vinhos do algarve

25
VINHOS DO ALGARVE

Upload: marta-bregas

Post on 08-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

VINHOS DO ALGARVE

TRANSCRIPT

Page 1: VINHOS DO ALGARVE

VINHOS DO ALGARVE

Page 2: VINHOS DO ALGARVE

DEFINIÇÃO GEOGRÁFICA: Abrange todo o distrito de Faro.

Page 3: VINHOS DO ALGARVE

Existem 4 regiões vitícolas no Algarve, que produzem vinhos de qualidade de acordo com os padrões VQPRD (Vinho de Qualidade Produzido em Região Demarcada):

LAGOS DOC PORTIMÃO DOC LAGOA DOC TAVIRA DOC

DOC– “Denominação de Origem Controlada”

Page 4: VINHOS DO ALGARVE

LAGOS DOC

Page 5: VINHOS DO ALGARVE

QUINTA DOS LOPES Região Algarve / Lagos DOC Classificação Vinho Regional Algarve Castas Moscatel Volume alcoólico 17% Temperatura a servir 14 ºC Visual Cor palha com nuances de cobre. Vai bem com Queijos de pasta “semidura” e dura, de preferência oriundos de leite de ovelha. Essencialmente como aperitivo.

Muska Vinho Licoroso Algarve Seco 2005 O cheiro de melaço

Page 6: VINHOS DO ALGARVE

MONTE DA CASTELEJA Região Algarve / Lagos DOC Classificação Vinho Regional Algarve Castas Bastardo 80% e Alfrocheiro 20% Volume alcoólico 14% Temperatura a servir 18 ºC Visual Cor de granada profunda Vai bem com Caça de penas, carnes vermelha e de capoeira, de confecção mediana, queijos de leite de ovelha e cabra de pastas “semimoles” e duras.

Monte da Casteleja

Tinto | 2007 A frescura de frutos

maduros

Page 7: VINHOS DO ALGARVE

PORTIMÃO DOC

Page 8: VINHOS DO ALGARVE

QUINTA DO MORGADO DA TORRE

Região Algarve / Portimão DOC Classificação Vinho Regional Algarve Castas Viognier Temperatura a servir 8-10 ºC Visual Cor de palha clara. Límpido e brilhante. Vai bem com Bacalhau de salga da cozinha tradicional portuguesa, confecções requintadas de peixes e mariscos, carnes brancas de confecção média. Prémios Medalha de Prata no concurso “Melhores Vinhos do Algarve” 2008, organizado pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve.

Tapada da Torre Reserva Viognier Branco | 2007 O sentimento dos aromas e

sabores

Page 9: VINHOS DO ALGARVE

ROSÉ TSN Região Algarve / Portimão DOC Classificação Vinho Regional Algarve Castas Touriga-Nacional 50%, Syrah 40% e Negra-Mole10% Volume alcoólico 12,5% Temperatura a servir 8-10 ºC Visual Cor rosada. Límpido e brilhante. Vai bem com Saladas compostas de peixes, mariscos e carnes brancas com molhos selectivos, confecções ligeiras de frutos do mar. Também vai bem como aperitivo.

Rosé TSN Rosé | 2007 O floral do

campo

Page 10: VINHOS DO ALGARVE

LAGOA DOC

Page 11: VINHOS DO ALGARVE

QUINTA DO FRANCÊS Região Algarve / Lagoa DOC Classificação Vinho Regional Algarve Castas Trincadeira, Aragonez, Cabernet-Sauvignon e Syrah Volume alcoólico 13,5% Temperatura a servir 18 ºC Visual Cor rubi encorpado. Límpido e brilhante. Vai bem com Um bom fumeiro de enchidos e presuntos da serra algarvia, confecções requintadas, bacalhau de salga, pratos regionais à base de carnes de borrego e porco. Prémios Medalha de Bronze no concurso “Wine Masters Challenge” 2009. Medalha de Prata no Tinto | 2006 Concours Mondial de Bruxelles” 2009 O vinho

merecedor

Page 12: VINHOS DO ALGARVE

QUINTA DOS VALES Região Algarve / Lagoa DOC Classificação Vinho Regional Algarve Castas Arinto, Malvasia e Síria Volume alcoólico 14% Temperatura a servir 10-12 ºC Visual Cor palha com laivos dourados. Límpido e brilhante. Vai bem com Todos os frutos do mar de confecção medianamente elaborada, patés. Prémios Medalha de Ouro no “International Wine Challenge” 2009.

Branco |

2008 Branco de nariz

expressivo

Page 13: VINHOS DO ALGARVE

TAVIRA DOC

Page 14: VINHOS DO ALGARVE

QUINTA DOS CORREIAS Região Algarve / Tavira DOC Classificação Vinho Regional Algarve Castas Cabernet-Sauvignon, Castelão e Aragonez Volume alcoólico 13,5% Temperatura a servir 18 ºC Visual Cor rubi com laivos avermelhados. Límpido e transparente. Vai bem com Um fumeiro de enchidos e presuntos da serra algarvia, carnes de capoeira, caça depenas de confecção não muito elaboradas. Prémios Medalha de Bronze no concurso “Wine Masters Challenge” 2009 Fuzeta Tinto | 2007 Os aromas

primários

Page 15: VINHOS DO ALGARVE

QUINTA DOS CORREIAS Região Algarve / Tavira DOC Classificação DOC Volume alcoólico 14% Temperatura a servir 18 ºC Visual Cor de granada com nuances de violeta. Límpido e transparente. Vai bem com Um bom fumeiro de enchidos e presunto da serra algarvia, bacalhau de salga de confecção, peixes nobres e gordos de boa confecção, carnes vermelhas, caça de pêlo e penas.

Terras da Luz Reserva Tinto | 2005 Um vinho

robusto

Page 16: VINHOS DO ALGARVE

PROVAR EM TRÊS PASSOS:

Page 17: VINHOS DO ALGARVE

VISÃO:A visão permite distinguir a cor, o brilho e a fluidez de um vinho.

A cor de um Branco ou de um Tinto oscila entre várias nuances e quanto mais intensa aquela for, mais rico será o vinho que se está a observar. Para verificar a limpidez, coloque o copo na vertical contra um fundo branco ou junto de uma fonte de luz. Repare no brilho, na intensidade da cor principal presente no coração do vinho e em quaisquer variações de tom no bordo do copo. Os sedimentos em suspensão devem ser retirados antes da degustação, caso os haja. Agora faça girar o vinho dentro do copo para analisar a sua fluidez. O vinho será tanto mais rico quanto mais viscoso, untuoso ou aveludado for a escorregar pelo vidro.

Page 18: VINHOS DO ALGARVE

OLFACTO: O contacto olfactivo revela, como o nome indica, o conjunto de

aromas libertados pelo vinho. O aroma primário é próprio da casta, o secundário da vinificação (fermentação alcoólica) e o terciário resulta do envelhecimento e do estágio do vinho. É a relação dos três que permitirá, ao rodar o copo, perceber a intensidade (fraca, média ou pronunciada), o grau de evolução (jovem, velho, cansado ou oxidado) e o carácter de um vinho (frutado, floral, madeira, ervas aromáticas, especiarias entre outros).

Page 19: VINHOS DO ALGARVE

PALADAR: Este é o momento mais apreciado da prova e é aquele em que as

moléculas que compõem o vinho estimulam as papilas gustativas para os sabores doces, salgados, ácidos ou amargos.

No primeiro contacto do vinho com a boca, trabalhe-o suavemente no palato, areje-o e sinta a qualidade da textura e dos diferentes gostos nos receptores da língua. No final, repare no tempo que o vinho permanece na boca. Se a persistência for longa, estará diante de um bom vinho.

Page 20: VINHOS DO ALGARVE

TIPO DE CASTAS : VINHOS TINTOS: Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez, Baga, Bastardo,

Cabernet Sauvignon, Castelão, Merlot, Monvedro, Moreto, Moscatel Galego Tinto, Negra Mole, Pau Ferro, Pexem, Pinot Noir, Syrah, Tinta Caiada, Tinta Carvalha, Touriga Franca, Touriga Nacional e Trincadeira

VINHOS BRANCOS: Arinto ,Chardonnay, Crato Espanhol, Diagalves, Fernão Pires,

Manteúdo, Malvasia Fina, Malvasia Rei, Moscatel Graúdo, Perrum, Rabo de Ovelha, Sauvignon, Síria, Tamarez, Terrantez e Viognier.

Page 21: VINHOS DO ALGARVE

PRINCIPAIS VINHOS E AS SUAS CARACTERÍSTICAS: Os vinhos regionais da região Algarvia caracterizam-se por serem

macios, pouco acídulos e ligeiramente alcoólicos, sendo os tintos de cor rubi, definida ou granada e os brancos de cor palha.Para além do Vinho Regional Algarve produz-se também nesta região um vinho licoroso, de grande tradição, com a indicação geográfica Algarve.

Page 23: VINHOS DO ALGARVE

PRINCIPAIS PRODUTORES: A.A.C. - Alcantarilha Agrícola e Comercial, Lda.

Adega do Cantor - Sociedade de Vitivinicultura, Lda.

Algra - Sociedade Agro-Pecuária, Lda.

Carlos Eduardo Silva e Sousa

Herdade dos Pimenteis.

Page 24: VINHOS DO ALGARVE

ROTAS DO VINHO EXISTENTES:

Não encontrei a informação.

Page 25: VINHOS DO ALGARVE

Trabalho realizado por:Marta Bregas