web viewpermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de...

92
EDITAL DE LICITAÇÃO PREGÃOPRESENCIAL Nº 08.11/2017 PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017 OBJETO: Contratação de Empresa do ramo de locação, assessoria técnica e manutenção de Sistemas de informática, específicos à administração pública, para uso de máquinas (pc) equipadas com sistema operacional Windows, durante o exercício de 2017, conforme descrição:1-Sistema Integrado de Contabilidade e Tesouraria; 2-Sistema de Recursos Humanos e Folha de Pagamento; 3 – Sistema de Administração de Compras; 4 – Sistema de Administração de Licitação; 5 – Sistema de Administração de Patrimônio; 6 – Sistema de Administração de Materiais (almoxarifado) 7 – Portal da Transparência., dentro das exigências do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, durante o exercício de 2017, para a Câmara Municipal de Tapira, conforme especificações constantes do Termo de Referência, Anexo I. APRESENTAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DOS LICITANTES: DATA: dia 10/05/2017 HORÁRIO: de 13:30 hs (doze horas e trinta minutos) às 14:00hs (treze horas). ABERTURA DA SESSÃO DO PREGÃO PRESENCIAL: DATA: dia 10/05/2017 HORÁRIO: 14:00 hs (treze horas). Não havendo expediente nas datas supracitadas, o credenciamento e a abertura da sessão ficarão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, nos mesmos horários. LOCAL DA SESSÃO: Câmara Municipal de Tapira, com sede a Rua Egídio Ribeiro Rezende nº 83, na sala do Departamento de Licitação, Tapira - MG. CONSULTAS AO EDITAL, AVISOS E ESCLARECIMENTOS: na internet, no site www.camaratapira.mg.gov.br, pelo e-mail, [email protected], ou na sala do Departamento de Licitação da Câmara.

Upload: dinhnhu

Post on 13-Feb-2018

219 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

EDITAL DE LICITAÇÃO

PREGÃOPRESENCIAL Nº 08.11/2017

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017

OBJETO: Contratação de Empresa do ramo de locação, assessoria técnica e manutenção de Sistemas de informática, específicos à administração pública, para uso de máquinas (pc) equipadas com sistema operacional Windows, durante o exercício de 2017, conforme descrição:1-Sistema Integrado de Contabilidade e Tesouraria; 2-Sistema de Recursos Humanos e Folha de Pagamento; 3 – Sistema de Administração de Compras; 4 – Sistema de Administração de Licitação; 5 – Sistema de Administração de Patrimônio; 6 – Sistema de Administração de Materiais (almoxarifado) 7 – Portal da Transparência., dentro das exigências do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, durante o exercício de 2017, para a Câmara Municipal de Tapira, conforme especificações constantes do Termo de Referência, Anexo I.

APRESENTAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO DOS LICITANTES:

DATA: dia 10/05/2017HORÁRIO: de 13:30 hs (doze horas e trinta minutos) às 14:00hs (treze horas).

ABERTURA DA SESSÃO DO PREGÃO PRESENCIAL:

DATA: dia 10/05/2017HORÁRIO: 14:00 hs (treze horas).

Não havendo expediente nas datas supracitadas, o credenciamento e a abertura da sessão ficarão prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, nos mesmos horários.

LOCAL DA SESSÃO: Câmara Municipal de Tapira, com sede a Rua Egídio Ribeiro Rezende nº 83, na sala do Departamento de Licitação, Tapira - MG.

CONSULTAS AO EDITAL, AVISOS E ESCLARECIMENTOS: na internet, no site www.camaratapira.mg.gov.br, pelo e-mail, [email protected], ou na sala do Departamento de Licitação da Câmara.

SOLICITAÇÃO DE ESCLARECIMENTOS: pelo e-mail, [email protected], ou na sala do Departamento de Licitação da Câmara

ENDEREÇO DA SALA DO DEPARTAMENTO DE LICITAÇÃO DA CAMARA: Rua Egídio Ribeiro Rezende nº83 – CEP : 38.185-000

VEÍCULOS DE PUBLICAÇÕES: Site da Câmara www.camaratapira.mg.gov.bre mural da Câmara e jornal de grande circulação na região.

REFERÊNCIA DE TEMPO: Horário de Brasília.

Page 2: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

PREÂMBULO

A Câmara Municipal de Tapira,, com endereço à Rua Egídio Ribeiro Rezende nº 83, Tapira-MG, CEP:38.185-000, inscrita no CNPJ sob o nº 23.369,515/0001-69, isenta de inscrição estadual, torna pública a abertura do Processo Licitatório nº 15/2017,na modalidade Pregão Presencial nº08.11/2017, do tipo menor preço, global, visando Contratação de Empresa do ramo de locação, assessoria técnica e manutenção de Sistemas de informática, específicos à administração pública, para uso de máquinas (pc) equipadas com sistema operacional Windows, durante o exercício de 2017, conforme descrição:1-Sistema Integrado de Contabilidade e Tesouraria; 2-Sistema de Recursos Humanos e Folha de Pagamento; 3 – Sistema de Administração de Compras; 4 – Sistema de Administração de Licitação; 5 – Sistema de Administração de Patrimônio; 6 – Sistema de Administração de Materiais (almoxarifado) 7 – Portal da Transparência., dentro das exigências do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, durante o exercício de 2017, para a Câmara Municipal de Tapira, conforme especificações constantes do Termo de Referência regido pela Lei nº 8.666/93, de 21/06/1993, Lei n.º 10.520, de 17/7/2002, Lei Complementar 123, de 14/12/2006.

I – DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1 - O Pregão será realizado em sessão pública, presencial, no Departamento de Licitação da CAMARA, no horário e data indicados na fl. 01 deste Edital.

2 - Os trabalhos serão conduzidos pelo Pregoeiro da CAMARA, Dr. Jader Alves Ferreira e componentes da Equipe de Apoio designados através da Portaria nº8 de 02 de Fevereiro de 2017.

II – OBJETO

Contratação de Empresa do ramo de locação, assessoria técnica e manutenção de Sistemas de informática, específicos à administração pública, para uso de máquinas (pc) equipadas com sistema operacional Windows, durante o exercício de 2017, conforme descrição:1-Sistema Integrado de Contabilidade e Tesouraria; 2-Sistema de Recursos Humanos e Folha de Pagamento; 3 – Sistema de Administração de Compras; 4 – Sistema de Administração de Licitação; 5 – Sistema de Administração de Patrimônio; 6 – Sistema de Administração de Materiais (almoxarifado) 7 – Portal da Transparência., dentro das exigências do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais ,durante o exercício de 2017, para a Câmara Municipal de Tapira, conforme especificações constantes do Termo de Referência, Anexo I.

III – ÁREA SOLICITANTE

1 – Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tapira

IV – CONSULTAS, ESCLARECIMENTOS E IMPUGNAÇÃO AO EDITAL

1 - Cópia deste Edital estará disponível na internet, no site www.camaratapira.mg.gov.b r , no e-mail, www.camaratapira.mg.gov.br, ou, ainda, poderá ser obtida no Departamento de Licitação, no horário de 08:00 às

Page 3: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

11:00 horas e de 13:00 às 17:00 horas, ao custo de R$ 0,30 (trinta centavos) por página, referente às cópias reprográficas.

2 - As empresas e/ou representantes que tiverem interesse em participar do certame obrigam-se a acompanhar as publicações referentes ao processo no site www.camaratapira.mg.gov.br, bem como as publicações nos veículos informados na fl. 01 deste Edital, quando for o caso, com vista a possíveis alterações e avisos.

3 - Os pedidos de esclarecimentos sobre o Edital poderão ser encaminhados para o e-mail [email protected] ou, ainda, para a sala do Departamento de Licitação da CAMARA, até 2 (dois) dias úteis antes da data marcada para recebimento das propostas.

3.1 - As respostas do Pregoeiro às solicitações de esclarecimentos serão encaminhadas por e-mail, ou disponibilizadas no endereço www.camaratapira.mg.gov.br, ficando acessíveis a todos os interessados.

4 - No site citado serão disponibilizadas, além das respostas, outras informações que o Pregoeiro julgar importantes, razão pela qual os interessados devem consultar o site com frequência.

5 - Impugnações aos termos do Edital poderão ser interpostas por cidadão até o 5º dia útil, e por licitantes até o 2º dia útil, que anteceder a abertura dos envelopes com as propostas, mediante petição a ser enviada, preferencialmente, para o endereço eletrônico [email protected], ou protocolizadas no Departamento de Licitação, dirigido ao Pregoeiro, que deverá decidir sobre a petição no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, auxiliado, se necessário, pelo setor técnico competente.

5.1 - A petição deverá ser assinada pelo cidadão, acompanhada de cópia de seu documento de identificação e CPF, ou pelo representante legal ou credenciado do licitante, com indicação de sua razão social, número do CNPJ e endereço, acompanhado de cópia do documento de identificação e CPF do signatário e comprovante do poder de representação legal (contrato social, se sócio, contrato social e procuração, se procurador, somente procuração, se pública.

5.2 –A CAMARA não se responsabilizará por impugnações endereçadas via postal ou por outras formas, entregues em locais diversos do mencionado no item acima, e que, por isso, não sejam protocolizadas no prazo legal.

5.3 - Acolhida a impugnação, será designada nova data para a realização do certame, exceto quando, inquestionavelmente, a alteração não afetar a formulação das propostas.

5.4 - A decisão do Pregoeiro será enviada ao impugnante por e-mail, no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, e será divulgada no site da CAMARA para conhecimento de todos os interessados.

V – CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

1 - Poderão participar do certame todos os interessados do ramo de atividade pertinente ao objeto da contratação, que preencherem as condições de credenciamento e demais exigências constantes deste Edital;

1.1 - Participarão da sessão do Pregão Presencial os representantes dos licitantes efetivamente credenciados, nos termos descritos no Título X.

Page 4: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

2 - Não poderá participar da presente licitação pessoa jurídica que:

2.1 - suspensa de participar em licitação e impedida de contratar com a CAMARA;

2.2 - declarada inidônea para licitar ou contratar com quaisquer órgãos da Administração Pública;

2.3 - com falência decretada;

2.4 - cujo objeto social não seja compatível com o objeto desta licitação.

3 - A observância das vedações do item anterior é de inteira responsabilidade do licitante que, pelo descumprimento, se sujeita às penalidades cabíveis.

VI – APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA COMERCIAL E DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO

1 - A Documentação de Habilitação e a Proposta Comercial deverão ser apresentadas, em envelopes distintos, colados e indevassáveis, sob pena de desqualificação, contendo em sua parte externa, as seguintes informações:

CAMARA MUNICIPAL DE TAPIRAAO PREGOEIRO DR. JADER ALVES FERREIRA

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017PREGÃO PRESENCIAL – Nº 08.11/2017“DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO”

RAZÃO SOCIAL E ENDEREÇO

CAMARA MUNICIPAL DE TAPIRAAO PREGOEIRO DR. JADER ALVES FERREIRA

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017PREGÃO PRESENCIAL – Nº 08.11/2017

“PROPOSTA COMERCIAL”RAZÃO SOCIAL E ENDEREÇO

VII – PROPOSTA COMERCIAL

1 - A Proposta Comercial poderá ser apresentada conforme modelo do Anexo II, ou em modelo próprio desde que contenha todas as informações ali previstas com identificação da pessoa jurídica proponente, número registrado no CNPJ, endereço, números de telefone, e-mail e assinatura do seu representante legal ou credenciado, devidamente identificado e qualificado sem emendas, borrões, rasuras, ressalvas, entrelinhas ou omissões, salvo se inequivocamente tais falhas não acarretarem lesões ao direito dos demais licitantes, prejuízo à administração ou não impedir a exata compreensão de seu conteúdo, constando, também:

2 - Todas as condições previstas no Termo de Referência, Anexo I, deverão ser observadas com vistas à elaboração da proposta comercial.

3 - A Proposta Comercial deverá ter validade por 60 (sessenta) dias, a contar da data de sua apresentação.

Page 5: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

3.1 - Caso esse prazo não esteja expressamente indicado na Proposta Comercial, o mesmo será considerado como aceito para efeito de julgamento.

3.2 - Decorridos 60 (sessenta) dias da data do recebimento das propostas, sem convocação para a contratação, os licitantes ficam liberados dos compromissos assumidos.

3.3 - Se, por motivo de força maior, a adjudicação não puder ocorrer dentro do período de validade das propostas, ou seja, 60 (sessenta) dias poderá ser solicitada prorrogação de sua validade a todos os licitantes classificados, por igual prazo, no mínimo, caso persista o interesse da Câmara.

3.4 - A prorrogação da validade das propostas, caso solicitada, nos termos do subitem anterior, dependerá do consentimento dos licitantes quanto à respectiva proposta.

4 - Toda a especificação estabelecida para o objeto será tacitamente aceita pelo licitante, no ato da entrega de sua Proposta Comercial.

5 - O encaminhamento da Proposta Comercial pressupõe pleno conhecimento e atendimento às exigências previstas neste Edital.

6 - O licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no Pregão Presencial, assumindo como firme e verdadeira sua proposta e lances.

7 - O preço pela locação e dos serviços deverá ser ofertado incluindo os valores de quaisquer gastos ou despesas com transporte, tributos e ônus previdenciários, trabalhistas, seguros e outros encargos.

8 – A CAMARA efetuará as retenções tributárias, que couberem, nos termos da legislação vigente.

VIII – DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO

1 - O licitante deverá apresentar a documentação abaixo relacionada para habilitação no certame:

1.1 - registro comercial, no caso de empresa individual;

1.2 - ato constitutivo, estatuto ou contrato social e alterações em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedade comercial e, no caso de sociedade por ações, acompanhado do documento de eleição de seus administradores;

1.3 - inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedade civil, acompanhada de prova da diretoria em exercício;

1.4 -prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ/MF;

1.5 - prova de regularidade para com a Fazenda Municipal do domicílio ou sede do licitante mediante apresentação de certidão emitida pela Secretaria competente do Município;

1.6 - prova de regularidade para com a Fazenda Estadual do domicílio ou sede do licitante, mediante apresentação de certidão emitida pela Secretaria competente do Estado;

Page 6: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

1.7 - prova de regularidade para com a Fazenda Federal e a Seguridade Social, mediante apresentação de Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, emitida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil ou pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional

1.8 - prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço - FGTS, emitida pela Caixa Econômica Federal;

1.10 - prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do Título VII-A da Constituição das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-lei nº 5452, de 01 de maio de 1943. (CNDT);

1.11 - declaração expressa de que o licitante não emprega trabalhador nas situações previstas no inciso XXXIII, do art. 7º da Constituição da República, assinada pelo representante legal do licitante, conforme modelo do Anexo III;

1.12 - declaração expressa de que o licitante não se acha declarado inidôneo para licitar e contratar com o Poder Público ou suspenso do direito de licitar ou contratar com a Administração Municipal, assinada pelo representante legal do licitante, conforme modelo do Anexo V;

1.13 - declaração expressa de que o licitante não possui em seu quadro societário servidor público da ativa, ou empregado de empresa pública ou de sociedade de economia mista, assinada pelo representante legal do licitante, conforme modelo do Anexo VI;

1.14 – declaração expressa de inexistência de fato superveniente impeditivo da habilitação do licitante, assinada pelo representante legal do licitante, conforme modelo do Anexo VII;

2- Os documentos relacionados no item 1 deste Título poderão ser substituídos pelo Certificado de Registro Cadastral - CRC, da CAMARA - desde que expressamente indicados no referido cadastro e em vigor na data da realização do Pregão.

2.1 - No caso de não constar no CRC da CAMARA - quaisquer documentos exigidos no item 1 deste Título, o licitante deverá complementar a documentação exigida.

2.2 - Se os documentos relacionados no item 1 deste Título, indicados no CRC da CAMARA - estiverem com os prazos vencidos, deverão ser apresentados novos documentos, em vigor.

3 - O Pregoeiro e a equipe de apoio efetuarão consulta ao site da Receita Federal para certificação sobre a regularidade da inscrição da empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ, em observância à legislação pertinente, confirmando, ainda, a autenticidade dos demais documentos extraídos pela internet, junto aos sites dos órgãos emissores, para fins de habilitação.

4 - Sob pena de inabilitação, todos os documentos apresentados para habilitação deverão estar em nome do licitante e, preferencialmente, com número do CNPJ e endereço respectivo, observando-se que:

4.1 - se o licitante for a matriz, todos os documentos deverão estar em nome da matriz;

4.2 - se o licitante for a filial, todos os documentos deverão estar em nome da filial;

Page 7: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

4.3 - se o licitante for matriz, e o gestor do contrato for filial, deverão ser apresentados tanto os documentos da matriz quanto os da filial;

4.4 - serão dispensados da filial aqueles documentos que, pela própria natureza, comprovadamente, forem emitidos somente em nome da matriz.

5 - A Microempresa – ME ou a Empresa de Pequeno Porte - EPP deverá apresentar toda a documentação exigida para a habilitação, inclusive os documentos comprobatórios da regularidade fiscal, mesmo que estes apresentem alguma restrição.

5.1 - Havendo restrição nos documentos comprobatórios da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 5 (cinco) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que a ME ou EPP for declarada vencedora do certame, prorrogáveis por igual período, a critério da CAMARA para regularização da documentação, pagamento ou parcelamento do débito, e emissão de eventuais certidões negativas ou positivas com efeito de negativa.

5.2 - A prorrogação do prazo para a regularização fiscal dependerá de requerimento, devidamente fundamentado, a ser dirigido ao Pregoeiro.

5.3 - Entende-se por tempestivo o requerimento apresentado nos 5 (cinco) dias úteis inicialmente concedidos.

5.4 - A não regularização da documentação, no prazo previsto neste item, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas no art. 81 da Lei nº 8.666/93, sendo facultado ao Pregoeiro convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação, nos termos do item 11 do Título XI, ou submeter o processo à Autoridade Competente para revogação.

6 -Os documentos exigidos neste edital deverão ser apresentados em original ou por qualquer processo de cópia legível, autenticada por cartório competente ou publicação em órgão da Imprensa Oficial, ou ainda em original acompanhados de cópia legível para autenticação pelo Pregoeiro, ou por membro da Equipe de Apoio, com exceção dos extraídos pela internet, com vigência plena na data fixada para sua apresentação.

6.1 - Os documentos que não possuírem prazo de vigência estabelecido pelo órgão expedidor, deverão ser datados dos últimos 90 (noventa) dias anteriores à data de abertura do Pregão.

7 - Os documentos mencionados neste Título não poderão ser substituídos por qualquer tipo de protocolo, ou apresentados por meio de discos magnéticos.

8 - Eventuais falhas, omissões ou outras irregularidades nos documentos de habilitação, poderão ser sanadas na sessão pública de processamento do Pregão, até a decisão sobre a habilitação, mediante:

8.1 - verificação efetuada por meio eletrônico hábil de informações.

9 – ACAMARA não se responsabilizará pela eventual indisponibilidade dos meios eletrônicos, hipótese em que, em face do não saneamento das falhas constatadas, o licitante será inabilitado.

10 - A ausência dos documentos ou sua apresentação em desacordo com o previsto neste Título inabilitará o licitante, sendo aplicado o disposto no Título XV, e sujeitando-se o licitante às sanções legais.

Page 8: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

10.1 – Nesse caso, o licitante responderá pelas sanções previstas em lei e neste edital, considerando que este apresentou declaração de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação, conforme modelo do Anexo VIII.

IX – CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

1 - O critério de julgamento será o de menor preço global, desde que observadas as especificações e demais condições estabelecidas neste Edital e seus anexos.

2 - Será desclassificada a Proposta Comercial que:

2.1 - não atenda às exigências estabelecidas no Edital;

2.2 - apresente preços simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços de mercado acrescidos dos respectivos encargos, exceto quando se referirem a instalações de propriedade do licitante, para os quais ele renuncie à parcela ou à totalidade da remuneração; ou superestimados ou manifestamente inexequíveis, assim considerados nos termos do disposto no art. 44, § 3º e art. 48, II, §§ 1º e 2º da Lei nº 8.666/93.

2.2.1 - Se o Pregoeiro entender que há indícios de inexequibilidade do preço, fixará prazo para que o licitante demonstre a formação do seu preço, por meio de planilha de custos, justificativas e demais documentos comprobatórios, conforme o caso.

2.2.2 - Caso não seja comprovada a exequibilidade da proposta, esta será desclassificada.

3 - Erros de soma e/ou multiplicação ou falhas formais apuradas na Proposta Comercial poderão ser corrigidos.

3.1 - Serão corrigidos erros formais ou os valores conforme a divergência apurada, de forma a prevalecer, sempre, o valor total menor ou igual ao valor do lance ofertado na sessão do Pregão ou o valor negociado com o Pregoeiro, após diligência e anuência do licitante.

3.2 - A correção será consignada em ata de julgamento.

4 - Serão desconsiderados os valores a partir da terceira casa decimal.

5 - Havendo divergência entre o valor expresso em numeral e valor escrito por extenso, prevalecerá o menor deles.

6 - Na análise das propostas não será considerada qualquer oferta de vantagem.

7 - O Pregoeiro poderá, no julgamento das propostas e da documentação, desconsiderar evidentes falhas formais sanáveis e que não afetem o seu conteúdo.

8 - As propostas e documentação apresentadas poderão ser submetidas à apreciação da área solicitante para verificação do atendimento ao objeto licitado, mediante parecer fundamentado.

Page 9: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

X – CREDENCIAMENTO

1 - No dia, hora e local designados no Edital, o interessado ou seu representante legal deverá proceder ao respectivo credenciamento junto ao Pregoeiro.

2 - As empresas licitantes poderão ser representadas na sessão do Pregão por seu sócio, proprietário ou dirigente, desde que apresente o original ou cópia autenticada do Estatuto ou Contrato Social atualizado ou Registro Comercial, no caso de empresa individual, acompanhado de documento de identidade.

2.1 - A representação também poderá ser feita por procurador munido de instrumento público ou particular ou por Carta de Credenciamento, conforme modelo do Anexo IX, comprovando a outorga de poderes necessários para a formulação de propostas e a prática de todos os demais atos inerentes ao Pregão, juntamente com documento de identidade do credenciado ou procurador e, documento que comprove a representação legal do outorgante.

2.1.1 – Independente da forma de apresentação, o documento entregue para cumprimento do item 2.1, acima, deverá ser apresentado com a firma do outorgante devidamente reconhecida em cartório.

2.1.2 – Serão admitidas fotocópias sem autenticação cartorial, desde que os respectivos originais sejam apresentados ao Pregoeiro ou à Equipe de Apoio para autenticação.

3 - O credenciamento do licitante ou de seu representante legal junto ao Pregoeiro implica a presunção de sua capacidade legal para realização das transações inerentes ao Pregão Presencial e a responsabilidade legal pelos atos praticados.

4 - No momento do credenciamento, o representante do licitante deve apresentar, fora de envelope:

4.1 – declaração, assinada pelo representante legal do licitante, conforme modelo do Anexo VIII, de que cumpre plenamente os requisitos de habilitação, a teor do art. 4º, VII da Lei Federal nº 10.520/02;

4.2 - certidão expedida pela Junta Comercial comprovando sua condição, conforme artigo 1º e 8º da Instrução Normativa n° 103 de 30/04/2007 do Departamento Nacional de Registro do Comércio – DNRC.

4.3 – declaração, conforme modelo do Anexo IV, de que cumpre os requisitos legais para qualificação como Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte (EPP), nos termos do art. 3º da citada Lei, e de que não está sujeito a quaisquer dos impedimentos do § 4º deste artigo.

5 - O licitante que apresentar declaração falsa responderá por seus atos, civil, penal e administrativamente, sob pena de responsabilização nos termos da lei.

6 - Os documentos poderão ser apresentados por cópia autenticada ou por cópia simples acompanhada do respectivo original para autenticação pelo Pregoeiro ou Equipe de Apoio.

XI – PROCEDIMENTOS DA SESSÃO DO PREGÃO

1 - Após o encerramento do credenciamento dos representantes dos licitantes, o Pregoeiro declarará aberta a sessão do Pregão, oportunidade em que não mais aceitará novos licitantes.

Page 10: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

2- Aberta a sessão, os representantes credenciados entregarão os envelopes contendo a Documentação de Habilitação e a Proposta Comercial.

2.1 - Os licitantes que enviarem os envelopes “Documentação de Habilitação” e “Proposta Comercial”, sem representante credenciado, deverão encaminhar, em envelope separado, toda a documentação apresentada no Título X, relativa ao credenciamento da licitante, inclusive cópia autenticada do Estatuto ou Contrato Social atualizado ou Registro Comercial, no caso de empresa individual.

3 - O Pregoeiro, após a abertura das Propostas Comerciais, procederá à verificação de sua conformidade com os requisitos estabelecidos no Edital, desclassificará aquelas que estiverem em desacordo e divulgará os preços cotados pelos licitantes.

3.1 - Na hipótese de ser necessária a realização de diligências para comprovação da exequibilidade dos preços, a sessão poderá ser suspensa, sendo agendada nova data e horário para sua continuidade.

4 – As propostas serão ordenadas em ordem crescente e o Pregoeiro classificará, para a etapa de lances, o autor da proposta de “menor valor”, e aqueles que tenham apresentado propostas em valores superiores em até 10% (dez por cento), deste valor para participarem de lances verbais.

4.1 - Se não houver no mínimo 3 (três) propostas comerciais nas condições definidas neste item, o(a) Pregoeiro classificará as melhores propostas subsequentes, até o máximo de 3 (três), para que seus autores participem dos lances verbais, quaisquer que sejam os preços oferecidos nas propostas escritas.

5 - Em seguida, será iniciada a etapa de apresentação de lances verbais, que deverão ser formulados de forma sucessiva, em valores distintos e decrescentes, a partir do autor da proposta classificada de “maior valor”, que representa o maior preço.

5.1 - Se duas ou mais propostas apresentarem preços iguais, será realizado sorteio para determinação da ordem de apresentação dos lances.

5.2 - A desistência em apresentar lance verbal, quando convocado pelo Pregoeiro, implicará na exclusão do licitante da etapa de lances verbais e na manutenção do seu último preço, para efeito de posterior ordenação das propostas.

5.3 - Alegações posteriores não serão aceitas, caso o licitante não efetue lances.

5.4 - Caso não se realizarem lances verbais, será verificada a conformidade entre a proposta escrita de menor valor, que representa o menor preço, e o valor estimado da contratação.

5.5 - Se houver apenas uma proposta, desde que atenda a todos os termos do Edital e que seu preço seja compatível com o valor de mercado, esta poderá ser aceita.

6 - Não havendo mais licitantes interessados em apresentar lances, estará encerrada a etapa de lances.

7 - Declarada encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o Pregoeiro examinará a aceitabilidade da primeira classificada, quanto ao objeto e valor, decidindo motivadamente a respeito.

Page 11: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

8 - O Pregoeiro poderá formular contraproposta ao licitante que ofertou o lance de menor preço, para que possa ser obtida melhor proposta, bem como decidir sobre sua aceitação.

9 - Se a oferta de menor preço for considerada aceitável, será aberto o envelope “Documentação de Habilitação” do licitante que a tiver formulado, para confirmação de sua habilitação.

10 - Constatado o atendimento das exigências fixadas no Edital, o licitante será declarado vencedor.

11 - No caso de desclassificação da proposta de menor preço ou inabilitação do licitante, o Pregoeiro examinará a proposta ou lance subsequente, verificando a sua aceitabilidade e habilitação do licitante, na ordem de classificação e, assim, sucessivamente, até a apuração de uma proposta ou lance que atenda às exigências deste Edital.

12 - Nessa etapa o Pregoeiro, também, poderá negociar o preço com o licitante, para que sejam obtidas melhores condições para a CAMARA, sendo o respectivo licitante declarado vencedor.

13 - Caso seja necessário, o Pregoeiro poderá suspender a sessão do Pregão, a qualquer momento, para realização de diligências, designando nova data para sua continuidade, ficando intimados, no mesmo ato, os licitantes presentes.

14 - Na reunião lavrar-se-á ata circunstanciada da sessão, com registro de todos os atos do procedimento e das ocorrências relevantes, assinada pelo Pregoeiro, Equipe de Apoio e pelos licitantes.

XII – RECURSOS E CONTRARRAZÕES

1 - Após a declaração do vencedor, durante a Sessão do Pregão, qualquer licitante poderá manifestar imediata e motivadamente a intenção de recorrer, cuja síntese será lavrada em ata, sendo concedido o prazo de 3 (três) dias úteis para apresentação das razões do recurso, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para apresentar contrarrazões em igual número de dias, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos, na sala do Departamento de Licitação.

2 - Se as razões do recurso forem apresentadas na Sessão do Pregão, estas serão reduzidas a termo na respectiva Ata, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para apresentar contrarrazões no mesmo prazo, contados da lavratura da Ata, sendo-lhes assegurada vista imediata dos autos.

3 - A falta de manifestação imediata e motivada do licitante importará a decadência do direito de recurso.

4 - O recurso e respectivas contrarrazões deverão obedecer aos seguintes requisitos, sob pena de não serem conhecidos:

4.1 - ser dirigido à CAMARA, aos cuidados do Pregoeiro;

4.2 - ser encaminhado para o endereço eletrônico [email protected], com assinatura digital, ou ser protocolizado na sala do Departamento de Licitação, em uma via original, contendo razão social, número do CNPJ e endereço da empresa, rubricado em todas as folhas e assinado pelo representante legal ou credenciado do licitante, acompanhado de cópia do documento de identificação e CPF do signatário e comprovante do poder de representação legal.

Page 12: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

5 - O Pregoeiro não se responsabilizará por razões ou contrarrazões endereçadas por outras formas ou outros endereços eletrônicos, e que, por isso, sejam intempestivas ou não sejam recebidas.

6 - O acolhimento de recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

7 - O recurso será apreciado pelo Pregoeiro, que poderá reconsiderar sua decisão, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, ou, nesse mesmo prazo, fazê-lo subir devidamente informado à autoridade superior, que decidirá no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contado do recebimento.

8 - A decisão acerca de recurso interposto será divulgada por meio de publicação, quando for o caso, podendo ser aplicado o disposto no art. 109, § 1º da Lei Federal n.º 8.666/93.

9 - Recursos contra decisão de anulação ou revogação do certame devem ser dirigidos ao Presidente, pelo endereço eletrônico [email protected] ou protocolizados na sala do Departamento de Licitação, observando-se os requisitos indicados no subitem 4.2 acima.

XIII – ADJUDICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO

1 - Inexistindo manifestação recursal, o Pregoeiro adjudicará o objeto ao licitante vencedor, competindo à autoridade competente homologar o procedimento licitatório.

2 - Decididos os recursos porventura interpostos e constatada a regularidade dos atos procedimentais, a autoridade competente adjudicará o objeto ao licitante vencedor e homologará o procedimento licitatório.

XIV – DOS CONTRATOS

1 – O gestor do contrato será a Mesa Diretora

2 - Os preços dos serviços serão ofertados em conformidade com as informações contidas no Termo de Referência e observados os critérios estabelecidos no instrumento convocatório.

3 - Homologado o resultado da licitação, respeitada a ordem de classificação a CAMARA convocará o classificado para assinar o Contrato no prazo de 3 (três) dias úteis, observado o prazo de validade da proposta, nos termos do item 3 do Título VII, sob pena de decair do direito a ter seu preço registrado, na forma do art. 81 da Lei 8.666/93.

4 - Se o licitante classificado, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, deixar de assinar o Contrato, não tendo solicitado prorrogação de prazo com justificativa aceita pela CAMARA, o Pregoeiro, examinará as propostas subsequentes e a habilitação dos licitantes, segundo a ordem de classificação, até a apuração da proposta que atenda ao Edital, podendo ainda, negociar o preço.

5 –O Contrato terá validade de 10 (dez) meses, contados da data de sua assinatura.

6 – Qualquer cidadão é parte legítima para impugnar em razão de incompatibilidade desse com o preço vigente no mercado, mediante petição a ser protocolizada na Assessoria Jurídica da CAMARA.

Page 13: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

7 – Mediante a emissão da Nota de Empenho, estará caracterizada a contratação e o compromisso da entrega da Compra dos itens na forma e prazos previstos neste Edital.

8 - O LOCADOR/PRESTADOR, antes do recebimento da Nota de Empenho, poderá requerer à CAMARA, por escrito, a recomposição dos preços dos serviços prestados, devendo apresentar documentação comprobatória do fato alegado, ressalvada a possibilidade visando a manutenção do reequilíbrio econômico-financeiro, nos termos da alínea “d”, do inciso II, do artigo 65, da Lei nº 8.666/93.

9–A CAMARA deverá realizar o controle da locação dos sistemas de maneira qualitativa, visando a melhoria dos serviços prestados na execução dos cotrole exigidos pelo TCEMG e a legislação de contabilidade publica, licitação e gestão publica.

10 - A Contratada é obrigada a assegurar e facilitar o acompanhamento e a fiscalização do contrato pela CAMARA, bem como permitir o acesso a informações consideradas necessárias.

11–A CAMARA não se responsabilizará por contatos realizados com setores ou pessoas não autorizados, salvo nas hipóteses previstas, expressamente, no Contrato ou Termo de Referência.

12 - O acompanhamento e a fiscalização a ser exercida pela CAMARA não excluem nem reduzem a responsabilidade da Contratada pelo correto cumprimento das obrigações decorrentes da contratação.

XV – SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

1 - O licitante que deixar de entregar documentação exigida para o certame, apresentar documentação falsa, ensejar o retardamento da execução do objeto do certame, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar a execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal ficará impedido de licitar e contratar com a CAMARA pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas no contrato e das demais cominações legais.

XVI – DISPOSIÇÕES GERAIS

1 - Constituem anexos deste Edital, dele fazendo parte integrante:

Anexo I - Termo de referência;Anexo II - Modelo de proposta comercial;Anexo III - Modelo de declaração de empregador pessoa jurídica;Anexo IV - Modelo de declaração de condição de ME ou EPP;Anexo V - Modelo de declaração de idoneidade;Anexo VI- Modelo de declaração de quadro societário;Anexo VII - Modelo de declaração de fato impeditivo;Anexo VIII - Modelo de declaração de habilitação;Anexo IX - Modelo de carta de credenciamento;Anexo X - Minuta da ata de registro de preços.

2 - O licitante é responsável pela fidelidade e legitimidade das informações prestadas e dos documentos apresentados em qualquer fase desta licitação. A falsidade de qualquer documento apresentado ou a inverdade

Page 14: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

das informações nele contidas implicará na imediata desclassificação ou inabilitação do licitante, ou o cancelamento do Contrato, sem prejuízo das sanções administrativas, civis e penais cabíveis.

3 - Uma vez incluído no processo licitatório, nenhum documento será devolvido.

4 - Na análise da documentação e no julgamento das Propostas Comerciais, o Pregoeiro poderá, a seu critério, solicitar o assessoramento técnico de órgãos ou de profissionais especializados.

5 - Toda a documentação apresentada neste Edital e seus anexos são complementares entre si, de modo que qualquer detalhe que se mencione em um documento e se omita em outro será considerado especificado e válido.

6 - O Pregoeiro, no interesse da CAMARA, poderá adotar medidas saneadoras, durante o certame, e relevar omissões e erros formais, observadas na documentação e proposta, desde que não contrariem a legislação vigente, sendo possível a promoção de diligências junto aos licitantes, destinadas a esclarecer a instrução do processo, conforme disposto no § 3° do art. 43 da Lei nº 8.666/93.

6.1 - Se houver solicitação de documentos, estes deverão ser apresentados em original ou em cópia autenticada por cartório, sendo possível, ainda, a autenticação dos mesmos pelo Pregoeiro ou Equipe de Apoio.

6.2 - O não cumprimento da diligência poderá ensejar a desclassificação da proposta ou a inabilitação do licitante.

7 - O Pregoeiro poderá determinar a apresentação de documento original, com vistas à confirmação da autenticidade de cópia apresentada no certame, quando julgar necessário ou se o documento for impugnado por algum licitante, em prazo a ser definido para cumprimento da diligência.

7.1 - Poderá ser apresentado o original para autenticação da cópia pelo Pregoeiro ou Equipe de Apoio, ou cópia autenticada por cartório.

8 - As decisões do Presidente e do Pregoeiro serão publicadas, quando for o caso, podendo ser aplicado o disposto no § 1º, do art. 109 da Lei n.º 8.666/93.

9 - A participação do licitante nesta licitação implica no conhecimento integral dos termos e condições inseridas neste edital, bem como das demais normas legais que disciplinam a matéria.

10 - A presente licitação não importa, necessariamente, em contratação, podendo a CAMARA revogá-la, no todo ou em parte, por razões de interesse público, derivadas de fato superveniente comprovado, ou anulá-la por ilegalidade, de ofício ou por provocação, mediante ato escrito e fundamentado, disponibilizado para conhecimento dos licitantes.

11 – A CAMARA poderá prorrogar, por conveniência exclusiva, a qualquer tempo, os prazos para recebimento das propostas ou para sua abertura.

12 - Fica eleito o foro da Comarca de Araxá, Estado de Minas Gerais, para dirimir eventuais conflitos de interesses decorrentes desta licitação, valendo esta cláusula como renúncia expressa a qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.

Page 15: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Tapira (MG), 26 de Abril de 2017.

Dr. Jader Alves FerreiraPregoeiro Oficial

Jesu Ferreira de LimaPresidente da CAMARA

Page 16: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

ANEXO I – TERMO DE REFERÊNCIA

PREGÃO PRESENCIAL Nº 08.11/2017

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017

1. DO OBJETO:

1- Contratação de Empresa do ramo de locação, assessoria técnica e manutenção de Sistemas de informática, específicos à administração pública, para uso de máquinas (pc) equipadas com sistema operacional Windows, durante o exercício de 2017, conforme descrição:1-Sistema Integrado de Contabilidade e Tesouraria; 2-Sistema de Recursos Humanos e Folha de Pagamento; 3 – Sistema de Administração de Compras; 4 – Sistema de Administração de Licitação; 5 – Sistema de Administração de Patrimônio; 6 – Sistema de Administração de Materiais (almoxarifado) 7 – Portal da Transparência., dentro das exigências do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, durante o exercício de 2017, para a Câmara Municipal de Tapira, conforme especificações constantes do Termo de Referência, são os seguintes:

2 - O objeto da presente licitação é a escolha da proposta mais vantajosa para a contratação de empresa especializada em licenciamento de sistemas e aplicativos para gestão Pública

3- Serviços de Migração, Implantação, Treinamento inicial;

4- Serviços de suporte técnico, quando solicitado;

5- Serviços de manutenção legal e corretiva dos aplicativos implantados.

6- Serviços de treinamento reforço para aplicativos implantados, quando solicitado;

7- Com intuito de um melhor dimensionamento do parque computacional do ente licitante, para assegurarmos que todos os computadores da rede interna compartilharão a demanda de processamento de dados gerada pela execução dos aplicativos licitados, desonerando-se o servidor e otimizando o resultado do processamento global, serão obrigatoriamente exigidos aplicativos cujo processamento seja executado na própria estação cliente, mediante a instalação do executável e demais arquivos correlatos diretamente nesta, os quais deverão ser automaticamente atualizados a partir do servidor de banco de dados. Em caráter excepcional, os aplicativos que por sua natureza ou finalidade sejam editaliciamente requisitados em ambiente web ficam desobrigados do atendimento da presente regra.

8- Os aplicativos deverão ser multitarefa, permitindo ao usuário o acesso a diversas rotinas simultaneamente em uma única janela do aplicativo a partir de um único login, com possibilidade de minimizar e maximizar quando desejar, realizando várias consultas ou operações simultaneamente.

9- Os aplicativos deverão possuir consulta rápida aos dados cadastrais, generalizada através de tecla de função, possibilitando o acesso de qualquer local do aplicativo aos cadastros, dispensando-se a funcionalidade nos casos em que o aplicativo seja executado através de um browser, não desenvolvido pela CONTRATANTE.

Page 17: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

10- Os aplicativos deverão permitir a sua total operabilidade com ou sem uso do mouse (habilitação das teclas “enter” e “tab”).

11- Os aplicativos desktop deverão permitir abrir mais de uma opção do menu principal, simultaneamente, sem a necessidade de se fazer novo acesso ao aplicativo. Por exemplo, manter aberto ao mesmo tempo cadastros e relatórios distintos na mesma janela da barra de ferramentas sem necessidade de novo login.

12- Os aplicativos deverão possuir help ‘online’, sensitivo ao contexto, sobre o modo de operação de cada uma das tarefas. Esta documentação deverá conter tópicos remissivos para detalhamento de um determinado assunto. A consulta deverá ser feita por capítulos ou por palavras-chaves que remetem a um determinado trecho da documentação.

13- Os aplicativos deverão permitir o cadastro e o processamento de relatórios em lotes de um ou mais relatórios que terão como saída à impressora ou um arquivo no formato PDF. Deverá ter a característica de agrupar os relatórios em um único arquivo e numerar as páginas dos relatórios de forma que fique contínua.

14- Os aplicativos deverão permitir a personalização do menu dos aplicativos desktop pelo usuário, possibilitando:

14.1 Alterar as descrições e teclas de acessibilidade (ALT+);

14.2 Adicionar/alterar a teclas de atalho (CTRL+, SHIFT+, ALT+ etc.);

14.3 Inserir ícones na barra de ferramentas do aplicativo;

14.4 Inserir menus de acesso rápido para relatórios do aplicativo ou específicos do usuário;

14.5 Copiar o menu de outros usuários.

15- Possuir o acesso rápido aos relatórios do aplicativo, de acordo com o cadastro que está aberto, através de tecla de função, possibilitando o acesso de qualquer local do aplicativo.

16- Possuir auditoria automática nas tabelas de todos os aplicativos:

16.1 Registrar todas as operações de inclusão, exclusão e alteração efetuadas;

16.2 Registrar a data, hora e usuário responsável pela alteração;

16.3 Registrar as informações anteriores para possibilitar a consulta dos dados historicamente, antes da alteração efetuada;

16.4 Dispor de ferramentas de consulta onde seja possível criar consultas através da escolha de campos e tabelas de forma visual, com a geração automática do script de consulta SQL;

16.5 Possibilitar a criação de consulta aos dados das tabelas de auditoria em linguagem SQL com o uso de todos os comandos compatíveis com ela e com o banco de dados.

17- Os aplicativos deverão permitir a emissão de relatório ou gráfico referente aos acessos ao aplicativo, demonstrando os usuários que efetuaram login, data e hora de entrada e saída.

Page 18: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

18- Permitir reconstrução do banco de dados, possibilitando minimizar o tamanho do banco de dados, em função das transações que já foram excluídas e continuam ocupando espaço.

19- Permitir realizar backup do banco de dados, com as seguintes funcionalidades:

19.1 Permitir configurar a periodicidade e os usuários que receberão avisos sobre a necessidade de backup do banco de dados;

19.2 Permitir configurar os usuários que poderão executar o backup do banco de dados;

19.3 Permitir agendamento do backup;

19.4 Permitir efetuar a compactação e descompactação do backup realizado para fins de armazenamento, inclusive quando disparado pelo agendamento;

19.5 Permitir efetuar o backup da base de dados enquanto os usuários estão trabalhando nos aplicativos;

19.6 Possibilitar o backup incremental (somente das alterações executadas);

19.7 Possuir relatório de backups efetuados.

20- Permitir enviar as informações previamente processadas por e-mail, que podem ser no formato TXT ou HTML.

21-Permitir configurar hipóteses de “Auditoria”, que deverão disparar um e-mail automaticamente, sem intervenção ou possibilidade de ingerência do usuário, ao gestor ou controlador responsável. Por exemplo: criar uma consulta para o aplicativo da contabilidade onde será enviado um e-mail ao Prefeito caso o limite de gastos com o pessoal seja ultrapassado.

22-Permitir que o usuário crie diversas consultas e agrupe todas em uma única lista de execução do próprio aplicativo, possibilitando ainda que a execução de um script seja agendada através do agendador de tarefas do Windows.

23-Por questões de conveniência, e à exceção dos aplicativos que, por sua finalidade ou natureza, devam funcionar em ambiente web, não serão admitidos aplicativos que rodem na rede interna/intranet a partir de navegadores de internet, de modo a evitar-se que o município fique refém do uso de navegadores de internet compatíveis com a aplicação, ou ainda, que fique refém do uso de versões obsoletas de determinados navegadores compatíveis com a aplicação. A presente especificação visa ainda evitar que os comuns erros dos navegadores (travamento) influenciem na usabilidade da ferramenta, paralisando o aplicativo e exigindo novos logins e perda de tempo operacional, bem como evitar que o processamento de dados seja prejudicado em face do “delay” causado pelo processamento excessivo de dados ocasionado pelas comunicações entre usuário x navegador x servidor de aplicativo x servidor de banco de dados x servidor de aplicativo x navegador x usuário.

SERVIÇOS TÉCNICOS E CONDIÇÕES DE SEU RECEBIMENTO

Os serviços, objeto desta licitação, também compreendem:

Page 19: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

1- Migração das Informações em Uso.

1.1A migração dos dados cadastrais e informações dos aplicativos em uso na entidade serão de responsabilidade da CONTRATADA, devendo os mesmos ser disponibilizados pela CONTRATANTE.

1.2A CONTRATANTE deverá designar responsável pela validação dos dados migrados após a sua entrega, sendo que tais procedimentos deverão ser formais e instrumentalizados. O pagamento será realizado à CONTRATADA mediante apresentação de nota fiscal devidamente liquidada pelo departamento competente, sem prejuízo da aplicação de penalidades em caso de identificação futura de erros e incorreções.

1.3Os pagamentos dos serviços de migração serão realizados via boleto bancário, de forma individual, para cada base migrada, após a validação do responsável, conforme previsto no item anterior, e após liquidação no departamento competente.

2- Implantação dos Aplicativos

2.1Para cada um dos aplicativos licitados, quando couber, deverão ser cumpridas as atividades de:

2.1.1Instalação, configuração e parametrização de tabelas e cadastros;

2.1.2Adequação de relatórios e logotipos;

2.1.3Estruturação dos níveis de acesso e habilitações dos usuários;

2.1.4Adequação das fórmulas de cálculo para atendimento aos critérios adotados por esta camara e ajuste nos cálculo, quando mais de uma fórmula de cálculo é aplicável simultaneamente.

2.2Acompanhamento dos usuários no prédio sede da entidade, em tempo integral na fase de implantação do objeto.

2.3Na implantação dos aplicativos acima discriminados, deverão ser cumpridas, quando couber, as seguintes etapas:

2.3.1Instalação e configuração dos aplicativos licitados;

2.3.2Customização dos aplicativos;

2.3.3Adequação de relatórios, telas, layouts e logotipos;

2.3.4Parametrização inicial de tabelas e cadastros;

2.3.5Estruturação de acesso e habilitações dos usuários;

2.3.6Adequação das fórmulas de cálculo para atendimento aos critérios adotados pelo Município;

2.3.6Ajuste de cálculo, quando mais de uma fórmula de cálculo é aplicável simultaneamente.

2.4A CONTRATANTE deverá designar responsável pela validação dos aplicativos implantados após a sua conclusão, sendo que tais procedimentos deverão ser formais e instrumentalizados.

Page 20: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

2.5Os pagamentos dos serviços de implantação serão realizados via boleto bancário, de forma individual, para cada aplicativo implantado, após a validação do responsável, conforme previsto no item anterior, sem prejuízo da aplicação de penalidades em caso de identificação futura de erros e incorreções, e após liquidação no departamento competente.

2.6Todas as decisões e entendimentos havidos entre as partes durante o andamento dos trabalhos e que impliquem em modificações ou implementações nos planos, cronogramas ou atividades pactuados, deverão ser previa e formalmente acordados e documentados entre as partes.

2.7A CONTRATADA responderá pelas perdas, reproduções indevidas e/ou adulterações que por ventura venham a ocorrer nas informações da CONTRATANTE, quando estas estiverem sob sua responsabilidade.

2.8A CONTRATADA e os membros da equipe deverão guardar sigilo absoluto sobre os dados e informações do objeto da prestação de serviços ou quaisquer outras informações a que venham a ter conhecimento em decorrência da execução das atividades previstas no contrato, respondendo contratual e legalmente pela inobservância desta alínea, inclusive após o término do contrato.

2.9O prazo para conclusão dos serviços de implantação será de 180 (cento e oitenta) dias, contados da emissão da Ordem de Serviço.

Treinamento de Implantação.

3.1A CONTRATADA deverá apresentar o Plano de Treinamento, que deverá ser realizado dentro do prazo de Implantação, compreendendo o uso das funções do aplicativo pertencente a sua área de responsabilidade, conhecimento sobre as parametrizações a serem usadas, uso das rotinas de segurança, de back-up, rotinas de simulação e de processamento.

3.2Os Planos de Treinamento, a serem entregues em até cinco dias contados da assinatura do contrato, ainda deverão conter os seguintes requisitos mínimos:

3.2.1Nome e objetivo de cada módulo de treinamento;

3.2.2Público alvo;

3.2.3Conteúdo programático;

3.2.4Conjunto de material a ser distribuído em cada treinamento, incluindo apostilas, documentação técnica, etc.;

3.2.5Carga horária de cada módulo do treinamento;

4-Suporte Técnico.

4.1A prestação de serviços de suporte técnico poderá ser realizada na sede da entidade, ou por meio digital por técnico habilitado, apto a promover o devido suporte ao aplicativo, visando:

4.1.1Esclarecer dúvidas que possam surgir durante a operação e utilização dos aplicativos;

Page 21: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

4.1.2Auxílio na recuperação da base de dados por problemas originados em erros de operação, queda de energia ou falha de equipamentos, desde que não exista backup adequado para satisfazer as necessidades de segurança;

4.1.3Elaboração de quaisquer atividades técnicas relacionadas à utilização dos aplicativos após a implantação e utilização dos mesmos, como: gerar/validar arquivos para Órgão Governamental, Instituição Bancária, Gráfica, Tribunal de Contas, entre outros.

4.2Será aceito suporte aos aplicativos licitados via acesso remoto mediante autorização previa, sendo de responsabilidade da contratada o sigilo e segurança das informações.

4.3O recebimento dos serviços de suporte técnico in loco ocorrerá mediante apresentação de documento próprio da CONTRATADA, que pormenorizadamente relate os serviços prestados e o tempo despendido para cada serviço.

4.4Os pagamentos dos serviços de suporte técnico in loco serão realizados via boleto bancário, após a validação do responsável, e após liquidação.

5-Treinamento de reciclagem.

5.1O treinamento de novos usuários, na sede da entidade ou via web, para a operação ou utilização dos aplicativos em função de substituição de pessoal, tendo em vista demissões, mudanças de cargos, etc., não será considerado como Treinamento de Implantação e deverá ser faturado a parte. Quando solicitado a CONTRATADA formalizará orçamento para prévia aprovação por parte da CONTRATANTE.

5.2O treinamento de novos usuários poderá ocorrer na sede da entidade ou via web, para a operação ou utilização dos aplicativos em função de substituição de pessoal, tendo em vista demissões, mudanças de cargos, etc. Quando solicitado a CONTRATADA formalizará orçamento para prévia aprovação por parte da CONTRATANTE.

5.3O treinamento via web será considerado prestado independentemente da ocorrência de problemas com o provedor de internet, com o fornecimento de energia ou com qualquer outro fator correlato de responsabilidade do CONTRATANTE, podendo ser novamente faturado quando refeito sem culpa da CONTRATADA.

5.4Os pagamentos dos serviços de treinamento serão realizados via boleto bancário, mediante apresentação de documento próprio da CONTRATADA, que pormenorizadamente relate os serviços prestados e o tempo despendido para cada serviço e após liquidação no departamento competente.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DOS APLICATIVOS

1- APLICATIVO DE CONTABILIDADE PÚBLICA.

1.1O aplicativo de Contabilidade Pública deverá permitir a integração de dados de forma automática ou ainda através de arquivos de intercâmbio de informações com os sistemas de Planejamento Municipal, Tributação Pública, Compras e Licitações, Folha de Pagamento, Patrimônio, Gerenciamento Inteligente, Gestão de Informação e Custos e Portal da Transparência.

Page 22: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

1.2Registrar todos os fatos contábeis ocorridos e possibilitar o atendimento à legislação vigente, à análise da situação da administração pública, e a obtenção de informações contábeis e gerenciais necessárias à tomada de decisões.

1.3Efetuar a escrituração contábil nas naturezas de informação patrimonial, orçamentária e controle em conformidade com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. (MCASP).

1.4Gerar relatórios gerenciais de Receita, Despesa, Restos a Pagar, Depósitos de Diversas Origens, Bancos e outros, de acordo com o interesse do Tribunal de Contas, bem como Boletim Financeiro Diário.

1.5Elaborar os anexos e demonstrativos do balancete mensal e do balanço anual, na forma da Lei 4.320/64, Lei Complementar 101/00 - LRF e Resolução do Tribunal de Contas.

1.6Gerar os razões analíticos de todas as contas integrantes dos aplicativos Financeiro, Patrimonial e de Compensação.

1.7Permitir informar documentos fiscais no momento da liquidação.

1.8Possibilitar a consulta ao aplicativo, sem alterar o cadastro original.

1.9Possibilitar o registro de empenhos por Estimativa, Global e Ordinário.

1.10Possibilitar o registro de Sub-empenhos sobre o empenho Global.

1.11Possibilitar a anulação dos empenhos por estimativa no final do exercício, visando a não inscrição em Restos a Pagar.

1.12Possibilitar a anulação total e parcial do empenho.

1.13Possibilitar o controle do pagamento de Empenho, Restos a Pagar e Despesas Extras, em contrapartida com várias Contas Pagadoras.

1.14Possibilitar inscrever automaticamente no sistema de Compensação dos empenhos de Adiantamentos, quando da sua concessão e o lançamento de baixa respectivo, quando da prestação de contas.

1.15Controlar o prazo de vencimento dos pagamentos de empenhos, emitindo relatórios de parcelas a vencer e vencidas, visando o controle do pagamento dos compromissos em ordem cronológica.

1.16Possibilitar o registro do pagamento total ou parcial da despesa e a anulação do registro de pagamento, fazendo os lançamentos necessários.

1.17Possibilitar a inclusão de vários descontos, tanto no fluxo extra orçamentário como no orçamentário, com registros automáticos nos aplicativos orçamentário e financeiro.

1.18Fazer os lançamentos de receita e despesa automaticamente nos aplicativos Financeiro, Orçamentário, Patrimonial e de compensação, conforme o caso.

1.17Efetuar automaticamente lançamentos de desincorporação patrimonial quando do cancelamento de restos a pagar processados.

1.18Executar o encerramento do exercício, com todos os lançamentos automáticos e com a apuração do resultado.

Page 23: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

1.19Emitir Notas de Pagamento, de Despesa extra, de Empenhos e de Sub-empenhos.

1.18Emitir ordens de Pagamento de Restos a Pagar, Despesa Extra e de Empenho.

1.19Possibilitar a consolidação dos balancetes financeiro das autarquias juntamente com o balancete financeiro da prefeitura.

1.20Possibilitar que cada unidade orçamentária processe o respectivo empenho.

1.21Possibilitar o controle de despesa por tipo relacionado ao elemento de despesa.

1.22Cadastrar e controlar as dotações constantes do Orçamento do Município e das decorrentes de créditos adicionais especiais e extraordinários.

1.23Cadastrar e controlar os Créditos Suplementares e as anulações de dotações.

1.24Registrar empenho global, por estimativa, ordinário e Sub-empenhos.

1.25Registrar anulação parcial ou total de empenho.

1.26Registrar bloqueio e desbloqueio de dotações.

1.27Elaborar demonstrativo do excesso de arrecadação e do excesso de arrecadação pela tendência do exercício.

1.28Controlar as dotações orçamentárias, impossibilitando a utilização de dotações com saldo insuficiente para comportar a despesa.

1.29Emitir as planilhas que formam o Quadro de Detalhamento da Despesa.

1.30Possibilitar consultar ao aplicativo sem alterar o cadastro original.

1.31Gerar relatórios gerenciais de execução da despesa, por credores, por classificação, por período de tempo e outros de interesse do Município.

1.32Possibilitar iniciar os movimentos contábeis no novo exercício mesmo que o anterior ainda não esteja encerrado, possibilitando a atualização automática dos saldos contábeis no exercício já iniciado.

1.33Emitir Notas de Empenho, Sub-empenhos, Liquidação, Ordens de Pagamento, Restos a pagar, Despesa extra e suas respectivas notas de anulação.

1.34Permitir a anulação total e parcial do empenho, ordens de pagamento, nota de despesa extra-ornamentaria, possibilitando auditoria destas operações.

1.35Possibilitar que cada unidade orçamentária processe o respectivo empenho.

1.36Possibilitar o controle de despesa por tipo relacionado ao elemento de despesa, permitindo a emissão de relatórios das despesas por tipo.

1.37Permitir o cadastramento de fonte de recurso com identificador de uso, grupo, especificação e detalhamento, conforme Portaria da STN ou Tribunal de Contas do Estado.

1.38Cadastrar e controlar as dotações constantes no Orçamento do Município e as decorrentes de Créditos Adicionais Especiais e Extraordinários.

Page 24: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

1.39Permitir que nas alterações orçamentárias se possa adicionar diversas dotações e subtrair de diversas fontes para um mesmo decreto.

1.40Registrar bloqueio e desbloqueio de valores nas dotações, inclusive com indicação de tipo cotas mensais e limitação de empenhos.

1.41Elaborar demonstrativo do excesso de arrecadação e do excesso de arrecadação pela tendência do exercício, e com possibilidade de emissão consolidada, e agrupando por recurso.

1.42Controlar as dotações orçamentárias, impossibilitando a utilização de dotações com saldo insuficiente para comportar a despesa.

1.43Gerar relatórios de saldos disponíveis de dotações, de saldos de empenhos globais e outros de interesse do Município.

1.44Efetuar o controle automático dos saldos das contas, apontando eventuais estouros de saldos ou lançamentos indevidos.

1.45Efetuar o acompanhamento do cronograma de desembolso das despesas para limitação de empenho, conforme o artigo 9º da Lei 101/00 – LRF, de 04 de maio de 2000.

1.46Possuir relatório para acompanhamento das metas de arrecadação, conforme o art. 13 da Lei 101/00 – LRF de 04 de maio de 2000.

1.47Possuir processo de encerramento mensal, que verifique eventuais divergências de saldos, e que após o encerramento não possibilite alterações em lançamentos contábeis já efetuados.

1.48Possuir cadastros de Convênios e Prestação de Contas de Convênio, Contratos e Caução.

1.49Emitir relatórios demonstrativos dos gastos com Educação, Saúde e Pessoal, com base nas configurações efetuadas nas despesas e nos empenhos.

1.50Emitir os relatórios do Contas Públicas para publicação, conforme IN 28/99 do TCU e Portaria 275/00;

1.51Emitir relatórios: Pagamentos Efetuados, Razão da Receita, Pagamentos em Ordem Cronológica, Livro Diário, Extrato do Credor, Demonstrativo Mensal dos Restos a Pagar, Relação de Restos a Pagar e de Cheques Compensados e Não Compensados.

1.52Possibilitar que os precatórios sejam relacionados com a despesa destinada ao seu pagamento.

1.53Gerar relatório para conferência de inconsistências a serem corrigidas no aplicativo antes de gerar os arquivos para os Tribunais de Contas.

1.54Emitir relatórios com as informações para o SIOPS.

1.55Emitir relatórios com as informações para o SIOPE.

1.56Gerar os arquivos conforme o MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais para a Secretaria da Receita da Previdência.

1.57Permitir o cadastramento de devolução de receita utilizando rubricas redutoras conforme Manual de Procedimentos da Receita Pública da STN.

Page 25: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

1.58Permitir que seja feita a contabilização do regime próprio de previdência em conformidade com a Portaria 916 do ministério de previdência, com emissão dos respectivos demonstrativos.

1.59Possibilitar a emissão de relatório com as deduções para o Imposto de Renda.

1.58Possibilitar a emissão de gráficos comparativos entre a receita prevista e arrecadada e a despesa fixada e realizada.

1.59Possuir rotina de emissão de cheques para pagamento das despesas, com a possibilidade de efetuar a baixa no momento do pagamento ao fornecedor.

1.60Controlar a inscrição e baixa dos restos a pagar processados em contas do passivo financeiro.

1.63Permitir a prestação de contas de empenhos ou ordens de pagamento de documentos pagos no exercício ou que passaram para o exercício seguinte.

1.64Permitir a checagem por parâmetros, possibilitando determinadas configurações de informações nos cadastros.

1.65Possuir rotina para geração de relatórios em lote.

1.66 -Possuir relatórios da Instrução Normativa 08/03 para as entidades do estado de MINAS GERAIS a partir de 2011:

a)Anexo IV - Convênios e Instrumentos Congêneres

b)Anexo V - Termos Aditivos e Convênios e Instrumentos Congêneres

c)Anexo VI - Prestações de Contas de Convênios e Instrumentos Congêneres

d)Anexo VII - Prestações de Contas de Adiantamentos

e)Anexo VIII - Aplicações Financeiras

f)Anexo IX - Despesas com Publicidade e Divulgação

g)Balancete da Receita

h)Balancete da Despesa

1.67 Possuir relatórios da Instrução Normativa 13/08 para as entidades do estado de MINAS GERAIS a partir de 2011:

a) Demais Despesas - 40%

b) Manutenção e desenvolvimento do ensino - 25%

c) Remuneração dos profissionais do magistério da educação básica - 60%

d) Demais despesas com educação

Page 26: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

e) Transferência para Conta da Educação

f) Divulgação Transferência para Conta da Saúde

1.68 Possuir Relatório Exame Aritmético a partir de 2011.

1.69 Possuir os Anexos do Relatório Resumido da Execução Orçamentárias da Lei Complementar 101/00 (LRF) que atende as Portarias Federais da STN e TCE MINAS GERAIS (SIACE-LRF), específicos para estado de MINAS GERAIS:

a) Anexo V – Receita corrente líquida consolidada por categoria econômica

b) Anexo VI - Relatório resumido da execução orçamentária

c) Anexo VII - Demonstrativo da execução das despesas por função e subfunção

d) Anexo VIII - Demonstrativo das receitas e despesas do regime próprio de previdência social

e) Anexo IX - Demonstrativo dos resultados primário e nominal

f) Anexo X - Demonstrativo dos restos a pagar

g) Anexo XI - Demonstrativo da receita de operações de créditos e despesas de capital

h) Anexo XVII - Demonstrativo da projeção atuarial das receitas e despesas do regime próprio de previdência social

i) Anexo XVIII - Demonstrativo da variação patrimonial e aplicações de recursos decorrentes da alienação de ativos

j) Anexo XIV – Demonstrativo simplificado do relatório resumido de execução orçamentária

1.70Possuir os Anexos do Relatório de Gestão Fiscal da Lei Complementar 101/00 (LRF) que atende as Portarias Federais da STN e TCE MINAS GERAIS (SIACE-LRF), específicos para estado de MINAS GERAIS:

a) Anexo I - Relatório de Gestão Fiscal

b) Anexo III - Despesa Total Pessoal

2 -Lei Orçamentária Anual (LOA):

a) Possuir cadastro de programas e ações integrado ao PPA.b) Permitir integridade das informações entre LDO e LOA.c) Permitir cadastro da previsão da receita com informação da unidade orçamentária responsável

pela arrecadação.d) Possuir cadastro de projetos e atividades, possibilitando a identificação da ação que pertence a

cada projeto/atividade, mesmo que a ação possua codificação diferente.

Page 27: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

e) Permitir cadastro das despesas que compõe o orçamento, com identificação do localizador de gastos, contas da despesa fontes de recurso e valores.

f) Possuir cadastro de transferências financeiras entre todos os órgãos da Administração Direta e/ou Indireta, identificando o tipo da transferência (Concedida/Recebida).

g) Possuir relatórios de comparação da receita e despesa com opção de agrupamento por fonte de recurso.

h) Possuir planilha de identificação das despesas, possibilitando a seleção por: Despesa, Órgão, Unidade e Programa.

i) Possuir relatórios gerenciais da previsão da receita, despesa e transferências financeiras.j) Emitir anexos, nos moldes da Lei 4.320/64:

2.5.j.1 Anexo 1 – Demonstrativo da Receita e Despesa segundo Categorias Econômicas.

2.5.j.2Anexo 2 – Receita por Categoria Econômica.

2.5.j.3Anexo 2 – Natureza da Despesa por Categorias Econômicas.

2.5.j.4Anexo 5 – Funções e Subfunções de Governo.

2.5.j.5Anexo 6 – Programa de Trabalho do Governo.

2.5.j.6Anexo 7 – Programa de Trabalho do Governo (Consolidação).

2.5.j.7Anexo 8 – Demonstrativo da Despesa por Funções, Subfunções e Programas conforme Vínculo.

2.5.j.8Anexo 9 – Demonstrativo da Despesa por Órgãos e Funções - Demonstrativo da Evolução da Receita - Demonstrativo da Evolução da Despesa.

k) Permitir copiar dados de outras Leis Orçamentárias Anuais.

l) Permitir copiar as receitas e prioridades definidas na LDO, possibilitando o detalhamento de pelo menos, contas de receita, contas de despesa, fontes de recursos e valores para as metas financeiras.

m) Possibilitar emissão de relatórios complementares, como: Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE, Demonstrativo das Receitas de Impostos e das Despesas Próprias com Saúde e Demonstrativo da Despesa com Pessoal.

n) Possuir relatório para emissão do Projeto da Lei Orçamentária Anual.

APLICATIVO DE COMPRAS.

O aplicativo de Compras e Licitações deverá permitir a integração de dados de forma automática ou ainda através de arquivos de intercâmbio de informações com os sistemas de Contabilidade Pública, Tributação Pública, Patrimônio, Gestão de Frotas, Gerenciamento Inteligente, Gestão de Informação e Custos e Portal da Transparência.

Deverá possibilitar acompanhamento dos processos licitatórios desde a preparação até seu julgamento, registrando as etapas de:

Publicação do processo;

Page 28: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Emissão do mapa comparativo de preços;

Emissão das Atas referente Documentação e Julgamento das propostas;

Interposição de recurso;

Anulação e revogação;

Impugnação; Parecer da comissão julgadora;

Parecer jurídico;

Homologação e adjudicação;

Autorizações de fornecimento;

Contratos e aditivos;

Liquidação das autorizações de fornecimento;

Gerar empenhos para a contabilidade e liquidação dos empenhos

Possibilitar separação dos itens do processo e suas respectivas quantidades por centro de custo e por despesa.

Permitir montar os itens do processo administrativo, processo licitatório e coleta de preços por lotes.

Permitir cadastro de fornecedores, informando: Ramos de atividade - Documentos e certidões negativas - Materiais fornecidos.

Emitir Certificado de Registro Cadastral com numeração sequencial.

Permitir uso do código de materiais por grupo e classe com definição da máscara ou de forma sequencial, ou sequencial com grupo e classe.

Possuir cadastro de materiais para informar: Material perecível; Material estocável; Material de consumo ou permanente; tipo do combustível; Descrição; Grupo e classe; Dados da última compra como: data, quantidade, preço e fornecedor.

Permitir agrupamento de várias solicitações de compras dos diversos setores para um novo processo licitatório de compra direta ou processo administrativo automaticamente.

Controlar solicitações de compra, não permitindo que usuários de outros centros de custo acessem ou cadastrem solicitações não pertencentes ao seu centro de custo e que a quantidade de cada item possa ser dividida por uma ou mais despesas.

Controlar despesas realizadas e a realizar de uma mesma natureza, para que não ultrapasse os limites legais estabelecidos para cada modalidade de licitação.

Permitir controlar gastos por unidade orçamentária através de limites mensais preestabelecidos pelo usuário.

Page 29: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Controlar data de validade das certidões negativas e outros documentos dos fornecedores, com emissão de relatório por fornecedor contendo a relação das negativas vencidas/por vencer.

Permitir desbloqueio do saldo remanescente da despesa na geração do último empenho do processo.

Permitir gravação, em meio magnético, dos itens do processo licitatório para fornecedores digitar o preço de cada item com leitura dos preços informados e preenchimento automático no cadastro de itens do processo, exibindo os itens em lista ou separados por lotes.

Possibilitar consultas de preços, por materiais ou por fornecedores, praticados em licitações ou despesas anteriores.

Permitir consulta dos fornecedores de determinado material ou ramo de atividade.

Permitir identificar em quais processos licitatórios determinado fornecedor participou, visualizando sua situação em cada item do processo.

Possibilitar emissão da autorização de compra ou fornecimento por centro de custo, por dotação ou global.

Emitir todos os relatórios exigidos por Lei, como por exemplo: Termo de abertura e autorização do processo licitatório; Parecer jurídico e contábil; Publicação do edital; Atas do pregão; Emissão de contratos; Notas de autorização de fornecimento;

Emitir Edital de Licitação.

Controlar quantidades entregues parcialmente pelo fornecedor, possibilitando a emissão de relatório de forma resumida e detalhada, contendo as quantidades entregues, os valores e o saldo pendente.

Possibilitar gravação, em meio magnético dos itens da coleta de preço para cotação pelos fornecedores com leitura dos preços informados e preenchimento automático dos preços dos itens.

Permitir cadastro de compras diretas, informando: Data da Compra; Fornecedor; Centro de Custo; Objeto da Compra; Local de Entrega e Forma de Pagamento.

Gerar Processos Administrativos ou compra direta pelo preço médio ou menor preço cotado do Registro de Preços.

Gerar entrada do material no almoxarifado a partir da liquidação visualizando a movimentação no estoque.

Permitir criação e edição de modelos de editais, contratos, autorização de compras, atas e outros relatórios desejados a partir dos modelos existentes no aplicativo.

Permitir geração de arquivos para Tribunal de Contas relativos às licitações.

Permitir que os centros de custos requisitantes de cada item do processo licitatório sejam levados para o contrato de aditivo.

Manter histórico das alterações do contrato, informando o de tipo alteração (acréscimo, diminuição, equilíbrio econômico financeiro, prorrogação, rescisão) e se foi unilateral ou bilateral.

Page 30: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Registrar rescisão do contrato ou aditivo, informando: motivo, data do termo e da publicação, valor da multa e indenização, fundamento legal e imprensa oficial.

Permitir registro da suspensão ou rescisão de contrato, controlando a data limite da situação de inabilitado.

Possibilitar cópia os itens de outro processo licitatório, já cadastrado.

Possibilitar cópia os itens de outra compra direta.

Permitir agrupamento de itens do processo licitatório por centro de custos.

Permitir alteração a data de emissão das autorizações de fornecimento.

Possuir cronograma de pagamentos dos contratos, possibilitando controlar a situação (pago, vencido ou a vencer).

Possuir cronograma de entrega dos itens dos contratos, controlando a situação (entregue, vencido a vencer).

Controlar solicitações de compra pendentes, liberadas e reprovadas.

Emitir relação das licitações informando: Data e hora de abertura, Número, Modalidade, Membros da comissão e Objeto a ser licitado.

Permitir cadastro de comissões Permanente; Especial; Servidores; Pregoeiros; Leiloeiros, informando o ato que a designou, datas de designação e expiração, com membros e funções designadas.

Possuir rotina para classificação das propostas do pregão presencial conforme critérios de classificação determinados pela legislação (Lei 10.520/2002).

Permitir realização de lances para a modalidade pregão presencial com opção de desistência e rotina de reabertura de itens e/ou lotes para nova etapa de lances.

Possibilitar emissão da ata do pregão presencial e histórico dos lances.

Possibilitar utilização de critérios de julgamento das propostas em relação à microempresa e empresa de pequeno porte, de acordo com lei complementar 123/2006.

Permitir parametrização para numerar a licitação de forma sequencial ou por modalidade, possibilitando alterar a numeração sugerida pelo aplicativo.

Relatórios para divulgação na internet, conforme lei 9.755/98 e Demonstrativo das compras efetuadas conforme art. 16 da Lei 8.666/93.

Possibilitar configuração das assinaturas que serão exibidas nos relatórios.

Dispor das Leis 8.666/93 e 10.520/2002 para eventuais consultas diretamente no aplicativo

APLICATIVO DE PATRIMÔNIO

1- O aplicativo de Patrimônio deverá permitir a integração de dados de forma automática ou ainda através de arquivos de intercâmbio de informações com os sistemas de Compras e Licitações e

Page 31: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Contabilidade Pública, Gerenciamento Inteligente, Gestão de Informação e Custos e Portal da Transparência.

2- Deverá possuir cadastro para os bens móveis e imóveis do órgão, podendo ser informado o processo licitatório, o empenho e fornecedor da aquisição do bem, além do estado de conservação do bem: “péssimo”, “ruim”, “regular”, “bom” e “ótimo”; Moeda de aquisição (permitindo migração dos valores para moeda atual);

3- Permitir vinculação da conta contábil e natureza do bem;4- Permitir visualização de valor de aquisição, o valor total de depreciação, assim como cadastrar e

visualizar as incorporações e desincorporações;5- Permitir visualização do valor da última reavaliação do bem;6- Permitir armazenamento e visualização da imagem atual do bem por meio dos arquivos: jpg, bmp

e pdf;7- Permitir visualização da situação do bem como: “ativo”, “baixado”, “comodato”, “locado”,

“cedido”;8- Permitir informar características personalizadas para o cadastro de bens. Por ex.: “Cor”, “Altura”,

“Peso”.9- Permitir alteração da placa do bem informando a data de alteração, visualizando todas as placas

utilizadas pelo bem.10- Permitir controle de transferência de bens entre os diversos órgãos, responsáveis e contas da

entidade assim como cessões e locações, possibilitando a emissão do relatório de transferências de determinado tipo, incluindo também a emissão como Termo de Transferência de Bens.

11- Permitir cadastro das contas patrimoniais, classificá-las por bens móveis e Imóveis e identificar o tipo de bens tangíveis e intangíveis.

12- Permitir informa o valor (%) residual do bem e o % de depreciação anual dos bens.13- Permitir cadastro de conversão de moedas indexadoras, para que ao cadastrar bens adquiridos

em outras épocas converta automaticamente para o valor atual ao cadastrar o bem.14- Permitir reavaliação de bens individual, ou por lote e identificar o tipo de reavaliação: Ajuste ou

reavaliação e possibilitando adequar o novo valor de depreciação anual do bem.15- Permitir efetuar baixas individuais ou múltiplas por contas, responsáveis, órgãos e bens,

permitindo informar histórico e informações complementares como: lei, portaria e processo licitatório.

16- Controlar movimentação dos bens encaminhados à manutenção, armazenando os dados básicos desse movimento; tais como:

17- Data de envio e previsão de retorno;18- Tipo de manutenção (se a manutenção é preventiva ou corretiva); 19- Valor do orçamento; 20- Possibilitar emissão de relatório contendo os bens que estão ou já sofreram manutenção,

agrupados pelo fornecedor ou pelo motivo da manutenção;21- Possibilitar geração de transferências para outra unidade administrativa após voltar da

manutenção.22- Emitir relatório identificando o bem, valor atualizado, conta ao qual ele pertence, o responsável

pelo bem, número patrimonial e a data de aquisição.

Page 32: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

23- Emitir termo de responsabilidade da guarda dos bens por responsável ou por órgão/centro de custo.

24- Emitir relatório de bens em inventário por centro de custo e/ou responsável, permitindo selecionar a situação (em processo de localização, localizados e pertencentes ao setor, localizados, mas pertencentes a outro setor, não localizados ou todas) e emitir também o termo de abertura e encerramento do Inventário.

25- Emitir etiquetas de controle patrimonial, inclusive com código de barras para leitura óptica, além de permitir que o usuário possa confeccionar sua própria Etiqueta.

26- Permitir cadastro de seguradoras e apólices de seguros (com valor de franquia e valor segurado) para os bens.

27- Permitir classificar o bem em desuso de modo que não seja possível realizar movimentações com este até que seja estornado.

28- Permitir registro da abertura e do fechamento do inventário, bloqueando a movimentação ou destinação de bens durante a sua realização.

29- Emitir relatório de baixas de bens com seleção por período de baixa, por conta, órgão ou por centro de custo.

30- Emitir relatório para conferir os lançamentos de inventário, possibilitando a seleção por responsável, por órgão ou por centro de custo.

31- Permitir transferência de bens localizados em inventários quando pertencentes a outro setor.32- Manter registro/histórico de todas as movimentações dos itens patrimoniais realizadas no

exercício, possibilitando a emissão de relatório por período e também visualizar as movimentações por centro de custo.

33- Permitir depreciação de bem tangível em relação ao percentual anual de depreciação deste, permitindo que o processo seja executado informando as seleções: por conta, por bem, por centro de custo, por natureza do bem.

34- Emitir relatório de reavaliações de bens com seleção por bem, por conta e período.35- Emitir relatório por período dos movimentos das contas dos bens (mostrando de forma analítica e

sintética), possibilitando visualizar o saldo anterior ao período, total de entradas, total de saídas e saldo atual da conta.

36- Emitir relatório com projeção de valorização/depreciação do bem baseado em percentual informado com seleção por conta, bem e/ou unidade administrativa.

37- Possuir rotina para importação de várias imagens dos bens, armazenando-os no banco de dados.38- Permitir vinculação de um ou mais arquivos de imagens, documentos de texto ou documentos

digitalizados, ao código do bem.39- Permitir salvamento dos relatórios em formato PDF simples, possibilitando que sejam assinados

digitalmente.40- Emitir relatório com os movimentos contábeis (aquisições, baixas, depreciações, etc...) ocorridos

no patrimônio no período de seleção.41- Permitir transferência dos bens de um responsável, conta, e centro de custo para outro utilizando

multiseleção (ex.: 1, 12, 50).42- Permitir cadastro para bens imóveis, com endereço, registro do imóvel, e informações de

arrendamento quando este for arrendado.

Page 33: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

43- Permitir inserir no cadastro dos bens um valor mínimo residual para os bens, para controle das depreciações.

44- Permitir encerramento mensal de competência, não permitindo movimentos com data retroativa ao mês/ano encerrado, possibilitando o estorno deste encerramento.

45- Permitir inserir uma data para o início das depreciações dos bens.46- Permitir inserir a localização física do bem, possibilitando emitir um relatório por localização

física.47- Permitir cadastro de comissões para inventário e reavaliação de bens com informação do número

da portaria, data da portaria, finalidade e membros da comissão.48- Registrar amortização de bens intangíveis.

APLICATIVO DE FOLHA DE PAGAMENTO.

O aplicativo de Folha de Pagamento deverá permitir a integração de dados de forma automática ou ainda através de arquivos de intercâmbio de informações com os sistemas de Contabilidade Pública, Ponto Eletrônico, Recursos Humanos, Atendimento ao Servidor Público via Internet, Relógio Ponto via Internet, Gestão Educacional, Gerenciamento Inteligente, Gestão de Informação e Custos e Portal da Transparência.

Deverá permitir ao Administrador configuração das permissões de acesso aos menus e permissões referente à inserção, alteração e exclusão diferenciada para grupos de usuários ou usuário individual.

Permitir limitação do acesso de usuários às informações de funcionários de determinados grupos funcionais, organogramas e/ou vínculos empregatícios.

Permitir a flexibilização das configurações da folha de acordo com a necessidade e método utilizado pelo órgão público.

Permitir o cadastramento das contas bancárias da pessoa. No caso de pessoas físicas, essas contas poderão ser utilizadas no Cadastro de Funcionários para o depósito de salário.

Possuir validação do dígito verificador de inscrições do PIS/PASEP e CPF no cadastro de pessoas

Possuir cadastro de bases vindas de outras entidades, possibilitando calcular o INSS e o IRRF do funcionário, já incluindo os valores que o funcionário percebe em outras empresas.

Permitir registro de casos de moléstias graves por meio do CID à pessoa, com data inicial e data final quando for o caso. Estas informações servem de base para isenção do I.R.R.F por moléstia grave.

Possuir controle dos dependentes com datas de vencimento do salário-família, da relação de dependência para o IRRF.

Permitir mais de um vínculo empregatício para a pessoa e configurar estes contratos possibilitando informar um vínculo principal com data de admissão anterior ou posterior ao vínculo secundário.

Controlar a lotação e localização física dos servidores.

Registrar automaticamente a movimentação de pessoal referente à admissão do funcionário, através da informação do ato.

Page 34: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Permitir indicação para cada funcionário substituto, quem este está substituindo.

Possuir cadastro de servidores com todos os campos exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego e possibilitar, inclusive, a dispensa do livro de registro dos servidores, conforme Portaria nº 41, de 28 de março de 2007.

Permitir cadastro de Tipos de Documentos de Funcionários, informando o tipo dos documentos que irão ser gerados na admissão do funcionário. - Cadastro de Documentos de Funcionários, neste cadastro deve-se informar, os documentos solicitados para admissão do funcionário.

Permitir que o usuário controle até quatro tipos de previdência para um mesmo servidor automaticamente, sem a necessidade de manutenção todo mês;

Registrar automaticamente a movimentação de pessoal referente à prorrogação de contrato de servidores com contratos de prazo determinado, através da informação do ato.

Permitir inserção de dados adicionais, possibilitando ao cliente informar novos campos para o funcionário, conforme a sua necessidade.

Permitir controle dos planos previdenciários ou assistenciais a que cada servidor esteve ou está vinculado, por período, podendo registrar o número da matrícula do servidor no plano.

Controlar informações referentes aos estagiários vinculados com a entidade, bem como sua escolaridade e outros aspectos para acompanhamento do andamento do estágio.

Possuir cadastro de autônomos que prestam serviços à entidade, permitindo registrar a data e o valor de cada serviço prestado.

Possibilitar cálculo diferenciado para transportadores autônomos conforme legislação e sua informação para SEFIP, inclusive com percentual diferenciado.

Possuir controle dos períodos aquisitivos de férias, controle dos lançamentos e suspensões por funcionário.

Controlar os períodos aquisitivos de férias em relação à quantidade de dias disponíveis para o gozo de férias e informar a data prevista para o início do gozo de férias.

Permitir programação do gozo e pagamento das férias antecipadamente.

Permitir criação de períodos aquisitivos configuráveis em relação ao período aquisitivo, período de gozo e cancelamentos ou suspensões dos períodos.

Permitir registro dos vínculos previdenciários dos funcionários, planos, matrículas e período de permanência. Entende-se por vínculo previdenciário: o plano previdencial ou assistencial ao qual o funcionário esta vinculado.

Possuir cadastro de processos judiciais que permita que sejam cadastrados os processos judiciais e as reclamatórias trabalhistas dos funcionários para posterior geração do arquivo SEFIP com código de recolhimento 650.

Permitir validações que não possibilitem inserir na mesma configuração de férias, dois tipos de suspensão de férias que utilizem o mesmo tipo de afastamento.

Page 35: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Permitir cálculo dos dias úteis e afastamentos dos funcionários com 30 dias

Garantir que as alterações realizadas irão acompanhar os cálculos de provisão.

Possuir cadastro de classificação institucional de órgão, unidade e centro de custos.

Permitir inserção de dados adicionais, possibilitando ao cliente informar novos campos para a classificação institucional, conforme a sua necessidade.

Registrar dados dos locais de trabalho, onde efetivamente os funcionários desempenham suas atividades laborais.

Registrar tipos de administração, ou seja, as várias formas de gerenciamento das entidades.

Permitir configuração do modo a cadastrar, consultar, alterar e excluir sindicatos que representam as diferentes classes de funcionários existentes na entidade.

Permitir registro dos possíveis tipos de cargos utilizados.

Possuir cadastro de Cargos

Permitir configuração de férias por cargo

Permitir configuração de funcionários alocados nos cargos terão direito a 13º salário

Permitir controle de vagas do cargo, por secretaria e relacionar com os níveis salariais e atribuições do cargo.

Permitir informar o nível de escolaridade mínimo exigido para o cargo, informando ao usuário se for cadastrar algum servidor que não tenha o nível mínimo exigido.

Permitir controle de níveis salariais do cargo, como as variações de classes e referências, formando um plano de carreira do servidor com a finalidade de nivelar os salários de certos grupos funcionais.

Permitir para os níveis salariais no campo "Máscara da Classe" e para o campo "Máscara referência" inserir várias configurações de máscaras.

Permitir o cadastro de níveis salariais, com definição de ordem de progressão das classes e referências, possibilitando informar uma classe ou referência com tamanho menor que a mascara definida no plano salarial.

Permitir controle de vagas do cargo por concurso via parâmetro.

Possuir processo de progressão salarial automatizado.

Manter informações de progressão salariais registradas no histórico salarial do servidor, com os atos publicados para cada servidor ao longo de sua carreira.

Permitir inserção de dados adicionais, possibilitando informar novos campos para o cargo.

Permitir configuração de movimentações de pessoal, conforme a solicitação do Tribunal de Contas.

Registrar todas as movimentações de pessoal do servidor, tais como: alterações salariais, alterações de cargo, admissão, rescisão, aposentadoria, afastamentos.

Page 36: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Registrar históricos dos processos de requerimentos de aposentadorias e pensões.

Registrar automaticamente a movimentação de pessoal referente ao requerimento de aposentadorias e pensões, através da informação do ato.

Registrar automaticamente a movimentação de pessoal referente concessão de benefícios de pensão, através da informação do ato.

Possuir controle de pensionistas permitindo indicar se a pensão é por morte ou judicial, e neste caso, possibilita o encerramento da pensão.

Calcular automaticamente os valores referentes às pensões, cancelando automaticamente este cálculo quando informada a data de encerramento da pensão.

Permitir inserção de dados adicionais, possibilitando ao cliente informar novos campos para o Pensionista, conforme a sua necessidade.

Calcular reajuste de valores dos eventos de pensão e aposentadoria informados no Cadastro de Processos de Pensões e Aposentadorias.

Permitir controle da concessão e desconto de vales-transportes e mercado.

Permitir configurar operadoras e planos de assistência médica que a entidade possui para planos coletivos empresariais, controlar as despesas de mensalidades quanto despesas extraordinárias, estes recursos também serve de base para a DIRF.

Permitir cópia das despesas do ano do registro que estiver selecionado no Cadastro de despesas do para o ano que você desejar para que seja exportado para o aplicativo contábil.

Permitir inserir as classificações das origens dos recursos financeiros, sendo que cada instituição terá que implementar seus programas de trabalhos.

Permitir configuração das tabelas mensais de cálculo, podendo o usuário incluir novas tabelas, definir a quantidade de faixas e ainda nomear essas tabelas de acordo com sua necessidade (INSS, IRRF, salário família, piso salarial, entre outras).

Permitir configuração de quais proventos e descontos devem ser considerados como automáticos para cada tipo de cálculo (mensal, férias, complementar, etc.) e adicionar as restrições para o cálculo.

Permitir configuração de todas as fórmulas de cálculo em conformidade com o estatuto dos servidores municipais.

Permitir cadastro das informações "PNE" e "Consid invalidez parcial" no "Cadastro de Tipos de Salário-Família", onde deverão ser informadas as regras para portadores de necessidades especiais conforme o tipo de salário-família.

Permitir configuração dos tipos de bases de cálculo utilizados;

Possibilitar configuração das formas de alteração salarial de modo que seja possível efetuá-las em conformidade com o estatuto do órgão;

Page 37: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Permitir inclusão e configuração de motivos de rescisão e respectivas verbas rescisórias, assim como respectivos códigos a serem gerados para RAIS, CAGED, SEFIP e saque do FGTS.

Permitir configuração dos proventos para cálculos de férias, rescisão, 13º salário, abono pecuniário e aviso prévio referentes às médias e vantagens percebidas pelos servidores.

Possibilitar configuração de quais afastamentos, qual a quantidade de dias afastados e se esta quantidade de dias é contínua, para que o período de aquisição de funcionário seja cancelado.

Possibilitar configuração de quais afastamentos, qual a quantidade de dias afastados e se esta quantidade de dias é contínua, para que o período de aquisição de funcionário seja postergado.

Permitir configuração de Férias, informando para cada configuração quantidade de meses necessários para aquisição, quantidade de dias de direito a férias a cada vencimento de período aquisitivo, quantidade de dias que podem ser abonados, configuração de descontos de faltas, ou seja, informar para cada configuração de férias as faixas para descontos de faltas em relação aos dias de direito do período aquisitivo.

Permitir cadastro das informações configuradas para os proventos e descontos a serem utilizados na geração do “Arquivo Homolognet e TRCT – Portaria 1621/2010”.

Permitir salvar a seleção/filtragem de relatórios rotineiros.

Permitir configuração da máscara a ser utilizada na classificação institucional de órgão, unidade e centro de custos.

Configurar vínculos empregatícios que representam a ligação dos funcionários com a entidade.

Configurar tipos de situações de afastamento do funcionário para base de cálculo, processos do aplicativo (férias, licenças, adicionais, etc.), tempo de serviço para aposentadoria.

Possuir rotina para processamento de cálculo mensal e adiantamento.

Possuir rotina para processamento de cálculo complementar.

Possuir rotina para processamento de 13º salário adiantado e integral.

Possuir rotina de cálculo automático de rescisão para funcionários com vínculo de prazo determinado, na competência em que expira o contrato.

Emitir cálculo no mês de Fevereiro proporcional a 28/29 dias, caso o mês de admissão ou demissão seja Fevereiro.

Possuir rotina para processamento de cálculos de férias individuais e férias coletivas.

Permitir desconto de faltas no pagamento das férias.

Permitir pagamento do 13º salário simultaneamente com as férias.

Registrar automaticamente a movimentação de pessoal referente às férias dos servidores, através da informação do ato.

Page 38: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Permitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. Serve para os cadastros de férias individual, coletiva e programada, onde se deve informar quando o aplicativo deve se comportar conforme essa situação.

Permitir previsão mensal do valor referente a férias e 13º Salário, correspondente ao avo que o funcionário tem direito.

Determinar data inicial em que passou a utilizar a provisão.

Provisionar e baixar da provisão de férias e 13º salário, aos cálculos realizados na respectiva competência de cálculo.

Permitir visualização dos eventos que faltam ser provisionados e classificados.

Possuir rotina para processamento de cálculos de rescisões individuais, coletivas e complementares.

Registrar automaticamente a movimentação de pessoal referente à demissão ou exoneração do funcionário, através da informação do ato.

Permitir reintegração ou reversão de rescisões ou aposentadorias de funcionários, sob a mesma matrícula.

Permitir simulações parciais ou totais da folha de pagamento mensal, 13º salário integral, férias e rescisórias, para a competência atual ou para competência futura.

Não permitir emissão de guias e geração de arquivos para órgãos federais quando o cálculo é simulado.

Controlar afastamentos do funcionário.

Registrar automaticamente a movimentação de pessoal referente aos afastamentos do funcionário, através da informação do ato.

Registrar todo o histórico de alterações no cadastro de funcionários.

Registrar as alterações cadastrais no histórico de beneficiários de pensões.

Registrar todo o histórico de alterações de Autônomos.

Registrar todo o histórico salarial do servidor.

Registrar automaticamente a movimentação de pessoal referente às alterações salariais do servidor, através da informação do ato.

Calcular alterações salariais de modo coletivo ou para níveis salariais do plano de cargos.

Possibilitar adição de classes e referências através do histórico de cargos, salários, informações e níveis salariais.

Registrar todo o histórico de alterações de cargo do servidor.

Registrar automaticamente a movimentação de pessoal referente às alterações de cargo do servidor, através da informação do ato.

Registrar todo o histórico de alterações salariais do cargo.

Page 39: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Permitir inclusão de proventos ou descontos lançados de modo fixo, em um período determinado, em qualquer tipo de folha de pagamento para determinado funcionário.

Permitir inclusão de proventos ou descontos lançados de modo fixo, em um período determinado, em qualquer tipo de folha de pagamento, podendo selecionar vários funcionários em um único lançamento.

Permitir fechar processamentos (Mensal, Adiantamento, Complementar, 13º Adiantamento, 13º Salário, Férias) de cada competência com data, oferecendo segurança para que o usuário não altere calculo de folha com processo fechado.

Bloquear qualquer tentativa de alteração no histórico de funcionário quando o processamento da folha estiver com data informada.

Permitir consultar e se necessário alterar a data de pagamento de funcionário ou grupo de funcionários que já tenham sido calculados na folha.

Permitir que o cálculo mensal dos funcionários sejam agrupados em lotes diferentes e possibilita fechar o processamento dos lotes em grupo.

Permitir lançamento manual dos eventos que compõe a folha de pagamento do funcionário para serem calculados, podem ser lançados em uma competência ou em várias parcelas do período.

Permitir lançamento manual dos eventos que compõe a folha de pagamento de vários funcionários em um único lançamento, selecionando os funcionários. Pode ser lançado o evento para uma ou mais competências.

Permitir selecionar os funcionários que utilizam vale transporte, selecionando pela empresa ou linha utilizada. Permite gerar por competência os números de dias que o funcionário utiliza o vale transporte.

Permitir importação do arquivo do SISOBI (Sistema de Controle de Óbitos). Serve para atender ao convênio firmado entre o Ministério da Previdência Social e os governos estaduais e municipais identificarem as pessoas falecidas para cessar o pagamento de aposentados e pensionistas.

Permitir configuração de cabeçalho e rodapé para quaisquer relatórios emitidos pelo aplicativo, permitindo inclusive a inserção de comentários.

Permite salvamento de qualquer relatório emitido no formato "xls" (excel), mantendo a mesma formatação visualizada no aplicativo.

Emitir relatórios da folha de pagamento, de acordo com a necessidade, extratos mensais, líquidos, movimento, férias, rescisões, média e vantagens, etc...

O relatório resumo mensal apresenta a geração dos dados das verbas gerais mensais e com o modelo normal-encargos apresenta o total dos valores dos encargos no final do relatório nas quebras.

Emitir relatórios de forma resumidos, de acordo com a necessidade.

Emitir relatório de Integração Contábil para cálculos simulados. Os modelos deste relatório irão mostrar uma mensagem no cabeçalho identificando quando o relatório possui informações oriundas de cálculos simulados.

Page 40: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Possuir relatório com todos os valores relativos ao servidor e à contribuição patronal referentes ao INSS e FGTS, discriminando as possíveis deduções

Possuir relatório com todos os valores relativos ao servidor e à contribuição patronal referentes à previdência municipal por competência ou acumulado anualmente

Possuir relatório com todos os valores relativos ao servidor, referente ao IRRF.

Gerar mensalmente a guia do INSS com o valor para o Instituto Nacional do Seguro Social. Permitir escolher o modelo e quebra para a geração da guia

Permitir emissão de guias para pagamento de IRRF, GRFC e previdência municipal.

Gerar em arquivo as informações referentes à GRRF.

Gerar GFIP em arquivo, permitindo inclusive a geração de arquivos retificadores (RDE, RDT, RRD).

Emitir relatório de Aviso e Recibo de férias, também permitir escolher o modelo do recibo e a seleção.

Dados Adicionais.

Emitir relatórios cadastrais de:

Tipos de Movimentação de Pessoal;

Fontes de Divulgação;

Atos;

Movimentação de Pessoal;

Naturezas dos Textos Jurídicos.

Emitir relatórios cadastrais referente Integração Contábil:

Condições para Eventos;

Elementos de Despesa;

Despesas;

Despesas por Organograma;

Complementos das Despesas.

Emitir relatórios cadastrais de:

Cálculo – Tabelas;

Eventos;

Page 41: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Cálculo - Tipos de Bases;

Eventos a Calcular;

Eventos a Calcular de Rescisão;

Médias e Vantagens;

Cancelamentos de férias;

Suspensões de Férias;

Configurações de Férias;

Formas de Alteração Salarial;

Bancos;

Agências Bancárias;

Emitir relatórios cadastrais referentes a parametrizações:

Vínculos Empregatícios;

Tipos de Afastamentos;

Tipos de Salário-Família;

Organograma;

Naturezas dos tipos das Diárias;

Tipos de Diárias;

Planos de Previdência;

Motivos de Alterações de Cargos;

Motivos de Alterações Salariais;

Motivos de Rescisões;

Motivos de Aposentadorias

Responsáveis.

Emitir relatório com o nome "Efetivo em cargo comissionado", no qual serão emitidos todos os funcionários que estão atualmente em cargo comissionado, e possuem cargo efetivo em aberto, seja, sem data de saída em Cadastro de Histórico de Cargos.

Emitir relatório de programação de férias dos funcionários, exibindo todos os períodos de aquisição de férias, períodos de gozo, dias de abono e forma de pagamento.

Gerar em arquivo magnético a relação de todos os servidores admitidos e demitidos no mês (CAGED).

Page 42: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Emitir relatórios relacionados à parte salarial dos servidores do tipo alterações salariais, Médias salariais, progressões salariais, inconsistências de cálculo.

Emitir relação dos salários de contribuição e discriminação destes. Possibilitar a emissão para previdência federal, estadual e/ ou municipal. Permitir a emissão de formulário para preenchimento, caso não haja informações de todas as competências necessárias.

Emitir relatório de atestado de tempo de serviço para o servidor público apresentando os cargos e o período que exerceu a função.

Emitir o relatório de datas de vencimentos. A data em que se extingue o prazo do exame médico periódico, do contrato de trabalho e da carteira de motorista do funcionário.

Emitir um relatório demonstrativo das variáveis lançadas manualmente para qual período foi feito o lançamento. Ainda são oferecidas opções de ordenação e seleção das informações.

Emitir relatórios com informações de processamentos já calculados.

Possuir relatórios de provisões de 13º salário, médias e vantagens, férias; que permitam ao usuário ter uma previsão do valor e também da proporcionalidade por direito obtida pelos servidores ativos até o presente momento.

Verificar na integração contábil o que está sendo provisionado. Relatório de visualização da provisão, quando 13° salário e Férias.

Emitir comparativo de situações dos servidores entre duas competências, inclusive com anos diferentes.

Emitir comparativo de valores referentes a proventos e descontos dos servidores entre duas competências, inclusive com anos diferentes.

Emitir comparativo de líquidos entre duas ou mais competências, inclusive com anos diferentes.

Permitir configuração dos proventos e descontos que devem compor os valores de cada um dos campos do comprovante de rendimentos.

Emitir informações dos relatórios anuais necessários, como comprovante de rendimentos e ficha financeira.

Gerar arquivos da RAIS e da DIRF, assim como o informe do comprovante de rendimentos.

Permitir visualização das bases de previdência federal, de previdência estadual e municipal, além de fundos de assistência.

Possuir gerador de relatórios e de arquivos que permita aos usuários criar novos relatórios ou layouts de arquivos ou ainda alterar os relatórios e layouts já existentes;

Gerar informações da folha de pagamento em arquivo para crédito em conta no banco de interesse da entidade.

Gerar para entidades que possuem contrato para emissão de holerite eletrônico pela Caixa Econômica Federal o arquivo para envio das informações pertinentes ao holerite do funcionário.

Page 43: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Permitir consulta prévia das médias e vantagens que cada servidor tem direito a receber em férias, 13º salário ou rescisão de contrato.

Consultar os cálculos efetuados no aplicativo de acordo com a competência informada e o processamento dela para cada funcionário.

Permitir consulta dos proventos e descontos percebidos pelo servidor, em um período determinado pelo usuário.

Permitir consulta apenas dos proventos que fazem parte do comprovante de rendimentos.

Permitir consulta do modo centralizado todo o histórico funcional de todos os contratos do servidor, detalhando as seguintes características:

Períodos aquisitivos, períodos de gozo de férias;

Situações do funcionário, tais como: afastamentos, atestados, faltas, férias e períodos trabalhados.

Permitir alteração de proventos ou descontos modo fixo, possibilitando as seguintes tarefas:

Alteração do período;

Adição de valor ao valor originalmente lançado;

Substituição do valor originalmente lançado por um novo valor;

Aplicação de um percentual sobre o valor originalmente lançado.

Permitir reestruturação da classificação institucional de um exercício para outro.

Permitir readmissão em massa através de "Copiar Funcionários Demitidos". Permitir copiar funcionários demitidos para realizar a readmissão individual ou em lote.

Possibilitar cadastro de movimentos anteriores à implantação do aplicativo para que o usuário possa gerar os relatórios anuais.

Possibilitar rateio de valores das parcelas pagas do parcelamento do FGTS para os servidores contratados à época, conforme instruções da CAIXA.

Permitir realização de cálculos de datas e de horas.

Permitir unificação de pessoas e de cadastros.

Permitir consulta rápida nos cadastros.

Possuir campo de ajuda, possibilitando pesquisas referentes ao aplicativo e suas funcionalidades.

Permitir consultas rápidas dos códigos ou nomes dos registros, dispensando memorização e procura.

Permitir consultas sobre as situações ocorridas com o funcionário desde sua admissão, considerando os dias de licenças, atestados e faltas.

Page 44: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Permitir consultas dos cálculos efetuados no aplicativo de acordo com a competência informada e o processamento para cada funcionário.

Permitir consulta dos contratos, períodos e situações que a pessoa se encontra nos registros informados.

Permitir cálculo e conversão de datas, dias, meses e anos.

Possibilitar cálculo digitando nos botões da calculadora ou usando o teclado. Com opção padrão ou cientifica.

APLICATIVO DE PONTO ELETRÔNICO.

O aplicativo de Ponto Eletrônico deverá permitir a integração de dados de forma automática ou ainda através de arquivos de intercâmbio de informações com os sistemas de Folha de Pagamento, Relógio Ponto via Internet, Gerenciamento Inteligente, Gestão de Informação e Custos e Portal da Transparência.

Permitir configuração das ocorrências de horas extras, faltas, DSR Perdido, adicional noturno e demais ocorrências de folha, para gerar lançamento diretamente na folha de pagamento.

Permitir a importação de dados de qualquer relógio ponto do mercado.

Permitir configuração de vários tipos de horários permitindo compensação dentro do mês.

Possuir controle de saldo de horas extras. No controle de saldo de horas extras, possibilitar as seguintes configurações:

Somar para saldo,

Subtrair do saldo,

Limite mensal de quantidade de horas extras, que podem ser pagas em folha.

Possibilitar flexibilidade de horários, permitindo a jornada de trabalho em horários diferentes.

Permitir configuração de busca automática de horários alternativos, pré-configurados, dentre os horários disponíveis para o servidor.

Permitir controle de revezamento de período a cada dia, semana ou mês.

Possuir programação de afastamento.

Permitir consulta de horários por período.

Permitir controle dos servidores, através de um crachá provisório.

Controlar marcações de refeitório.

Gerenciar períodos semanais e turnos corridos (vigia).

Permitir a realização da manutenção do cartão ponto, sem possibilitar a exclusão da marcação original. Quando houver necessidade de excluir uma marcação original equivocada, no lugar de excluir a marcação original, o aplicativo deve dispor de recurso para desconsiderar esta marcação da apuração, sem excluí-la.

Page 45: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Possuir fórmula de cálculo individual para as ocorrências do ponto, possibilitando ajustar a jornada de trabalho da entidade;

Permitir emissão do cartão ponto;

Possuir relatórios gerenciais para controle das ocorrências verificadas na apuração das marcações;

Possuir relatórios dos servidores ausentes e presentes na Prefeitura em determinado período.

Possuir relatório de horas apuradas, por servidor e por ocorrência. Permitindo agrupar os valores por ocorrência e suprimir as faltas não descontadas em folha.

Permitir configuração de feriados fixos, móveis e de ponto facultativo.

Permitir parametrização de horas noturnas, intervalo mínimo entre batidas, intrajornada e controle de adição de variáveis;

Permitir ao usuário, incluir ou retirar ocorrências no cálculo do ponto (Ocorrências a calcular).

Permitir que as ocorrências configuradas no ponto possam ser refletidas no aplicativo da folha.

Permitir cadastro de períodos de apuração do ponto.

Permitir fechamento do período de apuração das ocorrências de forma geral e individual (individual para cálculo de rescisões).

Possuir filtros por data inicial e final do período de apuração, por funcionário, por data de admissão, por grupo funcional, por organograma, por vínculo empregatício, por regime de previdência, por cargo e por turma na rotina de apuração do ponto.

Permitir acessar o dia para inserir a marcação faltante ou desconsiderar uma marcação equivocada, possibilitando reapurar o dia e fechá-lo.

Possuir recurso para excluir uma ocorrência, marcar a falta para não descontar em folha ou abonar faltas.

Possuir recurso para fechar o dia, não gerando mais valores para este dia.

Demonstrar marcações originais do dia, acompanhada da informação se esta foi considerada ou não.

Demonstrar marcações apuradas no dia, acompanhada da informação se esta é original ou inserida.

Possuir recurso para impedir que a marcação original (importada do relógio), seja excluída durante as manutenções do ponto. Permitindo apenas, que a marcação original seja desconsiderada e deixe de exercer influência sobre a apuração.

Possuir relatório de absenteísmo configurável.

Possuir relatório de marcações importadas, ativas e anuladas.

Possuir relatório configurável de manutenção das ocorrências de ponto com os filtros "Maior que", "Menor que", "Maior igual", "Menor igual", "Igual", "Diferente".

Possuir relatório de extrato de compensação de horas.

Page 46: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Possuir gráfico de ocorrências para um período, por cargo, local de trabalho, vínculo, secretaria ou centro de custo.

Possuir gráfico comparativo de ocorrências em relação há outros meses.

Possuir gráfico comparativo do saldo de horas extras em relação há outros meses.

Atender dentro do prazo legal a portaria nº 1.510/2009 do Ministério de Estado do Trabalho e Emprego.

APLICATIVO DE GESTÃO DE FROTAS.

O aplicativo de Gestão de Frotas deverá permitir a integração de dados de forma automática ou ainda através de arquivos de intercâmbio de informações com os sistemas de Compras e Licitações.

Permitir registrar ordem de abastecimento com informações do veículo, fornecedor, motorista e combustível a ser utilizado, permitindo o lançamento automático da despesa.

Permitir registrar ordem de serviço com informações do veículo, fornecedor, motorista e serviços a serem realizados no veículo, permitindo o lançamento da despesa.

Possuir controle do consumo de combustível e média por veículo, permitindo a emissão de relatório por veículo, por período e com opção para detalhamento dos abastecimentos.

Permitir controlar as trocas de pneus com identificação da posição dos pneus trocados (dianteira/traseira/todos) incluindo tipo da troca (novo/recapagem), possibilitando a emissão do relatório com seleção de período da troca, veículo, material, tipo de troca e identificação dos pneus trocados.

Controlar as trocas de óleo efetuadas nos veículos, identificando o tipo da troca (caixa, diferencial, motor ou torque), possibilitando a emissão do relatório por período, veículo, fornecedor, material e pelo tipo da troca.

Permitir controlar as licitações de combustíveis, informando a quantidade licitada, utilizada e saldo restante, com possibilidade de anulação parcial da licitação e emitindo o relatório de acompanhamento por período.

Permitir o cadastro de licenciamentos dos veículos com informação da data/valor do licenciamento e seguro obrigatório, possibilitando a emissão do relatório por período e veículo.

Controlar funcionários que possuem carteira de habilitação e também o vencimento destas, possibilitando ainda a emissão de relatório das carteiras de habilitação vencidas e a vencer.

Possuir o cadastramento de “Reservas de veículos” por centro de custo e por funcionário, registrando a data da reserva e o período que o veículo será reservado, e a finalidade (Serviço, Viagem, Manutenção), possibilitando também a emissão de relatório de reservas com essas seleções.

Permitir cadastrar seguradoras e apólices de seguros (com valor de franquia e valor segurado) para os veículos.

Emitir planilhas para preenchimento das ordens de abastecimento/serviço, contendo os seguintes campos: motorista, placa do veículo, fornecedor, material/serviço.

Page 47: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Emitir planilhas para preenchimento das viagens dos veículos, contendo os seguintes campos: centro de custo requerente, placa do veículo, quilometragem de saída e de chegada, nome do motorista e data/hora de saída e chegada.

Possuir controle sobre abastecimentos e gastos dos veículos feitos fora e dentro da entidade controlando saldo dos materiais utilizados dando baixa no Estoque.

Possibilitar a emissão de relatório demonstrando as despesas realizadas nos veículos em determinado período, agrupando as despesas por centro de custo ou veículo, permitindo seleção por: - material; - veículo; - centro de custo; - despesas realizadas fora da entidade; - fornecedor; - gastos em licitação e estoques da entidade.

Emitir relatórios de ficha de análise do veículo, exibindo todas as despesas e valores da operação efetuada com demarcação do quilômetro percorrido, mostrando a média de consumo de combustível.

Possuir o cadastro dos funcionários identificando qual o setor eles pertencem, data de admissão, identidade e CPF.

Controlar produtividade dos veículos com avaliação de desempenho de cada um, emitindo relatório demonstrando os litros consumidos, a média e avaliando o consumo do veículo (baixo, normal ou alto).

Possibilitar controlar e criar despesas específicas para abastecimento troca de óleo, serviços, pneu, etc., para um melhor controle dos gastos com a frota.

Emitir os relatórios dos principais cadastros (veículos, centro de custos, funcionários, fornecedores, ocorrências, despesas, materiais).

Possuir relatório de apólice de seguros, permitindo a emissão por veículo, por período, de seguros vencidos e a vencer.

Registrar o controle de quilometragem dos veículos, informando o motorista, o setor requisitante, a distância percorrida, a data/hora, a quilometragem de saída e de chegada; possibilitando também a emissão de relatório por período, por centro de custo e com demonstração do itinerário.

Permitir o registro das ocorrências envolvendo os veículos, como troca de hodômetro, acidentes, etc., registrando as respectivas datas e possibilitando a emissão de relatório em determinado período pelo tipo de ocorrência, funcionário e veículo.

Permitir a inclusão de documentos e/ou imagens nas ocorrências lançadas para os veículos, devendo ser armazenadas no próprio banco de dados e possibilitando sua visualização pelo próprio cadastro.

Controlar automaticamente a substituição de marcadores (hodômetros e horímetros) por meio das movimentações do veículo.

Permitir cadastrar os adiantamentos e retornos de viagens demonstrando os acertos de diferença, possibilitando a emissão do relatório de adiantamentos por funcionário, por centro de custo ou por empenhos.

Permitir a substituição da placa de um veículo por outra, transferindo assim toda a movimentação de lançamento realizada pelo veículo anteriormente.

Page 48: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Emitir um relatório que demonstre os custos do veículo por quilômetro rodado, selecionando o período de emissão, o veículo, o material e o tipo de despesa, visualizando a quantidade de litros gastos, o valor gasto, a quantidade de quilômetros rodados e o custo por quilômetro.

Permitir o registro das multas sofridas com o veículo, vinculando ao motorista: local da infração, tipo de multa (gravíssimo, grave, média e leve), responsável pelo pagamento (funcionário ou entidade), valor em UFIR e moeda corrente e a data do pagamento.

Permitir controle das revisões realizadas e previstas no veículo, informando a quilometragem da revisão e da próxima a ser realizada, mais observações da revisão.

Possibilitar a vinculação e desvinculação de agregados aos veículos e equipamentos;

Permitir o cadastramento de adaptações realizadas nos veículos.

Permitir salvar os relatórios em formato PDF simples, possibilitando que sejam assinados digitalmente.

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

O Portal da Transparência deverá permitir a integração de dados de forma automática ou ainda ou através de arquivos de intercâmbio de informações com os sistemas de Contabilidade Pública, Compras e Licitações, Gestão de Frotas Municipal, Patrimônio Público,Folha de Pagamento, Ponto Eletrônico, Recursos Humanos, Administração Educacional Pública, Tributação Municipal, Escrituração Eletrônica do ISS via internet, Protocolo via internet, Gestão da Saúde Pública e Gestão de Assistência Social Municipal.

Deverá conter funcionalidade para aumento da granularidade das informações exibidas, contendo a opção de efetuar consulta de todas as unidades de forma consolidada.

Deverá conter filtros para seleção da entidade pública municipal que disponibiliza a informação, contendo a opção de efetuar consulta de todas as unidades de forma consolidada.

Cadastro de IP para upload, para impedir o envio de informações fora do IP cadastrado.

Cadastro para exibição das consultas. Permite que o cliente configure qual consulta deseja exibir por entidade que ele tem acesso.

Relacionar documentos com o processo de licitação

Cadastro de usuários administradores com acesso na área administrativa da aplicação on-line.

Atualiza as informações automaticamente, com a utilização de agendas configuradas na periodicidade requisitada pelo usuário, bem como permitir alimentação manual de dados complementares.

Permitir personalizar o nível de detalhamento das consultas apresentadas.

Permitir consulta de Receitas, Despesas, Frotas, Licitações e quadro de pessoal.

Permitir download em PDF do Cronograma de ações da Portaria STN Nº 828/2011.

Permitir download de anexos em PDF (Receita e Despesa por categoria de econômicos, Despesa por programa de trabalho, Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial, Variações Patrimoniais).

Page 49: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Possuir cadastro de usuários administradores com acesso na área administrativa do aplicativo.

Deverá conter filtros para seleção da entidade pública municipal que disponibiliza a informação, contendo a opção de efetuar consulta de todas as unidades de forma consolidada.

Permitir ativar modo de alto contraste para facilitar acesso a deficientes visuais.

Permitir a exibição das remunerações salarias dos servidores.

Permitir a entidade escolher se deseja exibir ou omitir as informações salariais.

Permitir que o cidadão possa efetuar questionamentos através de um canal direto com a entidade, e ainda que o responsável pelo setor possa fornecer as respostas aos questionamentos.

Permitir que a entidade disponibilize relatórios conforme a sua necessidade..

Permitir a parametrização do cabeçalho e Rodapé por Município.

A aplicação on-line deverá exibir as propostas da licitação.

Na consulta de Links é possível definir se será possível visualizar as informações de uma entidade específica ou de todas as entidades vinculadas a um determinado município.

A aplicação on-line deverá permitir identificar os servidores efetivos que ocupam um cargo comissionado através de um filtro parametrizável.

Permitir exportar em formato CSV as informações do Portal da Transparência, utilizando filtros disponibilizados para cada série de dados.

A aplicação on-line deve rodar em protocolo de comunicação seguro, denominado de HTTPS;

APLICATIVO DE CONTROLE LEGISLATIVO.

Possuir cadastro de políticos, englobando vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, com campos para inserção de seus dados principais e documentações, inclusive partido e declaração de bens.

Possuir cadastro de dados completos de funcionários.

Possuir cadastro de legislaturas, podendo ser cadastrado os vereadores que pertencem à mesma, as mesas diretoras, comissões permanentes e comissões temporárias, todas detalhadas com seus respectivos membros.

Possuir cadastro de todos os tipos de sessões, permitindo a integração com o cadastro de proposituras, projetos e demais documentos que serão inseridos na sessão, para permitir uma visualização completa das matérias apreciadas em cada sessão.

Possuir estatísticas resumida por PERÍODO, mostrando em um período, o autor e quantos documentos ele apresentou, trazendo no final a somatória de todos os autores de documento de requerimentos, indicações, moções, projetos de lei, projetos de lei complementar, projetos de resolução, projetos de decreto, projetos de emenda à lei orgânica, substitutivos e vetos. Poderá ser emitido relatório.

Possuir estatísticas resumidas da SITUAÇÃO mostrando entre um período, quantos documentos foram aprovados, rejeitados, retirados, em tramitação, arquivados, vetados e urgência no final a somatória de

Page 50: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

todos os documentos de requerimentos, indicações, moções, projetos de lei, projetos de lei complementar, projetos de resolução, projetos de decreto, projetos de emenda à lei orgânica, substitutivos e vetos. Poderá ser emitido relatório.

Possuir estatísticas resumidas por PERÍODO mostrando entre um período, um determinado autor selecionado quantos documentos foram aprovados, rejeitados, retirados, em tramitação, arquivados, vetados e urgência no final a somatória de todos os documentos de requerimentos, indicações, moções, projetos de lei, projetos de lei complementar, projetos de resolução, projetos de decreto, projetos de emenda à lei orgânica, substitutivos e vetos. Poderá ser emitido relatório.

Possuir cadastro de protocolo integrado com todos os outros módulos do aplicativo, permitindo que no protocolo de um documento, automaticamente, o cadastro do módulo já seja inserido.

Permitir a alteração na forma de apresentação de numeração de protocolos, para adequação ao uso costumeiro da Casa de Leis, permitindo a numeração sequencial infinita, reiniciada a cada ano e/ou legislatura.

Permitir, já no cadastro de protocolo, a impressão da íntegra do documento.

Permitir, no ato do protocolo, a inserção dos dados do protocolante.

Possuir cadastro de documentos protocolados internamente pelo aplicativo, podendo o documento ser liberado ou não pelo setor de protocolo, com opção de visualizar e revisar o documento e o cadastro antes de liberar o protocolo, no cadastro principal de protocolos.

Possuir cadastro de emendas, subemendas e substitutivos integrados com projetos de lei, projetos de lei complementar, projetos de resolução, projetos de decreto legislativo e projetos de Emenda a Lei Orgânica do Município.

Possuir cadastros de indicações, requerimentos e moções com opções de incluir, alterar, excluir, imprimir, integrar com documentos de imagem, documentos no formato PDF ou documentos no formato WORD, com opção para cadastrar a votação e integrados com o protocolo de documentos de respostas e com oficio(s) de encaminhamento.

Possuir cadastro de pareceres integrado com os projetos.

Possuir cadastros de projetos de lei ordinária, lei complementar, decreto legislativo, resolução e emenda à Lei Orgânica integrados com autores, categorias, pareceres, emendas, substitutivos, votação, sessões, redação final, autógrafo, vetos e leis.

Cadastro de moções, indicações e requerimentos com opções de incluir, alterar, excluir, imprimir, integrar com documentos de imagem, documentos no formato PDF ou documentos no formato WORD. Opção para cadastrar a votação. Integração com módulos de resposta e encaminhamento de documentos.

Permitir a navegação entre os cadastros do aplicativo, através da ligação entre os mesmos, como por exemplo, acessar os pareceres a partir dos pareceres vinculados ao projeto, o mesmo com as emendas, etc., retornando sempre ao projeto após visualizar o cadastro.

Page 51: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Controle de todas as normas legais, devendo ser integrado com os demais documentos que deram origem às mesmas, com opções de incluir, alterar, imprimir, integrar com documentos no formato PDF ou documentos no formato WORD.

Possibilitar a consolidação das normas legais, através de controle individual de alterações, revogações e eventuais suspensões judiciais, permitindo referenciar as alterações e também alterar o documento no formato DOC, atualizando o texto da norma legal, inserindo as alterações havidas.

Possibilitar o acesso a documentos integrados a determinado cadastro pelo próprio módulo do cadastro.

Cadastros de todos os tipos de projetos que tramitem pela Casa.

Integração, no cadastro de projetos, com todos os documentos que possam afetar a sua tramitação, como emendas, subemendas e substitutivos, pareceres de comissões e da assessoria jurídica, mensagens e respostas, além de permitir a inclusão de dados sobre o projeto e sua tramitação, sua votação e integração com os documentos resultantes de sua tramitação: redação final, autógrafo, veto e/ou norma legal.

Aplicativo de busca em todos os documentos, com as opções mais variadas possíveis, especialmente a busca por data, intervalo de datas, por palavra chave na ementa, por palavra(s) chave dentro do arquivo em formato acessível pelo WORD/BR OFFICE, por autoria, por categoria quando existir e tipo de documento.

Módulos de cadastro de todos os outros documentos que tramitam pela Casa, tais como atas das sessões, atos da Mesa, atos do Presidente, Audiências Públicas, Autógrafos, Certidões, Atestados, Declarações, Módulo para cadastro de informações colhidas pelo Departamento de Ouvidoria, Correspondências recebidas de terceiros e da administração individualizados, denúncias, editais, ofícios expedidos, requerimento para uso de tribuna livre, Ordens do Dia, Portarias, recursos, documentos recebidos do Tribunal de Contas do Estado, requisições de viagens, dentre outros.

Rotina de backup com opção de criar backup, restaurar backup, enviar backup para servidor online no Brasil.

Aplicativo de agendamento por horário para criação de backup automaticamente.

Deverá permitir a emissão de relatórios em todos os cadastros existentes.

Permitir a expedição de relatório contendo todo o trabalho dos políticos, de forma automática, permitindo ainda um filtro por tipo de documento, intervalo de data e por palavra chave.

Permitir aos usuários a alteração de suas próprias senhas, sem a necessidade de intervenção de terceiros.

Permitir a impressão de etiquetas de protocolo em impressoras matriciais e térmicas, inclusive com a impressão de código de barras.

Possuir cadastro para controle de cessão das dependências da Câmara e equipamentos do Legislativo.

Possibilitar a configuração da numeração dos documentos, trazendo flexibilidade para modificar a forma da numeração, caso necessário.

Page 52: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

2. JUSTIFICATIVA DA CONTRATAÇÃO:

O fornecimento de licença de uso de aplicativos de Gestão Pública para a câmara municipal deve necessariamente ser realizado por empresa que tenha em seus quadros técnicos especializados, bem como os sistemas sejam adequados as especificações técnicas.

3. CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO:

3.1 –A locação e os serviços de assessoramento deverão ser realizados na sede da Câmara Municipal com acesso a toda documentação contábil, financeira e os documentos da área de recursos humanos.

3.2–O Contrato, bem como os direitos e obrigações dela decorrentes, não poderão ser objeto de subcontratação, em associação do LOCADOR/PRESTADOR com terceiros, sem autorização prévia da CAMARA, por escrito, sob pena de aplicação de sanção, inclusive cancelamento do Contrato;

4. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA:

4.1 - Executar o objeto desta licitação nas condições estabelecidas, respeitando os prazos fixados;

4.2 - Indicar, imediatamente à assinatura do Contrato e sempre que ocorrer alteração, ao Departamento de Licitação da CAMARA, um Preposto com plenos poderes para representá-la, administrativa ou judicialmente, assim como decidir acerca de questões relativas ao fornecimento, e atender aos chamados da CAMARA, principalmente em situações de urgência, inclusive nos finais de semana e feriados, por meio de telefonia móvel ou outro meio igualmente eficaz;

4.3 - Fornecer números telefônicos, ou outros meios igualmente eficazes, para contato da CAMARA com o Preposto, ainda que fora do horário normal de expediente, sem que isto gere qualquer custo adicional;

4.4 - Observar o prazo mínimo de validade dos produtos fornecidos, conforme definido neste Termo;

4.5 - Providenciar, imediatamente, a correção das deficiências apontadas pela CAMARA com respeito à execução do objeto;

4.6 - Entregar os produtos objeto desta licitação dentro das condições estabelecidas e respeitando os prazos fixados;

4.7 - Responsabilizar-se pela qualidade dos produtos, substituindo, imediatamente, aqueles que apresentarem qualquer tipo de vício ou imperfeição, ou não se adequarem às especificações constantes deste Termo, sob pena de aplicação das sanções cabíveis, inclusive cancelamento do Contrato

4.8 - Cumprir todas as condições e prazo fixados nesta licitação ou outros que venham a ser fixados pela CAMARA;

4.9 - Dirimir qualquer dúvida e prestar esclarecimentos acerca da execução do objeto desta licitação, durante toda a sua vigência, a pedido da CAMARA;

Page 53: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

4.10 - Assegurar e facilitar o acompanhamento e a fiscalização do fornecimento pela equipe da CAMARA, durante a sua execução;

4.11 - Observar, atender, respeitar, cumprir e fazer cumprir a legislação pátria vigente, especialmente a indicada nesta licitação, de modo a favorecer e a buscar a constante melhoria da execução do objeto e dos resultados obtidos, preservando a CAMARA de qualquer demanda ou reivindicação que seja de exclusiva responsabilidade da CONTRATADA;

4.12 - Manter, durante a vigência do Contrato, em compatibilidade com as obrigações assumidas, todas as condições de habilitação ou de qualificação exigidas na licitação, devendo comunicar a CAMARA, de imediato, qualquer alteração que possa comprometer a continuidade da execução do objeto;

5. OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE:

5.1 - Notificar a CONTRATADA sobre qualquer irregularidade encontrada na execução do objeto, fixando-lhe, quando não pactuado, prazo para corrigi-la.

5.2 - Atestar a execução do objeto contratado.

5.3 - Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados pelos funcionários da CONTRATADA, em relação a execução do objeto desta licitação.

5.4- Efetuar os pagamentos devidos a CONTRATADA nas condições estabelecidas.

5.5 - Fiscalizar a execução do objeto, o que não fará cessar ou diminuir a responsabilidade da CONTRATADA pelo perfeito cumprimento das obrigações estipuladas, nem por quaisquer danos, inclusive quanto a terceiros, ou por irregularidades constatadas.

5.6 - Fiscalizar e acompanhar a execução do objeto, por meio da Área Solicitante, permitida a contratação de terceiros para assisti-la e subsidiá-la de informações pertinentes a essa atribuição, observando o fiel cumprimento das exigências constantes deste Termo de Referência, o que não exclui e nem diminui a responsabilidade da CONTRATADA com a execução, fiscalização e supervisão dos serviços por pessoas habilitadas.

5.7 - Sustar, no todo ou em parte, a execução do objeto, sempre que a medida for considerada necessária.

5.8 - Decidir acerca das questões que se apresentarem durante a execução do objeto.

5.9 - Arcar com as despesas de publicação do extrato do Contrato, bem como dos termos aditivos que venham a ser firmados.

7.12 - Verificar a regularidade de recolhimento dos encargos sociais antes do pagamento.

6. GESTÃO / FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO:

6.1- Observado o disposto no artigo 67 da Lei nº 8.666/93, a gestão/fiscalização do contrato será realizada pela Área Solicitante.

Page 54: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

6,2– A Área Solicitante atuará como gestor/fiscal do/Contrato.

7. CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

7.1 - O pagamento decorrente da concretização do objeto será efetuado pela Tesouraria, após a comprovação da prestação do objeto nas condições exigidas, no prazo de até 30 (trinta) dias após o recebimento da nota fiscal/fatura;

7.2 –A CAMARA efetua pagamentos somente mediante a apresentação da NF. caso a empresa emita boleto para pagamento, este deverá vir com a data de vencimento previamente definida para a primeira quinta-feira próxima ao prazo citado no item acima.

7.3 - A nota fiscal deverá ser emitida pela a contratada em inteira conformidade com as exigências legais e contratuais, especificamente as de natureza fiscal;

7.4 - A Nota Fiscal/Fatura emitida pela CONTRATADA deverá conter, em local de fácil visualização, a indicação do nº do processo, nº do Pregão, a fim de se acelerar o trâmite de recebimento e posterior liberação do documento fiscal para pagamento.

7.6 - Uma vez paga a importância discriminada na nota fiscal, a contratada dará à CAMARA, plena, geral e irretratável quitação dos valores nela discriminados, para nada mais vir a reclamar ou exigir a qualquer título, tempo ou forma;

8. VIGÊNCIA DO CONTRATO:

8.1 – O Contrato vigorará pelo prazo de 8 (oito) meses, a contar da data da sua assinatura.

9. SANÇÕES:

9.1 - Ficam estabelecidos os seguintes percentuais de multas, aplicáveis quando do descumprimento contratual:

I. 0,3% (zero vírgula três por cento) por dia de atraso na execução do objeto, ou por dia de atraso no cumprimento de obrigação contratual ou legal, até o 30º (trigésimo) dia, calculados sobre o valor do Contrato, por ocorrência;

II. 10% (dez por cento) sobre o valor do Contrato, no caso de atraso superior a 30 (trinta) dias na execução do objeto ou no cumprimento de obrigação contratual ou legal, com a possível rescisão contratual;

III. 20% (vinte por cento) sobre o valor do Contrato, na hipótese de a CONTRATADA, injustificadamente, desistir do Contrato ou der causa à sua rescisão, bem como nos demais casos de descumprimento contratual, quando a CAMARA, em face da menor gravidade do fato e mediante motivação da autoridade superior, poderá reduzir o percentual da multa a ser aplicada.

9.2 - O valor das multas aplicadas, após regular processo administrativo, será descontado dos pagamentos devidos pela CAMARA. Se os valores não forem suficientes, a diferença deverá ser recolhida pela CONTRATADA no prazo máximo de 3 (três) dias úteis a contar da aplicação da sanção;

Page 55: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

9.3 - As sanções previstas, em face da gravidade da infração, poderão ser aplicadas após regular processo administrativo em que se garantirá a observância dos princípios do contraditório e da ampla defesa.

ANEXO II – MODELO DE PROPOSTA COMERCIAL

PREGÃO PRESENCIAL –Nº08.11/2017PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017

DO OBJETO: Contratação de Empresa do ramo de locação, assessoria técnica e manutenção de Sistemas de informática, específicos à administração pública, para uso de máquinas (pc) equipadas com sistema operacional Windows, durante o exercício de 2017, conforme descrição:1-Sistema Integrado de Contabilidade e Tesouraria; 2-Sistema de Recursos Humanos e Folha de Pagamento; 3 – Sistema de Administração de Compras; 4 – Sistema de Administração de Licitação; 5 – Sistema de Administração de Patrimônio; 6 – Sistema de Administração de Materiais (almoxarifado) 7 – Portal da Transparência., dentro das exigências do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais,durante o exercício de 2017, para a Câmara Municipal de Tapira, conforme especificações constantes no Termo de Referência

Razão Social do Licitante:

CNPJ:

Inscrição Estadual:

Endereço:

Email:

Telefone:

Nome do Responsável pela Assinatura do Contrato:

CPF:

Endereço:

Email:

Page 56: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

Telefone:

ITEM QTDE UN DESCRIÇÃO USUÁRIOS

CUSTO UNITÁRIO ESTIMADO

R$

VALOR UNITÁRIO PROPOSTO R$

VALOR TOTAL PROPOSTO

R$

1. 9 Mês Contabilidade Pública 1

2. 9 Mês Compras e Licitações 1

3. 9 Mês Patrimônio 1

4. 9 Mês Folha de Pagamento 1

5. 9 Mês Ponto eletrônico 1

6. 9 Mês Gestão de Frotas 1

7.9

MêsPortal da Transparência

Ilimitado

8. 9 Mês Legislativo 1

VALOR TOTAL R$

3. Serviços Técnicos:

ITEM QTDE UN SERVIÇOSPARC.

CUSTO UNITÁRIO ESTIMADO

R$

VALOR UNITÁRIO PROPOSTO R$

VALOR TOTAL PROPOSTO

R$

1. 01 Serv.Serviços de Migração, Implantação e Treinamento para os usuários.

3

2. 200 Hora Serviços Técnicos, após 1

Page 57: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

implantação dos aplicativos, quando solicitado.

3. 1500 KMDeslocamento nos serviços de suporte, quando exigida a presença do técnico in loco.

1

4. 10 Diária

Estada e alimentação nos serviços de suporte, quando exigida a presença do técnico in loco.

1

VALOR TOTAL R$

VALOR GLOBAL PROPOSTO R$

________________________, _______ de _______________ de 2017

__________________________________________________________(Assinatura do representante legal)(Nome completo)(Documento de Identidade nº / CPF nº)

Page 58: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

ANEXO III – MODELO DE DECLARAÇÃO DE EMPREGADOR PESSOA JURÍDICA

PREGÃO PRESENCIAL Nº 08.11/2017

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017

____________________________________________________, inscrita no CNPJ sob o nº ________________________, por intermédio de seu representante legal o(a) Sr(a) ______________________________________________, portador do Documento de Identidade nº _________________ e inscrito no CPF sob o nº ______________________, DECLARA, sob as penas da lei, em cumprimento ao disposto no inciso XXXIII, do art. 7º da Constituição da República, que não emprega menor de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de dezesseis anos.

( ) Ressalva: emprega menor, a partir de quatorze anos, na condição de aprendiz.(Observação: em caso afirmativo, assinalar a ressalva acima)

________________________, _______ de _______________ de 2017

__________________________________________________________(assinatura do representante legal)

Page 59: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

ANEXO IV – MODELO DE DECLARAÇÃO DE CONDIÇÃO DE ME OU EPP

PREGÃO PRESENCIAL Nº 08.11/2017

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017

A empresa _____________________________________________, inscrita no CNPJ sob o nº __________________________, por intermédio de seu representante legal Sr.(a) ________________________________________, portador do Documento de Identidade nº ___________________, inscrito no CPF sob o nº __________________ DECLARA, sob as penas da Lei, que não está sujeita a quaisquer dos impedimentos do § 4º do art. 3º da Lei Complementar n.º 123/2006, estando apta a usufruir do tratamento favorecido estabelecido nos arts. 42 a 49 da citada lei e que cumpre os requisitos legais para qualificação como:

( ) Microempresa, ME ou ( ) Empresa de Pequeno Porte, EPP, definida no art. 3º da Lei Complementar n.º 123/2006.

( ) Declaro que a empresa possui restrição fiscal no(s) documento(s) de habilitação e pretendemos utilizar o prazo previsto no art. 43, § 1º, da Lei Complementar nº. 123/06, para regularização, estando ciente que, do contrário, decairá o direito à contratação, estando sujeita às sanções previstas no art. 81, da Lei Federal nº 8.666/93.(Observação: em caso afirmativo, assinalar a ressalva acima)

________________________, _______ de _______________ de 2017

__________________________________________________________(assinatura do representante legal)

Page 60: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

ANEXO V – MODELO DE DECLARAÇÃO DE IDONEIDADE

PREGÃO PRESENCIAL Nº 08.11/2017

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017

A empresa _____________________________________________, inscrita no CNPJ sob o nº __________________________, por intermédio de seu representante legal Sr.(a) ________________________________________, portador do Documento de Identidade nº ___________________, inscrito no CPF sob o nº __________________ DECLARA, sob as penas da Lei, quenão foi declarada inidônea nem suspensa do direito de licitar ou contratar com a Administração Pública, nos termos do inciso IV do artigo 87 da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993 e suas alterações, bem como INFORMO que comunicarei qualquer fato ou evento superveniente à entrega dos documentos para habilitação, que venha alterar a atual situação quanto à capacidade jurídica, técnica, regularidade fiscal e econômico-financeira.

________________________, _______ de _______________ de 2017

__________________________________________________________(assinatura do representante legal)

Page 61: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

ANEXO VI – MODELO DE DECLARAÇÃO DE QUADRO SOCIETÁRIO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 08.11/2017

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017

A empresa _____________________________________________, inscrita no CNPJ sob o nº __________________________, por intermédio de seu representante legal Sr.(a) ________________________________________, portador do Documento de Identidade nº ___________________, inscrito no CPF sob o nº __________________ DECLARA, sob as penas da Lei, quenão possui em seu quadro societário servidor público da ativa, ou empregado de empresa pública ou de sociedade de economia mista.

________________________, _______ de _______________ de 2017

__________________________________________________________(assinatura do representante legal)

Page 62: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

ANEXO VII – MODELO DE DECLARAÇÃO DE FATO IMPEDITIVO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 08.11/2017

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017

A empresa _____________________________________________, inscrita no CNPJ sob o nº __________________________, por intermédio de seu representante legal Sr.(a) ________________________________________, portador do Documento de Identidade nº ___________________, inscrito no CPF sob o nº __________________ DECLARA, sob as penas da Lei, que inexiste qualquer fato impeditivo da habilitação de nossa empresa, ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores.

________________________, _______ de _______________ de 2017

__________________________________________________________(assinatura do representante legal)

Page 63: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

ANEXO VIII – MODELO DE DECLARAÇÃO DE HABILITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL Nº08.11/2017

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017

____________________________________________________, inscrita no CNPJ sob o nº, ________________________, por intermédio de seu representante legal ou credenciado, Sr(a) ______________________________________________, portador do Documento de Identidade nº _________________ e inscrito no CPF sob o nº ______________________, DECLARA cumprir plenamente os requisitos de habilitação definidos no Edital de Licitação acima referenciado, a teor do art. 4º, VII da Lei Federal nº 10.520/02, sob pena de responsabilização nos termos da lei, inclusive aplicação das sanções previstas.

________________________, _______ de _______________ de 2017

__________________________________________________________(assinatura do representante legal)

Page 64: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

ANEXO IX – MODELO DE CARTA DE CREDENCIAMENTO

PREGÃO PRESENCIAL Nº08.11/2017

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017

Pelo presente instrumento, credenciamos o(a) Sr.(a) ______________________________________________________________________________________________, portador(a) do Documento de Identidade n.º ____________________, inscrito no CPF sob o nº _____________________, como representante da licitante ______________________________________________, inscrita no CNPJ __________________, para participar da licitação acima referenciada, instaurada pelaCâmara Municipal de Tapira, na qualidade de representante legal, outorgando-lhe plenos poderes para pronunciar-se em seu nome, bem como formular proposta comercial e lances, assinar documentos, requerer vista de documentos e propostas, interpor recurso e praticar todos os atos inerentes ao certame, a que tudo daremos por firme e valioso.

__________________________, ____ de _______________ de 2017.

Assinatura: ____________________________________________________________Nome legível: __________________________________________________________Qualificação: __________________________________________________________(assinatura com firma reconhecida)

Page 65: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

ANEXO X – MINUTA CONTRATO

PREGÃO PRESENCIAL Nº 08.11/2017

PROCESSO LICITATÓRIO Nº 15/2017

A Câmara Municipal de Tapira, inscrita no CNPJ sob o nº 23.369.515/0001-69, isenta de Inscrição Estadual, com sede na Rua Egídio Ribeiro Rezende nº 83, CP 38.185-000 Tapira-MG. a seguir denominada CAMARA/CONTRATANTE, neste ato representada pelo Presidente, Jesu Ferreira de Lima, brasileiro, casado, portador do C.P.F. nº 262.781.466-49, residente e domiciliado na cidade de Tapira, nos termos da Lei nº 8.666/93, de 21/06/1993, Lei n.º 10.520, de 17/7/2002, disposições legais aplicáveis, resolve firmar contrato para Contratação de empresa para locação, assessoria técnica e manutenção de sistema de informática específicos par a administração pública a ser utilizada em maquinas equipadas com sistema operacional Windows e portal transparência, dentro das exigências do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais,, durante o exercício de 2017com__________________ ______, inscrita no CNPJ sob o nº _____, situada na ____ _____, nº ____, Bairro _____, Cidade ______, Estado _____, CEP: _______, a seguir denominada PRESTADOR/CONTRATADA, neste ato representada por seu _____, _____, portador da Cédula de Identidade nº _____, ____/___ e inscrito no CPF sob o nº _____, _____ classificada em _____ lugar, no Processo Licitatório nº 15/2017, na modalidade Pregão Presencial n º 08.11/2017, do tipo menor preço.

1. DOS PREÇOS:

OBJETO: Contratação de Empresa do ramo de locação, assessoria técnica e manutenção de Sistemas de informática, específicos à administração pública, para uso de máquinas (pc) equipadas com sistema operacional Windows, durante o exercício de 2017, conforme descrição:1-Sistema Integrado de Contabilidade e Tesouraria; 2-Sistema de Recursos Humanos e Folha de Pagamento; 3 – Sistema de Administração de Compras; 4 – Sistema de Administração de Licitação; 5 – Sistema de Administração de Patrimônio; 6 – Sistema de Administração de Materiais (almoxarifado) 7 – Portal da Transparência., dentro das exigências do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, durante o exercício de 2017, para a Câmara Municipal de Tapira, conforme especificações constantes do Termo de Referência do Edital do Processo Licitatório nº 15/2017, Pregão Presencial nº 08.11/2017.

Page 66: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

1.1 - O LOCADOR/PRESTADOR, para fins de fornecimento do objeto licitado, deverá observar as especificações constantes do Termo de Referência anexo do Edital de Licitação do Processo Licitatório nº 15/2017, Pregão Presencial nº 08.11/2017 que integra esta Ata como se nela estivesse transcrito.

1.2 - A contratação dos serviços/produtos objeto desta Ata será formalizada por meio de emissão de nota de empenho de despesa.

1.3 - As despesas decorrentes desta aquisição onerarão as dotações orçamentárias próprias para os exercícios de 2017.

2. DO GERENCIAMENTO DO CONTRATO:

2.1 - O gerenciamento deste Contrato, assim como o recebimento e a conferência dos itens, serão realizadaspelo CAMARA.

2.2. ACAMARA atuará como gestora e fiscalizadora da execução do objeto contratados.

3. DA VALIDADE DO CONTRATO

3.1 –O Contrato tem validade de9 (nove) meses, contados a partir da data de sua assinatura.

4. DA RESPONSABILIDADE POR DANOS:

4.1 - O LOCADOR/PRESTADOR responderá por todo e qualquer dano provocado à CAMARA, seus servidores ou terceiros, decorrentes de atos ou omissões de sua responsabilidade, a qual não poderá ser excluída ou atenuada em função da fiscalização ou do acompanhamento exercido pela CAMARA, obrigando-se, a todo e qualquer tempo, a ressarci-los integralmente, sem prejuízo das multas e demais penalidades previstas na licitação.

4.2 - Para os efeitos desta cláusula, dano significa todo e qualquer ônus, despesa, custo, obrigação ou prejuízo que venha a ser suportado pela CAMARA, decorrentes do não cumprimento, ou do cumprimento deficiente, pelo LOCADOR/PRESTADOR, de obrigações a ele atribuídas contratualmente ou por força de disposição legal, incluindo, mas não se limitando, a pagamentos ou ressarcimentos efetuados pela CAMARA a terceiros, multas, penalidades, emolumentos, taxas, tributos, despesas processuais, honorários advocatícios e outros.

4.3 - Se qualquer reclamação relacionada ao ressarcimento de danos ou ao cumprimento de obrigações definidas como de responsabilidade do LOCADOR/PRESTADOR for apresentada ou chegar ao conhecimento da CAMARA, este comunicará ao LOCADOR/PRESTADOR por escrito para que tome as providências necessárias à sua solução, diretamente, quando possível, o qual ficará obrigado a entregar à CAMARA a devida comprovação do acordo, acerto, pagamento ou medida administrativa ou judicial que entender de direito, conforme o caso, no prazo que lhe for assinalado. As providências administrativas ou judiciais tomadas pelo LOCADOR/PRESTADOR não o eximem das responsabilidades assumidas perante a Prefeitura, nos termos desta cláusula.

4.4 - Fica desde já entendido que quaisquer prejuízos sofridos ou despesas que venham a ser exigidas da CAMARA, nos termos desta cláusula, deverão ser pagas pelo LOCADOR/PRESTADOR, independentemente do tempo em que ocorrerem, ou serão objeto de ressarcimento a CAMARA, mediante a adoção das seguintes providências:

Page 67: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

a) dedução de créditos do LOCADOR/PRESTADOR;b) medida judicial apropriada, a critério da CAMARA.

5. DA RESCISÃO:

5.1 - Os serviços/produtos oriundos deste Contrato e contratados pela CAMARA poderão ser rescindidos:

a) Por ato unilateral e escrito da CAMARA, nos casos enumerados nos incisos I a XII, XVII e XVIII do artigo 78 da Lei nº 8.666/93;

b) Por acordo entre as partes, reduzido a termo;

c) Na forma, pelos motivos e em observância às demais previsões contidas nos artigos 77 a 80 da Lei nº 8.666/93.

5.2 - Os casos de rescisão contratual deverão ser formalmente motivados, assegurada a observância dos princípios do contraditório e da ampla defesa.

6. DO CANCELAMENTO DO CONTRATO:

.1 –O contrato com o LOCADOR/PRESTADOR será cancelado quando:

a) descumprir as condições do contrato;

b) não retirar a nota de empenho ou instrumento equivalente no prazo estabelecido pelo CAMARA, sem justificativa aceitável;

c. sofrer sanção prevista nos incisos III ou IV do caput do art. 87 da Lei nº 8.666, de 1993, ou no art. 7º da Lei nº 10.520, de 2002.

6.2–A revogação do contrato poderá ocorrer por fato superveniente, decorrente de caso fortuito ou força maior, que prejudique o cumprimento do Contrato, devidamente comprovados e justificados:a) por razão de interesse público; oub) a pedido do PRESTADOR.

7. DAS MULTAS E PENALIDADES:

7.1 - O LOCADOR/PRESTADOR, deixando de entregar documento exigido, apresentando documentação falsa, ensejando o retardamento da execução do objeto, não mantendo a proposta, falhando ou fraudando na execução do contrato, comportando-se de modo inidôneo ou cometendo fraude fiscal, ficará impedido de licitar e contratar com a CAMARA pelo prazo de até 5 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas neste Contrato e demais cominações legais.

7.2 - Ficam estabelecidos os seguintes percentuais de multas, aplicáveis quando do descumprimento da presente contratação:

Page 68: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

a) 0,3% (zero vírgula três por cento) por dia de atraso na execução do objeto, ou por dia de atraso no cumprimento de obrigação contratual ou legal, até o 30º (trigésimo) dia, calculados sobre o valor da Ordem de Compra/Serviços, por ocorrência;

b) 10% (dez por cento) sobre o valor da Ordem de Compra/Serviços, no caso de atraso superior a 30 (trinta) dias na execução do objeto ou no cumprimento de obrigação contratual ou legal, que poderá ser aplicado com a rescisão contratual;

c) 20% (vinte por cento) sobre o valor da Ordem de Compra/Serviços, na hipótese de o contratado, de modo injustificado, desistir do contrato ou der causa à sua rescisão, bem como nos demais casos de descumprimento contratual, quando a CAMARA, em face da menor gravidade do fato e mediante motivação da autoridade superior, a CAMARA poderá reduzir o percentual da multa a ser aplicada.

7.3 - As sanções previstas, em face da gravidade da infração, poderão ser aplicadas após regular processo administrativo, em que se garantirá a observância dos princípios do contraditório e da ampla defesa.

7.4 - O valor das multas aplicadas, após regular processo administrativo, será descontado dos pagamentos devidos pela CAMARA. Se os valores não forem suficientes, a diferença deverá ser recolhida pelo LOCADOR/PRESTADOR no prazo máximo de 3 (três) dias úteis a contar da aplicação da sanção.

7.5. Fica desde já ajustado que todo e qualquer valor que vier a ser imputado pela CAMARA ao LOCADOR/PRESTADOR, a título de multa ou penalidade, reveste-se das características de liquidez e certeza, para efeitos de execução judicial, nos termos do artigo 586 do CPC. Reveste-se das mesmas características qualquer obrigação definida nesta Ata como de responsabilidade do LOCADOR/PRESTADOR e que, por eventual determinação judicial ou administrativa, venha a ser paga pela CAMARA.

7.6. As multas e penalidades previstas neste Contrato não têm caráter compensatório, sendo que o seu pagamento não exime o LOCADOR/PRESTADOR da responsabilidade pela reparação de eventuais danos, perdas ou prejuízos causados à CAMARA por atos comissivos ou omissivos de sua responsabilidade.

8. DO FORO:

Fica eleito o foro da Comarca de Araxá, Estado de Minas Gerais, para dirimir eventuais conflitos de interesses decorrentes da presente Contrato, valendo esta cláusula como renúncia expressa a qualquer outro foro, por mais privilegiado que seja ou venha a ser.E, por estarem de inteiro e comum acordo, as partes assinam o presente Contrato em 03 (três) vias de igual teor e forma, juntamente com 02 (duas) testemunhas.

Tapira-MG, _____ de ___________ de 2017.

CONTRATANTE: ___________________________________JESU FERREIRA DE LIMA

PRESIDENTE

Page 69: Web viewPermitir que o pagamento de 1/3 de férias seja integral em cálculo de férias fracionadas. ... Possuir relatório de extrato de compensação de horas

CONTRATADA: ___________________________________EMPRESA

REPRESENTANTE LEGAL

TESTEMUNHAS:

1)___________________________________ 2) ___________________________________Nome: Nome:C.P.F.: C.P.F.: