voz de esperança - fevereiro 2012

24
ANO 15 . Nº 153 . FEVEREIRO 2012 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA EDITORIAL P. 2 MATÉRIA DE CAPA P. 6 ATUALIDADES P. 8 VACINAS PARA ADULTOS Fernando Menezes PLANEJAMENTO E REALIZAÇ Silas Zdrojewski PLANEJAR FAZ PARTE DE NOSSA ESPIRITUALIDADE Cesar Augusto Santos

Upload: primeira-igreja-do-evangelho-quadrangular

Post on 30-Mar-2016

225 views

Category:

Documents


5 download

DESCRIPTION

Revista da Primeiraieq - Edição de fevereiro 2012.

TRANSCRIPT

ANO 15 . Nº 153 . FEVEREIRO 2012DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

EDITORIAL • P. 2 MATÉRIA DE CAPA • P. 6 ATUALIDADES • P. 8VACINAS PARA ADULTOS

Fernando MenezesPLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO

Silas ZdrojewskiPLANEJAR FAZ PARTE DE NOSSA ESPIRITUALIDADE

Cesar Augusto Santos

ANO 15 . Nº 153 . FEVEREIRO 2012DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

EDITORIAL • P. 2 MATÉRIA DE CAPA • P. 6 ATUALIDADES • P. 8VACINAS PARA ADULTOS

Fernando MenezesPLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO

Silas ZdrojewskiPLANEJAR FAZ PARTE DE NOSSA ESPIRITUALIDADE

Cesar Augusto Santos

PLANEJAMENTO E REALIZAÇÃO

Redação e CorrespondênciaComunicação e MarketingAlberto Folloni, 143 - Juvevê 80530-30041 3252.7215primeiraieq.com.brfacebook.com/primeiraieqcuritibatwitter.com/primeiraieq

Revista Voz de Esperanç[email protected]

Diretor PresidenteRev. Eduardo Zdrojewski

Comunicação e MarketingFernando Henrique F. Klinger

DiagramaçãoEmerson Rassolim Batista

Projeto GráficoEmerson Rassolim Batista

CapaEmerson Rassolim Batista

Colaboradores João Tarcísio Regert • Patrícia Locatelli • Julio C. Ponciano • Rosangela Ferreira • Cristiane D. Bento • Roberto Bueno da Costa • Silas Zdrojewski • Luiz F. Pianowski • Silvio Faustini • Mirian Zahorcak • Eduardo Furtado

Jornalista ResponsávelCarlos Alberto D. Queiroz (PMST . 1158)

IlustraçõesJair Cunha e Bruno Hasum

FotografiaDiversos

CTP e ImpressãoNova Gráfica | 3376.5160

Imagens da CapaInternet

Tiragem25.000 exemplares

EDIT

ORI

AL

se não houvesse terra seca, as coisas que vieram a seguir não poderiam existir. Em meio a outras coi-sas, Deus então criou a flora e depois a fauna, para em último lugar criar o homem, ou seja, a fauna não poderia vir antes da flora e o homem não poderia sobreviver sem que todas essas coisas fossem criadas antes. Deus planejou tudo muito bem, cada coisa em seu tempo, uma dando sustentação à outra para que o todo se realizasse de forma sustentável.

Para que haja um planejamento que termine em boa realização, o homem também precisa ter as coisas em sua vida na devida ordem. Assim como o mundo em sua criação, a primeira coisa que o ser humano precisa é de luz, pois sem ela não se poderá enxergar, interpretar e discernir de maneira adequa-da os passos necessários para que se tenha uma vida realizada. Jesus disse: Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. (Jo 8.12). Para termos um planejamento que traga a verdadeira realização, precisamos de Jesus Cristo em nossa vida, pois Ele é a luz que iluminará a caminhada de todos os dias da nossa vida, que terá o seu ápice na eternidade. Qualquer planejamento que não considere a eternidade é um péssimo planeja-mento, pois não trará a realização mais importante de todas, a vida eterna!

Às vezes, todo o planejamento humano é fo-cado no suprimento das necessidades físicas e mate-riais. Porém, Jesus disse: Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. (Jo 6.33). Deus precisa ser o primeiro em nossa vida, não tentemos ignorá-lo como muitos o fazem. Reconheçamos que Ele é o Cria-dor, Aquele que tem o melhor plano, que é capaz de trazer as melhores realizações para a nossa vida, sen-do que a maior de todas é a que transcende a existên-cia terrena. Planejemos nosso ano e nossa vida tendo sobre nós o senhorio de Cristo, sendo Ele a luz da nossa existência. Sigamos com Ele, busquemos Sua orienta-ção , atentando para a ordem de prioridades que as Escrituras nos indicam, esse proceder nos levará a uma vida de bom planejamento e de felizes realizações.

SILAS ZDROJEWSKICOPASTOR DA PRIMEIRA IEQ

Ao olharmos para o Universo, vemo-nos dentro de uma sincronia perfeita. Quando ob-servamos nosso planeta, não há como negar que ele foi muito bem planejado. No simples contemplar uma célula, vê-se uma organização magnífica. Deus, o nosso Criador, planejou to-das essas coisas e as trouxe à realidade. Gran-de tolice é acreditar que esses mecanismos tão complexos foram resultado de uma explo-são de gases. Quando assistimos a programas que mostram as maravilhas da criação, as narrações são feitas como se não existisse o Criador, há uma clara intenção de excluir Deus. Ele sequer é citado, no entanto, ape-sar dessa negação, qualquer pessoa, por pouca sensibilidade que tenha, recebe em seu coração a mensagem de que há sim um Deus que criou todas aquelas coisas. A Escritura nos diz: Os céus manifestam a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. (Sl 19.1). Em outra passagem do Novo Testamento, lemos: Pois desde a criação do mundo os atribu-tos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis. (Rm 1.20). Tudo o que Deus criou é perfeito e as disfunções que vemos são re-sultado da desorganização humana, a qual vem como consequência do pecado contra Deus, o Criador. Dian-te disso, aprendamos com Deus, que é Aquele que planeja e realiza tudo muito bem.

Na criação do mundo, a pri-meira coisa que Deus fez foi a luz, pois sem ela as outras coisas não poderiam existir. O ato seguinte de Deus foi fazer a separação entre as águas e as partes secas, pois

22

EDIF

ICA

ÇÃO

3

EDIF

ICA

ÇÃO

3

PARA

REF

LETI

R

1 – Permita-se um tempo extra.Se dê mais tempo do que pensa precisar para chegar a qualquer compromisso ou encontro. Uma ligação para a companhia aérea antes de sair de casa para ver se o seu vôo está no horário pode evitar o estresse criado ao se apressar e tentar vencer o trânsito.

2 – Acorde mais cedo.Programe o despertador de maneira a ter mais tempo de se aprontar. Ao evitar a correria para fazer as coisas, você pode começar o seu dia num ritmo mais calmo, o que será menos estressante.

3 – Carregue números de telefones importantes com você.Mantenha uma lista atualizada com números importantes e leve-a sempre com você para que não tenha o estresse adicional de ter que procurá-los quando necessário.

4 – Pegue instruções claras.Repita os direcionamentos para a pessoa que os deu a você. Certifique-se de entender antes de começar. Evite o estresse de ir a algum lugar ou fazer algo sem ter a certeza de onde vai ou de como tem que fazer.

5 – Copie suas chaves.Tenha cópias das chaves da casa ou do carro em algum lugar escondido ou com alguém de confiança. Será mais fácil resolver o

problema se algum dia você se trancar para fora do carro, de casa ou do escritório.

6 – Faça hoje.Não deixe a procrastinação te causar estresse. Tome a decisão de tirar o tempo necessário para fazer o trabalho. Se for um projeto grande, divida-o em partes razoáveis. Estabeleça um objetivo para você mesmo. Uma vez que tenha começado, você será capaz de terminar.

7 – Conserte ou reponha itens dos quais depende.Se algo não funciona, e você precisa disto regularmente, cuide do conserto ou reposição do item. Não se deixe aberto ao estresse de depender de algo que está quebrado.

8 – Faça o trabalho mais difícil na primeira parte do dia. Assim você terá tempo depois para os trabalhos mais prazerosos. Evite o estresse de adiar este trabalho, e pensar que tem que fazê-lo durante o dia inteiro.

9 – Tenha um diário.Coloque seus sentimentos e pensamentos no papel. Volte a eles alguns dias depois e note que novas soluções e pontos de vista vieram a você. Sinta-se livre para rasgar as páginas e jogá-las fora depois que resolver a situação.

10 – Viva um dia de cada vez.Mantenha seu foco no hoje. O Sol nasce no Leste e se põe no Oeste sem sua ajuda há milênios. Ontem e amanhã não estão sob o seu controle.

DICAS DE PLANEJAMENTO

3

ACO

NTE

CEU

No dia 19 de novembro, a equipe do Projeto Gadareno reali-zou um almoço de confraternização para celebrar os resulta-dos alcançados pelo Projeto em seus 22 meses de existência. Na ocasião foi apresentado o histórico do ministério e presta-das homenagens aos membros da equipe, ao seu líder, Jorge Santos, e aos ministérios que apóiam diretamente o Projeto Gadareno. O churrasco contou com a presença de comunida-

No final de novembro, cerca de 80 evangelistas se reuniram no CETE, em Borda do Campo, para buscar mais a Deus juntos e ter um tempo maior de comunhão.

No dia 20 de dezembro, o hospital Cruz Vermelha recebeu o Projeto Alegria no Hospital. O Grupo Potencial, juntamente com Bete Locatelli e o sanfoneiro Luizmar, cantaram para os pacientes e funcionários da referida instituição. O objetivo

des terapêuticas (chácaras), da equipe e de seus familiares, de ministérios que apóiam o projeto e dos ex-moradores de rua, frutos desse projeto. Foi um dia de muitas emoções e gratidão a Deus pela Sua obra. Os testemunhos dos ex-mora-dores de rua revelaram a importância de um ministério deste porte na igreja e que para Deus não há impossível.

Foram momentos de louvor, diversão, Palavra e ministração. Vimos o mover de Deus e o Seu cuidado para com aqueles que se dedicam a ganhar pessoas para o seu Reino.

dessa visita foi levar uma palavra de esperança e um pou-co de alegria àqueles que se encontravam hospitalizados na época do final do ano. Foram momentos preciosos e aprecia-dos pelos pacientes.

confraternização projeto gadareno

3º retiro de evangelistas

projeto alegria no hospital

4

Li, certa vez, que na Espanha, a coragem dos touros é tes-tada antes que se apresentem na arena. São levados para um local, onde é permitido ao animal atacar um homem que segura uma lança. Então, a bravura de cada touro é medida segundo o número de vezes que ele vai em direção ao homem, apesar da ferroada da lança. Parece que a vida tem um jeito de fazer o mesmo conosco, constantemente nossa valentia é submetida a provas. Parece que as coisas boas da vida estão atrás de imensas barreiras, que precisam ser ultrapassadas com muita fé e coragem. Continuamente precisamos de ânimo para continuar per-sistindo, apesar dos obstáculos e incertezas, de força para superar os medos e de coragem para começar tudo de novo, como aconteceu com os japoneses após o grande terremoto de 2011. Segundo William Shakespeare “a coragem cresce com a ocasião”. Ela precisa existir na mesma proporção que existem os obstáculos. Sem a coragem, nin-guém consegue vencer. Talvez seja por isso que Aristóteles escreveu: “A coragem é a primeira das qualidades humanas, porque garante todas as outras”. Esta semana ouvi uma pediatra dizer que “as crianças de-bilitadas que ficam em uma UTI neonatal são verdadeiras guerreiras, cheias de coragem. Impulsionadas pelo instinto, elas lutam corajosa-mente pela vida”. Neste sentido, o instinto dos bebês deseja vencer, anseia ir em frente, batalha e reage em favor da vida. Parece que com o passar dos anos vamos perdendo este instinto vencedor. Na fase adulta, esta coragem é sufocada por fobias, traumas, ansiedades, “monstros” reais ou imaginários, que oprimem a coragem. De acordo com o psicoterapeuta Sheldon Kopp: “Quase todas as batalhas significativas que enfrentamos são travadas dentro do ser”. A prova da coragem não é diferente. O filósofo Albert Camus afirmou “que a coragem não é a ausência de medo, mas a capacidade de superar e seguir em frente, apesar do medo”. Ela é o domínio do medo. Sobre isso escreveu Jean-Paul Sartre: “Todos os homens têm medo. Quem não tem medo não é normal; ausência de medo não

tem nada haver com a coragem”. Acredito que a maior prova de cora-gem é suportar os medos e as derrotas sem perder o ânimo. O medo é cruel. Ele está por trás do fracasso, da doença e das relações humanas desagradáveis. Milhões de pessoas têm medo do passado, do futuro, da velhice, da pobreza, da morte e de tantas outras coisas. O medo nos ameaça o tempo todo. Ele é como um anestésico que paralisa a coragem. É a voz negativa que nos faz desis-tir. É um balde de água fria que apaga nosso ânimo. É o vento contrário que nos tira do percurso. A coragem, porém, tem efeito contrário. Ela abre portas, um de seus maiores benefícios. Ela é um trampolim que nos impulsiona. É como um escudo que nos ajuda a resistir. É como a adrenalina que nos estimula a reagir. Escrevendo sobre o assunto, o filósofo Platão relaciona a coragem com a razão e com a dor. Parafraseando este autor, o ho-mem corajoso é aquele que, através da razão, opta pelo urgente, pelo necessário, com o objetivo de superar a dor e os obstáculos. Uma pes-soa corajosa é uma pessoa, que mesmo com medo, faz o que precisa ser feito. Por exemplo: alguns anos atrás ouviu-se falar de uma mãe que se atirou na água para arrancar o filho da boca de um jacaré. Ela optou pelo urgente e fez o que precisava ser feito. Enfrentou o medo e superou a dor. É interessante observar que a coragem surge quando decidimos lutar e enfrentar o que tememos. Eleonor Roosevelt admitia: “Você ganha força, coragem e con-fiança em toda experiência na qual você enfrenta resolutamente o medo. Você ganha forças quando é capaz de dizer a si mesmo: ‘sobrevivi a esse horror. Posso enfrentar o que está por vir’. Uma pessoa de coragem é aquela que consegue fazer aquilo que teme não ser capaz de fazer”. Como você tende a lidar com o medo? Você tem vencido o medo ou ele tem vencido você? O que você terá de mudar para desenvolver um espírito corajoso? De um modo bem resumido diria: comece confiando em Deus. A Bíblia, em Isaías 41.10, diz: “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”

CORAGEMA VIDA SE CONTRAI E SE ExPANDE PROPORCIONALMENTE à CORAGEM DO INDIVíDuO. (ANAïS NIN)

Pastor Silvio J. FaustiniMestre em Teologia . Primeira IEQ

EDIF

ICA

ÇÃO

5

PLANEJAR FAZ PARTE DE NOSSA ESPIRITuALIDADEAno novo, vida nova. Esta é uma pequena frase bem popular nas tra-dicionais viradas de ano. É tempo de fazer novos planos para a vida pessoal, familiar e profissional. É necessário que iniciemos um novo ano, com metas a serem alcançadas e novos caminhos a serem percorridos. A virada do ano é muito propícia para o planejamento de muitas coisas que deverão acontecer em nossas vidas. Planejar é im-portante e necessário, muito embora alguns cristãos creiam que esta é uma atitude nada espiritual, ou até uma barreira para que o Espírito de Deus possa agir livremente na vida de cada cristão. Este conceito é totalmente errado. A Bíblia não é contrária ao planejamento. O próprio Jesus deixou claro que o uso dessa ferramenta é importante e reflete uma atitude de prudência e sabedoria: “Será que alguém começa a construção de uma casa sem primeiro fazer um orçamento para calcular o custo? Se você construir apenas os alicerces e ficar sem dinheiro, vai passar por tolo. Quem passar por ali vai até caçoar de você:”olhem, ele começou a casa e não pôde terminar!”. (Biblia A Mensagem - Lucas 14.28-30). O planejar mostra que sabemos para onde estamos que-rendo ir. Quando não planejamos agimos como Alice, que estando perdida, pergunta para o gato: “para onde vai esta estrada?” ao que ele responde: “Para onde você quer ir?”. Imediatamente Alice diz: “Eu não sei, estou perdida”.Então o gato responde: “Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve” ( do livro Alice no País das Maravilhas). Planejar permite a pessoa estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo, definindo recursos e meios para alcançá-los, visando uma vida de realização e satisfação. Quando planejamos descobrimos e nos ajustamos aos planos de Deus, prosseguindo na visão de uma vida cristã eficiente, eficaz e efetiva. Para não ficar totalmente perdido no ano de 2012 você precisa planejar, e esta atitude é bem simples e nada complicada. O primeiro passo é fazer uma avaliação de vida no passa-do recente. Analisar o que deu certo e o que deu errado, ou mesmo aquilo que não aconteceu como esperávamos. É importante essa atitude para vermos o quanto fomos abençoados por Deus. Quando avaliamos o passado, percebemos o quanto fizemos e como Deus interferiu em nossas vidas. É uma atitude de contar as bênçãos re-cebidas, muito embora também vejamos quantas de nossas deci-sões não foram acertadas. Não é procurar culpados pelos insucessos, mas simplesmente ver o que não concorreu para nossa felicidade. É prático enumerarmos as vitórias alcançadas e os próprios fracassos. Ninguém jamais construiu um futuro promissor sem experimentar e superar fracassos. O segundo passo é estabelecer alvos e definir as priori-dades para os próximos 12 meses. Alvos podem e devem ser pro-postos, imaginando o futuro, principalmente com base nos aconte-

cimentos passados. Quais são seus projetos para os 365 dias que lhe esperam em 2012. O que você deseja? Para onde você quer ir? Que decisões precisa tomar? Que desafios precisa enfrentar? Quais mudanças devem acontecer? Que atitudes corajosas você precisa tomar? Enfim, não é proibido sonhar. Planejar é sonhar o futuro pos-sível e impossível, o visível e o invisível O terceiro passo é ter um plano de ação, com etapas bem definidas e datas previsíveis. Um plano de ação nada mais é do que estabelecer um conjunto de ações, definindo o que fazer e como fazer, determinando com que recursos humanos, materiais e finan-ceiros poderei contar para a sua execução. É importante estabelecer datas para cada passo do plano de ação. De nada adianta ter belos projetos se não começar a agir estrategicamente e com ações dentro de prazos para realizá-los. O quarto passo é ação. A melhor maneira de prever o futuro é começar a construí-lo agora.Não deixar para amanhã o que pode ser feito agora, é sempre uma atitude de quem quer realizar seus sonhos e projetos. Muitos são prontos a sonhar, fazer previ-sões, estabelecer metas, mas lentos ou procrastinadores em realizar. Determinação no começar é meio caminho para um planejamento efetivo e bem sucedido. O quinto passo é saber fazer ajustes. Muitos começam bem, com boas intenções, otimistas e bem determinados, mas de-sistem quando as coisas começam a não dar certo. É preciso estar ciente de que quando planejamos não temos conhecimento dos problemas, situações e armadilhas que enfrentaremos. Por certo te-remos muitas surpresas, o planejamento não é uma ciência exata, principalmente quando estamos tratando de algo novo que ainda não foi realizado. Existirão pedras de tropeços durante a execução, por isso quando elas surgirem precisamos removê-las do caminho, alterar etapas do plano de ação, mudar as expectativas e criar no-vas estratégias para poder continuar a caminhada proposta. Afinal, as pessoas mudam, os tempos mudam, as circunstâncias mudam, somente não muda o propósito de Deus para cada um de nós e também não mudam as promessas de Deus, que se cumprem fiel-mente. O sexto e último passo é estar em Deus e descansar no seu amor, vivendo intensamente cada momento, cada instante, como se fossem únicos. Deixar-se envolver pela graça e amor de Deus, de tal maneira que eles transbordem em seu coração, envol-vendo tudo o que você planejou e tudo o que você sonha fazer. Estabeleça alvos, tenha projetos para 2012, faça planos de ação e veja como alcançá-los, faça ajustes e reajustes, tenha me-tas bem claras e objetivos tangíveis, comece a trabalhar, mas não esqueça: cabe ao homem planejar, mas vem do Senhor a força e a sabedoria para o realizar.

Cesar A. SantosPastor auxiliar da Primeira IEQ

MA

TÉRI

A D

E CA

PA

6

INGREDIENTES2 pacotes de purê de batata prontos (à venda nos super-mercados)2 ovos1/2 xícara (chá) de queijo ralado200 g de presunto cozido1 linguiça-calabresa defumada1 colher (café) de manjeri-cão picado1 colher (chá) de salsinha picada100 g de bacon em cubinhosSal e pimenta-do-reino a gosto

culinária

MODO DE PREPARO Prepare o purê conforme as instruções do fabricante. Retire do fogo e junte os ovos, 2 colheres (sopa) de queijo, o sal e a pimenta. Mexa bem e reserve. Triture o presunto em um processador com a linguiça sem pele e tempere com o manjericão e a salsinha. Em uma fôrma de aro removível forrada com papel-alumínio faça uma camada com meta-de do purê. Espalhe o recheio de presunto e aperte bem com as costas de uma colher. Cubra com a outra metade do purê e polvilhe a superfície com o bacon e queijo ralado restantes. Leve ao forno mé-dio pré-aquecido até começar a dourar ligeiramente.Dica: O resultado será o mesmo se você usar purê de batata caseiro. Preparo: 30 minutos

BOLODE BATATA

COMEÇANDO BEM

Olá amiguinhos! Está começando mais um ano e é muito bom estarmos juntos. A cada mês trazendo mensagens da Palavra de Deus aos nossos corações através do Tempo de Criança E para começarmos bem o ano de 2012 vai uma dica mui-to especial... O segredo para você ter uma ano feliz e abençoado está em passar tempo com Aquele que é nosso melhor amigo, que nun-ca falha e sempre está conosco. Em Jesus você pode confiar, Ele jamais te abandona, está com você em todos os momentos, sejam alegres ou difíceis.

Rosangela Ferreira . Pastora do Ministério de Crianças

PROGRAMA TEMPO DE CRIANÇA, TODA QUINTA-FEIRARÁDIO SARA BRASIL (FM), 7h45 E àS 18h • RáDIO MARUMBI (AM), àS 9h

Então não perca tempo, coloque diante de Deus tudo aquilo que deseja para esse ano, tenha uma vida diária de ora-ção e leitura da Bíblia e, principalmente, de obediência. E você verá como sua vida será diferente. Fica o desafio, ok? Comece bem o seu ano, comece na presença de Deus e com certeza em 2012 você terá experiências incríveis com o Senhor e terminará o ano cheio de bênçãos na sua família, na escola e em toda sua vida. Feliz 2012!

TEM

PO D

E CR

IAN

ÇA

PROCURE NO CAÇA-PALAVRAS AS PALAVRAS QUE ESTÃO EM NEGRITO NO VERSÍCULO ABAIXO.VERSÍCULO ABAIXO.

PORTANTO, PONHAM EM PRIMEIRO LUGAR NA SUA VIDA O REINO DE DEUS E AQUILO QUE DEUS QUER, E ELE LHES DARÁ TODAS ESSAS COISAS. (MATEUS 6.33-34)

PELESTIALTRQMVC

OBZCDVPRUDBPAXC

RIRNWERENHSRTLI

TNFOLWPORMHDEUS

AHTYBNMCAÇKJUST

NQPRUDBQÇXCVSNN

TVNHEEUCJLOETWH

OUNBCISRUITRQBI

LORMLJNDFFPÇOER

BSFOREWORERHSRT

AIUDSPÇXCVINQUR

PTBUOYERVDMMNBD

UNSLHSRUITEQBVC

DBZCIVPRUDIPÇXC

OIRNWPLUGARRTLI

MNFOLWPORMOJJDF

FHTYBNMCVÇKJCSD

WQPRUDBPÇXCVMNB

CVNHUENCJLOITWE

RENBCHSRUITDQBV

LOUMHJETERNAOED

BSFIRNWERENHSRA

ARUDBPÇXCVMNQUR

PTIUPONHAMNCIAA

PORTANTO, PONHAM EM PRIMEIRO LUGAR NA SUA VIDA O REINO DE DEUS E AQUILO QUE DEUS QUER, E ELE LHES DARÁ TODAS ESSASCOISAS. (Mateus 6.33-34)

SUA

,

PELESTIALTRQMVC

OBZCDVPRUDBPAXC

RIRNWERENHSRTLI

TNFOLWPORMHDEUS

AHTYBNMCAÇKJUST

NQPRUDBQÇXCVSNN

TVNHEEUCJLOETWH

OUNBCISRUITRQBI

LORMLJNDFFPÇOER

BSFOREWORERHSRT

AIUDSPÇXCVINQUR

PTBUOYERVDMMNBD

UNSLHSRUITEQBVC

DBZCIVPRUDIPÇXC

OIRNWPLUGARRTLI

MNFOLWPORMOJJDF

FHTYBNMCVÇKJCSD

WQPRUDBPÇXCVMNB

CVNHUENCJLOITWE

RENBCHSRUITDQBV

LOUMHJETERNAOED

BSFIRNWERENHSRA

ARUDBPÇXCVMNQUR

PTIUPONHAMNCIAA

7

VID

A &

SA

ÚD

E

No dia 17 de outubro foi comemorado o Dia Nacional da Va-cinação. A data serve para lembrar que não são apenas as crianças que devem estar com a carteirinha em dia. Ninguém reluta em levar o filho para tomar uma vacina contra o sarampo ou a paralisia infantil, mas na hora de cuidar da própria saúde muitos adultos negligenciam as campa-nhas de vacinação. Em todas as fases de nossa vida, estamos suscetíveis a in-fecções por vírus e bactérias que, se não tratadas, podem causar muitos problemas. “No caso de bactérias, a vacinação é feita para controlar sur-tos epidemiológicos. Já no caso dos vírus, a imunização normalmente dura a vida toda, sendo necessárias apenas algumas doses de reforço para garantir que a doença não vai mais voltar”, diz Paulo Olzon.

Vacina dupla tipo adulto - para difteria e tétano A difteria é causada por uma bactéria, que é contraída pelo contato com secreções de pessoas infectadas. Ela afeta o sistema res-piratório, causa febres e dores de cabeça. A toxina da bactéria cau-sadora do tétano compromete os músculos e leva a espasmos invo-luntários. A musculatura respiratória é uma das mais comprometidas pelo tétano. Se a doença não for tratada precocemente, pode haver uma parada respiratória devido ao comprometimento do diafragma, músculo responsável por boa parte da respiração, levando à morte. Ferir o pé com prego enferrujado que está no chão é uma das formas mais conhecidas de contágio do tétano. A primeira parte da vacinação contra difteria e tétano é feita em três doses, com intervalo de dois meses. Geralmente, essas três doses são tomadas na infância. Então, confira a sua carteira de vacinação para certificar-se que a vacinação está em ordem.

Vacina Tríplice-viral para sarampo, caxumba e rubéola Causado por um vírus, o sarampo é caracterizado por man-chas vermelhas no corpo. A transmissão ocorre por via respiratória. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a mortalidade entre crianças saudáveis é mínima, ficando abaixo de 0,2% dos casos. Nos adultos essa doença é pouco observada, mas como a forma de con-tágio é simples os adultos devem ser imunizados para proteger as crianças com quem convivem. Conhecida por deixar o pescoço inchado, a caxumba tam-bém tem transmissão por via respiratória. Mesmo que seja mais comum em crianças, a caxumba apresenta casos mais graves em adultos, podendo causar meningite, encefalite, surdez, inflamação nos testículos ou nos ovários, e mais raramente, no pâncreas. Já a rubéola é caracterizada pelo aumento dos gânglios do pes-coço e por manchas avermelhadas na pele, é mais perigosa para gestan-tes. O vírus pode levar à síndrome da rubéola congênita, que prejudica a formação do bebê nos três primeiros meses de gravidez. A síndrome causa surdez, má-formação cardíaca, catarata e atraso no desenvolvimento. O adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver recebi-

atualidadesATU

ALI

DA

DES

do as duas doses recomendadas para a imunização completa quando era criança e se tiver nascido depois de 1960. O Ministério da Saúde considera que as pessoas que nasceram antes dessa data já tiveram es-sas doenças e estão imunizados, ou já foram vacinados anteriormente.

Vacina contra a hepatite B A hepatite B é transmitida pelo sangue, e em geral não apresenta sintomas. Alguns pacientes se curam naturalmente sem mesmo perceber que tem a doença. Em outros, a doença pode se tornar crônica, causando lesões no fígado, que podem evoluir para a cirrose. De acordo com Paulo Olzon, há algumas décadas, o tipo B da hepatite era o mais encontrado, já que ela pode ser transmitida através da relação sexual e as pessoas não tomavam cuidado com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Depois de uma campanha de vacinação e imunização e da classificação da hepatite C pelos médicos, ela não pode ser vista como epidemia, mas ainda é preciso tomar cuidado com essa doença.

Pneumo 23 - pneumonia O pneumococo, bactéria que pode causar a pneumonia, entre outras doenças, pode atacar pessoas de todas as idades, princi-palmente indivíduos com mais de 60 anos. A pneumonia é o nome dado a inflamação nos pulmões causada por agentes infecciosos (bac-térias, vírus, fungos e reações alérgicas). Entre os principais sintomas dessa inflamação dos pulmões estão febre alta, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro. Adultos com doenças crônicas em órgãos como pulmão e coração - alvos mais fáceis para o pneumococo, devem tomar essa vacina sempre que houver uma campanha de vacinação. Vacina contra a febre amarela A febre amarela é transmitida pelo mesmo mosquito trans-missor da dengue, o Aedes aegypti. A doença tem como principais sin-tomas febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) e hemorragias. Por ser uma doença grave, e com alto índice de mortalidade, todas as pessoas que moram em locais de risco devem tomar a vacina a cada dez anos, durante toda a vida. Mesmo que os efeitos colaterais mais sérios sejam muito raros, a vacina contra febre amarela deve ficar restrita aqueles indivíduos que moram ou irão viajar para algum lugar de risco.

Vacina contra o influenza (gripe) A vacina contra gripe deve estar na rotina de quem está com mais de 60 anos. A gripe é transmitida pelas vias respiratórias, leva a dores musculares e a febres altas. Seu ciclo costuma ser de uma semana. Pessoas com mais de 60 anos podem tomar a vacina nos postos de saúde, enquanto os mais jovens podem ser vacinados em clínicas particulares.

Por Fernando Menezes http://msn.minhavida.com.br

SEIS VACINAS QuE OS ADuLTOS PRECISAM TOMARCERTAS DOENçAS CONTINuAM PERIGOSAS MESMO NA IDADE ADuLTA

8

Pela imensidão do planeta Terra, mesmo nós que nela habitamos, não conseguimos notar que ela se move, e se move a uma velocidade bem alta, em torno de 107.000 km/h. Para se ter uma ideia melhor, isso equivale a mais ou menos 29 km/s. Já pensaram nisso? A uma velocidade dessas nada parece atingir a Terra; as árvores não se entortam, não sentimos um vento forte no nosso rosto, eu nem me despenteio. Imagine você andando

de moto e andando de carro fechado. No carro você não sente o vento, os insetos ou partículas sólidas que estão no ar, pois o carro possui um en-voltório que nos livra desses incômodos. E a Terra, com essa ve-locidade, recebendo constantemente ra-diações emitidas pelo Sol, continua a ter vida, contrariando as leis físicas mais sim-

ples que conhecemos. É claro que a vida na Terra está condiciona-da a muitos outros fatores, tais como água, oxigênio, temperatura, distância exata do Sol. Porém, a proteção contra as radiações mais nocivas provenientes do Sol e outros agressores em potencial do nosso planeta, vem de um escudo especial que a Terra tem, a Magnetosfera (Campo Magnético). Pois é! A Terra viaja de capa-cete e não “será multada pelos anjos de Deus”. Já pensaram? A Terra usa “capacete” para viajar. E como se formou esse escudo protetor? Tudo começa nas profundezas da Terra, mais de 3.000 km abaixo no núcleo externo, composto principalmente de ferro. Essa alta concentração de ferro e a velo-cidade da Terra funcionam como um dínamo gerando o campo

FÉ E

CIÊ

NCI

A

magnético que a envolve e a protege. A Terra é como um imenso imã. Esse mesmo imã que faz com que a bússola sempre marque o Norte, como vimos no artigo anterior. Então, isso também é um acaso? Somos “sortudos” seres que habitamos um planeta que reúne todas as condições necessárias para ter vida? No Salmo 139, versículo 6, vemos que ...tal conhecimento é maravilhoso demais para mim; elevado é, não o posso atingir. Não tem como entender tudo, mas tudo foi preparado para que tivéssemos uma “casa”: nossa Terra perfeita e segura onde moramos. Deus fez um “capacete” especial para a nossa proteção. Tudo isso nos mostra a grandeza e o valor que temos para Ele. É tudo milimétricamente pensado, não pode ser coincidência. Como sempre falo, para nós cristãos, existem várias palavras novas, como, por exemplo, a “Deusincidência”. Revejam, temos uma grande reserva de ferro abaixo de 3.000 km, que pelo “girar” da Terra forma um campo de proteção. Depois de criada por Deus, a ciência explica essa proteção como a ação do campo magnético envolvendo a Terra. E eu fico pen-sando como eu responderia às perguntas feitas por Deus a Jó no capitulo 38? Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da Terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? ou quem a mediu com o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina, quando juntas cantavam as estrelas da manhã, e todos os filhos de Deus bradavam de júbilo? Ou quem encerrou com portas o mar, quando este rompeu e saiu da madre; quando eu lhe pus nuvens por vestidura, e escuridão por faixas, e lhe tracei limites, pondo-lhe portas e ferrolhos? (Jó 38.4-10). Temos de reconhecer que somos limitados. O reconheci-mento da nossa limitação não nos faz ingênuos, mas sim nos pre-para para conhecermos Aquele que demarca os limites. Se Deus protege assim o seu planeta, será que não pode proteger você?

Mas tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a mi-nha glória, e aquele que exulta a minha cabeça. (Salmo 3.3)

A TERRA VIAJA DE CAPACETE

Campo magnético da terra

Luiz PianowskiCientista e Doutor em Tecnologia Farmacêutica

pianowiski.blogspot.com

10

DEuS NÃO TEM NETOS

LyNDON JOhNSON L. SANTOS PATRíCIA LuCIANE SANTOS DE LIMAMinistério de Casais . Primeira IEQ

PORCARLOS FERNANDO

E ADRIANA GASPAR

MINISTéRIO DE CASAIS

PRIMEIRA IEQ

FAM

ÍLIA

, UM P

ROJE

TO D

E D

EUS

DENÃO TEM

No ano de 1904, o País de Gales experimentou um grande aviva-

mento e os resultados foram incríveis. Bares fecharam, policiais deixaram

suas armas em função de não haver mais crimes. Desse avivamento muitos

missionários foram enviados para o mundo todo. Um desses missionários

veio parar na América do Sul, mais precisamente na Argentina, de onde

conduziu um moçinho às verdades do Evangelho. Esse moço era Luiz Palau,

que desde então tornou-se um grande evangelista. Por sua gratidão ao País

de Gales, Palau viajou para lá nos anos 70, mas sua descoberta foi terrível.

Menos de 1% dos habitantes daquele país participavam de uma igreja. O

número de divórcios era altíssimo e os índices de criminalidade estavam

em forte crescimento. Igrejas tinham sido fechadas e transformadas em

bares e o rúgbi e o futebol tinham substituído o cristianismo como a religião

nacional. Como resultado dessa experiência, Palau produziu um filme cha-

mado “Deus Não Tem Netos”, cuja mensagem é que cada geração é res-

ponsável pela transmissão da fé para a próxima geração. No País de Gales

os pais haviam falhado em passar sua fé aos filhos. Cada geração é respon-

sável por passar aos filhos o Evangelho e as verdades das Escrituras.

Diferente da transmissão genética da cor dos olhos, pele e cabe-

los, ou até mesmo dos nossos traços físicos e personalidade, as experiên-

cias dos nossos filhos são únicas, como o primeiro beijo, o saborear de um

morango ou a sensibilidade de perceber a sua própria consciência quando

fala ao seu ouvido. Ainda lembro quando reparti uma goiaba com a minha

filha caçula, particularmente gosto dessa fruta, mas não nego ter ficado

ansioso pela sua reação ao saboreá-la. Fiquei alegre quando vi que ela

gostou, diferente de outros alimentos, que não tive a menor influência em

sua decisão, que foi baseada em uma experiência pessoal, não transmitida

geneticamente.

Dessa mesma forma, através de experiências pessoais, devemos

transmitir aos nossos filhos os princípios que regem a nossa vida e os va-

lores que sustentam esses princípios. Tenho admitido publicamente que

os nossos filhos nos denunciam. Ora rimos das gracinhas que eles fazem

e dizemos: puxou o pai, puxou a mãe, ora os vemos cometendo atitudes

reprováveis, que também refletem um pouco dos nossos comportamentos.

Como transmitir uma fé viva, consistente, duradoura, sem que a

vivamos cotidianamente?

Os judeus têm no Shemá a profissão de fé central do seu mo-

noteísmo: “Ouve, Israel, o SENhOR nosso Deus é o único SENhOR. Amarás,

pois, o SENhOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de

todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu

coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa,

e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”. (Deuteronômio

6.4-9). Percebam que essas palavras devem estar em nossos corações.

É esse o ordenamento. Jesus disse que a boca fala o do que o coração está

cheio (Mt 12.34).

John Maxwell tem uma frase que faz muito sentido para a gera-

ção de hoje: “Ensinamos o que sabemos, mas geramos aquilo que somos”.

Essa frase sintetiza um valor quase inegociável desta nova geração, a coe-

rência. O seu filho não quer que você seja perfeito, ele quer que você

seja coerente. Quando não se faz o que se fala, não adianta tentar disfarçar,

assuma, peça perdão e encare a verdade. Crie um ambiente favorável a

discussões saudáveis sobre todos os assuntos.

Devemos viver o que falamos para que os nossos filhos apren-

dam, certifiquem-se e pretendam ter um coração segundo o coração de

Deus, conforme os de seus pais.

Fonte: Livro “O Seu Dinheiro”, howard Dayton – Crown Financial Ministries.

11

GABRIEL, A MISSÃO DE UM ANJO A 4ª EDIÇÃO DO MUSICAL DE NATAL, REALIZADO PELA PRIMEIRA IEQ, FOI O RESULTADO DE UM ESFORÇO COMUM DE VÁRIOS MINISTÉRIOS. APROXIMADAMENTE 300 PESSOAS, ENTRE BAILARINOS, ATORES,

MÚSICOS, VOCAIS, PESSOAL DE APOIO E DE LOGÍSTICA DEDICARAM-SE COM AFINCO, PARA QUE NOS DIAS 14, 16, 17, 18 E 19 DE DEZEMBRO AS APRESENTAÇÕES ALCANÇASSEM O OBJETIVO PROPOSTO PELO ROTEIRO: REFLETIR SOBRE ESCOLHAS. ALÉM DA HABILIDADE E TALENTO DOS INTEGRANTES,

A TECNOLOGIA FOI UMA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA CONTAR ESSA HISTÓRIA.

O ROTEIRO DE “GABRIEL, A MISSÃO DE UM ANJO”, FOI UMA ADAPTAÇÃO DO LIVRO DO MESMO TÍTULO, DE AUTORIA DE JÚLIO CESAR PONCIANO. NAS PALAVRAS DO AUTOR: “ESSA OBRA DE FICÇÃO EXPLORA UM PONTO DE VISTA QUE, GERALMENTE, NÃO É CONTEMPLADO NA REFLEXÃO

SOBRE O NATAL, QUE SÃO AS IMPLICAÇÕES DA DIMENSÃO ESPIRITUAL QUE ENVOLVE A VINDA DO SALVADOR, UM PROJETO DE DEUS QUE É TOTALIZADOR, POIS ABRANGE TODA A CRIAÇÃO. COLOCAR UM ANJO NO CENTRO DA CENA É UM PRETEXTO PARA PROVOCAR UMA DISCUSSÃO E GERAR

ARGUMENTOS, MESMO QUE FICTÍCIOS, PARA QUE ESSA POSSIBILITE O IMERGIR DE ASSUNTOS RELACIONADOS A DÚVIDAS E ESCOLHAS NO CONTEXTO DO NATAL”. O LANÇAMENTO DO LIVRO OCORREU SIMULTANEAMENTE AOS DIAS DE APRESENTAÇÃO DO MUSICAL.

APLAUDIDO DE PÉ, O ESPETÁCULO PERMITIU QUE O EXPECTADOR, POR MEIO DAS SITUAÇÕES APRESENTADAS PELOS PERSONAGENS, ENTRASSE NA HISTÓRIA E IDENTIFICASSE EPISÓDIOS DA SUA PRÓPRIA VIDA. “DO INÍCIO AO FIM, TUDO NOS REMETEU AO EXERCÍCIO DA REFLEXÃO E AO

DESAFIO DE FAZER A ESCOLHA. NOSSA REALIDADE PODE SER VISTA NO PERSONAGEM GABRIEL, QUE VIVEU SEUS MEDOS, TEVE SUAS DÚVIDAS E, NO FIM, OPTOU PELA CERTEZA DE QUE DEUS NÃO ERRA. FOI UM ÓTIMO ESPETÁCULO E TEVE COMO PONTO PRINCIPAL A REALIDADE ESPIRITUAL”, DISSE

VALDIRENE TREMBA DE SOUZA. O MUSICAL DE NATAL 2011 TAMBÉM OPORTUNIZOU A ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS E BRINQUEDOS QUE FORAM REPASSADOS A FAMÍLIAS CARENTES NO PERÍODO DE NATAL E ANO NOVO.

ESPE

CIA

L

12

GABRIEL, A MISSÃO DE UM ANJO A 4ª EDIÇÃO DO MUSICAL DE NATAL, REALIZADO PELA PRIMEIRA IEQ, FOI O RESULTADO DE UM ESFORÇO COMUM DE VÁRIOS MINISTÉRIOS. APROXIMADAMENTE 300 PESSOAS, ENTRE BAILARINOS, ATORES,

MÚSICOS, VOCAIS, PESSOAL DE APOIO E DE LOGÍSTICA DEDICARAM-SE COM AFINCO, PARA QUE NOS DIAS 14, 16, 17, 18 E 19 DE DEZEMBRO AS APRESENTAÇÕES ALCANÇASSEM O OBJETIVO PROPOSTO PELO ROTEIRO: REFLETIR SOBRE ESCOLHAS. ALÉM DA HABILIDADE E TALENTO DOS INTEGRANTES,

A TECNOLOGIA FOI UMA DAS FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA CONTAR ESSA HISTÓRIA.

O ROTEIRO DE “GABRIEL, A MISSÃO DE UM ANJO”, FOI UMA ADAPTAÇÃO DO LIVRO DO MESMO TÍTULO, DE AUTORIA DE JÚLIO CESAR PONCIANO. NAS PALAVRAS DO AUTOR: “ESSA OBRA DE FICÇÃO EXPLORA UM PONTO DE VISTA QUE, GERALMENTE, NÃO É CONTEMPLADO NA REFLEXÃO

SOBRE O NATAL, QUE SÃO AS IMPLICAÇÕES DA DIMENSÃO ESPIRITUAL QUE ENVOLVE A VINDA DO SALVADOR, UM PROJETO DE DEUS QUE É TOTALIZADOR, POIS ABRANGE TODA A CRIAÇÃO. COLOCAR UM ANJO NO CENTRO DA CENA É UM PRETEXTO PARA PROVOCAR UMA DISCUSSÃO E GERAR

ARGUMENTOS, MESMO QUE FICTÍCIOS, PARA QUE ESSA POSSIBILITE O IMERGIR DE ASSUNTOS RELACIONADOS A DÚVIDAS E ESCOLHAS NO CONTEXTO DO NATAL”. O LANÇAMENTO DO LIVRO OCORREU SIMULTANEAMENTE AOS DIAS DE APRESENTAÇÃO DO MUSICAL.

APLAUDIDO DE PÉ, O ESPETÁCULO PERMITIU QUE O EXPECTADOR, POR MEIO DAS SITUAÇÕES APRESENTADAS PELOS PERSONAGENS, ENTRASSE NA HISTÓRIA E IDENTIFICASSE EPISÓDIOS DA SUA PRÓPRIA VIDA. “DO INÍCIO AO FIM, TUDO NOS REMETEU AO EXERCÍCIO DA REFLEXÃO E AO

DESAFIO DE FAZER A ESCOLHA. NOSSA REALIDADE PODE SER VISTA NO PERSONAGEM GABRIEL, QUE VIVEU SEUS MEDOS, TEVE SUAS DÚVIDAS E, NO FIM, OPTOU PELA CERTEZA DE QUE DEUS NÃO ERRA. FOI UM ÓTIMO ESPETÁCULO E TEVE COMO PONTO PRINCIPAL A REALIDADE ESPIRITUAL”, DISSE

VALDIRENE TREMBA DE SOUZA. O MUSICAL DE NATAL 2011 TAMBÉM OPORTUNIZOU A ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS E BRINQUEDOS QUE FORAM REPASSADOS A FAMÍLIAS CARENTES NO PERÍODO DE NATAL E ANO NOVO.

MUSICAL DE NATAL 2011

13

MA

TÉRI

A D

E CA

PA

13

ESPE

CIA

L

13

Tempo de sobra? NÃO! Investimento no que é duradouro. Elas já viveram bastante, experimentaram quase tudo. São “meninas” entre 70 e 85 anos. Hoje, depois de já ter percorrido uma longa jornada e ob-servar a vida, reconhecem que tudo passa, mas o que permanece são valores adquiridos e relacionamentos conquistados. As mulheres da 3ª idade que fazem parte dos nossos Gru-pos Pequenos, não deixam nada a desejar, basta uma delas estar um pouco abatida ou enfrentando alguma dificuldade pessoal que a rede de relacionamentos se fortalece, o telefone toca, as palavras de encorajamento soam. Se algum familiar está enfermo, elas se mo-bilizam em oração, reconhecem que o relacionamento mútuo e a busca pelos recursos divinos são necessários, assim, não costumam hesitar, comunicam suas necessidades umas às outras e se unem em oração, falando sobre elas a Deus. A amizade fortalecida através do grupo proporciona uma rede de ajuda. Não é estranha a prática do companheirismo e do servir. A manifestação de comprometimento e solidariedade tem sido vista quando uma participante adoece e necessita de apoio.

Elas estão presentes, compartilhando, investindo, se doando, desde pequenas compras até acompanhar em situações de internamento. A reunião do Grupo Pequeno “das meninas” acontece em duas modalidades, a de endereço fixo e o itinerante. Três dias antes da reunião semanal do grupo, começam os acertos e revisões de questões como: onde o grupo vai se reunir? Como chegar até o local? Qual será o cardápio? É com expectativa que aguardam a super-reunião. Temas bíblicos contextualizados às suas realidades são a tônica da reunião, mas não falta a boa música e a alegria da presen-ça de Deus, além de desfrutarem de boa gastronomia. As reuniões são sempre uma oportunidade para a prática da hospitalidade e do serviço. A vida das participantes não se restringe a frequência dos GPs. Elas têm sua rotina pessoal e familiar, muitas delas viajam, são envolvidas com trabalho voluntário, frequentam os cultos em nossa igreja e participam do “Potencial”, Ministério da 3ª idade de nossa igreja. Essa gente de longa jornada tem prazer em viver, pois o sentido de ser útil é resultado dos valores adquiridos e dos relacio-namentos conquistados.

POTENCIAL À TODO VAPOR...

GPs EDITH E PAULINA

GPs ESTER

PASTORA MIRIAN ZAHORCAK SuPERVISORA GPs • PRIMEIRA IEQ

GRU

POS

PEQ

UEN

OS

14

que aprenderam a amar a Deus. A reunião da Mais Idade (culto específico da 3ª idade) está a cada dia mais alegre e mais saudável, com aulas de hidrogi-nástica, estudo bíblico, cânticos e muitas novidades. Os pescadores da região levam seus amigos para o culto de pescadores. As 200 crianças da praia receberam um presente especial no Natal: uma festa surpresa com brinquedos, lanche, diversão e o principal, Jesus! O povo da cidade participou do culto de Natal, puderam ouvir lindas músicas e assistir uma encenação relacionada ao nasci-mento de Jesus. Os jovens também têm um culto específico para eles. A casa da pastora Lucila se transformou num lugar que abriga pessoas que buscam uma saída, um novo modo de viver, uma nova chance com Jesus, uma nova família a encontrar. Confiamos que a Primeira IEQ de Morro Branco será um marco na região. Um novo mover de Deus chegou para esse povo! Cremos que aquele que começou a boa obra é fiel para completá-la. E como o próprio Senhor Jesus disse: Porque nisso é verdadeiro o ditado: Um é o que semeia, e outro, o que ceifa. (Jo 4.37). O desafio para nós como igreja está em contribuir e inter-ceder pela igreja e pelo povo e, quem sabe, fazer uma visita. Assim, juntos estaremos cumprindo o IDE de Cristo e espalhando a boa semente da Palavra de Deus ao mundo inteiro.

MIS

SÕES

PROJETO MORRO BRANCOPóS-IMPACTO Porque a semente prosperará, a vide dará o seu fruto, e a terra dará a sua novidade, e os céus darão o seu orvalho, e farei que o resto deste povo herde tudo isto. (Zc 8.12) Em julho de 2011, estivemos com uma equipe de 12 evangelistas do Ministério Mais Missões na Praia de Morro Branco, em Beberibe, Ceará. Lá vivemos momentos marcantes e inesquecí-veis com aquele povo tão hospitaleiro e amoroso. Muitas pessoas entregaram o “leme” de suas vidas ao Senhor Jesus Cristo, elas foram discipuladas e batizadas nas águas, declarando publicamente a morte do velho homem e assumindo uma nova vida com o Salvador. Projetos foram iniciados e outros solidificados. O que mudou na igreja e no povo de Morro Branco, após os sete meses passados da nossa visita? A pastora Lucila Fernandez e sua equipe, pastores e colabo-radores, foram ministrados e auxiliados no tempo em que lá estivemos. Após a nossa partida, iniciaram-se as visitas para as pes-soas evangelizadas na região. Com o discipulado e pastoreio imedia-to das pessoas, houve perseverança e novidade de vida para elas. A semente plantada está dando seu fruto com o apoio e comprometimento dos lideres da IEQ de Morro Branco. Todos os dias, às 5h da manhã, a vela de uma jangada é estendida e o nome da nossa igreja lançada ao mar. Além do nome de Jesus Cristo ser exaltado, a Igreja do Evangelho Quadrangular re-cebeu maior credibilidade. Os cultos sempre recebem visitantes, turistas e pessoas

DIÁRIO DE BORDO

PASTORA PATRICIA LOCATELLILíDER DO MAIS MISSõES

EQuIPE DE EVANGELISTAS REuNIãO DA MAIS IDADE CRIANçAS ORANDO

BATISMO EVANGELISMO VELA DA IEQ NA JANGADA

15

Existem certos comportamentos e atitudes que são ver-dadeiros desastres para quem quer ter sucesso na carreira profis-sional, segundo Lícia Egger-Moellwald, consultora de imagem e etiqueta corporativa. Radical, vaidoso, mal-humorado e autoritário são alguns dos adjetivos que impactam diretamente no bom rela-cionamento e na boa comunicação dentro do ambiente de trabalho. Diante desse contexto, a especialista descreve oito per-fis comportamentais que dificultam a comunicação na empresa.

Vaidoso A pessoa vaidosa tende a ser pedante e se coloca em tão alto conceito que acaba sendo antipática. Nós gostamos de pessoas que nos ouvem e que deixam claro o quanto somos im-portantes. Para uma pessoa que é muito vaidosa esse tipo de gen-tileza é praticamente impossível. Mal-humorado Pessoas mal-humoradas são desagradáveis porque es-tão sempre implicando ou colocando defeito nas coisas e no que os outros fazem. De modo geral, são pessoas toleradas no am-biente de trabalho e sempre são lembradas pelo aspecto negativo.

Pessimista Tem coisa mais chata do que conviver com alguém que está sempre nos lembrando de como a vida é difícil ou de como somos vulneráveis? As pessoas com esse perfil dificilmente são lembradas ou convidadas para participar de reuniões e festas. Para a vida profissional, ter essa característica é como dar um tiro no pé. Ameaçador Certas pessoas quando estão no comando se sentem poderosas, ameaçando os que compartilham o dia a dia de tra-balho. Acreditam que a ameaça é moeda de troca para o bom desempenho da equipe e consideram que o medo é um fator motivacional poderoso. Porém, essa forma de agir é como um câncer, que se irradia por todo o organismo corporativo, causando perdas irreparáveis à saúde dos colaboradores e, sem sombra de dúvidas, à lucratividade da empresa em que atuam. Autoritário Em um mundo em que a grande competência das em-presas é a de estimular a cocriação, uma pessoa que impõe suas decisões aos colaboradores e colegas de trabalho seguramente perde pontos. Hoje a ordem é buscar participação, trabalhar a di-versidade e buscar o consenso.

Protelador O profissional que tende a levar muito tempo para to-mar decisões, para dar respostas para as solicitações e demandas do trabalho deixa claro que não está preparado para atuar num

mundo em que a velocidade é uma exigência para o sucesso. Deixar para depois o que deve ser feito hoje, atrasar as respostas e segurar informações ou tomadas de decisões são atitudes sempre mal vistas e muito desmotivantes para a equipe.

Bonzinho É aquela pessoa que acaba parecendo chata porque não sabe dar um basta a nada, que se dispõe a abrir mão de coisas importantes para ela, que está sempre cedendo em suas opiniões e que é incapaz de dizer não. Pessoas com esse tipo de comporta-mento não são assertivas e tendem a serem desrespeitadas e mal avaliadas pelos seus chefes e colegas.

Radical É aquela pessoa que age sempre intempestivamente, com o coração e não com a razão. Ninguém consegue prever o impacto dos acontecimentos nela e com isso qual será a sua rea-ção. Para as empresas, mesmo que a pessoa seja supercapacitada para desempenhar as funções para a qual foi contratada, a falta de equilíbrio é sempre desabonadora. Como agir Segundo a especialista, há duas possibilidades viáveis para tentar resolver o problema: uma saída é procurar um mo-mento de descontração e abrir o jogo com o envolvido de forma positiva e nunca na frente de outros colegas. A outra opção é pro-curar diretamente um profissional da área de recursos humanos (Rh) e pedir a sua intervenção. O papel do RH é alertar os profissionais que possuem comportamentos que não condizem com o esperado e incentivá--los a melhorar e adequar atitudes que não estejam de acordo com a empresa, explica a consultora. E imaginando que todos gostam de ser bem vistos e queridos, a melhor maneira de evitar comportamentos que não sejam bem aceitos, segundo a consultora, é:• Pratique sempre a autoavaliação;• Saiba reconhecer seus erros e não tenha pudor em pedir descul-pas quando necessário;• Entenda que o sucesso profissional depende muito da forma como agimos com nossos parceiros de trabalho;• Busque e aceite a cooperação de todos;• Lembre-se que não somos todos iguais e que as diferenças po-dem melhorar a performance do grupo;• Peça aos colegas um feedback sobre seu trabalho e postura pro-fissional.

CONFIRA OITO COMPORTAMENTOS QUE DIFICULTAM A COMUNICAÇÃO NO TRABALHO

COM

PORT

AM

ENTO

BRUNA SOUZA CRUZ • hTTP://NOTICIAS.uOL.COM.BR

16

MIS

SÕES

CURI

OSI

DA

DES

???VOCE

SABIA?Ilust

raçã

o: B

runo

Has

um

17

Bebidas energéticas, geralmente, possuem em sua composição, além de carboidratos as seguintes substâncias: - Taurina: é um aminoácido que participa de funções fisiológicas importantes, como a excreção rápida de produtos tóxi-cos no organismo. Não se conhece bem os efeitos de seu consu-mo sobre nossa saúde a longo prazo. - Glucoronolactona: é um carboidrato que possui função desintoxicante e auxilia na metabolização de substâncias. - Cafeína: acelera a cognição, diminuindo a fadiga e au-mentando o estado de vigília. - Inositol: esse isômero da glicose previne o acúmulo de gordura no fígado e melhora a comunicação cerebral, a memória e a inteligência. - Vitaminas: as principais encontradas nos energéticos são a niacina, B6, B12, riboflavina e ácido pantotênico. Sua presen-ça está relacionada à reposição das doses recomendadas. A união desses componentes resulta em uma bebi-da agradável ao paladar e que proporciona energia e ausência de sono para diversas atividades: desde horas extras de estudo à maior disposição. Uma única latinha é capaz de garantir esses efeitos por até três horas, dependendo do organismo da pessoa. Assim, não é difícil compreender o porquê de seu consumo entre 2006 e 2010 ter aumentado mais de 300%, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não-Alcoólicas (ABIR). Apesar desses efeitos, os energéticos devem ser con-sumidos esporadicamente e com moderação, já que mascaram a fadiga do indivíduo, provocam insônia e podem aumentar sig-nificantemente a frequência cardíaca. Além disso, níveis muito elevados de cafeína podem desencadear crises epilépticas, der-

BEBIDAS ENERGéTICASENERGéTICOS DEVEM SER CONSuMIDOS COM CAuTELA.

rame cerebral e, até mesmo causar a morte. A bebida também é capaz de acelerar a perda de cálcio e magnésio pelo organismo, resultando em câimbras e, a longo prazo, osteoporose; e tem alto poder de provocar dependência, o que pode vir a ser um problema significativo. Ingeridas ou misturadas juntamente com bebidas al-coólicas, essas bebidas podem provocar a desidratação, já que a cafeína e o álcool são substâncias diuréticas. Essa mistura também pode intensificar os efeitos do álcool, mas mascarando seu estado de embriaguez, já que a pessoa se sente bem menos sonolenta do que usualmente aconteceria. Isso permite que a pessoa não tenha dificuldade em beber muito além da conta, criando uma maior tendência a comportamentos de risco. Considerando o exposto, fica a dica: nunca consuma mais de duas latinhas de energético em um mesmo dia e evite misturar essa bebida com as alcoólicas. Caso o faça, defina an-teriormente e de forma sensata a quantidade máxima dessas substâncias que irá tomar, e cumpra esse compromisso, ingerindo bastante água nos intervalos. Nesta situação, não dirija! Mulheres grávidas jamais devem usar energéticos, já que tal ato pode provocar aborto espontâneo ou nascimento de bebê de baixo peso.

Curiosidade: As bebidas energéticas não cumprem o mesmo obje-tivo que as bebidas esportivas, também chamadas de isotônicos. Estas bebidas à base de água, sais minerais e carboidratos têm a função de repor líquidos, eletrólitos e carboidratos que costumam ser perdidos, principalmente, através do suor, durante atividades físicas intensas, como corridas competitivas.

Por Mariana AraguaiaBióloga, especialista em Educação Ambiental

Equipe Brasil Escolawww.brasilescola.com

Ilust

raçã

o: B

runo

Has

um

CVQ

CURSO DE INTRODUÇÃO AO HEBRAICO BÍBLICO Esta disciplina segue a gramática instrumental do hebraico, que capacita o aluno a fazer tradução e leitura de textos bíblicos do Antigo Testamento, e enriquecer a sua pregação.Início das aulas: 18/2/2012Sábados: 8h às 12h

CURSO DE INTRODUÇÃO AO GREGO BÍBLICOEste curso tem como objetivo o estudo do grego para a apli-cação na exegese dos textos bíblicos e entender a importância do estudo léxico do grego. Compreender o básico da gramática (verbos e preposições) e linguística aplicada à pregação.Início das aulas: 18/2/2012

CURSO DE ANDRAGOGIA Esta disciplina visa desenvolver as aptidões como professor, e também destina-se a credenciar professores para o CVQ. Público-alvo: professores de teologia, de escola dominical e de outras áreas da educação.Previsão de início: 21/2/2012Periodicidade: um encontro semanal durante sete semanas FACULDADE DO LOUVOR A faculdade oferece um curso de capacitação na área de mú-sica e liderança de ministério de louvor. O curso tem como objetivo capacitar e treinar pessoas para que atendam às ne-cessidades da igreja nessa área.As disciplinas são: teoria musical, técnica vocal, composição, lide-rança, dirigente de louvor, prática de grupo e arranjo, produção musical, violão, panorama bíblico e básico de áudio.

Pastor Genésio de SouzaProfessor e diretor da Faculdade do Louvor

Período: A Faculdade do Louvor é modular, sendo ministrado um módulo por mês, flexibilizando para que os alunos entrem em qualquer época do ano. As aulas são ministradas às terças-feiras.

E quanto ao ministério infantil?As crianças devem ser tratadas no presente. Investir nas crianças é investir na família. A escola bíblica e o culto infantil exigem pessoas treinadas e capacitadas. Não é aulinha para passar o tempo e não incomodar os pais durante o culto.

MQCC - Missão Quadrangular Cristo para as CriançasÉ o curso que prepara líderes para o trabalho com crianças, juniores e adolescentes. Com um ano de duração (três vezes por semana, ou uma vez aos sábados).

CALP - Curso de Aperfeiçoamento para Líderes e PastoresCriado para atender as necessidades de ex-alunos e pastores, visando o aperfeiçoamento e reciclagem do aprendizado recebido.

Por que todo ano você diz: “Este ano vou me preparar para o ministério na Igreja. Quero dedicar tempo ao meu chamado para servir” e na hora de se matricular... nada! Chega de adiar! Esta é oportunidade, hoje é o seu tempo. É mais do que hora de você se tornar um obreiro aprovado, que não é envergonhado por falta de entendimento, sabendo manejar corretamente a Palavra de Deus (1 Tm 3.15).

ITQ - Instituto Teológico QuadrangularÉ o curso que tem como missão dar condições para os membros das igrejas prepararem-se teologicamente para servir no reino de Deus, firmando seu caráter segundo os princípios bíblicos.Curso Básico: 1 ano. Curso Médio: 3 anos. (Três vezes por semana, ou sábados).

POR QUE ESTuDAR NO CENTRO VOCACIONAL QUADRANGULAR?• PROFESSORES QuALIFICADOS• ESTRuTuRA ADMINISTRATIVA E PEDAGóGICA PROFISSIONAL• OFERECE MóDuLOS OPTATIVOS, COMO hEBRAICO BíBLICO E GREGO.• ESTRuTuRA DE PESQuISA ACADêMICA • LOCALIZAçãO PRIVILEGIADA, NO CENTRO DA CIDADE

Esta disciplina segue a gramática instrumental do hebraico, que capacita o aluno a fazer tradução e leitura de textos bíblicos do Antigo Testamento, e enriquecer a sua pregação.Início das aulas: 18/2/2012Sábados: 8h às 12h

CURSO DE INTRODUÇÃO AO GREGO BÍBLICOEste curso tem como objetivo o estudo do grego para a apli-cação na exegese dos textos bíblicos e entender a importância do estudo léxico do grego. Compreender o básico da gramática (verbos e preposições) e linguística aplicada à pregação.Início das aulas: 18/2/2012

CURSO DE ANDRAGOGIA Esta disciplina visa desenvolver as aptidões como professor, e também destina-se a credenciar professores para o CVQ. Público-alvo: professores de teologia, de escola dominical e de outras áreas da educação.Previsão de início: 21/2/2012Periodicidade: um encontro semanal durante sete semanas

FACULDADE DO LOUVOR A faculdade oferece um curso de capacitação na área de mú-sica e liderança de ministério de louvor. O curso tem como objetivo capacitar e treinar pessoas para que atendam às ne-cessidades da igreja nessa área.As disciplinas são: teoria musical, técnica vocal, composição, lide-rança, dirigente de louvor, prática de grupo e arranjo, produção musical, violão, panorama bíblico e básico de áudio.

Pastor Genésio de SouzaProfessor e diretor da Faculdade do Louvor

Período: A Faculdade do Louvor é modular, sendo ministrado um módulo por mês, flexibilizando para que os alunos entrem em qualquer época do ano. As aulas são ministradas às terças-feiras.

As crianças devem ser tratadas no presente. Investir nas crianças é investir na família. A escola bíblica e o culto infantil exigem pessoas treinadas e capacitadas. Não é aulinha para

É o curso que prepara líderes para o trabalho com crianças,

Com um ano de duração (três vezes por semana, ou uma vez

Criado para atender as necessidades de ex-alunos e pastores,

Por que todo ano você diz: “Este ano vou me preparar para o ministério na Igreja. Quero dedicar tempo ao meu

Esta é oportunidade, hoje é o seu tempo. É mais do que hora de você se tornar um obreiro aprovado, que não é envergonhado por falta de entendimento, sabendo manejar

É o curso que tem como missão dar condições para os membros das igrejas prepararem-se teologicamente para servir no reino

AS MATRíCuLAS ESTãO ABERTAS PARA O ITQ, MQCC E DEMAIS CuRSOS. WWW.CVQ.COM.BR

41 3324.0413

INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS DO CURSO LIVRE EM TEOLOGIAEste curso visa os alunos egressos de cursos livres em teologia, entre eles o ITQ, para que no período de um ano, em 24 encon-tros quinzenais aos sábados, das 8h às 17h, integralizem estes créditos para que o bacharelado em teologia seja reconhecido pelo MEC. Início das aulas: 11/2/2012

1818

OPN

IÃO

Vivemos num mundo de infidelidades, que co-meçaram lá no início da criação com Adão e Eva, depois com Caim que matou Abel, com os irmãos de José que o venderam.

O que dizer daqueles que não honram compromissos voluntariamente assumidos, com juras de amor, por toda a vida, mas que acabam com as primeiras provações ou nos primeiros testes? O que dizer da infidelidade de mui-tos políticos, não todos, com os seus eleitores? Dos comerciantes com os consumidores ou dos fabricantes de próteses mamárias com as mu-lheres que, por necessária estética ou por vai-dade, foram enganadas? Dá para confiar em todos os postos de combustível, quanto a qualidade ou quan-tidade do seu fornecimento? Dá para confiar em todos os magistrados ou em todos os pas-tores? Em todos os segmentos existem ovelhas negras ou lobos vestidos de ovelhas? Você não deve confiar em suas emo-ções, nos seus conhecimentos, na sua racionali-dade, pois poderá se deixar trair. Fiel mesmo é só Deus, por isso nEle a gente pode confiar. Ele não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrepen-da, para prometer e não cumprir. Mesmo que sejamos infiéis para com Deus, Ele permanecerá fiel a nós. Fidelidade é o que se espera de todos, princi-palmente de quem é cristão, ninguém é obrigado a nada, mas ao assumir um compromisso, ao fazer uma promes-sa deve honrá-la para que não venha envergonhar seus familiares, sua igreja, a sociedade e, principalmente, a Deus. Sejamos fiéis a Deus, à nossa família, à Igreja, e também à sociedade, para que Cristo seja glorificado. O apóstolo Paulo diz: Pelo amor de Deus, não se conformem com este mundo (Rm 12.2), ou seja, não fa-çam o que o mundo faz, porque o mundo jaz no maligno.

E DAí se o mundo jaz no maligno? Deus tem o compromisso de ajudar e salvar a todos os que aceitam o compromisso de fazer a sua parte, seguindo o Manual de Instruções, a Sua Palavra, logo o su-cesso depende exclusivamente de nossa fidelidade.

DEuS

É FIEL, E DAí?

PORAILTON ARAÚJOPASTOR AuxILIAR • PRIMEIRA IEQ

19

PRIM

EIRA

IEQ

AG

END

A

REUNIÕES ESPECIAIS

Dom

ingo

s SANTA CEIA

Dia 5 - domingo às 9h, 16h30 e 19hDia 10 - sexta-feira às 14h30

CULTO DA FAMÍLIA

Dia 12 - domingo às 9h, 16h30 e 19h

CULTO DE MISSÕES

Dia 19 - domingo às 9h e 19h

BATISMO Disse Jesus: “Quem crer e for batizado será salvo” (Mc 16.16).Dia 26 - domingo às 9h, 16h30 e 19hDia 29 - quarta-feira às 14h30

MINISTÉRIO COM SURDOS

Ativ

idad

es Atendimento - de terça à sexta, das 13h às 19h.

Serviços• encaminhamento para trabalho;• atendimento familiar;• auxílio intérprete (para médico, advogado etc).

Reuniões• Sábados - Culto em LIBRAS às 18h (Cenáculo)• Domingos - Culto com intérprete às 9h e 19h • Grupo de estudo - quintas às 18h (casa ao lado da Catedral)

Contato3252-7215 (ramal 138)[email protected]

PROJETO NOS BRAÇOS DO PAIRe

uniõ

es O Projeto “Nos Braços do Pai” é um ministério da Primeira IEQ que realiza um trabalho com pessoas portadoras de necessidades especiais.As reuniões acontecem aos sábados, das 17h às 18h, na rua Alberto Folloni, 125 (casa ao lado da Primeira IEQ).Contato pelo fone 9205 7073 (Magali) ou email [email protected]

EVENTO GLOBAL

Mar

ço Grupos Pequenos +Escola de Oração +Largada Anual das Atividades do Ministérios

3 de marçodas 8h30 às 17hna Primeira IEQ

21

SOLUÇÕES INTEGRADASde comunicação

desd

e 19

94

3015.7474www.ibsportal.com.br

R$ 149,90

PROMOÇÃO DO MÊS

foto meramente ilustr

ativa

R. ALBERTO FOLLONI, 562 . LOJA 2CONHEÇA NOSSA LOJA:

UM LIVRO QUE É UM AUTÊNTICO CARTÃO DE NATAL.VOCê VAI SE SuRPREENDER COM ESSA MARAVILhOSA hISTóRIA SOBRE O NASCIMENTO DO SALVADOR, NARRADA A PARTIR DO PONTO DE VISTA DE uM ANJO.ESTA é uMA OBRA DE FICçãO BASEADA EM CONTEúDOS BíBLICOS, QuE EMOCIONA E ENVOLVE O LEITOR EM UMA TRAMA NA QUAL CADA UM DEVERá FAZER A SuA ESCOLhA. ACREDITE, INCLuSIVE VOCê!

Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de

Curitiba

Alberto Folloni, 143 Juvevê

CONHEÇA O LIVROGABRIEL,A MISSÃO DE UM ANJO

20h - Culto Infantil

22h30 - Culto Infantil

14h30 - Culto Infantil

9h - Manhã da Benção16h30 - Encontros de Vida

19h - Culto do Poder e Louvor19h - Culto Infantil

16h30 - Culto Infantil

14h30 - Tarde da Provisão20h30 - Reunião do Empreendedor20h30 - Culto Infantil

8h - Oração e Jejum (templo)14h30 - Intercessão (templo)20h - Culto de Oração

HORÁRIO DE CULTOS

CENTRO EVANGELÍSTICO

SEG à SEX

RUA ALBERTO FOLLONI, 143JUVEVÊ . CURITIBA . PR

TEL 41 3252.7215PRIMEIRAIEQ.COM.BR

FACEBOOK.COM/PRIMEIRAIEQCURITIBATWITTER.COM/PRIMEIRAIEQ

Alta Frequência - Culto dos Jovens

20h - MAD - Culto dos Adolescentes (templo)

20h - Junieq - Culto dos Juniores (templo)

METAMORFOSEE O ESPÍRITO DE DEUS TE ENVOLVERÁ

PRELETORESPASTOR ROD SHIMABUKUROPASTOR FERNANDO CAMARGOPASTORA JANE CAMARGOPASTOR SILAS ZDROJEWSKIPASTOR EDUARDO ZDROJEWSKI

ATIVIDADES DE RECREAÇÃOENDURO (LEVAR ROUPA PARA SUJAR), CAMPEONATOS ESPORTIVOS (FUTEBOL, VÔLEI, BASQUETE), TOBOLONA, MARATONA, SALA DE JOGOS, FESTA DO HAVAÍ E POD CAST.

RETIRO DE CARNAVAL17 A 21DE FEVEREIRO . 2012

fine

ENCONTRO DE CASAIS16 A 18 DE MARÇO • 23 A 25 DE MARÇO • 30 A 1º DE ABRIL

INFORMAÇÕES COM PASTOR ARLINDO: 41 8875.2906

INVESTIMENTOATÉ 16 DE FEVEREIRO R$ 170,00 INCRIÇÃO NO LOCAL R$200,00

FORMAS DE PAGAMENTO CARTÃO DE CRÉDITO, EM ATÉ QUATRO VEZES. INCRIÇÕES NA SECRETARIA E NOS CULTOS DE SABÁDOS.* HAVERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA CRIANÇAS DE 5 A 10 ANOS.* MENORES DE 15 ANOS SOMENTE ACOMPANHADO DE UM RESPONSÁVEL.