vivÊncias no estÁgio supervisionado: ensino …

1
VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL II AUTOR(ES): GABRIELA GONÇALVES DIAS, ANA CLAUDIA RIBEIRO DA SILVA, ALINE TATIANE GONÇALVES PERES VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL II Gabriela Gonçalves DIAS; Ana Claudia Ribeiro da SILVA; Aline Tatiane Gonçalves PERES; Mariana Rocha ALVES, Dênio Leonardo Silva COSTA; Luciana Mendes OLIVEIRA. Objetivo: Realizar a caracterização e observação do ambiente escolar e das aulas do ensino fundamental II, auxiliar o professor regente na coparticipação e trabalhar atividades de acordo com o planejamento escolar durante a docência. Metodologia: Trabalhamos com turmas do 6° ao 9° ano no turno matutino da Escola Estadual Professor Bicalho na cidade de Grão Mogol. Iniciamos com a observação e caracterização que somaram 10 horas do nosso estágio. Nesse primeiro momento o objetivo era de conhecer e analisar a comunidade escolar de forma, realizando registros de todas as observações. Na coparticipação atuamos junto ao professor de maneira que não interferisse em seu método de ensino, realizamos ainda a elaboração de planos de aula somando mais 10 horas do nosso estágio. Na docência planejamos e trabalhamos, em aulas teóricas e práticas, o esporte handebol, seguindo uma sugestão da professora, que relatou que nenhuma das turmas ainda não haviam tido conhecimento deste esporte e que o mesmo estava no planejamento. Dessa forma, iniciamos o conteúdo com as regras básicas e os fundamentos, com demonstrações dentro da quadra. Seguimos com atividades de iniciação e encerramos com a prática de jogos pré-desportivos, bem como competições nos jogos escolares. Somando uma carga horária de 30 horas. Resultados: Através dessas analises tivemos conhecimento do funcionamento da escola, seu planejamento, projeto pedagógico, plano de ensino, reuniões, projetos e o método de ensino adotado pelo Educador Físico. Conclusão: O Estágio Supervisionado na segunda fase do Ensino Fundamental é um aprimoramento do aprendizado teórico que adquirimos durante o curso. É de suma importância para nossa formação, nos possibilita vivenciar e colocar em prática o que nos foi passado na teoria. Trabalhar na segunda fase do Ensino Fundamental foi uma experiência muito gratificante, uma vez que conseguimos aprender e ao mesmo tempo contribuir para o ensino aprendizagem desses adolescentes. De maneira geral, o estágio foi prazeroso e enriquecedor, nos possibilitou conhecer a prática pedagógica da escola juntamente com a sua funcionalidade. Criamos laços afetivos, adquirimos conhecimentos, e conseguimos alcançar os objetivos almejados, contribuindo assim para o ensino aprendizagem.

Upload: others

Post on 16-Nov-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINOFUNDAMENTAL IIAUTOR(ES): GABRIELA GONÇALVES DIAS, ANA CLAUDIA RIBEIRO DA SILVA, ALINE TATIANEGONÇALVES PERES

VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL II Gabriela Gonçalves DIAS; AnaClaudia Ribeiro da SILVA; Aline Tatiane Gonçalves PERES; Mariana Rocha ALVES, Dênio Leonardo SilvaCOSTA; Luciana Mendes OLIVEIRA. Objetivo: Realizar a caracterização e observação do ambiente escolare das aulas do ensino fundamental II, auxiliar o professor regente na coparticipação e trabalhar atividadesde acordo com o planejamento escolar durante a docência. Metodologia: Trabalhamos com turmas do 6°ao 9° ano no turno matutino da Escola Estadual Professor Bicalho na cidade de Grão Mogol. Iniciamoscom a observação e caracterização que somaram 10 horas do nosso estágio. Nesse primeiro momento oobjetivo era de conhecer e analisar a comunidade escolar de forma, realizando registros de todas asobservações. Na coparticipação atuamos junto ao professor de maneira que não interferisse em seumétodo de ensino, realizamos ainda a elaboração de planos de aula somando mais 10 horas do nossoestágio. Na docência planejamos e trabalhamos, em aulas teóricas e práticas, o esporte handebol,seguindo uma sugestão da professora, que relatou que nenhuma das turmas ainda não haviam tidoconhecimento deste esporte e que o mesmo estava no planejamento. Dessa forma, iniciamos o conteúdocom as regras básicas e os fundamentos, com demonstrações dentro da quadra. Seguimos com atividadesde iniciação e encerramos com a prática de jogos pré-desportivos, bem como competições nos jogosescolares. Somando uma carga horária de 30 horas. Resultados: Através dessas analises tivemosconhecimento do funcionamento da escola, seu planejamento, projeto pedagógico, plano de ensino,reuniões, projetos e o método de ensino adotado pelo Educador Físico. Conclusão: O EstágioSupervisionado na segunda fase do Ensino Fundamental é um aprimoramento do aprendizado teórico queadquirimos durante o curso. É de suma importância para nossa formação, nos possibilita vivenciar ecolocar em prática o que nos foi passado na teoria. Trabalhar na segunda fase do Ensino Fundamental foiuma experiência muito gratificante, uma vez que conseguimos aprender e ao mesmo tempo contribuirpara o ensino aprendizagem desses adolescentes. De maneira geral, o estágio foi prazeroso eenriquecedor, nos possibilitou conhecer a prática pedagógica da escola juntamente com a suafuncionalidade. Criamos laços afetivos, adquirimos conhecimentos, e conseguimos alcançar os objetivosalmejados, contribuindo assim para o ensino aprendizagem.