violÊncia domÉstica -...

8

Click here to load reader

Upload: hadung

Post on 18-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - dhnet.org.brdhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/cartilha_es_violencia_domestica.pdf · VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Aviolência é uma questão social que afeta a todas
Page 2: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - dhnet.org.brdhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/cartilha_es_violencia_domestica.pdf · VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Aviolência é uma questão social que afeta a todas

VIOLÊNCIA DOMÉSTICAA violência é uma questão social que afeta a

todas as pessoas, mulheres e homens, sejam elas cri-anças, adolescentes, jovens, adultos, idosos. Ela acon-tece em todas as classes sociais, religiões, raças/etnias,e independe do grau de escolaridade. Portanto, a vio-lência de gênero/violência doméstica é um problemade todos, que exige a atenção do Estado e das organi-zações da Sociedade Civil. Juntos, somos responsá-veis pela busca de caminhos para a prevenção e supe-ração de todas as formas de violência.

As Políticas Públicas, integradas e conti-nuadas, poderão contribuir para a construção de umaCultura de Paz e Respeito aos Direitos Humanose o exercício da Cidadania.

Esta cartilha: “Violência Doméstica - Aquem recorrer”, quer ser um instrumento para con-versas, debates, orientações e informações.Introdução:

Relações de gênero é uma expressão usadapara identificar a maneira como as relações entre ho-mens e mulheres são construídas na sociedade.É importante saber a diferença entre gênero e sexo...quando se fala em sexo, são características físicas ebiológicas que estão nos corpos de homens e demulheres que devem ser identificadas. Nas relaçõesde gênero a sociedade define algumas regras e idéiassobre os homens e as mulheres, e organiza o que éfeminino e o que é masculino.O que é Violência Doméstica?

As agressões físicas, humilhações, torturas psi-cológicas, exploração, controle da vida pessoal, aban-dono material, divisão desigual das responsabilidadescom a família e a casa, abuso de poder, bem comoviolência sexual, todas podem ser consideradas “vio-lência doméstica”.

Esse é o nosso grande desafio, promover umamodificação da cultura da violência contra as mulheres,em especial da violência doméstica contra crianças emulheres.

Page 3: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - dhnet.org.brdhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/cartilha_es_violencia_domestica.pdf · VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Aviolência é uma questão social que afeta a todas

- A QUEM RECORRER...Onde e Quando acontece?

A violência contra a mulher ocorre tan-to em casa quanto no espaço público (na rua,no trabalho). Aparece de diferentes formas e atin-ge as mulheres independente da idade, cor,raça, etnia, religião, opção sexual ou classesocial. Mas qualquer que seja o tipo de violên-cia praticada contra a mulher, todas têm um pontoem comum: as desigualdades predominantesna nossa sociedade.

Muitas são as formas da violência degênero: as desigualdades salariais, o assédiosexual, o uso do corpo da mulher nas campa-nhas publicitárias e no dia-a-dia, o tratamentodesumano que recebem nos serviços de saú-de, são alguns exemplos de como as mulheressão violentadas em seus direitos humanos.

A violência doméstica por ser pratica-da dentro de casa por pais, irmãos, padrastos,maridos e companheiros, ainda é vista comonatural por muitas pessoas.

Nenhuma mulher deve aceitar tratamen-to violento ou discriminatório! O namoro ou o ca-samento não dá ao marido, namorado ou compa-nheiro o direito de ameaçar ou espancar sua mu-lher, namorada ou companheira.

Essa cartilha vai nos ajudar a entendera lei e como podemos ajudar outras mulheres ase defenderem.

TELEFONESDepartamento de Políticas para Mulheres

PRÓ-VIDATel.: 3328.7500

DEAMDelegacia Especializada de

Atendimento à MulherLaranjeiras - Tel.: 3328.7212

Plantão Vitória - Tel.: 3137.9115.

Page 4: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - dhnet.org.brdhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/cartilha_es_violencia_domestica.pdf · VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Aviolência é uma questão social que afeta a todas

O que é Violência Domésticacontra Criança e AdolescenteÉ todo ato ou omissão praticado por pais, mães,parentes ou responsáveis contra crianças e ado-lescentes que cause dano físico, sexual e/oupsicológico à vítimaÉ importante: Comunicar ao Conselho Tutelar

Violência Sexual praticadacontra criança e adolescenteNo Brasil, os casos de estupro são muitofreqüentes e atingem principalmente as crianças.Escute sempre as crianças e denuncie o agressornos casos de violência.É importante: Registrar queixa na DPCA - Dele-gacia de Proteção à Criança e ao Adolescente -e buscar ajuda junto ao Programa Sentinela, deatendimento às vítimas de violência sexual.

Formas de Violência Doméstica(contra crianças, adolescentes e mulheres)

Muitas crianças e adolescentes são violentadas todos os dias por adultos, seus familiares e/ouseus responsáveis. E milhares de mulheres são ameaçadas no seu dia a dia, durante muito

tempo e não têm coragem de denunciar. Com isso, colocam em risco a própria vida.

Alguns Tipos de Violênciacontra a Mulher

AmeaçaEsse é um tipo de violência muito

freqüente e, embora muitasmulheres não saibam, a

ameaça é crime. Se amulher já foiameaçada ela não deveesperar que ele cum-pra a ameaça. Procureajuda imediatamente.É importante:

- Dar queixa na Delegaciada Mulher ou qualquer outraDelegacia de Policia(DP);acompanhar o desenrolar doprocesso;

- Pode-se também buscar ajuda noPró-vida, ou procurar o Ministério Públicode sua cidade.

Destruição de DocumentosMuitos homens escondem, rasgam ou destroem do-cumentos das mulheres, tais como: carteira de Iden-tidade ou de Trabalho. Os documentos são a provade que uma pessoa existe, que ela é uma cidadãbrasileira. Isso é crime e deve ser denunciado!É importante:- Dar queixa na Delegacia da Mulher ou qualqueroutra DP; guardar o Boletim de Ocorrência paraprovidenciar a 2º via dos seus documento.

Page 5: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - dhnet.org.brdhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/cartilha_es_violencia_domestica.pdf · VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Aviolência é uma questão social que afeta a todas

EstuproÉ uma relação sexual forçada, imposta pelaforça ou coação, sem que a mulher ou crian-ça possa se defender. Se a relação sexual forimposta pela violência mesmo dentro do ca-samento e entre adultos também caracterizaum estupro. A mulher não é obrigada a terrelações sexuais com o seu marido ou com-panheiro se ela não quiser.

É importante:- Não se lavar e guardar as roupas que usavana hora do crime;- Dar queixa na Delegacia da Mulher ou qual-quer outra DP; guardar o Boletim de Ocorrência;- Pegar a guia para exame no Instituto Médico Le-gal, fazer os exames, e acompanhar o processo;

Abandono MaterialMuitas vezes o homem se nega a reconhecer apaternidade. A mulher tem direito de recorrer aAção de Investigação de Paternidade. O reco-nhecimento obriga o pai a pagar a pensão ali-mentícia à/s criança/s que passa/m a ter todosos direitos definidos por lei.É importante: O Procurar uma/um advogada/o par-ticular ou da Assistência Jurídica Municipal ou Es-tadual.

Atentado violento ao PudorEsse tipo de violência ocorre quando a mulher éobrigada a manter relação sexual anal, oral ou qual-quer outro contato íntimo que não seja a relaçãovaginal ou ela é obrigada a presenciar outras pes-soas tendo relações sexuais.É importante:- Prestar queixa na Delegacia da Mulher ou qual-quer outra DP; Pedir abertura de processo e acom-panhar o andamento.

RacismoMuitos homens discriminam e agridem asmulheres através da sua cor, seja branca oupreta. Usam todo tipo de artifício para identi-ficar as mulheres pela sua cor, muitas vezesatribuindo valores pejorativos, como porexemplo: negra boa de cama. Essa é umaforma de discriminação muito freqüente eentendida como normal e/ou natural! Mas nãoé! Isso é crime inafiançável e deve ser de-nunciado.É importante:- Registrar queixa na Delegacia da Mulher ouqualquer outra DP;- Procurar a ajuda de uma/um advogada/o parti-cular ou a Defensoria Pública Estadual.

Page 6: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - dhnet.org.brdhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/cartilha_es_violencia_domestica.pdf · VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Aviolência é uma questão social que afeta a todas

Discriminação porOpção Sexual

Muitas mulheres sofrem discriminação pelofato de serem lésbicas: namorar, ou vivercom outras mulheres. Discriminar uma pes-soa pela sua opção ou orientação sexual écrime e deve ser denunciado!É importante:- Registrar queixa na Delegacia da Mulherou qualquer outra DP;- Procurar a ajuda de uma/um advogada/oparticular ou a Defensoria Pública Estadual

Calúnia e DifamaçãoSe a mulher for vítima de alguma calúnia, difa-mação ou falsa acusação é importante ela sa-ber que pode e deve denunciar isso! Muitasvezes os homens acusam as mulheres comoforma de amedrontá-las. Isso é crime!É importante:- Prestar queixa na Delegacia da Mulher ou qualqueroutra DP; guardar o Boletim de Ocorrência;- Procurar a ajuda de uma/um advogada/o particu-lar ou a Defensoria Pública Estadual;- Juntar o maior número possível de provas do-cumentais e/ou testemunhais.

Indução ao SuicídioInduzir alguém, incentivá-la a suicidar-seou colaborar para que ela o faça, é crime.Esse tipo de violência também é muitograve e muitas vezes o homem age de for-ma a destruir a auto estima e vontade deviver da mulher.É importante:- Procurar ajuda psicológica;- Procurar a ajuda de uma/um advogada/o particu-lar ou a Defensoria Pública Estadual;- Juntar o maior número possível de provas do-cumentais e/ou testemunhais.

Lesão CorporalSão agressões físicas tais com: soco, bofetão,tapa, pontapé, queimaduras ou qualquer outrogesto que machuque ou prejudique a saúde damulher ou criança. É preciso interromper e trans-formar esta situação!É importante:- Gritar por socorro, pedir ajuda;- Procurar um lugar seguro para se abrigar;- Se estiver machucada, deve procurar um servi-ço de saúde;- Registrar queixa na Delegacia da Mulher ouqualquer outra DP; guardar o Boletim de Ocor-rência;- Exigir uma guia para exame de corpo de delitono Instituto Médico Legal, em caso de ferimentono corpo para comprovar a agressão sofrida.

HomicídioOs dados indicam que nos homicídios contra asmulheres, na maioria das vezes, os assassinossão (ou foram) os maridos, namorados, com-panheiros ou amantes, aqueles que deveriam seros responsáveis pelo afeto.Importante:- A família deve procurar a Delegacia de Cri-mes contra a vida.

Precisamos juntos lutarcontra a impunidade

Page 7: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - dhnet.org.brdhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/cartilha_es_violencia_domestica.pdf · VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Aviolência é uma questão social que afeta a todas

ONDE BUSCAR AJUDA

DepDepDepDepDepartamentoartamentoartamentoartamentoartamento de Políticas para Mulheresde Políticas para Mulheresde Políticas para Mulheresde Políticas para Mulheresde Políticas para MulheresSedir - PMSSedir - PMSSedir - PMSSedir - PMSSedir - PMS

Pró-vida - Núcleo de atendimento à violência domésticaNAPA - Núcleo de atenção psico-social aos apenados

com penas alternativas.Tel: 3328-7500 (seg a sex, de 8 às 18 horas)

Local: Centro Integrado de Cidadania(ao lado do Terminal de Laranjeiras)

COMMUS - Conselho Municipal dosCOMMUS - Conselho Municipal dosCOMMUS - Conselho Municipal dosCOMMUS - Conselho Municipal dosCOMMUS - Conselho Municipal dosDireitos da Mulher SerranaDireitos da Mulher SerranaDireitos da Mulher SerranaDireitos da Mulher SerranaDireitos da Mulher SerranaLocal: Centro Integrado de Cidadania

(ao lado do Terminal de Laranjeiras) - Tel:3328-7500

DEAM - Delegacia Especializada deDEAM - Delegacia Especializada deDEAM - Delegacia Especializada deDEAM - Delegacia Especializada deDEAM - Delegacia Especializada deAtendimento à MulherAtendimento à MulherAtendimento à MulherAtendimento à MulherAtendimento à Mulher

Local: Av. CIVIT, 193 - Próximo ao Hospital DórioSilva, Funcionamento: seg à sex (8h às 18h) -

Tel: 3328-7212Plantão na DEAM de Vitória, Rua portinari, s/n - Santa

Luiza (atrás da Chefatura da Polícia Civil –Reta da Penha)Funcionamento: das 20h de sexta às 20h de domingos

e feriados - Tel: 3137-9115.

Casa do CidadãoCasa do CidadãoCasa do CidadãoCasa do CidadãoCasa do CidadãoAssistência Jurídica - SEDIR/PMS:Assistência Jurídica - SEDIR/PMS:Assistência Jurídica - SEDIR/PMS:Assistência Jurídica - SEDIR/PMS:Assistência Jurídica - SEDIR/PMS:

Adoção, guarda, tutela, pensão alimentícia,separação e investigação de paternidade

tels: 3251-5103 (SerraSede)e3318-9830 (Laranjeiras).

Projeto sentinelaProjeto sentinelaProjeto sentinelaProjeto sentinelaProjeto sentinelaAtendimento a crianças e

adolescentes vítimas de violência sexualSEPROM/PMS - Tel: 3328-3999

DPCADPCADPCADPCADPCADel. de Prot. à Criança e ao AdolescenteDel. de Prot. à Criança e ao AdolescenteDel. de Prot. à Criança e ao AdolescenteDel. de Prot. à Criança e ao AdolescenteDel. de Prot. à Criança e ao Adolescente

Tel: 3132-1916/1917

CRASCRASCRASCRASCRASCentro de Referência de AssistCentro de Referência de AssistCentro de Referência de AssistCentro de Referência de AssistCentro de Referência de Assistênciaênciaênciaênciaência SocialSocialSocialSocialSocial

Ao lado do Terminal de LaranjeirasTel: 3328-6053.

Conselhos TConselhos TConselhos TConselhos TConselhos Tutelares:utelares:utelares:utelares:utelares:Funcionamento: de seg a sex – das 8h às 18h.

- Regional I (Laranjeiras) tel: 3328-7128- Regional II (J. Limoeiro) tel: 3328-1899- Regional III (Jacaraípe) tel: 3252-7022- Regional IV (Serra Sede) tel: 3291-4854

- Central de Plantão EspecialRegional III (Jacaraípe) tel: 3252-7022

Seg a sex: de 18h às 22h;Sábados - plantão 24h;

Domingos e Feriados: de 8h às 22h.

Central de OcorrênciasCentral de OcorrênciasCentral de OcorrênciasCentral de OcorrênciasCentral de OcorrênciasJuizados EspeciaisJuizados EspeciaisJuizados EspeciaisJuizados EspeciaisJuizados Especiais

Atendimento aos casos criminais, infância e juventu-de, órfãos e sucessões, vara de família e cível. Local:

Fórum da Serra - Serra Sede - tel: 3291-5542funcionamento: 12h às 18h.

Programa de Saúde MentalPrograma de Saúde MentalPrograma de Saúde MentalPrograma de Saúde MentalPrograma de Saúde MentalSESA/PMS:SESA/PMS:SESA/PMS:SESA/PMS:SESA/PMS:

-Centro deReferênciaAmbulatorial (CRA)Rua são pedro s/n.º - Carapina - Serra - tel: 3241-2356

-UnidadeRegional deSaúdeSerraSedeRua Independência s/n - Bairro Caçaroca - Serra Sede

tel: 32517737 / 3251-5891.· Unidade Regional de Saúde de Feu Rosa

Rua Vitória Régia s/nº - Bairro Feu Rosa - tel: 3245-3461·UnidadeRegional deSaúdede Jacaraípe

Av.MinasGerais s/nº - Jacaraípe -Serra - tel: 3252-7023·UnidadeRegional deSaúdeSerraDourada

Av. Brasília s/nº - Serra Dourada II -Serra- tel:3241-6119 /3241-209

Se você se encontra em situação de violência doméstica,estes são os locais, onde poderá buscar ajuda, apoio e orientação

Page 8: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA - dhnet.org.brdhnet.org.br/dados/cartilhas/dht/cartilha_es_violencia_domestica.pdf · VIOLÊNCIA DOMÉSTICA Aviolência é uma questão social que afeta a todas

Cartillha “Violência Doméstica - A quem recorrer”Textos: SEDIR e COMMUS

Ilustrações: Dr Quem! Estúdio - Distribuição GratuitaProgramação Visual e Editoração: Conceito Propaganda

Realização