voz da madeira | março 2014

100
www.vozdamadeira.pt LUZ VERDE PARA OBRAS NA SERRA DE ÁGUA REGIÃO CARNAVAL 2014: CORTEJO ALEGÓRICO INVADIU A AVENIDA DO MAR ESPETÁCULOS MADEIRA JÁ PRODUZ ENERGIA COM GÁS NATURAL REGIÃO OBRAS NA TABUA DEVOLVEM SEGURANÇA À POPULAÇÃO LOCAL MENSAL • 12 • MARÇO 2014 “Caminhar isolado não é uma alternativa ou uma solução quando o nosso espaço político depende cada vez mais da interação.” ENTREVISTA | CLÁUDIA MONTEIRO DE AGUIAR

Upload: voz-da-madeira

Post on 29-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Uma publicação, editada mensalmente, que visa dar eco às mais variadas áreas de intervenção da nossa sociedade. Num propósito de esclarecer, entreter, informando com rigor e imparcialidade os que vierem a ser nossos leitores.

TRANSCRIPT

Page 1: Voz da Madeira | Março 2014

www.vozdamadeira.pt

LUZ VERDE PARA OBRAS NA SERRA DE ÁGUA

REGIÃO

CARNAVAL 2014: CORTEJO ALEGÓRICO INVADIU A AVENIDA DO MAR

ESPETÁCULOS

MADEIRA JÁ PRODUZ ENERGIA COM GÁS NATURAL

REGIÃO

OBRAS NA TABUA DEVOLVEM SEGURANÇA À POPULAÇÃO

LOCAL

MEN

SAL

• 12

• M

AR

ÇO

201

4

“Caminhar isolado não é uma alternativa ou uma solução quando o nosso

espaço político depende cada vez mais da interação.”

ENTREVISTA | CLÁUDIA MONTEIRO DE AGUIAR

Page 2: Voz da Madeira | Março 2014

2

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SUMÁRIO

3 Diretor Convidado4 Editorial6 Região14 Nacional16 Internacional18 Opinião22 Entrevista30 Política32 Economia33 Finanças34 Turismo36 Cultura38 Saúde40 Ciência e Tecnologia43 Desporto48 Flash50 Cinema54 Música56 Espetáculos60 Livros62 Vinhos65 Frase66 SMS68 Perfil70 Pessoas72 O Outro Lado...74 Passeios76 Gastronomia78 Porto Santo80 Local82 História84 Diáspora86 Social94 Publicidade

Edição: Voz da Madeira http://www.vozdamadeira.pt [email protected]

Propriedade: Letras e Vírgulas - LDA

Diretor/Editor: Maurício Pereira

Distribuição: Gratuita Online

Periocidade: Mensal

Registado na ERC: 126332

ISSN: 2182-8786

NIPC: 510 564 690

Sede/Redação: Rua Nova Levada do Cavalo, Nº1, Fração- C 9000-721 Funchal

FICHA TÉCNICA

ESTATUTO EDITORIAL1 - “Voz da Madeira” é uma publicação online, actualizável a qualquer hora, acessível na World Wide Web através do endereço www.vozdamadeira.pt, que disponibiliza informação generalista, dando enfase às questões ligadas à Região Autónoma da Madeira.

2 - “Voz da Madeira” defende a liberdade de expressão e a liberdade de informar.

3 - “Voz da Madeira” publica informação credível, objetiva e atual.

4 - “Voz da Madeira” distingue entre géneros informativos, opinativos e interpretativos.

5 - “Voz da Madeira” assume o compromisso de respeitar sempre o sigilo das suas fontes de informação e de nunca quebrar esse princípio fundamental.

6 - “Voz da Madeira” é concebido, redigido e produzido no cumprimento das orientações e princípios definidos neste Estatuto Editorial e pela sua Direção.

Page 3: Voz da Madeira | Março 2014

3

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

DIRETOR CONVIDADO

BIOGRAFIADr. Francisco Jardim Ramos

Natural do Rio de Janeiro / Brasil

Data de Nascimento – 4/09/1954

Casado

Chegou à Madeira com 7 anos de idade, passando a viver na Freguesia do Seixal, Concelho do Porto Moniz, onde fez o ensino primário. Frequentou o ensino secundário no Externato de São Vicente e Liceu Jaime Moniz.

Licenciou-se em 1980, na Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa.

Iniciou-se na política no Movimento Associativo Estudantil da JSD, daquela Faculdade.

Presidente da Assembleia Municipal do Porto Moniz durante três mandatos.

Deputado à Assembleia da República entre 1982 e 1988.

Deputado à Assembleia Legislativa da Madeira desde 1988, tendo presidido a várias comissões parlamentares de Saúde e Assuntos Sociais.

Presidente da Associação de Bombeiros Voluntários Madeirenses.

Presidente da Assembleia-geral da Sociedade de Desenvolvimento do Norte.

Presidente da Assembleia-geral da Casa do Povo do Porto Moniz

Presidente da Assembleia-geral do Clube Naval do Seixal.

Desde Junho de 2007 suspendeu o mandato de deputado, para o qual foi eleito nas eleições de 6 de Maio de 2007, para integrar funções governativas no X Governo Regional da Madeira.

FRANCISCO JARDIM RAMOSMédico

PRÓXIMO DIRETOR CONVIDADO

NUNO TEXEIRAEurodEputado

Page 4: Voz da Madeira | Março 2014

4

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

EDITORIAL

A organização do exercício da Medicina iniciou-se em Portugal com a criação, em 1898, da Associação dos Médicos Portugueses.

Em 1938 foi então, criada a Ordem dos Médicos, abrangendo fundamentalmente os médicos que exerciam a medicina, como profissão liberal.

Em 1977 foi aprovado o decreto-lei nº 282/77 que consagra o actual estatuto da Ordem dos Médicos que abrange os licenciados em Medicina que exerçam ou tenham exercido em qualquer regime de trabalho a profissão médica.

Na Região Autónoma da Madeira, sempre se teve uma visão sistémica da prestação dos cuidados de saúde e, por isso, se fez aprovar o Estatuto do Sistema Regional de Saúde que consagra a prestação de cuidados de saúde pelo serviço público, serviço privado e serviço social, que se complementam.

Uma visão diferente da que foi seguida no Continente que faz enfoque no Serviço Nacional de Saúde.

A convenção celebrada entre o Governo Regional da Madeira e a Ordem dos Médicos é um instrumento que se tem revelado uma mais-valia na prestação de cuidados de saúde aos nossos utentes que optam pelo serviço privado.

Num período de grande restrição financeira os sistemas de saúde têm sido sujeitos à redução do financiamento. Por outro lado, muitos utentes que antes eram seguidos nos serviços privados passaram a utilizar mais os serviços públicos de

saúde, criando uma maior pressão, aumentando os gastos destes e diminuindo a procura e as receitas daqueles.

Na Região Autónoma da Madeira continuaremos a desenvolver todos os programas de promoção da saúde e de prevenção da doença, dando continuidade ao Programa Regional de Saúde.

Manteremos a prestação de cuidados de saúde assente na complementaridade dos sectores público, privado e social.

Para o sector público, celebramos um contrato - programa para, o presente ano, de 180 milhões de euros.Para o sector privado temos orçamentados 48 milhões de euros, para comparticipação dos utentes nos custos em consultas, em exames complementares de diagnóstico e tratamentos feitos com médicos convencionados.

O maior desafio da governação em saúde é garantir um sistema sustentável, universal e acessível a todos os cidadãos. Este é um imperativo ético.

Evoluímos na planificação, na organização e na gestão do serviço regional de saúde. Continuaremos a implementar o Plano do Hospital com o objectivo de aumentar e melhorar a capacidade de resposta dos serviços. Estão em curso obras para a remodelação e ampliação do serviço de Urgência, do Bloco Operatório, da esterilização, da hemodiálise, da instalação do serviço de medicina de reprodução assistida e da consulta externa.

Alocámos os recursos humanos (possíveis) às necessidades prementes, aumentámos a oferta de especialidades médicas e dotamos os serviços de melhores equipamentos de diagnóstico e terapêutica como a hemodinâmica, a neuro cirurgia e a imagiologia.No âmbito da investigação, da Inovação e da qualidade pretende-se reforçar a formação, apoiando os médicos na investigação e realização de doutoramentos.

Continuaremos a desenvolver os trabalhos para a implementação da prescrição médica electrónica, em articulação com os serviços partilhados do Ministério da Saúde.

Page 5: Voz da Madeira | Março 2014

5

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

EDITORIALA Saúde é um dos maiores desafios da governação e a ele temos respondido com responsabilidade e rigor. A Saúde um desígnio que deve estar acima de quaisquer interesses, nomeadamente os políticos - partidários. Todos os intervenientes devem assumir, uma postura de salvaguarda, que dê segurança aos cidadãos, pois todos são potencialmente utentes dos serviços de saúde.

As crises são oportunidades. São momentos que nos devem ajudar a melhorar procedimentos e a pensar de forma sustentável o futuro. Os sistemas de saúde enfrentam duros desafios na senda de garantir cuidados de saúde de elevada qualidade. É isto que nos preocupa, é com isto que lidamos todos os dias. Estamos empenhados em superar estes desafios.

Francisco Jardim Ramos

Page 6: Voz da Madeira | Março 2014

6

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

LUZ VERDE PARA OBRAS NA SERRA DE ÁGUAO Tribunal de Contas concedeu o visto à empreitada e as máquinas já estão no terreno

A obra de regularização e canalização da Ribeira Brava, entre a Meia Légua e a Serra de

Água, já avançou. Esgotados os procedimentos administrativos, que culminaram, recentemente, com o visto do Tribunal de Contas, as máquinas foram de imediato para o terreno.

Esta obra, há muito reclamada, integra o plano de recuperação das infraestruturas públicas afetadas pelos temporais de Fevereiro de 2010, num processo que está a ser conduzido pela Vice-Presidência do Governo Regional, e decorrerá por um prazo de 540 dias. Consiste na regularização e canalização da ribeira da Ribeira Brava, através da construção de muros de betão ciclópico, entre a Serra de Água e a Meia Légua, incluindo a execução de travessões ao longo do percurso. Serão também executadas algumas passagens pedonais e canalizados os troços finais dos afluentes existentes, até à linha de água principal.

A obra só agora foi para o terreno porque foi preciso refazer todo o projeto, face aos condicionamentos financeiros, dando prioridade à canalização da ribeira para descanso de quem vive na Serra de Água.

Para além da ribeira, a obra também mexe com a rede viária, já que será executada uma rotunda, junto ao centro da freguesia da Serra de Água, por forma a melhor distribuir o tráfego para o arruamento urbano existente e para o renovado Caminho da Ameixieira, de acesso à margem esquerda da ribeira.

REGIÃO

Page 7: Voz da Madeira | Março 2014

7

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

REGIÃO

GOVERNO PREPARA INTERVENÇÃO NA FAJÃ DAS ÉGUAS, EIRINHA, PEREIRA E CAMINHO DO LOMBO MOLEIRO

Ao mesmo tempo que as máquinas executam a canalização da ribeira da Ribeira Brava entre a Serra de Água e a Meia Légua, o Governo dá seguimento aos procedimentos administrativos para a intervenção nos mais importantes afluentes da margem direita da ribeira principal, com forte componente urbana e habitacional (Regularização e Canalização das Ribeiras da Fajã das Éguas, da Eirinha e da Pereira; Regularização e Canalização dos ribeiros do Caminho do Lombo do Moleiro). Tudo aponta para que as obras nestas linhas de

água vão iniciar-se durante o Verão.

Para o Vice-Presidente do Governo Regional, “com a realização destas obras, conjugadas com as intervenções de emergência já levadas a efeito logo a seguir aos temporais de 2010, julga-se que as populações da Serra d’Água ficarão com maiores garantias de segurança quanto a futuras ocorrências associadas a grandes pluviosidades.”

João Cunha e Silva gostaria que todas as intervenções previstas para a Serra de Água estivessem já no terreno, mas “vicissitudes várias, designadamente financeiras, assim não permitiram. Infelizmente, porque estas deveriam ser as obras prioritárias da Lei de Meios”, conforme sempre defendeu o Vice-Presidente do Governo.

Page 8: Voz da Madeira | Março 2014

8

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

REGIÃOMADEIRA JÁ PRODUZ ENERGIA COM GÁS NATURAL No âmbito do Plano Energético Regional, o Governo da Madeira decidiu promover a introdução de gás natural na Madeira, proporcionando à economia regional uma nova matéria-prima energética mais limpa, mais amiga do ambiente e competitiva face ao petróleo e seus derivados.

A realização de diversos e aprofundados estudos sob a responsabilidade da Empresa de Eletricidade demonstraram viabilidade técnica e económica da introdução do gás natural na Madeira, revelando ser um combustível competitivo, em termos de custo, como alternativa à utilização de produtos petrolíferos para a produção de electricidade, como, também, nos restantes sectores da economia regional e para usos domésticos. A nível de protecção ambiental, proporciona uma muito significativa redução das emissões poluentes para a atmosfera, para além de permitir diversificar as fontes de aprovisionamento, o que, dada a envolvente internacional que caracteriza os mercados energéticos actuais, constitui um inegável factor de segurança.

50% de energia verde já em 2020A par do grande esforço financeiro e técnico que tem sido desenvolvido e se manterá no aproveitamento de recursos endógenos renováveis, designadamente de origem hídrica e eólica, tendo em vista atingir em 2020 o target de 50% de penetração de energia verde, a verdade é que não é possível construir um sistema eléctrico apenas com base em energias intermitentes/renováveis, cabendo assim à produção térmica um papel fundamental na fiabilidade, segurança e estabilidade do sistema, garantindo a base e a modulação do diagrama de cargas diário e o constante ajuste da potência solicitada.

A contribuição da energia de origem térmica é, portanto, fundamental e imprescindível, devendo continuar a suportar e a dominar os vários sistemas de energia, em toda a parte.

A orientação estratégica regional para o sector de produção de electricidade de origem térmica,

Page 9: Voz da Madeira | Março 2014

9

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

REGIÃO

prevê a substituição gradual da fonte de energia petrolífera (o fuelóleo), actualmente utilizada por alternativas mais ecológicas, com menor intensidade de carbono, como é o caso do gás natural, destacadamente, o combustível fóssil mais limpo.

Em consonância com esta política energética, no ano de 2010, foi lançado um concurso público internacional para a construção do Terminal de GNL da Madeira, entretanto suspenso, desde o início de 2011, por força do agravamento da conjuntura económica e financeira internacional e nacional, que tornou muito difícil o acesso às fontes de financiamento indispensáveis à concretização daquele significativo e vultuoso projecto, tendo modificado substancialmente os pressupostos em que assentava a respectiva viabilidade, nomeadamente nas previsões de consumo a curto e médio prazo.

O projetoNeste enquadramento, foi retomada uma solução já inicialmente equacionada aquando da realização dos estudos desenvolvidos pela EEM, tendo por base um investimento mais moderado através da

instalação de uma unidade autónoma de gás (UAG) para recepção, armazenamento e regaseificação do gás natural para abastecer os três grupos geradores dual-fuel na Nave III da Central Térmica da Vitória (CTV).

Trata-se, assim, de uma solução que permitiu avançar com a vantajosa introdução de gás natural na Madeira, de forma faseada, sustentável, ainda que menos estruturante, mas, realisticamente, a uma escala mais ajustada ao difícil, prolongado e recessivo contexto económico e financeiro que enfrentamos.

Nesta conformidade, a EEM decidiu realizar um concurso público internacional, destinado ao fornecimento de gás natural aos referidos três grupos dual-fuel da Nave III da CTV, nele estando compreendido, para além do fornecimento do combustível, o respectivo transporte, processamento e entrega em condições de poder ser utilizado pelo motores da EEM.

A solução encontrada, e que se encontra em funcionamento desde o passado dia 21 de Março, passa pelo transporte de gás natural liquefeito

Page 10: Voz da Madeira | Março 2014

10

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

REGIÃO(GNL) em contentores cisterna criogénicos, intermodais, até uma unidade autónoma de gás natural (UAG), destinada a armazenar e gaseificar o GNL, que foi construído num terreno situado na margem esquerda da ribeira dos Socorridos, junto à foz, muito perto da CTV.

A localização da UAG resulta da sua proximidade com a CTV, que é o principal consumidor de gás natural, indispensável para viabilizar o projeto.

A UAG está equipada com três reservatórios criogénicos de GNL com cerca de 200 m3, cada, ou seja, com uma capacidade de armazenamento total de 600 m3, suficiente para garantir o consumo previsto dos três motores da Nave III da central térmica.

Vantagens ambientaisO gás natural, como combustível alternativo, diversifica as fontes de energia disponíveis, incrementa a fiabilidade e segurança do sistema eléctrico da Madeira e diminui a sua dependência em relação aos combustíveis petrolíferos.

As vantagens que mais se destacam na adopção deste combustível relacionam-se com o ambiente e com a economia.

Do ponto de vista ambiental, o gás natural é, destacadamente, o combustível fóssil de queima, mais limpo. Da sua combustão resultam muito menores quantidades de óxidos de enxofre e azoto (NOx e SO2), responsáveis pelas chuvas ácidas, bem como de dióxido de carbono (CO2), que está na origem do efeito de estufa provocado pela acção do homem.

Vantagens económicasNo que respeita às vantagens económicas e apesar do forte crescimento e instabilidade verificados nos preços dos combustíveis, o gás natural continua a ser fortemente competitivo relativamente aos derivados do petróleo.

Na realidade, o custo do gás natural apresenta-se sempre mais vantajoso comparativamente ao fuelóleo, situação que se torna ainda mais evidente quando se acresce a vantagem económica associada

Page 11: Voz da Madeira | Março 2014

11

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

REGIÃO

aos custos das emissões de CO2. Não obstante a volatilidade de ambos os mercados de petróleo e gás natural, uma apreciação detalhada ao longo do tempo evidencia que este último ganha vantagem competitiva à medida que sobe o custo da matéria-prima petrolífera.

Para além das vantagens anteriormente enunciadas, a introdução do gás natural na Madeira, pelas suas características e complexidades, por ser pioneiro e ainda pelo facto de promover um novo negócio inovador e criativo na Região Autónoma da Madeira, poderá constituir um exemplo a nível europeu a ser seguido por outras regiões insulares.

A inauguraçãoO projeto do Gás Natural foi inaugurado no passado dia 21 de Março, tendo representado um dos passos mais importantes na história da energia da Região, como sublinhou o Presidente do Governo Regional no ato inaugural.

Para Alberto João Jardim, o momento “assinala uma verdadeira inovação no arquipélago”, tendo felicitado João Cunha e Silva, seu Vice-Presidente no Governo, “pela lealdade - muito importante nos

tempos que correm -, pela eficiência e, sobretudo, pela objetividade de pés assentes no chão demonstradas”.

Considerando que a chegada do Gás Natural à Madeira constitui “um marco muito relevante na trajetória de médio e longo prazos estabelecida para o setor energético Região”, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Eletricidade da Madeira, ao discursar na inauguração da Unidade de Gás Natural, fez questão de destacar que, neste processo, o Vice-Presidente do Governo, que tutela o setor energético, “fez o mais difícil: traçou o caminho, que é reconhecidamente longo”.

Do lado do consórcio que venceu o concurso público internacional, Luís Miguel Sousa destacou “o desafio inovador em meio insular”, e assegurou que esta é uma “solução economicamente viável”. Daí a aposta da GÁSLINK - Gás Natural, S.A., empresa do Grupo Sousa, que prestará todos os serviços logísticos, desde o transporte e armazenamento do Gás Natural Liquefeito, seu processamento na Unidade Autónoma de Gás Natural e distribuição de gás natural à Central Térmica da Vitória.

Page 12: Voz da Madeira | Março 2014

12

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

REGIÃOULTRAPERIFÉRICAS COM MELHORES CONDIÇÕES DE ACESSO AO FUNDO DE SOLIDARIEDADE DA UNIÃO EUROPEIA

Foi aprovado pela Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu o novo regulamento do Fundo de Solidariedade da União Europeia, que permitirá às Regiões Ultraperiféricas usufruir de melhores condições de acesso.

“O texto votado, constitui o resultado das negociações entre o Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão e introduz melhorias significativas no regime do apoio e financiamento deste Fundo em caso de ocorrência de catástrofe regional”, segundo informação transmitida pela assessoria de comunicação do eurodeputado madeirense.

Vantagens que resultam de uma proposta de alteração apresentada pelo próprio Nuno Teixeira em que “o Fundo de Solidariedade poderá ser ativado em caso de ocorrência de catástrofe numa região da União Europeia quando os danos correspondam a 1,5 % do PIB regional. Este limiar de ativação é, excecionalmente, reduzido para 1%

do PIB no caso de se tratar de catástrofe ocorrida numa Região Ultraperiférica”.

O texto do novo regulamento, que deverá ser aprovado em plenário do Parlamento Europeu na semana de trabalhos de 14 a 17 de Abril, “introduz também como novidades, a possibilidade de pagamentos antecipados e de mudança de localização das infraestruturas afetadas pelo desastre natural”, não sendo obrigatório apenas a sua reposição, como acontece atualmente. “Além disso, é tido em atenção o caso especial de catástrofes que afetem várias regiões, bem como o prazo a ter em conta em caso das catástrofes de evolução lenta”.

Nuno Teixeira lembra que, há vários anos, havia tentativas de mudar o regulamento do Fundo, sem sucesso. “O resultado agora alcançado demonstra a importância destes instrumentos na vida dos nossos cidadãos e o reconhecimento enquanto instrumento que deve, para se tornar mais eficaz, ser objeto de um regime mais simples, célere e agilizado, como ficou demonstrado após a catástrofe de 20 de Fevereiro”.

Page 13: Voz da Madeira | Março 2014

13

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

REGIÃO

MADEIRA EM GRANDE NA BTL

O balanço da Madeira na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), principal Feira Internacional de Turismo realizada em Portugal, foi a todos os níveis positivo.

A opinião é da Secretária Regional com a tutela do setor, segundo a qual, “a Região teve uma presença muito boa na Feira de Turismo de Lisboa, que dignificou, que promoveu e que vai cumprir o seu papel de atrair para a Madeira, durante este ano, um número significativo de portugueses.”

Segundo os números da organização, a BTL recebeu nesta edição mais de 70 mil visitantes, um

crescimento de 9% face ao ano passado, sendo que nos profissionais o acréscimo foi de pelo menos 8% e no público em geral de 10%, só no primeiro dia.

Conceição Estudante assinalou ainda o expectável sucesso das taxas de ocupação por ocasião da Festa da Flor, o próximo grande evento do calendário turístico da Madeira, e salientou a possibilidade de aumentar os voos charter para o Verão, alguns já programados, não sendo de descurar que com o aumento da procura haja um reforço pontual de voos regulares. A governante frisou ainda que o Porto Santo deverá ter um bom Verão, tendo em conta o que já está programado em termos de voos.

Page 14: Voz da Madeira | Março 2014

14

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

NACIONAL

PORTUGAL DESTACA-SE EM ÁREAS CIENTÍFICAS

Portugal destaca-se nas áreas de ciência espacial, física, imunologia, neurociências e engenharia, apesar do impacto da produção científica ser inferior à média europeia, revela o relatório “Produção Científica de Portugal - Impacto - 2014”, com dados de 2008 a 2012, publicado no portal da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência.

O documento avalia, pelo número de citações em artigos ou publicações internacionais da especialidade, o impacto da produção de artigos científicos em Portugal, comparando-o com outros países europeus. Foram tidas em conta 22 áreas de conhecimento.

MORREU D. JOSÉ POLICARPO

Portugal vestiu-se de luto pela morte de D. José Policarpo, Patriarca Emérito de Lisboa. Vítima de um aneurisma na aorta, o cardeal morreu durante a intervenção cirúrgica a que fora submetido de emergência, num hospital de Lisboa, depois de ter sido transportado de ambulância de Fátima, local onde cumpria o seu retiro anual com os bispos portugueses.

A partir do Vaticano, o Papa Francisco evocou D. José Policarpo como um “pastor apaixonado pela busca da verdade” e, num texto endereçado ao atual patriarca, D. Manuel Clemente, aliou-se à família do defunto e “a todos quantos choram a sua morte inesperada”.Com 78 anos, José da Cruz Policarpo nasceu em Alvorninhas, nas Caldas da Rainha, no dia 26 de Fevereiro de 1936. Padre desde 1961, foi ordenado Bispo em 1978. Vinte anos depois (1998), torna-se o 16.º Patriarca de Lisboa, sucedendo a D. António Ribeiro, de quem era coadjutor.

Fotos Lusa

Page 15: Voz da Madeira | Março 2014

15

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

NACIONALINFARMED SUSPENDE VACINA APÓS REAÇÕES ADVERSAS EM TRÊS CRIANÇAS

O Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde determinou a suspensão imediata da vacina “Infanrix Tetra” por suspeita de reações adversas graves em três crianças.

Segundo fonte daquela instituição, “foram reportados ao Infarmed três casos de reação adversa à administração da vacina Infanrix Tetra, indicada na imunização de reforço contras as doenças difteria, tétano, tosse convulsa e poliomielite em crianças desde os 16 meses até aos 13 anos”.

De acordo com o Infarmed, as três crianças sentiram, 48 horas após a administração, fortes dores e inchaço total do braço.

Na sequência da receção dos casos, o Infarmed, como medida de precaução, determinou a suspensão imediata da vacina “Infarix Tetra”, suspensão injetável em seringa precheia, lote nº AC20B268AB, prazo de validade 31-07-2015, que já foi retirado para análise pelos especialistas de farmacovigilância.

PORTUGUESES CADA VEZ MENOS SATISFEITOS COM DEMOCRACIA

Um estudo europeu concluiu que os portugueses estão cada vez menos satisfeitos com a democracia, lembrando que este resultado “é compreensível” tendo em conta a degradação das condições económicas e sociais nos últimos anos.

A 6.ª edição do European Social Survey “Significados e avaliações da democracia”, que recolheu dados em 23 países, incluindo Portugal, analisou as opiniões dos cidadãos e dos políticos acerca do tema e teve a participação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

“Os dados sugerem que a valorização da justiça social como elemento indissociável do conceito de democracia parece ser especialmente intensa nos países com maiores desigualdades de rendimentos, dos quais Portugal claramente faz parte”, refere o documento.

Assim, “o declínio da satisfação com o funcionamento da democracia a que se assiste em Portugal torna-se compreensível, especialmente tendo em conta como a degradação das condições sociais e económicas nos últimos anos”, segundo os especialistas.

Para os portugueses “os maiores défices democráticos” estão no funcionamento dos tribunais, na capacidade dos governos assegurarem justiça social e “num sentimento de falta de controlo popular do poder político”, ou seja, governos que não explicam as suas decisões aos eleitores, sendo insuficientes os mecanismos de democracia direta.

Page 16: Voz da Madeira | Março 2014

16

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

INTERNACIONAL

EGITO CONDENA À MORTE 529 MEMBROS DA IRMANDADE MUÇULMANA

Um tribunal da província do sul do Egito (Minya) condenou à pena de morte 529 membros da ilegalizada Irmandade Muçulmana, devido ao assassinato de um polícia, tentativa de assassinato de outros dois e ataque a uma esquadra da polícia, entre outros alegados atos de violência.

Os advogados de defesa indicaram à agência “Associated Press” que a sentença foi decidida após apenas duas sessões, onde dizem não ter tido oportunidade de apresentarem os seus casos.

Após a destituição do Presidente Mohamed Morsi, em Julho, centenas de membros da Irmandade Muçulmana foram mortos e milhares presos pelas forças de segurança.

A Irmandade Muçulmana foi ilegalizada e considerada um grupo terrorista.

ESPANHA DESPEDE-SE DE ADOLFO SUÁREZ

O primeiro chefe de Governo eleito democraticamente em Espanha morreu aos 81 anos de idade, onze anos depois de se saber que sofria de Alzheimer e dois dias depois do seu filho ter anunciado que o fim estava próximo.

Adolfo Suárez fez muito em muito pouco tempo, durante o mais incerto período da transição espanhola. Entre 1976 e 1977, nos onze meses depois de ser nomeado por Juan Carlos para chefiar o Governo, conseguiu que as Cortes Franquistas aprovassem a Lei para a Reforma Política, legalizou partidos e sindicatos, amnistiou presos políticos, criou um novo partido, organizou o regresso do exílio dos principais líderes do Partido Comunista e as primeiras eleições democráticas, que acabou por vencer.

Na hora da despedida, jornalistas e políticos não lhe pouparam palavras.

O atual primeiro-ministro, o conservador Mariano Rajoy descreveu-o como “uma das figuras mais importantes e positivas” da História espanhola, o “homem que tornou possível a democracia em Espanha e abriu as portas da Europa”.

Page 17: Voz da Madeira | Março 2014

17

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

INTERNACIONALFAMILIARES EXIGEM SABER TODA A VERDADE SOBRE O VOO DA MALAYSIA AIRLINES

Centenas de familiares e amigos de passageiros do voo MH370 da Malaysia Airlines expressaram a sua ira junto à embaixada da Malásia em Pequim, chegando a ocorrer confrontos com as autoridades, que impediu o acesso ao edifício.

“O Governo da Malásia tem-nos enganado” e “Linhas Aéreas da Malásia, vocês devem-nos uma explicação”, referiam algumas das faixas dos manifestantes, que pretendiam entrar para pedir explicações ao embaixador, embora tivessem acabado por abandonar o local, após um funcionário da embaixada ter aceitado uma carta de petição.

Horas depois do Primeiro-Ministro malaio, Najib Razak, ter declarado que o avião se despenhara no Oceano Índico, um familiar de um passageiro leu uma declaração, num hotel de Pequim, onde muitos familiares têm estado hospedados, acusando a companhia aérea, o Governo da Malásia e os militares de “constantemente tentarem atrasar, esconder e encobrir a verdade”.

G7 ANULAM CIMEIRA DE JUNHO NA RÚSSIA

A cimeira dos oito países mais industrializados do Mundo (G8) prevista para Junho na estância de Sotchi, no Mar Negro, vai ser substituída por um encontro a sete em Bruxelas, em protesto pela absorção da Crimeia pela Rússia, que está prestes a ser formalmente expulsa do grupo a que aderiu em 1998.

O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. Pouco depois, os líderes do G7 diziam-se prontos a reforçar as sanções contra a Rússia se a Ucrânia continuar a ser desestabilizada. A ameaça faz parte do comunicado final de uma reunião em Haia.

“Estamos preparados para intensificar as ações, incluindo com medidas contra sectores específicos que terão um impacto muito significativo na economia russa, se Moscovo não solucionar a situação”, lê-se no comunicado.

O texto “condena o referendo ilegal realizado na Crimeia” e a “tentativa ilegal da Rússia para anexar” a península. O Governo russo é encorajado a “iniciar discussões com o Governo da Ucrânia”. Para além da cimeira de Junho, os líderes do G7 avisam que a sua “participação no G8 ficará suspensa até que a Rússia mude de rumo e voltar a haver um ambiente onde o G8 possa ter uma discussão significativa”.

Fotos Lusa

Page 18: Voz da Madeira | Março 2014

18

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

OPINIÃO

IMPORTÂNCIA DA ADOPÇÃO DO PROGRAMA CAUTELAR

Os juros da dívida pública estão a baixar consideravelmente, estando actualmente em cerca de 5,3%. Este valor é 1,7 pontos percentuais mais baixo do que o defendido pelo Ministro das Finanças de José Sócrates em como era necessário recorrer a ajuda externa;

No entanto e, apesar deste valor permitir que Portugal regresse sozinho aos mercados, está ainda baixo quando comparado com os restantes países europeus, incluindo a Irlanda (3,5%). Além disso, é um valor ainda próximo do limite dos 7% que muitos economistas referem como sendo o valor para solicitar ajuda externa;

Será preferível ter a certeza que este valor baixa definitivamente, a longo prazo, para só aí Portugal regressar de forma autónoma aos mercados de dívida pública. Hoje em dia, o regresso sozinho aos mercados é de um grande risco financeiro;Enquanto este valor não baixar consideravelmente, Portugal corre o risco de ter necessidade de voltar a solicitar ajuda internacional. Ou seja, a existência de uma crise em Portugal, quer seja económica, política ou social pode fazer com que os juros da divida pública disparem para níveis que obriguem Portugal a solicitar nova ajuda externa;

Importa esclarecer que os juros solicitados pela Troika são sempre mais baixos do que os que vamos ter no mercado, quer sozinhos, quer no Programa Cautelar. No entanto, a grande diferença é que no resgate temos uma obrigação de implementar

LUÍS VIEGAS CARDOSO EconoMista

certas medidas, enquanto que sozinhos não estamos dependente de ninguém e no caso do Programa Cautelar poderemos estar sujeitos a pequenas condicionalidades;

No entanto, é preciso tomar decisões: Ou temos total liberdade económica em avançar sozinho para os mercados e corremos o risco elevado de novo crescimento dos nossos juros a médio prazo que nos obrigue a recorrer novamente a ajuda externa, ou então, contamos com o apoio do Programa Cautelar em que podemos ter algumas condicionalidades negociadas com o Governo nacional, mas que nos permitirá ter juros mais baixos, maior sustentabilidade financeira junto dos mercados e maior crescimento económico e criação de emprego.

Tendo Portugal uma dívida pública de 130% do PIB, só poderemos reduzir este valor com níveis de juros baixos e isso só é garantido com estabilidade financeira que é garantida com o apoio do BCE.

Um investidor em divida pública nacional ou Europeia procura sempre altas taxas de rentabilidade, altos juros de divida pública e o Banco Central Europeu irá contribuir para disciplinar os mercados e evitar que procedam a especulações, beneficiando assim os Estados-Membros.

É assim preferível recorrer agora a um programa cautelar, que nos garanta uma estabilidade e até descida dos juros da dívida pública a médio e longo

Page 19: Voz da Madeira | Março 2014

19

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

OPINIÃO

Page 20: Voz da Madeira | Março 2014

20

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

OPINIÃOprazo, do que arriscar ir sozinho aos mercados e daqui a pouco tempo estar a recorrer novamente a ajuda externa para baixar os juros.

A União Europeia já reconheceu que é fundamental existir solidariedade de todos os Estados-Membros. Depende de Portugal se pretende enfrentar os mercados sozinho ou contar com a colaboração da Europa, nomeadamente do Banco Central Europeu;O Programa Cautelar não será mais do que uma linha de crédito a nível europeu que nos assegurará que a divida que colocamos no mercado seja comprada na sua totalidade. Reduzimos drasticamente o risco de crédito, reduzimos drasticamente a insegurança O BCE comprará sempre a divida a taxas de juro mais baixas do que aquelas que os investidores pretendam especular.

A tipologia de Programa Cautelar conta apenas e só com o envolvimento da União Europeia e dificilmente com o do FMI. Portugal pode assim livrar-se da instituição internacional em que os técnicos referem que os multiplicadores foram mal calculados, que se fez uma correcção dos desequilíbrios das contas públicas demasiado rápido e que as taxas de juro eram elevadas, ao inverso da liderança do Fundo que continua a defender exactamente as mesmas medidas iniciais e não admite qualquer tipo de falha.

Importa sublinhar que estamos em condições de Portugal não depender apenas e só dos mercados para ter taxas de juro mais reduzidas e isso será benéfico para o país. O país pode voltar a ter a sua independência de actuação, independência de implementar as medidas políticas benéficas para o crescimento económico e a criação de emprego em detrimento de ser obrigado a implementar as medidas de austeridade impostas pela Troika. AO mesmo tempo, pode contar com o apoio do BCE que nos garantirá taxas reduzidas da dívida pública.

Esta acção do BCE está já provada em factos reais que se sucederam no passado recente. Há ano e meio atrás, Espanha e Itália estavam a ter elevados juros da dívida pública, especulando-se que tinham de recorrer a ajuda por parte das organizações internacionais. Mas quando Mário Draghi referiu que o BCE iria fazer tudo o que estivesse ao seu alcance para estabilizar os juros, rapidamente os mercados acalmaram e deixou de haver especulação.

Ou seja, o BCE nem precisou realmente de actuar, mas a simples percepção pelos mercados de que o BCE poderia ter uma acção positiva de apoio a Espanha e Itália nos mercados secundários foi determinante para que os juros da dívida pública baixassem para valores sustentáveis pelos referidos países europeus.

No entanto, o BCE só actua depois de ter os Estados-Membros demonstrarem que têm capacidade de sozinhos regressarem aos mercados. A linha do BCE é uma linha de precaução, uma linha cautelar, de ajuda em caso de necessidade extrema, mas que garante uma baixa de juros.

Esta acaba por ser uma espécie de mutualisação da dívida entre Estados-Membros, dado que o BCE assume, a nível europeu, a divida de cada país. Esse caso já se sucedeu em Espanha quando a recapitalização bancária foi financiada pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade. Actualmente, Espanha já saiu do Programa de apoio do Mecanismo com tremendo sucesso, demonstrando-se que não teve de implementar grandes medidas para receber esta ajuda externa bancária;

Comprova-se assim que o apoio europeu através apenas do Mecanismo Europeu de Estabilidade ou Programa Cautelar não deverá acarretar novas medidas de austeridade, mas apenas as necessárias para que o país continue a gerir de forma correcta as suas contas públicas.

No caso de Portugal não recorrer ao Programa Cautelar, está novamente vulnerável a ter uma nova ajuda externa nos próximos anos e, sinceramente, o país tem de equilibrar definitivamente as suas contas públicas para deixar de recorrer a ajuda internacional de 10 em 10 anos, conforme que é prática em Portugal;

A duração do Programa Cautelar depende apenas e só de uma negociação entre o Banco Central Europeu e Portugal, podendo ser de apenas um ano (em vigor durante a presente legislatura) ou ser de dois anos.

Em qualquer dos casos será muito positivo para Portugal que exista um acordo entre os maiores partidos políticos em torno do Programa Cautelar, por forma a que exista estabilidade económica e

Page 21: Voz da Madeira | Março 2014

21

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

OPINIÃO

social. O próprio Partido Socialista será beneficiado com este acordo, pois futuramente será a sua vez de governar e governará bem melhor com esta estabilidade financeira que se verificará em Portugal.

Importa que os partidos políticos, assumam que este é o tempo para um menor cálculo eleitoral e estratégias partidárias e mais bom senso e sentido patriótico de responsabilidade;

Nesta segunda fase da legislatura e já com as contas em ordem, está na altura de impulsionar o crescimento e o emprego, adoptando novas medidas que irão contribuir para melhorar a qualidade de vida das famílias portuguesas, das empresas nacionais e voltar a criar oportunidades para que muitos dos nossos jovens emigrantes regressem a Portugal.

Page 22: Voz da Madeira | Março 2014

22

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ENTREVISTA

Cláudia Monteiro de Aguiar é deputada à Assembleia da República, pelo PSD, desde 2011. Tem, agora, nas mãos um novo desafio: representar a Madeira no Parlamento Europeu. Nesta entrevista, faz um balanço ao seu mandato e perspectiva o futuro num dos maiores centros de decisão.

Voz da Madeira: Abraçou a Assembleia da República, em 2011, em representação da R.A.M., mas, especialmente, para ser uma voz dos jovens. O que esperava quando rumou a Lisboa e como olha, hoje, para o seu percurso?

Cláudia Monteiro Aguiar: Devo confessar que olhando para trás a expectativa era enorme; com quem iria trabalhar, como deveria abordar as questões que trazia como prioritárias, como seria o trabalho em equipa, que entraves teria de ultrapassar. Hoje há uma coisa que tenho a certeza: é a consciência tranquila que fiz o que estava ao meu alcance para defender todas as questões que à Madeira e aos ilhéus dizem respeito… e não vamos obviamente cingir as questões à juventude, seria a confissão do exercício de um mandato excessivamente circunscrito.

VM: Que batalhas ou que momentos destacaria ao longo do mandato?

CMA: Batalhas, várias… Mas escolheria três: o facto de ter conseguido uma solução para um problema que afectava há já muito tempo a Madeira. Refiro-me ao encerramento das smartshops bem como à

inclusão de várias substâncias (novas substâncias) à tabela anexa à Lei das Drogas. A Madeira tomou a dianteira da situação e foi-nos possível alertar e alterar a legislação para que se conseguisse reduzir os casos dramáticos que estavam a afectar muitos jovens na nossa Região mas também um pouco por todo o País. Não está terminada a batalha mas a resposta trouxe um impacto significativo e positivo ao número de jovens que estavam a ser “apanhados” nesta teia e que nos preocupavam. Sei que, desta forma, estamos a poupar muitas famílias a esse flagelo.

O conjunto de propostas apresentadas sobre empreendedorismo jovem e de combate ao desemprego. Foram apresentadas ao Governo e eram extensíveis à Região Autónoma da Madeira. Aliás estamos ainda a trabalhar na questão da Garantia Jovem, um novo instrumento a par do Impulso Jovem que pretende ajudar jovens até aos 30 anos de idade com o objetivo de lhes dar uma oportunidade de educação e formação, estágio ou emprego, no prazo de 4 meses, após ficarem desempregados ou terem saído do sistema educativo e formativo. Isto porque o Impulso Jovem não foi extensível às Regiões e neste abordei

CLÁUDIA MONTEIRO DE AGUIARdEputada na assEMblEia da rEpública

Page 23: Voz da Madeira | Março 2014

23

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ENTREVISTA

Page 24: Voz da Madeira | Março 2014

24

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ENTREVISTAo Governo sobre o facto deste programa ser extensível podendo ajudar os jovens madeirenses e portosantensses. Ninguém pode ser deputado em consciência e demitir-se de aprofundar soluções neste domínio.

Por último queria mencionar a questão do subsídio de mobilidade, uma luta que ainda não chegou ao fim. Perante os cortes e o ajustamento orçamental necessário há muito que o valor não é revisto, não é actualizado. Temos estado em constante contacto com o Senhor Secretário dos Transportes Dr. Sérgio Monteiro, que tem sido incansável e extremamente sensível na tentativa de nos ajudar a encontrar uma solução que não passe pela redução ou até mesmo pela eliminação do mesmo como proposta da IGF – Inspecção Geral de Finanças. Já há 2 anos o então Ministro da Economia Dr. Álvaro Santos Pereira estava disposto a colaborar, contudo, os Planos de Ajustamento e os Orçamentos de Estado não permitiam o aumento de verba… Espero que até ao final desta legislatura seja encontrada uma nova solução, mais equitativa para que seja respeitada e cumprido o princípio da continuidade territorial.

VM: Desempenha funções de deputada ao lado de conterrâneos com mais anos de experiência nestas funções. Alguma vez isso a impediu de demarcar a sua posição e as suas propostas?

CMA: Estou há quase 3 anos ao lado dos decanos do Parlamento. São de facto parlamentares e políticos com uma vasta experiência política e legislativa. Dominam as matérias sobretudo as que maior impacto têm para a Região. Tenho aprendido muito com todos eles - cada um com o seu modo de estar e trabalhar e feitios distintos – mas espero que no final esta aprendizagem tenha tido sido recíproca. Ainda que possamos divergir nas opiniões e em algumas questões nunca me coartaram a liberdade de pensamento ou de acção. Sempre me incentivaram e apoiaram em tudo… mas sabe, isso tem muito que ver com a relação que se cria desde início em qualquer grupo de trabalho; o respeito mútuo, a compreensão e a tolerância. Aqui sempre funcionamos e somos conhecidos como o “grupo parlamentar da Madeira” porque ao contrário de outros colegas que por vezes divergem entre si, provenientes da mesma região, os 4 deputados da Madeira têm-se mantido unidos e trabalhando em

Page 25: Voz da Madeira | Março 2014

25

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ENTREVISTAequipa para atingir os melhores resultados.

VM: É fácil defender a Madeira num local que funde questões e realidades dos mais diversos pontos do País?

CMA: Em primeiro lugar é difícil agirmos segundo o princípio assente no n.2 do Art.152º da Constituição da República Portuguesa, que quando se refere à representação política menciona que “os Deputados representam todo o país e não os círculos por que são eleitos”. Este sentido de Estado e pensamento como um todo não se adquire facilmente. Mas adquire-se com o tempo e com a análise séria e equilibrada de que ou funcionamos efetivamente como um todo ou vamos continuar a ser um País onde cada um olha apenas para a sua capelinha. Mas nada é impossível, tem sido um trabalho árduo mantermo-nos munidos de vários exemplos sobretudo assinalamos que as Regiões Autónomas têm estatuto próprio, têm singularidades e constrangimentos próprios que devem ser reconhecidos. Atenção que muito deste desconhecimento fica a dever-se também aos meios de comunicação social que muitas vezes apenas passam para este lado do continente os elementos de menor importância, os elementos mais negativos … enfim, a notícia “que vende”. Faz parte do mundo das notícias. Veja o noticiário, há tanto de positivo para ser mostrado, tantos casos de sucesso, tantos projectos fantásticos que só nos deviam orgulhar enquanto Nação e para esses não há espaço, não vende.

Mas também a culpa é muito nossa, temos de ser nós, cada um de nós em cada deslocação, em cada diligência, em cada acção fora da Região, temos de ser nós a demonstrar os nossos pontos fortes, as nossas mais-valias, o nosso esforço em atingir as mesmas metas, os mesmo objectivos mas com obstáculos redobrados. Sabemo-lo fazer? Temo-lo feito?Não vou esconder que tivemos momentos muito difíceis, momentos mesmo de grande tensão para fazer prevalecer o nosso ponto de vista e fazer compreender colegas e membros do Governo que a insularidade tem constrangimentos e custos acrescidos inerentes, que a autonomia consagrada na Constituição não é um “capricho dos ilhéus” , não somos apenas uns milhares de portugueses no meio do Atlântico que tem benefícios orçamentais

e são dispendiosos financeiramente. A Autonomia deve ser encarada como um desígnio nacional e é nosso dever continuar a elucidar e a esclarecer os desconhecedores da realidade da nossa condição de insulares. Contudo sou mais adepta da diplomacia e da apresentação de números e estudos.

VM: Como fazer entender ao eleitorado determinadas votações a favor de questões que parecem, à primeira vista, prejudicar os desígnios da Madeira?

CMA: Trabalhar à distância, com afastamento geográfico da população, tem os seus constrangimentos. É necessário fazer sessões de esclarecimento junto dos eleitores, junto da população, explicar o problema quais as opções e qual a melhor solução encontrada. Nem sempre é fácil justificar mas há uma coisa que quem gosta da política, quem se interessa pela política, sabe e entende; tudo passa pela negociação e as decisões políticas recaem sempre sobre uma opção. A dificuldade reside aí mesmo ser a melhor opção ou não. Saber os momentos certos para em determinada altura ter também de ceder. A democracia também é compromisso.

Às vezes cingir-se apenas à decisão final colocada nos meios de comunicação social não é o suficiente para perceber o conteúdo no seu todo, a medida no seu todo, as consequências a médio ou longo prazo. Muitas vezes os eleitores não procuram, junto dos políticos, compreender melhor as medidas legislativas. Somos também culpados por isso, pela crítica fácil e por não nos querermos inteirar do problema no seu todo. O exercício de cidadania também nos convoca para este exercício.

Esclarecer sempre e em várias circunstâncias os eleitores e contar que os mesmos nos procurem e nos questionem. Olhe nas redes sociais e no meu email sempre que sou confrontada com questões com críticas ou com dúvidas faço por esclarecer o melhor que sei e posso. Todos os políticos estão acessíveis à distância de um click.

Confesso que assisto, com alguma perplexidade, a uma torrente incessante de desabafos e linguagem imprópria nas redes sociais. E ainda que saiba que são um canal importantíssimo de divulgação e contacto, constato com alguma apreensão a

Page 26: Voz da Madeira | Março 2014

26

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ENTREVISTA

Page 27: Voz da Madeira | Março 2014

27

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ENTREVISTAdiminuição de credibilidade e de utilização para temas sérios e relevantes.

VM: O facto de ser uma deputada jovem, pela JSD, prejudicou, alguma vez, a sua acção e missão no Parlamento? Ou, pelo contrário, deu-lhe mais espaço para ser ouvida?

CMA: Isso de ser jovem, de ser deputada indicada pela JSD tem sempre prós e contras. Há sempre a oportunidade dada pelos que apreciam a irreverência da juventude, que por vezes se revêm nela, e que dão o benefício da dúvida. Como há os que estando no parlamento há muito tempo e detentores de uma vasta experiência têm alguma resistência em dar espaço. Mas o balanço é positivo, conquistei o meu espaço e a convivência é saudável entre colegas.

VM: Aos poucos tem conquistado diversos “palmarés” no interior do partido. O último prende-se à sua tomada de posse como conselheira nacional do PSD. Na prática, o que pode esse cargo significar para a ilha e para o PSD Madeira?

CMA: Tenho feito o meu percurso com empenho, dedicação e trabalho. Tenho pautado o desempenho das minhas funções com a lealdade que julgo necessária no mundo político-partidário mas sempre bem com a minha consciência: discordando quando necessário, mantendo o meu ponto de vista sempre que entenda ser fundamental, ouvindo mas fazendo sempre por ser ouvida.

Depois de conselheira nacional já tenho em mãos mais um desafio que me foi proposto e que decidi abraçar. Mas em relação ao facto de ser conselheira nacional deixava-lhe duas notas; o reconhecimento da JSD Madeira de querer continuar a confiar-me a indicação nas listas e o bom relacionamento que vamos mantendo e conquistando junto do Partido a nível Nacional. Caminhar isolado não é uma alternativa ou uma solução quando o nosso espaço político depende cada vez mais da interação.

O que representará para o PSD Madeira e para a ilha?! Bem, os conselheiros têm a possibilidade de estando mais próximo dos dirigentes nacionais usar da palavra nos Conselhos Nacionais para abordar os temas que julgarem necessários dentro

da actualidade política ou de algum ponto em específico. Se conseguir ser mais uma voz, a fazer-se ouvir e a demonstrar quais as dificuldades que enfrentamos, em que poderemos contribuir quando falamos de solidariedade e se tudo isso se traduzir numa melhor compreensão num melhor entendimento entre os militantes, entre os companheiros entre os dirigentes se o PSD Madeira sair reforçado, os nossos eleitores beneficiarão das mais valias que advierem da solidariedade entre continente e as suas regiões.

VM: A situação interna do PSD Madeira e toda a polémica envolvente interferem, na sua opinião, na imagem que a Madeira tem na A.R. e no próprio partido a nível nacional?

CMA: O PSD tem de encontrar rapidamente um ponto de convergência e uma união, sob pena de estarmos a prejudicar o futuro do próprio partido. Temos militantes participativos, interessados e acima de tudo capazes de assumir os desafios que a sociedade nos impõe, uma sociedade que não está em mudança… já mudou e temos mesmo que nos adaptar às mudanças. Faz parte da nossa vida, faz parte da vida política.

O PSD Madeira tem de estar unido e com a mesma vontade de vencer, sem receios, sem vergonha de erguer a bandeira da social democracia que sempre nos orgulhou.

VM: Em tempos, foi também a JSD Madeira que viveu tempos conturbados. A credibilidade dos deputados da jota nas assembleias regional e nacional e a própria estrutura foram postos em causa?

CMA: São situações em que a meu ver o peso comparativo é demasiado diminuto. Quando comparamos situações devemos sempre ter variáveis que possam ter peso idêntico, julgo que o caso da JSD nos últimos anos, não pode nem deve ser comparada com a situação que o Partido hoje atravessa.

O Rómulo Coelho tem sabido gerir bem toda a situação interna da JSD e acima de tudo tem sabido liderar a estrutura de forma a manter unidos os companheiros, a respeitar os seus pontos de vista muitas vezes discordantes do seu. Julgo que a JSD

Page 28: Voz da Madeira | Março 2014

28

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

tem para o exterior uma imagem na qual os jovens se reveem, com irreverência mas dentro dos limites aceitáveis e expectáveis em sociedade.

Quanto à credibilidade dos deputados indicados pela JSD, pode até ter sido colocada em causa momentaneamente, mas julgo que em ambos os casos, foi dado o benefício da dúvida quando ao desempenho, empenhamento, bom senso e ponderação e julgo que essa avaliação assume hoje valores positivos. Aliás são raros os colegas da Assembleia Legislativa Regional que não reconhecem mérito e o trabalho do Edgar Garrido – Vice-Presidente da JSD Madeira e deputado indicado pela JSD. Estou certa que o partido saberá continuar a reconhecer o seu empenho em especial pelas causas da juventude que também defende.

VM: Integra a “Aliança Portugal”, lista candidata às Europeias, pelo PSD, em 6º lugar. Como se sente ao assumir mais esta responsabilidade?

CMA: De facto a palavra chave é: responsabilidade. Confesso que fui apanhada de surpresa quando o convite me foi endereçado até porque estávamos confiantes na continuidade do trabalho do Nuno Teixeira. Reconheço que é um desafio tremendo, primeiro pela situação quer do País e consequentemente da Região Autónoma da Madeira e do facto de termos uma ligação estreita e necessária com a União Europeia. Somos uma Região Europeia dependente de uma política europeia que há muito defende uma estratégia para as suas Regiões Ultraperiféricas. Face aos enormes constrangimentos inerentes ao facto de sermos ultraperiféricos associado às severas restrições económicas e financeiros que o país atravessa, torna-se fulcral que mantenhamos junto dos decisores europeus, no Parlamento Europeu uma voz activa e representante de todos os madeirenses. Ora assumir essa responsabilidade exigirá daquele que for eleito pela Madeira, um trabalho redobrado, um empenhamento acrescido para dar provas do lugar merecido .VM: Será a representante da Madeira no Parlamento Europeu. Qual será a sua missão, tendo em conta a realidade da Região?

CMA: Vamos aguardar com serenidade. Ainda temos muito pela frente. Ainda temos um período de campanha para atravessar e umas eleições para enfrentar. Até lá precisamos elucidar os eleitores,

relembrar a importância das eleições europeias, convidar à participação e cumprimento de um dever cívico que não tem sido efetivado nos últimos tempos. Gostava de cativar a atenção e promover a participação nestas eleições das mulheres e dos jovens, porque são precisamente os que, segundo estudos recentes, menos participam nas eleições europeias. São os que menos atenção prestam à necessidade de acreditar nas políticas europeias quando grande parte do seu futuro, das decisões que tem implicações reais nas suas vidas, ocorrem no seio da União Europeia.

VM: Assumiu, publicamente, que dar continuidade ao trabalho do actual eurodeputado Nuno Teixeira faz parte dos seus planos. Esta continuidade e a interacção entre o PSD Madeira e o PSD a nível nacional impõem-se para a proficuidade do mandato?

CMA: Assumi e volto a reforçar esse compromisso. O Nuno Teixeira fez um percurso notável e um trabalho extraordinário. E não são apenas minhas as palavras de reconhecimento pelo que acompanhei e segui mas pelo que ouvi e oiço dos seus companheiros do Parlamento Europeu.

Só tenho de empenhar-me e esforçar-me para dar continuidade ao seu trabalho ou para pelo menos continuar a honrar o bom nome dos que, representando a Madeira, passaram pelo Parlamento Europeu. Mas o empenhamento vai também para novos desafios, desafios que estou pronta a abraçar.

Acho que a interação entre o PSD M é sempre profícua não apenas com o Partido Nacional mas com todas as Distritais e Concelhias do País e dos Açores. Disse-o há pouco e reforço-o agora, o isolamento, a meu ver, não é a melhor opção nem o melhor caminho. Precisamos no mundo actual e globalizado de interação, de cooperação, de solidariedade.

VM: As causas da juventude, que continua a defender na A.R., serão levadas para Bruxelas?

CMA: As causas da juventude levá-las-ei comigo, se a população depositar em mim esse voto de confiança, também para o Parlamento Europeu. Além de estarem na ordem do dia e serem parte

ENTREVISTA

Page 29: Voz da Madeira | Março 2014

29

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ENTREVISTAdas preocupações dos centros de decisão, essas matérias precisam sempre de atenção redobrada ou pelo menos de alguém que vá insistentemente relembrando que os jovens, os que fazem parte do futuro de cada País, estão a atravessar um período conturbado, estão com dificuldades em que lhes seja dada a oportunidade que desejam e merecem pelo esforço, investimento e empenho que dedicaram aos seus estudos. Ainda que a idade muitas vezes seja alvo de crítica fácil, julgo que estar na casa dos 30 anos, ajuda a entender melhor as preocupações dos jovens, permite estar em contacto com essa faixa etária com maior frequência e ter legitimidade para falar e para reivindicar em nome da juventude.

VM: O que podem a Madeira e o País esperar de si até o fim do mandato na A.R. e após a integração no Parlamento Europeu?

CMA: A única coisa que me apraz dizer neste momento é que a Madeira e o País podem contar com o meu compromisso de fazer, de resto como

até aqui tenho feito no desempenho das minhas funções, o melhor que sei e posso, para dedicar-me às matérias que me forem atribuídas no âmbito das Comissões que me forem concedidas para trabalhar.

Desempenharei o meu cargo na Assembleia da República até ao resultado final das eleições e os madeirenses farão a sua análise e avaliação do meu trabalho.

Contem com o meu empenho na defesa da Região Autónoma da Madeira, e consequentemente de todos os concidadãos, em todas as valências que dependam da União Europeia. Honrar o lugar que tem sido atribuído à Madeira nas listas de candidatos ao Parlamento Europeu, para que nunca se perca a oportunidade legítima e meritória da Madeira ter uma voz activa nas políticas e instâncias europeias. Defender e honrar a Madeira é defender também Portugal.

Page 30: Voz da Madeira | Março 2014

30

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

POLÍTICA

CONSELHO REGIONAL DO PSD “CHUMBA” ANTECIPAÇÃO DO CONGRESSO

O Conselho Regional do PSD-Madeira decidiu rejeitar o pedido de antecipação do congresso eletivo, apresentado por Miguel Albuquerque, candidato à liderança do partido.

Apenas 4 conselheiros votaram a favor da proposta, pelo que se mantém as datas anteriormente estipuladas. As eleições para a Comissão Política e Secretariado serão a 19 de Dezembro e o novo líder tomará posse em Congresso agendado para 10 de Janeiro de 2015.

JUNTOS PELO POVO: MOVIMENTO PASSA A PARTIDO

O movimento de cidadãos “Juntos Pelo Povo”, que conquistou a Câmara de Santa Cruz nas últimas eleições autárquicas, vai passar a partido, o que poderá criar alterações no quadro político regional.

A passagem do movimento a partido é encarada como uma forma de facilitar a ação política, uma vez que a atuação enquanto movimento não permite grande espaço de manobra fora dos períodos eleitorais.

O processo de recolha de assinatura tem ocorrido em todo o País e foram já informados os partidos políticos que apoiaram o movimento “Juntos Pelo Povo” nas últimas eleições autárquicas.

VICE-PRESIDENTE DO PS DIZ QUE NOVO PARTIDO FAVORECE “STATUOS QUO”

A passagem do grupo de cidadãos “Juntos Pelo Povo” a partido político leva Carlos Pereira a formular várias questões. Num desabafo colocado na sua página do Facebook, o vice-presidente e líder parlamentar socialista mostra profundas reservas em relação ao novo partido.

Carlos Pereira diz que “importa perguntar o que os move”, e quer saber “que chapéu ideológico transportam? Que referências? Que quadro programático? “Talvez a grande pergunta é: a atração da independência partidária perdeu-se ou é isto a participação cívica e todos temos responsabilidades de não diabolizar os partidos porque eles são de facto a chave da democracia?”.

Carlos Pereira termina o seu desabafo com um reparo e um lamento. “Aqueles que num movimento de independentes vociferaram contra a militância acusando-a, não raras vezes do estado de “coisas”, são hoje membros naturais de um partido novo apesar de despido de referências”, observa o vice-presidente e líder parlamentar socialista. Carlos Pereira conclui: “Só lamento que não se encha os partidos que existem de robustez, de competência e de esperança (…) Esta multiplicação é, em meu entender, perversa e, paradoxalmente, favorece o status quo!”.

Page 31: Voz da Madeira | Março 2014

31

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

POLÍTICABLOCO DE ESQUERDA QUER ELETRICIDADE COM TAXA DE IVA MÍNIMA

O Bloco de Esquerda (BE) entregou, na Assembleia da República, propostas legislativas que pretendem aplicar à eletricidade as taxas mínimas de IVA (6% no Continente e 5% na Madeira).

Esta medida foi divulgada pelo BE/Madeira, que lembra que a eletricidade “é um bem essencial” e por isso não pode ter a taxa de IVA máxima, de 22% na Madeira e de 23% no Continente.

CDS EXIGE DISCUSSÃO DA REVISÃO DO REGIMENTO DA ASSEMBLEIA

O Tribunal Constitucional, em acórdão de Novembro do ano passado, considerou ilegais algumas normas do Regimento da Assembleia Legislativa da Madeira, entre elas a discussão, em comissão, dos projetos de resolução. Ainda em Novembro de 2013, o grupo parlamentar do CDS-PP apresentou uma proposta de revisão do regimento que foi aceite pela Mesa e em relação à qual os outros partidos tinham 30 dias para apresentar alternativas. Até ao momento nada foi discutido.

Em conferência de imprensa, o líder parlamentar do CDS-PP informou que “passados quatro meses desde a apresentação da proposta, o CDS não espera mais” e vai avançar com um requerimento para que o seu projeto de resolução de revisão do Regimento seja discutido e votado.

Lopes da Fonseca lembra que se o Regimento não for alterado rapidamente, como determina o Tribunal Constitucional, toda a sessão legislativa em curso possa decorrer “com normas ilegais” o que criaria problemas jurídicos graves.

Page 32: Voz da Madeira | Março 2014

32

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ECONOMIA

MISSÃO EMPRESARIAL A MOÇAMBIQUE COM BALANÇO POSITIVO

Com organização da ACIF-CCIM e do Instituto de Desenvolvimento Empresarial da Madeira decorreu, entre 16 e 23 Março, uma missão empresarial a Moçambique, mais concretamente a Maputo.

De acordo com organizadores, os objectivos da

iniciativa foram alcançados uma vez que à comitiva, composta por representantes institucionais e de empresas dos sectores da metalomecânica, extracção de inertes, ensino e formação profissional, consultoria, construção civil, pescas e aquicultura e do ramo do serviços e equipamentos hoteleiros, foram proporcionadas diversas reuniões com parceiros locais, bem como com a banca, a AICEP e organismos públicos que têm a finalidade de acolher o investimento estrangeiro, designadamente o GAZEDA – Gabinete das Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado e o CPI-Centro de Promoção de Investimentos. Assim, “proporcionou-se um conhecimento da realidade local e potenciaram-se oportunidades de negócio que poderão ter concretização em breve”.

Entretanto, e na sequência do trabalho conjunto com o IDE em matéria de internacionalização da economia regional, foi igualmente apresentado um plano de missões a que os empresários madeirenses poderão aceder até ao final de 2014 e um Guia para Investimentos na Madeira. Ambos os documentos estão disponíveis no site da ACIF.

Page 33: Voz da Madeira | Março 2014

33

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

FINANÇAS

DÍVIDA PUBLICA ATINGE 129% DO PIB EM 2013

Nos termos dos Regulamentos da União Europeia, o Instituto Nacional de Estatística enviou, a 31 de Março, para o Eurostat a primeira notificação de 2014 relativa ao Procedimento dos Défices Excessivos.

Na informação que o INE disponibilizou pode verificar-se que a necessidade líquida de

financiamento das Administrações Públicas em função do PIB a preços de mercado foi de 4,9% e que o Rácio da Dívida Bruta das Administrações Públicas (consolidada) no PIB, também a preços de mercado, atingiu os 129,0%. Estas percentagens correspondem, respectivamente, a 8 121,7 milhões de euros e a 213 630,7 milhões de euros.

Da comunicação do INE pode ainda retirar-se o valor da dívida da Administração Regional da Madeira, designadamente 4 097,9 milhões de euros.

Page 34: Voz da Madeira | Março 2014

34

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

TURISMO

VIII CONFERÊNCIA ANUAL DO TURISMO

A Delegação Regional da Ordem dos Economistas promove, no mês de Abril, a VIII Conferência Anual do Turismo, subordinada ao tema “Cidades”.

O evento organizar-se-á em torno de três painéis inerentes a temáticas como “A afirmação das cidades como destinos turísticos”, “A atratividade turística das cidades” e “A sustentabilidade das cidades turísticas”. Nomes como Tolentino Mendonça, Fernando Medida, M. Abderrahim Bentbib, Paulo Prada, Mário Machado, David Samu, entre muitos outros, farão parte do rol de participantes.

Cada um dos painéis contará com intervenções de oradores nacionais e internacionais que focarão as suas prelecções em realidades distintas da da Região, usando como cidades-exemplo Lisboa, Florença, Marraquexe, Barcelona, Amsterdão, Berlim, Veneza e Copenhaga.

O objectivo é, após cada intervenção, surgir a reflexão e o debate em torno das questões apresentadas, percebendo-se os pontos em comuns e que estratégias podem ser benéficas para cada uma destas cidades e, obviamente, para o desenvolvimento turístico da Madeira, atendendo, sempre, à idiossincrasia regional.

De sublinhar que a realização deste evento deve-se, também, ao Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa, ao Grande Patrocínio do Banif e a apoios de mais de uma dezena de entidades. Vera Duarte

Page 35: Voz da Madeira | Março 2014

35

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

TURISMO

Page 36: Voz da Madeira | Março 2014

36

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CULTURA

Page 37: Voz da Madeira | Março 2014

37

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CULTURAII FESTIVAL DO VINHO, DO BORDADO E DO ARTESANATO DA MADEIRA

Decorreu de 21 a 23 de Fevereiro, a II edição do Festival do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, precisamente sob a organização do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.

Neste certame participaram mais de duas dezenas de artesãos e produtores de vinho e bordado, e centenas de residentes e turistas. O enfoque do evento incidia sobre os madeirenses, mas tanto para estes como para turistas, houve uma aproximação aos produtos tradicionais da Madeira, com destaque para as suas qualidades e particularidades.

Durante os três dias da iniciativa, tiveram lugar inúmeras Provas de Vinhos da Madeira, esteve

patente uma Exposição de Bordado e Artesanato da Madeira, bem como uma demonstração da Arte de Bordar. Paralelamente, cada dia foi sendo marcado de forma distinta por workshops (Bordado Madeira, Tapeçaria), horas de contos (para adultos e crianças relacionadas com o tema do festival), seminários, sessões de showcooking (diversos tipos de comida em harmonia com o Vinho Madeira) e, ainda, provas comentadas.

O balanço feito pela organização revela a proficuidade do evento, destacando-se a qualidade da promoção dos produtos regionais e a adesão do público. De ressalvar que esta iniciativa foi apoiada em 85% por fundos comunitários, através do Programa Intervir + e contou com a colaboração da Associação Nacional de Denominações de Origem Vitivinícolas de Portugal na organização de um seminário.

Fotos Madeira Wine

Page 38: Voz da Madeira | Março 2014

38

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PORTUGUESA GANHA 50 MIL EUROS POR DESCOBERTA NA ÁREA DA SAÚDE

Sandra Morais Cardoso, investigadora da Faculdade de Medicina de Coimbra, foi galardoada com o Prémio Janssen de Neurociências pelo seu trabalho de investigação em torno da doença de Parkinson.A investigadora é a responsável pela identificação de um novo mecanismo celular associado à doença, relacionado com o mau funcionamento dos canais no interior dos neurónios.

SER CONSCIENTE É MELHOR PARA A SAÚDE

Investigadores da Universidade da Carolina do Norte atestam que os médicos, em consultas de rotina, deveriam avaliar, sempre, a personalidade dos pacientes.

Para os cientistas, os traços de personalidade estão ligados ao desenvolvimento de determinados estilos de vida: ser consciente, por exemplo, é um traço que revela menor propensão em desenvolver condutas menos saudáveis.

SAÚDE

Page 39: Voz da Madeira | Março 2014

39

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CINCO PRECIOSOS SEGUNDOS

Investigadores da Universidade de Aston em Birmingham reiteram que se se apanhar em cinco segundos a comida que cai ao chão, esta tem poucas hipóteses de apanhar determinadas bactérias. Além do tempo, o tipo de chão também é um factor importante: por exemplo, uma carpete apresenta menos riscos, enquanto o azulejo pode ter mais bactérias.

MORANGOS E A RELAÇÃO COM O COLESTEROL

Investigadores italianos e espanhóis estudaram maneiras de redução do mau colesterol e triglicéridos.

Durante um mês, mais de duas dezenas de voluntários juntaram à sua rotina alimentar meio quilo de morangos. Após este período, verificou-se que os níveis do mau colesterol e dos triglicéridos diminuíram de forma significativa. Seguiu-se um mês sem consumo destes frutos e os níveis voltaram aos anteriores à experiência.

Além disto, os morangos também ajudam a proteger o corpo das radiações ultravioletas, reduzem os efeitos do álcool no estômago e aumentam a capacidade de antioxidação do organismo.

SAÚDE

Page 40: Voz da Madeira | Março 2014

40

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

IOS GERA MAIS TRÁFEGO MÓVEL EM PORTUGAL DO QUE O ANDROID

Apesar de o sistema operativo da Google ter uma quota de mercado maior no mercado português, é o iOS quem consegue ser responsável pela maior fatia de tráfego gerado em smartphones e tablets.

Portugal faz parte do grupo de países onde o sistema operativo da Apple gera mais tráfego do que o rival Android. Isto mesmo considerando que no mercado português de smartphones o Android tem uma quota de 65%, isto é, uma quota dominante, de acordo com os números da IDC.

De acordo com os dados da empresa de análise goMobi, o iOS é responsável por cerca de 53% do tráfego móvel gerado no mercado nacional,

enquanto o Android fica com uma fatia próxima aos 45%. Windows Phone, BlackBerry e outros sistemas operativos menores dividem o resto do tráfego.

Apesar da vantagem teórica do Android, tudo depende do tipo de utilização que os utilizadores dão ao seu smartphone ou tablet. E os tablets também podem ajudar a explicar a diferença, isto porque a iOS conta com o iPad que é também um dos dispositivos mais populares.

Portugal coloca-se assim entre os mercados em que a Apple leva vantagem sobre o Android - os chamados mercados chave e de países com economias fortes. EUA, Rússia, França, Austrália, Japão e Canadá estão também nesta lista de países, como revela o The Next Web.

O sistema operativo da Google leva no entanto vantagem no número de nações onde é líder no tráfego gerado: o Android domina em 67 países, o iOS em 34.

O relatório da goMobi serve para provar - ou voltar a provar - que neste momento o mercado dos dispositivos móveis faz-se sobretudo a dois, onde a Apple e a Google discutem com argumentos diferentes as posições cimeiras. Nos EUA, por exemplo, os software móveis das duas empresas são responsáveis por 97% de todo o tráfego móvel

Fonte: Tek

Page 41: Voz da Madeira | Março 2014

41

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

NOVA PULSEIRA INTELIGENTE DA JAWBONE AGORA TAMBÉM DISPONÍVEL PARA PORTUGAL

A smartband estava até aqui apenas disponível para os utilizadores norte-americanos. A chegada ao mercado português faz parte de uma estratégia de expansão que antecipa a entrada de outros gigantes no mercado dos wearable.

A Jawbone é uma empresa mais conhecida na área da tecnologia e produtos ligados ao áudio e sistemas de som, mas também tem uma vertente ligada aos gadgets vestíveis. Os monitores de atividade UP fazem parte desta gama wearable e o último produto, o UP24, fica agora também disponível para o mercado português.

A pulseira inteligente regista vários tipos de atividade do utilizador, desde a atividade física aos ciclos de sono. Com a ajuda de uma aplicação companheira para Android e iOS é possível também manter um registo daquilo que é comido, para que o software possa fazer um balanço mais completo do estado do utilizador.

A comunicação é feita através de Bluetooth, mas também há uma ligação que pode ser feita através

da entrada de som do smartphone. A UP24 custa 150 euros, enquanto a versão anterior, a UP, custa 130.

O sistema UP da Jawbone faz uso ainda de um conceito de gamification, desafiando os utilizadores a atingirem determinadas metas. Há inclusive alertas de inatividade.

Existem ainda outras aplicações na AppStore da Apple e na PlayStore da Google que fazem uso da ligação às smartbands da Jawbone para ajudarem os utilizadores na monitorização das suas atividades diárias.

A disponibilização das pulseiras para o mercado português é acompanhada de uma expansão mais global. A Jawbone está a apostar numa estratégia de crescimento que antecipa a entrada de outros gigantes no mercado dos wearable.

E a corrida aos wearable está lançada. A Google anunciou o projeto Wear, um sistema operativo para já focado em relógios inteligentes, e tem os Google Glass. A Samsung vai estrear no próximo mês os novos Galaxy Gear e Fit. A Pebble já vendeu mais de 400 mil smartwatches. E nesta Sugestão TeK pode ver outros relógios inteligentes que poderá comprar até ao final do ano.Fonte: Tek

Page 42: Voz da Madeira | Março 2014

42

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CIÊNCIA E TECNOLOGIAFIT BRAINS TRAINER

O Fit Brains Trainer - baseado no sucesso de mais de 150 milhões de jogos para o cérebro na rede do Fit Brains - traz a forma mais fácil e mais divertida de manter seu cérebro aguçado em apenas alguns minutos por dia.O Fit Brains Trainer é o melhor programa móvel de treinamento de cérebro para o iPhone e o iPad no mercado atualmente!

ITUNES FESTIVAL

O iTunes Festival construiu uma tradição de apresentar alguns dos maiores nomes da música em shows grátis e intimistas. Esta aplicação é um complemento interactivo deste evento com funcionalidades que estão disponíveis por um tempo limitado, incluindo assistir a shows via streaming e vídeo sob demanda, fotos e mais.

KITCAMERA

Aplicação profissional que lhe permitirá criar fotografias e vídeos únicas e em alta qualidade.

PILE

O PILE é um quebra-cabeças dinâmico que o irá deixar completamente viciado.

Fácil de jogar mas repleto de subtilezas, o PILE obriga-o a pensar com rapidez e a elaborar estratégias para sobreviver o máximo de tempo possível e acumular os pontos que conseguir.

JOGO

Page 43: Voz da Madeira | Março 2014

43

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

DESPORTO

C.S. MARÍTIMO E SOCIEDADES DE DESENVOLVIMENTO LANÇAM “A PRÓXIMA ESTRELA”

Estreou no passado dia 15 de Março o concurso de talentos “A Próxima Estrela”, um programa televisivo co-produzido pelo C. S. Marítimo e as Sociedades de Desenvolvimento.

O primeiro casting, realizado noCentro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, foi um verdadeiro sucesso, com o júri, constituído por Diogo Correia Pinto, Lexi Lawson e Gonçalo Sousa, a apurar à fase seguinte 16 dos quase 80 candidatos que decidiram pôr à prova o seu talento. Após a sessão de estreia, que contou com uma vasta e entusiasta plateia a aplaudir 5 horas de espectáculo, o périplo pela Região em busca de potenciais artistas à espera de emergir prosseguiu no auditório do Centro das Artes Casa das Mudas, na Calheta,desta feita, com 13 “estrelas” a merecerem a aprovação dos jurados.

O casting no Fórum Machico, marcado para 29 de março, será o último levado a efeito na Ilha da Madeira, já que será no Centro deCongressos do Porto Santo que os demais aspirantes a “Próxima Estrela” disporão da derradeira oportunidade para se habilitarem a estar presentes na grande final do dia 17 de Maio, no Estádio do Marítimo, nos Barreiros. Todos os episódios do programa “A Próxima Estrela” são transmitidos na Marítimo TV (www.maritimo.tv) e no Meo Kanal (posição 569209).

Page 44: Voz da Madeira | Março 2014

44

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

DESPORTOII TORNEIO DE VOLEIBOL DE PRAIA SPRING BREAK PORTO SANTO 18 E 19 DE ABRIL DE 2014

O Voleibol de Praia chegou mais cedo!

Esta Páscoa, durante os dias 18 e 19 de Abril de 2014, o areal do Porto Santo recebe o “II Torneio de Voleibol de Praia Spring Break Porto Santo”.

Esta competição está aberta a duplas de atletas (podendo ser masculinas, femininas e mistas), com idade igual ou superior a 16 anos, que competirão entre si.

O Torneio de Voleibol de Praia Spring Break Porto Santo terá um “prize-money” para as duplas que ocupem os três lugares do pódio (1.º classificado:

200€; 2.º classificado: 100€; e o 3.º classificado: 75€. Prémio por dupla).

O recinto do torneio, a Arena Brisa Maracujá, será junto ao Corsário Beach Bar (Hotel Torre Praia).

Trata-se de uma prova com organização da Golden Productions e com a colaboração da Associação de Voleibol da Madeira.

Inscreve-te no Departamento Técnico da Associação de Voleibol da Madeira até ao dia 04 de Abril:

Telefone: 291 766 190 / 291 766 140Telemóvel: 962 324 639 / 967 709 525

Email: [email protected]

Page 45: Voz da Madeira | Março 2014

45

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

DESPORTO

PALESTRA DE LEONEL PONTES VERSOU SOBRE “FORMAÇÃO DE ELITE”

O madeirense Leonel Pontes, adjunto do seleccionador nacional Paulo Bento, foi o prelector de uma palestra subordinada ao tema “Formação de Elite”, organizada pela Vieira’s Sports Law (VSL), em parceria com o Club Sport Marítimo. A acção teve lugar na Escola Horácio Bento de Gouveia, no Funchal, e contou com a presença de dezenas de técnicos. Na oportunidade, o Presidente do Marítimo, Carlos Pereira, sublinhou a importância da aposta na formação, lembrando que o actual contexto social e desportivo apresenta condições

incomparavelmente mais favoráveis para formar do que há alguns anos atrás.

Leonel Pontes, natural do Porto da Cruz, corroborou as palavras do dirigente máximo verde-rubro e lamentou, nos seus tempos de jogador, não ter envergado a camisola do “Maior das Ilhas”: “(...) na altura não me quiseram...”, um desabafo em tom descontraído, que deixou escapar momentos antes de dissertar sobre “a formação numa perspectiva de alto rendimento”. Recorde-se que esta foi a segunda iniciativa promovida pela VSL, sendo que, a primeira teve Jorge Castelo como convidado.

Page 46: Voz da Madeira | Março 2014

46

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

DESPORTONADADOR VERDE-RUBRO JOÃO CASTRO EM GRANDE PLANO

O nadador do C.S. Marítimo, João Cruz Castro, brilhou no Campeonato da Madeira de Inverno. O jovem atleta bateu o recorde Regional de Infantis-A, nos 100m Livres, com a marca de 55,50, a escassos centésimos de segundo do recorde nacional da categoria. Em destaque, estiveram ainda os também maritimistas João Vítor Fernandes e Miguel Marques. Os dois atletas vão representar o clube no Torneio Zonal de Infantis - Zona Sul, a decorrer entre 28 e 30 de Março, em Campo Maior, sendo ponto assente que ambos têm fortes possibilidades de chegar ao pódium.

Nos campeonatos nacionais de juvenis e juniores participarão, de 4 a 6 de Abril, em Coimbra, Miguel Marques, Martim Rodrigues e João Câmara.

COMPLEXO DESPORTIVO DO MARÍTIMO RECEBEU ALUNOS DO I CICLO DO FUNCHAL

O Complexo Desportivo do Marítimo abriu as portas a mais um grande evento desportivo, tendo acolhido, no passado dia 17 de Março, alunos de 37 escolas do I ciclo do concelho do Funchal. Um dia inteira e intensamente dedicado ao “desporto-rei”, numa iniciativa cuja organização coube à Direcção de Serviços do Desporto Escolar, e que, sem o apoio, já habitual, do C.S. Marítimo não teria sido exequível. O relvado sintético das instalações do clube, em Santo António, foi palco, não só da disputa de vários jogos de futebol, mas também de um agradável e inesquecível momento de convívio entre os jovens desportistas e os craques verde-rubros. O Presidente maritimista fez questão de estar presente, não escondendo o regozijo por testemunhar a alegria dos participantes. Carlos Pereira garantiu que a colectividade verde-rubra continuará de braços abertos para albergar este tipo de iniciativas, vincandoo importante papel da instituição no âmbito pedagógico.

Page 47: Voz da Madeira | Março 2014

47

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

DESPORTOREALIZOU-SE NO PASSADO DIA 15 DE MARÇO O DUATLO DE RICARDO GOUVEIA E CRISTINA PERESTRELO VENCEM IV DUATLO DE SÃO VICENTE

No passado dia 15 de Março, o Duatlo voltou ao Concelho de São Vicente, com a realização do IV Duatlo de São Vicente, competição integrante do Circuito Regional Powerade – Bebida para desportistas.

O IV Duatlo de São Vicente foi disputado na distância Standart, 10 Km de corrida / 38,6 Km Ciclismo / 5 km Corrida, e destinava-se a todos os atletas a partir do escalão de Juniores.

Desde o início, a prova foi liderada pelo Ricardo Gouveia (Ludens CM/El Bom Bom Sports Bar) e seu colega de equipa Carlos Nóbrega, seguidos pelo Bruno Freitas (Ludens CM/El Bom Bom Sports Bar).

Com Ricardo Gouveia a ganhar mais vantagem no segmento de ciclismo, Carlos Nóbrega abandonou a prova, ficando Bruno Freitas (Ludens CM/El Bom Bom Sports Bar) e Duarte Martins (GD Corticeiras) a disputar o 2º e 3º lugar.

Ricardo Gouveia (Ludens CM/El Bom Bom Sports Bar) ganhou destacadíssimo dos restantes atletas, seguindo-se Bruno Freitas (Ludens CM/El Bom Bom Sports Bar) em 2º lugar e Duarte Martins (GD Corticeiras) a fechar o pódio.

Na competição feminina, Cristina Perestrelo (CA Madeira) volta às competições, dominando do princípio ao fim, seguida de perto pela Sara Teixeira (GD Corticeiras), que se classificou em 2º lugar.

A fechar o pódio feminino ficou Sandra Teixeira (Ludens CM/El Bom Bom Sports Bar).

Por escalões, os vencedores foram:Juniores: Miguel Ângelo (GD Corticeiras)Sub-23: Bruno Freitas (Ludens CM/El Bom Bom Sports Bar)Séniores: Cristina Perestrelo (CA Madeira) e Ricardo Gouveia (Ludens CM/El Bom Bom Sports Bar)Veteranos I: Sandra Teixeira (Ludens CM/El Bom Bom Sports Bar) e Marco Teixeira (GD Corticeiras)Veteranos II: Paulo Margarido (CA Madeira)Veteranos III: Joaquim Fernandes (GD Corticeiras)

Na competição por clubes masculinos venceu o Ludens CM/El Bom Bom Sports Bar, seguido pelo GD Corticeiras e CA Madeira em 2º e 3º lugares respetivamente. Na competição por clubes femininos, nenhum clube se classificou.

Paralelamente, disputou-se uma prova aberta, na distância Super Sprint, 2,5Km Corrida / 9,6 Km de Ciclismo / 1,25 km Corrida, destinada aos atletas com idades a partir dos 14 anos (juvenis) e à população em geral.

Esta prova foi dominada do princípio ao fim pelo Diogo Nóbrega (Ludens CM/El Bom Bom Sports Bar), seguido pelo Mário Moniz (CDE Santana) que se classificou em 2º lugar e Paulo Pinto em 3º lugar.

O IV Duatlo de São Vicente foi uma organização conjunta da Associação Regional de Triatlo da Madeira (ARTM) e da Câmara Municipal de São Vicente, contando com o apoio da Europcar; Bioforma; MZ Bike; DRJD e AMDpt.

Page 48: Voz da Madeira | Março 2014

48

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

FLASH

Page 49: Voz da Madeira | Março 2014

49

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T Final de Tarde!

Paul do Mar,15 de FMarço de 2014

FLASH

Page 50: Voz da Madeira | Março 2014

50

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CINEMANOTÌCIA

O FILHO DE DEUS”

A maior história jamais contada chega ao grande ecrã com o português Diogo Morgado à frente dum importante elenco internacional.

A vida de Jesus, chega agora ao grande ecrã pelas mãos dos produtores Roma Downey e Mark Burnette, vencedor de dois Emmys.

Com o português Diogo Morgado à frente dum importante elenco internacional, o filme relata a vida pública de Jesus até à sua morte na cruz e posterior ressurreicão.

Um retrato fiel da vida de Jesus, com uma fidelidade que só a fé partilhada pelos produtores pode garantir.

O filme conta ainda com uma banda sonora poderosa assinada pelo oscarizado Hans Zimmer.”

Fonte: jn.pt

Page 51: Voz da Madeira | Março 2014

51

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CINEMA

OBEDIÊNCIACompliance

Realização: Craig Zobel

Atores: Craig Zobel, Dreama Walker, Matt Servitto Pat Healy, Philip Ettinger

Sinopse: Becky e Sandra não são as melhores amigas. Sandra é uma gerente de meia-idade num restaurante de fast-food, Becky é uma jovem que trabalha ao balcão e que precisa mesmo do emprego. Num dia agitado - clientes a mais, bacon a menos -, um polícia liga a acusar Becky de ter tirado dinheiro da mala de uma cliente, facto que ela nega veementemente. Sandra, dominada pelas suas responsabilidades de gerente, cumpre as ordens dadas para deter Becky. Esta escolha dá inicio a um pesadelo que esbate tragicamente as fronteiras entre conveniência e prudência, legalidade e razão.

O MEU PÉ DE LARANJA LIMAMeu Pé de Laranja Lima

Realização: Marcos Bernstein

Atores: Caco Ciocler, Eduardo Dascar, João Guilherme Ávila, José de Abreu

Sinopse: Zezé tem quase oito anos e vive com a sua família pobre e numerosa. Ele é sensível, traquina e um grande contador de histórias. Para compensar a falta de afeto e carinho que não encontra em casa, refugia-se num mundo imaginário com o seu confidente, um pé de laranja lima com quem partilha as coisas boas e más da vida. Quando menos espera, Zezé descobre a mais bela das amizades num adulto solitário, Manoel Valadares, o ‘Portuga,’ que tenta participar no seu universo especial. Este dá a Zezé a ternura e compreensão que ele tanto precisa e a criança oferece ao amigo um mundo de fantasia e imaginação que este jamais imaginou viver.

SUGESTÃO FILMES

Page 52: Voz da Madeira | Março 2014

52

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CINEMATHE FROZEN GROUND - SANGUE E GELOThe Frozen Ground

Realização: Scott Walker

Atores: 50 Cent , John Cusack, Nicolas Cage, Radha Mitchell, Vanessa Hudgens, Bill Murray, Bob Balaban Cate Blanchett, George Clooney, Hugh Bonneville Jean Dujardin, John Goodman e Matt Damon

Sinopse: Quando Cindy Paulson, uma prostituta adolescente, é encontrada pela polícia local num quarto de hotel no Alasca – espancada e a implorar pela própria vida –, toda a gente ignora os fatos e a sua versão de acontecimentos. No entanto, o Sargento Jack Halcombe, rapidamente chega à conclusão que Cindy é a única vítima sobrevivente de um assassino em série local, responsável por um grande número de mortes de jovens mulheres na última década. Sem o apoio do seu próprio departamento, Halcombe precisa encontrar Cindy, conquistar a sua confiança e formar uma parceria improvável de forma a localizar o homem que ainda a quer matar.

CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO DO INVERNOCaptain America: The Winter Soldier

Realizador: Anthony Russo e Joe Russo

Atores: Chris Evans, Cobie Smulders, Robert Redford, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson e Stan Lee

Sinopse: Depois dos acontecimentos cataclísmicos em Nova Iorque com Os Vingadores, Steve Rogers, também conhecido como Capitão América, vive tranquilamente em Washington, D.C. e tentar-se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. está sob ataque, Steve vê-se envolvido numa teia de intrigas que ameaçam colocar o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra, o Capitão América luta para desmascarar a conspiração cada vez maior ao mesmo tempo que combate assassinos profissionais enviados para o silenciar a cada passo. Quando toda a trama dos vilões é revelada, o Capitão América e a Viúva Negra recorrem à ajuda de um novo aliado, o Falcão. No entanto, depressa se deparam contra um inimigo inesperado e formidável - o Soldado do Inverno.

Page 53: Voz da Madeira | Março 2014

53

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

CINEMASUGESTÃO DVDMR. PEABODY E SHERMAN

Mr. Peabody & Sherman

Realizador: Rob Minkoff

Atores(vozes): Carolina Sales, Miguel Mestre e Rui Unas

Sinopse: Mr. Peabody é um homem de negócios, inventor, cientista, vencedor do prémio Nobel, chef, duas vezes campeão olímpico e génio... e por acaso é um cão. Usando a sua engenhosa invenção, a máquina WABAC, Mr. Peabody e seu filho adotivo, Sherman, viajam no tempo para viver em primeira mão alguns acontecimentos que mudaram o mundo e interagir com as grandes personalidades históricas. Mas quando Sherman quebra as regras da viagem no tempo, os nossos dois heróis entrarão numa corrida para reparar a história e salvar o futuro, enquanto Mr. Peabody enfrenta o maior desafio da sua vida - ser pai.

O CONSELHEIRO The Counselor

Realizador: Ridley Scott

Atores: Brad Pitt, Cameron Diaz, Javier Bardem John Leguizamo, Michael Fassbender, Penélope Cruz.

Sinopse: Um thriller intenso sobre um advogado criminalista que ao ser atraído para o emocionante e perigoso mundo do tráfico de droga, percebe que a sua decisão momentânea o conduz a uma espiral descendente de acontecimentos imparáveis e de consequências fatais.

Page 54: Voz da Madeira | Março 2014

54

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SUGESTÃO SINGLE

MÚSICA

SUGESTÃO ÁLBUM

FAUL & WAD AD & PNAU - CHANGES

KLINGANDE - JUBEL

CHER LLOYD - SORRY I´M LATE

COLDPLAY - MAGIC

SILENCE 4 - SONGBOOK 2014

DEAD COMBO - A BUNCH OF MENINOS

GUILLAUME ROUSSEL - 3 DAYS TO KILL (SOUNDTRACK)

Page 55: Voz da Madeira | Março 2014

55

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

MÚSICANOTÌCIA

ROLLING STONES NO ROCK IN RIO LISBOA 2014“A banda rock britânica Rolling Stones regressa este ano a Portugal para um concerto no festival Rock in Rio Lisboa, no Parque da Bela Vistam, marcado para 29 de maio, anunciou fonte da organização.

O grupo, que em 2012 completou meio século de existência, já atuou cinco vezes em Portugal, entre 1990 e 2007, em Coimbra, Porto e Lisboa.

Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts andarão pela Europa com a digressão «14 on fire», que começou no passado dia 21 de fevereiro em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, e prosseguiu pelo Oriente.

Na semana passada, no entanto, o grupo cancelou o concerto marcado para a Austrália, após a notícia da morte da companheira do vocalista do grupo Mick Jagger.

A namorada de Mick Jagger, a estilista norte-americana L’Wren Scott, foi encontrada morta, na segunda-feira passada, no seu apartamento em Nova Iorque.

No ano passado, o grupo deu alguns concertos comemorativos das bodas de ouro, assinalando a longevidade de uma das mais lucrativas e resistentes bandas do rock.

Em 2012, ano do 50º aniversário, editaram a coletânea «GRRR!», que inclui gravações feitas desde julho de 1962 até à atualidade.

Os Rolling Stones deram o primeiro concerto, num clube em Londres, a 12 de julho de 1962 e a primeira formação incluía Mick Jagger (voz), Keith Richards (guitarra), Brian Jones (guitarra), Mick Avory (bateria) e Mick Taylor (baixo).O grupo, que se apresentava com pose e atitude

mais rebeldes, por comparação, por exemplo, com os Beatles, desejava na altura ser «a melhor banda de rythm & blues de Londres e conseguir concertos regulares».

Cinquenta anos depois, têm mais de vinte álbuns, que venderam 200 milhões de cópias em todo o mundo.”http://www.tvi24.iol.pt/

Foto Lusa

Page 56: Voz da Madeira | Março 2014

56

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ESPETÁCULOSCORTEJO CARNAVAL 2014

No sábado de Carnaval, dia 2 de Março, o tradicional cortejo alegórico invadiu a Avenida do Mar, numa explosão de cor, alegria e diversão. Este evento voltou a juntar milhares de turistas e residentes para vislumbrar a beleza do Carnaval madeirense!

Page 57: Voz da Madeira | Março 2014

57

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ESPETÁCULOS

Page 58: Voz da Madeira | Março 2014

58

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ESPETÁCULOS

Page 59: Voz da Madeira | Março 2014

59

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

ESPETÁCULOS

Page 60: Voz da Madeira | Março 2014

60

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

LIVROS

O MENINO DE CABUL

Autor: Khaled Hosseini

Sinopse: No inverno de 1975, em Cabul, tudo o que Amir mais deseja no mundo é ganhar um concurso de papagaios para poder impressionar o seu pai, e Hassan, o seu amigo inseparável, está determinado a ajudá-lo. Mas, na tarde do concurso, um terrível acontecimento vai destruir os laços que unem os dois rapazes

para sempre. E, mesmo quando a família de Amir é forçada a fugir do Afeganistão após a invasão soviética, Amir sabe que um dia terá de regressar à sua terra natal em busca de redenção.

12 ANOS ESCRAVO

Autor: Solomon Northup

Sinopse: Nova Iorque, 1841. Solomon Northup, um negro livre, vive com a mulher e os filhos. Leva uma existência pacífica, entre os dotes de carpinteiro e o talento para tocar rabeca.

Ao aceitar o convite

de dois homens para entrar numa digressão, vê a sua vida mudar para sempre. A glória e o lucro prometidos transformam-se num pesadelo quando, após uma noite de copos, acorda acorrentado.

É comprado pelo dono de uma plantação na Luisiana e, a partir desse momento, torna-se um escravo. Decorrerão doze anos até ser finalmente libertado.

Doze Anos Escravo foi escrito durante o seu primeiro ano de liberdade e conta a sua experiência de vida ao longo dos anos de cativeiro. Um relato extraordinário pela voz do próprio Solomon Northup.

A NOITE DO CONFESSOR

Autor: Tomáš Halík

Sinopse: Longos anos dedicados à confissão e escuta espiritual têm permitido a Tomáš Halík acompanhar feridas e fragilidades, perguntas e vazios interiores que tantos de nós, em algum momento, vivemos. Mas não só. Nos dramas percorridos individualmente, ele vai constatando linhas persistentes e comuns. Há então uma convicção que vai emergindo no autor e que este apaixonante livro reforça: as crises interiores não se resolvem escondendo-as debaixo do tapete. Se atravessadas e vividas elas podem constituir janelas de oportunidade para Deus e para a própria pessoa que as vive. O convite é, por isso, a não ficar numa visão acomodada de Deus e a redescobrir o que significa procurá-Lo com a verdade do que somos. Ler este livro é fazer uma viagem ao próprio coração e prosseguir mais fortes.

O ENREDO CONJUGAL

Autor: Jeffrey Eugenides

Sinopse: Estarão as grandes histórias de amor do século XIX mortas? Ou existirá uma história nova, escrita para os nossos dias e atenta às realidades do feminismo, da liberdade sexual, das convenções

Page 61: Voz da Madeira | Março 2014

61

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

antenupciais e do divórcio?

Início da década de 1980. Nas universidades americanas, os jovens com preocupações intelectuais discutem literatura, devoram Derrida e Roland Barthes, e ouvem Talking Heads. Mas Madeleine Hanna, aluna aplicada de Estudos

Ingleses e romântica incurável, prepara a sua tese sobre Jane Austen e George Eliot - autoras a quem se deve o enredo conjugal que está no cerne dos melhores romances ingleses. Enquanto Madeleine estuda as motivações intemporais do coração humano, a vida real, sob a forma de dois rapazes muito diferentes - o carismático e intenso Leonard Bankhead e um velho amigo com inclinações místicas, Mitchell Grammaticus -, atravessa-se no seu caminho. Mas quando os três terminam os seus cursos universitários e se veem confrontados com a vida no mundo real, têm de imaginar um desfecho para o seu próprio enredo conjugal.

A HISTÓRIA DO POVO NA REVOLUÇÃO PORTUGUESA

Autor: Raquel Varela

Sinopse: A luta política assume nas sociedades contemporâneas, em condições de calendário eleitoral estável, essencialmente, a forma da luta entre os partidos. Quando uma revolução se coloca em movimento, no entanto, tudo pode ser subvertido, porque milhões de pessoas inativas ou até desinteressadas despertam para a luta social. Este livro apresenta-nos uma rigorosa investigação sobre a revolução portuguesa que ambiciona dar voz aos que não tiveram voz. Nos livros de história eles são, não poucas vezes, invisíveis. Mas são os rostos comoventes destas grandes massas populares que oferecem sentido àquelas maravilhosas fotografias da revolução portuguesa. Anónimos, os seus retratos nas manifestações dizem-nos tudo o que precisamos

de saber sobre a esperança e a frustração, a fúria e o medo, o entusiasmo e a ilusão, e tudo aquilo que oferece grandeza à vida e não cabe em palavras. Foram eles que fizeram a revolução. Nas páginas deste livro bate um coração que tem respeito e admiração por essa gente

O SEGREDO DA SERRA

Autor: Arinda Rodrigues

Sinopse: O David e os amigos não adivinhavam o que os esperava naquelas férias da Páscoa, quando foram passar uns dias à região da Beira Alta. À história de uma moura misteriosa junta-se uma série de acontecimentos estranhos que os leva numa aventura. Que mistério encerra aquela serra há tantos anos? O que esconderá a lapa da moura? E que segredos ocultarão os habitantes da aldeia? Uma aldeia numa serra, uma lenda de encantar, uma misteriosa presença, um perigo iminente e cinco amigos apostados em deslindar o mistério e incumbidos de salvar a serra. Juntos, aceitam o desafio de Gaia, vencem o medo e descobrem-se parte de um todo único e muito maior do que eles, no qual podem viajar, percorrer as entranhas da serra e até ter amigos lobos e suspender o tempo.

DESCOBRE E JOGA NA CIDADE

Autora: Vários

Sinopse: Uma coleção de livros para observar e jogar. Em cada um, cenários com muitos objetos para procurar, jogos de diferenças, páginas para pintar e autocolantes. Promove a capacidade de concentração e o reconhecimento de imagens de uma forma lúdica. Os pais poderão também criar as suas próprias atividades com a criança.

LIVROS

SUGESTÃO INFANTO/JUVENIL

Page 62: Voz da Madeira | Março 2014

62

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

VINHOS

MATEUS É UMAS DAS 50 MARCAS DE VINHOS MAIS ADMIRADAS NO MUNDO

De acordo com a revista de vinhos “Drinks International” a marca de vinho Mateus, da Sogrape, foi votada como uma das “50 World’s Most Admired Wine Brands” (Marcas de Vinho mais admiradas do Mundo).

A eleição World’s Most Admired Wine Brands, é uma pesquisa abrangente da indústria do vinho mais conceituado do mundo. Este ano, a revista “Drinks

Internacional” recolheu votos de mais de 200 profissionais do ramo do vinho, incluindo Masters of Wine, consultores, escritores de vinho, retalhistas, educadores, compradores e os analistas.

A marca de vinhos portuguesa Mateus é assim a 37ª mais admirada no mundo em 2014 sendo que a marca Torres, de Espanha, alcançou o primeiro lugar, a marca Casillero del Diablo, da Concha y Toro, do Chile, terminou em segundo e Château Latour, de França, em terceiro lugar na lista deste ano, que já está disponível para download.

O Editor deste Suplemento, Holly Motion disse: “Este ano o relatório da eleição da World’s Most Admired Wine Brands sofreu uma metamorfose. A votação é mais robusta, o número de membros da academia quadruplicou, a pesquisa expandiu-se e os resultados demonstram-no. Há alguns recém-chegados surpresa e algumas ausências ainda mais surpreendentes.”

“Muita coisa mudou e o top 20 está consideravelmente diferente. Novos nomes se juntaram ao top 50 e, inevitavelmente, alguns saíram. “Fonte: Drinks International

Page 63: Voz da Madeira | Março 2014

63

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

VINHOSJÁ É CONHECIDO O “TOP 10 VINHOS PORTUGUESES” DA REVISTA WINE - A ESSÊNCIA DO VINHO

O Vinho do Porto “Graham’s The Stone Terraces Vintage 2011”, produzido pela Symington Family Estates, o tinto do Douro “Pintas 2011”, elaborado pela Wine & Soul, e o branco da região dos Vinhos Verdes “Soalheiro Primeiras Vinhas 2012”, do projeto VinuSoalheiro, são os grandes vencedores do “TOP 10 VINHOS PORTUGUESES”.

A eleição do “TOP 10 VINHOS PORTUGUESES” realizou-se na manhã de sexta-feira, como habitualmente no Salão Árabe do Palácio da Bolsa. Um total de 18 jurados - críticos, sommeliers, líderes de opinião e jornalistas de Portugal, Brasil, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Suécia e Reino Unido - provaram e avaliaram um conjunto de 55 vinhos: 10 Vinhos do Porto Vintage 2011, 13 vinhos brancos e 32 vinhos tintos, pré-seleccionados pela revista WINE - A Essência do Vinho, de acordo com as classificações obtidas ao longo último ano. O Vinho do Porto Vintage com melhor pontuação, o melhor vinho branco e os oito tintos mais bem classificados constituem o “TOP 10”.

Os restantes vinhos tintos distinguidos foram: “Monte da Ravasqueira Vinha das Romãs 2011” (2º tinto, Regional Alentejano, Soc. Agr. D. Diniz); “Quinta de São José Grande Reserva 2011” (3º tinto, Douro, João Brito e Cunha); “Quinta da Touriga Chã 2011” (4º tinto, Douro, Jorge Rosas); “Estremus 2011” (5º tinto, Regional Alentejano, J. Portugal Ramos); “CV – Curriculum Vitae 2011” (6º tinto, Douro, Lemos & Van Zeller); “Marias da Malhadinha 2010” (7º tinto, Regional Alentejano, Herdade da Malhadinha Nova); e “Procura 2011” (8º tinto, Regional Alentejano, Susana Esteban).

Os vinhos vencedores foram distinguidos ao final do dia, durante um jantar no restaurante VINUM, nas Caves Graham’s, em Gaia. No mesmo momento, a Câmara Municipal do Porto, que integra as GREAT WINE CAPITALS, rede de grandes vinhedos do mundo, atribuiu os “BEST OF WINE TOURISM 2014”, que pretendem realçar boas práticas, serviços e oferta de enoturismo.Os prémios nacionais distinguiram o Centro Multimédia Porto Cruz (em Gaia, na categoria “Experiências Inovadoras em Enoturismo”), Morgadio da Calçada (no Douro, na

categoria “Arquitectura e Paisagem”), Quinta do Tedo (no Douro, na categoria “Serviços de Enoturismo”) e o restaurante VINUM (em Gaia, na categoria “Restaurantes Vínicos”). O prémio internacional na categoria “Alojamento” foi atribuído ao hotel The Yeatman, em Gaia.Fonte: Revista WINE - A Essência do Vinho

Page 64: Voz da Madeira | Março 2014

64

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

VINHOSVINHOS PORTUGUESES CONQUISTAM 50 MEDALHAS EM BERLIM

Portugal voltou a brilhar na edição de 2014 dos Berliner Wein Trophy, um dos mais influentes concursos de vinho do mundo, que decorreu este mês em Berlim. Os produtores nacionais trouxeram para casa 50 medalhas, conquistando duas das sete Grandes Medalhas de Ouro atribuídas no concurso.

A Sogevinus Fine Wines - detentora das centenárias casas de vinho do Porto Kopke, Burmester, Cálem e

Barros - conquistaram duas das maiores medalhas do evento, as Grande Ouro, com os vinhos Barros Colheita 1979 e Kopke Colheita 1964. Esta medalha apenas foi atribuída a outros cinco vinhos presentes no concurso, num universo de mais de 4.700 referências em prova.

Além destas duas medalhas, os produtores portugueses trouxeram ainda para casa 38 medalhas de Ouro e 10 medalhas de Prata, num total de 50 medalhas. Com mais de 4.700 vinhos em prova, esta edição do concurso alemão entregou 1.306 medalhas, entre elas 7 Grandes Medalhas de Ouro, 938 de Ouro e 362 de Prata.

O Berliner Wein Trophy é organizado com o apoio da OIV (The International Organization of Vine and Wine) e é reconhecido pelo Senado de Berlim e União Europeia.

Page 65: Voz da Madeira | Março 2014

65

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

FRASE

“A inovação é o que distingue um líder de

um seguidor.”

Steven Jobs

Steven Paul Jobs, nasceu 24 de fevereiro de 1955 em São Francisco, Califórnia foi um inventor, empresário e magnata americano no setor da informática. Notabilizou-se como co-fundador, presidente e diretor executivo da Apple e por revolucionar seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital. Além de sua ligação com a Apple, foi diretor executivo da empresa de animação por computação gráfica Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company.

Morreu em 5 do outubro de 2011, aos 56 anos de idade, devido a um câncer pancreático.

Page 66: Voz da Madeira | Março 2014

66

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

“Só fui para lhe dar um beijo de amigas, vocês sabem, como costumam fazer as meninas. E depois ela tentou mexer a cabeça para avançar mais e eu afastei-a. Só Deus sabe onde é que aquela língua esteve. Nos não sabemos! Aquela língua é infame! “Katy Perry, após o beijo que Myley Cyrus, deu na cantora, in talk show australiano “sunrise”

“Rapariga, se te preocupadas por onde é que esta língua já esteve pensa na do teu querido EX, TODOS sabemos onde é que AQUILO já esteve”. Não finjas que não gostaste”.Miley Cyrus responde a Katy Perry após esta ter criticado o beijo que deram no concerto de cantora de ‘Wrecking Ball’, in twitter

SMSFotos Lusa

Page 67: Voz da Madeira | Março 2014

67

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

“Eu amo a minha mãe. Não me importo com o que as pessoas dizem. Eu sei que eu e a minha mãe temos uma boa relação. Amo-a muito. A minha família é tudo para mim. Claro que adoro a música, mas a minha família está acima de tudo.”Connor Cruise, filho adotivo de Nicole Kidman e Tom Cruise, desmente que tenha uma má relação com a mãe, como tem sido veiculado pela imprensa internacional, in Woman’s Day.

«Foi merecido. Muito. Vejo-o todos os dias a treinar-se, chega antes da hora, vai embora depois, é sempre dos últimos, só sai duas horas depois de ter terminado a sessão .Vejo-o a trabalhar todos os dias e posso dizer que não tem teto. Quer mais e mais e mais. É um exemplo para todos, para os seus companheiros, para os madridistas e para os adversários.»Zinedine Zidane, em relação a Cristiano Ronaldo ter ganho a Bola de Ouro, in jornal As.

“Estou numa idade em que decidi que quero ter um filho. Quero ter um bebé, quer esteja com um homem ou não, vou tê-lo”Naomi Campell, ex modelo internacional de 43 anos, in activa.sapo.pt

SMS

Page 68: Voz da Madeira | Março 2014

68

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PERFIL

PATRICÍCIA DANTAS DE CAIRES

Page 69: Voz da Madeira | Março 2014

69

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PERFIL

PATRICÍCIA DANTAS DE CAIRES

Patrícia Dantas de Caires nasceu em 1972, em Moçambique.

É licenciada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa. Tem uma pós – graduação em Finanças, pela Universidade Católica e outra em [email protected] – New information and communication technologies applied to Enterprises, pelo ISCTE. Frequentou o curso “Project Finance” da responsabilidade New York Institute of Finance.

Actualmente é CEO do CEIM - Centro de Empresas e Inovação da Madeira e do BIC - Centro de Inovação de Negócios da Madeira. Desempenhou o cargo de Diretora Financeiro da Madeira Tecnopolo e leccionou “Contabilidade” e “Macroeconomia”, na Universidade da Madeira. Foi Auditora Financeira na “Ernst & Young”.

Está ligado a organismos de apoio a pequenas e médias empresas, ao IGNITE Portugal e a instituições de apoio e incentivo ao empreendedorismo.

Page 70: Voz da Madeira | Março 2014

70

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PESSOAS

ROSA CÂMARAEMprEgada dE balcão

JOSÉ ANTÓNIOFuncionário tabacaria

Page 71: Voz da Madeira | Março 2014

71

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PESSOAS

JOSÉ ANTÓNIOFuncionário tabacaria

ÉLVIOFuncionário MaritiMo

MARIA GONÇALVESEMprEsária

Page 72: Voz da Madeira | Março 2014

72

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

O OUTRO LADO...

PAULO FONTES

Page 73: Voz da Madeira | Março 2014

73

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PAULO FONTES

O OUTRO LADO...

Page 74: Voz da Madeira | Março 2014

74

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PASSEIOS

PESCA DESPORTIVA

A Madeira é conhecida pelo seu excelente clima ao longo de todo o ano, paisagens de cortar a respiração e pelos recordes mundiais batidos na área da pesca desportiva!

Privilegiadamente localizada nas rotas migratórias de muitas espécies, atinge recordes na pesca do marlin azul e do atum patudo durante os meses de Junho a Setembro. As águas da Madeira também são ricas em atum branco, albacore, atum rabilho, tubarão azul, tubarão martelo, barracuda, bonito e espadarte.

Uma vez que a profundidade das águas atinge os 1,000 m muito perto da costa, podem-se encontrar zonas de pesca excelentes apenas a 5 minutos do cais.

Na marina do Funchal encontrará alguns dos barcos melhor equipados para a prática de pesca desportiva no Atlântico, compostos por equipas experientes na consecução de uma experiência absolutamente fantástica.

Os novos praticantes receberão ainda todas as dicas necessárias ao correcto manuseamento da cana de pesca.

Fonte: madeira-web.comFotos: madeiragamefish.com

Page 75: Voz da Madeira | Março 2014

75

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PASSEIOS

Page 76: Voz da Madeira | Março 2014

76

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

GASTRONOMIA

Page 77: Voz da Madeira | Março 2014

77

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

GASTRONOMIASABORES DA MADEIRA“Sabores da Madeira” é um espaço madeirense plantando em plena Lisboa, mais precisamente na Rua do Ouro. Nasceu em 2013, a partir de uma conversa de amigos, na qual um deles evidenciou o sonho antigo de levar os sabores da ilha para território continental.

A partir daqui, o grupo abraçou este desejo, promovendo um espaço sem barreiras, da Madeira para o Mundo. Após a abertura muitos têm sido aqueles que têm visitado este cantinho regional, alguns, assumindo até, um lugar de destaque, fazendo a tradicional poncha à sua maneira.

Mas nem a ilha, nem o “Sabores da Madeira” têm somente poncha ao dispor de quem os visita. Aqui, a carne vinha e alhos, o prego no bolo do caco, o peixe-espada preto e o picado assumem lugares de relevo, juntando-se a iguarias como o pudim de maracujá, o bolo de mel, ou até a bebidas como a Brisa, a cerveja Coral ou, ainda, os vinhos de mesa regionais.

Os pratos são, no seu todo, de influência maioritariamente madeirense, mas a equipa do “Sabores” não se inibe, acrescentando novos produtos, qualidade e inovação a tudo quanto é confeccionado no local mais ilhéu da Rua do Ouro.

Aberto todos os dias, o “Sabores da Madeira” tem recebido muitos curiosos que acabam por se tornar elementos da família madeirense em Lisboa, ajudando a promover o que de melhor a ilha tem.

É um espaço recente, um cantinho da Madeira em Lisboa, que muitos tem já conquistado. Ninguém precisa de ser madeirense para entrar, tem só de querer usufruir e de se integrar na magia regional, quer seja para almoçar, jantar, tomar um chá ou simplesmente desfrutar da música de Max.

Vera Duarte

Page 78: Voz da Madeira | Março 2014

78

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PORTO SANTO

Page 79: Voz da Madeira | Março 2014

79

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PORTO SANTODESCOBERTO TALENTO PORTOSANTENSE

Rafaela Antunes, natural do Porto Santo, venceu o concurso “à descoberta do talento !!” rota das estrelas by porto bay hotels & resorts.

Este concurso tinha como objectivo acolher pessoas entre os 18 e os 35 anos que não fossem profissionais de cozinha mas que demonstrassem interesse, motivação e aptidão para esta área.

O processo de selecção envolveu três fases: a primeira - candidaturas através de formulários, que abarcaram perguntas associadas à motivação e experiência gastronómica dos candidatos; a segunda – uma prova de cozinha, com preparação

e briefing prévio, na qual foram seleccionados seis finalistas; e, finalmente, a terceira fase - prova de cozinha que se realizou a 22 de março, no Mercado dos Lavradores e que integrou o programa oficial do “Rota das Estrelas”.

A última prova esteve subordinada ao tema “Mar e Montanha”, teve uma duração de 90 minutos, tendo sido avaliada por um júri composto por quatro chefes.

A jovem portosantense que se sagrou vencedora, ganhou um estágio no restaurante Il Gallo d’Oro, sob orientação do Chefe Benoît Sinthon, e estadia no hotel Porto Bay Serra Golf.

Vera Duarte

Page 80: Voz da Madeira | Março 2014

80

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

LOCAL

OBRAS NA TABUA DEVOLVEM SEGURANÇA À POPULAÇÃO

Dando continuidade às obras de prevenção e recuperação das infraestruturas públicas afetadas pelos temporais de 2010, num processo que está a ser conduzido pela Vice-Presidência do Governo Regional, a freguesia da Tabua viu, recentemente, concluídos alguns dos trabalhos previstos pela lei de Meios para aquela localidade, nomeadamente a jusante da Estrada Regional (E.R.) 222.

Depois da reconstrução da antiga ponte na E.R.222, em Setembro do ano passado, esta fase das obras na Tabua beneficiou a E.R.227, agora com sete metros de faixa de rodagem, passeios com 1,5 metros de largura e várias zonas de estacionamento. Destes trabalhos resultou ainda a regularização da ribeira com uma secção alargada de 12 m x 5 m, desde o entroncamento com a E.R. 222 até à foz, numa extensão total de 975 metros, de forma a garantir adequadas condições de escoamento da linha de água.

Page 81: Voz da Madeira | Março 2014

81

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

LOCAL

Page 82: Voz da Madeira | Março 2014

82

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

HISTÓRIA

Page 83: Voz da Madeira | Março 2014

83

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PONTA DO SOLPonta do Sol é um concelho madeirense que abarca as freguesias dos Canhas, Madalena do Mar e Ponta do Sol. O seu nome deve-se a João Gonçalves Zarco, que numa das suas viagens de reconhecimento da costa madeirense, atingiu uma ponta que de tão polida pela maresia parecia estar iluminada pelo sol.

O seu povoamento, feito por colonos das Beiras, do Algarve e do Minho, data do século XV e reza a história que a sua progressão foi célere dada a existência dum porto e à fertilidade das terras. Aliás,

o desenvolvimento económico deste local deu-se através das plantações de cana sacarina e da cultura de cereais. O açúcar funcionava, aqui, como meio de troca com o reino, o que permitia que a esta população nunca faltassem produtos como ferramentas, tecidos, telha, louça, ferro e azeite. A presença de ingleses, escandinavos, lombardos, genoveses, mouriscos, judeus e africanos também contribuiu para a evolução deste local.

A 2 de Dezembro de 1501, Ponta do Sol foi elevada à categoria de vila e, depois, a concelho. Hoje, alberga cerca de nove mil habitantes.

Vera Duarte

HISTÓRIA

Page 84: Voz da Madeira | Março 2014

84

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

DIÁSPORA

AESML CONTINUA A RECEBER PARCEIROS E SÓCIOS

Um grupo de empresários madeirenses, em Londres, fundou, em 2012, a Associação Empresarial – Santana (Madeira) - Londres, AESML.

Esta estrutura associativa, que nasceu com o intuito de estender os seus laços a todos os empresários portugueses, continua a dinamizar eventos e a receber sócios ou parceiros. Para descarregar as fichas para estas categorias, basta aceder a www.aesml.com.

MÁRCIA SOUSA NOMEADA VICE-CÔNSUL EM PROVIDENCE

Márcia Sousa, uma portuguesa a residir em Providence, foi nomeada vice-cônsul de Portugal. Esta nomeação, fruto do despacho do Secretário de Estados das Comunidades Portuguesas, representa um orgulho para a açoreana e para todo o País.

Perante o novo desafio, Márcia salientou que vai lutar pela dinamização do Consulado, de maneira a aproximar e abranger toda a comunidade.

Page 85: Voz da Madeira | Março 2014

85

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

DIÁSPORACANTOR MADEIRENSE PREMIADOS NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Bryan Wilson, natural de Câmara de Lobos, e Sebastian Crayn (uma dupla musical sediada na Roménia) foram premiados no International

Portuguese Music Awards, na categoria “Dança”.

Este evento congrega distinções para todos os luso-descendentes com sucesso e trabalho reconhecido na música.

Foto Lusa

Page 86: Voz da Madeira | Março 2014

86

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIALDIA CARNAVAL TRAP

O Carnaval na Madeira invade todos os espaços da ilha. O TRAP não foi excepção e dinamizou uma festa carnavalesca que uniu dezenas de foliões vestidos a rigor para celebrar umas das mais divertidas noites do ano.

Page 87: Voz da Madeira | Março 2014

87

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIAL

Page 88: Voz da Madeira | Março 2014

88

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIALDIA DA MULHER CAFÉ TEATRO

Lourenço Ortigão, conhecido actor e modelo português, foi anfitrião da festa que acolheu dezenas de mulheres, no dia da Mulher, no Café do Teatro

Page 89: Voz da Madeira | Março 2014

89

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIAL

Page 90: Voz da Madeira | Março 2014

90

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIALDIA DA MULHER VESPAS

As Vespas foram um palco de animação, durante toda a noite, para as mulheres que escolheram celebrar o seu dia nesta catedral da noite regional.

Page 91: Voz da Madeira | Março 2014

91

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIAL

Page 92: Voz da Madeira | Março 2014

92

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIALDIA DA MULHER COPACABANA

O Copacabana promoveu uma festa dedicada à mulher, na noite mais feminina de todo o ano. Música, brindes e um show de strip fizeram as delícias das presentes.

Page 93: Voz da Madeira | Março 2014

93

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

SOCIAL

Page 94: Voz da Madeira | Março 2014

94

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PUBLICIDADE

Page 95: Voz da Madeira | Março 2014

95

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PUBLICIDADE

Page 96: Voz da Madeira | Março 2014

96

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PUBLICIDADE

Page 97: Voz da Madeira | Março 2014

97

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PUBLICIDADE

Page 98: Voz da Madeira | Março 2014

98

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PUBLICIDADE

Page 99: Voz da Madeira | Março 2014

99

É

PR

EC

IS

O

FA

LA

R

AL

TO

P

AR

A

QU

E

SE

O

A

LO

NG

E

|

WW

W.

VO

ZD

AM

AD

EI

RA

.P

T

PUBLICIDADE

Page 100: Voz da Madeira | Março 2014

www.vozdamadeira.pt

VOZ DA MADEIRA MOBILE

Aceda ao Voz da Madeira através do seu dispostitivo móvel. Digite no seu browser http://m.vozdamadeira.pt e adicione a página ao ecrá principal para consultar a nossa publicação de forma mais cómoda e com acesso mais célere.

VOZ DA MADEIRA VERSÃO IMPRESSA

Através do nosso portal http://www.vozdamadeira.pt poderá imprimir o Voz da Madeira.Terá de descarregar o ficheiro e guardar a versão PDF no seu ambiente de trabalho. Assim ficará apto a imprimir o documento.