· web viewboas práticas de proteção à criança e ao adolescente no estado do rj e outros. no...

15
Currículo Vitem e Relatoria de atividades William de Oliveira William de Oliveira, tem 43 anos, e nasceu no Rio de Janeiro, morador da comunidade da Rocinha, casado pai de três filhos. William de Oliveira e também conhecido como William da Rocinha ou William Dj, vem há mais 20 anos atuando como mediador e articulador social e em defesas das Favelas e Comunidades do Rio. William foi presidente da Associação de Moradores da Rocinha, União Pró-Melhoramento, no Estado do Rio de Janeiro, foi vice de 2000 a 2002, e Presidente de 2004 a 2007. Após a assumir a associação e tomar posse com sua diretoria em Fevereiro de 2004, William de Oliveira passou a ser o mediador entre os moradores da Rocinha, Governo e sociedade na maior guerra da história da desata comunidade, com repercussão internacional. No carnaval de 2004, três jovens foram assassinados em uma operação policial na Rocinha, ate hoje nenhuma providencia foi tomada, Em 09 Abriu 2004 iniciou-se uma Guerra na Comunidade.

Upload: lycong

Post on 27-Apr-2018

218 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web viewBoas Práticas de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do RJ e outros. No dia 25/10/2011, Audiência Pública sobre "AUTOS DE RESISTÊNCIA

Currículo Vitem e Relatoria de atividades William de Oliveira

William de Oliveira, tem 43 anos, e nasceu no Rio de Janeiro, morador da comunidade da Rocinha, casado pai de três filhos. William de Oliveira e também conhecido como William da Rocinha ou William Dj, vem há mais 20 anos atuando como mediador e articulador social e em defesas das Favelas e Comunidades do Rio.

William foi presidente da Associação de Moradores da Rocinha, União Pró-Melhoramento, no Estado do Rio de Janeiro, foi vice de 2000 a 2002, e Presidente de 2004 a 2007.

Após a assumir a associação e tomar posse com sua diretoria em Fevereiro de 2004, William de Oliveira passou a ser o mediador entre os moradores da Rocinha, Governo e sociedade na maior guerra da história da desata comunidade, com repercussão internacional. No carnaval de 2004, três jovens foram assassinados em uma operação policial na Rocinha, ate hoje nenhuma providencia foi tomada, Em 09 Abriu 2004 iniciou-se uma Guerra na Comunidade.

Page 2:  · Web viewBoas Práticas de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do RJ e outros. No dia 25/10/2011, Audiência Pública sobre "AUTOS DE RESISTÊNCIA

William Atuou pela garantia de direitos dos moradores da Rocinha e fez um mandato HISTÓRICO de mediação, articulação e integração dos moradores com a Defensoria Pública, Ministério Publico, As instituições de segurança pública e sociais tendo total apoio do Viva Rio, trazendo um novo olhar da sociedade, da cidade do Rio de Janeiro, do Brasil e do Mundo para a comunidade naquele momento.

Entre 2004 e 2007 William de Oliveira criou junto com a Associação de Moradores de São Conrado e Fórum Técnico de Urbanização da Rocinha e que transformou no Projeto de Urbanização da Rocinha, ele foi articulador e autor da ideia que conseguiu levar à comunidade as ultimas melhorias em obras do PAC-Programa de Aceleração do

Crescimento na Rocinha, onde hoje temos através desta luta uma sede da DEFENSORIA PUBLICA na Rocinha que atende os moradores locais e bairros vizinhos. Nossa Gestão a frente da associação sempre trabalhou e atuou em defesas dos moradores, trabalhando em parceira com os Defensores Públicos, Ministério Publico, Tribunal de Justiça, Conselhos Comunitários e demais Conselhos, e as demais Instituições da Sociedade Civil em Geral.

William de Oliveira, ainda como presidente da (UPMMR) Rocinha, encaminhou todas as informações citadas a cima ao então senador Sérgio Cabral que após ser eleito governador cumpriu os compromissos assumidos para melhoria da Comunidade da Rocinha de 2007 a 2011 e dando continuidade com o atual governo.

Entre 2006 e 2010, foi Diretor da Infância e Juventude atuando em vários casos envolvendo crianças e jovens das comunidades e do asfalto, buscando apoio do Judiciário, do Ministério da Justiça, Do Ministério Publico e de varias instituições na garantia dos direitos das famílias

Page 3:  · Web viewBoas Práticas de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do RJ e outros. No dia 25/10/2011, Audiência Pública sobre "AUTOS DE RESISTÊNCIA

.

Entre 2008 e 2013, William de Oliveira, Foi fundador e Vice Presidente da Federação das associações de Moradores das Comunidades de Jacarepaguá, Barra, Recreio e Adjacências, por 1mandato. Trabalhou pela restruturação da federação, pela implantação de parcerias nas comunidades filiadas. Lutamos para cumprimento da Lei Orgânica na área local. Promovemos campanha de conscientização, lutamos contra a remoção das comunidades desde a barra da tijuca ate vargem grande e toda a baixada de Jacarepaguá.

Entre 2009 e 2014, William de Oliveira, Participou da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, no ano 2009 e teve um papel muito importante na construção e consolidação dos instrumentos de participação social para a formulação de políticas púbicas na área de segurança no Brasil. Desde então, o processo de participação social vem tendo continuidade por meio do Conselho Nacional de Segurança Pública (CONASP), e agora é chegada a hora de impulsionar este processo que foi lançado na 1ª CONSEG.

Nesse sentido, o CONASP realizou, entre os meses de março e abril de 2014, o evento “Diálogos Regionais – CONSEG 2015”, com o intuito de debater os resultados da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública, bem como a situação geral da segurança no país, além de iniciar os preparativos para a 2ª CONSEG, que deveria ocorrer em 2015, mais cancelado para 2016.

Os diálogos Regionais – CONSEG 2015 contou com a participação de representantes dos 3 segmentos que compõem o CONASP, quais sejam, o poder público, os trabalhadores da área de segurança pública e a sociedade civil. Estes representantes participarão de 5 reuniões descentralizadas durante o mês de abril 2014, sendo uma em cada macro-região do país, que elegerá representantes para a plenária nacional a ser realizada em maio 2014. As plenárias regionais aconteceram conforme o calendário abaixo:

a) Para a região Centro-Oeste, na cidade de Goiânia, nos dias 1 e 2 de abril de 2014;

b) Para a região Sudeste, na cidade do Rio de Janeiro, nos dias 9 e 10 de abril de 2014;

c) Para a região Norte, na cidade de Belém, nos dias 14 e 15 de abril de 2014;

d) Para a região Sul, na cidade de Porto Alegre, nos dias 24 e 25 de abril de 2014;

Page 4:  · Web viewBoas Práticas de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do RJ e outros. No dia 25/10/2011, Audiência Pública sobre "AUTOS DE RESISTÊNCIA

e) Para a região Nordeste, na cidade de Fortaleza, nos dias 28 e 29 de abril de 2014.

Em Maio 2011, William de Oliveira, participou de uma grande mobilização em DEFESA DA DEDENSORIA DO RIO, Na época a cidade do Rio de Janeiro passou por momento único em sua história com os preparativos para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Este momento, marcado por grandes intervenções urbanísticas que visam possibilitar tais eventos, deixam um legado de destruição.A DEFENSORIA PÚBLICA É CONQUISTA DO POVO ORGANIZADO, EM LUTA PERMANENTE

POR JUSTIÇA E PELOS DIREITOS SOCIAIS !!!EXIGIMOS RESPEITO E FORTALECIMENTO DOS NÚCLEOS ESPECIALIZADOS E ELEIÇÃO DECENTE DA OUVIDORIAEXTERNA !!! NÃO AS REMOÇÕES!!! TERRA E MORADIA NÃO É

MERCADORIA!!!!Pela primeira vez na história do nosso estado e da capital do Rio de Janeiro as três esferas de Poder político – Federal, Estadual e Municipal- estão juntos no que chamam de pacto federativo, com bilhões de recursos da União aplicados no Estado. Isto tinha que significar desenvolvimento dos valores humanos e garantia dos Direitos Sociais. Ao contrário disto, estes bilhões têm servido ao desenvolvimento do capital, da especulação imobiliária e da criminalização da pobreza.

POR UMA DEFENSORIA COMPROMETIDA COM A VIDA E COM A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

Para merecer o apoio e aplauso do Executivo, o Defensor Geral da EPOCA vinha executando o extermínio progressivo dos focos de resistência institucional, que eram o Núcleo de Terras, o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos e o Núcleo do Sistema Penitenciário. Ainda, para realizar essas mudanças com mais facilidade, foi preciso minar o projeto de ouvidoria externa, uma luta histórica da sociedade civil, elegendo pessoas internas (!) a instituição, quais sejam dois defensores públicos aposentados.

O ápice desta política se deu na manhã do dia 29 de abril de 2011, quando a sala onde eram feitos os atendimentos do Núcleo de Terras teve sua porta fechada, com a presença de seguranças, com o propósito de impedir o acesso dos Defensores e estagiários àquela dependência, sem que fosse dada qualquer explicação. Até mesmo a guarda municipal foi chamada para tentar retirar os estagiários que questionaram essa decisão, à força! Posteriormente todos os estagiários foram SUMARIAMENTE DEMITIDOS, avisados de tal ato por um telegrama!

No dia 16 junho 2011 SEMINÁRIO - “A PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO RIO DE JANEIRO E OUTROS PARADIGMAS INTERNACIONAIS”Com participação da - Dra. Eufrásia Maria Souza das Virgens (Defensora Pública) - A Experiência do CDEDICA; Boas Práticas de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do RJ e outros.

Page 5:  · Web viewBoas Práticas de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do RJ e outros. No dia 25/10/2011, Audiência Pública sobre "AUTOS DE RESISTÊNCIA

No dia 25/10/2011, Audiência Pública sobre "AUTOS DE RESISTÊNCIA" da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ na Terça-feira, 25/10/2011, das 10:00am - 12:30pmLocal: ALERJ - sala 316, Palácio Tiradentes, CentroConvidados: Chefe da Polícia Civil, Comandante Geral da Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Laboratório de Análise da Violência UERJ

William de Oliveira participou no dia 16 de julho de 2008 no Rio de Janeiro das reuniões de criação do Seminário a Polícia que Queremos;Em Defesa da Vida: Manifesto pela Redução de Mortes por Arma de Fogo e Reforma das Instituições Policiais do Estado do Rio de Janeiro ."AJUDE A MUDAR A ATUAL POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO" participação: Rio de Paz, Viva Rio, Movimento Segurança Cidadã, Mães do Rio, Gabriela Sou da Paz, FAFERJ, Rede Comunitária, Movimento Contra Violência.

Em Dezembro 2001, William de Oliveira participou da mobilização do processo de criação da Ouvidoria Geral na Defensoria Pública da União.Acreditando no modelo participativo e democrático das ouvidorias externas para todas as instituições do sistema de justiça, conforme constou no PACTO FÓRUM JUSTIÇA - RIO DE JANEIRO, documento final da Primeira Reunião Geral, realizada em 8 e 9 de dezembro de 2011. Fazendo uma convocação geral e solicitamos que todos (individual ou coletivamente, por meio dos movimentos e entidades) enviem uma mensagem para [email protected]é amanhã (19-4-2011), manifestando seu apoio à instauração de uma ouvidoria externa na referida instituição.

No dia dos pais em agosto de 2014 estive junto com a anistia internacional na Rocinha junto ao caso Amarildo

No dia 25 março 2011, William de Oliveira participou do Seminário "Mais e Melhor Justiça Para Todos" 10h30 as 16h – Plenária de Propostas e DebatesA Comissão de Justiça e Paz/SP, a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública de São Paulo e a Associação Nacional dos Defensores Públicos – ANADEP e a Comissão de Direitos Humanos da

Page 6:  · Web viewBoas Práticas de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do RJ e outros. No dia 25/10/2011, Audiência Pública sobre "AUTOS DE RESISTÊNCIA

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro convidam Vossa Senhoria para o seminário “MAIS E MELHOR JUSTIÇA PARA TODOS”, a realizar-se no dia 25/03/2011, das 9h30 às 16h, no Auditório Senador Nelson Carneiro - ALERJ - Rua Dom Manoel s/n, 6º andar, Praça XV - Palácio 23 de Julho. 10h30 -PAINEL I:DEFENSORIAS PÚBLICAS-CONSOLIDAÇÃO DA INSTITUIÇÃO NO ACESSO A JUSTIÇA E PERSPECTIVAS. Palestrantes –Dra. Maria Tereza Sadek – Professora do Departamento de Ciências Política da Universidade de São Paulo – USP, Pesquisadora Sênior do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais – CEBEPEJ, autora de diversos livros sobre o

sistema de justiça. 11h PAINEL II: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS

DE OUVIDORIA EXTERNA NAS DEFENSORIAS PÚBLICAS. Palestrantes: Luciana Zaffalon, Ouvidora da Defensoria Pública de São Paulo.

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro 2013 William de Oliveira participou do fórum internacional as Ruas e as drogas competências e inovações: a comissão sobre drogas e democracia e o Viva rio, em parceria com a open society fundations e apoio da secretaria municipal de desenvolvimento social. 

Em julho 2015 William de Oliveira, participou do Seminário Regional de Alternativas Penais (Sudeste), realizado nos dias 20 e 21 de Julho no Município de Belo Horizonte/MG, e foi ELEITO com mais 2 representantes Greg Andrade e Fabiana Leite pela Sociedade Civil para representar o Rio de janeiro e todos os demais #estados no Seminário Regional de Alternativas Penais (Sudeste).

Em Agosto de 2014, William de Oliveira, representou o Rio de Janeiro na REUNIÃO – ETAPA NACIONAL PREPARTÓRIA PARA REALIZAÇÃO DA 2ª CONSEG, Período: 27 a 29 DE AGOSTO DE 2014, Cidade do Evento: Brasília DF realizado pelo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA.

No dia 27 e 28 agosto 2015, William de Oliveira participou do Seminário de Nacional de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro- DPGE - RJ - que teve palestra do Advogado Daniel Sarmento. Ex. Procurador Regional da República Mestre e Doutor UERJ, Professor de Direito Constitucional.

Page 7:  · Web viewBoas Práticas de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do RJ e outros. No dia 25/10/2011, Audiência Pública sobre "AUTOS DE RESISTÊNCIA

Dia 22 junho 2015, William de Oliveira também participou do Rio debate descriminalização do consumo de drogas, na Defensoria Pública do Rio de Janeiro com a presença do Defensor Geral André Castro, e aconteceu na sede. Intelectuais, juristas e representantes da sociedade civil para discutir a descriminalização do porte de drogas para uso próprio. Na ocasião, foi lançado o livro Porte de Drogas para Uso Próprio e o STF, de autoria do jurista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Pierpaolo Bottini, que se manifesta favorável à descriminalização.

Page 8:  · Web viewBoas Práticas de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do RJ e outros. No dia 25/10/2011, Audiência Pública sobre "AUTOS DE RESISTÊNCIA

Atualmente, William de Oliveira é Coordenador Presidente do Movimento Popular de Favelas, Correspondente do Site Viva Favela, do Viva Rio, Voluntario na Associação Luz da Liberdade, Conselheiro e Membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH-RJ) e Coordenador da Comissão de Privação de Liberdade, Conselheiro e Membro do Conselho de Prevenção as Drogas, Representante do Rio de janeiro, e demais estados  no Seminário Regional de Alternativas Penais da Região (Sudeste), no Estado de Minas Gerais, Membro suplente do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura representando o Conselho de Estado de Direitos Humanos, Vice Presidente da Associação dos Pais e amigos dos detentos do Estado do Rio de Janeiro.(APADERJ), Diretor de Direitos Humanos da Associação de Moradores do Laboriaox e Vila Cruzado na Rocinha, Diretor de Transporte da Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio (FAFERJ), Diretor de Direitos Humanos da Federação das associações de Moradores das Comunidades de Jacarepaguá, Barra, Recreio e Adjacências, Voluntario do Instituto de Cultura e Consciência Nelson Mandela e Palestrante sobre favelas, egressos do sistema penitência e Mediação de Conflitos nas áreas da cidade.

• DIRETOR DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS BAIRRO BARCELLOS (AMABB) 1994 A 1997.

• DIRETOR DE EVENTOS DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ROCINHA (UPMMR) PERÍODO 01/01 1998 A 30/12/2000.

• VICE PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ROCINHA (UPMMR) PERÍODO 01/01/2001 A 10/10 2001.

• PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA ROCINHA (UPMMR) PERÍODO 16/02/2004 A 15/12/2007.

• CONSELHEIRO E DIRETOR DA INFÂNCIA E JUVENTUDE DA FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE FAVELAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (FAFERJ)

· SUPERVISOR EMPRESA HISOTEL TELECOMUNICAÇÕES LTDA, PERÍODO OUTUBRO DE 2000 A OUTUBRO 2005.

· ESTRADA DO GABINAL RIO SHOPPING.

Page 9:  · Web viewBoas Práticas de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do RJ e outros. No dia 25/10/2011, Audiência Pública sobre "AUTOS DE RESISTÊNCIA

CURSOS:

• FORMADO EM PREVIDÊNCIA SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL- MPAS.

• CURSO CICLO DE DEBATES DE DIREITOS HUMANOS NA OAB/RJ, SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS E ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL.

• OFICINA DE JORNALISMO PROJETO COMUNICAR DA PUC-RIO E ONG VIVA RIO.

• ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA CURSO PROJETO JUSTIÇA CIDADÃ 23/10/2006 A 04/12/2006, COM CARGA HORÁRIA DE 45 HORAS DE AULA.TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

• COLABORADOR DE URGÊNCIA EM CASA SAMU RIO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE/SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL URGENTE.

• CURSO: SABER E EMPREENDER, SEBRAE.

• CURSO RECEPCIONISTA BÁSICO COM INGLÊS BÁSICO COM DURAÇÃO DE 180 HORAS PERÍODO 09/11/2004 A 21/01/2005. SECRETARIA DE ESTADO DE TRABALHO E RENDA.

• CURSO MEDALHA DE OURO – CONSTRUINDO CONVIVÊNCIA E SEGURANÇA, NO PERÍODO DE 08/05/2006 A 20/12/2007( MINISTÉRIO DA JUSTIÇA)

• CURSO RESOLUÇÃO PACIFICA DE CONFLITOS EM SEGURANÇA CIDADÃ/ RIO DE JANEIRO SENASP - MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PUBLICA.

• CURSO DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO E DESENHO URBANO, COM 60 HORAS AULAS, REALIZADO PELA CENTRAL ÚNICA DE FAVELAS (CUFA), APOIO: PREFEITURA DO RIO, SEGURANÇA CIDADÃ, (SENASP), PROGRAMA NACIONAL DAS NAÇÕES UNIDAS(PNUD), RIO 2007, PARAPAN 2007 E MINISTÉRIO DA JUSTIÇA GOVERNO FEDERAL. PERÍODO 14 DE ABRIL A 23 DE JUNHO 2007.

Page 10:  · Web viewBoas Práticas de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do RJ e outros. No dia 25/10/2011, Audiência Pública sobre "AUTOS DE RESISTÊNCIA

• CERTIFICADO: DEPARTAMENTO DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS ESPECIAIS PARTICIPAÇÃO NAS PALESTRAS DEMOCRACIA, REPRESENTAÇÃO POLÍTICA E JUSTIÇA ELEITORAL EM 08/11/2007.

• ATUAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO FRENTE Á QUESTÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMÍLIA CONTRA A MULHER, COM BASE NA LEI 11.340/ 06 DE 07/08/2006, REALIZADA EM 26/08/2007 COM RECICLAGEM EM 03/11/2009 LEI MARIA DA PENHA.

• ARTE E A CULTUA PARA O FORTALECIMENTO DA CIDADANIA, REALIZADA EM 26/04/2007.

• CERTIFICADO 1º FÓRUM CULTURAL DA ROCINHA PLANO SÓCIO ESPECIAL DO BAIRRO DA ROCINHA EM 21/07/2007.

• CERTIFICADO SEMINÁRIO IMPACTO RIO- UM CHOQUE DE OBRAS E AVANÇOS SOCIAIS DIAS 11,12 E 13 NOVEMBRO 2008. CLUBE DE ENGENHARIA.

• MOÇÃO DA CAMARA DOS VEREADORES DO RIO DE JANEIRO DE CONGRATULAÇÕES NA PARTICIPAÇÃO COMO CIDADÃO ATIVO NOS TRABALHOS DA CPI CONTRA A DESORDEM URBANA EM 21/12/2007.

• MOÇÃO: VOTO DE LOUVOR E RECONHECIMENTO PELO DIA DO LÍDER COMUNITÁRIO PELA CÂMARA DOS VEREADORES DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO, EM 20/04/2007

•CERTIFICADO DO INSTITUTO DE SEGURANÇA PUBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NA PARTICIPAÇÃO V FÓRUM DOS CONSELHEIROS COMUNITÁRIOS DE SEGURANÇA PUBLICA EM 26/11/2008 NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NA CIDADE DE SEROIPEDICA.

• CERTIFICADO CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CAPACITAÇÃO DE RECURSOS PROMOVIDOS PELO SEBRAE/RJ DE 03/03/2008 A 10/03/2008.

• CERTIFICADO POR PARTICIPAÇÃO COMO INTEGRANTE DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA 1º CONFERENCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PUBLICA DE DEZEMBRO DE 2008 A JULHO DE 2009.

Page 11:  · Web viewBoas Práticas de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do RJ e outros. No dia 25/10/2011, Audiência Pública sobre "AUTOS DE RESISTÊNCIA

• CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO NA ETAPA ELETIVA DA 1ª CONFERENCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PUBLICA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DOS DIAS 15 A 17 DE JULHO NO CLUBE MONTE LÍBANO.

• CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO NA ETAPA ELETIVA DA 1ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PUBLICA NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO DOS DIAS 27,28, E 29 DE MAIO NO HOTEL GLORIA.

• CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO NO II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA PAULISTA DE DIREITOS EM SÃO PAULO NO DIA 26 DE SETEMBRO 2008.

• CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO NA 1ª CONFERENCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PUBLICA EM BRASÍLIA REALIZADA DE 27 A 30 DE AGOSTO 2009.

• CERTIFICADO DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, O PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA DESENVOLVIMENTO, A PREFEITURA DE VITÓRIA, E A UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO NO CURSO DE CONVIVÊNCIA CIDADÃ REALIZADO EM VITÓRIA – ES, NO PERÍODO DE 02 A 06 DE JULHO 2009.

• CERTIFICADO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DEMOCRACIAS EM MUDANÇA NA AMÉRICA LATINA,

NOS DA 17 E 18 DE SETEMBRO DE 2009.

• CERTIFICADO I SEMINÁRIO DE TURISMO REALIZADO NA CÂMARA DOS VEREADORES DO RIO DIA 28 DE SETEMBRO 2009.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÕES E MOÇÃO DE APLAUSOS PELOS SERVIÇOS PRESTADOS EM NITERÓI FAMAT-NIT ( FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE ÁREAS CRENTES DE NITERÓI EM AGOSTO 2009.

• CERTIFICADO SEMINÁRIO EMPRETEC PROMOVIDO PELO SEBRAE/RJ SERVIÇO DE APOIO ÁS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO PERÍODO 09/11/2009 A 14/11/2009, 60 HORAS.

Outras atuações:

Page 12:  · Web viewBoas Práticas de Proteção à Criança e ao Adolescente no Estado do RJ e outros. No dia 25/10/2011, Audiência Pública sobre "AUTOS DE RESISTÊNCIA

William de Oliveira também exerceu as seguintes funções, Foi Vice e Presidente da Associação de Moradores da Rocinha (União Pro Melhoramentos dos Moradores da Rocinha – (UPMMR), Diretor de Assuntos Comunitários da Associação de Moradores do Bairro Barcellos na Rocinha, Criador, Fundador e Vice Presidente do Fórum de Turismo da Rocinha, Vice Presidente da Federação das Associações de Jacarepaguá, Barra, Recreio e Adjacências, Relações Publicas e Assessor de Imprensa da Federação das Associações de Favelas do Rio de Janeiro (FAF-RIO), Diretor da Infância e Juventude da Federação das Associações de Favelas do Estado do Rio (FAFERJ), Primeiro Secretario e Membro do Conselho Comunitário de Segurança Publica da ISP 23, Membro dos Comitês do PAC Rocinha, Membro e criador da Câmara Comunitária da Rocinha, Colaborador dos Sites Agencia de Noticias de Favelas (ANF) www.anf.org.br e Voz das Comunidades www.vozdascomunidades.com.br . • Disque-jóquei de 1986 a 2004.

• Radialista Comunitário de 1989 a 2000.

• Promotor de eventos de 1996 a 2008.

• Apresentador/Editor de programa comunitário de 2001 a 2004 Tv Roc

• Participações em: Seminários, Movimentos Populares, Palestras em Escolas, Faculdades, Universidades, Associações de Moradores e Federações de Associações de Moradores entre outras atividades.

• Comissão de Fiscalização do Pac pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, representando a Vereadora Andréa Gouveia Vieira 2008 a 2011, desde então continua na luta ate a data de hoje, pelos menos favorecidos.