vox ecclesiae - edição de agosto - 2014

4
PÁG. 2 PÁG. 4 PÁG. 3 A Pastoral da Juventude de nossa paróquia retomou as atividades da webTV Juventude Santa Uai Juventude Dom Marco Autrélio faz Visita Pastoral na Paróquia Sagrada Família Visita Pastoral Do Papa Pela Evangelização Intenções Qual é a sua vocação? PÁG. 2 Informativo da Paróquia Sagrada Família - Ano I - Nº 9 - Agosto - 2014

Upload: galatas-comunicacao-catolica

Post on 01-Apr-2016

227 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

Informativo Paróquia Sagrada Família Ipatinga - Minas Gerais

TRANSCRIPT

Page 1: Vox Ecclesiae - Edição de Agosto - 2014

PÁG. 2 PÁG. 4PÁG. 3

A Pastoral da Juventude de nossa paróquia retomou as atividades da webTV Juventude Santa Uai

JuventudeDom Marco Autrélio faz Visita Pastoral na Paróquia Sagrada Família

Visita PastoralDo Papa Pela Evangelização

Intenções

Qual é a sua vocação?

PÁG. 2

Informativo da Paróquia Sagrada Família - Ano I - Nº 9 - Agosto - 2014

Page 2: Vox Ecclesiae - Edição de Agosto - 2014

2 - Vox Ecclesia Paróquia Sagrada Família

EXPEDIENTE

Paróquia Sagrada FamíliaRua Icó, 45 - Caravelas - Ipatinga/MGTel.: (31) 3822-1658E-mail: secretaria@psfi patinga.com.brSite: www.psfi patinga.com.br

Pároco: Pe. Efferson Andrade Secretária: Zilda

Editores Responsáveis: Marquione Ban - Aguinaldo Soares

Diagramação e DesignGálatas Comunicação CatólicaTel.: (31) 3095-5012Rua Laguna, 445 - Veneza I - Ipatinga/MG

Tiragem: 1.500 exemplares (Gratuíto)

Amados irmãos e irmãs,

Você já parou para pensar que existe dentro de você um chamado de Deus?

Este mês é bem conhecido por se tratar de dois aspectos importantes na nossa vida humana. Ambos são abstratos. Um se dá aparentemente no externo e outro no interno. São eles: O vento e a vocação.

Segundo o dicionário Michaelis o signifi cado do termo vento é: “Corrente de ar resultante das diferenças de pressão atmosférica proveniente, na maioria dos casos, de variações de temperatura”. E vocação é: “ato ou efeito de chamar”.

Observemos que, em meio aos ventos que expiramos, revelam-se nossas fadigas, indagações e, sobretudo no interior de nossa vida, surge a força do ar de uma corrente contrária, ou seja, o ato da voz que sussurra atraindo nosso coração à uma dimensão maior.

Mensagemdo Pároco

Pe. Efferson Andrade

Qual é a sua vocação?

DO PAPAAcolher os refugiadosPara que os refugiados, obrigados a abandonar as suas casas por causa da violência, sejam acolhidos com generosidade e vejam respeitados os seus direitos.

PELA EVANGELIZAÇÃOCristãos na OceâniaPara que os cristãos na Oceânia anunciem com alegria a fé aos povos do continente.

DO PAPA

INTENÇÕES

O que inspiramos eleva nossas temperaturas porque é o vento do Espírito que fecunda nosso coração nas altas temperaturas do amor de Deus e faz-nos sentir chamados a participar deste intercâmbio no qual, divino e humano, céus e terra trocam seus dons.

É preciso sentir os ventos de Deus para trilhar uma caminhada. O efeito deste vento divino nos fará encontrar o sentido de nossa vocação.

Iremos a cada domingo recordar a beleza do chamado de Deus para homens e mulheres a uma vida nova. No evangelho de João, Jesus diz a Nicodemos: “O vento sopra onde quer”... (Jo 3,8) Deus é assim, ele é dinâmico e nos convida a experimentar este mistério dentro do nosso chamado.

Há pessoas que são chamadas a uma vida consagrada, seja ela, no ministério sacerdotal ou mesmo numa vida religiosa. Quantos irmãos permitiram que o vento soprasse e os impulsionasse nesta missão tão bela de dar a vida a Deus no serviço a humanidade? Quantos jovens estão experimentando a corrente de ar que transporta o calor da voz de Deus em seu coração por causa deste chamado? Bendigamos ao Senhor por tantas maravilhas que Ele realiza no mundo chamando os seus fi lhos a este augusto serviço.

Não podemos também deixar de recordar a beleza do chamado à vida familiar. É sublime quando um casal de namorados se encontra com a vocação e dão passos fi rmes no valor da vida matrimonial. É sublime uma família que se reúne para dialogar, amar e servir uns aos outros. O homem e a mulher se tornam nobres quando lutam pela família e buscam o processo de santifi cação entrelaçando-se na fi delidade conjugal. É bonito ver os fi lhos inspirando-se nos pais para crescer na conquista de um mundo honesto, justo e melhor. É contagiante ser família quando um se esbarra no limite do outro e não se despedem com ódio e rancor, mas se desmancham no ato de perdoar como gesto sublime e concreto de quem sabe amar. Como é bom descobrir a vocação da família trazendo o céu para os nossos lares.

Amados, volto a perguntar-vos: Qual é a sua vocação? A resposta só pode ser dada pelo efeito de ouvir “a voz do vento chamando sem cessar”. Queres ainda dar a tua resposta? Primeiro “vinde e vede” (Jo 1,39) na profunda intimidade com Jesus Cristo, nosso Senhor.

Acesse o artigo completo do Padre Efferson no www.voxeclesia.com.br

Que Deus abençoe a todos!

Page 3: Vox Ecclesiae - Edição de Agosto - 2014

Juventude retoma atividades da Webtv “Juventude Santa ‘‘Uai’’

Notícias

3 - Vox Ecclesia Paróquia Sagrada Família

APastoral da Juventude de nossa paróquia retomou as atividades da webTV Juventude Santa Uai. A ideia surgiu há um ano, durante a JMJ no Rio de Janeiro. De lá para cá, os jovens deram uma esfriada no projeto. Agora com todo o vapor eles

retomaram as atividades com um mistério, o #Desáfi oJMJ. De acordo com uma das idealizadoras da TV, Samila Afonso, o regulamento do desafi o vai sair em breve. Segundo ela, o novo grupo decidiu adotar uma espécie de gincana para angariar fundos para a JMJ. “Só sabemos que temos que cumprir tarefas, mas quando fechamos o grupo da JMJ, os meninos pediram para colocar o nome da equipe, JUVENTUDE SANTA UAI, então fi z a seguinte proposta, colocaremos este nome, desde que todos ajudem a retornar com o canal”Para acessar o canal no Youtube basta digitar no navegador youtube.com/juventudesantauai ou acessar a fanpage no facebook JuvetudeSantauai/facebook.

MISSA JOVEMA partir deste mês a PJ organiza em nossa paróquia as Missas Jovens. A primeira comunidade a acolher a missa será a será a comunidade Imaculada Conceição. O grupo de Jovens Judac, da comunidade, vai organizar a missa e receber os demais grupos. A missa será no dia 16/08, as 19h30. A comunidade Imaculada Conceição fi ca localizada na Av. Guido Marliere, sentido Iguaçu. Participe!

Page 4: Vox Ecclesiae - Edição de Agosto - 2014

Omês de junho fi cou marcado na história de nossa paróquia. Isto porque Dom Marco Aurélio fez a sua visita pastoral. Durante a visita, o bispo conferiu os livros da paróquia, visitou

as comunidades, reuniu com lideranças e celebrou missas em algumas comunidades. Dom Marco também conheceu o EFAN, Educandário Família de Nazaré localizado no bairro Caravelas. As cinco comunidades da Paróquia Sagrada Família, receberam pela primeira vez Dom Marco Aurélio. A visita pastoral é realizada de modo cotidiano pelo bispo. Como pastor da igreja particular de Itabira/Fabriaciano, ele tem guiar e animar na fé os fi éis católicos. Atualmente a diocese conta com 49 paróquias que sempre são visitadas pelo bispo.

Viver a Unidade

Aos fi éis da paróquia Sagrada Família, Dom Marco Aurélio deixou a mensagem de que na diferença se faz a união pastoral. “A igreja é um só corpo em Cristo. Nossas diferenças de pensamentos não nos fazem adversários. A unidade é construída na diversidade, assim como a comunhão, o amor, fé e esperança constroem a unidade”, diz. Dom Marco Aurélio lembrou ainda que para sermos de fato unidos, comunidades de comunidades, “precisamos nos converter”. Para ele é por meio da conversão que se vive a fé em unidade.

Paróquia Sagrada Família recebe Dom Marco Aurélio