vox junho 2014

4
O jornal do Cursinho da Poli junho/2014 Câmara aprova 10% do PIB para a educação em 10 anos. Na última semana de maio, a Câmara Federal aprovou o texto do Projeto Nacional de Educação (PNE) que destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) ao ensino público. O plano prevê o alcance dessa meta em duas etapas: um mínimo de 7% do PIB no quinto ano de vigência da futura lei; e 10% do PIB ao fim do período de dez anos. O PNE coloca como diretrizes a universalização do ensino fundamental, ampliação da capacidade de atendimento em creches, educação infantil, ensino médio e superior, a deficientes e jovens e adultos (EJA); melhora da qualidade da educação, formação para o trabalho e para a cidadania. Ainda restavam três emendas para serem apreciadas até o fechamento desta edição antes de o projeto ser encaminhado à sanção da presidente Dilma Roussef. Os destaques dizem respeito aos repasses a prefeituras, abrangência e regras de financiamento. Para o professor Giba, a novidade deve ser comemorada. “Mais investimento na educação representa a possibilidade de ampliação de oportunidades e, sobretudo, melhora na qualidade de ensino, com profissionais melhor preparados e remunerados, e com infraestrutura adequada. A aprovação de 10% do PIB para a educação é um avanço importantíssimo no sentido de resgatar a necessária qualidade do ensino brasileiro em todas as instâncias. Investir em educação é investir em uma sociedade mais justa e igualitária”. Confira no site www.cursinhodapoli.org a matéria na integra. Em foco Boas novas para o ensino público editorial Não tem jeito, o ritmo é intenso e não dá para se distrair. Todo atleta antes de participar de um campeonato se prepara muito, e a disciplina é fundamental para manter o foco e seguir adiante. Em todos os momentos seremos bombardeados com notícias boas e ruins, dificuldades em casa, no trabalho, na escola, mas nem por isso podemos desistir de nossos sonhos. Independentemente da situação, lembrem-se que tudo é passageiro e logo mais vocês vão colher o resultado de tanto esforço e dedicação. Como divulgado, o Enem neste ano superou o recorde de inscrições de 2013. Mais de 9,5 milhões de alunos vão fazer o exame em busca de uma vaga na universidade. Os números assustam? Sim, mas isso não é um empecilho para quem tem um sonho e está se dedicando para alcançá-lo. Avancem, mantenham o foco e perseverem, vocês conseguem! Boa leitura e bons estudos! Prof. Giba Fala professor professores dão dicas de como aproveitar as férias Pág. 3 Já estamos no meio do ano e o tempo não para!

Upload: cursinho-da-poli

Post on 06-Apr-2016

223 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Editorial Professor Giba: Já estamos no meio do ano e o tempo não para; Em foco: Boas novas para o ensino público; Passei: Um é bom, quatro é demais; Fala, Professor: Férias, tempo livre para estudar;

TRANSCRIPT

Page 1: Vox Junho  2014

O jornal do Cursinho da Poli junho/2014

Câmara aprova 10% do PIB para a educação em 10 anos.

Na última semana de maio, a Câmara Federal aprovou o texto do Projeto Nacional de Educação (PNE) que destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) ao ensino público. O plano prevê o alcance dessa meta em duas etapas: um mínimo de 7% do PIB no quinto ano de vigência da futura lei; e 10% do PIB ao fim do período de dez anos.

O PNE coloca como diretrizes a universalização do ensino fundamental, ampliação da capacidade de atendimento em creches, educação infantil, ensino médio e superior, a deficientes e jovens e adultos (EJA); melhora da qualidade da educação, formação para o trabalho e para a cidadania.

Ainda restavam três emendas para serem apreciadas até o fechamento desta edição antes de o projeto ser encaminhado à sanção da presidente Dilma Roussef. Os destaques dizem respeito aos repasses a prefeituras, abrangência e regras de financiamento.

Para o professor Giba, a novidade deve ser comemorada. “Mais investimento na educação representa a possibilidade de ampliação de oportunidades e, sobretudo, melhora na qualidade de ensino, com profissionais melhor preparados e remunerados, e com infraestrutura adequada. A aprovação de 10% do PIB para a educação é um avanço importantíssimo no sentido de resgatar a necessária qualidade do ensino brasileiro em todas as instâncias. Investir em educação é investir em uma sociedade mais justa e igualitária”.

Confira no site www.cursinhodapoli.org a matéria na integra.

Em focoBoas novas para o ensino público

editorial

Não tem jeito, o ritmo é intenso e não dá para se distrair. Todo atleta antes de participar de um campeonato se prepara muito, e a disciplina é fundamental para manter o foco e seguir adiante.

Em todos os momentos seremos bombardeados com notícias boas e ruins, dificuldades em casa, no trabalho, na escola, mas nem por isso podemos desistir de nossos sonhos. Independentemente da situação, lembrem-se que tudo é passageiro e logo mais vocês vão colher o resultado de tanto esforço e dedicação.

Como divulgado, o Enem neste ano superou o recorde de inscrições de 2013. Mais de 9,5 milhões de alunos vão fazer o exame em busca de uma vaga na universidade. Os números assustam? Sim, mas isso não é um empecilho para quem tem um sonho e está se dedicando para alcançá-lo. Avancem, mantenham o foco e perseverem, vocês conseguem!

Boa leitura e bons estudos!

Prof. Giba

Fala professorprofessores dão dicasde como aproveitar as férias Pág. 3

Já estamos no meio do ano e o tempo não para!

Page 2: Vox Junho  2014

2

Passei

A entrevista da vez é com nossa agora ex-aluna, Caroline Rocha, que estudou conosco em 2012 e 2013 e neste ano, na faculdade, voltou ao Cursinho da Poli para participar do curso de Libras.

Vox: Como você chegou ao Cursinho da Poli?

Caroline: Conheci o cursinho através do meu irmão, que

estudou na unidade Lapa em 2004. Como também vim de escola pública, decidi seguir o conselho dele e fazer o cursinho para conseguir entrar numa boa universidade. Em 2011, eu me inscrevi no programa Pasusp (programa da USP que permite a alunos de escolas públicas obter bonificação para somar na nota de corte da Fuvest). Não fui muito bem na prova, porém o bônus me ajudou a passar para a segunda fase, em 2012. Não acreditei que passaria e por isso não me dediquei o suficiente aos estudos. Com o apoio dos meus pais, em 2013, dediquei-me apenas ao cursinho e durante todo o ano estudei muito para alcançar um bom resultado.

Vox: E deu certo?

Caroline: Após dois anos de preparação, finalmente fui aprovada no vestibular e

dessa vez superou minhas expectativas! Passei em Matemática na USP; licenciatura integrada em Química / Física na Unicamp; Química na Unesp; e Farmácia na UFRJ. Em meio a tantas oportunidades, eu escolhi a USP que sempre foi minha primeira opção.

Vox: Que recado você deixa para os alunos deste ano?

Caroline: Não desistam! Quem vem de escola pública sabe que as dificuldades são tremendas, mas não podemos deixar de lutar por um grande sonho. Vocês merecem uma excelente universidade e profissão. Acreditem no Cursinho da Poli, participem das atividades complementares, porque elas são primordiais para nos ajudar a aumentar o conhecimento e nos preparar para enfrentar o vestibular. Sigam em frente e boa sorte a todos!

Um é bom, quatro é demais!

O que rolouTorneio de Futebol do Cursinho da Poli A edição 2014 do divertido e tradicional Torneio de Futebol aconteceu nos dias 18 e 25 de maio, com participação de estudantes e funcionários das três unidades. O time “Que isso no vinho”, da unidade Lapa, goleou o time de funcionários por 8 gols a 4 na final. A taça feminina ficou com a equipe de alunas da sala 2 do turno matutino da Lapa.

Estudo do Ambiente Centro Histórico Cerca de 40 estudantes, alunos e não alunos, participaram da caminhada de estudos pelo centro histórico de São Paulo. Os professores Elias Feitosa, de história, André Guibur, de geografia, e Claudio Caus, de português, mostraram o surgimento da mais rica cidade do país e analisaram a região através dos impactos sociais, geográficos e ambientais provocados pelo processo de urbanização.

Sarau No sábado, 24/5, alunos e ex-alunos se reuniram nas três unidades para a primeira edição do Sarau em 2014. Entre olhares tímidos e descontraídos, os participantes soltaram a imaginação e mostraram os seus talentos. Teve apresentações para todos os gostos e estilos: leitura de poemas, música, dança, teatro etc

Page 3: Vox Junho  2014

As férias e os jogos da Copa do Mundo se aproximam e para muitos estudantes isso é sinônimo de descanso, diversão e viagens. No entanto, quem está se preparando para ingressar na universidade, não pode se esquecer dos estudos.

Aí, surge a dúvida: como conciliar as férias, os jogos da Copa e estudos?

Alessandra Venturi, orientadora educacional do Cursinho da Poli, explica que é preciso equilibrar, pois estudar demais e deixar de lado o descanso pode atrapalhar o desempenho no segundo e decisivo semestre, quando acontecem os grandes vestibulares.

O professor Giba aconselha que os estudantes assistam aos jogos do Brasil, como forma de baixar a tensão, mas alerta: “Vamos passar por um período de festas e comemorações, e é importante participar, assistir às partidas, mas não perder o foco e nem a concentração.”

Uma dica importante do professor coordenador Gonzalo Vergara, é aproveitar o período para ampliar o repertório de conhecimento. “Confira nas seções ‘Ver e ouvir’ e ‘Vivenciar’ das apostilas as indicações de filmes e músicas que podem contribuir para esse enriquecimento”, indica.

Joel Pontim, professor da disciplina Aprender a Conhecer, sugere mapear os assuntos aprendidos no primeiro semestre e tentar estabelecer conexões entre os temas. “O Enem exige, cada vez mais, um aluno conectado que sabe relacionar os saberes. Por exemplo: como o IDH

está relacionado com a produção do lixo? Como o aumento na produção do lixo está relacionado com a saúde pública? Ou seja, esse tempo longe do Cursinho pode ser usado para rever o conteúdo sob uma nova perspectiva, aplicando-o no seu dia a dia”, completa.

No caso de matemática, o professor Eduardo Izidoro enfatiza a importância de estudar os assuntos que constituem os alicerces dos cursos de Matemática A e B. “Garanta que você domine as quatro operações fundamentais; que saiba transpor problemas propostos em texto para expressões e equações matemáticas; resolver equações, inequações e sistemas de 1º grau; discutir e resolver equações do 2º grau; aplicar as propriedades e teoremas associados aos triângulos; resolver problemas que envolvem triângulos semelhantes e conheça o significado e aplicabilidade do seno, cosseno e tangente”, resume.

Cláudio Caus, professor de português, lembra que há uma relação de obras obrigatórias que precisam ser lidas paras as provas. “Uma boa forma de usar o tempo ocioso do recesso é se dedicar à leitura dos livros exigidos nos vestibulares.”

Para o professor Elias Feitosa, de história, estabelecer um cronograma de estudos pode ajudar a não se perder e a não se sobrecarregar. “O importante é dividir o tempo entre as diferentes matérias e buscar um espaço para treinar a escrita e resolver exercícios de assuntos já estudados. O plano de estudo deve levar em conta o equilíbrio, a disciplina e a organização do tempo”, explica.

3

Fala Professor

Professores dão dicas de como aproveitar o recesso para descansar e se preparar

´Ferias,

tempo

livre para

estudar!

Page 4: Vox Junho  2014

Expediente:Esta é uma publicação gratuita do Cursinho da PoliDiretores: Gilberto Alvarez e Fabio SatoProjeto: Ex-Libris Comunicação Integrada (11) 3266 6088Jornalista Responsável: Jayme Brener [MTB: 19.289]Reportagem: Lúcio Morais, Jussara Moreira e Lygia CondeProjeto gráfico e diagramação: Ricardo Villar MartinsContato: Cursinho da Poli (11) 2145-7654 / [email protected] cursinhodapoli.org.br4

Confira a programação completa nos murais ou em nosso site (www.cursinhodapoli.org.br)

10 de junho - Roda de Conversa – Educação, relações de gênero e diversidade O objetivo do encontro é promover a troca de experiências e debater questões relacionadas à diversidade sexual, gênero e educação. A convidada é a socióloga e coordenadora do departamento de Assessoria de Participação e Controle Social da Secretaria de Políticas para Mulheres do Município de São Paulo, Rita Quadros. A atividade terá início às 13h na unidade Lapa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Alunos.

o que vai rolar...

29, 30 e 31 de agosto - Estudo do Ambiente Cananéia (Ilha do Cardoso e Marujá) Sair da sala de aula é romper as barreiras do conhecimento e vivenciar oportunidades de aprender sob um ângulo mais fácil, interessante e prático. Aqui vocês poderão estabelecer novos diálogos com o espaço e desenvolver um olhar crítico e investigativo sobre a realidade. Todas as atividades serão acompanhadas e orientadas pelos professores do Cursinho da Poli e terão material didático de apoio.

Atividade aberta a alunos e não-alunos. Valores e condições na recepção das unidades.

13 de junho – Mesa Esporte e Educação Participação: Raí de Oliveira - ex-jogador de futebol e instituidor presidente do conselho da Fundação Gol de Letra e Deputado Federal Newton Lima, ex-reitor da Universidade Federal de São Carlos e membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.Das 16h às 18h - Unidade LapaA atividade ocorrerá das 16h às 18h na unidade Lapa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria de Alunos.

16 de junho a 13 de julho – Recesso