vinicius de moraes -...

2
VINICIUS DE MORAES 35 ANO 3 MENSAL DEZEMBRO 2009_10 SONETO DE FIDELIDADE De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.

Upload: nguyenxuyen

Post on 06-Feb-2018

217 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: VINICIUS DE MORAES - bibesah.weebly.combibesah.weebly.com/uploads/2/5/2/8/252874/35esahdezembro.pdf · da Bossa Nova. Nas décadas ... Hime, Pixinguinha, Tom Jobim e Toquinho. Em

VIN

ICIU

S DE

MO

RAES

35ANO 3

MENSAL

DEZEMBRO2009_10

SONETO DE FIDELIDADE

De tudo, ao meu amor serei atentoAntes, e com tal zelo, e sempre, e tantoQue mesmo em face do maior encantoDele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momentoE em seu louvor hei de espalhar meu cantoE rir meu riso e derramar meu prantoAo seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procureQuem sabe a morte, angústia de quem viveQuem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):Que não seja imortal, posto que é chamaMas que seja infinito enquanto dure.

Page 2: VINICIUS DE MORAES - bibesah.weebly.combibesah.weebly.com/uploads/2/5/2/8/252874/35esahdezembro.pdf · da Bossa Nova. Nas décadas ... Hime, Pixinguinha, Tom Jobim e Toquinho. Em

BE/CRE

BIOGRAFIAM

AR

CU

S V

INIT

IUS

CR

UZ

E M

ELO

MO

RA

IS -

1913

- 19

80

OBRA

Escola Secundária Alexandre Herculano

Marcus Vinitius Cruz e Mello Moraes, Vinicius,nasceu a 19 de Outubro no Rio de Janeiro.Filho de Clodoaldo Pereira da Silva Moraes,funcionário da Prefeitura, poeta e violinistaamador, e Lidia Cruz, pianista amadora.Ingressou no Colégio Santo Inácio, de padresjesuítas, em 1924, onde passou a cantar nocoral e começou a montar pequenas peças deteatro. Formou-se em Direito, no Rio de Janeiro,em 1933. Em 1938 viajou para a Inglaterra,para estudar Língua e Literatura Inglesa. De

volta ao Brasil, foi crítico de cinema no jornal "A Manhã". Colaborouna revista "Clima".Em 1946 ingressou na carreira diplomática, serviunos Estados Unidos, na França e no Uruguai. Em 1956 iniciou parceriacom Tom Jobim, que fez as músicas para sua peça Orfeu da Conceição.Em 1958 foi lançado o LP Canção do Amor Demais, que inclui a músicaChega de Saudade, composta por ele e Tom Jobim, marco do movimentoda Bossa Nova. Nas décadas seguintes ele participaria no movimentocom diversas parcerias: Baden Powell, Carlos Lyra, Edu Lobo, FrancisHime, Pixinguinha, Tom Jobim e Toquinho. Em 1965 ganhou primeiroe segundo lugares no Festival de Música Popular da TV Excelsior, comas canções Arrastão, parceria com Edu Lobo, e Canção do Amor quenão Vem, parceria com Baden Powell. Vinícius de Moraes, pertencenteà segunda geração do Modernismo, é um dos poetas mais popularesda Literatura Brasileira. As suas canções alcançaram grande êxito depúblico, como Garota de Ipanema, a música brasileira mais executadano mundo. Para Otto Lara Rezende, "depois do Vinicius musical, foio Vinicius cronista quem mais depressa chegou ao coração do grandepúblico". Sua obra poética também teve e continua a ter muitosucesso, principalmente poemas como Soneto de Fidelidade e poemasinfantis. Morreu a 9 de Julho.

O Caminho para a Distância, primeiro livro de poesia (1933); Formae Exegese (1935); Ariana a Mulher (1936); Novos Poemas (1938);Livro de Sonetos (1957); A Arca de Noé (1970).