vox abril 2014

4
O jornal do Cursinho da Poli abril /2014 O ano está começando e organizar bem o tempo é uma estratégia indispensável. Segundo a orientadora educacional do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi, o segredo é a antecipação. “Cada estudante tem uma capacidade de concentração diferente, por isso a preparação deve começar bem antes das provas, assim, o candidato terá mais chance de estudar sem pressa o conteúdo”. Confira as dicas: 1- Estabeleça um cronograma diário com horário de aula, estudo e descanso. 2 – Prefira estudar em lugares calmos, bem iluminados, arejados e sem interferências externas. 3 – Alimente-se bem. Uma alimentação saudável aumenta a disposição para estudar e a se concentrar no dia a dia. 4 – Dormir bem é fundamental. São recomendadas de 7 a 9 horas de sono por noite. 5 – Faça simulados e prova de anos anteriores. O estilo das questões e o nível de dificuldade costumam ser os mesmos. Não há como aprender se não praticar. 6 – Leia jornais e revistas, assista a reportagens e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. As questões de atualidades aparecem com frequência nas provas, além de serem fortes candidatas à redação. 7 – Saia com a família e os amigos. Não deixe de lado os momentos de lazer para não cair no esgotamento físico e mental. 8 – Converse com os seus familiares sobre o seu momento de estudo e peça a colaboração de todos, para que evitem barulho e interrupções. Os pais devem trocar as cobranças pelo apoio. 9 – Aproveite ao máximo os professores, tire suas dúvidas com os plantonistas, troque ideias, discuta assuntos relevantes e atualidades. 10 – Fazer resumos, esquemas e mapas facilitam a compreensão. Realize pequenas revisões, reveja fórmulas, datas e nomes importantes. Em foco 10 dicas para organizar sua rotina em ano de vestibular editorial Estamos no segundo mês de aula, e já deu para notar que todos estão realmente muito empenhados e comprometidos com os estudos. É um excelente sinal constatar que vocês estão dispostos a conquistar uma vaga numa boa universidade. O VOX é mais um canal de comunicação do Cursinho da Poli com os alunos. Aqui, você encontra notícias sobre o que aconteceu e o que está por vir. Também traz entrevistas com ex-alunos, hoje universitários, reportagens, textos de apoio escritos por professores e muitas outras informações que complementarão seus estudos. Na edição deste mês, traz dicas para você organizar sua rotina de estudos. Na seção Passei!, contamos a história de dois ex-alunos que se conheceram no Café & Sofia, começaram a namorar e hoje fazem o mesmo curso em outro estado. Veja também um texto do professor Décio sobre a crise entre Ucrânia e Rússia. E acompanhem nossas atividades. Boa leitura e bons estudos! Prof. Giba Fala professor a crise na Crimeia pode cair no vestibular Entenda! Pág. 3 preparados para A jornada Filippo Montefort / AFP

Upload: cursinho-da-poli

Post on 06-Apr-2016

228 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

10 dicas para organizar sua rotina em ano de vestibular; Editorial Giba Alvarez: Preparados para a jornada; Parceria na vida e no vestibular; Fala Professor: Ucrânia, entre a Rússia e a União Europeia.

TRANSCRIPT

Page 1: Vox Abril 2014

JORNALO jornal do Cursinho da Poli abril /2014

O ano está começando e organizar bem o tempo é uma estratégia indispensável. Segundo a orientadora educacional do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi, o segredo é a antecipação. “Cada estudante tem uma capacidade de concentração diferente, por isso a preparação deve começar bem antes das provas, assim, o candidato terá mais chance de estudar sem pressa o conteúdo”. Confira as dicas:

1- Estabeleça um cronograma diário com horário de aula, estudo e descanso.

2 – Prefira estudar em lugares calmos, bem iluminados, arejados e sem interferências externas.

3 – Alimente-se bem. Uma alimentação saudável aumenta a disposição para estudar e a se concentrar no dia a dia.

4 – Dormir bem é fundamental. São recomendadas de 7 a 9 horas de sono por noite.

5 – Faça simulados e prova de anos anteriores. O estilo das questões e o nível de dificuldade costumam ser os mesmos. Não há como aprender se não praticar.

6 – Leia jornais e revistas, assista a reportagens e mantenha-se informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. As questões de atualidades aparecem com frequência nas provas, além de serem fortes candidatas à redação.

7 – Saia com a família e os amigos. Não deixe de lado os momentos de lazer para não cair no esgotamento físico e mental.

8 – Converse com os seus familiares sobre o seu momento de estudo e peça a colaboração de todos, para que evitem barulho e interrupções. Os pais devem trocar as cobranças pelo apoio.

9 – Aproveite ao máximo os professores, tire suas dúvidas com os plantonistas, troque ideias, discuta assuntos relevantes e atualidades.

10 – Fazer resumos, esquemas e mapas facilitam a compreensão. Realize pequenas revisões, reveja fórmulas, datas e nomes importantes.

Em foco10 dicas para organizar sua rotina em ano de vestibular

editorial

Estamos no segundo mês de aula, e já deu para notar que todos estão realmente muito empenhados e comprometidos com os estudos. É um excelente sinal constatar que vocês estão dispostos a conquistar uma vaga numa boa universidade.

O VOX é mais um canal de comunicação do Cursinho da Poli com os alunos. Aqui, você encontra notícias sobre o que aconteceu e o que está por vir. Também traz entrevistas com ex-alunos, hoje universitários, reportagens, textos de apoio escritos por professores e muitas outras informações que complementarão seus estudos.

Na edição deste mês, traz dicas para você organizar sua rotina de estudos. Na seção Passei!, contamos a história de dois ex-alunos que se conheceram no Café & Sofia, começaram a namorar e hoje fazem o mesmo curso em outro estado. Veja também um texto do professor Décio sobre a crise entre Ucrânia e Rússia. E acompanhem nossas atividades.

Boa leitura e bons estudos!

Prof. Giba

Fala professora crise na Crimeia pode cair no vestibularEntenda! Pág. 3

preparados para A jornada

Filip

po M

onte

fort

/ A

FP

Page 2: Vox Abril 2014

2

Passei

Módulo de Matemática BásicaNos domingos, 16 e 23 de março, aconteceu o Módulo de Matemática Básica do Cursinho da Poli. O curso compacto foi ministrado nas três unidades: Zona Leste, Lapa e Santo Amaro, com a participação de + de 800 alunos e não alunos.

Pedro Fernandes e Mariana Porto têm uma história bacana. Se conheceram no Cursinho da Poli em 2013, escolheram a mesma profissão e estão cursando, juntos, Agronomia no Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). É ela quem conta:

Vox: Como vocês chegaram ao Cursinho da Poli?Eu sou de São Paulo e, no ano passado, voltei de um intercâmbio nos Estados Unidos. Estava perdida, com o conteúdo fraco, pois lá as matérias são diferentes. Foi então que uma

amiga me indicou o Cursinho da Poli. Já o Pedro é de Mariápolis, no interior de São Paulo. Os tios dele estudaram no Cursinho da Poli e passaram em universidades públicas, por isso ele já veio com esse objetivo.

Vox: E como vocês se conheceram?O Pedro fazia o curso Atena, de manhã, e eu, o curso Selene, à noite, na unidade Lapa. Nós nos conhecemos no Café & Sofia, em outubro. A partir daí, começamos a estudar juntos, ficamos amigos, descobrimos que tínhamos os mesmos interesses e, depois de um mês, começamos a namorar.

Vox: Os dois já queriam fazer faculdade de Agronomia? Como foi essa escolha? O namoro influenciou?Eu pensava em fazer Direito, mas o Pedro me falou sobre agronomia. Eu comecei a me interessar pela profissão, pesquisei, fui ao Vestibulógico e percebi que Agronomia tinha muito mais a ver comigo e que, na verdade, eu queria Direito porque a minha mãe é advogada. Então, nós dois

prestamos Agronomia no IFMT e fomos aprovados pelo Sisu. O namoro também pesou bastante, mas nossas famílias nos apoiaram e já estamos morando no Campus.

Vox: E essa parceria ajudou a passar no vestibular? Ajudou muito! Estudavamos juntos todos os dias das 13h30 às 18h. Eu sou melhor em humanas, e ele tem mais facilidade em exatas. Então, um apoiou o outro, ajudou nas dificuldades.

Vox: Qual foi a importância do Cursinho da Poli nessa conquista? Gostaria de deixar alguma mensagem?O Cursinho da Poli foi fundamental para a gente passar no vestibular. Como o Pedro veio de escola pública do interior e eu estava com o ensino fraco, não teríamos passado se não fosse o Cursinho. Nós gostaríamos de agradecer aos professores e dizer aos alunos que persistam, estudem bastante, pois, com foco, fé e dedicação, todos conseguem.

Parceria na vida e no vestibular

O que rolou

Módulo de Ciências da NaturezaO Módulo de Ciências da Natureza, realizado nos dias 30 de março e 6 de abril, nas três unidades, foi um grande sucesso. Com cerca de 650 alunos inscritos, os professores Adauto Pessoa de Química, Fábio José de Biologia e Francisco Flávio de Física deram um show de criatividade preparando nove experiências.

Page 3: Vox Abril 2014

3

Fala Professor

A Rússia é o estado-núcleo de uma civilização que, em muitos aspectos, corre em paralelo ao ocidente europeu. Assim como a Alemanha e a França conseguiram juntar em torno de si o que viria a ser a União Europeia, a Rússia também se encontra ligada a repúblicas eslavas a oeste e a estados muçulmanos ao sul, e pretende instalar uma “União Eurasiana”, em parceria com a China, que incluiria áreas pertencentes à antiga URSS. O núcleo dos interesses russos são dois países majoritariamente eslavos e ortodoxos, Ucrânia e Belarus. A Ucrânia, cuja maior parte passou a ser governada por Moscou a partir do início do século XVII, é um país dividido, com duas identidades: sua porção ocidental, pertencente até o século XX ao Império Austro-Húngaro e à Polônia, fala ucraniano, é ligada ao papado, é predominantemente rural e tem forte vinculação cultural com o ocidente; sua parte oriental fala russo, é ortodoxa e basicamente industrial; a capital, Kiev, apresenta uma mistura cultural, sendo predominantemente russófona, com uma elite que se opõe à predominância russa. Após a vitória na Segunda Guerra, as fronteiras soviéticas se expandiram para oeste, englobando a porção ocidental do que hoje é a Ucrânia. Durante as sete décadas de existência da União Soviética, a Rússia e a Ucrânia permaneceram unidas. Em 1954, o presidente soviético Nikita Krushev, um ucraniano, retirou da Rússia a península da Crimeia (onde se encontram as mais importantes bases navais russas no mar Negro) e a entregou à Ucrânia, fato pouco significativo na época, uma vez que todas aquelas áreas se encontravam num mesmo Estado. Agora, quando o Ocidente busca atrair a Ucrânia, é vital para os interesses estratégicos da Rússia retomar a Crimeia, majoritariamente de fala russa. O fim da União Soviética e sua fragmentação em quinze Estados independentes (1991), reduziu consideravelmente o poder e a influência dos russos na Europa e na Eurásia. Inversamente, os EUA se tornaram a potência dominante na Eurásia, com o avanço para o leste da Otan, a aliança militar ocidental. Ainda, liderada por Alemanha e França, a União

Europeia se transformou num ímã econômico para seus vizinhos do leste. Nos últimos anos, a União Europeia vem se interessando pela incorporação da Ucrânia. Oferece sonhos de conforto e de bons salários. De concreto, livre comércio, importação de bens ocidentais, mais sacrifícios sem contrapartida financeira (com a sujeição do país às regras do FMI), fechamento de fábricas no leste de fala russa, entrada de transnacionais, compra massiva das terras férteis dos pequenos agricultores. Para se opor às ofertas europeias, a Rússia acena com a baixa de 1/3 no preço do petróleo e do gás, assistência econômica e uma união aduaneira com toda a área da futura União Eurasiana.

Depois da mudança do governo ucraniano pelas forças antirrussas com o apoio do Ocidente, realizou-se na Crimeia um referendo no qual a esmagadora maioria da população da península optou pelo retorno à Rússia, considerada sua “pátria mãe”. EUA, Europa e seus aliados se opõem a essa posição dos habitantes, que enfraquece seu novo aliado (Ucrânia) e

fortalece seu arquirrival (Rússia). A Ucrânia está historicamente na órbita de gravitação da Rússia, e sua integração ao Ocidente poderia alterar o equilíbrio geopolítico por toda aquela região. Assim, a recente deposição de um presidente pró-Rússia tende a fazer essa potência apressar a constituição da União Eurasiana. Os EUA e seus aliados europeus nunca foram neutros, nem respeitaram de fato a independência ucraniana (durante a Guerra Fria, aproveitaram antigos auxiliares dos nazistas para desestabilizar a URSS). Durante a invasão nazista, o povo ucraniano, considerado inferior, também sofreu bastante. Muitos ucranianos foram vitimados, ainda, pelo autoritarismo soviético, a partir do momento em que os russos ampliaram suas fronteiras para oeste, depois de ter vencido o nazismo. Na história da política internacional, não existem “mocinhos” e “bandidos”. Como muitos outros, nem a Rússia, nem a Alemanha, nem os EUA podem alegar neutralidade ou desejo de paz na região.

Ucrânia, entre a Rússia e a União Europeia

Page 4: Vox Abril 2014

Expediente:Esta é uma publicação gratuita do Cursinho da PoliDiretores: Gilberto Alvarez e Fabio SatoProjeto: Ex-Libris Comunicação Integrada (11) 3266 6088Jornalista Responsável: Jayme Brener [MTB: 19.289]Reportagem: Lúcio Morais, Jussara Moreira e Lygia CondeProjeto gráfico e diagramação: Ricardo Villar MartinsContato: Cursinho da Poli (11) 2145-7654 / [email protected] cursinhodapoli.org.br4

Confira a programação completa nos murais ou em nosso site (www.cursinhodapoli.org.br) e não deixe de participar!

27 de abril – Simulado de múltipla escolha O verdadeiro aprendizado é aquele em que a teoria caminha ao lado da prática. O simulado é uma oportunidade para você testar seus conhecimentos, começar a dissipar o nervosismo e a ser pontual nas provas. Depois da correção do simulado, os alunos receberão um gráfico de desempenho que lhes dará todas as informações necessárias para se aperfeiçoarem. A atividade é gratuita e acontecerá nas três unidades.

o que vai rolar...

4 de maio – Estudo do Ambiente Centro Histórico Em uma caminhada pelo centro de São Paulo, estudaremos a história da cidade, analisando os impactos sociais, geográficos e ambientais provocados pelo processo de urbanização. Vamos observar de maneira mais lenta e atenciosa o que essa região da cidade oferece, valorizando seus aspectos culturais e mostrando que esse espaço público pode ser recuperado e ocupado qualitativamente. A atividade é aberta a não alunos.

Inscrições R$ 75,00 (incluso conteúdo ministrado por professores, material didático, certificado e ingresso na Cripta da Catedral da Sé).Nas recepções das unidades (vagas limitadas).

18 e 25 de maio – Torneio de Futebol do Cursinho da PoliNesse encontro, alunos, funcionários e professores se enfrentarão no divertido e já tradicional Torneio de Futebol do Cursinho da Poli. É uma ótima oportunidade para descontrair, relaxar e equilibrar o estresse no período pré-vestibular. Mais informações em breve.