viga gerber -...

2
TEORIA DAS ESTRUTURAS I VIGA GERBER Viga Gerber é uma associação de vigas com estabilidade própria (CEP) com outras (SEP) apoiadas sobre as primeiras, que dão a estabilidade ao conjunto. A ligação entre as partes se dá por meio de articulações ou rótulas (M rot =0), chamados de dentes gerber. As vigas Gerber, por serem associações de vigas isostáticas simples, podem ser calculadas estabelecendo o equilíbrio de cada uma das suas partes, resolvendo inicialmente as vigas simples que não têm estabilidade própria (SEP). A determinação das forças reativas das vigas SEP permite (pelo princípio da ação e reação) a aplicação da ação desta sobre as vigas simples com estabilidade própria (CEP). Queremos chamar a atenção para o fato de que um dos apoios da viga Gerber deve ser capaz de absorver forças horizontais, que irão diretamente para ele através das rótulas, provocando esforços normais na viga ao longo de sua trajetória. As cargas verticais, somente, serão as responsáveis pelos momentos fletores e esforços cortantes atuantes na viga Gerber, e é para obtê-los que necessitamos fazer a sua decomposição. É por esta razão que nesta decomposição não nos preocupamos se o apoio é do 1 0 ou 2 0 gênero, pois, para as cargas verticais, todos funcionarão com se fossem do 1 0 gênero. Estas vigas surgiram por duas razões: Estruturais: permitir deformações, evitando o surgimento de esforços internos devidos a recalques diferenciais nos apoios.

Upload: trannga

Post on 02-Dec-2018

649 views

Category:

Documents


11 download

TRANSCRIPT

Page 1: VIGA GERBER - bussottiengenharia.com.brbussottiengenharia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/terc-viga... · TEORIA DAS ESTRUTURAS I . VIGA GERBER . Viga Gerber é uma associação

TEORIA DAS ESTRUTURAS I

VIGA GERBER

Viga Gerber é uma associação de vigas com estabilidade própria (CEP) com outras (SEP) apoiadas sobre as primeiras, que dão a estabilidade ao conjunto. A ligação entre as partes se dá por meio de articulações ou rótulas (Mrot=0), chamados de dentes gerber.

As vigas Gerber, por serem associações de vigas isostáticas simples, podem ser calculadas estabelecendo o equilíbrio de cada uma das suas partes, resolvendo inicialmente as vigas simples que não têm estabilidade própria (SEP). A determinação das forças reativas das vigas SEP permite (pelo princípio da ação e reação) a aplicação da ação desta sobre as vigas simples com estabilidade própria (CEP).

Queremos chamar a atenção para o fato de que um dos apoios da viga Gerber deve ser capaz de absorver forças horizontais, que irão diretamente para ele através das rótulas, provocando esforços normais na viga ao longo de sua trajetória. As cargas verticais, somente, serão as responsáveis pelos momentos fletores e esforços cortantes atuantes na viga Gerber, e é para obtê-los que necessitamos fazer a sua decomposição. É por esta razão que nesta decomposição não nos preocupamos se o apoio é do 10 ou 20 gênero, pois, para as cargas verticais, todos funcionarão com se fossem do 10 gênero. Estas vigas surgiram por duas razões:

• Estruturais: permitir deformações, evitando o surgimento de esforços internos devidos a recalques diferenciais nos apoios.

Page 2: VIGA GERBER - bussottiengenharia.com.brbussottiengenharia.com.br/wp-content/uploads/2018/06/terc-viga... · TEORIA DAS ESTRUTURAS I . VIGA GERBER . Viga Gerber é uma associação

• Construtivas: permitir o lançamento de vigas pré-moldadas em vãos sobre leitos de rio ou difícil acesso.

As vigas Gerber têm lugar importante na engenharia estrutural, e a tendência é de cada vez mais serem utilizadas, tendo em vista o desenvolvimento das técnicas de pré-fabricação e montagem de estruturas.

Exercícios de D.E.I em viga Gerber serão resolvidos na aula