violência nas escolas

8

Upload: veritah

Post on 06-Jul-2015

9.430 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Violência nas escolas
Page 2: Violência nas escolas

……ÉÉ um tema do nosso quotidiano. A Escola que, um tema do nosso quotidiano. A Escola que, felizmente, não vive retirada desse quotidiano nem felizmente, não vive retirada desse quotidiano nem isolada do mundo, não escapa a esse clima de isolada do mundo, não escapa a esse clima de violência. Para uns, ela é o espelho dessa violência, violência. Para uns, ela é o espelho dessa violência, para outros é, ela mesma, geradora de violência. para outros é, ela mesma, geradora de violência. Alunos, professores, pais e encarregados de educação, Alunos, professores, pais e encarregados de educação, aqueles que formamos a comunidade educativa, somos aqueles que formamos a comunidade educativa, somos sujeitos e objectos dessa violência.sujeitos e objectos dessa violência.

Page 3: Violência nas escolas

A violência registada em meio escolar tem A violência registada em meio escolar tem aumentado gradualmente nos últimos quatro anos. aumentado gradualmente nos últimos quatro anos. Em 2004/2005 as estatísticas davam conta de Em 2004/2005 as estatísticas davam conta de 1232 situações de agressão envolvendo alunos, 1232 situações de agressão envolvendo alunos, professores ou auxiliares, número que subiu para professores ou auxiliares, número que subiu para cerca de 1500 no último ano lectivo. Os dados são cerca de 1500 no último ano lectivo. Os dados são minimizados pelas autoridades, que lembram estar minimizados pelas autoridades, que lembram estar em causa um universo de um milhão e 700 mil em causa um universo de um milhão e 700 mil alunos.alunos.

Page 4: Violência nas escolas

A principal causa deste grave problema prende-se A principal causa deste grave problema prende-se

à divisão dos jovens em grupos que, por vezes, à divisão dos jovens em grupos que, por vezes, ridicularizam alunos que, segundo os seus ridicularizam alunos que, segundo os seus padrões, são considerados inferior aos outros e por padrões, são considerados inferior aos outros e por isso são sujeitos às piadas, às reduções ao ridículo isso são sujeitos às piadas, às reduções ao ridículo e até à violência física. Além destes casos, também e até à violência física. Além destes casos, também se verificam situações de violência sexual.se verificam situações de violência sexual.

Page 5: Violência nas escolas

Como qualquer problema, também este tem as suas Como qualquer problema, também este tem as suas consequências. Desde provocar estados de angústia consequências. Desde provocar estados de angústia e raiva até ao caso extremo da depressão. A e raiva até ao caso extremo da depressão. A depressão, por sua vez, pode levar ao suicídio, depressão, por sua vez, pode levar ao suicídio, sendo capaz de passar por uma fase de auto sendo capaz de passar por uma fase de auto mutilação .mutilação .

Page 6: Violência nas escolas

O suicídio, embora pareça impensável, é ao que O suicídio, embora pareça impensável, é ao que muitos jovens recorrem e, sem motivação e muitos jovens recorrem e, sem motivação e capacidade para levantar a moral de novo, é capacidade para levantar a moral de novo, é quase impossível de ser evitado. quase impossível de ser evitado.

Page 7: Violência nas escolas
Page 8: Violência nas escolas

Nós achamos que a violência nas escolas é uma Nós achamos que a violência nas escolas é uma acção que não devia de acontecer, pois não é com acção que não devia de acontecer, pois não é com violência que se chega a algum lado. violência que se chega a algum lado.

Também achamos que os mais velhos não deviam Também achamos que os mais velhos não deviam bater aos mais novos por pura diversão.bater aos mais novos por pura diversão.