vida abundante fevereiro 2014

107
IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO vida abundante 02/2014

Upload: igreja-yonhap

Post on 27-Mar-2016

233 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Devocional Vida Abundante para o mês de Fevereiro de 2014. Proibida a comercialização do livro. Todos os direitos reservados a Igreja Unida Presbiteriana de São Paulo.

TRANSCRIPT

Page 1: Vida Abundante Fevereiro 2014

1

IGREJA PRESBITERIANA UNIDA COREANA DE SÃO PAULO

vida abundante

02/2014

Page 2: Vida Abundante Fevereiro 2014

2

Page 3: Vida Abundante Fevereiro 2014

3

Este material foi selecionado do devocional "SEM-MUL"

do ano 2013.

Page 4: Vida Abundante Fevereiro 2014

4

Ante a ira de Deus

Amós, Naum

O devocional „Vida Abundante‟ escolheu os livros Amós e Naum, a fim de estar ante a ira de Deus. Se não quisermos conhecer o Deus da ira, de fato será difícil saber quem Deus realmente é. Sem entender a ira de Deus, não será possível compreender a grandeza e a profundeza do Seu amor e bondade.

Os livros Amós e Naum são adequados para refletir sobre a ira de Deus, todavia a ira de Deus proclamada por esses dois profetas mostram um claro contraste no que tange ao seu alvo e significado. Amós proclama Deus que se ira com o pecado do Seu povo Israel; registra a providência de Deus, que repreende o Seu povo para que este siga o caminho correto. Em vez disso, Naum mostra a ira de Deus com a Assíria, a qual persegue o Seu povo Judá. Naum proclama que todo o poder maligno que persegue o povo de Deus em quaisquer lugares será destruído e assim consola o povo que está em sofrimento.

Em que somos melhores que os outros? (Amós 1-4)

Amós começa a sua profecia mencionando algumas cidades inimigas de Israel e declara o julgamento de Deus a esses locais. Áven (Damasco), Filístia (Gaza, Asdode, Ascalom, Ecrom) e Fenícia (Tiro) serão julgados por três a quatro transgressões. A seguir Amós menciona as nações Edom, Amom e Moabe e declara o seu julgamento. Ademais Judá também seria julgado por não ter obedecido aos decretos de Deus (1:3-2:5).

Ao rever a história, notamos que Áven, Filístia e Fenícia são nações fora da genealogia de Israel. Edom, Amom e Moabe são nações consanguíneas de Israel, assim Judá seria um irmão. Contudo Israel estava em conflito com todas essas nações, por isso a mensagem de Amós proclamando o julgamento era muito bem-vinda.

No entanto a declaração de julgamento dessas sete nações não passava de um prelúdio. Logo a seguir, Amós proclamou o julgamento de Deus para Israel e esta repreensão não dava sinais de fim (2:6-4:13).

Ao ver que a ira de Deus era muito maior para com ele mesmo do que para com as nações vizinhas, os líderes de Israel não devem ter conseguido conter o seu espanto.

As sete nações vizinhas de Israel também pecaram ante Deus, mas Israel não estava em condições de observar o pecado alheio e condená-lo. Deus não vê o mundo e o Seu povo com um critério relativo. Afirmar que “somos melhores que o resto do mundo” e negligenciar o pecado e as falhas que há em nós não é uma atitude condizente a um filho de Deus. Como enviados ao mundo, devemos ter uma pureza totalmente diferente à do mundo.

Abandone o desespero! (Amós 5-6)

Após declarar o julgamento de Israel, Amós recita um lamento (5:1-17). Isso mostra que o destino de Israel era desesperador. No entanto ele enfatiza esse desespero para exortar, e assim fazer com que Israel “busque o caminho da vida” (5:4, 6, 14).

Após o lamento, Amós recita dois anúncios de julgamento que se iniciam com “ai de vocês”.

O primeiro anúncio (5:18-27) é uma maldição acera da religião. Naquela época, Israel apresentava regularmente sacrifícios, celebrava as festas e nem se esquecia das reuniões. Contudo a idolatria estava presente, não se via justiça nem retidão, assim sendo, Deus declara que não aceitaria mais tais ofertas.

O Segundo anúncio (6:1-14) é uma maldição acerca do orgulho e extravagância dos líderes de Israel. Israel reinado por Jeroboão desfrutava de grande riqueza, mas esta estava concentrada na classe dominante e os pobres estavam ficando cada vez mais pobres. Amós sabia muito bem que, mesmo não sendo nem maior ou mais poderoso que as nações vizinhas, as autoridades de Israel deitavam-se em mesas de marfim e faziam banquetes requintados, contudo nem pensavam na situação e no futuro da nação.

Por meio de Amós, Deus mostra que se Israel tentar manter aquela situação, não haveria nenhuma esperança. Devemos abandonar de vez a ideia de que podemos ter a vida que tínhamos até agora e ao mesmo tempo servir a Deus. Se não mudarmos o nosso rumo e vivermos apenas mantendo uma fé superficial, não poderemos nos livrar do desespero.

Deus da ira versus Deus da misericórdia (Amós 7-9)

Por fim Amós declarou como Deus iria destruir Israel, contudo é interessante ver que uma desgraça já anunciada pode ser cancelada pela intercessão de um profeta.

Deus já havia anunciado a praga de gafanhotos e do fogo (7:1-5), porém isso foi cessado pela intercessão “Como Jacó poderá sobreviver? Ele é tão pequeno!” (7:2, 5).

Page 5: Vida Abundante Fevereiro 2014

5

Essas duas desgraças eram suficientes para acabar com todo o povo de Israel, mas Amós impediu a desgraça de Deus e Ele ouviu a sua oração. Este episódio mostra também quão intensa era a ira de Deus ante ao pecado de Israel.

No entanto a segunda desgraça anunciada não foi cancelada. O julgamento de Deus para os reis, nobres e líderes religiosos não podia ser anulado. Deus mostrou um prumo e anunciou que os altares idólatras e santuários de Israel seriam destruídos, e que a dinastia de Jeroboão seria arruinada (7:7-9).

A seguir Deus deu a visão de um cesto de frutas maduras, para mostrar o palácio de Israel repleto de corpos, ou seja, a destruição dos nobres. E ao dar a visão onde se bate nas colunas e os umbrais tremem e todos os ali presentes morrem esmagados, Deus está declarando que ninguém poderia escapar do julgamento, tampouco desviar-se dos olhos de Deus.

Entretanto o livro de Amós não termina com desesperança, pois Deus diz “não destruirei totalmente a descendência de Jacó” (9:8) e transmite a mensagem de esperança, onde dá a entender que Ele iria reerguer a tenda de Davi e assim Israel iria se restaurar (9:11-15). Assim sendo, Deus não perde o amor e misericórdia para com o Seu povo, embora demonstre a Sua extrema ira. Deus é aquele que anula o terrível julgamento ante à oração de intercessão do profeta, e mesmo destruindo a dinastia de Israel, Ele pensa na tenda de Davi a ser reerguida.

Deus não espera mais (Naum 1)

Por meio do livro de Naum, podemos encontrar um Deus da ira totalmente diferente de Deus que

vimos em Amós. A Sua ira não se direciona ao Seu povo, e sim aos inimigos que molestam o Seu povo.

Com extraordinária capacidade de expressão, Naum declara a destruição de Nínive, a capital da Assíria. Nínive era uma cidade que já tinha se esquivado da ira de Deus devido à obra de Jonas. Embora tivesse se arrependido, Nínive não trilhou no caminho do bem e seguiu a degradação e violência, e por fim Deus anunciou o julgamento eterno de Nínive por meio de Naum. Na verdade Deus tem muita paciência (1:3), contudo Ele não podia aguentar mais e assim declarou uma destruição extrema. Essa declaração foi um grande consolo e esperança ao povo judeu, o qual estava sob a opressão da Assíria.

O invasor sofre invasão (Naum 2)

Assíria, cuja capital era Nínive, era um invasor cruel da Ásia menor daquela época. Naum descreve como se estivesse presenciando ao vivo uma cena, para anunciar que Nínive seria destruída da mesma forma cruel que este havia feito com as nações vizinhas.

Por meio dessa declaração, Deus deu forças a Judá e coragem para enfrentar Assíria até o fim. Judá protegeu Jerusalém, mas em outros territórios teve de suportar a extrema violência da Assíria. Deus não negligencia aqueles que afligem o Seu povo. Ele irá julgar pelo mesmo método usado pelos perversos. Tudo isso é retaliação e declaração de justiça por parte de Deus.

O invasor sofre humilhação (Naum 3)

Naum finaliza a palavra anunciando com que intensidade Nínive será destruída e humilhada. Nínive será destruída tal como Tebas (No Amon: significa „cidade sob a proteção do deus Amon), cidade que os assírios tinham arruinado outrora. Tal como Assíria, Tebas ficava entre rios, os quais serviram de defesa natural e isso fez a cidade ter prosperidade por muito tempo, mas acabou sendo conquistada pelo exército assírio. Os assírios pegaram os seus habitantes como escravos e ainda lançaram as crianças contra o muro e mataram-nas com crueldade.

Todavia a destruição de Nínive seria uma imensa alegria a outras nações. Isso significa que estas nações iriam ficar contentes ao ver um povo tão atroz ser arruinado repentinamente e ser retaliado pelo mesmo modo bárbaro praticado por si mesmo.

Deus fica irado devido ao amor infinito dirigido ao Seu povo; Ele deseja endireitá-lo e conceder-lhe misericórdia. Deus também fica irado com aquele que aflige o Seu povo, a fim de puni-lo e assim conceder salvação e alegria os Seus filhos. O melhor testemunho disso é a cruz de Cristo. Se a ira de Deus acerca do nosso pecado não tivesse sido derramado ante Jesus na cruz, a nós não haveria amor, nem benevolência.

Assim sendo, embora possa parecer estranho, devemos ter a expectativa em Deus irado. Ao ouvir a voz de Deus que se ira, você terá a oportunidade de arrepender-se imediatamente, verificar o seu erro e corrigir. Nisso você poderá obter a misericórdia infinita de Deus. Por outro lado, devemos esperar a voz de Deus que se ira com os perversos do mundo. Este será o dia em que Deus julgará o mundo e estabelecerá a justiça do Senhor. Junto com o „Vida Abundante‟, apresente-se ante a ira de Deus e purifique a si mesmo; e ao fazer isso, experimente o Seu maravilhoso amor e misericórdia.

Page 6: Vida Abundante Fevereiro 2014

6

Page 7: Vida Abundante Fevereiro 2014

7

01 O rugido de Deus

sáb Amós 1:1-10

1 Palavras que Amós, criador de

ovelhas em Tecoa, recebeu em

visões, a respeito de Israel, dois

anos antes do terremoto. Nesse

tempo, Uzias era rei de Judá e

Jeroboão, filho de Jeoás, era rei de

Israel.

2 Ele disse: “O Senhor ruge de

Sião e troveja de Jerusalém;

secam-se as pastagens dos

pastores, e murcha o topo do

Carmelo”.

3 Assim diz o Senhor: Por três

transgressões de Damasco e ainda

mais por quatro, não anularei o

castigo. Porque trilhou Gileadecom

trilhos de ferro pontudos,

4 porei fogo na casa de Hazael, e

as chamas consumirão as

fortalezas de Ben-Hadade.

5 Derrubarei a porta de Damasco;

destruirei o rei que está no vale de

Áven e aquele que segura o cetro

em Bete-Éden. O povo da Síria irá

para o exílio em Quir, diz o Senhor.

6 Assim diz o Senhor: Por três

transgressões de Gaza, e ainda

mais por quatro, não anularei o

castigo. Porque levou cativas

comunidades inteiras e as vendeu a

Edom,

7 porei fogo nos muros de Gaza, e

as chamas consumirão as suas

fortalezas.

8 Destruirei o rei de Asdode e

aquele que segura o cetro em

Ascalom. Erguerei a minha mão

contra Ecrom, até que morra o

último dos filisteus, diz o Senhor, o

Soberano.

9 Assim diz o Senhor: Por três

transgressões de Tiro, e ainda mais

por quatro, não anularei o castigo.

Porque vendeu comunidades

inteiras de cativos a Edom,

desprezando irmãos,

10 porei fogo nos muros de Tiro, e

as chamas consumirão as suas

fortalezas.

Page 8: Vida Abundante Fevereiro 2014

8

Análise do conteúdo

Percepção

1. Qual era a terra natal e

profissão de Amós que serviu

como profeta? Em que época e

lugar? (v.1)

2. Por que foi declarado juízo

sobre os povos vizinhos de Israel

como Damasco, Filístia e Tiro?

4. Como anunciado, Damasco

(Áven), Filístia e Tiro foram

totalmente destruídos pelos assírios.

O que você medita no Deus que

governa não somente Israel, mas

sim, todas as nações?

Estudo e reflexão

3. Por qual motivo a palavra de

hoje descreve Deus que “ruge” e

“troveja”? (v.2)

Decisão e aplicação

5. Deus julga com justiça. Que

pecado você deve abandonar para

se livrar do julgamento de Deus?

Qual a missão que você deve

cumprir fielmente no posto que Deus

lhe concedeu? Anotação

Page 9: Vida Abundante Fevereiro 2014

9

Gaza (v.6) é uma das 5 cidades que compõe a Filístia juntamente com Asdode,

Ascalom, Ecrom e Gaza.

Amós era um simples criador de ovelhas em Tecoa no reino do sul de

Judá, mas Deus deu-lhe a especial missão de anunciar o julgamento

sobre o reino do norte de Israel. Na palavra de hoje, Deus é descrito como

Aquele que não tolera injustiça e que devora os perversos e infiéis como

um leão feroz. Inicialmente, os países vizinhos de Israel são sentenciados

ao julgamento por causa de seus crimes contra a humanidade. Damasco

(capital de Áven) trilhou Gileade com trilhos de ferro pontudos (v.3) e

Filístia levou cativas comunidades inteiras e as vendeu a Edom (v.6). Além

do mais, Tiro vendeu comunidades inteiras de cativos a Edom (v.9)

desprezando as alianças feitas com o povo de Israel como no

fornecimento de cedro para o palácio de Davi e para o templo de

Jerusalém. Pouco tempo depois todas essas nações foram exterminadas

pelo império assírio. O Deus de Israel é o Senhor de todas as nações. A

que missão devo ser fiel hoje, no lar, no trabalho e nas reuniões que Deus

confiou a mim?

ORAÇÃO

Deus, que no dia de hoje também, eu possa

ser usado grandiosamente no local em que fui

enviado, indo além das condições e limites

impostas.

Anotação

Page 10: Vida Abundante Fevereiro 2014

10

02 Arrependa-se e volte-se para Deus

dom Culto no Lar - Amós 1:1-10

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

1 Palavras que Amós, criador de

ovelhas em Tecoa, recebeu em

visões, a respeito de Israel, dois

anos antes do terremoto. Nesse

tempo, Uzias era rei de Judá e

Jeroboão, filho de Jeoás, era rei de

Israel.

2 Ele disse: “O Senhor ruge de

Sião e troveja de Jerusalém;

secam-se as pastagens dos

pastores, e murcha o topo do

Carmelo”.

3 Assim diz o Senhor: Por três

transgressões de Damasco e ainda

mais por quatro, não anularei o

castigo. Porque trilhou Gileadecom

trilhos de ferro pontudos,

4 porei fogo na casa de Hazael, e

as chamas consumirão as

fortalezas de Ben-Hadade.

5 Derrubarei a porta de Damasco;

destruirei o rei que está no vale de

Áven e aquele que segura o cetro

em Bete-Éden. O povo da Síria irá

para o exílio em Quir, diz o Senhor.

6 Assim diz o Senhor: Por três

transgressões de Gaza, e ainda

mais por quatro, não anularei o

castigo. Porque levou cativas

comunidades inteiras e as vendeu a

Edom,

7 porei fogo nos muros de Gaza, e

as chamas consumirão as suas

fortalezas.

8 Destruirei o rei de Asdode e

aquele que segura o cetro em

Ascalom. Erguerei a minha mão

contra Ecrom, até que morra o

último dos filisteus, diz o Senhor, o

Soberano.

9 Assim diz o Senhor: Por três

transgressões de Tiro, e ainda mais

por quatro, não anularei o castigo.

Porque vendeu comunidades

inteiras de cativos a Edom,

desprezando irmãos,

10 porei fogo nos muros de Tiro, e

as chamas consumirão as suas

fortalezas.

Page 11: Vida Abundante Fevereiro 2014

11

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

Amós deu início a sua atividade profética ao receber o chamado de Deus. Nesse tempo, Uzias era rei de Judá e Jeroboão II era rei de Israel. Por ocasião, Israel usufruía de estabilidade e de prosperidade econômica, social e política. Alguns estudiosos têm chamado este período como o auge da prosperidade de Israel, de modo que sob todos os aspectos, não parecia haver problemas. Então nesse contexto, profeta Amós anuncia o juízo primeiramente sobre as nações vizinhas de Israel. Porém esta profecia não era restrita somente aos povos vizinhos e assim, Amós anuncia o castigo que Deus está prestes a trazer sobre o Israel (Am 2:4-8).

Deus aponta o pecado das nações

estrangeiras do texto de hoje e

declara que por esse pecado,

certamente trará o castigo sobre

Israel. Porém a graça da salvação é

concedida aos que se arrependem

completamente do pecado e voltam-

se para Deus (Am 5:4). Através da

mensagem de juízo, Deus aguarda

que Seu povo de Israel arrependa-se

de todo pecado e volte-se para Ele.

Devemos saber ouvir a mensagem

de advertência de Deus através dos

diversos fatos que acontecem ao

nosso redor. Não somente isso,

devemos nos arrepender

completamente até mesmo dos

pecados mais banais, voltando-nos

para Deus.

Page 12: Vida Abundante Fevereiro 2014

12

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Os membros da família devem se revezar, definindo a palavra do dia

em uma frase.

2. Se acaso por algo que ainda não se arrependeu, seu coração sente

uma pontada de culpa quando pensa no Deus da justiça, tenha hoje um

momento para arrepender-se completamente.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos Dê um coração puro para toda nossa família e renove a honra do nosso espírito, para que vivamos cada dia com a alegria da salvação restaurada.

Page 13: Vida Abundante Fevereiro 2014

13

03 Julgamento justo, Graça justa

seg Amós 1:11-2:3

11 Assim diz o Senhor: Por três

transgressões de Edom, e ainda

mais por quatro, não anularei o

castigo. Porque com a espada

perseguiu seu irmão, e reprimiu

toda a compaixão, mutilando-o

furiosamente e perpetuando para

sempre a sua ira,

12 porei fogo em Temã, e as

chamas consumirão as fortalezas

de Bozra.

13 Assim diz o Senhor: Por três

transgressões de Amom, e ainda

mais por quatro, não anularei o

castigo. Porque rasgou ao meio as

grávidas de Gileade a fim de

ampliar as suas fronteiras,

14 porei fogo nos muros de Rabá, e

as chamas consumirão as suas

fortaleza sem meio a gritos de

guerra no dia do combate, em meio a

ventos violentos num dia de

tempestade.

15 O seu rei irá para o exílio, ele e

toda a sua corte, diz o Senhor.

1 Assim diz o Senhor: Por três

transgressões de Moabe, e ainda

mais por quatro, não anularei o

castigo. Porque ele queimou até

reduzir a cinzas os ossos do rei de

Edom,

2 porei fogo em Moabe, e as chamas

consumirão as fortalezas de

Queriote. Moabe perecerá em grande

tumulto, em meio a gritos de guerra e

ao toque da trombeta.

3 Destruirei o seu governante e com

ele matarei todas as autoridades, diz

o Senhor.

Page 14: Vida Abundante Fevereiro 2014

14

Estudo e Reflexão Decisão e Aplicação

Análise do conteúdo

Percepção

Page 15: Vida Abundante Fevereiro 2014

15

Orientações O justo julgamento de Deus

Amós 1:11-2:3

Análise do conteúdo

Amós denuncia o pecado de Edom,

Amom e Moabe e proclama em

série a condenação de Deus sobre

eles. Edom por falta de compaixão

ao seu irmão perseguindo-o com

fúria e ira, Amom por praticar atos

desumanos a fim de ampliar as

suas fronteiras, Moabe pela

imoralidade de queimar até reduzir

a cinzas os ossos do rei de Edom, e

por cada ato imoral praticado por

todos eles, Deus haveria de julgá-

los com Sua justiça.

Estudo e Reflexão

1. Por que Deus denuncia o pecado

de Edom e proclama o julgamento?

- Como descendentes de Esaú, os

edomitas tinham um parentesco de

sangue com Israel. No entanto

Edom não somente perseguiu

Israel, mas também o atacou

furiosamente, com ira constante e

sem compaixão. Deus proclama

que julgará Edom pela crueldade e

pela ira constante contra Seu povo

de Israel.

2. Por qual motivo Deus mandou

Amós anunciar primeiramente o

juízo vindouro sobre as nações

vizinhas de Israel?

- Ao anunciar a condenação

vindoura sobre as nações vizinhas,

Deus esperava que Israel evitasse

pecar da mesma forma,

arrependendo-se.

Percepção

No mundo moderno, assim como na

época de Amós, observo que a

abundância financeira traz consigo

a decadência moral e explosões de

raiva, e também a exteriorização

desta raiva de forma brutal.

Compreendi pela palavra de hoje,

como deve ser o meu relacionamento

com os povos vizinhos, sendo eu um

membro do povo de Deus.

Ainda que passe por dificuldades,

carregar por muito tempo o

sentimento de ódio destrutivo e atroz,

faz de mim um pecador igual as

outras pessoas do mundo.

Plenamente consciente de que Deus

não tolera este tipo de atitude,

consigo analisar se não ajo desta

maneira com aqueles que me

prejudicaram ou que me fizeram

passar por dificuldades.

Decisão e aplicação

1. Pensei que violência em meio

escolar fosse assunto de noticiários,

no entanto está se tornando uma

realidade frequente ao meu redor.

Apesar da raiva que me invade

constantemente por causa desta

criança que se entrega a violência,

perdoando-a e com compaixão,

pagarei o mal com o bem na prática.

Hoje mesmo, farei com que esta

criança não fique magoada,

aconselhando e incentivando a se

superar pela fé.

2. Como motriz da ação para a

reforma social, comparecerei à

campanha recomendada pela minha

igreja. Dizem que podemos revelar a

obra e a justiça de Deus por mídias

sociais como facebook ou twitter,

então me informarei como poderei

participar ativamente.

Page 16: Vida Abundante Fevereiro 2014

16

Análise do conteúdo

Percepção

1. O julgamento de Deus partiu do

exterior (1:3) e foi se delineando

até que país? (1:11, 13, 2:1)

2. Quais foram os erros cometidos

pelas nações vizinhas a Israel

Edom, Amom e Moabe?

4. O julgamento de Deus não recai

somente sobre o povo, mas também

sem distinção sobre reis, líderes e

juízes. O que você sente?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus condenou “por

três transgressões”?

Decisão e aplicação

5. Quais são os três pecados que

devo-me livrar perante Deus?

O que devo pôr em prática hoje para

receber a misericórdia de Deus? Anotação

Page 17: Vida Abundante Fevereiro 2014

17

Em grande tumulto, em meio a gritos de guerra e ao toque da trombeta (v.2)

significa que serão instantaneamente reduzidos a cinzas sob a onda do ataque

inimigo.

O julgamento de Deus partiu dos países vizinhos de Israel para Edom,

descendente de Esaú, Amom e Moabe, descendentes de Ló o sobrinho de

Abraão e foi se delineando aos países irmãos. O pecado de Edom foi a

sua persistente hostilidade (v.11). A cobiça por terras de Amom tirou a

vida da mãe e de seu bebê ainda no ventre (v.13). Moabe, conhecido pela

crueldade, não titubeou em queimar cruelmente o rei de Edom até às

cinzas (v.1). O motivo de serem julgados “por três transgressões” não

indica literalmente por três pecados e sim devido as suas repetidas

transgressões. Não há onde o julgamento de Deus não possa alcançar.

Deus não faz acepção a plebeus, pois reis, líderes e também juízes serão

cativos e mortos. O juízo de Deus é completo e imparcial. Quais são os

três pecados que devo me livrar perante Deus? De que maneira se livrará

deles?

ORAÇÃO Deus, que hoje eu possa vestir a sua graça,

tirando alguns pecados.

Anotação

Page 18: Vida Abundante Fevereiro 2014

18

04 Assim como um homem disciplina o seu filho

ter Amós 2:4-8

4 Assim diz o Senhor: Por três

transgressões de Judá, e ainda

mais por quatro, não anularei o

castigo. Porque rejeitou a lei do

Senhor e não obedeceu aos seus

decretos, porque se deixou enganar

por deuses falsos, deuses que os

seus antepassados seguiram,

5 porei fogo em Judá, e as chamas

consumirão as fortalezas de

Jerusalém.

6 Assim diz o Senhor: Por três

transgressões de Israel, e ainda

mais por quatro, não anularei o

castigo. Vendem por prata o justo, e

por um par de sandálias o pobre.

7 Pisam a cabeça dos necessitados

como pisam o pó da terra, e negam

justiça ao oprimido. Pai e filho

possuem a mesma mulher e assim

profanam o meu santo nome.

8 Inclinam-se diante de qualquer altar

com roupas tomadas como penhor.

No templo do seu deus bebem vinho

recebido como multa.

Page 19: Vida Abundante Fevereiro 2014

19

Análise do conteúdo

Percepção

1. Por qual transgressão o Senhor

castiga Judá? (vs.4-5)

2. Por qual transgressão o Senhor

castiga Israel? (vs.6-8)

4. O que você aprende ao ver o

Senhor disciplinar Judá e Israel?

Estudo e reflexão

3. Por qual motivo o Senhor

disciplina Judá e Israel? (vide Dt

8:5-6)

Decisão e aplicação

5. Que pecado e culpa você sente

que Deus está apontando como

sendo errados hoje?

Que esforço você fará e irá pôr em

prática nesta semana para restaurar

a retidão? Anotação

Saibam, pois, em seu coração que, assim como um homem

disciplina o seu filho, da mesma forma o Senhor, o seu Deus, os

disciplina. Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus,

andando em seus caminhos e dele tendo temor (Dt 8:5-6).

Page 20: Vida Abundante Fevereiro 2014

20

Mulher (v.7): refere-se a uma prostituta ou adivinha, evidenciando a gravidade da

decadência moral e a idolatria da época.

Amós proclama em série a condenação de Deus sobre os países vizinhos

e depois, da mesma maneira, repreende Judá e Israel pelos seus

pecados. Judá não somente rejeitou e desobedeceu a lei (palavra) do

Senhor, mas também cometeu o pecado que Deus mais abomina,

idolatrando os deuses que seus antepassados seguiam. Ademais, a

decadência social levou Israel a oprimir os pobres e os fracos (vs.6-7a) e a

decadência moral ao hedonismo (vs.7b-8). Assim como um homem

disciplina seu filho, da mesma forma Deus disciplinou Seu povo de Judá e

de Israel quando pecaram. Deus esperava que por meio desta eles

exercitassem o arrependimento, voltando a temer Deus e obedecendo à

Sua palavra para que vivessem como a luz do mundo. Na verdade a

disciplina é uma outra forma de demonstrar o amor de Deus ao Seu povo.

Ainda hoje, Deus chama os pecadores. Por acaso, não há em você um

caráter transgressor como o de Judá e Israel? Caso tenha falhado em

viver como povo de Deus, arrependa-se neste momento e rogue pela

ajuda do Espírito Santo.

ORAÇÃO

Que eu possa compreender o coração de

Deus Pai que disciplina Seu filho, dedicando-

me a uma vida consagrada e refletindo a luz

do mundo.

Anotação

Page 21: Vida Abundante Fevereiro 2014

21

05 O pecado de corromper os líderes espirituais

qua Amós 2:9-16

9 Fui eu que destruí os amorreus

diante deles, embora fossem altos

como o cedro e fortes como o

carvalho. Eu destruí os seus frutos

em cima e as suas raízes embaixo.

10 Eu mesmo tirei vocês do Egito, e

os conduzi por quarenta anos no

deserto para lhes dar a terra dos

amorreus.

11 Também escolhi alguns de seus

filhos para serem profeta se alguns

de seus jovens para serem

nazireus. Não é verdade, povo de

Israel? , declara o Senhor.

12 Mas vocês fizeram os nazireus

beber vinho e ordenaram aos

profetas que não profetizassem.

13 Agora, então, eu os amassarei

como uma carroça amassa a terra

quando carregada de trigo.

14 O ágil não escapará, o forte não

reunirá as suas forças, e o guerreiro

não salvará a sua vida.

15 O arqueiro não manterá a sua

posição, o que corre não se livrará, e

o cavaleiro não salvará a própria

vida.

16 Até mesmo os guerreiros mais

corajosos fugirão nus naquele dia,

declara o Senhor.

Page 22: Vida Abundante Fevereiro 2014

22

Análise do conteúdo

Percepção

1. De que maneira o Senhor agiu

a favor de Israel e como Israel

reagiu a este? (vs.9-12)

2. Como o Senhor irá castigar

Israel por sua transgressão?

(vs.13-16)

4. O que você sente ao ver Israel

não dar ouvidos a palavra do

Senhor, esquecendo-se da Sua

imensa graça?

Estudo e reflexão

3. O que acarretou o problema

quando "fizeram os nazireus

beber vinho e ordenaram aos

profetas que não profetizassem"

(v.12)?

Decisão e aplicação

5. De que maneira você deve se

esforçar para que ame mais e

obedeça à palavra de Deus?

O que você colocará em prática por

isto no dia de hoje? Anotação

Page 23: Vida Abundante Fevereiro 2014

23

Declara o Senhor (v.16): sentença utilizada pelos profetas para comprovar a sua

mensagem.

Após repreender Israel por seus pecados, Deus diz o que Ele tem feito

pelo povo de Israel. Deus tirou o povo de Israel do Egito e os conduziu no

deserto para lhes dar a terra que viviam. Acima de tudo, dentre os filhos

deles, suscitou líderes espirituais para que os israelitas andassem no

caminho do Senhor. No entanto Israel corrompeu os nazireus, líderes

espirituais, e ameaçou os profetas para que não profetizassem. Com a

liderança espiritual corrompida todo Israel deixou de ouvir a palavra de

Deus, acabando por se afastar de Deus e andando no caminho do

pecado. A este Israel Deus anuncia que não deixará escapar sua

iniquidade e que os julgará severamente. Você vive em obediência à

vontade de Deus, esforçando-se para ouvir a palavra, crendo mais uma

vez que Deus é Soberano na nossa vida e que nos guia com Seu amor? O

que você fará na prática e como irá se esforçar no dia de hoje para andar

com Deus?

ORAÇÃO Faça com que eu ame e obedeça à palavra de

Deus pela fé na Tua soberania única na minha

vida.

Anotação

Page 24: Vida Abundante Fevereiro 2014

24

06 A série de sete perguntas

qui Amós 3:1-8

1 Ouçam esta palavra que o Senhor

falou contra vocês, ó israelitas;

contra toda esta família que tirei do

Egito:

2 “Escolhi apenas vocês de todas

as famílias da terra; por isso eu os

castigarei por todas as suas

maldades”.

3 Duas pessoas andarão juntasse

não estiverem de acordo?

4 O leão ruge na floresta se não

apanhou presa alguma? O leão

novo ruge em sua toca se nada

caçou?

5 Cai o pássaro numa armadilha que

não foi armada? Será que a

armadilha se desarmas e nada foi

apanhado?

6 Quando a trombeta toca na cidade,

o povo não treme? Ocorre alguma

desgraça na cidade sem que o

Senhor a tenha mandado?

7 Certamente o Senhor, o Soberano,

não faz coisa alguma sem revelar o

seu plano aos seus servos, os

profetas.

8 O leão rugiu, quem não temerá? O

Senhor, o Soberano, falou, quem não

profetizará?

Page 25: Vida Abundante Fevereiro 2014

25

Análise do conteúdo

Percepção

1. No decurso da História que tipo

de relação Israel mantinha com

Deus? (vs.1-2a)

2. A quem remete no fim, a

imagem do leão que ruge? (vs.4,

8)

4. Qual seu entendimento sobre o

fato de que uma desgraça não

ocorre sem que Deus a tenha

mandado (v.6), e no fato de que sem

a revelação de Deus um verdadeiro

profeta não faz coisa alguma (vs.7-

8)?

Estudo e reflexão

3. Qual é o propósito do Senhor

nas perguntas retóricas (vs.3-6)

da lei de causa e efeito?

Decisão e aplicação

5. Por qual dificuldade você passou

recentemente?

Como aquele que professa a

soberania do Senhor sobre todas as

coisas, a que mensagem de Deus

você deve atentar os ouvidos e em

que ponto necessita progredir? Anotação

Page 26: Vida Abundante Fevereiro 2014

26

Trombeta (v.6): Sinal do início da guerra (Os 5:8).

Na palavra, Deus aparece sob a forma de um „leão que ruge‟ (vs.4, 8) para

anunciar Seu juízo sobre o povo de Israel. Esta mensagem em particular é

apresentada sob série de 7 perguntas retóricas (vs.3-6). Cada uma dessas

perguntas trata da relação entre causa e efeito. Tudo que ocorre no

presente seria uma consequência do passado. A intenção desta série de

sete perguntas é esclarecer que a desgraça de Israel não ocorre sem que

o Senhor a tenha mandado (v.6) e que um verdadeiro profeta não faz

coisa alguma sem a revelação de Deus (vs.7-8). Além do mais, o Senhor

envia uma mensagem de juízo contra Israel e demonstra Sua ira para

mostrar ao mesmo tempo o motivo justo da decepção e ira de Deus, e

declarar a legitimidade do julgamento vindouro. Assim como não há efeito

sem causa, lembre-se que Deus sempre age por uma causa justa. Deve-

se analisar cuidadosamente a causa da circunstância que rodeia a sua

vida no presente e viver de um modo que agrada a Deus.

ORAÇÃO Que eu abandone o pecado que provoca a ira

do Senhor e que saiba viver como Teu filho.

Anotação

Page 27: Vida Abundante Fevereiro 2014

27

07 Quem é melhor do que os gentios?

sex Amós 3:9-4:3

9 Proclamem nos palácios de

Asdode e do Egito: “Reúnam-se nos

montes de Samaria para verem o

grande tumulto que há ali, e a

opressão no meio do seu povo”.

10 “Eles não sabem agir com

retidão”, declara o Senhor, “eles,

que acumulam em seus palácios o

que roubaram e saquearam”.

11 Portanto, assim diz o Senhor, o

Soberano: “Um inimigo cercará o

país. Ele derrubará as suas

fortaleza se saqueará os seus

palácios”.

12 Assim diz o Senhor: Assim como

o pastor livra a ovelha, arrancando

da boca do leão só dois ossos da

perna ou um pedaço da orelha,

assim serão arrancados os

israelitas de Samaria, com a ponta

de uma cama e um pedaço de sofá.

13 “Ouçam isto e testemunhem

contra a descendência de Jacó”,

declara o Senhor, o Soberano, o

Deus dos Exércitos.

14 No dia em que eu castigar Israel

por causa dos seus pecados,

destruirei os altares de Betel; as

pontas do altar serão cortada se

cairão no chão.

15 Derrubarei a casa de inverno junto

com a casa de verão; as casas

enfeitadas de marfim serão

destruídas, e as mansões

desaparecerão, declara o Senhor.

1 Ouçam esta palavra, vocês, vacas

de Basã que estão no monte de

Samaria, vocês, que oprimem os

pobre se esmagam os necessitado

se dizem aos senhores deles:

“Tragam bebidas e vamos beber!”

2 O Senhor, o Soberano, jurou pela

sua santidade: Certamente chegará o

tempo em que vocês serão levados

com ganchos, e os últimos de vocês

com anzóis.

3 Cada um de vocês sairá pelas

brechas do muro, e serão atirados na

direção do Harmom, declara o

Senhor.

Page 28: Vida Abundante Fevereiro 2014

28

Análise do conteúdo

Percepção

1. Qual é o conteúdo dos pecados

e do julgamento dentro do castelo

e do palácio de Samaria? (vs.9-

12)

2. Quais são os pecados e os

resultados praticados pelas

mulheres da classe alta, descritas

como “vacas de Basã”? (vs.1-3)

4. O que você sente ao ver que

Deus convidou como testemunha os

povos gentios que foram mais

pecadores que os israelitas ao lugar

onde eles seriam julgados?

Estudo e reflexão

3. Qual é o motivo que convida os

estrangeiros de Asdode e do Egito

para serem as testemunhas dos

pecados e do julgamento de

Israel? (v.9)

Decisão e aplicação

5. Caso houvesse um lado

eticamente superior a um incrédulo

dentro de você, quais seriam elas?

No que deve se esforçar para ser

um cristão que causa uma boa

influência para os incrédulos? Anotação

Page 29: Vida Abundante Fevereiro 2014

29

O pecado social de Israel que aparece na palavra de hoje eram o tumulto,

a opressão, o roubo e o saque, que eram muito difundidos no castelo e no

palácio de Samaria (vs.3:9-10). As mulheres da classe alta que são

descritas como “as vacas de Basã”, praticavam habitualmente a opressão

aos pobres e chegavam até a oferecer bebida aos maridos, cometendo os

pecados da carne (v.4:1). Além disso, Israel praticou o pecado da

adoração de ídolos, descrito como “os altares de Betel” (v.3:14). Esses

pecados receberam o julgamento de Deus. Eles foram saqueados e

roubados em todas as direções, tendo seus altares e palácios totalmente

destruídos e suas mulheres levadas como prisioneiras (v. 4:2). Para

proclamar o julgamento de Israel, Amós convoca à Samaria, Asdode e

Egito, que eram mais perversos que Israel, como testemunhas (v.3:9). O

motivo de terem sido escolhidos era para mostrar que Israel acabou se

tornando não muito diferente deles, que eram o símbolo da perversidade.

“Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para

nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.” (Mt 5:13).

Temos que ser fiéis que recuperam o sabor e a luz dos cristãos.

ORAÇÃO Que possamos viver como cristãos que não se

envergonham diante do mundo e que causam

boas influências.

Anotação

Page 30: Vida Abundante Fevereiro 2014

30

08 Para quem cultuamos?

sáb Amós 4:4-11

4 Vão a Betel e ponham-se a pecar;

vão a Gilgal e pequem ainda mais.

Ofereçam os seus sacrifícios cada

manhã, os seus dízimos no terceiro

dia.

5 Queimem pão fermentado como

oferta de gratidão e proclamem em

toda parte suas ofertas voluntárias;

anunciem-nas, israelitas, pois é isso

que vocês gostam de fazer, declara

o Senhor, o Soberano.

6 “Fui eu mesmo que dei a vocês

estômagos vazios em cada cidade

e falta de alimentos em todo lugar,

e mesmo assim vocês não se

voltaram para mim”, declara o

Senhor.

7 Também fui eu que retive a chuva

quando ainda faltavam três meses

para a colheita. Mandei chuva a

uma cidade, mas não a outra. Uma

plantação teve chuva; outra não

teve e secou.

8 Gente de duas ou três cidades ia

cambaleando de uma cidade a

outra em busca de água, sem matar

a sede, e mesmo assim vocês não se

voltaram para mim, declara o Senhor.

9 “Muitas vezes castiguei os seus

jardins e as suas vinhas, castiguei-os

com pragas e ferrugem. Gafanhotos

devora ramas suas figueiras e as

suas oliveiras, e mesmo assim vocês

não se voltaram para mim”, declara o

Senhor.

10 “Enviei pragas contra vocês como

fiz com o Egito. Matei os seus jovens

à espada, deixei que capturassem os

seus cavalos. Enchi os seus narizes

com o mau cheiro dos mortos em

seus acampamentos, e mesmo

assim vocês não se voltaram para

mim”, declara o Senhor.

11 “Destruí algumas de suas

cidades, como destruí Sodoma e

Gomorra. Ficaram como um tição

tirado do fogo, e mesmo assim vocês

não se voltaram para mim”, declara o

Senhor.

Page 31: Vida Abundante Fevereiro 2014

31

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como está sendo mostrado o

inadequado zelo religioso de

Israel? (vs.4-5)

2. Quais são as pragas que Deus

enviou para que Israel se voltasse

novamente a ele? E qual foi sua

reação? (vs.6-11)

4. O que você sente ao ver o esforço

de Deus tentando fazer Israel voltar-

se de novo a ele, mesmo tendo que

enviar contínuas pragas, e a

teimosia de Israel, que ainda assim

não se afasta do pecado?

Estudo e reflexão

3. Qual é o motivo de Israel não

se voltar novamente a Deus

apesar das contínuas pragas?

Decisão e aplicação

5. Em que parte da sua vida que se

encontra a mão de Deus que faz

arrepender dos seus pecados?

Quais são os pecados que deve

jogar fora para voltar-se novamente

a Deus? E quais são as coisas que

deve praticar para poder mudar?

Anotação

Page 32: Vida Abundante Fevereiro 2014

32

Deus mandou sete pragas para a degradada Israel (fome, seca, gafanhotos, doenças contagiosas, calamidades e desastres comparadas a Sodoma e Gomorra) para que eles se arrependessem. Mesmo com esses avisos, continuaram pecando. Ironicamente, o motivo disso era por causa do fervor religioso deles. Na realidade, a religiosidade aparente deles era de um caso extremo. Eles mostraram seu fervor através dos sacrifícios e dos dízimos e, além disso, através das ofertas de gratidão e das ofertas voluntárias (v. 4). No entanto, no dia a dia, não eram honestos, eram ambiciosos e pervertidos, ainda acreditavam que participando de todo tipo de cultos e sacrifícios, poderiam alegrar a Deus. Para mostrar o seu fervor religioso, até proclamavam bem alto as suas declarações. Esse fervor religioso não era um culto centrado em Deus, mas sim um ato que tinha como propósito a sua satisfação e alegria pessoal (v.5). Você é um verdadeiro adorador que procura somente a glória de Deus? Você é um adorador que possui os frutos da vida?

ORAÇÃO Que Deus possa me tornar um sacrifício vivo à

ele, tornando-me um completo adorador.

Anotação

Page 33: Vida Abundante Fevereiro 2014

33

09 Lembremo-nos da nossa identidade

dom Culto no Lar - Amós 3:1-8

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

1 Ouçam esta palavra que o

Senhor falou contra vocês, ó

israelitas; contra toda esta família

que tirei do Egito:

2 “Escolhi apenas vocês de todas

as famílias da terra; por isso eu os

castigarei por todas as suas

maldades”.

3 Duas pessoas andarão juntasse

não estiverem de acordo?

4 O leão ruge na floresta se não

apanhou presa alguma? O leão

novo ruge em sua toca se nada

caçou?

5 Cai o pássaro numa armadilha

que não foi armada? Será que a

armadilha se desarmas e nada foi

apanhado?

6 Quando a trombeta toca na

cidade, o povo não treme? Ocorre

alguma desgraça na cidade sem

que o Senhor a tenha mandado?

7 Certamente o Senhor, o

Soberano, não faz coisa alguma

sem revelar o seu plano aos seus

servos, os profetas.

8 O leão rugiu, quem não temerá? O

Senhor, o Soberano, falou, quem

não profetizará?

Page 34: Vida Abundante Fevereiro 2014

34

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

No meio da mensagem contínua de advertência e julgamento, Deus cita um episódio através de Amós. Esse acontecimento é o êxodo do povo de Israel do Egito (v.1). O êxodo não foi simplesmente o ato do povo hebreu, que viveu muito tempo como escravo, ter saído do Egito, foi a realização da promessa que Deus há muito tempo fez aos ancestrais de Israel (vide Gn 15:16). Ao mesmo tempo, este é um fato, através do qual podemos ver o coração de Deus que ama os povo de Israel e deseja fazê-los seus filhos (vide Os 11:1). Deus amou o povo de Israel de uma forma muito especial, por isso ele diz: “escolhi apenas vocês” (v.2).

Os israelitas era um povo muito feliz

(vide Dt 33:29), apesar disso eles só

tinham aparência de filhos de Deus e

viviam da mesma forma que os

gentios. Com a base nessa verdade,

Deus faz-lhes várias perguntas e

declara a legitimidade do julgamento

(vs.3-8).

Nós nos tornamos filhos de Deus

através de Jesus Cristo (Ef 1:5). Nas

festas de ano novo, nós podemos

apresentar Jesus Cristo aos

familiares e amigos, através da

nossa fala e dos nossos atos. O

nosso desejo para o ano novo deve

ser a nossa família viver buscando o

reino de Deus e a sua justiça, como

filhos do rei.

Page 35: Vida Abundante Fevereiro 2014

35

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Cada um fale em uma frase o texto de hoje.

2. Se não viveu hoje como um filho de Deus, peça perdão a Deus.

Vamos abençoar uns aos outros dizendo: “vamos viver como o povo de

Deus, como o filho do rei”.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos Agradecemos por amor com que nos tronou seus filhos. Queremos

decidir viver como o povo de Deus e não seguir o padrão do mundo.

Page 36: Vida Abundante Fevereiro 2014

36

10 Procure o Senhor

seg Amós 4:12-5:9

12 “Por isso, ainda o castigarei, ó

Israel, e, porque eu farei isto com

você, prepare-se para encontrar-se

com o seu Deus, ó Israel.”

13 Aquele que forma os montes,

cria o vento e revela os seus

pensamentos ao homem, aquele

que transforma a alvorada em

trevas, e pisa as montanhas da

terra; Senhor, Deus dos Exércitos, é

o seu nome.

1 Ouça esta palavra, ó nação de

Israel, este lamento acerca de

vocês:

2 “Caída para nunca mais se

levantar, está a virgem Israel.

Abandonada em sua própria terra,

não há quem a levante”.

3 Assim diz o Soberano, o Senhor:

“A cidade que mandar mil para o

exército ficará com cem; e a que

mandar cem ficará com dez”.

4 Assim diz o Senhor à nação de

Israel: Busquem-me e terão vida;

5 não busquem Betel, não vão a

Gilgal, não façam peregrinação a

Berseba. Pois Gilgal certamente irá

para o exílio, e Betel será reduzida a

nada.

6 Busquem o Senhor e terão vida, do

contrário, ele irromperá como um

fogo entre os descendentes de José,

e devastará a cidade de Betel, e não

haverá ninguém alipara apagá-lo.

7 Vocês estão transformando o

direito em amargura e atirando a

justiça ao chão,

8 (aquele que fez as Plêiades e o

Órion, que faz da escuridão, alvorada

e do dia, noite escura, que chama as

águas do mar e as espalha sobre a

face da terra; Senhor é o seu nome.

9 Ele traz repentina destruição sobre

a fortaleza, e a destruição vem sobre

a cidade fortificada),

Page 37: Vida Abundante Fevereiro 2014

37

Estudo e Reflexão Decisão e Aplicação

Análise do conteúdo

Percepção

Page 38: Vida Abundante Fevereiro 2014

38

Orientações Como deve sobreviver

Amós 4:12-5:9

Análise do conteúdo

O profeta Amós, através das suas

lamentações, transmite a

mensagem de julgamento ao povo

de Israel que continuava pecando

sem voltar a Deus. Depois de

advertir sobre o julgamento, Deus

mostra novamente uma saída. Era

para não procurar Betel, Gilgal e

Berseba, e sim, “buscar o Senhor”.

A única saída era procurar o

Senhor, que é o criador e

supervisor de todo o universo.

Estudo e Reflexão

1. Qual é o motivo da lamentação

do profeta Amós após transmitir a

mensagem de advertência?

- Era para mostrar quão temeroso e

trágico era o julgamento que o povo

de Israel iria sofrer por causa de

sua vida ímpia e sem

arrependimento (seriam julgados

através da guerra).

2. Qual é o motivo da oposição

entre “busquem o Senhor e terão

vida” (v. 4) e “não busquem Betel,

não vão a Gilgal, não façam

peregrinação a Berseba”?

- Israel estava procurando o Senhor

com a postura errada. Eles não

estavam vivendo de acordo com a

vontade de Deus, não tendo um

encontro intelectual com Deus. Eles

acreditavam que o caminho para

receber a bênção de Deus era

simplesmente adorar e participar de

peregrinações.

Percepção

Lembrando a minha vida espiritual

em PO-HANG, participava

firmemente em todos os cultos, até

os de madrugada, no coral e servia

em todos os trabalhos difíceis. No

entanto, pensando bem, naquele

tempo não tinha quase momentos de

encontro com Deus. Era uma vida

espiritual formal e falsa. Depois de

passados seis anos em Seul, como

será que está minha vida espiritual?

Eu faço uma reflexão sobre a minha

postura referente ao culto, meu

trabalho no coral e a minha postura

em relação ao treinamento.

Desejo que na minha vida possa

encontrar Deus em todos os

momentos e que possa ser

verdadeiro discípulo, procurando o

Senhor, que é o Senhor da minha

vida. Agradeço a Deus, que me fez

refletir se a minha vida espiritual que

ultrapassa mais de quarenta anos

não é falsa, habitual e formal.

Decisão e aplicação

1. Prometo que vou participar do

coral servindo a Deus e tendo

consciência do chamado. Antes de

começar o coral, prometo que farei

uma breve oração em silêncio e

louvarei depois da firmeza do meu

chamado.

2. Farei o culto familiar fazendo com

que o meu lar seja o lugar de

adoração. Farei com que possa ter

um momento de encontro com Deus

junto com a família no meu lar.

Page 39: Vida Abundante Fevereiro 2014

39

Análise do conteúdo

Percepção

1. O que Deus ordenou para o

povo de Israel? (vs.4:12,5:1-3,8)

2. O que o povo de Israel deve e

não deve procurar? (vs.5:4-6)

4. Como julgamento por “transformar

o direito em amargura e atirar a

justiça ao chão” (v.7) o que você

sente ao ouvir as palavras de

advertência de Deus que dizem que

a cidade fortificada será destruída?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus disse para o

povo de Israel não procurar Betel,

Gigal e não fazer a peregrinação

a Berseba e avisa que destruirá a

casa de José? (vs.5:5-6, vide

5:11-12)

Decisão e aplicação

5. Será que você pode dar um

acontecimento da sua vida em que

praticou a justiça sem estar

comprometido ao mundo?

O que você deve colocar em prática

como um verdadeiro cristão e não

como um religioso que apenas

participa dos cultos?

Anotação

Page 40: Vida Abundante Fevereiro 2014

40

A nação do norte de Israel estava prestes a ser julgada por Deus porque

ela não o buscava. Apesar de terem cultuado fervorosamente e

peregrinado a Betel, a Gilgal e a Berseba, que carregam um significado

histórico, as suas vidas não eram justas e nem corretas. A única solução

para o desastre era procurar Deus. Isso significa que não era para

oferecer sacrifícios em peregrinações a Betel, Gilgal e Berseba, mas sim,

procurar verdadeiramente Deus e pedir o seu perdão. Vamos refletir nesse

momento se estamos procurando verdadeiramente a Deus. Não podemos

pensar que estamos buscando Deus somente participando dos cultos e

oferecendo ofertas. A verdadeira pessoa que procura a Deus é aquela que

pratica a justiça na sua vida. Será que você está fazendo a escolha correta

dentro do seu trabalho, do seu lar e de outras atividades sociais? O que

você deve fazer sem falta no dia de hoje como aquele que busca

verdadeiramente a Deus?

ORAÇÃO Que eu possa praticar a justiça de Deus

procurando somente a Ele e não a lugares e a

atos religiosos.

Anotação

Page 41: Vida Abundante Fevereiro 2014

41

11 Os remanescentes no tempo de desgraças

ter Amós 5:10-17

10 vocês odeiam aquele que

defende a justiça no tribunal e

detestam aquele que fala a

verdade.

11 Vocês oprimem o pobre e o

forçam a dar-lhes o trigo. Por isso,

embora vocês tenham construído

mansões de pedra, nelas não

morarão; embora tenham plantado

vinhas verdejantes, não beberão do

seu vinho.

12 Pois eu sei quantas são as suas

transgressões e quão grandes são

os seus pecados. Vocês oprimem o

justo, recebem suborno e impedem

que se faça justiça ao pobre nos

tribunais.

13 Por isso o prudente se cala em

tais situações, pois é tempo de

desgraças.

14 Busquem o bem, não o mal, para

que tenham vida. Então o Senhor, o

Deus dos Exércitos, estará com

vocês, conforme vocês afirmam.

15 Odeiem o mal, amem o bem;

estabeleçam a justiça nos tribunais.

Talvez o Senhor, o Deus dos

Exércitos, tenha misericórdia do

remanescente de José.

16 Portanto, assim diz o Senhor, o

Deus dos Exércitos, o Soberano:

Haverá lamentação em todas as

praças e gritos de angústia em todas

as ruas. Os lavradores serão

convocados para chorar e os

pranteadores para se lamentar.

17 Haverá lamentos em todas as

vinhas, pois passarei no meio de

vocês, diz o Senhor.

Page 42: Vida Abundante Fevereiro 2014

42

Análise do conteúdo

Percepção

1. Quais tipos de pessoas são

odiadas em Israel, segundo

Amós? (vs.10 e 13)

2. O que acontece aos que amam

o mal e não dão ouvidos à

Palavra e aos conselhos dos

prudentes? (vs.16-17)

4. O que sente ao ver o julgamento

de Israel, que odiou aquele que

defende a justiça no tribunal e

detestou aquele que fala a verdade?

Estudo e reflexão

3. Por que o profeta Amós,

embora esteja anunciando o juízo

continuamente, fala que “talvez”

(v.15) Israel possa escapar dele?

Decisão e aplicação

5. Dentre as palavras e

admoestações que Deus deu

recentemente, o que você obedeceu

e o que você não obedeceu?

O que você deve praticar hoje para

amar o bem e estabelecer a justiça? Anotação

Page 43: Vida Abundante Fevereiro 2014

43

Durante o reinado de Jeroboão II, havia em Israel muitos sábios e profetas

que pregavam a palavra de Deus, porém o povo odiou esses que falavam

a verdade e os ignorou. Consequentemente, Deus, ao ver que Israel

continuava a oprimir o pobre e o forçar a dar-lhe o trigo, oprimir o justo,

receber suborno e impedir que se faça justiça ao pobre nos tribunais, falou

que iria passar no meio deles (v.17). Isso significa a destruição completa

de Israel, mas mesmo em tempo de julgamento, Deus terá misericórdia

dos remanescentes de José, ou seja, os que ama o bem e estabelecem a

justiça nos tribunais. O profeta gritou “odeiem o mal e amem o bem”

(vs.14-15), para que ainda alguns possam ser salvos. Se esse julgamento

chegasse hoje, você estaria entre os que choram ou entre os

remanescentes que terão misericórdia de Deus? Quais pecados você

deve deixar hoje e quais atos deve ter para estabelecer a justiça?

ORAÇÃO Que eu possa viver como remanescente no

tempo desgraças, amando o bem e odiando o

mal.

Anotação

Page 44: Vida Abundante Fevereiro 2014

44

12 A vida de um verdadeiro adorador: a justiça e a retidão

qua Amós 5:18-27

18 Ai de vocês que anseiam pelo

dia do Senhor! O que pensam

vocês do dia do Senhor? Será dia

de trevas, não de luz.

19 Será como se um homem

fugisse de um leão e encontrasse

um urso; como alguém que

entrasse em sua casa e,

encostando a mão na parede, fosse

picado por uma serpente.

20 O dia do Senhor será de trevas e

não de luz. Uma escuridão total,

sem um raio de claridade.

21 Eu odeio e desprezo as suas

festas religiosas; não suporto as

suas assembléias solenes.

22 Mesmo que vocês me tragam

holocaustos e ofertas de cereal,

isso não me agradará. Mesmo que

me traga mas melhores ofertas de

comunhão, não darei a menor

atenção a elas.

23 Afastem de mimo som das suas

canções se a música das suas liras.

24 Em vez disso, corra a retidão

como um rio, a justiça como um

ribeiro perene!

25 Foi a mim que vocês trouxeram

sacrifícios e ofertas durante os

quarenta anos no deserto, ó nação

de Israel?

26 Não! Vocês carregaram o seu rei

Sicute, e Quium, imagens dos

deuses astrais, que vocês fizeram

para si mesmos.

27 Por isso eu os mandarei para o

exílio, para além de Damasco, diz o

Senhor; Deus dos Exércitos é o seu

nome.

Page 45: Vida Abundante Fevereiro 2014

45

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como Amós descreve o “dia do

Senhor”? (vs.18-20)

2. O que Deus despreza e não

recebe, do que Ele não se agrada

e a que Ele não dará a menor

atenção? (vs.21-23)

4. O que sente quando vê a reação

de Deus em relação às festas

religiosas, às assembleias gerais,

aos holocaustos e ofertas de cereal,

às ofertas de comunhão e ao som

das canções e da música das liras

do povo de Israel?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus diz que despreza

as festas religiosas, as

assembleias solenes e os

holocaustos que ele mesmo

ordenou?

Decisão e aplicação

5. O que deve fazer para agradar a

Deus como um verdadeiro

adorador?

O que você poderia praticar hoje?

Anotação

Page 46: Vida Abundante Fevereiro 2014

46

O “dia do Senhor” é um dia que Deus beneficia o seu povo com a

misericórdia e servia também para designar uma comemoração especial

como a páscoa. Como o dia do Senhor era uma data comemorativa

nacional, todo o povo de Israel se preparava para essa festa religiosa, no

entanto, Amós profetiza que esse dia será de trevas e não de luz. O

sacrifício que Israel oferecia a Deus já não era uma expressão verdadeira

de fé, mas um ritual religioso influenciado por outros deuses falsos como

Sicute e Quiuim. Os israelitas poderiam estar oferecendo sacrifícios

regularmente, no tempo devido, porém só se assemelhavam aos idólatras

e não tinham uma vida de retidão. Consequentemente, Deus irá castigá-

los, mandando-os para o exílio e não será um dia de misericórdia como

eles estavam esperando. Assim, os sacrifícios sem uma vida justa são

considerados idolatria por Deus, estando sujeitos ao julgamento divino.

Como é o seu culto e a sua vida?

ORAÇÃO Que eu possa servir a Deus como verdadeiro e

único rei e possa praticar a justiça e a retidão.

Anotação

Page 47: Vida Abundante Fevereiro 2014

47

13 Arrependa-se da arrogância

qui Amós 6:1-7

1 Ai de vocês que vivem tranqüilos

em Sião, e que se sentem seguros

no monte de Samaria; vocês,

homens notáveis da primeira entre

as nações, aos quais o povo de

Israel recorre!

2 Vão a Calné e olhem para ela;

depois prossigam até a grande

Hamate e em seguida desçam até

Gate, na Filístia. São elas melhores

do que os seus dois reinos? O

território delas é maior do que o de

vocês?

3 Vocês acham que estão

afastando o dia mau, mas na

verdade estão atraindo o reinado do

terror.

4 Vocês se deitam em camas de

marfim e se espreguiçam em seus

sofás. Comem os melhores cordeiros

e os novilhos mais gordos.

5 Dedilham suas liras como Davi e

improvisam em instrumentos

musicais.

6 Vocês bebem vinho em grandes

taças e se ungem com os mais finos

óleos, mas não se entristecem com a

ruína de José.

7 Por isso vocês estarão entre os

primeiros a ir para o exílio; cessarão

os banquetes dos que vivem no ócio.

Page 48: Vida Abundante Fevereiro 2014

48

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como Amós descreve a vida

luxuosa dos nobres de Israel?

(v.4-6)

2. O que Deus diz que acontecerá

com esses nobres no final? (v.7)

4. O que você sente vendo a ruína

que chegará aos nobres de Israel

que ficaram arrogantes sem Deus?

Estudo e reflexão

3. Por qual razão a vida luxuosa

dos nobres de Israel cairá nesse

estado? (v.1, 3)

Decisão e aplicação

5. Tem algo que pode te deixar

arrogante?

O que precisa ser feito para evitar

que isso aconteça? Anotação

Page 49: Vida Abundante Fevereiro 2014

49

Israel do Norte estava vivendo uma prosperidade econômica sem

precedente durante o reinado do Jeroboão II, mas essa prosperidade não

se devia a um bom governo, mesmo porque Israel do Norte nem era um

país poderoso da região. Mesmo assim, os líderes de Israel se tornaram

arrogantes e estavam desfrutando uma vida luxuosa. Esta vida luxuosa é

descrita com camas de marfim, refeição com os cordeiros e novilhos e

instrumentos musicais como liras. Naquela época, marfim era um material

importado e as carnes eram algo que as pessoas comuns podiam

experimentar apenas nas ocasiões especiais. Comer a carne todos os dias

era algo extremamente luxuoso. Assim, Deus adverte que irá castigá-los

por causa da sua arrogância e que as pessoas que se espreguiçam em

cima da cama de marfim seriam as primeiras a ir para o exílio, além de

sofrimento chegar primeiro aos líderes arrogantes. Deus quer aqueles que

o buscam com humildade. Reflita se não houve ocasião em que ficou

arrogante na sua vida e vá a Deus com humildade.

ORAÇÃO Faça com que eu perceba e confesse que o

Senhor é o criador de todo o universo e eu sou

apenas uma das criaturas do Senhor.

Anotação

Page 50: Vida Abundante Fevereiro 2014

50

14 Raciocínio enfraquecido

sex Amós 6:8-14

8 O Senhor, o Soberano, jurou por

si mesmo! Assim declara o Senhor,

o Deus dos Exércitos: “Eu detesto o

orgulho de Jacó e odeio os seus

palácios; entregarei a cidade e tudo

o que nela existe”.

9 Se dez homens forem deixados

numa casa, também eles morrerão.

10 E se um parente que tiver que

queimar os corpos vier para tirá-los

da casa e perguntar a alguém que

ainda estiver escondido ali: “Há

mais alguém com você?”, e a

resposta for: “Não”, ele dirá:

“Calado! Não devemos sequer

mencionar o nome do Senhor”.

11 Pois o Senhor deu a ordem, e ele

despedaçará a casa grande e fará

em pedacinhos a casa pequena.

12 Acaso correm os cavalos sobre os

rochedos? Poderá alguém ará-los

com bois? Mas vocês transformaram

o direito em veneno, e o fruto da

justiça em amargura;

13 vocês que se regozijam pela

conquista de Lo-Debar e dizem:

“Acaso não conquistamos Carnaim

com a nossa própria força?”

14 Palavra do Senhor, o Deus dos

Exércitos: “Farei vir uma nação

contra você, ó nação de Israel, e ela

a oprimirá desde Lebo-Hamateaté o

vale da Arabá”.

Page 51: Vida Abundante Fevereiro 2014

51

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como a ira do Senhor é descrita? (v.8–11, 14)

2. Em contraste a isso, como é o

comportamento dos líderes de

Israel? (v.12–13)

4. O que sente vendo os líderes que

transformaram o direito e a justiça

em coisas inúteis e Deus que fica

irado com isso?

Estudo e reflexão

3. O que significa “Mas vocês

transformaram o direito em

veneno e o fruto da justiça em

amargura”? (v.12, Ref.3:10)

Decisão e aplicação

5. Qual é momento na sua vida em

que precisa fortalecer o direito e a

justiça?

E o que precisa ser feito para que

isso aconteça? Anotação

Page 52: Vida Abundante Fevereiro 2014

52

Am 3:10 “eles que acumulam em seus palácios o que roubaram e saquearam”

Desde Lebo-Hamate até o vale da Arabá (v.14) as dimensões da fronteira que

Deus deu a Israel (Nm 34:8, 12), que abrange o país inteiro.

A palavra de hoje mostra o horror do dia de julgamento. Até os

sobreviventes iam enfrentar um fim trágico. O versículo 12 mostra isso

com duas parábolas. Na primeira parábola, é inútil os cavalos correrem

sobre os rochedos. Não apenas destroem as ferraduras, mas se os

cavalos caírem do rochedo, tanto os cavalos quanto as pessoas montadas

em cima se machucariam seriamente. Na segunda parábola, os bois não

conseguem arar os rochedos. Todas são coisas fora do senso comum.

Para Deus, Israel transformou o direito em veneno, e o fruto da justiça em

amargura. É uma tolice quanto correr com os cavalos sobre os rochedos e

ará-los com bois. Se eles tivessem percebido que o dia de julgamento

estava chegando, não iam viver ignorando a justiça e a lei de Deus. Pense

a respeito de si mesmo para que possa viver de acordo com a justiça e a

lei de Deus.

ORAÇÃO Torne-me a luz neste mundo corrupto por meio

da sua justiça e a lei.

Anotação

Page 53: Vida Abundante Fevereiro 2014

53

15 Julgamento adiado

sáb Amós 7:1-9

1 Foi isto que o Senhor, o

Soberano, me mostrou: ele estava

preparando enxames de gafanhotos

depois da colheita do rei, justo

quando brotava a segunda safra.

2 Depois que eles devoraram todas

as plantas dos campos, eu clamei:

“Senhor Soberano, perdoa! Como

Jacó poderá sobreviver? Ele é tão

pequeno!”

3 Então o Senhor arrependeu-se e

declarou: “Isso não acontecerá”.

4 O Soberano, o Senhor, mostrou-

me também que, para o julgamento,

estava chamando o fogo, o qual

secou o grande abismo e devorou a

terra.

5 Então eu clamei: “Soberano

Senhor, eu te imploro que pares!

Como Jacó poderá sobreviver? Ele é

tão pequeno!”

6 Então o Senhor arrependeu-se e

declarou: “Isso também não

acontecerá”.

7 Ele me mostrou ainda isto: o

Senhor, com um prumo na mão,

estava junto a um muro construído

no rigor do prumo.

8 E o Senhor me perguntou: “O que

você está vendo, Amós?” “Um

prumo”, respondi. Então disse o

Senhor: “Veja! Estou pondo um

prumo no meio de Israel, o meu

povo; não vou poupá-lo mais.

9 “Os altares idólatras de Isaque

serão destruídos, e os santuários de

Israel ficarão em ruínas; com a

espada me levantarei contra a

dinastia de Jeroboão”.

Page 54: Vida Abundante Fevereiro 2014

54

Análise do conteúdo

Percepção

1. O que Amós viu na ilusão? (v.1-

2a, 4)

2. Qual foi a reação de Deus a

mediação do Amós? (vs.3, 6)

4. O que se sente vendo Deus parar

com a sua ira por causa do clamor

de Amós?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus adiou o

julgamento que já estava

decidido? Pense sobre isso

relacionando com o clamor de

Amós, “Como Jacó poderá

sobreviver? Ele é tão pequeno!”

Decisão e aplicação

5. Tem alguém por quem você

precisa orar e convencer para que

volte a Deus?

O que faria por essa pessoa hoje?

Anotação

Page 55: Vida Abundante Fevereiro 2014

55

Amós conta sobre cinco ilusões que ele viu e a palavra de hoje descreve

três primeiros. A primeira e a segunda é a de gafanhotos e fogo. Como o

julgamento que aparece nestas ilusões não era apenas severo, mas

também atingia todo o povo, Amós clamou que “Jacó é tão pequeno” para

defender o povo de Israel e Deus adiou o julgamento. Mas o que está bem

claro é que Israel estava cometendo os pecados que mereciam este

castigo. E a terceira ilusão é sobre o prumo que é usado nas construções.

O prumo é usado para que um muro suba reto. Deus diz que Israel é como

um muro torto. Ele diz que os altares idólatras e os santuários, assim

como a dinastia de Jeroboão irão cair como um muro torto. Amós não

clama contra esse julgamento e isso deve ser porque este julgamento é

com os líderes religiosos e políticos e não com o povo como um todo.

Deus julga os pecados com certeza, mas ama o seu povo e ouve a oração

de mediação.

ORAÇÃO Faça com que eu tenha um dia de alegria e

emoção por causa do amor eterno de Deus.

Anotação

Page 56: Vida Abundante Fevereiro 2014

56

16 Sejamos adoradores legítimos

dom Culto no Lar – Amós 5:21-27

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

21 Eu odeio e desprezo as suas

festas religiosas; não suporto as

suas assembléias solenes.

22 Mesmo que vocês me tragam

holocaustos e ofertas de cereal,

isso não me agradará. Mesmo que

me traga mas melhores ofertas de

comunhão, não darei a menor

atenção a elas.

23 Afastem de mimo som das suas

canções se a música das suas

liras.

24 Em vez disso, corra a retidão

como um rio, a justiça como um

ribeiro perene!

25 Foi a mim que vocês trouxeram

sacrifícios e ofertas durante os

quarenta anos no deserto, ó nação

de Israel?

26 Não! Vocês carregaram o seu rei

Sicute, e Quium, imagens dos

deuses astrais, que vocês fizeram

para si mesmos.

27 Por isso eu os mandarei para o

exílio, para além de Damasco, diz o

Senhor; Deus dos Exércitos é o seu

nome.

Page 57: Vida Abundante Fevereiro 2014

57

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

O sacerdote Amós havia mencionado o motivo do julgamento de Deus sob o povo de Israel ter sido inevitável. Esse motivo tinha relação com o culto oferecido a Deus. De acordo com os preceitos religiosos, eles ofereciam holocaustos, cereais, comunhão, entre outros, mas Deus desprezava esses atos religiosos e disse que não aceitaria cultos dados dessa forma (vs.21-22). O povo de Israel estava cometendo dois erros. Primeiro, o culto era meramente formal. Ao invés de ter um encontro verdadeiro com Deus, o que importava para eles era realizar a cerimônia de adoração. Segundo, a vida dos adoradores não tinha ligação com a vida cotidiana.

Ou seja, Deus não gosta de receber

culto oferecido por adoradores que

tenham a vida separada da fé.

O verdadeiro culto é aquele que

oferecemos com todo o nosso

coração e devoção a Deus, quem

sempre está nos observando com

olhos ardentes. Além disso,

podemos dizer que é aquele através

do qual praticamos a justiça e a

retidão (v.24, ref. Mq 6:8).

Através da palavra de hoje, desejo

que a minha família possa refletir em

como tornar-se adorador legítimo

para a alegria de Deus. Oferecer o

culto verdadeiro tão desejado por

Deus, para podermos aproximar-nos

cada vez mais de Deus.

Page 58: Vida Abundante Fevereiro 2014

58

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Vamos falar, em poucas palavras, o que cada membro da família

pensa sobre a mensagem de hoje.

2. Vamos refletir se somos realmente adoradores legítimos diante de

Deus. No caso de faltar algo, compartilhemos em detalhes a decisão que

cada um deveria tomar.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos

Que eu possa orar com todo o coração e dedicação, e poder ser um

discípulo de Deus que pratica na própria vida a bênção recebida e

transmite o amor de Deus.

Page 59: Vida Abundante Fevereiro 2014

59

17 Você vive a favor de quem?

seg Amós 7:10-17

10 Então o sacerdote de Betel,

Amazias, enviou esta mensagem a

Jeroboão, rei de Israel: Amós está

tramando uma conspiração contra ti

no centro de Israel. A nação não

suportará as suas palavras.

11 está dizendo o seguinte:

“Jeroboão morrerá à espada, e

certamente Israel irá para o exílio,

para longe da sua terra natal”.

12 Depois Amazias disse a Amós:

Vá embora, vidente! Vá profetizar

em Judá; vá ganhar lá o seu pão.

13 Não profetize mais em Betel,

porque este é o santuário do rei e o

templo do reino.

14 respondeu a Amazias: Eu não

sou profeta nem pertenço a nenhum

grupo de profetas, apenas cuido do

gado e faço colheita de figos

silvestres.

15 Mas o Senhor me tirou do serviço

junto ao rebanho e me disse: “Vá,

profetize a Israel, o meu povo”.

16 Agora ouça, então, a palavra do

Senhor. Você diz: “Não profetize

contra Israel, e pare de pregar contra

a descendência de Isaque”.

17 “Mas, o Senhor lhe diz: “Sua

mulher se tornará uma prostituta na

cidade, e os seus filhos e as suas

filhas morrerão à espada. Suas terras

serão loteadas, e você mesmo

morrerá numa terra pagã. E Israel

certamente irá para o exílio, para

longe da sua terra natal”.

Page 60: Vida Abundante Fevereiro 2014

60

Estudo e Reflexão

Decisão e Aplicação

Análise do conteúdo

Percepção

Page 61: Vida Abundante Fevereiro 2014

61

Orientações Uma vida centrada em Deus

Amós 7:10-17

Análise do conteúdo

Amós era pastor e cultivador de

amoreira, mas sempre obedecia às

ordens de Deus. Após receber uma

visão de Deus, ele profetizou o

julgamento da família de Jeroboão.

Porém o sacerdote Amazias acusou

o profeta Amós de traição, e diz-lhe

para que ele fosse profetizar e

ganhar seu pão nas terras do sul de

Judá. Amós explicou que havia se

tornado profeta não por vontade

própria e sim pelo chamado de

Deus e impôs a punição em

Amazias em nome de Deus.

Estudo e Reflexão

1. Quais são os valores que o

sacerdote Amazias segue?

- Ele parece ter sido uma pessoa

que considerava o seu sacerdócio

um meio de sobrevivência. No seu

modo de agir e de falar é possível

ver que ele não considerava o

chamado de Deus com importância

e não era uma pessoa com

compromisso vocacional.

2. O que se pode perceber no jeito

que Amós confronta Amazias?

- Apesar da acusação Amós não

desanimou e enfatiza que a sua

profecia era oriunda de Deus,

dizendo „o Senhor tirou-lhe do

serviço para ir profetizar‟(v.15).

Disse, portanto que sua autoridade

e julgamento não vinha de

Jeroboão ou de mais alguém e sim,

somente de Deus. Ele profetizou a

palavra de Deus, mesmo tendo a

possibilidade de ser prejudicado

tanto economicamente como

politicamente. Essa é a imagem de um verdadeiro profeta.

Percepção

Vendo a diferença entre Amós e Amazias, pensei em qual dos dois tipos eu me enquadro mais. Será que tenho uma vida centrada em Deus ou dou mais importância ao poder e aos valores mundanos? Ou será que ao ouvir a palavra de Deus costumo seguir somente o que me agrada, e ignoro o que não me convém?

Anteriormente tive uma oportunidade de participar de um seminário. Nessa ocasião recebi pedido de oração de um conhecido que passava por dificuldades, mas as pessoas ao redor se mostraram indiferentes a respeito. Nesse momento quis tomar coragem e dizer que iria dar apoio, mas perdi a chance pensando que podia parecer demasiadamente espiritual ou estar me gabando. Pensando bem, naquele momento estava mais preocupado com a opinião dos outros do que com Deus. Agora me arrependo, pois o que Deus teria realmente desejado era que essa dor fosse compartilhada, mesmo que não seja por uma oração eloquente.

Decisão e aplicação

1. No caso de pedir ou precisar de oração, devo ter coragem sem preocupar ou considerar a opinião dos outros. Devo participar de encontros ou fazendas e ser o primeiro a perguntar e anotar o pedido de oração dos outros.

Page 62: Vida Abundante Fevereiro 2014

62

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como o sacerdote de Betel,

Amazias, pressionou e criticou

Amós? (vs.12-13)

2. Como Amós explicou a

Amazias o motivo de sua

profecia? (vs.14-15)

4. O que você sente a respeito de

Amazias haver recusado a

mensagem do julgamento, por

considerar mais o rei do que Deus?

Estudo e reflexão

3. Por que o sacerdote Amazias

queria calar a boca do profeta

Amós?

Decisão e aplicação

5. Você que se tornou um „sacerdote

igual a um rei‟ graças a Jesus Cristo,

no que deve preocupar-se e

esforçar-se mais?

O que você deve praticar

especialmente hoje e amanhã para

considerar Deus e obedecer suas

palavras? Anotação

Page 63: Vida Abundante Fevereiro 2014

63

Depois que foi revelada a terceira visão, o sacerdote de Betel, Amazias,

disse ao rei de Israel Jeroboão que Amós estava tramando uma

conspiração. Ele distorceu a advertência de Deus, transmitida por Amós,

feita para todo o reino do norte de Israel, dizendo que essa punição era

unicamente voltada ao rei Jeroboão (v.11). E ao mesmo tempo ameaçou

Amós para que ele retornasse ao sul de Judá, sua terra natal, com a

tentativa de impedir que Amós transmitisse a palavra de Deus. Esse fato

mostra que Amazias era um sacerdote que servia ao rei, e não a Deus.

Ele chamava Betel de „santuário do rei‟ e não „santuário de Deus‟ (v.13).

Para Amazias, ser sacerdote era uma profissão, ou seja, uma forma de

sobrevivência para ganhar o seu pão (v.12). Amós, pelo contrário, não era

pertencente à família sacerdotal e sim, cuidava de gado e do cultivo. Amós

havia ido ao norte de Israel após receber a ordem de Deus, colocando em

risco a sua própria subsistência. Enquanto Amazias vivia para a sua

própria subsistência e a do rei, Amós „foi tirado do serviço junto ao

rebanho por Deus‟ (v.15). Você vive a favor de quem?

ORAÇÃO Senhor, ajude-me para que eu possa viver

para realizar a visão de Deus e não somente

para o meu próprio sustento.

Anotação

Page 64: Vida Abundante Fevereiro 2014

64

18 Livrai-me da formalidade

ter Amós 8:1-6

1 O Senhor, o Soberano, me

mostrou um cesto de frutas

maduras.

2 “O que você está vendo, Amós?”,

ele perguntou. Um cesto de frutas

maduras, respondi. Então o Senhor

me disse: “Chegou o fim de Israel, o

meu povo; não mais o pouparei”.

3 “Naquele dia”, declara o Senhor, o

Soberano, “as canções no templo

se tornarão lamentos. Muitos,

muitos serão os corpos, atirados

por todos os lados! Silêncio!”

4 Ouçam, vocês que pisam os

pobres e arruínam os necessitados

da terra,

5 dizendo: Quando acabará a lua

nova para que vendamos o cereal? E

quando terminará o sábado para que

comercializemos o trigo, diminuindo a

medida, aumentando o preço,

enganando com balanças

desonestas e

6 comprando o pobre com prata e o

necessitado por um par de sandálias,

vendendo até palha com o trigo?

Page 65: Vida Abundante Fevereiro 2014

65

Análise do conteúdo

Percepção

1. O que simboliza o „cesto de

frutas maduras‟ e que isso prevê?

(vs.2-3)

2. A quem Deus atribuiu a

responsabilidade desse

julgamento, e qual foi o pecado

cometido por eles? (vs.4-6)

4. O que você sente ao ver o povo

de Israel concentrar-se somente em

satisfazer sua cobiça, mas ao

mesmo tempo cumprindo a lua nova

e o sábado?

Estudo e reflexão

3. Mesmo realizando comércio

ilegal, o povo de Israel não

pareceu sentir peso na

consciência. Como eles podem

ser tão insensíveis aos seus

próprios pecados?

Decisão e aplicação

5. Qual âmbito da sua vida você

deve recuperar diante de Deus, que

deseja a fé viva?

Dentre os afazeres de hoje quais

são aqueles em que você deve

esforçar-se para praticar a palavra

de Deus? Anotação

Page 66: Vida Abundante Fevereiro 2014

66

Frutas maduras (v.1) – última safra colhida em Palestina, refere-se ao iminente

julgamento

Lua nova (v.5) – primeiro dia de cada mês, dia reservado para realizar cerimônia

de redenção dos pecados e agradecimento à graça de Deus por mais um mês de

salvação que se passou

Ephah, shekel (v.5) – ephah é unidade de volume e shekel é unidade de peso

A quarta visão de Amós foi um cesto de frutas maduras. Durante o reinado

do rei Jeroboão II o norte de Israel desfrutava de estabilidade e

prosperidade assim como tinha abundância de frutas maduras. Do mesmo

modo que as frutas maduras não podem ser guardadas por muito tempo, o

julgamento de Israel também não podia mais ser adiado. Através do jogo

de palavras, usando palavras com pronúncia parecida como „frutas

maduras‟ (kwaitz) e „fim‟ (cats), foi predito a catástrofe que estava prestes

a acontecer em Israel. Por que eles tiveram que receber o julgamento de

Deus? O motivo foi o formalismo religioso dos líderes do norte de Israel e

a irregularidade social. A Bíblia acusa especialmente a descrença

daqueles cobiçados que praticavam comércio ilegal. Por cumprirem a lua

nova e o sábado, eles parecem seguir os preceitos religiosos, mas na

verdade eles só pensavam no „prejuízo que tinham por ter que respeitar

esses dias‟. Assim, o fato deles terem cumprido a formalismo de seguir os

preceitos religiosos, tornou-se uma indulgência para fazerem o que bem

entendessem. Essa formalidade religiosa fez a sociedade adoecer e

tornou inevitável o julgamento de Deus.

ORAÇÃO Que eu possa livrar-me da formalidade e

tornar-me um instrumento de justiça e

honestidade nessa terra.

Anotação

Page 67: Vida Abundante Fevereiro 2014

67

19 O mais temível castigo

qua Amós 8:7-14

7 O Senhor jurou contra o orgulho

de Jacó: Jamais esquecerei coisa

alguma do que eles fizeram.

8 Acaso não tremerá a terra por

causa disso, e não chorarão todos

os que nela vivem? Toda esta terra

se levantará como o Nilo; será

agitada e depois afundará como o

ribeiro do Egito.

9 “Naquele dia”, declara o Senhor, o

Soberano: “Farei o sol se pôr ao

meio-dia e em plena luz do dia

escurecerei a terra.

10 Transformarei as suas festas em

velório e todos os seus cânticos em

lamentação. Farei que todos vocês

vistam roupas de luto e rapem a

cabeça. Farei daquele dia um dia

de luto por um filho único, e o fim

dele, como um dia de amargura.

11 “Estão chegando os dias”, declara

o Senhor, o Soberano, “em que

enviarei fome a toda esta terra; não

fome de comida nem sede de água,

mas fome e sede de ouviras palavras

do Senhor.

12 Os homens vaguearão de um mar

a outro, do Norte ao Oriente,

buscando a palavra do Senhor, mas

não a encontrarão.

13 Naquele dia as jovens belas e os

rapazes fortes desmaiarão de sede.

14 Aqueles que juram pela vergonha

de Samaria, e os que dizem: “Juro

pelo nome do seu deus, ó Dã”ou

“Juro pelo nome do deus de

Berseba”, cairão, para nunca mais se

levantar!

Page 68: Vida Abundante Fevereiro 2014

68

Análise do conteúdo

Percepção

1. Qual é o esboço que Deus está

fazendo do julgamento que logo

fará, através da natureza e das

festas? (vs.8-10)

2. Quando há fome e sede de

ouvir a palavra do Senhor, o que

procuram no final, aqueles que

não procuraram antes a palavra

do Senhor? (vs.11-14)

4. O que sentimos ao ver Israel do

Norte vaguear e não encontrar a

palavra de Deus e no fim, cair em

desgraça?

Estudo e reflexão

3. A palavra do Senhor simboliza

a presença de Deus. Sendo

assim, que ligação existe entre a

fome e sede de ouvir a palavra,

com os outros desastres que

ocorreram em Israel do Norte?

Decisão e aplicação

5. Nos lugares que está presente, no

lar e no trabalho, onde se sente

como se fosse Israel do Norte?

Qual é a palavra do Senhor que

deve obedecer e restaurar ali?

Anotação

Page 69: Vida Abundante Fevereiro 2014

69

Deus está dando certeza do julgamento que virá sobre Israel do Norte,

repetindo: “declara o Senhor, o Soberano” (vs.9,11). Como a cheia do rio

Nilo, Israel do Norte estava desfrutando o pico de seu melhor momento

como o dia, mas de repente, ocorre a escuridão (v.9). Entretanto, o

desastre mais temível é ter “fome e sede de ouvir a palavra do Senhor”.

“O Senhor está falando” significa que “Ele está neste lugar”. Assim, “época

que não existe a palavra do Senhor” é quando Deus não está mais

presente nesta época. Israel não passará de um pequeno país na

Palestina no meio de outras potências, por não ter a expectativa da

benção de Emanuel. Jovens belas e rapazes fortes simbolizam o futuro, e

o fato destes desmaiarem de sede, nos mostra também a queda de Israel

no futuro (v.13). A celebração (festa) se transformará em velório (v.10),

não haverá esperanças no meio da inundação e escuridão, será uma

desgraça. Finalmente em 722 A.C, Israel do Norte é destruído pela

Assíria. A palavra do Senhor está suprindo nossas vidas em abundância

hoje?

ORAÇÃO Permita que a palavra do Senhor flua como rio,

fazendo com que experimentemos a presença

de Deus.

Anotação

Page 70: Vida Abundante Fevereiro 2014

70

20 Vou fazer o mal e não o bem

qui Amós 9:1-6

1 Vi o Senhor junto ao altar, e ele

disse: Bata no topo das colunas

para que tremam os umbrais. Faça

que elas caiam sobre todos os

presentes; e os que sobrarem

matarei à espada. Ninguém fugirá,

ninguém escapará.

2 Ainda que escavem até às

profundezas, dali a minha mão irá

tirá-los. Se subirem até os céus, de

lá os farei descer.

3 Mesmo que se escondam no topo

do Carmelo, lá os caçarei e os

prenderei. Ainda que se escondam

de mim no fundo do mar, ali

ordenarei à serpente que os morda.

4 Mesmo que sejam levados ao exílio

por seus inimigos, ali ordenarei que a

espada os mate. Vou vigiá-los para

lhes fazer o mal e não o bem.

5 Quanto ao Senhor, o Senhor dos

Exércitos, ele toca na terra, e ela se

derrete, e todos os que nela vivem

pranteiam; ele ergue toda a terra

como o Nilo, e depois a afunda como

o ribeiro do Egito.

6 Ele constrói suas câmaras altas, e

firma a abóbada sobre a terra; ele

reúne as águas do mar e as espalhas

obre a superfície da terra. Senhor é o

seu nome.

Page 71: Vida Abundante Fevereiro 2014

71

Análise do conteúdo

Percepção

1. Onde está parado o Senhor do

julgamento? (v.1)

2. Quais são os cinco lugares que

expressam o alcance do

julgamento de Deus? (vs.2-4)

4. O que podemos sentir diante da

verdade de que não há nenhum

lugar onde possamos nos esconder

de Deus, que julga?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus usou a temível

expressão “bata no topo das

colunas para que tremam os

umbrais. Faça que elas caiam

sobre todos os presentes”(v.1)?

Decisão e aplicação

5. Qual deve ser nossa postura

diante de Deus, temível Senhor do

julgamento?

Qual é o pecado que devemos nos

arrepender e o que devemos colocar

em prática, como redimidos? Anotação

Page 72: Vida Abundante Fevereiro 2014

72

O texto é a quinta e a última visão mostrada a Amós, sendo realmente

uma visão temível. Deus aparece no templo como Senhor do julgamento,

onde os homens se reuniram para oferecer sacrifícios. Ele diz para

derrubar as colunas (umbrais) para massacrar a cabeça dos que estão

dentro (povo que cometeu pecados), os que sobrarem serão mortos pela

espada, não deixando ninguém escapar (vs.1-4). Mesmo que cavem um

buraco e se escondam no Sheol (inferno), mesmo que subam ao céu ou

subam ao topo do Carmelo para se esconderem, mesmo que se

escondam no fundo do mar, mesmo que sejam levados ao exílio por seus

inimigos, não poderão escapar deste julgamento. Deus declara a firmeza

do julgamento “Vou vigiá-los para lhes fazer o mal e não o bem”(v.4). Deus

que julga está presente em todos os lugares e o pecador não tem como

escapar deste julgamento de Deus. O único caminho existente é o

arrependimento. Temos de perceber que o único caminho para salvação é

o arrependimento humilde, tendo atitude de não esconder nada diante do

Onipresente, Deus todo poderoso. Qual é o pecado que temos que

confessar hoje?

ORAÇÃO

Não permita que escondamos nossos

pecados, para não receber a implacável

vigilância de Deus, mas conceda-nos a graça

do arrependimento humilde.

Anotação

Page 73: Vida Abundante Fevereiro 2014

73

21 Levante e edifique

sex Amós 9:7-15

7 “Vocês, israelitas, não são para

mim melhores do que os etíopes”,

declara o Senhor. “Eu tirei Israel do

Egito, os filisteus de Caftor e os

arameus de Quir.

8 “Sem dúvida, os olhos do Senhor,

o Soberano, se voltam para este

reino pecaminoso. Eu o varrerei da

superfície da terra, mas não

destruirei totalmente a

descendência de Jacó”, declara o

Senhor.

9 Pois darei a ordem, e sacudirei a

nação de Israel entre todas as

nações, tal como o trigo é abanado

numa peneira, e nem um grão cai

na terra.

10 Todos os pecadores que há no

meio do meu povo morrerão à

espada, todos os que dizem: “A

desgraça não nos atingirá nem nos

encontrará”.

11 Naquele dia levantarei a tenda

caída de Davi. Consertarei o que

estiver quebrado, e restaurarei as

suas ruínas. Eu a reerguerei, para

que seja como era no passado,

12 para que o meu povo conquiste o

remanescente de Edome todas as

nações que me pertencem, declara o

Senhor, que realizará essas coisas.

13 “Dias virão”, declara o Senhor,

“em que a ceifa continuará até o

tempo de arar, e o pisar das uvas até

o tempo de semear. Vinho novo

gotejará dos montes e fluirá de todas

as colinas.

14 Trarei de volta Israel, o meu povo

exilado, eles reconstruirão as cidades

em ruínas e nelas viverão. Plantarão

vinhas e beberão do seu vinho;

cultivarão pomares e comerão do seu

fruto.

15 Plantarei Israel em sua própria

terra, para nunca mais ser

desarraigado da terra que lhe dei, diz

o Senhor, o seu Deus.

Page 74: Vida Abundante Fevereiro 2014

74

Análise do conteúdo

Percepção

1. Deus está comparando a forma

da salvação de Israel com que

trabalho na agricultura? (v.9)

2. O que Deus preparou para

quando terminasse todo

julgamento de Israel? (vs.11-12)

4. O que percebemos ao ver a

palavra de que, após separar o grão

através da sentença do julgamento,

Deus irá restaurá-los e fazê-los

prosperar?

Estudo e reflexão

3. Por que Deus está comparando

o julgamento de Israel a abanar

na peneira?

Decisão e aplicação

5. Em que devemos ser gratos,

sabendo que Deus está abanando

nossa vida em peneira?

Para vivermos conforme a fé em

Deus, que diz não deixar nenhum

grão cair na terra, o que devemos

colocar em prática? Anotação

Page 75: Vida Abundante Fevereiro 2014

75

Depois de declarar todo julgamento, Deus está concedendo a última

palavra de compaixão ao concluir o livro de Amós. Diferente dos gentios,

Deus concede uma especial compaixão a seu povo israelita, consolando

que “naquele dia levantarei a tenda caída de Davi”(v.11). O julgamento de

Deus está sendo comparado ao trabalho de debulhar o trigo em uma

peneira, é sofrido o momento de ser abanado na peneira (julgamento),

mas Deus está realizando a salvação, não deixando nenhum grão cair na

terra. Todos que dizem “a desgraça não nos atingirá” e reagem com pouco

caso, serão todos julgados (v.10) e os que mesmo experimentando o

sofrimento do julgamento, se arrependem e confessam seus pecados,

serão salvos. Após passar o sofrimento do julgamento, podemos ver um

esboço da beleza das maravilhas da graça da restauração de Deus (vs.13-

15). Quando somos castigados, devemos nos arrepender totalmente e

voltar a Deus, para receber a completa e abundante restauração.

ORAÇÃO Permita que o arrependimento esteja ligado à

restauração, tendo esperanças na abundante

graça e dando valor ao castigo.

Anotação

Page 76: Vida Abundante Fevereiro 2014

76

22 O juiz que tarda em se irar

sáb Naum 1:1-8

1 Advertência contra Nínive. Livro

da visão de Naum, de Elcós.

2 O Senhor é Deus zeloso e

vingador! O Senhor é vingador! Seu

furor é terrível! O Senhor executa

vingança contra os seus

adversários, e manifesta o seu furor

contra os seus inimigos.

3 O Senhor é muito paciente, mas o

seu poder é imenso; o Senhor não

deixará impune o culpado. O seu

caminho está no vendaval e na

tempestade, e as nuvens são a

poeira de seus pés.

4 Ele repreende o mar e o faz

secar, faz que todos os rios se

sequem. Basã e o Carmelo se

desvanecem e as flores do Líbano

murcham.

5 Quando ele se aproxima os montes

tremem e as colinas se derretem. A

terra se agita na sua presença, o

mundo e todos os que nele vivem.

6 Quem pode resistir à sua

indignação? Quem pode suportar o

despertar de sua ira? O seu furor se

derrama como fogo, e as rochas se

despedaçam diante dele.

7 O Senhor é bom, um refúgio em

tempos de angústia. Ele protege os

que nele confiam,

8 mas com uma enchente

devastadora dará fim a Nínive;

expulsará os seus inimigos para a

escuridão.

Page 77: Vida Abundante Fevereiro 2014

77

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como Deus age com os seus

adversários? (vs.2-3)

2. Jeová é zeloso e vingador, mas

como Ele é com os que nele

confiam? (v.7)

4. O que sente em relação à espera

de Deus quanto à destruição de

Nínive que merecia um juízo

imediato?

Estudo e reflexão

3. Por que, embora as palavras

“vingança” e “furor” se repitam três

vezes (v.2), Deus é descrito, ao

mesmo tempo, como paciente

(v.3) e bom (v.7)?

Decisão e aplicação

5. O que você precisa para se

assemelhar ao caráter

misericordioso de Deus, que

certamente julga o pecado, mas ao

mesmo tempo tarda para se irar? Anotação

Page 78: Vida Abundante Fevereiro 2014

78

Deus deu oportunidade de arrependimento aos habitantes de Nínive,

capital da Assíria e os perdoou quando se arrependeram. Todavia, após

70 anos, eles esqueceram a graça de Deus, O ignoraram e entraram para

o ciclo do pecado. Eles cometeram várias iniqüidades, serviram aos ídolos

e negaram a existência de Deus. Essa vida em iniqüidades despertou a ira

do coração de Deus. O Senhor proclama, mais uma vez, o julgamento de

Nínive através de Naum. O profeta, junto com a advertência, anuncia Deus

zeloso e vingador, mas que ao mesmo tempo, Ele é paciente e protege os

que confiam nele. Deus espera que Nínive se arrependa do pecado, como

na época de Jonas e assim também, que Judá volte a Ele. Na verdade,

Deus deseja paz e prosperidade e não a destruição. Nós devemos

entender corretamente o coração de Deus que é abrigo para os que

refugiam nele.

ORAÇÃO Que eu possa temer e tremer diante do Senhor

juiz e que possa confiar somente em Ti.

Anotação

Page 79: Vida Abundante Fevereiro 2014

79

23 A família que confia somente em Deus

dom Culto no Lar - Naum 1:1-8

Família à mesa. Reúna a sua família à mesa e compartilhe a comida e as percepções e aplicações do sermão do dia.

Leitura bíblica

1 Advertência contra Nínive. Livro

da visão de Naum, de Elcós.

2 O Senhor é Deus zeloso e

vingador! O Senhor é vingador!

Seu furor é terrível! O Senhor

executa vingança contra os seus

adversários, e manifesta o seu

furor contra os seus inimigos.

3 O Senhor é muito paciente, mas

o seu poder é imenso; o Senhor

não deixará impune o culpado. O

seu caminho está no vendaval e na

tempestade, e as nuvens são a

poeira de seus pés.

4 Ele repreende o mar e o faz

secar, faz que todos os rios se

sequem. Basã e o Carmelo se

desvanecem e as flores do Líbano

murcham.

5 Quando ele se aproxima os

montes tremem e as colinas se

derretem. A terra se agita na sua

presença, o mundo e todos os que

nele vivem.

6 Quem pode resistir à sua

indignação? Quem pode suportar o

despertar de sua ira? O seu furor se

derrama como fogo, e as rochas se

despedaçam diante dele.

7 O Senhor é bom, um refúgio em

tempos de angústia. Ele protege os

que nele confiam,

8 mas com uma enchente

devastadora dará fim a Nínive;

expulsará os seus inimigos para a

escuridão.

Page 80: Vida Abundante Fevereiro 2014

80

CULTO NO LAR

Desvendando a palavra

O autor desse livro, Naum, tem o nome que significa “consolo”. A mensagem central do livro de Naum é a certeza do julgamento de Nínive por oprimir o povo de Deus e do consolo de Deus ao seu povo afligido (1:12).

O profeta Naum fala sobre a soberania de Deus sobre todas as coisas desse mundo (1:4-8). Isso significa que toda história da humanidade é governada por Deus.

Deus é zeloso e vingador (v.2). Percebemos quanto Deus ama o

povo de Israel: Ele consola o seu

povo anunciando o juízo que virá

sobre Nínive. Deus não se esquece

dos injustiçados, Ele os consola e os

recupera com seu amor infinito.

Deus se ira contra o pecado, mas

quando uma pessoa se arrepende do

pecado e volta para Deus, Ele é um

refúgio em tempos de angústia (v.7).

Portanto, quando estivermos

passando por tribulações e

dificuldades, devemos confiar em

Deus que é nosso refúgio.

Page 81: Vida Abundante Fevereiro 2014

81

CULTO NO LAR

Compartilhando a graça 1. Compartilhe com a sua família como poderia resumir em uma frase o

texto de hoje.

2. Leia novamente o versículo 7 e tente decorá-lo. Compartilhe sobre o

que poderia confiar em Deus essa semana e ore um pelo outro sobre

isso.

Compartilhando agradecimentos 1. Relembrando a vida que teve durante a semana, vamos falar sobre o

que teve para agradecer, para confessar e pedir perdão diante de Deus e

da família.

2. Vamos fazer oferta como a expressão de gratidão, de arrependimento

e de amor pelos próximos.

Orando juntos

Que nós possamos confiar somente no Senhor que é nosso refúgio em

tempos de angústia e tribulação.

Page 82: Vida Abundante Fevereiro 2014

82

24 A destruição de Nínive e a recuperação de Judá

seg Naum 1:9-15

9 O Senhor acabará com tudo o

que vocês planejarem contra ele; a

tribulação não precisará vir uma

segunda vez.

10 Embora estejam entrelaçados

como espinhos e encharcados de

bebida como bêbados, serão

consumidos como a palha mais

seca.

11 Foi de você, ó Nínive, que saiu

aquele que trama perversidades,

que planeja o mal contra o Senhor.

12 Assim diz o Senhor: Apesar de

serem fortes e numerosos, serão

ceifados e destruídos; mas, você,

Judá, embora eu a tenha afligido,

não a afligirei mais.

13 Agora vou quebrar o jugo do seu

pescoço e arrancar as suas algemas.

14 O Senhor decreta o seguinte a

seu respeito, ó rei de Nínive: “Você

não terá descendentes que

perpetuem o seu nome. Destruirei as

imagens esculpidas e os ídolos de

metal do templo dos seus deuses.

Prepararei o seu túmulo, porque você

é desprezível”.

15 Vejam sobre os montes os pés do

que anuncia boas notícia se

proclama a paz! Celebre as suas

festas, ó Judá, e cum¬pra os seus

votos. Nunca mais o perverso a

invadirá; ele será completamente

destruído.

Page 83: Vida Abundante Fevereiro 2014

83

Estudo e Reflexão

Decisão e Aplicação

Análise do conteúdo

Percepção

Page 84: Vida Abundante Fevereiro 2014

84

Orientações Por quem é o julgamento?

Naum 1:9-15

Análise do conteúdo

Naum adverte a Nínive que será

destruída pelo Senhor, por se opor

a Ele e tramar conspirações. Deus

diz que destruirá não somente

Nínive, mas também os seus ídolos.

E a Judá promete quebrar o jugo do

seu pescoço, embora a tivesse

afligido por algum tempo.

Estudo e Reflexão

1. Por qual razão Deus declarou um

julgamento severo a Nínive, a

capital da Assíria?

Por meio de Jonas, Deus já havia

dado a Assíria uma oportunidade

para arrependimento. No entanto

eles se rebelaram à autoridade de

Deus, planejaram tramas que se

opunham a Ele e atormentaram o

Seu povo.

2. Afinal, por quem era esse

julgamento?

A destruição da Assíria e a

salvação de Judá no fim têm o

mesmo significado. Para proteger

Judá que era perseguido, saqueado

e oprimido espiritualmente pela

Assíria, Deus julgou Assíria. Ao

proteger Israel de todos os inimigos,

Deus mostra a fidelidade acerca da

Sua aliança. Aos inimigos, Deus é

uma grande desgraça, contudo Ele

concede graça ao Seu povo,

especialmente ao povo que confia

no Senhor e com humildade

arrepende-se profundamente.

Percepção

Ao ver o julgamento de Deus à Assíria e o Seu coração dirigido ao povo, senti lamento e amor. Deus tarda em irar-se e espera que todos se arrependam e voltem a Ele. Deus esperou pacientemente por mim por 30 anos, e ainda aguarda que o meu caráter mude e amadureça, para que eu seja edificado como discípulo que se assemelha a Jesus.

Há um amigo que escolhi para evangelizar. Muitas vezes, ele zomba de mim e incomoda-me, dizendo que sou muito fervoroso. Em razão disso, não queria mais evangelizá-lo, tinha perdido até a vontade de orar por ele. No entanto isto fora uma atitude do antigo eu, ademais percebi que Deus também ama este amigo e está esperando por ele. Como um chamado enviado ao mundo, eu irei orar com amor, lamento e fervor, tal como o coração de Deus.

Decisão e aplicação

1. Orarei pelo amigo, ligarei para ele durante a semana para ver se está tudo bem com ele e irei lhe falar com coragem acerca da reunião de avivamento que haverá em breve, para que ele venha participar.

2. Uma diaconisa está sofrendo devido a um amigo do seu filho que perturba o seu filho e a sua mãe que negligencia este fato. No início orei com o coração cheio de ódio, porém agora a minha oração mudou, pois peço que estes dois se arrependam o mais rápido possível e voltem-se.

Page 85: Vida Abundante Fevereiro 2014

85

Análise do conteúdo

Percepção

1. Que fim teve Nínive, que

tramou perversidades e planejou

o mal contra Judá? (vs.10-12)

2. O que acontece com Judá que

foi afligido por Nínive? (v.15)

4. O que sente ao ver que Deus

destruiu Nínive, que era uma cidade

forte e poderosa na época, como a

palha seca em favor de Judá?

Estudo e reflexão

3. Qual é o motivo mais

importante do profeta Naum em

anunciar a destruição de Nínive?

Decisão e aplicação

5. Como você decide viver entre a

palavra de Deus e o valor desviado

do mundo?

O que você deve praticar para viver

como um cristão que crê que toda e

qualquer força do mundo está nas

mãos de Deus? Anotação

Page 86: Vida Abundante Fevereiro 2014

86

Naum anuncia a destruição de Nínive, mas na verdade, Assíria, que tinha

essa cidade como a sua capital. Era um país mais forte entre os vizinhos

de Israel, tanto economicamente como belicamente. Todavia, Deus viu a

perversidade de Nínive e fala através de Naum que todos seus habitantes

seriam “consumidos como a palha mais seca” (v.10) e “ceifados e

destruídos, apesar de serem fortes e numerosos” (v.12). Deus anunciou o

julgamento de Nínive para consolar Judá. Assíria que conquistara Israel do

Norte estava ameaçando Israel do Sul. Durante o reinado de Ezequias,

Assíria cercou Jerusalém e exigiu a sua rendição, porém mesmo sendo

uma nação forte, ela foi destruída e Judá pôde voltar a prestar culto ao

Senhor. Deus é o governador de todas as nações e cuida dos seus filhos

dentre elas. Nós, apesar de vivermos no mundo onde não aceita a Deus,

devemos crer que Ele tem toda autoridade para destruir o mundo no Seu

tempo em nosso favor.

ORAÇÃO Que possamos deixar a vida mundana e amar

a Deus que nos ama até o fim.

Anotação

Page 87: Vida Abundante Fevereiro 2014

87

25 A injustiça mundana julgada

ter Naum 2:1-7

1 O destruidor avança contra você,

Nínive! Guarde a fortaleza! Vigie a

estrada! Prepare a resistência!

Reúna todas as suas forças!

2 O Senhor restaurará o esplendor

de Jacó; restaurará o esplendor de

Israel, embora os saqueadores

tenham devastado e destruído as

suas videiras.

3 Os escudos e os uniformes dos

soldados inimigos são vermelhos.

Os seus carros de guerra reluzem

quando se alinham para a batalha;

agitam-se as lanças de pinho.

4 Os carros de guerra percorrem

loucamente as ruas e se cruzam

velozmente pelos quarteirões.

Parecem tochas de fogo e se

arremessam como relâmpagos.

5 As suas tropas de elite são

convocadas, mas elas vêm

tropeçando; correm para a muralha

da cidade para formar a linha de

proteção.

6 As comportas dos canais são

abertas, e o palácio desaba.

7 Está decretado: A cidade irá para o

exílio; será deportada. As jovens

tomadas como escravas batem no

peito; seu gemer é como o arrulhar

das pombas.

Page 88: Vida Abundante Fevereiro 2014

88

Análise do conteúdo

Percepção

1. O que será recuperada quando

o destruidor atacar Nínive (v.2)?

2. Como está descrito o exército

que atacará Nínive (vs.3-4)?

4. O que você sente ao observar que

poderes injustos, mesmo com todos

seus poderes, sucumbem diante do

julgamento de Deus?

Estudo e reflexão

3. Como e por que Deus destruiu

instantaneamente a grande

fortaleza Nínive?

Decisão e aplicação

5. O que é necessário para não

temer o mundo que será julgado por

Deus?

Quais os aspectos injustos que

ainda conserva e como eliminá-los? Anotação

Page 89: Vida Abundante Fevereiro 2014

89

O profeta Naum profetiza que Deus destruirá Nínive através do destruidor

(Babilônia) (v.1). Ele satiriza a fraqueza de Nínive diante do ataque furioso

de Babilônia recomendando guardar fortaleza, vigiar o caminho, fortalecer

os lombos e reforçar muito o seu poder. Nínive era poderosa, mas Deus

levanta os mais fortes para destruir poderosa Nínive (capital de Assíria) foi

julgada porque perseguia e saqueava o povo de Deus, Israel (v.2). Nínive

possuía grande poder militar, mas será destruída pelos babilônios com

seus escudos vermelhos, homens vestidos de escarlate, e os carros de

guerra flamejantes (vs.3-4). No final, antigo senhor supremo de oriente

médio será conquistado por juízo de Deus e seus nobres serão feitos

cativos (vs.5-6). Todas as injustiças do mundo serão julgadas por Deus.

Ninguém vencerá julgamento de Deus, pois quão sejam fortes os poderes

injustos, Deus levanta os mais poderosos para impor seu juízo.

ORAÇÃO Faça-me seguir caminho de Deus mesmo que

isso me prejudique e não ajoelhar diante dos

caminhos mundanos injustos.

Anotação

Page 90: Vida Abundante Fevereiro 2014

90

26 Diante do julgamento de Deus

qua Naum 2:8-13

8 Nínive é como um açude antigo

cujas águas estão vazando.

“Parem, parem”, eles gritam, mas

ninguém sequer olha para trás.

9 Saqueiem a prata! Saqueiem o

ouro! Sua riqueza não tem fim; está

repleta de objetos de valor!

10 Ah! Devastação! Destruição!

Desolação! Os corações se

derretem, os joelhos vacilam, todos

os corpos tremem e o rosto de

todos empalidece!

11 Onde está agora a toca dos

leões? O lugar em que alimentavam

seus filhotes, para onde iam o leão, a

leoa e os leõezinhos, sem nada

temer?

12 Onde está o leão que caçava o

bastante para os seus filhotes,

estrangulava animais para as suas

leoa se enchia as suas covas de

presa se as suas tocas de vítimas?

13 “Estou contra você”, declara o

Senhor dos Exércitos; “queimarei no

fogo os seus carros de guerra, e a

espada matará os seus leões.

Eliminarei da terra a sua caça, e a

voz dos seus mensageiros jamais

será ouvida.”

Page 91: Vida Abundante Fevereiro 2014

91

Análise do conteúdo

Percepção

1. Nínive era comparada às quais

coisas, nos seus dias de glória

(ver. 8, 11)?

2. Qual foi declaração de Deus a

Nínive (ver. 13)?

4. O que você sente ao observar a

futilidade das riquezas e forças

mundanas?

Estudo e reflexão

3. Por que Nínive foi comparada

ao tanque de água e leão?

Decisão e aplicação

5. Você tem certeza de que as

injustiças (mesmo sendo fortes) se

sucumbem diante do juízo de Deus?

O que você deve praticar e como

orar neste mundo abundante de

injustiças? Anotação

Page 92: Vida Abundante Fevereiro 2014

92

Nínive era uma cidade rica e próspera e Naum compara esta cidade a um

tanque de água. A cidade era ocupada com população numerosa e

possuía muita riqueza, mas diante do juízo de Deus sua população foi

dispersada e sua riqueza, saqueada (vs.8-10). Naum também compara

Nínive ao leão, pois esta cidade tinha capacidade de conquistar e subjugar

países vizinhos (vs11-12). Esta cidade comparada ao jovem leão será

destruída por poder maior diante do juízo de Deus. Nínive não ouvirá mais

notícias de seus triunfos através de seus mensageiros. Nínive foi

comparada ao tanque de água e ao leão para mostrar que mesmo

poderes prósperos e fortes perdem sentido diante do juízo de Deus.

Qualquer poder mundano, quão seja forte, será destruído sem resistir

diante do juízo de Deus.

ORAÇÃO Faça-me a não deprimir diante da injustiça

mundana e esperar a justiça de Deus com

oração.

Anotação

Page 93: Vida Abundante Fevereiro 2014

93

27 Como enfrentar uma prostituta

qui Naum 3:1-7

1 Ai da cidade sangüinária, repleta

de fraudes e cheia de roubos,

sempre fazendo as suas vítimas!

2 Ah, o estalo dos chicotes, o

barulho das rodas, o galope dos

cavalos e o sacudir dos carros de

guerra!

3 Cavaleiros atacando, espadas

reluzentes e lanças cintilantes!

Muitos mortos, montanhas de

cadáveres, corpos sem conta, gente

tropeçando por cima deles!

4 Tudo por causa do desejo

desenfreado de uma prostituta

sedutora, mestra de feitiçarias, que

escravizou nações com a sua

prostituição e povos, com a sua

feitiçaria.

5 “Eu estou contra você”, declara o

Senhor dos Exércitos; “vou levantar o

seu vestido até a altura do seu rosto.

Mostrarei às nações a sua nudez e

aos reinos, as suas vergonhas.

6 Eu jogarei imundície sobre você, e

a tratarei com desprezo; farei de

você um exemplo.

7 Todos os que a virem fugirão,

dizendo: “Nínive está arrasada!

Quem a lamentará?”Onde

encontrarei quem a console?

Page 94: Vida Abundante Fevereiro 2014

94

Análise do conteúdo

Percepção

1. Como Naum descreve e

profetiza sobre a destruição de

Nínive onde há abundância de

fraudes, roubos e que sempre faz

as suas vítimas (vs.1-4)?

2. Como está sendo descrita a

vergonha que Nínive irá sentir

após a sua destruição? (vs.5-7)

4. O que você sente ao ver que

grandes poderes, riqueza e fama

podem levar-nos para caminho do

pecado como uma prostituta?

Estudo e reflexão

3. Por que Nínive é comparada a

uma prostituta sedutora, mestra

de feitiçarias? (v.4)

Decisão e aplicação

5. Que tipo de cristão você é diante

dos poderes mundanos?

Que transformação é necessária

para viver como cristão inabalável

no mundo e o que tem de fazer para

conseguir isso? Anotação

Page 95: Vida Abundante Fevereiro 2014

95

Deus, através de Naum, descreve detalhadamente a destruição de Nínive

como cenas de um filme. Os versículos 2 e 3 passam a sensação de terror

aos leitores como se estivessem presentes no momento do ocorrido. A

cidade de Nínive arrependeu-se dos seus pecados e voltou ao Deus após

a ação do profeta Jonas, mas depois conquistou os países vizinhos e

obrigou-os a praticar idolatria como se a prostituta mestra das feitiçarias os

seduzisse. No fim, Nínive, confiando em seus poderes e riquezas,

abandonou Deus, por isso Deus diz em abandonar Nínive e castigar com

terror e vergonha. Deus fará de Nínive uma cidade para outras nações

ridicularizarem e humilharem (ver. 5-7). Somente resta destruição terrível

sem deixar resquícios de Nínive. Será que não existe, em você, uma

vontade de adorar mais valores mundanos, como ocorreu em Nínive?

Quais aspectos você deve se arrepender, aceitando a verdade do que o

mundo sofrerá um juízo de justiça? E o que deve praticar como vencedor

do mundo?

ORAÇÃO Faça-me ajoelhar ao Deus e não aos poderes

mundanos e que eu viva humildemente.

Anotação

Page 96: Vida Abundante Fevereiro 2014

96

28 Embora seja grande, forte e numeroso

sex Naum 3:8-19

8 Acaso você é melhor do que

Tebas, situada junto ao Nilo,

rodeada de águas? O rio era a sua

defesa; as águas, o seu muro.

9 A Etiópia e o Egito eram a sua

força ilimitada; Fute e a Líbia

estavam entre os seus aliados.

10 Apesar disso, ela foi deportada,

levada para o exílio. Em todas as

esquinas as suas crianças foram

massacradas. Lançaram sortes

para decidir o destino dos seus

nobres; todos os poderosos foram

acorrentados.

11 Você também ficará embriagada;

irá esconder-se, tentando proteger-

se do inimigo.

12 Todas as suas fortalezas são

como figueiras carregadas de figos

maduros; basta sacudi-las, e os

figos caem em bocas vorazes.

13 Olhe bem para as suas tropas:

não passam de mulheres! As suas

portas estão escancaradas para os

seus inimigos; o fogo devorou as

suas trancas.

14 Reserve água para o tempo do

cerco! Reforce as suas fortalezas!

Entre no barro, pise a argamassa,

prepare a forma para os tijolos!

15 Mesmo assim o fogo consumirá

você; a espada a eliminará, e, como

gafanhotos devastadores, a

devorará! Multiplique-se como

gafanhotos devastadores,

multiplique-se como gafanhotos

peregrinos!

16 Você multiplicou os seus

comerciantes, tornando-os mais

numerosos que as estrelas do céu;

mas como gafanhotos devastadores,

eles devoram o país e depois voam

para longe.

17 Os seus guardas são como

gafanhotos peregrinos, os seus

oficiais, como enxames de

gafanhotos que se ajuntam sobre os

muros em dias frios; mas quando o

sol aparece, eles voam, ninguém

sabe para onde.

18 Ó rei da Assíria, os seus pastores

dormem; os seus nobres

adormecem. O seu povo está

espalhado pelos montes e não há

ninguém para reuni-lo.

19 Não há cura para a sua chaga; a

sua ferida é mortal. Quem ouve

notícias a seu respeito bate palmas

pela sua queda, pois, quem não

sofreu por sua crueldade sem

limites?

Page 97: Vida Abundante Fevereiro 2014

97

Análise do conteúdo

Percepção

1. A destruição de que cidade é

comparada por Naum à

destruição da Assíria e como será

isso? (vs.8-11)

2. De acordo com a profecia de

Naum, em que situação ficará o

rei da Assíria? (vs.18-19)

4. O que você sente ao ver a ruína

da Assíria, que confiou em

„numerosos‟ e „forte‟, devido à

invasão da Babilônia?

Estudo e reflexão

3. Por qual razão Deus comparou

a destruição da Assíria à grande e

forte Tebas e aos numerosos

gafanhotos? (vs.8-9, 15-17)

Decisão e aplicação

5. Que cristão é você ante ao mundo

que se vanglória do grande, forte e

numeroso?

O que você poderá fazer para mudar

este mundo que confia no poder e

vangloria-se? Anotação

Page 98: Vida Abundante Fevereiro 2014

98

O fogo devorou as suas trancas (v.13): naquela época, os conquistadores tinham o

costume de queimar a porta da cidade.

Dormem, adormecem (v.18): atos que levam à morte numa batalha

A Assíria era muito habilidosa nas batalhas e tratava com crueldade o

povo das nações vencidas. Além disso, os assírios obrigavam o povo

vencido a migrarem, por isso eram muito temidos. A Assíria tinha a melhor

técnica em agricultura, em guerra e na fabricação de armas, assim sendo,

era uma potência e de nada temia. Apesar de tudo isso, Naum profetizou

que Assíria seria destruída tal como Tebas, a qual ficava numa fortaleza,

localizada onde o rio Nilo e o mar formavam uma defesa natural. Assíria

também tinha formado uma poderosa aliança com Etiopia, Fute, Líbia,

porém foi derrotada no fim. Assíria estava mergulhada em idolatria e

arrogância e assim não podia evitar o julgamento da ira de Deus. Muitas

vezes, o mundo em que vivemos assemelha-se à Assíria, contudo, mesmo

que o mundo seja grande, forte e numeroso, ele não pode nos proteger.

Como você vê o mundo? Caso tenha a mínima vontade de confiar, crer e

seguir o mundo, de que atitude e mudanças você necessita?

ORAÇÃO Faça com que eu viva confiando somente no

nosso grande Senhor que destruiu o poder do

mundo.

Anotação

Page 99: Vida Abundante Fevereiro 2014

99

Estudo Bíblico da Fazenda

1 semana

Um juiz justo Amós 1:1-2:5

Abrindo o coração

Quando os pais educam filhos pequenos, existem casos em que os pais

apontam diretamente o erro de seus filhos, mas também há casos em que

os pais fazem os filhos verem o erro de outras crianças ao redor para

perceberem o que estão fazendo de errado. Como no segundo caso,

Deus começou a repreender seu povo por meio de Amós. Deus

proclamou seu julgamento começando pelos povos vizinhos de Israel:

Áven (Damasco), Filístia (Gaza, Asdode, Ascalom, Ecrom) e Fenícia

(Tiro) (1:3-10). Depois disso, Deus não se esqueceu de declarar o

julgamento de Edom, Amom, e Moabe (1:11-2:3), que segundo a história

têm relações de parentesco com Israel, e também proclama o julgamento

de Judá (2:4-5). Deus está lidando com as sete nações com um princípio

coerente, e nesse meio o coração de Deus é revelado. Nessa semana

tentaremos entender o caráter de Deus através do julgamento declarado

por Amós.

Semeando a palavra

1. Qual é a nação para a qual Amós declara a profecia? (1:1) Como a

figura de Deus é representada? (1:2)

2. Qual é a expressão usada para iniciar o julgamento das sete nações?

(1:3,6,9,11,13, 2:1,4) Por que você acha que a mesma expressão é usada

sendo que os julgamentos são para nações distintas entre si?

3. Qual é o julgamento que Deus proclamou para as sete nações? Vamos

observar quais são as expressões em comum, e pensar no significado

dessas expressões. (1:4, 7,10,12,14, 2:2,5)

Page 100: Vida Abundante Fevereiro 2014

100

4. Qual é a transgressão de Judá, e no que ela difere com as

transgressões das outras seis nações? (2:4) Qual seria esse motivo

dessa diferença? (vide Rm 2:12-13)

5. Embora a transgressão de Judá e das outras seis nações sejam

diferentes, e mesmo as transgressões das seis nações sendo um pouco

diferentes entre si, porque você acha que Deus aponta igualmente e

declara o mesmo julgamento para todos? Compartilhe.

6. O que sentimos diante do fato de que Deus certamente castiga o

pecado de todas as pessoas, e não há exceção, nem para Judá e Israel

que são povo escolhido de Deus? Compartilhe.

Colhendo os frutos da vida

Deus usa um princípio e padrão justos para todas as pessoas. Assim

como Paulo diz, aquele que não tem a Lei perece sem a Lei, e aquele

que peca sob a Lei, é julgado pela Lei. Aos nossos olhos as pessoas do

mundo que não conhecem a Deus parecem prosperar e viver melhor do

que as que creem, mas devemos lembrar que elas não estão livres do

julgamento do Senhor. Ao mesmo tempo, devemos ter consciência de

que por estarmos em uma posição especial por sermos escolhidos de

Deus, não podemos nos eximir do julgamento de Deus. Pelo contrário,

Deus exige mais de nós, e exige que vivamos uma vida pura e

santificada. Passado um mês do ano novo, lembremos como vivemos nos

últimos tempos, e vamos decidir como devemos viver durante o resto de

nossa vida e orar por essas decisões.

Page 101: Vida Abundante Fevereiro 2014

101

Estudo Bíblico da Fazenda

2 semana

O que é a verdadeira adoração Amós 3:13-4:5

Abrindo o coração

A adoração é o elemento imprescindível da nossa vida de fé. Se o nosso

culto for proibido, ou se insultarem a nossa adoração ou destruírem o lugar

santo de adoração, certamente sentiremos profundamente lesados e

irados. E nós nos sentiremos perseguidos por razões religiosos. Mas o que

aconteceria se o autor de todos esses impedimentos fosse o próprio Deus?

O texto de hoje traz história tão perplexa como esta. O profeta Amós nos

adverte revelando o Deus que proíbe sacrifícios, destrói altares e humilha o

próprio sacrifício. E assim, ele solicita ao povo de Israel que se desperte e

volte a Deus. Baseado na palavra de hoje, aprenderemos como devem ser

a nossa fé e nossa adoração diante de Deus.

Semeando a palavra

1. Ao castigar Israel, o que Deus julgará em primeiro lugar? (v.3:14)

2. Em que animal o profeta Amós comparou as nobres que viviam em

Samaria? E quais atitudes delas o profeta condenou? (v. 4:1)

3. Betel e Gilgal eram lugares santos em que o povo de Israel se

apresentava com sacrifícios, mas como Deus avaliou estas aglomerações

do povo? E quem se alegrava com esses sacrifícios? (4:4-5)

Page 102: Vida Abundante Fevereiro 2014

102

4. Como está descrito o fim da nobreza de Israel? Qual o motivo disso,

apesar deles terem sido adoradores de Deus? (v. 4:2-3)

5. Qual o motivo pelo qual Deus está humilhando o sacrifício e os altares

ao ponto de querer cortar as pontas deles e destruí-los apesar do povo

de Israel ter oferecido sacrifícios continuamente nesses altares?

Compartilhe suas ideias.

6. O sacrifício que a nobreza da Samaria oferecia a Deus era preparado

com as lágrimas e o sangue dos pobres e oprimidos. Verifique se não há

elementos parecidos na sua adoração. Reflita como devemos ser

preparados para verdadeira adoração que agrada a Deus.

Colhendo os frutos da vida

A escritura não condena o acúmulo justo de riquezas nem considera

pecado o fato de ser rico. No entanto, se essa riqueza for proveniente do

resultado de opressão aos pobres e necessitados, a história muda. Deus

nunca se alegra com o que é oferecido com o resto que sobrou da

riqueza e do tempo que foram construídos com a lágrima e o sangue dos

fracos e necessitados. Pois mesmo que seja mais bem preparado e

espetacular que possa ser, esse tipo de culto não é oferecido para

agradar a Deus, mas sim satisfazer aqueles que estão participando.

Justamente isso é que Deus detesta e condena. Como estão sua

adoração e a vida? Você está dando o melhor de si para o reino de Deus

e os próximos? E você está entregando todo o seu ser para adorar a

Deus? A sua oferta não pode ser o que restou da sua gastança, nem o

seu culto pode ser aquele que se encaixa no restante dos tempos que

sobraram. Principalmente a sua vida não pode estar pegando carona nos

esforços dos outros. Precisamos estar atentos e despertos para que a

nossa vida e a nossa adoração não sejam motivos de vergonha nem de

condenação diante de Deus.

Page 103: Vida Abundante Fevereiro 2014

103

Estudo Bíblico da Fazenda

3 semana

Pré-requisitos da adoração

Amós 5:21-27

Abrindo o coração

Geralmente as empresas apresentam pré-requisitos ao selecionar os seus

funcionários. Dentro desses requisitos há aqueles essenciais para a

função. Mesmo dotado com muitas qualidades, se o candidato não

satisfizer esses requisitos essenciais para a função, seria muito difícil ser

efetivado para aquele cargo. Assim, pré-requisito significa algo prioritário e

imprescindível. Se o pré-requisito não for atendido o acordo perde validade

e o contrato não se fecha.

Da mesma forma, Deus que merece todo o louvor e adoração estabeleceu

pré-requisitos aos seus adoradores. Isto é, se esses requisitos não forem

preenchidos, a mais nobre atitude de adoração perderia o significado. O

que seria então esse requisito? E por que será que Ele o estabeleceu?

Vejamos através do texto de hoje.

Semeando a palavra

1. O que Deus disse que odeia e despreza? (v.22) O que não agrada a Ele

e que não recebe a menor atenção dEle? (v.22)

2. Quem disse que não ouvirá o som das canções e a música das liras?

(v.23) O que realmente Ele quer, em vez de festas religiosas, sacrifícios,

holocaustos e canções? (v.24)

3. O que seria então “correr a retidão como um rio e a justiça como um

ribeiro perene”? (vide v.10-13)

Page 104: Vida Abundante Fevereiro 2014

104

4. Finalmente Deus diz sobre o exílio para além do Damasco que Israel

sofrerá. O que você sente da demonstração da falta de fé do povo de Israel

apesar de frequente oferta de sacrifício e adoração?

5. Jesus também disse claramente que a nossa fala e as nossas ações

precisam estar acima do nível de moralidade exigida pela sociedade. (vide

Mt 5:20) Será que há ocasiões em que você acaba corrompendo com

facilidade ou agindo de maneira injusta repetidamente? Como poderia

mudar isso? Compartilhe.

6. Nenhum governo, sociedade ou entidade pode atingir o nível de justiça

total. Mesmo assim, o cristão precisa se esforçar para atingir o máximo de

justiça pessoal e social. Verifique as estruturas e aspectos injustos ao seu

redor e compartilhe como poderia contribuir para melhorar. Mesmo que seja

em pequena parte, pense e estude como poderia começar a mudança.

Orem juntos sobre isso.

Colhendo os frutos da vida

Para o povo de Israel, as festas religiosas e assembleias eram

consideradas sagradas e estavam intimamente relacionadas com a vida

deles. Entretanto, Deus disse que as detesta, odeia e não receberia nem o

louvor nem a adoração. Isso não significa que deve parar com a adoração

nem deixar de comemorar datas religiosas. Significa, que ao mesmo tempo

em que adora a Deus com espírito e verdade, deve também realizar

obviamente a justiça pessoal e social como um integrante do povo santo de

Deus. A nossa realidade de hoje não é muito diferente. Será que você não

está insensível à corrupção e à injustiça, e está presenciando diariamente a

falta de justiça na sociedade em que faz parte? O mesmo Deus do texto de

hoje rejeitará a sua adoração também. Que possamos nos tornar aquele

que se esforça para que a justiça venha a se realizar a começar por mim.

Page 105: Vida Abundante Fevereiro 2014

105

Estudo Bíblico da Fazenda

4 semana

O povo que jamais será desarraigado Amós 9:7-15

Abrindo o coração

Viktor Frankl, médico psiquiatra austríaco que estava aprisionado num

campo de concentração de Auschwitz durante a segunda guerra mundial,

relata a sua experiência. Ele confessa que pôde aguentar a vida dentro da

concentração, onde a falta de comida, condições sub-humanas e o medo

da morte o atormentavam constantemente, devido a um versículo da bíblia

que alguém colocou na sua roupa. Assim, a esperança faz a pessoa viver.

Independentemente do grau que exerce, ela fornece forças para viver.

Então imagine quanta força poderá dar se essa esperança vier de alguém

tão grande, poderoso e perfeito como Deus.

O texto de hoje é a parte final de Amós. Através do profeta Amós Deus

anunciou sem piedade a destruição de Israel que estava repleto de

corrupção e injustiça. No entanto, nessa parte final Ele concede a

esperança ao povo de Israel. Com que esperança Ele consola Israel?

Vejamos através de texto, quem é Deus e com que coração deveremos

viver.

Semeando a palavra

1. Qual é o reino para o qual os olhos do soberano se voltam? E o que

Ele promete a fazer com este reino? (v.8)

2. O Senhor disse que não destruirá totalmente a descendência de Jacó,

mas há os que serão destruídos pela espada. Quem são estes? (v.10)

Enfim, o que Ele disse que faria com Israel? (v.11-12)

3. Mesmo que seja o seu povo, o Senhor trata com rigor os pecadores,

porém, no fim Ele preserva o seu povo dizendo que o plantará e nunca

mais desarraigará da terra. (v.15) Como podemos dizer que o Senhor é

para com o seu povo?

Page 106: Vida Abundante Fevereiro 2014

106

4. Reflita sobre o coração do Senhor que detesta o pecado, e ao mesmo

tempo tem fidelidade para com o seu povo. Compartilhe o que você

sentiu.

5. Como deveremos lembrar a fidelidade de Deus nos dias de angústia

sem esperanças visíveis? Por outro lado, o que os pecadores

mergulhados na iniquidade que não temem o resultado dos seus

pecados deverão refletir? Compartilhe livremente a sua ideia.

6. O povo de Deus pode estar no meio da dificuldade, mas nunca é

desarraigado. O Senhor usará as pessoas movidas pelo Espírito Santo

para reerguer as tendas caídas, consertar e restaurar as ruínas para que

seja como era no passado. Compartilhe o que você pode fazer pela

igreja e pelos irmãos durante essa semana para ajudar na restauração

do povo de Deus.

Colhendo os frutos da vida

O Senhor está dizendo que não destruirá totalmente a descendência de

Jacó, e que no final reerguerá a tenda de Davi e lhe entregará outras

nações. E que virá o dia em que trará o seu povo de volta do exílio.

Certamente estas promessas serviram de grande consolo para o povo de

Israel que estava sofrendo no seu exílio. Analogamente, quando chegar

o grande dia, nós que somos o Seu povo ganharemos heranças eternas

que jamais perderemos, portanto devemos viver com esperança mesmo

no meio a sofrimentos até o dia chegar. Munidos da certeza de salvação,

precisamos também de sabedoria para continuar a jornada para

completar a nossa salvação. (v.10) Que possamos nos tornar pessoas

movidas pelo Espírito Santo, esforçando para consertar e reerguer as

ruínas, confiando em Deus e esperando pelas maravilhas que Ele

operará nesse país, nas nações, no mundo e na igreja.

Page 107: Vida Abundante Fevereiro 2014

107