jovens, que sentem em seu coração o apelo para uma entrega total da própria vida ao Senhor, ela diz: Encerro citando ainda um trecho de São João da Cruz (Ditos de luz e amor): “Os céus são meus e minha a terra; minhas são as criaturas, os justos são meus. E meus os pecadores.

filhos, por todos nós, que vivemos os desafios de um tempo de ideologia cultural materialista e hedonista, de cruel promoção do aborto e da tentativa de desfiguração da família criada e amada por Deus. Maria passou e nos conduziu em seus

braços, abrindo os corações para que a luz de Deus, a luz do amor, da paz tomasse todo o ser dos que rezaram, cantaram, pediram e agradeceram o mar de graças. Belém, a casa do Pão, também a casa de Maria, foi mais uma vez, a capital da esperança e da fé mariana, fé da Igreja. Ficarão as lembranças do Círio 2013: as promessas, as esperanças renovadas, os milagres, o som, a festa, a alegria das crianças, de todos os que compartilham a fé na escola de Maria, a harmonia do Círio musical, a experiência da vida em fraternidade e em comunhão. Maria passou na frente e, inquieta em sua decisão de ajudar os que sofrem, esteve presente em milhares de lares, junto às famílias, nas peregrinações que juntaram

Ficarão lembranças do Círio 2013: as promessas, as espe-ranças renovadas, os milagres, o som, a festa, a alegria,...

patrões e empregados, chefes e voluntários, doutores e braçais, amigos e até desconhecidos, para ajudar todos a rezarem em comunidade, a conviverem em comunhão, a valorizarem sua intimidade e o poder da oração na igreja doméstica, santuário da vida, Maria pediu e pede sempre, como ocorreu em Caná, para enchermos as talhas de pedra com nossas limitações, nossa rotina, nosso egoísmo e nosso orgulho e as apresentarmos ao Senhor da Vida, que transforma o mal em “vinho novo”, em alegria plena, que procede do coração que serve a Deus, que serve ao irmão, que é capaz de amar, por ser capaz de perdoar.E a Mãe foi acalmando, serenando e amansando os corações, trocando a mentira pela Verdade, a mágoa pela acolhida, destruindo as ações do inimigo e semeando a paz por onde passou.

Page 20: Voz de Nazaré

AtualidadeBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 20138

Caderno Dois

O município de Abaetetuba acolheu em festa o seu mais novo pastor. A celebração

eucarística de posse de Dom José Maria Chaves dos Reis, 51, na Ca-tedral de Nossa Senhora da Concei-ção, aconteceu na manhã do último sábado, 19, no Ginásio Municipal, onde foi recebido por mais de três mil fiéis que acompanharam a mis-sa. A solenidade contou com a par-ticipação do Arcebispo Metropolita-no de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, do seu auxiliar, Dom Teo-doro Mendes, do Bispo da Prelazia do Marajó, Dom Luiz Azcona, e do Bispo Diocesano de Cametá, Dom Jesús María Berdonces. Dom José havia sido nomeado pelo Papa Fran-cisco no dia 3 de julho. Até o mo-mento ele atuava como vigário geral e reitor do Seminário Maior Bom Pastor, da Diocese de Cametá (PA). A sua ordenação episcopal aconte-ceu no dia 5 de outubro na Diocese de Cametá.

A Diocese de Abaetetuba estava sem Bispo desde o dia 16 de setembro do ano passado. A chegada do novo Bispo ao município aconteceu no dia 18, na praça da Paróquia Cristo Redentor, onde ele estava sendo aguardado por uma multidão de pessoas. Acompanhando pelo Conselho Presbiteral do Município de Cametá (PA), ele saudou os fiéis e fez questão de conhecer a igreja, ao lado do pároco, Pe. Praxedes Garcia, que o recebeu e lhe conduziu até o interior da paróquia, localizada na entrada da cidade. Na ocasião eles se ajoelharam diante do sacrário e rezaram juntos. Em seguida, Dom José seguiu em carro aberto até a Catedral, sendo acompanhado por mais de três mil munícipes que prestaram várias homenagens durante todo o trajeto. Na chegada ao templo que ainda permanecia de portas fechadas, em sinal de espera, ele bateu, entrou e realizou os ritos iniciais de acolhida ao seu rebanho e dedicou todo o seu ministério episcopal a Nossa Senhora da Conceição. Logo depois, ele abençoou os fiéis e cumprimentou dezenas de autoridades civis e eclesiásticas do município que acompanharam o ritual. A Catedral estava sem Bispo desde a transferência

O Ministério Público, por meio da Promotoria de Registros Públicos, realizou no último dia 18 uma ação social: “O registro de Nascimento e os Direitos de Cidadania”, na Paróquia de São Domingos de Gusmão, localizada no bairro da Terra Firme. A iniciativa teve a finalidade de garantir os direitos de cidadania da população da Terra

Firme e de suas proximidades.A equipe de atendimento foi

composta pelos Promotores de Justiça Wilton Nery e João Gualberto, e pelos estudantes acadêmicos de Direito Pedro Alves, Fernanda Seixas, Tayssa Vasconcelos, e Taysi Santos. A ação contou com o apoio das Promotorias de Justiça de Órfãos, Interditos e

Incapazes, e Promotoria da Justiça da Família.

Mais de 700 pessoas foram atendidas neste mutirão. Foram emitidas 567 segundas vias de documentos, 117 retificações de registro civil, sete primeiras vias, nove reconhecimentos de paternidade e dois encaminhamentos para

reconhecimento de paternidade. A carteira de identidade é um

documento de muita importância para o cidadão. Ele é o principal documento de identificação do país e tem a finalidade de provar a identidade de uma pessoa, além de ser necessário para solicitação de outros documentos.

Paróquia São Domingos de Gusmão recebeu ação social

Posse de Dom José Maria reúne milharesDiocese de Abaetetuba recebeu em festa seu novo pastor

IGREJA EM FESTA

w ACOLHIDA Todos queriam cumprimentar o novo Bispo ou entrevistá-lo para saber sobre rumos pastorais

FOTOS: IVAN CARDOSO

de Dom Flávio Giovelane, em setembro do ano passado, quando ele assumiu a Diocese de Santarém, Oeste do estado.

Dona Maria das Graças, 55 anos, que acompanhou de perto a chegada do novo Bispo, disse que esse momento é de muita alegria para toda a comunidade. “É um momento de muita emoção e, sem dúvida, de gratidão a Deus e a Nossa Senhora da Conceição pela escolha de um sacerdote abençoado e que nos trará muitos frutos a nossa região”, destacou.

A missa solene de posse aconteceu na manhã do dia seguinte, sábado, 19, no Ginásio do Município. Mais de três mil pessoas já aguardavam a

cerimônia. O rito inicial foi presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, que desejou muitas bênçãos à Diocese. Em seguida, passou o báculo pastoral ao novo Bispo, que deu continuidade à celebração e distribuiu a Eucaristia. A solenidade foi acompanhada também pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Teodoro Mendes, pelo Bispo da Prelazia do Marajó, Dom Luiz Azcona, e pelo Bispo Diocesano de Cametá, Dom Jesús María Berdonces. Após a cerimônia foi oferecido um almoço para os participantes, no Centro de Formação Cristã do município, mais conhecido como Laranjal. No local, representantes das 14 comunidades

pertencentes à paróquia aguardavam o pastor para a entrega de um carro. O presente em sinal de boas-vindas será utilizado durante o seu pastoreio.

Para Dom Alberto, a escolha foi de muito valor para toda a Igreja. “Ficamos muito felizes com a escolha de Dom José, por ser um Bispo paraense e que conhece a nossa região, e que com toda a certeza fará muito bem a toda a Diocese. É uma pessoa dedicada, de muita precisão e de grande confiança de todos nós Bispos”, completou. Segundo ele, após a posse de Dom Jesus Maria Chaves, todas as Dioceses da Província Eclesiástica do Pará encontram-se com seus Bispos devidamente empossados.

w DOM JOSÉ MARIA CHAVES É o novo Bispo da Diocese de Abaetetuba w POSSE Dom Alberto Taveira passou o Báculo pastoral ao novo Bispo

Page 21: Voz de Nazaré

Em NazaréBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2013 9

Durante 15 dias, contados a partir da realização do Círio de Nazaré, diversas atividades acontecem em Nazaré, uma programação que constitui sentimentos e significados para muitos fiéis que se dirigem ao local durante este período, considerado por muitos um período de fé e de renovação que se concluirá no próximo dia 28 de outubro com o Recírio. Neste período de programação do Círio também é tempo de ficar mais próximo da Virgem de Nazaré, a padroeira dos paraenses, em uma

ocasião especial, em que os fiéis podem chegar mais perto das duas imagens, réplica e original. Momento de muita fé e emoção que envolve a Basílica e a Praça Santuário, locais que abrigam as imagens e recebem os fiéis, que se aglomeram em filas para fazer seus pedidos, agradecer e estar mais perto da mãe de Jesus. Faltando apenas alguns dias para o término da programação que vai até o dia 28, a Basílica Santuário de Nazaré fica aberta das 6h até às 22h. A Praça Santuário abre das 7h às 22h.

Em parceria com a Rede Vida de Televisão, desde o dia 18 de outubro a Basílica Santuário de Nazaré passou a transmitir a celebração da Santa Missa por meio do canal nacional. Depois de ficar sem a transmissão nacional por alguns meses, a Basílica voltou a possibilitar a todos os fiéis católicos do Brasil a oportunidade de participar da Santa Eucaristia diretamente do Santuário de Nazaré, em Belém. As missas transmitidas serão sempre às sextas-feiras, às 9h. Para melhor acolher os fiéis que se dirigem diariamente à Basílica Santuário para participar da celebração, têm-se como objetivo, segundo o Pe. Maciel Pereira, supervisor de comunicação da Basílica de Nazaré, estabelecer como padrão que a missa de sexta-feira transmitida pela Rede Vida em canal nacional seja por todo oa ano e

não somente na quadra nazarena. Hoje, 25, devido o horário de verão que atinge a estação transmissora da Rede Vida localizada na cidade de São José do Rio Preto (SP), a transmissão e celebração da missa das 9h serão antecipadas às 8h no horário de Belém.

O sistema de transmissão funciona da seguinte maneira: um uplink foi instalado no estúdio central da própria Basílica de Nazaré, de onde o sinal gerado é transmitido diretamente ao satélite da Rede Vida, tudo ao vivo com um delay mínimo, o que traz uma qualidade superior às transmissões ao vivo. Além disso, elas estão sendo geradas e transmitidas em sinal digital (SDI), visto que o Estúdio Santuário da Basílica de Nazaré recentemente mudou seus equipamentos analógicos. Hoje gera sinal digital de áudio e vídeo.

A cinco dias para o tér-mino da programação do período Nazareno,

que se constitui por 15 dias, após a realização do Círio de Nazaré, muitos atos en-tre procissões, missas e ro-marias integram o período denominado “Quadra Naza-rena”. Perto de sua conclu-são, alguns eventos aconte-cerão durante o final de semana: Procissão da Festa, dia 27, e, na segunda-feira, 28, o Recírio. O penúltimo evento de toda a programa-ção, a Procissão da Festa, acontecerá no domingo, dia 27. A procissão é a décima das 11 Romarias e a tercei-ra mais antiga, depois do Círio e da Trasladação. Ela começará com missa às 7h na Comunidade São Brás, da Paróquia de Nazaré, e logo às 8h seguirá pelas ruas da capital paraense. A Procissão da Festa é res-

Transmissão de Missas da Basílica Santuário também em canal nacional

Programação do Círio de Nazarétermina na segunda-feira (28)Fiéis participarão do Recírio com a consciência de que a missão continua

MOMENTOS FINAIS

w PROCISSÃO DA FESTA Esse é o penúltimo evento da quadra Nazarena

FOTOS: DIVULGAÇÃO

w SUBIDA AO GLÓRIA Imagem retornará ao 'Glória' no Recírio, dia 28

ponsabilidade das comu-nidades responsáveis e da Diretoria de Procissões da Festa de Nazaré.

Este ano a romaria seguirá p e l a Ru a G ove r n a d o r José Malcher até a Praça Santuár io , na Avenida Nazaré, cumprindo um trajeto de aproximadamente 1 , 7 0 0 k m . A i n d a n o domingo, a partir das 22h, na Praça Santuário, haverá

o espetáculo pirotécnico de encerramento da festa, logo após a apresentação do Grupo Adoração e Vida, na última noite do Círio Musical 2013. Já a segunda-feira, 28, último dia de programação, dar-se-á a subida da Imagem or ig ina l da Virgem de Nazaré e Recírio. A imagem original, encontrada pelo caboclo Plácido em 1700, será levada do presbitério,

onde se encontra desde a véspera do Círio, ao ‘Glória’, onde permanecerá até maio, quando descerá novamente, durante as comemorações do aniversário da Basílica de Nazaré como Santuário Mariano. A missa de subida da Imagem acontecerá às 5h30 na Basílica Santuário e s e r á p r e s i d i d a p o r Dom Cláudio Hummes, presidente da Comissão

Episcopal para a Amazônia. Às 6h, na Praça Santuário, começa a Missa do Recírio e em seguida a procissão, às 7h. Esta procissão encerra a programação. Ela faz o contorno na Praça Santuário, s e g u e p e l a s a ve n i d a s Generalíssimo Deodoro, Nazaré e Magalhães Barata a té chegar ao Colég io Gentil.

Últimos dias para visitação dos fi éis às Imagens de N. S.

w VISITAS A todo instante fiéis visitam a Imagem na Praça

Page 22: Voz de Nazaré

Horários de Missas na Arquidiocese de Belém

REGIÃO EPISCOPAL DE SANT’ANANossa Senhora da Graça(Catedral)Cidade Velha - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3223-2362/3225-2715

Igreja N. S. das Mercês(Reitoria)Comércio - BelémSábado: 12h e 17hDomingo: 12h e 17hTelefone: 3212-3102

Sant'Ana da CampinaComércio - BelémSábado: 12h (Igreja Matriz) Domingo: 7h (Col. D. Bosco) 9h (Igreja Matriz)Telefone: 3230-3734

São Judas TadeuCondor - BelémSábado: 18hDomingo: 7h e 18hTelefone: 3283-6020 Sta. Terezinha do Menino JesusJurunas - BelémSábado: 6h30 e 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18hTelefone: 3272-2251 Santo Antônio de LisboaBatista Campos - BelémSábado: 6h30, 12h, 17h e 18h30Domingo: 8h, 11h, 17h, 18h30 e 20hTelefone: 3215-7004/ 3222-0097 Santíssima TrindadeCampina - BelémSábado: 16hDomingo: 7h, 10h, 11h30, 17h30 e 19hTelefone: 3215-7007/ 3242-4917 N. S. da ConceiçãoCidade Velha - BelémSábado: 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18h30Telefone: 3215-7006 São JoséUmarizal - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 11h e 19hTelefone: 3230-4916

Santa LuziaJurunas - BelémSábado: 7h, 17h e 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3271-2146

REGIÃO EPISCOPALSANTA MARIA GORETTISão Pedro e São PauloGuamá - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 18h30Telefone: 3283-6021/3259-0413 São José de QueluzCanudos - BelémSábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 20hTelefone: 3226-2151/ 3226-2612

São Domingos de GusmãoTerra Firme - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e 19h30Telefone: 3253-2656

São MiguelCremação - BelémSábado: 18h30Domingo 7h30, 11h e 18h30Telefone: 3283-6022

Nossa Senhora de FátimaFátima - BelémSábado: 17h30Domingo: 6h45, 8h30, 17h30e 19h30Telefone: 3228-0864

Paróquia Santa Maria GorettiGuamá - BelémDomingo: 9h30 e 18hTelefone: 3283-6023

N. S. de Nazaré (Basílica Santuário)Nazaré - BelémSábado: 7h, 8h30,12h,17hDomingo: 6h30, 8h, 10h,16h30, 18h, 20hTelefone: 4009-8400

São Francisco de Assis(Capuchinhos)São Brás - BelémSábado: 19h30Domingo: 6h, 7h30,9h30,18h, 20hTelefone: 3073-1500

Santo Antônio do TucundubaGuamá - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSANTA CRUZImaculada ConceiçãoCastanheira - BelémSábado: 17hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3277-4642

São SebastiãoSacramenta - BelémSábado e domingo: 7h; 17h e 19hTelefone: 3264-9060/3254-7354

Jesus RessuscitadoMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3277-4643

São Geraldo MagelaVal de Cans - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30 e 18hTelefone: 3257-7950 N. S. do Perpétuo SocorroTelégrafo - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 19hTelefone: 3264-9061

São JorgeMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 17h, 19hTelefone: 3277-4641

São Raimundo NonatoUmarizal - Belém.Sábado e domingo: 6h30 e 18hTelefone: 3277-4644

Santa CruzMarco - BelémSábado: 7h e 18h30Domingo: 7h, 9h, 11h30 e 18h30Telefone: 3277-4640/3276-0941

Nossa Senhora daConceição AparecidaPedreira - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 19hTelefone: 3233-4224/3276-9573

São Francisco XavierMarco - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3283-3052

Nossa Senhora Mãeda Divina ProvidênciaVal de Cans - BelémSábado:19hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3257-2388

Sagrada FamíliaCurió Utinga - Belém.Sábado: 7h e 19h30Domingo: 7h, 9h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSÃO JOÃO BATISTASão João Batista eNossa Senhora das GraçasIcoaraci - Belém.Sábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 10h, 18hTelefone: 3297-7250 São Francisco de AssisTapanã - BelémDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3258-8036

Nossa Senhora de FátimaIcoaraci - BelémSábado: 20hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3297-7251

Jesus Bom SamaritanoTapanã - Belém.Sábado: 7hDomingo: 7h30 e 19h30Telefone: 3033-2004

São Francisco das IlhasCotijuba - BelémSábado: 19h30;Domingo: 8h, 9h30, 19h30Telefone: 3247-1438

Santa EdwigesNova Marambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h30, 18hTelefone: 3279-1654

N. S. Rainha da PazBengui - BelémDomingo: 7h, 9h, 18h30Telefone: 3277-4645

Coração Eucarístico de JesusCatalina - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h, 10h e 19h

N. S. da Imaculada ConceiçãoOuteiro - BelémSábado: 8hDomingo: 7hTelefone: 3277-4648

N. S. do Bom RemédioConjunto Satélite - BelémSábado: 17h30Domingo: 7h, 18h30Telefone: 3289-5355

Entre em contato com seu pároco ou com a secretaria da sua paróquia e solicite que nos informem para podermos publicar.

Não encontrou o horário da sua paróquia aqui?

Natividade de NossoSenhor Jesus CristoConjunto Sideral - BelémDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3288-4250

Santo Antônio de PáduaCoqueiro - AnanindeuaSábado: 19h Domingo: 7h e 18hTelefone: 3237-8350

Santo Afonso de LigórioPratinha - BelémSábado: 19hDomingo: 8h30, 19hTelefone: 3258-1554/3274-8281

Arcanjo São MiguelUna - AnanindeuaSábado: 6h30Domingo: 7h, 20hTelefone: 3234-4674

REGIÃO EPISCOPALMENINO DEUSN. S. AuxiliadoraAnita Gerosa(Aurá) - AnanindeuaDomingo: 7h e 18hTelefones: 3255-3828

N. S. das VitóriasAlmir Gabriel - Marituba Sábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3256-7655

Sagrado Coração de JesusJúlia Seffer - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 18hTelefone: 3265-5413

Sagrado Coração de JesusDistrito Industrial - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30Telefone: 3255-9475

Menino DeusCentro - Marituba Domingo: 6h, 8h30, 18hTelefone: 3237-8351

N. S. de NazaréColônia - MaritubaDomingo: 9hTelefone: 3279-2624 N. S. das GraçasCentro - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3255-2654

N. S. do ÓVila - MosqueiroSábado: 19h30Domingo: 6h30, 9h30, 19h30Telefone: (91) 3771-1278

São Pio XÁguas Lindas - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 10h e 19hTelefone: 3215-7003

REGIÃO EPISCOPALSÃO VICENTE DE PAULOCristo ReiGuanabara - AnanindeuaDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3235-1405

Divino Espírito SantoCoqueiro - AnanindeuaSábado: 7hDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3263-0603

Santo Inácio de LoyolaIcui Guajará - AnanindeuaDomingo: 7h, 18hTelefone: 91541971

São Lucas EvangelistaGuajará - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3279-2621

Santa TeresinhaÁguas Lindas - AnanindeuaDomingo: 7h30, 18hTelefone: 3245-7440

N. S. de GuadalupeCoqueiro - AnanindeuaSábado: 18h30Domingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3245-7440

Cristo PeregrinoJaderlândia - AnanindeuaDomingo: 19hTelefone: 3237-9891

Santa Paula FrassinettiCidade Nova VI - AnanindeuaSábado: 19h30;Domingo: 6h30, 8h15, 18hTelefone: 3279-2620

Transfiguração do SenhorCuruçambá - AnanindeuaSábado: 18h30, 20hDomingo: 7h30, 19hTelefone: 3286-8570

Santa Rita de CássiaCidade Nova V - Ananindeua.Sábado: 6h30, 17h30Domingo: 6h30, 8h30,17h30, 19h30.Telefone: 3273-3191/ 3273-3310

São Vicente de PauloPaar - AnanindeuaDomingo: 7h, 8h30, 19hTelefone: 3283-8400

São José OperárioConj. Carnaúba, IcuíDomingo: 7h e 18hTelefone: (91) 3295-3545/3031-1172

Nossa Senhora do AmparoCidade Nova 8 - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18h e19h45 (Com. São José)Telefone: 3287-2418

n De 25 a 31 de outubro

w SEXTA, 25 OUTUBRO08:00 – 12:00 Gravações - FNC18:00 – 19:00 Missa - Basílica Santuário

w SÁBADO, 26 OUTUBRO07:00 – 11:00 Conselho Arquidiocesano de Pastoral - Centro deCultura e Formação Cristã15:30 – 16:30 Audiências - Cúria18:00 – 19:00 Missa - Basílica Santuário

w DOMINGO, 27 OUTUBRO18:00 – 19:00 Missa - Encerramento Círio com Cardeal Dom Cláudio

Hummes OFM, - Basílica Santuário

w SEGUNDA, 28 OUTUBRO05:30 – 08:30 Missa do Recírio com Cardeal Dom Cláudio Hummes OFM- Praça Santuário09:00 – 10:00 Entrevista coletiva - Cúria Metropolitana10:30 – 11:30 Audiências - Cúria16:00 – 18:00 Gravações – FNC

w DE 28 DE OUTUBRO A 4 DE NOVEMBROViagem para Assis - Conferência Europeia

AGENDA DE DOM ALBERTO CORRÊA AGENDA DE DOM TEODORO TAVARES

n De 25 a 31 de outubro

Os compromissos de Dom Teodoro Mendes Tavares podem sofrer alterações sem aviso prévio.Os compromissos de Dom Alberto Taveira podem sofrer alterações sem aviso prévio.

w SEXTA, 25 OUTUBRO08:30 - Audiências18:00 - Celebração da Missa na Basílica Santuário

w SÁBADO, 26 OUTUBRO08:30 – Formação para Agentes da Pastoral Ecumênica - Capuchinos18:00 - Celebração da Missa na Basílica Santuário

w DOMINGO, 27 OUTUBRO07:00 - Celebração da Missa e Procissão da Festa da Padroeira -

Comunidade São Braz18:00 - Celebração da Missa na Basílica Santuário

w SEGUNDA, 28 OUTUBRO- Viagem a Manaus para Encontro dos Bispos da Amazônia

w TERÇA, 29 OUTUBRO- Encontro dos Bispos da Amazônia - Manaus

w QUARTA, 308 OUTUBRO- Encontro dos Bispos da Amazônia - Manaus

A SemanaBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 201310

Caderno Dois

Page 23: Voz de Nazaré

Discursos do PapaBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 2013 11

Caderno Dois

“Queridos jovens,

Acabamos de recordar a his-tória de São Francisco de Assis. Diante do Crucifi-

xo, ele escuta a voz de Jesus que lhe diz: ‘Francisco, vai e repara a minha casa’. E o jovem Francisco responde, com prontidão e gene-rosidade, a esta chamada do Se-nhor: ‘Repara a minha casa. Mas qual casa?’ Aos poucos, ele per-cebe que não se tratava fazer de pedreiro para reparar um edifício feito de pedras, mas de dar a sua contribuição para a vida da Igreja; tratava-se de colocar-se ao serviço da Igreja, amando-a e trabalhando para que transparecesse nela sem-pre mais a Face de Cristo.

Também hoje o Senhor continua precisando de vocês, jovens, para a sua Igreja. Queridos jovens, o senhor precisa de vocês. Também hoje ele chama a cada um de vocês para segui-lo na sua Igreja, para serem missionários. Queridos jovens, o Senhor hoje nos chama. Não a todos e sim a cada um de vocês, individualmente. Escutem essa palavra nos seus corações, que fala a vocês.

Acredito que podemos aprender algo com o que aconteceu nos últimos dias. Tivemos que cancelar o evento em Guaratiba. Será que o Senhor não quer nos dizer que o verdadeiro campo da fé, não é um lugar geográfico, mas sim nós mesmos? Sim. É verdade, cada um de nós e de vocês. Eu e vocês todos aqui, somos discípulos missionários. O que quer dizer isso? Que nós somos o campo da fé de Deus.

Partindo do campo da fé, pensei em três imagens que podem nos ajudar a entender melhor o que significa ser um discípulo missionário: a primeira, o campo como lugar onde se semeia; a segunda, o campo como lugar de treinamento; e a terceira, o campo como canteiro de obras.

Primeiro: o campo como lugar onde se semeia. Todos conhecemos a parábola de Jesus sobre um semeador que saiu pelo campo. Algumas sementes caem à beira do caminho, em meio às pedras, no meio de espinhos e não conseguem se desenvolver; mas outras caem em terra boa e dão muito fruto. O próprio Jesus explicou o sentido da parábola: a semente é a Palavra de Deus que é semeada nos nossos corações. Hoje, de modo especial, Jesus está semeando, tornando-nos o campo da fé. Deus faz tudo, mas vocês têm que permitir que Ele trabalhe nesse crescimento. Jesus nos diz que as sementes, que caíram à beira do caminho, em meio às pedras e em meio aos espinhos não deram fruto. Qual terreno somos ou queremos ser? Escutamos o Senhor, mas na vida não muda nada, pois nos deixamos tumultuar por tantos apelos superficiais? E eu lhes pergunto: ‘sou um jovem atordoado ou um jovem com pedras no terreno? Terei eu o costume de jogar dos dois lados, ficar de

A VOZ DE NAZARÉ continua nesta edição a publicação dos discursos do Papa durante a

JMJ. A iniciativa é fruto de pedidos dos leitores. O leitor poderá colecionar os textos que serão

publicados e aprender com as sábias palavras do Sumo Pontífice que está conquistando o mundo.

OS DISCURSOS DE FRANCISCO27 DE JULHO-RJ

DÉCIMO SEGUNDO DISCURSO DO PAPA NO BRASIL, NA VIGILIA EM COPACABANA (RJ) - ORAÇÃO

na fila da História. Joguem sempre na linha de frente, no ataque! São Pedro nos diz que somos pedras vivas que formam um edifício espiritual (cf. 1Pe 2,5). E, olhando para este palco, vemos que ele tem a forma de uma igreja, construída com pedras, com tijolos. Na Igreja de Jesus, nós somos as pedras vivas, e Jesus nos pede que construamos a sua Igreja; cada um de nós somos uma pedrinha da construção. Se faltar essa pedrinha, quando chover, vai alagar tudo. E devemos construir uma grande Igreja. Não construir uma capelinha, onde cabe somente um grupinho de pessoas. Jesus nos pede que a sua Igreja viva seja tão grande que possa acolher toda a humanidade, que seja casa para todos! Ele diz a mim, a você, a cada um: ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’! Nesta noite, respondamos-lhe: sim, também eu quero ser uma pedra viva; juntos queremos edificar a Igreja de Jesus!

Eu quero ir e ser construtor da Igreja de Cristo! Repitam isso. Agora é com vocês. ‘Eu quero ir e ser construtor da Igreja de Cristo’. Quero que pensem nisso. No coração jovem de vocês, existe o desejo de construir um mundo melhor. Acompanhei atentamente as notícias a respeito de muitos jovens que, em tantas partes do mundo, saíram pelas ruas para expressar o desejo de uma civilização mais justa e fraterna. Os jovens nas ruas querem ser protagonistas da mudança. Não deixam que outros sejam protagonistas, sejam vocês. Vocês têm o futuro nas mãos. Por vocês, é que o futuro chegará. Peço que vocês também sejam protagonistas, superando a apatia e oferecendo uma resposta cristã às questões políticas que se colocam em diversas questões do mundo. Envolvam-se num mundo melhor. Não sejam covardes, metam-se, saiam para a vida. Jesus não ficou preso dentro de um casulo. Saiam às ruas como fez Jesus.

Mas, fica a pergunta: por onde começar? A quem vamos pedir que se comece isso ou aquilo? Quando perguntaram a Madre Teresa de Calcutá o que devia mudar na Igreja, por onde começaríamos a mudar, e ela respondeu: você e eu! Ela tinha muita garra e sabia por onde começar. Repito as palavras de Madre Teresa: começamos por mim e por você. Faça essa mesma pergunta: se tenho que começar por mim mesmo, por onde devo começar? Abra seus corações para que Jesus lhes fale.

Quer idos amigos , não se esqueçam: vocês são o campo da fé! Vocês são os atletas de Cristo! Vocês são os construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor. Elevemos o olhar para Nossa Senhora. Ela nos ajuda a seguir Jesus, nos dá o exemplo com o seu ‘sim’ a Deus: ‘Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua Palavra’ (Lc1,38). Também nós o dizemos a Deus, juntos com Maria: faça-se em mim segundo a Tua palavra.

Assim seja!

bem com Deus e com o Diabo? Receber as sementes de Deus e manter os espinhos?

Acolher Jesus com entusiasmo, mas ser inconstantes e diante das dificuldades não ter a coragem de ir contra a corrente; ou somos como o terreno com os espinhos?

Mas, hoje, tenho a certeza que a semente está caindo numa terra boa, ouvimos esses testemunhos. A pessoa diz que não é terra boa: ‘sou cheio de espinhos, Santo Padre’. Mas mantenham sempre um pedacinho de terra boa. Eu sei que vocês querem ser terra boa. O cristão quer ser isso, um cristão de verdade, não cristãos de fachada, mas sim autênticos. Sei que querem ser cristãos autênticos. Tenho a certeza que vocês não querem viver na ilusão de uma liberdade que se deixe arrastar pelas modas e as conveniências do momento.

Sei que vocês apostam em algo grande, em escolhas definitivas que deem pleno sentido para a vida. É assim ou estou errado? Se é assim, façamos o seguinte. Todos em silêncio, olhando para dentro e cada um fale com Jesus que quer receber a semente. Olhe: ‘Jesus, tenho pedras, tenho espinhos, mas tenho esse canto de boa terra’. Semeie. E em silêncio, permitem que Jesus plantem sua semente em boa terra. Cada um sabe o nome da semente que foi plantada agora. E Deus vai cuidar dela.

Segundo: o campo como lugar de treinamento. Jesus nos pede que o sigamos por toda a vida, pede que sejamos seus discípulos, que ‘joguemos no seu time’. Acho que a maioria de vocês ama os esportes. E aqui no Brasil, como em outros países, o futebol é uma paixão nacional. Sim ou não? Pois bem, o que faz um jogador quando é convocado para jogar em um time? Deve treinar, e muito! Também é assim na nossa vida de discípulos do Senhor. São Paulo nos diz: ‘Todo atleta se privam de tudo. Eles assim procedem, para conseguirem uma coroa corruptível. Quanto a nós, buscamos uma coroa incorruptível!’. Jesus nos oferece algo muito superior que a Copa do Mundo! Algo maior que a Copa do Mundo!

Oferece-nos a possibilidade de uma vida fecunda e feliz e

nos oferece também um futuro com Ele que não terá fim: a vida eterna.

É o que Jesus oferece. Mas ele nos cobra um

ingresso. Jesus pede que treinemos para estar ‘em forma’, para enfrentar, sem medo,

todas as situações da vida, dando testemunhos de

fé. Como? Através do diálogo com Ele: a oração, que é diálogo diário com Deus que sempre nos escuta.

Agora vou perguntar. ‘Eu rezo? Eu falo com Jesus ou tenho medo do silêncio?’ Deixe que o Espírito Santo fale aos seus corações. Pergunte a Jesus: ‘O que quer que eu faça? O que quer da minha vida?’ Isso é treinar. Conversem com Jesus. E se cometerem um erro, um deslize, não temam. ‘Jesus, olha o que eu fiz, o que faço agora?’ Mas sempre fale com Jesus, nos bons e maus momentos, não tema. Assim vai se treinando o diálogo com Jesus. E também através dos sacramentos; através do amor fraterno, do saber escutar, do compreender, do perdoar, do acolher, do ajudar os demais, qualquer pessoa sem excluir nem marginalizar ninguém. Esses são os treinamentos: a oração, os sacramentos e o serviço ao próximo. Vamos repetir: oração, sacramentos e ajuda aos demais.

Terceiro: o campo como canteiro de obras. Como vemos aqui, como tudo isso foi construído. Os jovens caminharam e construíram juntos. Quando o nosso coração é uma terra boa que acolhe a Palavra de Deus, quando se ‘sua a camisa’ procurando viver como cristãos, nós experimentamos algo maravilhoso: nunca estamos sozinhos, fazemos parte de uma família de irmãos que percorrem o mesmo caminho; somos parte da Igreja, mais ainda, tornamo-nos construtores da Igreja e protagonistas da história. Fizeram assim como São Francisco: construir e reparar a Igreja.

Querem construir a Igreja? Estão animados? E amanhã vão se esquecer que disseram ‘sim’? Todos somos parte da Igreja. Nos transformamos em construtores da Igreja e protagonistas da História. Sejam protagonistas, não fiquem

DIVULGAÇÃO

bem com Deus e com o Diabo?

bem com Deus e com o Diabo? bem com Deus e com o Diabo?

Receber as sementes de Deus e

Receber as sementes de Deus e Receber as sementes de Deus e

Acolher Jesus com

Acolher Jesus com Acolher Jesus com

entusiasmo, mas ser

entusiasmo, mas ser entusiasmo, mas ser

Mas, hoje, tenho a

Mas, hoje, tenho a Mas, hoje, tenho a

Oferece-nos a possibilidade

Oferece-nos a possibilidade Oferece-nos a possibilidade

de uma vida fecunda e feliz e

de uma vida fecunda e feliz e de uma vida fecunda e feliz e

nos oferece também um

nos oferece também um nos oferece também um

futuro com Ele que não

futuro com Ele que não futuro com Ele que não

terá fim: a vida eterna.

terá fim: a vida eterna. terá fim: a vida eterna.

todas as situações da

todas as situações da todas as situações da

Page 24: Voz de Nazaré

IgrejaBELÉM, DE 25 A 31 DE OUTUBRO DE 201312

Caderno Dois

Os cristãos são o grupo religioso mais perseguido em todo o mundo e a situação piorou ao longo dos últimos dois anos. A conclusão é da fundação Ajuda à Igreja que Sofre, cujo ramo britânico divulgou nesta última semana, no Parlamento em Londres, um relatório chamado “Perseguidos e Esquecidos?”. O relatório, - destaca o site da Rádio Renascença - apresentado pelo Arcebispo emérito de Cantuária, Dr. Rowan Williams,

faz a análise de 30 países considerados de risco para cristãos e conclui que em dois terços deles a situação destes piorou muito desde 2011.

A chamada “Primavera Árabe”, que já foi apelidada de “Inverno dos Cristãos”, é um dos responsáveis apontados pelo relatório, devido a o a u m e n t o d o i s l a m i s m o fundamentalista em países como a Tunísia, Egito, Líbia e, mais recentemente, Síria. O relatório

apresenta dados estatísticos mas t a m b é m p o r m e n o r i za c a s o s chocantes de perseguição, como por exemplo um homem no Iêmen que foi crucificado por ser cristão, ou um jovem de 17 anos no Egito que, quando chamado a atenção para cobrir uma tatuagem de um crucifixo no pulso decidiu exibir o crucifixo que usava ao pescoço. Tanto o professor como os colegas começaram então a agredir o jovem, que tentou

se esconder no banheiro, mas acabou sendo morto.

O comunismo também é um fator que deve ser levado em consideração na perseguição religiosa no mundo, sobretudo em países como a China, Vietnã e Laos. Neste último país é destacado o caso de nove famílias expulsas da sua aldeia por forças governamentais, que mataram o seu gado e confiscaram os seus bens, por se recusarem a abandonar a sua fé.

w VATICANO Para Cardeal, Francisco deve abundar em boas atitudes e se aproximar mais do povo

DIVULGAÇÃO

Cardeal Koch e as mudanças no VaticanoPapa Francisco deverá realizar algumas reformas na Cúria e na Igreja

CRISTIANISMOO Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos,

Cardeal Kurt Koch, assegurou que ainda é cedo para falar das mudan-ças que o Papa Francisco poderá re-alizar no Vaticano, mas espera que realize “várias reformas na Cúria e na Igreja Católica”, embora consi-dere que o termo “revolução” não seja o mais adequado. Em uma en-trevista com jornalistas, no âmbito do Encontro Judeu-Católico, no Hotel Intercontinental de Madri, o Cardeal Koch precisou que Fran-cisco tem apenas meio ano de Pon-tificado e que acaba de ter a sua primeira reunião com o chamado “G8 Vaticano”. “A paciência é uma grande virtude”, acrescentou.

Pe r g u n t a d o s o b r e o q u e pensam no Vat icano sobre o termo “revolução” utilizado pelos jornalistas para referir-se ao Papa Francisco, o Cardeal Koch disse que não sabe o que os comunicadores entendem por “revolução”, e que a única coisa certa é que há um novo Papa com uma personalidade “totalmente distinta” e uma “nova atitude”, mas que a Igreja e a doutrina “continuam sendo as mesmas”. Por isso, considera que a gestão do Papa Francisco será “de continuidade” em relação a seus predecessores João Paulo II e Bento XVI, incluindo as reformas.

Es ta cont inuidade , no seu ponto de vista, também se dará no âmbito do diálogo inter-religioso e do ecumenismo já que, conforme indicou, Francisco tem “um bom conhecimento” das outras religiões e das distintas denominações e comunidades cristãs. Não obstante, particularizou que não pode dizer que vá acontecer uma revolução neste sentido já que “o diálogo ecumênico e com outras religiões tem duas partes” e não depende apenas do que faça o Papa.

A respeito do convite do presidente

Cristãos são os mais perseguidos no mundow APELO Cristãos pedem o fim de atentados contra cristãos inocentes w VIOLÊNCIA NO MUNDO Cristãos choram após sofrerem atentados

de Israel, Simon Peres, ao Papa Francisco para que visite Israel, o Cardeal apontou que durante a viagem se reunirá com autoridades e com o povo de Israel e acredita que “ajudará a aprofundar a amizade entre judeus e católicos e que será frutífera

e positiva”. Conforme recordou, João Paulo II foi o primeiro Papa que visitou uma sinagoga e Bento XVI, foi o que visitou mais sinagogas. Por isso, confia que Francisco não fará outra coisa que “abundar nessa atitude e aproximação com o povo judeu”. Por

sua vez, assegurou que as declarações de Francisco a respeito do que está ocorrendo na Síria são “o exemplo de que a Igreja está seriamente preocupada com o que acontece no Oriente Médio” e que continuará rezando para que se alcance a paz.