· web viewórgão: tj-dft. prova: técnico - administração....

5
AULA 1. QUESTÕES. 1. Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TRT - 6ª Região (PE) Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária Nos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia, depois de oficialmente publicada, em a)três meses. b)noventa dias. c)um mês. d)trinta dias. e)quarenta e cinco dias. 2. Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: PGE-RO Prova: Técnico Em relação à vigência de leis no Brasil, é correto afirmar que a lei, depois de oficialmente publicada, começa a vigorar em todo o país, salvo disposição contrária, em: a)30 dias; b)45 dias; c)60 dias; d)120 dias; e)180 dias. 3. Ano: 2012 Banca: FCC Órgão: TRF - 2ª REGIÃO Prova: Analista Judiciário - Execução de Mandados Considere as seguintes assertivas a respeito da Lei de Introdução às normas do Direito brasileiro: I. As correções a texto de lei já em vigor consideram- se lei nova. II. A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, revoga a lei anterior. III. A lei do domicílio do herdeiro ou legatário regula a capacidade para suceder. IV. Reputa-se ato jurídico perfeito o já consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. Está correto o que consta APENAS em a)I e III. b)I, III e IV. c)III e IV. d)II e IV. e)I, II e IV. 4. Ano: 2015 Banca: FGV Órgão: TJ-RO Prova: Técnico Judiciário Se, antes de entrar a Lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada à correção, o prazo para vigência começará a correr: a)a partir da nova publicação; b)03 (três) meses após a primeira publicação oficial; c)a partir da primeira publicação oficial o marco inicial para contagem do prazo não se altera;

Upload: duongquynh

Post on 25-Mar-2018

216 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: · Web viewÓrgão: TJ-DFT. Prova: Técnico - Administração. Parte superior do formulário. Com base nas disposições do Código Civil, julgue o item seguinte. Situação

AULA 1. QUESTÕES.

1. Ano: 2012Banca: FCCÓrgão: TRT - 6ª Região (PE)Prova: Analista Judiciário - Área JudiciáriaNos Estados estrangeiros, a obrigatoriedade da lei brasileira, quando admitida, se inicia, depois de oficialmente publicada, em a)três meses.b)noventa dias.c)um mês.d)trinta dias.e)quarenta e cinco dias.

2. Ano: 2015Banca: FGVÓrgão: PGE-ROProva: TécnicoEm relação à vigência de leis no Brasil, é correto afirmar que a lei, depois de oficialmente publicada, começa a vigorar em todo o país, salvo disposição contrária, em:a)30 dias;b)45 dias;c)60 dias;d)120 dias;e)180 dias.

3. Ano: 2012Banca: FCCÓrgão: TRF - 2ª REGIÃOProva: Analista Judiciário - Execução de MandadosConsidere as seguintes assertivas a respeito da Lei de Introdução às normas do Direito brasileiro: I. As correções a texto de lei já em vigor consideram- se lei nova. II. A lei nova, que estabeleça disposições gerais ou especiais a par das já existentes, revoga a lei anterior. III. A lei do domicílio do herdeiro ou legatário regula a capacidade para suceder. IV. Reputa-se ato jurídico perfeito o já consumado segundo a lei vigente ao tempo em que se efetuou. Está correto o que consta APENAS ema)I e III.b)I, III e IV.c)III e IV.d)II e IV.e)I, II e IV.

4. Ano: 2015Banca: FGVÓrgão: TJ-ROProva: Técnico JudiciárioSe, antes de entrar a Lei em vigor, ocorrer nova publicação de seu texto, destinada à correção, o prazo para vigência começará a correr:a)a partir da nova publicação;b)03 (três) meses após a primeira publicação oficial;c)a partir da primeira publicação oficial o marco inicial para contagem do prazo não se altera;d)01 (um) ano após a primeira publicação;e)45 (quarenta e cinco) após a primeira publicação.

5. Ano: 2007Banca: FCCÓrgão: TRF - 2ª REGIÃOProva: Analista Judiciário - Área Judiciária - Execução de MandadosPaulo é equatoriano, domiciliado no Peru e casou-se, no Uruguai, com Maria, Argentina, domiciliada no Uruguai. Logo após a celebração do matrimônio, fixaram domicílio no Brasil. De acordo com a Lei de Introdução ao Código Civil brasileiro, o regime de bens entre os cônjuges obedecerá a leia)equatoriana.b)brasileira.c)peruana.d)argentina.e)uruguaia.

Page 2: · Web viewÓrgão: TJ-DFT. Prova: Técnico - Administração. Parte superior do formulário. Com base nas disposições do Código Civil, julgue o item seguinte. Situação

6. Ano: 2015Banca: FGVÓrgão: DPE-ROProva: Analista JurídicoVivian, dezesseis anos de idade, contraiu matrimônio com Eduardo, mediante autorização expressa de seus pais. É correto afirmar que, em decorrência exclusiva do casamento, Vivian:a)passa a ser civilmente responsável pelos danos que vier a causar a terceiro;b)permanece relativamente incapaz, adquirindo a plena capacidade tão somente quando completar dezoito anos de idade;c)torna-se plenamente capaz para a prática dos atos civis, em decorrência da emancipação;d)equipara-se a uma pessoa de dezoito anos de idade, passando a exercer todos os direitos e a arcar com todos os deveres de uma pessoa dessa idade;e)permanece relativamente incapaz, adquirindo a plena capacidade tão somente quando completar vinte e um anos de idade.

7. Ano: 2015Banca: FCCÓrgão: TRE-RRProva: Analista Judiciário - Área JudiciáriaPrevê o Código Civil brasileiro a possibilidade de se exigir que cesse a ameaça, ou a lesão, a direito da personalidade. Em se tratando de morto, terá legitimação para requerer esta medida o cônjuge sobrevivente ou qualquer parente em linha retaa)ou colateral até o quarto grau.b)independentemente do grau.c)ou colateral até o terceiro grau.d)ou colateral até o segundo grau.e)ou colateral independentemente do grau.

8. Ano: 2010Banca: CESPEÓrgão: TRE-BAProva: Técnico Judiciário - Área AdministrativaAcerca da capacidade, do domicílio, da Lei de Introdução ao Código Civil, dos direitos da personalidade e dos bens, julgue os itens que se seguem.Uma lei revogada não se restaurará por ter a lei revogadora perdido a vigência, salvo disposição em contrário.( ) CERTO ( ) ERRADO

9. Ano: 2013Banca: TJ-GOÓrgão: TJ-GOProva: Oficial de JustiçaAcerca da ausência, assinale a alternativa correta:a)O cônjuge do ausente, sempre que não esteja separado judicialmente, ou de fato por mais de dois anos antes da declaração da ausência, será o seu legítimo curador.b)Será declarada a ausência, e se nomeará curador, quando o ausente deixar mandatário que não queira ou não possa exercer ou continuar o mandato, ainda que os poderes forem suficientes.c)Desaparecendo uma pessoa do seu domicílio sem dela haver notícia, mesmo que tenha deixado representante ou procurador a quem caiba administrar-lhe os bens, o juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministério Público, declarará a ausência, e nomeará um advogado como seu curador.d)Decorrido um ano da arrecadação dos bens do ausente, ou, se ele deixou representante ou procurador, em se passando cinco anos, poderão os interessados requerer que se declare a ausência e se abra provisoriamente a sucessão.

10. Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: TJ-DFTProva: Técnico - AdministraçãoCom base nas disposições do Código Civil, julgue o item seguinte.Situação hipotética: Fábio e Cristiano, ao transportarem Batista, que se encontrava seriamente enfermo, para um hospital, colidiram o veículo em que estavam com um poste. Em virtude do acidente, todos os três morreram, não tendo sido possível verificar quem morreu primeiro. Assertiva: Nesse caso, considerando-se o debilitado estado de saúde de Batista, presume-se que ele morreu primeiro.( ) CERTO ( ) ERRADO

11. Ano: 2015Banca: CESPEÓrgão: TJ-DFTProva: Técnico - Administração

Page 3: · Web viewÓrgão: TJ-DFT. Prova: Técnico - Administração. Parte superior do formulário. Com base nas disposições do Código Civil, julgue o item seguinte. Situação

Com base nas disposições do Código Civil, julgue o item seguinte.Sendo o ser humano sujeito de direitos e deveres, a capacidade é a medida da personalidade.( ) CERTO ( ) ERRADO

12. Ano: 2015Banca: FGVÓrgão: TJ-PIProva: Analista JudiciárioBianca, ao ser informada sobre seu estado de saúde e sobre a necessidade imediata de internação para a retirada integral de uma de suas mamas, recusa-se a seguir as recomendações médicas e volta para casa. A situação narrada está mais proximamente relacionada ao direito:a)à imagem e à proteção da integridade da sua imagem corporal;b)à honra e à proteção da sua integridade e reputação social;c)à liberdade de expressão e à proteção do seu livre pensar;d)ao corpo e à recusa às intervenções que impliquem risco à vida;e)à privacidade e à proteção e preservação das partes íntimas do seu corpo.

13. Ano: 2006Banca: FCCÓrgão: TRT - 20ª REGIÃO (SE)Prova: Técnico Judiciário - Área AdministrativaPode ser declarada a morte presumida sem decretação de ausência se alguém desaparecera)em campanha, após ter sido feito prisioneiro e não for libertado no prazo de 5 anos, ainda que a guerra não tenha terminado.b)de seu domicílio e não for encontrado no prazo de 10 anos.c)em campanha e não for encontrado na constância da guerra.d)de seu domicílio, quando estava em perigo de vida e for extremamente provável a sua morte.e)de seu domicílio e não for encontrado no prazo de 20 anos.

14. Ano: 2015Banca: FGVÓrgão: TJ-PIProva: Analista JudiciárioLívia e Leonardo são os pais de Luís, de 16 anos. Como presente de aniversário, os pais lhe deram uma viagem ao exterior. Entretanto, em razão da idade, certos atos jurídicos não poderiam ser praticados validamente pelo menino sem a assistência de um ou ambos os genitores. Para solucionar juridicamente a situação, apresenta-se como adequado buscar:a)transferir a representação legal para algum acompanhante;b)uma emancipação consensual através de instrumento público;c)uma decisão judicial que constitua a emancipação do menor; d)uma homologação judicial de acordo entre os genitores quanto à emancipação do menor;e)a constituição de um tutor apto a assistir o menor nos atos jurídicos necessários.

15. Ano: 2016Banca: FCCÓrgão: TRT - 14ª Região (RO e AC)Prova: Analista JudiciárioPara se alterar o estatuto de uma fundação, é mister que a reforma não contrarie ou desvirtue o fim desta e seja deliberada a)pela maioria simples dos competentes para gerir e representar a fundação, devendo, ainda, ser aprovada pelo órgão do Ministério Público, e, caso este a denegue, poderá o juiz supri-la, a requerimento do interessado.b)pela unanimidade dos competentes para gerir e representar a fundação, devendo, ainda, ser aprovada pelo órgão do Ministério Público, e, caso este a denegue, poderá o juiz supri-la, a requerimento do interessado. c)por dois terços dos competentes para gerir e representar a fundação, devendo, ainda, ser aprovada pelo órgão do Ministério Público, e, caso este a denegue, poderá o juiz supri-la, a requerimento do interessado. d)por dois terços dos competentes para gerir e representar a fundação, devendo, ainda, ser aprovada pelo órgão do Ministério Público, sem possibilidade de suprimento judicial a requerimento do interessado no caso de denegação. e)pela unanimidade dos competentes para gerir e representar a fundação, devendo, ainda, ser aprovada pelo órgão do Ministério Público, sem possibilidade de suprimento judicial a requerimento do interessado no caso de denegação. 

16. Ano: 2015Banca: FGVÓrgão: TJ-ROProva: Técnico JudiciárioSobre o tema “pessoas jurídicas”, é correto afirmar que:a)os Estados estrangeiros, a União e o Distrito Federal são pessoas jurídicas de direito público externo;b)todas as entidades de caráter público criadas por lei são pessoas jurídicas de direito público interno;c)as pessoas jurídicas de direito público interno são civilmente responsáveis por atos de seus agentes, desde que não tenham eles condições de responder com seu patrimônio pelo ressarcimento dos prejuízos causados à vítima;

Page 4: · Web viewÓrgão: TJ-DFT. Prova: Técnico - Administração. Parte superior do formulário. Com base nas disposições do Código Civil, julgue o item seguinte. Situação

d)os partidos políticos são pessoas jurídicas de direito público interno;e)as associações são constituídas por pessoas que se organizam para fins econômicos.

17. Ano: 2015Banca: FCCÓrgão: TRT - 9ª REGIÃO (PR)Prova: Analista Judiciário - Área JudiciáriaG e R são sócios da pessoa jurídica Tex, a qual, em razão da crise econômica, deixou de honrar compromissos com o fornecedor Xis, que requereu, em ação de execução, a penhora dos bens de G e R. De acordo com o Código Civil, o pedido deverá sera)indeferido, pois a desconsideração da personalidade jurídica somente é possível com a decretação da falência.b)deferido, independentemente de qualquer requisito, pois os sócios respondem, em regra, direta e pessoalmente pelas obrigações contraídas pela pessoa jurídica.c)deferido apenas se comprovado que Tex não possui recursos para pagamento do débito.d)indeferido, pois em nenhuma hipótese os sócios respondem pelas obrigações contraídas pela pessoa jurídica.e)deferido se comprovado abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial.

GABARITO:1. A2. B3. B4. A5. B6. B7. A8. C9. A10. E11. C12. D13. D14. B15. C16. B17. E