viver melhor - jun/jul 2010

6

Click here to load reader

Upload: manutencao-rits

Post on 22-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Informativo do Grupo Vila

TRANSCRIPT

Page 1: Viver Melhor - jun/jul 2010

Informativo do Grupo Vila | Ano VIII | Número 6 | Junho/Julho 2010

Sala de Vacinas Ossos saudáveis Mais de 1.200 criançasforam atendidas noprimeiro trimestre na novasala de vacinas do VarelaSantiago, com apoio daClínica Multifam.

Página 5

Campanha alerta parariscos da osteoporose e oortopedista Mauro Calhaudá explicações de comoretardar o aparecimentoda doença.

Página 5

Vila Flor Cremação em altaRio Grande do Norte Coluna Viva MelhorParaíba Pernambuco

Em João Pessoa, o GrupoVila realizou suaprimeira ação do Dia dasMães nos cemitérios dagrande João Pessoa.

Página 6

A cremação é vista hoje commais naturalidade, emboraapenas 5% da populaçãobrasileira procure o serviço.Em Paulista/PE aumentou100%.

Página 3

PÁGINA 4

Grupo Vila inova aoimplantar sistema

de automaçãointeligente

Page 2: Viver Melhor - jun/jul 2010

Magno Fernando Vila, JoséEduardo Vila, Nilo Sérgio VilaDiretores

Lumiar Comunicação Integrada Fone: (84) 3211.2846E-mail: [email protected]ção Editorial

Luciano Herbert - 302 DRT/RNEditor/Jornalista Responsável

Hetth Carvalho - 1750 DRT/GOMirela Soane - 3884 DRT/PELeandor Ramalho - 6028/99DRT/PB Textos

Ana Maria RamosRevisão

Erison Pereira - 1085 DRT/RNProjeto e Diagramação

Mkt Grupo Vila e Moraes NetoFotos

e x p e d i e n t e

crônicaInfração no postoda PolíciaRodoviáriaFederal

No inicio dos anos 70,estava eu no meuexpediente normal quandorecebi um telefonema deum amigo pedindo para iraté o Hospital InfantilVarela Santiago paratraslar o corpo de uma

criança, filho de ummorador de sua fazendalocalizada em São José deMipibu. Na hora todos oscarros fúnebres estavamocupados e fui no meu“fusquinha”, deixei acriança no local combinadoe voltei de imediato. Ao meaproximar do Posto daPolícia Rodoviária Federal,não me toquei, pois vinha amais de 100km/hora. Opatrulheiro apitou e pareiprontamente, foi logo mepedindo a carteira dehabilitação e o documentodo veículo. Foi quando metoquei que havia deixadosambos os documentos noescritório em Natal, opatrulheiro disse que oveículo estava detido,estacionei o carro no localque ele determinou eentreguei-lhe as chaves,neste tempo não haviatelefone celular e pedi aopatrulheiro para falar pelorádio com a sede dapatrulha RodoviáriaFederal de Natal e ver seestava de plantão algumpatrulheiro amigo meu,citei os nomes de Tomé,Mário Balbino, Marcelino epedi para telefonar para a

Funerária São Francisco, opatrulheiro disse oseguinte: “Você mora na Av.Deodoro, quase vizinho aocolégio ImaculadaConceição? Sua casa tem aentrada pela lateral, seuapartamento fica no finalem um 10 andar?”, respondique sim, foi quando paraminha surpresa ele disseque o meu carro estavaliberado. Ai eu pergunteiporque, se ele acabara dereter meu carro e, logo emseguida liberou. Foi quandoele perguntou, você selembra há muito tempoatrás, era um dia dedomingo no final da tarde,você estava deitado numarede no seu apartamento,quando chegou Marcelinocom um amigo pedindopara você providenciar ofuneral do pai deste amigo,pois naquele dia ele estavacom a situação financeiradifícil e você liberou tudo e,só uma semana depois eleveio acertar as contas?Você fez um abatimentoespecial e ainda parcelou adívida? Eu respondi quesim, foi quando ele disse:Aquele amigo de Marcelinoera eu.

Magno Vila.

e d i t o r i a l

Nesta edição, o ViverMelhor destaca um projetopioneiro, o sistema deautomação inteligenteinstalado no Cemitério eCrematório Morada da Paz,em Pernambuco, que aliatecnologia, eficiência e,principalmente, economiade recursos naturais. E foi

em nossos cemitérios querealizamos, com muitaemoção, mais umatradicional homenagem noDia das Mães, reunindocentenas de pessoas parapalestras e missas.

Destacamos um feitoimportante que vaibeneficiar toda a

comunidade natalense, aSala de Vacinas do HospitalInfantil Varela Santiago,que completa um ano defuncionamento neste mêsde julho com o apoio daClínica Multifam. E é comalegria que comemoramoso trabalho sério realizadona região do Seridó com

mais um aniversário doSempre Caicó.

A saúde e bem estartambém tem lugargarantido. Na Coluna VivaMelhor vamos falar sobre acampanha de orientaçãosobre os riscos daOsteoporose na ClínicaMultifam de Igapó.

“Gosto muito doatendimento de vocês,sempre me tratammuito bem, medeixando muitoesclarecida. Só tenho aagradecer por tudo.Um Abraço”.Sônia, Natal/RN.

“Parabenizo a equipedo SEMPRE ‒ PE, poisfiquei muito satisfeitapela agilidade ecomprometimentocomigo num momentotão difícil,proporcionando umfuneral com muitaorganização ao meuente querido. Prestoaqui o meuagradecimento aoSEMPRE ‒ PE”.Marilene Severina deFreitas e Carlos AbertoLira, Recife/PE.

“É um Planonecessário, que garantetratamento digno parao parente que partiu etranquilidade para osque ficaram. A gentefica resguardado”.Edmilson Brito, Paraíba/PB.

2 Junho/julho 2010

8.000 ExemplaresTiragemViver Melhor é uma publicaçãobimestral do Grupo Vila. RuaPresidente Bandeira, 487 - 1º andarAlecrim - Natal/RN - CEP 59.031-200Fone (84) 3213-5005 - E-mail:[email protected]

Mural do cliente

Page 3: Viver Melhor - jun/jul 2010

O que fazer em caso de morte?

MORTE NATURALSe o falecido tem assistência médica,

a família deverá procurar o médico quefazia o acompanhamento para que elepreencha a declaração de óbito. Nãotendo assistência médica, solicitar aPolicia Civil para remover o corpo para oIML (Instituto Médico Legal), e receber adeclaração de óbito.

No caso de morte natural, a funeráriatem autonomia para remover o corpopara o SVO ‒ Serviço de Verificação deÓbitos, desde que acompanhado por umfamiliar portando documentos dofalecido. O exame só será efetuado, nomínimo, após seis horas do falecimento.

Quando a pessoa que faleceu estavainternada, o próprio hospital irá fornecera declaração de óbito.

MORTE VIOLENTAÉ considerada morte violenta

qualquer tipo de acidente de trânsito,homicídio, suicídio, queda, afogamento,entre outras. Nestes casos só quem podeassinar a declaração de óbito são os

médicos do IML (Instituto Médico Legal)ou ITEP (Instituto Técnico Científico dePolícia).

Se a vítima falecer no local doacidente só o IML ou ITEP poderão fazero translado do corpo. Da mesma forma,se for encaminhada para qualquerhospital e vier a falecer, o hospitalacionará a Policia Civil para que o corposeja removido para o IML.

Documentos para o Registro de Óbito(original e cópia): certidão denascimento (se solteiro), certidão decasamento (se casado), certidão decasamento com averbação (se divorciadoou separado judicialmente), carteira deidentidade, carteira de trabalho, CPF,título de eleitor, número do benefício enúmero da espécie (se aposentado oupensionista do INSS).

O prazo limite para o Registro deÓbito é de 15 dias.

Somente poderá se dirigir ao cartóriocomo declarante de óbito: pai, mãe, filho,filha, cônjuge do falecido.

Cremação já é vistacom naturalidade

3 Junho/julho 2010

Sempre Caicócomemoramais um anode atuação

Procedimento apresenta demanda crescente

O responsável deverá procurar uma funerária de sua confiança, com os documentospessoais do falecido. É importante verificar se a família possui um Plano deAssistência Funeral.

Na Pré-História, acremação era utilizada paraevitar a aproximação de feras.Muitos séculos depois, porvolta de mil anos antes deCristo, os gregos consideravamum destino nobre aos mortos.O certo é que a práticaatravessou fronteiras e hoje éadotada em muitos países porse tornar um processoambientalmente correto.

“A cremação é cada vezmais vista com naturalidade”.comenta Daniel Vila, gerenteregional do Cemitério eCrematório Morada da Paz,localizado em Paulista, região

metropolitana de Recife, queatende a todos os estados doNordeste.

Embora os fatores quemotivam a cremação sejampróprios de cada cultura, oserviço vem ganhando cadavez mais força na atualidade.No Japão, 98% das pessoasfalecidas são cremadas. NaEuropa, em países como aSuíça, 75% optam por esteprocedimento.

No Brasil, o serviço éprocurado por apenas 5% dapopulação, mas já apresentauma demanda crescente. Naunidade de Paulista, foi

registrado um aumento de100% na procura só nesteprimeiro semestre de atuação.A cremação exige que a pessoaregistre o desejo de sercremado, já a disposição finaldas cinzas é livre, podendo serconservadas em jazigos ouentregues à família em umaurna de cinzas.

Atualmente já é possível

encontrar urnas de cinzas emformatos e padronagensdiferenciadas. Se a famíliaoptar por jogá-las ao mar,existe a Hidrossolúvel. E entreas mais requisitadas, está aEcológica, que vemacompanhada de sementesque dará origem a uma belaárvore e poderá ser plantadaaté no quintal de casa.

Inaugurado em junho de2008, a unidade do Sempre ‒Assistência Funeral - emCaicó tem muito acomemorar.

Nestes dois anos,inúmeras vidas, na região doSeridó, já estão cobertas peloplano de assistência familiarque garante todo serviçofunerário e permite aosclientes planejaremantecipadamente os arranjose custeios de um funeral.

Para festejar a data serárealizado um jantarcomemorativo com todos osfuncionários da empresa,profissionais que colaborampara manter o pioneirismo ea qualidade dos serviços doSempre. “Quando se tem umobjetivo claro e transparentefica mais fácil atingir asmetas e os resultados”,ressalta Tales Dias,supervisor do plano Sempreem Caicó.

Hidrosolúvel e ecológica: opções de urnas cinerárias.

Page 4: Viver Melhor - jun/jul 2010

Projeto de automação destaca pioneirismodo Grupo Vila no mercado do Nordeste

Reconhecido pela gestãoinovadora e por explorar aspotencialidade do mercadofunerário, o Grupo Vila,genuinamente potiguar,continua se destacando aooferecer serviços e estruturadiferenciada aos seusclientes. Atualmente, acriação e implantação de umprojeto pioneiro deautomação implantado noCemitério e CrematórioMorada da Paz, localizadoem Paulista/PE, temcolaborado para reduzircustos em até 60% eotimizar a operação doempreendimento.

O Sistema de AutomaçãoInteligente (SAI) é umsoftware capaz de analisaras diversas situações docemitério e decidir, demaneira autônoma, a melhorsolução para cada setor.Este avanço permite utilizara energia elétrica de formainteligente, administrarracionalmente o consumode água e tornar asatividades diárias maiseficientes.

“A partir de umanecessidade interna,estudamos a criação destatecnologia para trabalhar deforma inteligente, não sóacionando ou desligandoequipamentos, mascontolando sua frequência etambém o horário destefuncionamento. Porexemplo, se chover, é o SAIque interrope o sistema deirrigação no Cemitério”,revela Daniel Vila, GerenteRegional de Pernambuco.

O Sistema foi implantadoem abril do ano passado eestá em operação desde oinício de 2010. Toda aoperacionalização doempreendimento, queenvolve a parte elétrica,

4 Junho/julho 2010

Sistema contribui para redução de custos em até 60%, além de otimizar a operação

Guilherme Lithg(E) e Pedro Luiz. No detalhe, Aurino Vila.

hidráulica, logística, veículose almoxarifado, estáconectada à rede. Aeconomia gerada a partir daimplantação deste sistemajá impressiona.

“O custo da energiaelétrica foi reduzido emmédia 30% ao mês, e oconsumo de água utilizada,sobretudo, nas cachoeirasartificiais e fontesluminosas, já alcançou umaredução mensal deaproximadamente 60%.Além disso, houve umadiminuição de algumastarefas, como a de operar osistema de irrigação queteve seu profissionalremanejado para outrafunção”, acrescenta DanielVila.

O SAI foi implantadocomo projeto piloto,passando por fases de testese adaptações na unidade dePernambuco. Mas atecnologia, que jácomprovou sua eficiência,deverá, em breve, serexpandida para outrosempreendimentos. “Já

estamos redesenhando aparte elétrica e a parte físicado Cemitério Morada daPaz, em Emaús, em Natal/RN, para implantarmos osistema”, afirma GuilhermeLithg, idealizador do projetode automação.

Algumas empresas nomercado tambémsinalizaram interesse emadquirir esta tecnologiacriada pelo Grupo Vila. Maisuma vez, o grupo potiguarsaiu na frente e trouxeinovação para o mercadoonde atua.

HISTÓRIA DE PIONEIRISMONatal ainda era uma

capital pequena quando viunascer a Funerária SãoFrancisco, fundada porAurino Vila, em 1948. Hoje,o Nordeste parece serpequeno para o arrojo daadministração de seussucessores, queposicionaram o Grupo Vilacomo uma das marcas maisrespeitadas no país por suacrescente inovação emserviços funerários.

A implantação do VelórioVirtual, um serviço quepossibilita aos parentesdistantes acompanharem,pelo website do Grupo Vila,o velório do seu entequerido, foi um feito inéditono Brasil.

Da mesma forma, aPsicologia do Luto, oferecidahá sete anos gratuitamenteaos clientes, também épioneira no Nordeste. Oserviço, realizado porpsicólogas especializadas noassunto, acolhe e ajudapessoas no momento desuas maiores dores.

Outra ferramentaimportante e que acaba deser repaginada foi o site doGrupo Vila. A nova páginachega ainda mais completa,proporcionando maiorinteração com o cliente evisitante, que pode fazercontato através doatendimento online 24horas. O site manteve seutradicional Mural deHomenagens, um canal pararegistrar mensagens aosentes queridos.

Page 5: Viver Melhor - jun/jul 2010

Doença silenciosa, que leva aoenfraquecimento dos ossos, aOsteoporose foi o foco de umacampanha realizada na ClínicaMultifam de Igapó.

Em dois dias foram distribuídosfolders informativos sobre a doençae realizados gratuitamente 60exames de Ultrassonografia Ósseado Calcanho (osso do calcanhar) empessoas com idade acima dos 40anos.

Os pacientes que apresentaramalgum tipo de alteração foramencaminhados ao especialista.

Para saber mais sobre esta doença,conversamos com o OrtopedistaMauro Calhau, 23 anos de profissão,que concedeu algumas dicas:

�A Osteoporose atinge homens emulheres. No sexo masculino o fatormais comum é a idade. No feminino,além da idade, a menopausa podeapressar o aparecimento;

�Outras enfermidades podemprovocar a Osteoporose como ocâncer ou doenças da tireóide;

�É fundamental retardar oaparecimento da Osteoporose, jáque não há como evitar oaparecimento. Daí a importância doacompanhamento, realizado a partirdos 60 anos de idade, através deexames laboratoriais e clínicos,como a Densitometria Óssea;

�O médico Mauro Calhau tambémsugere outras medidas para adiar oaparecimento da Osteoporose:praticar exercícios físicos; boaalimentação, tomar sol, evitarbebida alcoólica, o fumo e aobesidade;

No Brasil, dados estatísticosmostram que 10 milhões de pessoassofrem com Osteoporose, sendo que 3em cada 4 doentes são do sexofeminino. Atenta aos números e à

importância de oferecer saúde aosseus clientes, a Multifam de Igapódeverá realizar em breve outracampanha. Os interessados podementrar em contato pelo telefone:3214-6362.

viva melhor

Hospital Varela Santiagoreabre sala de vacinas comapoio da Clínica Multifam

Mais de mil e duzentascrianças receberamatendimento no primeirotrimestre deste ano na novasala de vacinas do HospitalInfantil Varela Santiago. Umaconquista realizada com oapoio da Clínica Multifam,uma empresa do Grupo Vila,que promoveu uma amplareforma e comprou novosmóveis e equipamentos, tudode acordo com as exigênciasda Agência Nacional deVigilância Sanitária (ANVISA).Além disso, disponibilizou umtécnico de enfermagem paraaplicação das vacinas durante

o expediente da sala.“A sala de vacinas estava

fechada há aproximadamentedois anos e o apoio daMultifam permitiu que oHospital voltasse a prestar umserviço tão importante paratoda a comunidade, uma vezque este espaço atende atodas as faixas da população”,ressaltou o DiretorSuperintendente do VarelaSantiago, doutor Paulo Xavier.

A reabertura da sala devacinas também ganhou umprojeto assinado pelaarquiteta Thânmaha Bezerra eum painel desenvolvido pela

Agência Pandora,que explica aimportância decada vacina. Ofuncionamento doespaço acontecede segunda asábado, das07h00 às 13h00,e sãodisponibilizadastodas as vacinas do calendáriobásico, como a tetravalente ea pólio, além das campanhas,a exemplo da H1N1. “O maisimportante é oferecer umserviço de qualidade a quemprecisa. Fizemos um

levantamentodas necessidades doatendimento e acreditamosestar cumprindo o nossopapel de empresa cidadã”,observa o Diretor do GrupoVila, Eduardo Vila.

5 Junho/julho 2010

No primeiro trimestre foram atendidas mais de 1.200 crianças

Dr. Mauro Calhau ‒ Ortopedista

Campanha orienta sobre riscos da osteoporose

Page 6: Viver Melhor - jun/jul 2010

Emoção marca Dia das Mães

Marleide Guimarães,técnica de enfermagem, e oseu filho Ademir Bezerrachegaram cedo. Mãe e netovieram homenagear Eunicede Oliveira, falecida em julhode 1997. “Todos os Dias dasMães eu venho aqui. É umsentimento que fica marcadoe que não dá pra esquecerneste dia. Aqui eu assisto amissa, faço minhas orações epresto minha homenagem”,conta. Marleide se juntou acentenas de pessoas quejuntas lotaram a capela e o

pátio do Cemitério Moradada Paz.

Antes da missa, foirealizada uma palestra como tema “A importância dehomenagear a quem partiu”,proferida pela psicólogaBianca Queiroz. “Estapalestra tem o intuito demostrar como é importanteprestar esta homenagem aoente querido, mostrar anecessidade de entender oprocesso do luto. Lembrandoque aqui é o lugar ideal paraexpor nossos sentimentos

pela perda”, explica aespecialista que coordena oserviço da Psicologia doLuto, oferecidogratuitamente aos clientesdo Grupo Vila.

O papel da figuramaterna na família ganhoudestaque na missa conduzidapelo Cônego José Mário.Entre cânticos e orações, asirmãs Lúcia Ribeiro, Mariado Céu e Maria Ferreira semantiveram unidas paracontinuar enfrentando aperda da mãe, Luiza Ribeiro,que partiu em junho de1999. “É como se tivessepartido neste dia. Ela e meupai significavam tudo pragente”. Estampando a foto damãe na camiseta, as trêsirmãs, enfeitaram o túmulo etrouxeram muitas cartascom declarações de amor.

Após a missa, foramdistribuídos 1600 balõesvermelhos em formato decoração, juntamente comuma mensagem dehomenagem da campanhaAmor gera Amor, lançadapelo Grupo Vila.

cl iente satisfeito

"Queria o lugar que qualquerpessoa espiritualizada deseja: alto eperto da natureza.” Com essaspalavras a arquiteta Valéria Agradescreve o motivo pelo qual escolheuo Morada da Paz ‒ Paulista/PE parasepultar seu filho, Leonardo Agra.“Aqui temos uma área depreservação onde podemos respirarar puro, ver o céu azul sem ainterferência de postes, fios outorres, além de receber umatendimento atencioso e cuidadosode todos os funcionários”, explica.

Desde dezembro de 2008 a

arquiteta frequenta semanalmente ocemitério acompanhada do esposo, omédico Neonatologista Hugo Agra.Nessas visitas, o casal leva flores epresta homenagens ao filho e àsdemais pessoas sepultadas noMorada da Paz através de orações.“Sinto-me muito feliz por Leonardoter sido enterrado aqui, num lugaronde eu sinto paz. Durante minhasvisitas, também reservo um tempopara refletir e me aproximar deDeus”, afirma.

Uma característica ressaltada porValéria e endossada pelo esposo

Hugo é o posicionamento dostúmulos no mesmo nível. “Nãoexistem túmulos altos ou ostentaçõesde grandeza. Todos nós somos iguaisperante Deus”, afirma Valéria,fazendo ainda alusão à frase de SãoFrancisco “ todos são pobres aosolhos de Deus”.

O casal garante que no Morada dapaz é possível encontrar compaixão,sentimento demonstrado por cadafuncionário. “O atendimento émaravilhoso. Vemos que as pessoasforam cuidadosamente recrutadas epreparadas”, afirma Hugo.

6 Junho/julho 2010

Uma equipe solidária e atenciosa

As comemorações contaram com a realização de missas e palestra

Maria Ferreira(E), Maria do Céu e Lúcia Ribeiro

Presença

Vila Florpromoveação naParaíba

Em João Pessoa,capital paraibana, aFloricultura Vila Flor,empresa do Grupo Vila,realizou sua primeiraação no Dia das Mães.Foram montados doispontos de vendas noscemitérios Boa Sentençae Parque das Acáciaspara atender a demandados visitantes.

A empresadisponibilizou os itensmais procurados nestaépoca, como botões derosas, ramalhetes earranjos coloridos decrisântemos. “Tivemosnossas expectativassuperadas aodisponibilizar estesprodutos. Foi uma açãomuito positiva,principalmente porqueoportunizou a divulgaçãoda nossa marca”, revela agerente da Funerária eVelório Morada da Paz,Josiane Luna.