vocÊ conhece o livro “a arte da guerra”, de sun tzu? · 2020. 12. 21. · para a importância...

6
VELHOGENERAL.COM.BR VOCÊ CONHECE O LIVRO “A ARTE DA GUERRA”, DE SUN TZU? 1 22/12/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIA: GESTÃO & LIDERANÇA VOCÊ CONHECE O LIVRO “A ARTE DA GUERRA”, DE SUN TZU? Por Paulo Roberto da Silva Gomes Filho* Sun Tzu e o livro “A Arte da Guerra”. A Arte da Guerra é um livro espetacular que merece uma leitura reflexiva. Não só por sua incrível abrangência ao tratar de aspectos estratégicos e táticos, como por sua incrível atualidade, mesmo passados 2,5 mil anos de sua redação. O autor de “Arte da Guerra”, na verdade, se chamava Sun Wu. “Tzu”, ou “Zi”, como é mais comumente chamado na China, significa algo como “Mestre” ou “Venerável”. Logo, Sun Tzu significa “O Mestre Sun”. Ele nasceu na cidade de Lean (hoje Huimin, província de Shandong), por volta de 550 a.C., na província de Qi, mas veio a tornar-se General do estado de Wu. A Batalha de Boju, em 506 a.C., ficou conhecida como a mais importante vitória em combate dentre as obtidas por Sun Tzu. O Estado de Wu estava em guerra contra o Estado de Chu. Sun Tzu assumiu o comando das tropas após impressionar o Rei He Lu com seu conhecimento militar e seu tratado sobre a Arte da Guerra.

Upload: others

Post on 09-Feb-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • VELHOGENERAL.COM.BR VOCÊ CONHECE O LIVRO “A ARTE DA GUERRA”, DE SUN TZU? 1

    22/12/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIA: GESTÃO & LIDERANÇA

    VOCÊ CONHECE O LIVRO “A ARTE DA GUERRA”, DE SUN TZU? PorPauloRobertodaSilvaGomesFilho*

    SunTzueolivro“AArtedaGuerra”.

    AArtedaGuerraéumlivroespetacularquemereceumaleiturareflexiva.Nãosóporsuaincrívelabrangênciaaotratardeaspectosestratégicosetáticos,comoporsuaincrível

    atualidade,mesmopassados2,5milanosdesuaredação.

    Oautorde“ArtedaGuerra”,naverdade,sechamavaSunWu.“Tzu”,ou“Zi”,comoé mais comumente chamado na China, significa algo como “Mestre” ou“Venerável”.Logo,SunTzusignifica“OMestreSun”.ElenasceunacidadedeLean(hojeHuimin,provínciadeShandong),porvoltade550a.C.,naprovínciadeQi,masveioatornar-seGeneraldoestadodeWu.

    ABatalhadeBoju,em506a.C.,ficouconhecidacomoamaisimportantevitóriaemcombatedentreasobtidasporSunTzu.OEstadodeWuestavaemguerracontraoEstadodeChu.SunTzuassumiuocomandodastropasapósimpressionaroReiHeLucomseuconhecimentomilitareseutratadosobreaArtedaGuerra.

  • 2 VOCÊ CONHECE O LIVRO “A ARTE DA GUERRA”, DE SUN TZU? VELHOGENERAL.COM.BR

    MapadaregiãodeSunTzu.

    A Arte da Guerra é uma obra-prima do pensamento militar. Sua importânciatranscendeuotempo,tornando-seumclássicoobrigatório,nãosóparamilitares,masparatodososqueseinteressamporestratégia,noocidenteenooriente.Olivroestáestruturadoemtrezecapítulos:

    1. Estabelecendoplanos2. Emcombate3. AEstratégiadeataque4. Disposiçõestáticas5. Ousodaenergia6. Pontosfortesefracos7. Manobrando8. Variaçõestáticas9. Emmarcha10. Terreno11. Asnovesituações12. Oataquecomfogo13. Ousodeespiões

    A obra pode ser dividida em duas partes. Nos seis primeiros capítulos, de“Estabelecendo planos” até “Pontos fortes e fracos”, o autor abordaprincipalmenteaspectosdonívelestratégico,enfatizandoatomadadedecisão,aanálisedaestratégiaadotadapeloinimigoecálculosdepoderdecombate.Nos

  • VELHOGENERAL.COM.BR VOCÊ CONHECE O LIVRO “A ARTE DA GUERRA”, DE SUN TZU? 3

    setecapítulosseguintes,aanálisevaiaoníveltático,comaspectosrelacionadosàofensiva,àdefensivaseaoresultadodoscombates.

    Logonaprimeirafraseprimeirocapítulo,“Estabelecendoplanos”,SunTzualertaparaaimportânciacapitaldaguerraparaoEstado.

    Ainda no primeiro capítulo, são listados cinco fatores que devem ser semprelevadosemconsideraçãonatomadadasdecisões:aLeiMoral,oCéu,aTerra,oComandanteeoMétodoeaDisciplina.

    • PelaLeiMoral,segundoSunTzu,osgovernadosseguiriamseusoberano,àdespeitodoriscodesuasvidas,emumaguerra.Osoberano,paratanto,deveriareunirospredicadosmoraisparaconquistaressaconfiança,sendosábio,sensato,honestoejusto.

    • OCéudiziarespeitoaoclima,àhoradabatalha,àestaçãodoano.

    • ATerraestárelacionadaaoterreno,àsdistâncias,àspassagenslargasouestreitas,aoscamposfechadosouabertos.

    • O Comandante deveria ser avaliado por sua sabedoria, honradez,habilidadesguerreiras,confiança,benevolência,severidadeejustiça.

    • OMétodoeaDisciplinasereferemàorganizaçãodoexércitoeseupreparologístico.

    Assim,SunTzutraçaprincípiosbasilaresque,seatendidos,levariamosexércitosàvitória.Noencerramentodocapítulo,SunTzudáênfaseaologro.

    Nosegundocapítulo,SunTzualertaparaascampanhasprolongadasqueacabampor exaurir os recursos do Estado. O que realmente importa na guerra é umarápidavitória,enãocampanhasprolongadas.Assim,aprincipalideiadoprimeirocapítuloé a importânciadeumplanejamentodetalhado,que considere fatores

    “AArtedaGuerraédevitalimportânciaparaoEstado.Équestãodevidaoumorte,umaestradatantoparaasegurançaquantoparaaruína.Portanto,éumtemadeestudosquenãopode,de

    formanenhuma,sernegligenciado.

    SunTzu.AArtedaGuerra,Capítulo1”

    “Todasasguerrassãobaseadasnologro.Portanto,quandocapazesdeatacar,devemosparecerincapazes,aousarmosasnossasforças,devemosparecerinativos,quandoestivermospróximos,devemosparecerdistantesequandodistantes,devemosparecerpróximos.

    SunTzu.AArtedaGuerra,Capítulo1”

  • 4 VOCÊ CONHECE O LIVRO “A ARTE DA GUERRA”, DE SUN TZU? VELHOGENERAL.COM.BR

    fundamentaisparaumaboadecisão,quesempredeveráserimplementadacomamáximautilizaçãodadissimulação,dologroedoengano.

    Noterceirocapítulo,SunTzutratadasestratégiasofensivas.Énestecapítuloquese encontra a famosa frase de que “lutar e vencer todas as batalhas não é aexcelênciasuprema;aexcelênciasupremaéquebrararesistênciadoinimigosemlutar”.

    ParaSunTzu,oGeneralhabilidosoéaquelequesabeomomentodelutareodenão lutar. Aquele que souber manipular suas forças, sendo inferiores ousuperioresemnúmero.Aquelecujoexército,estandopreparado,souberesperaromomentoemqueoinimigoestiverdespreparado.Paraisso,odeveráconhecermuitobemoseuexércitoeoexércitoinimigo.

    NoCapítulo4,SunTzuasseveraqueoguerreirohabilidosoprimeirosecolocaemposiçãodenãoserderrotado,parasóentãoaguardaraoportunidadedederrotaroinimigo.

    Ograndeguerreiro, também,nãoapenasvence;masvencecomfacilidade. Issoaconteceporqueelenãocometeerrosetambémporsecolocaremumaposiçãoquetornaaderrotaimpossível.

    Comosevê,nestecapítulo,maisumavezSunTzuenfatizaaimportânciadeumplanejamentominucioso,queexploreasvulnerabilidadesdoinimigoerespeiteomomentocertodesefazeraguerra.

    AideiaprincipaldoCapítulo5éautilizaçãomáximadaforçadoexército,atacandooinimigodaformamaiseficientepossível.SunTzuutilizaafiguradeumapedralançada contra um ovo para caracterizar o emprego correto da massa de umexércitocontraumpontovaziooumaldefendidopeloinimigo.

    Sun Tzu fala no emprego de dois tipos de tropas, as regulares (Zheng), e asextraordinárias (Qi). Essas duas devem ser empregadas em combinação, demúltiplasformas,comflexibilidade,parasealcançaravitória.Asforçasregularesserão necessárias para engajar-se nas batalhas, mas as extraordinárias, paraasseguraravitória.Astáticasutilizadaspelasforçasextraordináriassãoaquelassurpreendentesesingulares.Astáticasdasforçasregularessãoashabituais.

    No Capítulo 6, Sun Tzu explora a importância de se obter vantagem sobre oinimigo.Estavantageméobtidapelasurpresa,pelavelocidade,pelosigilo.

    “Seconheceresoinimigoeatimesmo,nãotemasoresultadodecembatalhas.Seconheceresatimesmo,masnãoaoinimigo,paracadavitória,terásumaderrota.Senãoconheceresnematimesmo,

    nemaoinimigo,sucumbirásatodasasbatalhas.

    SunTzu.AArtedaGuerra,Capítulo3”

  • VELHOGENERAL.COM.BR VOCÊ CONHECE O LIVRO “A ARTE DA GUERRA”, DE SUN TZU? 5

    Assimcomoaáguanãopossuiformaconstante,naguerranãoexistemcondiçõesconstantes.Obomcapitãoéaquelequeconseguemodificarsuastáticasdeacordocomcadaoponente,obtendoassimavitória.

    ApartirdoCapítulo7,SunTzupassaafazerconsideraçõesdeumnívelmaistáticoque estratégico. Volta a enfatizar a importância da dissimulação e do sigilo.Tambémenfatizaaimportânciadasmanobrasdesbordanteseenvolventes.

    Fala da dificuldade de comunicação na confusão da batalha, ressaltando aimportânciadousodebandeirolas,estandartesetamborescomoinstrumentosdetransmissão de ordens. Nesse sentido fica clara a preocupação com o quemodernamenteseconsideraoComandoeControle.

    Listaumasériederecomendaçõestáticas,comonuncaatacarestandoseuexércitoem parte mais baixa do terreno, com o inimigo no alto, ou nunca cercarcompletamente um inimigo, deixando uma rota de fuga para evitar pressionardemaisuminimigodesesperado.

    As recomendações eminentemente táticas continuam no Capítulo 8. Ocomandante deve executar seu planejamento após um minucioso estudo doterrenoedoinimigo.

    NosCapítulos9,10e11,SunTzucontinuatratandodeaspectostáticos.Tratadautilização do terreno em marchas e nos acampamentos. Explica como ler osindíciosdaspróximasaçõesaseremexecutadaspeloinimigo.SunTzulistacincoerrosquepodemarruinarumgeneral:aimprudência,queolevaàdestruição;acovardia, que o leva a captura; um temperamento irritadiço, que pode serestimuladoporinsultos;adesepossuirumsentidodehonramuitosensível,que

    “Táticasmilitaressãocomoáguasquefluem,poisaáguaemseucursonaturalprecipita-sedoslocaisaltosparaosbaixos.Domesmomodo,naguerra,ocaminhoéevitaroforteeatacaroqueéfraco.Aáguamoldaseucursodeacordocomosolosobreoqualelaflui.Domesmomodo,osoldadorealizasuavitóriadeacordocomoinimigo

    queestáenfrentando.

    SunTzu.AArtedaGuerra,Capítulo6”

    “Aartedaguerranosensinaanãoconfiarnapossibilidadedequeoinimigonãovenha,masnanossaprontidãopararecebê-lo;nãona

    possiblidadedequeelenãoataque,masnofatodequefazemosnossaposiçãoinexpugnável.

    SunTzu.AArtedaGuerra,Capítulo8”

  • 6 VOCÊ CONHECE O LIVRO “A ARTE DA GUERRA”, DE SUN TZU? VELHOGENERAL.COM.BR

    odeixarásuscetívelàarmadilhadosinsultos;adesepreocupardemasiadamentecomseushomens,queofarásucumbirapreocupaçõeseproblemas.

    Trata tambémdas qualidades e defeitos dos generais, com liçõesde liderança.Afirmaqueo generalqueavança semcobiçar a famae retrocede sem temeradesonra,cujopensamentoéapenasprotegerasuaterraeprestarbomserviçoaseusoberano,éa“joiadoreino”.

    Porfim,listanovetiposdeterrenosondepodehavercombate,tratandodecomodevesedesenvolverocombateemcadaumdeles.

    NosCapítulos12e13,SunTzutratadedoistópicosespeciais.Comoutilizarofogonasofensivasecomoempregarosespiões.

    AArtedaGuerraéumlivroespetacular,quemereceumaleiturareflexiva.Nãosóporsuaincrívelabrangência,aotratardeaspectosestratégicosetáticos,comoporsuaincrívelatualidade,mesmopassados2,5milanosdesuaredação.

    Aofazersualeitura,entretanto,háqueseestaratentoàtraduçãorealizada.Viaderegra, as traduções são feitas do chinês para o inglês e, deste, para os demaisidiomas,oquepoderesultareminterpretaçõesbemdistintasdaoriginal.Alínguachinesa é extremamente concisa. Diferentemente do pensador ocidental, opensadorchinêsnãodefendediscursivamentesuasideias.Assim,opensamentodeSunTzufoiinterpretadoaolongodosséculos,porumatradiçãotipicamentechinesadecomentaristas.Dessaforma,cabeaoleitorfazersuainterpretaçãodoquefoiescrito.Issoétãoimportantequantooqueestáredigidoliteralmente.

    *PauloRobertodaSilvaGomesFilhoéCoroneldeCavalariadoExércitoBrasileiro.FoideclaradoaspiranteaoficialpelaAcademiaMilitardasAgulhasNegras(AMAN)em1990.ÉespecialistaemDireito Internacional dos Conflitos Armados pela Escola Superior de Guerra (ESG) e emHistóriaMilitar pelaUniversidade do Sul de Santa Catarina; possuimestrados emCiênciasMilitares pelaEscoladeComandoeEstadoMaiordoExército(ECEME)eemDefesaeEstratégiapelaUniversidadeNacionaldeDefesa,emPequim,China.FoiinstrutordaAMAN,daEsAOedaECEME.Comandouo11ºRC Mec sediado em Ponta Porã/MS. É autor de diversos artigos sobre defesa e geopolítica eatualmenteexercea funçãodeassistentedoComandantedeOperaçõesTerrestres,alémde serogerentedoProjetoCombatenteBrasileiro(COBRA).E-mail:[email protected].

    “Considerateussoldadoscomoteusfilhoseelesteseguirãoatéomaisprofundodosvales;cuidadelescomoteusprópriosamadosfilhoseelesestarãoateulado,atémesmoparaamorte.Se,noentanto,foresindulgente,masincapazdefazeressentidatua

    autoridade,bondoso,masincapazdefazercumprirteuscomandose,ademais,incapazdereprimiresadesordem,então,teussoldadosdevemsercomparadosacriançasmimadas.Elessãoinúteispara

    quaisquerpropósitospráticos.

    SunTzu.AArtedaGuerra,Capítulo10”