vox novembro 2013

4
Um jornal do Cursinho da Poli novembro/2013 Um século de vestibular Prof. Giba Diretor do Cursinho da Poli Um dos mais tradicionais vestibulares do país, a Fuvest, alcançou a marca máxima de 172 mil candidatos inscritos para o exame. Estão em disputa 11.057 vagas de cursos da USP e 100 vagas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Do total de inscritos, 65.224 são oriundos de escola pública e 37.838 se autodeclararam pretos, pardos e indígenas no ato da inscrição e vão poder concorrer com o bônus de 5% na nota. A primeira fase tem 90 questões abordando português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. Todas são do tipo teste, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta. A prova começa às 13h e a duração é de cinco horas. Já na segunda fase, são três provas de caráter analítico-expositivo, variando, no terceiro dia, de acordo com a carreira. As provas começam às 13h e duram quatro horas. Em foco Fuvest 2014 tem recorde histórico de inscritos com 172 mil candidatos Recorde anterior foi em 2006, com 170,4 mil; 65 mil são de escolas públicas editorial Chega esta época do ano e todos estão no corre-corre para o vestibular. O aluno, além de estudar, tem que controlar sua ansiedade e conviver com a tensão desse momento. Há uma razão para todo esforço: entrar na faculdade. Para entender como isso começou, vamos voltar 102 anos no tempo, em 1911, quando Rivadávia da Cunha Corrêa, então ministro da Justiça e dos Negócios Interiores, decidiu fazer um exame que selecionasse alunos para as universidades públicas. Até então, apenas os estudantes vindos de colégios tradicionais, como o Dom Pedro II, do Rio de Janeiro, conseguiam o acesso. Nessa época os testes do vestibular tinham questões que abordavam não só o que os alunos aprendiam no colégio, mas conteúdos relativos ao primeiro ano da faculdade. Daí, o surgimento do cursinho. Hoje, apesar de os conteúdos não extrapolarem o que está previsto no ensino médio, o cursinho pré- vestibular assume a missão de suprir sua deficiência. Oportunidades existem para todos; ter acesso às melhores opções vai depender do esforço de cada um. Bom preparo e boas escolhas!

Upload: cursinho-da-poli

Post on 06-Apr-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Vox Novembro 2013

JORNALUm jornal do Cursinho da Poli novembro/2013

Um século de vestibular

Prof. Giba Diretor do Cursinho da Poli

Um dos mais tradicionais vestibulares do país, a Fuvest, alcançou a marca máxima de 172 mil candidatos inscritos para o exame.

Estão em disputa 11.057 vagas de cursos da USP e 100 vagas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Do total de inscritos, 65.224 são oriundos de escola pública e 37.838 se autodeclararam pretos, pardos e indígenas no ato da inscrição e vão poder concorrer com o bônus de 5% na nota.

A primeira fase tem 90 questões abordando português, história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês, e terá algumas questões interdisciplinares. Todas são do tipo teste, com cinco alternativas, das quais apenas uma é correta. A prova começa às 13h e a duração é de cinco horas.

Já na segunda fase, são três provas de caráter analítico-expositivo, variando, no terceiro dia, de acordo com a carreira. As provas começam às 13h e duram quatro horas.

Em focoFuvest 2014 tem recorde histórico de inscritos com 172 mil candidatosRecorde anterior foi em 2006, com 170,4 mil; 65 mil são de escolas públicas

editorial

Chega esta época do ano e todos estão no corre-corre para o vestibular. O aluno, além de estudar, tem que controlar sua ansiedade e conviver com a tensão desse momento. Há uma razão para todo esforço: entrar na faculdade. Para entender como isso começou, vamos voltar 102 anos no tempo, em 1911, quando Rivadávia da Cunha Corrêa, então ministro da Justiça e dos Negócios Interiores, decidiu fazer um exame que selecionasse alunos para as universidades públicas. Até então, apenas os estudantes vindos de colégios tradicionais, como o Dom Pedro II, do Rio de Janeiro, conseguiam o acesso. Nessa época os testes do vestibular tinham questões que abordavam não só o que os alunos aprendiam no colégio, mas conteúdos relativos ao primeiro ano da faculdade. Daí, o surgimento do cursinho.Hoje, apesar de os conteúdos não extrapolarem o que está previsto no ensino médio, o cursinho pré-vestibular assume a missão de suprir sua deficiência. Oportunidades existem para todos; ter acesso às melhores opções vai depender do esforço de cada um.

Bom preparo e boas escolhas!

Page 2: Vox Novembro 2013

2

Para se dar bem no vestibular

Fala professor

nossos professores apontam os temas que têm maior chance de ser abordados na prova. Confira!

Português

1) As obras literárias obrigatórias: estabelecer relações, semelhanças e diferenças entre as obras, principalmente com relação aos aspectos estilísticos e temáticos.

2) Passagem do discurso direto para o indireto: ou mesmo a identificação do discurso indireto livre.

3) Coesão textual: escrita de períodos simples num único período composto, fazendo as alterações, como a colocação adequada de conjunções, pronomes relativos ou sujeitos ocultos.

4) Interpretação de textos: questões envolvendo problemas sociais, como, por exemplo, o preconceito étnico.

5) Usos dos verbos: dentro de um contexto específico (morfossintaxe). Ex.: um verbo no presente do indicativo sendo utilizado para indicar um passado histórico ou futuro próximo.

Biologia

1) Citologia e organelas citoplasmáticas: animal e vegetal (suas formas e funções); processos energéticos, como fotossíntese, fermentação e respiração celular. Vale lembrar que as mortes ocorridas no incêndio em Santa Maria (RS) foram causadas pela inalação de gases tóxicos (Monóxido de Carbono e Cianeto) produzidos pela queima da fumaça da espuma de isolamento acústico. Este fato pode ser tema de alguma questão.

2) Principais características dos seres vivos: análise evolutiva entre os grupos animais e suas principais características; parasitoses causadas por platelmintos e nematelmintos. Atenção especial aos vírus (suas estruturas virais, reprodução, classificação) e as doenças relacionadas à bactérias, vírus e protozoários. Revisar os tratamentos feitos por vacinas, antibióticos e soros e saber as diferenças entre eles.

Química

Dentre os temasmais frequentes na prova da Fuvest, podemos apontar:

1) Equilíbrio Químico: conceito, gráficos e constante de equilíbrio.

2) Cinética Química: gráfico de energia de ativação e fatores que alteram a velocidade de uma reação.

3) Termoquímica: cálculo de entalpia a partir de energia de ligação e calor de formação.

4) Cálculo Estequiométrico: reconhecimento da proporcionalidade nas transformações químicas.

5) Orgânica: funções e isomerias.

3) Ecologia: principais biomas brasileiros e suas características (fauna e flora), processos de degradação ambiental, como a eutrofização de rios, lagos, lagoas etc;Cadeias e teias alimentares, com especial atenção nas cadeias e teias aquáticas e desequilíbrios provocados pelo homem nestes ecossistemas. Relações ecológicas e suas características.

4) Botânica: análise evolutiva dos quatro grupos vegetais e as principais diferenças entre eles. Atenção à reprodução de gimnospermas e angiospermas e o surgimento das novidades evolutivas presentes nestes grupos.

5) Genética: leis de Mendel (1ª e 2ª), atenção aos heredogramas. Reforçar os estudos sobre sistema ABO e fator Rh.

Page 3: Vox Novembro 2013

3

Fala professor

Física

A Fuvest tem variado temas, não tendo um padrão previsível, mas algumas matérias merecem destaque:

1) Energia e trabalho: conservação da energia mecânica.

2) Quantidade de movimento e impulso: normalmente questões envolvendo energia e vetores.

3) Vetores: abordam quantidade de movimento, dinâmica (leis de Newton).

4) Calorimetria: trocas de calor, principalmente com exercícios de mistura dentro de um calorímetro.

5) Ondas: equação fundamental das ondas.

6) Potência elétrica e eletrodinâmica: circuitos elétricos mistos que possuem resistores, aparelhos de medidas elétricas, geradores e receptores e, às vezes, chave (interruptor).

7) Refração da luz: reflexão total da luz dentro de uma fibra óptica.

Analisar gráficos e medidas, bem como unidades é de fundamental importância.

Matemática

1) Funções: do 1º e 2º grau e função exponencial.

2) Trigonometria: relação fundamental da trigonometria.

3) Geometria analítica: equação da reta, da circunferência, distância entre dois pontos e perpendicularismo.

4) Geometria plana: relações trigonométricas e métricas no triângulo retângulo, e semelhanças de triângulo.

5) Progressões: PA e PG.

geografia

1) Meio ambiente e recursos naturais: conhecimento acerca dos problemas ambientais que atormentam as sociedades contemporâneas, principalmente os de escala local, de fácil comprovação pela comunidade científica, como: chuvas ácidas, ilhas de calor nas metrópoles, contaminação das águas, enchentes, desmatamentos, entre outros.

Exploração racional dos recursos naturais suscitada pela sustentabilidade também requer uma atenção especial. 2) Geopolítica e geoeconomia globais: conflitos mundiais que envolvem questões étnico-nacionais, religiosas, fronteiriças: Síria, Egito, Sudão, Afeganistão, onde são protagonistas tanto os Estados Nacionais e seus interesses manifestos nas posições no Conselho de Segurança da ONU, como grupos terroristas, forças rebeldes fortemente armadas, milícias entre outros grupos.

Também as questões que envolvem o funcionamento da economia global, os desafios na superação da crise, a ascensão chinesa, a reorientação estratégica dos EUA para os mercados europeu e asiático são assuntos de grande importância que devem ser explorados. 3) O território brasileiro: o processo de construção territorial do Brasil e os novos desafios econômicos e sociais exigidos pela inserção do país na economia global ligados às recentes transformações socioespaciais, como: as contradições envolvendo a modernização do campo e o agronegócio, as políticas territoriais e projetos de implemento e melhoria da infraestrutura como portos, aeroportos, estradas, usinas hidrelétricas; a questão da mobilidade urbana, as possibilidades advindas da exploração do petróleo do pré-sal.

Vale ressaltar a importância de compreender o território como construção social e portanto entender a participação dos diversos atores sociais neste contexto, como expressa as recentes manifestações da sociedade civil nas ruas do país.

Page 4: Vox Novembro 2013

Expediente:Esta é uma publicação gratuita do Cursinho da PoliDiretores: Gilberto Alvarez e Fabio SatoProjeto: Ex-Libris Comunicação Integrada (11) 3266 6088Jornalista Responsável: Jayme Brener [MTB: 19.289]Reportagem: Lúcio Morais e Jussara Moreira Projeto gráfico e diagramação: Ricardo Villar MartinsContato: Cursinho da Poli (11) 2145-7654 / [email protected] cursinhodapoli.org.br

Confira a programação completa nos murais ou em nosso site (www.cursinhodapoli.org.br) e não deixe de participar!

4

Show dos professores (Entrada franca)

Realizado pelos professores do Cursinho da PoliCom distribuição gratuita de Sorvetes Saint Luiger

Data: 23 de novembro – Sábado que antecede o exame da FuvestHorário: das 12h às 16hLocal: Anhanguera Nikkei Clube Rua Tenente Landi, 410 – Lapa (esquina com Av. Ermano Marchetti)

Fala professor

O que vai rolar...

Redação

A Fuvest costuma propor aos estudantes temas mais filosóficos, subjetivos. Alguns temas que poderiam ser abordados são:

1) Educação e as novas tecnologias: cada vez mais, novas tecnologias são usadas na educação a fim de que os alunos possam conciliar estudo e trabalho. Essas novas tecnologias, como a implantação do ensino à distância, seriam eficazes na formação do estudante? Quais seriam as vantagens e desvantagens desse tipo de formação?

2) Informação e poder: recentemente alguns escândalos de espionagem envolvendo o governo dos EUA estiveram nas manchetes dos principais veículos de comunicação. Qual a relação de poder e informação? Quais seriam as providências a

serem tomadas pelos governos de países que estiveram envolvidos nessa questão?

História

A prova de história da Fuvest, geralmente, divide de modo proporcional questões que cobram conteúdos de história do Brasil e história geral.

1) Observem os eventos: políticos, sociais e econômicos de âmbito nacional e internacional, ocorridos entre o fim de 2012 e o 1º semestre de 2013.

2) Temas ligados às grandes datas: 40 anos da guerra do Yom Kippur; do 1º choque do Petróleo; 60 anos da fundação da Petrobras; 25 da Constituição de 1988 são algumas sugestões para o estudo.

Apoio: