voz de nazaré

24
O clamor da Igreja aos fiéis nesta Quaresma é: "Convertei-vos e crede no Evangelho" (Mc 1, 15). Tempo quaresmal iniciou-se na Quarta-feira de Cinzas, 5, dia em que também foi aberta a CF 2014. CADERNO 2, PÁGINA 5 Convertei-vos e crede! Saiba tudo sobre o tráfico humano, tema da CF 2014 A preocupação da Igreja, dados estatísticos relacionados a esse problema e ação de mafiosos são tratados em reportagem especial. CADERNO 2, PÁGINAS 3 E 4 Novo articulista para a VOZ Professor Ricardino Lassadier é especialista em Filosofia e Teologia e integrará a equipe de articulistas da Palavra Final. CADERNO 2, PÁGINA 11 Carnavais com Cristo proporcionaram diversão e ao mesmo tempo "introduziram" os cristãos no "clima" da Quaresma. CADERNO 2, PÁGINAS 1 E 2 Carnaval com Cristo www.fundacaonazare.com.br ARQUIDIOCESE DE BELÉM PE. FLORENCE DUBOIS FUNDADOR ANO CI - Nº 605 - PREÇO AVULSO: R$1,00 E D D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA D BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014 www.fundacaonazare.com.br PE. FLORENCE DUBOIS FUNDADOR Carnaval com Cristo nos presídios Pela terceira vez consecutiva detentos tiveram um carnaval diferente promovido pela Pastoral Carcerária. CADERNO 2, PÁGINA 1 Arquidiocese promove Jornada Vocacional Encontro acontece neste domingo, 9, no CCFC. Qualquer pessoa interessada pode participar. CADERNO 2, PÁGINA 6 w CINZAS Celebrações em que a Igreja dá início a um tempo de reflexão, penitência e intensas orações para a vivência da Quaresma LUIZ ESTUMANO/ARQUIVO w REVIVER Liberdade com Cristo também no carnaval das casas penais DIVULGAÇÃO

Upload: fundacao-nazare-de-comunicacao

Post on 07-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição de 07 a 13 de Março de 2014

TRANSCRIPT

Page 1: Voz de Nazaré

O clamor da Igreja aos fiéis nesta Quaresma é: "Convertei-vos e crede no Evangelho" (Mc 1, 15). Tempo quaresmal iniciou-se na Quarta-feira de Cinzas, 5, dia em que também foi aberta a CF 2014. CADERNO 2, PÁGINA 5

Convertei-vos e crede!

Saiba tudo sobre o tráfi co humano, tema da CF 2014A p re o c u p a ç ã o d a Igreja, dados estatísticos relacionados a esse problema e ação de

mafiosos são tratados e m r e p o r t a g e m especial.

CADERNO 2, PÁGINAS 3 E 4

Novo articulista para a VOZProfessor Ricardino Lassadier é especialista em Filosofia e Teologia e integrará a equipe de articulistas da Palavra Final. CADERNO 2, PÁGINA 11

Carnavais com Cristo proporcionaram d i ve r s ã o e a o m e s m o t e m p o

"introduziram" os cristãos no "clima" da Quaresma. CADERNO 2, PÁGINAS 1 E 2

Carnaval com Cristo

www.fundacaonazare.com.br

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

PE. FLORENCE DUBOISFUNDADOR

ANO CI - Nº 605 - PREÇO AVULSO: R$1,00

ARQUIDIOCESE DE BELÉM

ARQUIDIOCESE DE BELÉMARQUIDIOCESE DE BELÉM

D O JORNAL CATÓLICO DA FAMÍLIA DBELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014

www.fundacaonazare.com.br

www.fundacaonazare.com.brwww.fundacaonazare.com.br

PE. FLORENCE DUBOIS

PE. FLORENCE DUBOISPE. FLORENCE DUBOIS

FUNDADOR

FUNDADORFUNDADOR

Carnaval com Cristo nos presídiosPe l a t e r c e i r a v e z consecutiva detentos tiveram um carnaval diferente promovido pela Pastoral Carcerária. CADERNO 2, PÁGINA 1

Arquidiocese promove Jornada VocacionalEncontro acontece neste domingo, 9, no C C F C . Q u a l q u e r pessoa interessada pode participar.

CADERNO 2, PÁGINA 6

w CINZAS Celebrações em que a Igreja dá início a um tempo de reflexão, penitência e intensas orações para a vivência da Quaresma

LUIZ ESTUMANO/ARQUIVO

w REVIVER Liberdade com Cristo também no carnaval das casas penais

DIVULGAÇÃO

Page 2: Voz de Nazaré

Fun da do em 5 de ju lho de 1913

FUNDADORPe. Flo ren ce Du bois, bar na bi ta

PRESIDENTEDom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Be lém do Pa ráVICE-PRESIDENTE

Monsenhor Marcelino FerreiraVigário geral da Arquidiocese de Belém do Pa rá

DIRETOR GERALDiácono Antônio Carlos Gomes de Freitas

DIRETORA ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO Marluce Guerreiro Milhomem

DIRETOR DE COMUNICAÇÃO Mário Jorge Alves

DIRETOR DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS Arnaldo Pinheiro

COORDENAÇÃOMarcos Valério (DRT/PA 1516)

CONSELHO DE PROGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO João Car los Pe rei ra

Padre Nilton Cezar ReisPadre Cláudio de Souza BarradasEDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Sérgio Santos (DRT/PA 579)As si na tu ras, dis tri bui ção, ad mi nis tra ção e re da ção

Ave ni da Go ver na dor Jo sé Mal cher, Edi fí cio Pau lo VI, 915CEP: 66055-260, Bair ro Na za ré, Be lém - Pa rá

Te le fo nes: (91) 4006-9200/ 4006-9209. ARQUIDIOCESE DE BELÉM-PARÁ

Fax: (91) 4006-9227Re da ção: (91) 4006-9200/ 4006-9238/

4006-9239/ 4006-9244/ 4006-9245Site: www.fundacaonazare.com.br

E-mail: [email protected] veí cu lo da

Fun da ção Na za ré de Co mu ni ca ção CNPJ nº 83.369.470/0001-54

Im pres so no par que grá fi co de O Li be ral

FUNDAÇÃO NAZARÉ DE COMUNICAÇÃO

Jornalista e professor

Morris West é um autor para o qual os católicos deve-riam prestar mais atenção.

Ele era australiano e chegou a es-tudar no seminário, mas não foi or-denado. Seguiu carreira de profes-sor e vendeu milhões de romances, tratando de temas ligados à Igreja Católica. West foi profético em pelo menos dois de seus títulos.

Numa obra de 1963, depois transformada em livro, apresentou ao mundo um Cardeal que, vindo do bloco comunista, se tornaria Papa. Quinze anos mais tarde, um Cardeal polonês assumiria a barca de Pedro e, com o nome de João Paulo II, ajudaria a transformar o mundo. O livro se chama “As Sandálias do Pescador” e virou filme.

Em 1998, Morris West lançou um livro no qual fala de um prelado argentino vitimado pela ditadura, que é levado a Roma e por pouco (na verdade, por decisão pessoal) não foi eleito Papa. Quando se encontrou com o Pontífice, pediu a ele que cuidasse dos pobres e que fosse, de verdade, um Pastor. Qualquer semelhança com Jorge Mario Bergoglio não seria exatamente mera coincidência.

Esse livro se chama “A Eminência” e tive a graça de terminar a leitura na primeira vez em que fui a Roma. Envolvido pela magia da cidade eterna, depois de haver passado pelas colunas de Berninni e visitado os túmulos papais, no subsolo da basílica Vaticana, comprometi horas de sono, mas acabei de ler o livro cercado pelo ambiente do qual falava o autor.

Deus escolhe as pessoas para enviar sinais ao mundo. É possível que tenha apontado para as mãos de Morris West e acertado que seriam responsáveis por alguns sinais. Pode ser que nada disso tenha acontecido. Afinal, ele escreve ficção e ficção, como todos sabem, é imaginação. Mas se tudo que escreveu for, de fato, fruto da imaginação, é bom reler (ou ler) com mais atenção o trabalho de West.

O cardeal polonês e o prelado argentino

João Carlos [email protected]

Economista e escritor

Continuando a narrativa da se-mana passada, lembro que um grupo de moradores do Conjun-

to Ypiranga, na Braz de Aguiar, man-teve acesa a chama da Comunidade Santa Bernadette, durante alguns anos, até que surgiu a oportunidade de ser adquirida uma casa na Av. Cons. Furta-do, próximo à Quintino Bocaiuva, para Sede da Comunidade Sta. Bernadette. Por feliz graça da vidente de N. S. de Lourdes, essa casa pertencia à Dona Zilda, católica convicta que freqüen-tou diariamente a missa das 6,30hs, na Basílica. Quando sua idade não permitiu mais essa caminhada, este cronista, teve a graça de levar-lhe a Sagrada Comunhão, aos domingos, por diversos anos, até o Senhor levar sua alma para o seu Reino.

O que não poderia imaginar, era que

seus familiares viriam a vender aquele imóvel para a Paróquia de Nazaré, negócio em que a comunidade contou com a boa vontade do Pároco de então, Pe. Silvio Jaques.

Devotos e voluntários da Comunidade estão unindo esforços para que a construção da capelinha de Santa Bernadette, transforme-se numa realidade. Mas é realidade também, o fato de que apenas os moradores das proximidades, que freqüentam a missa dos Domingos às 08:30 hs, estão contribuindo. Porém a comunidade compreende o perímetro da Mundurucús à José Malcher, entre Quintino e Generalíssimo. É necessário que os católicos moradores em todo esse perímetro despertem para esta necessidade.

A Comunidade já está abrindo matricula para as aulas de catequese e diversos idosos moradores, das proximidades, estão usufruindo das celebrações realizadas na Capela provisória.

Quem pude r, co labo re não apenas com donativos, mas também propagando o projeto da Capela que é muito bonito. Será mais um ponto de louvor e adoração a Jesus, através de sua Mãe aparecida em Lourdes à pobre e jovem Bernadette.

Comunidade SantaBernadette (parte 2)

José Pereira [email protected]

Panorama

CHARGE DOANDRÉ ABREU

Comente esta charge: [email protected]

Alegria de ser católico

Engenheiro civil e escritor

55 anos da CAJU

Ivens Coimbra Brandã[email protected]

Encontro Fraterno

BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 20142

Opinião

Refiro-me à Casa da Juventude (CAJU), que no dia 02 de fe-vereiro passado completou 55

anos de fundação. No entanto, co-nhecemos a CAJU ainda jovem, com 18 anos, idos de 1977, quando pe-la primeira vez, eu e minha esposa participamos de um Congresso Ma-rial, em Mosqueiro.

Fomos levados a participar pelo nosso filho mais velho, então militante na Comunidade. Na época, o Congresso Marial reunia jovens estudantes do Colégio Nazaré, e da escola de aplicação da UFPA, o NPI. A técnica aplicada era elaborada pelos próprios jovens militantes, acompanhados pelo incansável Padre Raul. As reuniões preparatórias ocorriam no intervalo entre os turnos da manhã e tarde, de maneira a não comprometer o horário de

estudo. Os Congressos eram realizados no final de semana do Recírio, e já na sexta-feira, desde as 14h, os ônibus que transportariam os jovens já aguardavam em frente ao ‘Nazaré’. O ingresso nos veículos era uma festa. Para muitos, uma ‘festa’ que não teria fim, uma alegria que ecoaria para sempre, em seus corações.

Nossa família foi toda envolvida: o casal e quatro filhos, os dois menores ainda na 2ª infância, mas já lhes eram confiadas tarefas simples, como a distribuição de textos aos participantes. As atividades eram coordenadas por três jovens militantes, não havendo palestras, sendo os temas partilhados por todos. O casal que acompanhava o grupo era adotado pelos participantes como ‘pai’ e ‘mãe’, com a tarefa de dar apoio ‘logístico’, mas sempre envolvido nos trabalhos.

Eu t e r ia mu i to a re la ta r do que vivemos nos nove anos que participamos. No entanto, o refrão da música ‘Reencontrar’, composta por jovens militantes, diz muito mais: “Talvez seja assim: / Tirei minha roupa / me vesti de amor / Te segui sem pudor. / Fui e não vi / Se havia barreiras / Percebi que Teu signo é o amor.”

Eu pretendo viver da maneira mais cristã-católica possível: indo às missas e rezando para que a juventude possua o mesmo reconhecimento e busque a verdadeira felicidade, que é o próprio Cristo.TAMIRES MONTEIRO, 20, técnica em radiologia.

Fazendo jejum, fazendo orações, rezando o terço, participando das missas, ajudando na evangelização das pessoas, passando o máximo do amor de Deus para a família e para o próximo. EDNA NASCIMENTO, 64, aposentada.

Sua voz

Pretendo me tornar um homem mais humilde. Quero ser melhor a cada dia e ser um exemplo de vida para todos os meus irmãos.

LUIZ CLÁUDIO FERNANDES, 25, jornalista.

Como você pretende viver o carnaval mais próximo(a) de Cristo?

Page 3: Voz de Nazaré

ArcebispoBELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014 3

Dom Alberto Taveira CorrêaArcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Conversa com meu povoO tempo é um presente de Deus, quando visto a partir da experiência

humana, pois não significa apenas uma categoria física, mas oportunidade para o crescimento das pessoas. Pra nós cristãos, é ocasião privilegiada para a graça de Deus atuar em nossas vidas, iluminando nossas escolhas e orientando o dia a dia.A Quaresma, apenas iniciada, é uma forma de viver o tempo nas próximas semanas, oferecida pela Igreja aos fiéis. É ainda ocasião para uma Campanha de Opinião Pública, que chamamos “Campanha da Fraternidade”, nossa contribuição para que a sociedade se torne mais fraterna, justa e igualitária. Neste ano de 2014, trataremos de um tema desafiante, o tráfico humano, realidade dolorosa, presente de diversas formas em todas as regiões de nosso país. Para nós, na Amazônia, brote um grito em prol da fraternidade e da superação do mal do tráfico de pessoas, que nos toca bem de perto. Estamos, pois, num “tempo forte” da vida cristã, que faz os dias, em si iguais em seu amanhecer, sol ou chuva, por do sol ou noite, chuva, vento, frio ou calor, se transformarem e adquirirem um colorido diferente. Vem de dentro a possibilidade de aproveitar este período.Quaresma não é tempo de fatos ou fenômenos extraordinários, como muita gente ainda tem receio. Pode até acontecer que algumas pessoas “peguem carona” na Quaresma da Igreja para espalhar o medo ou anúncio de dificuldades ou catástrofes. É bom saber que os dias e as estações continuam do mesmo jeito, que as pessoas ao nosso lado podem não estar nem aí para nossos atos de piedade ou práticas quaresmais. Sentir-se-ão atraídas à vida da Igreja quando virem nosso testemunho coerente de vida cristã. Aí muitas outras pessoas desejarão fazer mortificações e jejuns, dedicarão mais tempo à oração e se converterão ao amor de caridade.Como a Quaresma depende de escolha, nosso convite chegue a todos os cristãos, assim como tantos homens e mulheres de boa vontade, para que abram os corações e as mentes a Jesus Cristo, Senhor e Salvador da humanidade, Caminho, Verdade e Vida. Nele está a fonte de vida e de felicidade. Seu amor misericordioso quer alcançar a todos, sem exceção. Ele não se cansa de perdoar e acolher as pessoas. A Igreja quer ser a Casa da Misericórdia para todas as pessoas, especialmente para quem se sente estropiado e cansado pelas labutas da vida. Jesus convida todos os homens e mulheres a segui-lo, tornando-se discípulos seus. Quem aceita o seu chamado inicia um processo de conversão, que quer dizer mudança de mentalidade, com a consequente mudança de rota na vida. São Paulo descreveu com maestria esta vida nova: “Tendo vós todos rompido com a mentira, que cada um diga a verdade ao seu próximo, pois somos membros uns dos outros. Podeis irar-vos, contanto que não pequeis. Não se ponha o sol sobre vossa ira, e não deis nenhuma chance ao diabo. O que roubava não roube mais;

Enfim, intensificar a prática da oração, em todas as suas formas, é o terceiro exercício com o qual

pelo contrário, que se afadigue num trabalho manual honesto, de maneira que sempre tenha alguma coisa para dar aos necessitados. De vossa boca não saia nenhuma palavra maliciosa, mas somente palavras boas, capazes de edificar e de fazer bem aos ouvintes. Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, com o qual fostes marcados, como por um sinal, para o dia da redenção. Desapareça do meio de vós todo amargor e exaltação, toda ira e gritaria, ultrajes e toda espécie de maldade. Pelo contrário, sede bondosos e compassivos, uns para com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo. Sede, pois imitadores de Deus como filhos queridos. Vivei no amor, como Cristo também nos amou e se entregou a Deus por nós como oferenda e sacrifício de suave odor. A imoralidade sexual e qualquer espécie de impureza ou cobiça nem sequer sejam mencionadas entre vós, como convém a santos. Nada de palavrões ou conversas tolas, nem de piadas de mau gosto: são coisas inconvenientes; entregai-vos, antes, à ação de graças” (Ef 4,25 - 5,4). Para chegar lá, é necessário exercitar-se, e muito! Na Quaresma, os cristãos se dedicam, de forma especial, a três práticas formativas de sua vontade no seguimento de Jesus Cristo, que nos ajudam a assumir a vida nova assim descrita. Relacionamento consigo, com o próximo e com Deus.A primeira delas é chamada de mortificação, abstinência, ou jejum. As três expressões servem para indicar o processo de educação da vontade. Moderar o uso do alimento, escolher práticas que orientem nossos impulsos instintivos. Muitos o fazem por motivos de saúde ou por razões estéticas, enquanto nós desejamos fazê-lo para a educação da vontade e para partilhar o fruto do jejum com as pessoas necessitadas.A segunda tem o nome de esmola, palavra, quem sabe, desgastada, que é o exercício das obras de misericórdia, ações caridosas pelas quais vamos em ajuda do nosso próximo, nas suas necessidades corporais e espirituais. Instruir, aconselhar, consolar, confortar, são obras de misericórdia espirituais, como perdoar e suportar com paciência. As obras de misericórdia corporais consistem em dar de comer a quem tem fome, albergar quem não tem teto, vestir os nus, visitar os doentes e os presos, sepultar os mortos. A esmola dada aos pobres é um dos principais testemunhos da caridade fraterna e também uma prática de justiça que agrada a Deus (Catecismo da Igreja Católica 2447). “Quem tem duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma, e quem tem mantimentos, faça o mesmo” (Lc 3, 11). “Dai antes de esmola do que possuis, e tudo para vós ficará limpo” (Lc 11, 41).

os cristãos se comprometem na Quaresma, abrindo-se para Deus e dedicando tempo e qualidade de relacionamento com o Senhor. Rezar mais e rezar melhor!Rezar mais e rezar melhor!

Rezar mais e rezar melhor!Rezar mais e rezar melhor!

Jejum, esmola e oração

Quaresma é tempo para Deus com jejum partilhado, de dar esmola como ajuda ao próximo e de intensa oração

Page 4: Voz de Nazaré

LiturgiaBELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 20144

nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. 7 Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’” 8 Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua gloria 9 e lhe disse: “Eu te darei tudo isso se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. 10 Jesus lhe disse: “Vai-te embora, satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor teu Deus e somente a ele prestarás culto’”. 11 Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.

B) COMENTÁRIO

A tentação marca o itinerário da vida humana. Ninguém se livra dela, pois o próprio Filho de Deus padeceu tal impacto. O que se requer é pedir a ajuda do Pai, como nos ensina o mestre, para não “cair na tentação” (Pai-nosso/ Lc 11,4).

O tentador tem aqui, o nome

de ‘diabo’, que significa ‘aquele que divide’. Jesus está unido ao Pai (Jo 10,30), e roga pela unidade (Jo 17,20-23). Quem fomenta a discórdia, alimenta a ação diabólica.

O diabo tenta se valendo das necessidades naturais das pessoas: para o frio a tentação é o cobertor; para a sede é a água; e para a fome é a comida. Após uma quaresma de jejum (v 2), o inimigo desafia: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães” (v 3).

Ele afronta Jesus em três tentações: a do poder; a do ter; e a do ser. São três tentações, como as três investidas ao profeta Balaão no Antigo Testamento (Nm 22-24).

Ao p o d e r m i ra c u l o s o de t ransformar s i tuações (pedra=pão), Jesus responde: ‘Não só de pão vive o homem’; e completa: “mas de toda palavra que sai da boca de Deus’(v 4). Há pessoas que dizem não participarem da missa por não

poderem comungar (o pão eucarístico); é uma tentação já que (o pão da palavra) o cristão se nutre da palavra vivificante na liturgia: “Tens palavras de vida eterna” (Jo 6, 68). É melhor nutrir-se por uma das vias ofertadas pelo Senhor, do que falir por inanição. A tentação do ter, está contra os valores da virtude da pobreza. E o pobre é rico na partilha: “quanto menos temos, mais podemos dar” (Teresa de Calcutá). E o “querer ser o tal” é a tentação do orgulho e da autossuficiência, rebatida por Jesus, com veemência (v 10), pois Jesus sabe que o diabo pretende desviar da meta da vida com Deus.

Estamos expostos às tentações.Nem todo o que cita a bíblia

está com Jesus; pode ser a tentação simulando o caminho do bem, pois até o diabo cita a Escritura. Estejamos atentos com as tentações que nos vêm no dia a dia com aparência da verdade.

Formado em Exegese pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma

A) Texto: Mt 4,1-11

1 O Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites e, depois disso, teve fome. 3 Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” 4 Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”. 5 Então o diabo levou Jesus à cidade santa, colocou-o sobre a parte mais alta do templo 6 e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão

Padre Romeu [email protected]

Homilia Dominical

Liturgia da Semanaw Dia 7, sexta-feiraCor (roxo)Primeira leitura (Is 58,1-9a) Responsório (50)Evangelho (Mt 9,14-15)w Dia 8, sábadoCor (roxo)Primeira leitura (Is 58,9b-14) Responsório (85)

Evangelho (Lc 5,27-32)w Dia 9, domingoCor (roxo)Primeira leitura (Gn 2,7-9; 3,1-7) Responsório (85)Segunda leitura (Rm 5,12.17-19)Evangelho (Mt 4,1-11)w Dia 10, segunda-feiraCor (roxo)

Primeira leitura (Lv 19,1-2.11-18) Responsório (18)Evangelho (Mt 25,31-46)w Dia 11, terça-feiraCor (roxo)Primeira leitura (Is 55,10-11) Responsório (33)Evangelho (Mt 6,7-15)w Dia 12, quarta-feira

Cor (roxo)Primeira leitura (Jn 3,1-10) Responsório (50)Evangelho (Lc 11,29-32)w Dia 13, quinta-feiraCor (roxo)Primeira leitura (Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh) Responsório (137)Evangelho (Mt 7,7-12)

07/03 - SEXTA-FEIRA.Beato José Olallo Valdês - Religioso.

Nasceu em Havana, Cuba, 1820, mes-mo depois de sua mãe ter rejeitado fazer aborto devido complicações na gestação. Entretanto ele foi abandonado no orfana-to de São José em Havana. Foi educado

e cresceu em casas de caridade contribuindo para fazer-lhe um homem sério e responsável. Ingressou na Ordem Hospitaleira de São João de Deus. Foi transferido para a cidade de Porto Prínci-pe, hoje Camagüey, onde exerceu a prática da caridade até o fi m de sua vida em 7 de março de 1889. Sua Beatifi cação, gran-de acontecimento em Cuba, se realizou em Camagüey, 2008, presidida pelo cardeal José Saraiva Martins.

08/03 - SÁBADO.São João de Deus - Religioso.

Nasceu em Montemor-o-Novo, Portu-gal, 1495. Depois de sair de casa aos 8 anos, foi pastor de ovelhas e militar. Tenta então voltar para casa, ao saber que seus pais haviam morrido e partiu novamente. Desta vez seu coração cla-

mava por algo que ele não sabia explicar. Então, ao ouvir os sermões de S. João de Ávila, o peso de toda sua vida de pe-cado caiu como uma bomba. Se mortifi cou por muitos anos, foi visto como louco, até recobrar a consciência e fi nalmente fazer a vontade de Deus, construindo um hospital em 1539. E os Irmãos Hospitaleiros são hoje conhecidos pelo mundo.

09/03 - 1º DOMINGO DA QUARESMA.Santa Francisca Romana - Religiosa.

Francisca nasceu em 1384, de uma nobre família romana cristã. Desde jovem, manifes-tou a vocação para uma vida de piedade e penitência. Casou-se com um jovem nobre e

desta santa união teve seis fi lhos. Dedicaram seu tempo à caridade aos pobres e necessitados. Quando a Roma de sua época padecia de fome, miséria, doenças e guerras, perdeu três de seus fi lhos. Após a morte do marido, reuniu algumas de suas amigas, também viúvas, e fundou a Ordem das Irmãs Oblatas Olivetanas de Santa Maria Nova. Morreu, no dia 09 de março de 1440.

10/03 - SEGUNDA-FEIRA.São Simplício - Papa.

Simplício dirigiu a Igreja de 468 a 483, período em que se deu a queda do Império Romano em 476 d.C. quando os hérulos tomaram Roma. Ele revelou larga experiên-cia no serviço da Igreja, conhecera pessoalmente o papa Leão Magno que governou a Igreja de 440 a 461. Simplício velou pela disciplina eclesiástica, pelo serviço ao povo de Deus através da administração dos sacramentos e a pregação. As batalhas em defesa da ortodoxia contra as intrigas dos hereges fo-ram marcantes. Faleceu em Roma, 10 de março de 483.

11/03 - TERÇA-FEIRA.São Constantino - Rei e Mártir.

Constantino fez parte da he-róica história do cristianismo na Escócia. Ele era rei da Cornualha, pequena região da Inglaterra e depois se casou, mas levava uma

vida mundana, desgostando sua esposa e seus súditos. Após ter contato com os ensinamentos de São Colum-bano, converteu-se e se tornou o maior evangelizador de sua pátria e o responsável pela conversão do país. Morreu no dia 11 de março de 598 após ser atacado por um pagão, e se tornou o primeiro mártir escocês.

12/03 - QUARTA-FEIRA DE CINZAS.Santo Inocêncio I - Papa e Confessor

O santo deste dia foi um papa que dirigiu a Igreja nos anos 401- 417, em um longo período e muito

importante na vida eclesial. Teve um pontifi cado operoso e acidentado, durante o qual Roma foi invadida e saqueada pelos bárbaros visigodos. Inocêncio teve lutas acesas con-tra as heresias pelagianas, que pregava a auto-sufi ciência não precisando da Graça de Deus. Também precisou de-fender São João Crisóstomo, que fora injustamente despo-jado do Patriarcado de Constantinopla.

13/03 - QUINTA-FEIRA.São Rodrigo de Córdoba - Sacerdote e Mártir.

Andalúcia em Cordova (Córdo-ba), Espanha. Era um território ocu-pado pelos árabes no século VIII. Rodrigo viveu durante os reinados de Abderramão II e Mohammad I.

Um dia foi interceder em uma briga de dois irmãos seus, um cristão e outro muçulmano, para conseguir a paz entre eles, coisa que ele não conseguiu. Mais tarde o irmão muçulmano espancou-o e o arrastou até o cádir, que era juiz muçulmano, foi pois, acusado de apostasia. Então, condenaram-no a morte por decapitação em 13 de março de 857.

Benedito Otávio ([email protected])

Santos da semana

Page 5: Voz de Nazaré

Numa família, é normal cuidar de quem está necessitado. Não tenhais medo da fragilidade! (27 de fevereiro).

Todos nós, batizados, somos discípulos missionários. Somos chamados a nos tornar um Evangelho vivo no mundo (25 de fevereiro).

Nossa Senhora está sempre ao nosso lado, sobretudo quando o peso da vida se faz sentir com todos os seus problemas (24 de fevereiro).

Nunca percamos a esperança! Deus nos ama sempre, mesmo com os nossos erros e pecados (22 de fevereiro).

A Confirmação é importante para um cristão; dá-nos a força para defender a fé e difundir o Evangelho com coragem (21 de fevereiro).

“Cristãos incoerentes são um escândalo que mata”, diz o Papa

BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014 5

VaticanoPRONUNCIAMENTO

Pontífice diz que quem recebe o Crisma manifesta a sua vontade de ser cristão

O cristão incoerente dá es-cândalo e o escândalo mata - estas as palavras muito for-

tes do Papa Francisco, pronunciadas na última quinta-feira na missa em Santa Marta. Tomando como pri-meiro estímulo da sua homilia um crisma administrado durante a Mis-sa, o Santo Padre afirmou que quem recebe este sacramento manifesta a sua vontade de ser cristão. Quem pensa como cristão deve agir como cristão e apontou a leitura da Carta de S. Tiago:

“Ouvimos o Apóstolo Tiago que

diz a alguns incoerentes, que se envaideciam de serem cristãos, mas exploravam os seus trabalhadores e diz assim: ‘Olhai que o salário que não pagastes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos está a clamar; e os clamores dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor do universo!’ É forte o Senhor”.

“Quem ouve isto até pode pensar que o disse um comunista. Não disse-o o Apóstolo Tiago! É Palavra do Senhor. É a incoerência. E quando não há coerência cristã e se vive com esta incoerência, faz-se o escândalo.

E os cristãos que não são coerentes fazem escândalo”.

Este escândalo de que fala o Papa Francisco começa, desde logo, no tipo de atitude que um cristão deve ter para com os outros: acolher e testemunhar o amor de Deus. E tal como S. Francisco que disse para pregarmos o Evangelho em todo o tempo, se necessário também com as palavras, o Papa Francisco, sem se referir ao “pobrezinho de Assis” concretizou com um exemplo muito parecido e definidor da atitude de coerência que deve ter um cristão:

“Se tu te encontras - imaginemos - perante um ateu e ele diz-te que não crê em Deus, tu podes ler-lhe toda uma biblioteca, onde diz que Deus existe e mesmo provar que Deus existe, mas ele não terá fé. Mas se perante este ateu tu dás testemunho de coerência de vida cristã, alguma coisa começará a trabalhar no seu coração. Será precisamente o teu testemunho aquilo que o levará a esta inquietude, sobre a qual trabalha o Espírito Santo. É uma graça que todos nós, toda a Igreja deve pedir: ‘Senhor, que sejamos coerentes’”.

“Sigo com particular apreensão o que vai acontecendo nestes dias na Venezuela” - afirmou, pouco antes da conclusão da audiência geral, dirigindo a sua atenção àquele país latino-americano que desde há três semanas por uma vaga de violência anti governamental que já causou quinze mortos e 140 feridos.

“Faço votos de que cessem cessem quanto antes as violências e h o s t i l i d a d e s e q u e t o d o o povo da Venezuela, a começar

pelos responsáveis polít icos e inst i tucionais , se empenhem em favorecer a reconci l iação, através do perdão recíproco e de um diálogo sincero, respeitador da verdade e da justiça, capaz de enfrentar temas concretos a favor do bem comum”.

O Papa concluiu o seu apelo rezando a Deus pelas vít imas dos recontros e suas família, pela intercessão de Nossa Senhora de Coromoto, Padroeira da Venezuela.

Papa aos líderes da Venezuela: Favorecei a reconciliação e a justiça

w PAPA Santo Padre pede sensatez aos cristãos em suas ações

DIVULGAÇÃO

“A Cruz está sempre no caminho do cristão”, diz o Papa A Cruz está sempre no caminho

do cristão - esta a principal mensagem do Papa Francisco na missa desta terça-feira em Santa Marta. O Santo Padre concentrou a sua homilia nas perseguições aos cristãos e advertiu que, hoje em dia, existem mais mártires que nos primeiros tempos da Igreja. No Evangelho deste dia S. Marcos diz-nos que Jesus, respondendo a Pedro, afirma que: ‘quem deixar casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou campos por minha causa e por causa do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, no tempo presente, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos…’. Perante isto - observou o Papa Francisco - talvez Pedro tivesse pensado que seguir Jesus fosse uma interessante atividade comercial! Mas Jesus, a todo este

‘ganho’, juntou-lhe também as perseguições:

“Como se dissesse: ‘Sim vocês deixaram tudo e recebereis aqui na terra, tantas coisas: mas com a perseguição!’ Como uma salada com tanto óleo de perseguição: sempre! Este é o ganho do cristão e este é o caminho daquele que quer seguir Jesus, porque é o caminho que Ele fez: Ele foi perseguido! É o caminho do rebaixamento. Aquilo que Paulo disse aos Filipenses: ‘Rebaixou-se. Fez-se homem e rebaixou-se até à morte, morte de cruz’. Esta é precisamente a tonalidade da vida cristã”.

Tal como nas bem-aventuranças - continuou o Santo Padre - em que Jesus nos diz que ‘bem aventurados quando vos insultarem e perseguirem por causa do meu nome’. A perseguição é, portanto,

uma das bem-aventuranças - explicou o Papa, que recordou que logo a seguir à vinda do Espírito Santo os discípulos começaram a pregar e a serem perseguidos: Pedro foi preso, Estevão foi assassinado - ‘o mundo não tolera o anúncio do Evangelho’ - afirmou o Papa Francisco.

“Porque o mundo não tolera a divindade de Cristo. Não tolera o anúncio do Evangelho. Não tolera as Bem-Aventuranças. E assim a perseguição: com as palavras, as calúnias, as coisas que diziam dos cristãos nos primeiros séculos, as difamações, a prisão... Mas nós esquecemos facilmente. Mas pensemos a tantos cristãos, há 60 anos, nos campos, nas prisões dos nazis, dos comunistas... tantos! Por serem cristãos! Mesmo hoje... ‘Mas hoje temos mais cultura e

não existem estas coisas’ Existem! E eu digo-vos que hoje existem mais mártires do que nos primeiros tempos da Igreja”.

“São condenados porque têm uma Bíblia. Não podem fazer o sinal da cruz. E este é um caminho alegre, porque nunca o Senhor nos prova mais do que aquilo do que nós podemos levar. A vida cristã não é uma vantagem comercial, não é um fazer carreira: é simplesmente seguir Jesus! Mas quando seguimos Jesus sucede isto. Pensemos se nós temos dentro de nós a vontade de ser corajosos no testemunho de Jesus. Também pensemos - vai fazer-nos bem - em tantos irmãos e irmãs que hoje - hoje! - não podem rezar juntos, porque são perseguidos; não podem ter o livro do Evangelho ou uma Bíblia, porque são perseguidos”.

Page 6: Voz de Nazaré

Prêmios de Comunicação daCNBB divulgam ganhadores

BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 20146

Igreja no BrasilINCENTIVO

Entre os mais de 50 trabalhos inscritos na edição 2014 dos

Prêmios de Comunicação da CNBB, 15 obras foram selecionadas. Na categoria em que participam, os veí-culos receberão os troféus Margarida de Prata, para o cinema, Clara de Assis, pa-ra a televisão, Dom Helder Câmara, para a imprensa. A cerimônia de entrega dos prêmios será no dia 1º de maio, durante a 52ª Assembleia Geral dos Bis-pos do Brasil, em Apare-cida (SP).

A a s s e s s o r a d a Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB, irmã Élide Fogolari, comenta que a qualidade dos trabalhos que concorram aos prêmios superou as expectativas. De acordo com a religiosa, a premiação vem cumprindo seu papel de incentivar a comunicação à serviço da vida e a promoção dos valores cristãos.

“ A o a n u n c i a r o s vencedores, queremos renovar nossos agradecimentos pela participação de todos. Nos chamou atenção, mais uma vez, a qualidade dos trabalhos inscritos, prova do quanto podemos contar com profissionais trabalhando sério por uma comunicação pautada nos valores humanos, cristãos e éticos, base de uma sociedade democrática e cidadã”, destacou.

SELECIONADOSAs produções foram

ava l i a d a s p o r u m j ú r i constituído por profissionais e pesquisadores nas respectivas áreas. Os trabalhos escolhidos tratam de temas atuais como a pobreza, juventude, fé, questões sociais, povos indígenas, tráfico de pessoas, entre outros.

Em carta enviada aos participantes, assinada pelo arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão, dom Dimas Lara Barbosa, a CNBB agradeceu a todos que enviaram suas produções, motivando para que os veículos prossigam no compromisso com a comunicação cidadã.

CONFIRA OS GANHADORES1. Margarida de Prata - a)

Revelando Sebastião Salgado, documentário de Betse de Paula; b) Por uma questão de justiça, os advogados contra ditadura, documentário de longa-metragem de Sílvio Tendler; c) Rio de Fé: um encontro com Papa Francisco, documentário de longa-metragem de Carlos José Fontes Diegues; d) Às claras, menção honrosa, de Evandro Lima Rodrigues e e) Remoção, menção honrosa, de Mariana Campos da Silva.

2. Clara de Assis - a) A reportagem Visita do Papa Francisco ao Brasil, de Luiz Petry e Equipe, da TV Rede

Qualidade dos trabalhos demonstram preocupação dos profissionais com valores cristãos

Globo b) O documentário Nossa Senhora Aparecida, de Luís Otávio da Silva, da TV Canção Nova e c) Documentário Populações Vulneráveis, de Solange Calmon, da TV Senado.

3. Dom Helder Câmara de Imprensa - a) reportagem História de um refúgio, do jornalista Fernando G e ro n a z z o d e S o u za , publicado na Revista Família Cr i s t ã ; b ) repor tagem Excluídos - Quilombolas / Indígenas / Ciganos, dos jornalistas Maristela Crispim, Fernando Maia, Iracema Sales e Melquíades Júnior,

do Jornal Diário do Nordeste e c) reportagem, da jornalista Júlia Fátima de Jesus Cruz, com a Especial - Jornada Mundial da Juventude, do Jornal da PUC-Rio.

4. Microfone de Prata - a) Entretenimento, Rádio Vida FM, Arquidiocese de Salvador - Programa - Faixa Neojiba; b) Jornalismo, R á d i o R i o M a r , d a Arquidiocese de Manaus - Jornal Primeira Hora; c) Religioso, Rádio 9 de Julho, da Arquidiocese de São Paulo - Programa - Sala Franciscana, d) honrosa, Bíblia Deus com a Gente -

Paulinas Rádio

RECONHECIMENTOCompletando 46 anos, o

prêmio Margarida de Prata é um dos mais antigos. Foi criado em 1967 e já premiou mais de 100 filmes brasileiros entre longas e curtas-metragens e menções especiais. Para o professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e crítico de cinema, Miguel Pereira, os trabalhos selecionados na edição deste ano “têm em comum um olhar generoso sobre os homens e as crenças”.

w PELA VIDA Premiação distinta para os comunidadores a serviço da vida

FOTOS: DIVULGAÇÃO

A Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar de Brasília (DF) promoveu encontro de formação do setor Pré-Matrimonial, no último domingo, dia 23, no auditório da Cúria Metropolitana. Mais de 130 agentes participaram.

A formação c o n t o u c o m o r a ç õ e s , testemunhos e p a l e s t r a , conduzida pelo c a s a l L é o e Dóris, membros da Comis são d o R e g i o n a l Centro-Oeste da Pastoral Familiar. O trabalho realizado n a s c o m u n i d a d e s

Pastoral Familiar realiza formação em Brasília

A diretoria da Sociedade Brasileira de Catequetas (SBCat) esteve reunida em São Caetano do Sul (SP), na segunda-feira, dia 24, para articular as ações propostas pela assembleia de 2013 e preparar o próximo encontro da entidade.

A SBCat foi criada em junho de 2012 e contava com uma liderança provisória. Eleita em junho de 2013, a atual diretoria é composta pelo presidente, padre Eduardo Calandro; a vice-presidente, irmã Rosângela Aparec ida Fontoura ; o secretário, padre Luís Gonzaga Bolinelli; e o tesoureiro, padre Jordélio Siles Ledo.

Durante a assembleia da SBCat de 2013 foram definidos o estatuto e as ações para forta lecer o trabalho pastoral da área de catequese, como o convite

a novos membros, a busca por publicações na área catequética para divulgação e por parcerias com outras sociedades latino-americanas.

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Décio Walker, a SBCat procura, ainda, fomentar o crescimento da reflexão catequética no Brasil, caminhando em sintonia com a Comissão Episcopal.

A próxima assembleia da SBCat acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto deste ano, em São Paulo (SP). Os 17 sócios fundadores e convidados t raba lharão a temát ica “Aval iação do Processo Catequético da Igreja do Brasil para avançar sempre mais”.

Diretoria da SBCat prepara assembleia

da arquidiocese foi partilhado pelos participantes.

O subsecretário adjunto de Pastoral da Conferência Nacional do Bispos do

Brasil (CNBB), padre Francisco de Assis Wloch, presidiu a

missa de encerramento do encontro.

Para este ano, e s tão p rev i s ta s duas formações arquidiocesanas: uma sobre o setor Pós-Matrimonial e outra sobre o setor Casos Especiais. De acordo com a o rg a n i za ç ã o , as datas serão

divulgadas com antecedência.

Matrimonial, no último domingo,

Matrimonial, no último domingo, Matrimonial, no último domingo,

dia 23, no auditório da

dia 23, no auditório da dia 23, no auditório da

Cúria Metropolitana.

Cúria Metropolitana. Cúria Metropolitana.

Mais de 130 agentes

Mais de 130 agentes Mais de 130 agentes

participaram.

participaram.participaram.

A formação

A formação A formação

c o n t o u c o m

c o n t o u c o m c o n t o u c o m

o r a ç õ e s ,

o r a ç õ e s , o r a ç õ e s ,

testemunhos

testemunhos testemunhos

e p a l e s t r a ,

e p a l e s t r a , e p a l e s t r a ,

conduzida pelo

conduzida pelo conduzida pelo

c a s a l L é o e

c a s a l L é o e c a s a l L é o e

Dóris, membros

Dóris, membros Dóris, membros

d a Comis são

da Comis são da Comis são

d o R e g i o n a l

d o R e g i o n a l d o R e g i o n a l

Centro-Oeste da

Centro-Oeste da Centro-Oeste da

Pastoral Familiar.

Pastoral Familiar. Pastoral Familiar.

O trabalho realizado

O trabalho realizado O trabalho realizado

n a s c o m u n i d a d e s

n a s c o m u n i d a d e s n a s c o m u n i d a d e s

da Conferência Nacional do Bispos do

da Conferência Nacional do Bispos do da Conferência Nacional do Bispos do

Brasil (CNBB), padre Francisco

Brasil (CNBB), padre Francisco Brasil (CNBB), padre Francisco

de Assis Wloch, presidiu a

de Assis Wloch, presidiu a de Assis Wloch, presidiu a

missa de encerramento do

missa de encerramento do missa de encerramento do

encontro.

encontro.encontro.

Para este ano,

Para este ano, Para este ano,

e s t ão p rev i s ta s

estão prev i s ta s e s tão p rev i s ta s

duas formações

duas formações duas formações

arquidiocesanas:

arquidiocesanas: arquidiocesanas:

uma sobre o setor

uma sobre o setor uma sobre o setor

Pós-Matrimonial

Pós-Matrimonial Pós-Matrimonial

e outra sobre

e outra sobre e outra sobre

o setor Casos

o setor Casos o setor Casos

Especiais. De

Especiais. De Especiais. De

acordo com a

acordo com a acordo com a

o r g a n i za ç ã o ,

o rg a n i za ç ã o , o rg a n i za ç ã o ,

as datas serão

as datas serão as datas serão

divulgadas com

divulgadas com divulgadas com

antecedência.

antecedência.antecedência.

Page 7: Voz de Nazaré

Igreja no MundoBELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014 7

Eslovênia terá imagem deNossa Senhora Aparecida

PEREGRINA

Uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida se-rá levada para a Eslovênia. O

presidente da Conferência Nacio-nal dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida (SP), cardeal

Raymundo Damasceno Assis, estará no país do leste europeu no dia 2 de março e fará a entronização da ima-gem na Basílica de Nossa Senhora das Dores, no Monastério de Sticno, em Liubliana.

O envio da imagem foi um pedido do embaixador do Brasil na Eslovênia, Gilberto Fonseca Guimarães de Moura, após receber visita de um grupo de eslovenos que participou da Jornada Mundial da Juventude

Rio2013. Em sua carta mensal ao país, o diplomata afirmou que os jovens voltaram “encantados” com o Brasil.

Em setembro, outra imagem de Nossa Senhora Aparecida será levada para Miami, nos Estados Unidos.

Papa pede fi m da violência na Venezuela

O Papa lançou n e s t e s á b a d o , 15 de fevereiro, um novo Tweet c o m o h a s t #prayforpeace (rezar pela paz): “Rezemos pela paz em África, especialmente na República Centro-Afr icana e no Sudão do Sul”

Pelo menos 13 pessoas morreram e 150 ficaram feridas desde o dia 12 de fevereiro, na Venezuela, somando-se ainda vários danos materiais, na sequência dos protestos contra o presidente Maduro, que acusa os

manifestantes de querer promover um golpe de Estado. Leopoldo Lopez, um dos líderes da oposição, foi preso e os protestantes acusam o Governo de usar uma força desproporcionada, pedindo ainda mudanças em questões

como a insegurança, a escassez alimentar ou a inflação.

A presidência da Conferência Episcopal Venezuelana emitiu um comunicado, esta terça-feira, no qual mostra a sua “preocupação” perante o

clima de instabilidade política e social. Os bispos católicos recusam o “uso da força” pelas forças de segurança, nalgumas manifestações, e pedem que o direito a protestar não seja usado para promover a violência e o “vandalismo”.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Em setembro, outra imagem de N. S. Aparecida será levada para Miami, nos EUA

Violência na Venezuela e posição da Igreja

Tweet do Papa: “Rezemos pela paz na África, especialmente na República no Sudão"

Ao final da catequese geral, realizada no dia 26, no Vaticano, o Papa Francisco fez um apelo para que cesse a violência e a hostilidade na Venezuela. “Que todo o povo venezuelano, começando pelos responsáveis políticos e institucionais, se una para favorecer a reconciliação nacional por meio do perdão mútuo e do diálogo sincero, do respeito pela verdade e pela justiça, capazes de fazer frente a questões concretas para o bem comum”, pediu Francisco.

O Papa assegurou sua oração, principalmente, aos que perderam a vida. Convidou os que creem a rezar a Deus e a pedir a materna intercessão de Nossa Senhora de Coromoto, para que o país recupere a paz e a harmonia quanto antes.

COMUNICADONo dia 25, a presidência da

Conferência Episcopal da Venezuela divulgou um comunicado sobre os últimos acontecimentos no país. No texto, os bispos manifestam preocupação e lembram os mortos e feridos. “Os falecidos ou os feridos não pertencem nem ao governo nem à oposição, mas a suas famílias e ao povo da Venezuela, sem distinções”, afirmam. Também pedem orações pelas vítimas e insistem “na necessidade de um encontro sincero, aberto e fraterno que permita o diálogo de todos que compõem a sociedade venezuelana”.

O t e x t o , n a í n t e g r a , e m espanhol, está disponível no site da Conferência Episcopal da Venezuela: www.cev.org.ve.w CONFLITOS Confrontos também na América Latina preocupam

w N. S. APRECIDA é padroeira do Brasil. Festa reúne milhões de pessoas

w ÁFRICA Papa Francisco está preocupado com os conflitos que acontecem em todo o mundo

Page 8: Voz de Nazaré

Nazaré RepórterBELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 20148

J Aniversário

Neste domingo, 9, a diretora administrativa e financeira da Fundação Nazaré de Comunicação, Marluce Milhomem, completa mais um ano de vida. A FNC lhe parabeniza e agradece por todo o trabalho exercido em prol da empresa. Felicidades e muitos anos de vida!

LUIZ ESTUMANO

J Paróquia São Raimundo Nonato

A Paróquia São Raimundo Nonato realizará nos dias 12 e 13 de março, uma formação para tratar da Campanha da Fraternidade 2014, que tem como tema “É para liberdade que Cristo nos libertou”. O objetivo é preparar as pastorais e o público paroquiano, em geral, para a Campanha deste ano.

A Paróquia de São Francisco de Assis, localizada no Tapanã, realizou no dia 4 de março o “Exaltai a Cristo”, com o tema “Deus não nos chamou para impurezas, mas para a santidade”. O evento se iniciou às 7h com a oração do terço, e a programação seguiu durante o dia todo. Pela manhã houve momentos de louvor, dança, encenação sobre santidade, pregações, dinâmica e reunião dos grupos. Durante a tarde, às 14h, foi feita uma animação com os jovens para que, às 14h45, fosse rezado o terço da Santíssima Misericórdia. A finalização do evento ficou por conta da Comunidade Ieshua, com momentos de oração, testemunhos, adoração ao Santíssimo Sacramento e, às 19h, Santa Missa encerrando a programação da Paróquia.

A apresentadora Vera Sampaio está de volta às manhãs da Rádio Nazaré. A assessora de comunicação da Cáritas arquidiocesana está radiante com o retorno. Ela apresenta o programa Novo Tempo, que vai ao ar de 7h às 8h.

J São Francisco de Assis

Aconteceu no dia 15 de fevereiro, de 8h às 12h, na Igreja Matriz da Paróquia Santa Cruz (Av. Almirante Barroso) um encontro com os dizimistas e missionários que fazem parte da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Belém. O evento contou com a presença de 200 missionários tendo momentos de reflexão, louvores e agradecimentos a Deus.

J Encontro da Pastoral do Dízimo

Nos dias 29 e 30 de março, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará - Benedito Nunes - acontecerá o 36º encontro “Curados para Amar’’, promovido pela Comunidade Católica kerygma. Podendo comportar um grande número de pessoas os organizadores do evento contam com a presença de aproximadamente 1.500 pessoas no local diariamente. O público infantil terá um espaço direcionado e será acompanhado por pessoas especializadas na evangelização de crianças. O evento começara às 8h e vai até as 18h, com pausa para o almoço, e contará com a presença do missionário Roberto Tannus. A entrada é franca.

J Curados para Amar

Aconteceu neste 1º de março, na Catedral Santa Maria Mãe de Deus - Castanhal, a comemoração do Jubileu de dez irmãs preciosinas. As irmãs Antonia Selma Araújo Santos, Ir. Carmem Lúcia de Souza Monteiro e a Ir. Maria Conceição Alves festejaram o jubileu de 25 anos - prata. As Irmãs Maria do Carmo Marques Dantas, Ir. Maria Leny Lima Borges e a Ir. Marivalda Silva Ferreira comemoraram o jubileu de rubi - 40 anos. Já a Irmã Azélia Dantas Ribeiro completaram 50 anos de consagração sendo assim o jubileu de ouro. As Irmãs Marieta de Oliveira Borges e Ir. Maria das Graças Godot completaram 60 anos de consagração. Quem celebrou o evento foi Dom Carlos Verzeletti, a partir das 10h.

J Jubileu da Congregação Preciosíssimo Sangue

Foi realizado dia 1° de março, pela Paróquia de São José Operário, o 3° Arrastão de Carnaval com Cristo. O evento aconteceu na Praça do Conjunto Carnaúba, bairro do Icuí, em Ananindeua. A animação foi feita por bandas católicas e evangélicas. Para inovar a festa, cada comunidade se propôs a usar vestimentas de cores diferentes, excluindo o tradicional abadá. O Arrastão de Carnaval com Cristo foi promovido pela Pastoral da Catequese, em parceria com os Ministérios de Música das Comunidades.

J Paróquia São José Operário

J Paróquia do Divino Espírito Santo

A Paróquia do Divino Espírito Santo, localizada na Arterial 18, Cidade Nova 4, em Ananindeua, informa que ocorreu uma mudança no horário da missa da noite, por questões de segurança. A Santa Missa que antes era celebrada às 19h, passa a ser celebrada às 18h.

J Combate ao HPV

Começa no próximo dia 10 de março a campanha de imunização contra o vírus do papiloma, vírus mais conhecido como (HPV). A vacina será oferecida gratuitamente, a partir dessa data, para meninas de 11 a 13 anos, nascidas entre 1 ºde janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2003. A ideia é prevenir, antes que tenham contato com o vírus, para que a eficiência não seja maior. A Universidade do Estado Para é uma das instituições parceiras da Sesma nesta campanha de prevenção.

J Exposição “Carnaval das Àguas”

Carnaval nas ilhas do Pará se transforma em exposição. O tradicional carnaval que ocorre no município de Cametá e no Rio Tocantins inspirou a exposição “Carnaval das Àguas”, que é uma produção de técnicas em aquarela, vídeos, fotografias, fantasias e máscaras dos mestres de carnaval. A exposição faz parte do projeto de extensão desenvolvido pela Faculdade Estácio (FAP), desde 2012, em vários municípios do Estado do Pará que têm o nome de “Cartografias Amazônicas”. A exposição segue até segunda-feira, 10, no 3° piso do Shopping Boulevard, na Avenida Doca de Souza Franco.

Foi prorrogada para o dia 15 deste mês o período de visitações à exposição “ Dalcidio Jurandir - barro do principio do mundo’’. A mostra é resultado de levantamento biográfico sobre o escritor feito pelos estudantes do curso de Letras da Universidade da Amazônia (Unama).

A paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, localizada na Cidade Nova I, WE 10b, em Ananindeua, promoveu o curso “Bíblia em Comunidade - Visão Global”, que se iniciou no domingo, 2, às 8h. A aula inaugural foi o tema “Dei Verbum”. O curso será ministrado durante dois domingos por mês. Para mais informações e inscrições: 3245-7440.

J Exposição

J Curso bíblico

J Recital Johann Sebastian Bach, no Centur

Será realizado no dia 13, na Fonoteca do Centur, 3° andar, “O recital Johann Sebastian Bach”, às 17h. Será um duo entre piano e violino feito pelos musicistas Tinoko Costa e Lukas Henrique. A entrada é gratuita.

J Oficina: A literatura e o Cinema Brasileiro

Estão abertas, até amanhã, 8, as inscrições para a Oficina “A literatura e o Cinema Brasileiro”, com Felipe Cruz, da Associação Paraense de Jovens de Críticos de Cinema. A oficina que ocorre do dia 11 a 13 de março, objetiva a reflexão comparativa, crítica e estética entre a produção cinematográfica e literária, no Brasil. As inscrições são gratuitas e presenciais e podem ser feitas de 10h às 19h, no SESC Boulevard, na Avenida Boulevard Castilho França, Campina. Mais informações: 3224-5654.

J VII Encontro Despertai

O Grupo de Oração Servos Missionários promoveu a partir do dia 1º, na Paróquia São Pio X, o VII Encontro “Despertai”. O evento foi mais uma opção para os católicos que desejavam passar um carnaval diferente, ao lado de Jesus. O Despertai aconteceu na Matriz da Paróquia, que fica na Br 316, Km 6, em frente ao 6º Batalhão da Polícia Militar. Adoração, Missas, pregações e visitas missionárias fizeram parte da programação que se encerrou com a Missa e imposição das Cinzas, na quarta-feira, 5.

J De volta

Page 9: Voz de Nazaré

Fundação NazaréBELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014 9

QUINTA - FEIRA

04h00 - ABERTURA DA EMISSORA04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial PE. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos06h00 - A Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Musical Mensagem08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão RCR09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Entre nós14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da misericórdia15h15 - Musical Nazaré15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Freqüência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Oração das Vésperas18h00 - A Voz do Pastor 18h15 - Oração do Terço - Mistérios Luminosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical Nazaré21h00 - Orando com Você - Com. Shalon.22h00 - A voz do Pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEXTA - FEIRA

04h00 - ABERTURA DA EMISSORA04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial PE. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Musical Mensagem08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h30 - Informe Noticias

09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor 12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Estação Segurança14h30 - Informe Noticias15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticias15h55 - Plantão R C R16h00 - Freqüência Musical16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Liturgia das horas - Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - Voz do Pastor 18h15 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Saudade em Versos e Canções22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida 23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SÁBADO

04h00 - ABERTURA DA EMISSORA04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial PE. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - Voz do Pastor06h30 - Questão de Fé07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Musical Mensagem 08h00 - Conhecendo Jesus10h00 - Maria de Todos os Povos11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Caminho Aberto15h00 - Criança Evangelizando Criança16h00 - Evangelizando Através do Dizimo17h00 - Musical Nazaré17h45 - Oração das Vésperas17h55 - Oração do Ângelus18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h30 - Musical Mariano18h30 - Preparando a Festa19h00 - Musical Nazaré22h00 - A voz do Pastor22h15 - Domínio jovem23h50 - Mensagem de Encerramento00h00 - Rede Milícia Sat

DOMINGO

04h00 - ABERTURA DA EMISSORA04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial Pe. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor

04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial Pe. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos06h00 - A Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Musical Mensagem08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h30 - Informe Notícia09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h50 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h20 - Cardápio Instrumental 14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Saúde e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h50- Oração do Ângelus17h45 - Liturgia das horas- Vésperas18h00 - Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gozosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Crescendo na Fé21h00 - Orando com Você - Com. Maíra22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

TERÇA - FEIRA

04h00 - ABERTURA DA EMISSORA04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial Pe. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Dolorosos06h00 - A Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Musical Mensagem08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso

12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Notícia15h55 - Plantão R C R16h00 - Direito e cidadania16h30 - Informe Notícia17h25 - Informe Notícia17h30 - Liturgia das Horas - Vésperas17h45 - Voz do Pastor 18h00 - Novena Nossa Senhora Perpétuo Socorro18h30 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Família em Ação22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

QUARTA - FEIRA

04h00 - ABERTURA DA EMISSORA04h00 - Lírio Mimoso04h05 - Especial Pe. Zezinho05h05 - Cura-me Senhor05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor 06h15 - Forrozinho da fé06h30 - A Bíblia ao alcance de todos06h55 - Prestando Contas - Governo do Estado07h00 - Jornal Brasil Hoje07h30 - Bom dia Belém - Prefeitura de Belém07h35 - Musical Mensagem08h00 - Igreja Ponto a ponto08h55 - Plantão R C R09h00 - Nazaré em revista 09h55 - Plantão RCR10h30 - Informe Notícia11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do Pastor12h15 - Cardápio Instrumental13h30 - Informe Notícia14h00 - Freqüência Musical14h30 - Informe Notícia15h00 - Terço da Misericórdia15h30 - Informe Noticia15h55 - Plantão RCR16h00 - Educação e Cidadania16h30 - Informe Notícia17h30 - Informe Notícia17h45 - Liturgia das horas - Vésperas18h00 - A Voz do Pastor18h15 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos18h40 - Musical Mariano19h00 - Voz do Brasil20h00 - Musical21h00 - Orando com Você - Com. Mar adentro.22h00 - A voz do pastor22h30 - Jornal RNA23h00 - Programa Salmos ao Deus da Vida23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

05h10 - Oração do Ângelus05h15 - Liturgia das horas - Láudes 05h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos06h00 - A Voz do Pastor06h30 - Preparando a Festa07h00 - SANTA MISSA08h00 - Vem e Segue-me10h00 - Domingo Alegre11h55 - Momento de Oração - Oração do Ângelus, Pai - nosso12h00 - A voz do pastor12h15 - Cardápio Instrumental14h00 - A Vida e o Tempo 16h00 - As Mais Tocadas17h00 - Raiz do Céu18h00 - Voz do Pastor18h15 - Liturgia das Horas - Vésperas18h30 - Oração do Terço - Mistérios Gloriosos19h00 - Clássico Nazaré20h00 - Circuito M P B22h00 - A voz do Pastor22h15 - Especial PE. Zezinho23h50 - Mensagem de Encerramento 00h00 - Rede Milícia Sat - Igreja no Rádio

SEGUNDA - FEIRA

04h00 - ABERTURA DA EMISSORA

05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Gozoso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 Diálogo Aberto16h00 De Palavras16h30 Fazendo Esperança17h00 Caminhando Na Fé17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Gozoso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Fazendo Esperança20h30 Terra Santa News20h50 Eu Creio21h00 Janela Aberta22h00 Nazaré Notícias22h45 Sinais do Sagrado22h55 Palavra de Vida Eterna

SEXTA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Evangeliza Show03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Diálogo Aberto05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Doloroso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas10h55 Palavra de Vida Eterna11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 De Coração15h30 De Mãos Dadas16h10 Desenho16h30 Fazendo Esperança17h00 Caminhando Na Fé17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Doloroso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Clip Show21h00 A Palavra de Deus é Luz21h05 Mãe Maria21h15 Terra Santa News21h40 Palavra de Vida Eterna21h45 Nazaré Notícias22h30 Espaço Cultural

SÁBADO

00h00 Música Mensagem02h00 De Coração02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Clip Show04h00 Espaço Cultural05h00 Evangeliza Show05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Gozoso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Notícias Pastorais07h45 Eu Creio07h50 Maria de Todos os Povos08h00 Missa no Rio de Janeiro-RJ09h00 Viola Brasil09h30 Conversa com Meu Povo10h00 Diálogo Aberto11h00 Pesca Amazônia12h00 Notícias Pastorais12h45 Eu Creio

12h50 Maria de Todos os Povos13h00 Viagem pela Amazônia13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Santa Missa e Adoração em São Paulo-SP15h45 Pensando Bem16h45 Notícias Pastorais17h30 Terço Gozoso18h00 Especial Musical18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Encantos da Amazônia20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Música Mensagem22h30 Conversa com Meu Povo23h00 Palavra de Vida Eterna23h05 Espaço Cultural23h59 Encerramento da Programação da TV

DOMINGO

00h00 Música Mensagem02h00 Vida Consagrada03h00 Clip Show04h00 Igreja que Sofre04h30 Música Arte e Vida05h30 Igreja no Brasil05h45 Maria de Todos os Povos05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Glorioso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Notícias Pastorais07h45 Eu Creio07h50 Maria de Todos os Povos08h00 Santa Missa Dominical -378 Anos de Belém-Pa ao vivo - Catedral de Belém-Pa09h00 Desenho09h30 Viagem pela Amazônia10h00 Especial Belém 378 Anos11h00 Pesca Amazônia12h00 Notícias Pastorais12h45 Eu Creio12h50 Maria de Todos os Povos13h00 Igreja que Sofre13h30 Igreja no Brasil13h40 Encantos da Amazônia14h40 Ângelus14h55 Palavra de Vida Eterna15h00 Vida Consagrada16h00 Palavra de Vida Eterna16h05 Dedo de Prosa17h00 Missa Santuário Nacional de Aparecida18h00 Desenho18h30 Terço Glorioso18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Instrumetal Sesc Brasil20h00 Especial Belém 378 Anos21h00 Espaço Cultural22h30 Palavra de Vida Eterna22h35 Questão de Fé23h35 Terço Glorioso23h58 Encerramento da Programação da TV

SEGUNDA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Encantos da Amazônia04h00 Clip Show05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança

23h00 Caminhando Na Fé23h20 Mãe Maria23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

TERÇA-FEIRA

00h00 Palavra de Vida Eterna00h05 Mulher.com02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Janela Aberta03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Diálogo Aberto05h00 Conversa com Meu Povo05h30 Sobre Todas as Coisas05h45 Palavra de Vida Eterna05h50 Eu Creio05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Doloroso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Sobre Todas as Coisas12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Igreja que Sofre13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Desenho15h00 Novena do Perpétuo Socorro15h40 Sobre Todas as Coisas16h00 De Palavras16h30 Conversa com Meu Povo17h00 Desenho17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Doloroso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Sobre Todas as Coisas20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Igreja que Sofre21h00 Questão de Fé22h00 Nazaré Notícias22h45 Sinais do Sagrado23h00 Conversa com Meu Povo23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

QUARTA-FEIRA

00h00 A Palavra de Deus é Luz00h05 Mulher.com02h30 Caminhando Na Fé02h45 A Palavra de Deus é Luz02h50 Palavra de Vida Eterna03h00 Novena do Perpétuo Socorro03h40 Mãe Maria03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Questão de Fé05h00 Caminhando Na Fé05h15 A Palavra de Deus é Luz05h20 Palavra de Vida Eterna05h25 Fazendo Esperança05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Glorioso06h30 Caminhando Na Fé06h45 A Palavra de Deus é Luz06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna

08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Desenho12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Fazendo Esperança13h30 Caminhando Na Fé13h45 A Palavra de Deus é Luz13h50 Mãe Maria14h00 Família em Foco15h00 Pensando Bem16h00 De Palavras16h30 Fazendo Esperança17h00 Caminhando Na Fé17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Glorioso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Caminhando Na Fé20h00 Encantos da Amazônia21h00 Vida Consagrada22h00 Nazaré Notícias22h45 Caminhando Na Fé23h00 De Coração23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

QUINTA-FEIRA

00h00 Palavra de Vida Eterna00h05 Mulher.com02h30 Conversa com Meu Povo03h00 Pensando Bem03h55 Palavra de Vida Eterna04h00 Encantos da Amazônia05h00 Conversa com Meu Povo05h30 Sobre Todas as Coisas05h45 Palavra de Vida Eterna05h50 Eu Creio05h55 Consagração a Nª Sª de Nazaré05h58 Abertura da Programação da TV06h00 Terço Luminoso06h30 Conversa com Meu Povo06h55 Palavra de Vida Eterna07h00 Santa Missa08h00 Palavra de Vida Eterna08h05 Mulher.com10h15 De Mãos Dadas11h00 Atelier na TV11h45 Sobre Todas as Coisas12h00 Nazaré Notícias12h45 Desenho13h00 Igreja que Sofre13h30 Conversa com Meu Povo14h00 Desenho15h00 Diálogo Aberto16h00 De Palavras16h30 Conversa com Meu Povo17h00 Desenho17h15 Sinais do Sagrado17h30 Terço Luminoso18h00 Santa Missa18h55 Palavra de Vida Eterna19h00 Nazaré Notícias19h45 Sobre Todas as Coisas20h00 Conversa com Meu Povo20h30 Terra Santa News20h55 Palavra de Vida Eterna21h00 Evangeliza Show22h00 Nazaré Notícias22h45 Sobre Todas as Coisas23h00 Conversa com Meu Povo23h30 Boas Notícias23h58 Encerramento da Programação da TV

O programa QUESTÃO DE FÉ busca refletir sobre os assuntos do dia a dia e da vida cristã, com formato de entrevistas, com estudiosos de diversos assuntos referentes à fé católica. É apresentado pelo Pe. André Teles, toda terça, às 21h.

O p rog rama I G R E J A PONTO A PONTO tem o objetivo deixar você por dentro do calendário litúrgico da semana. O ouvinte acompanha a Igreja de ponto a ponto com notícias, entrevistas, mensagens e mús i ca s re f l ex i va s . É apresentado pelo Pe. Nilton Reis, de segunda a sexta, às 8h.

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Escute na Rádio Nazaré FM 91.3 Ligue: (91) 4006-9251

Assista na TV Nazaré - Canal 30

Page 10: Voz de Nazaré

A SemanaBELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 201410

Horários de Missas na Arquidiocese de Belém

REGIÃO EPISCOPAL DE SANT’ANANossa Senhora da Graça(Catedral)Cidade Velha - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 19hTelefone: 3223-2362/3225-2715

Igreja N. S. das Mercês(Reitoria)Comércio - BelémSábado: 12h e 17hDomingo: 12h e 17hTelefone: 3212-3102

Sant'Ana da CampinaComércio - BelémSábado: 12h (Igreja Matriz) Domingo: 7h (Col. D. Bosco) 9h (Igreja Matriz)Telefone: 3230-3734

São Judas TadeuCondor - BelémSábado: 18hDomingo: 7h e 18hTelefone: 3283-6020 Sta. Terezinha do Menino JesusJurunas - BelémSábado: 6h30 e 18h30Domingo: 6h30, 8h30 e 18hTelefone: 3272-2251 Santo Antônio de LisboaBatista Campos - BelémSábado: 6h30, 12h, 17h e 18h30Domingo: 8h, 11h, 17h, 18h30 e 20hTelefone: 3215-7004/ 3222-0097 Santíssima TrindadeCampina - BelémSábado: 16hDomingo: 7h, 10h, 11h30, 17h30 e 19hTelefone: 3215-7007/ 3242-4917 N. S. da ConceiçãoCidade Velha - BelémSábado: 18h30Domingo: 7h00, 9h00 e 18h00Telefone: 3215-7006 São JoséUmarizal - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 11h e 19hTelefone: 3230-4916

Santa LuziaJurunas - BelémSábado: 7h, 17h e 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3271-2146

REGIÃO EPISCOPALSANTA MARIA GORETTISão Pedro e São PauloGuamá - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h e 18h30Telefone: 3283-6021/3259-0413 São José de QueluzCanudos - BelémSábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 20hTelefone: 3226-2151/ 3226-2612

São Domingos de GusmãoTerra Firme - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30 e 19h30Telefone: 3253-2656

São MiguelCremação - BelémSábado: 18h30Domingo 7h30, 11h e 18h30Telefone: 3283-6022

Nossa Senhora de FátimaFátima - BelémSábado: 17h30Domingo: 6h45, 8h30, 17h30e 19h30Telefone: 3228-0864

Paróquia Santa Maria GorettiGuamá - BelémDomingo: 9h30 e 18hTelefone: 3283-6023

N. S. de Nazaré (Basílica Santuário)Nazaré - BelémSábado: 7h, 8h30,12h,17hDomingo: 6h30, 8h, 10h,16h30, 18h, 20hTelefone: 4009-8400

São Francisco de Assis(Capuchinhos)São Brás - BelémSábado: 19h30Domingo: 6h, 7h30,9h30,18h, 20hTelefone: 3073-1500

Santo Antônio do TucundubaGuamá - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h e 19h30Telefone: 3274 -9001

REGIÃO EPISCOPALSANTA CRUZImaculada ConceiçãoCastanheira - BelémSábado: 17hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3277-4642

São SebastiãoSacramenta - BelémSábado e domingo: 7h; 17h e 19hTelefone: 3264-9060/3254-7354

Jesus RessuscitadoMarambaia - BelémSábado: 18hDomingo: 8h e 18hTelefone: 3277-4643

São Geraldo MagelaVal de Cans - BelémSábado: 19hDomingo: 7h30 e 18hTelefone: 3257-7950 N. S. do Perpétuo SocorroTelégrafo - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30 e 19hTelefone: 3264-9061

São JorgeMarambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 17h, 19hTelefone: 3277-4641

São Raimundo NonatoUmarizal - Belém.Sábado e domingo: 6h30 e 18hTelefone: 3277-4644

Santa CruzMarco - BelémSábado: 7h e 18h30Domingo: 7h, 9h, 11h30 e 18h30

Telefone: 3277-4640/3276-0941Nossa Senhora daConceição AparecidaPedreira - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 19hTelefone: 3233-4224/3276-9573

São Francisco XavierMarco - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3283-3052

Nossa Senhora Mãeda Divina ProvidênciaVal de Cans - BelémSábado:19hDomingo: 7h e 19hTelefone: 3257-2388

Sagrada FamíliaCurió Utinga - Belém.Sábado: 7h e 19h30Domingo: 7h, 9h e 19h30

REGIÃO EPISCOPALSÃO JOÃO BATISTASão João Batista eNossa Senhora das GraçasIcoaraci - Belém.Sábado: 6h30 e 20hDomingo: 7h, 10h, 18hTelefone: 3297-7250 São Francisco de AssisTapanã - BelémDomingo: 7h e 18h30Telefone: 3258-8036

Nossa Senhora de FátimaIcoaraci - BelémSábado: 20hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3297-7251

Jesus Bom SamaritanoTapanã - Belém.Sábado: 7hDomingo: 7h30 e 19h30Telefone: 3033-2004

São Francisco das IlhasCotijuba - BelémSábado: 19h30;Domingo: 8h, 9h30, 19h30Telefone: 3247-1438

Santa EdwigesNova Marambaia - BelémSábado: 19hDomingo: 7h, 9h30, 18hTelefone: 3279-1654

N. S. Rainha da PazBengui - BelémDomingo: 7h, 9h, 18h30Telefone: 3277-4645

Coração Eucarístico de JesusCatalina - BelémSábado: 19h30Domingo: 7h, 10h e 19h

N. S. da Imaculada ConceiçãoOuteiro - BelémSábado: 8hDomingo: 7hTelefone: 3277-4648

N. S. do Bom RemédioConjunto Satélite - BelémSábado: 17h30Domingo: 7h, 18h30

Entre em contato com seu pároco ou com a secretaria da sua paróquia e solicite que nos informem para podermos publicar.

Não encontrou o horário da sua paróquia aqui?

Telefone: 3289-5355Natividade de NossoSenhor Jesus CristoConjunto Sideral - BelémDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3288-4250

Santo Antônio de PáduaCoqueiro - AnanindeuaSábado: 19h Domingo: 7h e 18hTelefone: 3237-8350

Santo Afonso de LigórioPratinha - BelémSábado: 19hDomingo: 8h30, 19hTelefone: 3258-1554/3274-8281

São Miguel ArcanjoUna - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30 e 19hTelefone: 3234-4674

REGIÃO EPISCOPALMENINO DEUSN. S. AuxiliadoraAnita Gerosa(Aurá) - AnanindeuaDomingo: 7h e 18hTelefones: 3255-3828

N. S. das VitóriasAlmir Gabriel - Marituba Sábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3256-7655

Sagrado Coração de JesusJúlia Seffer - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h30, 9h, 18hTelefone: 3265-5413

Sagrado Coração de JesusDistrito Industrial - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 8h30, 17h30Telefone: 3255-9475

Menino DeusCentro - Marituba Domingo: 6h, 8h30, 18hTelefone: 3237-8351

N. S. de NazaréColônia - MaritubaDomingo: 9hTelefone: 3279-2624 N. S. das GraçasCentro - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 19hTelefone: 3255-2654

N. S. do ÓVila - MosqueiroSábado: 19h30Domingo: 6h30, 9h30, 19h30Telefone: (91) 3771-1278

São Pio XÁguas Lindas - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 10h e 19hTelefone: 3215-7003

REGIÃO EPISCOPALSÃO VICENTE DE PAULOCristo ReiGuanabara - AnanindeuaDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3235-1405

Divino Espírito SantoCoqueiro - AnanindeuaSábado: 7hDomingo: 7h, 9h30, 19h30Telefone: 3263-0603

Santo Inácio de LoyolaIcui Guajará - AnanindeuaDomingo: 7h, 18hTelefone: 91541971

São Lucas EvangelistaGuajará - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18hTelefone: 3279-2621

Santa TeresinhaÁguas Lindas - AnanindeuaDomingo: 7h30, 18hTelefone: 3237-1489

N. S. de GuadalupeCoqueiro - AnanindeuaTerça a sexta: 19hSábado: 18h30Domingo: 7h, 11h, 18hTelefone: 3245-7440

Cristo PeregrinoJaderlândia - AnanindeuaDomingo: 19hTelefone: 3237-9891

Santa Paula FrassinettiCidade Nova VI - AnanindeuaSábado: 19h30;Domingo: 6h30, 8h15, 18hTelefone: 3279-2620

Transfiguração do SenhorCuruçambá - AnanindeuaSábado: 18h30, 20hDomingo: 7h30, 19hTelefone: 3286-8570

Santa Rita de CássiaCidade Nova V - Ananindeua.Sábado: 6h30, 17h30Domingo: 6h30, 8h30,17h30, 19h30.Telefone: 3273-3191/ 3273-3310

São Vicente de PauloPaar - AnanindeuaDomingo: 7h, 8h30, 19hTelefone: 3283-8400

São José OperárioConj. Carnaúba, IcuíDomingo: 7h e 18hTelefone: (91) 3295-3545/3031-1172

Nossa Senhora do AmparoCidade Nova 8 - AnanindeuaSábado: 19hDomingo: 7h, 9h, 18h e19h45 (Com. São José)Telefone: 3287-2418

n De 7 a 13 de março de 2014

AGENDA DE DOM ALBERTO CORRÊA

Os compromissos de Dom Alberto Taveira podem sofrer alterações sem aviso prévio.

w SEXTA, 7 DE MARÇO07:00 – 12:00 Visita ao Projeto de água e sanitário ecológico com Comissão do Banco da Amazônia16:00 – 17:30 Gravações - FNC19:00 – 20:00 Missa na Comunidade Nova Aliançaw SABADO, 8 DE MARÇO08:30 – 09:30 Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade 2014 - Portal da Amazônia11:00 – 12:30 Audiências16:00 – 17:00 Audiências19:30 – 20:30 Missa de instalação do Curato Santo André e posse do Padre Walter Parise, Sx. - Coqueiro, Ananindeua – Pará

w DOMINGO, 9 DE MARÇO08:30 – 17:00 III JORNADA VOCACIONAL DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM - Centro de Cultura e Formação Cristã - Ananindeua - PA19:00 – 20:00 Missa de Posse do Padre Possidônio - Paróquia Nossa Senhora das Vitórias - Marituba - PAw SEGUNDA, 10 DE MARÇODia inteiro Retiro do Clero08:00 – 12:00 Gravações – FNCw TERÇA, 11 DE MARÇODia inteiro Retiro do Clero06:30 – 07:30 Missa no Carmelow QUARTA, 12 E QUINTA 13 MARÇODia inteiro - Retiro do Clero

AGENDA DE DOM TEODORO TAVARES

n De 7 a 13 de março de 2014

w SABADO, 8 DE MARÇO08:30 – 09:30 Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade 2014 - Portal da Amazônia17:00 - Missa na Basílica Santuário de Nazaréw DOMINGO, 9 DE MARÇO08:30 – 17:00 III JORNADA VOCACIONAL DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM - Centro de Cultura e Formação Cristã - Ananindeua - PA 19:00 - Missa na Comunidade Santo Antônio Zacaria - Paróquia Nossa Senhora de Nazaréw SEGUNDA, 10 DE MARÇO9:00 - Reunião com a Pastoral Ecumênica Início do Retiro do Clero w TERÇA, 11 DE MARÇODia inteiro - Retiro do Clerow QUARTA, 12 E QUINTA 13 MARÇODia inteiro - Retiro do Clero

Os compromissos de Dom Teodoro Mendes Tavares podem sofrer alterações sem aviso prévio.

Page 11: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014 11

Panorama

Ajude a manter a Fundação Nazaré de Comunicação. Ligue para 4006-9200 e seja sócio da Família Nazaré.

07/03Alda Maria de Pinho CoutoAna Carolina do Rosário VieiraMaria Izaneide Cunha da SilvaMaria José SimõesMaria Rosa Silva de MedeirosNúbia Regina Pinto da SilvaYolanda Moreira de Oliveira 08/03Amélia Cassiano BezerraAna Claudia Ferreira de AlmeidaAntonia de Deus Rodrigues CarneiroFrancisco Nelson Belarmino

Francisco Rodrigues da CostaJaniovaldo Alves barbosaJoão de Deus de SousaLya PinheiroMaria Etelvina de Matos FeitosaMaria Iolanda ferreira de AraújoMaria Iolanda leão PimentelNúbia TavaresRosa Maria de Deus s. Monteiro 09/03Francisca Menezes da SilvaFrancisca Neide n. FerreiraHeliana Maria Silva BrasilJandira Oliveira AragãoLindalva Augusto NascimentoMaria Carmem Raiol de SouzaMarluce Guerreiro Milhomem de SouzaNeide MesquitaNeusa Souza da CostaRaimundo Francisco Soares GregórioSheila de Fátima do Rosário Vieira 10/03Antonia Iris Lima da SilvaCezar Pinto da Fonseca TelesJosielle do Socorro Nunes AntunesMaria de Araujo MaucherMaria de Nazaré Leal RodriguesMaria de Fátima Cardoso MonteiroMaria Evanilda Martins PalmeiraMarcos Vinicius de LimaMarivaldo de Souza CarneiroNoemia Carneiro de AraújoPaulo Sergio Maranhão VasconcelosRaimundo João Corrêa de CarvalhoRosanira da Silva PortalTerezinha de Jesus Santos11/03Adalberto Joaquim Castro VilarAntonio Jorge Ribeiro da SilvaElzeneide Maia de Moraes

Parabéns para você!

Por muitos anos andei afastado de um bem maior que, ao mesmo tempo, estava bem perto de mim. Sempre estive ligado à Igreja, mas com uma vida dupla. No decorrer dos tempos, esta vida foi me destruindo por dentro, mas o Senhor realizou uma virada radical em minha historia. Foi em um final de semana, com um gesto simples, em um lugar mais simples ainda. Foi a partir de então que eu pude viver repleto no seu amor divino, a cada dia experimentando ainda mais esse amor que mudou meus sonhos. Hoje anuncio esse amor nas universidades, nas famíl ias, aos jovens e onde mais o Senhor mandar.

PAULO FERREIRA, 20 anos, graduando em Eng. Florestal

Francisco Pedro VilanovaJanari Wanderley Tavares VieiraLuiz Fabiano Vieira de FrancaMaria da Conceição Oliveira do CoutoMaria da conceição klautau da SilvaMaria Mirtes Gama de OliveiraMaria Rosa dos Reis FreitasMaria Raimunda HurrelRaimundo Marcio Nunes AntunesSolange Silva NarduceTerezinha de Jesus SantosTerezinha de Jesus Araújo BotelhoZacarias Damasceno do Couto 12/03Adriana Brandão dos SantosCatarina Pinto CarvalhoEliceia Furtado BarraGenoveva de Figueiredo BarbosaHerminia de Fátima Pereira FerreiraIsabel ReisMaria de Nazaré de Lira MacedoMaria da Conceição Saba R. da FonsecaMaria Edemilde Guimarães Alves

Maria Fernandes de SouzaMaria José Bastos FurtadoNúbia da Cruz PintoOsmarina Eulalia Pantoja de LimaRaimunda Magalhães de SouzaRaimunda Silva de LimaSirley Damasceno Kodani13/03Ana Santana Mendes MaiaÂngela Maria Santos VianaBenedita Soares de SouzaCileide Santos VilhenaDaniel Ferreira de LimaDeusarina Barata CarvalhoEduardo Antonio Simões CorreaIvanilda Pantoja AmaralJosé Machado CarneiroMaria Ferreira ReisMarcos França LeãoMaria Liduina de Lima LisboaMaria José Ribeiro MedeirosRaimunda de Amorim PintoWanda Ruth Corrêa de Andrade

Representantes das igrejas se reuniram para exprimir visão comum de questões que preocupam

PAZ NO MUNDO

O Comité Consultivo inter-confessional cristão (CCIC) - formado pelas comunidades

cristãs ortodoxas, católicas e protes-tantes do Azerbaijão, Arménia, Bie-lorrússia, Cazaquistão, Quirguistão, Letónia, Lituânia, Moldávia, Rússia, Tajiquistão, Uzbequistão, Ucrânia e Estónia - emitiu uma declaração so-bre a situação na Ucrânia.

“Nós, os representantes das Igrejas - lê-se na declaração - nos reunimos para exprimir a nossa visão comum sobre algumas questões vitais que preocupam a população dos nossos Países. Durante estes dias as nossas orações e a nossa solidariedade estão voltados para o povo da Ucrânia, que está a passar por duras provas. Todas as nossas comunidades rezam por aqueles que morreram ou sofreram durante o recente conflito político e social, para que uma paz duradoura e a compreensão - escrevem os Chefes das Igrejas do CCIC - se estabeleçam entre todos os cidadãos da República irmã da Ucrânia, independentemente da sua filiação étnica ou religiosa.

Exortamos a todos aqueles de quem depende o futuro da Ucrânia - continuam a declaração - a respeitarem rigorosamente o princípio da liberdade de consciência e de religião, bem como o da não-interferência do Estado e das forças políticas nos assuntos internos das organizações religiosas. Todos

Ucrânia: Apelo para a paz de líderes cristãos de 13 Países da área

recordamos muito bem as trágicas consequências que uma tal situação teve na história dos nossos Países. Os métodos revolucionários, qualquer apelo à violência, à discriminação e à tomada à força dos lugares sagrados, só podem danificar a unidade entre os cristãos e as boas relações entre as organizações religiosas e o Estado,

que visam a prosperidade e o bem-estar de toda a sociedade”.

A declaração termina com a exortação ao povo ucraniano “a fazer todos os esforços para evitar eventuais provocações, e manter vivo no coração o amor para qualquer próx imo, pe la sua d ignidade humana e a sua crença religiosa.

Da nossa parte, manifestamos a nossa sincera vontade de promover, através da oração e do empenho, o diálogo fraterno e a paz na sociedade ucraniana”.

06/03 - Diác. Gilson Rufino Gonçalves Filho08/03 - Pe. Lucas Fernando da Silva08/03 - Diác. Ubiratan de Souza Dias11/03 - Pe. Paulo Maria Catel12/03 - Pe. Wiremberg José da Silva13/03 - Diác. Nilton Antonio Campos Pinheiro

w Aniversário de ordenação dos padres e diáconos diocesanos

07/03 - Diác. Manoel Gomes da silva08/03 - Pe. Benedito Lopes de Campos

w Aniversário natalício de padres e diáconos diocesanos

w APELOS PELA PAZ já foram feitos pelo Pontífice, dirigidos a líderes de diversos países do mundo

DIVULGAÇÃO

Page 12: Voz de Nazaré

Adolf Hitler queria ser pintor. Quando estudante mostrou um de seus quadros para um

professor de pintura. O mestre foi categórico: “-Você dará um grande pintor...de parede”. Vem daí o ódio que depois o líder nazista deflagrou contra as artes plásticas modernas, e o seu desejo de se apoderar de todas as grandes obras de pintores e escul-tores que estavam em cidades domi-nadas pelos alemães. Dizia que esta-va colhendo material para o Museu do Reich, um projeto megalômano que não saiu do papel.

O saque às obras de arte foi levado em conta pelos aliados já no fim do conflito(1945). Os americanos armaram civis para caçar esses tesouros escondidos pelos soldados alemães em lugares diversos, especialmente em cavernas. O grupo ganhou o nome de Caçadores de Obras Primas, ou, em inglês, Monumental Men (Homens de Monumentos).

Depois de ganhar um livro sobre o assunto, escrito por Robert M.Edsel e Brett Witter, o tema chega ao cinema com direção e roteiro do ator George Clooney.

“Caçadores de Obras Primas” tinha tudo para ser bom. O assunto ainda não tinha sido

SANTA PACIÊNCIA - ANDRÉ ABREU

Q U A D R I N H O S

Na LocadoraPedro Veriano ([email protected])

Cinema & DVD

U m c i r c o , nos arredores de Paris, é a meta da órfã Lili (Leslie C a r o n ) q u e busca um tio já que ficou sem casa para morar em sua aldeia. O tio, um padeiro, também tinha morrido, e Lili pede a um mágico que encontra no caminho (Jean Pierre Aumont) que lhe dê abrigo, arranjando para ela um emprego. O mágico é casado com uma vedete (Zsa Zsa Gabor) e tenta minorar o sofrimento da garota pedindo a ajuda dos colegas que trabalham com marionetes (Paul/ Mel Ferrer) e Jaquot /Kurt Kaszar). Só que a ingênua Lili pensa que são os bonecos, dublados por Paul, que falam com ela. E o artista que maneja esses bonecos acaba se apaixonando pela jovem embora pessoalmente exiba um comportamento rude, pois era um bailarino e ficou defeituoso de uma perna quando esteve na guerra.

“Lili” é um musical da Metro que marcou época. Pequeno como a personagem principal, transpira a meiguice da mocinha e o drama do herói. Com direção de Charles Walters usa a canção “Hi Lili Hi Lo” que se guarda na memória. Eu vi este filme quando estreou aqui, no antigo cinema Moderno. Nunca esqueci. Agora, em DVD, já comprei meu exemplar e está no lote dos mais queridos. Nada de obra-prima, mas uma simpatia total. Leslie Caron, hoje com 82 anos, havia saído do sucesso de “Sinfonia de Paris” em 1951 (“Lili”é de 1953). Excelente desempenho.

P A L A V R A S C R U Z A D A S

Caçadores de Obras de ArteLili

Eu indico O Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de São Luís de Montfort. É um livro apaixonante, por meio do qual aprendemos a real importância de Maria em nossas vidas. Com este livro aprendi a amar a Mãe do meu Senhor mais do que nunca e honrar Jesus seu filho.

TAMIRES MONTEIRo, 20, técnica em radiologia médica.

eu indico

DIV

ULG

A'A

O

"Doze anos de escravidão" é, a meu ver, o melhor dentre os candidatos

NASSRALLA

explorado a contento e as filmagens em locação davam força ao relato. Além disso, Clooney como diretor tinha sido bem sucedido nos primeiros trabalhos na área, como“Boa Noite, Boa Sorte”e “Tudo Pelo Poder”. Mas desta vez a culpa maior coube ao roteiro que ele escreveu com seu parceiro habitual: Grant Hesov. Ao invés deles contarem a odisseia dos “caçadores” de forma linear para que o público se tornasse sensível à empreitada, fragmentou a trama, abrindo espaços para relatos paralelos inclusive um esboço de romance de um dos investigadores com uma espiã alemã (presença de Cate Blanchett a boa atriz de “Blue Jasmine”).

Sem emoção,o f i lme corre

como um mosaico de fatos que o espectador é convidado a juntar. Tanto que uma sequencia que seria emocionante, a morte de um dos rapazes(papel do francês Jean Dujardin de “O Artista”)passa como um acontecimento fortuito.

Com metragem de pouco mais de duas horas de projeção, “Caçadores de Obras Primas” chega a cansar. Quando um filme é desse tipo eu consulto o relógio no meio da sessão.E com o frio intenso da sala, um absurdo quando se lança mão de dois compressores para o ar refrigerado de uma sala pequena e com a umidade ambiente a tarefa ganha ares de extrema vontade de sair.

E eu fiquei pasmo ao constatar que os cinemas de Belém não exibiram antes da entrega dos Oscar o filme “12 Anos de Escravidão”, a meu ver o melhor dentre os candidatos. A rede Cinépolis fez uma promoção ofertando meio ingresso a quem visse os filmes concorrentes ao premio de Hollywood e lançou esta produção

em 10 salas de estados do sul, sudeste e nordeste. Nós, do norte, somos sempre rejeitados. Cabe-nos as experiências carnavalescas que a indústria majoritária produz inspirada na mitologia grega, além das animações que visam crianças (um pagante que sempre leva outro como companhia). É mais lucrativo. Mesmo que nada acrescente sob o ponto de vista cultural (pois nada que se conta casa com o que se sabe dos livros didaticos).

BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 201412

Entretenimento

É inspirado em instantes de contemplação à natureza. A autora Rosa Maria Ayres mostra em seus poemas as bênçãos que Deus nos oferece cotidianamente. O texto indica uma forma de viver com alegria, otimismo e como crescer espiritualmente. Os poemas são repletos de passagens bíblicas que tratam de solidariedade, amor ao próximo, confiança e proteção de Deus. Revela que o Senhor nos acompanha a todo instante através da natureza: no canto de um pássaro...

Uma obra escrita com prec i são e e legânc ia . Aborda as inquietações do nosso tempo. Em sua jornada de 7 dias, nas colinas de Torreglia, na Itália, a autora nos faz descobrir no dia a dia o íntimo do que somos no universo, e da mesma forma, o quão grandioso é cada ser chamado à vida. Nos leva a refletir quanto é importante buscar a paz espiritual e nos incentiva a olhar a vida com o olhar de uma criança. Uma leitura que nos possibilita encontrar a paz no coração.

n A PÉTALA - Sete dias nas Colinas de Torreglia (PAULINAS, R$ 24,90, 248 PÁGS)

n DOCES GOTAS DE FÉ (PAULINAS, R$ 13, 96 PÁGS)

Os poemas são repletos de passagens bíblicas

Os poemas são repletos de passagens bíblicas Os poemas são repletos de passagens bíblicas

forma, o quão grandioso é cada ser chamado

forma, o quão grandioso é cada ser chamado forma, o quão grandioso é cada ser chamado

LIVROS E CD'SBOA DICA

os filmes concorrentes ao premio de

os filmes concorrentes ao premio de os filmes concorrentes ao premio de

Hollywood e lançou esta produção

Hollywood e lançou esta produção Hollywood e lançou esta produção

Page 13: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014

BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014

DoisCadernoCarnaval da Renovação Carismática anima todas as idadesDiversão e espiritualidade ao mesmo tempo, no mesmo espaço

CARNAVAL COM CRISTO

Pastoral Carcerária promoveformação para novos agentes

Com o tema “Rompendo cade ia s em comunhão com Cristo”, a Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Belém realizou nos dias 22 e 23 de fevereiro, um curso de formação para novos Agentes de Pastoral visando dinamizar os trabalhos de evangelização nos cárceres.

O encontro que aconteceu no auditório da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Pedreira, contou com 85 participantes. Foram abordados assuntos de alta relevância que serão fundamentais nos trabalhos dentro e fora das unidades prisionais. Ser Pastoral Carcerária, Justiça Restaurativa, Direitos Humanos, Sistema Prisional Paraense e Inserção Social figuraram os principais temas abordados que ficaram sob a responsabilidade da liderança da Pastoral Carcerária, além de palestrantes externos como Orlanda Alves (ex-secretária do Regional Norte 2 da CNBB), Ivaldo Capeloni (Ditetor do Núcleo de Reinserção Social da SUSIPE) e Solange, assistente social integrante da equipe técnica do

Departamento de Ação Integrada, também da SUSIPE.

Um grande destaque no evento foi a participação de um número significativo de Alunos da Escola Diaconal Santo Efrém, os quais, a critério da orientação da referida Escola deverão estagiar em breve na Pastoral Carcerária, assim como o farão em outras Pastorais.

Ao final do encontro, o Diácono Ademir agradeceu a participação de todos, tanto da equipe de apoio quanto dos novos e antigos agentes da Pastoral Carcerária, ressaltando a importância da presença dos alunos da Escola Diaconal Santo Efrém, aos quais pediu apoio no sentido de estimularem com a permissão de seus respectivos párocos, a criação da Pastoral Carcerária em suas Paróquias. Diácono Ademir também ressaltou a importância de todos assumirem a condição de multiplicadores da Ação da Pastoral Carcerária, divulgando sua mística e assim mais do que ampliar, consolidar a presença da Igreja nos Cárceres.

Pastoral Carcerária realiza 3° Carnaval com Cristo nos presídios

C o n t a n d o c o m a part ic ipação d i reta da Comunidade Shalon e de membros da Renovação Carismática Católica (RCC), a Pastoral Carcerária promoveu em d iver sa s Unidades Prisionais o 3º Carnaval com Cristo, denominado LIBERT”CRISTO/2014.

O s e n c o n t r o s q u e aconteceram nos dias 3 e 4 de março foram repletos de emoção, com uma animação sem precedentes, louvores, reflexões e depoimentos emocionados dos internos. Eles tiveram, segundo o coordenador da Pastoral Carcerária Arquidiocesana, Ademir Silva, uma atuação determinante para o êxito

dessa ação religiosa.Era v i s íve l a a legr ia

dos participantes, com alguns indo às lágrimas. Tocados pe lo Esp í r i to Santo, deram grandes e importantes testemunhos de conversão, emocionando, a partir daí, não apenas seus companheiros de infortúnio, mas também aos responsáveis pela condução dos trabalhos de espiritualidade em cada unidade prisional.

A o f i n a l d e c a d a encontro foi realizado uma rodada de depoimentos, quando cada participante teve a oportunidade de relatar sua experiência com Deus por meio do LIBERT”CRISTO/2014.

“Aqui a gente sen-te uma alegria tão forte que eu

nunca senti em outro lu-gar”. Muitos podem dizer o mesmo sobre os encontros de carnaval com Cristo, mas para Leonildo Caldas, de 14 anos, foi de grande impor-tância. Ele participou pela primeira vez do Enchei-vos, promovido pela Renovação Carismática Católica, e afir-mou ter sentido sua alma leve e renovada, mesmo já tendo vivido experiências desagradáveis nesse período: “Eu senti que Deus me abra-çou, me aceitou de volta”.

É exatamente esse objetivo dos eventos cr is tão de carnaval, facilitar o encontro pessoal de todos com Jesus. Por isso no Enchei-vos, que

aconteceu na quadra da Paróquia de São Francisco de Assis (Capuchinhos), também houve Espaço Infantil e AdoleSantos, com atividades evangelizadoras e recreativas para os menores de 14 anos.

PRESENÇASEntre os dias 1 e 4 de

março, milhares de pessoas passaram pelo encontro, que contou com a presença de Dom Alberto Taveira, F l o r i s m a r B a t i s t a , d a RCC Goiás, e Toni Sá, coordenador do Ministério para as Famílias, da RCC Pará. “Reunidos num só corpo pela força da Cruz” foi o tema central, vivido em todos os encontros de carnaval da RCC pelo Brasil.

w DETENTOS tiveram um verdadeiro encontro com Jesus Cristo w ESTUDO Agentes se preparam para a desafiadora missão nas prisões

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Arcebispo Metropolitano d e B e l é m e A s s e s s o r Eclesiástico da RCCBRASIL, D o m A l b e r t o Tave i ra fez uma partilha sobre o Movimento na sua vida e o que espera da RCC. Falou também sobre a diversidade de encontros de carnaval: “Nós nunca juntaríamos o povo todo que está presente

nesses encontros, fazendo vários encontros nós estamos atendendo muita gente”, e fez um convite para participar de um grupo de oração a quem não participa.

A lém das p regações voltadas para o tema principal, foi possível observar a unidade entre os membros dos grupos de oração da Arquidiocese

de Belém, e, em especial, das novas comunidades. A Fraternidade O Caminho e Comunidade Kerygma participaram de toda a programação, confirmando e pondo em prá t i ca a un idade da Ig re j a e a unidade do Movimento, conforme é direcionamento da RCC para este ano.

w ATÉ NAS PENITENCIÁRIAS Pastoral promoveu Carnaval com Cristo para os detentos

Page 14: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 20142

Arquidiocese Caderno Dois

Músicas, adorações, testemu-nhos e animação marcaram os três dias de um dos carnavais

com Cristo mais animados da cidade: o Cristo Alegria. No domingo, 2, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, fez a abertura do evento que contou com a participação de muitos fiéis que foram vivenciar um carnaval diferente.

Para o coordenador da festa, diácono Emanuel Duarte, os três dias foram bons e superaram todas as expectativas. “A abertura foi maravilhosa, contamos com a presença do nosso Arcebispo, que elogiou muito, nos incentivou e nos parabenizou pelo nosso trabalho. O segundo dia, foi dedicado para Nossa Senhora e foi um momento muito bonito. No último dia tivemos pregações muito bonitas e a missa de encerramento com o nosso Arcebispo Emérito, Dom Vicente Zico. Esta edição superou todas as nossas expectativas”, disse o diácono.

A presença de muitos jovens marcou os três dias de evento, e, para esta edição, eles prepararam uma apresentação em flash mob, em que todos dançaram igualmente. A novidade deste ano foi que os jovens ficaram responsáveis pela animação dos três dias. Para a jovem Ieci Noronha, de 17 anos, o Cristo Alegria foi maravilhoso. “Foi muito bom, porque não é qualquer um que pode estar aqui passando um Carnaval com Deus, ganhando graças e vivendo a verdadeira alegria. Eu sou da equipe de comunicação há cinco anos e gosto muito disso. Hoje, não me vejo em outro carnaval”, explicou a jovem.

Há 12 anos o Cr i s to A legr ia acontece em Belém e em cada edição sempre há novos convidados. Este é o caso de Maria da Graça Costaluna, 66 anos, que participou do evento pela primeira vez. “É a primeira vez que eu participo e estou gostando muito. Vim desde o primeiro dia e vou ficar até o final. Gostei muito, toda a programação foi muito legal, um dia melhor que o outro. Ano que vem eu volto, se Deus quiser. Vale a pena vir para cá”, disse a aposentada.

Ocasião foi uma “renovação da fé” para quem participou

CARNAVAL COM CRISTO

Mais de 10 mil pessoas participaram do Cristo Alegria 2014

As peregrinações em homenagem a São José continuam acontecendo nas comunidades do bairro de Canudos. No dia 15 de fevereiro a peregrinação saiu da Igreja Matriz chegando a t é a c o m u n i d a d e d a Sagrada Família. No dia 22 saiu da Sagrada Família em direção às imediações da comunidade de santa Rita. Ainda no bairro de Canudos a imagem seguirá no próximo dia 8 para a comunidade de Santo Agostinho da Aldeia.

No dia 15 vai para a comunidade do Sagrado C o r a ç ã o d e J e s u s . A Transladação acontecerá no dia 18, part indo da comunidade do Sagrado Coração de Jesus.

A s p e r e g r i n a ç õ e s acontecem por volta das

17h, aproximadamente, com o contingente de 95 pessoas. Paralelamente às peregrinações que estão ocorrendo de comunidade em comunidade, durante a semana, algumas famílias estão fazendo em suas re s idênc ia s te rços em devoção a São José.

Os temas escolhidos para serem debatidos e abordados durante os terços têm a ver com a Campanha da Fraternidade, a exemplo de “São José, defensor da vida’’, “São José, defensor da vida familiar’’, “São José, defensor de uma vida com princípios”.

Es se s eventos e s tão acontecendo no bairro de Canudos e todos os fundos arrecadados serão em prol da reforma da Igreja de São José de Queluz.

w FOLIANesta edição, momentos de louvor e animação foram conduzidos pelos jovens

Peregrinações são preparação para festividades em honra a São JoséDIVULGAÇÃO

JOÃO PARAENSE

JOÃO PARAENSE

Page 15: Voz de Nazaré

Cerimônia de lançamento em Brasília foi compartilhada com missas em todo o país. Igreja convoca o povo de Deus para reagir contra o crime que atinge 30 milhões de adultos e crianças no mundo. Rede mundial do tráfico alcança 1,8 milhão de vítimas na América Latina. Quadrilhas possuem braços em todo o Brasil, com mais de 70 rotas na Amazônia.

O desafi o está lançado: não ao tráfi co

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) a b r i u o f i c i a l m e n t e a

Campanha da Fraternidade de 2014. A cerimônia de lançamento presidida pelo Bispo Auxi l iar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, aconteceu na Quarta-feira de Cinzas, dia 5, às 14h, na sede da CNBB, em Brasília, e foi transmitida ao vivo pelas emissoras d e i n s p i ra ç ã o c a t ó l i c a . E s t e ano, a campanha aborda o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Estiveram presentes ao lançamento entidades da sociedade civil e representantes do governo, como o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso; o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcello Laverene Machado; e a secretária Executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), pastora Romi Márcia Bencke, dentre outras personalidades. Na ocasião, foi divulgada a mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade. Simultaneamente, em todo o pa í s , paróquias e Dioceses programaram atividades para a Quarta-feira de Cinzas a fim de inaugurar a CF 2014 em suas respectivas comunidades, em horários e locais de acordo com suas realidades eclesiais.

BELÉM: PORTAL DA AMAZÔNIA ABRE-SE PARA A CF 2014A A rq u i d i o c e s e d e B e l é m

concedeu entrevista à imprensa também no dia 5, pela manhã, para anunciar of ic ia lmente a Campanha da Fraternidade, na Cúria Metropolitana. Dom Alberto Taveira Corrêa concluiu à noite os compromissos oficiais da campanha com a missa de Cinzas, celebrada na Catedral de Belém, para conclamar o povo paraense a se engajar na luta pelo combate ao tráfico humano. No próximo sábado, dia 8, os trabalhos da CF 2014 se iniciarão com a abertura oficial no Portal da Amazônia.

O Portal da Amazônia, lugar turístico, é uma referência histórica que remete à lembrança da cidade de Belém como a capital do Estado do Pará, e alusão à capital como a porta de entrada para a Amazônia ou Metrópole da Amazônia. A

3BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014

Arquidiocese Caderno Dois

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014

imponência da referência turística é tamanha que influenciou a prefeitura a investir nesses referenciais para aplicar à orla de Belém uma aparência de excelente lugar, propício ao lazer para a população. É nesse cenário que a Arquidiocese de Belém lançará neste dia 8 a Campanha da Fraternidade 2014.

A escolha do Portal da Amazônia para o lançamento da campanha cujo tema é “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1) deu-se em razão das características peculiares do lugar, simbólico para a coordenação da Campanha da Fraternidade. Embora seja um referencial turístico atualmente, o Portal está localizado na orla de Belém, especificamente na região onde é grande a movimentação portuária da capital, como entreposto para a chegada e a partida de embarcações de todo tipo de porte, de navios comerciais a pequenos barcos, fatores preponderantes no universo da exploração do tráfico humano.

O texto base mostra a realidade cruel do tráfico humano e aponta que há ramificações desse tipo de crime no Brasil, com mais de 240 rotas de tráfico espalhadas em todos os Estados da Federação, segundo dados analisados pelo Ministério da Justiça. O conteúdo traz informações e estatísticas sobre a questão do tráfico humano, obtidas junto a órgãos

oficiais e organismos internacionais, sobretudo da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A Igreja posiciona-se contra o tráfico de pessoas tomando como referencial bíblico a passagem da carta de São Paulo aos Gálatas. “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). A opinião do Papa Francisco também auxilia na motivação da campanha. Para o Santo Padre, “o tráfico de pessoas é uma atividade ignóbil, uma vergonha para as nossas sociedades que se dizem civilizadas!”. A resposta da Igreja no Brasil às considerações papais sobre o assunto será vivida ao longo do ano de 2014, em todo lugar que seja propício a uma discussão do tema da campanha, o tráfico humano.

A C N B B a c r e d i t a q u e a Campanha surtirá seus efeitos uma vez que acontece durante o período quaresmal, época em que a sociedade se recolhe a um período de reflexões existenciais com vistas à conversão individual, em clima adequado, propiciado pela própria liturgia, preparatória à Páscoa de Nosso Senhor. Aliadas às reflexões, a Igreja convida o povo de Deus a ajudar a sociedade em geral a se unir para combater essa prática criminosa, procurando conhecer melhor o problema do tráfico humano, tão presente e escondido na sociedade.

O texto base da Campanha sugere

como estudo do problema o método ver-julgar e agir. O primeiro passo é “ver” como e onde se encontra o t r á f i c o h u m a n o . “Julgar” é o segundo passo, quando procura-se encontrar as causas do tráfico para o trabalho escravo, exploração sexual, adoção ilegal e retirada de órgãos, tecidos e ossos. O terceiro passo é “agir” com tentativas de buscar soluções para o problema d o t r á f i c o h u m a n o e o u t ra s f o r m a s d e tolhimento da liberdade.

Conforme a CNBB, o objetivo do tema abordado é identificar as práticas de tráfico humano com suas várias formas e caminhos e denunciá- las como violação da dignidade e da

liberdade humana, assim mobilizando cristãos e a sociedade brasileira contra o crime que submete as vítimas a humilhações privativas da liberdade como a prostituição, escravidão ou comércio de órgãos. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) informam que foram investigadas 514 denúncias de tráfico de pessoas no Brasil, entre 2005 e 2011.

A zona fronteiriça do Brasil, segundo outros estudos sobre o tema, foi o local escolhido por traficantes para alcançar pelo menos 475 pessoas, identificadas como vítimas do tráfico de pessoas nos 11 estados de fronteira brasileira, no mesmo período pesquisado p e l a O N U . A C a m p a n h a d a Fraternidade está sob a coordenação de uma ampla frente de trabalho que surgiu dos grupos de Trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB). Atuam juntos a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz (CNBB), representantes católicos e das igrejas pertencentes ao Conselho de Igrejas Cristãs (CONIC), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), vinculada à Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Pastoral da Mobilidade Humana, o Serviço Pastoral do Migrante, e muitas organizações sociais, como a Rede “Um Grito Pela Vida”.

Igreja clama pelo resgate dos filhos de Deus, vítimas do tráfico A temática do tráfico humano

surgiu no final do século XIX. O Protocolo de Paris (1904) foi o primeiro acordo internacional visando à repressão ao tráfico de pessoas. Em 1921, nova Convenção para Supressão de Tráfico de Mulheres e Crianças busca superar o sentido moralista ligado à condenação da conduta social. Em 1949, em Lake Success, a questão ainda permaneceu restrita à proibição da prostituição. A Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a Convenção contra

o Crime Organizado Transnacional, em 1999, na Itália. O Protocolo de Palermo está em vigor desde 2003 com orientação aos seus participantes para proteger crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, e trabalhadores adultos em situação de trabalho escravo; prevenir, suprimir e punir o tráfico de pessoas, inclusive com a proteção de migrantes, prevenindo contra o contrabando deles.

Os protocolos ali estabelecidos também pedem atenção contra a fabricação ilegal e o tráfico de

armas de fogo, que complementam o documento, e foram aceitos pelo Brasil. O Estado Brasileiro, após a assinatura do Protocolo de Palermo, lançou, em 2006, a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e, em 2008, o I PNETP - Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Agora, está em vigor o II PNETP (2013-2016). Além disso, há várias iniciativas de organizações da sociedade brasileira e a Igreja engaja-se à luta por meio de suas pastorais voltadas para esse

trabalho. O II PNETP prevê ações em cinco linhas operativas visando o aperfe içoamento do marco regulatório para fortalecer o combate ao tráfico de pessoas; a integração e fortalecimento das políticas públicas, redes de atendimento e organizações para prestação de serviços necessários à luta contra o tráfico de pessoas; capacitação para o enfrentamento ao tráfico de pessoas; produção, gestão e disseminação de informação e conhecimento sobre tráfico de pessoas; e campanhas e mobilização.

Page 16: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 20144

Arquidiocese Caderno Dois

O Código Penal só especifica como crime de tráfico de pessoas o praticado para fins

de exploração sexual ou quando a ví-tima submete-se a trabalho forçado em condição de escravidão. Há uma proposta elaborada pela CPI do trá-fico humano que inclui na lista de crimes a adoção ilegal, o trabalho es-cravo e a remoção de órgãos. A partir da segunda metade do século XX, as formas de escravidão no âmbito do trabalho forçado também vêm sendo debatidas em fóruns internacionais, especialmente na OIT e na ONU. Com o fenômeno da globalização, intensificam-se tráficos de todo tipo e cresce a necessidade de combater essa modalidade de crime.

O entendimento da realidade enfrentada pelas vítimas do tráfico de pessoas pode levar a sociedade a ajudar a combater essa modalidade de crime, engajando-se à CF. Para começar, é necessário o cidadão entender que o tráfico humano é um crime organizado, com estrutura sofisticada e capilarizada, favorecendo os “serviços”. As ramificações são muitas e as rotas existem com braços internos e internacionais, ou seja, os caminhos tomados pelos traficantes costumam sair do interior dos estados em direção aos grandes centros urbanos ou às regiões de fronteira internacional. E o pior complicador é a invisibilidade: o crime não se torna visível à sociedade porque as vitimas não denunciam.

A Campanha da Fraternidade, no entanto, propõe-se a ir de encontro a essa realidade. A CNBB pede ao povo de Deus um empenho maior para conhecer o problema e apela à solidariedade de pessoas comprometidas com a justiça social para poder interferir positivamente para o enfrentamento concreto ao problema do tráfico humano no Brasil. É preciso clareza das informações e segurança para agir, fortalecendo, assim, a sociedade e as autoridades constituídas a socorrer com urgência àqueles que sofreram ou estão sofrendo as consequências desse tipo de crime, em poder dos seus algozes.

O período da Quaresma convida os discípulos missionários a uma verdadeira conversão que implica recomeçar a partir de Jesus Cristo. Então, o caminhar do povo de Deus deve ser sensível a situações que atentam contra a dignidade humana e seus direitos fundamentais, como o tráfico humano, o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. O foco central da abordagem do tema é esse tipo de crime cruel que explora pessoas sem nenhuma condição de se defender, enganado-as com falsas promessas de melhores condições de vida em outras cidades ou países. No destino para onde são levadas, as vítimas deparam-se com a dura realidade que foram “traficadas” para atividades clandestinas nas áreas da construção, confecção, entretenimento, sexo, serviços

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014

CF de olhos atentos aos “gatos” trafi cantes

C

CC

aderno

adernoaderno

D

DD

ois

oisois

“gatos” trafi cantes

“gatos” trafi cantes“gatos” trafi cantes

O tráfico humano sustenta diversos outros crimes contra a dignidade humana

agrícolas e domésticos, adoções ilegais, remoção de órgãos, etc.

A CNBB convoca a sociedade a se municiar de informações para reconhecer as características do crime para ajudar no combate aos agentes criminosos. De antemão, a CNBB alerta o povo de Deus de que mesmo que a vítima tenha dado seu consentimento ao aliciador, perante a ação do traficante a pessoa não é livre, de acordo com o que dispõe o Protocolo de Palermo. Esse protocolo tornou-se o principal instrumento legal internacional de combate a essa modalidade criminosa e estabelece que a vítima do tráfico seja protegida pela lei do seu país de origem. A lei brasileira protege então, os traficados que devem ser vistos como vítimas e amparados pelos direitos humanos. O Protocolo de Palermo propõe combinar prevenção, proteção e assistência às vítimas, aliada à perseguição e punição aos criminosos.

É importante observar que o “gato” (aliciador ou traficante de pessoas) usa de coação (forçar) contra a vítima, uma prática comum. Uma vez escolhida a vítima, eles passam a abordá-la com promessas de melhoria de vida, que camuflam outras atividades ilegais. Pelas difíceis condições de vida real em sua terra natal, a pessoa “cai na conversa do gato” e passa a ser dominada pelo traficante, esperançosa de que terá uma vida melhor. O perfil dos aliciadores deve ser observado com cuidado. Em geral, são pessoas que pertencem ao

rol de amizades das vítimas ou de familiares, apresentam boa escolaridade ou alto poder de convencimento - por vezes é também vítima - e atraem as pessoas aliciadas com proposta de uma vida melhor. Alguns se apresentam como trabalhadores ou proprietários de casas de shows, bares, falsas agências de encontros, de matrimônios ou de modelos. No caso do trabalho escravo, o agente criminoso é denominado “gato”.

A coordenação da CF também ressalta que é necessário, sobretudo, anal isar o perf i l das v ít imas. Normalmente, elas encontram-se em situação de vulnerabilidade, na maioria dos casos, por dificuldades econômicas ou por estarem em mobilidade. A maior atenção deve se ter com as vítimas já em poder dos traficantes. Indefesas, elas são dominadas pelos traficantes a fim de serem exploradas no trabalho, na exploração sexual, no tráfico para a extração de órgãos, tecidos e ossos humanos e no tráfico de crianças e adolescentes.

Os atos mais comuns cometidos pelos criminosos é o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento e o acolhimento de pessoas. O tráfico torna-se evidente por meios que a sociedade pode reconhecer: ameaça, uso da força, outras formas de coação, rapto, engano, abuso de autoridade, situação de vulnerabilidade, aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre a outra.

Tráfi co rentável: milhões de vítimas, bilhões de dólares em lucro

O tráfico de pessoas é uma atividade criminosa contra a dignidade do ser humano que rende aos traficantes altíssimas somas em dinheiro na movimentação das rotas espalhadas em todo o mundo. Segundo a ONG Walk Free são 30 milhões de pessoas no mundo exploradas no tráfico humano e a ONU estima que o tráfico humano renda 32 bilhões de dólares anuais, situando-o entre os crimes organizados mais rentáveis. A OIT informa que são 21 milhões de vítimas no mundo obrigadas ao trabalho forçado e à exploração sexual, sendo 1,8 milhão na América Latina.

Os exploradores do tráfico escolhem como vítimas pessoas adultas (15,4 milhões - 74%) e jovens abaixo de 18 anos (5,6 milhões - 26 %). As mulheres são o alvo preferido (55 %) e os homens são 45 % das vítimas exploradas para abastecer o rentável mercado criminoso do tráfico que leva as pessoas para a Índia (14 milhões), para a China (3 milhões), para o Paquistão (2,1 milhões), para a Nigéria (705 mil pessoas) e para a Etiópia (650 mil pessoas).

Os desdobramentos do tráfico são cruéis. Presas aos traficantes, as vítimas são exploradas em atividades clandestinas que expõe ao risco a vida dos filhos e filhas de Deus. Iludidas, as pessoas traficadas são obrigadas ao trabalho escravo forçado (14,4 milhões), à exploração sexual/casamento forçado (4,5 milhões), além das vítimas direcionadas ao tráfico de órgãos e para a adoção ilegal.

A rota do tráfico humano no BrasilA Pesquisa sobre Tráfico

de Mulheres, Crianças e Adolescentes para Fins de Exploração Sexual Comercial no Brasil (PESTRAF), já em 2003, havia mapeado 241 rotas nacionais e internacionais que saem do interior dos Estados em direção aos grandes centros urbanos ou às regiões de fronteira. O Brasil está na trilha do tráfico humano como um ponto de saída para as vítimas. As rotas estão distribuídas nas regiões Norte (76) Nordeste (69), Sudoeste (35), Centro-Oeste (33) e região Sul (28).

No período de 2003 a 2012, a Amazônia Legal teve a metade de todos os trabalhadores libertados no Brasil. Neste período foram registrados 62.802 casos de pessoas em trabalho escravo ou análogo ao escravo. Nessa modalidade, a maioria dos traficados são homens (95,3%). O trabalho doméstico, muitas vezes em idade bastante precoce, é uma prática muito

comum e bem aceita no país. O labor doméstico prejudica profundamente crianças e adolescentes, pois a carga de trabalho é muito pesada, e a maioria das crianças não consegue frequentar a escola. Por outro lado, é uma atividade que acontece de forma escondida, tornando-se difícil vigiar e normatizar esse tipo de exploração da força de trabalho infanto-juvenil.

O c r i m e o r g a n i z a d o desenvolveu ampla estrutura e sofisticado serviço-meio para facilitar suas diversas atividades. Existem fornecedores de documentos falsos, serviços jurídicos, lavagem de dinheiro, transportadores, entre outros. A d imensão geográ f i ca grandiosa da Amazônia e a dificuldade de comunicação, de transporte e logística estrutural deficitária fazem da região uma área de potencial exploração ao mercado do tráfico humano, se levadas em conta as características

econômicas que ainda hoje fazem da região um lugar de cobiça internacional. A raiz do tráfico tem influência do histórico econômico da região.

A produção da borracha e a construção da Madeira-Mamoré atraíram para a Amazônia milhares de pessoas, a maioria, nordestinos. Na Segunda Guerra, o governo constituiu os “soldados da borracha”, trabalhadores que enfrentaram graves problemas e muitos ficaram sob aprisionamento.

Nos anos 1970, dezenas de milhares de trabalhadores vieram para a Amazônia, aliciados por empreiteiros a s e r v i ç o d o s p ro j e t o s a g r o p e c u á r i o s . E s s e s trabalhadores encontraram um s istema de trabalho implacável. Foi o período marcado também pela febre do garimpo, o que proporcionou o tráfico de mulheres para a exploração sexual, com rotas de tráfico para outros países.

Page 17: Voz de Nazaré

5BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014

Arquidiocese Caderno Dois

YOUCAT PRIMEIRA PARTE

Em que cremosEm preparação à Jornada Mundial da Juventude Rio

2013, o jornal Voz de Nazaré realizou seus estudos sobre o YOUCAT, que é o Catecismo da Igreja Ca tó l i ca , e s c r i t o para JOVENS que querem saber em que acreditam.

109 O que significa dizer que Jesus subiu ao Céu?

Com Jesus, um de nós chegou a Deus e lá permanece para sempre. No Seu Filho, Deus está humanamente próximo de nós. Quanto ao mais, Jesus disse no Evangelho segundo São João: “E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a mim” (JO 12, 32).

108 O que mudou no mundo com a ressurreição?

Agora, que a morte já não é mais o fim de tudo, veio ao mundo a alegria e a esperança. Depois de a morte deixar de ter poder sobre Jesus (Rm 6, 9), também já não tem mas poder sobre nós, que pertencemos a Jesus. [655, 658].

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014

Arquidiocese de Belém lança CF 2014Coletiva de imprensa foi realizada para falar da proposta da Igreja para 2014

Na última quarta-feira, 5, no dia que a Igreja Católica abriu o perí-

odo a Quaresmal, o Arcebis-po Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, junto com o coordenador de Pastoral da Arquidioce-se, Monsenhor Raimundo Possidônio, convocou uma coletiva de imprensa para lançar a Campanha da Fra-ternidade 2014.

Neste ano, os Bispos do país se reuniram para elaboração do tema que será tratado durante todo o ano e terá como foco a fraternidade e o tráfico humano. Segundo o Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, esse fenômeno existe em todo o lugar, porém há uma atenção diferenciada para a região Norte. “Aqui na nossa região temos uma infinidade de portos e várias coisas acontecem nesses meios, tráfico de drogas, de pessoas, mulheres, crianças para extração de órgãos, situações de escravidão para o trabalho, ..., então temos o assunto da CF deste ano extremamente importante para o Brasil inteiro, especialmente para nossa Região Amazônia”, explicou o Arcebispo.

O c o o r d e n a d o r d e

Quarta-feira de Cinzas: entenda o significadoA Quarta-feira de Cinzas na Igreja

é um momento especial porque nos introduz precisamente no mistério quaresmal. Uma das frases – no momento da imposição das cinzas – serve de lembrete para nós: ‘Lembra-te que do pó viestes e ao pó, hás de retornar.’ A cinza quer demonstrar justamente isso; viemos do pó, viemos da cinza e voltaremos para lá, mas, precisamos estar com o nosso coração preparado, com a nossa alma preparada para Deus.

A Quarta-feira de Cinzas leva-nos a visualizar a Quaresma, exatamente para que busquemos a conversão, busquemos o Senhor. A liturgia do tempo quaresmal mostra-nos a esmola, a oração e o jejum como o princípio da Quaresma.

A própria Quarta-feira é um tempo de muita conversão, de muita oração, de arrependimento, um tempo de voltarmos para Deus.

QUARESMA

O tempo quaresmal é o tempo

litúrgico de conversão estabelecido pela Igreja para que nos preparemos para a grande festa da Páscoa. É tempo de nos arrependermos dos nossos pecados e de mudar algo em que precisamos ser melhores para

viver mais próximos de Cristo. A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo desse período, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço

para recuperar o ritmo e o chamado de verdadeiros filhos de Deus. A cor litúrgica desse período é o roxo, que significa luto e penitência. É um período de reflexão, de penitência, de conversão espiritual em preparação para o mistério pascal. Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver esse tempo como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Ela nos convida a viver atitudes cristãs a fim de que nos pareçamos mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos de Deus. Por isso, a Quaresma é o tempo especial do perdão e da reconciliação fraterna. A cada dia, durante a vida, devemos retirar de nosso coração o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem ao nosso amor a Deus e aos irmãos. Nesse tempo, aprendemos a conhecer e a apreciar a cruz de Jesus. Com isso aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.

pastoral e da Campanha da Fraternidade da Arquidiocese de Be lém, Monsenhor Raimundo Poss idônio , ressaltou que crimes como o t r á f i co humano são escondidos principalmente família e ele falou que o foco da Campanha será a

denúncia. “Primeiramente temos que deixar esse tema aflorar, para as pessoas conhecerem essa realidade que é dramática, desumana, e depois envolver a sociedade como um todo, a partir do Estado, do município e dos órgãos de governo que

trabalham envolvendo essa situação, e um dos grandes gestos que a Campanha irá promover é da denúncia”, reiterou o coordenador.

A após a escolha do tema, a Arquidiocese de Belém promoveu um seminário no mês passado que teve um

texto base preparado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para auxiliar o trabalho que será desenvolvido ao longo do ano. Monsenhor Raimundo Possidônio disse que o encontro foi discutido de acordo como o tema está presente na bíblia e as ações envolvidas. Monsenhor Cid acrescentou que “também como gesto concreto a Igreja em Belém irá fazer uma coleta ao longo da Quaresma por meio de ações nas paróquias, e no Domingo de Ramos irá recolher esse dinheiro para designá-lo depois ao gesto concreto da Arquidiocese a nível regional e nacional”.

O Lançamento oficial será neste sábado, às 8h30, no Portal da Amazônia, com uma celebração presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

w PRONUNCIAMENTO de D. Alberto Taveira foi breve, mas bastante direto ao assunto

DIVULGAÇÃO

Page 18: Voz de Nazaré

O Arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Con-ferência Nacional dos

Bispos do Brasil (CNBB), carde-al Raymundo Damasceno Assis, informou em entrevista à Radio Vaticano que o Papa Francisco vi-sitará o Colégio Pio Brasileiro em Roma. A instituição comemora 80 anos no dia 3 de abril.

O Colégio Pio Brasileiro nasceu a partir do Pontifício Colégio Pio Latino-americano, uma instituição eclesiástica, criada em 1858 para a formação do clero da América Latina, em Roma. O número de alunos do Pio Latino, como era conhecido, cresceu durante os anos e os responsáveis pensavam no desmembramento da instituição,

atendendo ao anseio de Bispos brasileiros de ter um colégio eclesiástico próprio, na cidade romana. Na época, o Papa Pio XI e as lideranças da Companhia de Jesus apoiaram a ideia.

Após campanha nacional para arrecadar recursos para a obra do colégio, em 1927, a construção iniciou-se dois anos depois. Em 3 de abril de 1934 o Colégio Pio Brasileiro foi inaugurado. A primeira turma teve 34 alunos, entre padres e seminaristas.

Cardeal Damasceno disse ainda que a CNBB assumirá a direção do colégio, que esteve aos cuidados do jesuítas desde o início.

A data da visita do Papa ao Pio Brasileiro ainda será definida.

BELÉM, DE 14 A 20 DE FEVEREIRO DE 20146

Igreja Caderno Dois

Papa visitará o Colégio Pio Brasileiro

CAF se prepara para Jornada Vocacional da Arquidiocese

sinal de esperança para a Igreja” e subtema “Ide vós também para a minha vida” (Mt 20,7), o evento tem o objetivo de esclarecer e despertar nos jovens as vocações de sacerdote, de esposos ou de leigos cristãos. Sendo assim, congregações religiosas e vários departamentos da Igreja como pastorais, movimentos e grupos, estarão no evento para atender aos participantes.

Segundo Alina Figueiredo, que, junto com seu esposo

Ramiro Vidal é responsável pelo CAF da Basílica, “é uma responsabi l idade muito grande mostrar aos jovens e despertar neles a sua vocação”. Alina também se lembra do trabalho do CAF que é formado por casais que se dispõem ao atendimento às famílias. “Nós atendemos casais com relacionamento em crise, filhos desorientados e revoltados, namorados que almejam o casamento, ..., nós os orientamos nos princípios cristãos. Sempre sob a orientação de um sacerdote” , expl ica. A Jornada Vocacional contará com a participação do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Ta ve i r a C o r r ê a , q u e ministrará uma palestra s o b r e a v o c a ç ã o d e s a c e r d o t e . O e ve n t o acontecerá no Centro de Cultura e Formação Cristã da Arquidiocese de Belém, na BR 316, Km 06 - Seminário São Pio X. A entrada é gratuita. Mais informações: 3255-9012.

PANORAMA DA IGREJA

A data da visita do Pontífice à instituição ainda será definida

w COLÉGIO Pio Brasileiro fica localizado em Roma e será visitado pelo Papa

DIVULGAÇÃO

Neste domingo, 8, a partir das 8h, a Arquidiocese de Belém e o Serviço de Animação Vocacional (SAV) realizam a primeira Jornada Vocacional em 2014, que contará com a participação de congregações religiosas da Região Episcopal de Belém, pastorais e movimentos católicos. A Basílica Santuário de Nazaré será representada pelo Centro de Atendimento à Família (CAF), que, durante o dia do evento, mostrará aos presentes a importância da instituição da família. Com o tema “Vocação,

Page 19: Voz de Nazaré

7Belém, de 7 a 13 de março de 2014

Page 20: Voz de Nazaré

BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 20148

Igreja Caderno Dois

Na audiência geral da quarta-feira, dia 5, o Papa Francisco dirigiu uma mensagem aos

peregrinos presentes na Praça de S. Pedro sobre o novo tempo litúrgico que se inicia, a Quaresma:

“No tempo da Quaresma, a Igreja faz-nos dois importantes convites: tomar consciência mais viva da obra redentora de Cristo, e a viver com mais empenho o nosso Batismo”.

A consideração por tudo quanto Jesus fez pela nossa salvação cria em nós a gratidão - continuou o Santo Padre - e a forma de agradecer o imenso amor de Jesus, que Se deixou crucificar por nós, é a nossa conversão: é darmo-nos a Ele,

amando os nossos irmãos. Contudo, para nos convertermos e amarmos os irmãos não nos podemos habituar à violência - afirmou o Papa - aos irmãos que dormem na rua, aos refugiados à procura de liberdade e dignidade. Uma sociedade onde os pais já não ensinam os filhos a rezar e a fazer o sinal da cruz. O Papa Francisco perguntou diretamente a todos os presentes:

“Os vossos filhos e os vossos netos sabem fazer o sinal da Cruz? - pensai no vosso coração - e sabem rezar o Pai-Nosso e a Avé Maria?”. É por todas estas interrogações e inquietações que a Quaresma é importante: “Por isto a Quaresma é o momento favorável para nos convertermos ao amor do

próximo: uma amor que saiba fazer própria a atitude de gratuidade e de misericórdia do Senhor ‘que Se fez pobre por nós para nos enriquecer com a sua pobreza”.

Desta forma - conc lu iu ao Papa - somos chamados a viver profundamente o nosso Batismo com uma viragem, uma conversão que nos faça sair da resignação e habituação ao mal em nós e ao nosso redor.

“Neste caminho, queremos invocar com particular confiança a proteção e ajuda da Virgem Maria: que seja Ela, primeira crente em Cristo, a acompanhar-nos nos dias de oração intensa e de penitência, para chegar e celebrar, purificados

e renovados no espírito, o grande mistério da Páscoa do seu Filho”.

No final da audiência o Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa:

“Com ânimo feliz e agradecido, saúdo o grupo vindo de Ribeirão e de Guimarães e também os professores e os alunos das comunidades escolares da Lourinhã e de Viana do Castelo. Sobre vós e demais peregrinos de língua portuguesa, invoco a proteção da Virgem Maria. Que Ela vos tome pela mão durante os próximos quarenta dias, ajudando-vos a ficar mais parecidos com Jesus ressuscitado. Desejo-vos uma santa e frutuosa Quaresma”.

Chiara LubichPalavra de vida

“ S e o b s e r va rd e s o s m e u s mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor” (Jo 15,10).

Essas palavras são extraídas do amplo discurso que Jesus dirige aos seus apóstolos após a última

ceia, conforme o quarto Evangelho (Jo 13,31-17,26). O que vem em relevo é o fato de que a observância dos seus mandamentos nos faz permanecer no amor. São palavras que fazem lembrar um versículo anterior, no qual Jesus diz aos seus apóstolos: “Se me amais, observareis os meus mandamentos” (Jo 14,15), onde vem em evidência que o amor a Jesus deve ser a motiva-ção, a raiz da qual deve partir a obser-vância dos seus mandamentos.

Existe assim uma reciprocidade entre o amor a Jesus e a prática dos seus mandamentos. O amor a Ele nos impulsiona a viver a sua palavra de modo sempre mais fiel; ao mesmo tempo, a palavra de Jesus vivida nos

faz permanecer no amor a Ele - e, portanto, nos faz crescer sempre mais nesse amor.

“ S e o b s e r va r d e s o s m e u s mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor”.

Portanto, permanecer no seu amor. Mas, o que Jesus quer dizer com essa expressão?

Com certeza ele quer dizer que a observância dos seus mandamentos é o sinal, a prova de que somos seus verdadeiros amigos; é a condição para que também Jesus nos retribua e nos garanta a sua amizade. Mas parece querer dizer também uma outra coisa, ou seja, que a observância dos seus mandamentos constrói em nós aquele amor que é característico de Jesus. Comunica-nos aquele modo de amar que notamos em toda a sua vida terrena: um amor que tornava Jesus uma só coisa com o Pai e, ao mesmo tempo, o impulsionava a identificar-se

e a ser uma só coisa com todos os seus irmãos, especialmente os menores, os mais fracos, os mais marginalizados.

O amor de Jesus era um amor que sanava toda e qualquer ferida da alma e do corpo, que doava a paz e a alegria a cada coração, que superava toda divisão, reconstruindo a fraternidade e a unidade entre todos.

Se colocarmos em prática a palavra de Jesus, Ele viverá em nós e transformará também a nós mesmos em instrumentos do seu amor.

“ S e o b s e r va r d e s o s m e u s mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor”.

Como viveremos, então, a Palavra de Vida deste mês?

Lembrando-nos do objetivo que ela nos propõe e orientando-nos decididamente para este objetivo: uma vida cristã que não se satisfaz com uma observância fria, externa, dos mandamentos, fazendo só o

mínimo que eles exigem, mas uma vida feita de generosidade.

Foi assim que os santos agiram. E eles são a Palavra de Deus transformada em vida.

Neste mês tomemos uma de suas Palavras, um de seus mandamentos, e procuremos traduzi-lo em vida.

E sendo que o Mandamento Novo de Jesus “Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei” (cf. Jo 15,12) é, de certo modo, o coração, a síntese de todas as palavras de Jesus, vamos vivê-lo com todo o radicalismo.

CHIARA LUBICH

*** Este comentário à Palavra de Vida foi publicado originalmente em maio de 1994.

A Palavra de Vida é um trecho do Evangelho comentado por Chiara Lubich, fundadora do

Movimento dos Focolares. Ela é traduzida em 96 línguas e idiomas, e atinge milhões

de pessoas no mundo inteiro, através da Imprensa, Rádio, TV e Internet. Chiara

Lubich concluiu sua ‘Santa Viagem’ no dia 14 de março de 2008.

Papa realizou audiência geral na Quarta-Feira de Cinzas, dia 5

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Quaresma: tempo de conversão aoamor de Deus e ao amor do próximo

LUIZ ESTUMANO

Page 21: Voz de Nazaré

Os Cursos serão ministrados no Auditório da LivrariaRua 28 de Setembro, 61 - Campina.Maiores informações pelo telefone: (91) 3212-1195

Tema: BíbliaEstudo bíblicoObjetivo:Tem como finalidade o aprofundamento bíblico para um melhor

conhecimento e vivência da palavra de Deus oferecendo instrumentos e metodologia na transmissão desses conhecimentos nas várias atividades pastorais.

Facilitador: Equipe CEBIData: 08 e os demais encontros todo primeiro sábado do mês.Horário: 9:00 às 14:00h.Público-alvo: Agentes de pastoral, catequistas, membros de movimentos e novas

comunidades, demais interessados no assunto.

Vagas: 60Investimento: R$ 35,00 por Semestre.Livro indicado: Coleção uma Introdução à Bíblia

Curso: Formação continuada para contadores de históriaObjetivo:Contribuir para que o ato de ouvir e contar histórias sejam vistos como

uma prática indispensável ao desenvolvimento integral da criança. Desenvolver, junto aos professores e demais interessados, as expressões oral, corporal e escrita, através

do contar e ouvir histórias.Facilitadora: Andrea Cozi: Mestranda do Programa de Pós-graduação

Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará.Data: Terceiro sábado de cada mês.Horário: 9:00 às 13:00h.Carga horária: 54 hInvestimento: R$ 150,00livro indicado: Caminhos da literatura infantil

Tema: CatequeseCurso: Iniciação cristã de Inspiração CatecumenalObjetivo: Proporcionar aos participantes conhecer a literatura de inspiração

catecumenal, bem como seu conceito de evangelização que é fundamentada na sabedoria da igreja acumulada ao longo dos séculos.

Facilitador: Prof. Ricardino Lassadier

Data: 22Horário: 9:00 às 12:00h.Público-alvo: Agentes de pastoral, catequistas, membros de movimentos e novas

comunidades, demais interessados no assunto.

Vagas: 50Investimento: R$ 10,00Livro indicado: Coleção Iniciação Cristã de Inspiração Catecumenal

9BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014

Igreja Caderno Dois

MENSAGEM

Papa Franciscoenvia mensagempara a CF 2014Pontífice diz que não é possível ficar impassível

Por ocasião da abertura da Cam-panha da Fraternidade 2014, que aborda o tema “Fraterni-

dade e Tráfico Humano” e o lema “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, o Papa Francisco enviou mensagem aos bispos da CNBB e a todos os fiéis das Dioceses, paró-quias e comunidades do Brasil. No texto, o Papa afirma que o tráfico de pessoas é uma “uma chaga social”. “Não é possível ficar impassível, sa-bendo que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pense-se em adoções de criança para remo-ção de órgãos, em mulheres enga-nadas e obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz, etc. Isso é tráfico humano!”, destacou Francisco. Ao final da mensagem, Francisco con-cedeu bênção apostólica a todos os brasileiros desejando uma Quares-ma de vida nova em Cristo.

Confira a íntegra da mensagem:

Queridos brasileiros,Sempre lembrado do coração

grande e da acolhida calorosa com que me estenderam os braços na visita de fins de julho passado, peço agora licença para ser companheiro em seu caminho quaresmal, que se inicia no dia 5 de março, falando-lhes da Campanha da Fraternidade que lhes recordo a vitória da Páscoa: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gal 5,1). Com a sua Paixão, Morte e Ressurreição, Jesus Cristo libertou a humanidade das amarras da morte e do pecado. Durante os próximos quarenta dias, procuraremos conscientizar-nos mais e mais da misericórdia infinita que Deus usou para conosco e logo nos pediu para fazê-la transbordar para os outros, sobretudo aqueles que mais sofrem: “Estás livre! Vai e ajuda

os teus irmãos a serem livres!”. Neste sentido, visando mobilizar os cristãos e pessoas de boa vontade da sociedade brasileira para uma chaga social qual é o tráfico de seres humanos, os nossos irmãos bispos do Brasil lhes propõe este ano o tema “Fraternidade e Tráfico Humano”.

Não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pense-se em adoções de criança para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz, etc. Isso é tráfico humano! “A este nível, há necessidade de um profundo exame de consciência: de fato, quantas vezes toleramos que um ser humano seja considerado como um objeto, exposto para vender um produto ou para satisfazer desejos imorais? A pessoa humana não se deveria vender e comprar como uma mercadoria. Quem a usa e explora, mesmo indiretamente, torna-se cúmplice desta prepotência” (Discurso aos novos Embaixadores, 12/XII/2013). Se, depois, descemos ao nível familiar e entramos em casa, quantas vezes aí reina a prepotência! Pais que escravizam os filhos, filhos que escravizam os pais; esposos que, esquecidos de seu chamado para o dom, se exploram como se fossem um produto descartável, que se usa e se joga fora; idosos sem lugar, crianças e adolescentes sem voz. Quantos ataques aos valores basilares do tecido familiar e da própria convivência social! Sim, há necessidade de um profundo exame de consciência. Como se pode anunciar a alegria da Páscoa, sem se solidarizar com aqueles cuja liberdade aqui na terra é negada?

Queridos brasileiros, tenhamos a certeza: Eu só ofendo a dignidade humana do outro, porque antes vendi a minha. A troco de quê? De poder, de fama, de bens materiais... E isso

CURSOS NO MÊS DE MARÇO/2014 - PAULUS LIVRARIA

Ajude a combater o tráfico humano.As denúncias podem ser feitas por telefone para os números 100 ou 180.Denuncie também na Polícia Civil ou Militar.Em caso de crime tráfico internacional, acione a Polícia Federal.A CNBB também recebe denúncias pelo número 3246-8666.

DENUNCIE!!!

– pasmem! A troco da minha dignidade de filho e filha de Deus, resgatada a preço do sangue de Cristo na Cruz e garantida pelo Espírito Santo que clama dentro de nós: “Abbá, Pai!” (cf. Gal 4,6). A dignidade humana é igual em todo o ser humano: quando piso-a no outro, estou pisando a minha. Foi para a liberdade que Cristo nos libertou! No ano passado, quando estive junto de vocês afirmei que o povo brasileiro dava uma grande lição de solidariedade; certo disso, faço votos de que os cristãos e as pessoas de boa vontade possam comprometer-se para que mais nenhum homem ou mulher, jovem ou criança, seja vítima do tráfico humano! E a base mais eficaz para restabelecer

a dignidade humana é anunciar o Evangelho de Cristo nos campos e nas cidades, pois Jesus quer derramar por todo o lado vida em abundância (cf. Evangelii gaudium, 75).

Com estes auspícios, invoco a proteção do Altíssimo sobre todos os brasileiros, para que a vida nova em Cristo lhes alcance, na mais perfeita liberdade dos filhos de Deus (cf. Rm 8, 21), despertando em cada coração sentimentos de ternura e compaixão por seu irmão e irmã necessitados de liberdade, enquanto de bom grado lhes envio uma propiciadora Bênção Apostólica.

Vaticano, 25 de fevereiro de 2014.Francisco

Page 22: Voz de Nazaré

Bispo Emérito de Blumenau visita BasílicaDom Angélico Sândalo veio a Belém participar do Retido do Clero, em Icoaraci

Na última sexta-feira, 28, a Basílica Santuário de Naza-ré recebeu a ilustre visita do

Bispo Emérito de Blumenau, SC, Dom Angélico Sândalo Bernardino, que veio a Belém para participar do Retiro do Clero da Arquidiocese de Belém, que aconteceu na comu-nidade Monte Tabor, em Icoaraci. Acompanhado do Reitor da Basí-lica padre José Ramos das Mercês, o Bispo Emérito aproveitou a opor-tunidade para visitar os estúdios do Santuário e falar ao vivo aos fiéis ouvintes da Rádio Web Basílica de Nazaré. Durante a conversa, ele dis-correu sobre vários assuntos, dentre eles sobre o Papa Francisco e seu trabalho com os jovens e a Igreja.

Pregando sempre a humildade e a aproximação com os fiéis, Dom Angélico falou muito sobre essas características em um sacerdote que, segundo ele, “deve sempre ser humilde”. Ele aproveitou também a oportunidade para deixar uma mensagem aos jovens: “sejam perseverantes. Respeitem o próximo, sobretudo os idosos. Se relacionem mais com a família e evitem os

BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 201410

Em Nazaré Caderno Dois

VISITA

w RÁDIO Bispo visitou Estúdio Santuário e deixou mensagem aos jovens

DIVULGAÇÃO

problemas do mundo, como drogas, álcool. Confiem em Deus e sejam fortes”. O Bispo agradeceu pela hospitalidade da cidade. Disse ter se sentido muito acolhido em sua primeira visita a Belém. Disse que virá mais vezes, na próxima oportunidade durante o Círio de

Nossa Senhora de Nazaré, em outubro.

D o m A n g é l i c o S â n d a l o Bernardino estudou Filosofia na cidade de Ipiranga em São Paulo e Teologia no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, em Viamão. Em Ribeirão Preto

Rádio Web Basílica de Nazaré lança nova programação

A Rádio Web Basílica de Nazaré, um dos meios de comunicação e evangelização do Santuário, que leva a Palavra de Deus a milhares de fiéis em todo o Brasil e no mundo pela internet, está lançando uma nova programação que entrou na grade a partir da segunda-feira, 2 de março. Sob a supervisão do padre Barnabita Maciel Pereira, que, por muito se compromete e acredita na evangelização por meio das mídias, a Rádio Web Basílica de Nazaré, que antes possuía uma programação apenas musical, agora contará com muito mais para seus ouvintes.

Com essa nova roupagem a Rádio Web conta com várias novidades, dentre elas uma parceria firmada com a “Rede Evangelizar é Preciso”, programa de rádio e TV do padre Reginaldo Manzotti. A parceria permitirá a veiculação por meio de um link de transmissão do programa “Hora da Misericórdia”, com o padre Reginaldo Manzotti, que irá ao ar de segunda a sexta-feira, às 15h.

Além disso, a nova programação contará com oração do Ângelus e terço Mariano e da Mãe da Divina Providência, Santa Missa ao vivo da Basílica Santuário de Nazaré e programas especiais e ao vivo, como o já tradicional programa “Louvando ao Senhor”, com o locutor Herlan Ferreira, que conta com Evangelho do dia, reflexão

da palavra, entrevistas e mais sobre o mundo católico e a Paróquia de Nazaré.

A Rádio acredita na evangelização por meio da música, por isso possui uma programação musical especial como o programa “Juventude de Cristo”, para os jovens. Aos sábados tem o programa “Desfile Musical”, com uma programação especial que contará com um cantor católico em cada programa. Aos domingos tem os programas “Especial Padre Zezinho, “Canta Amazônia”, com músicas regionais, e “Melodias da Vida”, para uma reflexão com Deus.

O programa “Louvando ao Senhor” terá um novo quadro. Além das entrevistas de todas as sextas-feiras, nas quartas-feiras, um advogado estará no estúdio para esclarecer a dúvida do ouvinte sobre questões de direitos civis, tributários, canônicos e mais, com a participação direta do ouvinte. O final da noite conta com o programa “O Amor está no Ar”, com uma seleção de música romântica para encher o coração dos casais de sentimento de amor e união para a constituição da família.

Mais informações sobre a nova programação e horários da rádio estão no site: www.radiowebbasilicadenazare.com.br. Para entrar em contato com o estúdio, basta ligar para: (91) 4009-8416/ 8436.

cursou a faculdade de Jornalismo. Foi ordenado sacerdote aos 12 de julho de 1959. Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo pelo Papa Paulo VI, em 12 de dezembro de 1974.

Na Arquidiocese de São Paulo teve atuação marcante em favor da população menos favorecida, sendo Bispo responsável pela Pastoral Operária. Foi Vigário Episcopal das Regiões Episcopais em São Miguel Paulista, e das Regiões Episcopais de Belém e Brasilândia. Foi responsável pela Cáritas no regional Sul-1 da CNBB; diretor do Jornal O São Paulo. De 1995 a 2002 foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral-Setor Vocações e Ministérios da CNBB, período que ocorreu o Ano Nacional das Vocações. Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, aos 19 de abril de 2000 para ser o primeiro Bispo da nova Diocese de Blumenau. Tomou posse nessa cidade no dia 24 de junho de 2000. Em 18 de fevereiro de 2009 teve a sua renúncia aceita por limite de idade, pelo Papa Bento XVI, no governo da Diocese de Blumenau 2 .

1º Encontro Vocacional dos Barnabitas em 2014 inicia-se hojeNesta sexta-feira, 7, inicia-se o

primeiro encontro vocacional dos Barnabitas no ano de 2014. Com o tema “Sai da terra, e vai!”, o encontro é inspirado na vocação de Abraão e acontecerá durante todo o final de semana no Seminário Mãe da Divina Providência, em Benevides. Voltado

para jovens do gênero masculino que estejam cursando o ensino médio, o encontro é uma alternativa encontrada pelo seminário de aproximar mais estes jovens dos ensinamentos de Cristo, sobretudo os que se sentem chamados a viver a vida religiosa, mostrando-lhes a congregação e os

princípios que a regem. Tudo isso de forma descontraída, por meio de estudo, palestras, orações e também diversão. Irmão Luiz Cláudio, reitor do Seminário Mãe da Divina Providência, falou sobre a escolha do tema e a inspiração para a vocação: “começamos o primeiro encontro

do ano tomando como base o considerado primeiro grande chamado de Deus da história para a vida cristã, o chamado a Abraão”. O Encontro Vocacional dos Barnabitas contará com palestras, oração, adoração, além de momento recreativo com prática de esportes e convívio.

Page 23: Voz de Nazaré

11BELÉM, DE 7 A 13 DE MARÇO DE 2014

Palavra Final Caderno Dois

Eis-me aqui!

Olá meu irmão, minha irmã, é com alegria que venho, às vésperas da Quaresma,

fazer parte do grupo de pessoas que colaboram para o centenário jornal “Voz de Nazaré”. Permitam-me que me apresente de modo muito pessoal e em tom de “bate-papo”: prazer, sou professor Ricardino Lassadier, Graduado (Bacharel e Licenciado) e Especialista em Filosofia pela UFPA e Especialista em Teologia pelo CESUPA. Detalhe: gosto de ser chamado “professor”, pois o sou não apenas por profissão e sim por vocação.

Tenho a satisfação de lecionar no “Instituto Regional Para formação Presbiteral” (IRFP) e na Rede Pública Estadual. Desde 2006, tenho a honra de colaborar com o “Centro de Cultura e Formação Cristã” (CCFC), a convite do pe. Fabrizio Meroni (que era o diretor dessa intituição), ministrando diversos cursos. Merece destaque o curso sobre o estudo do “Catecismo da Igreja Católica: razões e fundamentos da fé” que durou quatro anos. Realizo vários encontros e cursos em novas comunidades, paróquias, congregações religiosas. Esses encontros são geralmente de cunho formativo, sempre com ênfase no ensino da Doutrina Católica. Meu livro da cabeceira é o “Catecismo da Igreja Católica” (CIC), que me gabo de ter lido quatro vezes. Aliás, preciso confessar que aqui está minha grande paixão: livros. Possuímos uma pequena biblioteca com mais de 1000 volumes. É difícil dizer quais meus autores prediletos, mas em todo caso, grosso modo posso citar como os autores de ficção: Conan Doyle (autor de todas as aventuras de Sherlock Holmes), Aghata Christie (Assassinato no Expresso do Oriente...), Alexandre Dumas (O Conde de Monte Cristo, Os Três Mosqueteiros...), Vitor Hugo (Os Miseráveis...), Charles Dickens (Um Conto de Natal...). Os autores de não ficção: João Paulo II, Bento XVI, Dom Estevão Battencourt, Santo Agostinho, São Justino, Platão, Rousseau, G.K. Chesterton, Felipe Aquino, Scott Hahn, Raniero Cantalamessa, Olavo de Carvalho, Jacques Maritain, Emmanuel Mounier. Certa vez eu li a seguinte frase: “Diga-me o que lês e te direi quem és”. Aí estão alguns dos meus autores preferidos com o objetivo de dar-me a conhecer um pouco melhor. Casado, há 16 anos, com minha amada Lídia. De nosso Matrimônio brotaram os seguintes frutos: Vitória, Sofia Catarina e Gabriel. Sou filho de dona Graça e seu José. Meus santos de devoção: Nossa Senhora, glorioso São José, São Justino, Santo Agostinho, Santa Catarina de Sena, Santo Tomás de Aquino, São Bento e o Beato João

Paulo II . Mas visto que, quanto mais amigos no Céu melhor, não posso dizer que a lista esteja fechada.Há algumas semanas atrás cheguei a casa e minha Lídia disse que haviam telefonado da Fundação Nazaré. Isso se repetiu alguns dias até que depois de alguns embaraços, conseguimos nos falar. O contato não foi muito fácil, pois tenho certa resistência a um objeto que parece se propagar tão rápido quanto catapora. É o tal de celular! Pois bem, para minha surpresa veio o convite para que eu colaborasse com um artigo por mês para o jornal “Voz de Nazaré”. Fiquei contente, honrado e - como já disse

- surpreso. Confesso que aceitei com certa relutância interior, afinal estarei entre “gente grande”. Dentre outros cito a título de exemplo, alguns que lembro no momento em que escrevo estas linhas: Dom Alberto Taveira, pe. Claudio Barradas, João Carlos Pereira, pe. Giovanni Martoccia, Pedro Veriano, irmã Lourdes Silva, irmã Ângela Tutas, pe. Romeu Ferreira, pe. Idamor da Mota. Quanta gente boa! E, como você bem sabe amigo leitor, citei apenas alguns dos colaboradores do “Voz”. Dentre eles, certamente, serei o menor.Comecei a pensar como deveria se chamar o espaço que, mensalmente, deveria ter minha humilde colaboração? Pensei que deveria ser um nome que expressasse amor e fidelidade à Cristo e à Igreja, nossa Mãe. Pensei deveria ser um nome que deixasse claro a unidade entre fé e razão. Pensei que deveria ser um nome que manifestasse apego a sã doutrina. Na oração diária do Terço coloquei, intimamente, essa intenção. Os dias se passaram e lembrei o que muita gente diz, não sem razão: que tenho uma forte veia apologista. Mas o que é apologia e o que é um apologista? De maneira bem simples e resumida, podemos dizer que a apologia é a defesa da fé, é ao mesmo tempo, uma área de fronteira entre filosofia e teologia que apresenta os fundamentos da fé. Nos primeiros séculos da Igreja, muitos foram os apologistas, alguns eram leigos e outros sacerdotes. Eram pessoas que detinham uma grande cultura filosófica, advinda de um mundo helênico, pagão. Tais pessoas se convertiam à fé cristã e, uma vez convertidas procuravam defender a fé, difundir a fé fazendo uso de todo o conhecimento que possuíam, ou seja, colocaram toda a bagagem cultural a serviço da fé. E, nesse aspecto, inseriram a razão para auxiliar a fé. Os apologistas, na medida em que defendiam a fé, debatiam e enfrentavam questionamentos, ataques que a Igreja sofria. Os apologistas sempre se fizeram presente na Igreja. Alguns exemplos

de apologistas: São Justino e Santo Agostinho nos primeiros séculos; Santo Tomás de Aquino na alta Idade Média. Também em nossa época há apologistas: G. K. Chesterton e Bento XVI. No Brasil temos bons apologistas: Dom Estevam Bettencuort, pe. Paulo Ricardo, prof. Felipe Aquino. Para fazer apologia é preciso um bom casamento entre fé e razão, ambas servindo a verdade. Assumindo este perfil apologista achei por bem denominar o meu espaço no Voz de “Servindo a Verdade”. Neste espaço pretendo sentir com a Igreja, ou talvez seja adequado dizer pensar

com a Igreja. Neste nosso primeiro encontro procurei fazer-me conhecer, espero que - se for vontade de Deus - muitos outros encontros acorram. Me esforçarei para usar uma linguagem coloquial, simples com a intenção de chegar a todos para colaborar com reflexões, partilhar conteúdos formativos sempre procurando pensar com a Igreja no serviço da verdade. Boa Quaresma. E fique com São José e Nossa Senhora.Assumindo este perfil apologista achei

por bem denominar o meu espaço no Voz de "Servindo a Verdade"

DIVULGAÇÃO

PROF. RICARDINO LASSADIER

Servindo à verdade

Graduado (Bacharel e Licenciado) e Especialista em Filosofia pela UFPA e

Especialista em Teologia pelo CESUPA.

Irmã Ângela Tutas

PRÓXIMOS ARTIGOS:

Pe. Giovanni Martoccia

Maria Elisa Bessa de Castro

Page 24: Voz de Nazaré

Belém, de 7 a 13 de fevereiro de 201412