virtual dj 5 manual

61

Upload: william-da-silva

Post on 06-Jun-2015

244 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Virtual dj 5 manual
Page 2: Virtual dj 5 manual

ÍNDICE INTRODUÇÃO ........................................................................................................................3 INTRODUÇÃO À ARTE..........................................................................................................4 INSTALAÇÃO / NOTAS DE VERSÃO....................................................................................6 INTERFACES - ZONAS..........................................................................................................7

NAVEGADOR (BROWSER) ..............................................................................................8 SISTEMA DE ARQUIVOS / PAINEL DE ESTRUTURA DE PASTAS ................................8 ARQUIVOS / PAINEL DE RESULTADOS DE BUSCA ....................................................10

SUPORTE ID3 / TAG ............................................................................................................11 GERENCIAMENTO DO BANCO DE DADOS (DATABASE) ...............................................14 BUSCA GLOBAL (GLOBAL SEARCH) ...............................................................................15 PESQUISANDO ....................................................................................................................15 OPÇÕES DA FAIXA .............................................................................................................16 PLAYLIST & AUTOMIX ........................................................................................................17 EDITANDO PONTOS DE TRANSIÇÃO AUTOMIX ..............................................................19 SIDELIST ..............................................................................................................................20 SISTEMA DE ARQUIVOS / ESTRUTURA DE ORGANIZAÇÃO DE PASTAS ....................21

PASTA DE FAVORITOS (FAVORITEFOLDER) ..............................................................21 PASTA VIRTUAL (VIRTUALFOLDER) ............................................................................22 PASTA FILTRADA (FILTERFOLDER) .............................................................................22

CONTROLES DO DECK / CDJ ............................................................................................24 CONTROLES DO MIXER INTERNO ....................................................................................27 CONTROLES DA BARRA DE FERRAMENTAS..................................................................28 JANELA DE RITMO (RHYTHM WINDOW) ..........................................................................29 CORREÇÃO MANUAL DO BPM..........................................................................................30 PARÂMETROS DE CONFIGURAÇÃO (CONFIG SETTINGS) ............................................31

ÁUDIO (SOUND SETUP).................................................................................................31 OPÇÕES (OPTIONS) ......................................................................................................32 DESEMPENHO (PERFORMACE SETTINGS) ................................................................34 SKINS ..............................................................................................................................37 ATALHOS (KEYBOARD SHORTCUTS) ..........................................................................37 INTERNET (NETWORK)..................................................................................................39 CONTROLES (REMOTE CONTROL)..............................................................................39 CODECS..........................................................................................................................41 VÍDEO..............................................................................................................................42 SOBRE (INFO).................................................................................................................43

SAMPLER .............................................................................................................................44 EFEITOS (EFFECTS)............................................................................................................46 EFEITOS E TRANSIÇÕES DE VÍDEO .................................................................................46 KARAOKÊ ............................................................................................................................50 TRANSMISSÃO E GRAVAÇÃO...........................................................................................51 CONTROLE POR TIMECODE ..............................................................................................55 INFORMAÇÃO LEGAL.........................................................................................................59 GLOSSÁRIO .........................................................................................................................60

Notas de tradução: 1 – Foi mantida ambigüidade de termos específicos [ex.: Pasta Virtual (VirtualFolder)] para facilitar analogia entre a versão original e a traduzida do software. 2 – Palavras com link (ex.: on the fly) tem suas definições detalhadas no glossário.

2

Page 3: Virtual dj 5 manual

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO VirtualDJ é um software revolucionário que permite mixagem de áudio e vídeo diretamente no computador. VirtualDJ é um software revolucionário que permite mixagem de áudio e vídeo diretamente no computador. Projetamos VirtualDJ para ser de uso simples e intuitivo mas não se deixe enganar pelas aparências – existem muitos recursos avançados para explorar e customizar. Projetamos VirtualDJ para ser de uso simples e intuitivo mas não se deixe enganar pelas aparências – existem muitos recursos avançados para explorar e customizar. VirtualDJ contém todas as ferramentas que você necessita para performances e mixagens criativas: VirtualDJ contém todas as ferramentas que você necessita para performances e mixagens criativas:

Dois decks virtuais para reprodução de faixas de áudio e vídeo, clipes curtos e karaokê.

Dois decks virtuais para reprodução de faixas de áudio e vídeo, clipes curtos e karaokê.

Funções de navegação utilizando ID3Tags e campos de informação customizáveis.

Funções de navegação utilizando ID3Tags e campos de informação customizáveis.

Mixer abrangente com todos os recursos que você poderia esperar de um mixer tradicional (Equalizador, ganho, crossfader).

Mixer abrangente com todos os recursos que você poderia esperar de um mixer tradicional (Equalizador, ganho, crossfader).

Processadores de efeitos de áudio e vídeo. Processadores de efeitos de áudio e vídeo. Sampler para reprodução e gravação precisas de trechos de áudio. Sampler para reprodução e gravação precisas de trechos de áudio. ClipBank para reprodução precisa de trechos de vídeo. ClipBank para reprodução precisa de trechos de vídeo. Dispositivo para Looping. Dispositivo para Looping. Gravação de suas mixagens em tempo real. Gravação de suas mixagens em tempo real. Transmissão via Internet de sua session em tempo real. Transmissão via Internet de sua session em tempo real.

Adicionalmente, VirtualDJ inclui muitos recursos inovadores para ajudá-lo a poupar tempo: Adicionalmente, VirtualDJ inclui muitos recursos inovadores para ajudá-lo a poupar tempo:

Correlação automática de batidas para mixagens rápidas. Correlação automática de batidas para mixagens rápidas. Grid de Contagem de Batidas (CBG) para mixagem visual fácil. Grid de Contagem de Batidas (CBG) para mixagem visual fácil. Definição imediata de pontos de Indexação (Hot Cue Definição imediata de pontos de Indexação (Hot Cue) dinâmicos.

Desenvolvemos VirtualDJ para ser o software para DJ's mais completo do mercado atualmente. Dispusemos uma gama exaustiva de recursos para que você os aproveite e crie grandes mixagens. Quer seja você um iniciante ou um DJ profissional, certamente concluirá que trabalhar com o VirtualDJ é divertido, intuitivo e altamente eficaz. Se você é novo no ramo, nós recomendamos que leia o capítulo sobre "Introdução à Arte” deste manual - ele contém informações básicas sobre a arte dos DJ’s que você certamente achará úteis antes de apreciar o software. Também recomendamos intensamente que você leia este manual na íntegra antes de começar o uso deste programa — ele o ajudará a aprender e compreender os muitos recursos disponíveis para que você possa obter o máximo do seu VirtualDJ. E sinceramente esperamos que você desfrute com prazer este grande produto!

3

Page 4: Virtual dj 5 manual

INTRODUÇÃO À ARTE INTRODUÇÃO À ARTE O trabalho de um disck jockey pode ser dividido em três tarefas: O trabalho de um disck jockey pode ser dividido em três tarefas:

1. Escolha da música (programação) 1. Escolha da música (programação) 2. Alternar entre as músicas 2. Alternar entre as músicas 3. Modificar a música (remixar) 3. Modificar a música (remixar)

A primeira tarefa consiste na escolha apropriada da música, que depende obviamente do tipo de noite e do seu estilo. Geralmente, a "regra de ouro" é evitar tocar os hits no início da noite e manter alguns reservados para gerar novo interesse quando o público começar a se cansar.

A primeira tarefa consiste na escolha apropriada da música, que depende obviamente do tipo de noite e do seu estilo. Geralmente, a "regra de ouro" é evitar tocar os hits no início da noite e manter alguns reservados para gerar novo interesse quando o público começar a se cansar. VirtualDJ permite acesso instantâneo a todos os seus títulos, playlists, e uma lista de sugestões. Afinal, caberá somente a você decidir o que vai fazer com que as pessoas dancem. O programa não pode substituir seu talento.

VirtualDJ permite acesso instantâneo a todos os seus títulos, playlists, e uma lista de sugestões. Afinal, caberá somente a você decidir o que vai fazer com que as pessoas dancem. O programa não pode substituir seu talento. A segunda tarefa consiste em alternar ou mixar as faixas. DJ's habitualmente conectam as faixas de maneira fluente, mantendo uma corrente musical constante, a fim de dar a impressão que de a música é única e prefeita. Isso se aplica majoritariamente a certas categorias de música onde o ritmo é muito marcado, como house, trance, hip-hop ou r&b.

A segunda tarefa consiste em alternar ou mixar as faixas. DJ's habitualmente conectam as faixas de maneira fluente, mantendo uma corrente musical constante, a fim de dar a impressão que de a música é única e prefeita. Isso se aplica majoritariamente a certas categorias de música onde o ritmo é muito marcado, como house, trance, hip-hop ou r&b. Normalmente, um DJ mixa músicas em duas etapas: Normalmente, um DJ mixa músicas em duas etapas: Inicialmente, o DJ modificará a velocidade da faixa que introduzirá ao set, de forma a igualar a velocidade da faixa atual. Esta etapa é necessária para impedir a "colisão" entre as músicas, promovendo sincronia entre suas batidas. A velocidade da música é medida em BPM (Batidas Por Minuto) — esta unidade mede obviamente o número de batidas em um minuto. Uma canção com 160BPM é bem rápida, enquanto outra com 60BPM é lenta.

Inicialmente, o DJ modificará a velocidade da faixa que introduzirá ao set, de forma a igualar a velocidade da faixa atual. Esta etapa é necessária para impedir a "colisão" entre as músicas, promovendo sincronia entre suas batidas. A velocidade da música é medida em BPM (Batidas Por Minuto) — esta unidade mede obviamente o número de batidas em um minuto. Uma canção com 160BPM é bem rápida, enquanto outra com 60BPM é lenta. Um DJ tradicional usa o ajuste de pitch em seus equipamentos para acelerar ou abrandar o número de rotações em um disco (CD ou vinil), e, por conseguinte, alterar seu BPM. No VirtualDJ, o BPM é calculado automaticamente assim que você carrega uma faixa em qualquer player e o pitch pode ser ajustado automaticamente para se igualar à faixa que já esteja tocando. Uma vez que o BPM de ambas esteja igual, é necessário sincronizar ou alinhar as batidas para que as duas faixas soem como uma.

Um DJ tradicional usa o ajuste de pitch em seus equipamentos para acelerar ou abrandar o número de rotações em um disco (CD ou vinil), e, por conseguinte, alterar seu BPM. No VirtualDJ, o BPM é calculado automaticamente assim que você carrega uma faixa em qualquer player e o pitch pode ser ajustado automaticamente para se igualar à faixa que já esteja tocando. Uma vez que o BPM de ambas esteja igual, é necessário sincronizar ou alinhar as batidas para que as duas faixas soem como uma. Por hábito, um DJ utiliza o headphone em apenas um ouvido para escutar a faixa que deseja introduzir (conhecido como cueingPor hábito, um DJ utiliza o headphone em apenas um ouvido para escutar a faixa que deseja introduzir (conhecido como cueing ou pré-escuta). Com o outro ouvido, o DJ escutará a música que o público ouve. Então ele irá acelerar ou abrandar a velocidade da próxima faixa utilizando as mãos e o pitch, a fim de sincronizar suas batidas. No VirtualDJ, a janela de ritmo (rhythm window) indica a posição das batidas de cada faixa, permitindo visualizar facilmente se ambas estão alinhadas e sincronizadas. Então, quando ambas atingirem esta condição, o DJ usará o crossfader, os atenuadores de volume e equalizador para trazer a nova faixa à tona. A isso chamamos transição. A terceira tarefa consiste em modificar a música pela aplicação de efeitos ou introdução de trechos de faixas ou samples, de modo a criar a um remix dando mais personalidade e sensibilidade artística à mesma.

4

Page 5: Virtual dj 5 manual

Os efeitos mais comumente usados são o scratch, loops e samples: Um scratch consiste em criar um som totalmente novo a partir da reprodução repetida de uma pequena parte da música. Isso é possível movendo a mesma parte da música pra frente e pra trás, em diferentes velocidades, enquanto se usa o crossfader para cortar rapidamente este som, introduzindo-o e retirando-o do mix. Um loop consiste em isolar uma passagem de uma música e reproduzi-la repetidamente em modo contínuo e ininterrupto. Quando o trecho termina, ele continuamente retorna a seu início e mantém-se em execução, prolongando a duração da passagem isolada. Um sample consiste de um trecho gravado que pode ser reproduzido em momentos cruciais durante o mix para chamar atenção ou antecipar a próxima música da seqüência. Existem muitos meios criativos de se usar scratches, loops e samples e o VirtualDJ disponibiliza algumas ferramentas excelentes e fáceis de usar para aplicação de todas estas técnicas em seu set. Pela simplificação e racionalização dos aspectos técnicos envolvidos neste processo, VirtualDJ permite a você centrar-se na parte mais importante — sua imaginação!

5

Page 6: Virtual dj 5 manual

INSTALAÇÃO / NOTAS DE VERSÃO VirtualDJ instala arquivos nos seguintes endereços:

Caminho default do aplicativo – C:\Arquivos de Programas\VirtualDJ\

Todas configurações do aplicativo, Plug-in, Skins, Banco de Dados (Database) e arquivos de ajuda são gravados em –

Windows XP: C:\Documents and Settings\nome do usuário\Meus Documentos Windows VISTA: C:\_Nome do Usuário\Documentos\VirtualDJ *Para usuários avançados que alteraram a localização da pasta Meus Documentos do local original atribuído pela Microsoft, seus arquivos novos/copiados serão gravados na pasta VirtualDJ. Para checar, clique com o botão direito no ícone Meus Documentos e observe em "propriedades" a caixa "destino".

Em caso de atualização de versão, o caminho default do aplicativo permanece o mesmo e as configurações do aplicativo, plug-in, skins, banco de dados (database), e arquivos de ajuda são copiados para o local apropriado, acima citado. E também, se possível; tenha TODOS seus periféricos (controladores, HD's, placas de som, etc.) conectados ao computador antes de rodar a versão 5 pela primeira vez, para que o VirtualDJ não construa toda sua database tendo com referência os dados da versão 4.x. O arquivo de banco de dados central do VirtualDJ é titulado - VirtualDJ Database v5.xml O sistema de Database do VirtualDJ fraciona o banco de dados em cada disco rígido conectado ao computador. Cada database adicional pode ser localizado no RAÍZ do respectivo HD e é titulado - VirtualDJ Local Database.xml Nota de Atualização: Pela necessidade de segmentar os arquivos de banco de dados referenciados ao arquivo database.xml anterior e dependendo do tamanho deste arquivo, na PRIMEIRA EXECUÇÃO do programa pós upgrade ele poderá agir como se estivesse parado, e a tela congelada no aplicativo. Por favor, seja paciente e observe a atividade no(s) disco(s) rígido(s). O programa estará lendo o arquivo database original e dividindo-o entre os discos rígidos do seu sistema. O que é gravado nos arquivos database?

Caminhos para o arquivo Dados analisados sobre a faixa Informação do display da ID3Tag Informação Automix

Os arquivos database segmentados permitem aos usuários de unidades de armazenagem externas (HD’s, pen drives, etc.) revezar estes dispositivos entre sistemas simples e/ou múltiplos ativos ou desligados. Isso capacita diversos DJ's que se apresentam em um mesmo local a utilização da mesma instalação do VirtualDJ e torna dispensáveis diferentes logins para acessar databases individuais. O DJ somente entra na cabine, conecta seu periférico portátil, e começa a tocar.

6

Page 7: Virtual dj 5 manual

INTERFACES - ZONAS Antes de começar o uso do VirtualDJ, familiarize-se com os controles e "zonas" do programa. Após abertura do aplicativo, é mostrado um menu de interface. Interfaces denominadas skins mostram diferentes configurações, layouts e funcionalidades do programa. Começaremos pela escolha da internal mixer interface para iniciar a habituação com os recursos mais importantes do programa. Para alterar o skin enquanto o programa estiver ativo, clique no menu Config e selecione a guia Skin. Normalmente, o menu “Config” é localizado o canto direito superior do skin, próximo aos botões de minimizar, maximizar e fechar.

1. NAVEGADOR (BROWSER) / SAMPLER / EFEITOS (EFFECTS) / GRAVAÇÃO (RECORD)

Navegue entre suas pastas, crie, edite e grave seus playlists. Ajuste efeitos de vídeos e áudio, grave suas mixagens.

2. CONTROLES DO DECK 1 / CDJ 1

Clique e arraste uma música do navegador até este deck virtual. Título da música, display de batidas por minuto, contadores, Controle de transporte.

3. CONTROLES DO DECK 2 / CDJ 2

Clique e arraste uma música do navegador até este deck virtual. Título da música, display de batidas por minuto, contadores, Controle de transporte.

4. ZONA DO MIXER

Crossfader, Ganho, Volume, Controle PFL. 5. JANEJA DO RITMO (RHYTHM WINDOW)

Esta janela mostra a forma de onda carregada ou reproduzida em um deck. Esta área também mostra um Grid de Contagem de Batidas (Computer Beat Grid – CBG) utilizado para mixagens com referência visual e alinhamento de batidas.

7

Page 8: Virtual dj 5 manual

NAVEGADOR (BROWSER) O Navegador (Browser) é onde se navega pelas pastas do seu HD, e organiza os arquivos armazenados em discos rígidos locais, externos ou remotos (em rede). O Browser mostra somente arquivos compatíveis (nota: estas extensões estão associadas com os decodificadores do VirtualDJ). Para acessar a lista de extensões compatíveis, clique no menu Config e selecione a guia Codecs. Leia a seção Codecs deste manual para mais detalhes.

O Navegador é dividido em 4 painéis principais:

1. Sistema de Arquivos / Estrutura de Pastas 2. Arquivos / Resultado de Busca 3. Automix Playlist 4. Sidelist

SISTEMA DE ARQUIVOS / PAINEL DE ESTRUTURA DE PASTAS VirtualDJ oferece por default vários grupamentos organizacionais gerenciados de aplicativos e interfaces licenciadas de terceiros. Também está disponível a possibilidade de implementar meios adicionais de auxílio à navegação. Clique em Config e selecione a guia Browser para entender melhor os grupamentos gerenciados e as interfaces. A guia “Browser” permite a seleção dos vários grupos que podem ser visualizados. Cada item marcado terá um atalho associado no Sistema de Arquivos / Painel de Estrutura de Pastas [1]. Volumes – mostra opções de navegação do sistema de arquivos da estrutura “Meu Computador”. Desktop – mostra opções de navegação do sistema de arquivos da estrutura “Desktop”.

8

Page 9: Virtual dj 5 manual

Napster – mostra a busca integrada do Napster. O uso desse recurso exige um acesso autorizado Napster. Informações de acesso podem ser fornecidas clicando com o botão direito sobre o Globo do Napster mostrado no painel do browser e escolhendo a opção “Login…" Gêneros (Genres) – disponibiliza uma “árvore” de Gêneros baseada na informação importada do campo ID3Tag. Ao escolher um dos diversos gêneros listados o painel do navegador (2) mostra somente os arquivos que correspondem ao tag.

* USUÁRIOS AVANÇADOS – normalmente, apenas um gênero está armazenado no ID3Tag; contudo, uma vez que o VirtualDJ importa e armazena esses dados em suas próprias databases, vários gêneros podem ser atribuídos a um único arquivo, separando cada gênero com um ponto-e-vírgula ";" . Você pode fazer isso no campo “gênero” contido na caixa de diálogo “File Info” do respectivo arquivo.

Histórico (History) – fornece acesso aos dados armazenados cada vez que se utiliza o VirtualDJ. Os dados são armazenados como arquivos de playlist M3u e são gravados na pasta Meus Documentos -> VirtualDJ \ Tracklisting. Os dados históricos são gravados simultânea e instantaneamente, a fim de disponibilizar históricos das músicas executadas a cada período de 24h.

* USUÁRIOS AVANÇADOS - por default o VirtualDJ irá processar as playlists do histórico sempre às 9:00h. Isso é baseado em um registro denominado TrackCutHour - alterando esse valor teremos o histórico processado em horário diferente. A hora de execução é baseada em um relógio de 24 horas, para que o processamento não ocorresse erradamente às 21:00h.

iTunes – exibe playlists do iTunes e utiliza a informação dos playlists para acessar aos arquivos. Se os arquivos não corresponderem ao caminho gravado no playlist, o visor mostrará uma mensagem de 'Erro' ao tentar carregar o arquivo. Crates – permite acessar a estrutura “Crates” utilizada pelo programa Serato ScratchLive. Playlists – mostra ou oculta o conteúdo da pasta Meus Documentos -> VirtualDJ \ Playlist. Este é o endereço padrão onde os playlists Automix são gravados. Favoritos (Favorites) - mostra ou oculta qualquer pasta definida como “Favorita”, o que é feito clicando com o botão direito em qualquer pasta da estrutura de navegação Desktop e selecionando a opção Definir como Favorito (Set as Favorite) no menu, ou selecionando a pasta e utilizando o botão na barra divisória direita do painel. Pastas Virtuais (VirtualFolders) - mostra ou oculta quaisquer Pastas Virtuais, que podem ser criadas clicando no botão encontrado na barra divisória direita. Pastas Filtradas (FilterFolders) - mostra ou oculta qualquer Pasta Filtrada, que podem ser criadas clicando no botão encontrado na barra divisória direita.

9

Page 10: Virtual dj 5 manual

ARQUIVOS / PAINEL DE RESULTADOS DE BUSCA ARQUIVOS / PAINEL DE RESULTADOS DE BUSCA

Vpdefault, são mostrados para cada arquivo o título da música (title) e artista (artist), juntamente com a coluna de batidas por minuto (BPM) e a duração (Lenght), mais colunas adicionais explicadas na página 13 deste manual. As larguras de cada coluna podem ser modificadas individualmente, e ao clicar na coluna os conteúdos da mesma são ordenados. Por exemplo, clicando sobre a coluna artist, padroniza o navegador por artista em ordem crescente. Para ordem decrescente, clique novamente na coluna. Os títulos da música e artista são preenchidos automaticamente

Vpdefault, são mostrados para cada arquivo o título da música (title) e artista (artist), juntamente com a coluna de batidas por minuto (BPM) e a duração (Lenght), mais colunas adicionais explicadas na página 13 deste manual. As larguras de cada coluna podem ser modificadas individualmente, e ao clicar na coluna os conteúdos da mesma são ordenados. Por exemplo, clicando sobre a coluna artist, padroniza o navegador por artista em ordem crescente. Para ordem decrescente, clique novamente na coluna. Os títulos da música e artista são preenchidos automaticamente

irtualDJ possui vários elementos de informação sobre cada faixa. A informação é composta or uma combinação dos ID3 Tag e dos campos de dados definidos no VirtualDJ. Por

se o arquivo for nomeado acordo com duas convenções, ou seja, (artista) título.extensão’ OU artista -

ção são calculados automaticamente quando uma faixa é carregada para alquer deck. Toda informação da faixa é então armazenada no arquivo database do

irtualDJ possui vários elementos de informação sobre cada faixa. A informação é composta or uma combinação dos ID3 Tag e dos campos de dados definidos no VirtualDJ. Por

se o arquivo for nomeado acordo com duas convenções, ou seja, (artista) título.extensão’ OU artista -

ção são calculados automaticamente quando uma faixa é carregada para alquer deck. Toda informação da faixa é então armazenada no arquivo database do

dedetítulo.extensão OU se a opção Tags estiver ligada (Enabled) no Config, guia Browser, seção Rec. de Inform. (Infos Gathering). Veja a seção “Suporte ID3Tag" deste manual para mais detalhes. O BPM e dura

título.extensão OU se a opção Tags estiver ligada (Enabled) no Config, guia Browser, seção Rec. de Inform. (Infos Gathering). Veja a seção “Suporte ID3Tag" deste manual para mais detalhes. O BPM e duraqurespectivo disco rígido para acesso posterior. Todos os dados são armazenados no arquivo database assim que são calculados, ou imediatamente quando inseridos manualmente. Ícones

qurespectivo disco rígido para acesso posterior. Todos os dados são armazenados no arquivo database assim que são calculados, ou imediatamente quando inseridos manualmente. Ícones

Esta música é desconhecida e nunca foi tocada ou digitalizada pelo VirtualDJ.

Esta música é conhecida e foi digitalizada pelo VirtualDJ.

Esta música foi tocada durante esta session.

Indica um arquivo de vídeo.

Indica um arquivo de karaokê.

Indica que a diferença de BPM entre a música analisada e a música atual é muito grande. Esta é uma faixa que você deveria evitar tocar na seqüência.

10

Page 11: Virtual dj 5 manual

SUPORTE ID3

O Suporte ID3Tag não tem similar em outros aplicativos. VirtualDJ propicia acesso rápido e permanente às informações sobre qualquer faixa armazenada n

/ TAG

o banco de dados. Configurando acesso direto ao ID3Tag em todos os arquivos, confirmaremos a superioridade de VirtualDJ para navegação e pesquisa se comparada a outros programas. VirtualDJ armazena informações dos campos de identificação ID3Tag como parte do seu banco de dados, que podem ser atualizadas a qualquer momento. Uma vez que dados do tipo tag não são de acesso direto, qualquer informação pode ser alterada utilizando a caixa de diálogo File Info, o que não afetará o ID3Tag principal do arquivo. Além disso, VirtualDJ disponibiliza campos de informações para arquivos de vídeo, que normalmente não possuem ID3Tags. Importando dados ID3 Tag Isso pode ser feito de vários modos e a qualquer tempo. O primeiro e com certeza mais comum será pelo uso das opções na seção Rec. de Inform. (Infos Gathering), na guia Navegador (Browser) em Configurações (Config). REAL ID3 TAGS Ligado (Enabled) – campos de

apoio ID3Tags (BPM, álbum, Gênero, etc) são importados no reconhecimento do arquivo pelo programa.

Desligado (Disabled) - ID3Tags não são importados e inclusão de informações de tag à banco de dados deve ser feita através das diversas opções de menu, acessíveis via pasta / menus pop-ups do arquivo.

ID3 ARTIST / TITLE (ARTISTA / TÍTULO) Ligado (Enabled) - Se não existem dados ID3Tag para ao Artista / Título, então o

nome do arquivo é analisado e utilizado para preenchimento destes campos. Desligado (Disabled) – análise tradicional do nome do arquivo Artista – Título. ext

ID3 COMMENTS (COMENTÁRIOS) Ligado (Enabled) - Ler o campo “comentário” do ID3Tag no reconhecimento do

arquivo. Desligado (Disabled) - Nunca Ler o campo “comentário” do ID3Tag.

COVERS (CAPAS) Busca Local (Local Search Only) - para o mostrador de capas, somente arquivos

armazenados localmente serão utilizado (inclusive os já gravados no ID3Tag). Baixar Capa Exata (Download Exact Match) - se não localizada na busca local,

baixar uma capa que corresponda exatamente às informações da faixa. Baixar Capa Não Exata (Download No Matter What) - se não localizada na busca

local, baixar qualquer capa que se aproxime com base nas informações da faixa. Não Buscar (Don’t Search) – Nunca procurar capas, caso elas não existam.

11

Page 12: Virtual dj 5 manual

Outro meio de importar informações ID3Tag é clicando com o botão direito em um arquivo no navegador e selecionando Editar TAG (File Info). A caixa de diálogo a seguir mostra as informações armazenadas no banco de dados (database), juntamente com informações ID3Tag armazenadas no arquivo original que podem ser importadas.

Sob cada campo com um botão obstag do arquivo original. Clique no botãodados do VirtualDJ. Esses dados serão arma

ervaremos a seu lado o dado ID3Tag que é lido do para copiar estas informações para o campo de

zenados e utilizados pelo banco de dados ) do VirtualDJ. (database

O botão próximo ao campo Filename pode ser usado para preenchimento dos campos Artista e Título pela análise do nome do arquivo. Outro método de importação das infclicando com botã

ormações ID3Tag é através do navegador (browser),

Title from tag)

o direito quando em seleção múltipla de arquivos. As opções para Editar TAG (File Info) são – Título da tag ( Título do ficheiro (Title from filename) Reload tag Apagar comentário (Erase comment) Baixar capa (Download Cover)

12

Page 13: Virtual dj 5 manual

Ex No Navegador [2] ou Painel de Playlists [3], clique com botão direito em qualquer coluna e escolha a partir da lista pop-up um dos ou todos os campos de dados disponíveis, armazenados no database.

13

destacando o campo ou utilizando as setas. Também é possível adicionar ou remover campos do painel, marcando o respectivo check box do campo. Podemos definir o tipo de arquivo a exibir clicando sobre o 2º botão “Alvo” à direita da caixa de pesquisa e marcando as opções Mostrar Capas (Show Covers), Mostrar Música (Show Music), Mostrar Vídeo (Show Vídeo), e Mostrar Karaokê (Show Karaokê). Abaixo algumas capturas de tela com campos em exibição no navegador –

ibindo Colunas dos Dados ID3Tag do VirtualDJ

Alterar a ordem das colunas é fácil, basta selecionar a opção Ordenar (Order...) na parte inferior da lista. A seguir, na caixa de diálogo exibida defina a ordem,

[ID3 Tags + Campos Principais]

[Campos de Dados Adicionais VirtualDJ]

Page 14: Virtual dj 5 manual

Campos de Dados Adicionais VirtualDJ O banco de dados VirtualDJ armazena dados adicionais sobre cadimplementação de recursos adicionais de pesquisa e o NOVO recurso P(FilterFolder).

14

a faixa para asta Filtrada

a uso em mixagens de harmonias. da manual via File Info.

o da faixa.

foi adicionada ao banco de dados.

ena a data em que a faixa foi executada pela primeira vez.

ena a data da última vez em que a faixa foi tocada.

path), Nome do Arquivo (Filename), Tipo (Filetype) – dereço, nome e tipo de arquivo da faixa.

DE DADOS (DATABASE)

sistema de gerenciamento de banco de dados contém ferramentas adicionais que são owser)

Gravação de dados on the fly

Tecla / Tom (Key) – Armazena o tom de uma canção par** VirtualDJ não analisa e preenche esse campo. Entra Contador (Play Count) – Armazena o tempo de execuçã First Seen – Armazena a data em que a faixa Primeira Vez (First Play) - Armaz Última Vez (Last Play) – Armaz Partição (Drive), Caminho (Filearmazena os atuais disco rígido, en GERENCIAMENTO DO BANCO Oparte da guia de Configuração do Navegador do VirtualDJ. (Config > guia Br

a cada utilização Verificação automática de integridade do banco de dados a cada execução Verificação Manual de integridade do banco de dados Correção de erro(s) do banco de dados Limpeza dos dados referentes a arquivos desaparecidos / movidos

amente quando necessárias

será exibida identificando qual database

is os pa

1. Abra a caixa de diálogo “Configuração (Config)”

2. Acesse a guia “Navegador (Browser)” 3. Selecione o Drive no menu drop-down 4. Clique no botão "Reparar” (FIX)

VirtualDJ salva imediatamente o banco de dados imediatadições ou atualizações. VirtualDJ também valida a integridade de todos os bancos de dados na execução do aplicativo. Se um problema for detectado uma caixa de mensagem

apresenta erros e o que fazer para corrigi-los.

ssos para correção de erros: E

Page 15: Virtual dj 5 manual

As outras opções para gerenciamento do banco de dados são – VERIFICAR (CHECK) – roda uma validação do banco de dados para assegurar que todas as referências dos arquivos database continuam válidas e que existem arquivos armazenados nessa unidade. O processo simplesmente reassocia o Caminho (FilePath) ao arquivo caso ele não possa ser encontrado. Os dados sobre o arquivo não são perdidos. LIMPAR (CLEAN) - este processo REMOVERÁ qualquer informação do banco de dados sobre arquivos inválidos. Isto é necessário para otimizar os recursos de Busca Global (Global Search) BUSCA GLOBAL (GLOBAL SEARCH) VirtualDJ propicia uma capacidade intuitiva e on the fly

15

para pesquisa. A adição de arquivos à Busca Global pode ser feita de duas formas. Primeiro pela definição da propriedade ‘Base de Dados (Search Database)’ na guia de Configuração do Navegador como ‘Adicionar Automaticamente (Add automatically)’. Com isso a adição de arquivos ao banco de dados acontecerá simultaneamente à busca. Outra opção é ‘Ad. Manualmente

DB)’, clicando com o botão direito do mouse em um arquivo ou pasta na interface principal do navegador Em ambos cenários, uma vez acrescentados à Busca Global, sempre será possível encontrar o arquivo ao realizar uma pesquisa. A diferença principal é que o resultado da pesquisa determina se o arquivo está na pasta selecionada ou em outra parte do sistema. PESQUISANDO O campo de busca encontra-se na parte superior do painel do navegador. Para pesquisar os arquivos listados no banco de dados clique no campo de pesquisa e, em seguida, digite o texto a ser localizado. A busca é instantânea e geralmente não é necessário digitar o texto na sua totalidade – algumas letras são suficientes para reduzir a lista ao único título. Se você quiser limitar os resultados da pesquisa a determinado tipo de arquivo, clique sobre o segundo botão “Alvo” à direita da caixa de pesquisa e escolha entre as opções Mostrar Música, Mostrar Vídeo ou Mostrar Karaokê (Show Music, Show Vídeo, Show Karaoke).

(Add manually)’. Esta definição exige o uso da opção ‘Adicionar ao Banco de Dados (Add to Search

Page 16: Virtual dj 5 manual

No exemplo a seguir, o texto "ba" é digitado na caixa de busca. O painel central do avegador exibe os resultados da pesquisa. Os arquivos exibidos acima da linha divisória

” e

uantos crc

ada, como resultados ser20.

S io no seu cotidiano, então VirtualDJ d erFolder). Veja a seção "Pasta Filtrada ( O Diversas opções são exibidas ao clicar com botão direito em uma faixa: Operações de Arquivo (File Operations) tais como - copiar, mover e apagar arquivos (um aviso é exibido ao apagar um arquivo), Editar TAG (FileInfo) para modificação de conteúdo de campos de dados, opções de análise de BPM da faixa, adicionar e remover músicas da pesquisa do banco de dados. Todas as opções serão apresentadas e explicadas ao longo deste manual.

nsão aqueles encontrados na pasta que está atualmente em destaque no navegador de Pastas. Os arquivos abaixo da linha divisória são localizados em outros locais do banco de dados.

que pode ser pesquisado? O

busca no VirtualDJ é versátil e ajustável. O que isso sA

pesquisa, existe um botão de seleção de “campos de pesquisa”. Clique no botão “Alvoserá exibida uma lista de 10 campos passivos de pesquisa.

ignifica? À direita da caixa de

O número de resultados da pesquisa dependerá de qampos serão selecionados. Para garantir o maior número de

a esultados para qualquer pesquisa, selecione todos os campos e todo tempo. apacidade máxima de pesquisa estará disponível a

Para examinar todo o conteúdo do banco de dados basta digitar um asterisco (*) como caractere de pesquisa. Assim, toda a base de dados será exibida. VirtualDJ também proporciona recursos de pesquisa diversificados para modos de busca mais criativos. Podemos exercer essa riatividade quando se está pesquisando sobre BPM. Digite 110-c

120 e se a coluna BPM estiver selecionxibidos faixas com BPM entre 110 e 1

ão e

e este tipo diferente de pesquisa é algo necessárispõe para uso o recurso Pasta Filtrada (FiltFilterFolder)" deste manual para mais detalhes.

PÇÕES DA FAIXA

16

Page 17: Virtual dj 5 manual

PLAYLIST & AUTOMIX O recurso Automix utiliza somente um deck / CDJ. Por padrão é deck 1; no entanto, caso o deck 2 esteja selecionado com deck ativo antes do início do processo Automix, então este será utilizado. O uso de somente um deck libera o deck oposto para execução da primeira música, uma vez que você decida interromper o processo Automix. E ao invés de arrastar e soltar músicas continuamente nos decks, você pode criar playlists. Playlists são grupos de faixas pré-arranjadas numa determinada ordem de execução. Para acessar o playlist, mova o mouse ou arraste músicas para o painel "Playlist" [3] no lado direito do navegador. A janela automaticamente se expandirá para mostrar a área de trabalho e lista atual – se existente.

Controles do Playlist

Desliga / Liga o modo Automix

Acessa o menu de gerenciamento do Playlist

Trava o painel Playlist em upainel. Você também pode travar

ma lar e reduzir a la

se abra automaticamente.

s faixas a serem mixadas automaticamente podem ser posicionadas no painel do o Navegador (2) utilizando o

ré-definidos podem ser utilizados e carregados automaticamente.

sts)”. Os valores disponíveis são: Desligado (Disabled), Inteligente art) e Sempre (Always).

somente no centro do painel do Navegador.

você clicar em uma pasta do tipo playlist, caso este tenha sido editado manualmente.

gura padrão e bloqueia o auto-fechamento do rgura a zero caso não deseje que o painel

Playlist a método arraste-e-solte. Além disso, playlists

Configuração do Playlist (Playlist Setup) Apartir do painel dp Em Configuração (Config) -> guia Opções (Options) existe uma opção para “Auto Carregar Listas (AutoLoad Playli(Sm Desligado (Disabled) – o conteúdo da lista é exibido

Sempre (Always) – quando uma lista de músicas é selecionada no navegador os conteúdos são imediatamente carregados ao playlist.

Inteligente (Smart) – não altera o playlist atual quando

17

Page 18: Virtual dj 5 manual

Gerenciamento de Playlist & Automix Para usar este recurso basta clicar no ícone e escolher entre as opções mostradas para definir como o Automix funcionará e como as faixas serão gerenciadas no Playlist. Tipo de Automix – são cinco modos INTELIGENTE [SMART] - VirtualDJ

procura determinar o melhor ponto de transição com base no break de saída da faixa corrente e na introdução da próxima faixa – o tempo da transição varia de ~4 a ~8 segundos.

FADER TIPO 1 [FADE (REMOVE

INTRO / OUTRO)] – procura remover os pontos mortos da introdução e da saída, e cria um ponto de transição baseado nas configurações de duração do Automix (Automix Lenght).

FADER TIPO 2 [FADE (REMOVE SILENCE)] - reproduz todas as faixas do início ao "ponto morto" ou "silêncio" que possam estar presentes na de transição baseado nas configurações de duração do

Automix Lenght).

s

o do início ao fim do crossfade.

direito sobre uma faixa e selecione "Repetir" ja repetida continuamente até que a opção seja desmarcada.

list er faixa já executada adas do playlist

fim removendo qualquer faixa, e cria um ponto Automix (Automix Lenght).

FADE (REMOVE NOTHING) - mantém toda a faixa do início ao fim e cria um ponto

de transição, com base nas configurações de duração do Automix ( NENHUM [NONE (BACK-TO-BACK)] - este é um simples

arquivos por completo, do início ao fim, incluindo eventuais lac

uração do Automix (Automix Lenght)

corte que reproduz ounas nestes pontos.

D Tempo utilizado para os modos FADE do Automix. São eles: zero (CORTE), um, dois, quatro, oito ou 16 segundos onsiderando a transiçãc

REPETIR (REPEAT) Existem dois modos para "Repetir (Repeat)": ao clicar no botão Opções (Options) ('+') a opção "Repetir (Repeat)" ermite repetir todo o playlist Automix. Depois que todas as p

faixas forem tocadas, o Automix irá recomeçar na 1ª faixa da lista.

ntes ou durante o Automix, clique com o botão Apara que essa faixa se Limpar (Clear) – apaga todas as faixas do playlist Aleatório (Shuffle) – desordena aleatoriamente o conteúdo do playRemover já tocados (Remove played) – remove do playlist qualquRemover duplicados (Remove Duplicates) – remove faixas duplicSalvar (Save) – opção que permite salvar o playlist para uso futuro

18

Page 19: Virtual dj 5 manual

Mostrador de execução em Ordem seqüencial

19

Durante a execução do Automix, a seqüência no playlist da faixa que está tocando para a próxima faixa é sucessiva, de cima para baixo (como a maioria dos players de mídia). A faixa em execução é sempre destacada. Com a opção Repetir (Repeat) ligada para o playlist inteiro, a seqüência retorna ao topo após a última faixa da lista ser executada. Adicionar, mover ou alternar faixa A reordenação de faixas - adicionando novas, ser feito a qualquer tempo. Inclusive adicionarmover uma faixa para ser a próxse torna próxima da seqüência. Pular e MIXAR AGORA Como o Automix ATIVO, dê um clique duplo sobre qualquer faixa na mixar esta faixa imediatamente utilizando as configurações de Automix. Também a playlist continuará a partir desse ponto,localização. Atalhos de Teclado para uso com Playlists "Coloque em Sidelist / Recupere do Sidelist (Put in Sidelist / Get fromteclado "switch_sidelist_playlist" move listas de faixas entre os dois painéis. "Criar Pasta Virtual (Make Virtual Folder)" – o atalho de teclado "uma Pasta Virtual para o conteúdo do playlist em execução. EDITANDO PONTOS DE TRANSIÇÃO AUTOMIX Para editar pontos de transição Atomix de uma faixa, carregue uma faixa para um deck, em seguida selecione o respectivo botão BPM

alterando sua ordem, ou removendo - pode uma nova faixa como próxima da seqüência,

ima, ou alternar a próxima faixa com a seguinte, que agora

Playlist e VirtualDJ irá transição atribuídas para

deixando para trás a última

Sidelist)" – o atalho de

vfolder_fromplaylist" cria

deste deck. Na caixa de diálogo "Ajustar Valores do BPM (Adjust BPM Values)" escolha a guia "Editar Automix (Edit Automix)”. Em seguida, selecione o tipo de ponto de transição a editar [Fade (Mix Fade), Corte (Mix Cut), Duração (Mix Tempo)]. Localize na faixa a posição a ser usada como ponto de entrada e clique no botão “Ponto de entrada (Set Entry Point)”, localize a posição do ponto do saída e clique “Ponto de saída (Set Exit Point)”. Repita o procedimento para Corte (Mix Cut) e Duração (Mix Tempo) para definição dos pontos de entrada e saída. Para dar ao programa a opção de usar as transições Corte (Mix Cut) e Duração (Mix Tempo), marque o check box “Reservar (Allow)” em cada um deles.

Page 20: Virtual dj 5 manual

Os pontos da opção Duração (Mix Tempo) são utilizados no modo INTELIGENTE (SMART) o automix, onde VirtualDJ só faz a transição mantendo as batidas alinhadas se o d check box

Cut) são controlados. Se im, ele irá fazer uma transição do tipo Corte (Mix Cut) (usando os pontos de corte de

clado load_fromsidelist e

'Resevar (Allow)' estiver marcado para ambas faixas (uma faixa com permissivo para transição do tipo Duração [Mix Tempo] tem um asterisco ao lado de seu BPM). Se isso não acontecer, o automix INTELIGENTE (SMART) irá, em seguida, verificar se a caixas ‘Reservar (Allow)’ e os pontos de transição para o modo Corte (Mix sentrada / saída), caso contrário, o automix INTELIGENTE (SMART) fará uma transição normal tipo Fade (Mix Fade) usando os pontos de entrada / saída atribuídos. Em todos os outros modos de automix, somente são usados pontos de transição atribuídos na opção Fade (Mix Fade). SIDELIST VirtualDJ tem sua própria versão de lista de espera chamada Sidelist. O painel Sidelist (4) pode ser usado para reservar faixas que o DJ sabe que irá tocar em algum momento durante a sua session. Ela também fornece um local para VirtualDJ mover faixas que foram carregados no deck porém não foram executadas pelo DJ, que decidiu substituir a faixa e executar outra. O Sidelist também pode ser utilizado para armazenamento e construção de Playlists e Pastas Virtuais (VirtualFolders), o que pode ser feito clicando e arrastando faixas para o painel.

Salvar Não Tocadas (AutoSave Unplayed) Quando a opção "Salvar Não Tocadas (AutoSave Unplayed)" está ligada em Config > guia Opções (Options), todas as faixas carregadas em um deck / CDJ porém não executadas, são acrescentadas à SideList quando uma outra faixa substituí-la.

Os atalhos de Tefree_sidelist oferecem fácil acesso às faixas a serem carregadas em um deck ou para limpar toda a lista, respectivamente.

20

Page 21: Virtual dj 5 manual

SISTEMA DE ARQUIVOS / ESTRUTURA DE ORGANIZAÇÃO DE PASTAS

oferece três (3) métodos para que o usuário organize

três (3) opções de pasta:

o intuito de simplificar a navegação e proporcionar uma melhor capacidade de Ngerenciamento de arquivos, VirtualDJeu banco de dados. s

Na extremidade do painel esquerdo encontram-se

Criar Pasta de Favoritos [FavoriteFolder] – seleciona uma pasta do disco rígido para sempre exibir no navegador

(pasta controlada)

Criar Pasta Virtual [VirtualFolder] (pasta não-controlada) om arquivos específicos – cria uma pasta para preenchimento manual c

Criar Pasta Filtrada [FilterFolder] (pasta co– cria uma pasta com base em um modo específico de filtro de arquivos que é executado cada vez que a pasta é selecionada

ntrolada)

à caixa de diálogo ‘filtro’ para alterar o modo e filtragem de arquivos. As Pastas Virtuais têm uma opção ‘Renomear’. Todas as pastas

de Favoritos. Pense na Pasta de Favoritos como um atalho para uma pasta no sistema

Pasta de Favoritos, desloque o item de navegação do desktop do inel do Sistema de Arquivos / Estrutura de Pastas até o endereço da pasta

no ícone amarelo Pasta de

Clicando com o botão direito em qualquer uma dessas pastas possibilita acesso a várias operações. Para Pasta de Favoritos as opções incluem adicionar ou remover conteúdo da pasta para Pesquisa de Banco de Dados (Search DB), e opções de análise de BPM. As Pastas Filtradas contêm uma opção de acesso dtêm opções de alteração de ordem de pastas (para cima e para baixo na árvore de estrutura de pastas) e para remover ou apagar a pasta O DJ pode querer definir um conjunto de diretórios que são utilizados com maior freqüência - por exemplo, "hits de 2006" ou "Minhas Músicas". A melhor solução é usar a Pasta

operacional. PASTA DE FAVORITOS (FAVORITEFOLDER) Para configurar uma papretendida. Clique e destaque a pasta e, em seguida, cliqueFavoritos . O diretório selecionado será adicionado ao final da lista, no mePara

smo nível da pasta "Desktop". remover uma referência de Pasta de Favoritos, selecione-a e clique no ícone

olhendo

ver favorito (Remove

novamente. O mesmo pode ser feito clicando com o botão direito na pasta desejada e esc"Marcar como Favorito (Set As Favorite)" no menu. E, para remover uma pasta favorita simplesmente clique com o botão direito na pasta e escolha "Remofrom favorite)".

21

Page 22: Virtual dj 5 manual

PASTA VIRTUAL (VIRTUALFOLDER) Pastas Virtuais são um grande auxílio para acesso rápido às faixas. Uma pasta virtual contém uma coleção de atalhos para faixas.

Pastas Virtuais são um grande auxílio para acesso rápido às faixas. Uma pasta virtual contém uma coleção de atalhos para faixas. CCrie uma pasta virtual clicando no ícorie uma pasta virtual clicando no ícone vermelhone vermelho Pasta Virtual (VirtualFolder) e atribua

s em uma pasta virtual não significa que o arquivo será fisicamente somente será criado um atalho para onde os arquivos estão

siste na

lique

um nome à nova pasta. Agora navegue no banco de dados ou faça pesquisas à procura de faixas que serão agrupadas. Clique e arraste as faixas para a nova Pasta Virtual e da próxima vez em que desejar reproduzir essas faixas utilize esta pasta. Observe que inserir faixa

ovido para a pasta – mlocalizados. Para remover uma pasta virtual, use o botão direito do mouse sobre ela e selecione "remover (remove)".

ASTA FILTRADA (FILTERFOLDER) P

m modo altamente dinâmico e criativo de organizar uma coleção de faiU xas con

no ícone azul

aplicação de condições que filtrem automaticamente (busca) o banco de dados para faixas que correspondam aos critérios definidos. VirtualDJ denomina estas pastas “Pastas Filtradas (FilterFolders)”. Criando uma Pasta Filtrada

Pasta Filtrada (FilterFolder) e será exibida uma caixa de diálogo. C Atribua um nome à NOVA pasta. Por exemplo – 100 música

s mais executadas (Top 100)

22

Page 23: Virtual dj 5 manual

Agora digite o filtro a ser utilizado para criar o resultado desejado – aqui o processo pode ser simples ou complexo. Este exemplo é simples, use a palavra-chave 'top' com o número '100' e o elemento 'nbplay'. Este elemento toma como referência o campo ‘Contador de Execuções (Play Count)’ do banco de dados. À medida que a regra do filtro é escrita, VirtualDJ avalia se a regra está corretamente definida. O botão OK se manterá acinzentado caso a regra de filtro contenha erros. Então, a regra deste filtro será 'top 100 nbplay'. Cada vez que a pasta for selecionada, VirtualDJ irá internamente colocar em ordem decrescente todo o banco de dados com base

campo ‘Contador de Execuções (Play Count)’ e, em seguida, exibir os 100 primeiros

caixa de diálogo filtro exibe alguns bons exemplos, mas para usar toda a real capacidade é necessário conhecer exatamente todos os elementos, operadores, e algumas

lavras-chave que são utilizadas.

"==", "=", ">=", "<=", " != ", "<>", ">", "<", "is not", "is", "equals”, "equal", ontains", “contain", "doesnt contain", "doesn’t contain", "don't contain", "starts with", "start

with", "ends with", "end with", "and", "or", "&&", " ||", "&", " |" Palavras-chave – “top”, “[inverted]”

Exemplos de Pastas Filtradas

noarquivos – ou o Top 100. Ado recurso,pa Elementos – "title", "author", "artist", "album", "genre", "year", "bpm", "key", "bitrate", "songlen", “filesize", "filepath", "filename", "extension", "hascover", "isscanned", "alreadyplayed", "lastplay", "firstplay", "firstseen", "nbplay", "type", "days since firstseen”, "days since firstplay", “days since lastplay". Operadores –"c

FILTRO Resultado Esperadoisscanned=0 or isscanned=1 banco de dados localtop 100 nbplay lista das top 100top 100 firstseen adições recentestop 100 lastplay execuções recentesbpm>120 and bpm<130 BPM de 120 até 130year>=1980 and year<1990 músicas dos anos 80days since lastplay<7 músicas executadas na última semana

úsicas executadas no último mêsúsicas executadas no último ano

iotype=k s de karaokêhascov pahascovtop 2(type=

tocadas que têm capa e sãoarquivos do tipo vídeo ou karaokê

filepath start with "c:\mp3\80s" or filepathstart with "d:\music\80s"

mostra todos arquivos de anos 80 das pastas‘80s’ localizadas em discos diferentes

extension is "mp3" and title doesn't contain"madona"

qualquer arquivo mp3 que não contenha apalavra “madona” no título

days since lastplay<31 mdays since lastplay<365 mlastplay=0 músicas nunca executadasisscanned=0 arquivos não escaneadostype=video grupo de arquivos de vídeotype=audio grupo de arquivos de áud

araoke grupo de arquivoer=1 possui foto de caer=0 não possui foto de capa0 nbplay and hascover=1 and

video or type=karaoke)20 músicas mais

23

Page 24: Virtual dj 5 manual

CONTROLES DO DECK / CDJ Existem dois decks / CDJ’s virtuais na tela. Clique e arraste arquivos para cada um dos decks para carregar músicas ou videoclipes.

tes controles e mostradores:

ostra a forma de onda da faixa inteira, permite a visualização do tempo restante do áudio,

zona cinzenta da forma de onda mostra o tempo restante do áudio. Dentro da própria rma de onda, as partes claras indicam a presença de batidas e as partes escuras indicam

se ara fazer um scratch, back cue

Os dois decks estão equipados com os seguin

1. Título da faixa carregada atualmente

2. Mostrador de forma de onda da faixa – Mbem como o trecho que já foi executado. A área da forma de onda destacada em azul ou

foi reproduzido e a atual posição do áudio. vermelho (usando as skins padrão) indica o queAfopresença de vocais.

3. Toca-discos virtuais –

se o mou pU e pausa. Observe também o braço dos toca-

Loop Sampler –

eção do Sample – Ao clicar nesta janela, o sample selecionado será executado.

discos se deslocam em relação à posição da faixa, dando uma referência visual do tempo restante de reprodução da faixa.

4. Menu drop-down de Seleção do Sample – Para definir qual sample será executado. Existem 12 posições (slots), nas quais se pode gravar, carregar e executar samples. Janela de Sel

24

Page 25: Virtual dj 5 manual

Botão REC – Grava um loop no slot selecionado. Se não houver nenhuma definição de loop o deck, por padrão será registrado um loop de 4 barras.

(Loop In / Out) – Um loop é um trecho qualquer de uma faixa que

ponto final do loop. Para definir um novo

r Loop (Shift) – Ajusta a duração do loop pelos incrementos meia-duração ou

ente (Smart Lock) – Possibilita aos botões de loop trabalhar em onjunto para criar loops sincronizados com o BPM.

dica a duração do ciclo de acordo com a medida

n Botão Volume do Sampler (Wet / Dry) – Controla o nível de ganho aplicado ao sample loop.

5. Definir / Controlar Loop (Loop Set / Control) –

ntrada / Saída do LoopEse repete ininterruptamente. Aperte "Loop In" no ponto desejado para início do loop. Aperte "Loop Out" no ponto desejado para marcar final do ciclo. O trecho de áudio entre os dois pontos se reproduzirá continuamente, em loop. Para dar continuidade à execução da faixa, perte "Loop Out", a música continuará a partir doa

loop, apenas pressione "Loop In" novamente após finalização do loop anterior e, em seguida, pressione "Loop Out" para começar o novo ciclo.

otão MoveBduplica-duração.

otão Loop InteligBc

uração do Loop (Loop Lenght) – InD de atidas. Aumenta ou diminui o tamanho do ciclo de 1/4 a 16 medidas.

o de Efeitos – Clicando nesta janela, o efeito selecionado será aplicado. Estes dois botões ajustam parâmetros do efeito selecionado

em todos os efeitos exijam ou fazem uso destes botões.

b

6. Efeitos (Effects) Menu drop-down de Seleção de Efeitos – Seleciona o efeito de ser aplicado. anela de SeleçãJ

Botões de Parâmetro 1 & 2 –a janela de efeitos, embora nn

7. Deslocamento na Faixa (Transport)

Cue / Parar (Cue) – Retorna e pausa a música no ponto de Cue padrão. Para definir um onto de Indexação, pause a música, desloque para a posição pretendida (por exemplo,

girando os toca-discos virtuais), e, em seguida, clique em "Cue". Além disso, um clique com o botão direito do mouse sobre o botão "Cue" irá definir um ponto de indexação durante a execução da faixa. Uma vez no ponto de Indexação, é possível reproduzi-lo temporariamente pressionando e segurando o botão "Cue". Para apagar um ponto de indexação, clique com botão direito sobre o ícone de indexação marcado no mostrador de forma de onda e selecione "excluir". Pausar / Sampler (Stutter / Play) – Inicia a reprodução. Ao pressionar "Stutter

p

/ Play" após o início da execução da música, reiniciará a música a partir da última posição que o "Play" foi pressionado, criando um efeito "stutter". Pausar / Parar (Pause) – Pára o áudio na posição corrente. Cliques posteriores enquanto a faixa estiver parada, deslocarão a faixa para o início da música e, seqüencialmente, por todos seus pontos de indexação, em ciclos. Clicando com o botão direito enquanto parado, automaticamente deslocará a faixa até a primeira batida detectada.

25

Page 26: Virtual dj 5 manual

8. Sincronizar (Sync) –

Ao clicar em "Sync", VirtualDJ irá sincronizar o ritmo do deck corrente com o deck oposto. Aperte “Sync" quando em pausa, só o pitch será ajustado. Aperte "Sync" quando em execução, as batidas serão suavemente alinhadas. Use o botão direito do mouse em "Sync", e a música vai começar já alinhada à próxima batida.

ck. Este comportamento permite que você propositalmente inicie a úsica após ½ ou ¼ da medida

(Atenção: o alinhamento propiciado com o clique do botão direito em sync não faz uso do Grid de Contagem de Batidas [CBG], somente alinha a música de um deck com a próxima batida audível do outro dem para criar efeitos especiais, mas desfavoravelmente não

tões do Pitch (Pitch Slider / Pitch Buttons) –

a faixa em execução no outro eck. A velocidade será alterada enquanto você estiver pressionando "+" ou "-".

10. Master Tempo (KeyLock) Quando ativado, a mudança no pitch não afeta o tom da música. Master Tempo (Keylock) pode ser ativado em qualquer ponto da escala de pitch, de modo que o tom é mantido enquanto o pitch ainda é capaz de ajustar o andamento da música. Quando desativada, o tom muda baseado no pitch em uso – pitch muito lento = tom muito vagaroso, pitch muito rápido = tom muito acelerado (chipmunk

funciona durante um break ou quando não existem batidas audíveis).

9. Pitch Deslizante / Bo Controlam a velocidade / pitch da música. Ao mover o deslizante para baixo a velocidade da música acelera. Ao mover para cima a velocidade diminui. O botão "Zero" permite que você traga suavemente o pitch de volta a 100%. Dê um duplo clique sobre ele para executar esta ação. Os dois botões de Pitch são utilizados para mudar temporariamente a velocidade da faixa em execução. Isto é útil quando você quer fazer uma rápida adaptação a uma faixa se a batida desta não esta exatamente alinhada com a batida dd

).

11. Indexação com a Faixa em execução (Hot Cue) Use os três (3) botões para definir pontos de indexação. Clicando em um dos botões, na primeira vez um ponto de indexação será definido. Depois disso, clicar no botão a qualquer momento fará a faixa retornar ao ponto indexação correspondente. Para definir um novo ponto para a indexação hot cue, clique com o botão direito do mouse no botão hot cue correspondente. Para apagar um ponto de indexação, clique com o botão direito no ícone respectivo no mostrador da forma de onda e selecione "excluir".

26

Page 27: Virtual dj 5 manual

CONTROLES DO MIXER INTER INTERNO

ão como parte do skin InternalMixer. O mixer ode ser acessado através da seleção do "VirtualDJ:InternalMixer" na seção Configuração > kin.

le pode ser usado exatamente como um mixer comum para DJ.

Os controles do mixer incluem:

1. Ganho (Channel Gain)

Este botão ajusta o nível de ganho para o canal correspondente. (Clicando com o botão direito irá equiparar seu valor ao utilizado pelo outro deck. Um duplo clique traz o ganho de volta a 0).

2. Canal (Channel)

Estes controles deslizantes verticais

4. Nível da Pré-escuta (Pré-Fader Level [PFL])

scuta para monitoração pelos fones de ouvido e

NO

ão como parte do skin InternalMixer. O mixer ode ser acessado através da seleção do "VirtualDJ:InternalMixer" na seção Configuração > kin.

le pode ser usado exatamente como um mixer comum para DJ.

Os controles do mixer incluem:

1. Ganho (Channel Gain)

Este botão ajusta o nível de ganho para o canal correspondente. (Clicando com o botão direito irá equiparar seu valor ao utilizado pelo outro deck. Um duplo clique traz o ganho de volta a 0).

2. Canal (Channel)

Estes controles deslizantes verticais

4. Nível da Pré-escuta (Pré-Fader Level [PFL])

scuta para monitoração pelos fones de ouvido e

Virtual DJ disponibiliza um mixer interno seç Virtual DJ disponibiliza um mixer interno seçppSS

EE

permitem ajustar o sinal de áudio do canal pretendido. permitem ajustar o sinal de áudio do canal pretendido.

3. Equalizador (EQ) 3. Equalizador (EQ)

Estes botões permitem a você ajustar

Estes botões permitem a você ajustar no canal desejado as freqüências de áudio baixa, média e alta. Cada faixa de freqüência também pode ser cortada pressionando o botão “Fechar (Kill)” correspondente.

no canal desejado as freqüências de áudio baixa, média e alta. Cada faixa de freqüência também pode ser cortada pressionando o botão “Fechar (Kill)” correspondente.

Seleciona o áudio da pré-e Seleciona o áudio da pré-edefinição do cuedefinição do cue.

5. Crossfader

s sinais de áudio ou vídeo dos dois decks. Movendo este

tremidade, você pode isolar os decks O crossfader mistura ocontrole deslizante de extremidade a exesquerdo e direito, ou misturar seus sinais.

27

Page 28: Virtual dj 5 manual

CONTROLES DA BARRA DE FERRAMENTAS Nem todas as interfaces (skins) disponibilizam este conjunto de controles, no entanto,

xistem alguns elementos comuns em todas elas (esses são citados com um asterisco *).

2. Mescla do Cue

e

1. Nível do Fone de Ouvido (Headphone Level) Controle do volume para nivelar áudio dos fones de ouvido.

/ Saída Master (Cue / Mix Blend)

ncipal, ou só saída principal nos fones de ouvido.

Abre a janela “Editar BPM”. Cada botão abre a janela

4. Volume Principal (Master Volume)* áudio da saída principal do

programa.

nfig and

Windows Controls)*

Controle para ouvir áudio somente do cue, cue / saída pri

3. Botão BPM (BPM Button)*

do deck onde está posicionado.

Controla o nível de

5. Relógio (Clock) *

Mostra o tempo. Clicando sobre o mesmo pode mudar sua função para contador

6. Config e controles da Janela (Co

Possibilitam acesso à caixa de diálogo ajustes de Configuração. Consulte a seção “Ajuste de configuração” deste manual para obter mais informações. Os controles da Janela possuem opções padrão Minimizar, Maximizar e Fechar.

28

Page 29: Virtual dj 5 manual

JANELA DE RITMO (RHYTHM WINDOW) Acima às duas escalas ou ritmos das m alizar a músicadevem ocorrer ao mesmo tempo. O momento presente é representado pelo elemento no

eio da tela. Tudo à esquerda já foi executado, enquanto o que fica à direita representa os

a, ou os

ma às duas escalas ou ritmos das m alizar a músicadevem ocorrer ao mesmo tempo. O momento presente é representado pelo elemento no

eio da tela. Tudo à esquerda já foi executado, enquanto o que fica à direita representa os

a, ou os

dos players, uma janela exibe um gráfico correspondente dos players, uma janela exibe um gráfico correspondente úsicas. Este gráfico é representado numa forma de onda, que permite visuúsicas. Este gráfico é representado numa forma de onda, que permite visu. Os picos no gráfico representam batidas. A fim de sincronizar a música, esses picos . Os picos no gráfico representam batidas. A fim de sincronizar a música, esses picos

mmpróximos segundos da faixa. próximos segundos da faixa.

VVocê pode aproximar ou retroceder o zoom para exibição usando a barra à esquerdocê pode aproximar ou retroceder o zoom para exibição usando a barra à esquerdtrês botões de ajuste (1, 2, 3) no lado direito da janela de ritmo (rhythm window) Abaixo dos gráficos existem pequenos quadrados, que compõe o CBG (Grid de Contagem de Batidas - Computer Beat Grid), que representam a posição de cada medida

três botões de ajuste (1, 2, 3) no lado direito da janela de ritmo (rhythm window) Abaixo dos gráficos existem pequenos quadrados, que compõe o CBG (Grid de Contagem de Batidas - Computer Beat Grid), que representam a posição de cada medida. Os

uadraqparticularmente útil, por exemplo, quando executando transição de uma faixa cuja introdução não tem batidas. Na figura acima, você pode ver que as batidas estão completamente sincronizadas – é fácil e ver que os picos (batidas) da música estão alinhados. No entanto, algumas

dos maiores representam o início de uma medida com tempo 4:4. A CBG é

faixas não música com estilos house e techno. É aí que o

dpossuem os picos óbvios apresentados em

BG se mostra muito útil. Observando osC gráficos seguintes, não fica muito claro onde as batidas devem sincronizar-se apenas pela inspeção visual da forma de onda. No entanto, com a ajuda da CBG, torna-se muito mais fácil sincronizar as duas faixas:

BATIDAS SINCRONIZADAS - CBG DESALINHADO

BATIDAS NÃO SINCRONIZADAS - CBG DESALINHADO

BATIDAS SINCRONIZADAS – CBG ALINHADO

29

Page 30: Virtual dj 5 manual

CORREÇÃO MANUAL DO BPM OO CBG é calculado automaticamente assim que a faixa é carregada pela primeira vez.

irtualDJ utiliza algoritmos poderosos para calcular o BPM e o CBG de música (pode ser

e house, e outro algoritmo mais lento, que é eficaz qualquer tipo de música).

ontudo, em alguns casos raros, o CBG não fic as batidas das músicas

este caso, você pode facilmente efetuar uma correção

Cliq n

CBG é calculado automaticamente assim que a faixa é carregada pela primeira vez. irtualDJ utiliza algoritmos poderosos para calcular o BPM e o CBG de música (pode ser

e house, e outro algoritmo mais lento, que é eficaz qualquer tipo de música).

ontudo, em alguns casos raros, o CBG não fic as batidas das músicas

este caso, você pode facilmente efetuar uma correção

Cliq n

VVescolhido um dos dois algoritmos disponíveis – um algoritmo rápido, mas eficiente, que funciona bem para techno

escolhido um dos dois algoritmos disponíveis – um algoritmo rápido, mas eficiente, que funciona bem para technoem em CC a

. a . corretamente posicionado sobrecorretamente posicionado sobre

NNmanual. manual.

ueue o botão o botão

da e, em seguida, clicando em "copiar do outro

Existem vários métodos para corrigir o BPM e o CBG: O método mais simples é equiparar a batida da faixa com BPM desconhecido com uma faixa cuja BPM já é conh ci

ck)" na guia Editar BPM (Edit BPM Como alternativa, o método das Escoras pode ser usado.

Acesse a guia Editar Grade (Edit Grid). Clique at tap)"enquant ximar aBPM’s. Em seg a para down e clique em ‘ajustar batida

am

‘ajustar 2)".

o de batidas exibido em “Distância distance)” corresponde exatamente

ao núme Então a(Anchor G se desalinham. Normalmente duas ou três escoras são suficientes para obter um CBG preciso.

eCDJ (copy from other de

).

no botão "batida manual (manual beo a faixa estiver tocando, a fim de apro

uida, faça uma pausa, avance da faixat (primeira batida), e

, s

a

,

b(set beat)’ no quadro "Escora 1 (Anchor 1)". Em seguidavance ara a upbeat (segunda batida), e clique ep

batida (set beat)’ no quadro "Escora 2 (Anchor

Verifique se o númerda Esco a (Anchors r

ro de batidas entre as duas escoras.

vance na música, e repita a operação Escora 2 2) caso note que as batidas e o CB

30

Page 31: Virtual dj 5 manual

PARÂMETROS DE CONFIGURAÇÃO (CONFIG CONFIG SETTINGS) SETTINGS) VVirtualDJ foi projetado para ser simples e fácil de usar, mas também é totalmente adaptável

ara fazer alterações na configuração do VirtualDJ, clique no botão

irtualDJ foi projetado para ser simples e fácil de usar, mas também é totalmente adaptável

ara fazer alterações na configuração do VirtualDJ, clique no botão

para que possa alcançar o desempenho ideal para seu sistema. para que possa alcançar o desempenho ideal para seu sistema.

PP . Isto irá levá- à caixa de diálogo "Configuração". As opções da caixa de diálogo "Configuração" podem

ser vistas e editadas clicando na guia c rrespondente na parte superior da janela onfigurações" e incluem:

Na guia “Áudio (Sound Setup)" são definidas as configurações da placa de som (ou dispositivo) para funcionamento com VirtualDJ.

EntradaCD’s c(timecod

loo

"C ÁUDIO (SOUND SETUP)

s (Inputs) – Quando utilizando vinis ou om sinal de código de tempo ed) para controle do programa,

selecione a respectiva configuração de entrada ções são

"NONE"único, e lo. O método para configurar timecode é mostrado

manual. Saídas (Outputs) - Selecione a configuração

esta lista pull-down. Observesom, algumas opções de saída podem estar indisponíveis. As opções são "Single Output",

s nais de saída). Placa (sde som variam conforme os tipos de entrada e saída selecionadas nos menus acima citados e o hardware disponível em seu sistema. Placa de som (Sound card) - Selecione neste menu drop-down o driver da placa de som a ser usada. Defina especificamente

a partir da lista pull-down. As op, "Single Timecode" para controle "Timecodes" para controle dup

em detalhes na seção "Timecode" deste

preferida de saída a partir d que, dependendo da sua placa de

"Headphones", "External Mixer" (2 canais de aída), ou "3-Lines Mixer" (3 ca

) [Sound card (s)] – Selecione a placa nesta lista pull-down, conforme configuração de saída do seu sistema. As opções

o driver correspondente à placa de som, evitando preferencialmente a definição “driver de som primário”. Canais de Saída (Output Channels) (não exibidos) – Define as funções das saídas de sua placa de som, quando uma das seguintes opções de Saída (Output) for definida – "Headphones", "External Mixer" (2 canais de saída), ou "3-Lines Mixer" (3 Canais de saída). Para mais explicações sobre as variações de "Áudio (Sound Setup)" ver seção "Ajuste Avançado de Áudio (Advance Sound Setup) *" deste manual. * (nota do tradutor: esta seção foi omitida pelo autor do guia).

31

Page 32: Virtual dj 5 manual

OPÇÕES (OPTIONS) As configurações da guia Opções personalizam os múltiplos recursos e ações do programa de acordo com o estilo individual do DJ. Analisar BPM (BPM Engine) – Possibilita escolha entre os dois diferentes algoritmos disponív

As configurações da guia Opções personalizam os múltiplos recursos e ações do programa de acordo com o estilo individual do DJ. Analisar BPM (BPM Engine) – Possibilita escolha entre os dois diferentes algoritmos disponíveis par

análise de BPM. O primeiralgoritmo – "techno / house" – baseia-se na detecção das batidas da música, e deve ser usado para

ermite selecionar

slizante do pitch. eduzindo a escala aumenta-se a precisão pela capacidade de controlar a velocidade de

rotação dos discos. Atualização (AutoUpdate) – Verifica automaticamente existência de novas versões do VirtualDJ (necessário conexão com a Internet). Cartas / Mapas (Charts) – Autoriza VirtualDJ o envio de estatísticas anônimas sobre suas sessions, para compilar listas de músicas mais executadas no mundo todo. Estas estatísticas estão disponíveis no www.virtualdj.com/charts.html

eis par análise de BPM. O primeir

algoritmo – "techno / house" – baseia-se na detecção das batidas da música, e deve ser usado para

ermite selecionar

slizante do pitch. eduzindo a escala aumenta-se a precisão pela capacidade de controlar a velocidade de

rotação dos discos. Atualização (AutoUpdate) – Verifica automaticamente existência de novas versões do VirtualDJ (necessário conexão com a Internet). Cartas / Mapas (Charts) – Autoriza VirtualDJ o envio de estatísticas anônimas sobre suas sessions, para compilar listas de músicas mais executadas no mundo todo. Estas estatísticas estão disponíveis no www.virtualdj.com/charts.html

a o

a

a o

a

aa

músicas que tem as batidas bem dmúsicas que tem as batidas bem destacadas em sua estrutura. O segundo – "Outras (any music)” – deve ser usado com músicas, que

estacadas em sua estrutura. O segundo – "Outras (any music)” – deve ser usado com músicas, que nnão tem uma batida destacada. Este algoritmo utiliza a melodia como base de análise e exige mais recursos do computador. Cross Fader – P

ão tem uma batida destacada. Este algoritmo utiliza a melodia como base de análise e exige mais recursos do computador. Cross Fader – Pccurva de ação do crossfader. Existem quatro opções: Completo (Full), Corte (Cut), Scratch, e Suave (Smooth). Outras curvas podem ser definidas por plug-ins. Escala do Pitch (Pitch Range) – Permite alterar escala do controle de

urva de ação do crossfader. Existem quatro opções: Completo (Full), Corte (Cut), Scratch, e Suave (Smooth). Outras curvas podem ser definidas por plug-ins. Escala do Pitch (Pitch Range) – Permite alterar escala do controle deRR

. Não será enviada nenhuma informação pessoal. MSN – Ligada, permitie que o seu MSN Messenger exiba a música que você está tocando. Para aproveitar-se deste recurso, você precisa ter certeza de que o seu MSN Messenger tem a opção "o que estou ouvindo”. Segurança (Security) – Esta definição impede que se carregue uma faixa em um deck enquanto ele está jogando. Se você selecionar "Perguntar (Ask)", VirtualDJ lhe pedirá para confirmar que realmente deseja carregar uma faixa enquanto no deck em uso. Se você selecionar "Sempre (Always)", VirtualDJ não irá permitir que você carregue uma faixa no deck em uso. Se você selecionar "Nenhum (None)", o recurso de segurança será desligado. Balões / Legendas (Tool Tip) – Liga ou desliga a janela de legendas. Estas sugestões aparecem quando você focaliza o cursor do mouse sobre os botões do software.

32

Page 33: Virtual dj 5 manual

Auto Carregar Listas (AutoLoad playlists) – Ver pg.17 "Configuração do Playlist"

icamente o pitch de modo que o execução.

a opção de ajuste do ganho do VirtualDJ. Na opção "sempre 0db (Always 0db)", o programa mudará automaticamente o ganho das faixas para

alto possível, sem clipping

Salvar Não-tocadas (AutoSave Unplayed) – Ver pg.20 "Salvar Não-tocadas" Pitch Automático (Auto Pitch Matching) – Ajusta automatBPM da faixa carregada corresponda ao BPM da música em Auto Ganho (Auto Gain) – Éemsempre obter um nível de 0dB (o nível de sinal mais ).

corrigirá para que o volume de )" removerá quaisquer correções

as de ganho aplicadas às faixas.

itch R et on Load) – Ativando esta opção, o controle deslizante do pitch eck.

á zerar os ganhos do equalizador

Selecionando "sempre match (always match)", o ganho seambos decks seja sempre igual. A opção "desligar (disableautomátic

esetar Pitch (P esRretornará a 0% sempre ao se carregar uma nova faixa no d Resetar EQ (EQ Reset em Load) – Ativando esta opção irno deck no qual será carregada uma nova faixa. Auto Corte (Auto Cue) – Se ativado, avançará a faixa atéou até a primeira batida da música, caso não exista nenhalways]" estiver selecionada.

o primeiro ponto de indexação, um ponto e se a opção "sempre

uto Headphones – Esta opção ajusta a mudança automática da saída para pré-escuta em )", assim que for carregada uma ra o respectivo deck. Se você

a será alterada ao carregar nova faixa ou se um ão.

, o recurso Beatlock manterá a deck oposto, quer esteja você

um scratch ou mudando o pitch no outro deck. Ativando a opção “ao carregar (on faixa for carregada no deck, e a

ck for ativado pelo botão PFL e em cada deck.

da faixa para que a mesma seja s além da especificada. Carregar

s muito longas na memória pode restringir o desempenho do sistema e causar mau l reproduzir faixas longas sem

o de rolagem do gráfico da janela de ritmo

(padrão: 33 1/3 RPM).

ht) – Controle deslizante usado para especificar a duração da transição durante automix. Se definida como zero (lado esquerdo), as músicas irão tocar do início ao fim.

[ Afones de ouvido. Caso selecionado "ao carregar (on loadova faixa em um deck, a pré-escuta será alterada pan

selecionar "sempre (always)" pré-escutcratch for realizado na faixa em execuçs

Travar Batidas (Disengage Beatlock) – Uma vez ativadobatida da faixa sincronizada com a batida da música doazendo fload)” irá automaticamente desativar o recurso quando umaopção "no botão (on switch)" desativa o recurso se o debotões 1 e 2 ao lado do gráfico de forma de onda existente Carregamento (Max Load) – Especifica a duração máximacarregada na memória, e bloqueia esta ação para duraçõeaixaffuncionamento do programa. Esta função torna possívesobrecarregar a memória de seu computador.

odar Disco (Scrolling) – Inverte o sentidR(rhythm window). Rotação (Disc) – Define a velocidade de rotação dos decks Duração do Fader (Auto-Cross Leng

33

Page 34: Virtual dj 5 manual

DESEMPENHO (PERFORMACE SETTINGS) VirtualDJ propicia uma interface fácil de usar, ainda que às vezes complexa, para otimizar o esempenho do computador baseado em suas especificações. Dependendo dos recursos

s. Recomenda-se ao

onfigurações de desempenho de modo a alcançar um novo ponto de excelência com base

o sistema.

uality)" executando testes a cada

ddo sistema, algumas configurações funcionarão melhor do que outraDJ reservar tempo para testar suas configurações, de modo a alcançar o melhor desempenho do seu sistema antes de utilizar VirtualDJ em uma performance ao vivo. NOTA: Quando novos componentes (controladores, placas de som, discos rígidos externos

nados ao sistema, podem ser necessárias alterações nas e programas) são adiciocnas adições ou alterações feitas no sistema. Pré Configurações (Presets) – Use esse controle deslizante para selecionar diferentes configurações predefinidas para os parâmetros abaixo. Desloque o deslizante para a direita para "Qualidade (Best Quality)" de som, ou para a esquerda para "Latência (Fastest)" o que confere mais rapidez a NOTA: Alguns sistemas não são capazes de lidar com a mais alta definição para "Qualidade (Best Quality)". É extremamente recomendável iniciar pelo ajuste "Latência (Fastest)" e seguir no sentido da "Qualidade (Best Qajuste. Placa de Som (Soundcard) Latência (Latency) – o tempo necessário para qualquer dispositivo reagir a um comando externo. A latência faz uma grande diferença quando se utilizam vinis ou CD’s timecoded, MIDI ou dispositivos externos de controle. Quanto menor a latência, mais imediatamente o rograma irá responder, porém se o computador não for suficientemente rápido para

juste de latência é imposto pelo programa. Neste caso, utilize o valor "Auto" e defina a

pprocessar o áudio, maior será a ocorrência de falhas de som. NOTA: no modo ASIO, alguns drivers de placas de som não respondem bem quando oalatência no painel de controle da placa de som.

34

Page 35: Virtual dj 5 manual

Modo Seguro (Safe Mode) – Se habilitado, no caso de uso de configuração definida pelo

irectX (Simples, Dual, Mono ou 4.1) o programa será menos suscetível a falhas de áudio

o mais da CPU, especialmente com algoritmos vançados. Também no caso de uso do Master Tempo avançado, este modo deverá ser

om alta capacidade de processamento).

ASIO ou modos de Baixa-Latência (Low Latency).

ar a capacidade de processamento do computador üentemente adaptá-lo para trabalhar com baixas

orma como VirtualDJ reagirá aos movimentos de

ais precisamente um som scratch ao deslocar o disco virtual

,

áudio (som metálico).

lgoritmo Simples (Simple

Dquando a CPU estiver momentaneamente ocupada. O ajuste de fábrica é “desligado” pois o scratch e os ajustes de pitch exigirãadesligado (exceto para computadores c NOTA: esta opção não tem efeito sobre Overclock – Esta opção pode otimiz(especialmente em laptops), e conseqlatências. Scratch – Ajustes para adaptação à fscratch. Otimizar para (Optimize for): Qualidade (Quality) – VirtualDJ irárepresentar m

depara frente e para trás. Latência (Latency) – O tempo dereação será o mais rápido possívelmas pode ter como conseqüênciadeformação do Algoritmo do Scratch (Scratch Algorithm): AAlgorithm) – não gera overhead no sistema, pois utiliza um algoritmo de insom do scratch. Algoritmo Realçado (Enhaced Algorithm) – utiliz

terpolação simples para calcular o

a um algoritmovançado que imita o movimento da

roduzindo uma qualidade muito boa e ao mesmo tempo antendo um baixo overhead computacional.

aagulha sobre os sulcos do vinil, para obter o melhor som de scratch possível. Um “tamanho (Filter Size)” com valor 11 apresenta a melhor relação qualidade / CPU, pm

35

Page 36: Virtual dj 5 manual

48kHz <-> 44kHz

escreve como VirtualDJ fará interpolação entre as taxas de amostragem 48kHz e 44.1kHz. recursos do

istema e pode melhorar o desempenho. Para uma melhor qualidade, escolha "Lowpass

e som para 44.1kHz. Ist

mostragem diferentes

adrão para qualquer placa d

s.

aster Tempo

%. Para escalas aiores, este algoritmo pode conduzir a falhas no áudio. Se o computador for

e)” para obter um melhor desempenho do lgoritmo “Avançado (Advanced)”.

DA escolha da opção “Interpolação Básica (Basic Interpolation)" irá poupar algunssFilter". O valor do “Filter Taps” definido em 11 propicia melhor relação qualidade / CPU. NOTA: A maioria das músicas disponíveis comercialmente está gravada em 44.1kHz (incluindo MP3s), por isso, é uma boa idéia para definir a saída da sua placa d o

e

e

impedirá que a placa de som tenha que interpolar entre taxas de amelhorará o desempenho. O taxa de 44.1kHz deve ser considerada psom, exceto já tenha ocorrido necessidade de uso de outras taxas de amostragem diferente

M O Master Tempo é o algoritmo que definirá como VirtualDJ irá reagir à mudança do pitch de uma música, sem alterar o tom da mesma (recurso "KeyLock"). O algoritmo padrão "Rápido (Fast)" utiliza uma pequena percentagem da capacidade da CPU, e que produz bons resultados em pitches com escala -10% e +10msuficientemente rápido, isto pode ser corrigido optando pelo algoritmo “Avançado (Advanced)”. Esta opção pode conduzir a sobrecargas do CPU quando aumentados os valores de “Complexo (Complexity)” e “Spatialization”. NOTA: Desligue o “modo seguro (safe-moda

36

Page 37: Virtual dj 5 manual

SKINS VirtualDJ permite escolher entre

irtualDJ:Full – um skin que

om todos os controles VirtualDJ ais uma seção de vídeo ao

TALHOS (KEYBOARD SHORTCUTS

"Atalhos (Keyboardhortcuts), VirtualDJ disponibiliza omo padrão uma coleção de

do.

tilizando o botão "salvar (save)".

utilizando o botão "carregar (load)”. O botão "Mesclar (merge)" oferece a possibilidade de fundir várias coleções em uma só.

vários "skins". VirtualDJ:Basic – um skin básico e simples. Vapresenta todos os controles VirtualDJ. Virtua lDJ:FullVideo – um skin cmcentro. Virtua lDJ:InternalMixer – uma skin com todos os controles VirtualDJ mais um mixer de áudio pleno de recursos ao centro.

A )

VirtualDJ proporciona um acesso rápido a todas as capacidades dos seus parâmetros através da atribuição de atalhos de teclado para uma ampla variedade de ações VirtualDJ. Na guia Scatalhos pré-atribuídos ao tecla Atalhos podem ser adicionados, alterados, ou apagados usando as teclas respectivas. Alterações nos atalhos padrão podem ser salvos como uma nova coleção, u Podem ser importadas novas coleções para uso no programa

37

Page 38: Virtual dj 5 manual

MACROS Macro para atalhos é o processo de atribuição de múltiplas ações para a mesma tecla ou combinação de teclas. O poder do macro provém da ordem em que estão listados. Então, abra a caixa de diálogo “Configuração” e selecione a guia “Atalhos (Keyboard Shortcuts)”. Aqui está um exemplo de um macro muito popular para o recurso "Mixar imediatamente (mix ow)”.

s ações a serem utilizados são: auto_crossfade, play e select, e a ativação será atribuída à

sfade – move o crossfader lay – ativa a execução da faixa

s ativo e inativo

dicionerimeiramente a ação auto_crossfade.

squerda e, em eguida, 'auto_crossfade' na lista do

epita este processo para as ações

tive deck’ na lista drop-own. As opções play e select podem

dessas irá exibir uma caixa de diálogo

formando que este atalho já está atribuído – this por ‘sim’ macro; stituído.

Neste exemplo, a barra de espaço foi utilizada mesmo não sendo a tecla padrão para executar a ação “mixar imediatamente”. Podem ser utilizadas quaisquer teclas ou combinação de teclas, também é ilimitado o número de ações que podem ser atribuídas a elas. Mais importante: lembre-se que o segredo está na ordem das ações. Caso o macro seja configurado em uma ordem diferente, o resultado da função pode também diferir do esperado.

n Abarra de espaço. Auto_cros

38

PSelect – alterna os decks para condiçõe Para construir a macro, a pClique em “Adicionar (Add)” para abriri a caixa de diálogo. Aperte a barra de espaço para inseri-la no quadro “Key”. Escolha ‘all’ na lista à esmeio. Selecione 'on active deck’ na lista drop-down. Em seguida, clique OK. Rplay e select, sempre escolhendo a opção ‘on acdser encontradas também na opção "deck control" da lista à esquerda. Ao clicar em OK para adicionar cada umaações, VirtualDJ inshortcut is already assigned. Se optar será adicionado o novo atalho e cria-se oclicando ‘não’ o atalho anterior será subPara o exemplo, clicar ‘sim’. Uma vez que cada ação estiver inserida, clique em "OK" na parte inferior da caixa de diálogo ‘Configuração’ e teste o atalho.

38

Page 39: Virtual dj 5 manual

INTERNET (NETWORK) VirtualDJ pode sincronizar várias instâncias num mesmo sistema e/ou sincronizar vários computadores executando o programa. Sem sincronização (no synchronization) – desliga sincronização.

incronização local (local synchronization) – possibilita várias instâncias do programa esmo computador.

syncronization) – permite vários computadores que em sincronizados através de uma rede.

Sser executadas e sincronizadas no m Sincronização na internet (networkestejam executando o programa, ser

39

Page 40: Virtual dj 5 manual

CONTROLES (REMOTE CONTROL)

ma vasta gama de controladores externos podem ser utilizados com VirtualDJ. A seção “Configurações” disponibiliza ajustes para permitir que

alhe com o controlador externo. Depois que o controlador for conectado ao istema, execute VirtualDJ, selecione "Configuração" > "Controle (Remote Control)" e

a figura correspondente ao equipamento. Em seguida, tivado (Activate)" a partir do menu pop-up. Se o controlador estiver conectado e

onfigurado corretamente, a figura será destacada em verde. Se o controlador estiver o, a figura será destacada em vermelho. Caso o ligue para repor a conexão.

ontroladores são suportados de 2 modos – Suporte Próprio ou Suporte MIDI.

om suporte próprio pode ser conectado ao computador de controlador adequado na guia Controle, o mesmo

á a funcionar sem nenhuma configuração adicional. A existência de suporte próprio ara um controlador não significa que todos os recursos ou funcionalidades do mesmo irão

no VirtualDJ. A maioria dos controladores pode ser funções adicionais através da utilização de programas

ppers

NOTA: Alguns controladores podem querer instalação de drivers de apoio

ara que o sistema possa reconhece-los.

io –

Total

C-3 ercules DJ Console (DJC)

N iCUE

) – para controladores MIDI sem suporte próprio, usa-se geral (general MIDI). Tal como os atalhos de Teclado,

metro podem ser configurados para controlar VirtualDJ. a acessar a interface de mapeamento MIDI.

este menu existem opções de mapeamento MIDI para a criar, carregar, salvar, mesclar e entos manualmente, clique em "Adicionar (Add)".

artir do menu do lado esquerdo, assim como o que em m seguida, mova o controle (no controlador MIDI –

deslizante, etc.) para mapear para o parâmetro. VirtualDJ irá detectar tomaticamente a função e correlacionar a mesma ao parâmetro.

U"Controle (Remote Control)" do menuo programa trabshabilite o controlador, clicando sobreselecione "Acconectado erradamente ou desligadcontrolador aparente falha desligue e C Suporte Próprio – um controlador ce, em seguida, selecionando a opçãocomeçarpexercer as ações correspondentes aprimorada ou expandida para apoiarde código personalizados – ou ma– disponíveis para download.

repConsulte o Manual do Usuário antes de

stalar o controlador. in Controladores com Suporte Própr Numark iCDX, DMC2, DMC1 (v2), Control PCDJ DAC-2, DAHDenon HC4500 Behringer BCD2000 D-2020 XP-10 IO Suporte MIDI Geral (General MIDIa opção para controladores MIDI emmapeamentos MIDI para cada parâClique no botão ‘configurar (config)’ par Nmodificar. Para adicionar mapeamSelecione o parâmetro a mapear a pque deck o mesmo será aplicado. Ebotão, au

40

Page 41: Virtual dj 5 manual

CODECS CODECS VirtualDJ é capaz de decodificar naturalmente vários formatos de áudio e vídeo com os seus decodificadores. A guia “Codec” especifica quais tipos de arquivo (por extensão) utiliza

VirtualDJ é capaz de decodificar naturalmente vários formatos de áudio e vídeo com os seus decodificadores. A guia “Codec” especifica quais tipos de arquivo (por extensão) utilizam ual decodificador para serem executados no VirtualDJ.

lação, VirtualDJ é capaz de executar maioria dos tipos de arquivo de áudio e vídeo ais conhecidos. Caso o programa não seja associado a uma extensão específica de um

entre os vários decodificadores disponíveis aquele que será utilizado pelo rograma como mecanismo de decodificação.

a Codec Específico

eo do VirtualDJ são incapazes de processar um e formato específico pode ser atribuído a um dos tifique-se que o CODEC apropriado para aquele

sta drop-down

qq Na insta Na instammcodec de áudio ou vídeo, selecione o botão 'adicionar (add)'. Digite a extensão e, em seguida, selecionecodec de áudio ou vídeo, selecione o botão 'adicionar (add)'. Digite a extensão e, em seguida, selecionepp

Determinando Seleção Apropriada par Se os decodificadores de Mp3 ou víddeterminado tipo de arquivo, então estoutros decodificadores suportados. Cerdeterminado tipo de arquivo de áudio oueste arquivo seja reproduzível por um ddo VirtualDJ. Em seguida, correlacione o

Determinando Seleção Apropriada par Se os decodificadores de Mp3 ou víddeterminado tipo de arquivo, então estoutros decodificadores suportados. Cerdeterminado tipo de arquivo de áudio oueste arquivo seja reproduzível por um ddo VirtualDJ. Em seguida, correlacione o

vídeo seja instalado no sistema operacional e que os decodificadores enumeradas na litipo de extensão do arquivo a este decodificador.

vídeo seja instalado no sistema operacional e que os decodificadores enumeradas na litipo de extensão do arquivo a este decodificador.

m ual decodificador para serem executados no VirtualDJ.

lação, VirtualDJ é capaz de executar maioria dos tipos de arquivo de áudio e vídeo ais conhecidos. Caso o programa não seja associado a uma extensão específica de um

entre os vários decodificadores disponíveis aquele que será utilizado pelo rograma como mecanismo de decodificação.

a Codec Específico

eo do VirtualDJ são incapazes de processar um e formato específico pode ser atribuído a um dos tifique-se que o CODEC apropriado para aquele

sta drop-down

41 41

Page 42: Virtual dj 5 manual

VÍDEO LIGADO / DESLIGADO (ENABLE / DISABLE) – Possibilita ativar ou desativar todos os

o desempenho para DJ’s que utilizam somente os cursos de áudio do programa.

ctivate – liga ou desliga o dispositivo de vídeo.

xibir a saída principal de vídeo. OTA: Somente monitores que fazem parte do windows desktop podem ser selecionados.

Usar aceleração de hardware (use hardware acceleration) – Utilizar o DirectX para processar e exibir o vídeo. NOTA: somente desative esta opção caso utilizando placas de vídeo muito antigas. Crossfaders ligados (linked crossfaders) – Esta opção permite habilitar o crossfader de áudio para controlar também a transição de vídeo. Se desmarcada, a transição de vídeo pode ser controlada pelo deslizante de vídeo – denominado "Cross" – localizado abaixo da tela de vídeo, quando utilizando o skin FullVideo. Decodificar quando escondido (decode while hidden) – Disponibilizado para computadores com alta capacidade de processamento, possibilita decodificar conteúdo de vídeo mesmo enquanto não estiver sendo exibido pelo programa. Isso impedirá falhas de vídeo que poderiam ocorrer durante a transição entre arquivos. Ativar ao carregar (activate on load) – Se um arquivo de vídeo for carregado em qualquer deck, automaticamente será ativado o dispositivo de vídeo. Para reproduzir somente o áudio de um arquivo de vídeo, desmarque esta característica e a tela de vídeo não será exibida. Esconder logo (hide logo) – Selecionando esta opção irá ocultar o logotipo do programa, mostrado na tela de exibição de vídeo. Usar este plug-in apenas para áudio (audio only plug-in) – Marque esta opção e selecione o plug-in na lista drop-down. Ao reproduzir arquivos que contenham somente áudio, o plug-in será ativado para agir como referência visual. Um exemplo de seleção é o Sonique (vide tutorial em www.4shared.com/file/29376293/dcd70f24/Tutorial_Sonique.html

recursos de vídeo do programa. Ao desativar, todas as características de vídeo do aplicativo ficam inutilizáveis, o que pode melhorarre A Saída de TV (TV Output) – seleciona o monitor que irá eNSe o monitor não está na lista, abra a janela de configurações de vídeo do windows e ative a opção ‘extend desktop on this monitor’ para o monitor desejado.

).

42

Page 43: Virtual dj 5 manual

SOBRE (INFO) A guia “Sobre (Info)” de VirtualDJ mostra o número da versão, juntamente com a declaração de direitos autorais do programa. Há três botões úteis: Procurar atualizações (Check for Updates) – faz uma consulta ao Centro de Downloads VirtualDJ e verifica se existe alguma atualização disponível (requerida conexão com a Internet). Download de Plug-ins (Download Plug-ins) – executa o navegador (Explorer, Firefox, tc.) associado a uma solicitação http direcionando-o à seção "Add-ons" do site oficial.

estaurar configurações de fábrica (reset to factory settings) – redefine as

e Rconfigurações do VirtualDJ e retorna as mesmas ao padrão definido pelo fabricante. Toda a guia “Configuração” é afetada pela mudança.

43

Page 44: Virtual dj 5 manual

SAMPLER

irtualDJ apresenta um sampler poderoso, que possibilita gravar, carregar, salvar e Vreproduzir samples on the fly. O sampler pode ser acessado clicando na guia "Sampler" da janela inferior e disponibiliza 12 posições para samples, que estão prontas para uso a qualquer momento. Existem doi

s amostras têm um ritmo intrínseco, que pode ser repetido indefinidamente. Contudo, não há qualquer regra sobre a forma de utilizar samples – a decisão de usar o trecho amostrado de modo linear ou circular cabe ao DJ. Reproduzindo Samples Para reproduzir uma amostra você pode simplesmente clicar no botão "Play" associado à respectiva célula de samples. Se o sample é do tipo linear, a célula de sample exibira o termo – A reprodução do trecho é feita simultaneamente à música em execução, e interrompida ao fim do trecho amostrado. Se o sample é do tipo circular, a célula de sample exibira o termo – A reprodução do trecho é feita simultaneamente à música em execução, e continuará indefinidamente até interrupção do ciclo ao pressionar o botão "Play" pela segunda vez. A velocidade do sample é modificada a fim de sincronizá-lo com o deck ativo, alinhado à batida mais próxima quando reproduzido. Isso garante que o ritmo da amostra terá suas batidas alinhadas à da musica em execução no deck o ativo, o que resultará numa reprodução natural e sem conflitos.

s tipos suportados de samples – linear (uma execução) e circular (looping). Samples Lineares são trechos executados do início ao fim. Comumente, estes trechos não têm um ritmo intrínseco, e geralmente são efeitos sonoros (aplausos, sirenes, etc). Samples Circulares são executados em modo looping. Na maioria dos casos, esta

44

Page 45: Virtual dj 5 manual

Samples podem ser reproduzidos a partir do menu loop sampler

tra é um loop, clique novamente no título ara interromper a reprodução. Samples lineares irão parar assim que o

dução também pode ser ontrolado pelo o botão Volume.

taneamente rontos para reprodução.

ar (uma execução), clique no botão "Jingle" no

sample é gravado a partir do deck contra atualmente em uso (o deck ativo).

), use o controle de loop do deck no botão "Loop" no topo da célula mente para a célula e está pronto

ciclo seja definido pelo uso dos mente um loop de 4 batidas.

Os samples gravados não são

encontrado como parte dos controles de cada deck. Basta selecionar a amostra a partir do menu pull-down e, em seguida, clicar sobre o título para começar a reprodução. O contorno à volta do título irá acender durante a reprodução. Se a amospfinal destes forem alcançados. O volume de reproc Gravando Samples VirtualDJ pode facilmente gravar samples, os quais estão instanp Para gravar um sample linetopo da célula de amostragem para iniciar a gravação. Clique em "Jingle" mais uma vez para parar a gravação. O que se en Para gravar um sample circular (loopingpara definir o ciclo e, em seguida, clique de sample. O ciclo é gravado automaticapra ser usado. Se o botão "Loop" é clicado sem que ocontroles do deck, será gravado automatica

CUIDADO armazenados para uso posterior. Para

ções do Sample" e selecione

um menu de opções calizado

mostra a partir do disco

Salvar (Save) – salva o sample no disco rígido.

um sample circular com o deck ativo.

justado. Protegido (Write Protected) – protege o sample da célula contra gravação, ou seja,

salvar uma amostra, use o menu "Op"Salvar”.

Opções do Sample Para cada célula de amostragem existeutilizado clicando no pequeno botão “alvo” lo Carregar (Load) – carrega uma a

rígido.

do sample que pode ser na parte superior direita célula.

Travar batida (Beatlock) – liga e desliga o recurso beatlock. Dessa forma um sample linear pode ser sincronizado com o deck ativo, ou impede a sincronia de

AutoPlay – quando selecionada, a reprodução da amostra se inicia assim que o volume for a

impede a gravação de uma nova amostra na célula.

45

Page 46: Virtual dj 5 manual

EFEITOS (EFFECTS) VirtualDJ oferece um conjunto abrangente de transições e efeitos de áudio e vídeo, que podem ser acessados clicando na guia "Efeitos (Effects)" na janela inferior. A lista de efeitos exibida no lado esquerdo da janela e cada um desses efeitos pode ser ativado em ambos

Para usar um efeito, selecione-o e ative-o no deck em que o mesmo deve ser aplicado. Isto é feito clicando em um dos dois botões "Activate" no painel central da janela. O botão irá acender. Para desativar o efeito, clique no botão "Activate" novamente. Os parâmetros do efeito selecionado são exibidos no painel direito da janela. Os parâmetros mudarão em função do efeito selecionado. Ajuste os parâmetros movendo os respectivos botões associados ao efeito. Os efeitos também podem ser usados a partir do painel de efeitos no controle do deck. Diferentes efeitos podem ser selecionados através do menu pop-up. Ligue e desligue o efeito clicando no título que é exibido no painel. Não é possível ativar efeitos múltiplos através do painel de controle de efeitos do deck – o painel só permite ativação de um efeito por vez. EFEITOS E TRANSIÇÕES DE VÍDEO Complementando a tradicional mixagem de áudio, VirtualDJ torna possível mixar conteúdo de vídeo com a familiaridade e facilidade de uma interface para DJ. Em vez de arquivos de áudio (.mp3, .wma, .m4a, etc.), podem ser reproduzidos arquivos de vídeo (.avi, .mpg, .vob, etc.). As interfaces de VirtualDJ fornecem as mesmas funcionalidades para mixar, fazer scratches, aplicar efeitos e realizar transições com conteúdo de vídeo, à imagem das ações realizadas com o conteúdo de áudio.

Arquivos de vídeo são distinguidos no navegador por um ícone

édecks. E também podem ser aplicados efeitos múltiplos, tanto de áudio quanto vídeo.

com uma pequena letra “V” azul e podem ser carregados em qualquer deck. Ao reproduzir um arquivo de vídeo, será aberta uma janela para exibição do vídeo.

46

Page 47: Virtual dj 5 manual

47

a de vídeo tem uma saída de TV ou saída para segundo monitor, esta saída ecundária pode ser definida como a saída para exibição em tela inteira (full screen), ao

aída em tela teira, verifique se a saída

ídeo de DVD’s para o disco rígido

e alta qualidade.

clique no botão "Activate" ara que VirtualDJ poss icamente a transição selecionada quando da

o outro.

Se sua placsinvés da janela de exibição de vídeo. A saída desejada é definida usando as definições na guia “Vídeo” da caixa de diálogo “Configuração”. Se não houver sinsesicvíWmcloinm ARvdo computador em formato .VOB

cundária é reconhecida pelo stema operacional e está onfigurada (ver propriedades de deo do Windows), e que o indows esteja operando em odo de monitor duplo (não ne). Consulte o manual de

struções da placa de vídeo para ais informações.

companha VirtualDJ o programa ip DVD para extrair arquivos de

d Efeitos de transição VirtualDJ apresenta diversos efeitos de transição para alternar videoclipes durante sua session. A partir do painel “Efeitos (Effects)”, selecione a seção "Video Transitions" (o botão se acenderá) para acessar a transição desejada. Escolha o efeito e

a executar automatpmixagem de um deck para

Se estiver usando o skin VirtualDJ: FullVideo, o efeito de transição desejado pode ser selecionado e ativado pelo painel “Transição (Transition)" encontrada na seção de efeitos localizada logo abaixo da janela de pré-visualização de vídeo.

Page 48: Virtual dj 5 manual

Há duas maneiras de se mixar videoclipes: manual ou automaticamente.

eo para outro.

eo para alternar

da na guia de o de vídeo ao

rnativa.

irá processar a deo, analisando o que está sendo feito com o som (pré-escuta, scratch,

e ser feito clicando m painel de efeitos, ou clicando no título relativo à transição no skin VirtualDJ:

Ful Efe

e os efeitos de áudio, os efeitos de vídeo efeitos são usados para

abaixo

e clique na caixa para

Para mixar manualmente, use o crossfader de vídeo para alternar de um víd

Ou então, basta clicar sobre uma das janelas de pré-visualização de vídsuavemente para o respectivo deck.

Se a opção "crossfaders ligados (link the video crossfader)” estiver marcaconfiguração de vídeo, o crossfader de áudio irá realizar a também transiçãlternar de um deck para o outro. a

VirtualDJ também pode fazer a mixagem de vídeo automaticamente, como alte A maior parte dos efeitos de transição possui um algoritmo "inteligente" que ransição do vítcrossfading, etc).

ara fazer uso deste recurso, basta ativar o efeito de transição. Isso podPe “Activate” no

lVideo.

itos de Vídeo (Vídeo Effects) Da mesma forma qu

odificar o vídeo em m cada deck. Utilize o botão "Video Effects" no painel "Effects" para ativar o efeito desejado em cada deck

specífico. Ou então, selecione e ative o efeito a partir do painel de controle de vídeoeda janela de pré-visualização contida no skin VirtualDJ: FullVideo.

Selecione o efeito desejado usando o menu pull-down para efeitosativá-lo.

48

Page 49: Virtual dj 5 manual

Otimização Em geral, o processo de mixagem de vídeo exige muito mais recursos do computador que a mixagem de áudio, então alguma otimização pode ajudar o desempenho, especialmente quando se lida com vídeos com alta taxa de frames (como DVD de alta definição). Existem vários parâmetros que determinam a velocidade com que VirtualDJ descompacta e exibe conteúdo de vídeo – o tamanho da memória da placa de vídeo, a velocidade do processador gráfico (GPU), a velocidade do processador principal (CPU), e a velocidade de acesso ao disco rígido. Outro parâmetro que influencia em demasia este desempenho é o tipo de arquivo. Um arquivo no formato MPEG1 é muito mais rápido para descompactar do que um arquivo no formato VOB. De forma semelhante, um arquivo com uma resolução 320x240 é muito mais rápido para descompactar do que um arquivo com uma resolução 720x576. Por padrão, VirtualDJ descompacta apenas o conteúdo perceptível na tela de mixagem de vídeo. Isso significa que, se há dois clipes em execução e somente um está visível, VirtualDJ só descompacta o vídeo evidente. Se os dois arquivos de vídeo são mostrados na tela, então VirtualDJ descompactará ambos. Isto aprimora a performance do programa e

mbém lhe permite um melhor desempenho em máquinas mais lentas. No entanto, isso ode resultar em pequenas falhas no momento da transição. Se a configuração do omputador for suficientemente poderosa, recomendamos marcar a caixa "decodificar uando escondido (decode while hidden)" na guia de configuração de vídeo de modo a obter

r usando resoluções mais elevadas, um conteúdo de baixa utador. Uma

tapcqtransições mais uniformes. Além disso, caso utilizando a saída secundária para exibir as mixagens de vídeo em tela

teira, que é mais eficaz a utilizar uma placa gráfica com duas saídas, do que utilizar duas inplacas separadamente. E finalmente, recomendamos o uso de uma resolução de saída não superior a resolução dos rquivos de vídeo. Se estivea

resolução não vai parecer melhor, mas utilizará mais recursos do compresolução de 800x600 deverá ser suficiente, para vídeo DVD de alta qualidade.

49

Page 50: Virtual dj 5 manual

KARAOKÊ Além de ser capaz de reproduzir música e conteúdos de vídeo, VirtualDJ fornece suporte para reproduzir e mixar arquivos karaokê. VirtualDJ é compatível com formatos

As faixas serão exibidas com uma

MP3+G, G+WAV, WMA+G, OGG+G, e arquivos .ZIP.

letra "K" no seu ícone . Quando um arquivo é io no deck e exibir o arquivo CDG arquivo no mixer

os CDG com seus respectivos MP3 compactados em

carregado, VirtualDJ irá carregar o áudde vídeo. VirtualDJ suporta a conexão de arquivum único arquivo ZIP.

50

Page 51: Virtual dj 5 manual

TRANSMISSÃO E GRAVAÇÃO VirtualDJ proporciona uma capacidade adicional para gravar ou transmitir a saída de áudio.

ara ter acesso aos recursos de gravação e difusão, clique em “Record” para exibição da spectiva interface.

níveis:

s configurações de gravação clique no botão "Config", localizado na parte

ra fonte de áudio (como um

ação vai apresentar todas as manipulações e transições realizadas no mixer externo.

Existem ajustes adicionais de configuração associados a cada um dos métodos.

Pre

s seguintes métodos estão dispoO

Gravar Arquivo (Record File) Queimar CD (Burn CD) Transmissão (Broadcast)

ara ter acesso àP

superior central da interface. Record From (Gravar de) Na caixa de diálogo "Config", estã

pções estão disponíveis para todoo disponíveis três fontes diferentes de gravação. Estas s os três métodos.

saída mixada e uma out

o Master – gravar a saída mixada da session. Master + MIC – gravar a

microfone). Line In – grava apenas a partir da entrada de linha da placa de som ou interface I/O.

Por exemplo, se utilizando um mixer externo, a saída do mixer pode ser conectada à entrada de linha da placa de som ou dispositivo I/O. A grav

51

Page 52: Virtual dj 5 manual

Record File (Gravar Arquivo)

istema. Quando a gravação estiver

utilizando umrograma para queimar CD’s.

rquivo.

rite – se marcado, irá solicitar confirmação para sobreposição do arquivo, quando houver tentativa de gravação de um arquivo que já existe.

ssfade)" irá automaticamente demarcar faixas quando o crossfader do VirtualDJ começar a deslocar-se para o deck que está introduzindo a nova faixa.

Format (formato) – define o formato de arquivo de áudio a ser usado para gravação. WAV – irá gravar um arquivo de áudio .WAV MP3 – irá gravar um arquivo de áudio .MP3 Encoder – este é o caminho para o codificador MP3 a ser usado para gravação de

arquivos MP3. Se o codificador estiver numa pasta diferente da pasta VirtualDJ, use o botão

"Record File" possibilita a gravação de uma session em arquivos .WAV ou .MP3 diretamente no disco rígido do sconcluída, ela pode, então, ser ouvida no VirtualDJ, editada com um programa de edição de áudio, ou gravada em um CD p Para configurar o "Record File", clique em "Config" para acessar os ajustes de configuração para gravação de um a Record From (Gravar de) – Defina a fonte de gravação. Auto-Start (iniciar

automaticamente) – marcando essa opção a gravação se iniciará automaticamente quando a primeira faixa começar a tocar. Se não marcada, então será necessário ativar manualmente a gravação, pressionando o botão "Start Recording".

File (Arquivo) – Path (Caminho) – define o caminho e o nome do arquivo para gravação. Prompt if overw

Split in multiple files (dividir em vários arquivos) – se marcado irá dividir a session em faixas separadas, ao invés de um grande arquivo de áudio. Neste caso, um botão “Cut (Corte)” irá aparecer ao lado do botão "Start Recording" para demarcar as faixas. A opção "Auto-split on crossfade (dividir automaticamente pelo cro

para navegar e selecionar a localização do codificador. Bitrate (taxa de bits) – define o bitrate para uso em gravações de MP3. Um bitrate

de 192Kbps é recomendado para gravação com qualidade de CD. Depois que as escolhas forem definidas, clique em "OK" e depois em "Start Recording" quando estiver pronto. Ao terminar a session, pressione "Stop Recording".

52

Page 53: Virtual dj 5 manual

53

ueimar CD)

"Config" para acessar os ajustes de configuração para gravar CD.

e gravação Auto-Start (iniciar automaticamente) – marcando essa opção a gravação se iniciará

automaticamente quando a primeira faixa começar a tocar. Se não marcada, então será necessário ativar manualmente a gravação, pressionando o botão "Start Recording".

File (Arquivo) – Path (Caminho) – define o caminho e o nome do arquivo para gravação. Prompt if overwrite – se marcado, irá solicitar confirmação para sobreposição do

arquivo, quando houver tentativa de gravação de um arquivo que já existe. Depois que as escolhas forem definidas, clique em "OK" e então em "Start Recording" quando tudo estiver pronto. Aperte "Stop Recording" quando terminar a session. Para demarcar faixas use o botão "Cut (Corte)" localizado ao lado do botão "Start Recording". Quando terminar a gravação o arquivo .BIN ou .CUE especificado no path pode gravado em qualquer programa que suporte estes formatos. Para obter mais informações sobre a gravação de arquivos .BIN / .CUE consulte a documentação do programa de gravação de CD’s.

Burn CD (Q VirtualDJ pode gravar a session em um arquivo com formato imagem de CD para gravação rápida em um CD. Selecione "Burn CD (Queimar CD)" para que VirtualDJ grave a session como arquivo do tipo.BIN ou .CUE, que contém todas as informações necessárias para o programa de gravação que suporte arquivos do tipo BIN e CUE. Clique em Record From (Gravar De) – Escolha a fonte d

Page 54: Virtual dj 5 manual

Transmitindo pela Internet (“Broadcast”)

ádio via Internet (Webcast). Dessa forma as pessoas no mundo todo poderão ouvi-lo. Clique em "Config" para acessar os ajustes de configuração para gravação. Record From (Gravar De) – Escolha a fonte de gravação Auto-Start (iniciar automaticamente) –

marcando essa opção a gravação se iniciará automaticamente quando a primeira faixa começar a tocar. Se não marcada, então será necessário ativar manualmente a gravação, pressionando o

ing

VirtualDJ propicia um método para transmissão de sua session em tempo real na rede mundial, como se fosse uma r

botão "Start Recording". Format –

e stream Icecast – tecnologia d em

streaming em

Encoder (Codificador) – utilize o botão

formato OGG Shoutcast – tecnologia de

formato MP3. Necessário definir o codificador (encoder) a ser utilizado.

para navegar na estrutura de pastas do nar o arquivo codificador a ser utilizado.

Bitrate (Taxa de Bits) – selecione o bitrate desejado para a codificação. NOTA:

eiras de transmitir sua session: através de um servidor dedicado, ou

e. Dessa forma, uma vez ue "Start Recording" for pressionado, a transmissão em rede começará.

Max number of clients (número máximo de clientes) – este é o número máximo de ouvintes para sua transmissão.

NOTA: Lembre-se de que a largura de banda da conexão à Internet tem que ser capaz de acomodar o número de ouvintes definido. Diminuindo a qualidade do sinal de áudio (o bitrate) possibilita acomodar um número maior de ouvintes.

Quando estiver pronto para transmitir clique em "Start Recording". VirtualDJ irá indicar o endereço do Webcast (por exemplo http://123.45.67.89/Virtual.ogg). O endereço, em seguida, pode ser enviado para os possíveis ouvintes para que eles possam escutar a transmissão utilizando seus players de mídia favoritos.

computador e selecio

Bitrates altos irão utilizar maior faixa de banda da conexão com a Internet, para fazer o stream e escutar o áudio MP3.

Server (Servidor) – Existem duas mandiretamente do computador. Broadcast from my own computer (Transmitir do meu computador) – esta opção converte o computador em uma estação para transmissão em redq

54

Page 55: Virtual dj 5 manual

Cuidado: Caso esteja usando uma conexão não-fixa à Internet, o endereço do

ectar. Neste caso, a cada transmissão o endereço

ama utilizado pelos ouvintes deve se capaz de se nsmissão através do servidor de

missão pode precisar configurações adicionais e / a proteger a conexão de transmissão para Internet

para autorizar conexões de entrada e saída, de e para o computador de transmissão.

lvez seja necessário configurá-lo em “mitir conexões no computador de transmissão para o servidor d

Transmitir para um servidor de rádio) –tir sua session diretamente a um servidor de rádio.

web, login e senha, e VirtualDJ ado o formato definido na seção Form

Webcast pode

Webcast. Isto

port forward” per e webcast.

esta opção permite

utomaticamente at.

mudar a cada vez que você se condeverá ser comunicado aos ouvintes.

Cuidado:

Para ouvir suas mixagens, o progrcomunicar com o computador de trasignifica que o computador de transou programas firewalls utilizados pardeverão ser configurados

NOTA:

Caso esteja usando um roteador, tapara

Broadcast to a radio server (configurar o programa para transmi Digite o endereço do servidor de rádiotransmitirá sua session ao servidor utilizan

55

Page 56: Virtual dj 5 manual

CONTROLE POR TIMECODE

de configuração do Timecode

Ao abrir a janela , você pode optar pelos modos de isualização Simples ou Avançado. Para a maioria dos usuários, nunca será necessário

onfig” para cada deck virtual. ste botão pode ser usado para realizar automaticamente os ajustes

-config”:

e o sinal for configurado corretamente, você verá um ponto verde próximo a Timecode strado abaixo em modo Simples)…

u envanç

vutilizar o modo Avançado – o modo Simples contém o essencial para configurar o timecode. Observe que existe de um botão “Auto-cEnecessários de timecode, para que o programa funcione corretamente. Para utilizar o recurso “Auto

1. Reproduza as duas fontes do sinal timecode, ou seja, os dois CD’s ou vinis gravados com o sinal.

2. No programa, pressione o botão “Auto-config” para realização automática dos ajustes. SQuality (como mo

O tão uma bela forma de onda senoidal padrão (como mostrado abaixo em modo

ado)... A

56

Page 57: Virtual dj 5 manual

Favor consultar as seguintes descrições dos parâmetros de configuração do timecode (mostrado à direita em modo Avançado): 1. Vinyl – Escolha esta opção

quando usando vinil

o quando usando CD

te (Absoluto)

timecoded. 2. CD – Escolha esta opçã

timecoded. 3. Mode – Você pode

escolher entre 3 diferentes modos para monitorar o timecode. Esses modos irão influenciar a forma como o timecode controlará a posição da reprodução em cada deck correspondente.

Absolu –

looping e pontos de

Este modo é semelhante à forma como a música é tocada normalmente em um vinil. O início do disco corresponde ao início da faixa e ao mover a agulha para outra posição no vinil – também chamado needle dropping – também mudará a localização do ponto de reprodução na faixa. Observe que o modo absoluto não permite que sejam utilizados alguns recursos do programa, como indexação (cue).

Relative (Relativo) – Neste modo, o software vai monitorar o movimento relativo do disco (para frente, para trás), mas não acompanhará o controle de posição de faixa dentro do sinal timecode. Assim, por exemplo, não será possível localizar outra posição da faixa movendo-se a agulha até outra parte do disco. Esta modalidade é perfeita para scratch DJ’s, pois permite a execução da manobra sem se preocupar que a agulha pule para outra parte do disco – o programa irá compensar qualquer movimento repentino da agulha que possa ocorrer. Neste modo é possível utilização de alguns recursos adicionais do programa, como looping e pontos de indexação (cue).

Smart (Inteligente) – Este é o modo padrão de monitoração do timecode, que

omendamos para a maioria dos usuários. No modo Smart, é possível mover a agulha a localizar trechos na faixa, e também permite uso de outros recursos do programae,

recpar

início do áudio. Para alterar, simplesmente mude o valor de ajuste.

tais como pitch, loops e pontos de indexação. 4. Lead Time – define o momento do sinal timecode onde se iniciará a reprodução da faixa,

movendo o ponto de início para posições mais distantes no disco. Por exemplo, é muito útil se seus discos tem o ponto de indexação gravado exatamente no

57

Page 58: Virtual dj 5 manual

5. Pitch Sensitivity (sensibilidade do pitch) – este é o tempo que levará para que o mostrador de forma de onda se ajuste a uma alteração no pitch do sinal timecode. Se efinido valor muito baixo, o programa reorganizará a forma de onda quando você fizer m scratch no timecode, que não é reco

du mendado. Fixando um valor demasiado elevado, o programa lavará mais tempo para reorganizar a onda, que será visualmente confuso.

ente valores diferentes para encontrar o mais adequado ao seu estilo.

6. Adn

7. S

Experim

nti Skip – se ativado, o anti skip vai impedir alterações na reprodução quando ocorrer a agulha saltar para outro sulco do vinil. Observe que este recurso só está disponível os modos Smart ou Relative.

mart Cue – se ativado, ao deslocar a agulha para uma posição diferente no disco timecode (distância maior que o segmento de um sulco) fará com que o programa

aticamente se desloque até o próximo ponto de indexação (cue), avançando ou refa

. Em outras palavras, o master tempo age como o keylock, porém permitindo mudar o ritmo da

9. Browser Track (Navegador de Faixas) – se ativado, o browser track permitirá o uso do sinal timecode para navegar através de suas músicas no programa. Com isto, os três últimos segmentos do disco tornam-se dedicados à navegação e dessa forma, quando você mover a agulha para um destes segmentos, executará rolagem entre os títulos das músicas no navegador, movimentando o disco para frente e para trás.

10. Setas – pressionando este botão, as configurações de timecode serão copiadas de um

deck para outro. 11. Software RIAA Preamp – se ativado, permite que você conecte toca-discos – que tem

nível de sinal diferenciado dos demais equipamentos – diretamente à entrada de linha (line) de uma placa de som.

As seguintes configurações (12-17) serão definidas pelo recurso Auto-Config, então não serão detalhados aqui. 12. Gain (Ganho) – compensação de ganho para o sinal timecode. 13. Silence (Silêncio) – compensações de fundo / ruído ambiente por redução de nível /

aumento do nível mínimo de ruído.

14. Invert Stereo (Inverter stereo) – virtualmente invertem as saídas esquerda e direita do sinal estéreo, e na prática invertem o sentido de reprodução da faixa.

15. Invert Phase (Inverter fase) – ajuste do programa para erros de conexão na agulha.

16. TC Up – Nível de valor "1" do sinal binário do timecode

17. TC Down – Nível de valor "0" do sinal binário do timecode.

automtrocedendo na faixa, ao invés de saltar para a posição absoluta de continuidade da ixa.

8. Master Tempo – se ativado, o programa irá distender o tom ao invés de deslocar o pitch,

da música tocando no deck no qual for feita a alteração no pitch do sinal timecode

música sem alterar o seu pitch.

58

Page 59: Virtual dj 5 manual

INFORMAÇÃO LEGAL INFORMAÇÃO LEGAL http://www.atomixproductions.com

59

http://www.atomixproductions.com http://www.virtualdj.com Atomix Productions

DX, DMC2, DMC1 (v2), Total Control is a registered trademark of Numark, Inc. PCDJ DAC-2, DAC-3 is a registered trademark of Digital 1 Audio, Inc. (D1DJ) Hercules DJ Console (DJC) is a registered trademark of Guillemot Corporation Denon HC4500 is a registered trademark of D&M Professional / Denon DJ Behringer BCD2000 is a registered trademark of BEHRINGER International GmbH

-Vinyl 2020 is a registered trademark of Soundgraph, Inc. P-10 is a registered trademark of EKS

ks of the Microsoft Corporation. License and restrictions: According to the EULA (End User License Agreement) accepted by every user upon installation of VirtualDJ: You MAY NOT make or distribute copies of VirutalDJ, or electronically transfer VirtualDJ from one computer to a network. You MAY NOT decompile, reverse engineer, disassemble, or reduce VirtualDJ to less than human perceivable form. You MAY NOT modify or create derivate works from VirtualDJ. You MAY NOT sell, to rent, to transfer or sublicense the software. You may not sell, to rent, to transfer or sublicense hardware on which the software is installed, without written prior agreement of Atomix Productions. Reproduction of this manual in full or in part with out the express written permission from Atomix Productions is prohibited.

PO Box 324 Warren, PA 16365 USA VirtualDJ Copyright: Copyright 1997-2007 Atomix Productions All Rights Reserved Number IDDN.FR.001.040012.01.R.C.2000.000.31400. Trademarks: The Logo is a registered trademark of Atomix Productions VirtualDJ is a registered trademark of Atomix Productions iC

DXION iCUE is a registered trademark of Ion Audio, LLC Windws and DirectX are registered trademar

59

Page 60: Virtual dj 5 manual

GLOSSÁRIO On The Fly Jargão de TI que se refere à propriedasuas alterações ocorrem de maneira im

de de um sistema mudar freqüentemente ou dinamicamente, ou que ediata, sem interrupção do serviço.

vras ou trechos de palavras de uma faixa. No caso, obtido pelo apertar de partida pré-definido, iniciando e interrompendo a execução em

ento da faixa corrente.

m termo leigos “voz fina”. O nome faz referência ao seriado “The eus personagens usam o tom de voz semelhante ao resultado obtido pelo aumento drástico

sem uso do recurso de fixação automática do tom original.

o que denomina arquivos responsáveis pela indexação de CD’s, nício e final de cada música em um CD. Neste caso, refere-se ao(s) a reprodução de uma faixa.

ispositivo de notação musical que distingue uma específica unidade de ixo de valores de nota (completo, ½, ¼, etc.) de um jeito particular, fixado

or pendiculares na pauta musical. As duas linhas verticais (travessões) são separadas pela distancia equivalente ao numero de notas contidas na medida. Esta notação mus ento (tempo) ou valores de nota; e não contém as notas ou suas vari nota são determinados pelas marcas de tempo e andamento. Cada med or exemplo, irá conter 3 batidas, uma para cada quarta nota. Tim(Inc ente como código de tempo, é um sinal especial contendo freqüências esp o timecode soa simplesmente como um apito contínuo, mas este som é inte l com a tecnologia – que é individual para cada fabricante – e tran na música em uma fração do segundo após a manipulação do vinil ou CD o programa à manipulação do sinal é chamado latência. ClipTra

vem ciência de com

sejapardes MacUmseja Inst

om mputador, ou seja, cada ar

con FraÉ u or inteiro.

Stutter Efeito que consiste na repetição de palacontínuo da tecla play a partir de um ponto intervalos curtos de tempo, alinhados com o andam Chipmunk Efeito de verbalização em tom vocal alto, eChipmunks” pois sda velocidade de reprodução de uma faixa Cue (Inclusive variações) - Ponto de partida. Termcujo conteúdo sinaliza os tempos de iponto(s) definido(s) pelo DJ para início d Medida Do inglês measure. Uma medida é um d

mpo compreendida de um numero ftep quem mede e expresso por duas linhas verticais per

ical não determina o ritmo, andamações. Tempo, ritmos e valores de ida de uma marca de tempo de ¾, p

ecode lusive variações) - Traduzido literalmecíficas. Para os ouvidos humanos, rpretado pelo programa compatívesformado em comandos que atuam

de timecode. O tempo de resposta d

ping duzido literalmente como ou ceifamento, é a saturação de um sinal por excesso de ganho da amplificação.

rhead OE putação, considera-se overhead qualquer processamento ou armazenamento em excesso,

de tempo de computação, de memória, de largura de banda ou qualquer outro recurso que seja requerido a ser utilizado ou gasto para executar uma determinada tarefa. Como conseqüência pode piorar o empenho do aparelho que sofreu o overhead.

ro a instrução de macro é uma seqüência de caracteres ou instruções substituídas por comandos menores; ou , você pode executar uma longa lista de tarefas digitando um pequeno comando.

ância e dado a cada seção do programa em execução sincronizada num mesmo coN

p te executando funções diferentes do mesmo programa, porém sincronizadas entre si de modo a impedir flitos de software.

me m conjunto de quadros (imagens) que formam um filme p

Streaming É a tecnologia que permite o envio de informação multimídia através de pacotes, utilizando redes de computadores, sobretudo a Internet. Quando a ligação de rede é banda larga, a velocidade de transmissão da informação é elevada, dando a sensação de que o áudio e o vídeo são transmitidos em tempo real.

60

Page 61: Virtual dj 5 manual

61