voz de nazaré

24
www.fundacaonazare.com.br ARQUIDIOCESE DE BELÉM PE. FLORENCE DUBOIS FUNDADOR XCVIII - Nº 569 - PREÇO AVULSO: R$1,00 E D D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013 IVAN CARDOSO Voz de Nazaré às portas de seu centenário w INSTITUIÇÃO Clero se reúne para criação da nova Paróquia de Belém João Paulo II, padroeiro da mais nova paróquia Santa Missa marca a criação da 78ª Paróquia da Arquidiocese de Belém. CADERNO 2, PÁGINA 7. Fé professada é fé testemunhada Dom Alberto Taveira reflete sobre a importância da profissão da fé para o avanço do evangelho. PÁGINA 3. LUIZ ESTUMANO Vivas aos santos de Junho! Confira as programações das festividades de: S. Pedro e S. Paulo, S. João e N. S. do Perpétuo Socorro. CADERNO 2, PÁGINA 6. CNBB programa recepção ao Papa Francisco receberá obra contando sobre a peregrinação dos Símbolos da JMJ pelo Brasil. CADERNO 2, PÁGINA 5. Padre Paulinho é premiado Comissão da Pastoral da Terra do Regional Norte II vê seu trabalho reconhecido na Alemanha. CADERNO 2, P. 3. Ressurgem os traços originais A Igreja do Carmo, com quase 400 anos de fundação, dentro de 14 meses será entregue aos fiéis, inteiramente restaurada. PÁGINAS 6 E 7. CADERNO 2, PÁGINA 1.

Upload: fundacao-nazare-de-comunicacao

Post on 07-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Edição de 28 de Junho a 04 de Julho de 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Nazaré

www.fundacaonazare.com.br

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

PE. FLORENCE DUBOISFUNDADOR

XCVIII - Nº 569 - PREÇO AVULSO: R$1,00

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

ARQUIDIOCESE DE BELÉMARQUIDIOCESE DE BELÉM

D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA DBELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013

IVAN CARDOSO

Voz de Nazaré às portas de seu centenário

w INSTITUIÇÃO Clero se reúne para criação da nova Paróquia de Belém

João Paulo II, padroeiro da mais nova paróquia Santa Missa marca a criação da 78ª Paróquia da Arquidiocese de Belém. CADERNO 2, PÁGINA 7.

Fé professada é fé testemunhadaDom Alberto Taveira reflete s o b re a i m p o r t â n c i a d a profissão da fé para o avanço do evangelho. PÁGINA 3.

LUIZ ESTUMANO

Vivas aos santos de Junho!Confira as programações das festividades de: S. Pedro e S. Paulo, S. João e N. S. do Perpétuo Socorro. CADERNO 2, PÁGINA 6.

CNBB programa recepção ao PapaFrancisco receberá obra contando sobre a peregrinação dos Símbolos da JMJ pelo Brasil. CADERNO 2, PÁGINA 5.

Padre Paulinho é premiado Comissão da Pastora l da Terra do Regional Norte II vê seu trabalho reconhecido na Alemanha. CADERNO 2, P. 3.

Ressurgem os traços originaisA Igreja do Carmo, com quase 400 anos de fundação, dentro de 14 meses será entregue aos fiéis, inteiramente restaurada. PÁGINAS 6 E 7.

CADERNO 2, PÁGINA 1.

Page 2: Voz de Nazaré

Fun da do em 5 de ju lho de 1913

FUNDADORPe. Flo ren ce Du bois, bar na bi ta

PRESIDENTEDom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Be lém do Pa ráVICE-PRESIDENTE

Monsenhor Marcelino FerreiraVigário geral da Arquidiocese de Belém do Pa rá

DIRETOR GERALDiácono Antônio Carlos Gomes de Freitas

DIRETORA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO Marluce Guerreiro Milhomem

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO Mário Jorge Alves

DIRETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Arnaldo Pinheiro

COORDENAÇÃOFranklin Salvador (DRT/PA 2242)

CONSELHO DE PROGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO João Car los Pe rei ra

Padre Nilton Cezar ReisPadre Cláudio de Souza BarradasEDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Sérgio Santos (DRT/PA 579)As si na tu ras, dis tri bui ção, ad mi nis tra ção e re da ção

Ave ni da Go ver na dor Jo sé Mal cher, Edi fí cio Pau lo VI, 915CEP: 66055-260, Bair ro Na za ré, Be lém - Pa rá

Te le fo nes: (91) 4006-9200/ 4006-9209. ARQUIDIOCESE DE BELÉM-PARÁ

Fax: (91) 4006-9227Re da ção: (91) 4006-9200/ 4006-9238/

4006-9239/ 4006-9244/ 4006-9245Site: www.fundacaonazare.com.br

E-mail: [email protected] veí cu lo da

Fun da ção Na za ré de Co mu ni ca ção CNPJ nº 83.369.470/0001-54

Im pres so no par que grá fi co de O Li be ral

FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO

Gostaria que o Jornal abordasse mais sobre projetos sociais e educacionais e que procurasse levar os leitores a um pensamento crítico e reflexivo a respeito do que o nosso país está vivendo.

ALIX RIBEIRO, 23 anos, estudante

Eu gostaria que existisse um espaço para os grupos, movimentos e pastorais da Arquidiocese, para que soubéssemos mais sobre a diversidade da Igreja e seus trabalhos.

JOSEFA DE PAULA, 28 anos, Bibliotecária

Jornalista e professor

Na semana em que comple-tou cem dias à frente da Santa Igreja de Cristo, o

Papa Francisco fez, da janela de onde, tradicionalmente, os Pontífi-ces falam, um pedido para que as pessoas ouçam mais a consciência. Pensei nisso, enquanto refletia so-bre o sacramento da reconciliação, que foi o tema do artigo da semana passada e lembrei que muita gente tem “medo” de se confessar, porque acha que o padre vai “brigar”.

Eu mesmo, reconheço, tinha pavor de me ajoelhar, porque uma vez, quando eu era menino, menino de 10 anos, mais ou menos, fui expulso de um confessionário, pelo simples fato de que não tinha “pecado novo”. Na verdade, nem novo, nem velho. Mas o sacerdote, ávido por uma coisa que não tinha feito, me apertava de todo jeito, perguntando coisas das quais ainda nem tinha tomado consciência. Foi isso que me afastou da Igreja por uns bons vinte anos.

Ouvir a consciência, como sugeriu o Papa, é aproximar-se daquilo que nos afasta de Deus. Essa foi uma das belas lições que recebi do meu muito amado e cada vez mais saudoso confessor, amigo, mestre e pai espiritual, o padre Luciano Ciman. Como foi ele quem, com sua imensa bondade, me juntou da vala espiritual em que estava caído e me acolheu na Capelinha de Nossa Senhora de Lourdes, cheio de dúvidas, incertezas e medos, pedi que ouvisse minha confissão. Distante de um confessionário há décadas, imaginei que o pobre amigo passaria um mês a bom ouvir minhas culpas. Na disso aconteceu: em dez ou quinze minutos eu já estava perdoado, reconciliado e feliz. Ou seja: a borracha do amor me livrou da culpa.

Hoje, quando escuto o Papa ensinar que o confessor não deve ser nem o “executor” da lei e, muito menos, o “bonzinho”, sinto que aprendi a lição. Confessar-se é chegar perto de Deus e, se houver mesmo a consciência, sentir-Lhe a mão paterna acariciar a cabeça e dizer, pela voz do padre: “vai, meu filho. Vai em paz.”

A reconciliação - final

João Carlos [email protected]

Economista e escritor

Interrompi esta série, para home-nagear dois sacerdotes amigos, chamados à casa do Pai, e volto

- como todos os brasileiros - impres-sionado com a explosão de protes-tos contra o abuso dos políticos que absorvem verbas fabulosas e pres-tam serviços de péssima qualidade. Concordo com os protestos, mas, la-mento a infiltração de baderneiros e aproveitadores.

O povo brasileiro não perde a sua energia e alegria intrínsecas.

Vib rando com a Copa das Confederações, comparecendo aos folguedos dos melodramas dos “Bois” e das disputadas das “Quadrilhas”, em meio às grandes manifestações

que serviram para gritar bem alto, nos ouvidos dos políticos, que a nação não está satisfeita com a desavergonhada corrupção.

Evidentemente que esta matéria está bem diferente da que tinha escrito anteriormente.

Como a época é de protestos, aproveito para também fazer o meu, pela forma como a comemoração religiosa a São João Batista, no correr de décadas, foi-se transformando quase num Carnaval. Montadores de alegorias de Parintins chegaram a ser convocados para o sambódromo da Sapucaí. As quadrilhas de jovens fantasiados de caipira, exageram tanto nos adereços, que chega a ser um absurdo. A comemoração religiosa ficou esquecida.

Temos ainda a festa de São Pedro. Oportunidade de homenagear o novo Papa Francisco, que vem ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude. Grande oportunidade para que a Igreja do futuro, a juventude do Novo Mundo, possa pessoalmente ouvir o que o Francisco do século XXI tem a lhes dizer.

As devoções de Junho - Parte 2

José Pereira [email protected]

Panorama

Sua voz

CHARGE DOANDRÉ ABREU

Comente esta charge: [email protected]

Alegria de ser católico

que temos e podemos fazer um Brasil diferente. - Quantas escolas cabem no Mané Garrincha? - A aula hoje é na rua. - Desculpe o transtorno. Estamos mudando o Brasil. - Eu sei que é difícil acreditar mas o Brasil vai mudar p/ melhor. - País desenvolvido não é onde pobre tem carro, é onde rico usa transporte público. - Tem tanta coisa errada que não cabe em um cartaz. - Brasil 3 x Japão 0. E daí? O Japão ganha em saúde, transporte, educação... - Quando seu filho ficar doente, leve ele ao estádio. - Verás que um filho teu não foge à luta... - Acorda Brasil. - O dia vai raiar sem lhe pedir licença.”

É fácil discernir que as mensagens transcritas revelam que brotaram de corações jovens, sem comprometimento com a intricada malha do poder, mas de significativo alcance, fustigando o autoritarismo escudado no populismo, e despertando consciências por vezes adormecidas nos braços do comodismo. Nesta Jornada Mundial da Juventude, prestes a se realizar, os jovens que ora se manifestam, terão oportunidade para examinar seus próprios valores e vocação, de tal forma a escolher livremente o caminho a trilhar.

Engenheiro civil e escritor

Decorridos os primeiros mo-mentos, superadas as naturais emoções diante das manifes-

tações públicas que eclodiram em mais de uma centena de cidades brasileiras, é tempo de refletir sobre as mensagens deixadas pelos mi-lhares de manifestantes, a grande maioria constituída por jovens. Para tanto, estamos transcrevendo algu-mas frases grafadas nos cartazes empunhados, tomando-se o cuidado de preservar a forma da escrita, pri-meiro em respeito àqueles ou àque-las que elaboraram, e de tal forma a não comprometer a essência da mensagem. As frases que seguem não foram ‘separadas’, e sim ‘liga-das’ por travessão.

“Da copa abro mão! Quero dinheiro pra saúde e educação!!! - Vamos mostrar que somos gente,

Para refletir...

Ivens Coimbra Brandã[email protected]

Encontro fraterno

Eu queria ler no Voz de Nazaré mais sobre o Espírito Santo, pois precisamos saber como age Aquele quem nos guia.

ARIADNE TRINDADE, 19 anos, acadêmica de Eng. Florestal

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 20132

Opinião

O que você gostaria de ver no novo Voz?

Page 3: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013 3

ArcebispoPara “ilustrar a todos os fiéis a

força e a beleza da fé”, a seu tempo o Papa Bento XVI

proclamou o Ano da Fé, confirmado pelo atual sucessor de Pedro e Bispo de Roma, o Papa Francisco. Durante todo o ano, somos positivamente provocados a experimentar e testemunhar a fé que recebemos no Batismo. “Professar a fé na Trindade - Pai, Filho e Espírito Santo - equivale a crer num só Deus que é Amor (cf. 1 Jo 4, 8): o Pai, que na plenitude dos tempos enviou seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito Santo, que guia a Igreja através dos séculos enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor” (Bento XVI, “A Porta da Fé”, 1).Em sua história, a Igreja sempre ofereceu testemunhas qualificadas da fé, cujas vidas edificam as gerações e lhes possibilitaram atualizar a mesma profissão de fé. Há poucos dias tive a alegria de abençoar duas bonitas estátuas de São Pedro e São Paulo, na Paróquia a eles dedicada no bairro do Guamá, em nossa Arquidiocese de Belém, bem colocadas à frente da Igreja Matriz. Pedro, ostentando a chave, símbolo do ministério a ele confiado pelo Senhor: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mt 16,19). Chaves entregues para abrir portas e não para fechá-las, como tem testemunhado o Papa Francisco! Como “a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes, penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas, julga os pensamentos e as intenções do coração” (Hb 4,12), o Apóstolo das gentes, expressão da missão da Igreja, que deve levar o Evangelho a todos os recantos da terra, traz uma espada nas mãos. Pedro e Paulo, “por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje, por toda a terra, igual veneração” (Prefácio da Missa de São Pedro e São Paulo).A partir do testemunho dos Apóstolos, no correr dos séculos, uma imensa multidão, de toda raça, povo e nação, tem oferecido o testemunho da fé professada. A medida alta da vida cristã há de ser a prontidão para derramar o sangue pelo Senhor, no qual depositamos a nossa confiança! É a forma radical de serviço a Deus. Se também em nossos dias o martírio pela fé continua atual e todos precisam estar dispostos a ele, nem sempre nos será pedido. Ao lado da radicalidade do martírio, há outros modos de testemunhar a fé a serem abraçados por todos nós! Buscamos “uma adesão mais profunda à Palavra de Deus, quer pela renovação da profissão de fé em muitas comunidades, quer pela confirmação da própria fé, com o testemunho de uma vida autenticamente cristã” (Paulo VI, Credo do Povo de Deus, 2). A certeza interior da fé, com convicções arraigadas que a consideram o maior tesouro da vida, é o ponto de partida. Professar a fé em nossas famílias, tomando consciência de que

Professar a fé

Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Conversa com meu povo

DIVULGAÇÃO

os pais começam a evangelizar os filhos a partir da concepção dos mesmos. Como os pais são os primeiros catequistas das crianças, a confissão da fé passa pelo afeto com que são cuidados, pelo ambiente familiar correspondente à fé católica, para depois encaminhá-los à Igreja e aos Sacramentos. Os valores cristãos da sinceridade e da verdade, a honestidade e a retidão pessoal, cultivadas em casa, atraem muitas outras pessoas. Também sobre esta fé simples e profunda se edifica a Igreja!Professar a fé publicamente, com a coragem de não esconder as certezas que dela recebemos. Não é possível aos cristãos compactuarem com a cultura da morte, representada pela mentalidade abortista e anti-vida. Os valores da dignidade da pessoa humana, da família e da verdade são irrenunciáveis. Radical seja o combate contra a corrupção, a mentira e o relaxamento da consciência. Firme a solidariedade com os mais pobres e sofredores, corajosa a voz levantada em defesa dos mais fracos. Manifestar de forma varonil as convicções, das ruas aos parlamentos, passando pelas relações comerciais e profissionais, o trato com o dinheiro público e a fidelidade aos compromissos assumidos! Trata-se de um leque aberto, cujas expressões serão suscitadas pelo Espírito Santo! Na história dos santos, homens e mulheres foram reconhecidos como “confessores” da fé. Aqui está a vertente a ser seguida pela maior parte dos cristãos que querem ser fiéis!Professar a fé publicamente significa cerrar fileiras com o Sucessor de Pedro e os Bispos em comunhão com ele. Quer dizer comprometer-se em ser Igreja de portas abertas, sem medo da ternura e da bondade, superando a tentação de permanecer voltados

para si mesmos. Abrir-se ao desafio missionário, abraçar a causa da evangelização em primeira pessoa! Sim, fé professada é fé testemunhada segundo o dom recebido de Deus. São Paulo abriu um largo horizonte dos serviços na Igreja, para que ninguém fique de fora: “Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes atividades, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação

Professar a fé publicamente, com a coragem de não esconder as certezas que dela recebemos

do Espírito, em vista do bem de todos. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de conhecimento segundo o mesmo Espírito. A outro é dada a fé, pelo mesmo Espírito. A outro são dados dons de cura, pelo mesmo Espírito. A outro, o poder de fazer milagres. A outro, a profecia. A outro, o discernimento dos espíritos. A outro, diversidade de línguas. A outro, o dom de as interpretar. Todas

essas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer. Um só corpo, muitos membros. Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo (1 Cor 12, 4-12). Homens e mulheres de fé, a mesma certeza interior, manifestações diversas do único Espírito Santo que leva a servir e amar!Celebrando as duas colunas da Igreja, podemos pedir confiantes: “Ó Deus, que nos concedeis a alegria de festejar São Pedro e São Paulo, concedei à vossa Igreja seguir em tudo os ensinamentos destes apóstolos que nos deram as primícias da fé”.

Page 4: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 20134

Liturgia

Benedito Otávio ([email protected])

Santos da semana

Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou tris-te, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Res-pondeu: “Senhor, tu sabes tu-do; tu sabes que eu te amo”. Jesus disse-lhe: “Apascenta as minhas ovelhas.18 Em verda-de, em verdade te digo, quan-do eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quan-do fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir. 19 Jesus disse isso, signifi-cando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acres-centou: “Segue-me”.

B) COMENTÁRIO

Jesus comemora com seus discípulos. Ele come; é a ação de comer e celebrar o amor no pastoreio. Só quem ama

Jesus, só quem responde pelo amor a Jesus pode responder pela missão de cuidar de seus pertences: “meus cordeiros”, “minhas ovelhas” (v 15.16.17).

Quem ama Jesus ou é amado por Jesus, recebe o melhor dele: “Jesus, então, vendo a sua mãe e, perto dela, o discípulo aquém amava, disse à sua mãe: ‘Mulher, eis o teu filho!’. Depois... ao discípulo: ‘Eis a tua mãe!’” (Jo 19, 26s).

Por que Pedro ficou triste? (v 17). E por que Jesus perguntou três vezes se o amava? Por um lado Pedro ficou triste porque lembrou que falhou, pois antes o negara. E por outro, Jesus repete porque só o amor é capaz de recuperar a confiança; só o amor cicatriza a ferida! Se há amor, não se leva em conta a dor!

Quando o mestre postula

sobre o amor, ele brinda a primeira questão a Pedro no singular em relação às outras, porque a original das perguntas tem um “mais” único. Que significa este mais na indagação sobre o amor? O que é amar mais, principalmente no confronto com outras pessoas? Ou mesmo ter mais fé que todos? Este mais se projeta muito além do corriqueiro... Que implica “dar mais de si mesmo”? Alguma das vezes pensa-se: “fiz muito, mas poderia ter feito muito mais”. Este “mais” é realmente o diferente de tudo: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?”. Jesus indaga a Simão, e continua indagando a cada um de nós hoje, no trato com ele.

Jesus tem a resposta positiva de Pedro, o chama; e a cada um nos diz: “Segue-me”.

Formado em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma

A) Texto: Jo 21,15-19

Jesus se manifestou aos seus discípulos 15 e, de-pois de comer com eles,

perguntou a Simão: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apascenta os meus cordeiros”. 16 E disse de no-vo a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro dis-se: “Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo”. Jesus disse: “Apas-centa as minhas ovelhas”. 17 Pela terceira vez, perguntou a

Padre Romeu [email protected]

28/06 - SEXTA-FEIRASão Paulo I - Papa

93º a ascender na Cátedra de Pedro, foi irmão de seu antecessor, Estêvão II. Enfrentou algumas opo-sições por parte do clero favorável aos bizantinos. Lotou contra os ico-

noclastas que já agiam há alguns decênios. Porém, seu pontificado de dez anos (757 a 767) ficou marcado por muitas obras estruturais: como construções de igrejas e conventos, e espirituais: dando exemplo de caridade aos pobres; prisioneiros, dizem que ele os visitava disfarçado; e aos mais fracos uma atenção especial.

29/06 - SÁBADOSanta Emma de Gork - Condessa da Áustria

A Áustria tem em sua história, mui-tos santos, entre eles, alguns da corte austríaca, como é o caso de Emma, que viveu entre 980 a 1045. Exem-

plo de coração bondoso que brota no meio do luxo dos palácios. Não mostrou resistência ao casamento arranjado que toda jovem da nobreza era obrigada a aceitar. Com o conde Wilhelm teve dois filhos, e foram mortos em conflitos. Diante de tanta dor, seu coração se inflama ainda mais pela caridade, então ela doa tudo o que possuía, constrói igrejas, mosteiros. Quando foi exumada, seu corpo tornara-se pó, po-rém, suas mãos da caridade, estavam intactas.

30/06 - DOMINGO DE SÃO PEDRO E SÃO PAULOSão Marçal de Limoges - Bispo e Mártir

Gália, século III. Foi o 1º bispo de Limoges. É venerado pelas igrejas católica, ortodoxa e anglicana. Pou-

co há de histórico sobre sua vida, além de dados essen-ciais como seu envio de Roma; sua atuação missionária na Aquitânia e o relato de seu martírio, relatados por Gre-gório de Tours. Durante o consulado de Décio e Grato, sete bispos foram enviados de Roma para a Gália para atividades missionárias: Gaciano, Trófimo, Paulo, Saturno, Denis, Austremônio e Marçal. No Brasil, encerra os feste-jos juninos com uma fogueira de paneiros dedicado a ele.

01/07 - SEGUNDA-FEIRASão Nicásio Camuto de Búrgio- Cavaleiro de Malta e Mártir

A Ordem Soberana e Militar Hospita-laria de São João de Jerusalém, de Ro-des e de Malta começou no séc. XI como uma ordem Beneditina, nos tempos das Cruzadas, afim de defender os peregri-nos que iriam a Terra Santa. Após todos esses séculos, hoje eles prestam auxílios emergenciais a muitos países, como a Cruz Vermelha. E Nicásio foi um dos muitos servos que honraram sua ordem. Viveu entre 1130 a 1187. Foi preso na batalha de Hattin, próximo de Tibería-des, e morto por se recusar a negar a fé em Jesus Cristo.

02/07 - TERÇA-FEIRASanto Swithun de Winchester - Bispo

De um dos sete reinos, heptarquia, da anti-ga Inglaterra, século IX, conhecemos um aus-tero, porém apaixonado pelo Evangelho de Jesus. Levou a evangelização aos pobres de

Winchester e fundou várias igrejas. Era conhecido por suas longas caminhadas a pé nas visitas às comunidades. Teve grande apoio do rei Egbert de Wessex e também do rei Ethelwulf de Winchester onde foi bispo por 10 anos. Faleceu em 862, e ao ser transladado em 971, em meio a uma terrível seca, o rei Ethelwold, rezou por sua intercessão para chover, imediatamente choveu muito. Por isso, é comparado com Santa Bárbara.

03/07 - QUARTA-FEIRASão Leo, Leone ou Leão II - Papa

Sucedeu o papa Agatão, que gover-nou de 678 a 681. E depois de 221 anos, este siciliano retoma o nome do grande Leão Mágno, que governou de 440 a

461. Mas, como a Igreja estava atrelada ao poder do império, ele só veio a subir na Cátedra de Pedro, um ano e meio depois da morte de Agatão, pois tinha que esperar a confirmação do imperador. Mas isso não o impediu de lutar contra a heresia monotelita, e o 3º concílio de Constantinopla havia terminado, 680 a 681. Sua sabedoria foi decisiva para a paz entre Roma e Constantinopla. Ficou conhecido também por defender muito os mais carentes.

04/07 - QUINTA-FEIRASanto Antonio Daniel - Sacerdote e Mártir

Nascido em Dieppe, Normandia, França, 1601. Estudou direito. Ingressou na Compa-nhia de Jesus aos 20 anos como sacerdote. Mais tarde foi em missão para o Canadá,

1632. Lá, ele passou por muitas localidades indígenas. Sua cate-quese se destacou por ensinar o Pai-nosso em forma musical. Na Missão de Santa Maria, em 1648, foram atacados por uma tribo rival, os Iroquois. Padre Antonio pede para todos correrem, ele como bom pastor, fica empunhando uma cruz, enfrentando os aborígines. O povo ganha tempo para fugir e ele é flechado e baleado muitas vezes. Canonizado em 1930 por Pio XI.

Homilia dominical

Liturgia da Semana

w Dia 28, sexta-feira

Primeira leitura (Gn 17,1.9-10.15-22)Responsório 127 (128)Evangelho (Mt 8,1-4)

w Dia 29, sábado

Primeira leitura (Gn 18,1-15)Segunda leitura (Gl 1,11-20)Responsório (Lc 1)

Evangelho (Mt 8,5-17)

w Dia 30, domingo

Primeira leitura (At 3,1-10)Responsório 18 (19)Evangelho (Jo 21,15-19)

w Dia 1, segunda-feira

Primeira leitura (Gn 18,16-33)

Responsório 102 (103)Evangelho (Mt 8,18-22)

w Dia 2, terça-feira

Primeira leitura (Gn 19,15-29)Responsório 25 (26)Evangelho (Mt 8,23-27)

w Dia 3, quarta-feira

Primeira leitura (Ef 2,19-22)Responsório 116 (117)Evangelho (Jo 20,24-29)

w Dia 4, quinta-feira

Primeira leitura (Gn 22,1-19)Responsório 114 (115)Evangelho (Mt 9,1-8)

Page 5: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013 5

Vaticano

“Sejam pedras vivas da Igreja”Papa Francisco encontrou-se,

na manhã desta quarta-feira, na Praça São Pedro, no Vaticano, com inúmeros peregrinos e fiéis, provenientes das diversas partes do mundo, para a Audiência Geral.

Em sua catequese semanal, o Santo Padre refletiu sobre o tema: “A Igreja: templo do Espírito Santo”. De fato, uma das imagens que ilustram o mistério da Igreja é a de Templo de Deus. No Antigo Testamento, o Templo, construído por Salomão, era o lugar por excelência do encontro com Deus, pois ali estava conservada a Arca da Aliança, sinal da presença do Senhor no meio do seu povo.

Esse Templo, porém, era a prefiguração da Igreja, que é a

verdadeira Casa de Deus, disse o Papa:

“A Igreja é a Casa de Deus, o lugar da sua presença, onde podemos encontrar o Senhor; a Igreja é o Templo onde mora o Espírito Santo, que a anima, guia e sustenta. A pedra angular da Igreja é Cristo e todo cristão batizado é como uma pedra viva deste edifício espiritual.”

O Espírito Santo, com seus dons, explicou depois o Papa, designa a variedade e a riqueza na Igreja e une tudo e todos, a ponto de construir um templo espiritual. Em tal construção, nós não oferecemos sacrifícios materiais, mas oferecemos a nós mesmos, a nossa vida. E o Papa continuou:

“A Igreja não è um entrelaçado de coisas e de interesses, mas é o Templo do Espírito Santo, onde Deus atua; onde cada um de nós, mediante o dom do Batismo, se torna pedra viva. Isso significa que na Igreja ninguém é inútil, ninguém é secundário ou anônimo: todos nós formamos e construímos a Igreja”.

Isto, porém, nos faz refletir, disse o Santo Padre, sobre o fato de que, se faltar o tijolo da nossa vida cristã, falta alguma coisa para embelezar a Igreja. E concluiu: “Peçamos a graça e a força ao Senhor, para que possamos estar unidos a Cristo, pedra angular, que sustenta a nossa vida e a vida de toda a Igreja”.

Ao término da sua catequese de hoje, Papa Francisco passou a

cumprimentar os diversos grupos presentes, em diversas línguas. Eis o que disse aos fiéis de língua portuguesa:

“Queridos peregrinos de língua portuguesa, de modo particular os brasileiros de Goiânia e de Santa Maria. Sejam bem vindos! Saúdo-os como pedras vivas do edifício espiritual, que é a Igreja, encorajando-os a permanecer profundamente unidos a Cristo, para que, animados pelo seu Espírito, possam contribuir para a edificação de uma Igreja sempre mais bela. Abençôo todos vocês e as suas comunidades”.

Por fim, o Santo Padre concedeu aos presentes a sua Bênção Apostólica. (MT)

Audiência Geral (Papa Francisco)

n FONTE: Rádio Vaticano

O Santo Padre celebrou a Santa Missa, na ma-nhã desta quarta-feira,

na Capela da Casa Santa Marta, onde reside, da qual tomou par-te o Cardeal-arcebispo de Paler-mo, Dom Salvatore De Giorgi, que comemora seus 60 anos de ordenação sacerdotal. Ele estava acompanhado de alguns bispos e sacerdotes.

Em sua meditação, após as felicitações dirigidas ao Cardeal De Giorgio, o Papa partiu do trecho do Gênesis no qual “Deus promete ao idoso Abraão a alegria de ter um filho e uma descendência como as estrelas do céu.

Neste sentido, o Papa refletiu sobre o “desejo de paternidade”, inscrito nas fibras mais profundas do homem. O sacerdote não está isento deste desejo, embora seja orientado e vivido de modo particular.

Pa ra a n o s s a p l e n i t u d e , acrescentou o Santo Padre, devemos sentir a alegria da paternidade, mesmo os celibatários. A paternidade é dar vida aos outros. Para o clero, ela se torna uma

Missa em Santa Marta: a graça da paternidade, também aos celibatários

DIVULGAÇÃO

Mais de um milhão de menores nos cárceres do mundo

O Escritório Internacional Católico da Infância (BICE) promoveu na quarta-feira, 26 de junho, um Congresso Internacional no Ministério de Assuntos Estrangeiros e Europeus de Paris, intitulado “Justiça Juvenil, o enfoque sócio educativo”.

Atualmente, segundo estimativas do UNICEF, 1 milhão e 100 mil crianças do mundo estão dentro de prisões, muitas delas em condições inferiores aos padrões mínimos internacionais.

Frente a esse contexto internacional de justiça juvenil onde os direitos das crianças infratoras são quase sempre

violados, o BICE promove desde 2009 um programa que propõe um enfoque restaurativo, destinado à reintegração social e familiar dos jovens que estão em conflito com a lei.

Adriano Luis Leite trabalha no BICE e se dedica a questões infantis e juvenis especialmente na América Latina. Nesta entrevista ele explica como nasceu a idéia do Congresso e como o BICE está acompanhando a proposta de reduzir a maioridade penal no Brasil. Para ouvi-lo, clique acima.

Vídeo-catecismo multilingue e multimidia

Será apresentada, na próxima sexta-feira, na Sala Marconi da Rádio Vaticano, um “Vídeo-c a t e c i s m o m u l t i m í d i a e multilingue”. A apresentação será presidida por Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e pelo Padre Giuseppe Costa, diretor da Livraria Editora Vaticana.

O vídeo-catecismo da Igreja é uma obra cinematográfica multimídia e multilíngüe, que acompanha o Compêndio mais

recente do Catecismo da Igreja Católica. Trata-se de um desafio de grande interesse, completo e complexo, para uma maior difusão dos ensinamentos da doutrina católica e a beleza da fé cristã, mediante a linguagem e os sinais da sociedade contemporânea.

A obra é composta de quase 42 horas de vídeo, subdivididas em 70 episódios de duração de 30 minutos cada um. Toda a obra será publicada, até o fim do ano, em quatro volumes, ilustrados por textos e imagens.

paternidade espiritual.O Papa diz se comover diante de

um homem de 90 anos, que defende a sua paternidade e o sacrifício do seu filho. Seria como pensar em um pai, que defende a sua família e os

seus filhos. E concluiu:“Agradeçamos ao Senhor esta

graça da paternidade na Igreja... Todos nós pecamos. Mas, não ter filhos, não ser pais é como parar na metade do caminho. Por isso,

devemos ser pais. Um pai sabe o que significa defender seus filhos. Esta é uma graça que também nós padres devemos pedir: ser pais! A graça da paternidade pastoral e espiritual.

Page 6: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 20136

Igreja

A nova Igreja do Carmo REFORMA

Restauração completa está prevista para ser concluída em 14 meses

Há quatro meses em reforma, a Igreja Nossa Senhora do Car-mo, no bairro da Cidade Ve-

lha, readiquire suas formas e cores. Mais de 50 operários estão envolvi-dos no trabalho que busca resgatar uma das mais antigas e belas constru-ções de Belém. Iniciada em fevereiro deste ano, a restauração está prevista para ser totalmente concluída em 14 meses. Fundado em 1626, o templo possui os estilos neoclássicos e bar-roco e representa um dos principais patrimônios históricos e artísticos na-cionais, tombado em 1941.

E m b reve o s f i é i s p o d e r ã o contemplar a beleza e a arquitetura da Igreja do Carmo, totalmente restaurada. O projeto foi possível graças a uma parceria firmada em 2011 entre a Arquidiocese de Belém e a empresa Vale que financiará toda a restauração da estrutura arquitetônica do templo dispondo para tanto a despesa de 4.189.103,00, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura Rouanet, que institui políticas públicas para a cultura nacional. O projeto, que existe desde 2004, prevê a conclusão dos trabalhos em pouco mais de um ano e conta com 55 operários nos trabalhos de restauro.

A reforma é anunciada como a primeira restauração completa do monumento. As anteriores datam dos anos de 1756, com o arquiteto Antônio Landi e em 1930 a 1933, com o padre Ângelo Cerri, o primeiro diretor do Colégio Salesiano, responsável por realizar pinturas e a troca do piso (antes era tijoleira e foram colocados ladrilhos hidráulicos que era a moda da época).

Segundo Acácio Gonçalves , engenheiro responsável, a reforma foi iniciada no dia 18 de fevereiro deste ano. Os primeiros trabalhos foram realizados no telhado devido aos constantes vazamentos, o que acabava prejudicando os demais trabalhos internos. “Estamos criando estruturas no novo telhado para que não aconteçam mais esses tipos de problemas, com infiltrações. Praticamente é um telhado que dura dois terços do cronograma”, explicou.

Com a reforma, a estrutura do telhado ganhou novos mecanismos. Para acabar com o problema no telhado os técnicos retiraram a calha de zinco que foi substituída por uma de concreto, mais resistente. Em seguida, foi colocada uma subcobertura de alumínio para evitar o contato com a água.

Durante a recuperação da parte da cobertura, todas as telhas danificadas serão substituídas. Simultâneo a esse trabalho, os operários se empenham na restauração da parte artística do templo. No coro, por exemplo, os técnicos recompõem a pintura dos afrescos. Segundo Pe. Ronaldo Menezes, diretor do Museu de Arta Sacra de Belém, todo o trabalho é acompanhado de perto pela Arquidiocese de Belém.

“Nós temos um grupo de técnicos que realizam um acompanhamento diário da obra, revendo os avanços e as pendências, além das nossas visitas periódicas para checar os relatórios, para saber o que está sendo feito e se o trabalho está em andamento”, conta.

Segundo Acácio, um dos pontos

FOTOS: LUIZ ESTUMANO

w RESTAURO Trabalhos buscam resgatar traços e beleza arquitetônica do século XVII. A primeira reforma completa do templo iniciou-se em fevereiro deste ano e tem previsão de 14 meses para a conclusão

mais críticos da obra é o coro da Igreja. “Após a reforma do coro, vamos passar para as reformas da Capela-mor, que é um lugar onde nasceu a igreja, e onde vamos começar os serviços do fundo da Igreja para fora dela”, acrescenta.

PARCERIAS

O projeto também faz parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artíst ico Nacional (IPHAN) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da pesquisa (Fadesp). Nesse acordo, o IPHAN criou o projeto de restauração acompanhado de avaliação técnica que já vinha sendo feita desde 2010 e a Vale, como financiadora, repassará o dinheiro à Arquidiocese para realização das obras juntamente com a Fadesp, encarregada de administrar o recurso.

Para Pe. Ronaldo, o patrimônio tem imenso valor para a capital paraense e precisa do apoio de toda a sociedade. “As vezes se pensa que o patrimônio é só da Igreja e que somente ela é responsável pela sua recuperação. É um erro. A igreja, como um todo, precisa contar com o apoio das entidades, do governo, da comunidade e de toda a sociedade, para que não se perca”, afirma o sacerdote que também é diretor geral das Obras Sociais da Arquidiocese de Belém.

Segundo o sacerdote, durante a reforma da igreja as atividades religiosas, como missas e encontros menores, serão realizadas no anexo ao lado, onde funciona a Capela da Ordem Terceira. No caso de encontros e eventos maiores, o espaço utilizado será o salão do Colégio do Carmo. Para ele, “a mudança não afetará no cronograma da Igreja e ainda dará mais transparência à realização dos trabalhos”.

E n t r e o s t r a b a l h o s p a r a a recuperação da beleza e arquitetura do templo que se encontra em estado de deterioração avançado, além da recuperação de toda a cobertura e subcobertura do espaço, no combate à

Page 7: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013 7

Igreja

umidade e infiltrações, os operários vão recompor as pinturas, farão a reposição de peças com materiais mais estáveis com durabilidade média entre 50 e 100 anos, e a imunização de toda a igreja para evitar a ação dos cupins.

AÇÃO EDUCATIVA

Outra ação da Vale dentro do

processo de restauro da Igreja do Carmo é o programa Ação Educativa que vai capacitar 10 estudantes universitários e seis jovens da comunidade do entorno para atuarem como guias durante as visitas monitoradas ao prédio. Alunos no 3° e 4° ano dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil da UFPA e Unama fazem parte projeto. As inscrições

terminaram no mês de maio e as visitas monitoradas iniciam-se no mês de julho. Segundo o coordenador da ação, Armando Sobral, “os alunos selecionados passarão por uma série de treinamentos preparatórios, que envolvem oficinas e palestras sobre segurança no trabalho para a realização dos acompanhamentos”.

Segundo Armando, o projeto

proporcionará a segurança e a organização de todos os interessados a visitar e a acompanhar a restauração da igreja durante a realização dos trabalhos.

“É uma ação que vem viabilizar a visita da população a conhecer parte da beleza e história do Pará com segurança, além de ajudar no aprendizado de alunos e moradores”.

w TELHADO Parte superior do templo ganha mecanismos mais resistentes w PINTURA Operários buscam brilho e cores da antiga Igreja

w CORES Artistas devolvem o brilho às pinturas marcadas pelo tempo w A FRENTE Padre Ronaldo e o Eng. Acácio conduzem os trabalhos

Page 8: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 20138

Em Nazaré

Seguindo os passos de Maria Congresso da Legião de Maria discute sobre o trabalho e a importância do Legionário

FORMAÇÃO

Aconteceu durante o último sábado (22), no Centro So-cial de Nazaré, o Congresso

da Legião de Maria - Comitium Nossa Senhora de Nazaré 2013, da Basílica Santuário. Na progra-mação do evento houve orações, louvores, missa, palestras e mesa redonda que discutiu sobre o tra-balho do Legionado.

Durante a palestra, Monsenhor R a i m u n d o P o s s i d ô n i o , d a Arquidiocese de Belém, e Irmã Paulina Lourdes Silva, falaram sobre Maria no Documento de Aparecida. Irmã Lourdes palestrou também sobre a importância e o serviço dos discípulos - missionários com Maria, destacando assim o trabalho do Legionário, tema de discussão em uma mesa redonda que aconteceu na parte da tarde. “O evento foi muito bom e contou com a participação de todos”. disse Maria Neuza Monteiro, presidente do Comitium Nossa Senhora de Nazaré e uma das organizadoras do congresso.

Segundo Maria Neuza, um dos

w ENCONTRO Debate discute missão e atuação dos seguidores de Maria

FOTOS: DIVULGAÇÃO

pontos principais do encontro foi a mesa redonda, mediada por ela, na qual foram abordados os seguintes subtemas: Apostolado na Paróquia apresentado; a difusão da imprensa católica; visitas domiciliares e hospitalares; peregrinações de Nossa Senhora de Nazaré e trabalho legionário.

Participaram da mesa Maria Onete Torres do Senatus, Maria Imaculada, Cristine Monteiro, presidente da Cúria Nossa Senhora do Rosário, Floraci Miranda, vice-presidente do Comitium Nossa Senhora de Nazaré, Ocirema Caire, secretária do Comitium e Giuseppe di Marco, presidente do Preasidium Mater

A pastoral Familiar da Basílica Santuário realizará no próximo sábado (29), os 15 anos Comunitário. O evento, que será no Centro Social, acontece depois de mais de dois meses de preparação. “Evangelizar e dar oportunidade a jovens que não têm condições de realizar o sonho dos 15 anos”, disse Antônio Junior, um dos

responsáveis pela organização do evento, que junto com sua esposa Edilene coordena a Pastoral Familiar da Basílica.

Ao t o d o , 8 9 j ove n s participarão da festa, divididos entre 21 homens e 68 mulheres, sendo que cada um tem direito a três convidados. O evento será na Casa de Plácido, onde será servido um coquetel. Conforme Antônio

Pastoral Familiar realiza 15 anos Comunitário neste Sábado

Ecclesiae. “O objetivo da mesa redonda foi o de abordar o trabalho do legionário em suas várias funções dentro da paróquia, mostrando assim sua importância”, reitera.

Maria Neuza explica ainda que o evento, que acontece todos os anos, tem como objetivo discutir sobre o trabalho dos legionários e prepará-los a levar em frente o trabalho que desenvolvem. “O congresso objetiva a formação dos legionários da Legião de Maria, para dar continuidade no trabalho de evangelização e seguir a Deus e seus ensinamentos”.

O C o n g r e s s o t e ve i n í c i o pela manhã com acolhida aos participantes e encerrou-se no final da tarde com a bênção do Santíssimo. Este ano o evento teve como tema: Maria, Discípula - Missionária, e foi organizado pela Legião de Maria e Basílica de Nazaré, sob orientação do Pe. Waldeci Silva, com a colaboração do Comitium Nossa Senhora de Nazaré, Curia Auxílio dos Cristãos, Curia Nossa Senhora do Rosário, e apoio da Arquidiocese de Belém.

Junior, o evento conta com o apoio de “padrinhos” que por meio de doação patrocinaram a confecção das roupas dos debutantes, todas padronizadas, e grande parte do coquetel. “Além dos padrinhos que ajudaram na confecção das roupas e no coquetel, também contamos com o apoio de alguns salões de beleza da cidade, que gentilmente se ofereceram para maquiar os jovens para a festa”, contou.

Os 15 anos Comunitário começará às 18h com uma missa na Basílica de Nazaré

presidida pelo Pe. Paolo Catel, diretor espiritual da pastoral, e concelebrada por Pe. Geffison Silva, um dos responsáveis pela preparação espiritual dos jovens. Logo após a missa, todos seguirão para o coquetel.

Preparação - Os 15 anos é a concretização de uma preparação que vem sendo realizada pela Pastoral há mais de dois meses e contou com reuniões, palestras, encontros, louvores e um retiro espiritual no Seminário Mãe da Divina Providência, em Benevides, nos dias 21,22 e 23 de Junho,

marcando o encerramento da preparação.

Este ano o tema é “A fé une e fortalece a família” e tem como objetivo preparar e evangelizar os jovens participantes e suas famílias a seguirem no caminho de Deus e da Igreja. “O evento tem como finalidade chegar à família por meio dos jovens e dessa forma incentivá-los a participar mais ativamente da igreja”, explicou Mariza Brasil, coordenadora do setor pré-matrimonial da Pastoral da Basílica Santuário, responsável pela organização do evento.

No Sábado, a partir das 19h, no Au-ditório do Centro Social de Nazaré, acontecerá o Arraial da Juventude

Nazarena. O evento é uma confraternização dos 4 grupos de Jovens da Paróquia de Nazaré: Milícia Celeste, Mojuvena, JESB e Juventude Zaccariana. O arraial é organizado pela Juven-tude Nazarena como um todo e contará com

apresentações de quadrilhas, comidas típicas e momento de louvor com o Ministério de Mú-sica da Adoração da Juventude.

Além dos grupos de Jovens de Nazaré, estarão também presentes na festa alguns participantes do último retiro da Juventude que aconteceu nos dias 14, 15 e 16 de Junho, no Seminário Mãe da Divina Providência, em Benevides.

No Sábado, Arraial de confraternização da Juventude Nazarena

Page 9: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013 9

Nazaré Repórter

FOTOS: DIVULGAÇÃO

No dia 3 de agosto acontece a I Tarde dos Amigos. Será um chá beneficente entre amigos com muitas música, prêmios, bingo, e servirá para colaborar com a Fundação Nazaré de Comunicação. O valor da cartela é de R$ 40,00 e pode ser adquirido na loja Lírio Mimoso, Fundação Nazaré e Pão de Santo Antônio. Para mais informações: 4006-9200.

A Paróquia Santa Cruz celebra nesta sexta-feira, 28, a cerimônia de formatura do I Curso de Capacitação de Trabalhadoras Domésticas. O evento começa às 19h com a Santa Missa e em seguida acontece a entrega do certificado às alunas, e às 20h haverá uma ceia para as participantes.O curso teve duração de 54 horas e contou com a participação de 28 alunas. Culinária, higiene e manipulação de alimentos, noções básicas da lei do trabalho doméstico, psicologia e palestras de motivação para o exercício da profissão, fizeram parte do conteúdo programático que foi ministrado durante todo o curso.A iniciativa do projeto partiu do Núcleo de Cáritas com Pastoral da Pessoa Idosa, e o grupo juntamente com os responsáveis da Paróquia Santa Cruz já estão em reunião para marcar a data do próximo curso de capacitação.

O Exército, na 8ª Região Militar (Pará e Amapá), recebeu um novo líder. No dia 26 de junho, houve a assunção ao cargo de General de Oswaldo de Jesus Ferreira no 2º Batalhão de Infantaria de Sela (2º BIS). No detalhe, dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém, dom Teodoro Mendes, Bispo Auxiliar, e o General de Oswaldo Ferreira.

Já estão abertas as inscrições para a Mini Maratona da Fé. A corrida acontece no dia 4 de agosto após a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Emérito de Belém, dom Vicente Zico. O percurso de 10 KM sairá da igreja matriz de Santo Inácio e retornará ao mesmo local. A taxa de inscrição é de R$ 10,00 e pode ser feita nas paróquias da região até o dia 26 de julho.

J Tarde dos Amigos da FNC

J Inscrições para a Mini Maratona da Fé

J Curso para domésticas

J Novo comando do Exército

A 1ª Conferência do Fórum das Ilhas promovida pelo Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Ilhas aconteceu nos dias 24 e 25 deste mês. O evento buscou reunir, organizar e sensibilizar a participação da sociedade civil de Belém e garantir a personalidade jurídica ao Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Ilhas,

visando a representação da mesma junto às instâncias governamentais e não governamentais. O tema discutido no encontro foi “Movimento das Águas: políticas públicas paras as populações das Ilhas paraenses” e aconteceu no Complexo Ecológico Parque dos Igarapés no Conjunto Satélite.

J 1ª Conferência do Fórum das Ilhas

Page 10: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 201310

Igreja

Neste domingo, 30, será realizado pela Comunidade Keryg-

ma mais um “Curados para Amar” com programação es-pecial. Haverá uma palestra com Anderson Reis perten-cente à Comunidade Rai-nha dos Apóstolos, do esta-do de São Paulo. Anderson Reis é muito reconhecido e está percorrendo o mundo fazendo palestras e dando seu testemunho de vida.

A programação do evento conta com dois momentos: a partir das 8h acontece pregações, louvor, terço de Nossa Senhora e adoração ao Santíssimo. A tarde acontece mais uma pregação e às 16h acontece a Santa Missa com a intenção de cura e libertação, e terá a celebração do Pe. Daniel Gomes.

O f u n d a d o r d a Comunidade, Gerson Pojo faz um convite a todos: “Você que está em casa e está passando por problemas, a solução é Jesus Cristo. E no nosso encontro temos um experiência com Ele. Então, convido todos para participar do nosso evento e viver essa experiência com o Salvador”.

SERVIÇO

O “Curados para Amar” será no dia 30 de junho, a partir das 8h, no Auditório Guará no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), na BR 316. KM 7.

Os Serv idores do A l ta r da Arquidiocese de Belém estiveram reunidos na manhã do último dia 22, com dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém.

O encontro acontece anualmente e serve para unir os coroinhas da cidade para oração e formação.

Pa r a A i s s a C a m i l a , v i c e -coordenadora dos coroinhas da

Paróquia de São Vicente, essa é uma grande oportunidade de celebrar a unidade do grupo e, principalmente, para aprender mais.

“O Bispo se dispõe a responder

nossas dúvidas, a esclarecer sobre o dever dos servidores do altar, e isso é muito bom. Sem contar que a presença dele já é uma grande motivação”, afirma Aissa.

Dom Alberto Taveira celebra a unidade com os servidores do altar

EVENTO

Seja um curado para amarComunidade Kerygma realiza encontro neste domingo (30)

IVAN CARDOSO

w EM FÁTIMA Dom Alberto Taveira presidiu a celebração eucarística w ASSEMBLEIA Acólitos da arquidiocese celebraram juntos no dia 20

HISTÓRICO

A Comunidade Kerygma t e m 1 3 a n o s e p o s s u i c e rc a d e 6 0 m e m b ro s consagrados. A obra ainda tem 120 membros que a j u d a m , m a s q u e n ã o s e g u e m a c a m i n h a d a vo c a c i o n a l . E n t r e a s atividades têm o grupo de oração que é realizado toda segunda-feira. Gerson Pojo diz que a participação das pessoas para quem quiser participar das atividades r o t i n e i r a s e / o u p a r a conhecer o trabalho que é feito ao longo dos 13 anos de evangelização é livre. “É só chegar em nossa Comunidade, se identificar e conhecer nosso trabalho”, explicou o fundador.

w ESPIRITUALIDADE Fiéis lotaram o auditório do CCFC no evento do mês de maio

w ADORAÇÃO Momento de profunda reflexão e proximidade com o Santíssimo Sacramento

IVAN CARDOSO

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

COMUNIDADE KERIGMA

w FUNDADOR Gerson Pojo será um dos pregadores

Page 11: Voz de Nazaré

SANTA PACIÊNCIA - ANDRÉ ABREU

Q U A D R I N H O S

Na LocadoraPedro Veriano ([email protected])

Cinema & DVD

Temos uma tradição de comédias. Nos anos 50 dois estúdios caricoas disputavam público com o que os

críticos chamavam de chanchada, sinô-nimo de “mal feito”: Atlântida e Herbert Richers. O primeiro foi criado pelo di-retor Moacyr Fenelon e depois passou para as mãos do exibidor Luis Severia-no Ribeiro Jr. O outro estúdio era de propriedade do técnico de som Herbert Richers, antes dedicado apenas às dubla-gens de filmes. Nessa época a fórmula era muito simples e consistia em uma trama policial ingênua que abrisse espa-ço para números musicais com os canto-res em voga. Geralmente o lançamento dessas produções era durante o carnaval e o repertório musical objetivava o que deveria ser sucesso nas emissoras de rá-dio e ganhasse a preferência dos foliões. Nos anos 70, com o regime imposto pe-los militares, a rigidez da censura impli-cava numa aposta de fazer passar por ela o que seria erótico. Veio a denominada pornochanchada, com a sede no bairro Boca do Lixo em S. Paulo.

H o j e r e m a n e s c e n t e s d a pornochanchada apostam nas bilheterias. E o mau gosto predomina. Filmes como “E Aí, Comeu?” registram grossuras em tema e diálogos. Tudo numa exposição apressada com um mínimo de cuidado artesanal.

Mas tudo indica que a licenciosidade das neopornochanchadas está falindo. Esta semana chegaram até nos dois

O Império do SolEm Xangai no

final dos anos 1930 os estrangeiros , especialmente os ingleses, gozavam de certo conforto em um espaço a eles dedicado pelos chineses. Mas o Japão passou a atacar a China e quando aconteceu o bombardeio a Pear Harbor e os EUA entraram na guerra acabou a licença aos estrangeiros. No filme “O Império do Sol” (Empire of the Sun/1987) uma família de ingleses resolve fugir. Mas na corrida entre a multidão para alcançar um navio o menino Jim Grahan (Christian Bale) perde-se da mãe. E começa uma aventura no campo de prisioneiros, guardando de sua infância de garoto rico um avião de brinquedo e algumas peças ligadas a isso.

O roteiro de Tom Stoppard baseia-se na experiência de vida do escritor J.G. Ballard. O próprio biografado esteve assessorando o diretor Steven Spielberg. E a produção luxuosa recriou o cenário dessa odisseia filmando na China. Revela o jovem de então 13 anos (Bale), hoje ator que interpretou Batman e ganhou um Oscar por “O Vencedor” em 2011.

Apoiado no excelente trabalho do pequeno personagem o filme exalta a misericórdia (o menino passa a ajudar os necessitados) e o valor (pela falta que faz) da família. O plano da expressão de Jim ao encontrar a e abraçar a mãe é comovente, Pena que Spielberg não tenha encerrado o filme aí. Deixa mais um plano, no caso da maleta que o menino levava para toda parte e vendo-se perdido e cansado joga no mar. Certo que é uma alusão material a um sonho perdido, mas o close do filho de volta aos braços da mãe é muito mais expressivo.

O filme foi editado agora em Bluray.

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013 11

Entretenimento

P A L A V R A S C R U Z A D A SNASSRALLA

Comédias brasileirasHoje remanescentes da pornochanchada apostam nas bilheterias. E o mau gosto predomina

exemplares da nova comédia brasileira, filmes fracos, mas que podem ser assistidos por famílias e usam de uma comicidade mais imaginosa.

“Odeio o Dia dos Namorados” adaptou o famoso “Conto de Natal” de Charles Dickens. No lugar do avarento Scrooge, homem idoso que achava a festa natalina uma perda de tempo e dinheiro entra uma gerente de firma publicitária que desprezou o noivo, trata mal os funcionários de seu escritório e na ânsia do sucesso comercial não consegue dar ênfase ao dia dedicado ao namoro desaproveitando o período na campanha que deve lançar um produto. Quando ela sofre um acidente de carro o espírito de um seu colega, falecido meses antes, aparece e passa a lhe guiar pelos tempos passado, presente (os bastidores de seu trabalho) e futuro, mostrando à ela como está construindo mal a sua vida.

Há desperdício e distorções, mas a citação da obra de Dickens é interessante e a revisão de vida é sempre salutar como o exame de consciência que se faz para aquilatar o bem e o mal que se anda palmilhando.

O filme se deve à atriz H e l o i s a P e r i s é e , p r e s e n t e e m q u a s e t o d a s a s sequências. Ela consegue sair da

eu indico Eu indico o CD “Saudades de Ti”, da Eliana Ribeiro, porque ele contém músicas que nos aproximam de Deus, principalmente, nos momentos de nossa vida em que passamos por um esmorecimento de nossa fé. Quando estamos fracos na fé, mais sentimos saudades de Deus, e é sobre isso que as canções falam.

ALESSANDRA BRINDEJONC, 24 anos, Assistente Social

DIV

ULG

ÃO

BOA DICA

A d r i a n a M e l o , cantora de Teresina-PI acompanhou o Pe. Zezinho, scj por 10 anos em shows por todo Brasil, participando também na gravação de diversos CDs do mesmo. Seu primeiro CD solo traz 12 canções do Pe. Zezinho, scj, sendo 5 regravações e 7 canções inéditas. São canções para ouvir, contemplar e se emocionar com a belíssima interpretação da cantora Adriana Melo. Além de assinar a produção artística o Pe. Zezinho, scj também faz uma participação especial na faixa Criador e Pai.

Este livro quer aprofundar o legado de Dom Helder Camara, tendo como objetivo central analisar seu caminho espiritual. Para tanto, além de descrever sua cronologia espiritual, salienta alguns de seus aspectos mais relevantes. A análise leva à conclusão de que Dom Helder foi um modelo de pessoa que se doou na caridade, por amor a Cristo e a sua Igreja. Seu profundo relacionamento pessoal com Cristo era expresso no calor de seu amor e na beleza de sua prece.

LIVROS E CD'S

n ALÉM DA ÚLTIMA ESTRELA - ADRIANA MELO (Comep, 12 faixas, R$ 18,90)

n CAMINHO ESPIRITUAL DE DOM HELDER CAMARA, Ivanir Antonio Rampon (Paulinas, 558Págs, R$ 38,50)

w EM “ODEIO O DIA DOS NAMORADOS” Heloisa Perisée consegue exprimir a ideia da personagem do escritor inglês

caricatura grosseira e exprimir a ideia da personagem do escritor inglês. A direção é de Roberto Santucci, o mesmo de outro filme do gênero: “Até que a Sorte nos Separe”.

O outro programa é muito mais fraco: “Minha Mãe é uma Peça”. Trata-se da transposição para cinema de uma peça do próprio ator-diretor Paulo Gustavo. Na história, Dona Hermínia (o próprio Gustavo) se cansa das afrontas e desmandos dos filhos, Marcelina (Mariana Xavier) e Juliano (Rodrigo Pandolfo), e decide sair de casa para passar alguns dias com uma tia, Zélia (Suely Franco). Desse modo passa a consumir as fofocas de uma vizinha e a conversa vazia da tia. Teatral e repetitivo nas pretensas anedotas o filme só tem a vantagem de se eximir do chulo comum às pornochanchadas. Mas não vale a ida ao cinema.

de carro o espírito de um seu colega,

de carro o espírito de um seu colega, de carro o espírito de um seu colega,

falecido meses antes, aparece e passa

falecido meses antes, aparece e passa falecido meses antes, aparece e passa

a lhe guiar pelos tempos passado,

a lhe guiar pelos tempos passado, a lhe guiar pelos tempos passado,

presente (os bastidores de seu trabalho)

presente (os bastidores de seu trabalho) presente (os bastidores de seu trabalho)

e futuro, mostrando à ela como está

e futuro, mostrando à ela como está e futuro, mostrando à ela como está

construindo mal a sua vida.

construindo mal a sua vida.construindo mal a sua vida.

Há desperdício e distorções,

Há desperdício e distorções, Há desperdício e distorções,

mas a citação da obra de Dickens

mas a citação da obra de Dickens mas a citação da obra de Dickens

é interessante e a revisão de vida

é interessante e a revisão de vida é interessante e a revisão de vida

é sempre salutar como o exame

é sempre salutar como o exame é sempre salutar como o exame

de consciência que se faz para

de consciência que se faz para de consciência que se faz para

aquilatar o bem e o mal que se anda

aquilatar o bem e o mal que se anda aquilatar o bem e o mal que se anda

O filme se deve à atriz

O filme se deve à atriz O filme se deve à atriz

H e l o i s a P e r i s é e ,

H e l o i s a P e r i s é e , H e l o i s a P e r i s é e ,

p r e s e n t e e m

p r e s e n t e e m p r e s e n t e e m

do mesmo. Seu primeiro CD solo traz 12 canções do

do mesmo. Seu primeiro CD solo traz 12 canções do do mesmo. Seu primeiro CD solo traz 12 canções do

A análise leva à conclusão de que Dom Helder foi

A análise leva à conclusão de que Dom Helder foi A análise leva à conclusão de que Dom Helder foi

Page 12: Voz de Nazaré

belém, De 28 De junho a 4 De julho De 201312

Page 13: Voz de Nazaré

DoisD O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D

CadernoBELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013

O Jornal Voz de Nazaré com-pleta 100 anos no próximo dia 5. Para celebrar a data,

a comunidade cristã, funcionários da Fundação Nazaré, integrantes da imprensa paraense e autoridades são convidados a participar da programa-ção de aniversário.

Às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, haverá Missa com dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, dom Teodoro Mendes Tavares,

Bispo Auxiliar, e dom Vicente Joaquim Zico, Arcebispo Emérito e fundador da Fundação Nazaré de Comunicação. Após a Missa será apresentado o selo comemorativo dos Correios, na Casa de Plácido, lugar onde ficarão expostos artigos, fotografias, reportagens que marcaram a história do Voz de Nazaré e edições antigas, a partir das 14h.

Fundado pelo Padre Florence Dubois, em 5 de julho de 1913, o Voz de Nazaré tem a missão de evangelizar, propagar

o bem social, a educação, a cultura e a formação cristã. Conhecido como o jornal católico da família, mantém grande importância na imprensa do Pará e em especial aos cristãos, por possibilitar que a voz da Igreja seja ouvida.

Irmã Lourdes, colunista há quase três anos, afirma que “essa comemoração é importante para acentuar a presença e a força que tem esse jornal, que tanto ajuda a Igreja na missão de formar e informar ao povo de Deus”.

w ARTICULISTA Ir. Lourdes assina a coluna "Escutando o Coração"

100 ANOS DE EVANGELIZAÇÃOArquidiocese de Belém celebra o centenário do jornal Voz de Nazaré

CELEBRAÇÃO

Page 14: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 20132

Formação Caderno Dois

Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

CAPÍTULO SEGUNDO (Segunda Seção PARTE 1)

Creio em Jesus Cristo, Filho único de Deus

Para reflexões durante o Ano da Fé, o jornal Voz de Nazaré continua nesta edição a publicação do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. De maneira concisa, a publicação apresenta todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja numa visão de conjunto, todo o panorama da fé católica.

Creio em Jesus Cristo, Filho único de Deus

Creio em Jesus Cristo, Filho único de DeusCreio em Jesus Cristo, Filho único de Deus

“Jesus Cristo Padeceu sob Pôncio Pilatos, foi Crucificado, Morto e Sepultado”

116 Jesus contradisse a fé de Israel no Deus único e salvador?

Jesus jamais contradisse a fé num Deus único, nem mesmo quando realizava a obra divina por excelência que cumpria as promessas

messiânicas e o revelava igual a Deus: o perdão dos pecados. O pedido de Jesus de crer nele e de se converter permite entender a trágica

incompreensão do Sinédrio que considerou Jesus digno de morte porque blasfemador. 587-591 594

117 Quem é responsável pela morte de Jesus?

A paixão e a morte de Jesus não podem ser imputadas indistintamente nem a todos os judeus então vivos nem aos outros judeus vindos Depois, no tempo e no espaço. Cada um dos pecadores, ou seja, todo homem, é realmente causa e instrumento dos sofrimentos do Redentor mais gravemente culpados são aqueles, sobretudo se cristãos, que mais fezes caem de novo no pecado ou se deleitam nos vícios. 595-598

115 Qual foi a atitude de Jesus em relação

ao templo de Jerusalém?Jesus foi acusado de hostilidade em relação ao

Templo. Todavia, respeitou-o como “casa do seu Pai” (Jo 2,16) e ali proferiu uma parte importante do seu ensinamento. Mas também predisse a destruição dele, numa relação com a própria morte, e se apresentou ele mesmo como a :asa definitiva de Deus em meio aos homens. 583-586 593

Um dia, o famoso escritor e romancista russo Mikhailovich Dostoievsky escreveu: “A beleza salvará o mundo”. Mas como podemos entender exatamente o tipo de beleza a que ele se refere? Nas várias áreas de conhecimento humano sempre encontramos a temática da beleza, pois trata-se de um tema vasto e muito abrangente. Se olharmos para a teologia e para a Sagrada Escritura também encontramos algo relacionado ao tema.Vamos falar de uma beleza particular que encontramos entre nós: da beleza feminina. Pesquisadores de marketing sabem que

quando a imagem de uma mulher é associada a um anúncio comercial, os destinatários, sejam eles homens ou mulheres, olham para o anúncio 14 ou 15% a mais do que o normal. Simplesmente porque a beleza feminina é cativante. Porém, os anúncios comerciais sempre buscam, de forma distorcida, atrair a atenção de um público sempre maior. A distorção que encontramos aqui é que vivemos numa sociedade onde se apela somente para atributo do corpo feminino. No entanto, a beleza do corpo da mulher não é a única razão pela qual ela é bonita. Seu corpo revela apenas o que ela é

em si mesma. Sua beleza pode ser vista em outras qualidades que possui. Sua personalidade é bela, sua voz é bela, sua delicadeza é bela. Enfim, são tantos atributos que podemos encontrar na mulher que revelam essa beleza.Tudo o que é verdadeiramente belo nos remete também a Deus. Ele é a Beleza por excelência. Não é por acaso que as igrejas sempre foram pensadas e trabalhadas para serem agradáveis e bonitas. E quanto mais bela a igreja, mais convidativa ela é à oração e ao encontro com Deus. O mesmo podemos falar da mulher. Nada nos céus

A Beleza Salvará o Mundo

pode se comparar à beleza de Deus e nada na terra, entre as criaturas, pode se aproximar à beleza da mulher. Por essa razão, a mulher tem um papel único de revelar Deus ao mundo. O problema aqui talvez seja definir como a mulher deve usar sua beleza. Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de mulheres que entendam o poder de sua beleza. Ou seja, da beleza que irá atrair o coração dos homens para Deus, ao invés de afastá-los Dele.

Padre Idamor da Mota Jr. ([email protected])

Primavera do mundo

Na próxima semana, “Escutando o Coração”, com Ir. Lourdes Silva, fsp

E é bom deixar claro aqui que o tipo de beleza que tem maior força não é apenas um atributo físico. O bispo norte-americano Fulton Sheen uma vez disse: “A beleza externa nunca alcança a alma. Mas a beleza da alma reflete a si mesma no rosto”. É esse tipo de beleza que o mundo precisa, e as mulheres tem esse atributo particular como um verdadeiro dom de Deus.

O autor é mestre em Bioética e Diretor do CCFC

Manual de Bioética será distribuído durante a JMJTodos os participantes inscritos no evento receberão um exemplar

ESTUDODurante a Jornada Mun-dial da Juventude (JMJ), que acontecerá entre

os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), todos os parti-cipantes inscritos no evento receberão um exemplar do Manual de bioética. Keys to Bioethics, Manual de Bioética para jovens da JMJ, foi produ-zido pela Fundação Jérôme Lejeune, em parceria com a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o Centro de Estudos Biosani-tários (Espanha) e com Funda-ção Jérôme Lejeune (USA).

Para o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a família, da CNBB, dom João Carlos Petrini, o Manual é uma “ ve rd a d e i ra f a ç a n h a ” . “Conseguimos ter em mãos, um manual destinado aos jovens, com uma linguagem bastante acessível, que é uma oportunidade para abordar

questões tão delicadas e complexas, a respeito da vida”, afirmou o presidente.

O manual contém uma apresentação ob je t i va de questões de bioética atuais, embasadas sobre os fundamentos da ciência e da razão, nas quais a fé da Igreja vem dar todo o seu sentido.

“O manual proporciona uma formação de base. Quando a vida começa, quando termina ; t rata também da fecundação assistida, se não é melhor

uma criança nascer do amor entre um homem e uma mulher. Em suma, são dadas razões científicas, por parte de médicos, biólogos, para dialogar com o mundo sobre essas questões”, disse o bispo.

Serão produzidos dois milhões de exemplares em quatro idiomas, sendo 900 mil só em português. “Por graça de Deus conseguimos produzir dois milhões de exemplares, que poderão cobrir uma bela fatia dos jovens presentes no evento”, afirmou dom Petrini.

Page 15: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013 3

Atualidade Caderno Dois

w PREMIADO Pe. Paulo Joanil apresenta o certificado de reconhecimento pela atuação da CPT

LUIZ ESTUMANO

Luta pelos humildes é reconhecidaPadre Paulinho recebe prêmio Shalom 2013 pela CPT na Alemanha

PREMIAÇÃO

Padre Paulo Joanil da Silva, coordenador da Comissão Pastoral da

Terra da CNBB Norte 2, recebeu o Prêmio Shalom 2013, do Grupo Shalom de Justiça e Paz, da Universida-de Católica de Eichstätt-In-golstadt, na Alemanha.

O sacerdote está há quase 40 anos na Comissão e foi premiado pelo desempenho de seu trabalho e por seus esforços permanentes com risco da própria vida em favor da CPT. Ele afirma ser

esse um reconhecimento i m p o r t a n t e , m a s q u e t a m b é m g e r a g r a n d e r e s p o n s a b i l i d a d e d e continuar sua missão.

“Esse reconhecimento nos faz ainda mais humildes e aumenta nosso compromisso profético em favor da vida dos trabalhadores rurais, que são as grandes vítimas de um sistema que exclui, massacra, mata e gera tanto mart í r io , perseguição , trabalho escravo, genocídio”, afirma padre Paulinho, como

é conhecido.

CPTA m i s s ã o d a C P T

começou em São Félix do Araguaia, no estado do Mato Grosso, quando o Bispo local se indignou com a escravização de peões que atuavam nas fazendas. Em 1975, a CNBB criou uma Pastoral para trabalhar no campo. O trabalho se expandiu por todo Brasil, e hoje, só na Amazônia, está em mais de dez dioceses.

n FONTE: CNBB

Soberania alimentar e solidariedade: alternativas para as desigualdades sociais. Esse é o tema da quarta edição do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade, promovido pela Cáritas Brasileira. Este ano, a promoção quer refletir e debater junto com a sociedade brasileira propostas de superação da pobreza extrema e das desigualdades sociais.

As inscrições começam hoje, dia 20 de junho, e vão até o dia 15 de agosto. Para se inscrever é preciso preencher uma ficha disponível on-line e enviar para o e-mail: [email protected]. Três experiências serão premiadas e receberão R$ 10 mil (primeiro colocado), R$ 5 mil (segundo colocado) e R$ 3 mil (terceiro colocado).

Promovido pela Cáritas Brasileira, o Prêmio Odair Firmino reconhece

os e s forços de organ izações , entidades, associações e grupos populares que lutam em defesa e pela melhoria da vida.

A iniciativa é voltada para grupos, organizações sociais, associações e cooperativas, entidades e grupos c o m u n i t á r i o s , t o d o s e l e s d e abrangência local.

Outras informações na página oficial do prêmio: premioodairfirmino.caritas.org.br

Cáritas Brasileira lança IV Prêmio Odair Firmino de Solidariedade

Envio de experiências para o 8º Muticom pode ser feito até 1º de julho

SERVIÇO

“8º Mutirão Brasileiro de Comunicação”Data: De 27 de outubro a 01 de novembro de 2013 – Natal/RNInscrições: www.muticom.com.brInformações: (84) 3615-2800

O prazo para envio de relatos de experiências de comunicação para os Grupos de Trabalho do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) encerra no dia 1º de julho. O participante já inscrito no evento e que desejar apresentar um trabalho, deve enviar o resumo para a equipe acadêmica, através do e-mail: [email protected]. O 8º Muticom vai ser realizado pela primeira vez em Natal (RN), no período de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano, e pretende reunir comunicadores de todo o Brasil, para refletir sobre o tema central “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.

Novo formato para esta edição do Muticom, os

Grupos são distribuídos e m 1 4 t e m á t i c a s . S ã o elas: Rádio Educativa e Comerc ia l , Impressos , Pa s c o m , We b - R á d i o e Web-TV, Redes Sociais e Juventude, Comunicação e Catequese, Assessoria de Comunicação e Promoção de Eventos , Redes de Comunicadores, Formação d e C o m u n i c a d o r e s , Comunicação e Educação, Mulheres na Comunicação, R á d i o s C o m u n i t á r i a s , Te lev i são e Cidadania e C o m u n i c a ç ã o p a r a Crianças.

Pa r a e l a b o r a ç ã o d o resumo, a coordenação do Mutirão disponibil izou algumas normas, que estão no site do encontro (www.muticom.com.br), no link “inscrições”. De modo geral,

o relato da experiência deve conter uma breve introdução, resultados do trabalho e as considerações finais. Podem apresentar experiências, os inscritos no evento, que possuam alguma atividade ou pesquisa exitosa no campo da comunicação, seja na comunidade ou paróquia em que atua. Além dos Grupos de Trabalho, esta edição contará com seminários, que terão assessoria dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Muniz Sodré (UFRJ), Laurindo Lalo Leal Filho (USP), Raquel Paiva (UFRJ), Elson Faxina (UFPR), entre outros.

INSCRIÇÕES

As inscrições para o evento continuam abertas e os

interessados em participar, podem se inscrever no site do encontro. Até o dia 31 de julho, o valor da inscrição será R$ 100, e, após este período, passará para R$ 130.

SOBRE O MUTIRÃO

O s m u t i r õ e s s ã o promovidos a cada dois anos, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e buscam refletir sobre os meios e processos

de comunicação, tanto na Igreja, quanto na sociedade. Este ano, além da CNBB, são promotores do evento, a Signis Brasil e Arquidiocese de Natal, em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): S u p e r i n t e n d ê n c i a d e Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro A c a d ê m i c o B e r i l o Wanderley e Mestrado em Estudos da Mídia.

Page 16: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 20134

Juventude Caderno Dois

Jovens contam 30 dias para JMJPeregrinos já se preparam para participarda Semana Missionária em Mosqueiro

JMJ RIO2013

No último dia 23, dioceses brasi-leiras contaram os 30 dias para a JMJ com a carreata “Bote Fé na

Jornada Mundial da Juventude”. Em Be-lém, especialmente jovens pertencentes a Comunidades, Movimentos e Pastorais, estiveram presentes.

Thiago Santos, 19 anos, foi à carreata de moto e disse ter sido importante haver uma mobilização desse tipo, por ser um “modo diferente como a JMJ é apresentada para as outras pessoas”. Balões, adesivos e bandeiras enfeitavam os carros e motos participantes

da carreata, que foi da Catedral à Basílica.

SEMANA MISSIONÁRIA

Para dar continuidade às preparações para a Jornada, a próxima atividade será a Semana Missionária, na Ilha de Mosqueiro, entre os dias 15 e 19 de julho. As inscrições para voluntários e peregrinos encerram-se no dia 5 e incluem alimentação, hospedagem e transporte, além do kit da Semana Missionária, com sacola, camisa e boné. Valor: R$ 20,00.

w SÍMBOLO Fiel pinta as cores da juventude no rosto

w EM BELÉM Pe. Rangel conduz a juventude arquidiocesana

w PREPARAÇÃO Paraenses se mobilizam para o encontro mundial no Rio

w SAÍDA Peregrinos exibem a bandeira da JMJ na frente da Catedral w CARREATA Em fileira, automóveis levam a mensagem da Paz às ruas

w CONVITE Juventude determinada convoca novos peregrinos à JMJ

Page 17: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013 5

Juventude

YOUCAT

43 O mundo é porventura produto do acaso?

PRIMEIRA PARTE

Em que cremos

Não. A causa do mundo é Deus, não o acaso. Ele não é um produto de fatores sem sentido, tanto no que concerne à sua origem, como no que diz respeito à sua ordem interna e ao seu fim. [295-301, 317-3, 320]

Os cristãos acreditam que podem ler o manuscrito de Deus na Sua Criação. João Paulo II, em 1985, confrontou os cientistas que falam da totalidade do mundo como um processo casual, sem sentido e sem fim: “Perante este Universo em que estão patentes uma tão complexa organização dos seus elementos e uma tão maravilhosa orientação final na sua existência, falar de acaso seria o mesmo que abdicar de procurar a explicação do mundo tal como se nos apresenta. De fato, isto seria o mesmo que aceitar efeitos sem causa. Tal significaria a renúncia do entendimento humano, que assim rejeitaria o pensamento e a procura de uma solução para os problemas.”

RIO 2013

Em preparação à Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, o jornal Voz de Nazaré realiza seus estudos sobre

o YOUCAT, que é o Catecismo da Igreja Católica escrito para JOVENS que querem saber em que acreditam.

n FONTE: Cidade da Fé

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançará um livro em dois

volumes: O primeiro volume con-tando, de forma temática e com testemunhos, a Peregrinação da Cruz e Ícone de Nossa Senhora pelo Brasil, denominada no país como “Bote Fé”; no segundo vo-lume, constarão nome, paróquia, cidade e algumas mensagens de participantes dessa ação por meio

da Rede Social eCatholicus.Para ter o nome impresso no livro,

os fiéis devem acessar a eCatholicus.com, a rede social da Igreja Católica lançada recentemente pela CNBB em parceria com o CERIS - Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais e a Associação Petras de Promoção da Igreja.

Na rede, após se cadastrar, o usuário deverá buscar pelo perfil do Papa Francisco, localizar o campo para a assinatura e deixar uma mensagem que será encaminhada ao Santo

Francisco receberá obra contando sobre a peregrinação dos Símbolos da JMJ pelo Brasil

Deus é que, para lá do tempo e do espaço, tirou o mundo do nada e chamou todas as coisas à existência. Tudo quanto existe depende de Deus e tem, assim, durabilidade no Ser porque Deus quer que assim seja. [290-292, 316]

A criação do mundo é, de certa forma, uma “obra comum” da Santíssima Trindade. O Pai é o Criador, o omnipotente. O Filho é o sentido e o coração do mundo: “Por Ele e para Ele tudo foi criado.” (Cl 1,16) Só sabemos para que serve o mundo quando conhecemos Cristo; com Ele compreendemos que o mundo tende para um fim: a Verdade, a Bondade e a Beleza do Senhor. O Espírito Santo mantém tudo na existência; Ele é que “dá vida” (Jo 6,63).

44 Quem criou o mundo?

CNBB cria ação de Boas vindas ao Papa

Padre pela CNBB. “Naturalmente nem todas as mensagens poderão ser impressas no livro, apenas algumas que serão selecionadas por uma equipe da CNBB. Mas todos os nomes das pessoas que participarem dessa ação constarão no livro que também indicará a paróquia e a cidade desse fiel”, disse padre Valdeir Goulart, da coordenação da ação. “As mensagens não selecionadas serão disponibilizadas ao Papa por meio eletrônico”, completou padre Valdeir. “As mensagens poderão ser redigidas utilizando apenas 150 (cento e cinquenta) caracteres. “Foi uma maneira que encontramos para otimizar a ação e evitarmos textos longos. Como prevemos uma grande

participação dos fiéis nessa campanha, textos longos dificultariam a ação”, disse Fábio Castro, administrador da rede eCatholicus.

A ação já começou e se encerrará no dia 20 de julho para dar tempo de imprimir os livros e entregá-los ao Papa Francisco. Todos que participaram dos eventos do Bote Fé pelo Brasil estão convidados a participar da Campanha que não é restrita a esse público e sim aberta a todos os que desejarem participar. O livro será entregue em mãos ao Papa Francisco pelo presidente da CNBB e Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno de Assis. O endereço da rede é www.ecatholicus.com.

Caderno Dois

Page 18: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 20136

Festividades Caderno Dois

Fiéis homenageiam São João BatistaCatedral de Belém realiza 15 dias de programação em honra ao santo

ENCERRAMENTO

Com o tema “Coração de Jesus, Porta da Fé”, encerrou no último

dia 24 a Festividade de São João Batista, do Setor de Pas-toral pertencente à Catedral Metropolitana de Belém. A programação iniciou no dia

16, mantendo missas e pro-cissões luminosas diárias. O encerramento, no dia do Santo, foi marcado com mis-sa e procissão às 17h, seguida da missa às 19h. Houve ven-da de comidas regionais e tí-picas juninas.

CONFIRA AS PROGRAMAÇÕES DAS OUTRAS FESTIVIDADES:

Nossa Senhora do Perpétuo SocorroA Festividade de Nossa Senhora

do Perpétuo Socorro continua até o próximo domingo, dia 30. Desde o dia 26, a programação tem arraial festivo com comidas típicas, músicas e danças regionais, após as missas das 19h. No sábado (29),

os jovens são convidados a participar da Caminhada da Juventude. A concentração será a partir das 15h, e saída às 16h. O encerramento da Festividade será no dia 30, com missa às 17h30, seguida de Procissão Luminosa e arraial.

De tema “Como Pedro e Paulo, discípulos missionários do Senhor”. A festividade da Paróquia de São Pedro e São Paulo, no Guamá, segue até o dia 30 de junho, com oração do terço às 6h, novena às 18h, seguida de missa, às 19h.

No d ia 29 , haverá t ra s l ado das imagens dos santos após a mi s sa das 12h, com saída da matriz até o Tucunduba, de onde sairá procissão

no dia seguinte (30), às 7h, no sentido inverso. Após a procissão haverá a missa de encerramento, às 8h30. Dom Teodoro presidirá a Missa das 19h no dia 29.

Das 10h até as 17h do dia 30, o arraial no Portal da Amazônia dará continuidade à programação, com apresentações de grupos folclóricos, danças de quadrilhas e sorteio de bingos. Santa Missa às 19h encerra a Festividade 2013 da Paróquia.

A Comunidade Santo Antônio Maria Zaccaria, pertencente à Paróquia Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, iniciará a Festividade de seu padroeiro no dia 30 de junho, com procissão às 7h30. Até o dia 5 de julho, quando o santo é celebrado, haverá

Adoração Eucarística às 18h, missas às 19h e arraial com atrações musicais, às 20h. No dia do Santo, a Missa Solene será celebrada às 19h. O tema da Festividade neste ano será “Com Santo Antônio Maria Zaccaria, somos promotores da vida em plenitude”.

São Pedro e São Paulo

Santo Antônio Maria Zaccaria

w NA CATEDRAL Saída da procissão de dentro da Igreja da Sé no dia 24

FOTOS: IVAN CARDOSO

w BENÇÃOS Sacerdote abençoa os devotos durante a Santa Missa

w HOMENAGENS Padre Gonçalo presidiu a missa no dia dedicado a São João (acima). Procissão nas ruas da Cidade Velha (ao lado)

Page 19: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013 7

Arquidiocese Caderno Dois

Cerca de 500 fiéis acompa-nharam a missa de institui-ção da Paróquia João Paulo

II, no bairro Curió Utinga, no últi-mo domingo, 23. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metro-politano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que abençoou e desejou muitos frutos à futura Ma-triz, dedicada ao Beato João Paulo II. O momento de oração reuniu muitos sacerdotes, fiéis e mem-bros de comunidades de todas as regiões episcopais.

Por volta das 8h da manhã, os fiéis participaram de uma grande carreata que conduziu a imagem do padroeiro João Paulo II, que saiu da Paróquia Santa Cruz, e de Nossa Senhora de Nazaré, que partiu da Comunidade Sagrada Família. No meio do percurso os cortejos se encontraram e seguiram em direção ao terreno da Paróquia João Paulo II para o início da missa de sua instituição, às 9h.

Na ocasião, marcada por muita emoção, o povo católico pôde conhecer de perto a imagem do

padroeiro, que ficará exposta no altar da nova Igreja. A obra com cerca de 50cm, representa o beato João Paulo II revestido com uma túnica branca e mitra dourada. O Símbolo católico foi doado pelo Padre Paulo Cézar Falcão, Pároco da paróquia Santa Cruz, que mandou confeccionar a obra especialmente para a paróquia.

Para o Diácono José Ventura, o momento vem concretizar mais um desejo de todos os católicos paraenses. “É uma felicidade muito grande para todos nós, principalmente pela aceitação e motivação de toda a comunidade, que vem contribuindo para a realização desse sonho. Esperamos contar sempre com o apoio de todos”, disse.

Ventura conta que as obras seguem a todo o vapor. “Graças a Deus, estamos dando início à construção das paredes do centro social, onde provisoriamente serão realizadas todas as atividades da paróquia”. E adianta que será dado início às missas no terreno a partir deste domingo, sempre às 8h.

Nasce a Paróquia João Paulo IICelebração reúne a comunidade para a implantação da nova paróquia de Belém

INSTITUIÇÃO

w VGGHGG Devota exibe quadro com a foto do padroeiro Beato João Paulo II (acima). Procissão com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e celebração eucarística no terreno onde será construída a igreja matriz (ao lado)

w ESCOLA SANTO EFRÉM Nonato Santos, Nonato Marcelo, Waldomiro Cruz, Márcio Monteiro, Alberto Jorge, Antonio, Gilmar e Walber Milhomem e Iranw NA SANTA MISSA Dom Alberto e a imagem do Beato João Paulo II

IVAN CARDOSO

IVAN CARDOSO JOÃO PARAENSE

IVAN CARDOSO

IVAN CARDOSO

Page 20: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 20138

Fundação Nazaré Caderno Dois

Page 21: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013 9

Panorama Caderno Dois

Ajude a manter a Fundação Nazaré de Comunicação. Ligue para 4006-9200 e seja sócio da Família Nazaré.

Eu agradeço à Nossa Senhora por comemorar meu 87 anos. Mesmo passando por alguns problemas ainda posso ajudar os outros, então só tenho que agradecer”

ELY ARAÚJO GONZAGA DE MENEZES, 87 anos, 29 de junho

Ana Cristina Sidrim FrancoAna Lenise Carvalho de AraújoIlma do Socorro Lima FerreiraLuciano Gomes de OliveiraMarcelo Naif Bahia Ferreira MathiasMarcio Abreu da SilvaMaria Lúcia da Costa FrançaMaria Tereza Cardoso da SilvaRaimundo Ramos de Oliveira JúniorWilma Bahia Lobato

01/7Benvinda dos Santos AlmeidaFátima do Socorro FariasFrancisca Eduarda LisboaJarina MourãoJose Carlos da Silva BatalhaMaria da Graça Cateb BitarMaria de Nazaré Gomes NobreMario Henrique MachadoMichelle Vieira MenezesNilson Costa SouzaSandra Suely Silva de Souza

02/7Ana Zilda Leal CarneiroDeise Rodrigues de SouzaEni do Perpetuo Socorro CorreaJoana Amoras dos SantosMarcos André Henriques MonteiroMaria Batista da SilvaMaria de Fátima da Costa MotaMaria Iracilda Costa de OliveiraMaria do Socorro de Araujo FerreiraNatanael Guerreiro de LimaOswaldo do NascimentoRosilda Oliveira Martins

Rozilda Almeida Batista

03/7Ana Caroline Costa dos SantosCarmem Lucia Leão AlvesEliana Cavalcante Maués SantosEloisa José Miranda de SouzaJose Ribamar dos Santos FonsecaLourdes Maria Gomes da SilvaLuiza da Cunha CarvalhoMaria da Conceição CardosoMaria Marleia ModestoMaria Menezes de SouzaMaria Ribeiro da CruzPaulo Sérgio Azevedo BorgesRosalina do Socorro Garcia Castilho

Selma Oliveira AgrassarVivaldo Amancio Bezerra

04/7Álvaro Fonseca Da CruzAna Maria Costa CorreaEliana Cabral RibeiroFabrÍcia Pinho ConceiçãoGlaucia Izabel Leitão GomesJacirene Souza da SilvaJardes Corrêa CostaJosé Alcântara CruzJose Nazareno Ribamar ScerniMaria de Belém Guimarães RamosMaria de Galiléia Pereira dos Santos LeiteNormelia Maria de Oliveira

Aniversário de Ordenação de Padres e Diáconos Diocesanos28/6 - Pe. Idamor da Mota Júnior29/6 - Pe. Bruno Sechi29/6 - Côn. David Gonzaga Larêdo02/7 - Pe. Ederaldo da Mata Silveira02/7 - Pe. Odorico Raffin

w Aniversário de ordenação dos padres e diáconos diocesanos

29/6 - Pe. Pedro Diocrésio Francisco01/7 - Pe. Albano Ignácio Ternus04/7 - Pe. Antônio José Garcia04/7 - Diác. Edmilson Dias de Souza

w Aniversário natalício de padres e diáconos diocesanos

Minha filha não conseguia engravidar, então decidiu fazer inseminação artificial. Eu não queria e passei a entregar a causa pra Jesus. Houve um Cerco de Jericó na Paróquia de Aparecida e eu participei todos os dias com essa intenção. Orava com muita fé e confiança de que minha filha engravidaria. No encerramento do Cerco,

acordei com fortes dores no pé direito, mesmo assim eu fui. Lá o Senhor me deu a cura dessas dores e, principalmente, a graça que mais desejava. Uma irmã teve uma visualização com o discernimento de que uma mulher presente orava pedindo uma gravidez e que era pra acreditar, que a criança já estava sendo

gerada no ventre de sua mãe. Tomei posse da graça e ela se cumpriu: um mês depois minha filha me disse que estava grávida! Foi uma vitória de Deus. Vitória é o nome da minha neta.

SÔNIA BAHIA 56, aposentada

DIVULGAÇÃO

Testemunho de Fé Envie seu TESTEMUNHO para: [email protected]

Parabéns para você!

aposentada

aposentadaaposentada

Ser santo (4)

Pe. Cláudio Barradas ([email protected])

Cidadela

Nosso trabalho, hoje, aqui, - para mim prazeroso e espero que também para

o leitor - será elencarmos os textos bíblicos do Antigo Testamento em que Deus dá a seu povo a ordem - a ordem, repito, a ordem, nada de pedido ou sugestão - de ser santo.

Para tanto, recorreremos à nova edição brasileira, revista e ampliada, da Bíblia de Jerusalém, Paulus, São Paulo, 2002, sem com isso desmerecer as outras bíblias, ora graças que não poucas, de que disponho.

Encontro-a, pela primeira vez, a menos que não tenha procurado direito, no livro do Êxodo, 19,6. Lá está, dirigida pessoalmente por Deus a Moisés, para ser transmitida, textualmente, à casa de Jacó e aos Israelitas: “Vós sereis para mim um reino de sacerdotes, uma nação santa.”

No Levítico: Em 11, 45: ...”Sereis santos, porque

eu sou santo.” Deus, a Moisés e a Aarão, incumbidos de o dizerem aos Israelitas.

Uma observação: aqui, em meu

colaboradores:”sede santos para mim, porque eu, o Senhor, sou santo, e vos separei dos outros povos, para que sejais meus.”

Na Bíblia tradução ecumênica, edições Loyola: “Pertencei a mim, santos como eu sou santo, eu, o Senhor, e eu vos distingui do meio dos povos para que pertençais a mim.”

É: como dá para ver, quantas traduções, tantas interpretações. Ou, como diz o ditado latino, cuja autoria ignoro: “Tot capita, quot sensus”. Em Português, tradução minha, livre: “quantas cabeças, tantas sentenças.”

Isso aí de cima foi tudo o que encontrei no Antigo Testamento.Se alguém, por acaso, souber de mais, por favor, faça-o chegar ao meu conhecimento. Ficar-lhe-ei agradecidíssimo, agradecimento que se concretizará, verdade, em orações minhas, fervorosas, em sua intenção.

E o Novo Testamento? Há, nele, alguma ordem de Deus nesse sentido?

É o que veremos, prometo, em nossa próxima edição.

nova edição brasileira, revista e

nova edição brasileira, revista e nova edição brasileira, revista e

ampliada, da Bíblia de Jerusalém,

ampliada, da Bíblia de Jerusalém, ampliada, da Bíblia de Jerusalém,

Paulus, São Paulo, 2002, sem com

Paulus, São Paulo, 2002, sem com Paulus, São Paulo, 2002, sem com

isso desmerecer as outras bíblias,

isso desmerecer as outras bíblias, isso desmerecer as outras bíblias,

ora graças que não poucas, de que

ora graças que não poucas, de que ora graças que não poucas, de que

Encontro-a, pela primeira vez,

Encontro-a, pela primeira vez, Encontro-a, pela primeira vez,

a menos que não tenha procurado

a menos que não tenha procurado a menos que não tenha procurado

direito, no livro do Êxodo, 19,6.

direito, no livro do Êxodo, 19,6. direito, no livro do Êxodo, 19,6.

Lá está, dirigida pessoalmente por

Lá está, dirigida pessoalmente por Lá está, dirigida pessoalmente por

Deus a Moisés, para ser transmitida,

Deus a Moisés, para ser transmitida, Deus a Moisés, para ser transmitida,

colaboradores:”sede santos para

colaboradores:”sede santos para colaboradores:”sede santos para

autoria ignoro: “Tot capita, quot

autoria ignoro: “Tot capita, quot autoria ignoro: “Tot capita, quot

sensus”. Em Português, tradução

sensus”. Em Português, tradução sensus”. Em Português, tradução

minha, livre: “quantas cabeças, tantas

minha, livre: “quantas cabeças, tantas minha, livre: “quantas cabeças, tantas

sentenças.”

sentenças.”sentenças.”

encontrei no Antigo Testamento.

encontrei no Antigo Testamento.encontrei no Antigo Testamento.

Se alguém, por acaso, souber de

Se alguém, por acaso, souber de Se alguém, por acaso, souber de

entender, o futuro “sereis” tem o valor de imperativo: “sede”, ou “devereis ser”.

Em19,2; “Sede santos, porque Eu, Iahweh vosso Deus, sou santo”. Ordem de Deus a Moisés, para ser transmitida “a toda a comunidade dos Israelitas”.

Em 20 ,7 : “vós , porém, vos santificareis e sereis santos, pois eu sou Iahweh vosso Deus”. Sempre

Deus, a Moisés, para que este o transmita aos Israelitas.

Em 20, 26: “sereis consagrados a mim, pois eu, Iahweh, sou santo e vos separei de todos os povos para serdes meus”.

Na Bíblia do Peregrino, versão do saudoso bibl i s ta espanhol Luís Alonso Schokel e de seus

DIVULGAÇÃO

28/6Benigna Belfort de CastroIta VitoriaMaria Inês Lobato RibeiroMaria Irinea Barreto BrasilPedro Paulo Ferreira Monteiro

29/6Efigenia Nery dos Santos SilvaEly Araujo Gonzaga de MenezesLuiza Santana Hendeson SaraivaMaria do Amparo Lopes da SilvaMaria da Gloria do Vale de JesusMaira Santos Matos de MeloMaria Silva FiuzaPaula RochaPaulo Corrêa LazeraPedro Paulo dos SantosSarah Sequeira do Amaral

30/6Adma de Fátima Pamplona da SilvaAldeiza Gomes Falcão de Farias

Page 22: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 201310

A semana Caderno Dois

Horários de Missas na Arquidiocese de Belém

REGIÃO EPISCOPAL DE SANT’ANA

Nossa Senhora da Graça(Catedral)Cidade Velha - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3223-2362/3225-2715

Igreja N. S. das Mercês(Reitoria)Comércio - BelémSábado: 12h e 17hDomingo: 12h e 17hTelefone: 3212-3102

Sant'Ana da CampinaComércio - BelémSábado: 12h (Igreja Matriz) Domingo: 7h (Col. D. Bosco) 9h (Igreja Matriz)Telefone: 3230-3734

São Judas TadeuCondor - BelémSábado: 18hDomingo: 7h e 18hTelefone: 3283-6020 Sta. Terezinha do Menino JesusJurunas - BelémSábado: 6h30 e 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18hTelefone: 3272-2251 Santo Antônio de LisboaBatista Campos - BelémSábado: 6h30, 12h, 17h e 18h30Domingo: 8h, 11h, 17h, 18h30 e 20hTelefone: 3215-7004/ 3222-0097 Santíssima TrindadeCapina - BelémSábado: 16hDomingo: 7h, 10h, 11h30, 17h30 e 19hTelefone: 3215-7007/ 3242-4917 N. S. da ConceiçãoCidade Velha - BelémSábado: 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18h30Telefone: 3215-7006 São JoséUmarizal - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 11h e 19hTelefone: 3230-4916

Santa LuziaJurunas - BelémSábado: 7h, 17h e 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3271-2146

REGIÃO EPISCOPALSANTA MARIA GORETTI

São Pedro e São PauloGuamá - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 18h30Telefone: 3283-6021/3259-0413 São José de QueluzCanudos - BelémSábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 20hTelefone: 3226-2151/ 3226-2612São Domingos de GusmãoTerra Firme - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e 19h30

Telefone: 3253-2656

São MiguelCremação - BelémSábado: 18h30Domingo 7h30, 11h e 18h30Telefone: 3283-6022

Nossa Senhora de FátimaFátima - BelémSábado: 17h30Domingo: 6h45, 8h30, 17h30e 19h30Telefone: 3228-0864

Paróquia Santa Maria GorettiGuamá - BelémDomingo: 9h30 e 18hTelefone: 3283-6023

N. S. de Nazaré (Basílica Santuário)Nazaré - BelémSábado: 7h, 8h30,12h,17hDomingo: 6h30, 8h, 10h,16h30, 18h, 20hTelefone: 4009-8400

São Francisco de Assis(Capuchinhos)São Brás - BelémSábado: 19h30Domingo: 6h, 7h30,9h30,18h, 20hTelefone: 3073-1500

Santo Antônio do TucundubaGuamá - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSANTA CRUZ

Imaculada ConceiçãoCastanheira - BelémSábado: 17hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3277-4642

São SebastiãoSacramenta - BelémSábado e domingo: 7h; 17h e 19hTelefone: 3264-9060/3254-7354

Jesus RessuscitadoMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3277-4643

São Geraldo MagelaVal de Cans - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30 e 18hTelefone: 3257-7950 N. S. do Perpétuo SocorroTelégrafo - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 19hTelefone: 3264-9061

São JorgeMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 17h, 19hTelefone: 3277-4641

São Raimundo NonatoUmarizal - Belém.Sábado e domingo: 6h30 e 18hTelefone: 3277-4644Santa CruzMarco - BelémSábado: 7h e 18h30

Domingo: 7h, 9h, 11h30 e 18h30Telefone: 3277-4640/3276-0941

Nossa Senhora daConceição AparecidaPedreira - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 19hTelefone: 3233-4224/3276-9573

São Francisco XavierMarco - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h, 18hTelefone: 3283-3052

Nossa Senhora Mãeda Divina ProvidênciaVal de Cans - BelémSábado:19hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3257-2388

Sagrada FamíliaCurió Utinga - Belém.Sábado: 7h e 19h30Domingo: 7h, 9h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSÃO JOÃO BATISTA

São João Batista eNossa Senhora das GraçasIcoaraci - Belém.Sábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 10h, 18hTelefone: 3297-7250 São Francisco de AssisTapanã - BelémDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3258-8036

Nossa Senhora de FátimaIcoaraci - BelémSábado: 20hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3297-7251

Jesus Bom SamaritanoTapanã - Belém.Sábado: 7hDomingo: 7h30 e 19h30Telefone: 3033-2004

São Francisco das IlhasCotijuba - BelémSábado: 19h30;Domingo: 8h, 9h30, 19h30Telefone: 3247-1438

Santa EdwigesNova Marambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h30, 18hTelefone: 3279-1654

N. S. Rainha da PazBengui - BelémDomingo: 7h, 9h, 18h30Telefone: 3277-4645Coração Eucarístico de JesusCatalina - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h, 10h e 19h

N. S. da Imaculada ConceiçãoOuteiro - BelémSábado: 8hDomingo: 7hTelefone: 3277-4648N. S. do Bom RemédioConjunto Satélite - BelémSábado: 17h30

Entre em contato com seu pároco ou com a secretaria da sua paró-quia e solicite que nos informem para podermos publicar.

Não encontrou o horário da sua paróquia aqui?

Domingo: 7h, 18h30Telefone: 3289-5355

Natividade de NossoSenhor Jesus CristoConjunto Sideral - BelémDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3288-4250

Santo Antônio de PáduaCoqueiro - AnanindeuaSábado: 19h Domingo: 7h e 18hTelefone: 3237-8350

Santo Afonso de LigórioPratinha - BelémSábado: 19hDomingo: 8h30, 19hTelefone: 3258-1554/3274-8281

Arcanjo São MiguelUna - AnanindeuaSábado: 6h30Domingo: 7h, 20hTelefone: 3234-4674

REGIÃO EPISCOPALMENINO DEUS

N. S. AuxiliadoraAnita Gerosa(Aurá) - AnanindeuaDomingo: 7h e 18hTelefones: 3255-3828

N. S. das VitóriasAlmir Gabriel - Marituba Sábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3256-7655

Sagrado Coração de JesusJúlia Seffer - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 18hTelefone: 3265-5413

Sagrado Coração de JesusDistrito Industrial - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30Telefone: 3255-9475

Menino DeusCentro - Marituba Domingo: 6h, 8h30, 18hTelefone: 3237-8351

N. S. de NazaréColônia - MaritubaDomingo: 9hTelefone: 3279-2624 N. S. das GraçasCentro - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3255-2654N. S. do ÓVila - MosqueiroSábado: 19h30Domingo: 6h30, 9h30, 19h30Telefone: (91) 3771-1278

São Pio XÁguas Lindas - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 10h e 19h

Telefone: 3215-7003

REGIÃO EPISCOPALSÃO VICENTE DE PAULO Cristo ReiGuanabara - AnanindeuaDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3235-1405

Divino Espírito SantoCoqueiro - AnanindeuaSábado: 7hDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3263-0603

Santo Inácio de LoyolaIcui Guajará - AnanindeuaDomingo: 7h, 18hTelefone: 3295-3545

São Lucas EvangelistaGuajará - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3279-2621

Santa TeresinhaÁguas Lindas - AnanindeuaDomingo: 7h30, 18hTelefone: 3245-7440

N. S. de GuadalupeCoqueiro - AnanindeuaSábado: 18h30Domingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3245-7440

Cristo PeregrinoJaderlândia - AnanindeuaDomingo: 19hTelefone: 3237-9891

Santa Paula FrassinettiCidade Nova VI - AnanindeuaSábado: 19h30;Domingo: 6h30, 8h15, 18hTelefone: 3279-2620

Transfiguração do SenhorCuruçambá - AnanindeuaSábado: 18h30, 20hDomingo: 7h30, 19hTelefone: 3286-8570

Santa Rita de CássiaCidade Nova V - Ananindeua.Sábado: 6h30, 17h30Domingo: 6h30, 8h30,17h30, 19h30.Telefone: 3273-3191/ 3273-3310

São Vicente de PauloPaar - AnanindeuaDomingo: 7h, 8h30, 19hTelefone: 3283-8400

São José OperárioConj. Carnaúba, IcuíDomingo: 7h e 18hTelefone: (91) 3295-3545/3031-1172

Nossa Senhora do AmparoCidade Nova 8 - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18h e19h45 (Com. São José)Telefone: 3287-2418

AGENDA DE DOM TEODORO TAVARES

n De 28 de junho a 4 de julho

AGENDA DE DOM ALBERTO CORRÊA

n De 28 de junho a 4 de julho

w Dia 28, sexta-feira 09:00h - Reunião da Pastoral Ecumênica - CúriaAudiências15:30h - Entrevista na TV Aparecida19:00h - Celebração da Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe - Ananindeuaw Dia 29, sábado 12:00h - Celebração da Missa na Igreja de Sant’Ana – Campinaw Dia 30, domingo 09:00h - Celebração da Missa em Boa Vista - Baixo Acará19:30h - Celebração da Missa Igreja Matriz Jesus Bom Samaritanow Dia 1, segunda-feira 08:30h – Reunião sobre Diretório Litúrgico da Arquidiocese - Cúriaw Dia 2, terça-feira, a 4, quinta-feira Retiro com Congregação Religiosa - Santarém

Viagem Pastoral

Os compromissos de Dom Teodoro Mendes Tavares podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Os compromissos de Dom Alberto Taveira podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Page 23: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 2013 11

Fundação Nazaré Caderno Dois

SEXTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista 09h30 - Informe Noticias09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A Voz do Pastor 12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Estação Segurança14h30 - Informe Noticias15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticias15h55 - Plantão RCR16h00 - Frequência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Liturgia das horas - Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - Voz do Pastor 18h15 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Saudade em Versos e Canções22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida 23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SÁBADO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - Voz do Pastor06h30 - Questão de Fé07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Conhecendo Jesus10h00 - Maria de Todos os Povos11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Caminho Aberto15h00 - Criança Evangelizando Criança16h00 - Evangelizando Através do Dizimo

17h00 - Musical Nazaré17h45 - Oração das Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h30 - Musical Mariano18h30 - Preparando a Festa19h00 - Musical Nazaré22h00 - A voz do Pastor22h15 - Domínio jovem23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat DOMINGO

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus,05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - Voz do Pastor06h30 - Preparando a Festa07h00 - SANTA MISSA08h00 - Vem e Segue-me10h00 - Domingo Alegre11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - A Vida e o Tempo 16h00 - As Mais Tocadas17h00 - Raiz do Céu18h00 - Voz do Pastor18h15 - Liturgia das Horas - Vésperas18h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos19h00 - Clássico Nazaré20h00 - Circuito M P B22h00 - A voz do Pastor22h15 - Especial PE. Zezinho23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEGUNDA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h30 - Informe Notícia09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h50 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor

Escute na Rádio Nazaré FM 93,1

05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso 12h00 - A Voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Direito e cidadania16h30 - Informe Notícia17h25 - Informe Notícia17h30 - Liturgia das Horas - Vésperas17h45 - Voz do Pastor 18h00 - Novena Nossa Senhora Perpétuo Socorro18h30 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Família em Ação22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUARTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Educação e Cidadania14h30 - Informe Notícia

15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticia15h55 - Plantão RCR16h00 - Freqüência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Liturgia das horas - Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical21h00 - Orando com Você - Com. Mar adentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUINTA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Entre nós14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da misericórdia15h15 - Igreja em Diálogo15h15 - Musical Nazaré15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Freqüência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Oração das Vésperas18h00 - Voz do Pastor 18h15 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Nazaré21h00 - Orando com Você - Com. Shalon.22h00 - A voz do Pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

Assista na TV Nazaré - Canal 30

12h20 - Cardápio Instrumental 14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Saúde e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h50- Oração do Ângelus17h45 - Liturgia das horas- Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Crescendo na Fé21h00 - Orando com Você - Com. Maíra22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

TERÇA-FEIRA

05h00 - ABERTURA DA EMISSORA

06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 Diálogo Aberto16h00 De Palavras16h30 Fazendo Esperança17h00 Caminhando Na Fé17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Gozoso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Fazendo Esperança20h30 Terra Santa News20h50 Eu Creio21h00 Janela Aberta22h00 Nazaré Notícias22h45 Sinais do Sagrado22h55 Palavra de Vida Eterna23h00 Caminhando Na Fé23h20 Mãe Maria23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

SEXTA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Evangeliza Show03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Diálogo Aberto05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Doloroso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas10h55 Palavra de Vida Eterna11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 De Coração15h30 De Mãos Dadas16h10 Desenho16h30 Fazendo Esperança17h00 Caminhando Na Fé17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Doloroso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Caminho de Evangelização21h00 A Palavra de Deus é Luz21h05 Mãe Maria21h15 Terra Santa News21h40 Palavra de Vida Eterna21h45 Nazaré Notícias22h30 Espaço Cultural23h58 Encerramento da Programação da TV

SÁBADO

00h00 Música Mensagem02h00 De Coração02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Caminho de Evangelização04h00 Espaço Cultural05h00 Evangeliza Show05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Gozoso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Notícias Pastorais07h45 Eu Creio07h50 JMJ08h00 Viola Brasil08h30 Conversa com Meu Povo09h00 Missa no Rio de Janeiro-RJ10h00 Diálogo Aberto

11h00 Pesca Amazônia12h00 Notícias Pastorais12h45 Eu Creio12h50 JMJ13h00 Viagem pela Amazônia13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Pensando Bem15h00 Santa Missa e Adoração em São Paulo-SP16h45 Notícias Pastorais17h30 Terço Gozoso18h00 Especial Musical18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Encantos da Amazônia20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Música Mensagem22h30 Conversa com Meu Povo23h00 Palavra de Vida Eterna23h05 Espaço Cultural23h59 Encerramento da Programação da TV

DOMINGO

00h00 Música Mensagem02h00 Vida Consagrada03h00 Oração e Adoração04h00 Igreja que Sofre04h30 Música Arte e Vida05h30 Igreja no Brasil05h45 JMJ05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Glorioso06h30 Santa Missa Dominical07h30 Conversa com Meu Povo07h55 Palavra de Vida Eterna08h00 Notícias Pastorais08h45 Eu Creio08h50 JMJ09h00 Curados para Amar10h30 Desenho11h00 Pesca Amazônia12h00 Notícias Pastorais12h45 Eu Creio12h50 JMJ13h00 Igreja que Sofre13h30 Encantos da Amazônia14h30 Curados para Amar18h00 Dedo de Prosa19h00 Instrumetal Sesc Brasil20h00 Janela Aberta21h00 Espaço Cultural22h30 Palavra de Vida Eterna22h35 Questão de Fé23h35 Terço Glorioso23h58 Encerramento da Programação da TV

SEGUNDA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Encantos da Amazônia04h00 Oração e Adoração05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Gozoso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz

TERÇA-FEIRA

00h00 Palavra de Vida Eterna00h05 Mulher.com02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Janela Aberta03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Diálogo Aberto05h00 Conversa com Meu Povo05h30 Sobre Todas as Coisas05h45 Palavra de Vida Eterna05h50 Eu Creio05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Doloroso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Sobre Todas as Coisas12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Igreja que Sofre13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Desenho15h00 Novena do Perpétuo Socorro15h40 Sobre Todas as Coisas16h00 De Palavras16h30 Conversa com Meu Povo17h00 Desenho17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Doloroso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Sobre Todas as Coisas20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Igreja que Sofre21h00 Questão de Fé22h00 Nazaré Notícias22h45 Sinais do Sagrado23h00 Conversa com Meu Povo23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

QUARTA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Novena do Perpétuo Socorro03h40 Mãe Maria03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Questão de Fé05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Glorioso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas

11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 Pensando Bem16h00 De Palavras16h30 Fazendo Esperança17h00 Caminhando Na Fé17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Glorioso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Encantos da Amazônia21h00 Vida Consagrada22h00 Nazaré Notícias22h45 Caminhando Na Fé23h00 De Coração23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

QUINTA-FEIRA

00h00 Palavra de Vida Eterna00h05 Mulher.com02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Pensando Bem03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Encantos da Amazônia05h00 Conversa com Meu Povo05h30 Sobre Todas as Coisas05h45 Palavra de Vida Eterna05h50 Eu Creio05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Luminoso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Sobre Todas as Coisas12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Igreja que Sofre13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Desenho15h00 Diálogo Aberto16h00 De Palavras16h30 Conversa com Meu Povo17h00 Desenho17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Luminoso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Sobre Todas as Coisas20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Terra Santa News20h55 Palavra de Vida Eterna21h00 Evangeliza Show22h00 Nazaré Notícias22h45 Sobre Todas as Coisas23h00 Conversa com Meu Povo23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

N o P r o g r a m a PENSANDO BEM, você assiste a debates sobre temas relevantes aos direitos humanos , va lor izando o ser humano e o meio ambiente. A apresentação é da jornalista Linda Ribeiro. Quarta às 15h, com reprise no sábado, às 14h.

IVAN CARDOSO

NAZARÉ EM REVISTA é o programa que traz dicas e orientações sobre o trânsito, educação ambiental e informações sobre os direitos e deveres do cidadão, além de gincanas. Com apresentação de Romildo Rosa. A transmissão é ao vivo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 12h.

IVAN CARDOSO

Ligue: (91) 4006-9251

Page 24: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 28 DE JUNHO A 4 DE JULHO DE 201312

Palavra Final

Quando criança na Macapá da primeira metade da déca-da de setenta (sendo Bispo

Dom José Maritano- um santo entre nós), não dispúnhamos de internet e televisão (a Rede Ama-zônica só chegou por lá em 1978). Na Paróquia de São José, apesar de a Igreja então já respirar os efeitos do Concílio Vaticano II (auge das Co-munidades Eclesiais de Base - CE-BES e do Cursilho de Cristandade, dos quais minha mãe, Líbia Bessa de Castro, atuante na vida da igreja em Macapá, participava), ainda vivia-se as tradições antigas e profundas da fé católica (Festividade de São José - Padroeiro da cidade; Coroação de Nossa Senhora - a grande alegria do mês de maio; Festa da Imaculada Conceição; Natal; Semana Santa etc), tudo simples, bonito e vivido com intensidade e grande participação do povo de Deus.Na adolescência, em fins da década de setenta e início da década de oitenta, toda ela vivida na espiritualidade do Movimento GEN, éramos embalados por poucas, mas belas músicas (É Impossível - Quem é esta sombra tão bela? -Irmão Sol, Irmã Lua - Um certo galileu- No peito eu levo uma cruz). Não existiam músicos católicos famosos como hoje, nem bandas católicas e ou comunidades de vida. Também não tínhamos acesso imediato às notícias do Vaticano e documentos do magistério da Igreja, tudo chegava com bastante atraso e nos era comunicado pelos próprios padres. Nossa vivência espiritual se limitava ao espaço sagrado da centenária Igreja de São José.Lembro bem do dia em que minha mãe contou-nos em família que havia comentado com o então pároco que, no futuro, a Igreja Católica iria utilizar os meios de comunicação para evangelizar, pois o mundo estava se modernizando e tínhamos que sair da circunstância da paróquia para atingir lugares mais longínquos, onde o evangelho ainda não tinha chegado. O padre disse-lhe que isto era um sonho.Os anos passaram e a necessidade de cursarmos a universidade (há época inexistente em Macapá) trouxe-nos para Belém (primeiro as irmãs Nazaré e Socorro, depois Antônio e Francisco e, por fim, eu, papai e mamãe). Em Belém, D. Líbia testemunhou os primórdios da realização do seu sonho. Foi uma das primeiras integrantes da Família Nazaré. Lembro-me quando contou-nos feliz sobre a primeira reunião dos membros coordenada por Dom Zico no Centro de Cultura e Formação Cristã. Não cansava de dizer que a Arquidiocese de Belém estava empreendendo um grande

Fundação Nazaré: Evangelização e Mass Media no Século XXI

Próximos artigos:

Pe. Fábio de Melo

feito em favor da evangelização na Amazônia, sendo pioneira neste sentido.Ela não viveu muito tempo depois disso, mas, o suficiente para ver o seu sonho realizado nos meios de comunicação da Fundação Nazaré, ainda como uma das características do papado de João Paulo II. De fato, com ele, a Igreja Católica verdadeiramente passou a dialogar com o mundo por meio das mass media (tecnologias de media, incluindo a internet, a televisão, os jornais e a rádio, que são usados para comunicação de massa).Sobre a importância dos mass media como instrumentos de evangelização, ainda em 1971 o Papa Paulo VI afirmou que a Igreja “viria a sentir-se culpada diante do seu Senhor”, se não lançasse mão desses instrumentos de evangelização (In Exortação Apostólica EvangeliiNuntiandi, 45). O Beato João Paulo II, por sua vez, definiu os mass media como “o primeiro areópago dos tempos modernos”, declarando que “não é suficiente, portanto, usá-los para difundir a mensagem cristã

e o Magistério da Igreja, mas é necessário integrar a mensagem nesta ‘nova cultura’, criada pelas modernas comunicações” (In Carta Encíclica Redemptoris missio, 37).Estas conclusões verificam-se ainda mais urgentes e importantes nos dias de hoje, seja porque os meios de comunicação influenciam fortemente sobre aquilo que as pessoas pensam sobre a vida, seja porque a experiência humana no século XXI tornou-se uma experiência vivida por meio dos mass media.É certo que os mass media proporcionaram um vertiginoso crescimento da fé católica no mundo inteiro, avivado pela experiência das novas comunidades e dos movimentos eclesiais, cujos

De fato, com ele, a Igreja Católica verdadeiramente passou a dialogar com o mundo por meio das mass media

Caderno Dois

Pe. Reginaldo Manzotti

carismas suscitaram novas vocações sacerdotais, religiosas e consagradas, favorecendo a perpetuação do evangelho, passados mais de dois séculos desde a Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, tudo acessado online por bilhões de pessoas.Em Santa Maria de Belém do Grão Pará e em todas as cidades da Amazônia, podemos assistir em tempo real as catequeses do Papa direto do Vaticano, as principais solenidades do calendário litúrgico presididas pelo Sumo Pontífice, as reuniões das Conferências da CNBB e do Episcopado Latino Americano, assim como todos os eventos da Igreja Católica, local ou mundial, o imensurável Círio de Nossa Senhora de Nazaré, festividades, missas, terço mariano, terço da misericórdia, novenas, homilias, adorações eucarísiticas, enfim, toda a fé católica nos chega pelos meios de comunicação da Fundação Nazaré. Tal nos é possibilitado graças à fidelidade dos abnegados membros da Família Nazaré, missionários pós-modernos que, ao contribuírem com a manutenção dos meios de comunicação da Fundação Nazaré, possibilitam que a Boa Nova chegue aos longínquos lugares pensados pela D. Líbia e vislumbrados pelo Papa João Paulo II.Como católica e membro da Família Nazaré, fiquei sensibilizada ao ouvir Dom Alberto Taveira, em seu programa Conversa com meu povo, pedir ajuda para manter os meios de comunicação da Fundação Nazaré. Lembrei-me do sonho da minha mãe e, como um filme, passou-me toda a minha história desde a infância até hoje, diretamente ligada à história da Igreja em Macapá e em Belém. Pude, então, conscientizar-me sobre a importância desses meios de comunicação da Fundação Nazaré para a minha experiência humana hoje e do compromisso que devo ter com a manutenção desta obra missionária. Finalizo o presente artigo,conclamando todos os católicos desta continental Amazônia a também fidelizar sua contribuição aos mass media da Fundação Nazaré, oportunizando, assim, que o Evangelho de Jesus Cristo continue a ser proclamado pelos telhados.

Irmã Ângela Tutas

MARIA ELISA BESSA DE CASTRO

Evangelização no Terceiro Milênio

Maria Elisa Bessa de CastroMovimento Apostólico da Divina MisercórdiaAdoradores Eucarísticos da Igreja das Mercês

[email protected]

Pe. Giovanni Martoccia

DIVULGAÇÃO