· web view1. (ufrgs) na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias...

18
GEOGRAFIA. EXERCÍCIOS O Relevo Terrestre 01. (PUCRIO) Terremotos são gerados pelos movimentos naturais das placas tectônicas da Terra, que causam ajustes na crosta terrestre, afetando a organização das sociedades. Em relação aos sismos naturais, é correto afirmar que eles são causados por: a) forças endógenas incontroláveis. b) energias exógenas excepcionais. c) forças antrópicas descontroladas. d) energias antrópicas excepcionais. e) forças endógenas e antrópicas. 02. (UEPI) A Teoria da Tectônica de Placas explica diversos tipos de estrutura verificados na Litosfera. Observe a ilustração a seguir. De acordo com essa teoria, esse desenho esquemático ilustra o (a) a) colisão de placas ocênica e continental. b) mecanismo de subdução de placas litosféricas. c) gênese dos arcos de ilhas e subsidência magmática. d) formação tricheiras oceânicas. e) expansão do assoalho submarino e a ascensão do magma. 03. (FURG) Em 02/01/2008, entrou em erupção o vulcão Llaima, um dos mais ativos entre os 60 vulcões do sul do Chile, abalando a área com explosões, expelindo lavas e uma coluna de gás e cinzas de 7 km. Sobre esse fenômeno geológico é correto afirmar que a) a margem oriental da América do Sul localiza-se numa borda de placa tectônica, o que a torna susceptível a esse tipo de fenômeno. b) a margem oriental da América do Sul é tectonicamente ativa, o que resultou na formação do chamado “cinturão do fogo”, onde existem inúmeros vulcões em atividade. c) na América do Sul, apenas o Chile apresenta vulcões em atividade, os processos exógenos são intensos nessa área. d) a margem ocidental da América do Sul é tectonicamente ativa, manifestando com freqüência abalos sísmicos e atividade vulcânica ao longo de sua extensão. e) a atividade vulcânica manifesta-se em terrenos antigos e estáveis como a margem ocidental da América do Sul. 04. (UFLA) MORTOS POR CAUSA DE TERREMOTO NO CHILE JÁ SÃO MAIS DE 300, DIZ GOVERNO - Tremor de magnitude 8,8 afetou 2 milhões de pessoas, diz presidente O terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile neste sábado (27/2) causou a morte de mais de 300 pessoas, informou durante a noite a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández. Segundo Bachelet, que sobrevoou de helicóptero as áreas atingidas neste sábado (27/2), o terremoto afetou 80% do país, e há pelo menos 1 milhão de casas danificadas. A presidente mandou condolência e solidariedade às vítimas e pediu "força" aos cidadãos.

Upload: trankien

Post on 24-May-2018

224 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

GEOGRAFIA.EXERCÍCIOSO Relevo Terrestre

01. (PUCRIO) Terremotos são gerados pelos movimentos naturais das placas tectônicas da Terra, que causam ajustes na crosta terrestre, afetando a organização das sociedades. Em relação aos sismos naturais, é correto afirmar que eles são causados por: a) forças endógenas incontroláveis.b) energias exógenas excepcionais.c) forças antrópicas descontroladas.d) energias antrópicas excepcionais.e) forças endógenas e antrópicas.

02. (UEPI) A Teoria da Tectônica de Placas explica diversos tipos de estrutura verificados na Litosfera. Observe a ilustração a seguir.

De acordo com essa teoria, esse desenho esquemático ilustra o (a)a) colisão de placas ocênica e continental.b) mecanismo de subdução de placas litosféricas.c) gênese dos arcos de ilhas e subsidência magmática.d) formação tricheiras oceânicas.e) expansão do assoalho submarino e a ascensão do magma.

03. (FURG) Em 02/01/2008, entrou em erupção o vulcão Llaima, um dos mais ativos entre os 60 vulcões do sul do Chile, abalando a área com explosões, expelindo lavas e uma coluna de gás e cinzas de 7 km. Sobre esse fenômeno geológico é correto afirmar quea) a margem oriental da América do Sul localiza-se numa borda de placa tectônica, o

que a torna susceptível a esse tipo de fenômeno.b) a margem oriental da América do Sul é tectonicamente ativa, o que resultou na formação do chamado “cinturão do fogo”, onde existem inúmeros vulcões em atividade.c) na América do Sul, apenas o Chile apresenta vulcões em atividade, os processos exógenos são intensos nessa área. d) a margem ocidental da América do Sul é tectonicamente ativa, manifestando com freqüência abalos sísmicos e atividade vulcânica ao longo de sua extensão.e) a atividade vulcânica manifesta-se em terrenos antigos e estáveis como a margem ocidental da América do Sul.

04. (UFLA) MORTOS POR CAUSA DE TERREMOTO NO CHILE JÁ SÃO MAIS DE 300, DIZ GOVERNO - Tremor de magnitude 8,8 afetou 2 milhões de pessoas, diz presidenteO terremoto de magnitude 8,8 que sacudiu o Chile neste sábado (27/2) causou a morte de mais de 300 pessoas, informou durante a noite a diretora do Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol), Carmen Fernández.Segundo Bachelet, que sobrevoou de helicóptero as áreas atingidas neste sábado (27/2), o terremoto afetou 80% do país, e há pelo menos 1 milhão de casas danificadas. A presidente mandou condolência e solidariedade às vítimas e pediu "força" aos cidadãos.O terremoto, de cerca de um minuto de duração, ocorreu às 3h34 (horário local de verão, o mesmo de Brasília) e atingiu a região central do Chile, perto da cidade de Concepción, 400 km ao sul de Santiago.Na capital chilena, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios, e várias regiões da cidade ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas.O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de São Paulo informaram que receberam chamados para verificar pequenos tremores em vários bairros da capital paulista. (Fonte: .globo.com)

Page 2:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

As alternativas abaixo apresentam trechos selecionados do texto acima, assim como explicações para os mesmos. Assinale a alternativa INCORRETA:a) “O terremoto de magnitude 8,8...”: refere-se à Escala Richter, utilizada para medir terremotos.b) “... o terremoto afetou 80% do país...”: esse tipo de fenômeno natural deve ser classificado como agente endógeno.c) “... atingiu a região central do Chile...”: nesse país, terremotos são relativamente frequentes, pois o país se localiza em uma região de instabilidade geológica.d) “O tremor foi sentido nos países vizinhos, inclusive no Brasil.”: o fato de o Brasil fazer fronteira com o Chile possibilitou essa situação.e) n.d.a

05. (UPE) Observe, atentamente, o desenho esquemático a seguir, correspondente a uma morfoestrutura observada em área de relevo submarino, fortemente influenciada pelas ações tectônicas.

O que a seta está indicando?a) Planície Abissal. d) Delta-Estuário.b) Talude Continental. e) Dorsal Oceânica.c) Plataforma Continental.

06. (FUVEST) Em relação as formas de relevo denominadas chapadas, é correto afirmar:a) distribuída pelas regiões Norte e Centro-Oeste, em terrenos cristalinos, geralmente moldados pela ação do vento.b) localizada no litoral da região Sul e decorre, em geral, da ação destrutiva da água do mar sobre rochas sedimentares.c) concentrada no interior das regiões Sul e Sudeste e formou-se, na maior parte dos

casos, a partir do intemperismo de rochas cristalinas.d) restrita a trechos do litoral Norte-Nordeste, sendo resultante, sobretudo, da ação modeladora da chuva, em terrenos cristalinos.e) presente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, tendo sua formação associada, principalmente, a processos erosivos em planaltos sedimentares.

07. (UFJF) Leia o fragmento de texto a seguir:“Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa”. Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbé J. L. Giraud-Soulavie in PRESS. Para entender a Terra. 2006.

Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se AFIRMAR que:a) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica, dividida em duas seções.b) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas.c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas descontinuidade.d) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.e) o núcleo divide-se em duas partes: superior e inferior e seu material é o magma.

08. (UNIFESP) Observe o mapa. 

157

Page 3:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

O mapa destaca o Aqüífero Guarani, importante reservatório de água subterrânea, formado por rochasa) ígneas e graníticas.b) vulcânicas e ígneas.c) graníticas e arenosas.d) graníticas e vulcânicas.e) arenosas e vulcânicas.09. (UNIVALE) Observe a imagem:

A gravura mostra um tsunami. Assinale a alternativa verdadeira sobre a formação de um tsunami semelhante ao que atingiu o sudeste asiático ao final de 2004:a) A origem do fenômeno está associada a eventos de ordem tectônica.b) A formação de tufões acentuados e áreas de alta pressão atmosférica geram tal fenômeno.c) A formação de tsunamis está necessariamente associada ao fundo coralígeno do Oceano Índico.d) O efeito do aquecimento global é o responsável principal pela ocorrência acima do normal desse tipo de tsunamis nos últimos anos.

e) O derretimento de geleiras na região do Oceano Índico é a responsável pelo fenômeno indicado na gravura.

10. (UNESP) As quatro afirmações que se seguem serão correlacionadas aos seguintes termos: 1.Vulcanismo2.Terremoto3.Epicentro4.Hipocentroa. Os movimentos das placas tectônicas geram vibrações, que podem ocorrer no contato entre duas placas (caso mais frequente) ou no interior de uma delas. O ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas é chamado de foco do tremor.b. Com o lento movimento das placas litosféricas, da ordem de alguns centímetros por ano, tensões vão se acumulando em vários pontos, principalmente perto de suas bordas. As tensões, que se acumulam lentamente, deformam as rochas; quando o limite de resistência das rochas é atingido, ocorre uma ruptura, com um deslocamento abrupto, gerando vibrações que se propagam em todas as direções.c. A partir do ponto onde se inicia a ruptura, há a liberação das tensões acumuladas, que se projetam na superfície das placas tectônicas.d. É a liberação espetacular do calor interno terrestre, acumulado através dos tempos, sendo considerado fonte de observação científica das entranhas da Terra, uma vez que as lavas, os gases e as cinzas fornecem novos conhecimentos de como os minerais são formados. Esse fluxo de calor, por sua vez, é o componente essencial na dinâmica de criação e destruição da crosta, tendo papel essencial, desde os primórdios da evolução geológica. (Decifrando a Terra, 2003. Adaptado.)Os termos e as afirmações estão corretamente associados ema) 1d, 2b, 3a, 4c. d) 1a, 2c, 3d, 4b.b) 1b, 2a, 3c, 4d. e) 1d, 2b, 3c, 4a.c) 1c, 2d, 3b, 4a.

O Relevo Terrestre UFRGS

158

Page 4:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

01. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção, de grande aceitação ao longo da história das ciências da Terra, diz: “(...) considerando-se a crosta terrestre formada por blocos de mesma densidade e admitindo-se como correta a hipótese de que no manto existe uma zona de material viscoso em estado de fusão, quanto mais alto for o bloco continental, maior será sua raiz subterrânea mergulhada no manto”.

O nome atribuído ao fenômeno descrito através da explicação e da figura apresentadas acima é o equilíbrio...(A) isoclinal. (D) isomagmático.(B) isostático. (E) isoterrâneo.(C) isométrico.

02. (UFRGS) A dinâmica do relevo é resultado da combinação de processos que ocorrem no interior da Terra (endógenos), com os que ocorrem no ambiente de contato com a litosfera com a atmosfera e a hidrosfera (exógenos).Em relação a esta afirmação, assinale a alternativa correta.(A) As teorias da Deriva Continental e da Tectônica de Placas são fundamentais na explicação das avalanches e dos escorregamentos nas montanhas.(B) A orogênese explica os diversos aspectos da ação das forças externas, resultantes das intervenções ambientais realizadas pela sociedade humanas.(C) Os escudos cristalinos de origem endógena são os terrenos mais antigos da crosta terrestre, sendo que no Brasil abrangem cerca de 3,5% do território nacional.

(D) Nas áreas de relevo inclinado, o processo de erosão é acelerado pela presença de cobertura vegetal de grande porte.(E) Os processos exógenos geram, através do intemperismo das rochas, o sedimento que, quando formado junto à rocha matriz, é denominado depósito aluvial.03. (UFRGS) A estrutura do relevo brasileiro é bastante antiga. Por isso, nela predominam formas bastante desgastadas (erodidas). A ausência de dobramento modernos no país faz com que a configuração do relevo brasileiro seja basicamente de (A) montanhas, planaltos e bacias sedimentares.(B) planaltos, planícies e depressões. (C) planícies, depressões relativas e depressões absolutas.(D) montanhas, planaltos e planícies.(E) montanhas, planaltos e planícies sedimentares litorâneas.

04. (UFRGS) As florestas tropicais sofreram alterações periódicas na sua extensão e na sua distribuição geográfica durante os períodos glaciais do Quartenário. As flutuações climáticas provocadas pelas glaciações resultaram em ciclos alternados de expansão e retração das florestas, dos cerrados, das caatingas e de outros conjuntos vegetais no Brasil. Nos períodos mais secos, as florestas ficaram reduzidas a pequenos núcleos relativamente isolados, permitindo a sobrevivência da sua vegetação.

A teoria utilizada para entender o comportamento das florestas tropicais durante o Quartenário e a formação atual dos domínios vegetais brasileiros e para explicar o processo apresentado acima é denominada

(A) Teoria da Deriva dos Continentes.(B) Teoria dos Refúgios.(C) Teoria da Tectônica de Placas.(D) Teoria da Biodiversidade.(E) Teoria do Ciclo Geográfico.

05. (UFRGS) O perfil esquemático a seguir representa os dois tipos de rochas predominantes e as formas de relevo num trajeto, em linha reta, entre as cidades gaúchas A e B.

159

Page 5:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

As cidades indicadas pelas letras A e B são respectivamente,

(A) Passo Fundo e Caçapava do Sul.(B) Alegrete e Santo Ângelo.(C) Porto Alegre e Lavras do Sul.(D) Cruz Alta e Santa Maria.(E) Caxias do Sul e Ijuí.

06. (UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à classificação genética das rochas.( ) A rocha ígnea intrusiva mais abundante na crosta terrestre é o granito.( ) As rochas sedimentares são formadas a partir da compactação de fragmentos provenientes somente das rochas ígneas e metamórficas.( ) Quando ocorrer a litificação do material magmático em áreas profundas da crosta terrestre, a rocha resultante será do tipo ígnea vulcânica.( ) O gnaisse e o mármore são rochas metamórficas resultantes da transformação de outras rochas devido ao aumento da pressão e temperatura sobre a rocha preexistente.A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para abaixo, é(A)V – F – F – V. (D)V – F – V – V.(B)F – F – V – V. (E)F – V – F – F.(C)V – V – F – F.

07. (UFRGS) Assinale a afirmação correta em relação aos movimentos tectônicos e ao vulcanismo.(A) Os movimentos tectônicos são provocados por forças basicamente exógenas, atuando de forma lenta e prolongada na estrutura e no modelado da crosta terrestre.

(B) As forças tectônicas, que atuam predominantemente no sentido vertical sobre as camadas de rochas existentes, originam as grandes cadeias montanhosas.(C) O material vulcânico que se acumula na superfície produz o chamado o relevo cárstico, caracterizado pelas formas dômicas derivadas da sobreposição continua do material piroclástico.(D) A diferença, em energia liberada, de um terremoto de nível 5 para outro de nível 6 na Escala Richter é equivalente a diferença, em energia, de um terremoto de nível 6 para outro de nível 7.(E) O surgimento da Dorsal Meso-Atlântica corresponde a áreas de divergência de placas litosféricas, onde ocorrem fenômenos vulcânicos e tectônicos.

08. (UFRGS) A classificação do relevo brasileiro feita por Jurandyr L. S. Ross (1995) constitui um grande avanço no estudo geomorfológico do Brasil, por contribuir para o planejamento territorial.Com base nessa classificação, associe adequadamente as características apresentadas às respectivas unidades do relevo brasileiro.1 – Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná.2 – Planaltos e Serras do Atlântico Leste e Sudeste.3 – Planalto da Borborema.( ) Esta unidade, drenada pelo rio Jacuí, para leste, e pelo Ibicuí, para oeste, apresenta altitude média em torno de 200 m.( ) O contato desta unidade com as depressões circundantes é feito através de escarpas que, do Rio Grande do Sul a São Paulo, são sustentadas predominantemente por rochas vulcânicas.( ) Esta unidade é constituída por morros com formas de topos convexos, tem elevada densidade de drenagem e vales profundos – área definida por Aziz Ab’Saber como “domínio de mares de morros”.A sequência correta de preenchimentos dos parênteses, de cima para baixo, é(A)3 – 5 – 2. (D)5 – 1 – 3.(B)4 – 1 – 2. (E)5 – 1 – 4.(C)4 – 2 – 1.

160

Page 6:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

09. (UFRGS) Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem.

Nas áreas de declividade acentuada, os solos são mais ....... porque a ....... velocidade de escoamento das águas ....... a infiltração; assim, água fica pouco tempo em contato com as rochas, ....... a intensidade do intemperismo.

(A) profundos – alta – aumenta – diminuindo.(B) rasos – alta – aumenta – aumentando.(C) profundos – baixa – diminui – diminuindo.(D) rasos – alta – diminui – diminuindo.(E) profundos – baixa – aumenta – aumentando.

10. (UFRGS) A combinação de chuvas fortes com moradias inseguras já tornou rotineiras as tragédias nas grandes cidades brasileiras. Os deslizamentos nas encostas, muitas vezes responsáveis por tais tragédias, são condicionados por fatores geomorfológicos, entre outros.

Considere os seguintes fatores geomorfológicos.1 – declividade e forma da encosta.2 – relevo com porções côncavas na convergência dos fluxos de água.3 – relevo com porções convexas na divergência dos fluxos de água.Quais estão relacionados aos deslizamentos das encostas?(A) Apenas 1. (D) Apenas 1 e 2.(B) Apenas 2. (E) Apenas 1 e 3.(C) Apenas 3.

GABARITORelevo Terrestre UFRGS 1.B 2.E 3.E 4.B

5.A 6.A 7.E 8.B 9.D 10.DO Relevo Terrestre 1.A 2.E 3.D 4.D 5.B

6.E 7.C 8.E 9.A 10.E

EXERCÍCIOS - HIDROGRAFIA 01.(UFRGS-2002) A figura abaixo representa uma bacia hidrográfica qualquer. Considere que a nascente do rio principal se localiza ao norte.

Com base na figura, são feitas as afirmações que seguem.

I – No ponto A, situa-se uma indústria que despeja diretamente seus afluentes no curso d’agua, sendo que esta poluição afeta diretamente a propriedade rural situada no ponto C.II – Para se verificar a poluição hídrica originada nos pontos B e C, pode-se instalar uma estação de controle de qualidade d’agua em E.III – Os cursos fluviais onde se localizam os pontos A e D estão situados a montante do ponto B.

Quais estão corretas?(A) Apenas I. (D) Apenas II e III.(B) Apenas II. (E) I, II e III.(C) Apenas I e II.

02. (UFRGS-2004) Observe o bloco-diagrama abaixo.

Assinale a afirmação incorreta com relação aos pontos numerados de 1 a 5.(A)O ponto 1 localiza-se no interflúvio, que constitui uma faixa de relevo que separa duas vertentes, as quais drenam as águas para bacias hidrográficas diferentes.(B) O ponto 2 localiza-se no talvegue, que constitui uma linha que une os pontos de maior profundidade do fundo do vale.

161

Page 7:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

(C) O ponto 3 localiza-se no meandro de um canal fluvial que exibe, ao longo de seu percurso, curvas sinuosas.(D) O ponto 4 localiza-se na planície aluvial, que constitui uma forma plana limitada, a montante, pelo interflúvio e , a jusante, pelo talvegue.(E) O ponto 5 localiza-se na ravina, que corresponde a uma feição de relevo que ocorre nas vertentes devido ao trabalho erosivo das águas de escoamento superficial concentrado.

03. (UFRGS-2006) o mapa abaixo apresenta algumas das bacias hidrográficas brasileiras.

Em relação a essas bacias hidrográficas são feitas as seguintes afirmaçõesI – A bacia identificada pelo número 1 é drenada pelos rios Tocantins e Araguaia. No baixo curso do Tocantins, está localizada a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, que fornece energia elétrica para o complexo mineral de Carajás e para importante indústria de alumínio da região.II – A bacia identificada pelo número 2 corresponde à do rio São Francisco. O polemico projeto de transposição de suas águas pretende ampliar as áreas de irrigação nos estados do Maranhão e do Piauí e, assim, evitar o êxodo rural e melhorar os índices socioeconômicos desses estados.III – Um dos principais problemas ambientais da bacia identificada pelo número 3 foi ocasionado pela expansão das áreas de criação de gado e das lavouras de soja. A partir da década de 1970, houve aumento do desmatamento e da erosão, provocando o

assoreamento de vários rios da região, dificultando a agricultura e o transporte fluvial.IV – A bacia identificada pelo número 4 corresponde a do Paraíba do Sul, onde a irrigação é responsável por grande parte da demanda de água, sobretudo nos arrozais e canaviais dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I e II. (D) Apenas II e IV.(B) Apenas I e III. (E) Apenas III e IV.(C) Apenas II e III.

04. (UFRGS-2007) Associe adequadamente cada uma das afirmações apresentadas abaixo, no bloco inferior, à respectiva bacia hidrográfica citada no bloco superior.

1 – Bacia Amazônica.2 – Bacia do Tocantins.3 – Bacia do São Francisco.4 – Bacia do Paraná.5 – Bacia do Uruguai.

( ) É a segunda maior bacia hidrográfica situada inteiramente em território brasileiro.( ) Parte do regime de alimentação do rio principal dessa bacia hidrográfica é do tipo nival.( ) É a bacia hidrográfica que sofreu o maior número de represamentos para geração de energia.( ) Nessa bacia hidrográfica, destaca-se a atuação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que luta pelos direitos das famílias desalojadas pelas usinas hidrelétricas.A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A)3 – 1 – 4 – 5. (D)2 – 3 – 4 – 5.(B)3 – 1 – 2 – 4. (E)2 – 4 – 5 – 3. (C)2 – 1 – 5 – 4.

05. (Ufg) Cerca de 97,5% de toda a água na Terra são salgadas. Menos de 2,5% são doces e estão distribuídas entre as calotas polares (68,9%), os aqüíferos (29,9%), rios e lagos (0,3%) e outros reservatórios (0,9%) (HIRATA, Ricardo. Recursos hídricos. Decifrando a Terra. São Paulo)Embora a água esteja presente em toda parte, como substância em diversos estados,

162

Page 8:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

há problemas relativos à escassez de água potável. Este fato deve-se à (A) desigualdade entre a disponibilidade de água doce e o contingente populacional.(B) grande quantidade de água doce nas calotas polares e à sua indisponibilidade ao consumo humano.(C) contaminação dos mananciais e ao mau uso dos recursos hídricos.(D) desigual distribuição dos aqüíferos no subsolo e às formas de captação.(E) utilização dos rios de água doce para geração de energia elétrica e para a irrigação.

06. (Unifei) O projeto de transposição das águas do rio São Francisco ainda é um assunto polêmico que divide opiniões entre políticos e também entre pesquisadores de diversas áreas de conhecimento. Dentre os seus efeitos, estão considerados:

I. O abastecimento de água para todos os estados que compreendem o Polígono das Secas no Brasil.II. A transformação de rios temporários em rios perenes no nordeste brasileiro.III. A irrigação de extensas áreas agriculturáveis na zona da mata nordestina.IV. O aumento de vazão do rio São Francisco e o concomitante aumento na sua capacidade de geração de energia elétrica.

Estão corretas:(A) I e II apenas. (D) I, II e IV.(B) I e IV apenas. (E) N.D.A.(C) II e III apenas.

GABARITOHIDROGRAFIA: 01-B 02-D 03-B 04-A 05-C 06-A

Exercícios Recursos Energéticos

01. (UEPB) A área hachurada no mapa representa uma região de grande importância geopolítica pela sua localização na confluência entre Europa, Ásia e África; por ser o berço do judaísmo, do cristianismo e do islamismo e por ser detentora das maiores reservas de petróleo do mundo. 

 Esta conflituosa região é denominada dea) Extremo Oriente. d) Bálcãs.b) Leste Europeu. e) Cáucaso.c) Oriente Médio.

02. (UNIMONTES) O acidente em Fukushima reaviva o trauma nuclear no Japão e leva o mundo a debater se essa fonte de energia é realmente segura e imprescindível. Países cancelam ou reavaliam seus planos atômicos. Em relação a isso, é incorreto afirmar:a) A alta do petróleo é um fator favorável para que haja investimentos em energia nuclear, considerando o custo benefício.  b) O acidente de Chernobyl assim como o de Fukushima desencadeiam movimentos sociais antienergia nuclear.c) A energia nuclear torna-se uma medida viável para países com limitação de potencial hidrelétrico.d) A produção de energia nuclear brasileira é sabidamente eficiente por sua origem em tecnologia alemã, com altos padrões de exigência para o funcionamento.

Recursos Energéticos UFRGS

01. (UFRGS-2000) Assinale a alternativa correta em relação aos recursos energéticos.

(A) Os combustíveis fósseis, recursos finitos e não renováveis, têm os custos econômicos de sua exploração encarecidos, quando a sua

163

Page 9:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

localização ocorre em consideráveis profundidades.(B) São chamadas de combustíveis fósseis as fontes energéticas geradas pela fossilização de material orgânico. Os mais importantes combustíveis fósseis são o carvão, o petróleo e as derivas do álcool.(C) A queima de combustíveis fósseis provoca a liberação de gás carbônico na atmosfera, o que ocasiona o resfriamento das temperaturas globais.(D) Os maiores responsáveis pela poluição atmosférica causada pela queima dos combustíveis fósseis são os países periféricos, uma vez que as indústrias dos países tecnologicamente mais avançados já operam, em sua maioria, com a chamada “tecnologia limpa.”(E) A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) congrega exclusivamente países árabes, constituindo-se numa organização essencialmente política, baseada no poder econômico possibilitado pelo domínio da exploração do mais importante dos combustíveis fósseis.

02. (UFRGS-2002) Entende-se por “matriz energética” de um país(A) o total de estações geradoras de energia.(B) o potencial energético produzido pelo seu sistema elétrico.(C) a rede de linhas e equipamentos de transmissão de energia.(D) a quantidade, medida em megawatts (MW), de energia consumida.(E) o conjunto de fontes geradoras de energia.

03. (UFRGS-2003) O processo de formação do carvão mineral é semelhante ao do petróleo. No Brasil, esse carvão de formou em áreas sedimentares no sul do país e apresenta as seguintes características:(A) Alto teor calorífero e pouca produção de cinzas na sua queima, sendo indicado para a siderurgia.(B) Baixo teor calorífero e pouca produção de cinzas na sua queima, sendo indicado para a siderurgia.

(C) Baixo teor calorífero e muita produção de cinzas na sua queima, sendo indicado para a siderurgia.(D) Alto teor calorífero e pouca produção de cinzas na sua queima, sendo indicado para utilização como carvão vapor, na geração de calor nas caldeiras industriais.(E) Baixo teor calorífero e muita produção de cinzas na sua queima, sendo indicado para utilização como carvão vapor, na geração de calor em caldeiras industriais.04. (UFRGS-2004) Assinale a alternativa incorreta a respeito dos recursos energéticos no Brasil.(A) O carvão mineral é produzido no Brasil a partir de depósitos na Bacia Sedimentar do Paraná, principalmente nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e sua produção é praticamente toda consumida em termoelétricas brasileiras.(B) Embora a geração de energia nuclear no Brasil tenha pouca participação entre as fontes geradoras de energia no país, são graves os problemas ambientais decorrentes da sua utilização, principalmente os relacionados à acidificação dos rios e à geração de chuva ácida.(C) Atualmente, a produção de petróleo no Brasil supre 90% do consumo nacional. A maior parte do petróleo é retirada de bacias petrolíferas da plataforma continental, sendo a Bacia de Campos (RJ) responsável por cerca de 85% da produção brasileira.(D) A maior parte da energia elétrica produzida no Brasil, provém de usinas hidrelétricas. Os investimentos no setor foram significativos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, sendo o complexo binacional Itaipu o grande responsável pela geração de energia nessas regiões.(E) A implantação de mais usinas hidrelétricas na região Norte do Brasil sofre diversas restrições, apesar da enorme malha hidrográfica da região. Entre elas, pode-se destacar a topografia plana, que exige um alagamento de áreas muito maior do que o considerado ideal para a produção energética.

05. (UFRGS-2006) O uso de energia oriunda dos ventos para produzir energia elétrica é recente no Brasil. Em relação a essa temática, são feitas as seguintes afirmações.

164

Page 10:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

I – A energia eólica, por ser uma fonte limpa de energia, não gera nenhum tipo de impacto ambiental.II – No Rio Grande do Sul, desde 2004, há pelo menos cinco grandes parques eólicos em funcionamento, com destaque para o de Osório, que proporciona metade de toda a energia consumida no litoral norte do estado.III – O litoral dos estados do Ceará e do rio Grande do Norte está às áreas brasileiras com maior potencial de instalação de aerogeradores para produzir eletricidade, graças aos ventos que sopram nesse litoral.Quais estão corretas?(A) Apenas I. (D) Apenas I e II.(B) Apenas II. (E) Apenas I e III.(C) Apenas III.

06. (UFRGS-2007) As fontes de energia podem ser classificadas como modernas (carvão, petróleo, água e átomo) e alternativas (biomassa, sol, hidrogênio, mares e ventos).

Associe adequadamente as afirmações apresentadas abaixo, no bloco inferior, às respectivas fontes de energia, listadas no bloco superior.

1 – carvão2 – petróleo3 – água4 – calor da terra5 – biomassa

( ) No Brasil, essa fonte de energia gera cerca de 36% da energia total e cerca de 90% da energia elétrica consumida no país.( ) Juntamente com o gás natural, essa fonte de energia gera cerca de 55% da energia consumida mundialmente.( ) É uma fonte de energia produzida a partir de plantas das quais se extrai o álcool.( ) De acordo com a porcentagem de carbono, essa fonte de energia pode ser chamada de linhito, hulha e antracito.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A)2 – 1 – 3 – 4. (D)4 – 5 – 2 – 3.(B)5 – 3 – 1 – 2. (E)3 – 2 – 5 – 1.(C)3 – 2 – 4 – 1.

07. (UFRGS-2008) Assinale a alternativa correta, quanto à matriz energética brasileira.

(A) O sistema elétrico brasileiro apresenta como particularidade linhas de transmissão de pequenas extensões e um parque produtor de geração predominantemente termelétrica.(B) O mercado consumidor de eletricidade concentra-se nas regiões Nordeste e Sudeste, mais industrializadas e com índices de expansão bem superiores ao PIB.(C) A região Norte é atendida de forma intensiva por pequenas centrais geradoras, a maioria usinas termelétrica.(D) O consumo de energia elétrica apresenta índices de expansão superiores ao PIB, fruto do crescimento populacional, do aumento da oferta de energia e da modernização da economia.(E) As fontes renováveis de energia são responsáveis por 80% da energia consumida no Brasil.

08. (UFRGS-2008 adaptada) Considere as seguintes afirmações, a respeito da descoberta de uma nova reserva de petróleo em território brasileiro ocorrida no segundo semestre de 2007.

I – Essa descoberta fez com o Brasil alcançasse a auto-suficiência em petróleo em 2008.II – Essa reserva se localiza na área de Tupi, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro.III – Essa reserva fará do Brasil um integrante do seleto grupo detentor das dez maiores reservas de petróleo do planeta.

Quais estão corretas?(A) Apenas I. (D) Apenas I e II.(B) Apenas II. (E) Apenas II e III.(C) Apenas III.

09. (UFRGS-2009) Considere as seguintes afirmações sobre a energia produzida em Itaipu, cuja distribuição é regulada pelo Tratado de Itaipu.I – Brasil e Paraguai têm cada um, direito a 50% da energia produzida pela usina.II – Atualmente, o Paraguai satisfaz 90% de sua demanda com aproximadamente 5% da parcela de energia a que tem direito.III – O Paraguai vende a energia não consumida, da parcela a que tem direito, obrigatoriamente ao Brasil, ao preço de custo.

Quais estão corretas?(A) Apenas I. (D) Apenas I e II.(B) Apenas II. (E) I, II e III.(C) Apenas III.

165

Page 11:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

10. (UFRGS-2009) Considere as afirmações abaixo, relacionadas às demandas energéticas, atuais e futuras, de países da Ásia e dos Estados Unidos.I – A China e a Índia disputam com os Estados Unidos e a Rússia o petróleo do Mar Cáspio e as alternativas de escoamento desse produto.II – Mantidas as atuais taxas de crescimento de suas economias, até 2020 a China deverá aumentar em 150% o seu consumo energético, e a Índia, em 100%.III – Sob forte estimulo dos Estados Unidos, países asiáticos têm se aproximado do Irã para garantir seu abastecimento energético.

Quais estão corretas?(A) Apenas I. (D) Apenas II e III.(B) Apenas III. (E) I, II e III.(C) Apenas I e II.

11. (UFRGS-2010) A camada submarina do pré-sal, onde foram descobertas reservas de petróleo e gás, estende-se entre os estados do Espírito Santo e Santa Catarina, podendo estar localizada a mais de 7.000 metros abaixo do nível do mar.Considere as seguintes questões relacionadas à exploração dessas reservas.1 – distribuição dos royalties entre a União e os estados.2 – definição do marco regulatório para a exploração.3 – redução dos limites territoriais marítimos do país, para menos que as 200 milhas atuais.

Quais tem sido objeto de debate no país?(A) Apenas 1. (D) Apenas 1 e 2.(B) Apenas 2. (E) 1, 2 e 3.(C) Apenas 3.

12. (UFRGS-2010) Assinale a alternativa que cita três países com grandes reservas de carvão mineral.

(A) Brasil – Venezuela – Estado Unidos.(B) Brasil – Venezuela – China.(C) China – Estados Unidos – Rússia.(D) China – Japão – Rússia.(E) Venezuela – Japão – Rússia.

GABARITORECURSOS ENERGÉTICOS 01.C 02.D

RECURSOS ENERGÉTICOS UFRGS: 01-A 02-E 03-E 04-B 05-C 06-E 07-D 08-D 09-E 10-C 11-D 12-

C

ExercíciosGeografia do Brasil

01. (FUVEST)

 

Os investimentos diretos da China no Brasil aumentaram vertiginosamente nos últimos anos, conforme pode ser observado no gráfico acima.Sobre esses investimentos, é correto afirmar:a) Destinam-se, principalmente, à produção de matéria-prima no Brasil, destacando-se minério de ferro e soja.b) Originam-se, principalmente, da falta de qualificação da mão de obra no setor agrícola, na China, nos últimos anos.c) Devem-se à necessidade de a China diversificar e expandir sua indústria pesqueira para além do Sudeste asiático.d) Concentram-se na produção pecuária, visando atender à crescente demanda de sua carteira de negócios no mercado norte-americano.e) Relacionam-se à flexibilização da legislação trabalhista brasileira, que tem atraído investimentos chineses, sobretudo para o setor de biotecnologia.

02. (UFPE) As exportações do Brasil para a China bateram um recorde histórico em julho de 2006. A balança bilateral reverteu os saldos negativos ou de baixo valor registrados até maio desse ano e atingiu o superávit de US$ 413 milhões de julho, com exportações de US$ 1,7 bilhão e importações de US$ 653 milhões. A maior pauta de exportações, feitas pelo Brasil, para aquele país asiático, refere-se aos seguintes produtos: a) petróleo, computadores e medicamentos genéricos.b) soja, minério de ferro e petróleo.c) soja, carvão mineral e açúcar.d) açúcar, álcool e cacau.e) minério de ferro, álcool e açúcar.

166

Page 12:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

03. (UNIOESTE) “Se vamos a essência da nossa formação veremos que na realidade nos constituímos para fornecer açúcar, tabaco, alguns outros gêneros; mais tarde ouro e diamantes; depois algodão, e em seguida café, para o comercio europeu.” (Formação do Brasil Contemporâneo. Publifolha, 2000).

O texto acima sintetiza a analise feita por Caio Prado Junior sobre o sentido da colonizacao do Brasil iniciada pelos portugueses a partir do seculo XVI. Sobre este periodo e correto afirmar que

I. Formou-se, no Brasil, uma economia de carater dependente do mercado externo.II. O Brasil foi caracterizado por pequenas unidades de producao diversificadas.III. A economia brasileira era dominada por pequenas manufaturas exportadoras.IV. Prevaleceu, no Brasil, uma producao baseada no latifundio monocultor.

Quais estão corretas?a) I e II d) II e IIIb) I e III e) II e IVc) I e IV

04. (UEPB) Relacione as colunas.

Coluna 1(1) Região Norte(2) Região Nordeste(3) Região Centro-Oeste(4) Região Sudeste(5) Região Sul Coluna 2( ) Reúne um dos mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano - IDH - do país, com problemas graves como altas taxas de mortalidade infantil, desnutrição e analfabetismo.( ) É responsável por mais da metade do Produto Interno Bruto - PIB - do país. A descoberta de uma grande reserva petrolífera no campo de Tupi, na Bacia de Santos, abre uma importante fronteira para exploração de petróleo e gás natural no país.( ) Enfrenta o desafio de aliar o crescimento econômico com a preservação ambiental. Seu setor agropecuário tem destaque no cenário brasileiro e possui grande parte do rebanho bovino no país.( ) Nos últimos anos, seu crescimento tem ocorrido à custa de atividades responsáveis

por grandes impactos ambientais como pecuária extensiva, avanço da agricultura com destaque para a lavoura de soja, e da extração de madeira.( ) Apresenta os melhores indicadores de mortalidade infantil, educação e saúde. Sua industrialização tem destaque nos setores automobilístico, metalúrgico e têxtil. O setor de serviços também é bem desenvolvido. A alternativa que apresenta a sequência correta é:a) 3 2 1 4 5 e) 2 4 3 1 5b) 3 1 5 4 2 d) 5 4 3 2 1c) 2 1 3 4 5

05. (ENEM 2008)

Analisando-se os dados do gráfico acima, que remetem a critérios e objetivos no estabelecimento de unidades de conservação no Brasil, constata-se quea) o equilíbrio entre unidades de conservação de proteção integral e de uso sustentável já atingido garante a preservação presente e futura da Amazônia.b) as condições de aridez e a pequena diversidade biológica observadas na Caatinga explicam por que a área destinada à proteção integral desse bioma é menor que a dos demais biomas brasileiros.c) o Cerrado, a Mata Atlântica e o Pampa, biomas mais intensamente modificados pela ação humana, apresentam proporção maior de unidades de proteção integral que de unidades de uso sustentável.d) o estabelecimento de unidades de conservação deve ser incentivado para a preservação dos recursos hídricos e a manutenção da biodiversidade.

167

Page 13:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

e) a sustentabilidade do Pantanal é inatingível, razão pela qual não foram criadas unidades de uso sustentável nesse bioma.

06. (ENEM) A luta pela terra no Brasil é marcada por diversos aspectos que chamam a atenção. Entre os aspectos positivos, destaca-se a perseverança dos movimentos do campesinato e, entre os aspectos negativos, a violência que manchou de sangue essa história. Os movimentos pela reforma agrária articularam-se por todo o território nacional, principalmente entre 1985 e 1996, e conseguiram de maneira expressiva a inserção desse tema nas discussões pelo acesso à terra. O mapa seguinte apresenta a distribuição dos conflitos agrários em todas as regiões do Brasil nesse período, e o número de mortes ocorridas nessas lutas.

OLIVEIRA, A. U. A longa marcha do campesinato brasileiro. Revista Estudos Avançados. dez. 2001.Com base nas informações do mapa acerca dos conflitos pela posse de terra no Brasil, a regiãoa) conhecida historicamente como das Missões Jesuíticas é a de maior violência.b) do Bico do Papagaio apresenta os números mais expressivos.c) conhecida como oeste baiano tem o maior número de mortes.d) do norte do Mato Grosso, área de expansão da agricultura mecanizada, é a mais violenta do país.e) da Zona da Mata mineira teve o maior registro de mortes.

07. (ENEM 2009) O movimento migratório no Brasil é significativo, principalmente em função do volume de pessoas que saem de uma região com destino a outras regiões. Um desses movimentos ficou famoso nos anos 80, quando muitos nordestinos deixaram a região Nordeste em direção ao Sudeste do Brasil. Segundo os dados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no período seguinte, os anos 90, com um acréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmo fluxo.A Pesquisa de Padrão de Vida, feita pelo IBGE, em 1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem trabalhos manuais não qualificados, 18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%, embora não sejam trabalhadores manuais, se encontram em áreas que não exigem formação profissional. O mesmo estudo indica também que esses migrantes possuem, em média, condição de vida e nível educacional acima dos de seus conterrâneos e abaixo dos de cidadãos estáveis do Sudeste.Com base nas informações contidas no texto, depreende-se quea) o processo migratório foi desencadeado por ações de governo para viabilizar a produção industrial no Sudeste.b) os governos estaduais do Sudeste priorizaram a qualificação da mão-de-obra migrante.c) o processo de migração para o Sudeste contribui para o fenômeno conhecido como inchaço urbano.d) as migrações para o sudeste desencadearam a valorização do trabalho manual, sobretudo na década de 80.e) a falta de especialização dos migrantes é positiva para os empregadores, pois significa maior versatilidade profissional.

08. (ENEM) Em 2003, deu-se início às discussões do Plano Amazônia Sustentável, que rebatiza o Arco do Desmatamento, uma extensa faixa que vai de Rondônia ao Maranhão, como Arco do Povoamento Adensado, a fim de reconhecer as demandas da população que vive na região. A Amazônia Ocidental, em contraste, é considerada nesse plano como uma área ainda amplamente preservada, na qual se pretende encontrar alternativas para tirar mais renda da floresta

168

Page 14:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

em pé do que por meio do desmatamento. O quadro apresenta as 3 macrorregiões e 3 estratégias do Plano.

I. Pavimentação de rodovias para levar a soja até o rio Amazonas, por onde será escoada.II. Apoio à produção de fármacos, extratos e couros vegetais.III. Orientação para a expansão do plantio de soja, atraindo os produtores para áreas já desmatadas e atualmente abandonadas.Considerando as características geográficas da Amazônia, aplicam-se às macrorregiões Amazônia Ocidental, Amazônia Central e Arco do Povoamento Adensado, respectivamente, as estratégiasa) I, II e III. d) II, I e III.b) I, III e II. e) III, II e I.c) III, I e II.

09. (ENEM 2003) O mapa abaixo apresenta parte do contorno da América do Sul destacando a bacia amazônica. Os pontos assinalados representam fortificações militares instaladas no século XVIII pelos portugueses. A linha indica o Tratado de Tordesilhas revogado pelo Tratado de Madri, apenas em 1750.

Pode-se afirmar que a construção dos fortes pelos portugueses visava, principalmente, dominara) militarmente a bacia hidrográfica do Amazonas.b) economicamente as grandes rotas comerciais.c) as fronteiras entre nações indígenas.d) o escoamento da produção agrícola.e) o potencial de pesca da região.

10. (UFPEL) O sistema de organização político-administrativa do Brasil, desde o descobrimento até a atualidade, apresentou variações, evidenciadas, por exemplo, nas capitanias hereditárias, no governo geral, na monarquia, no império e na república. Um dos problemas verificados na divisão do território tem sido a multiplicação de estados, motivada pela necessidade de acomodar interesses políticos das oligarquias que continuam desequilibrando o sistema representativo, favorecendo os estados do Norte e do Nordeste, tradicionais redutos políticos de elites agrárias.Com base nas informações anteriores e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar quea) os limites da região geoeconômica Amazônia praticamente coincidem com os da Região Norte do IBGE. Trata-se de uma região de grande população absoluta - apesar da baixa densidade demográfica – que apresenta um crescimento na Industrialização, sobretudo no setor de mineração.b) a região geoeconômica Nordeste é caracterizada por uma homogeneidade natural marcada pela seca. É uma região que concentra um grande contingente populacional e que se constitui em uma “região-problema”, em face das graves dificuldades sociais e econômicas que apresenta.c) a região geoeconômica Centro-Sul abrange as duas porções mais industrializadas do país (Sudeste e Sul) e as áreas de economia mais dinâmica da região Centro-Oeste (de acordo com o IBGE): sul de Tocantins, norte de Goiás e parte de Minas Gerais.d) parte do norte do estado de Minas Gerais – porção semi-árida, de economia pouco dinâmica – integra o complexo regional do

169

Page 15:  · Web view1. (UFRGS) Na figura abaixo, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção,

Nordeste. O restante desse estado integra o complexo regional Centro-Sul, que também é composto por parte de Tocantins (Região Norte) e parte de Mato Grosso, (Região Centro-Oeste).e) a área afetada por secas periódicas, no Meio Norte da região geoeconômica Nordeste, constitui o “Polígono das Secas”. Nessa área, funciona a chamada indústria da seca, como ficou conhecida a prática de políticos e fazendeiros para obter lucros e vantagens pessoais com esse flagelo.

GEOGRAFIA DO BRASIL: 1.A 2.B 3.C 4.E 5.D 6.B 7.C 8.D 9..A 10.D

170