voto nÃo tem preÇo, tem...

7
EDIÇÃO 11 | SETEMBRO DE 2018 INFORMATIVO TRIMESTRAL | TIRAGEM: 2500 EXEMPLARES NÃO JOGUE ESTE INFORMATIVO EM VIAS PÚBLICAS COLABORE COM A RECICLAGEM CONTRIBUIÇÃO SUGERIDA: R$ 5,00 O valor de contribuição será revertido para projetos sociais da comunidade Vista esta camisa! Compromisso com o povo. VOTO NÃO TEM PREÇO, TEM CONSEQUÊNCIAS

Upload: ngodan

Post on 19-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

EDIÇÃO 11 | SETEMBRO DE 2018INFORMATIVO TRIMESTRAL | TIRAGEM: 2500 EXEMPLARES

NÃO JOGUE ESTE INFORMATIVO EM VIAS PÚBLICASCOLABORE COM A RECICLAGEM

CONTRIBUIÇÃO SUGERIDA: R$ 5,00O valor de contribuição será revertido para projetos sociais da comunidade

Vista esta camisa!Compromisso com o povo.

VOTO NÃO TEM PREÇO,TEM CONSEQUÊNCIAS

Editorial

Expediente - Informativo Fé e Política – Uma publicação Trimestral Paróquia São José OperárioPároco: Padre Wagner Ruivo

Coordenador: João Batista da Paz | Comercial: Antonio Carlos (15 98127-2100)Diagramação: Xpress Design | Tiragem: 2.500 exemplares

www.feepoliticasorocaba.com.br | [email protected] José Matos Correia, 244 | Vila Progresso - Tel: 15 3232-4007

É comum ouvirmos os comentários nas ruas, de que a maioria dos problemas brasileiros é a corrupção vivenciada na maioria dos políticos que nos representam. Diante deste momento que vivemos, esta eleição poderá ser um remédio de cura para este mal que tanto nos atormenta e nos fragiliza impedindo-nos de viver com dignidade, pois falta saúde, segurança, emprego e moradia... Para dar um basta nestes políticos que fazem da política uma politicagem como meio de corrupção, enriquecendo-se neste caminho de carreirismo político. A eleição que se aproxima é uma boa oportunidade para limparmos o Congresso Nacional, Senado Federal e Assembleia Legislativa, acabando assim com as reeleições dos que já estão à mais de 8 anos fazendo politicagem. Precisamos pesquisar

os candidatos à reeleição, os mesmos são mais fáceis de conhecer seus procedimentos, porque anos após anos são reeleitos. Sejamos astutos, pois muitos deles estão disfarçados na linhagem familiar: filhos, irmãos, genros e netos que vivem da política como fosse uma profissão, quando deveria ser vocação ao serviço do bem comum. Uma vergonha! Sabemos que é trabalhoso encontrar uma semente de trigo no meio de tantos joios, mas se quisermos iniciar uma nova etapa na política brasileira

teremos que ir a luta, sem preguiça e com bastante esperança, que dever ser a marca de todos os cristãos, que caminham com Jesus em busca da justiça e da fraternidade. O leitor pode perguntar e o presidente como escolher? é o mesmo procedimento, pesquisar seu passado político, com quem ele andou e continua andando, se suas atitudes estão ao lado dos mais necessitados ou estão a serviço da sustentabilidade da corrupção estruturada dentro da política brasileira.

EVITE O VOTO DA REELEIÇÃOPalavra do PAdre

Padre Wagner Ruivo

Amor à Pátria Nas páginas sagradas do Evangelho, vemos o quanto Nosso Senhor amava sua pátria ao ponto de chorar sobre Jerusalém dizendo que queria reunir os seus como a galinha faz com os pintainhos. Esta cena memorável foi imortalizada pela Igreja Católica numa bela capela que tem a forma de uma lágrima e cuja janela central dá de frente para a Entrada de Jerusalém. Esta capela chama-se Dominus Flevit : “Jesus chorou”. (cf. Lc 19, 41-42). Olhando para esta cena do Evangelho, vem-me à mente o quanto falta nestes tempos em nosso amado Brasil, o sentimento de filhos da pátria, do amor à bandeira, bem como, às nossas raízes. Outrora, permanente valentes soldados estavam dispostos a dar suas

vidas pelo Brasil, hoje, o desencanto e o pensamento errôneo de que tudo o que é de fora parece melhor, estão minando o nobre sentimento de amor pelo chão onde se vive. Assim, é cada vez menor o número de pessoas que saiba a letra do hino nacional, que se lembre do que significou nosso 7 de Setembro, que cante o hino nas escolas, ou que se emocione com o hasteamento da bandeira. Tal desencanto ressurge nas urnas com o desinteresse pelo futuro de nossa nação. Por isso, às vésperas das eleições, no artigo de hoje quero propor algumas posturas muito interessantes apontadas pelo Arcebispo Dom Júlio que podem ser de grande auxílio na hora de orientar nosso voto:

1 - Privilegiar os novos, pois, há muitos que se perpetuam no poder e na política;

2-Não votar em defensores do aborto e da ideologia de gênero;

3-Não votar nos que renunciaram para não sofrer processos;

4-Lembrar que a Igreja não tem candidatos próprios;

5- Não votar em padres que se candidataram, pois esta não é a missão dos padres.

Cheios de fé esperança, colocamos o futuro de nossa Pátria sobre os cuidados da Virgem Mãe Aparecida e que Ela abençoe ricamente, nossa amada Nação!

PALAVRAS DO PAPA FRANCISCO Há uma porta de saída para os corruptos, para os corruptos políticos, para os empresários corruptos e para os corruptos da Igreja: pedir perdão! Isso agrada ao Senhor. O Senhor perdoa, mas perdoa quando os corrompidos fazem o que fez Zaqueu: 'Eu roubei, Senhor! Darei quatro vezes aquilo que roubei.” "Os rios não bebem sua própria água; as árvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para si mesmo; e as flores não espalham sua fragrância para si. Viver para os outros é uma regra da natureza. (...) A vida é boa quando você está feliz; mas a vida é muito melhor quando os outros estão felizes por sua causa.

• O Ser humano é estranho…• Briga com os vivos, e leva flores para os mortos;• Lança os vivos na sarjeta, e pede um “bom lugar para os mortos;• Se afasta dos vivos, e se agarra desesperado quando estes morrem;• Fica anos sem conversar com um vivo, e se desculpa, faz homenagens, quando este morre;•Não tem tempo para visitar o vivo, mas tem o dia todo para ir ao velório do morto;• Critica, fala mal, ofende o vivo, mas o santifica quando este morre;• Não liga, não abraça, não se importam com os vivos, mas se autoflagelam quando estes morrem…• Aos olhos cegos do homem, o valor do ser humano está na sua morte, e não na sua vida.• É bom repensarmos isto, enquanto estamos vivos!• Não chore pelo que você perdeu, lute pelo que você tem.• Não chore pelo que está morto, lute por aquilo que nasceu em você.• Não chore por quem o abandonou, lute por quem está a seu lado.• Não chore por quem o odeia, lute por quem o quer feliz.• Não chore pelo seu passado, lute pelo seu presente.• Não chore pelo seu sofrimento, lute pela sua felicidade.• Não é fácil ser feliz, temos que abrir mão de várias coisas, fazer escolhas e ter coragem de assumir ônus e bônus para ser feliz.

4 5“VOTA CIDADÃO! IGREJA EM AÇÃO”

1- Anular o voto é lavar as mãos como pilatos, fugindo da responsabilidade social.

2- Seu candidato comunga com uma auditoria da dívida interna e externa do país? (para quem devemos? quanto devemos?).

3- Seu candidato está comprometido com a necessidade de uma reforma no sistema prisional (presos trabalhando).

4- Não vote em candidatos que está há muitos anos se reelegendo. (ser político não é profissão).

5- Valorize seu voto. vote em candidato de sua cidade e região. (para maior facilidade de cobrança).

6- Vote em candidatos que é a favor do fortalecimento da organização das forças populares. (vigiar, cobrar e participar)

7- Seu candidato é atuante na comunidade cristã ou só aparece em época de eleições.

8- Você conhece o passado de seu candidato? quais seus testemunhos familiar e comunitário?

9- Seu candidato está comprometido com as causas sociais dos mais necessitados?

10- Ele tem promessas ou propostas? se tem propostas, pesquise: são possíveis ou eleitoreiras?

Ame seu voto como a si mesmo ou se lamente por mais quatro anos

O ANALFABETO

POLÍTICO!

O pior analfabeto é o analfabeto político.

Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos.

Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio que dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.

Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Bertolt Brecht (1898 – 1956)

"Se você não gosta de política,lembre-se que você será governado por quem gosta."

Mais um serviço oferecido por

Bertin Materiais de ConstruçãoBertinD I S K E N T U L H O S

(15) 3231.4602 / 99165.6412

Av. Dr. Artur Bernardes, 877 - Jd. Maria do Carmo

Rodrigo

6

Diferenças: Politicagem X PolíticaPoliticagem na política

Nesse âmbito, todos aqueles que são encarregados de representar a população, trabalhando com dignidade em busca de melhorias sociais, fogem a essa tarefa, praticando essa terrível chaga social. Muitas vezes valem-se ainda do próprio cargo para satisfazer os seus próprios interesses e os de seu grupo político, como também atuam para beneficiar apenas aqueles mais próximos de si, como seus parentes. Utilizam-se da politicagem e não podem ser chamados de políticos, já que não estão compromissados com a administração pública de fato. Pode-se dizer, em uma linguagem popular, que a politicagem está ligada à política suja, que inclui a compra de votos, os esquemas de corrupção entre políticos, os desvios financeiros para beneficiamento próprio, as falsas promessas ao povo. É uma atuação antiética e mesquinha, movida pelo desejo do poder e enriquecimento fácil e ilícito.

Politicagem nas Igrejas

Os cargos e posições dentro de algumas igrejas também são disputados pelo simples desejo do poder. É preciso compreender que a politicagem sempre está ligada à forma de liderança dentro de uma organização. As igrejas também possuem a sua hierarquia e esquemas de favorecimento dentro delas – seja para obter cargos ou para influenciar outras pessoas a adentrarem no universo do favorecimento ilícito, coniventes com líderes corruptos e ávidos pelo poder. Os políticos também se valem desses locais para angariarem votos: frequentam igrejas em épocas de eleição para se mostrarem mais “santificados” e injetam dinheiro na mão dos grandes líderes para que esses influenciem os seus subordinados e fiéis a votarem em quem eles querem. Há também aqueles que se valem de seus grandes cargos e de sua influência dentro das igrejas para se candidatarem aos cargos políticos – e quase sempre acabam ganhando.

7

Verdadeira política

De todas as vocações, a política é a mais nobre. Vocação, do latim vocare, quer dizer chamado. Vocação é um chamado interior de amor: chamado de um amor por “fazer”; vocação política é transformar sonhos em realidade. É uma vocação tão feliz que Platão sugeriu que os políticos não precisam possuir nada: bastar-lhes-ia o grande jardim para todos. Seria indigno que o jardineiro tivesse um espaço privilegiado, melhor e diferente do espaço ocupado por todos. Conheci e conheço muitos políticos por vocação. Sua vida foi e continua a ser um motivo de esperança por um ‘fazer’. No lugar desse ‘fazer’, o vocacionado quer ‘fazer amor’ com o mundo. Psicologia de amante: faria, mesmo que não ganhasse nada. Política vem de polis, cidade. A cidade era, para os gregos, um espaço seguro, ordenado e manso, onde os

homens podiam se dedicar à busca da felicidade. O político seria aquele que cuidaria daquele espaço. A vocação política, assim, estaria a serviço da felicidade dos moradores da cidade. Talvez por terem sido nômades no deserto, os hebreus não sonhavam com cidades: sonhavam com jardins. Quem mora no deserto sonha com oásis. Deus não criou uma cidade. Ele criou um jardim. Se perguntássemos a um profeta hebreu ‘o que é política? ’, ele nos responderia, “a arte da jardinagem aplicada às coisas públicas.” O político por vocação é um apaixonado pelo grande

jardim para todos. Seu amor é tão grande que ele abre mão do pequeno jardim que ele poderia plantar para si mesmo. De que vale um pequeno jardim se à sua volta está o deserto? É preciso que o deserto inteiro se transforme em jardim. A vocação política é transformar sonhos em realidade. É uma vocação tão feliz que Platão sugeriu que os políticos não precisam possuir nada: bastar-lhes-ia o grande jardim para todos. Conheci e conheço muitos políticos por vocação. Sua vida foi e continua a ser um motivo de esperança para todos os que o conhecem. Rubens Alves

8

É impossível pensar em política sem associá-la à vida comum, pois as ações políticas estão conectadas em nossos comportamentos. A forma e a maneira de agir, seus limites e todas as respostas a essas perguntas correspondem à arte da política. Na política também existem regras que ao serem violadas não podem ficar impunes. Acontece que no Brasil a impunidade é velha conhecida e, assim, a política passou a ser chamada de politicagem... Essa mistura faz do Brasil um país ímpar, em que seu povo vive se vangloriando de “passar a perna nas pessoas” e ainda consideram ter o direito de reclamar dos políticos que administram o país onde, em sua essência, são os mesmos que fazem a política se transformar em politicagem. Há uma pesquisa que revela que sete de cada dez brasileiros já praticaram algum tipo de corrupção. Corrupção pode

ser entendida como: receber alguma vantagem pessoal ou oferecer vantagem a um terceiro para ter uma condição privilegiada sobre algo, independente de ser ativo ou passivo. O problema está que enxergamos corrupção como algo grandioso, mas não, ela está em nossas práticas do dia-a-dia. Por exemplo: segundo a mesma pesquisa, 67% das pessoas já compraram algum produto pirata; 15% usou alguma estratégia de fraude contra o fisco; 15% já compraram meia-entrada em cinema ou teatro usando uma carteirinha falsa ou de outra pessoa. Outras afirmam que mais de 21% dos brasileiros receberam troco a mais em uma compra e não devolveram a diferença; 32% fizeram ou fazem “gato” na TV por assinatura. O que dizer dessas corrupções? São poucas aqui descritas, mas que certamente você já fez ou conhece, no mínimo, uma pessoa que tenha feito. Como exigir dos

políticos que não sejam corruptos se nós, também, o somos? Não importa os motivos que levaram, pois, como, lido em uma frase, “não existe meio ladrão”.Tudo isto é um problema cultural. Que tem relação com as raízes, com o tipo de educação que se oferece, com o famoso “jeitinho” brasileiro de ser. É preciso enfrentar este problema! É preciso debater, educar e ensinar à todos, desde as crianças pelos pais até os mais velhos, pois o exemplo é fundamental na mudança de comportamentos. Não adiantar dizer para a criança: “Não jogue papel no chão”, se o pai o faz na frente da criança, É um absurdo estar pedindo isto em pleno século XXI. É uma mudança que levará décadas, gerações, mas que é necessário iniciar agora sendo político e não fazendo politicagem.

Qual dessas você Pratica? Principais doenças que os pombos transmitem

9

Os pombos parecem aves inofensivas, mas transmitem diversas doenças para os seres humanos que precisam ficar atentos para não serem contaminados. Eles vivem em locais onde há restos de alimentos, como sementes e grãos, além de insetos e minhocas. Nas grandes cidades, estão em todos os lugares, já que há uma abundância de lixo, que também serve de alimento para pombos famintos. A Criptococose é a principal doença transmitida pelos pombos, que contamina as pessoas através da inalação de fungos que estão presentes nas fezes deste animal. Ela ataca o pulmão e pode chegar também ao sistema nervoso central, ocasionando sintomas como dor de cabeça, sonolência e febre. Em alguns casos, pode causar até meningite. Cerca de 30% das pessoas infectadas morrem. Outra doença comum é a histoplasmose, também transmitida pelos fungos das fezes dos pombos.

Ela origina uma micose muito profunda que chega a afetar os órgãos internos do ser humano. A salmonelose, outra doença ligada aos pombos, apresenta os sintomas de uma intoxicação alimentar, principalmente de carne contaminada. Ela causa diarreia e outras dores abdominais. Cegueira, também em contato com as fezes em alguma limpeza e coçar os olhos pode contrair uma cegueira, caso comprovado por Elaine Cristina Santos,

sorocabana, presidente do Movimento Mulheres em Ação (MMA), vítima desse procedimento. A melhor forma de evitar a contaminação de doenças transmitidas pelos pombos é não criar condições para a proliferação da ave perto de residências, não dando alimento e água. Manter forros, calhas e telhas sempre limpos também ajuda muito quando o objetivo é afastar essas aves de sua família, principalmente das crianças que são atraídas pela ave que voa e anda tranquilamente pelas ruas. Jamais entre em contato com pombos sem nenhuma proteção, pois mesmo depois de mortos, eles podem transmitir doenças, causar alergias e contaminar os ambientes.

Unidade Campolim: Rua Barão de Tatuí, 1078 | Jardim Vergueiro | (15) 2102-8888 / (15) 98129-9341Unidade Norte: Av. Itavuvu, 840 | Jardim Maria Antônia Prado | (15) 3219-5454 / (15) 97401-1092Unidade Centro: Rua Quinze de Novembro, 229 | Centro | (15) 2102-9999 / (15) 98119-1333Unidade Cerrado: Av. Doutor Armando Pannunzio, 1530 - Loja 01 | Jardim Vera Cruz | (15) 3229-3309 / (15) 99138-9758

ANOS

10 11

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou o valor que cada partido receberá do Fundo Eleitoral para o financiamento de campanhas nas eleições 2018. Além desses recursos, que somam R$ 1,7 bilhão, as siglas poderão usar dinheiro do Fundo Partidário nas candidaturas. Ambos os fundos são abastecidos com recursos do Orçamento da União. Ou seja, com dinheiro público. Mas, afinal, qual é a diferença entre esses dois fundos? Conhecido como Fundo Eleitoral, o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) foi criado em 2017 pelo Congresso Nacional para compensar o fim das doações por empresas, proibidas desde 2015. O Fundo Partidário, por sua vez, é uma das principais fontes de renda das legendas brasileiras, que recebem os recursos mensalmente para a

manutenção da máquina partidária. Do total recebido de Fundo Partidário, cada sigla deve reservar ao menos 20% para a criação e manutenção de fundações (institutos de pesquisa ou educação política) e 5% para programas que promovam a participação feminina na política. Neste ano, R$ 888,7 milhões serão distribuídos pelo Fundo Partidário. A divisão do dinheiro é feita conforme determina a Lei dos Partidos Políticos: 95% são distribuídos às legendas na proporção dos votos obtidos na última eleição para a Câmara dos Deputados; os outros 5% são distribuídos em partes iguais a todos os partidos com registro no TSE. A divisão das verbas do Fundo Eleitoral segue outros critérios. O número de deputados e de senadores de cada sigla orienta a distribuição de 48% e 15% dos recursos, respectivamente.

Outros 35% são distribuídos de acordo com a votação de cada legenda nas últimas eleições para a Câmara. Os 2% restantes são divididos igualmente entre os partidos.

Dinheiro para campanhas

Embora o Fundo Eleitoral tenha sido criado com o objetivo específico de financiar campanhas, verbas do Fundo Partidário também podem ser usadas nas eleições. O dinheiro, contudo, deve contemplar as candidaturas femininas, e a regra vale para ambos os fundos. Em decisão de março deste ano, o STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que pelo menos 30% dos recursos do Fundo Partidário que eventualmente forem usados para financiar campanhas devem ser repassados às candidatas mulheres. O entendimento foi seguido pelo TSE, que em maio definiu que 30% do

FUNDO PARTIDÁRIO E FUNDO ELEITORALFundo Eleitoral deve ser transferido às candidaturas femininas.

1-MDB - R$ 234.232.915,58 2- PT - R$ 212.244.045,513- PSDB - R$ 185.868.511,77 4- PP - R$ 131.026.927,865- PSB - R$ 118.783.048,516- PR - R$ 113.165.144,997- PSD - R$ 112.013.278,788- DEM - R$ 89.108.890,779- PRB - R$ 66.983.248,9310- PTB - R$ 62.260.5811- SD - R$ 40.127.359,4212- Podemos - R$ 36.112.917,3413-PSC - R$ 35.913.889,78 14- PCdoB - R$ 30.544.605,5315- PPS - R$ 29.203.202,7116- PV - R$ 24.640.976,0417- PSOL - R$ 21.430.444,90

18- Pros - R$ 21.259.914,6419- PHS - R$ 18.064.589,7120- Avante - R$ 12.438.144,6721- Rede - R$ 10.662.556,5822- Patriota - R$ 9.936.929,1023- PSL - R$ 9.203.060,51 24- PTC - R$ 6.334.282,1225- PRP - R$ 5.471.690,91 26- DC - R$ 4.140.243,3827- PMN - R$ 3.883.339,54 28- PRTB - R$ 3.794.842,38 29- PSTU - R$ 980.691,10 30- PCB - R$ 980.691,10 31- PCO - R$ 980.691,1032- PPL - R$ 980.691,10 33- Novo - R$ 980.691,1034- PMB - R$ 980.691,1

O percentual está de acordo com a Lei das Eleições, que determina que pelo menos

30% das candidaturas de cada sigla seja de um dos gêneros.

Rua Atanázio Soares, 1226Vila Olimpia -SorocabaFone: (15) 3239.-2011 (15) 98131-7943

18 de OutubroDia do Pintor

"Parabéns a todos os profissionais desta arte!"

GIMENESGIMENES

Bazar e Cosméticos,Chaveiro,troca-se bateria e pulseira de relógio

15 3014.0933Rua Pedro Alvares Cabral, 181Vila Progresso | Sorocaba/SP

R$ 1.716.209.431,00Total transferido aos diretórios nacionais com registro no TSE:

Frango Assado eCostela no Bafo

15 99129-521715 99652-4550

Arroz - Salpicão - MaioneseFarofa Fria

Salada de Beringela - Cuscuz

Ligue e Faça sua encomenda:

Rua Ubirajara, 1060 - Vila Progresso

MURILO GRILL

Adquira seu convite!

Rua Araraquara, 151 | Sala 2 | Jd Leocádia | Sorocaba/SPFone: (15) 3357 1720 | (15) 98127 2100 (whatssapp)

[email protected] | www.accamaraseguros.com.br

Seguros: Residência , Auto, Vida, Empresarial, Consórcio, Saúde, Dental, Máquinas e Outros