vestibular medicina 2017 - educação, avaliação e projetos · uninorte – união educacional do...

20
DADOS DO CANDIDATO NOME: INSCRIÇÃO: CADEIRA: SALA: PROVAS COM QUESTÕES OBJETIVAS DE: LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS PROVA DE REDAÇÃO Vestibular Medicina 2017.2

Upload: truongphuc

Post on 08-Nov-2018

231 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

DADOS DO CANDIDATO

NOME:

INSCRIÇÃO: CADEIRA:SALA:

► PROVAS COM QUESTÕES OBJETIVAS DE:• LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

• CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

• MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

• CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

►PROVA DE REDAÇÃO

Vestibular Medicina2017.2

Page 2: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

União Educacional do Norte – UNINORTE

PROCESSO SELETIVO 2017.2 Este Caderno contém Provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Ciências da Natureza e suas

Tecnologias, de Matemática e suas Tecnologias, de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Redação.

Este Caderno de Provas contém 40 questões objetivas de múltipla escolha, com cinco alternativas de resposta, identificadas por A, B, C, D, E; e cinco questões objetivas de resposta curta.

Antes de iniciar as Provas, confira a sequência das páginas e da numeração das questões do seu Caderno de Provas. Se identificar qualquer equívoco, informe-o imediatamente ao aplicador de provas.

Para responder corretamente a essas Provas leia atentamente as orientações de cada questão.

Utilize caneta de tinta preta, fabricada em material transparente.

As respostas das questões objetivas de multipla escolha deverão ser registradas na Folha de Respostas própria, preenchendo integralmente o círculo correspondente à alternativa escolhida, conforme o exemplo:

Só existe uma alternativa correta para cada questão.

As questões objetivas de resposta curta devem ser respondidas de forma objetiva, com letra legível, restringindo-se ao que foi solicitado, na Folha de Respostas própria. A correção dessas questões será do tipo certo ou errado, não havendo acerto parcial.

Assine no espaço próprio das Folhas de Respostas (questões objetivas de múltipla escolha e de resposta curta) e da Folha de Redação. Folhas de Respostas ou Folha de Redação identificadas fora desse espaço, implicará na anulação das Provas e consequente eliminação do candidato do Processo Seletivo. Questão com resposta rasurada, com mais de uma alternativa marcada ou respondida a lápis ‒ no todo ou em parte ‒ não será considerada.

Retire a etiqueta de Código de Barras colada na capa deste Caderno de Provas e cole-a no espaço reservado na Folha de Respostas das questões objetivas de múltipla escolha. O candidato que não colar a etiqueta de Código de Barras nessa Folha de Respostas será eliminado do Processo Seletivo.

O tempo total para realização das Provas é de quatro horas e trinta minutos, sendo o tempo mínimo de permanência do candidato em sala de provas de duas horas. A saída da sala de provas com o Caderno de Provas será permitida a partir dos quinze minutos finais do tempo previsto para a realização das Provas, ou seja, depois de decorridas as quatro horas e quinze minutos do início efetivo das Provas.

Ao concluir suas Provas, sinalize para o aplicador de provas e aguarde para entregar as duas Folhas de Respostas e a Folha de Redação, cumprindo os procedimentos por ele recomendados.

Page 3: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas 1

PROVAS COM QUESTÕES OBJETIVASQuestões Objetivas de Múltipla Escolha de 1 a 40

Instrução Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

Prova de Linguagens, Códigos e suas TecnologiasQuestões de 1 a 12

Língua Portuguesa – Questões de 1 a 8

Os diferentes gêneros textuais desempenham funções sociais diversas, reconhecidas pelo leitor por meio de suas características específicas que os identifica, bem como da situação comunicativa em que o produtor da mensagem se insere.Considerando-se os elementos discursivos desse texto, é correto afirmar que se trata de

A) uma crônica argumentativa, visto que a locutora parte da observação direta dos fatos do cotidiano, procurando sensibilizar o interlocutor, para levá-lo a refletir sobre o assunto em pauta, sobre o qual se posiciona e faz, no final, uma espécie de conclusão-síntese.

B) um artigo de opinião, em que a voz autoral expõe seu ponto de vista sobre uma ocorrência, utilizando marcas linguísticas em primeira pessoa, valendo-se de comparações e construindo, antecipadamente, contra-argumentos, por prever possíveis julgamentos contrários por parte do leitor.

C) uma resenha, porque apresenta, de maneira breve, uma crítica sobre o comportamento de certas pessoas e uma descrição minuciosa dos acontecimentos mais relevantes, objetivando manter o público informado sobre o assunto de que trata.

D) um editorial, por ter caráter opinativo e polêmico, ser escrito de forma impessoal e formal, cuja finalidade é informar o interlocutor a respeito de determinada matéria, mas sem obrigação de ser indiferente ou neutro.

E) uma notícia, pois visa relatar, de forma sucinta e imparcial, uma ocorrência atual e de interesse geral, sendo de cunho jornalístico e estando sempre presente nos meios de comunicação, para manter a sociedade atualizada.

Questões 1 e 2 As pessoas se preocupam em ser simpáticas,

mas pouco se esforçam para ser empáticas, e algumas talvez nem saibam direito o que o termo significa. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo emocionalmente. Vai muito além da identificação. Podemos até não sintonizar com alguém, mas nada impede que entendamos as razões pelas quais ele se comporta de determinado jeito, o que o faz sofrer, os direitos que ele tem.

Nada impede? Foi força de expressão. O narcisismo, por exemplo, impede a empatia. A pessoa é tão autofocada, que para ela só existem dois tipos de gente: os seus iguais e o resto, sendo que o resto não merece um segundo olhar. Narciso acha feio o que não é espelho. Ele se retroalimenta de aplausos, elogios e concordâncias, e assim vai erguendo uma parede que o blinda contra qualquer sentimento que não lhe diga respeito.

Afora o narcisismo, existe outro impedimento para a empatia: a ignorância. Pessoas que não circulam, não possuem amigos, não se informam, não leem, enfim, pessoas que não abrem seus horizontes tornam-se preconceituosas e mantêm-se na estreiteza da sua existência.

E afora o narcisismo e a ignorância, há o mau-caratismo daqueles que, mesmo tendo o dever de pensar no bem público, colocam seus próprios interesses acima dos de todos, e aí os exemplos se empilham: políticos corruptos, empresários que só visam ao lucro sem respeitar a legislação, pessoas que “compram” vagas de emprego e de estudo que deveriam ser conquistadas através dos trâmites usuais, sem falar em atitudes prosaicas, como furar fila, estacionar em vaga para deficientes, terminar namoros pelo Facebook, faltar a compromissos sem avisar antes, enfim, aquelas “coisinhas” que se faz no automático, sem pensar que há alguém do outro lado do balcão que irá se sentir prejudicado ou magoado.

Ninguém espera que você e eu passemos a agir como heróis ou santos, apenas que tenhamos consciência de que só desenvolvendo a empatia é que se cria uma corrente de acertos e de responsabilidade –

colocar-se no lugar do outro não é uma simples gentileza que se faz, é a solução para sairmos dessa barbárie disfarçada e sermos uma sociedade civilizada de fato.

MEDEIROS, Marta. Empatia. Disponível em: <http://avaranda.blogspot.com.br/2013/01/empatia-martha-medeiros.html>. Acesso em: abr. 2017. Adaptado.

A análise dos elementos linguísticos presentes na tessitura do texto permite que se considere correto o que se afirma em

A) O pronome indefinido “algumas”, em “e algumas talvez nem saibam direito o que o termo significa.”, faz uma referência intratextual por aludir ao nome “pessoas”, que está subentendido, modificando-o, o que lhe garante o valor de adjetivo.

B) A partícula “o”, que está em posição enclítica na frase “Empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, de compreendê-lo emocionalmente.”, retoma anaforicamente a palavra “outro”, que, por sua vez, remete a um ser humano indefinido.

C) O termo “o”, em “o blinda contra qualquer sentimento”, resgata o substantivo espelho, a fim de reforçar a ideia de que só a imagem do narcisista deve ser refletida e admirada.

D) A preposição “Afora”, em “Afora o narcisismo, existe outro impedimento para a empatia:”, exerce a função de organizador textual que se manifesta como confirmação do que foi dito anteriormente.

E) O vocábulo em negrito, em “Afora o narcisismo, existe outro impedimento”, garante a coesão textual e constitui, inclusive, um recurso estilístico denominado anáfora.

Page 4: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas2

Uma casa é muito pouco para um homem; sua verdadeira casa é a cidade. E os homens não amam as cidades que os humilham e sufocam, mas aquelas que parecem amoldadas às suas necessidades e desejos, humanizadas e oferecidas ‒ uma cidade deve ter a medida do homem.

É possível que, pouco a pouco, os lugares cordiais da cidade estejam desaparecendo, desfigurados pelo progresso e pela técnica, tornados monstruosos pela conspiração dos elementos que obrigam as criaturas a viver como se estivessem lutando, jungidas a um certo número de rituais que as impedem de parar no meio de uma calçada para ver uma criança ou as levam a atravessar uma rua como se estivessem fugindo da morte.

Em cidades assim, a criatura humana pouco ou nada vale, porque não existe entre ela e a paisagem a harmonia necessária que torna a vida uma coisa digna. E o habitante, escravizado pelo monstro,

vai-se repetindo diariamente, correndo para as filas dos alimentos, dos transportes, do trabalho e das diversões, proibido de fazer algo que lhe dê a certeza da própria existência.

Para que se ame uma cidade, é preciso que ela se amolde à imagem e semelhança dos seus munícipes, possua a dimensão das criaturas humanas.

O habitante deve sentir-se livre e solidário, e não um guerreiro sozinho, um terrorista em silêncio. Deve encontrar na paisagem os motivos que o entranham à vida e ao tempo. E ele não quer a paisagem dos turistas, onde se consegue a beleza infensa dos postais monumentalizados; reclama somente os lugares que lhe estimulem a fome de viver, sonegando-o aos cansaços e desencantos.

IVO, Lêdo. A fábula da cidade. Disponível em: <http://biucsproject.org>. Acesso em: abr. 2017. Adaptado.

A crônica trata da importância da cidade na vida dos homens, revelando que é preciso que ela se ajuste às necessidades de seus habitantes, para que eles sintam “fome de viver”.Tendo em vista os aspetos morfossintáticos que contribuem para a organização do texto, é correto afirmar:

A) O pronome demonstrativo “aquelas”, na oração “mas aquelas que parecem amoldadas às suas necessidades e desejos, humanizadas”, retoma, catafórica e contextualmente, o substantivo “cidades”.

B) O conectivo “que”, em “É possível que, pouco a pouco, os lugares cordiais da cidade estejam desaparecendo,” e em “tornados monstruosos pela conspiração dos elementos que obrigam as criaturas a viver”, restringe, nos dois contextos, o sentido dos termos anteriores.

C) O elemento coesivo “como”, em “obrigam as criaturas a viver como se estivessem lutando,”, apresenta uma relação circunstancial de causa.

D) A partícula “lhe” e a expressão “da própria existência”, em “lhe dê a certeza da própria existência.”, exercem funções distintas, pois o pronome completa o sentido de um verbo, e a locução, de um nome.

E) A palavra “‘se”, em “O habitante deve sentir-se livre e solidário” e em “a paisagem dos turistas, onde se consegue a beleza infensa dos postais”, funciona, nas duas ocorrências, como pronome apassivador.

Os movimentos vanguardistas são revolucionários, pois desejam a mudança da sociedade no sentido de algo melhor. O Dadaísmo surge, em meio à guerra, em 1916, do encontro de um grupo de refugiados com o intuito de fazer algo significativo que chocasse a burguesia da época. A peça Ferro de passar, de Man Ray, é uma obra dadaísta.

Ferro de passar, 1921, de Man Ray (1890 - 1976)

FERRO de passar, pregos, 15,3 x 11,4cm. [Nova Iorque, The Museum of Modern Art]. Disponível em: <http://vanguarda-dadaismo.webnode.com/obras>. Acesso em: abr. 2017.

A transformação de um ferro de passar, objeto comum do cotidiano, em arte, nesse caso, representa

A) a recusa de imitação realística das formas costumeiras, instituindo a preferência pela abstração da figura.

B) a desconsideração do formato corriqueiro, resultando em uma estética degenerada dos utensílios básicos.

C) a anulação da sua função original para configurar ênfase no absurdo, na ilogicidade da produção artística.

D) o desejo de imprimir uma marca de bom gosto na reprodução de toda e qualquer coisa material.

E) um ato de protesto sacralizante a favor da instauração do conceito “sacro” nas obras plásticas.

NÃO adianta reclamar disso. Disponível em: <http://www.google.com.br/search>. Acesso em: abr. 2017.

Toda palavra, na língua portuguesa, só passa a ter um real significado quando contextualizada, ocorrendo também, não raro, a migração de vocábulos de uma classe gramatical para outra.No contexto em análise, a partícula “SE” assume um valor

A) condicional, pois indica uma hipótese.B) apassivador, por se tratar de um pronome.C) concessivo, pelo fato de corresponder a embora.D) causal, porque equivale a uma vez que. E) substantivo, pela referência ao próprio termo.

Page 5: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas 3

No amor, na política, no esporte – em suma, na vida – podemos escolher entre dois estilos de interpretação. O primeiro é o estilo paranoico, que consiste em culpar Deus e o mundo, ou seja, os outros, por tudo o que acontece de errado.

O segundo é o estilo dito "autoatributivo", que consiste em procurar a causa de nossos percalços em nós mesmos. Para quem pratica o estilo paranoico, os autoatributivos são ingênuos, otários, ignaros das tramas obscuras que estariam sendo urdidas contra todos nós.

Aos olhos dos autoatributivos, os paranoicos, quando não são delirantes, são covardes: acusam os outros para evitar suas responsabilidades. Em geral, meu estilo preferido é o autoatributivo. Não gostei do que aconteceu? O que houve "em mim" que causou ou permitiu esse desfecho?

Enquanto isso, o praticante do estilo paranoico prefere o pronome da terceira pessoa do plural: foram "eles". "Eles" são os banqueiros de Londres e os deputados Fulanos, dizia Mário de Andrade, os corruptos, os políticos, a China que rouba nossos empregos, os americanos imperialistas, os transexuais que atrapalham a paz de nossos banheiros públicos, os intelectuais ou o povo que não sabe votar, tanto faz. "Eles" sempre são os outros, diferentes de nós.

Conselho básico entre parênteses: para educar uma criança ou um adolescente, é melhor renunciar ao estilo paranoico. "Os professores não gostam de mim", ou "a aula não estava clara", ou "não disseram direito sobre o que seria a prova" etc., nada disso interessa. O que importa é (versão autoatributiva) que você não estuda o suficiente. O estilo paranoico é infinitamente mais popular do que o autoatributivo.

CALLIGARIS, Contardo. Por que preferimos explicar o mundo como se tudo fosse culpa dos outros? Disponível em: <http://m.folha.uol.com.br>. Acesso em: abr. 2017. Adaptado.

O articulista explica porque as pessoas justificam suas falhas culpando os outros.

Considerando-se os elementos linguísticos que se articulam entre si, mantendo a coesão textual, é correto afirmar:

A) As locuções "No amor", "na política", "no esporte" em “No amor, na política, no esporte – em suma, na vida”, exercem a função de determinantes do nome.

B) A oração “que consiste em culpar Deus e o mundo,” tem valor restritivo, equivalendo, portanto, a um adjetivo.

C) A expressão “diferentes de nós”, em " 'Eles' sempre são os outros, diferentes de nós", funciona como predicativo de sujeito.

D) O pronome “isso”, que aparece na contração “disso”, em “nada disso interessa.”, faz uma referência à palavra “prova”.

E) O termo coesivo “do que”, em “O estilo paranoico é infinitamente mais popular do que o autoatributivo”, apresenta uma relação circunstancial de comparação qualitativa de superioridade.

NÃO DEIXE a vida apagar. Disponível em: <https://www.google.com.br/search>. Acesso em: abr. 2017.

Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem com atribuições específicas, tanto formais quanto de conteúdo.Nessa campanha publicitária, predomina a função conativa da linguagem, porque o locutor

A) imprime no texto suas marcas pessoais, seus sentimentos.B) transmite informações objetivas sobre o tema de que trata.C) busca persuadir o interlocutor a adotar certo comportamento.D) procura explicar a própria linguagem utilizada na publicidade.E) objetiva verificar ou fortalecer a eficiência da mensagem

veiculada.

ERRO DE PORTUGUÊS

Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português.Andrade, Oswald de. Erro de português. Disponível em: <https://niltonfelipe.wordpress.com/tag/interpretacao-de-erro-do-poema-de-portugues>. Acesso em: abr. 2017.

A leitura do texto permite que se considere correto inferir que, para o sujeito poético,

A) o processo de colonização do Brasil ocorreu de forma errônea, conforme fica sugerido pela ironia evidenciada no duplo sentido da expressão usada no título do poema e também em “Que pena!”, que se soma à ideia de vestir, para indicar a imposição da cultura do colonizador ao colonizado, também portador de um legado cultural que foi ignorado.

B) as condições de chegada dos portugueses ao país – “Debaixo duma bruta chuva” – simbolizam a violência implantada nas terras descobertas a partir de então, iniciada pela exploração de suas riquezas e pela dizimação dos indígenas.

C) a palavra “pena”, que permite uma duplicidade de leitura, revela igualmente que a opressão a que foram submetidos os índios brasileiros decorreu do medo do descobridor de não sobreviver ao tipo de clima existente no lugar em que pisava pela primeira vez.

D) o confronto das duas culturas nada acrescentou ao europeu recém-chegado, que não percebeu indício de moral e de ética nos habitantes do novo mundo, uma vez que andavam nus, razão por que procurou vesti-los.

E) a possibilidade de o povo brasileiro se libertar do preconceito e do desrespeito a seus semelhantes aparece prenunciada na referência feita a “uma manhã de sol”.

Page 6: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas4

According to the text, fill in the parentheses with T (True) or F (False).

First-born children are said to be smarter than their younger brothers and sisters because

( ) they receive more mental stimulation.( ) they get more support in developing skills.( ) mothers take more risky habits during pregnancy. ( ) parents provide them with advantageous activities during

early years.The correct sequence, from top to bottom, is

A) T F T FB) F T F TC) T F F FD) T T F TE) F T T T

When compared with their younger siblings, first-born children

A) become more spoiled and self-centered.B) tend to neglect their studies in later life.C) usually quit their studies earlier than expected.D) have trouble finding a top-ranking job in the future.E) do better in education and in the labor market in the future.

Essas questões deverão ser respondidadas apenas pelos candidatos que optaram pela Língua Estrangeira Inglês.

Língua Estrangeira Inglês – Questões de 9 a 12

Questões 9 e 10

Economists at the University of Edinburgh have concluded that first-borns have a higher IQ test score than their siblings as early as age one. The findings, published in the Journal of Human Resources, could help explain the so-called birth order effect when older siblings in a family enjoy better wages and more education in later life, according to researchers.

Almost 5,000 children were observed from pre-birth to 14 years old on their family background and economic conditions. Every two years they were assessed on skills including reading and picture vocabulary.

Researchers also analyzed how parental behavior such as smoking and drinking during pregnancy was related to their child's test score. It was found that mothers took "higher risks" during the pregnancy of latter-born children.

Parents also offered less mental stimulation to younger siblings and took part in fewer activities such as reading, crafts and playing musical instruments. The findings showed that advantages enjoyed by first born siblings start from just after birth to three years of age. Parents changed their behavior as subsequent children were born.

WESTON, Phoebe. Disponível em: <http://www.dailymail.co.uk/home/search.html?>.Acesso em: mar.2017.

According to this graph, almost eight percent of the women inquired

A) believed that the treatment was useful.

B) ignored where they could get the medicine prescribed.

C) were worried about becoming addicted to taking drugs.

D) didn’t like the idea of going to hospitals on a regular basis.

E) preferred to use alternative medicine to solve their problems.

Considering the reasons for these women not receiving mental health treatment, the only alternative that disagrees with this graph is

A) Most of them said their health insurance plan didn’t pay for mental treatement.

B) Almost half of them considered the treatment too expensive.

C) Some of them said they were too busy.

D) One-fourth of them said they could do without a treatment.

E) A few of them were worried about people’s negative view.

Questões 11 e 12

Disponível em: <https://mchb.hrsa.gov>. Acesso em: mar. 2017.

percent of woman

Could not afford cost

Could handle problem without treatment

Did not have time

Insurance did not cover enough treatment

Did not know where to go for services

Did not believe that treatment would help

Fear of being committed/having to take medicine

Fear of neighbors negative opinions

Page 7: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas 5

Como cada martes 13, son muy pocas las parejas que pasan por el registro civil para dar el “sí, quiero”, aunque esta fecha no siempre estuvo marcada por las malas supersticiones, según contó Marcelo Polakoff, rabino de la comunidad judía de Córdoba.

“Martes 13 no te cases, ni te embarques: es un refrán que tiene origen en la cultura española, vinculados a la tradición judía, pero en un contexto que no es muy feliz”, introdujo. Se refiere a la Inquisición en España, donde el pueblo judío sufrió persecución. “Era complicado vivir la religión y ahí es donde surgen los marranos”, en referencia a aquellos judíos secretos, que fingían vivir como cristianos, pero transmitían sus costumbres religiosas a sus descendientes. “Es en ese contexto, los judíos elegían casarse o embarcarse el martes porque traería suerte, conforme a una interpretación de los días de la creación, según el Génesis”, explicó. La buena fortuna asociada al día martes, se complementaba con el 13, “unidad vinculada al amor y lo divino, según la mística judía”. “Esa combinación para la buena suerte para el pueblo judío, en un contexto complicado, se transformó en todo lo contrario. Era algo peligroso. Se perdió la historia de origen”, concluyó.

Disponível em: <http://www.hoy.com.ni> Acesso em: mar. 2017. Adaptado.

De acuerdo con el texto, actualmente la gente no suele casarse el martes 13

A) para no volverse pobre. B) porque no da suerte.C) porque no está permitido. D) para no tener muchos hijos. E) para no transgredir un precepto religioso.

Língua Estrangeira Espanhol – Questões de 9 a 12Essas questões deverão ser respondidadas apenas pelos candidatos que optaram pela Língua Estrangeira Espanhol.

Cuando se usa el refrán mencionado, se recomienda

A) no regalarle un caballo a alguien.B) evaluar bien la situación del caballo regalado. C) no mirar los dientes de los caballos arreglados.D) aceptar los regalos de buen grado, sin exigir mucho. E) analizar los dientes de los caballos antes de comprarlos.

En lo que se refiere a los aspectos lingüísticos del refrán, es correcto afirmar:

A) “A” es un artículo definido, femenino, singular.B) “mires” está conjugado en el futuro de indicativo.C) “el” pertenece a la misma clase gramatical que “le”. D) “regalado”, en el contexto, es lo mismo que “arreglado”. E) “le” es un pronombre complemento cuyo referente es

“caballo”.

Cuando se produce una ruptura amorosa el dolor emocional se siente en la misma área del cerebro donde se siente el dolor físico. Ahora quizá entendamos que con un analgésico como el Tylenol una persona con el corazón roto podría sentirse mejor.

En pocas palabras, el cuerpo percibe el desamor como si se tratara de un dolor físico.

En 2010, los científicos descubrieron que el paracetamol puede reducir el dolor ocasionado por rupturas amorosas, o de amistades.

Sin embargo, algunos médicos recomiendan no utilizar esta clase de analgésicos, pues el ser humano puede aprender de estas experiencias. Además, el cuerpo humano está hecho para recuperarse de este tipo de dolores emocionales.

¿SABÍAS QUE EL paracetamol podría reducir el dolor de un “corazón roto”? Disponível em: <http://www.planetacurioso.com/2016/07/07/sabias-que-el-paracetamol-podria-reducir-el-dolor-de-un-corazon-roto/>. Acesso em: abr. 2017. Adaptado.

El texto registra el vocablo “cerebro” que, diferentemente del portugués, no viene marcado por un acento gráfico, lo que se debe

A) a un error del autor, del editor o del revisor del texto, visto que la palabra española en destaque, siendo esdrújula, debería llevar tilde.

B) al hecho de la tonicidad recaer en la penúltima sílaba, y por ello y por terminar en vocal, no deber llevar tilde.

C) a las nuevas normas ortográficas para el español actual, con la supresión de los acentos gráficos superfluos, como los que anteriormente marcaban los vocablos esdrújulos.

D) al hecho de que la palabra en cuestión es aguda y, por consiguiente, no debe llevar tilde.

E) al hecho de ser una palabra esdrújula y, por lo tanto, no llevar acento gráfico.

Questões 10 e 11

A caballo regalado, no le mires el diente.

Disponível em: < http://cvc.cervantes.es/lengua/refranero>. Acesso em: mar. 2017.

Page 8: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas6

Prova de Ciências da Natureza e suas TecnologiasQuestões de 13 a 27

Pensar no mundo vivo como um conjunto de populações sempre variáveis se mesclando umas nas outras de geração a geração resulta em uma concepção do mundo totalmente diversa daquela do tipologista. O esquema newtoniano de leis imutáveis predispõe o físico a ser um tipologista. Darwin introduziu o pensamento populacional em biologia de maneira um tanto casual, e levou muito tempo até que se percebesse que esse é um conceito inteiramente diferente do pensamento tipológico tradicional nas ciências físicas.

MAYR, Ernst. Biologia, Ciência Única. São Paulo: Companhia das Letras, 2005, p. 45-46.

Com base nas informações do texto e nos conhecimentos sobre Biologia, pode-se afirmar:

A) Em contraste com os processos puramente físicos, os processos biológicos são controlados não só por leis naturais, mas também por uma programação genética mutável e intrínseca aos sistemas vivos.

B) As mudanças e as emergências são padrões típicos de um pensamento tipológico como o que Newton descreveu para explicar a evolução do Universo ao longo do tempo.

C) As mudanças darwinistas visavam a um aprimoramento das espécies para alcançar uma perfeição nas formas orgânicas.

D) As mutações e recombinações gênicas propostas por Darwin justificam o aumento da variabilidade presente no conjunto gênico das populações biológicas.

E) As explicações dadas pelos cientistas aos fenômenos físicos são suficientes para elucidar as propriedades emergentes presentes nos diversos níveis de organização dos seres vivos.

No que talvez constitua o maior exemplo de reciclagem de todos os tempos, as bactérias empregaram o oxigênio reativo para aprimorar os processos celulares de transformação de energia. Decompondo as moléculas orgânicas e produzindo dióxido de carbono e água, as bactérias desviaram a combustão natural do oxigênio para seus próprios fins.

MARGULIS, Lynn ; SAGAN, Dorion. O que é vida? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002, p. 142. Adaptado.

A transformação bioenergética que representa o processo de reciclagem referido no texto é a

A) fotossíntese aeróbia.B) fermentação.C) respiração aeróbia.D) fotossíntese anaeróbia.E) quimiossíntese.

O alongamento ajuda a manter um músculo no seu tamanho ideal. Sob o esforço de contrações repetidas, um músculo tende a diminuir à medida que cada fibra muscular individual se torna mais forte. O alongamento leva todas as fibras do músculo em relaxamento ao tamanho ideal e por isso deve ser feito tanto antes quanto depois de uma etapa de exercício aeróbico ou de resistência.

COHEN, Barbara Janson; WOOD, Dena Lin.O corpo humano na saúde e na doença. Barueri (SP): Manole, 2002, p.126.

Em relação aos benefícios acumulados com a prática do alongamento, pode-se afirmar:

A) O alongamento prepara o músculo através do acúmulo de glicose nas fibras musculares como consequência da maior mobilidade gástrica induzida.

B) A liberação de íons Na+ e K+ dos retículos sarcoplasmáticos durante o alongamento favorece a ativação das proteínas contracteis presentes no sarcômero durante a atividade física.

C) Quanto mais alongado for o músculo maior será a fixação da articulação comandada por esse tecido e, portanto, maior será a sua flexibilidade.

D) O alongamento é um tipo de exercício voltado para o aumento da flexibilidade do músculo e, por isso, promove a ampliação das fibras musculares, produzindo uma maior amplitude de movimento local.

E) O alongamento produz um efeito excitatório que aumenta a frequência e a intensidade dos impulsos nervosos no sentido axônios ⇒ corpo celular ⇒ dendritos ⇒ célula muscular.

As membranas são formadas por lipídios e também por proteínas. Se por um lado os lipídios das membranas biológicas têm ação de simples barreira para as substâncias hidrofílicas, as proteínas que se encontram associadas a eles têm uma ação ativa ao definir, entre outras funções, quais e quando certas substâncias polares poderão passar mais facilmente através das membranas.

Considerando-se a importante propriedade de permeabilidade seletiva presente nas membranas celulares, é correto afirmar:

A) As bicamadas lipídicas exercem uma função de controladores de fluxo ao barrar a passagem do componente hidrofóbico e favorecer a passagem das moléculas polares através da membrana.

B) As proteínas são responsáveis pela capacidade de autorregeneração presente nas membranas durante o deslocamento de macromoléculas através de sua estrutura.

C) A atividade das moléculas presentes nas membranas plasmáticas favorece a manutenção de uma estabilidade química interna fomentadora do metabolismo celular.

D) O transporte ativo é responsável pelo deslocamento de soluto e solvente contra um gradiente de concentração e com gasto de energia pela célula.

E) A membrana plasmática exerce um rígido controle na passagem de água através dos lipídios e das proteínas presentes na sua estrutura.

Page 9: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas 7

Área livre

O pH normal do sangue humano situa-se entre 7,35 e 7,45, sendo, portanto, levemente alcalino. Chama-se acidose a situação em que o pH do sangue está abaixo do normal e alcalose a situação em que o pH do sangue está acima do normal.

Em uma situação de acidose sanguínea, uma forma normalmente utilizada pelo organismo para corrigir e manter a sua homeostase é

A) converter íons bicarbonatos, HCO‒3 , em íons carbonatos,

CO2‒3 , ao longo da corrente sanguínea para produzir um

efeito alcalinizante.

B) provocar o aumento da frequência respiratória para uma

maior eliminação de CO2 e, consequente, consumo de

íons hidrogênio do plasma, favorecendo o aumento do pH

sanguíneo.

C) diminuir a frequência cardíaca para reduzir a quantidade de

CO2 dissolvido no plasma e, consequentemente, diminuir a

quantidade de íons hidrogênio presentes no sangue.

D) aumentar as contrações musculares involuntárias que

reduzem, significativamente, a concentração de CO2

produzida pela musculatura esquelética.

E) substituir a respiração aeróbia pela fermentação que passa

a consumir CO2 na produção de matéria orgânica, a partir do

ciclo das pentoses da sua etapa química.

A malária estava relativamente bem controlada nos anos 1950/1960, mas reapareceu nos anos 1970/1980 com a ocupação populacional desordenada que ocorreu na periferia da Amazônia Legal. Estradas foram abertas, sistemas de irrigação instalados e houve a corrida do ouro em Rondônia, no noroeste amazônico. Tudo isso fez com que o número de casos aumentasse consideravelmente e atingisse o pico de 500 mil novos casos notificados por ano.

VARELA, Drauzio. Doenças Tropicais. Disponível em: <https://drauziovarella.com.br/letras/t/doencas-tropicais/>. Acesso em: mar.2017. Adaptado.

Pode-se considerar como uma das medidas preventivas de natureza individual utilizadas no controle da malária

A) a cloração da água a partir das estações de tratamento de afluentes antes de ser direcionada para uso doméstico.

B) a lavagem adequada das verduras e frutas compradas nas feiras, antes de serem utilizadas na alimentação.

C) a construção de esgotamento sanitário nas residências.D) a eliminação do caramujo hospedeiro presente nas “lagoas

de coceiras”.E) o uso de repelentes, de calças e de camisas de mangas

compridas, principalmente no período de fim da tarde e início da noite, para evitar picadas do mosquito.

A Região Amazônica, além da densa floresta tropical, apresenta áreas de vegetação aberta, não florestais, localizadas sobre depósitos minerais de interesse econômico, como o do minério tantalita ‒ constituído por compostos de ferro, manganês, nióbio e tântalo ‒, e o do ouro. Atividades antrópicas necessárias para a extração desses minerais contribuem para a degradação das áreas não florestais.

Considerando-se essas informações, as propriedades e a posição dos elementos químicos na Tabela Periódica, é correto afirmar:

A) A configuração eletrônica do átomo de nióbio, Nb, é representada de maneira simplificada por [Kr]5s24d3.

B) A temperatura de fusão do tântalo metálico, Ta(s), é inferior à do metal formado por átomos de nióbio, Nb(s).

C) O ouro é o metal de transição de menor densidade entre os elementos químicos que pertencem ao grupo periódico do cobre.

D) O raio iônico do cátion presente no Fe2O3(s), constituinte de minérios do ferro, é maior do que o raio do átomo desse elemento químico.

E) O ferro e o manganês são extraídos da natureza sob a forma de substâncias simples devido à baixa reatividade química desses elementos.

Page 10: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas8

O bromato de potássio, KBrO3(s), utilizado de maneira ilegal em massa de pães, é um poderoso agente oxidante e considerado um carcinogênico. Durante a fermentação da massa e com o aumento da temperatura para assar o pão, essa substância química transforma-se em brometo de potássio, KBr(s), e oxigênio, O2(g), de acordo com a equação química não balanceada, o que promove a expansão do pão.

KBrO3(s) → KBr(s) + O2(g)

Após o balanceamento da equação química, com os menores coeficientes inteiros e considerando-se as estruturas das substâncias químicas representadas nessa equação, é correto afirmar:

A) A relação estequiométrica entre o bromato de potássio e o gás oxigênio, na equação química, é de 3:2.

B) O bromato de potássio é um sal em que o bromo apresenta o estado de oxidação máximo permitido para um halogênio.

C) O volume de oxigênio obtido da decomposição de 4,0mol de bromato de potássio é de 89,6 , medidos nas CNTP.

D) O íon brometo, Br ‒, presente no brometo de potássio, apresenta maior número de elétrons do que o átomo do criptônio, Kr.

E) A decomposição completa de 167,0g de bromato de potássio leva à formação de, no máximo, 119,0g de brometo de potássio.

Solução aquosa de hidróxido de sódio,

NaOH(aq)

Concentração da solução em mol‒1

Densidade relativa da solução, gm‒1, 15°C

I 0,15 1,007II 0,45 1,022III 1,18 1,052

As propriedades de uma solução dependem dos seus componentes e da proporção entre eles, a exemplo dos diferentes valores de densidades associados às soluções aquosas do hidróxido de sódio, NaOH(aq), de diversas concentrações, representadas em I, II e III na tabela.

Considerando-se essas informações e os dados das soluções apresentados na tabela, é correto afirmar:

A) A densidade da solução I é resultante da dissolução de 100,7g de NaOH(s) em 100,0m de água destilada, a 15°C.

B) O volume de 2,0 da solução aquosa de hidróxido de sódio representada em III tem, aproximadamente, 6,0.1023 íons sódio.

C) A massa de hidróxido de sódio, NaOH(s), necessária para o preparo de 1,00 de solução 0,45mol ‒1, representada

em II, é de 18,00g.

D) O valor da densidade de uma solução aquosa de hidróxido de sódio é obtido da razão entre a massa do soluto e o volume da solução.

E) A vaporização da água pelo aquecimento de uma solução aquosa de hidróxido de sódio contribui para a redução da concentração e da densidade da solução.

Área livre

O dextron, polímero sintético obtido a partir do ácido glicólico, é usado em fios para suturas cirúrgicas em regiões internas do corpo ‒ por ser absorvível ‒ já que suas macromoléculas são hidrolisadas e metabolizadas pelo organismo. A reação de polimerização para a obtenção do dextron é representada de maneira simplificada pela equação química

nHOCH2COOH → ―(OCH2CO)—n + nH2O ácido glicólico dextron

Com base nessa informação e nas propriedades dos compostos orgânicos, é correto afirmar:

A) O dextron é um polímero de adição da classe dos éteres.B) A cadeia carbônica que representa o ácido glicólico é

heterogênea. C) O polímero é constituído por macromoléculas de cadeia

carbônica insaturada.D) A reação de hidrólise das macromoléculas do dextron produz

o ácido etanoico, C2H4O2.E) O ácido glicólico apresenta grupos funcionais da classe dos

alcóois e dos ácidos carboxílicos.

pirazinamida isoniazida

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil está entre os 22 países com maior índice de tuberculose no Mundo. O tratamento para essa doença inclui o uso do antibiótico pirazinamida, atualmente fabricado no Brasil, em conjunto com outros fármacos, dentre os quais a isoniazida, segundo protocolos internacionais do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Considerando-se a informação e a análise das estruturas químicas que representam a pirazinamida e a isoniazida, é correto afirmar:

A) A massa molar do fármaco pirazinamida é maior do que o valor da massa de 1,0mol da isoniazida.

B) A substituição do grupo amino, ―NH2, na pirazinamida por um átomo de hidrogênio forma o grupo funcional dos aldeídos.

C) O percentual, em massa, de nitrogênio na pirazinamida é igual ao percentual desse elemento químico na isoniazida.

D) O átomo de nitrogênio ligado à carbonila, —CO—, na estrutura química da isoniazida, atua como um ácido de Brönsted-Lowry.

E) O grupo amida, ―CONH―, na estrutura química da pirazinamida e na da isoniazida, apresenta o átomo de carbono utilizando orbitais híbridos sp3.

Page 11: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas 9

Um profissional de saúde, ao avaliar um paciente, constatou a frequência do batimento cardíaco de 72bpm.

Com base nessa informação, pode-se afirmar que no Sistema Internacional de Unidades, SI, essa frequência é igual, em hertz, a

A) 0,72B) 1,00C) 1,20D) 1,52E) 1,70

Profissionais voluntários de uma sociedade de ajuda comunitária utilizam um guindaste para levantar peso durante uma operação de salvamento, após um acidente com vítimas soterradas sob os escombros.

Sabendo-se que o guindaste tem rendimento de 30% e que ergue uma carga de 150,0kg a uma altura de 1,25m, no intervalo de 5,0 segundos, e admitindo-se o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10m/s2, é correto afirmar:

A) O trabalho da força peso na subida é trabalho motor.B) A potência total do guindaste é igual a 1,25kW.C) A energia utilizada pelo guindaste para levantar a carga é

igual a 2,0kJ.D) A potência utilizada pelo guindaste para erguer a carga é

igual a 0,35kW.E) A tensão no cabo de aço, que levanta a carga com velocidade

constante, é maior do que 1500,0N.

A diferença de temperatura entre as faces de uma parede depende das propriedades do material da parede e das suas dimensões. Na construção de uma estufa para esterilização de utensílios perfurocortantes utilizou-se uma parede de vidro, plana, com área de 0,1m2, espessura de 3,6mm e coeficiente de condutibilidade térmica igual a 1,8.10 ‒3cal/s.cm.oC.Sabendo-se que o fluxo de calor por condução através do vidro, em regime estacionário, é de 1000cal/s, pode-se afirmar que a diferença de temperatura entre as faces da parede de vidro é igual, em oC, a

A) 80B) 120

C) 150D) 180

E) 200

Ametropias são defeitos da visão nos quais há mudança no intervalo de acomodação visual e, nesse intervalo, um objeto pode ser visto nitidamente por uma pessoa que enxerga normalmente. Uma dessas ametropias é a presbiopia, também chamada de “vista cansada”, devido ao avanço da idade e, consequentemente, o enrijecimento dos músculos que acomodam a visão às diferentes distâncias do objeto a ser visto. Nas pessoas com presbiopia, há um afastamento do ponto próximo, mas a visão a distância se mantém normal. A correção da presbiopia para a visão próxima é feita com o uso de lentes convergentes.

Com base nessas informações e nos conhecimentos de óptica geométrica, pode-se concluir que a correção da presbiopia pode ser feita utilizando-se lentes

A) bicôncavas ou biconvexas.B) biconvexas ou plano-côncavas.C) plano-convexas ou bicôncavas.D) biconvexas ou plano-convexas.E) convexo-côncavas ou côncavo-convexas.

Área livre

Page 12: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas10

Entre as soluções medicamentosas de um laboratório, sabe-se que a solução S1 tem 30% de concentração de determinada droga, e que a solução S2 tem 15% de concentração da mesma droga.

Para se obter 45m de uma mistura dessas duas soluções, com 20% de concentração da droga, as quantidades de S1 e de S2 que devem ser utilizadas são, respectivamente, de

A) 10m e 35m

B) 15m e 30m

C) 20m e 25m

D) 25m e 20m

E) 30m e 15m

Prova de Matemática e suas Tecnologias Questões de 28 a 32

Em um grupo de 10 estudantes, composto por 3 moças e 7 rapazes, sabe-se que o número máximo de formas distintas de esses estudantes formarem uma fila, em que nenhuma dupla de moças ocupe posições consecutivas, é igual a k.8!.

Com base nessa informação, pode-se afirmar que a soma dos dígitos de k é igual a

A) 6 B) 8 C) 11D) 14E) 17

Sendo a sequência a1, a2, ..., an, ... uma progressão aritmética cujo sexto termo, a6, é igual a 2, pode-se afirmar que o produto a1a4a6 terá um valor mínimo quando a razão dessa progressão for igual a

A) ‒2

B) 25

C) 710

D) 32

E) 2

Os pontos colineares P, Q e R representam três amigos que visualizam um balão, em um mesmo instante, sob ângulos de elevação α = 30o , β = 45o e γ = 60o, de acordo com a figura.

Nessas condições, pode-se afirmar que a razão entre as distâncias de P a Q e de Q a R, isto é,

___ ___PQ : QR , é igual a

A)

___

√22

B)

___

√32

C)

___

√2

D)

___

√3

E)

___

√6

Área livre

Em um determinado país, um indivíduo ao completar 65 anos de idade, em 2000, tinha uma expectativa de viver, em média, mais 15,9 anos. O gráfico de barras se refere à evolução dessa expectativa de 2000 até 2020.

Com base nesse gráfico e considerando-se y ‒ o número médio de anos de vida que excedam os 65 anos ‒ uma função do primeiro grau do tempo t ‒ em número de anos, a partir do ano 2000 ‒, pode-se afirmar que a expectativa de vida para alguém que complete 65 anos em 2017 é de

A) 81 anos e 5 meses. B) 81 anos e 6 meses. C) 81 anos e 7 meses. D) 81 anos e 8 meses.E) 81 anos e 9 meses.

2020 16,9

2010 16,4

2000 15,9

anos que excedem os 65

Page 13: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas 11

Os povos da Europa e da América Anglo-Saxônica, em seus contatos com outras culturas, estabeleceram uma relação de

A) dominação, processo percebido na disputa entre EUA e URSS pelo controle da economia dos novos países que emergiam do processo de descolonização africana, numa extensão do que acontecia na Guerra Fria.

B) exploração, em decorrência da instalação de colônias na Ásia com o objetivo de estabelecer o fornecimento de especiarias e mão de obra escrava, fator que contribuiu para a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

C) espoliação, em decorrência da exploração portuguesa sobre os índios que se tornaram a base da economia de plantation, sendo substituídos pelos africanos no século XVIII em função da sua extinção.

D) harmonia, em decorrência do processo expansionista estadunidense da Marcha para o Oeste ter conseguido derrotar os mexicanos e possibilitar o respeito à cultura indígena.

E) reciprocidade, em decorrência da dominação islâmica na península ibérica ter integrado igualmente cristãos e muçulmanos, contribuindo para uma longa estabilidade política e trocas culturais.

Prova de Ciências Humanas e suas TecnologiasQuestões de 33 a 40

Questões 33 e 34 Na Europa, durante os séculos XVIII e XIX,

o conceito de civilização era definido em oposição ao de barbárie. Consideravam-se “civilizadas” as sociedades que eram urbanizadas e alfabetizadas. Ser “civilizado”, segundo esse conceito, era bom, e não o ser era ruim. Por esses padrões, grande parte dos povos da Europa e da América

Anglo-Saxônica poderiam ser considerados “civilizados”.

OLIC, Nelson Bacic. Caleidoscópios Geopolíticos; imagens de um mundo em mutação. São Paulo: Moderna, 2014, p.10. Adaptado.

A relação entre as políticas econômicas e o processo de desigualdade social no Brasil permite afirmar:

A) O abandono das Reformas de Base, aprovadas e executadas durante o governo João Goulart, com forte apoio das lideranças empresarias, contribuiu para o crescimento da concentração de renda na década de 60 do século XX.

B) O crescimento econômico durante os primeiros anos da década de 70 do século passado, proveniente da política econômica estabelecida pelo governo de Garrastazu Médici, levou a um rápido crescimento da desigualdade social.

C) O congelamento de preços e salários estabelecido a partir do Plano Cruzado conteve, definitivamente, a espiral inflacionária, contribuindo para a queda na desigualdade social do país.

D) O forte intervencionismo estatal e a ampliação da política protecionista durante o governo Fernando Henrique Cardoso possibilitaram o início de um processo de distribuição de renda no Brasil.

E) O estabelecimento da reforma agrária com o fim do latifúndio e a substituição do agronegócio pela agricultura familiar contribuíram para a queda radical da desigualdade social durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Roussef.

O conceito de barbárie e civilização está ligado ao processo de conquista e resistência, e o seu significado varia segundo determinados princípios ao longo dos séculos.

Assim, pode-se inferir que, para a

A) Europa absolutista, o burguês era sinal de incivilizado devido às suas práticas capitalistas que se tornavam um obstáculo ao desenvolvimento da política mercantilista.

B) França, durante a fase Jacobina da Revolução, os camponeses e operários eram agentes do Antigo Regime, por defenderem uma sociedade estamental e a hierarquia eclesiástica.

C) Alemanha nazista, o judeu e os não arianos eram considerados um povo bárbaro devido à sua recusa em realizar atividades capitalistas, obstaculizando o desenvolvimento do capital alemão.

D) aristocracia rural brasileira, Portugal era sinal de atraso devido à imposição na compra dos produtos industriais e ao abandono do liberalismo político que marcava as relações coloniais.

E) elite econômica e intelectual brasileira na Primeira República, civilizar o Brasil significava adotar os princípios da cultura branca e hebraica-cristã, reprimindo os elementos culturais afroindígenas.

Um dos sintomas do policentrismo do mundo atual foi o sucesso da sigla BRIC ‒ usada pela primeira vez em 2001, por O’Neill, chefe de pesquisas econômicas de um dos maiores bancos globais de investimento ‒ que identificava um grupo heterogêneo de economias emergentes formado por quatro países: Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2011, foi adicionada a letra “S” em referência à entrada da África do Sul (South Africa) e a sigla passou a ser BRICS.As relações internacionais sofrem alterações conforme a conjuntura política e econômica da época, o que permite afirmar que

A) a Inglaterra, interessada na derrota da França Napoleônica, apoiou com armas e homens a independência das colônias americanas, objetivando enfraquecer o vasto império francês.

B) a vitória do norte industrial sobre o sul escravocrata estadunidense consolidou as fronteiras geográficas dos Estados Unidos, provocando a rivalidade política e econômica entre os Estados Unidos e a Inglaterra.

C) a bipolarização mundial no contexto da Guerra Fria ocorreu no plano diplomático e ideológico, buscando evitar um conflito de caráter nuclear, extinguindo os conflitos bélicos no contexto mundial.

D) a desagregação da União Soviética e o desmantelamento do socialismo real contribuíram para a hegemonia estadunidense e a imposição do processo de globalização e das políticas neoliberais a partir da década de 90 do século XX.

E) o avanço do terrorismo, inerente à cultura islâmica, tem contribuído para o fortalecimento dos organismos internacionais e para a ampliação das políticas sociais e humanitárias nos EUA e na Europa, para conter os extremismos.

Page 14: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas12

Com base nos conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro, pode-se afirmar:

A) Os conflitos pela posse da terra, no Brasil, estiveram relacionados à expansão das fronteiras agrícolas com base nas relações capitalistas desde a Revolução Industrial.

B) Na Região Sul, a expansão da agricultura de grãos reforçou a concentração fundiária que já era marcada pelas monoculturas exportadoras e pela pecuária extensiva.

C) A expansão do agronegócio provocou transformações no espaço agrário na medida em que, entre outros motivos, contribuiu para a desconcentração fundiária e da renda.

D) A agricultura familiar de subsistência, responsável pela totalidade dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros, passou a se concentrar na Região Centro-Oeste, junto ao domínio do cerrado.

E) O processo de modernização tem levado a mudanças nas relações sociais de produção com o aumento do desemprego estrutural e a intensificação do êxodo rural em condições precárias.

Disponível em: < www.pinterest.com>. Acesso em: abr. 2017.

Da observação da ilustração, pode-se concluir que a consequência da ação antrópica mostrada na charge é

A) exposição do solo ao impacto das chuvas. B) elevação das temperaturas locais e regionais. C) agravamento dos processos de desertificação.D) fim das atividades extrativas vegetais. E) degradação dos mananciais.

MEU DEUS, POR QUE ESSE CALOR

TÃO GRANDE?!!

“Desenvolvido no contexto da Guerra Fria, foi projetado para enviar informações sobre a posição de algo em qualquer horário e em qualquer condição de tempo. Com a sua popularização, um novo conceito surgiu na agricultura: a agricultura de precisão. Sua aplicação se estende, entre outros ramos, à Geodinâmica e à Topografia.”

Considerando-se os conhecimentos sobre as modernas tecnologias aplicadas à Cartografia, pode-se afirmar que o texto se refere ao conceito de

A) Geoprocessamento.B) Aerofotogrametria.C) Sensoriamento Remoto.D) Sistema de Posicionamento Global.E) Sistema de Informação Geográfica.

Disponível em: <http://profvladmir.blogspot.com> Acesso em: abr. 2017.

A análise do mapa, associada aos conhecimentos sobre os ecossistemas brasileiros, permite afirmar que as áreas identificadas por 2 e 3 caracterizam-se, respectivamente, por

A) rede hidrográfica com predomínio de rios de planície com foz em delta e influência da massa tropical continental durante todo o ano, o que explica a pouca pluviosidade.

B) intensa lixiviação devido às elevadas taxas de umidade do solo e baixa biodiversidade vegetal em razão do clima árido.

C) dois períodos sazonais de precipitação: o seco no verão e o chuvoso no inverno e depressão interplanálticas com relevos residuais que formam inselbergs.

D) vegetação predominantemente arbórea perenifólia e higrófila e solos vulcânicos originados de derrames basálticos mesozoicos.

E) morros de formas residuais e curtos em sua convexidade e padrão de drenagem criptoreica e regime fluvial misto.

6

6

6

Page 15: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas 13

Questões Objetivas de Resposta Curta de 41 a 45 - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

InstruçãoResponda a essas questões ‒ utilizando caneta esferográfica de tinta preta ‒ de maneira clara e objetiva, apresentando os cálculos, quando necessários, no espaço reservado para cada questão na Folha de Respostas própria. Questão respondida a lápis, no todo ou em parte, sem obedecer a sequência da numeração terá pontuação zero.

Identifique dois conceitos presentes na teoria da evolução biológica proposta pelo naturalista Charles Darwin que podem ser considerados inéditos, à sua época, e que foram fundamentais para o estabelecimento do darwinismo como uma teoria científica revolucionária.

Sabe-se que um casal possui quatro filhos, sendo que cada um dos filhos apresenta um tipo sanguíneo diferente para o sistema ABO.

Com base nessa informação, determine os genótipos para os tipos sanguíneos do sistema ABO que esse casal deve possuir para justificar a combinação fenotípica apresentada entre os filhos.

Existem determinados protozoários que vivem no interior do intestino dos cupins e que digerem a celulose da madeira ingerida por esses insetos. Os cupins, que são incapazes de digerir a celulose, se beneficiam dessa relação ao aproveitarem os produtos da quebra desses carboidratos como alimento. Por outro lado, os cupins atuam como fonte de nutrição e proteção para esses protozoários que só são capazes de sobreviver em seu organismo.

Com base nessas informações, determine o tipo de alelobiose existente entre os organismos citados.

Page 16: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Provas com Questões Objetivas14

I. 2C(graf.) + H2(g) → C2H2(g) ΔH° = +227,4kJmol ‒1

II. 2C(graf.) + 2H2(g) → C2H4(g) ΔH° = +52,4kJmol ‒1

III. C2H2(g) + H2(g) → C2H4(g) ΔH° = X

O valor da variação de entalpia de uma reação química, ΔH°, a exemplo da hidrogenação de etino representada em III, pode ser calculado a partir dos valores de variações de entalpia para determinadas reações químicas, como as representadas em I e II, segundo a Lei de Hess.

Com base nessa informação, determine o valor da variação da entalpia, X, para a reação de hidrogenação do etino, representada em III.

Conta a lenda que os índios que pescam com flechas ou arpões não erram um só golpe porque lançam seus instrumentos em direção à “alma” do peixe e não na sua imagem, que é o que eles enxergam.

Identifique o fenômeno ondulatório que está implícito nessa citação.

Page 17: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

15UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Prova de Redação

Textos Motivadores

• Leia, com atenção, o tema proposto e elabore a sua Redação, contendo entre quinze e trinta linhas, não ultrapassando os limites da Folha de Redação.

• Redação com menos de quinze linhas não será avaliada.• Escreva a sua Redação no espaço reservado ao rascunho e transcreva seu texto na Folha de Redação, usando

caneta de tinta preta, fabricada em material transparente.• Se desejar, coloque um título para a sua Redação.• Evite utilizar letra de forma, se assim o fizer, destaque as letras maiúsculas.

Será anulada a Redação– redigida fora do tema proposto;– apresentada em forma de verso;– assinada fora do local apropriado ou com qualquer sinal que a identifique;– escrita a lápis, no todo ou em parte, de forma ilegível, ou não articulada verbalmente;– redigida em folha que não seja a de Redação;– pré-fabricada, ou seja, que utilize texto padronizado, comum a vários candidatos;– redigida, apresentando cópia, parcial ou integral, dos textos desta prova.

Instrução

I. Há um dado permanente e inegável: todos querem ser felizes. Não há métodos e artimanhas que não foram sugeridos para chegar ao reino da felicidade. A força do capitalismo reside na cultura que produziu, fundada na exaltação da acumulação privada de bens materiais e na indução ao consumo ilimitado, além da aquisição de um razoável status e certo reconhecimento social. O que mais ela faz é prometer felicidade plena. Entretanto é só promessa e falaciosa. Por mais que utilize todos os mecanismos do marketing, pinte com as cores mais atraentes a realidade e organize todo tipo de entretenimento, não consegue fazer as pessoas felizes.

BOFF, Leonardo. Podemos ser felizes num mundo infeliz? Caros Amigos, São Paulo: Casa Amarela, p. 32, fev. 2017. Edição Especial.

A partir da leitura dos textos motivadores e de uma reflexão a respeito das ideias que veiculam, escreva uma dissertação argumentativa, usando a norma-padrão da língua portuguesa e argumentos consistentes para apoiar seu ponto de vista, sobre a necessidade de se repensar os apelos consumistas da mídia no sentido de redirecionar a existência humana para a busca de um estilo de vida mais saudável, em que o bem-estar pessoal e o convívio harmônico com a coletividade sejam os verdadeiros promotores da felicidade, contribuindo também para que o mundo se torne menos opressor.

PROVA DE REDAÇÃO

Proposta de Redação

III. Felicidade é um truque. Um truque da natureza concebido ao longo de milhões de anos com uma só finalidade: enganar você. A lógica é a seguinte: quando fazemos algo que aumenta nossas chances de sobreviver ou de procriar, nos sentimos muito bem. Tão bem que vamos querer repetir a experiência muitas e muitas vezes. E essa nossa perseguição incessante de coisas que nos deixem felizes acaba aumentando as chances de transmitirmos nossos genes. “As leis que governam a felicidade não foram desenhadas para nosso bem-estar psicológico, mas para aumentar as chances de sobrevivência dos nossos genes a longo prazo”, escreveu o escritor e psicólogo americano Robert Wright, num artigo para a revista americana Time. E temos levado esse truque muito a sério. Vivemos uma época em que ser feliz é uma obrigação – as pessoas tristes são indesejadas, vistas como fracassadas completas. A doença do momento é a depressão. "A depressão é o mal de uma sociedade que decidiu ser feliz a todo preço", afirma o escritor francês Pascal Bruckner, autor do livro A Euforia Perpétua. Muitos de nós estão fazendo força demais para demonstrar felicidade aos outros – e sofrendo por dentro por causa disso. Felicidade está virando um peso: uma fonte terrível de ansiedade.

AXT, Bárbara. A busca da felicidade. Disponível em: <http://publicadosbrasil.blogspot.com.br/2011/08/busca-da-felicidade-natureza.htm>. Acesso em: abr. 2017. Adaptado.

II.

DAHMER, André. Malvados. Disponível em: <http://cinezencultural.com.br/site/wp-content/uploads/2014/08>. Acesso em: abr.2017.

Page 18: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS

16 UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 2017.2 – Prova de Redação

* Rascunho *

Page 19: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS
Page 20: Vestibular Medicina 2017 - Educação, Avaliação e Projetos · UNINORTE – União Educacional do Norte – Processo Seletivo 201.2 – Provas com Questões Objetivas. 1. PROVAS